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Projeto 1. Quem conta um conto aumenta um ponto?

Imagem: Ilustração em Página dupla. À esquerda, uma estante com livros. Ao lado, duas crianças uniformizadas segurando livros. Ao lado, uma mesa com duas crianças sentadas olhando para os livros sobre a mesa. No meio, um tapete grande, com três crianças uniformizadas segurando giz sobre folhas com desenhos coloridos. Ao lado, uma sala com cortina e uma televisão. Três crianças estão olhando para a televisão, sentadas em almofadas. Atrás, um grupo de crianças segurando dados e jogos de tabuleiros. À direita, duas crianças sentadas segurando controles de videogame olhando para televisão.  Fim da imagem.

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Imagem: Ícone de três braços estendidos e com as mãos espalmadas. Fim da imagem.
  1. O que as crianças estão fazendo na imagem?
  1. Que histórias você acha que elas estão lendo ou assistindo? Ou com quais elas podem estar interagindo?
  1. Você acha que as histórias são sempre iguais ou elas mudam, a depender de como e por quem são contadas?

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Em uma tarde chuvosa, depois que eu cheguei da escola, corri até a Vó Cecília.

Ela adora ficar lendo na poltrona vermelha da sala. Depois que sentei bem confortável no tapete, pedi para ela contar uma história para mim.

A Vó Cecília contou a história de Aladim.

Eu adoro essa história! Mas ela mudou tudo, ficou inventando um monte de coisa, que não tinha nada a ver com o filme que eu tinha assistido na televisão.

Ela então me falou que “Quem conta um conto aumenta um ponto” e acaba modificando uma coisinha aqui, outra ali.

Disse-me também que eu não tinha como saber se o filme estava certo, afinal, muitas pessoas já tinham contado essa história.

Fiquei intrigada!

Para mim, as histórias são do jeito que são e ponto-final. Será que a Vó Cecília está certa?

Quem conta um conto aumenta um ponto?

Eu não vou ficar com essa dúvida na cabeça, vou investigar melhor. Você me ajuda nessa missão?

Beijos,

Duda.

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos presos com maria chiquinha, usando uma blusa de mangas compridas, saia azul e sapatilhas vermelhas. Ela está em pé, com as mãos estendidas para cima e sorrindo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Objetivos da missão

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Justificativa

A contação de histórias faz parte da transmissão de saberes, vivências e tradições dos povos, pois é por meio das narrativas que as gerações futuras podem ter contato com os conhecimentos, as memórias e os valores culturais das gerações passadas.

Antes da invenção do livro, as histórias eram transmitidas principalmente por meio da oralidade. Algumas sociedades mantêm esse hábito até os dias de hoje, como algumas comunidades indígenas e afro-brasileiras, que valorizam os mestres contadores de histórias, geralmente pessoas mais velhas da comunidade muito respeitadas pelos demais.

A oralidade, por acontecer em tempo real e não manter um registro como na escrita, está sujeita a modificações.

As histórias orais, portanto, despertam um dilema: quem conta um conto aumenta um ponto?

Em outras palavras, abre-se caminho para discutir a suposta originalidade das histórias e suas modificações ao longo do tempo, de acordo com os diferentes contextos sociais, interlocutores e mídias. Isso nos permite estudar o seguinte tema contemporâneo: Diversidade cultural.

Materiais necessários

Para ajudar Duda em sua missão, você precisará de um diário de bordo para as suas anotações. Escolha também outros materiais que podem ser úteis.

Imagem: Ilustração. Uma mochila azul, ao lado, um livro com capa vermelha. Ao lado, um caderno com o texto na capa: DIÁRIO DE BORDO. Abaixo, um lápis e um gravador.  Fim da imagem.

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Cronograma da missão

Anote no diário de bordo quando serão feitas as etapas da missão:

Etapa 1 – Ponto de partida

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Etapa 2 – Vamos pesquisar?

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Etapa 3 – Experimentando

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Etapa 4 – Hora de produzir!

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Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

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Etapa 6 – O que aprendemos?

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Competências gerais, competências específicas e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competências gerais: 3, 4.

Competências específicas de Linguagens: 1, 3, 5.

Competências específicas de Ciências Humanas: 1, 4.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP09), (EF15LP12), (EF15LP15), (EF15LP16), (EF15LP19), (EF35LP01), (EF35LP02), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP11), (EF35LP21), (EF35LP26), (EF35LP29)

Habilidades de Arte: (EF15AR23), (EF15AR24), (EF15AR25)

Habilidade de Geografia: (EF04GE01)

Habilidade de História: (EF04HI08)

  1. Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote em seu caderno os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.

