48

Projeto 3. Qual é o segredo de ser um campeão?

Imagem: Fotografia em Página dupla. À esquerda, um homem com regata, estampado o nome: CANADA, e short. Ele corre e sorri. Ao lado, outro homem, nego usando uma regata, com estampa: JAMAICA e short. Ele aponta com o dedo indicador da mão esquerda para o lado e sorrindo. Atrás, um homem correndo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os atletas canadenses Andre De Grasse (à esquerda) e jamaicano Usain Bolt (ao meio) comemoram a chegada na corrida dos 200 metros nos Jogos Olímpicos de 2016 do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

49

Usain Bolt é considerado uma lenda do atletismo, pois recebeu o título de “o homem mais rápido do mundo”. O atleta jamaicano é tricampeão olímpico nessa modalidade. Sobre isso, responda:

Imagem: Ícone dos três braços estendidos. Fim da imagem.
  1. O que você acha que levou Usain Bolt a ser um campeão?
  1. O que é ser um campeão?
  1. Um campeão sempre precisa vencer?

50

Olá, candidato(a)!

Seja bem-vindo(a) à Escola de Campeões!

Você foi selecionado para participar de um teste para entrar em nosso incrível time de campeões!

Meu nome é Vitória e, como monitora da turma, fiquei responsável por lhe apresentar a nossa escola.

Está curioso(a)?

O objetivo da nossa escola é formar os melhores campeões do mundo!

Você conhece alguns deles?

Certamente, eles devem ter passado por aqui, mas não contam para ninguém, porque a nossa escola é secreta.

Posso contar com você para guardar esse segredo?

Para passar em nosso teste e fazer parte do time, é preciso resolver a seguinte pergunta:

Qual é o segredo de ser um campeão?

E então, você vai encarar o desafio? Vamos lá!

Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela corre com os pés e os olhas na direção de uma bola de futebol. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Objetivos da missão

51

Justificativa

Você já ganhou em alguma atividade? Já perdeu?

Nós temos vontade de vencer os desafios que encontramos na vida, como forma de estar sempre aprendendo.

Podemos notar isso por meio dos esportes, por exemplo, que colocam nossas capacidades à prova, em atividades que exigem esforço, determinação, foco, resistência, coragem, cooperação etc.

Para reconhecer aqueles que conseguiram dominar melhor essas capacidades, são eleitos os “campeões”.

Ser um campeão envolve também ter oportunidades, como encontrar alguém que ofereça ajuda, treinamento e supervisão.

Mas os campeões não conseguem ganhar o tempo todo; eles precisam também saber lidar com o sentimento da derrota, encontrando nela formas de aprendizado.

Por essas razões, ser campeão é também um ótimo exercício para cuidar da saúde física e emocional.

Com isso, podemos trabalhar um importante tema contemporâneo: Saúde.

Materiais necessários

Para cumprir sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar. Ilustração. À esquerda, um tênis, um gravador, um short, uma camiseta listrada, um caderno verde, na capa, o texto: DIÁRIO DE BORDO, um lápis. À direita uma mochila azul.

52

Cronograma da missão

Anote no diário de bordo quando serão realizadas as etapas da missão:

Etapa 1 – Ponto de partida

_____ /_____/_____

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

_____ /_____/_____

Etapa 3 – Experimentando

_____ /_____/_____

Etapa 4 – Hora de produzir!

_____ /_____/_____

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

_____ /_____/_____

Etapa 6 – O que aprendemos?

_____ /_____/_____

Competências gerais, competências específicas e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competências gerais: 6, 8, 9, 10.

Competências específicas de Linguagens: 1, 2.

Competência específica de Ciências Humanas: 1.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF04LP13) e (EF04LP21)

Habilidades de Educação Física: (EF35EF05), (EF35EF06)

Habilidade de Geografia: (EF04GE02)

Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote em seu caderno os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.

53

Etapa 1 Ponto de partida

Olá, candidato(a)!

Que bom revê-lo!

Vejo que aceitou o desafio e está pronto para começar o teste para entrar na nossa Escola de Campeões.

Como você já sabe, para passar no teste, é preciso investigar sobre a seguinte pergunta e resolvê-la:

Qual é o segredo de ser um campeão?

