MP030

UNIDADE 1. CUIDADOS COM O CORPO

Imagem: Fotografia complementar das páginas 12 e 13. Destaque de um quadro emoldurado em laranja com uma menina de cabelo cacheado castanho, escovando os dentes. Abaixo, quadro emoldurado em azul com um sabonete e uma esponja. Ao lado, sabonetes, bolhas de sabão e recipientes, esponjas e escova de dente.  Fim da imagem.

LEGENDA: PRODUTOS E AÇÕES DE HIGIENE NO DIA A DIA. (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.) FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Mobilizando conhecimentos

As páginas de abertura desta unidade oportunizam aos estudantes a observação e a associação das imagens aos hábitos de higiene e aos produtos utilizados para em cada situação.

Subsídios para o professor

Esta atividade tem como objetivo o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a sensibilização para os assuntos que serão abordados na unidade. Após a realização da atividade, sugere-se uma avaliação diagnóstica que será retomada ao término da unidade para que os estudantes avaliem seus avanços e o professor tenha um panorama do andamento da turma em relação aos objetivos gerais da unidade, planejando suas intervenções e recuperações das aprendizagens.

Sensibilização

Projetar a imagem de abertura ou propor que os estudantes a acompanhem pelo livro didático. Solicitar que identifiquem os elementos presentes na imagem: os hábitos de higiene e os produtos em destaque.

Após essa observação, trabalhar as questões da seção Primeiros contatos.

Outras questões que podem ser propostas aos estudantes são: “Qual é a importância de mantermos esses hábitos de higiene?”; “Em quais momento do dia esses hábitos são realizados por vocês?”; “Além desses hábitos, quais outros vocês praticam no dia a dia?”.

Boxe complementar

De olho na PNA

A troca de informações constitui uma oportunidade para que os estudantes dessa faixa etária se expressem, compartilhem seus conhecimentos prévios e ampliem seu vocabulário, como sugerido na Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Fim do complemeto

Gestão da aula – Roteiro da abertura

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Apresentação da imagem de abertura.

Propor a análise da imagem e as questões da seção Primeiros contatos.

Analisar as imagens e compartilhar seus conhecimentos prévios com a turma.

Livro didático ou projetor e caderno.

CONTINUA

MP031

Imagem: Quadro emoldurado em verde com destaque de unha sendo cortada.  Fim da imagem.
Imagem: Quadro emoldurado em vermelho com mãos sendo ensaboadas sob uma torneira. Fim da imagem.

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. O QUE VOCÊ OBSERVA NAS IMAGENS?
  1. VOCÊ REALIZA ESSAS ATIVIDADES E UTILIZA ESSES PRODUTOS NO SEU DIA A DIA?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Levantamento de conhecimentos prévios.

Fazer o levantamento de conhecimentos prévios e avaliar o nível de escrita.

Responder oralmente às questões propostas e realizar um desenho sobre hábitos de higiene.

Caderno e livro didático.

Avaliação formativa

Propor aos estudantes que façam um desenho que represente o hábito de higiene diário que eles julgam mais importante para evitar que fiquem doentes. Assim, eles podem compartilhar seus conhecimentos prévios sobre os assuntos abordados na unidade.

Propor também que escrevam legendas para as ações representadas nas imagens. É fundamental considerar a hipótese de escrita na qual os estudantes se encontram. Essa proposta possibilita verificar e mapear as habilidades de escrita da turma.

Outro elemento importante para a avaliação é acompanhar o processo e, para isso, utilizar a tabela de rubricas que está na Conclusão da unidade. Desde o início, essa tabela pode ser utilizada como acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e retomada em todos os momentos sugeridos como avaliação de processo.

Atividade 1. Espera-se que os estudantes identifiquem os hábitos de higiene, como escovar os dentes, lavar as mãos e cortas as unhas. Além disso, eles também podem comentar sobre o sabonete e a escova de dente.

Atividade 2. Espera-se que os estudantes compartilhem com os colegas informações sobre seus hábitos de higiene e os produtos que utilizam para esse fim. É fundamental que a turma tenha uma atitude de respeito em relação às diferenças que possam ocorrer.

As atividades da seção Primeiros contatos favorecem o desenvolvimento da habilidade EF01CI03.

Boxe compementar

De olho na BNCC

As propostas desta unidade possibilitam uma aproximação com a competência geral 8, que tem foco no autoconhecimento e no autocuidado. Da mesma forma, trabalha a competência específica 7 de Ciências da Natureza.

Fim do Complemento

MP032

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 1 E 2

NESTES CAPÍTULOS, VOCÊ VAI CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE HIGIENE PARA A SAÚDE DO CORPO.

COMO CUIDAR DO CORPO PARA CRESCER COM SAÚDE?

CAPÍTULO 1. HIGIENE

A LIMPEZA DO CORPO É ALGO QUE REALIZAMOS EM NOSSO DIA A DIA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO E RESPONDA.

    LAVAR AS MÃOS

    [...] DEPOIS DE BRINCAR NO CHÃO DE AREIA A TARDE INTEIRA

    ANTES DE COMER, BEBER, LAMBER, PEGAR NA MAMADEIRA

    LAVA UMA (MÃO), LAVA OUTRA (MÃO)

    LAVA UMA, LAVA OUTRA (MÃO) LAVA UMA

    [...] A SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA E SEXTA-FEIRA

    NA BEIRA DA PIA, TANQUE, BICA , BACIA, BANHEIRA

    LAVA UMA MÃO, MÃO, MÃO, MÃO

    ÁGUA UMA MÃO, LAVA OUTRA MÃO

    LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA, LAVA UMA

    ARNALDO ANTUNES. LAVAR AS MÃOS. CASTELO RÁ-TIM-BUM . SÃO PAULO: VELAS, 199 5.

Glossário:

BICA: CALHA, CANO OU TELHA DE ONDE ESCORRE ÁGUA.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Cinco crianças fazendo atividades diversas com água. Menina de cabelo longo castanho cacheado, ela está tomando banho. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta laranja, está lavando as mãos em uma bacia. Menina de cabelo curto castanho cacheado, vestindo camiseta rosa, está lavando as mãos em uma torneira sobre um muro. Menino de cabelo curto ruivo e par de óculos arredondado, vestindo camiseta verde, está lavando as mãos em uma pia. Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça verde. Está sentado com as pernas cruzadas, em frente a uma bacia de água. Fim da imagem.
  1. PROCURE E MARQUE SE ENCONTRAR NO TEXTO PALAVRAS QUE COMECEM COM A MESMA LETRA INICIAL DO SEU NOME.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Introdução da sequência didática

Explicar aos estudantes quais são os objetivos de aprendizagem da sequência didática e realizar a leitura do Desafio à vista!, verificando as hipóteses levantadas pelos estudantes sobre o assunto. Organizar um cartaz dividido em três colunas: “O que eu já sei”, “O que eu quero saber” e “O que eu aprendi”. A primeira e a segunda coluna devem ser preenchidas coletivamente, com o intuito de levantar os conhecimentos prévios dos estudantes e seus interesses sobre o tema. A última coluna deve ser retomada individualmente e preenchida ao término do capítulo 2, após a seção Ligando os pontos, com o objetivo de retomar o que foi trabalhado e os aprendizados da turma sobre o tema.

Capítulo 1

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a importância dos principais hábitos de higiene para a manutenção da saúde.
  • Relacionar os períodos diários em que são realizadas atividades de higiene do corpo.

    Evidências de aprendizagem

  • Reflexão sobre a atividade prática de lavagem das mãos.
  • Registro de atividades de higiene do corpo e o período do dia em que são realizadas.

    Neste capítulo, são apresentados diversos caminhos para a coleta de evidências de aprendizagem e avaliação de processo relacionados à habilidade EF01CI03.

    Ao longo da coleta de evidências de aprendizagem, é possível mapear a turma, verificando os estudantes que estão enfrentando dificuldades, e planejar propostas de intervenção e recuperação dos conteúdos.