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Etapa 1 Ponto de partida

Oi, amigo(a)!

Vocês se lembram que a Vó Cecília contou pra mim a história de Aladim?

Ela mudou um monte de coisas da história que eu conhecia e disse que é normal, que as histórias mudam de acordo com quem conta.

Eu não sei... nunca ouvi falar disso. Você já? Vamos investigar se é verdade que quem conta um conto aumenta um ponto?

Olha só, fui até a biblioteca e separei um livro com o trecho do conto que a Vó contou, pra gente começar.

Quero só ver a cara dela depois que eu mostrar o que nós descobrimos.

Vamos começar?

Beijos,

Duda

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos presos com maria chiquinha, usando uma blusa de mangas compridas, saia azul e sapatilhas vermelhas. Ela está em pé, segurando com as mãos um livro verde. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Antes da leitura, discuta com o professor e os colegas:

  1. Você costuma ouvir histórias contadas por pessoas mais velhas, igual a Vó Cecília?
  1. Você acha que quem conta um conto aumenta um ponto? Dê exemplos.
  1. Você já leu ou ouviu a história de Aladim? Ou assistiu a um filme que a retrate? O que sabe sobre ela?

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“Aladim” é um dos contos da coletânea As mil e uma noites, pertencentes à tradição oral árabe. Leia o trecho a seguir com o professor e os colegas.

A história de Aladim ou a lâmpada mágica

[...]

Ao concluir a história, Sherazade prometeu ao sultão outra, não menos encantadora, no dia seguinte. Antes que o sol raiasse, sua irmã, Duniazade, lembrou-a da promessa e disse que o sultão estava pronto para ouvi-la. Sherazade não o fez esperar. Esta é a história que ela contou.

Imagem: Ilustração. Uma lâmpada, composta por uma haste à esquerda e uma ponta à direita. Da ponta sai uma fumaça com estrelas. No fundo, uma pessoa sobre um tapete voador e as torres de um palácio.  Fim da imagem.

O filho do alfaiate

Majestade, na capital de um dos reinos vastos e ricos da China, cujo nome agora me escapa, vivia um alfaiate chamado Mustafá, que não possuía outra distinção além de seu ofício. Esse alfaiate era muito pobre, e o que ganhava com seu trabalho mal dava para alimentar a si mesmo, a esposa e um filho que Deus lhe concedera.

O filho, que se chamava Aladim, tinha sido criado sem muito zelo, o que fez com que desenvolvesse tendências desregradas: cresceu sendo cruel, teimoso e rebelde.

Depois que atingiu certa idade, os pais não conseguiram mais segurá-lo dentro de casa, e ele passava os dias brincando nas ruas e praças em companhia de meninos vadios , alguns até mais jovens do que ele. [...]

Livre do medo que sentia do pai, e tão atrevido com a mãe a ponto de desafiá-la diante da menor repreensão, Aladim entregou-se totalmente à sua vida desenfreada. Cercou-se de meninos da sua idade e só queria saber de se divertir, vivendo na vadiagem até completar quinze anos, sem demonstrar a menor curiosidade por nada no mundo e sem se preocupar com o futuro. Então, um belo dia, enquanto Aladim brincava numa praça com seu bando de amigos vadios, um estranho que por ali passava se deteve e olhou para ele.

Esse estranho era um grande feiticeiro, a quem os autores desta história chamavam de mago do Magrebe, e assim vou chamá-lo, pois era mesmo proveniente do norte da África, e ali tinha chegado havia apenas dois dias.

FONTE: HORTA, Paulo Lemos [ed.]. Aladim: nova versão do conto clássico [recurso eletrônico]. Tradução de José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.

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  1. Onde se passa a história de Aladim?

_____

  1. Quem conta a história? Para quem?

    _____

  1. Como é Aladim no conto? Descreva suas principais características.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. O Aladim descrito no conto é igual ao de outras histórias sobre ele que você conheça? Compartilhe com a sua turma.
  1. Quais são os outros personagens do conto?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. O que você acha que o estranho feiticeiro vai fazer com Aladim?

Após encontrar o mago do Magrebe, o feiticeiro finge ser tio de Aladim e solicita que ele lhe ajude a pegar uma lâmpada com poderes mágicos, que estava em uma câmara de tesouros.