Para lhe ajudar, trouxe a história de uma grande campeã do futebol brasileiro.

Vamos conhecê-la melhor?

Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela está em pé e sorri com as mãos estendidas para cima. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Antes da leitura, discuta com o professor e seus colegas:

  1. Você conhece alguém que seja campeão em alguma coisa?
  1. O que essa pessoa fez para conseguir ser um campeão?

    Com o professor e os colegas, leiam o texto biográfico produzido por um jornal para contar a história de vida de Marta, jogadora profissional de futebol feminino. Em seguida, responda às perguntas.

    Marta, a rainha do futebol

    Eleita seis vezes pela FIFA como melhor jogadora do mundo, participa na França de sua quinta Copa do Mundo. É um orgulho nacional. Uma supercampeã forjada à base de tenacidade e raiva quando todos diziam que esse esporte não era para meninas.

    As primeiras testemunhas do seu talento foram as crianças da sua cidade. Mas ninguém a queria naqueles jogos nos campos de Dois Riachos, uma localidade de 11.000 habitantes em Alagoas.

54

As crianças ignoravam seus gols. Dona Tereza descobriu com horror que, em vez de ir à escola, sua filha pequena ia jogar futebol. E seus irmãos homens a trancavam em casa para afastá-la da bola.

Seu professor de ginástica e descobridor, Júlio de Freitas, o Tota, lembra que “ninguém aceitava que uma menina corresse atrás da bola no meio dos meninos. Eles eram mais fortes, mas mesmo assim ela se destacava”. Uma vez um treinador ameaçou retirar sua equipe de um campeonato infantil se a menina continuasse jogando. [...] Marta Vieira da Silva era uma menina obstinada . [...] A FIFA a elegeu seis vezes como a melhor jogadora de futebol do mundo. É a artilheira da seleção brasileira e das Copas do Mundo. [...]

Marta nasceu em 1986 em uma casa com telhado de zinco. [...] Mas ela enfrentou outro obstáculo, o gênero. O futebol não era para meninas. “Um dia ela me pediu um real para comprar uma bola, e eu disse: ‘Você é mulher, Marta’”, diz sua mãe em Você é Mulher, Marta! , a biografia em que Diego Graciano conta todos esses detalhes da sua infância.

Desconhecida fora da galáxia do futebol, Marta é um ídolo no Brasil. Um orgulho nacional. A única mulher que tem a marca dos pés impressa no Maracanã. Os guias do mítico estádio do Rio de Janeiro enumeram muitas de suas conquistas com o slogan “a melhor, entre homens e mulheres”. “Nós, brasileiros, dizemos que ela ‘é a rainha’. Tem essa coroa que o Brasil só deu a Pelé. Aqui ainda não existe outro rei do futebol, é Pelé. E a rainha é Marta”, explica Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol de São Paulo.

[...]

[...] “Marta nasceu com a obrigação de driblar seu adversário mais difícil: a mortalidade infantil, que na década de oitenta era (em Alagoas) de 130 mortes por 1.000 crianças, quando a média nacional era de 69”, lembra o colunista Xico Sá, também nordestino. Eram anos de seca, de gravíssima desnutrição infantil – com 3,5 milhões de crianças mortas – de abandono do Governo. Os pais emigravam e suas esposas ficavam conhecidas como as viúvas da seca. Elas raramente emigravam. “O fato de ela ter saído de lá para ser jogadora de futebol e não para o serviço doméstico, torna seu caso ainda mais raro”, enfatiza Sá.

Levou três dias para chegar ao Rio de ônibus. [...] “Seu rosto era o de alguém que tem raiva da vida”, lembra a treinadora Helena Pacheco, que, quando viu aquela atacante arrancar na direção do gol e chutar com seu poderoso pé esquerdo, percebeu que era uma jogadora extraordinária. [...]

“Ela trazia uma carga emocional muito forte na mochila. Era uma menina que vinha de longe, de uma realidade difícil, em busca da oportunidade de ouro. Soube transformar essa raiva em motivação para vencer na vida”, afirma Pacheco, que a contratou imediatamente. [...]