    Atividade 1. Ler a música e conversar com os estudantes sobre a importância de lavar as mãos. É fundamental que eles se sintam à vontade para conversar sobre esse hábito de higiene.

    Por meio desta atividade, é possível trabalhar com a habilidade EF01CI03. Além disso, ela se relaciona aos campos de experiências da Educação Infantil, em especial Corpo, gestos e movimentos.

    Gestão da aula – Roteiro do capítulo 1

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da aula.

    Ler a questão da seção Desafio à vista! e estimular a participação dos estudantes. Propor a leitura coletiva da canção de abertura.

    Acompanhar a leitura feita pelo professor. Comentar os hábitos de higiene presentes no texto.

    Livro didático.

    CONTINUA

MP033

ATIVIDADE PRÁTICA

LAVANDO AS MÃOS

SERÁ QUE A FORMA COMO LAVAMOS AS MÃOS ELIMINA GRANDE PARTE DA SUJEIRA? VAMOS REALIZAR UMA ATIVIDADE PARA PENSAR SOBRE ISSO.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COM A TURMA ORGANIZADA EM DUPLAS, DIRIJAM-SE A UM LOCAL DA ESCOLA EM QUE SEJA POSSÍVEL LAVAR AS MÃOS.
  1. UM DOS PARTICIPANTES DA DUPLA DEVE SER VENDADO COM O LENÇO. O OUTRO DEVE PINTAR COM GUACHE AS MÃOS DO COLEGA VENDADO. DEVEM SER PINTADAS AS COSTAS E AS PALMAS DAS MÃOS E A REGIÃO ENTRE OS DEDOS.
  1. O COLEGA VENDADO DEVE LAVAR AS MÃOS COM SABONETE. QUANDO ACHAR QUE ELAS ESTÃO LIMPAS, ELE DEVE PEDIR AO COLEGA QUE TIRE A VENDA DOS SEUS OLHOS. POR FIM, DEVE VERIFICAR SE NÃO HÁ MAIS TINTA NAS MÃOS.
  1. REPITAM A ATIVIDADE COM O OUTRO MEMBRO DA DUPLA.

    Imagem: Fotografia. Destaque de duas mãos pintadas com tinta, sendo uma verde e uma azul. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Atividade prática.

Orientar e mediar a realização da Atividade prática em duplas. Apresentar materiais de pesquisa aos estudantes.

Seguir os passos da Atividade prática de acordo com as orientações. Explicar a importância da atividade realizada.

Materiais diversos.

Higiene.

Propor e acompanhar leituras compartilhadas de textos e imagens. Conversar sobre as atividades realizadas em diferentes períodos do dia.

Análise das imagens e comparação com sua rotina diária, comentando as atividades que realiza durante o dia.

Livro didático e caderno.

Atividade prática

O objetivo da atividade é avaliar se o modo como se costuma lavar as mãos é adequado para eliminar toda a sujeira. A proposta oportuniza o levantamento de hipóteses e a elaboração de conclusões.

Realizar a leitura da primeira pergunta e anotar a hipótese dos estudantes para que, ao término da atividade, seja possível retomá-la, comprovando-a ou negando-a.

Com a venda nos olhos, é esperado que os estudantes realizem a lavagem das mãos da forma como estão habituados.

Ao final, perguntar se eles teriam lavado as mãos de outra forma caso estivessem sem a venda. É provável que muitos estudantes, ao terminar a lavagem, ainda tenham tinta nas mãos, principalmente no dorso e entre os dedos. Salientar que, neste caso, a higiene das mãos não foi feita de modo correto e que, possivelmente, se não estivessem com os olhos vendados, eles demorariam mais na lavagem até conseguir retirar toda a tinta.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

Ao realizar a Atividade prática, que possibilita o levantamento e o teste de hipóteses, a coleta de dados e a análise dos resultados obtidos, a competência geral 2 é desenvolvida, assim como a competência específica 2 de Ciências da Natureza

Fim do complemento.

MP034

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. CONVERSE COM OS COLEGAS:
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    • COMO FICARAM AS MÃOS DE VOCÊS DEPOIS DE LAVÁ-LAS?
    • FOI POSSÍVEL RETIRAR TODA A TINTA? EXPLIQUEM O QUE ACONTECEU.
    • SE, NO LUGAR DA TINTA, SUAS MÃOS ESTIVESSEM SUJAS APÓS UMA BRINCADEIRA, VOCÊS ACHAM QUE A SUJEIRA TERIA SIDO COMPLETAMENTE RETIRADA DEPOIS DE LAVÁ-LAS DA MESMA FORMA QUE FIZERAM PARA REMOVER A TINTA? EXPLIQUEM POR QUÊ.

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    1. PESQUISEM A MELHOR FORMA DE LAVAR AS MÃOS PARA RETIRAR A MAIOR QUANTIDADE POSSÍVEL DE SUJEIRA. DESENHEM ABAIXO O QUE DESCOBRIRAM.

      Imagem: Ilustração. Torneira cinza.  Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Nessa atividade, a tinta guache funciona como um marcador e simula a sujeira. Como é esperado que as mãos dos estudantes tenham ainda algum resquício de tinta após a lavagem, os estudantes podem perceber que a forma como geralmente lavam as mãos não é eficiente para retirar toda a sujeira, o que possibilita discutir a existência de uma maneira adequada e mais eficiente para realizar a lavagem. Pretende-se que, com base nessa conclusão, os estudantes reflitam sobre a necessidade de realizar uma limpeza correta das mãos para retirar toda a sujeira. É possível conversar com a turma sobre o uso racional de água.

Para garantir que os estudantes entrem em contato com a maneira adequada de lavar as mãos, exibir o vídeo Aprenda a lavar as mãos corretamente, disponível em: http://fdnc.io/f6c (acesso em: 6 jul. 2021).

Caso seja possível, consultar o artigo Higienize as mãos: salve vidas, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e levar cópias impressas para que os estudantes entrem em contato com o material (disponível em: http://fdnc.io/f6d, acesso em: 6 jul. 2021).

Atividade 2. Propor que os estudantes registrem o que descobriram sobre a melhor forma de lavar as mãos utilizando o material compartilhado pelo professor. Os registros podem ser na forma de desenho ou escrita, respeitando o nível de escrita de cada estudante e orientando-os ao longo da proposta.

As propostas estimulam o desenvolvimento da habilidade EF01CI03.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

As propostas desta página possibilitam ao estudante desenvolver a competência geral 8 e a competência específica 7 de Ciências da Natureza, uma vez que estimulam reflexões sobre o autocuidado ao pedir que pesquisem e registrem informações sobre a lavagem correta das mãos.

Fim do complemento

Cuidados com a higiene na infância

[...]

5 anos

Nessa idade, a criança já pode começar a tomar banho sozinha. Como para ela ainda é difícil lavar-se bem, é bom que sua aprendizagem, no que se refere à limpeza, se dê aos poucos. Isto é, a ela será dada a oportunidade de tomar banho sozinha duas ou três vezes por semana. E, de preferência, em dias em que não precise obedecer a horários fixos, como os de aula, por exemplo. [...]

MORAES, F. T. Trabalhando com a Educação Infantil . Canoas: Ulbra, 200 2. p. 9 6.

MP035

ALÉM DE LAVAR AS MÃOS, AS PESSOAS REALIZAM VÁRIAS OUTRAS ATIVIDADES DE CUIDADO COM O CORPO AO LONGO DO DIA.

  1. COM A AJUDA DE UM ADULTO, USE UMA TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS PARA RECORTAR AS IMAGENS DA PÁGINA 89 E COLE AS FIGURAS NOS LOCAIS CORRETOS, REPRESENTANDO OS CUIDADOS COM O CORPO DESCRITOS.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que, com o auxílio do professor na leitura das legendas, os estudantes reconheçam os cuidados com o corpo e colem as figuras nos espaços adequados. Fim da observação.
Imagem: Fotografia em tons de rosa. Homem de cabelo curto, vestindo camiseta. Está cortando a unha de uma menina de cabelo curto, vestindo camiseta. Fim da imagem.

