48

Projeto 3 E se uma criança governasse o mundo?

Imagem: Ilustração referente às páginas 62 e 63. Grupo de crianças de mãos dadas e em roda. No centro dela está o Globo Terrestre. À direita, um menino e uma menina pensam em uma família sorrindo na janela de uma casa. E em uma menino de mochila e segurando um caderno, escrevendo em uma lousa o texto: Se criança governasse o mundo. Cada um teria sua casa, móveis, camas quentinhas pros filhos. E carinho, muito carinho. Ninguém ficari sem escola. Todos aprenderiam a ler, escrever e contar. Fim da imagem.

FONTE: XAVIER, Marcelo. Se criança governasse o mundo ... ed. São Paulo: Formato, 2019.

49

Imagem: Ícone dos três braços estendidos. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. O que, para você, é governar?
  1. Quais são as responsabilidades de um governante?
  1. Como você completaria a frase “Se criança governasse o mundo...”?

50

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos crespos, usando uma tiara nos cabelos, camiseta amarela, macacão roxo e tênis. Ela está em pé, com a mão esquerda na estendida na lateral do corpo e a mão direita destacando o indicador para cima. Ao meio, o texto: Olá, amigo! Meu nome é Mel. Depois de muitas guerras ao longo da história e desrespeitos aos seres humanos, os governantes do planeta se reuniram para pensar o que poderiam fazer para modificar esse cenário tão triste. Após conversarem, fizeram a seguinte proposta: E se uma criança governasse o mundo? Para isso acontecer, crianças de todos os lugares foram convidadas a propor soluções para os problemas do planeta.
Você foi escolhido para enviar uma ideia que ajude crianças e adolescentes que passam por dificuldades, como fome, violência, abandono, falta de escola, entre outras. Topa a missão? Podemos contar com você? Beijos, Mel. Fim da imagem.

Objetivos da missão

51

Justificativa

Será que todas as crianças e os adolescentes do mundo têm tudo aquilo de que precisam para ter uma vida saudável e feliz? Infelizmente, muitos sofrem por não ter acesso a educação, lazer, cultura, saúde, família, entre outros problemas da sociedade.

Para tentar resolver esses problemas, diversos países têm criado leis que garantem os direitos da criança e do adolescente, uma conquista histórica para a cidadania de diferentes povos do planeta.

No entanto, apesar de haver regras que protegem as crianças e os adolescentes, muitas delas ainda não são respeitadas, como é possível acompanhar nos noticiários.

Assim, é preciso pensar em soluções para que os direitos da criança e do adolescente sejam respeitados, buscando agir de forma cidadã na comunidade em que vivemos. Isso permitirá o trabalho com o tema contemporâneo Direitos da Criança e do Adolescente.

Materiais necessários

Para ajudar Mel em sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar:

Imagem: Ilustração. Uma mochila azul, ao lado, um lápis, um livro amarelo, um caderno verde, na capa, o texto: DIÁRIO DE BORDO. Atrás, um notebook. Fim da imagem.

52

Cronograma da missão

Anote em seu diário de bordo quando serão feitas as etapas da missão:

Quadro: equivalente textual a seguir.

Etapa 1 – Ponto de partida

_____ /_____/_____

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

_____ /_____/_____

Etapa 3 – Experimentando

_____ /_____/_____

Etapa 4 – Hora de produzir!

_____ /_____/_____

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

_____ /_____/_____

Etapa 6 – O que aprendemos?

_____ /_____/ _____

Competências gerais, competências específicas e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada competência, indicada a seguir, encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competências gerais: 1, 8, 9, 10.

Competências específicas de Linguagens: 2, 3, 4.

Competências específicas de Ciências Humanas: 1, 2.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP15), (EF35LP17), (EF05LP15), (EF05LP19)

Habilidade de Arte: (EF15AR04)

Habilidades de História: (EF05HI04), (EF05HI05)

  1. Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote a seguir os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.