55

Com a camisa 10 que também usaram Pelé e Zico, ela é há anos a líder indiscutível da equipe canarinho. [...] Foi vice-campeã da Copa do Mundo de 2007 e medalha de prata nos Jogos de Atenas 2004 e nos de Pequim 2008. “É craque, fora de série. Marta está sempre no lugar certo, no momento certo. E quando você espera que ela faça a coisa certa, faz coisas extraordinárias, como Pelé ou Maradona”, explica René Simões, seu treinador em Atenas. [...]

[...]

Agora que até o Vaticano tem uma equipe feminina de futebol, a modalidade recebeu um forte impulso no Brasil. A CBF e a Conmebol obrigam todos os times masculinos da primeira divisão a terem uma equipe feminina, o que dá uma estabilidade até então desconhecida ao esporte. É uma revolução para as aspirantes a ser a próxima Marta, Cristiane ou Formiga. [...]

FONTE: GORTÁZAR, Naiara Galarraga; PIRES, Breiller. Marta, a rainha do futebol. El País, 9 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/gve. Acesso em: 22 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Marta, mulher com cabelos presos, usando uniforme amarelo e azul. Ela está em pé com o corpo encurvado e a perna direita estendida em um chute. Atrás, outras jogadoras em um campo de futebol.  Fim da imagem.

LEGENDA: Marta faz gol na partida entre Brasil e Itália, na Copa do Mundo Feminina da FIFA. França, 2019. FIM DA LEGENDA.

Registre as respostas em seu diário de bordo.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. A mãe e os irmãos de Marta não aceitavam que ela jogasse futebol. Por quê?
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quem descobriu Marta como jogadora de futebol?
  1. Marta saiu do sertão nordestino para o Rio de Janeiro. Segundo o texto, o que obrigava muitas pessoas a saírem de lá?
  1. Leia novamente no texto o que Helena Pacheco, a primeira treinadora de Marta, afirmou sobre ela.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Por que a realidade de Marta era difícil?
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Você já sentiu raiva de alguma coisa? O que Marta fez com a raiva que sentia?
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. No futebol, Marta ocupa a posição de atacante.
    1. O que faz um atacante no futebol?

56

  1. Você conhece as outras posições dos jogadores em campo?
  1. O que cada uma delas faz?
  1. Em sua opinião, qual característica de Marta a levou a ser uma campeã?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua escola e em sua comunidade, as meninas são bem aceitas no futebol?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Como podemos combater o preconceito sofrido por meninas nos esportes?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Qual a importância de Marta para incentivar a igualdade entre meninos e meninas nos esportes?

Os jogadores podem receber diferentes denominações, de acordo com as estratégias táticas que são montadas por cada equipe. Costuma-se dividir o campo de futebol em três grandes áreas: defesa, meio-campo e ataque.

De acordo com algumas classificações, existem as seguintes posições:

Imagem: Ilustração. Um campo de futebol. Na parte superior, na linha das traves, um ponto preto, referenciando o goleiro. Na grande área, dois pontos pretos, referenciando os zagueiros. Nas laterais, dois pontos pretos, com setas indicando para frente, referenciando os laterais. No meio de campo, um ponto vermelho com seta indicando para frente e para trás, indicando o Alas. No centro do campo, acima da linha central, um ponto vermelho com seta indicando para frente, referenciando o atacante. Na parte inferior, um ponto vermelho no centro do campo abaixo da linha central, referenciando ao meio-campista. Abaixo nas laterais, dois pontos vermelhos com duas setas indicando para o meio e para atrás, referenciando médio-volante. Próximo a linha do gol, um ponto vermelho, referenciando o Líbero. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quando joga futebol com os colegas, vocês se dividem de acordo com posições de defesa, meio-campo e ataque?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Por que é importante haver essa divisão nas diferentes posições?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. O que você faz quando ganha ou perde uma partida de futebol? Essas atitudes são legais com os outros colegas?

57

No Campeonato Brasileiro, o “Brasileirão”, 20 equipes se enfrentam em 38 rodadas. O time com o maior número de pontos é o campeão.

Como os pontos são calculados:

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Calcule no diário de bordo os pontos dos times da Série A do “Brasileirão” de 2019 e complete os dados que faltam.

