12
UNIDADE 1. CUIDADOS COM O CORPO
LEGENDA: PRODUTOS E AÇÕES DE HIGIENE NO DIA A DIA. (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.) FIM DA LEGENDA.
13
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- O QUE VOCÊ OBSERVA NAS IMAGENS?
- VOCÊ REALIZA ESSAS ATIVIDADES E UTILIZA ESSES PRODUTOS NO SEU DIA A DIA?
Fim do complemento.
14
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 1 E 2
NESTES CAPÍTULOS, VOCÊ VAI CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE HIGIENE PARA A SAÚDE DO CORPO.
COMO CUIDAR DO CORPO PARA CRESCER COM SAÚDE?
CAPÍTULO 1. HIGIENE
A LIMPEZA DO CORPO É ALGO QUE REALIZAMOS EM NOSSO DIA A DIA.
- ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO E RESPONDA.
LAVAR AS MÃOS
[...] DEPOIS DE BRINCAR NO CHÃO DE AREIA A TARDE INTEIRA
ANTES DE COMER, BEBER, LAMBER, PEGAR NA MAMADEIRA
LAVA UMA (MÃO), LAVA OUTRA (MÃO)
LAVA UMA, LAVA OUTRA (MÃO) LAVA UMA
[...] A SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA E SEXTA-FEIRA
NA BEIRA DA PIA, TANQUE, BICA , BACIA, BANHEIRA
LAVA UMA MÃO, MÃO, MÃO, MÃO
ÁGUA UMA MÃO, LAVA OUTRA MÃO
LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA, LAVA UMA
ARNALDO ANTUNES. LAVAR AS MÃOS. CASTELO RÁ-TIM-BUM . SÃO PAULO: VELAS, 199 5.
- DE ACORDO COM A LETRA DA CANÇÃO, EM QUAIS MOMENTOS DEVEMOS LAVAR AS MÃOS?
- ALÉM DESSES MOMENTOS, EM QUAIS OUTRAS OCASIÕES VOCÊ LAVA AS MÃOS?
- POR QUE DEVEMOS LAVAR AS MÃOS ANTES DE COMER?
- QUE OUTROS CUIDADOS DEVEMOS TER COM O NOSSO CORPO?
- PROCURE E MARQUE SE ENCONTRAR NO TEXTO PALAVRAS QUE COMECEM COM A MESMA LETRA INICIAL DO SEU NOME.
15
ATIVIDADE PRÁTICA
LAVANDO AS MÃOS
SERÁ QUE A FORMA COMO LAVAMOS AS MÃOS ELIMINA GRANDE PARTE DA SUJEIRA? VAMOS REALIZAR UMA ATIVIDADE PARA PENSAR SOBRE ISSO.
DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR
- LOCAL APROPRIADO PARA LAVAR AS MÃOS
- LENÇO PARA VENDAR OS OLHOS
- TINTA GUACHE
- PINCEL
- SABONETE
COMO FAZER
- COM A TURMA ORGANIZADA EM DUPLAS, DIRIJAM-SE A UM LOCAL DA ESCOLA EM QUE SEJA POSSÍVEL LAVAR AS MÃOS.
- UM DOS PARTICIPANTES DA DUPLA DEVE SER VENDADO COM O LENÇO. O OUTRO DEVE PINTAR COM GUACHE AS MÃOS DO COLEGA VENDADO. DEVEM SER PINTADAS AS COSTAS E AS PALMAS DAS MÃOS E A REGIÃO ENTRE OS DEDOS.
- O COLEGA VENDADO DEVE LAVAR AS MÃOS COM SABONETE. QUANDO ACHAR QUE ELAS ESTÃO LIMPAS, ELE DEVE PEDIR AO COLEGA QUE TIRE A VENDA DOS SEUS OLHOS. POR FIM, DEVE VERIFICAR SE NÃO HÁ MAIS TINTA NAS MÃOS.
- REPITAM A ATIVIDADE COM O OUTRO MEMBRO DA DUPLA.
16
- CONVERSE COM OS COLEGAS:
- COMO FICARAM AS MÃOS DE VOCÊS DEPOIS DE LAVÁ-LAS?
- FOI POSSÍVEL RETIRAR TODA A TINTA? EXPLIQUEM O QUE ACONTECEU.
