28

Projeto 2. O que será que vai acontecer se a água potável acabar?

Imagem: Fotografia em Página dupla. À esquerda, margem de terra com lixo. No centro, um córrego com muito lixo dentro e nas margens. À direita, paredes de casas com telhado.   Fim da imagem.

LEGENDA: Córrego poluído por lixo e pelo esgoto das casas, em São Paulo (SP), 2015. FIM DA LEGENDA.

29

Imagem: Ícone dos três braços estendidos. Fim da imagem.
  1. Como é o lugar da fotografia?
  1. O que pode ter acontecido com esse local?
  1. Você consegue se imaginar em um mundo sem água?

30

Oi, amigo(a)!

Meu nome é Yanama Kuikuro.

Eu moro no Parque Indígena do Xingu, que fica no estado de Mato Grosso.

Você já ouviu falar dele? Vivemos perto do rio Xingu.

Para nosso povo, a água é muito importante, pois muito do que comemos vem da pesca.

Eu adoro brincar na água também! Com a chegada de outras pessoas em nossas terras, a água está ficando suja, cheia de lixo. Isso me faz pensar:

O que será que vai acontecer se a água potável acabar?

Quero resolver este problema, mas precisa ser uma construção coletiva.

Por isso, convido vocês para esta missão!

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena, com o rosto e corpo pintados, usando uma saia. Ele está em pé com a mão esquerda estendida para o lado e mão direita na cintura. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita.  Fim da imagem.

Objetivos da missão

31

Justificativa

O planeta Terra é apelidado por alguns de “planeta Água”. Você sabia que cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta de água?

Mas somente 2,5% dessa água é o que chamamos de água doce, presente nos rios, lagos e lençóis subterrâneos. Dessa quantidade de água doce, apenas 0,003% é potável, isto é, adequada para o consumo humano.

Consumimos água diariamente, para beber, cozinhar, tomar banho etc. Algumas vezes, inclusive, a desperdiçamos durante essas atividades.

Além disso, quando as águas utilizadas em banho, limpeza de roupas e louça e as descargas do vaso sanitário são jogadas diretamente nos rios, acabamos poluindo-os.

Para evitar que a água potável termine, precisamos mudar nossos hábitos e criar soluções que ajudem a recuperar e a preservar a água do planeta.

Isso permitirá o trabalho com dois temas contemporâneos importantes: Educação para o Consumo e Ciência e Tecnologia.

Materiais necessários

Para ajudar Yanama em sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mochila azul, ao lado um caixa, uma garrafa, um copo, dois rolos de papel, o caderno verde com o texto na capa: DIÁRIO DE BORDO. Ao lado, um livro com papéis, uma calculadora, um livro de ciência e contas de águas. Fim da imagem.

32

Cronograma da missão

Anote no diário de bordo quando as etapas da missão serão realizadas.

Etapa 1 – Ponto de partida

_____ /_____/_____

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

_____ /_____/_____

Etapa 3 – Experimentando

_____ /_____/_____

Etapa 4 – Hora de produzir!

_____ /_____/_____

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

_____ /_____/_____

Etapa 6 – O que aprendemos?

_____ /_____/_____

Competências gerais, competências específicas e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competências gerais: 2, 7, 10.

Competências específicas de Linguagens: 2, 4.

Competências específicas de Ciências Humanas: 3, 6.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF04LP19), (EF35LP17), (EF04LP21)

Habilidade de Arte: (EF15AR05)

Habilidades de Geografia: (EF03GE09), (EF03GE10), (EF05GE10)

Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote em seu caderno os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.

33

Etapa 1- Ponto de partida

Oi, amigo(a)!

Qual é a importância que você dá para a água?

Nós, Kuikuro, valorizamos muito a água em nossas vidas, pois precisamos dela para um monte de coisas, como pegar os peixes que comemos lá no rio.

Mas você sabia que nem toda água é boa para ser consumida?

A água que podemos consumir é a que chamamos potável, mas com tanta poluição ela pode acabar.

Por isso eu pedi a sua ajuda para salvar o planeta.

Quero que me ajude a pensar:

O que será que vai acontecer se a água potável acabar?

Para começar, quero dividir com vocês o que aprendi na escola sobre a água.

Vem comigo?

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena, com o rosto e corpo pintados, usando uma saia. Ele está em pé com as mãos sobre o peito. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

A água é um dos recursos naturais mais preciosos do planeta, porque todos os seres vivos precisam dela para sobreviver.

