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Projeto 4 Quais serão os negócios do futuro?
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto 4 — Quais serão os negócios do futuro?
Introdução
A pergunta investigativa Quais serão os negócios do futuro? tem por finalidade despertar a curiosidade dos alunos para refletirem sobre os problemas que os cercam e suas soluções. Dessa forma, há o estímulo à observação da realidade, à percepção de problemas e seus questionamentos e ao levantamento de hipóteses em busca de soluções sustentáveis para tornar possível e agradável a vida no planeta nos próximos anos. O objetivo é que os estudantes possam conhecer o conceito de desenvolvimento sustentável e por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU); ter contato com propostas de negócios sustentáveis; desenvolver habilidades empreendedoras; argumentar e expor ideias.
Durante as etapas que compõem este projeto integrador, os estudantes terão a possibilidade de explorar textos de diferentes gêneros a respeito dos temas e dos assuntos propostos, realizar atividades de pesquisa, rodas de conversa, criação de folheto informativo, planejar estratégias para compartilhar suas ideias com o público, pensar em meios de o uso consciente de recursos ambientais e a apresentar soluções tecnológicas.
Abertura
Organize uma roda de conversa inicial para a apresentação da questão investigativa aos estudantes. Instigue-os a refletir sobre o assunto, considerando o mundo em que vivem e como gostariam que ele fosse. É possível, também, prepará-los propondo as seguintes questões:
- Como você imagina que será o mundo quando for adulto?
- O que haverá de mais interessante?
- Qual é o principal problema do mundo atual que você gostaria de ver resolvido em alguns anos?
- Como você acha que pode contribuir para resolver esse problema?
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PROFESSOR
Atenção professor: Veja as Orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Que elementos estão presentes na imagem?
PROFESSOR
Resposta: Na imagem, é possível observar um homem segurando o globo terrestre na parte inferior e uma paisagem na parte superior. Na paisagem, há árvores, borboletas, casas, nuvens, sol e aerogeradores de energia eólica.- O que a imagem significa para você?
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Uma interpretação possível é dizer que a imagem representa um mundo mais preocupado com o meio ambiente, pois mostra uma paisagem em que elementos urbanos e naturais coexistem de forma harmônica. Fim da observação.- De que maneira a imagem pode se relacionar aos negócios do futuro?
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes estabeleçam hipóteses sobre o tema do projeto, que relaciona os negócios do futuro à sustentabilidade. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
- Qual é a provável causa de a cor verde ter sido escolhida pelo ilustrador para fazer a imagem que está sobre a mão humana?
- Que título você daria para essa imagem?
Estimule a participação de todos e um diálogo respeitoso durante as respostas. É importante que percebam a simbologia da mão segurando o planeta com a ideia de que seu cuidado é dever do ser humano e que associem o verde com a preservação ambiental.
Na sequência, peça aos estudantes que respondam oralmente às questões da abertura, cujas respostas estão complementadas a seguir:
- Os aerogeradores de energia eólica podem ser mais difíceis de ser identificados pelos estudantes, caso não tenham conhecimentos prévios sobre esse tipo de energia. Nesse caso, estimule-os a levantar hipóteses e faça uma comparação com os moinhos de vento, que já podem ser conhecidos das histórias infantis, por exemplo.
- Os aerogeradores podem chamar a atenção para a necessidade de alternativas mais limpas de geração de energia e não poluentes do meio ambiente. O fato de tudo isso estar dentro da mão do homem pode apontar para a responsabilidade do ser humano nesse cenário.
- Uma possibilidade é dizer que os negócios do futuro precisam se preocupar mais com o meio ambiente, para que possamos continuar existindo na Terra.
Por meio delas, estimula-se o engajamento da turma, sua capacidade de reflexão crítica e seu olhar para o futuro. Servem também como uma avaliação diagnóstica, que poderá orientar o encaminhamento do trabalho, em função de dúvidas e/ou dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os tópicos abordados. Inicie a exploração da questão investigativa que norteará o projeto e pergunte o que entendem por negócio. Espera-se que estabeleçam uma relação entre o termo e o universo dos empreendimentos das mais variadas áreas (agrícola, industrial, de prestação de serviços, tecnológicos etc.).
Peça aos estudantes que a observem e que compartilhem suas impressões e percepções sobre a imagem da abertura, perguntando:
- O que representa a mão humana na imagem?
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Objetivos da missão
- Aprender o que é desenvolvimento sustentável.
- Compreender quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas aplicações na vida individual e coletiva.
- Conhecer as tendências de negócios do futuro, tendo em vista a sustentabilidade.
- Desenvolver autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, determinação e demais características de um empreendedor.
- Argumentar, buscar e desenvolver ideias de negócios do futuro que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da missão
O projeto integrador Quais serão os negócios do futuro? pretende que os estudantes conheçam o conceito de desenvolvimento sustentável e tenham contato com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). Além disso, tem por metas a compreensão do que são propostas de negócios sustentáveis e o desenvolvimento de espírito autônomo, responsável, flexível, resiliente e determinado, características importantes para um empreendedor. É também objetivo do projeto que os estudantes desenvolvam habilidades de argumentação e de exposição de ideias.
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Justificativa
Por muito tempo, o ser humano buscou apenas retirar os recursos de que precisava da natureza, sem se preocupar com os impactos que isso poderia ter no futuro. O resultado foi a criação de uma série de problemas ambientais, como escassez de determinados alimentos, mudanças climáticas, desmatamento, poluição, extinção de alguns animais, entre outros.
Para resolver esse problema, a sociedade chegou à conclusão de que era preciso explorar os recursos de maneira inteligente, uma vez que eles não são ilimitados, com o objetivo de preservar a vida no planeta inclusive para as gerações futuras.
Esse conceito foi chamado de sustentabilidade. Com base nele, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para serem cumpridos até 2030.
Para que eles realmente sejam colocados em prática, é preciso modificar nossas atitudes e pensar em negócios do futuro que aliem inovação e sustentabilidade. Isso permite o trabalho com o tema contemporâneo Educação Ambiental.
Materiais necessários
Para ajudar Caio em sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar:
MANUAL DO PROFESSOR
Justificativa
A percepção de que os recursos naturais são finitos e de que, portanto, seu uso deve ser feito de modo consciente, racional e visando à sustentabilidade da vida do planeta são temas relevantes para o trabalho com crianças e adolescentes.
Por isso, a meta deste projeto integrador é ampliar a percepção dos estudantes sobre a relevância do tema, convidando-os a estudar o assunto, a refletir sobre ele e a se ver como agentes de relevância social, capazes de promover mudanças em seu entorno em busca de um mundo sustentável.
Além disso, o projeto destaca explorar habilidades relevantes para o desenvolvimento do espírito empreendedor, as quais podem ser importantes em momentos diversos e em atividades distintas da vida dos alunos. Ao estimular a busca para a resposta à questão investigativa, almeja-se que os alunos vejam o mundo futuro como algo em construção, que depende das ações de cada um e de todos para ser um ambiente sustentável.
Materiais necessários
Antes de iniciar a Etapa 1, oriente os estudantes a selecionar os materiais que comporão as mochilas e que julgam fundamentais para essa jornada investigativa, apresentando a eles o que se espera que ocorra em cada etapa. Além disso, é importante que eles justifiquem suas escolhas, tendo em vista a utilidade dos elementos. Ao longo do processo e durante a autoavaliação final, a lista deve ser revista, para que as escolhas sejam repensadas e avaliadas, se necessário.
