8

Projeto 1 É fato ou fake?

Imagem: Ilustração em Página dupla. Página de internet: Na parte superior, o nome do blog: Jornal da Escola. Ao lado, menu: Turma, Família, Escola, Assine, Compartilhe. Abaixo, o segundo menu: Brasil, Mundo, Ciência e Tecnologia, Esportes, Cultura, Entrevista. Abaixo, a fotografia: À esquerda, três beterrabas, ao lado, um copo com suco de beterraba. À direita, duas beterrabas cortadas. Abaixo o texto: Beterraba acaba com a anemia. Exclusivo: Conheça a Agência Especial de Checagem das Fake News. Ao lado, a fotografia de um pote com manga cortada em cubos. Ao lado, um copo com leite, uma garrafa com leite, uma manga inteira e uma manga cortada. Ao lado, o texto: Manga com leite faz mal. Abaixo, a fotografia de uma maçã em cima de flocos de aveia. Ao lado, banana cortada. Ao lado, grão de bico e uva passa. Ao lado, o texto: Comer fibras ajuda a regular o intestino. Fim da imagem.

9

Imagem: Ícone de três braços estendidos e com as mãos espalmadas. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Que tipo de texto é indicado na página de internet?
  1. Você compartilharia um desses textos com seus amigos e/ou familiares?
  1. Você acha que as afirmações sobre os alimentos são verdadeiras ou falsas?

10

Olá, recruta! Seja bem-vindo(a) à Agência Especial de Checadores de Fake News.

O nosso objetivo é detectar notícias falsas, as fake news, que são propagadas na internet. Precisamos informar a verdade à população.

Sua missão é investigar: É fato ou fake ?

Boa jornada!

Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News.

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol e tênis. Ela está em pé com os braços cruzados. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja.  Fim da imagem.

Justificativa

Hoje, as notícias e as informações científicas circulam não só nos meios impressos, como jornais e revistas, mas também na internet, em sites, blogs , podcasts, vídeos e postagens de redes sociais. Pessoas comuns podem criar qualquer conteúdo para publicar em plataformas específicas.

A internet facilitou o acesso e o compartilhamento de informações. No entanto, isso também fez com que aumentasse a circulação de notícias falsas, as chamadas fake news. Por interesse ou desinformação, essas notícias divulgam informações mentirosas, que podem confundir as pessoas sobre os mais variados temas.

Não é raro encontrar na internet “receitas milagrosas” que prometem curar doenças, rejuvenescer, embelezar e deixar a pessoa mais saudável; elas nem sempre são verdadeiras. Para não cair em mentiras, é fundamental saber identificar as fake news, assim como alertar as pessoas ao nosso redor.

Vamos investigar um tema muito pesquisado na internet: a alimentação.

Isso nos ajudará a estudar o tema contemporâneo Saúde.

Objetivos da missão

11

Materiais necessários

Para ajudar a Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News, você precisará de um diário de bordo para fazer anotações. Escolha também outros materiais que poderão ser úteis:

Imagem: Ilustração. Uma mochila azul, ao lado, um lápis, um caderno, na capa o texto: DIÁRIO DE BORDO, ao lado, um livro com alimentos na capa. Atrás, um notebook.  Fim da imagem.

Cronograma da missão

Anote no diário de bordo quando serão realizadas as etapas da missão:

Quadro: equivalente textual a seguir.

Etapa 1 – Ponto de partida

_____/_____/_____

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

_____/_____/_____

Etapa 3 – Experimentando

_____/_____/_____

Etapa 4 – Hora de produzir!

_____/_____/_____

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

_____/_____/_____

Etapa 6 – O que aprendemos?

_____/_____/_____

Competências gerais, competências específicas e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades.

A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competências gerais: 1, 4, 5, 7.

Competências específicas de Linguagens: 1, 3, 6.

Competência específica de Ciências Humanas: 2.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP16), (EF35LP17), (EF05LP15), (EF05LP16)

Habilidade de História: (EF04HI08)

  1. Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote em seu diário de bordo os assuntos sobre os quais ficou curioso.