Ela pode ser classificada em dois principais tipos: salgada e doce.

A água salgada é assim chamada porque contém uma alta concentração de sal (que também é chamado pelos cientistas de cloreto de sódio).

No planeta, 97,5% da água é salgada. Ela pode ser encontrada nos mares e nos oceanos. Os oceanos são mais extensos e profundos do que os mares. Todo o litoral do Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico.

34

Já a água doce apresenta pouca quantidade de sal. Atenção: ela não contém açúcar, apesar do seu nome. Por que você acha que ela foi chamada assim?

Apenas 2,5% da água do planeta é doce. Ela é a única que pode ser consumida pelo ser humano para beber, cozinhar, tomar banho, além de produzir bens de consumo e gerar energia.

A água doce está presente em rios, lagos e lagoas, assim como em reservatórios naturais de água subterrânea, chamados de lençóis freáticos.

Também pode ser encontrada no vapor da água da chuva que fica na atmosfera.

O Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta. Conheça as regiões hidrográficas do país no mapa a seguir.

Imagem: Mapa. Regiões hidrográficas.  Legenda: Regiões Hidrográficas:  Amazônica: representado pela cor verde, compreendendo toda a parte norte do Brasil.  Tocantins/Araguaia: Representado pela cor azul clara, compreendendo os estados de Tocantins, Goiás, Distrito Federal, parte do Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atlântico Nordeste Ocidental: Representado pela cor salmão, compreendendo os estados de Maranhão e parte de Minas Gerais, Bahia e Sergipe.  Parnaíba: Representado pela cor laranja clara, compreendendo o Estado do Piauí. Atlântico Nordeste Oriental: Representado pela cor laranja escuro, compreendendo os estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.  São Francisco: Representado pela cor amarela, compreendendo o oeste dos estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco.  Atlântico Leste: Representado pela cor salmão, compreendendo parte dos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe.  Atlântico Sudeste: Representado pela cor lilás, compreendendo os estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro e litoral de São Paulo. Atlântico Sul: Representado pela cor azul clara, compreendendo os estados do Leste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Paraguai: Representado pela cor vermelha, compreendendo o oeste de Mato Grosso do Sul e Sul do Mato Grosso. Paraná: Representado pela cor roxa, compreendendo leste do Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás. São Paulo e Paraná. Uruguai: Representado pela cor roxa escura, compreendendo o oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  No canto inferior à direita, apresentação da rosa dos ventos e escala de 0 a 450 km.  Fim da imagem.

FONTE: Divisão Hidrográfica Nacional. Resolução 32 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos de 15 de outubro de 2003.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio sinuoso com vegetação ao redor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Amazonas, no estado do Amazonas, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um barco pequeno em uma lagoa. Atrás, areia e silhuetas de dois prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Lagoa dos Patos, em Rio Grande (RS), 2013. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Identifique no mapa o estado onde você mora.

_____

  1. Em qual região hidrográfica ele está localizado?

    _____

  1. Que rios você conhece perto de onde mora? Eles são limpos ou sujos?

    _____

35

  1. água potável é a água doce, própria para o consumo humano. Para isso, ela deve ser incolor (sem cor), inodora (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal).

Saiba mais sobre a água no planeta, ao ler o texto de divulgação científica a seguir.

Água é vida!

A ciência ainda não conhece seres que consigam se desenvolver e sobreviver sem água. O homem, na sua busca incansável de vida fora da Terra, procura por água em estado líquido nos outros astros como um primeiro sinal de que pode haver seres vivos ali. [...]

Mas a procura de água não se limita ao Universo: aqui na Terra sabe-se, por exemplo, que cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta pelas águas. Desse total, 97,5% é água salgada e somente 2,5% é água doce. Vamos fazer uma comparação: imaginem que você está numa festa com mil copos de refrigerante, sendo que desses copos só podem ser servidos 25 – este seria o equivalente à água doce do planeta. Para complicar ainda mais a situação, 70% dessa água doce está sob a forma de gelo e os 30% restantes no estado líquido. Ou seja: dos 25 copos de refrigerantes, sobram apenas 7 copos e meio para serem servidos – o restante está congelado!