Apresente aos estudantes o seu diário de bordo e esclareça que nele será registrado o processo previsto neste projeto, as aprendizagens e as participações de todos nas suas diferentes etapas. Esclareça que ele possibilita a você acompanhar os percursos individuais e coletivos dos alunos, garantindo o acompanhamento e a avaliação das aprendizagens de todos ao longo do projeto e facilitando o compartilhamento das anotações com a equipe pedagógica da escola. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta para você otimizar as avaliações formativas.
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Cronograma da missão
Anote no diário de bordo quando serão feitas as etapas da missão:
Quadro: equivalente textual a seguir.
Etapa 1 – Ponto de partida |
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Etapa 2 – Vamos pesquisar? |
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Etapa 3 – Experimentando |
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Etapa 4 – Hora de produzir! |
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Etapa 5 – Compartilhando as descobertas |
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Etapa 6 – O que aprendemos? |
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Competências gerais, competências específicas e habilidades
Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada competência indicada a seguir encontra-se ao final do volume, na página 90.
Competências gerais: 1, 2, 6, 10.
Competências específicas de Linguagens: 3, 4, 6.
Competência específica de Ciências Humanas: 3.
Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP04), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF35LP18), (EF35LP20), (EF05LP24), (EF05LP26), (EF05LP27)
Habilidade de História: (EF04HI03)
- Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.
Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote no diário de bordo os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.
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MANUAL DO PROFESSOR
Cronograma da missão
A apresentação de todas as atividades propostas é o primeiro passo para o estabelecimento de um bom cronograma, pois permitirá aos estudantes entender todo o processo e o que se espera deles em cada uma das etapas propostas. Isso possibilitará que se sintam mais seguros e corresponsáveis pelo bom desenvolvimento do trabalho. Outra vantagem da criação do cronograma é que, por meio dele, você conseguirá identificar aqueles momentos em que os estudantes poderão exercitar a autonomia e aqueles em que você precisará ter uma participação mais direta e ativa.
Competências e habilidades
Este projeto permitirá ao estudante mobilizar diferentes competências e habilidades e desenvolver os componentes essenciais da alfabetização listados a seguir. No final do Livro do Estudante, há o detalhamento dos itens.
Boxe complementar:
Competências gerais
1, 2, 6, 10.
Competências de Linguagens
3, 4, 6.
Competência de Ciências Humanas
3.
Habilidades de Língua Portuguesa
(EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP04) (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF35LP18), (EF35LP20) (EF05LP24), (EF05LP26), (EF05LP27).
Habilidade de História
(EF04HI03)
Fim do complemento.
Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.
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Etapa 1 Ponto de partida
Antes da leitura, discuta com seus colegas:
PROFESSOR
Respostas pessoais. Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Para você o que é desenvolvimento sustentável?
- Como é possível atingi-lo?
- Com o professor e os colegas, leia os textos a seguir.
Da teoria à prática
Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 1 – Ponto de partida
Organize os estudantes em uma roda de conversa e questione-os sobre quais profissões acreditam que se manterão quando forem adultos e quais desaparecerão. Exemplifique com atividades que não existem mais, como datilógrafo ou leiteiro. Fale de profissões manuais que se pensava que estavam destinadas a desaparecer ou a ser cada vez menos valorizadas, mas que hoje têm outro status, como barbeiros e cozinheiros. Pergunte se eles acreditam que há uma preocupação crescente com a qualidade de vida no mundo e quais atividades humanas podem contribuir para que ela seja alcançada.
Em seguida, leia as questões que antecedem o texto “Da teoria à prática” e faça uma síntese das respostas. Proponha que sejam realizadas duas leituras do texto em voz alta: a primeira feita por você e a segunda, por estudantes com diferentes habilidades, a fim de que todos tenham a oportunidade de desenvolver sua fluência e a expressividade oral. Inicie explorando o significado do título “Da teoria à prática” e mostre-lhes que estarão diante de um material que apresentará reflexões teóricas como ponto de partida para atuações práticas. Chame a atenção para a autoria do texto, que foi produzido pela WWF-Brasil (World Wild Fund for Nature; Fundo Mundial da Natureza em inglês), uma organização da sociedade civil brasileira que tem como propósito mudar a atual trajetória de degradação socioambiental.
Durante sua primeira leitura, faça pausas em pontos estratégicos, convidando os estudantes a expressar o que compreenderam e a externar suas dúvidas sobre o conteúdo e/ou sobre o vocabulário. É importante que percebam que o texto apresenta a definição de desenvolvimento sustentável e que mostra os objetivos de garanti-lo.
Para ampliar
A WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, não governamental, cujo objetivo é promover um futuro em que natureza e sociedade vivam de forma harmoniosa. Para isso, busca proteger e conservar o meio ambiente, estimulando a conservação da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais, de forma a garantir o bem-estar no presente e no futuro. Em sua página na internet, é possível buscar e localizar informações e dados a respeito de desenvolvimento sustentável em: http://fdnc.io/2mk (acesso em: 16 jul. 2021), e em seu canal no YouTube há inúmeros vídeos cujo foco é a preservação do meio ambiente, além de curiosidades relacionadas ao tema em: http://fdnc.io/gw3 (acesso em: 16 jul. 2021).
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Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
FONTE: WWF BRASIL. Da teoria à prática . Disponível em: http://fdnc.io/eR6. Acesso em: 2 abr. 2021.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
FONTE: NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/g3V. Acesso em: 2 abr. 2021.
- Por que o desenvolvimento sustentável é importante?
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PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes reconheçam que o desenvolvimento sustentável é importante porque pretende preservar o planeta para as gerações futuras, uma vez que se preocupa em não esgotar os recursos disponíveis. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Para a leitura do segundo texto, “Os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil”, destaque o termo “objetivos” e garanta que os estudantes compreendam seu significado. Peça a um estudante que leia o parágrafo inicial em voz alta e solicite a outros estudantes que expliquem o que entenderam de trechos como “são um apelo global” e “desfrutar de paz e de prosperidade”. Esclareça que os itens que compõem a Agenda 2030 no Brasil são apresentados por meio de ilustrações e de texto verbal, que se complementam para expressar cada um dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Peça a diferentes alunos que analisem cada um dos 17 pontos da agenda e que relacionem a imagem ao texto escrito. Destaque que se trata de uma publicação das Nações Unidas.
Para ampliar
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional fundada em 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial. Em 2021, 193 Estados faziam parte da ONU e estavam representados em seu órgão deliberativo, a Assembleia Geral. A ONU tem representação no Brasil desde 1947, apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no país e trabalha para que eles sejam atingidos. Em sua página na internet em: http://fdnc.io/g3V (acesso em: 16 jul. 2021), apresenta as metas para que, até 2030, o desenvolvimento sustentável no Brasil seja conquistado, considerando os 17 objetivos propostos.
Em seguida, oriente os alunos a responder às questões relativas aos textos lidos, reforçando que, sempre que necessário, é importante retomar suas informações.
- A questão requer que os alunos relacionem o texto escrito ao verbal, exercício já feito oralmente. Nesse momento, é importante que os alunos tenham também como foco a clareza das suas explicações.