LEGENDA: CORTAR AS UNHAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em tons de rosa. Menina de cabelo cacheado, vestindo camiseta de manga longa. Está escovando os dentes. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOVAR OS DENTES .FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em tons de rosa. Menino de cabelo curto ensaboado, está tomando banho. Fim da imagem.

LEGENDA: TOMAR BANHO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em tons de rosa. Menina de cabelo curto, sorrindo. Está penteando o cabelo. Fim da imagem.

LEGENDA: CUIDAR DO CABELO. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Pedir aos estudantes que observem as imagens recortadas e comentem cada uma, indicando por que esses hábitos colaboram para a manutenção da saúde. A atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF01CI03.

Auxiliar os estudantes no manuseio da tesoura e se certificar de que todos estão utilizando tesoura com pontas arredondadas.

Propor a leitura compartilhada das legendas das imagens, pausadamente, estimulando a participação de todos, para que os estudantes sejam capazes de relacionar cada imagem à sua respectiva legenda.

É possível propor perguntas como: “Seus pais precisam insistir para vocês tomarem banho, escovarem os dentes, lavarem as mãos?”; “Como vocês cuidam de seus cabelos? Por quê?”.

Nessa fase, muitas crianças começam a tomar banho sozinhas e devem ser orientadas para realizar uma limpeza adequada do corpo. A higiene bucal também precisa ser enfatizada, principalmente nesse momento em que são estimuladas a escovar os dentes sozinhas e que algumas já realizaram a troca dos dentes de leite por dentes permanentes.

Boxe Complementar

De olho na PNA

A leitura compartilhada das legendas da atividade 3 favorece o desenvolvimento da fluência em leitura oral.

Fim do complemento

Atividades complementares

Atividade complementar 1. Fazer a leitura de uma história em quadrinhos com o personagem Cascão, ou do livro Oi, eu sou o Cascão (de Mauricio de Sousa. São Paulo: Globo, 2000). Após a leitura, pedir aos estudantes que desenhem o que é preciso para que o personagem fique limpo. Esta atividade pode ser sugerida para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a higiene do corpo.

Atividade complementar 2. Utilizar o vídeo Lavar as Mãos, do canal do Castelo Rá-Tim-Bum, no qual é apresentada a música de Arnaldo Antunes, utilizada na atividade de abertura. Apresentar aos estudantes o vídeo e cantar com eles a música proposta (disponível em: http://fdnc.io/f6e, acesso em: 6 jul. 2021).

MP036

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA EM CADA UM DOS PERÍODOS DO DIA? DESENHE-AS NO QUADRO A SEGUIR.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Página em branco com ilustração de nuvens e sol voltado para esquerda - MANHÃ - seguido de ilustração de nuvens e sol voltado para direita - TARDE - e ilustração de uma lua com estrelas - NOITE. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. A atividade possibilita aos estudantes reconhecerem que hábitos são ações que se repetem frequentemente. Observar se, nessas ações, estão incluídos hábitos que garantam a saúde mental e social, como a leitura, o estudo, o lazer, entre outros.

Reforçar com os estudantes os cuidados que devem ser tomados antes e após as refeições, para que percebam que há hábitos que devem ser realizados várias vezes ao dia, como lavar as mãos e escovar os dentes.

Ao longo deste capítulo e de suas atividades, espera-se que os estudantes desenvolvam a habilidade EF01CI03 e iniciem o trabalho com a habilidade EF01CI05, que será retomada na próxima unidade.

O que são os piolhos?

Os piolhos são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue [...] e depositam seus ovos nos fios de cabelo.

[...] A transmissão pode ocorrer de duas maneiras: por meio do contato direto [...] ou pelo compartilhamento de objetos de uso pessoal [...].

[...] A coceira é o primeiro sintoma da manifestação da pediculose [...]. Para conseguir se alimentar do nosso sangue, o piolho utiliza duas substâncias presentes em sua saliva [cuja combinação] promove uma reação [...] de coceira. [...]

INSTITUTO OSWALDO CRUZ. Piolho: entenda os mitos e verdades sobre o inseto. Empresa Brasil de Comunicação , 13 jun. 201 4. Disponível em: http://fdnc.io/f6f. Acesso em: 15 jun. 202 1. (Título adaptado.)

MP037

  1. AGORA, PENSE NOS CUIDADOS QUE VOCÊ TEM COM O SEU CORPO NO DIA A DIA E COMPLETE O QUADRO.
Imagem: Ilustração. Escova de dente. Ilustração. Caixa de pasta de dente. Ilustração. Sabonete. Ilustração. Frasco de shampoo.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

• REALIZO UMA VEZ AO DIA:

_____

PROFESSORResposta possível: tomar banho.

• REALIZO PELO MENOS DUAS VEZES AO DIA:

_____

PROFESSORRespostas possíveis: escovar os dentes e lavar as mãos.

• REALIZO PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA:

_____

PROFESSORResposta possível: cortar as unhas.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar hábitos saudáveis e de relacioná-los aos cuidados com o corpo, reconhecendo a importância e a frequência com que devem ser realizados. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O CORPO ANTES E DEPOIS DAS REFEIÇÕES. FAÇA UM DESENHO QUE MOSTRE CADA UM DELES.
PROFESSOR Resposta: Lavar as mãos.
PROFESSOR Resposta: Escovar os dentes.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividades 5 e 6. Propor as atividades em duplas ou em pequenos grupos. Estimular os estudantes a trocar informações sobre seus hábitos diários de higiene, além de apoiarem-se nas propostas de registros escritos. Estas atividades têm como objetivo auxiliar no desenvolvimento da habilidade EF01CI03. Quando realizam as atividades de forma colaborativa, os estudantes podem ampliar e desenvolver seu vocabulário, além de ter espaço para compartilhar conhecimentos prévios e ouvir os colegas.

Propor aos estudantes que compartilhem suas produções com toda a turma. Nesse momento, registrar na lousa quais foram os principais hábitos citados por eles, sistematizando e contextualizando as produções dos estudantes.

Para finalizar, é possível exibir o vídeo Higiene corporal para crianças (disponível em: http://fdnc.io/f6g, acesso em: 29 maio 2021). Ao final, estimular os estudantes a conversarem sobre os hábitos mostrados no vídeo e compararem com os hábitos realizados por eles. Estimular a escuta ativa durante toda a atividade.

Boxe Complementar

De olho na PNA

As atividades promovem o desenvolvimento do vocabulário dos estudantes, uma vez que eles devem utilizar a linguagem oral e a leitura em voz alta no trabalho colaborativo.

Fim do complemento

Higiene corporal

A higiene corporal é um conjunto de cuidados com o corpo, que garantem a limpeza e asseguram uma vida saudável. A abordagem dos cuidados de higiene com crianças se faz importante para que desde a infância adotem medidas que lhes proporcionem bem-estar físico e mental, melhor autonomia, autoimagem e proteção contra os agentes externos, evitando possíveis infecções. [...]

AMTHAUER, C. et al . Boas práticas de higiene corporal: um relato de experiência. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste , v. 4, p. e20757, 201 9. Disponível em: http://fdnc.io/f6h. Acesso em: 6 jul. 202 1. (Título adaptado.)

MP038

Boxe Complementar

QUERO SABER!

PRESTE ATENÇÃO À LEITURA FEITA PELO PROFESSOR.

O QUE SÃO MICRORGANISMOS?

OS MICRORGANISMOS SÃO SERES VIVOS TÃO PEQUENOS QUE NÃO CONSEGUIMOS ENXERGÁ-LOS SEM O USO DE UM APARELHO CHAMADO MICROSCÓPIO . ESSES SERES VIVOS PODEM SER ENCONTRADOS POR TODA PARTE.

EMBORA MUITOS MICRORGANISMOS NÃO CAUSEM PROBLEMAS E ATÉ SEJAM BENÉFICOS PARA O CORPO HUMANO, EXISTEM ALGUNS QUE PODEM PROVOCAR DOENÇAS.