12

Etapa 1 Ponto de partida

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol e tênis. Ela está em pé com sobre os óculos, olhando para frente com a boca aberta. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, recruta! Fico feliz que tenha aceitado nossa missão! Ao cumprir sua missão com sucesso, você se tornará um dos nossos agentes especiais. Você se lembra do que precisa fazer? Quero que responda à seguinte pergunta no tema da alimentação: É fato ou fake? Para ajudá-lo, separei um texto de divulgação científica que pode ajudar em sua investigação. Boa jornada! Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Fim da imagem.

Antes da leitura, discuta com os colegas e o professor.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você já acreditou em alguma informação que depois descobriu ser falsa? Se sim, qual?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Como você responderia à pergunta proposta pelo título do texto?

Com os colegas e o professor, leia o texto de divulgação científica a seguir sobre o uso de um chá que teria sido usado para curar a covid-19, uma doença causada por um coronavírus que surgiu no fim de 2019 na China e se espalhou pelo mundo todo, ou melhorar os seus sintomas.

Chá de boldo pode melhorar os sintomas ou curar a covid-19?

Publicação nas mídias sociais atribui à planta poder de solucionar a pandemia

Circula nas redes sociais digitais uma postagem que afirma que chá de boldo combate os sintomas do novo coronavírus. A fake news, com partilhada mais de 20 mil vezes por contas pessoais [...], alega que, “enquanto o governo gasta bilhões no combate contra a doença”, um homem teria descoberto que o chá – geralmente usado para problemas gastrointestinais – combate os sintomas em três horas.

13

[...] Devido à maioria das pessoas contaminadas pela covid-19 apresentar casos leves do vírus, especialistas explicam que o uso de chás pode oferecer maior conforto, mas que não possuem nenhuma relação com a eventual cura, e que os sintomas já iriam se dissipar naturalmente.

Segundo o supervisor da residência em infectologia no HUSM e doutor em epidemiologia, Fabio Lopes Pedro, na utilização de algum composto são envolvidos os conceitos da beneficência e da não maleficência. O primeiro se refere ao uso da substância porque ela irá trazer alguma vantagem ou melhora; e o segundo é relacionado com o fato de ela não fazer mal ou trazer prejuízos.

No caso dos chás, ele afirma que não há contraindicação, pois, a princípio, esses compostos naturais não têm nenhum fator de maleficência. Apesar de também não trazerem nenhuma vantagem diretamente relacionada ao novo coronavírus, eles podem auxiliar de outras formas. “É importante ressaltar que qualquer ingestão de chás ou outros compostos naturais conhecidos – como é o caso do boldo – pode levar a algumas melhoras, especialmente do grau de hidratação. E têm sido visto nos pacientes que internam que a hidratação é um componente bastante importante”, declara o especialista.

Uma alternativa à medicina tradicional

Vale lembrar que a medicina alternativa funciona – e isso é comprovado cientificamente. Além disso, ela é fonte de renda para diversos agricultores familiares. O uso dessas técnicas se desenvolve constantemente e inclusive compõe campo de pesquisa na UFSM [...]. Os problemas são os diversos boatos espalhados que relacionam o uso de plantas medicinais com a cura da covid-19.

Assim como qualquer medicamento tradicional, os excessos são prejudiciais à saúde. O boldo é um exemplo disso, já que é muito usado para tratar problemas digestivos, de fígado, dores de cabeça e até pedras na vesícula. A planta tem outras propriedades como antioxidantes e anti-inflamatórias , mas o seu uso prolongado apresenta riscos de toxicidade (pode provocar vômito, diarreia e até aborto, em casos extremos).

A piada que virou boato

A relação entre o chá de boldo e a covid-19 existe desde fevereiro, quando postagens em forma de meme representavam o uso do chá como cura da doença. O motivo do humor era em relação ao fato de os chás serem utilizados por muitas das avós dos internautas como forma de medicar qualquer doença. A perspectiva mudou quando, alguns meses depois, o vídeo de um homem que anunciava ter curado a si mesmo e a sua esposa viralizou na internet. A mesma fake news, mais tarde, se espalhou em forma de texto, mas também contou com outros conteúdos que referenciavam a substância como uma “cura milagrosa”.