- A seguir, algumas orientações para cada um dos objetivos da ONU:
- Pode significar ter acesso a recursos econômicos (emprego, por exemplo). O símbolo pode indicar a colaboração entre as pessoas ou fazer referência a uma família.
- Pode significar as pessoas conseguirem produzir ou comprar alimentos para sua sobrevivência. O símbolo representa um prato de comida quente (dada a fumaça que sai de cima dele).
- Pode significar ter acesso a serviços de saúde, assim como evitar mortes por doenças que atingem o mundo, por exemplo, por meio de vacinas. O símbolo indica o sinal vital cardíaco detectado por aparelhos médicos.
- Pode significar ter acesso a escolas de qualidade e oportunidades de estudar, por exemplo, sem as crianças serem obrigadas a trabalhar precocemente. O símbolo representa um livro e uma caneta, que são materiais escolares.
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- Quem definiu quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
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PROFESSOR
Resposta: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados pela organização chamada Nações Unidas, conhecida no Brasil como ONU (Organização das Nações Unidas). Atenção professor: Chame a atenção sobre a utilização de uma sigla – ODS – para se referir mais facilmente a esses objetivos. Fim da observação.- Até quando eles devem ser cumpridos?
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PROFESSOR
Resposta: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados para a chamada Agenda 2030, o que significa que até o ano de 2030 devem estar cumpridos.- Observe, na página anterior, cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, analisando o título e o símbolo. Escreva no diário de bordo o que você acha que eles significam na prática.
PROFESSOR
Atenção professor: Veja as Orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Leia os artigos e indique quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável as iniciativas informadas em cada notícia tentam cumprir.
- Irmã de Medina, Sophia tem 15 anos e quer salvar 30% dos oceanos. Disponível em: http://fdnc.io/gw6. Acesso em: 2 abr. 2021.
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PROFESSOR
Resposta: 14 – Vida na água- Restaurante luta contra “deserto alimentar” e leva orgânicos para periferia. Disponível em: http://fdnc.io/gw5. Acesso em: 2 abr. 2021.
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PROFESSOR
Resposta: 2 – Fome zero e agricultura sustentável- Empreendedora baiana quer difundir língua de sinais e promover inclusão. Disponível em: http://fdnc.io/gw4. Acesso em: 2 abr. 2021.
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PROFESSOR
Resposta: 10 – Redução das desigualdadesMANUAL DO PROFESSOR
- Pode significar que meninos e meninas, homens e mulheres, devem ter direitos iguais, sem discriminação. O símbolo é uma junção dos símbolos de masculino e feminino, com o sinal matemático de igual, o que representa a igualdade.
- Pode significar que todos devem ter acesso à água potável para beber, se alimentar e fazer as tarefas diárias. O saneamento básico é importante para tratar a água e prevenir doenças. Também pode ser mencionada a necessidade de não poluir a água. O símbolo representa um recipiente de água, acompanhado de uma seta, o que pode significar o uso.
- Pode significar que todos tenham acesso a serviços de energia, mas ao mesmo tempo a necessidade de que sejam limpas, isto é, não poluam ou degradem o meio ambiente. O símbolo é a junção do sol com um botão de “ligar”, comum em aparelhos eletrônicos, o que pode ser uma referência à energia solar.
- Os alunos podem mencionar que significa que as pessoas devem ter acesso a empregos dignos (por exemplo, o fim da escravidão e da desigualdade racial e de gênero). Também pode ser dito que esse objetivo incentiva o crescimento econômico dos países, para que todos possam se desenvolver e ter acesso a melhores condições de vida. O símbolo é um gráfico que indica crescimento de uma variável.
- Pode significar o incentivo à produção industrial, bem como à produção de ideias inovadoras, que ajudem a melhorar o mundo. Pode ser mencionada a importância do acesso a tecnologias. O símbolo representa três caixas, o que pode fazer alusão a produtos embalados.
- Pode significar acabar com as desigualdades de idade, gênero, deficiência, etnia, origem, religião, condição econômica, entre outras. O símbolo é composto de quatro triângulos e, ao meio, o sinal matemático de igual o que representa a igualdade entre elementos diferentes.
- Pode significar ter acesso a segurança, habitação, transporte, lazer, entre outros, a partir de serviços que se preocupam com o meio ambiente. O símbolo representa casas e prédios.
- Pode significar reduzir o desperdício e incentivar o consumo consciente, por meio de práticas como reúso, reciclagem, reaproveitamento, entre outras. O símbolo é uma seta que retorna para si mesma, o que dá a ideia de reutilização. O formato lembra o símbolo matemático de infinito.
- Pode significar tomar medidas contra o aquecimento global, como reduzir a poluição. O símbolo representa um olho, no qual a íris é o planeta, o que pode indicar a necessidade de olhar com mais atenção para a Terra.
- Pode significar que, assim como o objeto 6, este também se preocupe com a água, mais especificamente com os oceanos e mares. Isso pode significar evitar a poluição de águas marinhas, acabar com a pesca ilegal e evitar o turismo que degrada o meio ambiente. O símbolo representa o mar (água com ondas) e um peixe.
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- ONG da maior favela mineira emprega 300 pessoas em plena pandemia. Disponível em: http://fdnc.io/gwa. Acesso em: 2 abr. 2021.
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PROFESSOR
Resposta: 1 – Erradicação da pobreza / 8 – Trabalho decente e crescimento econômico- Teatro é ferramenta para ensino de jovens em comunidade do Rio. Disponível em: http://fdnc.io/gw9. Acesso em: 2 abr. 2021.
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PROFESSOR
Resposta: 4 – Educação de qualidade- Brasileiras criam sistema para prevenir incêndios com chuva artificial. Disponível em: http://fdnc.io/gw8. Acesso em: 2 abr. 2021.
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PROFESSOR
Resposta: 13 – Ação contra a mudança global do clima / 15 – Vida terrestre- Resíduos da indústria são utilizados para fabricar alternativas ao plástico. Disponível em: http://fdnc.io/gw7. Acesso em: 2 abr. 2021.
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PROFESSOR
Resposta: 9 – Indústria, inovação e infraestrutura / 12 – Consumo e produção responsáveisPara saber mais sobre quais negócios do futuro podem ajudar no desenvolvimento sustentável, com o professor e os colegas, leia o texto seguir:
6 Tendências de Sustentabilidade Para Pequenos Negócios
Oportunidade de empreender ou se diferenciar
Em 2013, o Sebrae, por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), uma referência nacional que atua na vanguarda da gestão sustentável, lançou a publicação Tendências de Sustentabilidade para os Pequenos Negócios, que apresentava 12 movimentos do mercado que deveriam ser levados em conta por quem já tinha sua empresa ou para quem pretendia começar a empreender [...].
MANUAL DO PROFESSOR
- Pode significar evitar o desmatamento, proteger os biomas, evitar a extinção dos animais e utilizar formas sustentáveis de retirar recursos naturais para a sobrevivência. O símbolo traz uma árvore ao lado de três pássaros, o que pode representar genericamente um ambiente natural.
- Pode significar o fim da violência em todas as suas formas, assim como o incentivo do respeito à diversidade e à pluralidade. O símbolo é composto de duas figuras. A primeira é a pomba, tradicional representação da paz. A segunda é o martelo de um juiz, que representa justiça.
