68
Projeto 4 Quais serão os negócios do futuro?
69
- Que elementos estão presentes na imagem?
- O que a imagem significa para você?
- De que maneira a imagem pode se relacionar aos negócios do futuro?
70
Objetivos da missão
- Aprender o que é desenvolvimento sustentável.
- Compreender quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas aplicações na vida individual e coletiva.
- Conhecer as tendências de negócios do futuro, tendo em vista a sustentabilidade.
- Desenvolver autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, determinação e demais características de um empreendedor.
- Argumentar, buscar e desenvolver ideias de negócios do futuro que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
71
Justificativa
Por muito tempo, o ser humano buscou apenas retirar os recursos de que precisava da natureza, sem se preocupar com os impactos que isso poderia ter no futuro. O resultado foi a criação de uma série de problemas ambientais, como escassez de determinados alimentos, mudanças climáticas, desmatamento, poluição, extinção de alguns animais, entre outros.
Para resolver esse problema, a sociedade chegou à conclusão de que era preciso explorar os recursos de maneira inteligente, uma vez que eles não são ilimitados, com o objetivo de preservar a vida no planeta inclusive para as gerações futuras.
Esse conceito foi chamado de sustentabilidade. Com base nele, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para serem cumpridos até 2030.
Para que eles realmente sejam colocados em prática, é preciso modificar nossas atitudes e pensar em negócios do futuro que aliem inovação e sustentabilidade. Isso permite o trabalho com o tema contemporâneo Educação Ambiental.
Materiais necessários
Para ajudar Caio em sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar:
72
Cronograma da missão
Anote no diário de bordo quando serão feitas as etapas da missão:
Quadro: equivalente textual a seguir.
Etapa 1 – Ponto de partida |
_____ /_____/_____ |
Etapa 2 – Vamos pesquisar? |
_____ /_____/_____ |
Etapa 3 – Experimentando |
_____ /_____/_____ |
Etapa 4 – Hora de produzir! |
_____ /_____/_____ |
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas |
_____ /_____/_____ |
Etapa 6 – O que aprendemos? |
_____ /_____/_____ |
Competências gerais, competências específicas e habilidades
Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada competência indicada a seguir encontra-se ao final do volume, na página 90.
Competências gerais: 1, 2, 6, 10.
Competências específicas de Linguagens: 3, 4, 6.
Competência específica de Ciências Humanas: 3.
Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP04), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF35LP18), (EF35LP20), (EF05LP24), (EF05LP26), (EF05LP27)
Habilidade de História: (EF04HI03)
- Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.
Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote no diário de bordo os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.
_____
73
Etapa 1 Ponto de partida
Antes da leitura, discuta com seus colegas:
- Para você o que é desenvolvimento sustentável?
- Como é possível atingi-lo?
- Com o professor e os colegas, leia os textos a seguir.
Da teoria à prática
Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
74
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
FONTE: WWF BRASIL. Da teoria à prática . Disponível em: http://fdnc.io/eR6. Acesso em: 2 abr. 2021.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
FONTE: NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/g3V. Acesso em: 2 abr. 2021.
- Por que o desenvolvimento sustentável é importante?
_____
75
- Quem definiu quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
_____
- Até quando eles devem ser cumpridos?
_____
- Observe, na página anterior, cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, analisando o título e o símbolo. Escreva no diário de bordo o que você acha que eles significam na prática.
- Leia os artigos e indique quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável as iniciativas informadas em cada notícia tentam cumprir.
- Irmã de Medina, Sophia tem 15 anos e quer salvar 30% dos oceanos. Disponível em: http://fdnc.io/gw6. Acesso em: 2 abr. 2021.
_____
- Restaurante luta contra “deserto alimentar” e leva orgânicos para periferia. Disponível em: http://fdnc.io/gw5. Acesso em: 2 abr. 2021.
_____
- Empreendedora baiana quer difundir língua de sinais e promover inclusão. Disponível em: http://fdnc.io/gw4. Acesso em: 2 abr. 2021.
_____
76
- ONG da maior favela mineira emprega 300 pessoas em plena pandemia. Disponível em: http://fdnc.io/gwa. Acesso em: 2 abr. 2021.
_____
- Teatro é ferramenta para ensino de jovens em comunidade do Rio. Disponível em: http://fdnc.io/gw9. Acesso em: 2 abr. 2021.
_____
- Brasileiras criam sistema para prevenir incêndios com chuva artificial. Disponível em: http://fdnc.io/gw8. Acesso em: 2 abr. 2021.