Time

Pontos

Jogos

Vitórias

Empates

Derrotas

Flamengo-RJ

Brasão do Flamengo. Formas geométricas com as letras “F”, “F” e “C” sobrepostas e no canto superior à esquerda. E linhas pretas e vermelhas.

38

28

6

4

Santos-SP

Brasão do Santos. Forma geométrica, composto por forma geométrica e as letras “S”. “F”. “C”. E as cores pretas e brancas.

38

22

8

8

Palmeiras-SP

Brasão do Palmeiras-SP, composto por um círculo verde, no centro a letra “P“, abaixo o nome do time.

38

21

11

6

Grêmio-RS

Brasão do Grêmio-RS, composto por um círculo azul e branco com uma faixa preta no meio com o nome do time.

38

19

8

11

FONTE: Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A – 2019 (CBF).

  1. Durante o andamento da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2020, em janeiro, a tabela de pontuação estava assim:

Time

Pontos

Jogos

Vitórias

Empates

Derrotas

São Paulo-SP

Brasão do São Paulo-SP, composta por forma geométrica com as iniciais na parte superior, abaixo as cores vermelha, branca e preta.

56

29

16

8

5

Internacional-RS

Brasão Internacional-RS. Um círculo vermelho com as letras “I”, “S” sobrepostas.

53

29

15

8

6

Atlético-MG

Brasão do Atlético-MG, composto por forma geométrica com fundo preto e as iniciais do time com uma estrela acima.

50

28

15

5

8

Grêmio-RS

Brasão do Grêmio-RS, composto por um círculo azul e branco com uma faixa preta no meio com o nome do time.

50

29

12

14

3

FONTE: Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A – 2020 (CBF), 17 jan. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quantas rodadas faltam para terminar o campeonato?
  1. Calcule no diário de bordo e ajuste os pontos de cada time na tabela, prevendo estas situações:
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Nesse novo cenário, haveria mudança na classificação entre os times?

58

Etapa 2 Vamos pesquisar?

Olá, candidato(a)!

Você encontrou outros candidatos interessados em entrar na Escola de Campeões. Muito bem!

Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades de um campeão.

Vocês conheceram na etapa anterior a história de uma campeã, a jogadora de futebol Marta.

Como eu gostei de vocês, vou dar mais uma dica para passarem no teste.

Com base no que escolheram, vocês podem pesquisar histórias de vida de pessoas que foram campeãs.

Elas vão ajudar a desvendar os segredos de ser um campeão.

Vamos lá? Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela está em pé, com o braço direito estendido para frente, com o dedo indicador destacado. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem em diferentes fontes, como jornais, revistas, livros, sites e blogs na internet, histórias de vida de pessoas que foram campeãs no esporte escolhido. Podem ser ídolos atuais ou de outras épocas.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. No diário de bordo, façam o registro do material que recolherem, lembrando-se de indicar a fonte de onde tiraram. Por exemplo, o nome do jornal.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Confiram se as informações são verdadeiras, verificando se podem ser confirmadas por mais de uma fonte.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Caso conheçam campeões na comunidade onde moram, vocês também podem entrevistá-los. Para isso, façam no diário de bordo um roteiro de perguntas do que gostariam de saber sobre as histórias de vida desses campeões. Por exemplo, como foram descobertos no esporte, as dificuldades passadas, as barreiras encontradas etc.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Peçam autorização a essas pessoas, perguntando se podem gravar a entrevista. Vocês podem utilizar o gravador de voz disponível em aparelhos celulares.

59

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

Em grupo, escolham uma das histórias de vida recolhidas na pesquisa.

Vocês devem selecionar os principais fatos e os principais segredos para que a pessoa escolhida se tornasse uma campeã.

O objetivo é escrever um texto biográfico, assim como aquele que vocês leram sobre a jogadora Marta.