- SE, NO LUGAR DA TINTA, SUAS MÃOS ESTIVESSEM SUJAS APÓS UMA BRINCADEIRA, VOCÊS ACHAM QUE A SUJEIRA TERIA SIDO COMPLETAMENTE RETIRADA DEPOIS DE LAVÁ-LAS DA MESMA FORMA QUE FIZERAM PARA REMOVER A TINTA? EXPLIQUEM POR QUÊ.
- PESQUISEM A MELHOR FORMA DE LAVAR AS MÃOS PARA RETIRAR A MAIOR QUANTIDADE POSSÍVEL DE SUJEIRA. DESENHEM ABAIXO O QUE DESCOBRIRAM.
17
ALÉM DE LAVAR AS MÃOS, AS PESSOAS REALIZAM VÁRIAS OUTRAS ATIVIDADES DE CUIDADO COM O CORPO AO LONGO DO DIA.
- COM A AJUDA DE UM ADULTO, USE UMA TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS PARA RECORTAR AS IMAGENS DA PÁGINA 89 E COLE AS FIGURAS NOS LOCAIS CORRETOS, REPRESENTANDO OS CUIDADOS COM O CORPO DESCRITOS.
LEGENDA: CORTAR AS UNHAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESCOVAR OS DENTES .FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TOMAR BANHO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CUIDAR DO CABELO. FIM DA LEGENDA.
18
- QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA EM CADA UM DOS PERÍODOS DO DIA? DESENHE-AS NO QUADRO A SEGUIR.
19
- AGORA, PENSE NOS CUIDADOS QUE VOCÊ TEM COM O SEU CORPO NO DIA A DIA E COMPLETE O QUADRO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
• REALIZO UMA VEZ AO DIA: _____ |
• REALIZO PELO MENOS DUAS VEZES AO DIA: _____ |
• REALIZO PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA: _____ |
- CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O CORPO ANTES E DEPOIS DAS REFEIÇÕES. FAÇA UM DESENHO QUE MOSTRE CADA UM DELES.
- ANTES DAS REFEIÇÕES, PRECISAMOS:
_____
- DEPOIS DAS REFEIÇÕES, PRECISAMOS:
_____
20
Boxe Complementar
QUERO SABER!
PRESTE ATENÇÃO À LEITURA FEITA PELO PROFESSOR.
O QUE SÃO MICRORGANISMOS?
OS MICRORGANISMOS SÃO SERES VIVOS TÃO PEQUENOS QUE NÃO CONSEGUIMOS ENXERGÁ-LOS SEM O USO DE UM APARELHO CHAMADO MICROSCÓPIO . ESSES SERES VIVOS PODEM SER ENCONTRADOS POR TODA PARTE.
EMBORA MUITOS MICRORGANISMOS NÃO CAUSEM PROBLEMAS E ATÉ SEJAM BENÉFICOS PARA O CORPO HUMANO, EXISTEM ALGUNS QUE PODEM PROVOCAR DOENÇAS.
LAVAR AS MÃOS E OUTRAS PARTES DO CORPO COM SABÃO OU SABONETE AJUDA A ELIMINAR A SUJEIRA E OS MICRORGANISMOS QUE ESTÃO SOBRE A PELE, PREVENINDO O APARECIMENTO DE DOENÇAS. POR ISSO, OS HÁBITOS DE HIGIENE SÃO TÃO IMPORTANTES PARA MANTER A NOSSA SAÚDE.
LEGENDA: MODELO DE MICROSCÓPIO.FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento
MICROSCÓPIO: EQUIPAMENTO QUE PERMITE OBSERVAR OBJETOS E SERES VIVOS EXTREMAMENTE PEQUENOS.
Fim do glossário.
21
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, FORMEM GRUPOS PARA ENCENAR AÇÕES QUE REPRESENTEM A HIGIENE DO CORPO. PARA ISSO, SIGAM ESTAS ETAPAS:
- OBSERVEM OS OBJETOS E ESCREVAM O NOME DE CADA UM DELES.
_____
_____
_____
_____
- ESCOLHAM UM DOS OBJETOS E CRIEM UMA SITUAÇÃO QUE MOSTRE COMO ESSE OBJETO PODE SER UTILIZADO PARA CUIDAR DA HIGIENE DO CORPO. EM SEGUIDA, ENCENEM ESSA SITUAÇÃO PARA A TURMA.
- DEPOIS DE TODAS AS APRESENTAÇÕES, CONVERSE COM O PROFESSOR E COM OS COLEGAS:
- VOCÊ CUIDA DO SEU CORPO DO MESMO MODO QUE OS GRUPOS ENCENARAM?