- Esse objetivo pode ser mais difícil para os alunos
nessa
faixa etária, mas basta que mencionem a necessidade de colaboração entre os países para que todos consigam promover o desenvolvimento sustentável. O símbolo traz cinco círculos que se sobrepõem, interligando-se, o que pode representar a colaboração, a união, a parceria.
A atividade 5 requer que os alunos relacionem títulos de notícias aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Durante a correção, peça a eles que expliquem suas escolhas. Para finalizar, solicite que compartilhem suas respostas com os colegas em voz alta, o que permitirá a troca de ideias e o enriquecimento da atividade.
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Com a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, o Sebrae alinhou sua estratégia ao compromisso global e começou a incentivar micro e pequenas empresas a olhar para seus negócios e sua cadeia de valor para vislumbrar como poderiam contribuir com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Quatro anos depois, o material foi revisitado pela Ideia Sustentável, a convite do CSS, para analisar quais tendências permaneciam, quais não se consolidaram e os novos caminhos que o mercado e a sociedade indicavam. [...]
Com base nos achados e inputs das pesquisas e consultas a fontes especializadas, Ideia Sustentável sintetizou todo o conteúdo em seis tendências que abrangem oportunidades para empreender ou potenciais de diferenciação no mercado.
1. Empreendedorismo com propósito
Desenvolver seu próprio negócio tem se tornado não só uma alternativa para a realização de um propósito pessoal ou a solução de preocupações relacionadas a desafios socioambientais, mas também uma saída para profissionais que, desestimulados pelas burocracias do mundo corporativo, optam por criar suas empresas e conduzi-las de acordo com seus valores e crenças.
2. Diversidade como vantagem competitiva
As chamadas “minorias”, que por muito tempo não foram percebidas como público consumidor em potencial, começam a ver seus interesses contemplados em linhas de produtos e serviços das grandes empresas, mas, principalmente, elas mesmas vêm buscando satisfazer suas necessidades e demandas, ao apostar no empreendedorismo como forma de expressão na sociedade e também como fonte de geração de renda com maior possibilidade de crescimento [...].
3. Inovação e tecnologia em favor de negócios mais sustentáveis
Diante da iminente escassez de recursos apontada por cientistas e pesquisadores internacionais, principalmente em razão das alterações no clima, a inovação torna-se peça-chave para o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias digitais menos impactantes ao meio ambiente e à sociedade. Trata-se de um desafio complexo para as grandes empresas, em razão do ritmo com que costumam responder a mudanças, e de um campo amplo de possibilidades de novos negócios para empreendedores, por sua agilidade e capacidade criativa.
4. Economia colaborativa como fonte de crescimento
Em um mundo cada vez mais conectado, com pessoas mais informadas, atentas ao que ocorre no seu bairro e no planeta, cheias de vontade de criar novas soluções e contribuir com a sociedade, as empresas precisam se reinventar para corresponder às demandas desse novo cenário. Quando tudo está interligado, a colaboração se torna a chave para elevar negócios a patamares de sucesso.
MANUAL DO PROFESSOR
Em seguida, encaminhe o trabalho com o texto “6 tendências de sustentabilidade para pequenos negócios”, produzido pelo Sebrae. Peça a alunos diferentes que leiam cada um dos parágrafos em voz alta, enquanto os colegas acompanham a leitura em seus livros. Ao final de cada parágrafo, promova uma conversa a respeito do conteúdo, destacando as ideias mais significativas. É importante que notem que os três parágrafos iniciais fazem uma introdução do assunto e que os demais, numerados de 1 a 6, apresentam seis caminhos possíveis de serem seguidos por empreendedores que desejem construir negócios e estabelecer uma diferenciação no mercado.
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5. Economia circular como oportunidade de negócio
O planeta começa a mostrar sinais de que não suportará por muitos anos o modelo tradicional de produção do sistema capitalista. A sociedade compra e descarta produtos em uma velocidade desenfreada e o meio ambiente vem cobrando seu preço. É o momento de repensar modelos lineares e adotar uma lógica mais responsável, ligada à economia circular.
6. Cidades sustentáveis, ambientes para o empreendedorismo
O desafio de solucionar questões socioambientais para tornar os espaços urbanos mais sustentáveis, como a manutenção da qualidade do ar e a garantia dos direitos dos cidadãos, envolve não só governos e a sociedade civil, mas também as empresas – especialmente pequenos negócios –, que podem oferecer produtos e serviços específicos para a realidade local.
FONTE: SEBRAE. 6 tendências de sustentabilidade para pequenos negócios. Disponível em: http://fdnc.io/gwb. Acesso em: 25 mar. 2021.
- Em seu entendimento, o que é um pequeno negócio?
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PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Os estudantes podem comentar que um pequeno negócio é aquele comandado por uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas, em iniciativas locais, o que se diferencia de empresas de grande porte, com nomes conhecidos na sociedade. Fim da observação.- Em que momento o Sebrae resolveu apresentar novas tendências de sustentabilidade para pequenos negócios?
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PROFESSOR
Resposta: As tendências de sustentabilidade para pequenos negócios foram revistas depois da assinatura do Acordo de Paris, em 2015, no intuito de contribuir para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.- Você sabe o que é burocracia? Busque pelo significado da palavra e explique por que as pessoas estão fugindo dela para criar suas próprias empresas.
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PROFESSOR
Resposta: A burocracia pode ser entendida como os procedimentos legais de um sistema. Algumas pessoas a encaram como excesso de barreiras e formalidades para realizar algum projeto. Nesse sentido, o texto aponta que as pessoas estão cansadas disso no mundo do trabalho e, portanto, buscam criar suas próprias empresas para que possam administrá-las com suas crenças e seus valores.MANUAL DO PROFESSOR
Depois de responder individualmente às questões, os alunos podem dizer as respostas para os colegas em voz alta, compartilhando suas ideias. Essa é uma forma de estimular a colaboração entre todos, que podem fazer comentários e sugestões relativos ao conteúdo das respostas ouvidas e da forma como foram redigidas.
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- Por que a diversidade pode ser interessante para os negócios do futuro?
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PROFESSOR
Resposta: O texto aponta que as “minorias” não eram vistas como público consumidor para boa parte das empresas. Esse cenário era equivocado e excludente. Para reverter essa situação, empreendedores têm focado nesse público como forma de satisfazer necessidades e demandas outrora não atendidas.- Como inovação e sustentabilidade devem se relacionar no mundo dos negócios?
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PROFESSOR
Resposta: O Sebrae esclarece que não basta apenas inovar, criando novas tecnologias, mas é preciso que elas se preocupem com os impactos ao meio ambiente e à sociedade.- O que você acha que significa “economia colaborativa”?
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PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: A partir da palavra “colaborativa”, os estudantes podem mencionar que se trata da colaboração entre as pessoas para atingir algum objetivo. Veja as Orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- E “economia circular”? Comente.
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PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Com base na palavra “circular”, os estudantes podem mencionar que se trata do reaproveitamento e do reúso de determinados produtos. Veja as Orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Que transformações na cidade ao longo do tempo a tornaram um lugar que precisa ser sustentável?