  1. Selecionem uma das histórias de vida.
  1. Caso seja um áudio de entrevista, peçam ajuda ao professor para executar o áudio. Ouçam com atenção e anotem os principais pontos ditos pela pessoa.
  1. Planejem o texto biográfico que gostariam de escrever.
  1. Escrevam o texto com base em alguns tópicos importantes, como:
    • Onde e quando a pessoa nasceu.
    • Como foi descoberta no esporte.
    • Quais foram os desafios a serem vencidos.
    • Que reconhecimento teve da sociedade (por exemplo, prêmios, títulos, homenagens).
    • De que maneira influencia crianças e jovens a seguirem no esporte.
    1. Procurem escrever o texto de maneira formal.
    1. Coloquem no texto características da pessoa que ajudem o leitor a conhecê-la melhor, por exemplo, “Marta Vieira da Silva era uma menina obstinada”.
    1. Adicionem ao texto uma fotografia da pessoa entrevistada.
    1. Troquem os textos biográficos produzidos com colegas de outros grupos, para que eles possam fazer sugestões ao texto.
    1. Revisem o texto dos colegas, verificando se ele contempla os tópicos importantes apontados anteriormente e se há palavras com problemas de ortografia.
    1. Quando receberem seu texto de volta, façam a revisão de acordo com as sugestões do outro grupo.
    1. Realizem uma exposição na escola com os textos biográficos produzidos, para que colegas de outras turmas possam conhecer melhor os campeões.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.

Fim do complemento.

60

Etapa 3 Experimentando

Olá, candidatos(as)!

Agora que vocês conhecem histórias de campeões, já conseguem definir qual é o segredo de ser um campeão?

Para provar o que investigaram, devem experimentar na prática as características de um verdadeiro campeão.

Desse jeito, vocês estão cada vez mais perto de cumprir a missão e entrar na Escola de Campeões.

Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela está em pé, com o braço direito estendido para cima, destacando o dedo indicador, apontando para cima com os olhos fechados. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
  1. Leiam novamente os textos biográficos produzidos pela turma, com as histórias de vida dos campeões selecionados pelos grupos.
  1. Que conhecimentos podem ser tirados de cada uma dessas histórias de vida?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Os campeões ganharam todas as vezes? O que eles fizeram diante da derrota?
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Como os campeões resolveram os desafios que tiveram em suas vidas? Façam um quadro como o modelo da página seguinte no diário de bordo para responderem a essas questões.

61

Desafios enfrentados pelos campeões

Soluções encontradas pelos campeões

_____

_____

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Reconheça características comuns e encontre padrões.

Fim do complemento.

  1. Listem as principais características para ser um campeão.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quais atividades vocês podem fazer para experimentar essas características de um campeão na prática? Discutam em grupo e preencham no diário de bordo um modelo como o quadro a seguir.

Características dos campeões

Atividades que podem ser realizadas

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem em materiais impressos ou digitais o que é necessário para ser um campeão na prática e registrem no diário de bordo. Avaliem, inclusive, os cuidados físicos e emocionais necessários.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Com base nas informações encontradas na pesquisa, revejam as possibilidades pensadas pelo grupo.
  1. Façam uma lista final de quais atividades podem ser realizadas pelo grupo.
  1. Apresentem a lista para o professor e os demais grupos de colegas.
  1. Escolham uma das atividades. Por que ela é a mais interessante de ser executada?
Imagem: Fotografia. Duas crianças uniformizadas correndo atrás de uma bola de futebol em um campo de terra. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Várias crianças segurando uma corda, cada time de um lado em um campo de futebol.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma menina com tranças no cabelo e roupas brancas, ao lado um menino com cabelos lisos e roupas brancas. Eles estão em pé na frente de uma mesa. Sobre a mesa, uma maquete.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um menino com cabelos lisos, usando um fone de ouvido e casaco. Ele está sentado, com as mãos sobre a mesa. Sobre a mesa, um computador e um caderno.  Fim da imagem.

62

Etapa 4 – Hora de produzir

Olá, candidatos(as)!

Que ideias interessantes vocês tiveram!

Então eu faço um convite para o desafio final do teste da Escola de Campeões: executar a atividade pensada anteriormente!

Assim, vocês poderão provar o segredo de ser um campeão.

Estou ansiosa para ver o que vocês escolheram!

Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela está em pé, com a mão esquerda sobre a boca e olhando para o lado esquerdo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de intruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como executar a atividade definida anteriormente.

    OBJETIVO

    • Escrevam o que pretendem fazer na atividade.

      JUSTIFICATIVA

    • Argumentem por que a atividade escolhida pelo grupo é eficiente para responder à pergunta “Qual é o segredo de ser um campeão?”.