Naquela época, as lâmpadas não eram de energia elétrica, como conhecemos hoje, eram recipientes que continham um óleo para acender o fogo.

Imagem: Fotografia. Uma lâmpada, composta por uma haste à esquerda e uma ponta à direita. Na ponta há fogo. No fundo, vasos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Antiga lâmpada a óleo, presente no conto “Aladim”. FIM DA LEGENDA.

  1. Na sua opinião, que poder mágico a lâmpada tem?

_____

  1. O que você acha que Aladim vai fazer com a lâmpada?

    _____

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“Aladim” é um dos contos mais famosos do mundo, já tendo sido recontado e adaptado muitas vezes. Ele faz parte da coletânea de contos populares de origem indiana, egípcia, persa, chinesa, japonesa e árabe chamada As mil e uma noites, em que Sherazade conta, todas as noites, uma história nova para o sultão.

Nessas culturas, as histórias eram transmitidas oralmente, isto é, contadas de pessoa para pessoa.

Mas o conto “Aladim” não foi encontrado nos manuscritos árabes antigos, que registraram essas histórias da tradição oral. Ele apareceu pela primeira vez na tradução francesa d e As mil e uma noites, escrita pelo francês Antoine Galland, no início do século 18.

Antoine Galland diz que ouviu essa história de um viajante sírio e resolveu acrescentá-la ao livro. Essa atitude gerou muitas dúvidas nas pessoas: o conto “Aladim” realmente era contado na tradição oral? Ele foi inventado pelo tradutor?

As histórias também mudam de acordo com as mídias em que circulam.

Boxe complementar:

Ampliando a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe Ampliando a investigação, composto pela ilustração de uma lâmpada acesa dentro de uma engrenagem. Fim da imagem.

Podemos encontrar a história de Aladim em diferentes mídias:

Livros

Imagem: Capa de livro. No centro, título do livro: Aladim. No fundo, ilustração de uma lâmpada, composta por haste e ponta, com fumaça saindo da ponta sobre o céu com uma lua e estrelas. Ao redor, várias torres de palácios.  Fim da imagem.

Aladim está presente em livros, em diversas traduções e publicações de As mil e uma noites e outros títulos como “Aladim”, “Aladim e a lâmpada maravilhosa”, “Aladim e a lâmpada mágica”, entre outros.

Filmes e séries

Imagem: Cartaz de filme. Na parte superior, título do filme. Aladdin. À esquerda, Yasmin, menina com cabelos presos usando um top e uma calça azul. E Aladdin, menino com cabelos pretos, usando um colete roxo e uma calça branca. Eles estão sentados em cima de um tapete voador. À direita, o gênio da lâmpada, um homem azul com um brinco na orelha, segurando com a mão direita uma lâmpada com haste e ponta. Abaixo, um palácio e uma pessoa de roupas pretas.  Fim da imagem.

Aladim é título de alguns filmes, como as animações Aladdin (1992), O retorno de Jafar (1994) e Aladdin e os 40 ladrões (1996), além do filme live-action (versão com atores) Aladdin (2019), todos produzidos pela Disney.

Jogos

Imagem: Cena de jogo. À esquerda, um palácio. Na frente uma corda. Aladdin desliza pela corda. Em cima da corda um macaco.  Fim da imagem.

Aladim também já foi transformado em jogo eletrônico, como o game Disney’s Aladdin (1993), considerado um clássico.

Fim do complemento.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você já teve contato com outras versões de “Aladim”? Quais são as diferenças entre as histórias?
  1. Para você, o conto “Aladim” é um exemplo de que “quem conta um conto aumenta um ponto”? O que você diria para a Duda? Por quê?

_____

  1. Você acha que “Aladim” é mesmo um conto popular árabe ou que ele foi inventado pelo tradutor francês? Discuta com seus colegas.

    _____

A tradição oral de contação de histórias é muito importante em diversas culturas.

As comunidades indígenas do Brasil costumam narrar oralmente diversas histórias. Elas são contadas e recriadas geralmente por um indivíduo mais velho e de respeito na comunidade.

O contador da história envolve a todos os ouvintes, interagindo com as pessoas, fazendo variações na voz, usando o silêncio e as repetições para criar efeitos diferentes.

Além disso, existem histórias que apresentam versões de acordo com o povo que as conta.

Hoje, algumas dessas histórias orais foram reunidas em livros escritos, para que sejam conhecidas também por não indígenas.

Comunidades afro-brasileiras também mantêm importantes tradições orais dos mestres africanos, por meio dos chamados griôs.

