12

UNIDADE 1. CUIDADOS COM O CORPO

Imagem: Fotografia complementar das páginas 12 e 13. Destaque de um quadro emoldurado em laranja com uma menina de cabelo cacheado castanho, escovando os dentes. Abaixo, quadro emoldurado em azul com um sabonete e uma esponja. Ao lado, sabonetes, bolhas de sabão e recipientes, esponjas e escova de dente.  Fim da imagem.

LEGENDA: PRODUTOS E AÇÕES DE HIGIENE NO DIA A DIA. (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.) FIM DA LEGENDA.

13

Imagem: Quadro emoldurado em verde com destaque de unha sendo cortada.  Fim da imagem.
Imagem: Quadro emoldurado em vermelho com mãos sendo ensaboadas sob uma torneira. Fim da imagem.

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. O QUE VOCÊ OBSERVA NAS IMAGENS?
  1. VOCÊ REALIZA ESSAS ATIVIDADES E UTILIZA ESSES PRODUTOS NO SEU DIA A DIA?

Fim do complemento.

14

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 1 E 2

NESTES CAPÍTULOS, VOCÊ VAI CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE HIGIENE PARA A SAÚDE DO CORPO.

COMO CUIDAR DO CORPO PARA CRESCER COM SAÚDE?

CAPÍTULO 1. HIGIENE

A LIMPEZA DO CORPO É ALGO QUE REALIZAMOS EM NOSSO DIA A DIA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO E RESPONDA.

    LAVAR AS MÃOS

    [...] DEPOIS DE BRINCAR NO CHÃO DE AREIA A TARDE INTEIRA

    ANTES DE COMER, BEBER, LAMBER, PEGAR NA MAMADEIRA

    LAVA UMA (MÃO), LAVA OUTRA (MÃO)

    LAVA UMA, LAVA OUTRA (MÃO) LAVA UMA

    [...] A SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA E SEXTA-FEIRA

    NA BEIRA DA PIA, TANQUE, BICA , BACIA, BANHEIRA

    LAVA UMA MÃO, MÃO, MÃO, MÃO

    ÁGUA UMA MÃO, LAVA OUTRA MÃO

    LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA, LAVA UMA

    ARNALDO ANTUNES. LAVAR AS MÃOS. CASTELO RÁ-TIM-BUM . SÃO PAULO: VELAS, 199 5.

Glossário:

BICA: CALHA, CANO OU TELHA DE ONDE ESCORRE ÁGUA.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Cinco crianças fazendo atividades diversas com água. Menina de cabelo longo castanho cacheado, ela está tomando banho. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta laranja, está lavando as mãos em uma bacia. Menina de cabelo curto castanho cacheado, vestindo camiseta rosa, está lavando as mãos em uma torneira sobre um muro. Menino de cabelo curto ruivo e par de óculos arredondado, vestindo camiseta verde, está lavando as mãos em uma pia. Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça verde. Está sentado com as pernas cruzadas, em frente a uma bacia de água. Fim da imagem.
  1. PROCURE E MARQUE SE ENCONTRAR NO TEXTO PALAVRAS QUE COMECEM COM A MESMA LETRA INICIAL DO SEU NOME.

15

ATIVIDADE PRÁTICA

LAVANDO AS MÃOS

SERÁ QUE A FORMA COMO LAVAMOS AS MÃOS ELIMINA GRANDE PARTE DA SUJEIRA? VAMOS REALIZAR UMA ATIVIDADE PARA PENSAR SOBRE ISSO.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COM A TURMA ORGANIZADA EM DUPLAS, DIRIJAM-SE A UM LOCAL DA ESCOLA EM QUE SEJA POSSÍVEL LAVAR AS MÃOS.
  1. UM DOS PARTICIPANTES DA DUPLA DEVE SER VENDADO COM O LENÇO. O OUTRO DEVE PINTAR COM GUACHE AS MÃOS DO COLEGA VENDADO. DEVEM SER PINTADAS AS COSTAS E AS PALMAS DAS MÃOS E A REGIÃO ENTRE OS DEDOS.
  1. O COLEGA VENDADO DEVE LAVAR AS MÃOS COM SABONETE. QUANDO ACHAR QUE ELAS ESTÃO LIMPAS, ELE DEVE PEDIR AO COLEGA QUE TIRE A VENDA DOS SEUS OLHOS. POR FIM, DEVE VERIFICAR SE NÃO HÁ MAIS TINTA NAS MÃOS.
  1. REPITAM A ATIVIDADE COM O OUTRO MEMBRO DA DUPLA.