Agora, atenção quanto à água potável, indicada para o consumo humano: ela corresponde a somente 0,003% de toda a água da Terra! Comparando novamente: é como se, daqueles 7 copos e meio de refrigerante que temos, só pudéssemos pegar um copo e dar somente um gole! Portanto, temos de tomar conta da água desde já, sem esbanjar e economizando para podermos continuar neste planeta, contribuindo para um futuro melhor. [...]

FONTE: CHC. Água é vida. Ciência hoje das crianças, 10 jun. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/3tk. Acesso em: 18 jan. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

De acordo com o texto Água é vida!, responda às questões a seguir no diário de bordo e, depois, compartilhe com os colegas.

  1. Qual é o objetivo do texto?
  1. Para quem foi escrito? Por quê?
  1. Por que o ser humano busca água como prova de vida em outros planetas?
  1. Qual é a quantidade de água potável disponível para os seres humanos?

36

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho.  Fim da imagem.
  1. Desenhem 25 copos de refrigerante em seu diário de bordo, que correspondem ao total de água doce do planeta. Em seguida:
    1. Pintem de uma cor quantos copos correspondem à água doce em estado sólido (em forma de gelo).
  1. Pintem de outra cor quantos copos correspondem à água doce em estado líquido.
  1. Nos copos de água doce em estado líquido, indiquem o quanto corresponde à água potável que podemos consumir.
  1. Observem novamente o desenho que vocês fizeram na questão 5. A água potável parece ser um recurso que podemos usar à vontade? Por quê?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de aproximadamente 3 000 litros de água por mês, o que corresponde a 110 litros de água por dia.

Quantos litros de água você consome por mês? Vamos calcular?

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Copiem a tabela a seguir que indica os dias de uma semana no diário de bordo. Registrem quantos copos de água vocês tomam por dia e quantos minutos gastam no banho.

Dom.

Seg.

Ter.

Qua.

Qui.

Sex.

Sáb.

Copos de água

Minutos de banho

  1. Quantos litros de água vocês bebem por semana? Para calcular, considerem:
    • 1 litro (L) = 1000 mililitros (mL)
    • 1 copo de água tem aproximadamente 250 mL.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quantos litros de água vocês gastam no banho por semana? Para calcular, considerem os seguintes dados:
    • Um chuveiro elétrico comum consome 3 litros de água por minuto.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Se um mês tem 4 semanas:
    1. Quantos litros de água vocês bebem por mês?
    1. Quantos litros de água vocês gastam no banho por mês?
    1. Qual é o total de água consumida por mês para beber e tomar banho? Esse total é maior ou menor que o recomendado pela ONU (3000 litros por mês)?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Agora, imaginando um cenário no futuro em que a água potável acabe, reúnam-se em grupo para pensar em uma solução para esse problema. Registrem no diário de bordo.

37

Etapa 2 Vamos pesquisar?

Oi, amigo(a)!

Vejo que você trouxe mais amigos para nos ajudar, que legal!

Eu estou muito animado para pensar em soluções para salvar a água potável do planeta. Não vejo a hora de tomar um banho de rio sossegado, sabendo que estamos ajudando para que ele fique para sempre ali, do jeito que eu mais gosto.

Vamos investigar mais o que pode acontecer se a água potável acabar?

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena, com o rosto e corpo pintados, usando uma saia. Ele está em pé nas pontas dos pés, com os braços erguidos para cima, punhos fechados próximo ao rosto, olhando para cima e sorrindo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

1. Discutam em grupo os itens a seguir e marquem no diário de bordo quais dessas atividades vocês acham que podem ser afetadas pelo fim da água potável.

Imagem: Fotografia. Uma manada de boi caminhando na terra. Fim da imagem.

LEGENDA: (1) Criação de animais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destacando irrigadores molhando uma plantação.   Fim da imagem.

LEGENDA: (2) Irrigação de plantações. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um copo cheio de água, com água caindo dentro do copo, formando bolhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: (3) Hidratação do corpo. FIM DA LEGENDA.

38

Imagem: Fotografia. Destacando uma mão embaixo de um chuveiro aberto.  Fim da imagem.

LEGENDA: (4) Higiene pessoal. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem de costas nas margens de um rio, segurando uma vara de pescar.  Fim da imagem.

LEGENDA: (5) Pesca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destacando uma mão segurando uma jarra sobre uma panela. Fim da imagem.

LEGENDA: (6) Preparo de alimentos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destacando uma mão segurando uma roupa com água e sabão.  Fim da imagem.

