MP42

Projeto 2. O que será que vai acontecer se a água potável acabar?

Imagem: Fotografia em Página dupla. À esquerda, margem de terra com lixo. No centro, um córrego com muito lixo dentro e nas margens. À direita, paredes de casas com telhado.   Fim da imagem.

LEGENDA: Córrego poluído por lixo e pelo esgoto das casas, em São Paulo (SP), 2015. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Projeto 2 — O que será que vai acontecer se a água potável acabar?

Introdução

O projeto integrador é uma das formas de desenvolver competências e habilidades específicas nos estudantes e, ao mesmo tempo, garantir que a curiosidade e a ludicidade infantis sejam incentivadas. Por esse motivo, é composto por atividades significativas e conectadas à realidade, tornando o mundo um laboratório aberto para pesquisa e resolução de problemas. Alguns desses problemas parecem distantes ou impossíveis de serem resolvidos. Entretanto, uma das formas de driblar a realidade e prospectar mudanças em longo prazo é propor que eles imaginem como o futuro pode ser.

Neste projeto, a pergunta O que será que vai acontecer se a água potável acabar? convida os estudantes ao jogo de “E se...?”, que permite que eles entrem em contato com uma crise futura e complexa a partir de uma situação-problema apresentada pela pergunta investigativa disparadora. Eles são convidados, portanto, a pensar em soluções e maneiras de como mudar o futuro.

O objetivo é que eles possam pesquisar, refletir e participar, de forma lúdica, compreendendo-se de forma mais concreta enquanto agentes potentes e ativos das transformações sociais e ambientais.

Durante as etapas do projeto, os estudantes vão aprender os cuidados necessários de utilização dos recursos naturais, como a água potável; compreender assuntos e temas tratados em textos de diferentes gêneros, tanto do campo da divulgação científica como jornalística-midiática e elaborar textos que podem ser instrucionais e/ou explicativos.

Abertura

Compartilhe com os estudantes a proposta do projeto. Leia com eles a pergunta investigativa. Compartilhe tudo o que será feito e convide-os a fazer novos questionamentos a partir da pergunta investigativa, incentivando a curiosidade e convidando-os a se sentirem parte da situação-problema. Para iniciar essa conversa, reúna-os em uma roda de conversa coletiva e comece perguntando-lhes a respeito do que entendem por “água potável”. Faça perguntas como:

  • O que é água potável?
  • Como ela é?
  • Onde podemos encontrá-la?
  • Em quais situações consumimos água potável?

MP43

Imagem: Ícone dos três braços estendidos. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Como é o lugar da fotografia?
PROFESSOR Resposta: Poluído e insalubre.
  1. O que pode ter acontecido com esse local?
PROFESSOR Resposta: Falta de coleta de lixo e há poluição das águas.
  1. Você consegue se imaginar em um mundo sem água?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Em seguida, questione-os sobre a pergunta investigativa e norteadora do projeto. Amplie a discussão com outras perguntas, como:

  • O que aconteceria se a água potável acabasse?
  • Como a escassez de água potável afetaria a vida das pessoas?
  • O que você faria para sobreviver a esta crise? Como ajudaria os outros?
  • Como garantir a sobrevivência das gerações futuras diante da escassez da água doce?

    Essas perguntas são tão desafiadoras quanto a pergunta do projeto e têm como objetivo engajar os estudantes, apresentando um grande desafio e prendendo-os a uma questão real. Explique aos estudantes que, para solucionar este grande problema, eles devem atuar de forma colaborativa e pensar em longo prazo, imaginando e buscando um futuro coletivo. Para valorizar a troca, anote algumas das hipóteses a serem discutidas ao longo do projeto.

    Orientações

  1. Os estudantes devem perceber a poluição do lugar ao observar a fotografia.
  1. Espera-se que os estudantes percebam que o rio está poluído com detritos, lixo orgânico e possivelmente com o esgoto das casas construídas às suas margens.
  1. Pode-se dizer que o local sofre com a poluição devido à imagem do que parecem ser sacolas e restos de embalagens e possivelmente lixo orgânico na água.

    Peça aos estudantes que observem individualmente a imagem por um tempo. Depois, convide-os a compartilhar suas impressões e percepções a respeito dela. Faça a leitura da imagem coletivamente. Chame a atenção deles para os elementos que compõem a fotografia. Verifique se eles conseguem identificar os elementos naturais da paisagem, como terra, água etc., e os elementos não naturais, como pedaços de telhas, plásticos etc. Discuta com eles a presença desses elementos não naturais na paisagem, certificando-se de que eles os reconhecem como lixo ou poluição. Depois, explore com eles as dificuldades vividas pelas pessoas que tentam transitar pelo local. Pergunte:

    • De onde vem essa água?
    • E os objetos que estão nela?
    • É recomendado beber a água dessa garrafa? Por quê? Além de dificultar o trânsito das pessoas, que outros problemas podem ser associados à água que invade a rua?

      Deixe que levantem hipóteses livremente. Por fim, comente que a água pode estar contaminada e pode ser responsável por transmitir doenças. A partir dessa análise, é importante informar os estudantes que muitas pessoas correm riscos por precisarem viver em locais insalubres ou por não terem acesso à água potável.

MP44

Oi, amigo(a)!

Meu nome é Yanama Kuikuro.

Eu moro no Parque Indígena do Xingu, que fica no estado de Mato Grosso.

Você já ouviu falar dele? Vivemos perto do rio Xingu.

Para nosso povo, a água é muito importante, pois muito do que comemos vem da pesca.

Eu adoro brincar na água também! Com a chegada de outras pessoas em nossas terras, a água está ficando suja, cheia de lixo. Isso me faz pensar:

O que será que vai acontecer se a água potável acabar?

Quero resolver este problema, mas precisa ser uma construção coletiva.

Por isso, convido vocês para esta missão!

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena, com o rosto e corpo pintados, usando uma saia. Ele está em pé com a mão esquerda estendida para o lado e mão direita na cintura. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita.  Fim da imagem.

Objetivos da missão

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da missão

Tendo em vista a atual situação socioambiental, o projeto integrador incentiva a busca por soluções, prospectando mudanças em longo prazo, além de garantir uma formação de base que deve contribuir com o desenvolvimento de uma real percepção do indivíduo em sua capacidade de transformar o ambiente.

O objetivo é levar os estudantes ao entendimento de que devem atuar de forma responsável e ativa, pois há condições indispensáveis para a sobrevivência humana que não estão garantidas às futuras gerações e a todas as formas de vida do planeta, com destaque especial aos mananciais de água doce. A utilização racional dos recursos naturais, a preservação, a conservação ou a recuperação do meio ambiente são, portanto, um direito e um dever.

O projeto O que será que vai acontecer se a água potável acabar? busca formar novos hábitos, questionar valores e inserir os estudantes em um processo autônomo de busca por soluções a partir de questões do cotidiano, para que a investigação seja mais concreta. O objetivo é torná-los corresponsáveis, mas também agentes de mudanças socioambientais.

MP45

Justificativa

O planeta Terra é apelidado por alguns de “planeta Água”. Você sabia que cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta de água?

Mas somente 2,5% dessa água é o que chamamos de água doce, presente nos rios, lagos e lençóis subterrâneos. Dessa quantidade de água doce, apenas 0,003% é potável, isto é, adequada para o consumo humano.

Consumimos água diariamente, para beber, cozinhar, tomar banho etc. Algumas vezes, inclusive, a desperdiçamos durante essas atividades.

Além disso, quando as águas utilizadas em banho, limpeza de roupas e louça e as descargas do vaso sanitário são jogadas diretamente nos rios, acabamos poluindo-os.

Para evitar que a água potável termine, precisamos mudar nossos hábitos e criar soluções que ajudem a recuperar e a preservar a água do planeta.

Isso permitirá o trabalho com dois temas contemporâneos importantes: Educação para o Consumo e Ciência e Tecnologia.

Materiais necessários

Para ajudar Yanama em sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mochila azul, ao lado um caixa, uma garrafa, um copo, dois rolos de papel, o caderno verde com o texto na capa: DIÁRIO DE BORDO. Ao lado, um livro com papéis, uma calculadora, um livro de ciência e contas de águas. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Justificativa

Diante da crise hídrica e outras complexas questões ambientais, é necessário que a escola apresente propostas pedagógicas que contemplem a Educação Ambiental, que deve ser reconhecida como prática integrada aos conteúdos de diferentes componentes curriculares.

