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Projeto 1 É fato ou fake?

Imagem: Ilustração em Página dupla. Página de internet: Na parte superior, o nome do blog: Jornal da Escola. Ao lado, menu: Turma, Família, Escola, Assine, Compartilhe. Abaixo, o segundo menu: Brasil, Mundo, Ciência e Tecnologia, Esportes, Cultura, Entrevista. Abaixo, a fotografia: À esquerda, três beterrabas, ao lado, um copo com suco de beterraba. À direita, duas beterrabas cortadas. Abaixo o texto: Beterraba acaba com a anemia. Exclusivo: Conheça a Agência Especial de Checagem das Fake News. Ao lado, a fotografia de um pote com manga cortada em cubos. Ao lado, um copo com leite, uma garrafa com leite, uma manga inteira e uma manga cortada. Ao lado, o texto: Manga com leite faz mal. Abaixo, a fotografia de uma maçã em cima de flocos de aveia. Ao lado, banana cortada. Ao lado, grão de bico e uva passa. Ao lado, o texto: Comer fibras ajuda a regular o intestino. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Projeto 1 — É fato ou fake?

Introdução

Neste projeto, a pergunta investigativa É fato ou fake? introduz a discussão entre os estudantes do 5º ano sobre o que são fake news e a importância de checarmos as informações que chegam a nós por diferentes meios. Também é uma proposta que relaciona a ética ao estudo, valoriza a pesquisa científica e trabalha com fontes confiáveis.

Desse modo, os estudantes entram em contato com uma realidade bastante presente no cotidiano e podem olhá-la de diferentes ângulos, questionando-a, tornando-se mais críticos. Essa simples pergunta investigativa, disparadora do projeto, convida-os a ampliar seus conhecimentos e a experimentar novas soluções. Este tipo de proposta permite que eles compartilhem seus conhecimentos, questionando-os e buscando especialistas que possam validá-los.

Trata-se, portanto, de uma proposta que favorece aprendizagens dentro e fora da escola, pois propõe a investigação de um problema sobre as relações sociais e sobre o impacto de notícias falsas na vida de todos. O objetivo é que os estudantes possam discutir o conceito de informações científicas e notícias verdadeiras e falsas; investigar e pesquisar informações em fontes confiáveis; conhecer as possibilidades de ações e atividades que contribuam para a produção de notícias de cunho jornalístico-científico; e pensar em soluções para o problema investigado.

Durante as etapas do projeto, os estudantes vão compreender assuntos e temas tratados em textos de diferentes gêneros e elaborar textos de divulgação científica e jornalístico-midiáticos.

Abertura

Reúna os estudantes em uma roda de conversa e questione-os sobre a pergunta investigativa e norteadora do projeto. Pergunte o que eles entendem como fato e como fake. Espera-se que eles indiquem que o fato é algo real ou um acontecimento. Já o fake (termo em inglês) é falso. Amplie a discussão com outras perguntas e as questões que eles trouxerem, como:

  • Onde encontramos informações fake (em inglês) ou falsas (em português)?
  • Como sabemos que uma informação ou notícia é falsa?
  • Por onde as informações falsas são compartilhadas?
  • É possível checar a veracidade de uma informação?
  • O que acontece com quem compartilha informações falsas?
  • Quem pode criar informações falsas?

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Imagem: Ícone de três braços estendidos e com as mãos espalmadas. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Que tipo de texto é indicado na página de internet?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Você compartilharia um desses textos com seus amigos e/ou familiares?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Você acha que as afirmações sobre os alimentos são verdadeiras ou falsas?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Elas têm como objetivo engajar os estudantes, apresentando um grande desafio e prendendo-os a uma questão real. Ressalte que, para solucionar este problema, eles devem atuar de forma colaborativa, buscando soluções para problemas reais e atuais. Para valorizar a troca, anote algumas das hipóteses para serem discutidas ao longo do projeto.

Peça aos estudantes que observem individualmente a imagem, compartilhando suas impressões a seu respeito. Faça a leitura da imagem coletivamente e chame a atenção deles para seus elementos. Primeiro, analise o site com eles, verificando se conseguem identificar nele as características de um site, como barra de endereço, menu, barra lateral de rolagem etc. Verifique se eles conseguem identificar os elementos que classificam o site como um jornal digital: manchetes, imagens, notícias, data etc. Depois, explore com eles cada uma das manchetes e suas respectivas imagens. Questione-os a respeito da relação entre imagem e texto escrito. Pergunte:

  • O que está indicado em cada uma das manchetes?
  • Como é a imagem que acompanha cada uma delas?
  • As imagens reforçam ou complementam as manchetes?
  • Como podemos saber se essas informações são verdadeiras?
  • Qual das três informações vocês compartilhariam com famílias e amigos? Por quê?

    Deixe que eles respondam livremente com base em seus conhecimentos prévios a respeito do tema. Por fim, deixe claro que se espera que eles apenas levantem hipóteses que devem ser verificadas, assim como as informações. Questione-os qual seria a melhor forma de saber se uma informação é verdadeira ou falsa.

  1. Espera-se que os estudantes identifiquem que são notícias on-line, devido à forma composicional das manchetes e imagens de destaque.
  1. Os alunos deverão se questionar sobre a veracidade ou a confiabilidade das informações e suas fontes, para responder à pergunta.
  1. As afirmações “manga com leite faz mal” e “beterraba acaba com a anemia” são falsas, pois não há evidências científicas sobre elas. A quantidade de ferro da beterraba não é suficiente para curar uma anemia. A afirmação “comer fibras ajuda a regular o intestino”, por sua vez, é verdadeira, pois as fibras ajudam a normalizar a função intestinal.

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Olá, recruta! Seja bem-vindo(a) à Agência Especial de Checadores de Fake News.

O nosso objetivo é detectar notícias falsas, as fake news, que são propagadas na internet. Precisamos informar a verdade à população.

Sua missão é investigar: É fato ou fake ?

Boa jornada!

Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News.

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol e tênis. Ela está em pé com os braços cruzados. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja.  Fim da imagem.

Justificativa

Hoje, as notícias e as informações científicas circulam não só nos meios impressos, como jornais e revistas, mas também na internet, em sites, blogs , podcasts, vídeos e postagens de redes sociais. Pessoas comuns podem criar qualquer conteúdo para publicar em plataformas específicas.

A internet facilitou o acesso e o compartilhamento de informações. No entanto, isso também fez com que aumentasse a circulação de notícias falsas, as chamadas fake news. Por interesse ou desinformação, essas notícias divulgam informações mentirosas, que podem confundir as pessoas sobre os mais variados temas.

Não é raro encontrar na internet “receitas milagrosas” que prometem curar doenças, rejuvenescer, embelezar e deixar a pessoa mais saudável; elas nem sempre são verdadeiras. Para não cair em mentiras, é fundamental saber identificar as fake news, assim como alertar as pessoas ao nosso redor.

Vamos investigar um tema muito pesquisado na internet: a alimentação.

Isso nos ajudará a estudar o tema contemporâneo Saúde.

Objetivos da missão

MANUAL DO PROFESSOR

Justificativa

Na era do excesso de informação, tem sido cada vez mais comum a circulação de informações duvidosas. Tanto informações científicas como notícias jornalísticas manipuladas e/ou falsas estão presentes no cotidiano de crianças, jovens e adultos. Estamos diante de uma crise da informação, o que torna essencial que os estudantes aprendam a questionar as informações que circulam na internet, a valorizar os conhecimentos científicos e a reconhecer a importância dos valores éticos na esfera jornalística.

Objetivos da missão

O projeto integrador incentiva a pesquisa por informações e dados em fontes confiáveis e a checagem de conteúdos. Tem como objetivo rever hábitos sociais cotidianos, questionar informações e fontes e inserir os estudantes em um processo autônomo de busca por informações reais a partir de exemplos de informações que circulam na internet, além de levá-los ao entendimento de que se deve atuar de forma responsável e ativa.

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Materiais necessários

Para ajudar a Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News, você precisará de um diário de bordo para fazer anotações. Escolha também outros materiais que poderão ser úteis:

Imagem: Ilustração. Uma mochila azul, ao lado, um lápis, um caderno, na capa o texto: DIÁRIO DE BORDO, ao lado, um livro com alimentos na capa. Atrás, um notebook.  Fim da imagem.