FONTE: UFSM. Chá de boldo pode melhorar os sintomas ou curar a covid-19? Revista Arco, 31 jul. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gvL. Acesso em: 29 jan. 2021.

14

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Para entender melhor o texto, pesquise mais informações em jornais, revistas e sites na internet sobre a covid-19. Anote no diário de bordo o resumo das principais informações encontradas.
  1. Por que o uso do chá de boldo para curar o coronavírus é fake news?

_____

  1. Como surgiu essa notícia?

_____

  1. Onde ela circulou? Houve repercussão entre as pessoas?

_____

  1. Por que você acha que algumas pessoas acreditaram nela? Você teria acreditado?

_____

15

  1. Apesar de não curar o coronavírus, é prejudicial tomar chá de boldo caso esteja com a doença?

_____

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Você já ouviu falar no boldo? Alguém da sua família o utiliza ou o recomenda em alguma situação?
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quais são os benefícios do boldo, de acordo com a Ciência? Escreva no seu diário de bordo.
  1. Para comentar sobre o uso de substâncias, o texto diz que são usados os conceitos “beneficência” e “não maleficência”. O que você acha que essas palavras significam? Explique.

_____

  1. Sabendo que o uso do boldo pode funcionar em algumas ocasiões, quais são os riscos envolvidos em seu consumo?

_____

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. O que poderia ter ajudado as pessoas a identificar que a postagem sobre o fato de o boldo curar o coronavírus era fake news? Escreva uma lista no diário de bordo.

16

  1. Antes, as pessoas se informavam por jornais impressos e pela televisão. Já na internet é possível acessar uma infinidade de páginas de notícias. O que isso muda na maneira de as pessoas se informarem?

_____

  1. Com base no que você leu e respondeu anteriormente, explique como uma informação falsa se torna viral.

_____

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

Como você viu, utilizar o boldo para curar a covid-19 é fake news. Trata-se de uma notícia falsa que circula na internet e ganha destaque entre os leitores, devido ao grande compartilhamento.

As redes sociais facilitam o compartilhamento de conteúdo e as pessoas podem, muitas vezes, divulgar uma notícia antes de conferir se ela é verdadeira ou falsa.

É preciso avaliar se a notícia foi publicada por uma fonte confiável, como os grandes veículos da imprensa ou por revistas científicas renomadas. Além disso, é importante verificar se outras fontes confiáveis também publicaram a mesma informação.

Apesar de não curar a covid-19, o chá de boldo pode ser utilizado com moderação para tratar problemas digestivos, por exemplo, que ocorrem quando comemos algo e não nos sentimos bem.

O ser humano precisa se alimentar para ganhar energia e fazer suas atividades, como brincar, estudar, trabalhar etc.

Essa energia é obtida por meio da transformação dos alimentos em nutrientes, que são levados pelo sangue para todo o corpo. Esse processo é chamado de digestão e ocorre pelo funcionamento dos órgãos do sistema digestório, representados no esquema a seguir.

17

Imagem: Esquema. Silhueta de uma pessoa de perfil, destacando os órgãos internos: Sendo: Língua e Boca: forma avermelhada dentro da boca. Faringe tubo avermelhado na linha do pescoço. Esôfago: tubo longo conectando a faringe e o estômago. Estômago: Órgão em formato de bolsa, localizado abaixo do peito. À esquerda. Fígado, órgão avermelhado em formato de bolsa. Abaixo, Vesícula biliar, pequena forma branca. Abaixo do estômago: Pâncreas, faixa amarelada. Abaixo, Intestino delgado, tubo sinuoso cobrindo o centro da barriga. Contornando ele, Intestino grosso: Tubo grosso rosado com um rabo do lado esquerdo: Apêndice. No meio um tubo, na linha da púbis, o Reto: Tubo conectado ao intestino grosso e ao Ânus. Ao lado, o texto: Esquema do sistema digestório do corpo humano. Reprodução fora de proporção em cores-fantasia. Fim da imagem.