- VOCÊ ACHA QUE DEVERIA MUDAR ALGO NA FORMA COMO CUIDA DO SEU CORPO? SE SIM, O QUE PRECISA SER MUDADO?
22
CAPÍTULO 2. COMER BEM
EM NOSSO DIA A DIA, ALÉM DA HIGIENE DO CORPO, É IMPORTANTE ESCOLHERMOS ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA COMPOR AS REFEIÇÕES.
OBSERVE A IMAGEM COM EXEMPLOS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
LEGENDA: EXEMPLOS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS. FIM DA LEGENDA.
- VEJA ALGUNS ALIMENTOS QUE PODEM FAZER PARTE DE UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL. DEPOIS, ESCREVA O NOME DE CADA UM DELES.
_____
_____
_____
_____
_____
23
- OBSERVE A LISTA DE ALIMENTOS QUE MARIA COSTUMA COMER NO ALMOÇO.
- AGORA, FAÇA UMA LISTA DOS ALIMENTOS QUE VOCÊ COSTUMA COMER NO ALMOÇO.
_____
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, COMPARE SUA LISTA COM A LISTA DE UM COLEGA. ANOTE OS ALIMENTOS QUE APARECERAM EM COMUM NAS DUAS, SE APARECEREM.
_____
- VERIFIQUEM SE OS ALIMENTOS QUE APARECERAM NAS LISTAS SÃO IGUAIS OU DIFERENTES DOS ALIMENTOS QUE APARECERAM NA PÁGINA ANTERIOR.
24
- RECORTE DE REVISTAS E JORNAIS IMAGENS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE PODEM SER CONSUMIDOS EM UMA REFEIÇÃO. DEPOIS, COLE ESSAS IMAGENS NOS LOCAIS INDICADOS NO PRATO.
- APRESENTE SEU PRATO AOS COLEGAS E AO PROFESSOR E COMENTE COM ELES QUAIS SÃO OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE VOCÊ COSTUMA CONSUMIR.
Boxe Complementar
FIQUE POR DENTRO
A TURMA DA MÔNICA: ALIMENTOS SAUDÁVEIS
REVISTAS ESPECIAIS. MAURICIO DE SOUSA.
DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6i. ACESSO EM: 8 JUN. 202 1.
A REVISTA TRATA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DO CUIDADO COM OS ALIMENTOS.
Fim do complemento
25
LIGANDO OS PONTOS.
CAPÍTULOS 1 E 2
CARTAZES SOBRE ALIMENTAÇÃO E CUIDADOS COM O CORPO
SERÁ QUE TODAS AS PESSOAS DA ESCOLA CONHECEM A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE E DA ALIMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO? NESTA ATIVIDADE, VOCÊS VÃO PRODUZIR CARTAZES PARA COMPARTILHAR ESSAS INFORMAÇÕES COM AS PESSOAS.
DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR
- COLA
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
- CARTOLINA
- REVISTAS OU FOLHETOS DE SUPERMERCADO PARA RECORTAR
LEGENDA: (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.
COMO FAZER
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM-SE EM GRUPOS PARA FAZER OS CARTAZES.
- NA PARTE SUPERIOR DA CARTOLINA, ESCREVAM O TÍTULO DO CARTAZ DE SEU GRUPO.
- OS GRUPOS QUE VÃO FAZER CARTAZES SOBRE ALIMENTAÇÃO DEVEM PESQUISAR IMAGENS DE ALIMENTOS QUE PODEM FAZER PARTE DE UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL.
- OS GRUPOS QUE VÃO FAZER CARTAZES SOBRE CUIDADOS COM O CORPO DEVEM PESQUISAR IMAGENS DE SITUAÇÕES, OBJETOS E PRODUTOS RELACIONADOS À HIGIENE PESSOAL.
- VOCÊS PODEM DESENHAR OU UTILIZAR RECORTES COM AS IMAGENS PESQUISADAS. ESCREVAM O NOME DOS ALIMENTOS, DOS OBJETOS E DOS PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL JUNTO A CADA FIGURA.
26
- VOCÊS COSTUMAM COMER OS ALIMENTOS QUE ESTÃO REPRESENTADOS NOS CARTAZES?
- VOCÊS CUIDAM DO CORPO DO MESMO MODO QUE ESTÁ REPRESENTADO NOS CARTAZES?
