8
Projeto 1 É fato ou fake?
9
- Que tipo de texto é indicado na página de internet?
- Você compartilharia um desses textos com seus amigos e/ou familiares?
- Você acha que as afirmações sobre os alimentos são verdadeiras ou falsas?
10
Olá, recruta! Seja bem-vindo(a) à Agência Especial de Checadores de Fake News.
O nosso objetivo é detectar notícias falsas, as fake news, que são propagadas na internet. Precisamos informar a verdade à população.
Sua missão é investigar: É fato ou fake ?
Boa jornada!
Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News.
Justificativa
Hoje, as notícias e as informações científicas circulam não só nos meios impressos, como jornais e revistas, mas também na internet, em sites, blogs , podcasts, vídeos e postagens de redes sociais. Pessoas comuns podem criar qualquer conteúdo para publicar em plataformas específicas.
A internet facilitou o acesso e o compartilhamento de informações. No entanto, isso também fez com que aumentasse a circulação de notícias falsas, as chamadas fake news. Por interesse ou desinformação, essas notícias divulgam informações mentirosas, que podem confundir as pessoas sobre os mais variados temas.
Não é raro encontrar na internet “receitas milagrosas” que prometem curar doenças, rejuvenescer, embelezar e deixar a pessoa mais saudável; elas nem sempre são verdadeiras. Para não cair em mentiras, é fundamental saber identificar as fake news, assim como alertar as pessoas ao nosso redor.
Vamos investigar um tema muito pesquisado na internet: a alimentação.
Isso nos ajudará a estudar o tema contemporâneo Saúde.
Objetivos da missão
- Aprender o que são fake news e como identificá-las.
- Compreender a importância dos alimentos na nutrição humana e o funcionamento do sistema digestório.
- Investigar informações científicas acerca dos alimentos, para verificar se são fatos ou fake news.
- Planejar, produzir e revisar uma solução para combater fake news sobre alimentos.
11
Materiais necessários
Para ajudar a Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News, você precisará de um diário de bordo para fazer anotações. Escolha também outros materiais que poderão ser úteis:
Cronograma da missão
Anote no diário de bordo quando serão realizadas as etapas da missão:
Quadro: equivalente textual a seguir.
Etapa 1 – Ponto de partida |
_____/_____/_____ |
Etapa 2 – Vamos pesquisar? |
_____/_____/_____ |
Etapa 3 – Experimentando |
_____/_____/_____ |
Etapa 4 – Hora de produzir! |
_____/_____/_____ |
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas |
_____/_____/_____ |
Etapa 6 – O que aprendemos? |
_____/_____/_____ |
Competências gerais, competências específicas e habilidades
Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades.
A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.
Competências gerais: 1, 4, 5, 7.
Competências específicas de Linguagens: 1, 3, 6.
Competência específica de Ciências Humanas: 2.
Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP16), (EF35LP17), (EF05LP15), (EF05LP16)
Habilidade de História: (EF04HI08)
- Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.
Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote em seu diário de bordo os assuntos sobre os quais ficou curioso.
12
Etapa 1 Ponto de partida
Antes da leitura, discuta com os colegas e o professor.
- Você já acreditou em alguma informação que depois descobriu ser falsa? Se sim, qual?
- Como você responderia à pergunta proposta pelo título do texto?
Com os colegas e o professor, leia o texto de divulgação científica a seguir sobre o uso de um chá que teria sido usado para curar a covid-19, uma doença causada por um coronavírus que surgiu no fim de 2019 na China e se espalhou pelo mundo todo, ou melhorar os seus sintomas.
Chá de boldo pode melhorar os sintomas ou curar a covid-19?
Publicação nas mídias sociais atribui à planta poder de solucionar a pandemia
Circula nas redes sociais digitais uma postagem que afirma que chá de boldo combate os sintomas do novo coronavírus. A fake news, com partilhada mais de 20 mil vezes por contas pessoais [...], alega que, “enquanto o governo gasta bilhões no combate contra a doença”, um homem teria descoberto que o chá – geralmente usado para problemas gastrointestinais – combate os sintomas em três horas.