LAVAR AS MÃOS E OUTRAS PARTES DO CORPO COM SABÃO OU SABONETE AJUDA A ELIMINAR A SUJEIRA E OS MICRORGANISMOS QUE ESTÃO SOBRE A PELE, PREVENINDO O APARECIMENTO DE DOENÇAS. POR ISSO, OS HÁBITOS DE HIGIENE SÃO TÃO IMPORTANTES PARA MANTER A NOSSA SAÚDE.

Imagem: Fotografia. Microscópio pequeno com dois suportes oculares para lâmina. Ao lado, niveladores, botões e suporte. Fim da imagem.

LEGENDA: MODELO DE MICROSCÓPIO.FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento

Glossário:

MICROSCÓPIO: EQUIPAMENTO QUE PERMITE OBSERVAR OBJETOS E SERES VIVOS EXTREMAMENTE PEQUENOS.

Fim do glossário.

MANUAL DO PROFESSOR

Quero saber!

O texto tem como objetivo apresentar informações que contribuem para a percepção da importância da higiene do corpo na prevenção de doenças.

Explicar aos estudantes que microrganismos são seres vivos microscópicos e que nem todos fazem mal à saúde. A ideia de que há microrganismos benéficos não é muito explorada no cotidiano. Portanto, é válido comentar que alimentos como iogurtes e leites fermentados são produzidos graças à ação de certos microrganismos (os chamados lactobacilos). Além disso, há microrganismos que vivem no corpo humano, auxiliando, por exemplo, na atividade intestinal.

Mostrar aos estudantes imagens de microrganismos obtidas por meio de microscópios. Um bom exemplo é mostrar uma imagem de água vista em microscópio óptico. Pedir aos estudantes que comparem a imagem do microscópio com uma imagem macroscópica de água; isso os ajudará a perceber a existência de um “mundo microscópico” próximo a eles. Micrografias da superfície da pele e de objetos também são boas opções e ajudam a ressaltar a importância de lavar as mãos.

Conversar com os estudantes sobre a importância da higiene na prevenção de doenças. Explicar que muitos microrganismos podem ser encontrados na poeira, nos objetos com os quais entramos em contato, no chão, e que as mãos sujas são uma forma de transmissão desses microrganismos. Explicar que muitos deles podem causar doenças, por isso é importante lavar as mãos. Esse diálogo favorece o desenvolvimento da habilidade EF01CI03.

Concepções prévias dos estudantes

[...]

As concepções prévias dos alunos podem não ser, e na maioria das vezes não são, verdadeiras ou científicas, mas são de fundamental importância, podendo evoluírem para tais. Contudo, pode ocorrer que para os alunos construírem novos conceitos científicos, certas concepções prévias precisem ser abandonadas – para que isso ocorra, a ação mediadora do professor é crucial. [...]

[...]

[...] cabe ao professor identificar essas concepções alternativas dos alunos, usando-as no planejamento de suas aulas e, assim, facilitando a mediação do conhecimento científico e do conteúdo para sua melhor compreensão, tornando a aula mais atrativa [...].

MP039

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, FORMEM GRUPOS PARA ENCENAR AÇÕES QUE REPRESENTEM A HIGIENE DO CORPO. PARA ISSO, SIGAM ESTAS ETAPAS:
    • OBSERVEM OS OBJETOS E ESCREVAM O NOME DE CADA UM DELES.
Imagem: Fotografia. Toalha vermelha. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Toalha de banho.
Imagem: Fotografia. Sabonete azul Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Sabonete.
Imagem: Fotografia. Escova de dente. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Escova de dentes.
Imagem: Fotografia. Pente roxo. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Pente.
MANUAL DO PROFESSOR

[...]

Ao abordar temas da microbiologia, onde os microrganismos são personagens fundamentais, aulas estritamente teóricas e conceituais dificilmente conseguem desenvolver processos cognitivos que levem os alunos a uma clareza do assunto, pois existe uma abstração muito forte. Assim, este tipo de conteúdo raramente ganha significado para o aluno, que passará apenas a memorizá-lo sem que o tenha aprendido de fato. [...]

BERNARDI, G. et al. Concepções prévias dos alunos dos anos iniciais sobre microrganismos. Ciências & Ideias , Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 55-69, 201 9. (Título adaptado.)

Atividade 7. Os estudantes devem observar os produtos de higiene e identificar seu uso. Sugerir a eles que escrevam qual é a utilidade de cada objeto. Nesse momento, estimular a escrita espontânea, pois, como estão no início do processo de alfabetização, nem todos escreverão corretamente as informações pedidas.

Conversar com os estudantes, identificando qual deve ser o uso de cada objeto e, em seguida, estimulá-los a escrever sobre as conclusões a que chegaram. Se julgar conveniente, registrar na lousa as respostas no momento da correção para que aqueles que já conseguem escrever algumas palavras possam identificá-las. Assim, deve-se atuar como “escriba”, fazendo as anotações do que é dito pelos estudantes e servindo como modelo.

Para a realização da atividade proposta nesta página, é interessante trazer algumas embalagens de produtos utilizados na higiene corporal e conversar com os estudantes sobre o assunto.

Organizar a turma em grupos e selecionar alguns hábitos de higiene para serem dramatizados. Os estudantes podem utilizar as embalagens dos produtos ou outros objetos que representem os hábitos a eles relacionados.

Estimular a turma a representar os hábitos de higiene em situações do dia a dia. Na dramatização, os hábitos da família podem ser enfatizados.

Boxe Complementar

De olho na PNA

A atividade favorece o desenvolvimento da habilidade de produção de escrita.

Fim do complemento

MP040

CAPÍTULO 2. COMER BEM

EM NOSSO DIA A DIA, ALÉM DA HIGIENE DO CORPO, É IMPORTANTE ESCOLHERMOS ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA COMPOR AS REFEIÇÕES.

OBSERVE A IMAGEM COM EXEMPLOS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.

Imagem: Fotografia. Cinco pratos com comidas diversas, o primeiro com tipos de carne, o segundo com frutas, o terceiro com arroz, feijão e macarrão, o quarto com legumes e verduras; e o quinto com ovo cozido. Ao lado há uma garrafa de azeite e um copo d'água. Fim da imagem.

LEGENDA: EXEMPLOS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS. FIM DA LEGENDA.

  1. VEJA ALGUNS ALIMENTOS QUE PODEM FAZER PARTE DE UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL. DEPOIS, ESCREVA O NOME DE CADA UM DELES.
Imagem: Fotografia. Jarra e copo de leite. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Leite.
Imagem: Fotografia. Pote com arroz. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Arroz.
Imagem: Fotografia. Duas mangas. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Manga.
Imagem: Fotografia. Prato com um filé de frango. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Frango.
Imagem: Fotografia. Pepino cortado. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Pepino.
MANUAL DO PROFESSOR

Capítulo 2

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a importância de uma alimentação saudável.
  • Identificar alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável.

    Evidências de aprendizagem

  • Organização de refeição no prato saudável.
  • Elaboração de cartazes sobre alimentação saudável.

    É possível elaborar e utilizar rubricas de avaliação para esses momentos.

    Propor momentos individuais de autoavaliação, convocando os estudantes, um a um, enquanto realizam as propostas de trabalho em grupo, envolvendo-os ainda mais no processo de aprendizagem.

    Observar e interpretar com os estudantes as imagens dos alimentos que fazem parte de uma refeição saudável e pedir que identifiquem quais alimentos eles já experimentaram e quais estão incluídos em seus hábitos alimentares, acolhendo e valorizando os hábitos alimentares da família.

    Conversar com os estudantes sobre a possibilidade de as frutas fazerem parte da sobremesa e dos lanches da manhã e da tarde. É possível que os estudantes dessa faixa etária escolham frutas, e essa atitude deve ser valorizada.

    O trabalho a respeito dos alimentos saudáveis e das refeições equilibradas trata-se de um fato atual de relevância relacionado aos Temas Contemporâneos Transversais.

    Atividade 1. Escrever na lousa o nome dos alimentos identificados pelos estudantes para que eles escrevam no espaço do livro didático. Os estudantes que estão mais avançados no nível de escrita podem ser encorajados a escrever com mais autonomia.