Cronograma da missão

Anote no diário de bordo quando serão realizadas as etapas da missão:

Quadro: equivalente textual a seguir.

Etapa 1 – Ponto de partida

_____/_____/_____

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

_____/_____/_____

Etapa 3 – Experimentando

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Etapa 4 – Hora de produzir!

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Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

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Etapa 6 – O que aprendemos?

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Competências gerais, competências específicas e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades.

A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competências gerais: 1, 4, 5, 7.

Competências específicas de Linguagens: 1, 3, 6.

Competência específica de Ciências Humanas: 2.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP16), (EF35LP17), (EF05LP15), (EF05LP16)

Habilidade de História: (EF04HI08)

  1. Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote em seu diário de bordo os assuntos sobre os quais ficou curioso.

MANUAL DO PROFESSOR

Materiais necessários

Oriente os estudantes na seleção dos itens de que irão precisar para cumprir esta missão!

Explique aos estudantes que o diário de bordo é fundamental para a missão e que é onde devem fazer anotações, inserir informações importantes, analisar atividades e registrar as perguntas durante as diferentes etapas do projeto.

Cronograma da missão

Apresente aos estudantes a proposta do projeto. Eles devem se sentir corresponsáveis pelo cumprimento da missão e estar engajados na investigação. Antes de apresentar as etapas a eles, leia todas as atividades propostas, identificando se há alguma que necessitará de maior intervenção e em quais eles poderão desenvolver maior autonomia. Leia as propostas, as etapas com eles, mesmo as realizadas em grupo, e, em seguida, estabeleçam uma data para finalizá-las.

Caso necessário, realize ajustes para que o cronograma estabelecido seja cumprido. Planeje intervenções para incentivar o engajamento e o comprometimento dos estudantes nas diferentes etapas.

Competências e habilidades

Este projeto permitirá ao estudante mobilizar diferentes competências e habilidades e desenvolver os componentes essenciais da alfabetização listados a seguir.

No final do Livro do Estudante, há o detalhamento dos itens.

Boxe complementar:

Competências gerais

1, 4, 5, 7.

Competências de Linguagens

1, 3, 6.

Competência específica de Ciências Humanas

2

Habilidades de Língua Portuguesa

(EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP16), (EF35LP17), (EF05LP15), (EF05LP16).

Habilidade de História

(EF04HI08)

Fim do complemento.

Política Nacional de Alfabetização (PNA)

Fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

Este projeto possibilita o trabalho a partir da integração de diferentes áreas, componentes curriculares e conteúdos.

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Etapa 1 Ponto de partida

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol e tênis. Ela está em pé com sobre os óculos, olhando para frente com a boca aberta. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, recruta! Fico feliz que tenha aceitado nossa missão! Ao cumprir sua missão com sucesso, você se tornará um dos nossos agentes especiais. Você se lembra do que precisa fazer? Quero que responda à seguinte pergunta no tema da alimentação: É fato ou fake? Para ajudá-lo, separei um texto de divulgação científica que pode ajudar em sua investigação. Boa jornada! Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Fim da imagem.

Antes da leitura, discuta com os colegas e o professor.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você já acreditou em alguma informação que depois descobriu ser falsa? Se sim, qual?
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Como você responderia à pergunta proposta pelo título do texto?

Com os colegas e o professor, leia o texto de divulgação científica a seguir sobre o uso de um chá que teria sido usado para curar a covid-19, uma doença causada por um coronavírus que surgiu no fim de 2019 na China e se espalhou pelo mundo todo, ou melhorar os seus sintomas.

Chá de boldo pode melhorar os sintomas ou curar a covid-19?

Publicação nas mídias sociais atribui à planta poder de solucionar a pandemia

Circula nas redes sociais digitais uma postagem que afirma que chá de boldo combate os sintomas do novo coronavírus. A fake news, com partilhada mais de 20 mil vezes por contas pessoais [...], alega que, “enquanto o governo gasta bilhões no combate contra a doença”, um homem teria descoberto que o chá – geralmente usado para problemas gastrointestinais – combate os sintomas em três horas.

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 1 – Ponto de partida

Para iniciar as atividades dessa etapa, organize os estudantes em uma roda de conversa com o objetivo de verificar seus conhecimentos prévios sobre o tema. Pergunte como eles se informam a respeito do que acontece no lugar onde vivem, no Brasil e no mundo. Liste os meios pelos quais as informações e as notícias chegam a eles, como telejornais, jornais impressos, jornais digitais, redes sociais, por meio de alguém etc.

Leia a primeira pergunta, verificando não apenas qual a informação falsa, mas, também, por qual meio ela chegou ao conhecimento do estudante, identificando a cadeia de informações. Peça a eles que indiquem como ficaram sabendo da falta de veracidade, se por meio de uma nova informação ou se tiveram curiosidade em ir atrás dela.

Enquanto eles compartilharem exemplos de informações falsas, liste os principais assuntos que aparecem. Em seguida, peça aos estudantes que falem sobre como descobriram que as informações eram falsas. Chame a atenção deles sobre as diferentes formas de se checar informações. Exemplifique para que a troca seja mais concreta e resgate uma das duas informações falsas na imagem do início do projeto.

Questione-os sobre como é possível confirmar que a informação de que “manga com leite faz mal” ou de que “beterraba acaba com a anemia”. Esta atividade não pode ser feita com base apenas em opiniões ou mesmo conhecimentos prévios dos estudantes. É preciso fazer mais perguntas e, em seguida, buscar informações em fontes confiáveis, como nos sites governamentais, para que sejam checadas. Por exemplo, no caso da beterraba, explique a eles que uma das formas de acabar com anemia é consumindo alimentos ricos em ferro. As respostas dadas pelos estudantes ajudarão a orientar o encaminhamento da atividade. Suas dúvidas e conhecimentos sobre os tópicos serão um bom parâmetro para pensar a condução do trabalho. Em seguida, questione-os:

  • Qual é uma boa taxa de ferro para ajudar anêmicos?
  • E quais alimentos apresentam essa taxa?
  • A beterraba é um deles?
  • Qual é a taxa de ferro da beterraba?

    Explique aos estudantes que, com base em informações retiradas do site oficial do Hospital Albert Einstein, a deficiência crônica de ferro que causa a anemia pode ser combatida por meio da ingestão de dois tipos de alimentos, que são absorvidos de formas diferentes no organismo: alimentos com ferro heme, como carnes, e alimentos com ferro não heme, como vegetais e legumes, entre eles, a beterraba. O ferro não heme pode sofrer alguns problemas para ser absorvido quando há ingestão de chás e cafés, por exemplo. Ou seja, a resposta para essa checagem a partir de uma fonte confiável científica é mais complexa do que eles podem pensar, pois não é porque a beterraba está entre os alimentos que contêm ferro que pode contribuir para a cura da anemia. Disponível em: http://fdnc.io/gvK. Acesso em: 8 fev. 2021.

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[...] Devido à maioria das pessoas contaminadas pela covid-19 apresentar casos leves do vírus, especialistas explicam que o uso de chás pode oferecer maior conforto, mas que não possuem nenhuma relação com a eventual cura, e que os sintomas já iriam se dissipar naturalmente.

Segundo o supervisor da residência em infectologia no HUSM e doutor em epidemiologia, Fabio Lopes Pedro, na utilização de algum composto são envolvidos os conceitos da beneficência e da não maleficência. O primeiro se refere ao uso da substância porque ela irá trazer alguma vantagem ou melhora; e o segundo é relacionado com o fato de ela não fazer mal ou trazer prejuízos.

No caso dos chás, ele afirma que não há contraindicação, pois, a princípio, esses compostos naturais não têm nenhum fator de maleficência. Apesar de também não trazerem nenhuma vantagem diretamente relacionada ao novo coronavírus, eles podem auxiliar de outras formas. “É importante ressaltar que qualquer ingestão de chás ou outros compostos naturais conhecidos – como é o caso do boldo – pode levar a algumas melhoras, especialmente do grau de hidratação. E têm sido visto nos pacientes que internam que a hidratação é um componente bastante importante”, declara o especialista.