    Imagem: Fotografia. Destaque de duas mãos pintadas com tinta, sendo uma verde e uma azul. Fim da imagem.

16

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. CONVERSE COM OS COLEGAS:
    • COMO FICARAM AS MÃOS DE VOCÊS DEPOIS DE LAVÁ-LAS?
    • FOI POSSÍVEL RETIRAR TODA A TINTA? EXPLIQUEM O QUE ACONTECEU.
    • SE, NO LUGAR DA TINTA, SUAS MÃOS ESTIVESSEM SUJAS APÓS UMA BRINCADEIRA, VOCÊS ACHAM QUE A SUJEIRA TERIA SIDO COMPLETAMENTE RETIRADA DEPOIS DE LAVÁ-LAS DA MESMA FORMA QUE FIZERAM PARA REMOVER A TINTA? EXPLIQUEM POR QUÊ.

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    1. PESQUISEM A MELHOR FORMA DE LAVAR AS MÃOS PARA RETIRAR A MAIOR QUANTIDADE POSSÍVEL DE SUJEIRA. DESENHEM ABAIXO O QUE DESCOBRIRAM.

      Imagem: Ilustração. Torneira cinza.  Fim da imagem.

17

ALÉM DE LAVAR AS MÃOS, AS PESSOAS REALIZAM VÁRIAS OUTRAS ATIVIDADES DE CUIDADO COM O CORPO AO LONGO DO DIA.

  1. COM A AJUDA DE UM ADULTO, USE UMA TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS PARA RECORTAR AS IMAGENS DA PÁGINA 89 E COLE AS FIGURAS NOS LOCAIS CORRETOS, REPRESENTANDO OS CUIDADOS COM O CORPO DESCRITOS.

LEGENDA: CORTAR AS UNHAS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: ESCOVAR OS DENTES .FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: TOMAR BANHO. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: CUIDAR DO CABELO. FIM DA LEGENDA.

18

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA EM CADA UM DOS PERÍODOS DO DIA? DESENHE-AS NO QUADRO A SEGUIR.
Imagem: Ilustração. Página em branco com ilustração de nuvens e sol voltado para esquerda - MANHÃ - seguido de ilustração de nuvens e sol voltado para direita - TARDE - e ilustração de uma lua com estrelas - NOITE. Fim da imagem.

19

  1. AGORA, PENSE NOS CUIDADOS QUE VOCÊ TEM COM O SEU CORPO NO DIA A DIA E COMPLETE O QUADRO.
Imagem: Ilustração. Escova de dente. Ilustração. Caixa de pasta de dente. Ilustração. Sabonete. Ilustração. Frasco de shampoo.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

• REALIZO UMA VEZ AO DIA:

_____

• REALIZO PELO MENOS DUAS VEZES AO DIA:

_____

• REALIZO PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA:

_____

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O CORPO ANTES E DEPOIS DAS REFEIÇÕES. FAÇA UM DESENHO QUE MOSTRE CADA UM DELES.

20

Boxe Complementar

QUERO SABER!

PRESTE ATENÇÃO À LEITURA FEITA PELO PROFESSOR.

O QUE SÃO MICRORGANISMOS?

OS MICRORGANISMOS SÃO SERES VIVOS TÃO PEQUENOS QUE NÃO CONSEGUIMOS ENXERGÁ-LOS SEM O USO DE UM APARELHO CHAMADO MICROSCÓPIO . ESSES SERES VIVOS PODEM SER ENCONTRADOS POR TODA PARTE.

EMBORA MUITOS MICRORGANISMOS NÃO CAUSEM PROBLEMAS E ATÉ SEJAM BENÉFICOS PARA O CORPO HUMANO, EXISTEM ALGUNS QUE PODEM PROVOCAR DOENÇAS.

LAVAR AS MÃOS E OUTRAS PARTES DO CORPO COM SABÃO OU SABONETE AJUDA A ELIMINAR A SUJEIRA E OS MICRORGANISMOS QUE ESTÃO SOBRE A PELE, PREVENINDO O APARECIMENTO DE DOENÇAS. POR ISSO, OS HÁBITOS DE HIGIENE SÃO TÃO IMPORTANTES PARA MANTER A NOSSA SAÚDE.

