40

UNIDADE 2. Plantas ao nosso redor

Imagem: Fotografia complementar das páginas 40 e 41. Campo de grama com pequenos arbustos e árvores altas. Sobre o campo há vacas marrons com manchas brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: Gado pastando ao lado de campo de araucárias em São Joaquim, Santa Catarina, 2019. FIM DA LEGENDA.

41

Box complementar:

Primeiros contatos

  1. Você conhece os seres vivos que aparecem na imagem? Se sim, identifique-os.
  1. Do que as plantas precisam para sobreviver? E os animais, como os que aparecem na imagem, do que precisam?

Fim do complemento.

42

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 5 e 6

Nestes capítulos, você vai identificar as partes de uma planta e investigar de que ela precisa para sobreviver.

Do que as plantas precisam para crescer e se desenvolver?

CAPÍTULO 5. Onde vivem as plantas

Você já visitou um parque? Vamos conversar sobre isso?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo cacheado preto, vestindo camisa xadrez azul, branca e verde. Está deitada de bruços sobre uma toalha em um gramado. Ao lado, um menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta amarela, e homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde. Estão passando a mão em um cachorro caramelo peludo, sentado na grama. Ao lado há uma cesta de piquenique com frutas. Fim da imagem.

LEGENDA: Família em dia de visita ao parque. FIM DA LEGENDA.

  1. Listem os seres vivos que vocês identificam na imagem.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que os elementos que vocês listaram podem ser considerados seres vivos?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Vocês listaram alguma planta? Conversem com os colegas da sala e verifiquem se eles concordam com vocês.

43

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Observe uma planta. Ela pode estar na escola, em uma praça, em um jardim, em sua moradia, em um vaso, entre outros locais.

    • Desenhe a planta que você observou.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Agora, converse com um colega.
    1. Descreva as características da planta que você observou e preste atenção ao relato do colega.
    1. As plantas que vocês observaram pareciam estar bem cuidadas? Como vocês chegaram a essa conclusão?
  1. Pergunte a um adulto que tenha experiência com cuidados de plantas o que ele faz para que elas cresçam saudáveis. Anote quais são esses cuidados.

44

As plantas nos ambientes

É possível ver plantas nas praças, nos parques, nos jardins e em muitos outros locais, como calçadas e vasos.

A primeira imagem abaixo retrata a ponte e o lago que fazem parte do jardim da casa onde morava o pintor francês Oscar-Claude Monet, que viveu entre 1840 e 1926. Monet fez várias pinturas desse jardim, como a obra retratada na segunda imagem, de 1899, que representa a mesma ponte e o mesmo lago da fotografia.

Imagem: Fotografia. Vista frontal de um lago repleto de vitórias-régias. Ao fundo uma ponte curvada verde cruzando o lago. Ao redor, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Parte do jardim da casa onde viveu Monet, na França. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com moldura marrom, com vista frontal de um lago repleto de vitórias-régias. Ao fundo uma ponte curvada verde cruzando o lago. Ao redor, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Oscar-Claude Monet. P onte japonesa e lago de nenúfares, 1899. (Óleo sobre tela, 89 centímetros × 93 centímetros.). FIM DA LEGENDA.

  1. Assinale com um X as afirmações corretas sobre as plantas que aparecem na fotografia.

    ( ) As plantas têm formas e cores diferentes.

    ( ) Algumas plantas vivem na água e outras vivem no solo.

    ( ) Todas as plantas são do mesmo tamanho.

    ( ) Todas as plantas são aquáticas.

    De acordo com suas características, as plantas podem sobreviver em diferentes ambientes: úmidos, secos, quentes, frios, entre outros.

    Algumas plantas do jardim de Monet são plantas aquáticas. Elas apresentam características importantes que as auxiliam a sobreviver na água. Suas raízes ficam fixas no solo abaixo da água, mas seus caules e folhas flutuam graças à capacidade de armazenar ar.

    As plantas terrestres se desenvolvem sobre o solo, onde fixam suas raízes. A maioria das plantas terrestres não consegue viver na água.

45

  1. No local em que você vive, há plantas terrestres? Se sim, quais são?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Com um colega, pesquisem, recortem e colem imagens de plantas.

46

  1. As plantas têm características que possibilitam a sobrevivência delas no ambiente em que vivem.
    1. Ligue as plantas aos ambientes em que elas se encontram.