    Gestão da aula – Roteiro do capítulo 2

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Comer bem.

    Propor análises de imagens. Estimular o compartilhamento das respostas. Registrar os elementos que fazem parte do prato saudável. Acompanhar a pesquisa, o recorte e a colagem de imagens.

    Analisar as imagens e escrever o nome dos alimentos. Selecionar alimentos saudáveis em revistas, recortar e colar no livro.

    Caderno e livro didático. Revistas e folhetos com imagens de alimentos.

    CONTINUA

MP041

  1. OBSERVE A LISTA DE ALIMENTOS QUE MARIA COSTUMA COMER NO ALMOÇO.
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo longo cacheado, vestindo camiseta azul. Está com um balão dizendo “arroz, peixe, alface, tomate, feijão”. Fim da imagem.
  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, COMPARE SUA LISTA COM A LISTA DE UM COLEGA. ANOTE OS ALIMENTOS QUE APARECERAM EM COMUM NAS DUAS, SE APARECEREM.

    _____

    PROFESSOR Resposta variável.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VERIFIQUEM SE OS ALIMENTOS QUE APARECERAM NAS LISTAS SÃO IGUAIS OU DIFERENTES DOS ALIMENTOS QUE APARECERAM NA PÁGINA ANTERIOR.
    PROFESSOR Resposta variável.
Imagem: Fotografia. Cesto de vime marrom com frutas e legumes. Está sobre uma toalha vermelha. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Ligando os pontos.

Propor a construção de um cartaz informativo em grupos. Orientar os grupos na confecção dos cartazes. Propor a apresentação dos cartazes e as atividades do livro.

Realizar a construção de um cartaz informativo em grupos. Apresentar o cartaz para a turma e fazer as atividades propostas no livro.

Revistas e folhetos com imagens de alimentos.

Atividades 2 a 4. Inicialmente, solicitar que os estudantes façam a lista dos alimentos consumidos por eles no almoço. É possível adaptar a atividade e propor que eles desenhem esses alimentos. Em seguida, fazer uma lista coletiva com as sugestões dos estudantes, que devem ditar para que o professor anote na lousa. Aproveitar a atividade para pedir que identifiquem as letras iniciais e finais das palavras escritas e busquem semelhanças entre a escrita das palavras, como número de letras. Solicitar aos estudantes que compartilhem com os colegas a sua lista. Durante a atividade, estimular um ambiente respeitoso entre todos.

Conversar com os estudantes sobre as escolhas que fazem ao se alimentar, que tipos de alimentos consomem no dia a dia, nas refeições que fazem em casa, principalmente no almoço e no jantar.

Atividade complementar

Para realizar a atividade, solicitar que a cantina da escola disponibilize, na data combinada, alguns ingredientes para a produção de uma salada. Além de folhas diversas e de pepino cortado em palito, podem ser pedidos também tomate, cenoura e outros ingredientes comumente utilizados na região. Higienizar cada um dos ingredientes e colocá-los em um recipiente para que os estudantes escolham e montem a salada em seu prato. Estimulá-los a provar todos os ingredientes, ou pelo menos a maioria deles – estando com o grupo, acredita-se que terão mais chances de fazê-lo.

Avaliar se algum estudante tem alergia a algum grupo alimentar antes de iniciar a atividade.

Preparação para a próxima atividade

Organizar os materiais que serão utilizados para a construção dos cartazes. Orientar os estudantes que o recorte das imagens será realizado com o auxílio do professor.

MP042

  1. RECORTE DE REVISTAS E JORNAIS IMAGENS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE PODEM SER CONSUMIDOS EM UMA REFEIÇÃO. DEPOIS, COLE ESSAS IMAGENS NOS LOCAIS INDICADOS NO PRATO.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes reconheçam os alimentos de cada um dos grupos e os colem nos locais adequados, respeitando a proporção de cada um indicada pelas cores no prato. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Prato com divisórias indicando, da esquerda para a direita, de cima para baixo, os seguintes itens: hortaliças em tamanho maior; frutas em tamanho menor, grãos e carboidratos no mesmo tamanho. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. APRESENTE SEU PRATO AOS COLEGAS E AO PROFESSOR E COMENTE COM ELES QUAIS SÃO OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE VOCÊ COSTUMA CONSUMIR.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que os alimentos mais saudáveis são os naturais, ao contrário dos alimentos industrializados e processados. Fim da observação.

Boxe Complementar

FIQUE POR DENTRO

A TURMA DA MÔNICA: ALIMENTOS SAUDÁVEIS

REVISTAS ESPECIAIS. MAURICIO DE SOUSA.

DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6i. ACESSO EM: 8 JUN. 202 1.

A REVISTA TRATA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DO CUIDADO COM OS ALIMENTOS.

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. Orientar os estudantes a aguardar o auxílio do professor para manusear a tesoura e recortar as imagens. Também é possível solicitar que a atividade seja realizada como tarefa de casa e com o apoio da família para ser retomada com a turma na aula seguinte.

Atividades 5 e 6. Ao observar a imagem do prato com os espaços destinados aos grupos de alimentos, comentar sobre a quantidade de hortaliças (um pouco mais que um quarto), de frutas (um pouco menos de um quarto), de grãos (um quarto) e de carnes ou outros tipos de proteínas, como ovos, derivados do leite e grãos como feijão, grão-de-bico e soja (um quarto). Solicitar aos estudantes que pesquisem, recortem e colem figuras de alimentos que podem compor uma refeição saudável. Eles podem fazer desenhos, caso não encontrem todos os tipos de alimentos. Reforçar o cuidado com o uso da tesoura.

Depois, conversar sobre as escolhas feitas pelos estudantes. Verificar se a dieta é variada porque se recusam a experimentar outros alimentos.

Se for esse o caso, explicar a importância de adotar uma refeição variada e conversar sobre a possibilidade de experimentar alimentos de que dizem não gostar, embora nunca tenham provado.

Se possível, convidar um nutricionista para conceder uma entrevista em sala de aula ou propor uma pesquisa na biblioteca da escola sobre alimentos essenciais para uma alimentação saudável.

O trabalho a respeito dos alimentos saudáveis e das refeições equilibradas trata-se de um fato atual de relevância relacionado aos Temas Contemporâneos Transversais.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

As atividades possibilitam uma aproximação com a competência geral 8 e com a competência específica 7 de Ciências da Natureza, que têm foco no autoconhecimento e no autocuidado.

Fim do complemento

Boxe Complementar

Recurso complementar

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde 201 4. Disponível em: http://fdnc.io/ekV. Acesso em: 6 jul. 202 1.

O Guia alimentar para a população brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade de São Paulo (USP), oferece recomendações de alimentação saudável respeitando as diferenças regionais e sugerindo alimentos e bebidas de fácil acesso para os brasileiros.

Fim do complemento

MP043

LIGANDO OS PONTOS.

CAPÍTULOS 1 E 2

CARTAZES SOBRE ALIMENTAÇÃO E CUIDADOS COM O CORPO

SERÁ QUE TODAS AS PESSOAS DA ESCOLA CONHECEM A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE E DA ALIMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO? NESTA ATIVIDADE, VOCÊS VÃO PRODUZIR CARTAZES PARA COMPARTILHAR ESSAS INFORMAÇÕES COM AS PESSOAS.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo loiro preso, sorrindo, vestindo camiseta rosa e bermuda verde. Está segurando um papel com a imagem de um brócolis. Ao lado, menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde e calça amarela. Está segurando uma tesoura. E ao lado, uma menina de cabelo curto cacheado castanho, com faixa amarela e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta azul e bermuda rosa. Está segurando um papel amarelo. À frente deles, reistas com desenhos de objetos e frutas e uma tesoura. Fim da imagem.