LEGENDA: Esquema do sistema digestório do corpo humano. Reprodução fora de proporção em cores-fantasia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Você sabe como funciona a digestão?
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Que caminho o alimento faz no organismo durante a digestão? No diário de bordo, faça um desenho que o represente.
Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. O desenho que você fez na atividade 2 corresponde aos passos certos da digestão? Se necessário, refaça o desenho no diário de bordo corrigindo com as informações da pesquisa.
  1. Por que o sistema digestório depende do sistema respiratório?

_____

  1. Como os nutrientes chegam ao sangue? O que acontece com o que não é aproveitado?

_____

18

  1. Se o ser humano se alimenta para nutrir o organismo, qual é a importância dos alimentos ingeridos?

_____

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. O que você costuma comer no dia a dia? Copie no diário de bordo o quadro a seguir. Durante uma semana, complete o quadro com o que você come em cada refeição do dia.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Mês:

Café da manhã

Lanche

Almoço

Lanche

Jantar

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

Domingo

8. Observe o quadro da atividade 7. Você considera sua alimentação saudável? Por quê?

_____

  1. Que alimentos você já ouviu falar que são bons para a saúde? E quais ouviu falar que são ruins?

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Para saber se as informações que você ouviu são verdadeiras ou falsas, reúna-se com colegas interessados em pesquisar o mesmo alimento que você e formem um grupo de recrutas. Nas próximas etapas, vocês deverão procurar informações e conferir notícias sobre ele para responder à pergunta: é fato ou fake?

19

Etapa 2 Vamos pesquisar?

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol e tênis. Ela está de pé com as mãos estendidas para baixo e sorrindo. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, recruta! Vejo que decidiram trabalhar em grupo, muito bom! Isso os ajudará a resolver a missão de forma mais eficiente. Para continuar a investigação, vocês devem escolher um alimento e pesquisar informações científicas sobre ele. Consultem livros, revistas, enciclopédias e sites na internet. Guardem tudo o que encontrarem para depois analisar se as notícias sobre o alimento escolhido são verdadeiras. Boa pesquisa! Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional, composto pela ilustração de um monitor de computador e uma lâmpada acesa. Fim da imagem.

Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Qual é o alimento escolhido?

_____

Imagem: Fotografia. Vista de diversos alimentos sobre a mesa: Pimentão, vagem, cebolinha, salmão, laranja, uva, tomate cereja, brócolis, cenoura, abacate e grãos.  Fim da imagem.

20

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Como as pessoas consomem o alimento escolhido por vocês?

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Quais são os nutrientes desse alimento? Organizem as informações nesta tabela nutricional.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Informação nutricional

Porção _____ g (medida caseira)

100 g ou 100 ml

_____ g ou ml

%VD*

Valor energético (kcal)

Carboidratos totais (g) Açúcares totais (g) Açúcares adicionais (g)

Proteínas (g)

Gorduras totais (g) Gorduras saturadas (g) Gorduras trans (g)

Fibra alimentar (g)

Sódio (mg)

* Percentual de valores diários fornecidos pela porção.

Boxe complementar:

Ampliando a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe Ampliando a investigação, composto pela ilustração de uma lâmpada acesa dentro de uma engrenagem. Fim da imagem.

Os nutrientes dos alimentos podem ser classificados em dois grandes grupos: macronutrientes e micronutrientes.

Os macronutrientes são os que precisamos em maior quantidade, como os carboidratos, as proteínas, os lipídios (gorduras) e a água.

Os micronutrientes são os que precisamos em menor quantidade, como as vitaminas e os minerais (como cálcio, fósforo, potássio, sódio, ferro, flúor, entre outros).

Além dos nutrientes, há também as fibras, que não são absorvidas pelo organismo, mas melhoram o funcionamento do intestino.