Uma alternativa à medicina tradicional

Vale lembrar que a medicina alternativa funciona – e isso é comprovado cientificamente. Além disso, ela é fonte de renda para diversos agricultores familiares. O uso dessas técnicas se desenvolve constantemente e inclusive compõe campo de pesquisa na UFSM [...]. Os problemas são os diversos boatos espalhados que relacionam o uso de plantas medicinais com a cura da covid-19.

Assim como qualquer medicamento tradicional, os excessos são prejudiciais à saúde. O boldo é um exemplo disso, já que é muito usado para tratar problemas digestivos, de fígado, dores de cabeça e até pedras na vesícula. A planta tem outras propriedades como antioxidantes e anti-inflamatórias , mas o seu uso prolongado apresenta riscos de toxicidade (pode provocar vômito, diarreia e até aborto, em casos extremos).

A piada que virou boato

A relação entre o chá de boldo e a covid-19 existe desde fevereiro, quando postagens em forma de meme representavam o uso do chá como cura da doença. O motivo do humor era em relação ao fato de os chás serem utilizados por muitas das avós dos internautas como forma de medicar qualquer doença. A perspectiva mudou quando, alguns meses depois, o vídeo de um homem que anunciava ter curado a si mesmo e a sua esposa viralizou na internet. A mesma fake news, mais tarde, se espalhou em forma de texto, mas também contou com outros conteúdos que referenciavam a substância como uma “cura milagrosa”.

FONTE: UFSM. Chá de boldo pode melhorar os sintomas ou curar a covid-19? Revista Arco, 31 jul. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gvL. Acesso em: 29 jan. 2021.

MANUAL DO PROFESSOR

Em seguida, proponha que sejam realizadas duas leituras do texto “Chá de boldo pode melhorar os sintomas ou curar a covid-19?”: a primeira sem pausas e a segunda com pausas. O objetivo de reler o texto com as pausas, na segunda leitura, é observar o que está explícito e o que está implícito sobre o assunto, relacionando esses dados oralmente às questões trazidas na roda de conversa, sobre a importância de verificar e checar informações.

Ambas as leituras devem ser realizadas de forma compartilhada e em voz alta, ou seja, cada estudante deve acompanhar a leitura pelo texto do seu livro, enquanto o colega lê em voz alta. Em ambos os casos, os estudante serão chamados para realizar a leitura em voz alta de um parágrafo. Lembre-se de que é importante chamar todos os leitores, mesmo aqueles não fluentes, para identificar os problemas de leitura. O objetivo é incentivá-los no exercício da leitura em voz alta, para maior fluência e cuidado com a entonação.

Antes de iniciar a primeira leitura, leia em voz alta a pergunta que intitula o texto de divulgação científica. Peça aos estudantes que respondam essa pergunta a partir do levantamento de hipóteses, que devem ser justificadas. Explique a eles que que o boldo é uma planta e seu chá é consumido para ajudar no funcionamento do fígado. Após o levantamento das hipóteses, discuta se essa notícia deveria ser compartilhada apenas por conta do título. Espera-se que eles comecem a afirmar que precisam ler o texto antes de compartilhar e, depois, checar as informações.

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Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Para entender melhor o texto, pesquise mais informações em jornais, revistas e sites na internet sobre a covid-19. Anote no diário de bordo o resumo das principais informações encontradas.
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Após realizar as pesquisas individuais, explore coletivamente com a turma os principais sintomas, os modos de transmissão e eventuais tratamentos para a covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, apelidado de “novo coronavírus” ou somente “coronavírus”, embora essa denominação se refira a um grupo de vírus. Converse com os estudantes sobre o que foi a pandemia da covid-19 e como ela alterou as relações sociais pelas medidas de distanciamento social e pelo uso de máscaras. Fim da observação.
  1. Por que o uso do chá de boldo para curar o coronavírus é fake news?

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PROFESSOR Resposta: Segundo o texto, trata-se de fake news porque não há nenhum estudo científico que comprove a eficácia do chá de boldo no combate ao coronavírus.
  1. Como surgiu essa notícia?

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PROFESSOR Resposta: Ela surgiu a partir de um vídeo em que um homem dizia ter curado a si mesmo e sua esposa com o chá de boldo. Antes da publicação, alguns memes já representavam de forma bem-humorada o uso do boldo para a cura do coronavírus, devido ao fato de que as avós costumam recomendá-lo para diversas doenças.
  1. Onde ela circulou? Houve repercussão entre as pessoas?

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PROFESSOR Resposta: Essa notícia circulou nas redes sociais e foi compartilhada mais de 20 mil vezes. Por isso, teve grande repercussão entre as pessoas.
  1. Por que você acha que algumas pessoas acreditaram nela? Você teria acreditado?

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PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Os estudantes podem mencionar alguns fatores que podem ter levado as pessoas a acreditar nesta notícia, com base em algumas informações dadas pelo texto. Por exemplo, como afirma o texto, o boldo é uma planta muito utilizada para doenças gastrointestinais, o que poderia levar o leitor a acreditar também na sua eficácia para outras doenças. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Antes de responder às questões propostas, verifique se os estudantes identificam as principais informações sobre o texto. Retome com eles algumas partes, para que possam identificar o que é boldo, seus benefícios e seus malefícios, além de relacionar essas informações com a notícia falsa que foi circulada. Neste momento, peça a eles que grifem as informações que podem ajudá-los a responder às questões.

Durante essa verificação, questione-os a respeito do conceito de viralizar. Pergunte se eles conhecem o significado do verbo que aparece no último parágrafo do texto. Espera-se que digam que um conteúdo se torna viral (ou viraliza) quando ele é compartilhado por muitas pessoas, especialmente em redes sociais.

Em seguida, oriente-os a responder às questões. Em um primeiro momento, chame a atenção para as informações científicas e comprovadas sobre o boldo. Ensine que beneficência e não maleficência, conceitos presentes no texto, têm significados distintos: beneficência significa “o que faz bem”, enquanto não maleficência é o que não faz mal, mas, também, não significa que faça bem. Amplie o assunto, relacionando-o aos saberes populares de comunidades e famílias, valorizando-os. Explique que há diversos tipos de saberes populares relacionados às populações indígenas e rurais, entre eles, a medicina caseira, que se utiliza de plantas para produzir medicamentos de diferentes finalidades. Esses tipos de medicamentos são, muitas vezes, estudados e pesquisados para comprovar cientificamente sua eficácia para que, assim, possam ser incorporados à produção farmacêutica.

E, em um segundo momento, chame a atenção para as tentativas de usar as informações cientificamente comprovadas em relação ao boldo para disseminar uma notícia falsa, que começou com uma piada. Destaque as informações sobre os benefícios do boldo, chamando a atenção para o fato de a propriedade anti-inflamatória comprovada ser manipulada, de modo a imitar ou simular uma informação verdadeira. Caso os estudantes não compreendam o conceito de inflamação, realize com eles um experimento de observação de um machucado, para que compreendam o conceito, como sendo uma reação do corpo a uma infecção ou lesão.

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  1. Apesar de não curar o coronavírus, é prejudicial tomar chá de boldo caso esteja com a doença?

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PROFESSOR Resposta: Não. O texto afirma que chás caseiros não podem curar a covid-19, mas também não causam nenhum problema. No caso do boldo, ele pode ajudar a pessoa a ficar mais hidratada, o que é um fator relevante para a melhora do doente. Além disso, é importante ressaltar que o consumo prolongado desse chá apresenta riscos de toxicidade.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Você já ouviu falar no boldo? Alguém da sua família o utiliza ou o recomenda em alguma situação?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: O boldo faz parte da sabedoria popular de muitos brasileiros; portanto, é possível que os estudantes o conheçam, por recomendação ou uso de algum familiar, como os avós, por exemplo. Ele é bastante indicado para problemas gastrointestinais. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quais são os benefícios do boldo, de acordo com a Ciência? Escreva no seu diário de bordo.
PROFESSOR Resposta: Conforme mencionado no texto, o boldo tem algumas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias comprovadas pela Ciência. Atenção professor: Trabalhe com os estudantes o significado dessas duas palavras mencionadas no texto, com base no significado apresentado pelo glossário. Fim da observação.
  1. Para comentar sobre o uso de substâncias, o texto diz que são usados os conceitos “beneficência” e “não maleficência”. O que você acha que essas palavras significam? Explique.