Imagem: Fotografia. Uma mulher negra com cabelos brancos e rugas, usando um turbante e um vestido estampado com corrente no pescoço. Fim da imagem.

LEGENDA: Retrato de uma griô (contadora de histórias). Mali, África Ocidental, 2008. FIM DA LEGENDA.

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Os griôs são contadores de histórias, responsáveis por passar diversos saberes culturais para as gerações futuras de uma comunidade. São como registros vivos da memória de um povo.

  1. Com a ajuda do seu professor, assista a um vídeo de um contador de histórias de tradições orais. Observe os seguintes aspectos e anote:
    1. Qual o título do vídeo?

      _____

  1. Para onde o contador de histórias está olhando?

    _____

  1. Que expressões ele faz com o rosto (riso, felicidade, tristeza, espanto etc.)?

    _____

  1. Ele faz gestos ou movimentos enquanto fala?

    _____

  1. Como a voz dele é modificada de acordo com a situação (por exemplo, fala mais forte, sussurra, grita etc.)?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Reúna-se em roda com os colegas e reconte oralmente uma versão da história de Aladim, utilizando os recursos expressivos que você observou na questão anterior. Pode ser, inclusive, a versão que conheceu neste livro.
  1. Que histórias são conhecidas na sua comunidade e contadas pelas pessoas? Discuta com os colegas e preparem uma lista coletiva da turma. Faça anotações, se precisar.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. O exemplo de “Aladim” ainda não deixou Duda convencida. Com o objetivo de ajudá-la a compreender melhor se “quem conta um conto aumenta um ponto”, reúna-se com alguns colegas para pesquisar uma das histórias da comunidade. Vocês precisam investigar se, ao contá-la ou ao publicá-la por escrito, as pessoas modificam a história ou não. Registrem as descobertas no diário de bordo.

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Etapa 2 Vamos pesquisar?

Oi, amigo(a)!

Que legal, você trouxe outros amigos para nos ajudar!

Agora seremos uma verdadeira equipe.

Achei muito interessante o que vocês descobriram sobre o conto “Aladim”, não é que a história mudou várias vezes?

A Vó Cecília só contou uma das muitas versões desse conto.

Mas ainda não estou convencida de que “quem conta um conto aumenta um ponto”.

Eu sei, sou muito teimosa, vocês devem estar pensando.

Será mesmo que as pessoas sempre fazem isso?

Vamos pedir a quem conhecemos para contar uma história? E, então, vamos ver o que acontece?

Vou deixar algumas ideias que tive para ajudar.

Beijos,

Duda.

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos presos com maria chiquinha, usando uma blusa de mangas compridas, saia azul e sapatilhas vermelhas. Ela está sentada em um banco com a mão esquerda sobre a bochecha, olhando para cima. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional, composto pela ilustração de um monitor de computador e uma lâmpada acesa. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Pesquisem, em diferentes fontes, versões da história da comunidade que vocês escolheram anteriormente. Pode ser em livros, sites, blogs na internet. Anotem o que encontrarem no diário de bordo.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Escolham três pessoas conhecidas para recontar a história da comunidade que vocês escolheram anteriormente. Podem ser funcionários ou professores da escola, familiares e colegas mais velhos. Mas lembrem-se: é importante escolher pessoas que conheçam a história, portanto, investiguem antes!

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Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Combinem com as três pessoas um dia e um horário para que cada uma delas reconte oralmente a história para vocês. Observem as expressões faciais que as pessoas fazem, os gestos, os movimentos e as modificações na voz.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Peçam autorização para essas pessoas perguntando se vocês podem gravá-las enquanto recontam a história. Para isso, vocês podem utilizar um gravador de voz, como aqueles disponíveis em aplicativos de celulares. Solicitem a um adulto responsável para auxiliar na gravação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Durante os recontos, ouçam com atenção e anotem no diário de bordo o que encontraram de semelhanças e de diferenças entre as versões da mesma história.

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe Hora de escrever, composto pela ilustração da silhueta da cabeça de uma pessoa com fones de ouvido ligado à uma caixa com traços horizontais. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.

Em grupo, escolham uma das três versões recontadas.

Vocês devem tentar transcrever a história, passando do oral para o escrito. Sigam os passos abaixo.