LEGENDA: (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

COMO FAZER

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM-SE EM GRUPOS PARA FAZER OS CARTAZES.
  1. NA PARTE SUPERIOR DA CARTOLINA, ESCREVAM O TÍTULO DO CARTAZ DE SEU GRUPO.
  1. OS GRUPOS QUE VÃO FAZER CARTAZES SOBRE ALIMENTAÇÃO DEVEM PESQUISAR IMAGENS DE ALIMENTOS QUE PODEM FAZER PARTE DE UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL.
  1. OS GRUPOS QUE VÃO FAZER CARTAZES SOBRE CUIDADOS COM O CORPO DEVEM PESQUISAR IMAGENS DE SITUAÇÕES, OBJETOS E PRODUTOS RELACIONADOS À HIGIENE PESSOAL.
  1. VOCÊS PODEM DESENHAR OU UTILIZAR RECORTES COM AS IMAGENS PESQUISADAS. ESCREVAM O NOME DOS ALIMENTOS, DOS OBJETOS E DOS PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL JUNTO A CADA FIGURA.
MANUAL DO PROFESSOR

Sistematizando conhecimentos

Na atividade da seção Ligando os pontos, é possível retomar o desafio proposto na abertura da sequência didática e organizar os conhecimentos construídos até o momento, sistematizando, dessa forma, o assunto abordado nos dois capítulos da unidade.

Avaliação de processo

A seção Ligando os pontos pode ser utilizada como avaliação de processo, pois integra o que foi trabalhado na unidade: a importância dos hábitos de higiene e dos hábitos alimentares saudáveis.

Orientar os estudantes na observação dos elementos essenciais de um cartaz (texto curto, letras grandes e imagem) e ajudá-los no planejamento dos cartazes que serão elaborados.

Explicar que planejar não é o mesmo que produzir e que, para isso, devem combinar, antes, como será o cartaz, o que gostariam de escrever e como o ilustrariam para transmitir seu recado às pessoas.

Organizar os grupos por temas que serão abordados nos cartazes, orientar cada grupo e acompanhar de perto a produção dos cartazes. Atenção aos possíveis conflitos que possam surgir nos grupos, mediando esses momentos e aproveitando-os, se ocorrerem, para desenvolver conteúdos atitudinais.

Dicas para a elaboração de cartazes

  • Utilizar uma folha de cartolina de tonalidade clara (branca, amarela, azul, rosa, verde).
  • Colocar o título do cartaz centralizado na parte superior.
  • Usar figuras grandes para que qualquer leitor consiga enxergar, mesmo que a certa distância. Podem ser feitos desenhos e/ou colagens de imagens de revistas ou de figuras impressas. No caso de desenhos, utilizar caneta hidrográfica para o contorno.
  • Colocar o nome dos participantes na parte inferior direita do cartaz.

MP044

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. VOCÊS COSTUMAM COMER OS ALIMENTOS QUE ESTÃO REPRESENTADOS NOS CARTAZES?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊS CUIDAM DO CORPO DO MESMO MODO QUE ESTÁ REPRESENTADO NOS CARTAZES?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. CONVERSEM SOBRE OS CARTAZES PRODUZIDOS E, COM A AJUDA DO PROFESSOR, RESPONDAM.
    • QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO?

      _____

      PROFESSOR Resposta pessoal.
      PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes escrevam que os alimentos são importantes no fornecimento de energia para as atividades diárias e no desenvolvimento do corpo. Fim da observação.
    • QUAL É A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PARA A SAÚDE DO CORPO?

      _____

      PROFESSOR Resposta pessoal.
      PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes escrevam que o cuidado e a higiene do corpo são importantes para, entre outros aspectos, evitar doenças que podem ser transmitidas por microrganismos existentes na sujeira. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Após a confecção dos cartazes, propor que os grupos os apresentem para toda a turma.

Propor a realização das atividades do livro para que os estudantes reflitam sobre os hábitos saudáveis representados nos cartazes e analisem se esses hábitos realmente estão presentes em seu cotidiano.

Essa proposta possibilita verificar se os objetivos de aprendizagem da unidade foram alcançados, além de avaliar o desenvolvimento da habilidade EF01CI03 e da competência geral 2.

Retomar a rubrica de avaliação sugerida na Conclusão desta unidade, mapeando as aprendizagens da turma para planejar as intervenções e as recuperações necessárias.

Os temas higiene, saúde e alimentação saudável serão retomados em outros volumes da coleção e, assim como os demais tópicos estudados, apresentam uma abordagem em espiral, uma vez que os estudantes retornarão a esses conteúdos, porém em nível de complexidade gradativamente maior.

O trabalho a respeito dos alimentos saudáveis e das refeições equilibradas trata-se de um fato atual de relevância relacionado aos Temas Contemporâneos Transversais.

Boxe Complementar

De olho na PNA

A confecção dos cartazes e a realização das atividades do livro possibilitam o desenvolvimento de produção escrita e de compreensão de textos, destaques na Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Fim do complemento

A importância de adquirir hábitos saudáveis na infância

Ainda na infância são adquiridos os primeiros hábitos, muitas vezes por influência de pessoas que convivem com a criança. Por isso, é fundamental que os hábitos saudáveis sejam estimulados desde pequenos, não só pela família, como também pela escola. [...]

Alimentação

[...] É possível atrair as crianças para a temática envolvendo-as no preparo dos alimentos, desde o cultivo, a colheita, até a refeição pronta, trabalhando as cores relacionando-as com frutas e vegetais, os cheiros e texturas e apresentar o alimento por meio de degustações, desenhos ou apresentações.

[...]

MP045

CIÊNCIAS EM CONTEXTO

O CUIDADO COM OS ALIMENTOS E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS

ANTES DE TOCAR NOS ALIMENTOS QUE VAMOS COMER, É MUITO IMPORTANTE LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE COM ÁGUA E SABÃO. OBSERVE AS IMAGENS.

Imagem: Ilustração. Destaque de duas mãos sob uma torneira aberta. Legenda: MOLHE AS MÃOS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos apertando um recipiente com sabão. Legenda: USE SABÃO. 
Ilustração. Destaque de duas mãos ensaboando as palmas das mãos. Legenda: ESPALHE O SABÃO PELAS PALMAS DAS MÃOS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos ensaboando uma sobre a outra. Legenda: DEPOIS NAS COSTAS DAS MÃOS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos ensaboando entre os dedos. Legenda: LAVE ENTRE OS DEDOS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos, uma ensaboando o polegar da outra. Legenda: NÃO SE ESQUEÇA DOS POLEGARES. 
Ilustração. Destaque de duas mãos ensaboando a ponta dos dedos. Legenda: ESFREGUE AS PONTAS DOS DEDOS PARA LIMPAR AS UNHAS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos ensaboando os pulsos. Legenda: LAVE OS PUNHOS E OS ANTEBRAÇOS. 
Ilustração. Destaque de duas mãos sob uma torneira aberta. Legenda: ENXÁGUE BEM. 
Ilustração. Destaque de duas mãos sob uma toalha. Legenda: SEQUE AS MÃOS. 
 Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DO PASSO A PASSO PARA LAVAR AS MÃOS. (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.

OBSERVAÇÃO

ATENÇÃO: APENAS ADULTOS DEVEM MANUSEAR PRODUTOS DE LIMPEZA.

FIM DA OBSERVAÇÃO.

O ÁLCOOL EM GEL AJUDA A ELIMINAR MICRORGANISMOS, MAS NÃO SUBSTITUI A LAVAGEM CORRETA DAS MÃOS. NÃO SE ESQUEÇA DE QUE ESSE PRODUTO DEVE SER UTILIZADO SEMPRE COM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO.

O LOCAL ONDE SÃO PREPARADAS AS REFEIÇÕES TAMBÉM DEVE ESTAR SEMPRE LIMPO E SECO, E DEVE SER HIGIENIZADO POR UM ADULTO COM ÁGUA E SABÃO OU COM ÁGUA SANITÁRIA.

Glossário:

ÁGUA SANITÁRIA: PRODUTO USADO PARA LIMPEZA E ELIMINAÇÃO DE MICRORGANISMOS.

Fim do glossário

MANUAL DO PROFESSOR

Higiene

Hábito essencial para a saúde e pleno desenvolvimento dos pequenos. [...]