COLUNA 1

Imagem: Fotografia de um rio com plantas de flores verdes pequenas flutuando sobre o rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Aguapé (Eichhornia crassipes, tamanho aproximado: 60 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma laranjeira com frutos em um campo com mais laranjeiras ao redor. Fim da imagem.

LEGENDA: Laranjeira (Citrus sinensis, tamanho aproximado: 8 metros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um cacto em um terreno semiárido. Fim da imagem.

LEGENDA: Cacto (Cereus jamacaru, tamanho aproximado: 5 metros de altura). FIM DA LEGENDA.

COLUNA 2

Ambiente terrestre

Ambiente aquático

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já viu um aguapé? Algumas partes do caule dessa planta armazenam ar e, assim, ela pode flutuar de forma que as folhas fiquem acima da água. Por que você acha que isso é importante para a planta?
  1. Escreva o nome de outras plantas que vivem no mesmo ambiente que a laranjeira.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o cacto poderia viver no ambiente aquático, como o aguapé? Explique sua resposta.

47

CAPÍTULO 6. As necessidades das plantas

Vamos realizar uma investigação para verificar quais são as necessidades de uma planta?

Atividade prática

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Do que as plantas precisam para viver?

Reúnam-se em grupos para realizar a atividade.

Do que vocês vão precisar

Como fazer

  1. Em sua moradia, peça a um adulto que corte as garrafas PET cerca de 10 centímetros acima da base. Elas serão usadas como vasos.
  1. Para evitar acidentes, toda a borda dos vasos deve ser coberta com fita-crepe. Essa tarefa também deve ser feita por um adulto.

Observação:

ATENÇÃO

As garrafas PET deverão ser cortadas e preparadas por um adulto.

Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Mesa com produtos diversos espalhados, sendo eles: uma caixa de papelão, grãos de feijão, garrafa PET, jornal, saco de terra, tesoura, fita adesiva, lápis. Fim da imagem.

LEGENDA: Material utilizado na atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Garrafa PET com uma régua apoiada e com uma tesoura em direção ao plástico. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação do corte da garrafa PET. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

48

  1. No dia combinado, levem o material para a escola. Usando as etiquetas adesivas, numerem os vasos 1, 2, 3 e 4.
  1. Forrem com folhas de jornal o local onde vão trabalhar.
  1. Coloquem terra adubada nos vasos 1, 2 e 3. Com o palito, façam um buraco raso na terra de cada vaso para acomodar os grãos. Depois, coloquem três grãos em cada buraco. Cubram os grãos com um pouco de terra, mas sem pressionar.
  1. Deixem o vaso 1 em um local iluminado e reguem-no sempre que perceberem que a terra está secando.
  1. O vaso 2 deve ficar em um local iluminado, mas sem receber água.
  1. O vaso 3 deve ser colocado dentro de uma caixa de papelão com tampa, recebendo água duas vezes por semana. A caixa deverá ser colocada dentro de um armário ou em outro local sem iluminação.
Imagem: Ilustração. Parte inferior de uma garrafa com destaque de duas mãos colando uma fita nas bordas. Fim da imagem.

LEGENDA: A garrafa PET cortada deve ter suas bordas cobertas por fita-crepe. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Parte inferior de uma garrafa com fita na borda e terra no interior, ao lado há grãos de feijão. Fim da imagem.

LEGENDA: Montagem dos vasos. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Duas partes inferiores de garrafa com terra em ambos e etiquetas indicando Vaso 1 e Vaso 2. Acima, uma mão molha o vaso 1 com um regador, ambos estão em uma janela com luz direta. Fim da imagem.

LEGENDA: O vaso 1 e o vaso 2 devem ser mantidos em local bem iluminado pelo Sol. O vaso 1 deve ser regado, e o vaso 2, não. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Parte inferior de uma garrafa com fita na borda e terra no interior, uma etiqueta indica Vaso 3. Está dentro uma caixa de papelão, dentro de um armário. Fim da imagem.

LEGENDA: O vaso 3 deve ser mantido em um local escuro e deve ser regado. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

49

  1. No vaso 4, coloquem apenas os grãos de feijão, sem a terra. Ele deve ficar em um local iluminado. Reguem sempre que necessário.
  1. Vocês podem escrever pequenos lembretes para colocar junto aos vasos, por exemplo: “Vaso 3 – Regar duas vezes por semana”.
  1. Observem duas vezes por semana, durante 21 dias, o que está acontecendo nos vasos. Anotem no caderno o dia da observação, escrevam uma descrição do que observaram e façam um desenho de cada vaso.
Imagem: Ilustração. Parte inferior de uma garrafa com grãos de feijão soltos, está sobre uma janela com luz direta. Fim da imagem.