Materiais necessários

Oriente os estudantes a selecionar os materiais que eles vão precisar para cumprir essa missão! Cada um deve escolher o que quer levar para esta aventura.

Um item importante é o diário de bordo. Explique aos estudantes que este item é fundamental para a missão, pois é nele que devem fazer anotações, inserir informações que julgam importantes e realizar análises das atividades e das etapas do projeto. Ter um diário de bordo contribui para identificar as aprendizagens de conteúdos e procedimentos de organização de textos, desenhos, relatórios e outros materiais produzidos. Deste modo, é possível acompanhar os percursos individuais e coletivos.

Crie seu próprio diário de bordo para documentar as aprendizagens dos estudantes e avaliar suas participações nas diferentes etapas do projeto. Este é um importante instrumento de registro qualitativo, que garante o acompanhamento e a avaliação das aprendizagens dos estudantes ao longo do projeto, compartilhando as anotações e reflexões com a equipe pedagógica.

A água tem sido um assunto muito discutido dentro e fora da escola por causa dos problemas de poluição, de acesso e, também, de escassez. Muitas comunidades demonstram ter cuidados essenciais com esse recurso natural, enquanto outra parte da sociedade parece consumi-la sem pensar no futuro. Por esse motivo, os conhecimentos dos estudantes a respeito da água potável e dos impactos de sua escassez devem ser aprofundados com base em uma proposta investigativa que contenha atividades significativas e cotidianas que promovam reflexão, construção de novos conhecimentos, desenvolvimento de atitudes e valores, cuidado com a comunidade e conscientização socioambiental.

MP46

Cronograma da missão

Anote no diário de bordo quando as etapas da missão serão realizadas.

Etapa 1 – Ponto de partida

_____ /_____/_____

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

_____ /_____/_____

Etapa 3 – Experimentando

_____ /_____/_____

Etapa 4 – Hora de produzir!

_____ /_____/_____

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

_____ /_____/_____

Etapa 6 – O que aprendemos?

_____ /_____/_____

Competências gerais, competências específicas e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competências gerais: 2, 7, 10.

Competências específicas de Linguagens: 2, 4.

Competências específicas de Ciências Humanas: 3, 6.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF04LP19), (EF35LP17), (EF04LP21)

Habilidade de Arte: (EF15AR05)

Habilidades de Geografia: (EF03GE09), (EF03GE10), (EF05GE10)

Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote em seu caderno os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.

MANUAL DO PROFESSOR

Cronograma da missão

Convide os estudantes para conhecer a proposta do projeto, tornando-o um percurso seguro. Antes de apresentar as etapas para os estudantes, leia todas as atividades propostas, identificando em quais será necessário ajudá-los e em quais eles poderão ter maior autonomia. Depois de se apropriar de cada uma das etapas, compartilhe, de modo geral, a proposta de cada uma delas.

É importante definir com os estudantes o tempo destinado a cada etapa, para que eles possam atuar como participantes ativos do projeto.

Ao final, avalie a organização do tempo em relação às etapas, identificando se deveria ter sido atribuído um tempo maior ou menor para alguma delas.

Competências gerais, competências específicas e habilidades

Este projeto permitirá aos estudantes mobilizar as competências, habilidades e componentes essenciais da PNA listados a seguir. A descrição encontra-se na página 90 do Livro do Estudante.

Boxe complementar:

Competências gerais

2, 7, 10

Competências específicas de Linguagens

2, 4

Competências específicas de Ciências Humanas

3, 6

Habilidades de Língua Portuguesa

(EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF04LP19), (EF04LP21).

Habilidade de Arte

(EF15AR05).

Habilidades de Geografia

(EF03GE09), (EF03GE10), (EF05GE10).

Fim do complemento.

Política Nacional de Alfabetização (PNA)

Fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

MP47

Etapa 1- Ponto de partida

Oi, amigo(a)!

Qual é a importância que você dá para a água?

Nós, Kuikuro, valorizamos muito a água em nossas vidas, pois precisamos dela para um monte de coisas, como pegar os peixes que comemos lá no rio.

Mas você sabia que nem toda água é boa para ser consumida?

A água que podemos consumir é a que chamamos potável, mas com tanta poluição ela pode acabar.

Por isso eu pedi a sua ajuda para salvar o planeta.

Quero que me ajude a pensar:

O que será que vai acontecer se a água potável acabar?

Para começar, quero dividir com vocês o que aprendi na escola sobre a água.

Vem comigo?

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena, com o rosto e corpo pintados, usando uma saia. Ele está em pé com as mãos sobre o peito. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

A água é um dos recursos naturais mais preciosos do planeta, porque todos os seres vivos precisam dela para sobreviver.

Ela pode ser classificada em dois principais tipos: salgada e doce.

A água salgada é assim chamada porque contém uma alta concentração de sal (que também é chamado pelos cientistas de cloreto de sódio).

No planeta, 97,5% da água é salgada. Ela pode ser encontrada nos mares e nos oceanos. Os oceanos são mais extensos e profundos do que os mares. Todo o litoral do Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico.

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 1 – Ponto de partida

Para iniciar a primeira etapa do projeto, convide os estudantes para uma roda de conversa. Ressalte que, antes de começar a leitura dos textos, este é o momento para troca de conhecimentos sobre o tema.

Explore os conhecimentos que eles têm sobre água salgada e água doce. As respostas a esses questionamentos iniciais permitem uma avaliação a respeito dos conhecimentos prévios dos estudantes e ajudam a direcionar as atividades. Peça a eles que indiquem onde podemos encontrá-las, como mar, rio etc. Monte uma tabela na lousa dividida em “onde podemos encontrar água salgada” e “onde podemos encontrar água doce”. Verifique se eles acham que podemos beber uma ou outra e em quais condições.

Em seguida, oriente a leitura do livro didático. Leia em voz alta para os estudantes o trecho introdutório e explicativo sobre a água, pedindo que eles acompanhem a leitura. Trabalhe com eles a escolha da palavra “doce” para designar a água que não é salgada. Espera-se que percebam que ela provavelmente foi escolhida por ser oposta ao adjetivo “salgado”. Ao final, retome o trecho lido para resgatar as informações que eles apresentaram, validando ou rediscutindo os conhecimentos previamente apresentados.

MP48

PROFESSOR Atenção professor: Trabalhe com os estudantes a escolha da palavra “doce” para designar a água que não é salgada. Espera-se que eles percebam que ela provavelmente foi escolhida por ser oposta ao adjetivo “salgado”. Fim da observação.

Já a água doce apresenta pouca quantidade de sal. Atenção: ela não contém açúcar, apesar do seu nome. Por que você acha que ela foi chamada assim?

Apenas 2,5% da água do planeta é doce. Ela é a única que pode ser consumida pelo ser humano para beber, cozinhar, tomar banho, além de produzir bens de consumo e gerar energia.

A água doce está presente em rios, lagos e lagoas, assim como em reservatórios naturais de água subterrânea, chamados de lençóis freáticos.

Também pode ser encontrada no vapor da água da chuva que fica na atmosfera.

O Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta. Conheça as regiões hidrográficas do país no mapa a seguir.

Imagem: Mapa. Regiões hidrográficas.  Legenda: Regiões Hidrográficas:  Amazônica: representado pela cor verde, compreendendo toda a parte norte do Brasil.  Tocantins/Araguaia: Representado pela cor azul clara, compreendendo os estados de Tocantins, Goiás, Distrito Federal, parte do Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atlântico Nordeste Ocidental: Representado pela cor salmão, compreendendo os estados de Maranhão e parte de Minas Gerais, Bahia e Sergipe.  Parnaíba: Representado pela cor laranja clara, compreendendo o Estado do Piauí. Atlântico Nordeste Oriental: Representado pela cor laranja escuro, compreendendo os estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.  São Francisco: Representado pela cor amarela, compreendendo o oeste dos estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco.  Atlântico Leste: Representado pela cor salmão, compreendendo parte dos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe.  Atlântico Sudeste: Representado pela cor lilás, compreendendo os estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro e litoral de São Paulo. Atlântico Sul: Representado pela cor azul clara, compreendendo os estados do Leste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Paraguai: Representado pela cor vermelha, compreendendo o oeste de Mato Grosso do Sul e Sul do Mato Grosso. Paraná: Representado pela cor roxa, compreendendo leste do Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás. São Paulo e Paraná. Uruguai: Representado pela cor roxa escura, compreendendo o oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  No canto inferior à direita, apresentação da rosa dos ventos e escala de 0 a 450 km.  Fim da imagem.