Imagem: Fotografia. Microscópio pequeno com dois suportes oculares para lâmina. Ao lado, niveladores, botões e suporte. Fim da imagem.

LEGENDA: MODELO DE MICROSCÓPIO.FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento

Glossário:

MICROSCÓPIO: EQUIPAMENTO QUE PERMITE OBSERVAR OBJETOS E SERES VIVOS EXTREMAMENTE PEQUENOS.

Fim do glossário.

21

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, FORMEM GRUPOS PARA ENCENAR AÇÕES QUE REPRESENTEM A HIGIENE DO CORPO. PARA ISSO, SIGAM ESTAS ETAPAS:
    • OBSERVEM OS OBJETOS E ESCREVAM O NOME DE CADA UM DELES.
Imagem: Fotografia. Toalha vermelha. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Sabonete azul Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Escova de dente. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Pente roxo. Fim da imagem.

_____

22

CAPÍTULO 2. COMER BEM

EM NOSSO DIA A DIA, ALÉM DA HIGIENE DO CORPO, É IMPORTANTE ESCOLHERMOS ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA COMPOR AS REFEIÇÕES.

OBSERVE A IMAGEM COM EXEMPLOS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.

Imagem: Fotografia. Cinco pratos com comidas diversas, o primeiro com tipos de carne, o segundo com frutas, o terceiro com arroz, feijão e macarrão, o quarto com legumes e verduras; e o quinto com ovo cozido. Ao lado há uma garrafa de azeite e um copo d'água. Fim da imagem.

LEGENDA: EXEMPLOS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS. FIM DA LEGENDA.

  1. VEJA ALGUNS ALIMENTOS QUE PODEM FAZER PARTE DE UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL. DEPOIS, ESCREVA O NOME DE CADA UM DELES.
Imagem: Fotografia. Jarra e copo de leite. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Pote com arroz. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Duas mangas. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Prato com um filé de frango. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Pepino cortado. Fim da imagem.

_____

23

  1. OBSERVE A LISTA DE ALIMENTOS QUE MARIA COSTUMA COMER NO ALMOÇO.
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo longo cacheado, vestindo camiseta azul. Está com um balão dizendo “arroz, peixe, alface, tomate, feijão”. Fim da imagem.
  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, COMPARE SUA LISTA COM A LISTA DE UM COLEGA. ANOTE OS ALIMENTOS QUE APARECERAM EM COMUM NAS DUAS, SE APARECEREM.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VERIFIQUEM SE OS ALIMENTOS QUE APARECERAM NAS LISTAS SÃO IGUAIS OU DIFERENTES DOS ALIMENTOS QUE APARECERAM NA PÁGINA ANTERIOR.
Imagem: Fotografia. Cesto de vime marrom com frutas e legumes. Está sobre uma toalha vermelha. Fim da imagem.

24

  1. RECORTE DE REVISTAS E JORNAIS IMAGENS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE PODEM SER CONSUMIDOS EM UMA REFEIÇÃO. DEPOIS, COLE ESSAS IMAGENS NOS LOCAIS INDICADOS NO PRATO.
Imagem: Ilustração. Prato com divisórias indicando, da esquerda para a direita, de cima para baixo, os seguintes itens: hortaliças em tamanho maior; frutas em tamanho menor, grãos e carboidratos no mesmo tamanho. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. APRESENTE SEU PRATO AOS COLEGAS E AO PROFESSOR E COMENTE COM ELES QUAIS SÃO OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE VOCÊ COSTUMA CONSUMIR.

Boxe Complementar

FIQUE POR DENTRO

A TURMA DA MÔNICA: ALIMENTOS SAUDÁVEIS

REVISTAS ESPECIAIS. MAURICIO DE SOUSA.

DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6i. ACESSO EM: 8 JUN. 202 1.

A REVISTA TRATA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DO CUIDADO COM OS ALIMENTOS.

Fim do complemento

25

LIGANDO OS PONTOS.