LEGENDA: O vaso 4 deve ser mantido em local iluminado pelo Sol e deve ser regado. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. O que você acha que vai acontecer com os grãos de feijão em cada vaso? Escreva suas hipóteses.

    Vaso 1: _____

    Vaso 2: _____

    Vaso 3: _____

    Vaso 4: _____

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta xadrez. Está plantando uma planta sobre a parte inferior de uma garrafa. Fim da imagem.

LEGENDA: Quando expostas a condições corretas, as sementes podem germinar e se transformar em uma plantinha. FIM DA LEGENDA.

Glossário:

Germinar : nascer, iniciar o desenvolvimento.

Fim do glossário.

50

  1. Consulte o caderno com suas anotações e responda.
    1. Passados quatro dias de observação, as sementes germinaram em todos os vasos?

      _____

  1. Após o último dia de observação do experimento, as plantas se desenvolveram da mesma forma em todos os vasos? Escreva o número do vaso em que ocorreu cada fato.

    A planta não germinou. Vaso _____.

    A planta germinou e não se desenvolveu. Vaso _____.

    A planta germinou e se desenvolveu. Vaso _____.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você percebeu qualquer outra diferença entre as plantas? Converse com os colegas.
  1. Complete a frase.
    • Para se desenvolver, o feijoeiro precisou de _____
Imagem: Ilustração. Parte inferior de uma garrafa com terra e planta crescendo no interior. Fim da imagem.

LEGENDA: O feijoeiro pode se desenvolver e se transformar em uma planta. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com toda a turma, elabore uma conclusão para esta atividade.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

51

O desenvolvimento de uma planta

Você e a turma observaram o desenvolvimento de um feijoeiro por alguns dias.

  1. Na página 119, você vai encontrar imagens das etapas de desenvolvimento de um feijoeiro. Com a ajuda de um adulto e utilizando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte as imagens e cole-as a seguir, na sequência correta, de acordo com a legenda.
Imagem: Fotografia. Esquema. 1 - Sementes de feijão: Sementes de feijão amontoado. 2 - Seta indica: Semente de feijão no início da germinação, com a raiz começando a se formar. 3 - Seta indica: Planta com raiz mais desenvolvida e caule em início de desenvolvimento; surgimento das primeiras folhas. 4 - Seta indica: Feijoeiro com raízes, caule e primeiras folhas bem formadas. 5 - Seta indica: Feijoeiro desenvolvido com flores. 6 - Seta indica: Feijoeiro com flores e vagens carregadas de sementes (Phaseolus vulgaris, tamanho aproximado: 80 centímetros de altura). Cápsulas com sementes penduradas em galhos. Fim da imagem.

52

As partes do corpo do feijoeiro

Como você observou nas imagens do desenvolvimento do feijoeiro, há diferentes partes no corpo dessa planta e cada uma tem sua função.

Observe a imagem com o nome das partes do feijoeiro e suas funções.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Era uma vez uma semente

Judith Anderson. São Paulo: Scipione, 2019.

O livro acompanha o crescimento e a transformação das plantas por meio da história de uma menina e de seu avô.

Fim do complemento.

Imagem: Fotografia. Vista frontal de uma planta com folhas triangulares, flores, vagens com sementes e raiz sobre a terra exposta em corte. Ao redor, setas indicam detalhes da planta. Folhas e outras partes verdes: captam a luz, o gás carbônico e com a água absorvida pelas raízes, produzem o alimento da planta. Caule: sustenta a planta e transporta água e nutrientes. Raiz: fixa a planta no solo e absorve água e nutrientes. Flores: são importantes na reprodução das plantas. Quando são polinizadas, dão origem aos frutos. Vagens: são os frutos da planta e guardam as sementes. Os frutos surgem a partir das flores após serem polinizadas.. Fim da imagem.

LEGENDA: Feijoeiro (Phaseolus vulgaris, tamanho aproximado: 80 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de vagem aberta com sementes brancas. Ao redor vagens fechadas e folhas triangulares. Fim da imagem.

LEGENDA: Vagem de feijoeiro (Phaseolus vulgaris) com sementes. FIM DA LEGENDA.