_____
- Resíduos da indústria são utilizados para fabricar alternativas ao plástico. Disponível em: http://fdnc.io/gw7. Acesso em: 2 abr. 2021.
_____
Para saber mais sobre quais negócios do futuro podem ajudar no desenvolvimento sustentável, com o professor e os colegas, leia o texto seguir:
6 Tendências de Sustentabilidade Para Pequenos Negócios
Oportunidade de empreender ou se diferenciar
Em 2013, o Sebrae, por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), uma referência nacional que atua na vanguarda da gestão sustentável, lançou a publicação Tendências de Sustentabilidade para os Pequenos Negócios, que apresentava 12 movimentos do mercado que deveriam ser levados em conta por quem já tinha sua empresa ou para quem pretendia começar a empreender [...].
77
Com a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, o Sebrae alinhou sua estratégia ao compromisso global e começou a incentivar micro e pequenas empresas a olhar para seus negócios e sua cadeia de valor para vislumbrar como poderiam contribuir com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Quatro anos depois, o material foi revisitado pela Ideia Sustentável, a convite do CSS, para analisar quais tendências permaneciam, quais não se consolidaram e os novos caminhos que o mercado e a sociedade indicavam. [...]
Com base nos achados e inputs das pesquisas e consultas a fontes especializadas, Ideia Sustentável sintetizou todo o conteúdo em seis tendências que abrangem oportunidades para empreender ou potenciais de diferenciação no mercado.
1. Empreendedorismo com propósito
Desenvolver seu próprio negócio tem se tornado não só uma alternativa para a realização de um propósito pessoal ou a solução de preocupações relacionadas a desafios socioambientais, mas também uma saída para profissionais que, desestimulados pelas burocracias do mundo corporativo, optam por criar suas empresas e conduzi-las de acordo com seus valores e crenças.
2. Diversidade como vantagem competitiva
As chamadas “minorias”, que por muito tempo não foram percebidas como público consumidor em potencial, começam a ver seus interesses contemplados em linhas de produtos e serviços das grandes empresas, mas, principalmente, elas mesmas vêm buscando satisfazer suas necessidades e demandas, ao apostar no empreendedorismo como forma de expressão na sociedade e também como fonte de geração de renda com maior possibilidade de crescimento [...].
3. Inovação e tecnologia em favor de negócios mais sustentáveis
Diante da iminente escassez de recursos apontada por cientistas e pesquisadores internacionais, principalmente em razão das alterações no clima, a inovação torna-se peça-chave para o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias digitais menos impactantes ao meio ambiente e à sociedade. Trata-se de um desafio complexo para as grandes empresas, em razão do ritmo com que costumam responder a mudanças, e de um campo amplo de possibilidades de novos negócios para empreendedores, por sua agilidade e capacidade criativa.
4. Economia colaborativa como fonte de crescimento
Em um mundo cada vez mais conectado, com pessoas mais informadas, atentas ao que ocorre no seu bairro e no planeta, cheias de vontade de criar novas soluções e contribuir com a sociedade, as empresas precisam se reinventar para corresponder às demandas desse novo cenário. Quando tudo está interligado, a colaboração se torna a chave para elevar negócios a patamares de sucesso.
78
5. Economia circular como oportunidade de negócio
O planeta começa a mostrar sinais de que não suportará por muitos anos o modelo tradicional de produção do sistema capitalista. A sociedade compra e descarta produtos em uma velocidade desenfreada e o meio ambiente vem cobrando seu preço. É o momento de repensar modelos lineares e adotar uma lógica mais responsável, ligada à economia circular.
6. Cidades sustentáveis, ambientes para o empreendedorismo
O desafio de solucionar questões socioambientais para tornar os espaços urbanos mais sustentáveis, como a manutenção da qualidade do ar e a garantia dos direitos dos cidadãos, envolve não só governos e a sociedade civil, mas também as empresas – especialmente pequenos negócios –, que podem oferecer produtos e serviços específicos para a realidade local.
FONTE: SEBRAE. 6 tendências de sustentabilidade para pequenos negócios. Disponível em: http://fdnc.io/gwb. Acesso em: 25 mar. 2021.
- Em seu entendimento, o que é um pequeno negócio?
_____
- Em que momento o Sebrae resolveu apresentar novas tendências de sustentabilidade para pequenos negócios?
_____
- Você sabe o que é burocracia? Busque pelo significado da palavra e explique por que as pessoas estão fugindo dela para criar suas próprias empresas.