Há diversos outros hábitos saudáveis que podem ser trabalhados em casa e na escola de maneira transversal como a autonomia, a importância de dormir bem, incentivar o contato com a natureza e se hidratar. [...]

ENTENDA a importância de adquirir hábitos saudáveis na infância. Fundação Abrinq , 23 mar. 201 9. Disponível em: http://fdnc.io/f6j. Acesso em: 6 jul. 202 1. (Título adaptado.)

Ciências em contexto

A proposta da seção Ciências em contexto possibilita que os estudantes se aproximem de informações relevantes e/ou atuais e realizem atividades que retomam os conteúdos trabalhados na unidade.

Realizar a leitura compartilhada do texto com a turma. Encorajar os estudantes que já estão lendo a contribuir nesse momento.

Resgatar com os estudantes o passo a passo para a lavagem correta das mãos, como já foi debatido no início da unidade:

  • abrir a torneira, molhar as mãos e usar sabão;
  • espalhar o sabão pelas palmas das mãos e depois nas costas das mãos;
  • lavar entre os dedos e não se esquecer do polegar;
  • esfregar as pontas dos dedos para lavar as unhas;
  • lavar os punhos e os antebraços;
  • enxaguar bem as mãos e secá-las.

    Preparação para a próxima atividade

    Organizar os materiais necessários para a atividade Mão na Massa. Pedir aos estudantes que, se possível, tragam as caixas de sapato de casa. Providenciar algumas caixas para fornecer aos estudantes que não tenham trazido o material.

    Orientar os estudantes para o uso seguro da tesoura e no apoio que será oferecido pelo professor para recortar a caixa.

MP046

ESSES CUIDADOS SÃO IMPORTANTES PARA O PREPARO DAS REFEIÇÕES E CONTRIBUEM PARA MANTER A SAÚDE DO NOSSO CORPO.

O HÁBITO DE HIGIENIZAR OS ALIMENTOS ANTES DE GUARDÁ-LOS PODE AJUDAR A EVITAR A CONTAMINAÇÃO POR MICRORGANISMOS QUE TRANSMITEM DOENÇAS.

  1. OBSERVE A IMAGEM E AJUDE AS PERSONAGENS A CONTAR QUAIS SÃO AS AÇÕES DE HIGIENE QUE ELAS ESTÃO FAZENDO. PARA ISSO, COMPLETE AS FRASES.
Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha. Está segurando um pano sobre uma bancada. Ao lado, menina de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta verde. Está segurando uma maçã embaixo de uma torneira aberta. Em seguida, menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela. Está com as mãos ensaboadas, ao lado há um sabonete. Homem diz “Eu uso água sanitária para”. Menina diz “Eu uso água e sabão para”. Menino diz “Eu uso água e sabonete para”. Fim da imagem.

EU USO ÁGUA SANITÁRIA PARA

_____

PROFESSOR Resposta: higienizar a pia e a bancada.

EU USO ÁGUA E SABÃO PARA

_____

PROFESSOR Resposta: lavar as frutas.

EU USO ÁGUA E SABONETE PARA

_____

PROFESSOR Resposta: lavar as mãos.

VAMOS RETOMAR

  1. DISCUTAM COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE AS AÇÕES DE HIGIENE QUE VOCÊS ESTUDARAM E EXPLIQUEM POR QUE ELAS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE DO CORPO.
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes retomem os conteúdos estudados na unidade para explicar que, para mantermos a saúde, devemos manter o corpo limpo. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Continuar a leitura compartilhada do texto e debater cada ponto com a turma. Solicitar exemplos de hábitos de higiene que os estudantes observam em suas casas.

Se achar conveniente, conversar com os estudantes sobre como limpar os alimentos antes de guardá-los e armazená-los na geladeira ou na fruteira.

Retomar com os estudantes o que eles entenderam em relação aos microrganismos no capítulo 1 e ressaltar que muitos deles também são importantes para os seres humanos.

Se achar conveniente, compartilhar o material Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus, disponível em: http://fdnc.io/f6k (acesso em: 30 maio 2021).

Atividade 1. Solicitar aos estudantes que façam a atividade e auxiliá-los nos registros escritos.

Vamos retomar

Atividade 2. Construir, na lousa, uma conclusão coletiva com a turma e solicitar aos estudantes que a registrem no caderno ou em uma folha avulsa para entregar ao professor.

Essa proposta é um importante instrumento de avaliação formativa em relação à habilidade EF01CI03, além de verificar os avanços no nível de escrita da turma, principalmente se for sugerido que cada estudante, individualmente, escreva uma frase que demonstre as aprendizagens individuais sobre o tema.

Gestão da aula – Roteiro da seção Ciências em contexto

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Ciências em contexto .

Propor a leitura compartilhada do texto. Solicitar a realização da atividade 1.

Acompanhar e realizar a leitura compartilhada. Realizar a atividade 1.

Livro didático.

Vamos retomar.

Propor a realização da atividade 2. Mediar a construção da conclusão coletiva e registrá-la na lousa.

Participar da construção da conclusão da turma. Registrar a conclusão.

Livro didático e caderno ou folha avulsa.

MP047

MÃO NA MASSA

CUIDANDO DO AMBIENTE DA MORADIA

ALÉM DOS CUIDADOS COM O CORPO, NOVOS HÁBITOS DE HIGIENE PODEM SER ADQUIRIDOS, COMO DESCALÇAR OS SAPATOS ANTES DE ENTRAR NA MORADIA. PARA GUARDAR OS CALÇADOS, ALGUMAS PESSOAS USAM SAPATEIRAS, COMO AS QUE APARECEM NAS IMAGENS ABAIXO.

Imagem: Fotografia. Estante aberta com quatro vigas apoiando duas prateleiras com seis pares de sapatos alinhados.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Estante fechada com duas prateleiras e três pares de sapatos sobre elas. Fim da imagem.

LEGENDA: SAPATEIRAS UTILIZADAS EM ALGUMAS MORADIAS. FIM DA LEGENDA.

VAMOS CONSTRUIR UMA SAPATEIRA UTILIZANDO CAIXAS DE SAPATO?

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COMECE PELAS CAIXAS DE SAPATO: RETIRE A TAMPA. PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO PARA FAZER UM CORTE NA LATERAL DA CAIXA, COMO NA IMAGEM 1.
  1. DOBRE ESSA PARTE PARA DENTRO PARA PODER ENCAIXAR OS SAPATOS.
  1. PARA FORMAR AS PRATELEIRAS, UTILIZE AS TAMPAS DAS CAIXAS E COLE UMA CAIXA NA OUTRA.
  1. PARA FINALIZAR, SEJA CRIATIVO PARA DECORAR A SAPATEIRA.
Imagem: Ilustração. Esquema ensinando em quatro passos a montar uma sapateira com caixas de sapatos. Na imagem 1, uma tesoura recortando as laterais da caixa, a tampa para fora. Na imagem 2, a parte da frente sendo dobrada para dentro. Na imagem 3, uma segunda caixa já cortada e dobrada sob a outra, a tampa em cima de cada. Na imagem 4, desenhos ao redor das caixas com os tênis dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: (IMAGEM SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Mão na massa

A atividade proposta envolve os estudantes em um trabalho coletivo de forma a estimular a criatividade e o trabalho em grupo. É importante privilegiar a autonomia dos estudantes na criação, colocando-os como protagonistas do processo de aprendizagem.

Objetivos de aprendizagem

  • Colaborar na construção de um projeto coletivo.
  • Desenvolver a criatividade.
  • Criar uma sapateira sustentável.

    Evidências de aprendizagem

  • Participação e colaboração ao longo do projeto.
  • Elaboração da sapateira em grupos.
  • Apresentação para a turma.
  • Apresentação e registro de como foi realizada a atividade.

    Realizar a leitura do texto inicial com os estudantes.

    Organizar os estudantes em grupos para a montagem da sapateira e auxiliá-los na execução da atividade.

    Ao final, propor que cada estudante registre como foi realizada a construção da sapateira em um desenho no caderno e escreva sobre a importância dos hábitos coletivos de higiene, retomando a atividade e revisando os estudos da unidade.