Cerca de dois meses depois de as sementes germinarem, podem aparecer as flores e, depois, as vagens. As vagens são os frutos do feijoeiro. As sementes (feijões) ficam dentro dos frutos.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além de outras necessidades, no desenvolvimento da planta, a raiz precisa ter espaço para crescer e fixar a planta ao solo. Depois de algum tempo, em que local você plantaria os feijoeiros da atividade realizada em sala de aula? Explique o motivo de sua escolha.

53

LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 5 e 6

  1. Indique com setas as partes da planta que aparecem na imagem. Escreva o nome de cada parte ao lado das setas.
Imagem: Ilustração. Árvore laranjeira sobre um campo aberto com muitos frutos. Fim da imagem.

LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. Quais partes da planta não aparecem na imagem?

    _____

  1. Qual parte da planta é responsável por produzir o alimento dela?

    _____

  1. Ana gostaria de ter uma árvore como essa em seu quintal. Qual parte dessa árvore ela precisa utilizar para que uma planta nova germine?

    _____

  1. Do que a planta de Ana precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável?

    _____

54

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 7

Neste capítulo, você vai estabelecer relações entre as plantas e os outros seres vivos do ambiente.

Os animais precisam das plantas? Por quê?

CAPÍTULO 7. As plantas e os outros seres vivos

As plantas se relacionam com outros seres vivos em um ambiente. Leia o texto a seguir.

O ambiente do quintal

[...]

– Do que vive essa aranha? – perguntou [o avô].

– Ela come os bichinhos que caem na teia. Ontem ela pegou até uma borboleta pequena que vinha voando...

– Muito bem – disse o avô. – Já vi que você é muito observador. A aranha come pequenos insetos e, assim, consegue a energia que precisa para viver... Mas... E os insetos que ela come? De onde tiram sua energia?

– Acho que eles comem plantas. Os gafanhotos eu já vi que comem folhas. As borboletas... Acho que comem flores.

– Não comem flores, não. Elas sugam o néctar, isto é, essa água açucarada que existe dentro das flores. O açúcar é que lhes dá energia.

– E o beija-flor também? – perguntou Henrique.

– Sim. O beija-flor, as abelhas e muitos outros animais vivem do néctar que comem das flores.

– E as minhocas... Comem o quê?

– Comem folhas mortas – respondeu o avô.

– E as galinhas comem as minhocas! – completou Henrique.

[...]

Samuel Murgel Branco. O ambiente do quintal . São Paulo: Moderna, 1991.

Trechos destacados em verde:

– Acho que eles comem plantas. Os gafanhotos eu já vi que comem folhas. As borboletas... Acho que comem flores.

– Não comem flores, não. Elas sugam o néctar, isto é, essa água açucarada que existe dentro das flores. O açúcar é que lhes dá energia.

[...]

– E as minhocas... Comem o quê?

– Comem folhas mortas – respondeu o avô.

– E as galinhas comem as minhocas! – completou Henrique.

Fim dos destaques.

Imagem: Ilustração. Contorno da página com árvores, folhas e arbustos coloridos. Ao redor há borboletas, nuvens, pássaro azul, aranha em uma teia e um grilo. Fim da imagem.

55

  1. Circule o nome de todos os seres vivos citados no texto.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe o que ocorre nos trechos destacados em verde no texto.

3. Observe seu desenho e responda.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a importância das plantas para os animais?
  1. Em seu desenho, quais partes das plantas servem de alimento para os animais?

    _____

56

As plantas em nosso dia a dia

As plantas estão presentes em diversas situações do nosso dia a dia.

  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinhos contada em três quadros. Magali, menina de cabelo curto preto, vestindo vestido amarelo. Cebolinha, menino de cabelo espetado preto, vestindo camiseta verde e bermuda preta. Estão em um campo. Quadro 1: Magali e Cebolinha observam uma muda de árvore plantada sobre o campo. Magali diz “com essa árvore que plantei, vou salvar o planeta!” e o Cebolinha responde “Mas com uma alvolezinha só?”. Quadro 2: Magali responde “Hellôô... essa árvore vai dar frutos! Daí eu como todos eles e planto as suas sementes!”. Quadro 3: E ela conclui “dessas sementes virão outras árvores e...” Cebolinha a acompanha caminhar e diz “sei!”. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que Magali diz que vai salvar o planeta plantando sementes?
  1. Nós e os outros animais utilizamos partes das plantas na alimentação. Faça uma lista dos alimentos que você costuma comer e que são partes de plantas.