13
[...] Devido à maioria das pessoas contaminadas pela covid-19 apresentar casos leves do vírus, especialistas explicam que o uso de chás pode oferecer maior conforto, mas que não possuem nenhuma relação com a eventual cura, e que os sintomas já iriam se dissipar naturalmente.
Segundo o supervisor da residência em infectologia no HUSM e doutor em epidemiologia, Fabio Lopes Pedro, na utilização de algum composto são envolvidos os conceitos da beneficência e da não maleficência. O primeiro se refere ao uso da substância porque ela irá trazer alguma vantagem ou melhora; e o segundo é relacionado com o fato de ela não fazer mal ou trazer prejuízos.
No caso dos chás, ele afirma que não há contraindicação, pois, a princípio, esses compostos naturais não têm nenhum fator de maleficência. Apesar de também não trazerem nenhuma vantagem diretamente relacionada ao novo coronavírus, eles podem auxiliar de outras formas. “É importante ressaltar que qualquer ingestão de chás ou outros compostos naturais conhecidos – como é o caso do boldo – pode levar a algumas melhoras, especialmente do grau de hidratação. E têm sido visto nos pacientes que internam que a hidratação é um componente bastante importante”, declara o especialista.
Uma alternativa à medicina tradicional
Vale lembrar que a medicina alternativa funciona – e isso é comprovado cientificamente. Além disso, ela é fonte de renda para diversos agricultores familiares. O uso dessas técnicas se desenvolve constantemente e inclusive compõe campo de pesquisa na UFSM [...]. Os problemas são os diversos boatos espalhados que relacionam o uso de plantas medicinais com a cura da covid-19.
Assim como qualquer medicamento tradicional, os excessos são prejudiciais à saúde. O boldo é um exemplo disso, já que é muito usado para tratar problemas digestivos, de fígado, dores de cabeça e até pedras na vesícula. A planta tem outras propriedades como antioxidantes e anti-inflamatórias , mas o seu uso prolongado apresenta riscos de toxicidade (pode provocar vômito, diarreia e até aborto, em casos extremos).
A piada que virou boato
A relação entre o chá de boldo e a covid-19 existe desde fevereiro, quando postagens em forma de meme representavam o uso do chá como cura da doença. O motivo do humor era em relação ao fato de os chás serem utilizados por muitas das avós dos internautas como forma de medicar qualquer doença. A perspectiva mudou quando, alguns meses depois, o vídeo de um homem que anunciava ter curado a si mesmo e a sua esposa viralizou na internet. A mesma fake news, mais tarde, se espalhou em forma de texto, mas também contou com outros conteúdos que referenciavam a substância como uma “cura milagrosa”.
FONTE: UFSM. Chá de boldo pode melhorar os sintomas ou curar a covid-19? Revista Arco, 31 jul. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gvL. Acesso em: 29 jan. 2021.
14
- Para entender melhor o texto, pesquise mais informações em jornais, revistas e sites na internet sobre a covid-19. Anote no diário de bordo o resumo das principais informações encontradas.
- Por que o uso do chá de boldo para curar o coronavírus é fake news?
_____
- Como surgiu essa notícia?
_____
- Onde ela circulou? Houve repercussão entre as pessoas?
_____
- Por que você acha que algumas pessoas acreditaram nela? Você teria acreditado?
_____
15
- Apesar de não curar o coronavírus, é prejudicial tomar chá de boldo caso esteja com a doença?
_____
- Você já ouviu falar no boldo? Alguém da sua família o utiliza ou o recomenda em alguma situação?
- Quais são os benefícios do boldo, de acordo com a Ciência? Escreva no seu diário de bordo.
- Para comentar sobre o uso de substâncias, o texto diz que são usados os conceitos “beneficência” e “não maleficência”. O que você acha que essas palavras significam? Explique.
_____
- Sabendo que o uso do boldo pode funcionar em algumas ocasiões, quais são os riscos envolvidos em seu consumo?
_____
- O que poderia ter ajudado as pessoas a identificar que a postagem sobre o fato de o boldo curar o coronavírus era fake news? Escreva uma lista no diário de bordo.