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PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem comentar que a urbanização fez com que surgissem problemas como poluição no ar e nas águas, excesso de carros, falta de arborização etc. O que favoreceu essas mudanças foi o estilo de vida adotado na cidade, que demanda grandes deslocamentos e a construção de novos edifícios a cada dia, por exemplo. Fim da observação.Agora, forme grupos com os colegas e escolham um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Lembrem-se da missão: sugerir um novo negócio para o futuro, que leve em conta a sustentabilidade. Você pode se inspirar nas tendências apresentadas no texto.
MANUAL DO PROFESSOR
Durante a correção da atividade 6, depois que os estudantes comentarem suas hipóteses, exemplifique os negócios que contam com a troca de serviços ou favores. Exemplos: pequenos agricultores que trocam suas produções alimentícias; uma pessoa que oferece para outras o transporte em troca da divisão do combustível.
Depois que os alunos comentarem suas hipóteses para a atividade 7, traga alguns exemplos para que entendam melhor como funcionam os negócios da economia circular. Exemplos: produção e venda de artesanato de materiais recicláveis; venda de roupas usadas em um brechó; comércio de móveis rústicos com madeira reaproveitada.
Na atividade 8 há exemplos que podem ser comentados com os alunos. Como criação de hortas urbanas para melhorar a qualidade do ar e oferecer alimentos de boa qualidade; construção de casas populares com energia limpa; coleta seletiva de lixo; captação e reutilização da água de chuva etc.
Inicie com eles o planejamento da pesquisa da etapa seguinte, para o qual deverão selecionar um dos Objetos de Desenvolvimento Sustentável. Os alunos podem ser organizados em grupos pelo método de trabalho em grupo da professora Rachel Lotan, da Universidade de Stanford. Ela considera que os alunos possuem conhecimentos e habilidades distintos que se complementam no trabalho em grupo, ou seja, cada indivíduo pode contribuir para a aprendizagem do outro.
Organize as atribuições dos integrantes do grupo, explicando que que todos devem ser corresponsáveis pelo bom desenvolvimento das etapas do trabalho e que cada integrante terá um papel atribuído por meio de sorteio:
- facilitador: responsável pela leitura e compreensão;
- monitor de recursos: responsável por solicitar ou mediar a atuação do grupo com ferramenta ou material;
- repórter: responsável por registrar as atividades e compartilhá-las;
- harmonizador: responsável por assegurar que todos realizem as atividades e que sejam ouvidos;
-
controlador do tempo: responsável por mensurar e monitorar o tempo estipulado para a realização das atividades.
Esclareça aos estudantes que poderão ocorrer trocas de papéis para que todas as propostas sejam concluídas da melhor maneira possível. Não atribua papéis que reforcem habilidades já desenvolvidas pelos alunos. É essencial que você exerça os papéis de mediador e organizador, para garantir a participação e o envolvimento de todos, intervindo em busca de soluções para os problemas das equipes e incentivando sua autonomia.
Nesse momento, cada grupo deve sugerir um negócio para o futuro que leve em conta a sustentabilidade. Seu acompanhamento vai garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de se manifestar e que a escolha feita pelo grupo reflita uma decisão coletiva.
MP94
Etapa 2 Vamos pesquisar?
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.
Fim do complemento.
- Qual é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que vocês escolheram? Escreva com suas próprias palavras o que esperam atingir com ele.
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes resumam as metas, sintetizando o que entenderam. É importante mediar com os estudantes o os pontos mais difíceis significam. Fim da observação.- Qual é o papel do Brasil para que o objetivo que vocês escolheram seja cumprido?
PROFESSOR
Atenção professor: No site da ONU, é possível encontrar quais são as expectativas em relação a cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Fim da observação.- Escolham um dia da semana para observar seus comportamentos e o das pessoas da sua comunidade em relação ao ODS escolhido. Anotem no diário de bordo tudo o que encontrarem de interessante durante a sua observação. Se desejarem, tirem fotos.
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Veja as Orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Em sua vida, vocês contribuem para a realização do ODS? Por quê?
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes observem se, na prática, conseguem ver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sendo cumpridos. Veja as Orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Na sua comunidade, ele é cumprido? Justifique.
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Veja as Orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Considerando o que observaram, classifique as atitudes em relação ao ODS:
PROFESSOR
Atenção professor: Veja as Orientações no Manual do Professor. Fim da observação.Quadro: equivalente textual a seguir.
O que já foi feito |
O que está em andamento |
O que ainda precisa ser feito |
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MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 2 – Vamos pesquisar?
Inicie a etapa explicando que o bom desenvolvimento de todo trabalho dependerá essencialmente da colaboração entre os membros de cada grupo e de seu comprometimento com as atividades que serão executadas. Os alunos estarão organizados nos grupos formados na etapa anterior e o trabalho será acompanhado por você, que fará intervenções e orientações pontuais com o objetivo de esclarecer dúvidas e de ajudar os alunos a conduzir a atividade da melhor forma possível. Faça anotações em seu diário de bordo a respeito das atuações individuais de cada aluno e de como o grupo trabalha coletivamente. Esses registros serão úteis durante o processo avaliativo.
As atividades apresentadas nesta etapa visam à preparação dos alunos para a atividade de escrita que será proposta. Todas elas, em conjunto, colaboram para o desenvolvimento do pensamento computacional, uma vez que levam os alunos a dividir um problema em partes menores, para que os detalhes sejam analisados.
Anote no diário de bordo as respostas dadas às atividades 1 e 2, o que estimula a apresentação sintética do que foi compreendido por todos a respeito do texto legal. Para a atividade 3, forneça, se necessário, fontes confiáveis para a pesquisa dos alunos, como o site da ONU em: http://fdnc.io/g3V (acesso em: 16 jul. 2021), no qual poderão encontrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Para o desenvolvimento da atividade 4, eles devem considerar a meta selecionada pelo grupo. Por exemplo, se a meta for erradicar a pobreza, podem observar se há pessoas em situação de extrema pobreza na comunidade e entre os familiares, refletindo sobre o que seria necessário para modificar essa realidade.
A atividade 5 estimula o exercício do olhar para a realidade com base nos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do projeto integrador. A anotação no diário de bordo é fundamental para o exercício da prática de investigação científica. Oriente os alunos a anotar o que veem, o que refletem enquanto veem e as possíveis ideias que podem ter durante a observação. As fotos também podem ajudar a capturar momentos importantes. No entanto, é importante orientar que, para tirar fotos de pessoas e lugares privados, é preciso obter uma autorização prévia.
Na atividade 6, oriente-os a reler o ODS escolhido e, em seguida, a desenhar o quadro indicado em seus diários de bordo e a preencher cada coluna, com base nas reflexões feitas durante a atividade anterior.
MP95
Boxe complementar:
Hora de escrever
Em grupo, escrevam um folheto informativo sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido.
A intenção é conscientizar a comunidade sobre o que pode ser feito para que ele seja cumprido.
Escrevam o texto de maneira formal. Sigam as dicas:
- Planejem o que gostariam de escrever.
- Apresentem as seguintes informações:
- O que é sustentabilidade.
- Para que serve a Agenda de 2030 da ONU.
- Qual é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido.
- O que a comunidade pode fazer para que ele seja cumprido. Por exemplo, mudança de atitudes individuais e criação de coletivos para a realização de alguma tarefa.