Fim do complemento.

21

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Quais são os principais benefícios desse alimento para o ser humano?

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Quais foram as fontes utilizadas para coletar as informações? Anotem os nomes de livros, jornais, revistas, enciclopédias e sites consultados na internet.

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

  1. Registrem no diário de bordo quais fontes são confiáveis ou não. Se necessário, revejam informações coletadas nas fontes não confiáveis.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe Hora de escrever, composto pela ilustração da silhueta da cabeça de uma pessoa com fones de ouvido ligado à uma caixa com traços horizontais. Fim da imagem.

Em grupo, escrevam um resumo sobre as informações coletadas sobre o alimento. O objetivo é sistematizar o que encontraram na pesquisa, para depois utilizar como base para checar fake news. Confiram algumas dicas para a escrita:

  1. Planejem o que gostariam de escrever.
  1. Escrevam com suas palavras o conteúdo dos textos pesquisados. Caso não saibam como fazer isso, vocês podem fazer citações, colocando trechos dos textos entre aspas e indicando a fonte. Por exemplo, “o boldo é bom para problemas digestivos” (Revista Saúde).
  1. Evitem colocar a opinião do grupo e mantenham apenas as informações encontradas nos textos.
  1. Se desejarem, incluam imagens que vocês encontraram na pesquisa que ajudem a esclarecer as informações.
  1. No final do texto, coloquem na lista de referências as fontes consultadas para encontrar as informações, como os nomes dos livros, das revistas, dos jornais e dos sites. Caso seja um conteúdo on-line, vocês também podem disponibilizar o link de acesso.
  1. Revisem o texto verificando a pontuação e a ortografia das palavras. Se necessário, consultem um dicionário para as palavras desconhecidas.

Fim do complemento.

22

Etapa 3 Experimentando

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol preso no terno e tênis. Ela está de pé com as mãos estendidas para cima e sorrindo. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, recruta! Vocês conseguiram encontrar ótimas informações sobre o alimento que escolheram. Agora, com base nessas informações, vocês devem checar se as notícias sobre esse alimento têm fundamentos científicos. Em grupo, vocês precisam pensar em soluções que permitam informar às pessoas se as notícias são verdadeiras ou fake news.
Boa experimentação! Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Selecionem notícias diversas do alimento que vocês escolheram.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Para verificar se são fake news, chequem as notícias respondendo às perguntas do quadro a seguir.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

A notícia promete uma “cura milagrosa”, um “emagrecimento rápido” ou uma “solução instantânea” a partir do alimento?

A notícia pede que você acredite nela?

A notícia apresenta as fontes de onde as informações foram retiradas?

A notícia tem autor?

A notícia foi publicada por um veículo de informação conhecido?

A notícia foi publicada em data recente?

A notícia está escrita de acordo com a norma-padrão?

A notícia traz informações que podem ser comprovadas pela pesquisa que fizeram anteriormente? Compare com o resumo feito.

23

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Reconheça características comuns e encontre padrões.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Com base nas respostas anteriores, classifiquem cada uma das notícias selecionadas escrevendo nelas fato ou fake.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Em grupo, discutam sobre como informar as pessoas quais notícias são falsas e quais são verdadeiras com relação ao alimento escolhido por vocês. Reflitam também sobre como alertar as pessoas para não acreditarem nas fake news.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem na internet quais têm sido as iniciativas para o combate de fake News na sociedade.

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.   Fim da imagem.
  1. Com base nas informações encontradas na pesquisa, revejam as soluções pensadas pelo grupo.
  1. No diário de bordo, façam uma lista final de quais soluções podem ser realizadas pelo grupo.
  1. Apresentem a lista ao professor e aos demais grupos.
  1. Escolham uma das soluções e justifiquem por que ela é a mais interessante de ser executada.

_____

24

Etapa 4 Hora de produzir!