  1. Selecionem uma das versões em áudio.
  1. Peçam ajuda para o professor para ouvir o áudio.
  1. Ouçam novamente a história com atenção.
  1. Tentem escrever o que ouviram. Cada integrante do grupo faz sua anotação no diário de bordo.
  1. Leiam em voz alta para o grupo a história que cada um escreveu. Cada um pode fazer a leitura do seu próprio conto para os demais.
  1. Discutam:
    1. Todo mundo escreveu a mesma história?
    1. Alguém se lembrou de algo de que outros se esqueceram?
    1. Algum detalhe foi modificado?
    1. Algum elemento novo foi introduzido na história?
  1. Decidam em grupo: vocês aumentaram um ponto ao contar um conto?

    Imagem: Ilustração. Uma mulher negra com cabelos na altura da orelha, usando camiseta e calça jeans. Ela está sentada segurando um livro aberto com a mão esquerda estendida para cima, ao redor, crianças uniformizadas sentadas em roda.  Fim da imagem.

    CRÉDITO: CECILIA IWASHITA

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.

21

Etapa 3 Experimentando

Oi, amigos(as)!

Estou gostando de ver como está a nossa investigação.

Acho que está na hora de pensarmos em como podemos dizer o que encontramos para a Vó Cecília.

Vamos analisar tudo o que pesquisamos e pensar em como apresentar para ela?

Quero mostrar que sei do que estou falando.

Conto com a ajuda de vocês!

Vamos lá?

Beijos,

Duda.

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos presos com maria chiquinha, usando uma blusa de mangas compridas, saia azul e sapatilhas vermelhas. Ela está em pé com a mão esquerda estendida para cima, destacando o indicador. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Leiam novamente as versões registradas por vocês e as que encontraram na pesquisa, como em livros, sites e blogs .
    1. Deem nome para cada uma delas, por exemplo, “versão do Júlio”, “versão da Ana” etc.
  1. Listem no diário de bordo, para cada versão:
    • Personagens: quem participa da história?
    • Espaço: onde a história acontece?
    • Tempo: quando a história se passa?
    • Situação inicial: qual é a situação em que os personagens se encontram no começo da história?
    • Conflito: o que acontece de mais importante com os personagens ao longo da história?
    • Resolução do conflito: como a história acaba?

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  1. O que as versões têm em comum e o que têm de diferente?

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Reconheça características comuns e encontre padrões.

Fim do complemento.

  1. Quadro: equivalente textual a seguir.

    que elas têm em comum?

    que elas têm de diferente?

    Personagens

    Espaço

    Tempo

    Situação inicial

    Conflito

    Resolução do conflito

  1. Quais conhecimentos, tradições e valores culturais da sua comunidade vocês identificam nas histórias contadas pelas pessoas?

    _____

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  1. Com base no que vocês investigaram até então, qual é a nova resposta para Duda sobre quem conta um conto aumenta um ponto? Escrevam um recado para ela no diário de bordo.
  1. Como vocês e Duda podem apresentar para a Vó Cecília o resultado da investigação? Listem algumas soluções.

_____

  1. Pesquisem em materiais impressos ou digitais maneiras de apresentar histórias para as pessoas e anotem.

    _____

  1. Com base nas informações encontradas na pesquisa, revejam as possibilidades pensadas pelo grupo e anotem no diário de bordo.
  1. Façam uma lista final de quais soluções podem ser realizadas pelo grupo.
  1. Apresentem a lista para o professor e os demais grupos.
  1. Escolham uma das possibilidades e justifiquem por que ela é a mais interessante de ser executada.
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos cacheados sentados com as pernas cruzadas, segurando com as mãos um livro aberto. Do livro, sai desenho de estrelas, fada, unicórnio, pássaro, mágico, astronauta, nave espacial e um tigre.  Fim da imagem.

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Etapa 4 Hora de produzir!

Oi, amigos(as)!

Adorei a ideia que vocês tiveram para apresentarmos à Vó Cecília.

Desse jeito, vou conseguir provar que estou bem atenta ao que ela fala.

Achei muito legal poder conhecer mais como funcionam as histórias!

Vamos produzir, então?

Beijos,

Duda.

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos presos com maria chiquinha, usando uma blusa de mangas compridas, saia azul e sapatilhas vermelhas. Ela está em pé com as mãos estendidas para cima, com os olhos fechados e sorrindo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento sobre como executar a solução definida anteriormente.

    OBJETIVO

    • Escrevam o que pretendem apresentar para a Vó Cecília.

      JUSTIFICATIVA

    • Argumentem por que a solução escolhida pelo grupo é eficiente para responder à pergunta “Quem conta um conto aumenta um ponto?”.

