MP62

Projeto 3. Qual é o segredo de ser um campeão?

Imagem: Fotografia em Página dupla. À esquerda, um homem com regata, estampado o nome: CANADA, e short. Ele corre e sorri. Ao lado, outro homem, nego usando uma regata, com estampa: JAMAICA e short. Ele aponta com o dedo indicador da mão esquerda para o lado e sorrindo. Atrás, um homem correndo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os atletas canadenses Andre De Grasse (à esquerda) e jamaicano Usain Bolt (ao meio) comemoram a chegada na corrida dos 200 metros nos Jogos Olímpicos de 2016 do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Projeto 3 – Qual é o segredo de ser um campeão?

Introdução

O projeto integrador é uma das formas de desenvolver competências e habilidades específicas nos estudantes, e também incentivar a criticidade, a colaboração e a cooperação. É composto de atividades significativas e conectadas à realidade e ao seu cotidiano, permitindo que eles aprendam a trabalhar em grupo para identificar problemas e buscar por resoluções.

Neste projeto, a pergunta investigativa Qual é o segredo de ser um campeão? convida os estudantes a questionar certos valores, a discutir ética e rever conceitos, como competição e vitória. A partir de conhecimentos mais amplos e diversos, eles são convidados a entrar em contato com informações que promovem a descaracterização de estereótipos para questionar discursos, percepções e práticas sociais, além de aprenderem a ser críticos.

É uma proposta que favorece aprendizagens dentro e fora da escola, pois propõe a investigação de uma questão que está presente nas diferentes relações sociais. O objetivo é que os estudantes possam pesquisar, refletir e discutir de forma lúdica, compreendendo-se de maneira mais concreta enquanto agentes potentes e ativos das transformações sociais por meio do esporte e de conceitos e valores associados a essa prática.

Durante as etapas do projeto, os estudantes vão interferir em textos de diferentes temáticas, ler e produzir biografia; vivenciar atividades coletivas e utilizar estratégias para sua execução; representar a posição de objetos, dimensionar espaços, utilizando vocabulário pertinente nos jogos.

Abertura

Compartilhe com os estudantes a proposta do projeto. Comece lendo a pergunta investigativa e incentive-os a compartilhar diferentes pontos de vista. Reúna-os em uma roda de conversa. Além da pergunta disparadora, proponha outras questões, como:

  • O que é ser um campeão?
  • Os campeonatos estão associados apenas aos esportes e a outros jogos?
  • Vocês conhecem outras competições que não são esportivas? Quais?
  • O que é preciso para ser um campeão?

MP63

Usain Bolt é considerado uma lenda do atletismo, pois recebeu o título de “o homem mais rápido do mundo”. O atleta jamaicano é tricampeão olímpico nessa modalidade. Sobre isso, responda:

PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ícone dos três braços estendidos. Fim da imagem.
  1. O que você acha que levou Usain Bolt a ser um campeão?
  1. O que é ser um campeão?
  1. Um campeão sempre precisa vencer?
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Essas perguntas objetivam engajar os estudantes, apresentando um desafio e prendendo-os a questões reais. Provoque-os para que reproduzam estereótipos, questionando-os para desenvolverem um olhar crítico. A pergunta investigativa parece direcionada para esportes, competitividade, vitórias, derrotas etc., mas a real intenção do processo investigativo do projeto é promover uma discussão mais complexa por meio da pesquisa e da troca por meio da coletividade. Para que possam responder a essa pergunta, os estudantes devem trabalhar juntos e de forma colaborativa. Valorize a troca e anote algumas das hipóteses para que sejam discutidas ao longo do projeto.

Deixe os estudantes observarem individualmente a imagem. Em seguida, convide-os a compartilhar suas impressões e percepções. Faça a leitura da imagem coletivamente, chamando a atenção para alguns elementos que compõem a fotografia, como a expressão facial das pessoas fotografadas.

Para contextualizar mais, leia o enunciado e as perguntas. Discuta a relação entre vencer um campeonato e a expressão de orgulho de Usain Bolt na fotografia. Explore seu movimento corporal e o espaço onde ele está (pista). Pergunte:

  • Qual é a prova de pista da qual Usain Bolt participa nesta imagem?
  • Quais são as outras modalidades de atletismo que conhecemos?
  • O que é preciso para vencer uma prova de atletismo?
  • Qualquer pessoa pode participar de uma corrida? Por quê?

    Espera-se que os estudantes identifiquem que se trata de uma corrida e que, para ser campeão, Usain Bolt provavelmente treinou muito. Cada competição tem regras e requisitos para que alguém possa vencer.

    Orientações

  1. Treinar muito, ser dedicado, ter determinação, ter sido bem treinado, ter recebido oportunidades etc.
  1. Ter força, coragem, determinação, foco, persistência, entre outras.
  1. Não é possível vencer todas as vezes, ainda que se tenha um título de campeão. As derrotas fazem parte do processo e devem ser encaradas como aprendizado.

    Para ampliar

    Aproveitando a discussão inicial sobre atletismo, apresente a eles o site oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em: http://fdnc.io/gvd. Acesso em: 31 jan. 2021. Comente que o atletismo paralímpico é praticado por atletas com deficiência física, visual ou intelectual. Eles participam de provas de arremesso de peso, lançamentos de dardo e de disco e club, corrida e saltos em altura, a distância e triplo, por exemplo.

MP64

Olá, candidato(a)!

Seja bem-vindo(a) à Escola de Campeões!

Você foi selecionado para participar de um teste para entrar em nosso incrível time de campeões!

Meu nome é Vitória e, como monitora da turma, fiquei responsável por lhe apresentar a nossa escola.

Está curioso(a)?

O objetivo da nossa escola é formar os melhores campeões do mundo!

Você conhece alguns deles?

Certamente, eles devem ter passado por aqui, mas não contam para ninguém, porque a nossa escola é secreta.

Posso contar com você para guardar esse segredo?

Para passar em nosso teste e fazer parte do time, é preciso resolver a seguinte pergunta:

Qual é o segredo de ser um campeão?

E então, você vai encarar o desafio? Vamos lá!

Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela corre com os pés e os olhas na direção de uma bola de futebol. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Objetivos da missão

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da missão

O presente projeto integrador objetiva, por meio da discussão e da pesquisa, promover a valorização das diferentes experiências e vivências em situações de competição, com recorte nos esportes e além dele.

O projeto Qual é o segredo de ser campeão? pretende exercitar a empatia e a alteridade, fortalecer o trabalho em grupo por meio da cooperação e incentivar o autocuidado e a autocrítica. Um dos objetivos do projeto é fazer com que os estudantes compreendam que são agentes de transformação social e que devem atuar de forma responsável, ética, inclusiva e colaborativa em situações competitivas, principalmente as esportivas.

MP65

Justificativa

Você já ganhou em alguma atividade? Já perdeu?

Nós temos vontade de vencer os desafios que encontramos na vida, como forma de estar sempre aprendendo.

Podemos notar isso por meio dos esportes, por exemplo, que colocam nossas capacidades à prova, em atividades que exigem esforço, determinação, foco, resistência, coragem, cooperação etc.

Para reconhecer aqueles que conseguiram dominar melhor essas capacidades, são eleitos os “campeões”.

Ser um campeão envolve também ter oportunidades, como encontrar alguém que ofereça ajuda, treinamento e supervisão.

Mas os campeões não conseguem ganhar o tempo todo; eles precisam também saber lidar com o sentimento da derrota, encontrando nela formas de aprendizado.