_____

53

Etapa 1 Ponto de partida

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos crespos, usando uma tiara nos cabelos, camiseta amarela, macacão roxo e tênis. Ela está em pé, com as mãos estendidas para baixo e sorrindo. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, amigo! Fiquei feliz que você aceitou o desafio de responder à pergunta: E se uma criança governasse o mundo? Estou esperando sua proposta como governante do mundo para ajudar crianças e adolescentes. Para que você saiba como fazer isso, é interessante que conheça a lei sobre os direitos da criança e do adolescente no Brasil. Espero que aprenda muito ao ler esse texto e tenha ótimas ideias! Beijos, Mel. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

Antes da leitura, discuta com seus colegas:

  1. Quais são os direitos da criança e do adolescente no Brasil?
  1. Quem decide quais são eles?

Para saber mais, com o professor e seus colegas, leia o texto a seguir:

Seus direitos e deveres estão aqui

Você tem em suas mãos um livro muito importante. Sabe por quê? Ele fala dos seus direitos, os direitos das crianças e dos adolescentes. É o Estatuto da Criança e do Adolescente, mais conhecido como ECA, a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Um estatuto é um conjunto de regras sobre determinado assunto. Neste estatuto, você vai saber direitinho quais são os seus direitos, para exigir que eles sejam cumpridos.

54

Imagem: Ilustração. Cinco crianças abraçadas e sentadas, com um livro aberto. Na capa, o texto: ECA. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Fim da imagem.

Mas a vida não é só festa, não! Cada um tem também deveres a cumprir, e as crianças e os adolescentes não ficam de fora.

Como o Plenarinho (http://fdnc.io/M) ensina “o jeito criança de ser cidadão”, você vai encontrar, nas próximas páginas, algumas partes importantes do ECA, tudo bem explicadinho. Afinal, você, criança cidadã, não pode ficar por fora de seus direitos.

O nascimento

A Constituição Federal de 1988 garantiu vários direitos aos cidadãos, inclusive às crianças. Mas foi o ECA, publicado dois anos depois, que reforçou, organizou e detalhou os direitos que têm a ver com a criança e o adolescente. Ficou decidido que, desde o início da vida, quando ainda estão na barriga das mamães, os brasileirinhos merecem um carinho especial e devem ser cuidados e protegidos pela família, pela sociedade e pelo Estado.

Sempre atual

É importante você saber que o Congresso Nacional está sempre de olho no ECA. Um grupo organizado de deputados federais e senadores, chamado Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, sempre ouve a sociedade sobre as dificuldades, dúvidas ou falhas que possam existir no estatuto. Eles podem e devem propor mudanças para que a lei fique sempre bem atualizada e garanta os seus direitos de forma cada vez mais eficiente.

FONTE: BRASIL. Câmara dos Deputados, Secretaria de Comunicação Social, Plenarinho [texto de Maria Amélia Elói et al .] ECA em tirinhas para crianças. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. p. 7-9. Disponível em: http://fdnc.io/gvY. Acesso em: 11 fev. 2021.

55

  1. O que é o ECA?

_____

  1. Quando ele foi publicado?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Por que você acha que foi necessário criar uma lei para garantir os direitos da criança e do adolescente?
  1. Quem são os responsáveis por manter o ECA sempre atual?

_____

Para conhecer mais sobre como funcionam os direitos da criança e do adolescente, leia silenciosamente um trecho do ECA e responda às questões.

  1. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Título I

Das Disposições Preliminares

Art. Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

56

Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. (incluído pela Lei 13.257, de 2016)

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência , discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

[...]

FONTE: BRASIL. Governo Federal. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://fdnc.io/gvZ. Acesso em: 7 fev. 2021.

57

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. O ECA é um texto de lei. De que maneira ele é organizado? Responda em seu diário de bordo.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Observe as palavras destacadas no glossário.
  1. Escolha uma delas, procure por sinônimos no dicionário e escreva no diário de bordo.
  1. Reescreva o trecho em que a palavra se encontra, sem alterar o sentido.
  1. Qual é o objetivo do ECA?
  1. Para a lei, quem pode ser considerado criança? E adolescente?
  1. Para quais crianças e adolescentes se aplicam a lei?
  1. Quais são os direitos da criança e do adolescente?