    Resgatar os procedimentos realizados em atividades práticas e realizar o registro por meio de desenhos representa um importante passo de metacognição e pode se tornar um hábito nas aulas de Ciências.

    É muito importante valorizar mais o processo criativo e colaborativo vivenciado por eles do que o produto final.

    Gestão da aula – Roteiro da seção Mão na massa

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da atividade.

    Ler as orientações da atividade e verificar as dúvidas dos estudantes.

    Acompanhar a leitura das orientações e expor suas dúvidas.

    Livro didático.

    Execução e apresentação em grupos.

    Orientar, acompanhar as produções e propor a apresentação dos grupos.

    Executar a atividade e apresentar para a turma.

    Livro didático e materiais diversos.

MP048

Comentários para o professor:

Conclusão

Ao longo dos capítulos, é possível encontrar sugestões de avaliação formativa que oportunizam o acompanhamento das aprendizagens, servindo de subsídios para as intervenções necessárias.

A seção Ligando os pontos possibilita verificar se os estudantes atingiram os objetivos de aprendizagem dos capítulos, retomando conteúdos conceituais e atitudinais. As atividades práticas e as atividades em grupos podem ser utilizadas para verificar os conteúdos procedimentais, as práticas específicas de Ciências da Natureza e os conteúdos atitudinais. Por fim, a seção Ciências em contexto tem a função de ampliar o olhar para as aprendizagens, verificando se os estudantes aplicam os conteúdos das unidades em diferentes contextos, além de revisar os conceitos trabalhados no tópico Vamos retomar.

Outra sugestão que poderá tornar o aprendizado visível aos estudantes é a constante retomada das hipóteses iniciais para os problemas propostos na seção Desafio à vista!, resgatando os conhecimentos prévios e comparando-os aos estudos realizados.

A rubrica sugerida poderá ser utilizada para o acompanhamento das aprendizagens construídas ao longo da unidade, além de sua retomada ao final do processo. Possibilita o acompanhamento individual e coletivo, levantando as evidências de aprendizagens e viabilizando um mapeando da turma. Esses subsídios são importantes para a elaboração das intervenções necessárias, das possibilidades de recuperação das aprendizagens e as possíveis mudanças no planejamento das sequências didáticas.

Espera-se que os estudantes sejam organizados em grupos de acordo com níveis de desempenho semelhantes em relação às aprendizagens esperadas e essas orientações gerais, com estratégias possíveis, estão apresentadas na Seção introdutória deste manual. Além disso, ao elaborar um quadro de acompanhamento individual, o professor terá condições de monitorar individualmente os estudantes, ficando atento às necessidades individuais que precisarão ser contempladas, caminho importante para o processo de personalização da aprendizagem.

Ressaltamos que a diversidade de instrumentos de avaliação é muito importante, principalmente para valorizar as diferentes habilidades dos estudantes que se encontram no nível iniciante para a produção escrita, por exemplo.

Rubrica para o monitoramento da aprendizagem

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nível de desempenho

Critérios

Avançado

Adequado

Básico

Iniciante

Desenvolvimento de habilidade EF01CI03

Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto e produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos, ampliando as respostas com conteúdos vistos em anos anteriores.

Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto e produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

Os estudantes responderam corretamente à maioria das atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto e produziram a maioria das evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

Os estudantes responderam corretamente a poucas atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto e produziram poucas evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

CONTINUA

MP049

CONTINUAÇÃO

Desenvolvimento das competências gerais 2 e 8

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes e ampliados com outras competências gerais, já trabalhadas em anos anteriores, aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

8) autoconhecimento e autocuidado.

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

8) autoconhecimento e autocuidado.

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes alguns aspectos relacionados a: 2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

8) autoconhecimento e autocuidado.

Apesar de não serem identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes, é possível inferir que houve desenvolvimento de alguns aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

8) autoconhecimento e autocuidado.

Produção escrita

As propostas que envolvem a produção escrita são realizadas ao nível da frase, sendo facilmente assimiladas pelo leitor, relacionando a conteúdos além dos trabalhados em sala de aula, que se conectam com aprendizagens de anos anteriores.

As propostas que envolvem a produção escrita são realizadas ao nível da palavra, sendo facilmente assimiladas pelo leitor, relacionando a conteúdos trabalhados em sala de aula.

As propostas que envolvem a produção escrita são realizadas ao nível da palavra, nem sempre são assimiladas pelo leitor e nem sempre se relacionam aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Apresenta dificuldades nas propostas que envolvem a produção escrita, que ainda não é realizada no nível da palavra, sendo dificilmente assimilada pelo leitor.

MP050

Comentários para o professor:

Orientações específicas

Unidade 2 – Seres vivos

Objetivos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Capítulos

Conteúdos conceituais

Conteúdos procedimentais

Conteúdos atitudinais

3. Cuidando das plantas

• Identificar características do desenvolvimento das plantas.

• Relacionar o desenvolvimento das plantas à sucessão de dias e noites e às diferentes escalas de tempo.

• Seguir orientações e instruções para a realização de atividade prática.

• Realizar pesquisas com o apoio do professor e da família.

• Observar as plantas presentes em um jardim e fazer os registros das observações.

• Coletar e analisar dados em um experimento.

• Preservar ambientes naturais.

• Trabalhar em equipe.

• Desenvolver responsabilidade e persistência.

4. O ciclo de vida dos animais

• Relacionar o ciclo de vida dos animais à medição do tempo.

• Identificar características do desenvolvimento de uma borboleta.

• Observar e analisar imagens.

• Realizar pesquisas com o apoio do professor e da família.

• Participar de propostas colaborativas.

• Valorizar a biodiversidade.

Unidade temática predominante

• Terra e Universo

Objeto de conhecimento

• Escalas de tempo

Habilidades da BNCC

( EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

( EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Competências da BNCC

Competências gerais: 2 e 5.

Competências específicas: 2 e 6.

Desafio à vista!

• Como são os animais e as plantas de um jardim?

MP051

INTRODUÇÃO

Nesta unidade, os estudantes se envolverão em estudos sobre diferentes escalas de tempo. Esses estudos serão contextualizados com as principais características do desenvolvimento vegetal, do ciclo de vida e dos hábitos dos animais, o que torna mais concreto o estudo para a faixa etária.

No capítulo 3, serão abordados tópicos sobre o desenvolvimento das plantas ao longo do tempo, em que os estudantes deverão coletar dados em um experimento e analisá-los, relacionando-os à passagem do tempo.

O capítulo 4 possibilitará aos estudantes identificar as características de alguns animais e analisar quais deles podem apresentar aspectos semelhantes por pertencerem ao grupo que tem o mesmo habitat, o jardim. Nesses estudos, será possível relacionar a passagem do tempo e o desenvolvimento dos seres vivos, estabelecendo conexão entre esse assunto e o que foi visto no estudo das plantas.

As propostas apresentadas na unidade possibilitam o trabalho com as habilidades EF01CI05 e EF01CI06, o desenvolvimento das competências gerais 2 e 5, além das competências específicas 2 e 6 de Ciências da Natureza.

Os conteúdos desenvolvidos na Educação Infantil nos campos de experiências Corpo, gestos e movimentos e Traços, sons, cores e formas são resgatados nesta unidade.

As propostas de atividades também contribuem para o avanço nos níveis de escrita e no processo de alfabetização da turma.

Para organizar seu planejamento

A unidade pode ser distribuída em aproximadamente vinte aulas, as quais podem ser distribuídas em dez semanas de trabalho, reservando ao menos duas aulas por semana para a implementação do material. É possível encontrar uma organização mais ampla no cronograma abaixo e, de forma mais detalhada, nas orientações de cada capítulo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cronograma

Abertura

Seres vivos

2 aulas

Capítulo 3

Cuidando das plantas

6 aulas

Capítulo 4

O ciclo de vida dos animais

6 aulas

Ciências em contexto

Atividades

3 aulas

Mão na massa

Exposição de arte

3 aulas

Total de aulas previstas para a conclusão da unidade

20 aulas