Por essas razões, ser campeão é também um ótimo exercício para cuidar da saúde física e emocional.

Com isso, podemos trabalhar um importante tema contemporâneo: Saúde.

Materiais necessários

Para cumprir sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar. Ilustração. À esquerda, um tênis, um gravador, um short, uma camiseta listrada, um caderno verde, na capa, o texto: DIÁRIO DE BORDO, um lápis. À direita uma mochila azul.

MANUAL DO PROFESSOR

Justificativa

Tanto no contexto escolar como no social, há falta de entendimento sobre o conceito de coletivo e de colaboração e, também, de desenvolvimento do sentimento de grupo e cooperação. Quando a pauta está relacionada a competições, vitórias, derrotas, campeonatos etc. no contexto do esporte, a situação é ainda mais crítica. De modo geral, o título de “campeão” é atribuído a uma vitória individual, embora os atletas dependam de uma equipe multidisciplinar para treinar, praticar e se cuidar, inclusive os esportistas das modalidades individuais.

O esporte é uma modalidade de experiência corporal e, no contexto escolar, tem como função garantir que todos os estudantes possam participar de práticas esportivas adaptadas às realidades escolares, refletir sobre essas práticas e sobre como os aprendizados e as habilidades desenvolvidas podem contribuir com as ações do cotidiano. Para isso, é necessário discutir nesse contexto o preconceito étnico-racial, a discriminação entre os esportes masculinos e femininos, a violência moral, o individualismo e a competição exagerada.

Nesse contexto, os estudantes vão buscar conhecimentos e práticas para se tornar um campeão (ou uma campeã), considerando o erro, a derrota e as falhas como partes importantes desse processo. Por esse motivo, seus conhecimentos a respeito desses assuntos devem ser aprofundados a partir da proposta investigativa. Espera-se que, assim, eles possam construir novos conhecimentos, desenvolver e rever atitudes e valores, compreender a importância da alteridade e da empatia, além de assumir posturas mais cooperativas e colaborativas, mesmo em contextos de competições.

Materiais necessários

Para esta missão, os estudantes devem selecionar os materiais que vão usar. Oriente-os nesta seleção. Explique a eles o que é o diário de bordo, item fundamental para a missão. Comente que se trata de um caderno, em que poderão fazer anotações, inserir informações que julgarem importantes e anotar análises referentes às atividades e às etapas do projeto. Ter um diário de bordo contribui para identificar as aprendizagens, os procedimentos e os materiais produzidos. E eles podem customizar esse caderno com o tema da missão.

Crie seu próprio diário de bordo para documentar as aprendizagens individuais, coletivas e em grupo dos estudantes. Também é importante anotar informações sobre as participações deles nas etapas do projeto. O objetivo é garantir o registro do acompanhamento e a avaliação das aprendizagens de forma processual e formativa e compartilhar práticas e reflexões com a equipe pedagógica.

MP66

Cronograma da missão

Anote no diário de bordo quando serão realizadas as etapas da missão:

Etapa 1 – Ponto de partida

_____ /_____/_____

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

_____ /_____/_____

Etapa 3 – Experimentando

_____ /_____/_____

Etapa 4 – Hora de produzir!

_____ /_____/_____

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

_____ /_____/_____

Etapa 6 – O que aprendemos?

_____ /_____/_____

Competências gerais, competências específicas e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competências gerais: 6, 8, 9, 10.

Competências específicas de Linguagens: 1, 2.

Competência específica de Ciências Humanas: 1.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF04LP13) e (EF04LP21)

Habilidades de Educação Física: (EF35EF05), (EF35EF06)

Habilidade de Geografia: (EF04GE02)

Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote em seu caderno os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.

MANUAL DO PROFESSOR

Cronograma da missão

Antes de preencher o quadro do cronograma da missão com os estudantes, leia a proposta do projeto, identificando as etapas e atividades nas quais será necessária maior intervenção e quais contribuirão com o trabalho autônomo deles. Em seguida, convide-os a conhecer a proposta.

Competências gerais, competências específicas e habilidades

Este projeto permitirá aos estudantes mobilizar as competências, habilidades e componentes essenciais da PNA listados a seguir. A descrição encontra-se na página 90 do Livro do Estudante.

Boxe complementar:

Competências gerais

6, 8, 9 e 10

Competências específicas de Linguagens

1 e 2

Competência específica de Ciências Humanas

1

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF04LP13) e (EF04LP21).

Habilidades de Educação Física: (EF35EF05), (EF35EF06).

Habilidade de Geografia:

(EF04GE02)

Fim do complemento.

Política Nacional de Alfabetização (PNA)

Fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

MP67

Etapa 1 Ponto de partida

Olá, candidato(a)!

Que bom revê-lo!

Vejo que aceitou o desafio e está pronto para começar o teste para entrar na nossa Escola de Campeões.

Como você já sabe, para passar no teste, é preciso investigar sobre a seguinte pergunta e resolvê-la:

Qual é o segredo de ser um campeão?

Para lhe ajudar, trouxe a história de uma grande campeã do futebol brasileiro.

Vamos conhecê-la melhor?

Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela está em pé e sorri com as mãos estendidas para cima. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

Antes da leitura, discuta com o professor e seus colegas:

PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Você conhece alguém que seja campeão em alguma coisa?
  1. O que essa pessoa fez para conseguir ser um campeão?

    Com o professor e os colegas, leiam o texto biográfico produzido por um jornal para contar a história de vida de Marta, jogadora profissional de futebol feminino. Em seguida, responda às perguntas.

    Marta, a rainha do futebol

    Eleita seis vezes pela FIFA como melhor jogadora do mundo, participa na França de sua quinta Copa do Mundo. É um orgulho nacional. Uma supercampeã forjada à base de tenacidade e raiva quando todos diziam que esse esporte não era para meninas.

    As primeiras testemunhas do seu talento foram as crianças da sua cidade. Mas ninguém a queria naqueles jogos nos campos de Dois Riachos, uma localidade de 11.000 habitantes em Alagoas.

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 1 – Ponto de partida

Convide os estudantes para uma roda de conversa coletiva. Explique que, antes de começar a leitura dos textos, eles devem trocar com os colegas seus conhecimentos sobre o tema nas atividades 1 e 2. As atividades propostas visam à avaliação diagnóstica, que poderá orientar o encaminhamento do trabalho, em função de dúvidas e/ou dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os tópicos abordados. Comece perguntando a respeito do que eles entendem por “ser um campeão”. Pergunte:

  • O que um campeão ganha?
  • Existe campeão sem vitória?
  • Um campeão já pode ter sofrido uma derrota?
  • Há campeões para além dos esportes?
  • Um campeão trabalha sozinho ou sempre participa de uma equipe?
  • Em quais outras situações e provas podemos ser campeões?

    Anote as respostas em um espaço da lousa, cartolina ou papel kraft. Utilize essas anotações em outros momentos do projeto, como, por exemplo, após as leituras dos textos ou durante a etapa de pesquisa, para que os estudantes possam retomar seus conhecimentos e verificá-los a partir das informações pesquisadas e das atividades realizadas.

    Depois, oriente a leitura do texto “Marta, a rainha do futebol”. Ressalte que serão realizadas duas leituras: uma do texto completo, sem pausas, e outra com pausas. Elas devem ser realizadas pelos estudantes em voz alta. Serão sorteados os nomes de quem vai ler cada parágrafo.