58

  1. Complete, nas lacunas da imagem a seguir, quais são os direitos da criança e do adolescente envolvidos em cada situação:
Imagem: Quadro com as seguintes palavras: Alimentação – Convivência familiar e comunitária – Cultura Dignidade – Educação – Esporte – Lazer – Liberdade – Profissionalização – Respeito – Vida – Saúde. Fim da imagem.
Imagem: Esquema. Diversas ilustrações da turma da Mônica, sendo: Ilustração 1. Um homem com roupas brancas, máscara, segurando um bebe no colo. Abaixo, espaço para preencher. 
2. Magali, menina robusta, usando um vestido amarelo e segurando uma fatia de melancia com as mãos e sorrindo. Abaixo, espaço para preencher. 
3. Chico Bento, um menino usando blusa amarela e calça xadrez. Ele está sentado em uma carteira escolar, segurando um lápis sobre o papel com a língua de fora. Abaixo, espaço para preencher. 
4. Cebolinha, menino com cinco fios de cabelos, usando blusa verde e short preto. Ele está olhando na direção de um passarinho voando. Abaixo, espaço para preencher. 
5. Mônica, menina com dentes destacados, usando um vestido vermelho de mãos dadas com seu pai e sua mãe. Sobre sua cabeça há corações. Abaixo, espaço para preencher. 
6. Franjinha, menino loiro com franja, usando um jaleco e segurando um tubo de vidro na mão. Abaixo, espaço para preencher.  
7. Titi, menino com os dentes da frente à mostra, usando blusa listrada e short, sentado embaixo de uma árvore segurando um livro aberto. Abaixo, espaço para preencher. 
8. Cascão, menino com cabelo crespo, camiseta amarela e macacão xadrez e Jeremias, menino negro, usando chapéu vermelho e roupas brancas. Eles estão correndo atrás de uma bola. Abaixo, espaço para preencher. Resposta: Lazer.  
9.Lucca, menino com cabelos lisos, blusa listrada e sentado em uma cadeira de roda, segurando uma bola na direção de uma cesta. Abaixo, espaço para preencher. Resposta: Esporte. 
10. Quadrado, com espaço para preencher. 
11. Quadrado, com espaço para preencher. 
 12. Quadrado, com espaço para preencher.  
 Fim da imagem.

FONTE: SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Instituto Mauricio de Sousa, Brasil, 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gw1. Acesso em: 30 abr. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você conhece alguma situação em que não há respeito a esses direitos? Qual?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. De quem é o dever de fazer esses direitos serem cumpridos?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Agora, forme grupos com seus colegas e escolham um direito da criança e do adolescente para pesquisá-lo e conhecê-lo melhor. Lembrem-se da missão: vocês precisam enviar uma proposta como governantes do mundo para ajudar crianças e adolescentes.

59

Etapa 2 Vamos pesquisar?

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos crespos, usando uma tiara nos cabelos, camiseta amarela, macacão roxo e tênis. Ela está em pé, com a mão esquerda na cintura e a mão direita estendida para o lado. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, amigo! Fiquei feliz em ver que você encontrou outros amigos interessados em nossa missão! O que vocês fariam como governantes do planeta para ajudar crianças e adolescentes? Para responder a essa pergunta, leiam mais sobre o que diz o ECA a respeito do direito escolhido e pesquisem em revistas, jornais e sites na internet por notícias e reportagens de casos em que esse direito não foi respeitado. Vamos lá? Beijos, Mel. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.

Fim do complemento.

  1. Qual direito da criança e do adolescente vocês escolheram?

_____

  1. O que o ECA diz sobre esse direito? Descreva a seguir.

_____

60

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Leia o texto a seguir que comenta sobre algumas violações do ECA.

Pandemia de Covid-19 traz impactos para a aplicação do ECA

Desde meados de março [de 2020], as crianças e os adolescentes paranaenses (e brasileiros, de modo geral) não vão mais à escola em função das necessárias medidas adotadas para conter a propagação do coronavírus.

Com isso, meninos e meninas, junto com suas famílias, estão aprendendo a frequentar aulas num formato diferente, o on-line . Essa situação traz um primeiro desafio para a implementação de um importante direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 30 anos nesta semana (13 de julho), que é a garantia de educação para todos, haja vista que muitos não têm acesso à internet ou computador para acessar os materiais disponibilizados.

Mas há outras questões preocupantes relacionadas à pandemia que representam ameaça para a efetivação da lei. [...] A crise econômica, que acompanha a sanitária, também pode fazer com que mais crianças e adolescentes passem por privações e sejam conduzidas a trabalhar, o que pode prejudicar ainda mais o seu desenvolvimento sadio.