    _____

    Além de servirem de alimento para muitos animais, as plantas são importantes por várias outras razões. Durante uma chuva forte, por exemplo, as raízes ajudam a manter o solo no lugar, evitando que a terra seja arrastada com a água, possivelmente causando acidentes.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Livro de receitas com PANC (plantas alimentícias não convencionais)

Prefeitura de São Paulo em parceria com a USP. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/f78. Acesso em: 28 jun. 2021.

O livro apresenta diversas receitas que utilizam plantas como ingredientes. Atenção! Apenas adultos devem manusear equipamentos cortantes, bem como fogão e forno.

Fim do complemento.

57

  1. As plantas podem ser utilizadas na produção de muitos objetos: móveis, roupas e utensílios.
    1. Pesquise, em revistas ou em folhetos de supermercado, imagens de produtos que podem ser feitos de partes de plantas.
    1. Cole no espaço abaixo as imagens que você pesquisou e indique qual foi a parte da planta utilizada na elaboração de cada produto.
Imagem: Ilustração. Quadro branco com uma cola, uma tesoura e um vaso azul com uma planta com folhas verdes. Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Quero saber!

De onde vem o papel?

O papel deste livro, da revista, do jornal, de qualquer bloco que você usa para desenhar ou escrever e até o papel higiênico são feitos de celulose. A celulose é uma substância obtida do tronco de árvores, como pinheiros e eucaliptos.

Para obter a madeira, as indústrias de papel plantam florestas de eucalipto ou de pinheiro. Após o corte dessas árvores, novas mudas são plantadas para a produção seguinte.

Imagem: Fotografia. Vista de eucaliptos altos em uma plantação extensa. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de eucaliptos (Eucalyptus sp., tamanho aproximado: 55 metros de altura) destinada à fabricação de papel (Rosário do Sul, Rio Grande do Sul, 2019). FIM DA LEGENDA.

Pense nisso!

Não é porque novas árvores são plantadas que podemos desperdiçar papel. Devemos, sempre que possível, reaproveitar folhas que sobram de cadernos de anos anteriores, o verso de papéis já usados, e assim por diante.

Imagem: Fotografia. Cadernos e blocos de papéis coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: Agendas e blocos feitos de papel reciclado. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

59

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 7

  1. Veja a carta enigmática a seguir. Nela, algumas palavras foram substituídas por símbolos. Decifre a mensagem da carta.
    1. Os Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela e calça azul. Ao lado, um gato cinza e um coelho branco.precisam das Ilustração. Floresta com árvores diversas. Dois pinheiros, arbustos, árvore com folhas redondas e árvore com folhas espetadas.por vários motivos. Por exemplo, as Ilustração. Destaque de raízes sobre a terra.ajudam a proteger o solo e os Ilustração. Frutas diversas, um morango, uma laranja, um tomate e um limão.servem de alimento.
    1. Mesmo a Ilustração. Onça amarela com pintas pretas., que não se alimenta de plantas, precisa delas. Tente descobrir um motivo!
  1. Agora, reescreva o texto.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conseguiu descobrir um motivo? Qual?
  1. Agora é sua vez! Escreva uma carta enigmática sobre plantas em seu caderno. Depois, peça a um colega que a decifre.
  1. Escreva uma lista com todos os objetos da sala de aula que foram feitos a partir de plantas.

60

Ciências em contexto

  1. Leia o texto em voz alta e responda.

Crianças do Vale do Jequitinhonha brincam nas árvores e nos rios

[...]

Como se não houvesse cercas, as crianças de Campo Buriti e Coqueiro Campo, comunidades da zona rural de Minas Novas e Turmalina, atravessam os quintais das moradias para colher os mais variados frutos. Pulam de uma árvore para outra para colher goiaba, mangaba e murici. E, gargalhando, mostram os dentes verdes, tingidos pelo jatobá que acabaram de saborear.

[...]

Logo ali perto passa o rio Jequitinhonha, que acabou virando nome de brincadeira. Camila Gomes Eduardo, 11, adora brincar de rio Jequi, uma espécie de pega-pega em que os brincantes têm de cruzar um rio de faz de conta sem serem tocados pelo pegador.