    Para a primeira leitura, leia o título do texto, peça aos estudantes que respondam quem é Marta e verifique se eles sabem por que o título indica que ela é a “rainha do futebol”. Em seguida, incentive-os a explicitar suas expectativas, questionando-os sobre quais informações o texto deve trazer. Comece a leitura em voz alta, para servir de modelo leitor, solicitando que eles a acompanhem em seus respectivos livros.

    Para a segunda leitura, oriente que cada parágrafo seja lido em voz alta por um estudante, mas, ao final da leitura do parágrafo, peça que eles identifiquem as informações mais relevantes do trecho, destacando-as. É importante chamar todos os tipos de leitores, do mais iniciante ao mais fluente, dando a cada um o tempo necessário, para não gerar ansiedade e respeitar o ritmo de leitura de cada um.

    Ao final da leitura, retome os conhecimentos dos estudantes sobre a jogadora e, também, as expectativas sobre o texto.

    Texto “Marta, a rainha do futebol”

    Explique aos estudantes que este é um texto biográfico, verificando o quanto eles conhecem esse gênero e se conseguem identificar algumas de suas características. A biografia conta a história da vida de diferentes pessoas.

MP68

As crianças ignoravam seus gols. Dona Tereza descobriu com horror que, em vez de ir à escola, sua filha pequena ia jogar futebol. E seus irmãos homens a trancavam em casa para afastá-la da bola.

Seu professor de ginástica e descobridor, Júlio de Freitas, o Tota, lembra que “ninguém aceitava que uma menina corresse atrás da bola no meio dos meninos. Eles eram mais fortes, mas mesmo assim ela se destacava”. Uma vez um treinador ameaçou retirar sua equipe de um campeonato infantil se a menina continuasse jogando. [...] Marta Vieira da Silva era uma menina obstinada . [...] A FIFA a elegeu seis vezes como a melhor jogadora de futebol do mundo. É a artilheira da seleção brasileira e das Copas do Mundo. [...]

Marta nasceu em 1986 em uma casa com telhado de zinco. [...] Mas ela enfrentou outro obstáculo, o gênero. O futebol não era para meninas. “Um dia ela me pediu um real para comprar uma bola, e eu disse: ‘Você é mulher, Marta’”, diz sua mãe em Você é Mulher, Marta! , a biografia em que Diego Graciano conta todos esses detalhes da sua infância.

Desconhecida fora da galáxia do futebol, Marta é um ídolo no Brasil. Um orgulho nacional. A única mulher que tem a marca dos pés impressa no Maracanã. Os guias do mítico estádio do Rio de Janeiro enumeram muitas de suas conquistas com o slogan “a melhor, entre homens e mulheres”. “Nós, brasileiros, dizemos que ela ‘é a rainha’. Tem essa coroa que o Brasil só deu a Pelé. Aqui ainda não existe outro rei do futebol, é Pelé. E a rainha é Marta”, explica Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol de São Paulo.

[...]

[...] “Marta nasceu com a obrigação de driblar seu adversário mais difícil: a mortalidade infantil, que na década de oitenta era (em Alagoas) de 130 mortes por 1.000 crianças, quando a média nacional era de 69”, lembra o colunista Xico Sá, também nordestino. Eram anos de seca, de gravíssima desnutrição infantil – com 3,5 milhões de crianças mortas – de abandono do Governo. Os pais emigravam e suas esposas ficavam conhecidas como as viúvas da seca. Elas raramente emigravam. “O fato de ela ter saído de lá para ser jogadora de futebol e não para o serviço doméstico, torna seu caso ainda mais raro”, enfatiza Sá.

Levou três dias para chegar ao Rio de ônibus. [...] “Seu rosto era o de alguém que tem raiva da vida”, lembra a treinadora Helena Pacheco, que, quando viu aquela atacante arrancar na direção do gol e chutar com seu poderoso pé esquerdo, percebeu que era uma jogadora extraordinária. [...]

“Ela trazia uma carga emocional muito forte na mochila. Era uma menina que vinha de longe, de uma realidade difícil, em busca da oportunidade de ouro. Soube transformar essa raiva em motivação para vencer na vida”, afirma Pacheco, que a contratou imediatamente. [...]

MANUAL DO PROFESSOR

Esse gênero mistura fatos e relatos, sendo considerado um texto não ficcional.

Com a ajuda dos estudantes, resuma na lousa as características dos textos biográficos, como nome, data e local de nascimento da pessoa biografada, os fatos mais importantes da sua vida, a narração em terceira pessoa, o uso de pronomes pessoais e possessivos, o predomínio dos verbos no pretérito etc.

Retome a discussão inicial sobre Marta ser considerada a rainha do futebol. Fale sobre a importância do futebol feminino, e sobre meninas e mulheres em outras competições, dos esportes aos jogos de videogame. O objetivo é quebrar estereótipos e desmistificar a questão de corpos, suas estruturas e seus formatos, além de discutir conceitos de força e de fragilidade.

Comece pedindo aos estudantes que indiquem como um jogador de futebol deve ser. Peça para que eles o descrevam fisicamente e indiquem suas habilidades. É provável que a maioria descreva jogadores homens. Se possível, leve como exemplos fotos de jogadoras mulheres que demonstrem força e agilidade no jogo de futebol, para desmistificar o argumento da fragilidade e da estrutura corporal. Explore com eles o site do Museu do Impedimento: http://fdnc.io/eyX. (acesso em: 31 jan. 2021), divulgado na exposição “Contra-ataque” do Museu do Futebol. Explique que até 1979 o futebol feminino era proibido no Brasil.

Orientações

  1. Peça para que eles falem sobre as meninas no futebol dentro e fora da escola. Questione-os se eles acham que todos teriam o mesmo interesse pelo esporte se fossem igualmente incentivados a jogar desde pequenos. Caso tenha meninas que jogam ou que gostariam de jogar futebol na turma, peça a elas para falar e para que todos anotem esses depoimentos em seus diários de bordo.

MP69

Com a camisa 10 que também usaram Pelé e Zico, ela é há anos a líder indiscutível da equipe canarinho. [...] Foi vice-campeã da Copa do Mundo de 2007 e medalha de prata nos Jogos de Atenas 2004 e nos de Pequim 2008. “É craque, fora de série. Marta está sempre no lugar certo, no momento certo. E quando você espera que ela faça a coisa certa, faz coisas extraordinárias, como Pelé ou Maradona”, explica René Simões, seu treinador em Atenas. [...]

[...]

Agora que até o Vaticano tem uma equipe feminina de futebol, a modalidade recebeu um forte impulso no Brasil. A CBF e a Conmebol obrigam todos os times masculinos da primeira divisão a terem uma equipe feminina, o que dá uma estabilidade até então desconhecida ao esporte. É uma revolução para as aspirantes a ser a próxima Marta, Cristiane ou Formiga. [...]

FONTE: GORTÁZAR, Naiara Galarraga; PIRES, Breiller. Marta, a rainha do futebol. El País, 9 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/gve. Acesso em: 22 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Marta, mulher com cabelos presos, usando uniforme amarelo e azul. Ela está em pé com o corpo encurvado e a perna direita estendida em um chute. Atrás, outras jogadoras em um campo de futebol.  Fim da imagem.

LEGENDA: Marta faz gol na partida entre Brasil e Itália, na Copa do Mundo Feminina da FIFA. França, 2019. FIM DA LEGENDA.