FONTE: Divisão Hidrográfica Nacional. Resolução 32 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos de 15 de outubro de 2003.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio sinuoso com vegetação ao redor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Amazonas, no estado do Amazonas, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um barco pequeno em uma lagoa. Atrás, areia e silhuetas de dois prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Lagoa dos Patos, em Rio Grande (RS), 2013. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Além de identificar a região hidrográfica e seu principal rio, os estudantes devem também mapear rios que passam pela cidade onde moram. Para isso, traga para a sala de aula mapas locais e fotos desses rios, para que eles identifiquem o grau de limpeza em que se encontram. Caso estejam sujos (situação provável), discuta as causas da poluição, como falta de saneamento básico da população, por exemplo. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Identifique no mapa o estado onde você mora.

_____

  1. Em qual região hidrográfica ele está localizado?

    _____

  1. Que rios você conhece perto de onde mora? Eles são limpos ou sujos?

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

Explore com os estudantes o mapa. Verifique seus conhecimentos sobre a localização dos estados brasileiros. Caso não os conheçam, introduza a proposta de trabalhar a localização geográfica dos estados no mapa, relacionando as diferentes características naturais do mapa físico: hidrografia, relevo, clima e vegetação. Apresente um mapa com cada uma das características e, em seguida, foque na relação entre o mapa físico com a separação por regiões e o mapa hidrográfico. Ajude-os na leitura de modo que possam verificar em qual região hidrográfica o estado onde vivem está localizado.

Chame a atenção, no mapa, para os rios do local onde eles vivem. Se houver algum rio próximo da escola, é interessante planejar uma saída pedagógica para identificação e análise das suas condições. Organize-a junto à equipe pedagógica e à gestão escolar. A experiência de realizar um estudo de meio faz parte do trabalho com o projeto. Para que os estudantes possam responder se os rios estão limpos ou sujos, eles precisam de evidências. Caso não seja possível realizar um estudo de meio, peça a eles que busquem evidências em fotos, relatos e notícias. Eles devem trazê-las para a sala de aula, compartilhar com a turma e, ao final, chegar a uma conclusão baseada em fatos.

MP49

  1. água potável é a água doce, própria para o consumo humano. Para isso, ela deve ser incolor (sem cor), inodora (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal).

Saiba mais sobre a água no planeta, ao ler o texto de divulgação científica a seguir.

Água é vida!

A ciência ainda não conhece seres que consigam se desenvolver e sobreviver sem água. O homem, na sua busca incansável de vida fora da Terra, procura por água em estado líquido nos outros astros como um primeiro sinal de que pode haver seres vivos ali. [...]

Mas a procura de água não se limita ao Universo: aqui na Terra sabe-se, por exemplo, que cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta pelas águas. Desse total, 97,5% é água salgada e somente 2,5% é água doce. Vamos fazer uma comparação: imaginem que você está numa festa com mil copos de refrigerante, sendo que desses copos só podem ser servidos 25 – este seria o equivalente à água doce do planeta. Para complicar ainda mais a situação, 70% dessa água doce está sob a forma de gelo e os 30% restantes no estado líquido. Ou seja: dos 25 copos de refrigerantes, sobram apenas 7 copos e meio para serem servidos – o restante está congelado!

Agora, atenção quanto à água potável, indicada para o consumo humano: ela corresponde a somente 0,003% de toda a água da Terra! Comparando novamente: é como se, daqueles 7 copos e meio de refrigerante que temos, só pudéssemos pegar um copo e dar somente um gole! Portanto, temos de tomar conta da água desde já, sem esbanjar e economizando para podermos continuar neste planeta, contribuindo para um futuro melhor. [...]

FONTE: CHC. Água é vida. Ciência hoje das crianças, 10 jun. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/3tk. Acesso em: 18 jan. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

De acordo com o texto Água é vida!, responda às questões a seguir no diário de bordo e, depois, compartilhe com os colegas.

PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Qual é o objetivo do texto?
PROFESSOR Resposta: Divulgar dados científicos sobre a escassez de água potável no mundo e alertar sobre a importância de preservá-la.
  1. Para quem foi escrito? Por quê?
PROFESSOR Resposta: Para qualquer pessoa interessada em Ciência que deseja saber mais sobre a água do planeta, inclusive as crianças que leem o jornal.
  1. Por que o ser humano busca água como prova de vida em outros planetas?
PROFESSOR Resposta: Porque em nosso planeta todos os seres vivos precisam da água para se desenvolver e sobreviver.
  1. Qual é a quantidade de água potável disponível para os seres humanos?
PROFESSOR Resposta: 0,003%.
MANUAL DO PROFESSOR

Água é vida!

Antes de orientar os estudantes sobre os procedimentos da leitura do texto “Água é vida!”, verifique quais são as expectativas deles em relação a esse texto. Pergunte se eles acham que água é vida. Em seguida, proponha que sejam realizadas duas leituras: uma do texto completo, a ser realizada por eles individualmente e em silêncio, e outra em voz alta, de forma compartilhada.

Para a segunda leitura, oriente que cada parágrafo seja lido por um estudante e em voz alta. É importante chamar todos os tipos de leitores, do mais iniciante ao mais fluente, dando a cada um tempo para a realização da leitura para, assim, não gerar ansiedade e respeitar os ritmos de leitura. Convide os demais a prestar atenção e colaborar com o colega.

Após a leitura de cada parágrafo, identifique com eles as informações mais importantes do trecho, pedindo a eles que destaquem com um lápis ou marcador de texto colorido. Ao final da leitura, retome as expectativas dos estudantes sobre o texto, pedindo que eles mesmos façam a verificação.

Chame a atenção dos estudantes para o fato de um texto de divulgação científica ser uma fonte confiável de informações importantes. Com a ajuda deles, resuma na lousa os dados a respeito dos elementos que constituem o artigo de divulgação científica, como, por exemplo, seu conteúdo, como as informações são apresentadas, a presença de fontes e referências e o uso de linguagem objetiva e formal.

Ressalte que o artigo de divulgação científica é um texto expositivo-argumentativo, ou seja, ele apresenta dados de pesquisa que são fundamentados teoricamente e/ou que acompanham informações das investigações sobre o tema. Mesmo que os estudantes sejam leitores fluentes, é importante orientá-los na localização dessas características.

Orientações

  1. Comente com os estudantes que o texto pode ser considerado de divulgação científica.
  1. Os estudantes podem chegar a duas respostas diferentes. Uma possibilidade é que o texto foi escrito para qualquer pessoa interessada em Ciência e que queira saber mais informações sobre a água do planeta. A segunda possibilidade, que pode ser guiada por você, é observar o título do jornal em que foi publicado: Ciência Hoje das Crianças, em 2010. A partir disso, podem inferir que o texto foi escrito para crianças interessadas em Ciência.
  1. O texto afirma, conforme evidências científicas, que o aparecimento de vida na Terra ocorreu por meio da formação dos lagos e oceanos. Como a água em estado líquido é recurso primeiro para a existência da vida na Terra, os seres humanos, por meio dos cientistas, buscam esse mesmo recurso em outros planetas, pois partem do princípio de que seres dos outros planetas também precisariam de água para viver.
  1. Apenas 0,003% da água da Terra é potável e, portanto, indicada para o consumo humano.