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PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes analisem a formação das palavras para inferir os significados de cada um. Em “beneficência”, pode ser encontrado o prefixo bene-, que significa “bem”, o que leva à conclusão que se trata de algo que faz bem à saúde. Já “maleficência” apresenta o prefixo male-, que significa “mal”, o que direciona à interpretação de que é algo que faz mal à saúde. No entanto, é preciso observar que o conceito é sobre “não maleficência”, isto é, algo que não faz mal à saúde, ainda que também não faça o bem. Fim da observação.
  1. Sabendo que o uso do boldo pode funcionar em algumas ocasiões, quais são os riscos envolvidos em seu consumo?

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PROFESSOR Resposta: Segundo o texto, o uso prolongado do boldo pode ser tóxico, o que pode provocar vômito, diarreia e, em casos extremos, até aborto.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. O que poderia ter ajudado as pessoas a identificar que a postagem sobre o fato de o boldo curar o coronavírus era fake news? Escreva uma lista no diário de bordo.
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Nessa atividade, os estudantes devem fazer uma lista prévia de indícios que identifiquem as fake news, como verificar a fonte da informação, comparar a informação em mais de uma fonte, consultar um especialista, duvidar de “curas milagrosas”, tomar cuidado com o tom alarmista, entre outras possibilidades. No caso de fake news sobre o boldo, teria sido importante as pessoas duvidarem da cura milagrosa do rapaz, enquanto ainda não havia outros tratamentos disponíveis, além da informação não ter sido dada por um veículo científico confiável, mas por uma pessoa comum sem conhecimentos técnicos de Medicina. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Chame a atenção dos estudantes para o fato de um texto de divulgação científica contribuir com informações e dados importantes, sendo uma fonte confiável de informações. Com a ajuda deles, resuma na lousa aquelas a respeito dos elementos que constituem o artigo de divulgação científica, como, por exemplo, o conteúdo que ele traz, a maneira como as informações são apresentadas, a presença de fontes e referências e o uso de linguagem objetiva e formal.

Ressalte que o artigo de divulgação científica é um texto expositivo-argumentativo, ou seja, ele apresenta dados de pesquisa que são fundamentados teoricamente e/ou que acompanham informações das investigações realizadas sobre o tema. Mesmo que os estudantes sejam leitores fluentes, é importante orientá-los na localização dessas características.

É importante ressaltar as mudanças sociais responsáveis por colocar em xeque tanto a credibilidade do campo jornalístico-midiático como do campo de divulgação científica, em razão das práticas da internet. No caso do campo jornalístico, as notícias, os textos elaborados com base em fatos e evidências apresentam um panorama crítico e as chamadas fake news (ou notícias falsas) ganham força e podem até mesmo influenciar decisões importantes de um país. Da mesma forma, as informações falsas prejudicam os textos de divulgação científica ao questionar sua credibilidade e sua veracidade, tendo como contraponto fontes irreais ou mesmo opiniões pessoais.

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  1. Antes, as pessoas se informavam por jornais impressos e pela televisão. Já na internet é possível acessar uma infinidade de páginas de notícias. O que isso muda na maneira de as pessoas se informarem?

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PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes devem refletir que a internet amplia o acesso às notícias de diferentes fontes, mas também pode gerar dúvidas sobre sua confiabilidade, já que as possibilidades são muitas. Isso pode favorecer a circulação de fake news. Fim da observação.
  1. Com base no que você leu e respondeu anteriormente, explique como uma informação falsa se torna viral.

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PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Os estudantes podem mencionar que as fake news, em geral, circulam na internet e ganham repercussão devido à facilidade de compartilhamento entre os usuários. Imersos em uma grande quantidade de informações na internet, as pessoas tendem a não verificar as informações que recebem, compartilhando-as antes de terem certeza sobre sua veracidade. Com o grande número de compartilhamentos, a informação ganha força e se torna cada vez mais difícil desmenti-la. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

Como você viu, utilizar o boldo para curar a covid-19 é fake news. Trata-se de uma notícia falsa que circula na internet e ganha destaque entre os leitores, devido ao grande compartilhamento.

As redes sociais facilitam o compartilhamento de conteúdo e as pessoas podem, muitas vezes, divulgar uma notícia antes de conferir se ela é verdadeira ou falsa.

É preciso avaliar se a notícia foi publicada por uma fonte confiável, como os grandes veículos da imprensa ou por revistas científicas renomadas. Além disso, é importante verificar se outras fontes confiáveis também publicaram a mesma informação.

Apesar de não curar a covid-19, o chá de boldo pode ser utilizado com moderação para tratar problemas digestivos, por exemplo, que ocorrem quando comemos algo e não nos sentimos bem.

O ser humano precisa se alimentar para ganhar energia e fazer suas atividades, como brincar, estudar, trabalhar etc.

Essa energia é obtida por meio da transformação dos alimentos em nutrientes, que são levados pelo sangue para todo o corpo. Esse processo é chamado de digestão e ocorre pelo funcionamento dos órgãos do sistema digestório, representados no esquema a seguir.

MANUAL DO PROFESSOR

Para realizar as atividades sobre o sistema digestório da página seguinte, verifique os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do tema. Caso eles não tenham entrado em contato com este conteúdo, oriente uma pesquisa em grupo sobre o funcionamento e o caminho dos alimentos. Organize os grupos e peça a eles que pesquisem em livros de Ciências ou em revistas digitais na internet, como, por exemplo, na Ciência Hoje das Crianças, informações sobre como funciona o sistema digestório e escrevam um resumo do que aprenderam no diário de bordo.

Verifique se eles compreendem que a digestão se inicia na boca, com a atuação da saliva, dos dentes e da língua, que trituram e umedecem o alimento, formando o bolo alimentar. Este é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago até chegar ao estômago, onde o suco gástrico transforma o bolo alimentar em pedaços menores, passando a se chamar quimo. Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgado, onde se mistura ao suco pancreático (vindo do pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico do intestino. É no intestino delgado que os nutrientes são aproveitados e vão para o sangue. Aquilo que não é aproveitado como nutriente pelo corpo se transforma no quilo, que segue para o intestino grosso, onde a água e os sais minerais ainda são aproveitados. O que sobrou do quilo se transforma em fezes, que passam pelo reto e são eliminadas do corpo pelo ânus.

MP31

Imagem: Esquema. Silhueta de uma pessoa de perfil, destacando os órgãos internos: Sendo: Língua e Boca: forma avermelhada dentro da boca. Faringe tubo avermelhado na linha do pescoço. Esôfago: tubo longo conectando a faringe e o estômago. Estômago: Órgão em formato de bolsa, localizado abaixo do peito. À esquerda. Fígado, órgão avermelhado em formato de bolsa. Abaixo, Vesícula biliar, pequena forma branca. Abaixo do estômago: Pâncreas, faixa amarelada. Abaixo, Intestino delgado, tubo sinuoso cobrindo o centro da barriga. Contornando ele, Intestino grosso: Tubo grosso rosado com um rabo do lado esquerdo: Apêndice. No meio um tubo, na linha da púbis, o Reto: Tubo conectado ao intestino grosso e ao Ânus. Ao lado, o texto: Esquema do sistema digestório do corpo humano. Reprodução fora de proporção em cores-fantasia. Fim da imagem.

LEGENDA: Esquema do sistema digestório do corpo humano. Reprodução fora de proporção em cores-fantasia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Você sabe como funciona a digestão?
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Que caminho o alimento faz no organismo durante a digestão? No diário de bordo, faça um desenho que o represente.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. O desenho que você fez na atividade 2 corresponde aos passos certos da digestão? Se necessário, refaça o desenho no diário de bordo corrigindo com as informações da pesquisa.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Por que o sistema digestório depende do sistema respiratório?

_____

PROFESSOR Resposta: O sistema digestório depende do respiratório porque, para que tudo funcione, é preciso que o corpo absorva oxigênio captado pelo sistema respiratório.
  1. Como os nutrientes chegam ao sangue? O que acontece com o que não é aproveitado?