Para o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, o momento atual, permeado de diversas dificuldades, exige esforço redobrado de toda a sociedade para a plena garantia dos direitos das crianças e adolescentes. [...]

FONTE: MPPR. Pandemia de Covid-19 traz impactos para a aplicação do ECA. Ministério Público do Paraná, 17 jul. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gw2. Acesso em: 10 fev. 2021.

Imagem: Ilustração. Um menino sentado em uma cadeira com os braços sobre os livros e a mesa, a mão no rosto e cabeça baixa. Atrás, um televisor e um tablete. Na parte superior, uma construção, ao lado o símbolo do sinal do wifi com uma linha vermelha sobreposta, à direita uma pequena casa.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Você sabe o que é a covid-19? Faça uma busca em revistas, jornais e sites e conte para seus colegas o que encontrou.
  1. Na pandemia da covid-19, como aulas on-line afetaram o direito à educação?
  1. Sem ter como frequentar a escola, que outros direitos da criança e do adolescente você acha que podem ser afetados?
  1. Por que crianças e adolescentes não podem ser obrigados a trabalhar?

61

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Releiam as notícias e reportagens que vocês escolheram sobre os desrespeitos ao direito escolhido. Discutam as questões a seguir e façam anotações no diário de bordo.
  1. Onde e quando a situação ocorreu?
  1. Quem foram os envolvidos?
  1. De que forma a situação contraria os princípios do ECA?
  1. Como poderia ter sido resolvida?

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

Em grupo, escrevam uma história em quadrinhos que explique para outras crianças o que elas precisam saber sobre o direito da criança e do adolescente que vocês escolheram. Utilizem o texto do Plenarinho como modelo. Confiram algumas dicas para a escrita:

  1. Definam os personagens e o cenário da história.
  1. Planejem o roteiro da história, o que os personagens vão fazer nas cenas e o que vão dizer.

    Lembrem-se da importância de esclarecer sobre o direito da criança e do adolescente escolhido.

  1. Em uma folha à parte, desenhem quadrinhos com o auxílio de uma régua.
  1. Dentro de cada quadrinho, desenhem o cenário e os personagens nas ações escolhidas. Se desejarem, vocês podem colorir o desenho.
  1. Acrescentem balões de diálogo que indicam o que os personagens estão dizendo. Vocês podem utilizar pontuações que ajudam a caracterizar cada situação, por exemplo, usar mais de um ponto de exclamação (!) para mostrar espanto.
  1. Revisem o texto para verificar se não há nenhum erro ortográfico. Se necessário, consultem um dicionário.
  1. Compartilhem a história em quadrinhos com os outros grupos e, depois, disponibilizem uma versão na biblioteca da escola para que colegas de outras turmas possam aprender mais sobre o direito escolhido.

Fim do complemento.

62

Etapa 3 Experimentando

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos crespos, usando uma tiara nos cabelos, camiseta amarela, macacão roxo e tênis. Ela está sentada, segurando um caderno e um lápis com as mãos. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, amigos! Vejo que estão animados em ser governantes do mundo para ajudar crianças e adolescentes. Com base no direito da criança e do adolescente que vocês pesquisaram, é hora de pensar em propostas de solução e experimentá-las na prática. Beijos, Mel.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Retomem os dados da pesquisa sobre o direito da criança e do adolescente escolhido.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.   Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Discutam em grupo quais soluções seriam possíveis como governantes do mundo para que o direito da criança e do adolescente não seja mais desrespeitado. Organizem um quadro como esse no diário de bordo.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Violações do direito da criança e do adolescente

Possíveis soluções do grupo

_____

_____

63

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quais tipos de texto podem contribuir para essas soluções? Responda em seu diário de bordo.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem em revistas, jornais e sites quais têm sido as ações da sociedade para solucionar os desrespeitos ao direito da criança e do adolescente escolhido. Organizem um novo quadro no diário de bordo.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Violações do direito

da criança e do adolescente

Soluções feitas pela sociedade

_____

_____

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Com base nas informações encontradas na pesquisa, revejam as soluções pensadas pelo grupo.
  1. Façam uma lista final de quais soluções podem ser realizadas pelo grupo.
  1. Apresentem a lista para o professor e os demais grupos.
  1. Escolham uma das soluções e justifiquem por que ela é a mais interessante de ser executada.

64

Etapa 4 Hora de produzir!