MP50

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho.  Fim da imagem.
  1. Desenhem 25 copos de refrigerante em seu diário de bordo, que correspondem ao total de água doce do planeta. Em seguida:
    1. Pintem de uma cor quantos copos correspondem à água doce em estado sólido (em forma de gelo).
PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes devem pintar 18 copos. Fim da observação.
  1. Pintem de outra cor quantos copos correspondem à água doce em estado líquido.
PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes devem pintar 7 copos. Os estudantes devem indicar uma porção pequena em 1 dos 7 copos de água doce em estado líquido. Fim da observação.
  1. Nos copos de água doce em estado líquido, indiquem o quanto corresponde à água potável que podemos consumir.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Observem novamente o desenho que vocês fizeram na questão 5. A água potável parece ser um recurso que podemos usar à vontade? Por quê?
PROFESSOR Resposta: Não.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de aproximadamente 3 000 litros de água por mês, o que corresponde a 110 litros de água por dia.

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações no Manual do Professor. Fim da observação.

Quantos litros de água você consome por mês? Vamos calcular?

PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Copiem a tabela a seguir que indica os dias de uma semana no diário de bordo. Registrem quantos copos de água vocês tomam por dia e quantos minutos gastam no banho.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Dom.

Seg.

Ter.

Qua.

Qui.

Sex.

Sáb.

Copos de água

Minutos de banho

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

  1. Quantos litros de água vocês bebem por semana? Para calcular, considerem:
    • 1 litro (L) = 1000 mililitros (mL)
    • 1 copo de água tem aproximadamente 250 mL.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quantos litros de água vocês gastam no banho por semana? Para calcular, considerem os seguintes dados:
    • Um chuveiro elétrico comum consome 3 litros de água por minuto.
PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Ver orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Se um mês tem 4 semanas:
    1. Quantos litros de água vocês bebem por mês?
    1. Quantos litros de água vocês gastam no banho por mês?
    1. Qual é o total de água consumida por mês para beber e tomar banho? Esse total é maior ou menor que o recomendado pela ONU (3000 litros por mês)?
PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Ver orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Agora, imaginando um cenário no futuro em que a água potável acabe, reúnam-se em grupo para pensar em uma solução para esse problema. Registrem no diário de bordo.
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
  1. a) O texto afirma que 7 copos correspondem à água no estado líquido; o restante é água em forma de gelo: 25 − 7=18.
    1. Como o texto afirma, 7 copos correspondem à água no estado líquido.
    1. De acordo com o texto, a água potável corresponde a somente um gole de um dos 7 copos de água no estado líquido.
  1. Como a água potável representa apenas 0,003% da água do planeta, espera-se que os estudantes percebam que a água potável é um recurso com pouca disponibilidade no planeta, portanto, deve ser usado de modo consciente.
  1. Exemplo de cálculo:

    Domingo: 5 copos

    Segunda-feira: 6 copos

    Terça-feira: 5 copos

    Quarta-feira: 4 copos

    Quinta-feira: 7 copos

    Sexta-feira: 6 copos

    Sábado: 4 copos

    Copos consumidos durante a semana:

    5 + 6 + 5 + 4 + 7 + 6 + 4 = 37

    Considerando que cada copo tem 250 mL, é preciso multiplicar 250 por 37: 250 X 37 = 9250 mL.

    Fazendo a conversão de mililitro para litro:

    250 mL = 9,25L

  1. Exemplo de cálculo:

    Domingo: 10 minutos

    Segunda-feira: 7 minutos

    Terça-feira: 15 minutos

    Quarta-feira: 8 minutos

    Quinta-feira: 10 minutos

    Sexta-feira: 12 minutos

    Sábado: 9 minutos

    Minutos de banho na semana:

    10 + 7 + 15 + 8 + 10 + 12 + 9 = 71

    Considerando que cada minuto gasta 3 L de água, é preciso multiplicar 71 por 3: 71 X 3 = 213 L.

  1. a) É preciso multiplicar a resposta da atividade 2 por 4. Por exemplo: 9,25 X 4 = 37 L.
    1. É preciso multiplicar a resposta da atividade 3 por 4. Por exemplo: 213 X 4 = 852 L.
    1. É preciso somar os itens a e b. Por exemplo: 37 + 852 = 889 L.
  1. No exemplo dado, 889 é menor que 3 000, isto é, o valor está dentro do recomendado pela ONU, mas alerte os estudantes que ainda existem muitas outras atividades de que eles participam na família que não foram listadas. Portanto, o número real deve ser maior. Alerte-os sobre a necessidade do consumo consciente. O único hábito que não deve ser alterado é o de beber água, já que ela é necessária para o bom funcionamento do organismo.

MP51

Etapa 2 Vamos pesquisar?

Oi, amigo(a)!

Vejo que você trouxe mais amigos para nos ajudar, que legal!

Eu estou muito animado para pensar em soluções para salvar a água potável do planeta. Não vejo a hora de tomar um banho de rio sossegado, sabendo que estamos ajudando para que ele fique para sempre ali, do jeito que eu mais gosto.

Vamos investigar mais o que pode acontecer se a água potável acabar?

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena, com o rosto e corpo pintados, usando uma saia. Ele está em pé nas pontas dos pés, com os braços erguidos para cima, punhos fechados próximo ao rosto, olhando para cima e sorrindo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

1. Discutam em grupo os itens a seguir e marquem no diário de bordo quais dessas atividades vocês acham que podem ser afetadas pelo fim da água potável.

Imagem: Fotografia. Uma manada de boi caminhando na terra. Fim da imagem.

LEGENDA: (1) Criação de animais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destacando irrigadores molhando uma plantação.   Fim da imagem.

LEGENDA: (2) Irrigação de plantações. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um copo cheio de água, com água caindo dentro do copo, formando bolhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: (3) Hidratação do corpo. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

Para a realização dessa etapa, oriente os estudantes a se organizarem em grupos. Ressalte que, a partir de agora, eles vão trabalhar, pesquisar e trocar de papéis no grupo, e que você fará intervenções e orientações ao longo das atividades, quando necessário. Relembre-os de que todos devem participar do processo de investigação. Acompanhe os grupos para observar suas atuações individuais e, também, suas participações no grupo. Se necessário, faça orientações que busquem o desenvolvimento de autonomia e de regulações entre eles.

Para as atividades 1 e 2, oriente os grupos a, em um primeiro momento, fazer as indicações a partir de uma discussão inicial a ser realizada a partir dos conhecimentos prévios dos integrantes, e, depois, a buscar informações em textos informativos de caráter científico, verificando se as atividades precisam ou não de água potável. Desta forma, eles conseguem validar os conhecimentos. Organize o momento de pesquisa de modo que os grupos tenham acesso a diferentes fontes, tais como textos escritos impressos e digitais, audiovisuais, jornais, revistas, sites, enciclopédias, entre outras.

Peça para que os grupos organizem uma relação entre a atividade indicada e a quantidade de água que é necessária para a sua realização. Dessa forma, além de eles verificarem a necessidade do uso de água potável, eles podem comparar sua quantidade. Oriente-os a retomar a discussão da etapa inicial sobre as situações em que eles consomem água. Peça a eles que conversem sobre a relevância da água para o consumo humano de forma geral, como sua importância para o funcionamento e a manutenção do organismo, para a limpeza do corpo, o cozimento de alimentos etc. Destaque também sua importância para o trabalho e para a manutenção da vida não humana, como dos animais e das plantas. A atividade permite que os estudantes reconheçam características comuns e encontrem padrões, habilidades importantes para o desenvolvimento do pensamento computacional.

Para ampliar

Explique aos grupos que em algumas atividades nas quais é necessário usar água, a água potável pode ser substituída por água da chuva, por exemplo, por meio de um sistema de coleta chamado “cisterna”. Esta água não pode ser consumida diretamente pelo ser humano, mas pode ser utilizada em atividades, como na limpeza da casa, na irrigação de jardins e em descargas do vaso sanitário. Oriente um experimento cotidiano. Peça a eles que tentem utilizar a menor quantidade de água potável possível em um dia, imaginando um cenário futuro em que ela esteja para acabar.

Oriente-os a registrar suas experiências individuais no diário de bordo, para discuti-las em grupo, depois.

MP52

Imagem: Fotografia. Destacando uma mão embaixo de um chuveiro aberto.  Fim da imagem.

LEGENDA: (4) Higiene pessoal. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem de costas nas margens de um rio, segurando uma vara de pescar.  Fim da imagem.