LEGENDA: (7) Lavagem de roupas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelos presos, usando blusa, azul, calça jeans e luvas. Ela está em pé segurando um esfregão. Ao lado, um balde com material de limpeza. Atrás, há um sofá.  Fim da imagem.

LEGENDA: (8) Limpeza de casa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma mesa com hambúrguer, batata frita, pizza, refrigerante e cupcake.  Fim da imagem.

LEGENDA: (9) Produção de bebidas e alimentos industrializados. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Reconheça características comuns e encontre padrões.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Ainda em grupo, pesquisem em livros, revistas, jornais ou na internet as questões a seguir.
  1. Quais são as principais atividades do ser humano que utilizam água potável? Revejam as respostas da atividade anterior.
  1. De que maneira é possível obter a água potável?
  1. O acesso a água é igual para a população brasileira e para a população mundial?
  1. Por quais motivos a água potável pode acabar?
  1. Quais podem ser as consequências com o fim da água potável no planeta? Anotem as informações que encontraram no diário de bordo. Depois, discutam com o grupo sobre o que encontraram, para responder cada questão.

39

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe.  Fim da imagem.

Que tal convidar as crianças de outras turmas para pensar com vocês:

  • O que será que vai acontecer se a água potável acabar?
  1. Para isso, criem um jogo que proporcione a experiência de viver um dia de escassez de água potável. Veja as dicas:
  1. Estabeleçam as regras do jogo. Por exemplo:
    • Tome banhos curtos.
    • Desligue o chuveiro ao se ensaboar e lavar os cabelos.
    • Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes.
    • Confira se as torneiras estão bem fechadas antes de deixar o ambiente.
    • Não jogue lixo no vaso sanitário.
    • Brinque em bacias de água ou em piscinas, mas não com mangueira aberta.
    • Utilize vassouras para limpar o quintal.
    • Use panos úmidos para limpar sujeiras.
    • Recolha o cocô de bichos de estimação com pá e sacola de lixo, sem usar água.
    • Evite regar plantas em horários de sol forte.
    1. Montem uma tabela de pontuação para cada item cumprido, como: “Desligar o chuveiro ao se ensaboar e lavar os cabelos” ganha 10 pontos.
    1. Organizem o objetivo do jogo, as regras e a tabela de pontuação em um único papel ou arquivo digital. Utilizem cores, imagens e texto de forma criativa para chamar a atenção dos participantes. Vocês podem convidar os colegas da escola para jogar, distribuindo cópias impressas ou compartilhando na internet, com a ajuda do professor.
    1. Convidem os jogadores a enviarem relatos de suas experiências por escrito ou em vídeos curtos de até 3 minutos. Eles devem relatar quantos pontos conseguiram fazer e dizer como se sentiram, se algo mudou em suas vidas, se enfrentaram dificuldades etc. Caso o formato seja em vídeo, os jogadores precisam ter autorização dos pais ou responsáveis.
    1. Ao final do jogo, reúnam-se com os outros grupos e promovam uma roda de conversa sobre o que aconteceu com os jogadores e como eles puderam refletir sobre a possível falta de água potável no planeta.

Fim do complemento.

40

Etapa 3 Experimentando

Oi, amigos(as)!

Vocês descobriram muita coisa sobre o que pode acontecer se a água potável do planeta acabar.

Não podemos deixar isso acontecer!

A água é um recurso muito precioso, como contam os mais velhos do meu povo. Eu não consigo imaginar um só dia sem ela. Vamos pensar em algumas soluções para ajudar a preservar ou recuperar a água potável?

Eu encontrei a história de um menino, como nós, que pensou em algo bem legal.

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena, com o rosto e corpo pintados, usando uma saia. Ele está em pé com os braços estendidos para baixo e a palma das mãos abertas, com os ombros flexionados e a boca aberta. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.

Leiam em grupo a história de William Kamkwamba que, ainda criança, teve uma ideia para ajudar a irrigar as plantações de onde morava e acabar com a fome.

O menino que descobriu o vento como fonte de energia e venceu a seca

Quantas vezes você já recarregou o seu smartphone hoje? Alguma vez parou para fazer essa conta? Talvez não, se você tiver eletricidade disponível ao alcance de uma tomada (ou de uma bateria externa). Mas o garoto William Kamkwamba e sua família precisavam pensar sobre isso o tempo todo. Produtores rurais no Malawi, na África, eles não tinham acesso nem à eletricidade nem à água encanada. A falta desses recursos deixava sua família à mercê das secas, que comprometiam as plantações, sua fonte de renda. Para completar, o acesso à educação por ali era escasso, só quem podia permanecer na escola era quem podia pagar por ela.