      MATERIAIS NECESSÁRIOS

    • Anotem a lista de materiais que serão necessários.

      DESENVOLVIMENTO

    • Coloquem o passo a passo necessário para realizar a solução. Vocês podem listar cada uma das ações.

      RESULTADOS ESPERADOS

    • Registrem o que esperam que a atividade do grupo consiga realizar.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em praticar um esporte, é preciso definir o local, os times e as regras. Além disso, é preciso agir com respeito e resolver os conflitos com diálogos e nunca com agressões físicas ou verbais.

63

Etapa 5 Compartilhando as descobertas

Vocês são os mais novos estudantes da Escola de Campeões!

Sim, vocês passaram em nosso teste e agora fazem parte do nosso time de campeões. Como forma de registrar a jornada até aqui e marcar a entrada na escola, costumamos seguir uma tradição.

Cada novo estudante deve escrever um texto que ensine os outros colegas a como ser um campeão.

Vocês podem fazer um texto em grupo.

Depois, vocês devem colocá-lo no mural da escola. Contem comigo para o que precisar!

Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela está em pé, segurando com as mãos uma folha e um lápis. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a atividade realizada pelo grupo.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Escrevam as instruções ou os passos necessários para ser um campeão.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Utilizem verbos que indiquem às pessoas o que elas devem fazer, por exemplo, “faça”, “seja”, “ouça”, “pratique”, entre outros.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Se desejarem, acrescentem imagens que representem as ações indicadas, para facilitar o entendimento dos leitores. Não se esqueçam de escrever legendas explicativas para as imagens.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Lembrem-se da importância de aconselhar os outros colegas a lidar não só com as vitórias, mas também com as derrotas.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Revisem o texto, verificando se não há nenhum problema de ortografia nas palavras. Para isso, se precisar, consultem um dicionário.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Coloquem o texto pronto no mural da escola para que outros colegas leiam e também aprendam a se tornar campeões.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Leiam os textos produzidos pelos grupos e aprendam um pouco mais.

64

Etapa 6 O que aprendemos?

Preencha em seu diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Respondi à questão “Qual é o segredo de ser um campeão”?

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão apresentando e experimentando os segredos de ser um campeão?

Avaliação do grupo

Realizamos todas as tarefas solicitadas por Vitória?

Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre os campeões?

Conseguimos trocar ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

Com o projeto, vocês puderam aprender mais sobre o que é preciso para ser um campeão?

Puderam conhecer histórias de vida de pessoas que são campeãs?

Vocês aprenderam a vencer e a perder, assim como a cooperar, a trabalhar em equipe e a resolver conflitos pelo diálogo?

Puderam planejar e experimentar atividades que coloquem à prova as características de um campeão?

65

Boxe complementar:

Para continuar a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

  • CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. Disponível em: http://fdnc.io/gvf. Acesso em: 20 jan. 2021.

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem como objetivo incentivar e organizar a prática de futebol no Brasil. O site da CBF traz manuais, regulamentos, notícias, vídeos, tabelas de campeonatos, entre outras informações sobre o esporte no país.

  • COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL (COB). Disponível em: http://fdnc.io/4Nf. Acesso em: 20 jan. 2021.

    O site do Comitê Olímpico do Brasil (COB) traz modalidades de esporte, comissão de atletas, regulamentos, resultados, notícias, guias esportivos, entre outras informações relevantes sobre a participação do Brasil nos jogos olímpicos mundiais.

  • FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Esportes para o desenvolvimento. Disponível em: http://fdnc.io/gvg. Acesso em: 20 jan. 2021.

    O programa “Esportes para o desenvolvimento” tem como proposta pensar o esporte como uma atividade divertida e interativa e não somente como competição e alto rendimento.

    Contribui, assim, para melhorar a autoestima, o equilíbrio físico e psíquico, a capacidade de interação social, a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade.

  • SUPERINTERESSANTE. Tudo sobre jogos olímpicos. Disponível em: http://fdnc.io/gvh. Acesso em: fev. 2021.

    O site apresenta matérias com várias curiosidades sobre os jogos olímpicos, como a sua origem na Antiguidade, o primeiro brasileiro a ganhar a medalha de ouro em uma Olimpíada, como surgiu esse evento, entre outras.

Fim do complemento.