40
UNIDADE 2. Plantas ao nosso redor
LEGENDA: Gado pastando ao lado de campo de araucárias em São Joaquim, Santa Catarina, 2019. FIM DA LEGENDA.
41
Box complementar:
Primeiros contatos
- Você conhece os seres vivos que aparecem na imagem? Se sim, identifique-os.
- Do que as plantas precisam para sobreviver? E os animais, como os que aparecem na imagem, do que precisam?
Fim do complemento.
42
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 5 e 6
Nestes capítulos, você vai identificar as partes de uma planta e investigar de que ela precisa para sobreviver.
Do que as plantas precisam para crescer e se desenvolver?
CAPÍTULO 5. Onde vivem as plantas
Você já visitou um parque? Vamos conversar sobre isso?
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Família em dia de visita ao parque. FIM DA LEGENDA.
- Listem os seres vivos que vocês identificam na imagem.
_____
- Por que os elementos que vocês listaram podem ser considerados seres vivos?
- Vocês listaram alguma planta? Conversem com os colegas da sala e verifiquem se eles concordam com vocês.
43
- Observe uma planta. Ela pode estar na escola, em uma praça, em um jardim, em sua moradia, em um vaso, entre outros locais.
• Desenhe a planta que você observou.
- Agora, converse com um colega.
- Descreva as características da planta que você observou e preste atenção ao relato do colega.
- As plantas que vocês observaram pareciam estar bem cuidadas? Como vocês chegaram a essa conclusão?
- Pergunte a um adulto que tenha experiência com cuidados de plantas o que ele faz para que elas cresçam saudáveis. Anote quais são esses cuidados.
44
As plantas nos ambientes
É possível ver plantas nas praças, nos parques, nos jardins e em muitos outros locais, como calçadas e vasos.
A primeira imagem abaixo retrata a ponte e o lago que fazem parte do jardim da casa onde morava o pintor francês Oscar-Claude Monet, que viveu entre 1840 e 1926. Monet fez várias pinturas desse jardim, como a obra retratada na segunda imagem, de 1899, que representa a mesma ponte e o mesmo lago da fotografia.
LEGENDA: Parte do jardim da casa onde viveu Monet, na França. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Oscar-Claude Monet. P onte japonesa e lago de nenúfares, 1899. (Óleo sobre tela, 89 centímetros × 93 centímetros.). FIM DA LEGENDA.
- Assinale com um
X
as afirmações corretas sobre as plantas que aparecem na fotografia.
( ) As plantas têm formas e cores diferentes.
( ) Algumas plantas vivem na água e outras vivem no solo.
( ) Todas as plantas são do mesmo tamanho.
( ) Todas as plantas são aquáticas.
De acordo com suas características, as plantas podem sobreviver em diferentes ambientes: úmidos, secos, quentes, frios, entre outros.
Algumas plantas do jardim de Monet são plantas aquáticas. Elas apresentam características importantes que as auxiliam a sobreviver na água. Suas raízes ficam fixas no solo abaixo da água, mas seus caules e folhas flutuam graças à capacidade de armazenar ar.
As plantas terrestres se desenvolvem sobre o solo, onde fixam suas raízes. A maioria das plantas terrestres não consegue viver na água.
45
- No local em que você vive, há plantas terrestres? Se sim, quais são?
_____
- Com um colega, pesquisem, recortem e colem imagens de plantas.
- Do que as plantas precisam para sobreviver no ambiente em que se encontram? Faça uma lista.
_____
46
- As plantas têm características que possibilitam a sobrevivência delas no ambiente em que vivem.
- Ligue as plantas aos ambientes em que elas se encontram.
COLUNA 1
LEGENDA: Aguapé (Eichhornia crassipes, tamanho aproximado: 60 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Laranjeira (Citrus sinensis, tamanho aproximado: 8 metros de altura). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cacto (Cereus jamacaru, tamanho aproximado: 5 metros de altura). FIM DA LEGENDA.