Registre as respostas em seu diário de bordo.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. A mãe e os irmãos de Marta não aceitavam que ela jogasse futebol. Por quê?
PROFESSOR Resposta: A mãe de Marta e seus irmãos achavam que futebol não era para mulheres.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quem descobriu Marta como jogadora de futebol?
PROFESSOR Resposta: Foi seu professor de ginástica, Júlio de Freitas, conhecido como Tota, quem descobriu Marta como jogadora de futebol.
  1. Marta saiu do sertão nordestino para o Rio de Janeiro. Segundo o texto, o que obrigava muitas pessoas a saírem de lá?
PROFESSOR Resposta: A seca, que tornava a vida muito difícil.
  1. Leia novamente no texto o que Helena Pacheco, a primeira treinadora de Marta, afirmou sobre ela.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Por que a realidade de Marta era difícil?
PROFESSOR Resposta: A cidade onde Marta morava sofria com altas taxas de mortalidade infantil, por causa da seca.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Você já sentiu raiva de alguma coisa? O que Marta fez com a raiva que sentia?
PROFESSOR Resposta pessoal. Marta transformou a raiva em motivação.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. No futebol, Marta ocupa a posição de atacante.
    1. O que faz um atacante no futebol?
PROFESSOR Resposta: O atacante é aquele que tem o objetivo de marcar os gols.
MANUAL DO PROFESSOR

Em seguida, leia as perguntas e peça para que eles as respondam oralmente, respeitando os turnos de fala e as opiniões dos colegas, mesmo que eles discordem. Em caso de alguma colocação que reforce estereótipos, convide-os a conhecer outras opiniões e outros pontos de vista para, depois, pensar de forma crítica sobre o que estão colocando no coletivo.

Orientações

  1. Auxilie os estudantes se não conseguirem localizar as informações no texto.
  1. De acordo com o texto, pode-se inferir que a mortalidade infantil acontecia em decorrência da fome e da sede. Em busca de melhores condições de vida, as pessoas migram para outros lugares do Brasil.
  1. Explore com os estudantes como eles podem transformar sentimentos ruins em bons, enxergando na adversidade uma possibilidade de aprender.
  1. a) Como o futebol é um esporte considerado “paixão nacional” e a posição de atacante é uma das mais conhecidas entre os fãs, é possível que os estudantes conheçam a atleta. Caso eles não a conheçam, é possível inferir sua função, quando o texto afirma que Marta faz gols.
    1. Deixe os estudantes livres para comentar as outras posições que os jogadores ocupam.
    1. Os estudantes podem comentar as funções das posições dos jogadores indicadas no item anterior.

      Antes de dar sequência às atividades e à leitura sobre futebol, verifique as predileções dos estudantes sobre o tema, identificando aqueles com mais e com menos conhecimentos prévios a respeito deste famoso esporte. Pergunte:

      • Você gosta de jogar futebol?
      • E de assistir?
      • Você torce para algum time?
      • Você é fã de algum jogador ou alguma jogadora de futebol? Qual?

        Espera-se que os estudantes comentem sobre suas preferências acerca do futebol brasileiro, caso as tenham. Alguns times podem apresentar rivalidade entre si; portanto, alerte-os sobre a importância de manter a cultura de paz. Ressalte que todos os times têm momentos bons e ruins nos campeonatos, e isso faz parte da competição.

        Em seguida, oriente a leitura do livro didático, explicando que o texto apresenta importantes informações sobre as posições dos jogadores dentro de campo. Após a leitura, chame a atenção dos estudantes sobre as diferenças entre essas posições. Para ampliar, elabore uma lista com as características que todos os jogadores devem ter. A partir da comparação entre as características, mostre que há espaço para todos entrarem em campo.

MP70

  1. Você conhece as outras posições dos jogadores em campo?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. O que cada uma delas faz?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Em sua opinião, qual característica de Marta a levou a ser uma campeã?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua escola e em sua comunidade, as meninas são bem aceitas no futebol?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Como podemos combater o preconceito sofrido por meninas nos esportes?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Qual a importância de Marta para incentivar a igualdade entre meninos e meninas nos esportes?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.

Os jogadores podem receber diferentes denominações, de acordo com as estratégias táticas que são montadas por cada equipe. Costuma-se dividir o campo de futebol em três grandes áreas: defesa, meio-campo e ataque.

De acordo com algumas classificações, existem as seguintes posições:

Imagem: Ilustração. Um campo de futebol. Na parte superior, na linha das traves, um ponto preto, referenciando o goleiro. Na grande área, dois pontos pretos, referenciando os zagueiros. Nas laterais, dois pontos pretos, com setas indicando para frente, referenciando os laterais. No meio de campo, um ponto vermelho com seta indicando para frente e para trás, indicando o Alas. No centro do campo, acima da linha central, um ponto vermelho com seta indicando para frente, referenciando o atacante. Na parte inferior, um ponto vermelho no centro do campo abaixo da linha central, referenciando ao meio-campista. Abaixo nas laterais, dois pontos vermelhos com duas setas indicando para o meio e para atrás, referenciando médio-volante. Próximo a linha do gol, um ponto vermelho, referenciando o Líbero. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quando joga futebol com os colegas, vocês se dividem de acordo com posições de defesa, meio-campo e ataque?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: É muito comum, durante as partidas de futebol de lazer, que as crianças queiram ficar na posição de ataque, isto é, tenham como foco apenas fazer gols, não dando a devida importância para as outras posições da equipe. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Por que é importante haver essa divisão nas diferentes posições?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Estimule os estudantes a perceber que todas as posições são importantes em campo, devendo funcionar como um harmônico trabalho em equipe para que o time vença. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. O que você faz quando ganha ou perde uma partida de futebol? Essas atitudes são legais com os outros colegas?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Explore com os estudantes a importância de saber vencer sem humilhar os adversários, e também de saber perder, sem desanimar, encontrando na derrota formas de aprendizado. É possível que algumas crianças ajam de forma imatura ou impensada diante das derrotas, por exemplo, com tentativas de agressão verbal ou física aos colegas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

  1. Espera-se que os estudantes identifiquem algumas características de Marta mencionadas no texto e escolham uma delas, por exemplo, tenacidade, obstinação, determinação, coragem, entre outras. Trabalhe com eles o significado dessas características, se necessário, com o auxílio das definições do glossário e de um dicionário.
  1. Espera-se que os estudantes discutam se há preconceitos em relação à participação das meninas no futebol. Durante a discussão, incentive o clima de paz e respeito, encerrando possíveis brigas que possam ocorrer entre eles. Ressalte que as meninas devem ser aceitas no futebol, pois tem os mesmos direitos que os meninos. O mesmo deve valer para todas as atividades da sociedade.
  1. Discuta com os estudantes como é possível combater o preconceito sofrido por meninas no futebol e também em outros esportes, por exemplo, a importância de jogar em times mistos, sem a distinção de gênero.
  1. Marta serve como inspiração para que meninas também queiram praticar o esporte, incentivando o fim do preconceito contra mulheres na modalidade.

    Orientações

  1. Para calcular os pontos finais, é preciso utilizar as regras de pontuação, em que cada vitória vale 3 pontos, cada empate vale 1 ponto e as derrotas não valem nenhum ponto.
  1. a) Se o São Paulo perder, passará a ter 6 derrotas. A derrota não vale nenhum ponto, 56 + 0 = 56, então o time continuará com 56 pontos. Se o Internacional ganhar, passará a ter 16 vitórias. Cada vitória vale três pontos. Como o time já tinha 53 pontos, 53 + 3 = 56. Logo, terá 56 pontos. Se o Atlético empatar, passará a ter 6 empates. Cada empate vale um ponto. Como o time tinha 50 pontos, 50 + 1 = 51. Logo, terá 51 pontos. Se o Grêmio ganhar, passará a ter 13 vitórias. Cada vitória vale três pontos. Como o time já tinha 50 pontos, 50 + 3 = 53. Logo, terá 53 pontos.
  1. b) São Paulo e Internacional ficariam empatados em lugar, pois ambos estão com 56 pontos. O Grêmio ultrapassaria o Atlético, pois teria 53 pontos, contra 51 pontos do outro time.