LEGENDA: (5) Pesca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destacando uma mão segurando uma jarra sobre uma panela. Fim da imagem.

LEGENDA: (6) Preparo de alimentos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destacando uma mão segurando uma roupa com água e sabão.  Fim da imagem.

LEGENDA: (7) Lavagem de roupas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelos presos, usando blusa, azul, calça jeans e luvas. Ela está em pé segurando um esfregão. Ao lado, um balde com material de limpeza. Atrás, há um sofá.  Fim da imagem.

LEGENDA: (8) Limpeza de casa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma mesa com hambúrguer, batata frita, pizza, refrigerante e cupcake.  Fim da imagem.

LEGENDA: (9) Produção de bebidas e alimentos industrializados. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Respostas pessoais.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Reconheça características comuns e encontre padrões.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Ainda em grupo, pesquisem em livros, revistas, jornais ou na internet as questões a seguir.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Respostas de acordo com a pesquisa feita pelo grupo. Fim da observação.
  1. Quais são as principais atividades do ser humano que utilizam água potável? Revejam as respostas da atividade anterior.
  1. De que maneira é possível obter a água potável?
  1. O acesso a água é igual para a população brasileira e para a população mundial?
  1. Por quais motivos a água potável pode acabar?
  1. Quais podem ser as consequências com o fim da água potável no planeta? Anotem as informações que encontraram no diário de bordo. Depois, discutam com o grupo sobre o que encontraram, para responder cada questão.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

  1. a) As principais atividades do ser humano que utilizam a água potável envolvem consumo direto, produção e preparo de alimentos, higiene pessoal e da casa, assim como agricultura (irrigação das plantações) e pecuária (consumo de água pelos animais). A partir disso, os estudantes devem rever suas respostas anteriores.
    1. Em geral, a água potável é obtida por meio de poços que perfuram o solo e retiram água subterrânea, ou por meio de sistemas de abastecimento de água, em que empresas coletam e tratam a água antes de enviá-la à população, caso esteja contaminada de alguma forma.
    1. Espera-se que os estudantes percebam que o acesso à água potável não é igual para todos no Brasil e no mundo. Como as reservas naturais estão cada vez mais escassas, devido ao avanço das cidades e da poluição, a população fica dependente dos sistemas de abastecimento, que cobram pela coleta e pelo tratamento das águas. Muitas pessoas não têm condição de pagar pelo serviço e acabam fazendo ligações clandestinas, que nem sempre garantem a qualidade da água consumida. Além disso, há regiões em que não são disponibilizados esses sistemas de abastecimento, e as pessoas são obrigadas a percorrer longas distâncias em busca de um pouco de água potável.
    1. O principal motivo que ameaça a água potável do planeta é a poluição. O avanço desordenado das cidades e a desigualdade no acesso à água faz com que muita água suja utilizada pelo ser humano (esgoto, por exemplo) seja devolvida aos rios sem tratamento. Esse tipo de prática promove a morte de rios ou a sua difícil recuperação. Portanto, a água potável pode acabar pela falta de fontes de água limpa.
    1. Com o fim da água potável, não haveria condições para a existência da vida humana na Terra. Diante desse cenário, o ser humano seria obrigado a buscar alternativas de tratar as águas contaminadas ou obtê-la por meio da dessalinização da água salgada (um recurso caro e difícil de ser conseguido). Isso aumentaria ainda mais a desigualdade do planeta no acesso à água, de modo que muitas pessoas sofreriam pela sua escassez.

      Para ampliar

      Para contribuir com a busca de informações, é importante oferecer aos estudantes fontes confiáveis e materiais que os oriente em seus processos de estudo e pesquisa. Veja sugestões na página MP61.

MP53

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe.  Fim da imagem.

Que tal convidar as crianças de outras turmas para pensar com vocês:

  • O que será que vai acontecer se a água potável acabar?
  1. Para isso, criem um jogo que proporcione a experiência de viver um dia de escassez de água potável. Veja as dicas:
  1. Estabeleçam as regras do jogo. Por exemplo:
    • Tome banhos curtos.
    • Desligue o chuveiro ao se ensaboar e lavar os cabelos.
    • Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes.
    • Confira se as torneiras estão bem fechadas antes de deixar o ambiente.
    • Não jogue lixo no vaso sanitário.
    • Brinque em bacias de água ou em piscinas, mas não com mangueira aberta.
    • Utilize vassouras para limpar o quintal.
    • Use panos úmidos para limpar sujeiras.
    • Recolha o cocô de bichos de estimação com pá e sacola de lixo, sem usar água.
    • Evite regar plantas em horários de sol forte.
    1. Montem uma tabela de pontuação para cada item cumprido, como: “Desligar o chuveiro ao se ensaboar e lavar os cabelos” ganha 10 pontos.
    1. Organizem o objetivo do jogo, as regras e a tabela de pontuação em um único papel ou arquivo digital. Utilizem cores, imagens e texto de forma criativa para chamar a atenção dos participantes. Vocês podem convidar os colegas da escola para jogar, distribuindo cópias impressas ou compartilhando na internet, com a ajuda do professor.
    1. Convidem os jogadores a enviarem relatos de suas experiências por escrito ou em vídeos curtos de até 3 minutos. Eles devem relatar quantos pontos conseguiram fazer e dizer como se sentiram, se algo mudou em suas vidas, se enfrentaram dificuldades etc. Caso o formato seja em vídeo, os jogadores precisam ter autorização dos pais ou responsáveis.
    1. Ao final do jogo, reúnam-se com os outros grupos e promovam uma roda de conversa sobre o que aconteceu com os jogadores e como eles puderam refletir sobre a possível falta de água potável no planeta.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Hora de escrever

Vivemos em uma era geológica denominada de antropocêntrica por causa do impacto humano sobre o planeta. Assim, a humanidade deveria aceitar seu papel de guardião da Terra! Proponha que os grupos elaborem um jogo de prognóstico, que é massivo e para múltiplos jogadores. Este tipo de jogo combina a inteligência coletiva com a simulação em escala planetária. Nele, os jogadores são desafiados a imaginar e inventar soluções para possíveis crises. Uma delas é “como conseguimos água se ela acabar?”. Além disso, seu desenvolvimento estimula habilidades necessárias para o desenvolvimento do pensamento computacional, uma vez que, para seu sucesso, é preciso criar e seguir um sequenciamento de ações, sem o qual não se viabiliza a atividade.

Oriente os grupos na elaboração e na produção deste jogo. A ideia é que eles proponham a possível crise, que pode ser por meio de uma pergunta, como, por exemplo, “como vamos nos alimentar?”, “como vamos nos transportar?” etc. Em seguida, eles devem estabelecer as regras do jogo e, também, orientar como se deve jogar.

Se o jogo for impresso, oriente os grupos na produção dos materiais e na elaboração dos textos instrucionais. Se for em outras mídias, é preciso pensar nos recursos digitais, passar o texto para um arquivo digital e discutir como esse jogo será compartilhado e de que forma os jogadores vão jogar. Se for uma pergunta a qual os jogadores tenham de responder a partir de uma vivência ou da imaginação de uma situação, é importante que haja um espaço para a inserção dessas respostas, sejam elas textos, vídeos ou imagens. Os grupos devem indicar que quem enviar vídeo deve mandar também uma autorização de uso de imagem. Esta é uma boa oportunidade para elaborar com eles esse tipo de texto e explicar a importância de garantir essa autorização, principalmente quando o jogador for uma criança. A autorização tem de ter a assinatura e o consentimento de um familiar ou responsável.

Para que os jogadores enviem suas histórias, proponha que seja criado um e-mail e um blog da turma. Crie o e-mail, colocando como login o nome do colégio e a turma. Esse acesso deve ser apenas seu. Após, combine que ele será acessado uma vez ao dia para que possam verificar se há respostas dos jogadores. As respostas devem ser postadas no blog da turma, indicando a data em que foi enviada. Dessa forma, é possível compartilhar todas as resoluções encontradas pelos jogadores.

MP54

Etapa 3 Experimentando

Oi, amigos(as)!

Vocês descobriram muita coisa sobre o que pode acontecer se a água potável do planeta acabar.

Não podemos deixar isso acontecer!