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol e tênis. Ela está de pé com as mãos próxima uma da outra e sorrindo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, recruta! Muito bem, vocês estão prestes a se tornar agentes especiais que auxiliam no combate às fake news! Vimos que vocês tiveram ótimas ideias para resolver a missão. Estou enviando um roteiro de como podem planejar a solução que pensaram e colocá-la em prática. Boa produção!
Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como executar a atividade definida anteriormente.

OBJETIVO

JUSTIFICATIVA

MATERIAIS NECESSÁRIOS

DESENVOLVIMENTO

RESULTADOS ESPERADOS

  1. Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em produzir uma reportagem para desmentir as fake news, precisam contextualizar como ocorreram e apresentar os dados científicos verdadeiros.

25

Etapa 5 Compartilhando as descobertas

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol preso no terno e tênis. Ela está de pé com a mão esquerda fechada em punho com o braço estendido para cima e sorrindo. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Missão cumprida, recrutas! Vocês agora são os mais novos agentes especiais da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Que tal agora compartilhar o que vocês produziram para que as pessoas possam, de fato, não cair nas fake news sobre o alimento pesquisado? Até a próxima missão! Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução produzida pelo grupo.
  1. De acordo com a solução pensada por cada grupo, junto com o professor, planejem como a notícia pode ser compartilhada. Por exemplo, se for uma reportagem, ela pode ser publicada no jornal da escola ou compartilhada na internet pelas redes sociais.
  1. Busquem conhecer as produções dos outros grupos. Avaliem se vocês sabiam das informações passadas pelos colegas e aprendam a não cair nas fake news indicadas por eles.
  1. Divulguem a produção de vocês e a dos outros grupos para familiares e também para a comunidade.
  1. Com base no que aprenderam, fiquem atentos para desmentir outras fake news das quais venham a ficar sabendo.

26

Etapa 6 O que aprendemos?

Responda em seu diário de bordo às questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Considero ter respondido à questão “É fato ou fake ?”.

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão apresentando uma solução para o combate às fake news?

Avaliação do grupo

Resolvi a missão apresentando uma solução para o combate às fake news?

Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o alimento escolhido?

Conseguimos trocar ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

O projeto contribuiu para vocês aprenderem mais sobre as fake news e como identificá-las?

O projeto contribuiu para vocês compreenderem a importância dos alimentos na nutrição humana e o funcionamento do sistema digestório?

O projeto contribuiu para vocês investigarem informações científicas acerca de um alimento e checarem notícias sobre ele?

O projeto contribuiu para vocês mobilizarem a criatividade, ao inventar soluções que combatem fake news sobre alimentos?

27

Boxe complementar:

Para continuar a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe Para continuar a investigação, composto pela ilustração de um livro e um lápis. Fim da imagem.

  • AGÊNCIA Lupa. Folha de S.Paulo, 2020.

    Disponível em: http://fdnc.io/6sP. Acesso em: 25 jan. 2021.

    A Agência Lupa é a primeira agência do Brasil a fazer checagem de notícias. Integra uma rede internacional de checadores chamada International Fact-Checking Network (IFCN).

  • ALIMENTOS e nutrição. Britannica Escola, 2021.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvN. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Artigo da enciclopédia Britannica Escola sobre alimentos e nutrição. O texto explora o que dá energia ao corpo, os nutrientes e as quantidades necessárias a serem ingeridas pelo ser humano.

  • CATALDO, Joanna. Universitários criam grupo para desmentir fake news sobre a covid-19. Jornal Joca. 28 ago. 2020.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvP. Acesso em: 13 maio 2021.

    A matéria explica como um estudante de ciências naturais criou um grupo de aplicativo de troca de mensagens para combater notícias falsas sobre a pandemia.

  • FATO ou fake . G1, 2021.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvQ. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Serviço de checagem de notícias realizado pelos jornalistas do Grupo Globo.

  • SISTEMA digestório. Britannica Escola, 2021.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvR. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Artigo da enciclopédia Britannica Escola sobre o sistema digestório. O texto apresenta cada um dos órgãos do sistema e suas funções no processo de digestão.

Fim do complemento.