    Para realizar as atividades da página 57 do Livro do Estudante, leia o texto sobre o regulamento de pontuação do Campeonato Brasileiro. Em seguida, oriente os estudantes a se organizarem em grupos. Para trabalhar com pontuações e cálculos, é importante promover o esforço produtivo e o ensino afetivo, reforçando que todos são capazes de pensar e de raciocinar. Valorize os esforços de construções e raciocínios dos grupos.

MP71

No Campeonato Brasileiro, o “Brasileirão”, 20 equipes se enfrentam em 38 rodadas. O time com o maior número de pontos é o campeão.

Como os pontos são calculados:

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Calcule no diário de bordo os pontos dos times da Série A do “Brasileirão” de 2019 e complete os dados que faltam.

Time

Pontos

Jogos

Vitórias

Empates

Derrotas

Flamengo-RJ

Brasão do Flamengo. Formas geométricas com as letras “F”, “F” e “C” sobrepostas e no canto superior à esquerda. E linhas pretas e vermelhas.

38

28

6

4

Santos-SP

Brasão do Santos. Forma geométrica, composto por forma geométrica e as letras “S”. “F”. “C”. E as cores pretas e brancas.

38

22

8

8

Palmeiras-SP

Brasão do Palmeiras-SP, composto por um círculo verde, no centro a letra “P“, abaixo o nome do time.

38

21

11

6

Grêmio-RS

Brasão do Grêmio-RS, composto por um círculo azul e branco com uma faixa preta no meio com o nome do time.

38

19

8

11

FONTE: Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A – 2019 (CBF).

PROFESSOR Resposta: Flamengo: (28 x 3) + (6 x 1) = 84 + 6 = 90
Santos: (22 x 3) + (8 x 1) = 66 + 8 = 74
Palmeiras: (21 x 3) + (11 x 1) = 63 + 11 = 74
Grêmio: (19 x 3) + (8 x 1) = 57 + 8 = 65
  1. Durante o andamento da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2020, em janeiro, a tabela de pontuação estava assim:

Time

Pontos

Jogos

Vitórias

Empates

Derrotas

São Paulo-SP

Brasão do São Paulo-SP, composta por forma geométrica com as iniciais na parte superior, abaixo as cores vermelha, branca e preta.

56

29

16

8

5

Internacional-RS

Brasão Internacional-RS. Um círculo vermelho com as letras “I”, “S” sobrepostas.

53

29

15

8

6

Atlético-MG

Brasão do Atlético-MG, composto por forma geométrica com fundo preto e as iniciais do time com uma estrela acima.

50

28

15

5

8

Grêmio-RS

Brasão do Grêmio-RS, composto por um círculo azul e branco com uma faixa preta no meio com o nome do time.

50

29

12

14

3

FONTE: Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A – 2020 (CBF), 17 jan. 2021.

PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quantas rodadas faltam para terminar o campeonato?
PROFESSOR Resposta: Para o São Paulo, o Internacional e o Grêmio, faltam 9 rodadas. Para o Atlético, faltam 10 rodadas.
  1. Calcule no diário de bordo e ajuste os pontos de cada time na tabela, prevendo estas situações:
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
PROFESSOR Resposta: Ficará com 6 derrotas.
PROFESSOR Resposta: Ficará com 16 vitórias.
PROFESSOR Resposta: Ficará com 6 empates.
PROFESSOR Resposta: Ficará com 13 vitórias.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Nesse novo cenário, haveria mudança na classificação entre os times?
PROFESSOR Resposta: Sim. Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Incentive-os a solucionar os problemas de forma mais criativa e visual, não sendo necessário apresentar as respostas da forma tradicional ou montar as contas. Torne-se provocador e observador ativo da forma como os grupos resolvem os problemas. Você pode fazer perguntas para que eles possam aprofundar seus raciocínios, mas sem entregar as respostas, porque este não é o objetivo das atividades de raciocínio matemático, mas as estratégias que eles usam para pensar e raciocinar. Incentive-os a se arriscar e a trocar informações sobre seus raciocínios, suas estratégias e hipóteses.

MP72

Etapa 2 Vamos pesquisar?

Olá, candidato(a)!

Você encontrou outros candidatos interessados em entrar na Escola de Campeões. Muito bem!

Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades de um campeão.

Vocês conheceram na etapa anterior a história de uma campeã, a jogadora de futebol Marta.

Como eu gostei de vocês, vou dar mais uma dica para passarem no teste.

Com base no que escolheram, vocês podem pesquisar histórias de vida de pessoas que foram campeãs.

Elas vão ajudar a desvendar os segredos de ser um campeão.

Vamos lá? Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela está em pé, com o braço direito estendido para frente, com o dedo indicador destacado. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem em diferentes fontes, como jornais, revistas, livros, sites e blogs na internet, histórias de vida de pessoas que foram campeãs no esporte escolhido. Podem ser ídolos atuais ou de outras épocas.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. No diário de bordo, façam o registro do material que recolherem, lembrando-se de indicar a fonte de onde tiraram. Por exemplo, o nome do jornal.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Confiram se as informações são verdadeiras, verificando se podem ser confirmadas por mais de uma fonte.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Caso conheçam campeões na comunidade onde moram, vocês também podem entrevistá-los. Para isso, façam no diário de bordo um roteiro de perguntas do que gostariam de saber sobre as histórias de vida desses campeões. Por exemplo, como foram descobertos no esporte, as dificuldades passadas, as barreiras encontradas etc.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Peçam autorização a essas pessoas, perguntando se podem gravar a entrevista. Vocês podem utilizar o gravador de voz disponível em aparelhos celulares.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

Para orientar a organização do trabalho em grupo, utilize o método de trabalho em grupo da professora Rachel Lotan, da Universidade de Stanford, que considera que os estudantes possuem conhecimentos e habilidades distintos que se complementam no trabalho em grupo. Todos os integrantes devem participar de todas as etapas e se corresponsabilizar pela investigação e por seus procedimentos. Cada integrante terá um papel.

  1. facilitador: leitura e compreensão;
  1. monitor de recursos: solicitar ou mediar a atuação do grupo com ferramenta ou material;
  1. repórter: registrar as atividades e compartilhá-las;
  1. harmonizador: assegurar que todos realizem as atividades e que sejam ouvidos;
  1. controlador: mensurar e monitorar o tempo estipulado para as atividades.

    Os papéis devem ser distribuídos em um sorteio e é possível sugerir sua troca, evitando-se a atribuição de um papel que reforce habilidades já desenvolvidas.

    Organize os estudantes nos grupos formados na etapa anterior. Nesta etapa da pesquisa, eles irão buscar informações e as discutirão nos grupos. Acompanhe os grupos para observar suas atuações individuais e suas participações, realizando intervenções somente quando necessário.