A água é um recurso muito precioso, como contam os mais velhos do meu povo. Eu não consigo imaginar um só dia sem ela. Vamos pensar em algumas soluções para ajudar a preservar ou recuperar a água potável?

Eu encontrei a história de um menino, como nós, que pensou em algo bem legal.

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena, com o rosto e corpo pintados, usando uma saia. Ele está em pé com os braços estendidos para baixo e a palma das mãos abertas, com os ombros flexionados e a boca aberta. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.

Leiam em grupo a história de William Kamkwamba que, ainda criança, teve uma ideia para ajudar a irrigar as plantações de onde morava e acabar com a fome.

O menino que descobriu o vento como fonte de energia e venceu a seca

Quantas vezes você já recarregou o seu smartphone hoje? Alguma vez parou para fazer essa conta? Talvez não, se você tiver eletricidade disponível ao alcance de uma tomada (ou de uma bateria externa). Mas o garoto William Kamkwamba e sua família precisavam pensar sobre isso o tempo todo. Produtores rurais no Malawi, na África, eles não tinham acesso nem à eletricidade nem à água encanada. A falta desses recursos deixava sua família à mercê das secas, que comprometiam as plantações, sua fonte de renda. Para completar, o acesso à educação por ali era escasso, só quem podia permanecer na escola era quem podia pagar por ela.

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 3 – Experimentando

Esta etapa inicia-se com duas atividades que apresentam ideias e ações realizadas para que os grupos possam partir de soluções concretas. Desse modo, oriente-os a retomar suas pesquisas investigativas, ampliando-as e idealizando uma solução para o problema para, posteriormente, pensar em sua produção.

Antes de orientar a leitura do texto O menino que descobriu o vento como fonte de energia e venceu a seca, verifique a expectativa dos grupos a respeito dessa leitura. Instigue-os com perguntas: “Como é possível que uma criança resolva um problema como a fome?”. Peça para que eles discutam em seus grupos e, depois, que o representante de cada grupo apresente uma síntese da discussão.

Anote as respostas e, em seguida, oriente a leitura do texto. Os estudantes devem realizar a primeira leitura de forma individual e silenciosa, anotando as informações que julgarem importantes. Depois, cada integrante deve ler um parágrafo. Na sequência, eles devem retomar o que foi apresentado em relação à pergunta investigativa realizada antes da leitura, verificando os pontos da discussão.

O menino que descobriu o vento como fonte de energia e venceu a seca

Explique aos estudantes que o que William fez foi criar uma tecnologia para gerar eletricidade por meio de uma fonte de energia renovável abundante em sua região: a energia eólica. Verifique se eles compreendem o que é esse tipo de energia. Peça aos grupos que pesquisem outros lugares que a utilizam e quais os benefícios que ela traz. Questione-os se essa seria uma alternativa, caso fosse necessário gerar energia no lugar onde vivem. É importante que eles considerem as características físicas da cidade e, também, quais tipos de produção e atividades são realizadas. Peça aos grupos que compartilhem suas pesquisas.

MP55

Em meio a esse cenário, com uma hélice de ventilador de trator, peças de bicicleta, pedaços de cano e outros itens catados no lixo, William Kamkwamba, de apenas 13 anos, transformou uma ideia em prática: construiu um “cata-vento” para salvar a sua comunidade da fome. O start veio depois que o garoto tomou contato com um livro sobre energia eólica, aquela que é gerada a partir do vento. A história, baseada em fatos reais, é retratada no filme “O menino que descobriu o vento” [...], que estreou no serviço de streaming em março de 2019. [...]

Em um relato publicado no HuffPost US , ele contou que o insight veio depois que ele entrou em contato com livros de ciência de uma biblioteca local, pelos quais diz ter se apaixonado, e descobriu como funcionavam os motores e a eletricidade. “Um outro livro dizia que um moinho poderia bombear água e gerar eletricidade. Bombear água significava irrigação. Uma defesa contra a fome. Então eu decidi construir um moinho sozinho”, lembra Kamkwamba no TEDGlobal2009. [...]

Glossário:

Fim do glossário.

FONTE: SCHMIDT, Sarah. O menino que descobriu o vento como fonte de energia e venceu a seca. Energia & Ambiente, 16 maio 2019. Disponível em: http://fdnc.io/gv8. Acesso em: 18 jan. 2021.

  1. Qual era o problema enfrentado por William Kamkwamba e sua família?

    _____

PROFESSOR Resposta: William e sua família sofriam com a seca, o que comprometia as plantações e, consequentemente, levava à fome.
  1. Qual foi a ideia dele para resolvê-lo?

    _____

PROFESSOR Resposta: Ele resolveu construir um “cata-vento” para gerar energia eólica, capaz de bombear a água e então irrigar a plantação.
  1. O que o inspirou?

    _____

PROFESSOR Resposta: O menino teve a ideia após ter contato com livros de ciência de uma biblioteca local.
  1. Que materiais ele utilizou para construir sua ideia?

    _____

PROFESSOR Resposta: Utilizou uma hélice de ventilador de trator, peças de bicicleta, pedaços de cano e outros itens catados no lixo.
MANUAL DO PROFESSOR

Nas atividades 1 a 8, com base no texto lido e analisado, incentive os estudantes a refletirem sobre as suas experiências e a compartilharem ideias e possíveis soluções.

MP56

  1. Vocês conhecem alguma invenção parecida com a de William Kamkwamba? Qual?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes comentem seus repertórios pessoais sobre invenções de pessoas que conheçam ou que tenham lido ou visto em algum meio de comunicação. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Um homem negro, usando uma camisa amarela e um terno azul. Fim da imagem.

LEGENDA: William Kamkwamba, abaixo, sua construção, um moinho de vento. República do Malawi, 2005. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um moinho de vento de madeira. Atrás, casas de madeira e telhado de palha sobre um chão de terra.  Fim da imagem.
  1. Inspirados pela ideia de William Kamkwamba, retomem os dados da pesquisa e da experiência da etapa anterior para fazer as atividades a seguir.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Que problema relacionado à preservação ou recuperação da água potável vocês pretendem resolver? Listem os problemas no diário de bordo e escolham um para criar uma solução.
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes retomem os problemas encontrados na pesquisa da etapa anterior. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Discutam em grupo quais seriam as possíveis soluções para cada um desses problemas. No diário de bordo, organizem essa discussão em um quadro como o modelo a seguir.

Problemas relacionados à água potável

Possíveis soluções do grupo

_____

_____

PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Os estudantes podem pensar em soluções diversas, desde aquelas que busquem o engajamento das pessoas para a preservação e o uso consciente da água potável até as que pretendam prototipar um novo equipamento ou tecnologia para gerar ou recuperar água potável, em situações diversas. A atividade favorece o desenvolvimento da criatividade e da autonomia dos estudantes em pensar em soluções inovadoras. Fim da observação
MANUAL DO PROFESSOR

Nessa fase em que os grupos vão selecionar uma questão e começar a buscar soluções, ajude-os a estabelecer objetivos e direcionarem o trabalho coletivo, por meio do alinhamento de informações antes das atividades e do compartilhamento de informações ao longo delas. Quadros e anotações compartilhados na lousa, para exemplificar o que pode ser feito, podem servir de auxílio nesse direcionamento.

MP57

  1. Que materiais podem ser necessários para construir essas soluções?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Os estudantes precisam começar a imaginar o que é necessário para construir as soluções que pensaram anteriormente, como forma de avaliar a viabilidade das ideias que tiveram. Fim da observação.

Boxe complementar:

Ampliando a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

Quando as pessoas têm uma ideia nova, elas não precisam construí-la de uma vez. Podem, primeiramente, criar o que chamamos de protótipo, que é uma primeira versão daquilo que se pretende produzir.

O protótipo não tem o compromisso de ser bonito e de funcionar perfeitamente. O objetivo dele é testar na prática uma ideia por meio de recursos simples, como materiais recicláveis, por exemplo.

Imagem: Fotografia. Um balde azul, sobre um tripé de madeira, com uma tampa e uma válvula à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Protótipo criado por estudantes do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, na Bahia, para transformar a água salgada em potável. Campo Formoso (BA), 2019. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Pesquisem em revistas, jornais ou sites quais têm sido as soluções criadas para preservar ou recuperar a água potável do planeta. No diário de bordo, organizem os resultados em um quadro, como o modelo a seguir.