_____

PROFESSOR Resposta: Os nutrientes chegam ao sangue pela absorção ocorrida no intestino delgado. Aquilo que não é aproveitado vira o quimo, que, após o aproveitamento de água e sais minerais pelo intestino grosso, se transforma nas fezes, que são eliminadas pelo ânus.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

  1. Com base na ilustração e nos conhecimentos prévios dos estudantes, espera-se que eles comentem o que sabem sobre a digestão ou como acreditam que ela ocorra.
  1. Os estudantes podem desenhar o caminho que acreditam que o alimento faça durante a digestão, passando por cada órgão e percebendo como estão interligados durante a digestão.
  1. Com a pesquisa, os estudantes poderão confirmar suas hipóteses sobre a digestão, feitas nas questões anteriores, refazendo o desenho, se necessário.
  1. e 5. Por meio de uma rápida verificação prévia oral, identifique se eles sabem como os nutrientes chegam no sangue e outras questões envolvendo a ingestão dos alimentos. Caso identifique que a maioria não teve contato com esse conteúdo, oriente-os a pesquisar antes de realizar a atividade. Do contrário, promova uma troca entre eles, para que possam, em um primeiro momento, responder a essas questões e, depois, buscar informações em fontes confiáveis para validar suas respostas.

MP32

  1. Se o ser humano se alimenta para nutrir o organismo, qual é a importância dos alimentos ingeridos?

_____

PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que os alimentos devem ser ricos em nutrientes para que o organismo se mantenha saudável. Alimentos pobres em nutrientes não promovem a saúde do organismo, podendo até mesmo prejudicá-la. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. O que você costuma comer no dia a dia? Copie no diário de bordo o quadro a seguir. Durante uma semana, complete o quadro com o que você come em cada refeição do dia.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Mês:

Café da manhã

Lanche

Almoço

Lanche

Jantar

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

Domingo

8. Observe o quadro da atividade 7. Você considera sua alimentação saudável? Por quê?

_____

PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Que alimentos você já ouviu falar que são bons para a saúde? E quais ouviu falar que são ruins?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Para saber se as informações que você ouviu são verdadeiras ou falsas, reúna-se com colegas interessados em pesquisar o mesmo alimento que você e formem um grupo de recrutas. Nas próximas etapas, vocês deverão procurar informações e conferir notícias sobre ele para responder à pergunta: é fato ou fake?
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

A partir da questão 6, espera-se que os alunos comecem a relacionar as informações pesquisadas com sua própria vida. É importante respeitar o modo de vida de cada indivíduo, incluindo sua alimentação, que é uma questão de política pública e não está pautada apenas em preferências, mas também em questões sociais, econômicas e culturais, pois está diretamente relacionada à identificação das condições em que os alunos vivem, bem como seus hábitos de higiene, cuidados com a alimentação e com o corpo.

Atualmente, muitas crianças preferem alimentos industrializados, lanches e doces, escolhas que refletem em sua saúde. Para que eles possam refletir sobre sua qualidade de vida, é preciso repensar os hábitos alimentares, considerando as diferentes possibilidades. Deste modo, a troca entre os alunos possibilita a discussão sobre algumas das refeições diárias e a proposição de sugestões de alimentação saudável para esta faixa etária.

  1. Verifique com os estudantes se entenderam como vão fazer o preenchimento do quadro, antes de iniciarem os registros.
  1. Espera-se que os estudantes reflitam sobre seus hábitos alimentares, considerando, por exemplo, o grande consumo de alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, biscoitos recheados e refrigerantes.
  1. Espera-se que os estudantes mobilizem seus conhecimentos sobre os alimentos considerados saudáveis ou não saudáveis, que podem ter ouvido de seus familiares ou lido em textos de jornais, revistas e internet. Algumas informações podem ser verdadeiras, com embasamento científico, enquanto outras podem se tratar de fake news, conforme vão averiguar nas demais etapas do projeto.
  1. Para a realização da atividade 10, organize os alunos em grupos, que serão os mesmos a partir da próxima etapa do projeto. Para isso, utilize o método de trabalho em grupo da professora da Universidade de Stanford, Rachel Lotan. A especialista em ensino para a equidade considera que os alunos possuem conhecimentos e habilidades distintos que se complementam no trabalho em grupo, ou seja, um pode contribuir com a aprendizagem do outro. Organize as atribuições dos integrantes do grupo. Explique que todos devem participar de todas as etapas e se corresponsabilizar pela investigação e por seus procedimentos. Além disso, cada integrante terá um papel. Entre eles, estão o de:
  1. facilitador: responsável pela leitura e compreensão;
  1. monitor de recursos: responsável por solicitar ou mediar a atuação do grupo com ferramenta ou material;
  1. repórter: responsável por registrar as atividades e compartilhá-las;
  1. harmonizador: responsável por assegurar que todos realizem as atividades e que sejam ouvidos;
  1. controlador do tempo: responsável por mensurar e monitorar o tempo estipulado para a realização das atividades.

MP33

Etapa 2 Vamos pesquisar?

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol e tênis. Ela está de pé com as mãos estendidas para baixo e sorrindo. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, recruta! Vejo que decidiram trabalhar em grupo, muito bom! Isso os ajudará a resolver a missão de forma mais eficiente. Para continuar a investigação, vocês devem escolher um alimento e pesquisar informações científicas sobre ele. Consultem livros, revistas, enciclopédias e sites na internet. Guardem tudo o que encontrarem para depois analisar se as notícias sobre o alimento escolhido são verdadeiras. Boa pesquisa! Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional, composto pela ilustração de um monitor de computador e uma lâmpada acesa. Fim da imagem.

Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Qual é o alimento escolhido?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Fotografia. Vista de diversos alimentos sobre a mesa: Pimentão, vagem, cebolinha, salmão, laranja, uva, tomate cereja, brócolis, cenoura, abacate e grãos.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Os papéis devem ser distribuídos em um sorteio. Observe como se distribuem ao longo das atividades e, se necessário, é possível sugerir a troca, mas, neste caso, deve-se evitar a atribuição de um papel que apenas reforce habilidades já desenvolvidas.

Neste contexto, atue como mediador e organizador do trabalho. Suas intervenções devem ser poucas e bem planejadas, de modo a contribuir com a autonomia dos integrantes do grupo.

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

Para a realização dessa etapa, oriente os estudantes a se organizarem nos grupos formados na etapa anterior. Ressalte que, a partir de agora, eles vão trabalhar, pesquisar e trocar ideias no grupo e que você fará intervenções e orientações ao longo das atividades, quando necessário. Relembre que todos devem participar do processo de investigação. Acompanhe os estudantes para observar suas atuações individuais nos respectivos grupos.

Oriente-os a responder a partir da discussão inicial do grupo, considerando seus conhecimentos prévios. Em seguida, medie a pesquisa em textos informativos de caráter científico. Desta forma, eles conseguirão validar os conhecimentos e responder de forma mais adequada ao que se pede. Organize a pesquisa de modo que os grupos tenham acesso a textos escritos impressos e digitais, audiovisuais, jornais, revistas, sites, enciclopédias, entre outras. A forma proposta para a realização das atividades estimula o desenvolvimento do pensamento computacional ao encaminhar a solução do problema a partir de sua divisão em pequenas partes, para que os detalhes possam ser melhor analisados.

MP34

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Como as pessoas consomem o alimento escolhido por vocês?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes comentem as principais formas de consumo do alimento a partir de formas de preparo, como cozinhar, assar, fritar, entre outras. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Quais são os nutrientes desse alimento? Organizem as informações nesta tabela nutricional.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Informação nutricional

Porção _____ g (medida caseira)

100 g ou 100 ml

_____ g ou ml

%VD*

Valor energético (kcal)

Carboidratos totais (g) Açúcares totais (g) Açúcares adicionais (g)

Proteínas (g)

Gorduras totais (g) Gorduras saturadas (g) Gorduras trans (g)

Fibra alimentar (g)

Sódio (mg)

* Percentual de valores diários fornecidos pela porção.

Boxe complementar:

Ampliando a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe Ampliando a investigação, composto pela ilustração de uma lâmpada acesa dentro de uma engrenagem. Fim da imagem.

Os nutrientes dos alimentos podem ser classificados em dois grandes grupos: macronutrientes e micronutrientes.

Os macronutrientes são os que precisamos em maior quantidade, como os carboidratos, as proteínas, os lipídios (gorduras) e a água.