- Evitem colocar a opinião do grupo no texto para manter o tom informativo.
- Procurem inserir imagens que ajudem a chamar a atenção do leitor.
- Por exemplo, fotografias com algumas atitudes que podem ser tomadas.
- Troquem o folheto com os colegas de outros grupos para fazer sugestões de melhoria no texto produzido por eles.
- O texto do outro grupo é fácil de entender? Por quê?
- Explica o que é sustentabilidade?
- Há a contextualização sobre a Agenda de 2030 da ONU e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido?
- Apresenta dicas de como a comunidade pode modificar suas atitudes.
- As palavras estão escritas de forma adequada?
- Na dúvida, consultem um dicionário.
- Revisem o texto de vocês, de acordo com as sugestões dadas pelo grupo que leu seu folheto.
- Distribuam várias cópias do folheto pela comunidade, deixando-as em locais de grande circulação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Antes de organizar a produção textual proposta em Hora de Escrever, explore com os alunos as possibilidades para a produção do folheto informativo, que poderá ser feito à mão ou de forma digital. Independentemente da forma escolhida, é preciso que sejam considerados os aspectos visuais e estéticos (organização das informações no espaço, legibilidade, tipo e tamanho das letras, cores usadas, presença de ilustrações etc.) e os de conteúdo (informações apresentadas de forma clara e precisa, com dados bem selecionados e de acordo com os itens elencados na proposta). Aproveite para reforçar as diferenças entre texto informativo e texto opinativo, ressaltando que o objetivo do folheto não é exprimir as opiniões do grupo, mas o trabalho de pesquisa feito por ele, que servirá como instrumento de conscientização da comunidade a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do que pode ser feito em conjunto para que eles sejam atingidos.
Oriente os grupos para que troquem seus trabalhos com os colegas e que façam leituras críticas do material recebido, oferecendo contribuições para aperfeiçoá-los. Por fim, peça que releiam os textos e que façam as alterações necessárias antes de finalizá-los e de compartilhá-los pela internet, distribuindo ou afixando os folhetos.
MP96
Etapa 3 Experimentando
PROFESSOR
Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Retomem os dados da pesquisa sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido.
- Discutam em grupo quais podem ser os possíveis negócios do futuro para ajudar a cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido. No diário de bordo, copiem o quadro a seguir e organizem suas ideias.
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes pensem em soluções diversas, explorando ideias criativas e inovadoras. Neste momento, é preciso retomar as tendências de negócios do futuro exploradas na Etapa 1. Fim da observação.Quadro: equivalente textual a seguir.
Tendências de negócios do futuro |
Possíveis soluções do grupo |
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MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 3 – Experimentando
Comece esta nova etapa incentivando os grupos a pensar em possíveis negócios do futuro que possam viabilizar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido por eles e sobre o qual investigaram durante a etapa anterior. Na atividade, os dados a respeito desse objetivo devem ser retomados e registrados de maneira sintetizada. Com base nas descobertas sobre o que já foi feito e sobre o que está sendo elaborado para o cumprimento do objetivo selecionado, os alunos devem apresentar sugestões de possíveis negócios do futuro que colaborem para a realização do que ainda precisa ser efetivado, por exemplo, negócios com base em economia colaborativa ou em economia circular para cumprir objetivos como erradicar a pobreza ou erradicar a fome e melhorar a nutrição.
- Para ajudar na elaboração de soluções criativas, inovadoras e sustentáveis, reforce aos alunos a importância de retomar as tendências sustentáveis de negócios do futuro apresentadas na Etapa 1. Tanto as sugestões de negócios do futuro como as de possíveis soluções
devem
ser sistematizadas no quadro proposto na atividade 2. Se o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido pelo grupo for o
número
2: Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, o grupo pode sugerir um negócio do futuro com base na inovação tecnológica, que possibilite, por meio de um QR Code (código de barras bidimensional que pode ser escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera e um aplicativo que faça essa leitura), o acesso a informações sobre alimentos orgânicos.
Na etapa Hora de produzir!, esse exemplo será mais detalhado, com o intuito de ser um modelo para a atividade proposta ao aluno. Incentive todos os alunos a apresentar suas ideias para o grupo, para que elas sejam discutidas e analisadas. A argumentação e a contra-argumentação também devem ser estimuladas para que, posteriormente, os grupos possam selecionar as soluções adequadas ao negócio e ao objetivo propostos. É importante que esse debate seja realizado de maneira organizada e respeitosa, a fim de que todos possam se manifestar e oferecer sua contribuição para que os alunos analisem a possibilidade de concretização das ideias sugeridas e selecionem apenas as que são viáveis, isto é, possíveis de serem realizadas.
MP97
- O que é necessário para colocar em prática essas soluções?
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes reflitam sobre o que é necessário para viabilizar a ideia na prática, ajudando-os a descartar ideias que podem ser difíceis de alcançar. Fim da observação.- Pesquisem em revistas, jornais e sites quais são as ações da sociedade para implementar negócios do futuro e que cumprem o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável escolhido pelo grupo. No diário de bordo, copiem o quadro a seguir e organizem essas informações.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Tendências de negócios do futuro |
Possíveis soluções do grupo |
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PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes comparem suas soluções com aquelas que já existem na sociedade. O Centro de Sustentabilidade do Sebrae, por exemplo, apresenta algumas iniciativas de negócios no Brasil para aliar inovação e sustentabilidade, visando cumprir os ODS. Fim da observação.Boxe complementar:
Ampliando a investigação
Um grupo de estudantes de uma escola estadual do Ceará criou um robô para ajudar no plantio de agricultura familiar da região. O robô se chama Vespertílio 01, que significa “morcego” em latim.
A ideia veio desse animal que ajuda a polinizar plantas e a manter o equilíbrio do planeta. O Vespertílio 01 facilita o trabalho braçal daqueles que não podem comprar equipamentos sofisticados, ajudando a arar a terra, abrir o solo e plantar a semente.
A engenhosa máquina foi feita com materiais reaproveitados, como canos e peças velhas de moto.
LEGENDA: Robô Vespertílio 01, utilizado na agricultura familiar. Cascavel (CE), 2020. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.
Fim do complemento.
- A partir das informações encontradas na pesquisa, revejam as soluções pensadas pelo grupo.
- Façam uma lista final de quais soluções podem ser realizadas pelo grupo.
- Apresentem a lista para o professor e os demais grupos.
- Escolham uma das soluções e justifiquem por que ela é a mais interessante de ser executada.
PROFESSOR
Atenção professor: Veja as Orientações no Manual do Professor. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
- Após a discussão, os alunos
devem
completar a atividade 3. Você pode auxiliar os grupos esclarecendo dúvidas, estimulando a participação e alertando para a necessidade de descartar soluções de difícil realização.
Para completar o quadro da atividade 4, solicite aos grupos que procurem em sites, jornais e revistas exemplos de ações já implementadas. Em seguida, os alunos devem comparar essas ações com as sugeridas por eles e anotadas no quadro da atividade 2, para garantir soluções inéditas, eficientes e inovadoras.
Para conhecer algumas iniciativas de negócios sustentáveis, eles podem acessar o Centro de Sustentabilidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em: http://fdnc.io/gwb (acesso em: 16 jul. 2021).