16
- Antes, as pessoas se informavam por jornais impressos e pela televisão. Já na internet é possível acessar uma infinidade de páginas de notícias. O que isso muda na maneira de as pessoas se informarem?
_____
- Com base no que você leu e respondeu anteriormente, explique como uma informação falsa se torna viral.
_____
Como você viu, utilizar o boldo para curar a covid-19 é fake news. Trata-se de uma notícia falsa que circula na internet e ganha destaque entre os leitores, devido ao grande compartilhamento.
As redes sociais facilitam o compartilhamento de conteúdo e as pessoas podem, muitas vezes, divulgar uma notícia antes de conferir se ela é verdadeira ou falsa.
É preciso avaliar se a notícia foi publicada por uma fonte confiável, como os grandes veículos da imprensa ou por revistas científicas renomadas. Além disso, é importante verificar se outras fontes confiáveis também publicaram a mesma informação.
Apesar de não curar a covid-19, o chá de boldo pode ser utilizado com moderação para tratar problemas digestivos, por exemplo, que ocorrem quando comemos algo e não nos sentimos bem.
O ser humano precisa se alimentar para ganhar energia e fazer suas atividades, como brincar, estudar, trabalhar etc.
Essa energia é obtida por meio da transformação dos alimentos em nutrientes, que são levados pelo sangue para todo o corpo. Esse processo é chamado de digestão e ocorre pelo funcionamento dos órgãos do sistema digestório, representados no esquema a seguir.
17
LEGENDA: Esquema do sistema digestório do corpo humano. Reprodução fora de proporção em cores-fantasia. FIM DA LEGENDA.
- Você sabe como funciona a digestão?
- Que caminho o alimento faz no organismo durante a digestão? No diário de bordo, faça um desenho que o represente.
- O desenho que você fez na atividade 2 corresponde aos passos certos da digestão? Se necessário, refaça o desenho no diário de bordo corrigindo com as informações da pesquisa.
- Por que o sistema digestório depende do sistema respiratório?
_____
- Como os nutrientes chegam ao sangue? O que acontece com o que não é aproveitado?
_____
18
- Se o ser humano se alimenta para nutrir o organismo, qual é a importância dos alimentos ingeridos?
_____
- O que você costuma comer no dia a dia? Copie no diário de bordo o quadro a seguir. Durante uma semana, complete o quadro com o que você come em cada refeição do dia.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Mês: |
Café da manhã |
Lanche |
Almoço |
Lanche |
Jantar |
---|---|---|---|---|---|
Segunda-feira |
|||||
Terça-feira |
|||||
Quarta-feira |
|||||
Quinta-feira |
|||||
Sexta-feira |
|||||
Sábado |
|||||
Domingo |
8. Observe o quadro da atividade 7. Você considera sua alimentação saudável? Por quê?
_____
- Que alimentos você já ouviu falar que são bons para a saúde? E quais ouviu falar que são ruins?
_____
- Para saber se as informações que você ouviu são verdadeiras ou falsas, reúna-se com colegas interessados em pesquisar o mesmo alimento que você e formem um grupo de recrutas. Nas próximas etapas, vocês deverão procurar informações e conferir notícias sobre ele para responder à pergunta: é fato ou fake?
19
Etapa 2 Vamos pesquisar?
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.
Fim do complemento.
- Qual é o alimento escolhido?
_____
20
- Como as pessoas consomem o alimento escolhido por vocês?
_____
- Quais são os nutrientes desse alimento? Organizem as informações nesta tabela nutricional.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Informação nutricional Porção _____ g (medida caseira) |
|||||
100 g ou 100 ml |
_____ g ou ml |
%VD* |
|||
Valor energético (kcal) |
|||||
Carboidratos totais (g) Açúcares totais (g) Açúcares adicionais (g) |
|||||
Proteínas (g) |
|||||
Gorduras totais (g) Gorduras saturadas (g) Gorduras trans (g) |
|||||
Fibra alimentar (g) |
|||||
Sódio (mg) |
|||||
* Percentual de valores diários fornecidos pela porção. |
Boxe complementar:
Ampliando a investigação
Os nutrientes dos alimentos podem ser classificados em dois grandes grupos: macronutrientes e micronutrientes.