Os micronutrientes são os que precisamos em menor quantidade, como as vitaminas e os minerais (como cálcio, fósforo, potássio, sódio, ferro, flúor, entre outros).

Além dos nutrientes, há também as fibras, que não são absorvidas pelo organismo, mas melhoram o funcionamento do intestino.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Peça aos grupos que indiquem o alimento escolhido e, em seguida, busquem as diferentes formas de ser consumido. Para a pesquisa a respeito dos nutrientes, ajude-os a identificar as informações nas tabelas de valores nutricionais em rótulos de alimentos que trouxerem à classe. No caso de alimentos naturais, os estudantes deverão buscar informações em livros, revistas científicas e sites.

Peça aos grupos que leiam silenciosamente os dados dos rótulos, registrando no diário de bordo os que mais chamam a atenção. Levante hipóteses sobre o porquê de os números das porções serem diferentes. Questione-os a respeito do valor diário de referência indicado. Explique aos estudantes que esta informação costuma aparecer em todos os rótulos de alimentos. Em seguida, proponha a comparação entre o tamanho e o peso de uma porção em relação à quantidade que vem indicada no pacote. Espera-se que eles concluam que há alimentos que apresentam a referência de várias porções em uma mesma embalagem.

Por fim, use uma única tabela nutricional para modelar sua leitura e sua análise, mostrando e nomeando as linhas. Questione as quantidades de colunas em relação a cada linha, demonstrando que também é importante ler e analisar os títulos das colunas e as informações, inclusive aquelas que estão no rodapé da tabela.

Ampliando a investigação

Se possível, distribua aos estudantes jornais e revistas impressas ou acesse digitalmente estes e outros materiais e recursos para ajudá-los na busca de dados e informações. O objetivo é que a busca em fontes confiáveis contribua para a pesquisa e para o desenvolvimento de sua autonomia.

Convide os grupos a relatar como foi a experiência de pesquisar informações e de confirmá-las, identificando dificuldades e compartilhando as boas práticas e experiências. Lembre-os de que esse momento coletivo é uma troca procedimental. Eles não precisam apresentar aos colegas os conteúdos pesquisados ou as respostas elaboradas.

MP35

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Quais são os principais benefícios desse alimento para o ser humano?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes listem benefícios encontrados, como alívio de dores, propriedades anti-inflamatórias, melhora da digestão, prevenção de doenças, entre outras possibilidades. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Quais foram as fontes utilizadas para coletar as informações? Anotem os nomes de livros, jornais, revistas, enciclopédias e sites consultados na internet.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes registrem as fontes pesquisadas, para que possam refletir com seu auxílio se elas são confiáveis, verificando, por exemplo, se a fonte é um veículo de informação renomado na sociedade. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

  1. Registrem no diário de bordo quais fontes são confiáveis ou não. Se necessário, revejam informações coletadas nas fontes não confiáveis.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe Hora de escrever, composto pela ilustração da silhueta da cabeça de uma pessoa com fones de ouvido ligado à uma caixa com traços horizontais. Fim da imagem.

Em grupo, escrevam um resumo sobre as informações coletadas sobre o alimento. O objetivo é sistematizar o que encontraram na pesquisa, para depois utilizar como base para checar fake news. Confiram algumas dicas para a escrita:

  1. Planejem o que gostariam de escrever.
  1. Escrevam com suas palavras o conteúdo dos textos pesquisados. Caso não saibam como fazer isso, vocês podem fazer citações, colocando trechos dos textos entre aspas e indicando a fonte. Por exemplo, “o boldo é bom para problemas digestivos” (Revista Saúde).
  1. Evitem colocar a opinião do grupo e mantenham apenas as informações encontradas nos textos.
  1. Se desejarem, incluam imagens que vocês encontraram na pesquisa que ajudem a esclarecer as informações.
  1. No final do texto, coloquem na lista de referências as fontes consultadas para encontrar as informações, como os nomes dos livros, das revistas, dos jornais e dos sites. Caso seja um conteúdo on-line, vocês também podem disponibilizar o link de acesso.
  1. Revisem o texto verificando a pontuação e a ortografia das palavras. Se necessário, consultem um dicionário para as palavras desconhecidas.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Hora de escrever!

Para a elaboração do texto informativo de cunho científico, peça aos grupos que retomem as informações pesquisadas e avaliadas sobre o alimento escolhido: nutrientes e demais informações nutricionais, forma de preparação, em que este alimento contribui para a saúde do corpo humano (considerando os sistemas), entre outras informações. Os grupos também devem selecionar imagens desse alimento para ilustrar o texto informativo. A organização das informações encontradas e a seleção das relevantes, essenciais para a realização da proposta de produção textual, são estratégias que também estimulam o desenvolvimento do pensamento computacional.

Após a elaboração da primeira versão escrita, proponha que a revisão seja feita pelos demais grupos. Para parametrizar essas revisões, estabeleça alguns pontos a serem analisados, como a presença das informações pesquisas e as características do gênero, como, por exemplo, o uso correto dos tempos verbais e a ortografia. Os grupos também devem verificar se a linguagem usada é específica dos textos informativos, ou seja, clara, direta e objetiva, apresentando informações de fontes confiáveis.

Após a revisão dos textos, os grupos devem elaborar uma segunda versão escrita, já indicando quais imagens acompanhariam quais trechos. Revise a segunda versão. Para finalizar essa produção, os grupos devem escolher como vão compartilhar essas informações.

No caso da publicação impressa, é possível organizar a elaboração dessa versão final de modo que cada grupo contribua para a elaboração da enciclopédia no formato de papel, incluindo capa e página de rosto com os nomes dos autores, índice, ilustrações e organização dos verbetes em ordem alfabética.

Se os grupos escolherem a publicação digital, monte a enciclopédia utilizando um programa para criação, edição e exibição de apresentações gráficas. As produções escritas e suas imagens devem ocupar duas páginas. Oriente os grupos, mostrando que há diversas formas de organizar e combinar texto e imagem em uma página. Para isso, explore o programa e suas ferramentas antecipadamente. Lembre-se de que não se trata de uma apresentação, mas da montagem de um guia de alimentos.

O arquivo também deve conter capa, índice etc. Ao finalizá-lo, salve-o como PDF. Em “salvar como”, quando abrir a tela de opção de pasta onde salvar, há o espaço para preencher com o nome do arquivo. Nomeie-o com o título criado por eles e, no tipo de arquivo, escolha PDF.

MP36

Etapa 3 Experimentando

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol preso no terno e tênis. Ela está de pé com as mãos estendidas para cima e sorrindo. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, recruta! Vocês conseguiram encontrar ótimas informações sobre o alimento que escolheram. Agora, com base nessas informações, vocês devem checar se as notícias sobre esse alimento têm fundamentos científicos. Em grupo, vocês precisam pensar em soluções que permitam informar às pessoas se as notícias são verdadeiras ou fake news.
Boa experimentação! Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Selecionem notícias diversas do alimento que vocês escolheram.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes selecionem notícias diversas sobre o alimento, incluindo as fontes duvidosas, para que possam conferir se são fake News. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Para verificar se são fake news, chequem as notícias respondendo às perguntas do quadro a seguir.
PROFESSOR Respostas pessoais.
PROFESSOR Atenção professor: As fake news, em geral, apresentam tom alarmista, convocando o leitor a acreditar nelas a qualquer custo. É comum que busquem causar uma reação emocional no leitor, como surpresa, repulsa, revolta etc. Elas não costumam ter autor definido ou, caso tenham um, esse não é um especialista verdadeiro no assunto abordado. Nesse ponto, é preciso ter cuidado para checar se o suposto autor não está forjando uma especialidade, como é possível ocorrer em algumas notícias falsas. Em relação à data de publicação, algumas notícias podem ser falsas por serem antigas, desatualizadas, e trazidas de forma descontextualizada para a atualidade. A observação da norma-padrão é importante, pois veículos confiáveis de informações geralmente contam com redatores e revisores experientes, que não deixam passar inadequações gramaticais. Por fim, um dos critérios mais importantes é o embasamento científico. Fake news não apresentam fontes, e as informações dadas não podem ser comprovadas cientificamente. Para isso, os estudantes poderão confrontá-las com a pesquisa que fizeram anteriormente, principalmente a partir do resumo que produziram. Fim da observação.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

A notícia promete uma “cura milagrosa”, um “emagrecimento rápido” ou uma “solução instantânea” a partir do alimento?