Problemas relacionados à água potável

Possíveis soluções do grupo

_____

_____

PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Os estudantes devem listar algumas soluções utilizadas pela sociedade, encontradas na pesquisa, por exemplo, dessalinização da água, despoluição de rios, recuperação de áreas de preservação ambiental que contenham fontes de água potável, tecnologias novas para filtragem de água, campanhas de conscientização, mudança de hábitos etc. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. A partir das informações encontradas na pesquisa, revejam as soluções pensadas pelo grupo.
PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes devem anotar o que pretendem sugerir para responder à pergunta: “O que será que vai acontecer se a água potável acabar?”. Fim da observação.
  1. Façam uma lista final de quais soluções podem funcionar.
  1. Apresentem a lista para o professor e os demais grupos.
  1. Escolham uma das soluções e justifiquem a seleção.
MANUAL DO PROFESSOR

Ampliando a investigação

Após conhecer e analisar um exemplo de solução concreta, tendo como exemplo a ideia do jovem William, convide os grupos a retomar seus processos investigativos e desenhar possíveis soluções.

Explique aos grupos que prototipar uma ideia é materializá-la de forma objetiva. Fazer um protótipo é criar uma representação primária da ideia, ou seja, um esboço ou uma versão inicial da produção. Com essa versão inicial, é possível discutir, testar, detalhar e rever a proposta antes de colocar a mão na massa. Oriente os estudantes a escolher materiais simples (papel e caneta, por exemplo). Eles podem desenhar a ideia para materializá-la e, por meio de setas indicativas, explicar a funcionalidade de cada parte da produção. Os grupos devem discutir para refiná-la, estabelecendo os materiais e os procedimentos que serão necessários.

Orientações

Oriente-os a realizar as tarefas propostas, lembrando que eles podem realizar outras atividades além dessas, como novas pesquisas e coletas de dados, entrevistas com ONGs e especialistas. Respeite o percurso investigativo de cada grupo, validando ou intervindo nessas escolhas, para que as propostas não sejam abertas demais e que tenham objetividade em sua realização. Peça a eles que registrem por escrito suas motivações iniciais, tendo como referência a solução estudada.

  1. A lista de ideias favorece a troca de soluções entre os grupos, ampliando o repertório de possíveis ações a serem feitas. Rever as soluções pensadas anteriormente, com base na pesquisa de outras ações já realizadas pela sociedade, é fundamental para verificar quais já são feitas e quais são possíveis de se fazer. Um grupo pode dizer que pretende despoluir um rio, mas isso realmente é viável de ser realizado pelos integrantes? Por quê? Promova essa reflexão com a turma. Algumas vezes, os estudantes podem não ser capazes de realizar a ação por completo, mas conseguem criar protótipos que ajudem a colocá-la em prática. As crianças podem não conseguir despoluir um rio por completo, por exemplo, mas podem criar um protótipo de equipamento que promova a limpeza de uma água suja.

MP58

Etapa 4 Hora de produzir!

Oi, amigos(as)!

Adorei as ideias que vocês tiveram.

Estou animado para salvar a água potável do planeta.

Vamos construir o que vocês imaginaram?

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena com o rosto pintado, usando saia. Ele sorri com os olhos fechados, estendendo o dedo indicador para cima. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja orientações no Manual do Professor. Fim da observação.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como executar a solução definida anteriormente.

    OBJETIVO

    • Escrevam o que pretendem fazer para preservar ou recuperar a água potável do planeta.

      JUSTIFICATIVA

    • Argumentem por que a solução escolhida pelo grupo é eficiente para responder à pergunta: “O que será que vai acontecer se a água potável acabar?”.

      MATERIAIS NECESSÁRIOS

    • Anotem a lista de materiais que serão necessários.

      DESENVOLVIMENTO

    • Coloquem o passo a passo necessário para realizar a solução.

      RESULTADOS ESPERADOS

    • Registrem o que esperam que a solução do grupo consiga realizar.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em produzir um protótipo para filtrar água, é preciso encontrar os materiais necessários, produzi-lo e colocá-lo em funcionamento com a ajuda de um adulto responsável.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 4 – Hora de produzir!

Nesta etapa, oriente os grupos para que eles assumam produções reais e tangíveis, contribuindo com procedimentos e estratégias para a organização das etapas de produção. Ajude-os a desenvolver a autopercepção e estimule-os a identificar e realizar as atividades da etapa de modo a acompanhar e a mediar a elaboração das produções. Ao sequenciarem as ações necessárias para solucionar o problema proposto, por meio de desenhos ou de texto verbal, os estudantes percebem a importância da organização das etapas a serem seguidas, habilidade essencial para o desenvolvimento do pensamento computacional.

Oriente-os a realizar tanto as testagens das ideias como o tratamento das informações. Eles devem usar o diário de bordo como um dossiê de síntese, indicando os aspectos testados e tratados, além de anotar perguntas que ficaram abertas para futuras pesquisas.

Verifique com os grupos quais são os seus objetivos, as etapas que devem seguir para realizar a produção, a importância do envolvimento de todos e a responsabilidade de cada um nesta elaboração. Ao final desta etapa, a produção deve ser concluída. Para isso, é preciso que os grupos planejem e elaborem suas respectivas produções.

No caso da produção de um filtro, o grupo deve separar o material necessário para a produção, como garrafa PET, tesoura, algodão, areia, cascalho (fino e grosso), água com barro etc. Depois, deve pesquisar e selecionar um texto com instruções de produção de filtro e, assim, prototipar o filtro, seguindo o passo a passo apresentado. Os integrantes do grupo devem anotar em seus diários de bordo não apenas quais os materiais usados, como o passo a passo seguido. Este texto pode servir de base para que eles descrevam seus procedimentos por escrito e, também, para a divulgação de como fazer um filtro, incentivando o compartilhamento dessa informação com outras pessoas.

Para esta atividade, oriente os estudantes a observar o funcionamento da ação e anotar no diário de bordo tudo o que acontecer durante esta etapa de produção. No caso da produção de um protótipo de filtro, chame a atenção do grupo para o fato de eles precisarem verificar se a água ficou realmente limpa, por exemplo. Convide o professor de Ciências da escola para contribuir com as validações das produções. Os grupos também devem discutir e anotar se os resultados esperados foram ou não atingidos, justificando suas respostas. Essas anotações vão auxiliar os grupos no momento de avaliação. Continue a fazer registros em seu diário de bordo sobre o desenvolvimento dos estudantes individualmente e do grupo. Eles o ajudarão a organizar suas considerações e orientações a respeito do trabalho que está sendo desenvolvido.

MP59

Etapa 5 Compartilhando as descobertas

Oi, amigos(as)!

Tenho certeza de que aquilo que construímos vai ajudar a salvar a água do planeta.

Não vejo a hora de mostrar para todo mundo a ideia criativa que tivemos. Vamos fazer um evento na escola e convidar os colegas e a família para conhecer melhor a solução que criamos? O que acham? Espero encontrá-los outras vezes! Quem sabe para brincarmos juntos no rio aqui onde eu moro?

Até mais!

Yanama

Imagem: Ilustração. Um menino indígena com o rosto pintado, usando saia. Ele sorri, olhando para cima, com os braços abertos lateralmente. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução a que chegaram e planejem um evento para apresentá-la.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Definam com o professor a data, o horário e o local da escola para realizar o evento e o que é necessário para organizá-lo. Por exemplo, confeccionar cartazes de divulgação e montar mesas para a exposição das soluções.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Convidem colegas, funcionários, professores e familiares para o evento.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Apresentem a produção de forma a interagir com os convidados.

    Por exemplo, caso a solução seja um protótipo, vocês podem explicar oralmente para os visitantes como ele funciona, fazendo demonstrações. Durante a apresentação, mantenham o contato visual com a plateia e cuidem para falar de modo que todos possam ouvi-los.