Leia em voz alta com os alunos o fragmento de notícia transcrito em Ampliando a investigação. Depois, pergunte a eles se a criação do robô é uma iniciativa sustentável e peça que justifiquem a resposta. Pergunte também o que acharam de a ideia ter sido criada por alunos e se conhecem alguma outra ideia ou um invento criado dessa forma que tenha trazido contribuições para a melhoria das condições de vida de uma comunidade, por exemplo.
No link: http://fdnc.io/gwc (acesso em: 16 jul. 2021), é possível acessar a notícia completa, que pode ser lida para os alunos.
Na atividade 5, os alunos devem registrar o que pretendem produzir para a solução da pergunta investigativa. Reveja com eles as soluções propostas, para que eles verifiquem quais já são feitas e quais são possíveis de realização.
Em seguida, solicite aos alunos que escolham as mais interessantes, inovadoras, sustentáveis e possíveis de serem realizadas. Destaque que eles devem seguir a ordem proposta na atividade 5, que exige que eles dividam um problema em partes menores para a análise dos detalhes, estimulando o desenvolvimento do pensamento computacional.
Peça a eles que elaborem uma lista com as soluções mais adequadas para responder à pergunta investigativa e atender à missão proposta e que cada grupo a apresente justificando suas escolhas.
É importante que você também tenha acesso à lista de todos os grupos e possa fazer observações para ampliar as soluções e promover a reflexão sobre as possibilidades de ações que viabilizem as soluções. Após essa troca, cada grupo deve registrar no diário de bordo a solução escolhida e justificá-la. É importante que fique claro para os alunos que essa solução deverá responder à pergunta investigativa: Quais serão os negócios do futuro?
MP98
Etapa 4 Hora de produzir!
PROFESSOR
Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.Boxe complementar:
Pensamento computacional
Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto e/ou desenhos.
Fim do complemento.
- Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como executar a solução definida anteriormente.
OBJETIVO
- Escrevam o que pretendem sugerir como negócio do futuro, voltado para a sustentabilidade.
JUSTIFICATIVA
- Argumentem por que a solução escolhida pelo grupo é eficiente para responder à pergunta “Quais serão os negócios do futuro?”.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Façam a lista de materiais que serão necessários.
DESENVOLVIMENTO
- Coloquem o passo a passo necessário para realizar a solução.
RESULTADOS ESPERADOS
- Registrem o que esperam que a solução do grupo consiga realizar.
- Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Escrevam o que é o negócio, como funciona e para quem será destinado.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 4 – Hora de produzir!
A meta desta etapa é propor uma experiência de empreendedorismo que seja criativa, inédita e sustentável. Proponha aos alunos que se coloquem no papel de um empreendedor e esclareça que bons empreendedores precisam ter ou desenvolver algumas características importantes, como autonomia (liberdade para agir e tomar decisões); responsabilidade; flexibilidade, pois às vezes é preciso mudar de ideia ou de estratégia ou mesmo rever todo o planejamento; coragem para assumir riscos; determinação e resiliência para esperar os resultados positivos que podem demorar, ou mesmo para enfrentar os resultados negativos e superá-los.
Peça aos grupos que discutam e registrem no diário de bordo as instruções para a solução escolhida pelo grupo e como serão apresentadas. Pode ser texto ou desenhos que permitam a divisão do problema em partes menores, para a análise dos detalhes, desenvolvendo o pensamento computacional.
Ainda no diário de bordo, eles devem montar um planejamento das etapas para executar a solução definida. A atividade 1 propõe esse registro de maneira objetiva, destacando o objetivo e a solução desenvolvida.
Peça que iniciem o roteiro com a apresentação do objetivo, evidenciando um negócio do futuro voltado para a sustentabilidade, que represente uma diferenciação no mercado e que traga benefícios para a comunidade. Ressalte que há diferentes caminhos investigativos e que é importante a participação, o respeito e a responsabilidade de todos.
Oriente os grupos para que apresentem com clareza a solução escolhida e a justifiquem, comprovando que ela é adequada e interessante e que responde de modo eficiente à pergunta problematizadora. Peça a eles que registrem os pontos positivos da solução escolhida e que esclareçam de que maneira ela contribui para a sustentabilidade. Lembre-os de listar o material necessário para a execução da solução escolhida pelo grupo e todas as fases necessárias para que o trabalho seja concluído satisfatoriamente.
Você pode sugerir a eles que façam uma lista das passagens necessárias para a realização da solução e que registrem as expectativas do grupo em relação aos resultados da solução apresentada. Lembre-os de que a flexibilidade é uma qualidade do empreendedor; assim, se alguma etapa já estabelecida não estiver funcionando, deve ser reelaborada. Procure ajudar os grupos a aprofundar os argumentos e a desenvolver cada etapa para que, ao final do roteiro do diário de bordo, eles registrem os resultados que esperam alcançar com a solução proposta executada. Sugira que façam uma revisão do conteúdo e da linguagem.
No seu diário de bordo, registre a participação, o empenho e a contribuição de cada aluno nas etapas do trabalho, bem como a relação de respeito e colaboração entre os integrantes dos grupos.
Solicite que realizem a atividade 2, sobre sistematizar o novo negócio. O Modelo Canvas, disponível no site do Sebrae em: http://fdnc.io/gwd (acesso em: 16 jul. 2021), explica as principais funções de uma organização ou empresa.
MP99
Etapa 5 Compartilhando as descobertas
PROFESSOR
Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução produzida pelo grupo e planejem uma apresentação oral de até 5 minutos que busque responder a estas perguntas sobre a ideia de negócio do futuro:
- Quem somos nós?
- O que vamos fazer?
- Para quem vamos fazer?
- Como vamos fazer?
- Por que essa ideia de negócio é importante?
- Dividam entre os integrantes do grupo quem vai falar qual parte da apresentação.
- Na hora da apresentação, olhem para a plateia e busquem falar em um tom de voz que todos possam ouvir. Fazer gestos enquanto falam também pode ajudar a explicar alguma informação.
- Depois que todos apresentarem, conversem sobre as ideias de negócios do futuro apresentadas pela turma. Falem sobre como elas podem ajudar a preservar o planeta.
MANUAL DO PROFESSOR
Esse modelo propõe colocar um novo negócio em ação para buscar respostas a algumas perguntas, a fim de facilitar a sua estruturação.
Esclareça aos alunos que a solução apresentada por eles pode contemplar todo o objetivo de desenvolvimento sustentável ou parte dele. No negócio de futuro apresentado como exemplo, as informações obtidas podem ajudar a alcançar a segurança alimentar, bem como melhorar a nutrição, promovendo um consumo mais sustentável.
Solicite aos alunos que anotem no diário de bordo o que observaram a respeito do funcionamento da ação, como a ocorrência de algo inesperado, se algo poderia ter sido mais bem planejado ou se é possível fazer ajustes para que a solução seja melhorada. É importante que os grupos discutam essas questões antes de fazer o registro.
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas
Proponha aos alunos que releiam as anotações do diário de bordo e reflitam sobre o que aprenderam durante o desenvolvimento do projeto. Peça que argumentem se o negócio construído obteria sucesso no meio empreendedor e estabeleceria uma diferenciação no mercado. Essas reflexões podem ser registradas na atividade 1.