_____
79
- Por que a diversidade pode ser interessante para os negócios do futuro?
_____
- Como inovação e sustentabilidade devem se relacionar no mundo dos negócios?
_____
- O que você acha que significa “economia colaborativa”?
_____
- E “economia circular”? Comente.
_____
- Que transformações na cidade ao longo do tempo a tornaram um lugar que precisa ser sustentável?
_____
Agora, forme grupos com os colegas e escolham um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Lembrem-se da missão: sugerir um novo negócio para o futuro, que leve em conta a sustentabilidade. Você pode se inspirar nas tendências apresentadas no texto.
80
Etapa 2 Vamos pesquisar?
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.
Fim do complemento.
- Qual é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que vocês escolheram? Escreva com suas próprias palavras o que esperam atingir com ele.
- Qual é o papel do Brasil para que o objetivo que vocês escolheram seja cumprido?
- Escolham um dia da semana para observar seus comportamentos e o das pessoas da sua comunidade em relação ao ODS escolhido. Anotem no diário de bordo tudo o que encontrarem de interessante durante a sua observação. Se desejarem, tirem fotos.
- Em sua vida, vocês contribuem para a realização do ODS? Por quê?
- Na sua comunidade, ele é cumprido? Justifique.
- Considerando o que observaram, classifique as atitudes em relação ao ODS:
Quadro: equivalente textual a seguir.
O que já foi feito |
O que está em andamento |
O que ainda precisa ser feito |
---|---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
81
Boxe complementar:
Hora de escrever
Em grupo, escrevam um folheto informativo sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido.
A intenção é conscientizar a comunidade sobre o que pode ser feito para que ele seja cumprido.
Escrevam o texto de maneira formal. Sigam as dicas:
- Planejem o que gostariam de escrever.
- Apresentem as seguintes informações:
- O que é sustentabilidade.
- Para que serve a Agenda de 2030 da ONU.
- Qual é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido.
- O que a comunidade pode fazer para que ele seja cumprido. Por exemplo, mudança de atitudes individuais e criação de coletivos para a realização de alguma tarefa.
- Evitem colocar a opinião do grupo no texto para manter o tom informativo.
- Procurem inserir imagens que ajudem a chamar a atenção do leitor.
- Por exemplo, fotografias com algumas atitudes que podem ser tomadas.
- Troquem o folheto com os colegas de outros grupos para fazer sugestões de melhoria no texto produzido por eles.
- O texto do outro grupo é fácil de entender? Por quê?
- Explica o que é sustentabilidade?
- Há a contextualização sobre a Agenda de 2030 da ONU e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido?
- Apresenta dicas de como a comunidade pode modificar suas atitudes.
- As palavras estão escritas de forma adequada?
- Na dúvida, consultem um dicionário.
- Revisem o texto de vocês, de acordo com as sugestões dadas pelo grupo que leu seu folheto.
- Distribuam várias cópias do folheto pela comunidade, deixando-as em locais de grande circulação.
Fim do complemento.
82
Etapa 3 Experimentando
- Retomem os dados da pesquisa sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido.
- Discutam em grupo quais podem ser os possíveis negócios do futuro para ajudar a cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido. No diário de bordo, copiem o quadro a seguir e organizem suas ideias.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Tendências de negócios do futuro |
Possíveis soluções do grupo |
---|---|
_____ |
_____ |
83
- O que é necessário para colocar em prática essas soluções?
- Pesquisem em revistas, jornais e sites quais são as ações da sociedade para implementar negócios do futuro e que cumprem o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido pelo grupo. No diário de bordo, copiem o quadro a seguir e organizem essas informações.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Tendências de negócios do futuro |
Possíveis soluções do grupo |
---|---|
_____ |
_____ |
Boxe complementar:
Ampliando a investigação
Um grupo de estudantes de uma escola estadual do Ceará criou um robô para ajudar no plantio de agricultura familiar da região. O robô se chama Vespertílio 01, que significa “morcego” em latim.
A ideia veio desse animal que ajuda a polinizar plantas e a manter o equilíbrio do planeta. O Vespertílio 01 facilita o trabalho braçal daqueles que não podem comprar equipamentos sofisticados, ajudando a arar a terra, abrir o solo e plantar a semente.
A engenhosa máquina foi feita com materiais reaproveitados, como canos e peças velhas de moto.
LEGENDA: Robô Vespertílio 01, utilizado na agricultura familiar. Cascavel (CE), 2020. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.