Os macronutrientes são os que precisamos em maior quantidade, como os carboidratos, as proteínas, os lipídios (gorduras) e a água.
Os micronutrientes são os que precisamos em menor quantidade, como as vitaminas e os minerais (como cálcio, fósforo, potássio, sódio, ferro, flúor, entre outros).
Além dos nutrientes, há também as fibras, que não são absorvidas pelo organismo, mas melhoram o funcionamento do intestino.
Fim do complemento.
21
- Quais são os principais benefícios desse alimento para o ser humano?
_____
- Quais foram as fontes utilizadas para coletar as informações? Anotem os nomes de livros, jornais, revistas, enciclopédias e sites consultados na internet.
_____
- Registrem no diário de bordo quais fontes são confiáveis ou não. Se necessário, revejam informações coletadas nas fontes não confiáveis.
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Hora de escrever
Em grupo, escrevam um resumo sobre as informações coletadas sobre o alimento. O objetivo é sistematizar o que encontraram na pesquisa, para depois utilizar como base para checar fake news. Confiram algumas dicas para a escrita:
- Planejem o que gostariam de escrever.
- Escrevam com suas palavras o conteúdo dos textos pesquisados. Caso não saibam como fazer isso, vocês podem fazer citações, colocando trechos dos textos entre aspas e indicando a fonte. Por exemplo, “o boldo é bom para problemas digestivos” (Revista Saúde).
- Evitem colocar a opinião do grupo e mantenham apenas as informações encontradas nos textos.
- Se desejarem, incluam imagens que vocês encontraram na pesquisa que ajudem a esclarecer as informações.
- No final do texto, coloquem na lista de referências as fontes consultadas para encontrar as informações, como os nomes dos livros, das revistas, dos jornais e dos sites. Caso seja um conteúdo on-line, vocês também podem disponibilizar o link de acesso.
- Revisem o texto verificando a pontuação e a ortografia das palavras. Se necessário, consultem um dicionário para as palavras desconhecidas.
Fim do complemento.
22
Etapa 3 Experimentando
- Selecionem notícias diversas do alimento que vocês escolheram.
- Para verificar se são fake news, chequem as notícias respondendo às perguntas do quadro a seguir.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Sim |
Não |
|
---|---|---|
A notícia promete uma “cura milagrosa”, um “emagrecimento rápido” ou uma “solução instantânea” a partir do alimento? |
||
A notícia pede que você acredite nela? |
||
A notícia apresenta as fontes de onde as informações foram retiradas? |
||
A notícia tem autor? |
||
A notícia foi publicada por um veículo de informação conhecido? |
||
A notícia foi publicada em data recente? |
||
A notícia está escrita de acordo com a norma-padrão? |
||
A notícia traz informações que podem ser comprovadas pela pesquisa que fizeram anteriormente? Compare com o resumo feito. |
23
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Reconheça características comuns e encontre padrões.
Fim do complemento.
- Com base nas respostas anteriores, classifiquem cada uma das notícias selecionadas escrevendo nelas fato ou fake.
- Em grupo, discutam sobre como informar as pessoas quais notícias são falsas e quais são verdadeiras com relação ao alimento escolhido por vocês. Reflitam também sobre como alertar as pessoas para não acreditarem nas fake news.
- Pesquisem na internet quais têm sido as iniciativas para o combate de fake News na sociedade.
_____
- Com base nas informações encontradas na pesquisa, revejam as soluções pensadas pelo grupo.
- No diário de bordo, façam uma lista final de quais soluções podem ser realizadas pelo grupo.
- Apresentem a lista ao professor e aos demais grupos.
- Escolham uma das soluções e justifiquem por que ela é a mais interessante de ser executada.
_____
24
Etapa 4 Hora de produzir!
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.
Fim do complemento.
- Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como executar a atividade definida anteriormente.
OBJETIVO
- Escrevam o que pretendem fazer para informar as pessoas se as notícias sobre o alimento são verdadeiras ou são fake news.