41

Em meio a esse cenário, com uma hélice de ventilador de trator, peças de bicicleta, pedaços de cano e outros itens catados no lixo, William Kamkwamba, de apenas 13 anos, transformou uma ideia em prática: construiu um “cata-vento” para salvar a sua comunidade da fome. O start veio depois que o garoto tomou contato com um livro sobre energia eólica, aquela que é gerada a partir do vento. A história, baseada em fatos reais, é retratada no filme “O menino que descobriu o vento” [...], que estreou no serviço de streaming em março de 2019. [...]

Em um relato publicado no HuffPost US , ele contou que o insight veio depois que ele entrou em contato com livros de ciência de uma biblioteca local, pelos quais diz ter se apaixonado, e descobriu como funcionavam os motores e a eletricidade. “Um outro livro dizia que um moinho poderia bombear água e gerar eletricidade. Bombear água significava irrigação. Uma defesa contra a fome. Então eu decidi construir um moinho sozinho”, lembra Kamkwamba no TEDGlobal2009. [...]

Glossário:

Fim do glossário.

FONTE: SCHMIDT, Sarah. O menino que descobriu o vento como fonte de energia e venceu a seca. Energia & Ambiente, 16 maio 2019. Disponível em: http://fdnc.io/gv8. Acesso em: 18 jan. 2021.

  1. Qual era o problema enfrentado por William Kamkwamba e sua família?

    _____

  1. Qual foi a ideia dele para resolvê-lo?

    _____

  1. O que o inspirou?

    _____

  1. Que materiais ele utilizou para construir sua ideia?

    _____

42

  1. Vocês conhecem alguma invenção parecida com a de William Kamkwamba? Qual?

_____

Imagem: Fotografia. Um homem negro, usando uma camisa amarela e um terno azul. Fim da imagem.

LEGENDA: William Kamkwamba, abaixo, sua construção, um moinho de vento. República do Malawi, 2005. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um moinho de vento de madeira. Atrás, casas de madeira e telhado de palha sobre um chão de terra.  Fim da imagem.
  1. Inspirados pela ideia de William Kamkwamba, retomem os dados da pesquisa e da experiência da etapa anterior para fazer as atividades a seguir.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Que problema relacionado à preservação ou recuperação da água potável vocês pretendem resolver? Listem os problemas no diário de bordo e escolham um para criar uma solução.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Discutam em grupo quais seriam as possíveis soluções para cada um desses problemas. No diário de bordo, organizem essa discussão em um quadro como o modelo a seguir.

Problemas relacionados à água potável

Possíveis soluções do grupo

_____

_____

43

  1. Que materiais podem ser necessários para construir essas soluções?

Boxe complementar:

Ampliando a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

Quando as pessoas têm uma ideia nova, elas não precisam construí-la de uma vez. Podem, primeiramente, criar o que chamamos de protótipo, que é uma primeira versão daquilo que se pretende produzir.

O protótipo não tem o compromisso de ser bonito e de funcionar perfeitamente. O objetivo dele é testar na prática uma ideia por meio de recursos simples, como materiais recicláveis, por exemplo.

Imagem: Fotografia. Um balde azul, sobre um tripé de madeira, com uma tampa e uma válvula à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Protótipo criado por estudantes do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, na Bahia, para transformar a água salgada em potável. Campo Formoso (BA), 2019. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Pesquisem em revistas, jornais ou sites quais têm sido as soluções criadas para preservar ou recuperar a água potável do planeta. No diário de bordo, organizem os resultados em um quadro, como o modelo a seguir.

Problemas relacionados à água potável

Possíveis soluções do grupo

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. A partir das informações encontradas na pesquisa, revejam as soluções pensadas pelo grupo.
  1. Façam uma lista final de quais soluções podem funcionar.
  1. Apresentem a lista para o professor e os demais grupos.
  1. Escolham uma das soluções e justifiquem a seleção.

44

Etapa 4 Hora de produzir!

Oi, amigos(as)!

Adorei as ideias que vocês tiveram.

Estou animado para salvar a água potável do planeta.

Vamos construir o que vocês imaginaram?

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena com o rosto pintado, usando saia. Ele sorri com os olhos fechados, estendendo o dedo indicador para cima. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como executar a solução definida anteriormente.