COLUNA 2
Ambiente terrestre
Ambiente aquático
- Você já viu um aguapé? Algumas partes do caule dessa planta armazenam ar e, assim, ela pode flutuar de forma que as folhas fiquem acima da água. Por que você acha que isso é importante para a planta?
- Escreva o nome de outras plantas que vivem no mesmo ambiente que a laranjeira.
_____
- Em sua opinião, o cacto poderia viver no ambiente aquático, como o aguapé? Explique sua resposta.
47
CAPÍTULO 6. As necessidades das plantas
Vamos realizar uma investigação para verificar quais são as necessidades de uma planta?
Atividade prática
Do que as plantas precisam para viver?
Reúnam-se em grupos para realizar a atividade.
Do que vocês vão precisar
- 4 garrafas PET vazias
- etiquetas adesivas
- grãos de feijão
- terra adubada
- caixa de papelão com tampa
- fita-crepe
- 1 palito de sorvete
- folhas de jornal
- tesoura com pontas arredondadas
Como fazer
- Em sua moradia, peça a um adulto que corte as garrafas PET cerca de 10 centímetros acima da base. Elas serão usadas como vasos.
- Para evitar acidentes, toda a borda dos vasos deve ser coberta com fita-crepe. Essa tarefa também deve ser feita por um adulto.
Observação:
ATENÇÃO
As garrafas PET deverão ser cortadas e preparadas por um adulto.
Fim da observação.
LEGENDA: Material utilizado na atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Representação do corte da garrafa PET. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
48
- No dia combinado, levem o material para a escola. Usando as etiquetas adesivas, numerem os vasos 1, 2, 3 e 4.
- Forrem com folhas de jornal o local onde vão trabalhar.
- Coloquem terra adubada nos vasos 1, 2 e 3. Com o palito, façam um buraco raso na terra de cada vaso para acomodar os grãos. Depois, coloquem três grãos em cada buraco. Cubram os grãos com um pouco de terra, mas sem pressionar.
- Deixem o vaso 1 em um local iluminado e reguem-no sempre que perceberem que a terra está secando.
- O vaso 2 deve ficar em um local iluminado, mas sem receber água.
- O vaso 3 deve ser colocado dentro de uma caixa de papelão com tampa, recebendo água duas vezes por semana. A caixa deverá ser colocada dentro de um armário ou em outro local sem iluminação.
LEGENDA: A garrafa PET cortada deve ter suas bordas cobertas por fita-crepe. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Montagem dos vasos. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O vaso 1 e o vaso 2 devem ser mantidos em local bem iluminado pelo Sol. O vaso 1 deve ser regado, e o vaso 2, não. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O vaso 3 deve ser mantido em um local escuro e deve ser regado. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
49
- No vaso 4, coloquem apenas os grãos de feijão, sem a terra. Ele deve ficar em um local iluminado. Reguem sempre que necessário.
- Vocês podem escrever pequenos lembretes para colocar junto aos vasos, por exemplo: “Vaso 3 – Regar duas vezes por semana”.
- Observem duas vezes por semana, durante 21 dias, o que está acontecendo nos vasos. Anotem no caderno o dia da observação, escrevam uma descrição do que observaram e façam um desenho de cada vaso.
LEGENDA: O vaso 4 deve ser mantido em local iluminado pelo Sol e deve ser regado. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- O que você acha que vai acontecer com os grãos de feijão em cada vaso? Escreva suas hipóteses.
Vaso 1: _____
Vaso 2: _____
Vaso 3: _____
Vaso 4: _____
LEGENDA: Quando expostas a condições corretas, as sementes podem germinar e se transformar em uma plantinha. FIM DA LEGENDA.
50
- Consulte o
caderno
com suas anotações e responda.
- Passados quatro dias de observação, as sementes germinaram em todos os vasos?
_____
- Passados quatro dias de observação, as sementes germinaram em todos os vasos?
- Após o último dia de observação do experimento, as plantas se desenvolveram da mesma forma em todos os vasos? Escreva o
número
do vaso em que ocorreu cada fato.
A planta não germinou. Vaso _____.
A planta germinou e não se desenvolveu. Vaso _____.