A notícia pede que você acredite nela?

A notícia apresenta as fontes de onde as informações foram retiradas?

A notícia tem autor?

A notícia foi publicada por um veículo de informação conhecido?

A notícia foi publicada em data recente?

A notícia está escrita de acordo com a norma-padrão?

A notícia traz informações que podem ser comprovadas pela pesquisa que fizeram anteriormente? Compare com o resumo feito.

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 3 – Experimentando

Esta etapa tem como objetivo incentivar a leitura e a análise de notícias para identificar notícias falsas, também conhecidas como fake news. Os estudantes devem refletir sobre a disseminação desse tipo de notícia e discutir sobre como é possível checar sua veracidade.

Para iniciar, explique aos grupos que eles devem selecionar e ler notícias a respeito do alimento escolhido para verificar a veracidade das informações. Oriente-os a, em um primeiro momento, discutir em grupo alguns tópicos:

  • Como as pessoas se mantêm informadas atualmente?
  • Quais são suas fontes?
  • De que modo a notícia pode chegar a alguém?

    Espera-se que os grupos discutam e registrem a forma como eles têm acesso a notícias, que pode ser por meio de televisão, jornais e revistas impressos e/ou digitais, rádio, redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea.

    Em seguida, proponha que discutam a checagem de notícias. Eles devem fazer anotações e elaborar um passo a passo sobre como consultar fatos e checar a veracidade das informações.

MP37

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Reconheça características comuns e encontre padrões.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Com base nas respostas anteriores, classifiquem cada uma das notícias selecionadas escrevendo nelas fato ou fake.
PROFESSOR Atenção professor: Oriente os estudantes a perceber que, caso tenham respondido prioritariamente “não” para as perguntas da atividade anterior, provavelmente a notícia é fake news. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Em grupo, discutam sobre como informar as pessoas quais notícias são falsas e quais são verdadeiras com relação ao alimento escolhido por vocês. Reflitam também sobre como alertar as pessoas para não acreditarem nas fake news.
PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes devem pensar de que maneira é possível divulgar as informações verdadeiras sobre o alimento escolhido por eles e como dar dicas às pessoas para que não acreditem em fake news e muito menos as compartilhem. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem na internet quais têm sido as iniciativas para o combate de fake News na sociedade.

_____

PROFESSOR Resposta: Algumas iniciativas da sociedade para o combate às fake news são os checadores de fatos, criados por veículos confiáveis de informações, além de guias educativos que orientam as pessoas sobre os principais passos para checá-las. A disseminação de conteúdos de divulgação científica também pode ajudar a desfazer mitos, de acordo com a Ciência.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.   Fim da imagem.
  1. Com base nas informações encontradas na pesquisa, revejam as soluções pensadas pelo grupo.
  1. No diário de bordo, façam uma lista final de quais soluções podem ser realizadas pelo grupo.
  1. Apresentem a lista ao professor e aos demais grupos.
  1. Escolham uma das soluções e justifiquem por que ela é a mais interessante de ser executada.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes devem registrar o que pretendem produzir para a solução da pergunta investigativa: “É fato ou fake ?”. A lista de ideias favorece a troca de soluções entre os grupos, ampliando o repertório de possíveis ações a serem feitas. Rever as soluções pensadas anteriormente, com base na pesquisa de outras ações realizadas pela sociedade, é fundamental para verificar quais já são feitas e quais são possíveis de fazer. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Para contribuir com a investigação, apresente aos grupos o trabalho de agências de checagem de informação. No Brasil, existem muitas agências de verificação e checagem de informações e notícias que identificam fake news. Entre as mais conhecidas estão:

  • Agência Lupa. Disponível em: http://fdnc.io/6sP. Acesso em: 9 fev. 2021.
  • Aos Fatos. Disponível em: http://fdnc.io/g1F. Acesso em: 9 fev. 2021.

    Explique aos estudantes que esses serviços jornalísticos de verificação de fatos surgiram justamente devido ao impacto negativo das notícias falsas na sociedade.

  1. Na área da Educação, existe o projeto “Mentira na Educação, não!”. Disponível em: http://fdnc.io/gvM. Acesso em: 9 jan. 2021. A atividade 3, ao estimular o reconhecimento de características comuns e a identificação de padrões para a classificação dos textos, também estimula o desenvolvimento do pensamento computacional.

    Os grupos devem planejar o tempo para a realização de cada uma das atividades, tendo em mente que precisam, ao final, apresentar uma proposta de solução para a pergunta pesquisada. Oriente-os a registrar as atividades em seus diários de bordo.

    Para finalizar, proponha a criação de um mural na sala de aula com as notícias lidas e analisadas pelos grupos. Oriente a participação de todos os grupos na montagem do mural “Fato ou fake”. Providencie canetas e os papéis coloridos, para que possam tornar o mural um suporte interessante para a atividade. Eles podem colocar as notícias retiradas diretamente de suas fontes.

    Caso não seja possível, considere a possibilidade de usar softwares para edição de texto na reescrita da notícia. Os carimbos de “fato” e “ fake ” podem ser feitos de borracha ou com papéis coloridos, de preferência verde para o primeiro e amarelo para o segundo.

MP38

Etapa 4 Hora de produzir!

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol e tênis. Ela está de pé com as mãos próxima uma da outra e sorrindo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, recruta! Muito bem, vocês estão prestes a se tornar agentes especiais que auxiliam no combate às fake news! Vimos que vocês tiveram ótimas ideias para resolver a missão. Estou enviando um roteiro de como podem planejar a solução que pensaram e colocá-la em prática. Boa produção!
Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como executar a atividade definida anteriormente.

OBJETIVO

JUSTIFICATIVA

MATERIAIS NECESSÁRIOS

DESENVOLVIMENTO

RESULTADOS ESPERADOS

  1. Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em produzir uma reportagem para desmentir as fake news, precisam contextualizar como ocorreram e apresentar os dados científicos verdadeiros.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 4 – Hora de produzir!

O projeto integrador tem como objetivo tornar a escola um espaço vivo e aberto por meio da investigação. Por isso, as propostas apresentadas devem ser valorizadas. Além disso, siga estas etapas importantes:

  1. balancear os limites e desafios dos grupos, evitando que os estudantes assumam produções complexas;
  1. acompanhar e incentivar as experiências e testagens das soluções, verificando se as ideias têm base nas pesquisas e nas experimentações realizadas;
  1. orientar os grupos na sistematização de seus percursos para a elaboração de uma produção final que tenha sentido e que seja coerente como resolução da situação-problema proposta pelo projeto;
  1. identificar e avaliar quais aprendizagens foram adquiridas ao longo do processo e que são utilizadas na hora da sistematização e da produção.

    Para que os grupos assumam a elaboração de produções reais e tangíveis, apresente recursos, procedimentos e estratégias que os ajudem a organizar suas anotações referentes às etapas de produção. A elaboração do roteiro de planejamento da atividade estimula o desenvolvimento do pensamento computacional ao propor a sequenciação das instruções para a solução de um problema. O objetivo é contribuir para que eles possam desenvolver a autopercepção e realizar as atividades da etapa de modo autônomo e autoral. Para sistematizar os conhecimentos e as pesquisas realizadas neste projeto, as produções finais dos grupos podem ser um jornal impresso, um jornal digital, um blog de cunho informativo-científico ou um canal de vídeos com um vlog científico sobre os alimentos. Discuta com os grupos quais são suas produções e peça a eles que estabeleçam as etapas para essa elaboração. Neste momento, verifique se todos os integrantes dos grupos se envolvem na produção e se são responsáveis coletivamente para a elaboração final.

    No caso da criação da produção de um jornal temático, oriente o grupo a definir o nome, a periodicidade, os tipos de notícias, as reportagens, os classificados etc.; quais seções e partes do jornal são interessantes, entre outros. Cada membro do grupo deve ser responsável por uma seção ou um caderno. Esse jornal pode ser produzido inteiro no papel ou com o auxílio das ferramentas do computador. As notícias podem ser feitas com base nas informações pesquisadas e as propagandas podem estar relacionadas ao incentivo de uma alimentação de “comidas de verdade”.