    OBJETIVO

    • Escrevam o que pretendem fazer para preservar ou recuperar a água potável do planeta.

      JUSTIFICATIVA

    • Argumentem por que a solução escolhida pelo grupo é eficiente para responder à pergunta: “O que será que vai acontecer se a água potável acabar?”.

      MATERIAIS NECESSÁRIOS

    • Anotem a lista de materiais que serão necessários.

      DESENVOLVIMENTO

    • Coloquem o passo a passo necessário para realizar a solução.

      RESULTADOS ESPERADOS

    • Registrem o que esperam que a solução do grupo consiga realizar.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em produzir um protótipo para filtrar água, é preciso encontrar os materiais necessários, produzi-lo e colocá-lo em funcionamento com a ajuda de um adulto responsável.

45

Etapa 5 Compartilhando as descobertas

Oi, amigos(as)!

Tenho certeza de que aquilo que construímos vai ajudar a salvar a água do planeta.

Não vejo a hora de mostrar para todo mundo a ideia criativa que tivemos. Vamos fazer um evento na escola e convidar os colegas e a família para conhecer melhor a solução que criamos? O que acham? Espero encontrá-los outras vezes! Quem sabe para brincarmos juntos no rio aqui onde eu moro?

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena com o rosto pintado, usando saia. Ele sorri, olhando para cima, com os braços abertos lateralmente. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução a que chegaram e planejem um evento para apresentá-la.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Definam com o professor a data, o horário e o local da escola para realizar o evento e o que é necessário para organizá-lo. Por exemplo, confeccionar cartazes de divulgação e montar mesas para a exposição das soluções.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Convidem colegas, funcionários, professores e familiares para o evento.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Apresentem a produção de forma a interagir com os convidados.

    Por exemplo, caso a solução seja um protótipo, vocês podem explicar oralmente para os visitantes como ele funciona, fazendo demonstrações. Durante a apresentação, mantenham o contato visual com a plateia e cuidem para falar de modo que todos possam ouvi-los.

46

Etapa 6 O que aprendemos?

Preencha no diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Respondi à questão: “O que será que vai acontecer se a água potável acabar?”.

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão, apresentando uma solução para preservação ou recuperação da água potável do planeta?

Avaliação do grupo

Realizamos todas as tarefas solicitadas pelo Yanama?

Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o problema da água?

Conseguimos trocar conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

O projeto contribuiu para aprender mais sobre a composição e a disponibilidade da água no planeta?

O projeto contribuiu para valorizar mais a importância da água em nossas vidas?

O projeto contribuiu para conhecer os problemas socioambientais relacionados à água e repensar hábitos de consumo?

O projeto contribuiu para inventar soluções que promovam a recuperação e a preservação da água do planeta?

47

Para continuar a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

  • ABREU, Nathália. Água potável para todos? Inovações podem ser a solução! Autossustentável, 7 mar. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/gv9. Acesso em: 18 jan. 2021.

    Essa reportagem apresenta o exemplo de três invenções tecnológicas que podem solucionar o problema da água potável para todos: um filtro portátil, um filtro movido a energia solar e um sistema portátil que limpa a água, ao mesmo tempo que produz energia.

  • GLOBO. Calculadora do consumo de água. Menos é mais, G1 (Especiais). Disponível em: http://fdnc.io/gva. Acesso em: 18 jan. 2021.

    Nesse material interativo é possível clicar em cada item de uma casa e calcular o consumo individual de água por dia. A partir disso, pode-se pensar em como ajustar o consumo para o recomendado pela ONU.

  • INSTITUTO AKATU. Economia de água. Disponível em: http://fdnc.io/gvb. Acesso em: 18 jan. 2021.

    Nesta página do Instituto Akatu, uma organização não governamental que promove o consumo consciente, há uma série de dicas de economia de água, que podem ser exploradas uma a uma, em detalhes.

  • SOUSA, Mauricio de. A Turma da Mônica : água boa pra beber. São Paulo, Estúdios Mauricio de Sousa – Departamento de Projetos Especiais, 2002. Disponível em: http://fdnc.io/gvc. Acesso em: 18 jan. 2021.

    Nessa história especial da Turma da Mônica, as personagens vivem situações que nos permitem aprender mais sobre os cuidados que devemos ter com a água, como alertar sobre os perigos de consumir água que não foi tratada corretamente.