    Oriente os grupos a buscar informações em textos biográficos e autobiográficos, explicando que, enquanto a biografia é escrita por uma terceira pessoa, a autobiografia é elaborada pelo próprio biografado, com o uso da primeira pessoa. Organize que os grupos tenham acesso a textos impressos e digitais, audiovisuais, jornais, revistas, sites, enciclopédias, entre outras.

    Se houver campeões onde vivem, oriente os estudantes a procurar informações sobre essas pessoas e a entrar em contato com elas, apresentando a proposta de realização de uma entrevista sobre a pergunta investigativa deste projeto Qual é o segredo de ser um campeão?.

    Explique aos estudantes como eles devem se organizar para as gravações, elaborando um roteiro das perguntas e agendando dia e hora com o entrevistado. Anotações das principais informações sobre o entrevistado devem ser feitas e isso irá ajudá-los na textualização da entrevista oral. Ao final da gravação, o grupo deve solicitar a autorização de uso do áudio e das informações por escrito, agradecendo a participação do entrevistado na pesquisa.

MP73

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

Em grupo, escolham uma das histórias de vida recolhidas na pesquisa.

Vocês devem selecionar os principais fatos e os principais segredos para que a pessoa escolhida se tornasse uma campeã.

O objetivo é escrever um texto biográfico, assim como aquele que vocês leram sobre a jogadora Marta.

  1. Selecionem uma das histórias de vida.
  1. Caso seja um áudio de entrevista, peçam ajuda ao professor para executar o áudio. Ouçam com atenção e anotem os principais pontos ditos pela pessoa.
  1. Planejem o texto biográfico que gostariam de escrever.
  1. Escrevam o texto com base em alguns tópicos importantes, como:
    • Onde e quando a pessoa nasceu.
    • Como foi descoberta no esporte.
    • Quais foram os desafios a serem vencidos.
    • Que reconhecimento teve da sociedade (por exemplo, prêmios, títulos, homenagens).
    • De que maneira influencia crianças e jovens a seguirem no esporte.
    1. Procurem escrever o texto de maneira formal.
    1. Coloquem no texto características da pessoa que ajudem o leitor a conhecê-la melhor, por exemplo, “Marta Vieira da Silva era uma menina obstinada”.
    1. Adicionem ao texto uma fotografia da pessoa entrevistada.
    1. Troquem os textos biográficos produzidos com colegas de outros grupos, para que eles possam fazer sugestões ao texto.
    1. Revisem o texto dos colegas, verificando se ele contempla os tópicos importantes apontados anteriormente e se há palavras com problemas de ortografia.
    1. Quando receberem seu texto de volta, façam a revisão de acordo com as sugestões do outro grupo.
    1. Realizem uma exposição na escola com os textos biográficos produzidos, para que colegas de outras turmas possam conhecer melhor os campeões.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Hora de escrever

Oriente os grupos a transcrever as entrevistas orais, comparando a transcrição com suas anotações e ampliando as informações sobre o entrevistado.

Antes de iniciar a elaboração da primeira versão, retome as características dos textos biográficos para garantir que eles os escrevam em terceira pessoa e apresentem informações como: nome do biografado, data e local de nascimento, os fatos mais relevantes de sua vida pessoal e profissional, sua história e sua trajetória no futebol, as informações dos relatos sobre treinos, vitórias e derrotas.

Em seguida, os estudantes devem juntar os dados da pesquisa, as anotações e a transcrição da entrevista. Depois, oriente-os a construir uma linha do tempo, organizando as informações e os relatos da pessoa em ordem cronológica. Oriente-os a usar conectivos e marcadores temporais, como “durante sua infância”, “ao longo de X anos” etc.

Na etapa de leitura e revisão das biografias, apresente para os grupos quais serão os critérios avaliados em relação ao conteúdo, à organização do texto e ao uso de recursos linguísticos característicos do gênero. Revise a primeira versão e a devolva aos grupos para que eles possam organizar o texto e realizar as correções. Oriente-os também a selecionar uma foto do jogador entrevistado para acompanhar a biografia produzida.

Para ampliar

Convide os grupos a ler suas produções para os demais grupos e a mostrar a foto do biografado para a turma. Proponha também que todos os textos revisados e reescritos façam parte de um livro de biografias de campeões. Elabore um texto introdutório, contando o percurso dos estudantes para a realização da produção. As histórias também podem ser digitalizadas, organizadas em ordem alfabética pelo nome dos biografados e conter as fotos dos campeões. Pensem em uma capa e um título para encadernar o livro. O ideal é que o livro seja emprestado, para que todos os estudantes possam apresentá-lo aos seus familiares ou responsáveis. Depois que o livro percorrer a casa de todos da turma, ele pode ser doado à biblioteca da escola para que outras turmas tenham acesso.

MP74

Etapa 3 Experimentando

Olá, candidatos(as)!

Agora que vocês conhecem histórias de campeões, já conseguem definir qual é o segredo de ser um campeão?

Para provar o que investigaram, devem experimentar na prática as características de um verdadeiro campeão.

Desse jeito, vocês estão cada vez mais perto de cumprir a missão e entrar na Escola de Campeões.

Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela está em pé, com o braço direito estendido para cima, destacando o dedo indicador, apontando para cima com os olhos fechados. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
  1. Leiam novamente os textos biográficos produzidos pela turma, com as histórias de vida dos campeões selecionados pelos grupos.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes releiam os textos biográficos produzidos na etapa anterior, conhecendo também as histórias de vida selecionadas pelos outros grupos, com o objetivo de encontrar similaridades entre as pessoas escolhidas. Fim da observação.
  1. Que conhecimentos podem ser tirados de cada uma dessas histórias de vida?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Nessa questão, os estudantes devem identificar diversos saberes de vida dos indivíduos e dos grupos sociais, valorizando suas identidades, culturas e potencialidades. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Os campeões ganharam todas as vezes? O que eles fizeram diante da derrota?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Muito provavelmente, como é próprio da natureza humana, há momentos em que se perde e em que se ganha. Os campeões podem ter lidado com a derrota como forma de se esforçarem mais para alcançar uma futura vitória. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Como os campeões resolveram os desafios que tiveram em suas vidas? Façam um quadro como o modelo da página seguinte no diário de bordo para responderem a essas questões.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 3 – Experimentando

Para esta etapa, oriente os grupos a retomar o texto elaborado na etapa anterior para extrair dele dados importantes para a investigação. O objetivo é que, por meio da análise das informações, os grupos façam um levantamento das características de um campeão. Após identificá-las, segundo a biografia do jogador, é hora de analisá-las e levantar algumas considerações para responder à pergunta investigativa. Em seguida, os grupos devem realizar cada uma das atividades, controlando o tempo de realização de cada uma delas.

Para a realização das atividades 1 e 2, retome as características da biografia com os grupos. Verifique se eles indicam os diferentes aspectos, como fatos, relatos e vivências, e as diferentes partes da biografia, como a apresentação inicial e a ordem cronológica dos fatos. É uma boa oportunidade para conhecer as histórias de vida selecionadas pelos outros grupos, com o objetivo de encontrar similaridades entre as pessoas escolhidas.

  1. Converse com os grupos a respeito das atividades 3 e 4. Discuta com eles a respeito do erro, da falha e da derrota. Ressalte que um esporte de competição como o futebol, se conduzido de forma positiva, pode proporcionar desenvolvimento físico, emocional, mental e social, além de desenvolver a autoconfiança. Neste contexto, é possível perceber reações emocionais tanto nos casos de vitória como de derrota, que devem ser compreendidas como duas faces da prática esportiva. Dessa forma, o esporte pode contribuir para que os estudantes adquiram certa tolerância à frustração e aprendam a superá-la. A atividade 5 trabalha com o reconhecimento de características comuns e a observação de padrões, habilidades importantes para o desenvolvimento do pensamento computacional.