A planta germinou e se desenvolveu. Vaso _____.
- Você percebeu qualquer outra diferença entre as plantas? Converse com os colegas.
- Complete a frase.
- Para se desenvolver, o feijoeiro precisou de _____
LEGENDA: O feijoeiro pode se desenvolver e se transformar em uma planta. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Com toda a turma,
elabore
uma conclusão para
esta
atividade.
_____
- A conclusão da turma confirmou sua hipótese da atividade 1 ou não? Explique.
51
O desenvolvimento de uma planta
Você e a turma observaram o desenvolvimento de um feijoeiro por alguns dias.
- Na página 119, você vai encontrar imagens das etapas de desenvolvimento de um feijoeiro. Com a ajuda de um adulto e utilizando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte as imagens e cole-as a seguir, na sequência correta, de acordo com a legenda.
52
As partes do corpo do feijoeiro
Como você observou nas imagens do desenvolvimento do feijoeiro, há diferentes partes no corpo dessa planta e cada uma tem sua função.
Observe a imagem com o nome das partes do feijoeiro e suas funções.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Era uma vez uma semente
Judith Anderson. São Paulo: Scipione, 2019.
O livro acompanha o crescimento e a transformação das plantas por meio da história de uma menina e de seu avô.
Fim do complemento.
LEGENDA: Feijoeiro (Phaseolus vulgaris, tamanho aproximado: 80 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vagem de feijoeiro (Phaseolus vulgaris) com sementes. FIM DA LEGENDA.
Cerca de dois meses depois de as sementes germinarem, podem aparecer as flores e, depois, as vagens. As vagens são os frutos do feijoeiro. As sementes (feijões) ficam dentro dos frutos.
- Além de outras necessidades, no desenvolvimento da planta, a raiz precisa ter espaço para crescer e fixar a planta ao solo. Depois de algum tempo, em que local você plantaria os feijoeiros da atividade realizada em sala de aula? Explique o motivo de sua escolha.
53
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 5 e 6
- Indique com setas as partes da planta que aparecem na imagem. Escreva o nome de cada parte ao lado das setas.
LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Quais partes da planta não aparecem na imagem?
_____
- Qual parte da planta é responsável por produzir o alimento dela?
_____
- Ana gostaria de ter uma árvore como essa em seu quintal. Qual parte dessa árvore ela precisa utilizar para que uma planta nova germine?
_____
- Do que a planta de Ana precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável?
_____
54
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 7
Neste capítulo, você vai estabelecer relações entre as plantas e os outros seres vivos do ambiente.
Os animais precisam das plantas? Por quê?
CAPÍTULO 7. As plantas e os outros seres vivos
As plantas se relacionam com outros seres vivos em um ambiente. Leia o texto a seguir.
O ambiente do quintal
[...]
– Do que vive essa aranha? – perguntou [o avô].
– Ela come os bichinhos que caem na teia. Ontem ela pegou até uma borboleta pequena que vinha voando...
– Muito bem – disse o avô. – Já vi que você é muito observador. A aranha come pequenos insetos e, assim, consegue a energia que precisa para viver... Mas... E os insetos que ela come? De onde tiram sua energia?
– Acho que eles comem plantas. Os gafanhotos eu já vi que comem folhas. As borboletas... Acho que comem flores.
– Não comem flores, não. Elas sugam o néctar, isto é, essa água açucarada que existe dentro das flores. O açúcar é que lhes dá energia.
– E o beija-flor também? – perguntou Henrique.
– Sim. O beija-flor, as abelhas e muitos outros animais vivem do néctar que comem das flores.
– E as minhocas... Comem o quê?
– Comem folhas mortas – respondeu o avô.
– E as galinhas comem as minhocas! – completou Henrique.
[...]
Samuel Murgel Branco. O ambiente do quintal . São Paulo: Moderna, 1991.
Trechos destacados em verde:
– Acho que eles comem plantas. Os gafanhotos eu já vi que comem folhas. As borboletas... Acho que comem flores.