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos crespos, usando uma tiara nos cabelos, camiseta amarela, macacão roxo e tênis. Ela está sentada, com o braço esquerdo estendido para o lado e sorrindo. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, amigos! Que ótimas ideias vocês tiveram, estou orgulhosa! Vamos planejar como a solução definida anteriormente pode ser colocada em prática? Sigam o roteiro. Beijos, Mel. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto e/ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como executar a solução definida anteriormente.

OBJETIVO

JUSTIFICATIVA

MATERIAIS NECESSÁRIOS

DESENVOLVIMENTO

RESULTADOS ESPERADOS

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em criar uma biblioteca comunitária para que crianças e adolescentes tenham mais acesso à cultura, precisam arrecadar livros.

65

Etapa 5 Compartilhando as descobertas

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos crespos, usando uma tiara nos cabelos, camiseta amarela, macacão roxo e tênis. Ela está em pé com os braços estendidos, o esquerdo para baixo e o direito para cima. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Missão cumprida, amigos! Vocês têm tudo para ser ótimos governantes do planeta. Com a ideia que tiveram, muitas crianças e adolescentes poderão ser ajudados. Que tal agora compartilhar a ideia com outros grupos e conhecer quais foram as soluções pensadas por eles para defender os direitos da criança e do adolescente? Até a próxima! Beijos, Mel. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução produzida pelo grupo.
  1. Com o professor, de acordo com a solução pensada por cada grupo, planejem como ela pode ser compartilhada. Por exemplo, se a ideia for a criação de uma biblioteca comunitária, ela pode ser divulgada para os colegas por meio de convites para visitação.
  1. Busquem conhecer as produções feitas pelos outros grupos. Envolvam-se nas propostas dos colegas para ajudar crianças e adolescentes.
  1. Divulguem a solução de vocês e dos outros grupos para familiares e para a comunidade.
  1. Avaliem com o professor a possibilidade de criar um evento na escola que tenha como objetivo promover os direitos da criança e do adolescente.

66

Etapa 6 O que aprendemos?

Responda em seu diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Respondi à questão “E se uma criança governasse o mundo?”?

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão apresentando uma solução para ajudar crianças e adolescentes?

Avaliação do grupo

Realizamos todas as tarefas solicitadas pela Mel?

Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o direito da criança e do adolescente escolhido?

Conseguimos trocar ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

O projeto contribuiu para vocês conhecerem o ECA e como são os textos de lei?

O projeto contribuiu para vocês aprenderem sobre os direitos da criança e do adolescente?

O projeto contribuiu para vocês investigarem situações em que há desrespeito aos direitos da criança e do adolescente?

O projeto contribuiu para vocês mobilizarem a criatividade, ao propor soluções que contribuam para ajudar crianças e adolescentes?

67

Boxe complementar:

Para continuar a investigação

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  • BRASIL. Câmara dos Deputados, Secretaria de Comunicação Social, Plenarinho [texto de Maria Amélia Elói et al. ]. ECA em tirinhas para crianças. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvY. Acesso em: 11 fev. 2021.

    A publicação ECA em tirinhas para crianças, feita pela Câmara dos Deputados, ajuda crianças a entenderem em linguagem simples como funciona o Estatuto da Criança e do Adolescente. As tirinhas ajudam a visualizar o que cada um dos itens do estatuto significa na prática.

  • ROCHA, Ruth. Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha. São Paulo: Salamandra, 2014.

    Neste livro infantil ilustrado, Ruth Rocha apresenta em versos os direitos da criança, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Criança, proclamada em 1959 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

  • SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Disponível em: http://fdnc.io/gw1. Acesso em: 15 mar. 2021.

    Os famosos personagens do gibi da Turma da Mônica explicam para as crianças o que é o Estatuto da Criança e do Adolescente, de forma divertida e fácil de entender. Nas explicações da turma, é possível acompanhar o que significa cada um dos direitos da criança e do adolescente.

  • UNICEF.

    Disponível em: http://fdnc.io/4PZ. Acesso em: 15 mar. 2021.

    O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) trabalha pela garantia dos direitos da criança e do adolescente ao redor do mundo. No Brasil, concentra seus esforços em meninos e meninas excluídos, vulneráveis e vítimas de violência, em diversos projetos de ação.

Fim do complemento.