JUSTIFICATIVA
- Argumentem por que a solução escolhida pelo grupo é eficiente para responder à pergunta: “É fato ou fake ?”.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Anotem a lista de materiais necessários para produzir a solução.
DESENVOLVIMENTO
- Coloquem o passo a passo necessário para realizar a solução. Vocês podem listar cada uma das ações.
RESULTADOS ESPERADOS
- Registrem o que esperam que a solução do grupo consiga realizar.
- Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em produzir uma reportagem para desmentir as fake news, precisam contextualizar como ocorreram e apresentar os dados científicos verdadeiros.
25
Etapa 5 Compartilhando as descobertas
- Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução produzida pelo grupo.
- De acordo com a solução pensada por cada grupo, junto com o professor, planejem como a notícia pode ser compartilhada. Por exemplo, se for uma reportagem, ela pode ser publicada no jornal da escola ou compartilhada na internet pelas redes sociais.
- Busquem conhecer as produções dos outros grupos. Avaliem se vocês sabiam das informações passadas pelos colegas e aprendam a não cair nas fake news indicadas por eles.
- Divulguem a produção de vocês e a dos outros grupos para familiares e também para a comunidade.
- Com base no que aprenderam, fiquem atentos para desmentir outras fake news das quais venham a ficar sabendo.
26
Etapa 6 O que aprendemos?
Responda em seu diário de bordo às questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Sim |
Não |
Mais ou menos |
||
---|---|---|---|---|
Autoavaliação |
Considero ter respondido à questão “É fato ou fake ?”. |
|||
Contribuí para o trabalho em grupo? |
||||
Agi com respeito com todos os integrantes do grupo? |
||||
Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto? |
||||
Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação? |
||||
Resolvi a missão apresentando uma solução para o combate às fake news? |
||||
Avaliação do grupo |
Resolvi a missão apresentando uma solução para o combate às fake news? |
|||
Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o alimento escolhido? |
||||
Conseguimos trocar ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas? |
||||
Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo? |
||||
Avaliação coletiva do projeto |
O projeto contribuiu para vocês aprenderem mais sobre as fake news e como identificá-las? |
|||
O projeto contribuiu para vocês compreenderem a importância dos alimentos na nutrição humana e o funcionamento do sistema digestório? |
||||
O projeto contribuiu para vocês investigarem informações científicas acerca de um alimento e checarem notícias sobre ele? |
||||
O projeto contribuiu para vocês mobilizarem a criatividade, ao inventar soluções que combatem fake news sobre alimentos? |
27
Boxe complementar:
Para continuar a investigação
-
AGÊNCIA Lupa.
Folha de
S.Paulo, 2020.
Disponível em: http://fdnc.io/6sP. Acesso em: 25 jan. 2021.
A Agência Lupa é a primeira agência do Brasil a fazer checagem de notícias. Integra uma rede internacional de checadores chamada International Fact-Checking Network (IFCN).
-
ALIMENTOS e nutrição.
Britannica Escola, 2021.
Disponível em: http://fdnc.io/gvN. Acesso em: 25 jan. 2021.
Artigo da enciclopédia Britannica Escola sobre alimentos e nutrição. O texto explora o que dá energia ao corpo, os nutrientes e as quantidades necessárias a serem ingeridas pelo ser humano.
-
CATALDO, Joanna. Universitários criam grupo para desmentir
fake news
sobre a covid-19.
Jornal Joca.
28
ago.
2020.
Disponível em: http://fdnc.io/gvP. Acesso em: 13 maio 2021.
A matéria explica como um estudante de ciências naturais criou um grupo de aplicativo de troca de mensagens para combater notícias falsas sobre a pandemia.
-
FATO ou
fake
.
G1, 2021.
Disponível em: http://fdnc.io/gvQ. Acesso em: 25 jan. 2021.
Serviço de checagem de notícias realizado pelos jornalistas do Grupo Globo.
-
SISTEMA digestório.
Britannica Escola,
2021.
Disponível em: http://fdnc.io/gvR. Acesso em: 25 jan. 2021.
Artigo da enciclopédia Britannica Escola sobre o sistema digestório. O texto apresenta cada um dos órgãos do sistema e suas funções no processo de digestão.
Fim do complemento.