– Não comem flores, não. Elas sugam o néctar, isto é, essa água açucarada que existe dentro das flores. O açúcar é que lhes dá energia.
[...]
– E as minhocas... Comem o quê?
– Comem folhas mortas – respondeu o avô.
– E as galinhas comem as minhocas! – completou Henrique.
Fim dos destaques.
55
- Circule o nome de todos os seres vivos citados no texto.
- Desenhe o que ocorre nos trechos destacados em verde no texto.
3. Observe seu desenho e responda.
- Qual é a importância das plantas para os animais?
- Em seu desenho, quais partes das plantas servem de alimento para os animais?
_____
56
As plantas em nosso dia a dia
As plantas estão presentes em diversas situações do nosso dia a dia.
- Leia a tirinha e responda.
- Em sua opinião, por que Magali diz que vai salvar o planeta plantando sementes?
- Nós e os outros animais utilizamos partes das plantas na alimentação. Faça uma lista dos alimentos que você costuma comer e que são partes de plantas.
_____
Além de servirem de alimento para muitos animais, as plantas são importantes por várias outras razões. Durante uma chuva forte, por exemplo, as raízes ajudam a manter o solo no lugar, evitando que a terra seja arrastada com a água, possivelmente causando acidentes.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Livro de receitas com PANC (plantas alimentícias não convencionais)
Prefeitura de São Paulo em parceria com a USP. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/f78. Acesso em: 28 jun. 2021.
O livro apresenta diversas receitas que utilizam plantas como ingredientes. Atenção! Apenas adultos devem manusear equipamentos cortantes, bem como fogão e forno.
Fim do complemento.
57
- As plantas podem ser utilizadas na produção de muitos objetos: móveis, roupas e utensílios.
- Pesquise, em revistas ou em folhetos de supermercado, imagens de produtos que podem ser feitos de partes de plantas.
- Cole no espaço abaixo as imagens que você pesquisou e indique qual foi a parte da planta utilizada na elaboração de cada produto.
- Quais são as partes da planta utilizadas nesses produtos?
_____
58
Boxe complementar:
Quero saber!
De onde vem o papel?
O papel deste livro, da revista, do jornal, de qualquer bloco que você usa para desenhar ou escrever e até o papel higiênico são feitos de celulose. A celulose é uma substância obtida do tronco de árvores, como pinheiros e eucaliptos.
Para obter a madeira, as indústrias de papel plantam florestas de eucalipto ou de pinheiro. Após o corte dessas árvores, novas mudas são plantadas para a produção seguinte.
LEGENDA: Plantação de eucaliptos (Eucalyptus sp., tamanho aproximado: 55 metros de altura) destinada à fabricação de papel (Rosário do Sul, Rio Grande do Sul, 2019). FIM DA LEGENDA.
Pense nisso!
Não é porque novas árvores são plantadas que podemos desperdiçar papel. Devemos, sempre que possível, reaproveitar folhas que sobram de cadernos de anos anteriores, o verso de papéis já usados, e assim por diante.
LEGENDA: Agendas e blocos feitos de papel reciclado. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
59
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 7
- Veja a carta enigmática a seguir. Nela, algumas palavras foram substituídas por símbolos. Decifre a mensagem da carta.
- Os precisam das por vários motivos. Por exemplo, as ajudam a proteger o solo e os servem de alimento.
- Mesmo a , que não se alimenta de plantas, precisa delas. Tente descobrir um motivo!
- Agora, reescreva o texto.
_____
- Você conseguiu descobrir um motivo? Qual?
- Agora é sua vez! Escreva uma carta enigmática sobre plantas em seu caderno. Depois, peça a um colega que a decifre.
- Escreva uma lista com todos os objetos da sala de aula que foram feitos a partir de plantas.
60
Ciências em contexto
- Leia o texto em voz alta e responda.
Crianças do Vale do Jequitinhonha brincam nas árvores e nos rios
[...]