    Depois da ação, oriente os estudantes a discutir se alguma situação inesperada aconteceu durante as atividades e a registrá-la em seus diários de bordo. Eles também devem indicar o que poderia ter sido mais bem planejado e se é possível realizar outras atividades para que a produção tenha um melhor resultado. Ajude-os a sistematizar suas produções.

MP39

Etapa 5 Compartilhando as descobertas

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol preso no terno e tênis. Ela está de pé com a mão esquerda fechada em punho com o braço estendido para cima e sorrindo. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Missão cumprida, recrutas! Vocês agora são os mais novos agentes especiais da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Que tal agora compartilhar o que vocês produziram para que as pessoas possam, de fato, não cair nas fake news sobre o alimento pesquisado? Até a próxima missão! Chefe da Agência Especial dos Checadores de Fake News. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução produzida pelo grupo.
  1. De acordo com a solução pensada por cada grupo, junto com o professor, planejem como a notícia pode ser compartilhada. Por exemplo, se for uma reportagem, ela pode ser publicada no jornal da escola ou compartilhada na internet pelas redes sociais.
  1. Busquem conhecer as produções dos outros grupos. Avaliem se vocês sabiam das informações passadas pelos colegas e aprendam a não cair nas fake news indicadas por eles.
  1. Divulguem a produção de vocês e a dos outros grupos para familiares e também para a comunidade.
  1. Com base no que aprenderam, fiquem atentos para desmentir outras fake news das quais venham a ficar sabendo.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

Esta atividade pretende incentivar o compartilhamento coletivo das ideias e das possíveis soluções criadas por cada grupo por meio de exposições orais de cunho científico. O objetivo é que todos possam ser orientados a expor suas pesquisas e produções. Oriente os grupos para tal, considerando as informações escritas nos diários de bordo e as etapas realizadas durante a pesquisa realizada, além de suas respectivas produções finalizadas.

Em relação à produção do jornal impresso, o grupo envolvido nesta atividade pode, por exemplo, agendar uma data para o lançamento do jornal e promover uma coletiva de imprensa na qual os demais grupos possam fazer perguntas sobre o processo de investigação e, também, a respeito do jornal impresso produzido. Oriente-o a elaborar previamente diferentes perguntas e respostas a respeito da pesquisa, das etapas percorridas e do jornal produzido. Deve ser definido um dia para que os grupos se juntem e outras pessoas da comunidade escolar participem, elaborando perguntas.

Na data agendada para o lançamento do jornal impresso, proponha que o grupo comece com a coletiva, organizando a sala de modo que eles se sentem à frente do público a fim de incentivar as perguntas, começando por aquelas previamente preparadas. Antes de começar a coletiva, faça combinados entre o grupo e o público, como levantar a mão para fazer uma pergunta e esperar sua vez de falar. Ao final, organize o lançamento do jornal impresso, distribuindo-o ao público participante.

Para ampliar

Organize uma visita de um repórter em sua escola, que tenha textos publicados em seu nome. O objetivo é que o convidado possa explicar aos estudantes como é a rotina de trabalho desse profissional. Solicite aos estudantes que mostrem algumas notícias e matérias retiradas de jornais impressos ou digitais para trocar suas leituras com o convidado. Proponha que eles realizem uma roda de conversa para saber mais sobre a pesquisa jornalística e a produção escrita. Após a experiência, proponha aos estudantes uma discussão coletiva sobre a importância e a produção de textos jornalísticos e sobre a ética necessária neste tipo de produção no compartilhamento de informações.

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Etapa 6 O que aprendemos?

Responda em seu diário de bordo às questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Considero ter respondido à questão “É fato ou fake ?”.

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão apresentando uma solução para o combate às fake news?

Avaliação do grupo

Resolvi a missão apresentando uma solução para o combate às fake news?

Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o alimento escolhido?

Conseguimos trocar ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

O projeto contribuiu para vocês aprenderem mais sobre as fake news e como identificá-las?

O projeto contribuiu para vocês compreenderem a importância dos alimentos na nutrição humana e o funcionamento do sistema digestório?

O projeto contribuiu para vocês investigarem informações científicas acerca de um alimento e checarem notícias sobre ele?

O projeto contribuiu para vocês mobilizarem a criatividade, ao inventar soluções que combatem fake news sobre alimentos?

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 6 – O que aprendemos?

Nesta etapa final do projeto, convide os estudantes a se organizarem em uma roda de conversa, para trocarem seus aprendizados. Deixe-os falar livremente sobre as atividades que realizaram ao longo do projeto. Verifique se eles respeitam os turnos de fala dos colegas e, também, suas vivências. Ressalte que você também usa um diário de bordo para registro do desenvolvimento do trabalho e dos envolvidos e que ele é um instrumento para orientar suas ações.

Conclusão: Avaliação

Em um segundo momento, explique a importância desta etapa de avaliação. Leia em voz alta as questões e oriente-os a respondê-las individualmente em seus diários. Explique as diferenças entre autoavaliação, avaliação do grupo e avaliação do projeto.

A respeito da autoavaliação, explique aos estudantes que este é um instrumento para desenvolver autonomia e autocrítica e, por isso, deve ser um momento de reflexão individual de cada um sobre seu próprio desempenho atribuindo a si mesmo um conceito.

Em seguida, convide-os a avaliar a atuação do grupo. Esta avaliação deve ser resultado de uma discussão entre todos os integrantes do grupo. Cada integrante do grupo deve atribuir um desempenho a si mesmo para cada pergunta e, depois, compartilhá-la com o grupo.

Enquanto os grupos conversam, circule entre eles, apresentando alguns pontos que você registrou e avaliou durante as diferentes etapas dos trabalhos. Fale sobre a contribuição de cada integrante, verificando se o grupo concorda ou discorda, e peça para que eles respondam se foram ativos, participativos e colaborativos durante o processo.

Liste dúvidas e observações que surgiram ao longo da etapa e, ao final, realize uma autoavaliação e uma avaliação do projeto. Na autoavaliação, considere sua atuação e suas intervenções durante os trabalhos em grupo. Analise também a pertinência do uso do diário de bordo como instrumento para auxiliar nas avaliações formativas realizadas ao longo do processo. Para realizar a avaliação do projeto, convide a equipe pedagógica e apresente um levantamento de dados e os registros elaborados a partir do acompanhamento da atividade. Entre essas informações, devem constar a contribuição do projeto nas aprendizagens dos estudantes. O objetivo dessas avaliações é regular as expectativas do processo de aprendizagem deles.

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Boxe complementar:

Para continuar a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe Para continuar a investigação, composto pela ilustração de um livro e um lápis. Fim da imagem.

  • AGÊNCIA Lupa. Folha de S.Paulo, 2020.

    Disponível em: http://fdnc.io/6sP. Acesso em: 25 jan. 2021.

    A Agência Lupa é a primeira agência do Brasil a fazer checagem de notícias. Integra uma rede internacional de checadores chamada International Fact-Checking Network (IFCN).

  • ALIMENTOS e nutrição. Britannica Escola, 2021.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvN. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Artigo da enciclopédia Britannica Escola sobre alimentos e nutrição. O texto explora o que dá energia ao corpo, os nutrientes e as quantidades necessárias a serem ingeridas pelo ser humano.

  • CATALDO, Joanna. Universitários criam grupo para desmentir fake news sobre a covid-19. Jornal Joca. 28 ago. 2020.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvP. Acesso em: 13 maio 2021.

    A matéria explica como um estudante de ciências naturais criou um grupo de aplicativo de troca de mensagens para combater notícias falsas sobre a pandemia.

  • FATO ou fake . G1, 2021.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvQ. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Serviço de checagem de notícias realizado pelos jornalistas do Grupo Globo.

  • SISTEMA digestório. Britannica Escola, 2021.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvR. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Artigo da enciclopédia Britannica Escola sobre o sistema digestório. O texto apresenta cada um dos órgãos do sistema e suas funções no processo de digestão.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Leia com os estudantes as sugestões de leitura apresentadas e pergunte por qual se interessaram. Você poderá aproveitar para fazer uma visita com eles à biblioteca da escola ou da região e buscar livros que abordem esses temas.