CAPÍTULOS 1 E 2

CARTAZES SOBRE ALIMENTAÇÃO E CUIDADOS COM O CORPO

SERÁ QUE TODAS AS PESSOAS DA ESCOLA CONHECEM A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE E DA ALIMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO? NESTA ATIVIDADE, VOCÊS VÃO PRODUZIR CARTAZES PARA COMPARTILHAR ESSAS INFORMAÇÕES COM AS PESSOAS.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo loiro preso, sorrindo, vestindo camiseta rosa e bermuda verde. Está segurando um papel com a imagem de um brócolis. Ao lado, menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde e calça amarela. Está segurando uma tesoura. E ao lado, uma menina de cabelo curto cacheado castanho, com faixa amarela e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta azul e bermuda rosa. Está segurando um papel amarelo. À frente deles, reistas com desenhos de objetos e frutas e uma tesoura. Fim da imagem.

LEGENDA: (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

COMO FAZER

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM-SE EM GRUPOS PARA FAZER OS CARTAZES.
  1. NA PARTE SUPERIOR DA CARTOLINA, ESCREVAM O TÍTULO DO CARTAZ DE SEU GRUPO.
  1. OS GRUPOS QUE VÃO FAZER CARTAZES SOBRE ALIMENTAÇÃO DEVEM PESQUISAR IMAGENS DE ALIMENTOS QUE PODEM FAZER PARTE DE UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL.
  1. OS GRUPOS QUE VÃO FAZER CARTAZES SOBRE CUIDADOS COM O CORPO DEVEM PESQUISAR IMAGENS DE SITUAÇÕES, OBJETOS E PRODUTOS RELACIONADOS À HIGIENE PESSOAL.
  1. VOCÊS PODEM DESENHAR OU UTILIZAR RECORTES COM AS IMAGENS PESQUISADAS. ESCREVAM O NOME DOS ALIMENTOS, DOS OBJETOS E DOS PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL JUNTO A CADA FIGURA.

26

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. VOCÊS COSTUMAM COMER OS ALIMENTOS QUE ESTÃO REPRESENTADOS NOS CARTAZES?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊS CUIDAM DO CORPO DO MESMO MODO QUE ESTÁ REPRESENTADO NOS CARTAZES?

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. CONVERSEM SOBRE OS CARTAZES PRODUZIDOS E, COM A AJUDA DO PROFESSOR, RESPONDAM.
    • QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO?

      _____

    • QUAL É A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PARA A SAÚDE DO CORPO?

      _____

27

CIÊNCIAS EM CONTEXTO

O CUIDADO COM OS ALIMENTOS E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS

ANTES DE TOCAR NOS ALIMENTOS QUE VAMOS COMER, É MUITO IMPORTANTE LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE COM ÁGUA E SABÃO. OBSERVE AS IMAGENS.

Imagem: Ilustração. Destaque de duas mãos sob uma torneira aberta. Legenda: MOLHE AS MÃOS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos apertando um recipiente com sabão. Legenda: USE SABÃO. 
Ilustração. Destaque de duas mãos ensaboando as palmas das mãos. Legenda: ESPALHE O SABÃO PELAS PALMAS DAS MÃOS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos ensaboando uma sobre a outra. Legenda: DEPOIS NAS COSTAS DAS MÃOS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos ensaboando entre os dedos. Legenda: LAVE ENTRE OS DEDOS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos, uma ensaboando o polegar da outra. Legenda: NÃO SE ESQUEÇA DOS POLEGARES. 
Ilustração. Destaque de duas mãos ensaboando a ponta dos dedos. Legenda: ESFREGUE AS PONTAS DOS DEDOS PARA LIMPAR AS UNHAS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos ensaboando os pulsos. Legenda: LAVE OS PUNHOS E OS ANTEBRAÇOS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos sob uma torneira aberta. Legenda: ENXÁGUE BEM. 
Ilustração. Destaque de duas mãos sob uma toalha. Legenda: SEQUE AS MÃOS. 
 Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DO PASSO A PASSO PARA LAVAR AS MÃOS. (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.

OBSERVAÇÃO

ATENÇÃO: APENAS ADULTOS DEVEM MANUSEAR PRODUTOS DE LIMPEZA.

FIM DA OBSERVAÇÃO.