- CONVERSEM SOBRE OS CARTAZES PRODUZIDOS E, COM A AJUDA DO PROFESSOR, RESPONDAM.
- QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO?
_____
- QUAL É A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PARA A SAÚDE DO CORPO?
_____
- QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO?
27
CIÊNCIAS EM CONTEXTO
O CUIDADO COM OS ALIMENTOS E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS
ANTES DE TOCAR NOS ALIMENTOS QUE VAMOS COMER, É MUITO IMPORTANTE LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE COM ÁGUA E SABÃO. OBSERVE AS IMAGENS.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DO PASSO A PASSO PARA LAVAR AS MÃOS. (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.
OBSERVAÇÃO
ATENÇÃO: APENAS ADULTOS DEVEM MANUSEAR PRODUTOS DE LIMPEZA.
FIM DA OBSERVAÇÃO.
O ÁLCOOL EM GEL AJUDA A ELIMINAR MICRORGANISMOS, MAS NÃO SUBSTITUI A LAVAGEM CORRETA DAS MÃOS. NÃO SE ESQUEÇA DE QUE ESSE PRODUTO DEVE SER UTILIZADO SEMPRE COM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO.
O LOCAL ONDE SÃO PREPARADAS AS REFEIÇÕES TAMBÉM DEVE ESTAR SEMPRE LIMPO E SECO, E DEVE SER HIGIENIZADO POR UM ADULTO COM ÁGUA E SABÃO OU COM ÁGUA SANITÁRIA.
ÁGUA SANITÁRIA: PRODUTO USADO PARA LIMPEZA E ELIMINAÇÃO DE MICRORGANISMOS.
Fim do glossário
28
ESSES CUIDADOS SÃO IMPORTANTES PARA O PREPARO DAS REFEIÇÕES E CONTRIBUEM PARA MANTER A SAÚDE DO NOSSO CORPO.
O HÁBITO DE HIGIENIZAR OS ALIMENTOS ANTES DE GUARDÁ-LOS PODE AJUDAR A EVITAR A CONTAMINAÇÃO POR MICRORGANISMOS QUE TRANSMITEM DOENÇAS.
- OBSERVE A IMAGEM E AJUDE AS PERSONAGENS A CONTAR QUAIS SÃO AS AÇÕES DE HIGIENE QUE ELAS ESTÃO FAZENDO. PARA ISSO, COMPLETE AS FRASES.
EU USO ÁGUA SANITÁRIA PARA
_____
EU USO ÁGUA E SABÃO PARA
_____
EU USO ÁGUA E SABONETE PARA
_____
VAMOS RETOMAR
- DISCUTAM COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE AS AÇÕES DE HIGIENE QUE VOCÊS ESTUDARAM E EXPLIQUEM POR QUE ELAS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE DO CORPO.
29
MÃO NA MASSA
CUIDANDO DO AMBIENTE DA MORADIA
ALÉM DOS CUIDADOS COM O CORPO, NOVOS HÁBITOS DE HIGIENE PODEM SER ADQUIRIDOS, COMO DESCALÇAR OS SAPATOS ANTES DE ENTRAR NA MORADIA. PARA GUARDAR OS CALÇADOS, ALGUMAS PESSOAS USAM SAPATEIRAS, COMO AS QUE APARECEM NAS IMAGENS ABAIXO.
LEGENDA: SAPATEIRAS UTILIZADAS EM ALGUMAS MORADIAS. FIM DA LEGENDA.
VAMOS CONSTRUIR UMA SAPATEIRA UTILIZANDO CAIXAS DE SAPATO?
DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR
- CAIXAS DE SAPATO
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
- COLA
Observação:
ATENÇÃO
PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO PARA RECORTAR AS CAIXAS.
Fim da observação.
COMO FAZER
- COMECE PELAS CAIXAS DE SAPATO: RETIRE A TAMPA. PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO PARA FAZER UM CORTE NA LATERAL DA CAIXA, COMO NA IMAGEM 1.
- DOBRE ESSA PARTE PARA DENTRO PARA PODER ENCAIXAR OS SAPATOS.
- PARA FORMAR AS PRATELEIRAS, UTILIZE AS TAMPAS DAS CAIXAS E COLE UMA CAIXA NA OUTRA.
- PARA FINALIZAR, SEJA CRIATIVO PARA DECORAR A SAPATEIRA.
LEGENDA: (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.