    Nessa etapa, também é importante ir além do futebol e das práticas esportivas. Oriente-os a resgatar outros tipos de competições e campeonatos, como Olimpíadas de Matemática ou de Língua Portuguesa. Chame a atenção para o fato de estas serem atividades competitivas e que algumas características identificadas em esportistas também podem ser necessárias neste tipo de campeonato. Peça para que indiquem quais dentre as características levantadas são importantes nessas competições.

MP75

Desafios enfrentados pelos campeões

Soluções encontradas pelos campeões

_____

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Reconheça características comuns e encontre padrões.

Fim do complemento.

  1. Listem as principais características para ser um campeão.
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes listem características em comum aos campeões que podem ter levado a suas vitórias, como autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, determinação, entre outras. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quais atividades vocês podem fazer para experimentar essas características de um campeão na prática? Discutam em grupo e preencham no diário de bordo um modelo como o quadro a seguir.

Características dos campeões

Atividades que podem ser realizadas

_____

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem em materiais impressos ou digitais o que é necessário para ser um campeão na prática e registrem no diário de bordo. Avaliem, inclusive, os cuidados físicos e emocionais necessários.
PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Com base nas informações encontradas na pesquisa, revejam as possibilidades pensadas pelo grupo.
PROFESSOR Atenção professor: Reveja com eles quais soluções já estão sendo feitas e quais são possíveis de se fazer. Fim da observação.
  1. Façam uma lista final de quais atividades podem ser realizadas pelo grupo.
  1. Apresentem a lista para o professor e os demais grupos de colegas.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Escolham uma das atividades. Por que ela é a mais interessante de ser executada?
PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Fotografia. Duas crianças uniformizadas correndo atrás de uma bola de futebol em um campo de terra. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Várias crianças segurando uma corda, cada time de um lado em um campo de futebol.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma menina com tranças no cabelo e roupas brancas, ao lado um menino com cabelos lisos e roupas brancas. Eles estão em pé na frente de uma mesa. Sobre a mesa, uma maquete.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um menino com cabelos lisos, usando um fone de ouvido e casaco. Ele está sentado, com as mãos sobre a mesa. Sobre a mesa, um computador e um caderno.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

  1. Espera-se que os estudantes identifiquem como as pessoas resolveram conflitos de suas vidas, com diálogo, cooperação, respeito ao outro, criatividade, inovação, entre outras possibilidades.
  1. Para experimentar as características listadas anteriormente, como autonomia, responsabilidade etc., os estudantes podem listar atividades como praticar um esporte, elaborar um jogo, solucionar um desafio, entre outras, que permitam demonstrar suas capacidades e habilidades.
  1. Os estudantes devem registrar o que pretendem produzir para a solução da pergunta investigativa: “Qual o segredo de ser um campeão?”.
  1. a) Caso os estudantes tenham pensado em um circuito de desafios para serem solucionados, que envolvam formas específicas de lidar com o corpo, é preciso verificar se não terão a saúde colocada em risco. Avalie com eles os possíveis riscos, modificando as atividades quando necessário.
    1. A lista de ideias favorece a troca e a ampliação de soluções entre os grupos.
    1. Deixe os estudantes livres para justificarem sua escolha.

      Ao final, convide os grupos a apresentarem algumas das características dos campeões e a proposta de atividades a ser realizadas, verificando se outros grupos também identificaram as mesmas características e se têm outra proposta de atividade. Oriente-os a anotar em seus diários de bordo as características de um campeão levantadas pelo grupo e pelos demais grupos. Ao final da apresentação, os grupos devem discutir entre eles, identificando quais características são recorrentes e quais não são.

MP76

Etapa 4 – Hora de produzir

Olá, candidatos(as)!

Que ideias interessantes vocês tiveram!

Então eu faço um convite para o desafio final do teste da Escola de Campeões: executar a atividade pensada anteriormente!

Assim, vocês poderão provar o segredo de ser um campeão.

Estou ansiosa para ver o que vocês escolheram!

Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela está em pé, com a mão esquerda sobre a boca e olhando para o lado esquerdo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de intruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como executar a atividade definida anteriormente.

    OBJETIVO

    • Escrevam o que pretendem fazer na atividade.

      JUSTIFICATIVA

    • Argumentem por que a atividade escolhida pelo grupo é eficiente para responder à pergunta “Qual é o segredo de ser um campeão?”.

      MATERIAIS NECESSÁRIOS

    • Anotem a lista de materiais que serão necessários.

      DESENVOLVIMENTO

    • Coloquem o passo a passo necessário para realizar a solução. Vocês podem listar cada uma das ações.

      RESULTADOS ESPERADOS

    • Registrem o que esperam que a atividade do grupo consiga realizar.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em praticar um esporte, é preciso definir o local, os times e as regras. Além disso, é preciso agir com respeito e resolver os conflitos com diálogos e nunca com agressões físicas ou verbais.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 4 – Hora de produzir!

Os projetos integradores têm como objetivo tornar a escola um espaço vivo e aberto por meio da investigação. Por isso, as propostas apresentadas devem ser valorizadas. Além disso, esta é uma etapa importante para:

  1. balancear os limites e desafios dos grupos, evitando que os estudantes assumam produções complexas;
  1. acompanhar e incentivar as experiências e testagens das soluções, verificando se as ideias têm base nas pesquisas e nas experimentações realizadas;
  1. orientar os grupos na sistematização de seus percursos para a elaboração de uma produção que tenha sentido e que seja coerente como resolução da situação-problema proposta pelo projeto;
  1. identificar e avaliar quais aprendizagens foram adquiridas ao longo do processo e que são utilizadas na hora da sistematização e da produção.

    Outro ponto importante é a elaboração de instruções sequenciadas para a solução de um problema, por meio de texto escrito ou de imagens. Com isso, exercitam-se habilidades importantes para o desenvolvimento do pensamento computacional. Embora as orientações para a realização dessas atividades sejam as mesmas, elas não serão realizadas pelos grupos da mesma forma, pois cada grupo está em seu próprio percurso investigativo.

    Tenha em mente a importância de registrar em seu diário de bordo o desenvolvimento dos estudantes individualmente e em grupo. Ele é um importante instrumento para o registro do trabalho que está sendo desenvolvido e permitirá orientar suas ações, além de compartilhar com os estudantes o desempenho de cada um e das equipes.

    Depois da ação, oriente os estudantes a discutir e a registrar no diário de bordo se alguma situação inesperada aconteceu durante as atividades. Eles também devem indicar o que poderia ter sido mais bem planejado. Indique se é possível realizar outras atividades para que a característica indicada seja identificada. A partir do resultado, ajude-os a sistematizar as resoluções.

MP77

Etapa 5 Compartilhando as descobertas

Vocês são os mais novos estudantes da Escola de Campeões!

Sim, vocês passaram em nosso teste e agora fazem parte do nosso time de campeões. Como forma de registrar a jornada até aqui e marcar a entrada na escola, costumamos seguir uma tradição.

Cada novo estudante deve escrever um texto que ensine os outros colegas a como ser um campeão.

Vocês podem fazer um texto em grupo.

Depois, vocês devem colocá-lo no mural da escola. Contem comigo para o que precisar!