Fim do complemento.
- A partir das informações encontradas na pesquisa, revejam as soluções pensadas pelo grupo.
- Façam uma lista final de quais soluções podem ser realizadas pelo grupo.
- Apresentem a lista para o professor e os demais grupos.
- Escolham uma das soluções e justifiquem por que ela é a mais interessante de ser executada.
84
Etapa 4 Hora de produzir!
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto e/ou desenhos.
Fim do complemento.
- Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como executar a solução definida anteriormente.
OBJETIVO
- Escrevam o que pretendem sugerir como negócio do futuro, voltado para a sustentabilidade.
JUSTIFICATIVA
- Argumentem por que a solução escolhida pelo grupo é eficiente para responder à pergunta “Quais serão os negócios do futuro?”.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Façam a lista de materiais que serão necessários.
DESENVOLVIMENTO
- Coloquem o passo a passo necessário para realizar a solução.
RESULTADOS ESPERADOS
- Registrem o que esperam que a solução do grupo consiga realizar.
- Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Escrevam o que é o negócio, como funciona e para quem será destinado.
85
Etapa 5 Compartilhando as descobertas
- Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução produzida pelo grupo e planejem uma apresentação oral de até 5 minutos que busque responder a estas perguntas sobre a ideia de negócio do futuro:
- Quem somos nós?
- O que vamos fazer?
- Para quem vamos fazer?
- Como vamos fazer?
- Por que essa ideia de negócio é importante?
- Dividam entre os integrantes do grupo quem vai falar qual parte da apresentação.
- Na hora da apresentação, olhem para a plateia e busquem falar em um tom de voz que todos possam ouvir. Fazer gestos enquanto falam também pode ajudar a explicar alguma informação.
- Depois que todos apresentarem, conversem sobre as ideias de negócios do futuro apresentadas pela turma. Falem sobre como elas podem ajudar a preservar o planeta.
86
Etapa 6 O que aprendemos?
Preencha no diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Sim |
Não |
Mais ou menos |
||
---|---|---|---|---|
Autoavaliação |
Respondi à questão “Quais serão os negócios do futuro”? |
|||
Contribuí para o trabalho em grupo? |
||||
Agi com respeito com todos os integrantes do grupo? |
||||
Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto? |
||||
Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação? |
||||
Resolvi a missão apresentando uma ideia de negócio do futuro, voltado para a sustentabilidade? |
||||
Avaliação do grupo |
Realizamos todas as tarefas solicitadas por Caio? |
|||
Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o ODS escolhido? |
||||
Conseguimos trocar ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas? |
||||
Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo? |
||||
Avaliação coletiva do projeto |
O projeto contribuiu para vocês aprenderem sobre desenvolvimento sustentável? |
|||
O projeto contribuiu para vocês conhecerem as tendências de negócios do futuro, tendo em vista a sustentabilidade? |
||||
O projeto contribuiu para vocês assumirem o posto de empreendedores? |
||||
O projeto contribuiu para vocês mobilizarem a criatividade, ao desenvolver ideias de negócios do futuro que contribuam para o desenvolvimento sustentável? |
87
Para continuar a investigação
-
CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE.
Disponível em: http://fdnc.io/gwb. Acesso em: 2 abr. 2021.
O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) tem como objetivo passar orientações sobre negócios voltados para a sustentabilidade e a preservação do Planeta Terra. O Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que visa ajudar as pessoas que desejam abrir seu primeiro negócio e se tornarem empreendedoras.
-
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
. Nações Unidas no Brasil.
Disponível em: http://fdnc.io/g3V. Acesso em: 2 abr. 2021.
No site das Nações Unidas no Brasil, é possível encontrar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as metas de cada um deles e o que tem sido feito no Brasil para alcançá-las.
-
SEBRAE.
Ecoinovação.
Disponível em: http://fdnc.io/gwe. Acesso em: 2 abr. 2021.
O vídeo do Sebrae apresenta de forma lúdica o que é o conceito de ecoinovação, isto é, quando se alia inovação à preocupação com o meio ambiente. Por meio de animação, o vídeo apresenta a história de um empreendedor e seu negócio.
-
SOUSA, Mauricio de.
Turma da Mônica
: Objetivos globais para o Desenvolvimento Sustentável.
Disponível em: http://fdnc.io/gwf. Acesso em: 28 mar. 2021.
O gibi especial da Turma da Mônica apresenta em linguagem simples e acessível para crianças quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o que se espera de cada um deles.