Como se não houvesse cercas, as crianças de Campo Buriti e Coqueiro Campo, comunidades da zona rural de Minas Novas e Turmalina, atravessam os quintais das moradias para colher os mais variados frutos. Pulam de uma árvore para outra para colher goiaba, mangaba e murici. E, gargalhando, mostram os dentes verdes, tingidos pelo jatobá que acabaram de saborear.
[...]
Logo ali perto passa o rio Jequitinhonha, que acabou virando nome de brincadeira. Camila Gomes Eduardo, 11, adora brincar de rio Jequi, uma espécie de pega-pega em que os brincantes têm de cruzar um rio de faz de conta sem serem tocados pelo pegador.
Campo Buriti e Coqueiro Campo têm esses nomes porque eram recheadas de buritis, que são coqueiros grandes e espinhosos. Agora, inúmeras plantações de eucaliptos ocupam o lugar dos buritis. “Cortaram muitas árvores, como o jatobá, o embiriçu, que tem flor branquinha, e pés de pequis para plantar eucaliptos”, diz Ana Maria Mendes da Silva, 12.
[...]
Marlene Peret. Crianças do Vale do Jequitinhonha brincam nas árvores e nos rios. Folhinha. Folha de S.Paulo , 9 ago. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/f7b. Acesso em: 28 jun. 2021.
- Quais são as brincadeiras das crianças de acordo com o texto?
_____
- Sublinhe no texto o nome das plantas ou de partes de plantas citadas.
61
VAMOS RETOMAR
- Observe nas imagens as árvores que foram citadas no texto e responda.
LEGENDA: Mangabeira (Hancornia speciosa, tamanho aproximado: 10 metros de altura). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Murici (Byrsonima crassifolia (l.) rich, tamanho aproximado: 5 metros de altura). FIM DE LEGANDA.
LEGENDA: Jatobá (Hymenaea courbaril, tamanho aproximado: 40 metros de altura). FIM DA LEGENDA.
- Você já viu alguma dessas árvores no local onde mora?
- Pesquise como são os frutos dessas árvores e os desenhe em seu caderno.
- Em qual ambiente vivem as plantas citadas no texto: terrestre ou aquático?
_____
- Para que essas plantas cresçam e se desenvolvam, o que elas precisam
obter
do ambiente?
_____
- Desenhe em seu caderno uma planta, como a mangabeira ou outra semelhante que exista no local em que você mora. Escreva o nome e indique a função de cada uma das partes dessa planta.
62
Mão na massa
Aproveitando restos de plantas
Você sabia que cascas, folhas e partes de frutas, legumes e verduras que geralmente jogamos fora também podem contribuir para o bom funcionamento do nosso corpo?
Pesquise com seus familiares uma receita que utilize partes de plantas que costumam ser descartadas. Anote-a nas linhas a seguir.
63
Com as receitas que a turma pesquisou, você vai elaborar um livro de receitas que utilizem partes de plantas que costumam ser jogadas fora.
Como fazer
- Recorte um retângulo de cartolina branca de aproximadamente 20 centímetros por 14 centímetros. Nele, use a criatividade para desenhar a capa do livro de receitas.
- Reaproveite folhas de papel que sobraram de antigos cadernos.
- Recorte as folhas dos cadernos antigos deixando-as no tamanho necessário para formar o livro de receitas, de acordo com o tamanho da capa que você desenhou.
- Peça ajuda ao professor e junte as folhas de caderno e a capa. Elas podem ser grampeadas ou unidas de outra forma que julgarem adequada.
- Compartilhe com os colegas a receita que você pesquisou e veja as receitas que eles pesquisaram. Escolha algumas para fazer parte de seu livro de receitas.
Escolha uma das receitas e peça ajuda a seus familiares para prepará-la.
- Você provou alguma receita? Se sim, qual e o que achou dela?
- Nessa atividade, você aproveitou cascas, folhas e partes de plantas e reaproveitou folhas de papel de cadernos antigos. Qual é a importância dessas atitudes?
Observação:
ATENÇÃO
- Peça a ajuda de um adulto para recortar os papéis.
- Apenas os adultos devem utilizar o forno e o fogão.
Fim da observação.