Campo Buriti e Coqueiro Campo têm esses nomes porque eram recheadas de buritis, que são coqueiros grandes e espinhosos. Agora, inúmeras plantações de eucaliptos ocupam o lugar dos buritis. “Cortaram muitas árvores, como o jatobá, o embiriçu, que tem flor branquinha, e pés de pequis para plantar eucaliptos”, diz Ana Maria Mendes da Silva, 12.

[...]

Marlene Peret. Crianças do Vale do Jequitinhonha brincam nas árvores e nos rios. Folhinha. Folha de S.Paulo , 9 ago. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/f7b. Acesso em: 28 jun. 2021.

  1. Quais são as brincadeiras das crianças de acordo com o texto?

    _____

  1. Sublinhe no texto o nome das plantas ou de partes de plantas citadas.

61

VAMOS RETOMAR

  1. Observe nas imagens as árvores que foram citadas no texto e responda.
Imagem: Fotografia. Destaque de árvore fina alta com muitos galhos e folhas pequenas, sobre um campo com vegetação densa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mangabeira (Hancornia speciosa, tamanho aproximado: 10 metros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Árvore com galhos compridos com folhas médias. Está em uma terra com pouca vegetação e rio em segundo plano com vegetação densa. Fim da imagem.

LEGENDA: Murici (Byrsonima crassifolia (l.) rich, tamanho aproximado: 5 metros de altura). FIM DE LEGANDA.

Imagem: Fotografia. Árvore alta com galhos grossos e levemente estreita com folhas pequenas e larga verdes. Ao redor, terreno pedregoso. Fim da imagem.

LEGENDA: Jatobá (Hymenaea courbaril, tamanho aproximado: 40 metros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já viu alguma dessas árvores no local onde mora?
  1. Pesquise como são os frutos dessas árvores e os desenhe em seu caderno.
  1. Em qual ambiente vivem as plantas citadas no texto: terrestre ou aquático?

    _____

  1. Para que essas plantas cresçam e se desenvolvam, o que elas precisam obter do ambiente?

    _____

  1. Desenhe em seu caderno uma planta, como a mangabeira ou outra semelhante que exista no local em que você mora. Escreva o nome e indique a função de cada uma das partes dessa planta.

62

Mão na massa

Aproveitando restos de plantas

Você sabia que cascas, folhas e partes de frutas, legumes e verduras que geralmente jogamos fora também podem contribuir para o bom funcionamento do nosso corpo?

Pesquise com seus familiares uma receita que utilize partes de plantas que costumam ser descartadas. Anote-a nas linhas a seguir.

Imagem: Ilustração. Folha de papel com frutas à esquerda, sendo elas, banana, uva, melancia, maçã, morango, abacaxi e limão. À direita da folha de papel, vegetais, sendo eles, cenoura, alface, feijão, vagem, beterraba, chuchu e tomate. Fim da imagem.

63

Com as receitas que a turma pesquisou, você vai elaborar um livro de receitas que utilizem partes de plantas que costumam ser jogadas fora.

Como fazer

  1. Recorte um retângulo de cartolina branca de aproximadamente 20 centímetros por 14 centímetros. Nele, use a criatividade para desenhar a capa do livro de receitas.
  1. Reaproveite folhas de papel que sobraram de antigos cadernos.
  1. Recorte as folhas dos cadernos antigos deixando-as no tamanho necessário para formar o livro de receitas, de acordo com o tamanho da capa que você desenhou.
  1. Peça ajuda ao professor e junte as folhas de caderno e a capa. Elas podem ser grampeadas ou unidas de outra forma que julgarem adequada.
  1. Compartilhe com os colegas a receita que você pesquisou e veja as receitas que eles pesquisaram. Escolha algumas para fazer parte de seu livro de receitas.

    Escolha uma das receitas e peça ajuda a seus familiares para prepará-la.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você provou alguma receita? Se sim, qual e o que achou dela?
  1. Nessa atividade, você aproveitou cascas, folhas e partes de plantas e reaproveitou folhas de papel de cadernos antigos. Qual é a importância dessas atitudes?
Imagem: Ilustração. Sala de aula com duas crianças de uniforme de camiseta branca e azul, sentadas em carteiras onde há cadernos, papéis de colagens, tesouras, colas e lápis. Menino de cabelo curto castanho com óculos arredondados. Menina de cabelo longo preto. Fim da imagem.

Observação:

ATENÇÃO

Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Caderno roxo com imagens de alimentos. Acima, o título no caderno “livro de receitas”. Fim da imagem.