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

Nesta etapa, oriente os grupos a planejar e organizar um evento que podem chamar de Feira do Conhecimento. Este evento tem como objetivo apresentar os percursos e são voltados para a divulgação de suas produções e criações de soluções sustentáveis para o problema da água. Trata-se de uma celebração do trabalho desenvolvido pelos estudantes ao longo do projeto. Os convidados podem ser os estudantes de outras turmas, a comunidade escolar, familiares e responsáveis e outros adultos da comunidade. Os visitantes devem ter a oportunidade de conhecer os percursos investigativos dos grupos e os estudantes podem convidá-los a fazer parte dos passos para solucionar o problema apresentado pelo projeto.

Convide o gestor escolar para assistir às apresentações dos grupos em uma data agendada. Para isso, oriente-os a planejar o evento, solicitando que cada grupo se comprometa com uma atividade específica da organização, que pode ser: organização das produções nos espaços; produção de cartazes e textos informativos para compor as exposições; preparação dos ambientes; organização de jogos e rodas de conversa; e outras formas de o público interagir com o tema etc. Os estudantes também devem ser organizar para elaborar convites e cartazes escritos e ilustrados para divulgar a feira. Essas produções devem ter textos explicativos contendo o local, a data, o horário e o nome do evento “Feira do Conhecimento”. Oriente-os na elaboração prévia dos textos, considerando a revisão e a reescrita antes da diagramação e, por fim, a divulgação.

Para a apresentação de suas produções, incentive-os a elaborar apresentações com uso de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), prever os turnos de fala, reservando um tempo final para responder a eventuais dúvidas e adequar a linguagem à situação comunicativa da Feira, apresentando o percurso do grupo para um grupo de pessoas que desconhece o projeto e está lá para conhecê-lo. Oriente-os a ensaiar, simulando a apresentação oral a ser realizada. Após a realização do evento, realize uma avaliação coletiva dessa etapa. Peça aos estudantes para avaliarem tanto a organização como a realização do evento.

MP60

Etapa 6 O que aprendemos?

Preencha no diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Respondi à questão: “O que será que vai acontecer se a água potável acabar?”.

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão, apresentando uma solução para preservação ou recuperação da água potável do planeta?

Avaliação do grupo

Realizamos todas as tarefas solicitadas pelo Yanama?

Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o problema da água?

Conseguimos trocar conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

O projeto contribuiu para aprender mais sobre a composição e a disponibilidade da água no planeta?

O projeto contribuiu para valorizar mais a importância da água em nossas vidas?

O projeto contribuiu para conhecer os problemas socioambientais relacionados à água e repensar hábitos de consumo?

O projeto contribuiu para inventar soluções que promovam a recuperação e a preservação da água do planeta?

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 6 – O que aprendemos?

Nesta última etapa do projeto, convide os estudantes para uma conversa coletiva sobre o processo de investigação que vivenciaram.

Conclusão: Avaliação

Em um primeiro momento, deixe-os se expressarem livremente sobre suas pesquisas, suas produções e suas aprendizagens. Depois, peça a eles que verbalizem sobre suas participações nas diferentes etapas do projeto, tanto nos momentos coletivos como em grupo.

Agora é hora da autoavaliação. Este tipo de avaliação é um importante instrumento para desenvolver a autonomia e a autocrítica dos estudantes, pois permite que eles tenham um momento individual voltado ao seu desempenho. Ressalte que as perguntas envolvem, principalmente, comportamentos e procedimentos, pois é importante que eles pensem nesses pontos. Oriente-os a indicar os próprios desempenhos e, se necessário, questione-os a respeito da necessidade de avançar ou reavaliar algum item. Para que a reflexão não seja superficial, ajude-os individualmente a retomar alguns pontos que você tenha identificado ao longo do processo.

A avaliação da atuação do grupo segue após a autoavaliação e deve ser respondida individualmente, para, depois, ser discutida em grupo. Oriente-os no diálogo, explicando que este é um importante momento para trocar, comparar e discutir os pontos avaliados e os desempenhos atribuídos. Por fim, os estudantes devem avaliar o projeto. É importante que eles realizem essa avaliação de forma individual para, em seguida, trocarem informações com a turma. Neste momento, chame a atenção para as questões tanto procedimentais como de conteúdo. Relembre-os de que a avaliação é importante para que todos possam tomar consciência dos percursos pelos quais os grupos passaram e se corresponsabilizem pelas aprendizagens garantidas e pelo empenho em avançar.

Ao final do projeto, realize uma autoavaliação tendo como itens a ser avaliados seu papel de mediador e faça uma reflexão sobre a qualidade de suas contribuições e intervenções para a investigação e para o trabalho em grupo. Reflita sobre a relevância dos registros feitos em seu diário de bordo como instrumento auxiliar para a realização de avaliações formativas ao longo do processo. Faça, também, uma avaliação do projeto com a equipe pedagógica, discutindo a proposta e os encaminhamentos. É importante diagnosticar de que modo o projeto contribuiu com as aprendizagens dos estudantes e com o desenvolvimento das habilidades indicadas. A autoavaliação docente e a avaliação do percurso investigativo são importantes para que as práticas pedagógicas sejam cada vez mais intencionais e significativas, tanto para os estudantes como para o professor.

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Para continuar a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

  • ABREU, Nathália. Água potável para todos? Inovações podem ser a solução! Autossustentável, 7 mar. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/gv9. Acesso em: 18 jan. 2021.

    Essa reportagem apresenta o exemplo de três invenções tecnológicas que podem solucionar o problema da água potável para todos: um filtro portátil, um filtro movido a energia solar e um sistema portátil que limpa a água, ao mesmo tempo que produz energia.

  • GLOBO. Calculadora do consumo de água. Menos é mais, G1 (Especiais). Disponível em: http://fdnc.io/gva. Acesso em: 18 jan. 2021.

    Nesse material interativo é possível clicar em cada item de uma casa e calcular o consumo individual de água por dia. A partir disso, pode-se pensar em como ajustar o consumo para o recomendado pela ONU.

  • INSTITUTO AKATU. Economia de água. Disponível em: http://fdnc.io/gvb. Acesso em: 18 jan. 2021.

    Nesta página do Instituto Akatu, uma organização não governamental que promove o consumo consciente, há uma série de dicas de economia de água, que podem ser exploradas uma a uma, em detalhes.

  • SOUSA, Mauricio de. A Turma da Mônica : água boa pra beber. São Paulo, Estúdios Mauricio de Sousa – Departamento de Projetos Especiais, 2002. Disponível em: http://fdnc.io/gvc. Acesso em: 18 jan. 2021.

    Nessa história especial da Turma da Mônica, as personagens vivem situações que nos permitem aprender mais sobre os cuidados que devemos ter com a água, como alertar sobre os perigos de consumir água que não foi tratada corretamente.

MANUAL DO PROFESSOR

A seguir, encontram-se sugestões de sites oficiais que devem ser acessados com a supervisão do professor:

  • Agência Nacional de água e saneamento básico (ANA), disponível em: http://fdnc.io/fAi.
  1. Acesso em: 26 jan. 2021.

    Instituição federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. ANA é responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros. Antigamente, o nome desse órgão era Agência Nacional de Águas.

    Revistas e jornais para o público infantil:

    • Revista Ciência Hoje para Crianças: http://fdnc.io/s. Acesso em: 26 jan. 2021. Publicação brasileira de divulgação científica criada para os públicos infantil e juvenil.

      Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura, instigar a curiosidade e promover o pensamento científico, a publicação tem versão impressa e digital.

    • Jornal Joca. Disponível em: http://fdnc.io/dNb. Acesso em: 26 jan. 2021.

      O Jornal Joca é impresso e digital, voltado para jovens e crianças. Ele traz notícias da atualidade, abordando diferentes assuntos e temas, como o meio ambiente.

      Livros e outras publicações:

    • A água em pequenos passos, de François Michel. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 2005.
    1. Neste livro, o leitor vai conhecer um pouco mais sobre o ciclo da água e sua presença no solo, na atmosfera, no corpo humano etc.
      • Eu fecho a torneira, de Jean-Rene Gombert. São Paulo: Girafinha, 2007.

        O livro faz parte da coleção “Com os pés no chão” e conta com uma personagem inusitada, que ensina como economizar a água. Além de uma história que trata dessa questão, conta com um pequeno glossário, que explica termos e apresenta vocábulos científicos para o leitor.