      MATERIAIS NECESSÁRIOS

    • Anotem a lista de materiais que serão necessários.

      DESENVOLVIMENTO

    • Coloquem o passo a passo necessário para realizar a solução. Vocês podem listar cada uma das ações.

      RESULTADOS ESPERADOS

    • Registrem o que esperam que a solução do grupo consiga realizar.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em produzir um livro, é preciso escrever cada uma das versões em folhas soltas, reuni-las e fazer uma ilustração de capa bem atrativa.

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Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

Obrigada, amigos(as)!

Tenho certeza de que a Vó Cecília vai se convencer do que investigamos. Vamos compartilhar com ela e com os outros colegas da escola?

Pensei em fazermos um evento na escola, para apresentarmos nossa solução. O que acham?

Espero que possamos continuar nossa amizade!

Beijos,

Duda.

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos presos com maria chiquinha, usando uma blusa de mangas compridas, saia azul e sapatilhas vermelhas. Ela está em pé com a mão esquerda estendida ao lado do corpo e a mão direita no peito. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução produzida pelo grupo.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Planejem um evento na escola para apresentar o que vocês produziram.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Definam com o professor um dia, um horário e um local da escola para realizar o evento e o que é necessário para organizá-lo.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Convidem colegas, funcionários, professores e familiares para o evento.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Apresentem a produção de forma a interagir com os convidados. Por exemplo, se for um livro, vocês podem fazer uma roda de leitura, a fim de que cada integrante do grupo leia um trecho em voz alta de forma expressiva para a plateia.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Façam uma roda de conversa com todos os convidados para que eles também comentem sobre versões da história que conheçam.

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Etapa 6 O que aprendemos?

Preencha em seu diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Respondi à questão “Quem conta um conto aumenta um ponto”?

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão apresentando uma resposta para a Vó Cecília?

Avaliação do grupo

Realizamos todas as tarefas solicitadas pela Duda?

Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre a história escolhida?

Conseguimos trocar ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

O projeto contribuiu para vocês se interessarem mais pela leitura de histórias?

O projeto contribuiu para vocês respeitarem a diversidade cultural presente nas histórias?

O projeto contribuiu para vocês aprenderem sobre como as histórias são contadas e recontadas ao longo do tempo, por diferentes pessoas e em diferentes mídias?

O projeto contribuiu para vocês refletirem sobre a manutenção das tradições culturais a partir das histórias que são contadas pela comunidade?

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Boxe complementar:

Para continuar a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe Para continuar a investigação, composto pela ilustração de um livro e um lápis. Fim da imagem.

AZEVEDO, Ricardo. Meu livro de folclore. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2019.

Neste livro, o autor reconta diversas histórias que fazem parte da cultura popular brasileira, como contos, ditados, adivinhas e trava-línguas.

BARBOSA, Rogério Andrade. Contos africanos para crianças brasileiras. 8ª ed. Ilustrações de Maurício Veneza. São Paulo: Paulinas, 2004.

O livro traz dois contos recolhidos pelo autor após pesquisas sobre a literatura tradicional do continente africano. O primeiro aborda a luta entre gatos e ratos, o segundo é sobre por que os jabutis têm cascos. Essa obra ganhou o Prêmio Literatura Infantojuvenil, da Academia Brasileira de Letras, em 2004.

HOFFMAN, Mary. Meu primeiro livro de contos de fadas. Ilustrações de Julie Downing. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.

Neste livro, a autora faz o reconto de catorze contos de fadas clássicos, da tradição oral europeia, em linguagem própria para crianças. Alguns deles são: “Cinderela”, “A Bela Adormecida”, “A mulher do pescador” e “Diamantes e sapos”.

MUNDURUKU, Daniel. Histórias de índio. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996.

O livro apresenta um conto do povo indígena munduruku. Para ser iniciado como pajé, o menino aprende que precisa sonhar, pois nos sonhos estão os grandes mistérios da vida. O livro é ilustrado com desenhos de crianças munduruku.

ROCHA, Ruth. Histórias das mil e uma noites. Ilustrações de Alexandre Rampazzo. São Paulo: Salamandra, 2010.

Neste livro, Ruth Rocha reconta os contos populares do Oriente Médio e do Sul da Ásia, em linguagem para crianças. Entre eles, “Aladim e a lâmpada mágica”, “O pescador e o gênio” e “Ali Babá e os quarenta ladrões”.

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