Por serem o empreendedorismo e a sustentabilidade temas contemporâneos e relevantes, explique aos alunos a importância de os grupos compartilharem suas soluções com a turma e com a comunidade escolar. Oriente-os a fazer o pitch, uma apresentação oral curta, comum no universo empreendedor, sobre uma ideia de negócio. Para tal, peça que sigam as orientações da atividade 2, que retomam as perguntas da etapa anterior. Reforce que cada apresentação deve ter no máximo cinco minutos.
Após a elaboração do texto final da apresentação, oriente os grupos a dividi-la em partes a serem apresentadas por todos os integrantes. Durante as atividades 3 e 4, os integrantes do grupo podem treinar a apresentação oral e testar alguns pontos importantes, como a coerência e o equilíbrio entre as partes, a linguagem e o tom de voz adequados, os gestos e as expressões que colaborem com a expressividade da apresentação. Sugira a cada grupo que, antes, grave a apresentação com um celular, para que possam corrigir possíveis falhas.
Após os treinos, as apresentações devem ser feitas para os colegas de classe, para que anotem as dúvidas, apontem aspectos positivos e negativos e contribuam com sugestões. Promova uma roda de conversa após a apresentação de todos os grupos e peça que escolham as melhores ideias, justificando-as como contribuirão para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e do planeta. Incentive-os a perceber que eles são agentes transformadores, devendo buscar soluções para os problemas.
Oriente os alunos a organizar um evento na escola com data, local e o tema do evento. Eles podem trazer palestrante(s) que fale(m) sobre temas relacionados ao projeto, como sustentabilidade, empreendedorismo, negócios e/ou profissões do futuro, entre outros.
MP100
Etapa 6 O que aprendemos?
Preencha no diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Sim |
Não |
Mais ou menos |
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Autoavaliação |
Respondi à questão “Quais serão os negócios do futuro”? |
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Contribuí para o trabalho em grupo? |
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Agi com respeito com todos os integrantes do grupo? |
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Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto? |
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Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação? |
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Resolvi a missão apresentando uma ideia de negócio do futuro, voltado para a sustentabilidade? |
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Avaliação do grupo |
Realizamos todas as tarefas solicitadas por Caio? |
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Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o ODS escolhido? |
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Conseguimos trocar ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas? |
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Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo? |
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Avaliação coletiva do projeto |
O projeto contribuiu para vocês aprenderem sobre desenvolvimento sustentável? |
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O projeto contribuiu para vocês conhecerem as tendências de negócios do futuro, tendo em vista a sustentabilidade? |
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O projeto contribuiu para vocês assumirem o posto de empreendedores? |
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O projeto contribuiu para vocês mobilizarem a criatividade, ao desenvolver ideias de negócios do futuro que contribuam para o desenvolvimento sustentável? |
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 6 – O que aprendemos?
Nesta última etapa, peça aos alunos que registrem no diário de bordo as suas impressões sobre o projeto integrador desenvolvido.
Conclusão: Avaliação
Convide os alunos para uma roda de conversa a respeito do processo investigativo desenvolvido durante as etapas do trabalho. Incentive-os a se expressar livremente sobre as pesquisas, produções e aprendizagens. Em seguida, solicite que analisem suas participações no projeto, tanto nas atividades individuais como em grupo e coletivas.
Peça a eles que, antes de responderem às questões avaliativas propostas, compartilhem, oralmente, a lista de itens de material que levaram na mochila ao longo do projeto e que comentem quais deles permaneceram, se houve necessidade de retirar ou de acrescentar algum item e por quê.
Em seguida, peça que leiam, silenciosamente, as três etapas avaliativas propostas e explique a eles que as respostas deverão ser registradas no diário de bordo. Lembre-os de que você também tem um diário de bordo e o usa para registrar o desenvolvimento do trabalho e dos alunos.
Leia em voz alta as questões referentes à autoavaliação e explique que ela é um importante instrumento para desenvolver habilidades como autonomia e autocrítica, além de promover uma reflexão pessoal sobre a trajetória individual do aluno, evidenciando os aspectos comportamentais e procedimentais positivos, bem como os que precisam ser melhorados. Para aprofundar essa reflexão, retome com os alunos alguns pontos que você tenha identificado durante o processo.
Durante a avaliação do grupo, estimule a participação efetiva de todos os integrantes. Tal avaliação deve ocorrer primeiro individualmente e, depois, discutida nos grupos. Nesse momento, o compartilhamento de ideias é essencial e deve ocorrer de forma respeitosa, em clima de cooperação. Circule pelos grupos e faça observações que estimulem a reflexão sobre os engajamentos, os desempenhos e as contribuições. Aproveite para apresentar aos alunos a sua avaliação do trabalho, utilizando suas anotações feitas no diário de bordo.
Por fim, proponha uma avaliação individual do projeto e, em seguida, que compartilhem suas opiniões.
É importante fazer uma distinção entre as questões que analisam procedimentos e as que analisam os conteúdos. Ressalte a importância dos processos avaliativos para a conscientização da trajetória de cada um, seus aspectos positivos e os que ainda precisam ser aperfeiçoados.
Este também é o momento de esclarecer dúvidas a respeito do tema do projeto e, se necessário, retomar questões levantadas ao longo das etapas que não foram respondidas.
Conclua a etapa apresentando sua autoavaliação, destacando seu papel ao longo das etapas e suas contribuições para os trabalhos individuais e dos grupos. Esclareça a relevância dessas avaliações para a construção de aprendizagens mais significativas.
MP101
Para continuar a investigação
-
CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE.
Disponível em: http://fdnc.io/gwb. Acesso em: 2 abr. 2021.
O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) tem como objetivo passar orientações sobre negócios voltados para a sustentabilidade e a preservação do Planeta Terra. O Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que visa ajudar as pessoas que desejam abrir seu primeiro negócio e se tornarem empreendedoras.
-
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
. Nações Unidas no Brasil.
Disponível em: http://fdnc.io/g3V. Acesso em: 2 abr. 2021.
No site das Nações Unidas no Brasil, é possível encontrar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as metas de cada um deles e o que tem sido feito no Brasil para alcançá-las.
-
SEBRAE.
Ecoinovação.
Disponível em: http://fdnc.io/gwe. Acesso em: 2 abr. 2021.
O vídeo do Sebrae apresenta de forma lúdica o que é o conceito de ecoinovação, isto é, quando se alia inovação à preocupação com o meio ambiente. Por meio de animação, o vídeo apresenta a história de um empreendedor e seu negócio.
-
SOUSA, Mauricio de.
Turma da Mônica
: Objetivos globais para o Desenvolvimento Sustentável.
Disponível em: http://fdnc.io/gwf. Acesso em: 28 mar. 2021.
O gibi especial da Turma da Mônica apresenta em linguagem simples e acessível para crianças quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o que se espera de cada um deles.
MANUAL DO PROFESSOR
Também é importante realizar uma avaliação do projeto com a equipe pedagógica, em que sejam apresentados os dados e os registros anotados em seu diário de bordo e discutidas as propostas e os encaminhamentos, com a finalidade de aperfeiçoar o processo.
Leia com os estudantes as sugestões de leitura apresentadas e pergunte por qual se interessaram. Você poderá aproveitar para fazer uma visita com eles à biblioteca da escola ou da região e buscar livros que abordem esses temas.