O ÁLCOOL EM GEL AJUDA A ELIMINAR MICRORGANISMOS, MAS NÃO SUBSTITUI A LAVAGEM CORRETA DAS MÃOS. NÃO SE ESQUEÇA DE QUE ESSE PRODUTO DEVE SER UTILIZADO SEMPRE COM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO.

O LOCAL ONDE SÃO PREPARADAS AS REFEIÇÕES TAMBÉM DEVE ESTAR SEMPRE LIMPO E SECO, E DEVE SER HIGIENIZADO POR UM ADULTO COM ÁGUA E SABÃO OU COM ÁGUA SANITÁRIA.

Glossário:

ÁGUA SANITÁRIA: PRODUTO USADO PARA LIMPEZA E ELIMINAÇÃO DE MICRORGANISMOS.

Fim do glossário

28

ESSES CUIDADOS SÃO IMPORTANTES PARA O PREPARO DAS REFEIÇÕES E CONTRIBUEM PARA MANTER A SAÚDE DO NOSSO CORPO.

O HÁBITO DE HIGIENIZAR OS ALIMENTOS ANTES DE GUARDÁ-LOS PODE AJUDAR A EVITAR A CONTAMINAÇÃO POR MICRORGANISMOS QUE TRANSMITEM DOENÇAS.

  1. OBSERVE A IMAGEM E AJUDE AS PERSONAGENS A CONTAR QUAIS SÃO AS AÇÕES DE HIGIENE QUE ELAS ESTÃO FAZENDO. PARA ISSO, COMPLETE AS FRASES.
Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha. Está segurando um pano sobre uma bancada. Ao lado, menina de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta verde. Está segurando uma maçã embaixo de uma torneira aberta. Em seguida, menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela. Está com as mãos ensaboadas, ao lado há um sabonete. Homem diz “Eu uso água sanitária para”. Menina diz “Eu uso água e sabão para”. Menino diz “Eu uso água e sabonete para”. Fim da imagem.

EU USO ÁGUA SANITÁRIA PARA

_____

EU USO ÁGUA E SABÃO PARA

_____

EU USO ÁGUA E SABONETE PARA

_____

VAMOS RETOMAR

  1. DISCUTAM COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE AS AÇÕES DE HIGIENE QUE VOCÊS ESTUDARAM E EXPLIQUEM POR QUE ELAS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE DO CORPO.

29

MÃO NA MASSA

CUIDANDO DO AMBIENTE DA MORADIA

ALÉM DOS CUIDADOS COM O CORPO, NOVOS HÁBITOS DE HIGIENE PODEM SER ADQUIRIDOS, COMO DESCALÇAR OS SAPATOS ANTES DE ENTRAR NA MORADIA. PARA GUARDAR OS CALÇADOS, ALGUMAS PESSOAS USAM SAPATEIRAS, COMO AS QUE APARECEM NAS IMAGENS ABAIXO.

Imagem: Fotografia. Estante aberta com quatro vigas apoiando duas prateleiras com seis pares de sapatos alinhados.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Estante fechada com duas prateleiras e três pares de sapatos sobre elas. Fim da imagem.

LEGENDA: SAPATEIRAS UTILIZADAS EM ALGUMAS MORADIAS. FIM DA LEGENDA.

VAMOS CONSTRUIR UMA SAPATEIRA UTILIZANDO CAIXAS DE SAPATO?

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COMECE PELAS CAIXAS DE SAPATO: RETIRE A TAMPA. PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO PARA FAZER UM CORTE NA LATERAL DA CAIXA, COMO NA IMAGEM 1.
  1. DOBRE ESSA PARTE PARA DENTRO PARA PODER ENCAIXAR OS SAPATOS.
  1. PARA FORMAR AS PRATELEIRAS, UTILIZE AS TAMPAS DAS CAIXAS E COLE UMA CAIXA NA OUTRA.
  1. PARA FINALIZAR, SEJA CRIATIVO PARA DECORAR A SAPATEIRA.
Imagem: Ilustração. Esquema ensinando em quatro passos a montar uma sapateira com caixas de sapatos. Na imagem 1, uma tesoura recortando as laterais da caixa, a tampa para fora. Na imagem 2, a parte da frente sendo dobrada para dentro. Na imagem 3, uma segunda caixa já cortada e dobrada sob a outra, a tampa em cima de cada. Na imagem 4, desenhos ao redor das caixas com os tênis dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.