Abraços,

Vitória.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela está em pé, segurando com as mãos uma folha e um lápis. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a atividade realizada pelo grupo.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Escrevam as instruções ou os passos necessários para ser um campeão.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Utilizem verbos que indiquem às pessoas o que elas devem fazer, por exemplo, “faça”, “seja”, “ouça”, “pratique”, entre outros.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Se desejarem, acrescentem imagens que representem as ações indicadas, para facilitar o entendimento dos leitores. Não se esqueçam de escrever legendas explicativas para as imagens.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Lembrem-se da importância de aconselhar os outros colegas a lidar não só com as vitórias, mas também com as derrotas.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Revisem o texto, verificando se não há nenhum problema de ortografia nas palavras. Para isso, se precisar, consultem um dicionário.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Coloquem o texto pronto no mural da escola para que outros colegas leiam e também aprendam a se tornar campeões.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Leiam os textos produzidos pelos grupos e aprendam um pouco mais.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

O objetivo desta etapa é compartilhar as ideias e os processos investigativos dos grupos e divulgar as produções. Peça que elaborem um texto com as instruções para “se tornar um campeão”. Ressalte que esse gênero tem características específicas, como frases curtas elencadas e verbos no imperativo ou no infinitivo. Nesta estrutura, a sequência das ações é muito importante, porque são recomendações para o passo a passo a ser realizado. Oriente-os a relacionar e a sequenciar esses passos de modo a identificar quando há um passo que depende de outro anterior.

No contexto do conteúdo a ser elaborado, chame a atenção ao fato de que as orientações podem ser tanto procedimentais (como devo proceder) como comportamentais (como devo me comportar). Incentive-os a escrever também algumas orientações que sugiram ao leitor (re)pensar alguns pontos, considerando seus conhecimentos prévios. Eles podem, por exemplo, incluir algumas perguntas para incentivar o leitor a pensar em importantes questões discutidas ao longo das atividades pelo grupo.

Oriente os grupos a identificar outros textos instrucionais com passo a passo, impressos ou digitais. Os grupos podem localizá-los em diferentes espaços e ambientes com placas ou cartazes, como a biblioteca. Para a elaboração escrita, oriente os grupos a organizar as ideias, a sequenciar as informações, a elaborar uma relação lógica entre os itens e orientações que promovam a reflexão, considerando o assunto e os interlocutores definidos. Destaque a finalidade do texto e a importância de sua organização em partes: título, passo a passo e orientações e questionamentos, fazendo-os perceber que sem essa organização a função do texto fica comprometida.

Ao final da elaboração da primeira versão, exponha os textos no quadro para que façam comparações. Em caso de diferentes ordenações, incentive a discussão entre os grupos para que concluam se a diferença nas ordenações prejudica ou não a finalidade do texto. Caso aconteça alguma inversão na leitura entre as instruções, questione-os sobre a compreensão do passo a passo, de modo que essa sequência seja coerente.

Em seguida, esses textos devem ser revisados e elaborados em cartazes. Após a versão final, proponha que os estudantes convidem outras turmas para conhecer os segredos de ser campeão.

MP78

Etapa 6 O que aprendemos?

Preencha em seu diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Respondi à questão “Qual é o segredo de ser um campeão”?

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão apresentando e experimentando os segredos de ser um campeão?

Avaliação do grupo

Realizamos todas as tarefas solicitadas por Vitória?

Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre os campeões?

Conseguimos trocar ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

Com o projeto, vocês puderam aprender mais sobre o que é preciso para ser um campeão?

Puderam conhecer histórias de vida de pessoas que são campeãs?

Vocês aprenderam a vencer e a perder, assim como a cooperar, a trabalhar em equipe e a resolver conflitos pelo diálogo?

Puderam planejar e experimentar atividades que coloquem à prova as características de um campeão?

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 6 – O que aprendemos?

Para finalizar o projeto, organize uma roda de conversa para que os estudantes falem sobre os seus aprendizados ao longo do percurso.

Conclusão: Avaliação

Peça que falem sobre as leituras e as pesquisas e incentive-os a concordar ou discordar respeitosamente das opiniões dos colegas. Eles devem falar também sobre suas impressões do trabalho em grupo.

Oriente os estudantes a elaborar a tabela avaliativa em seus diários de bordo. Em seguida, explique que eles devem respondê-la individualmente, atribuindo a si próprios seus desempenhos. Comente que a autoavaliação é importante porque ajuda cada um a pensar nas suas participações e nos seus procedimentos.

Em seguida, eles devem avaliar o trabalho em grupo. Lembre-os de realizarem a avaliação individualmente, atribuindo ao grupo um desempenho para cada pergunta. Depois, os grupos devem se reunir para discutir os pontos avaliados e os desempenhos atribuídos. Neste momento, passe pelos grupos, contribuindo com suas avaliações a partir de suas próprias anotações sobre as participações individuais nas etapas e, também, sobre o trabalho do grupo de forma geral, explicitando quando eles foram mais ativos, participativos e colaborativos durante o projeto.

Por fim, os estudantes devem avaliar o projeto coletivamente. Oriente, novamente, a avaliação individual para, depois, promover a troca coletiva das atribuições de desempenho.

Para finalizar o projeto, faça uma autoavaliação considerando sua atuação e sua participação na missão dos estudantes. Reflita sobre o uso do diário de bordo como instrumento auxiliar para a realização de avaliações formativas ao longo do processo: foi eficiente para o registro do processo? Auxiliou-o em seu trabalho? Como o uso desse tipo de instrumento pode ser aperfeiçoado? Analise suas intervenções nos trabalhos em grupo e, com a equipe pedagógica, faça uma avaliação do projeto. Deixe registrado em que medida o projeto contribuiu com as aprendizagens dos estudantes e com o desenvolvimento das competências e habilidades propostas.

MP79

Boxe complementar:

Para continuar a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

  • CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. Disponível em: http://fdnc.io/gvf. Acesso em: 20 jan. 2021.

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem como objetivo incentivar e organizar a prática de futebol no Brasil. O site da CBF traz manuais, regulamentos, notícias, vídeos, tabelas de campeonatos, entre outras informações sobre o esporte no país.

  • COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL (COB). Disponível em: http://fdnc.io/4Nf. Acesso em: 20 jan. 2021.

    O site do Comitê Olímpico do Brasil (COB) traz modalidades de esporte, comissão de atletas, regulamentos, resultados, notícias, guias esportivos, entre outras informações relevantes sobre a participação do Brasil nos jogos olímpicos mundiais.

  • FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Esportes para o desenvolvimento. Disponível em: http://fdnc.io/gvg. Acesso em: 20 jan. 2021.

    O programa “Esportes para o desenvolvimento” tem como proposta pensar o esporte como uma atividade divertida e interativa e não somente como competição e alto rendimento.

    Contribui, assim, para melhorar a autoestima, o equilíbrio físico e psíquico, a capacidade de interação social, a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade.

  • SUPERINTERESSANTE. Tudo sobre jogos olímpicos. Disponível em: http://fdnc.io/gvh. Acesso em: fev. 2021.

    O site apresenta matérias com várias curiosidades sobre os jogos olímpicos, como a sua origem na Antiguidade, o primeiro brasileiro a ganhar a medalha de ouro em uma Olimpíada, como surgiu esse evento, entre outras.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Leia com os estudantes as sugestões de leitura apresentadas e pergunte por qual se interessaram. Você poderá aproveitar para fazer uma visita com eles à biblioteca da escola ou da região e buscar livros que abordem esses temas.