88

UNIDADE 4. Materiais e objetos do dia a dia

Imagem: Ilustração complementar das páginas 88 e 89. Rua com vista frontal de cidade com árvores, casas e prédios. Há uma antena de telefone. Na frente, uma linha ligando a evolução de modelos telefônicos.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia de um telefone comprido de madeira indicando telefone do início de 1900. Fim da imagem.

LEGENDA: Telefone do início de 1900. Para funcionar, esse telefone ficava conectado à rede telefônica por um fio, ou seja, era fixo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de um telefone laranja com números em um circulo de plástico móvel, que gira. Fim da imagem.

LEGENDA: Telefone de disco. Foi muito comum entre os anos 1960 e 1980 e também era fixo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de um telefone atual com números separados e tela digital.  Fim da imagem.

LEGENDA: Telefone atual, que também é fixo. FIM DA LEGENDA.

89

Imagem: Fotografia de um telefone com números separados em um aparelho sem fio encaixado em uma base própria do aparelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os telefones fixos sem fio também ficam conectados a uma rede telefônica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de um celular com visor curto, antena longa e flipe tampando os números. Fim da imagem.

LEGENDA: Os primeiros telefones celulares chegaram ao Brasil em 1990. Os celulares são dispositivos móveis que se conectam à rede de telefonia sem precisar de um cabo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Telefone celular com visor maior e números em flipe. Fim da imagem.

LEGENDA: Os primeiros telefones celulares com câmera surgiram nos anos 2000. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de celular com visor largo sem números indicando telefone celular atual. Esses aparelhos, além de fazer e receber ligações, são usados para navegar na internet, acessar aplicativos, entre outras utilidades. Fim da imagem.

LEGENDA: Telefone celular atual. Esses aparelhos, além de fazer e receber ligações, são usados para navegar na internet, acessar aplicativos, entre outras utilidades. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Você conhece algum dos objetos mostrados na imagem? Se conhece, identifique-os.
  1. Para que servem esses objetos?
  1. O que aconteceu com esses objetos com o passar dos anos?

Fim do complemento.

90

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 12 e 13

Nestes capítulos, você vai identificar os materiais de que são feitos os objetos utilizados no dia a dia.

É possível utilizar qualquer material para fazer um objeto?

CAPÍTULO 12. Objetos do dia a dia

Muitos objetos que utilizamos no dia a dia foram criados há algum tempo. Alguns são mais recentes, enquanto outros são bem antigos.

  1. Observe a imagem.
Imagem: Ilustração. Vista de sala de aula com duas mesas com livros, estantes de livros, máquina de escrever, um computador e um contador de números manual. Na sala há três crianças. Uma menina de cabelo curto preto e faixa vermelha, vestindo uniforme de camiseta branca e saia azul. Um menino de cabelo cacheado castanho e óculos de armação arredondada, vestindo uniforme de camiseta branca e calça azul. Um menino de cabelo curto ruivo, vestindo uniforme de camiseta branca e calça azul, sentado em uma cadeira de rodas. Fim da imagem.
  1. Quais são os objetos da imagem que você utiliza para fazer suas atividades escolares?

    _____

  1. Circule os objetos da imagem que você não usa em suas atividades escolares. Há algum objeto que você não conhece?

    _____

91

Ao longo do tempo, alguns objetos passaram a ser feitos de materiais diferentes. Em outros casos, a função de um objeto passou a ser executada por outro.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Observe os objetos abaixo e pesquise para que servem. Desenhe, ao lado de cada um deles, objetos que usamos atualmente para realizar o mesmo tipo de atividade.
Imagem: Ilustração de um pedaço de papel com o texto: Você já estudou, no 1º ano, as características de diversos materiais. Relembre-as e converse com os colegas. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Máquina de escrever azul com uma folha instalada. Fim da imagem.

_____

LEGENDA: Máquina de escrever. FIM DA LEGENDA.

Atualmente, o que usamos?

_____

Imagem: Fotografia. Ábaco de contorno de madeira com ferros ligados de uma extremidade a outra com contas de madeira arredondada amarradas aos ferros. Fim da imagem.

_____

LEGENDA: Ábaco. FIM DA LEGENDA.

Atualmente, o que usamos?

_____

  1. Pesquise objetos que passaram a ser fabricados com materiais diferentes dos que eram usados antigamente e preencha o quadro.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objeto

Do que era feito?

Do que é feito hoje?

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conhece objetos que, no passado, tinham uma função e hoje têm outra? Pergunte a um adulto e conte aos colegas e ao professor.

92

Grande parte dos objetos são invenções humanas que surgiram para tornar as atividades diárias mais fáceis e rápidas. Cada objeto envolve uma nova tecnologia ou as tecnologias já existentes.

Glossário:

Tecnologia : conjunto de métodos e instrumentos utilizados para fabricar um produto ou realizar um estudo.

Fim do glossário.

Todo objeto tem uma finalidade. O lápis, por exemplo, é usado para escrever; a mesa, para apoiar objetos; a cadeira, para sentar. Tablets e computadores têm diversas finalidades, como fazer uma pesquisa ou assistir a um filme. Esses aparelhos permitiram grandes avanços em diferentes áreas do conhecimento, além de facilitar o dia a dia das pessoas.

Todos os objetos que usamos são feitos de algum material e, muitas vezes, o mesmo objeto é feito de dois ou mais materiais.

  1. Que materiais podem ser utilizados para fazer uma colher?

    _____

É importante conhecer as propriedades de um material para saber de que maneira ele pode ser usado.

  1. Vamos pesquisar? Recorte e cole em uma folha à parte figuras de panelas feitas de diferentes materiais.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Material escolar diverso espalhado: régua, lupa, tesoura, caderno amarelo e caderno verde, lápis de cor colorido, massinha, clipes coloridos, apontador, borracha e cartela com tintas de cores diversas. Fim da imagem.

93

CAPÍTULO 13. Embalagens

As embalagens podem ser feitas de diferentes materiais.

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Ilustração. Prateleira com três repartições. Na prateleira superior, caixas de leite e vidros com comida de bebê. Na prateleira do meio, latas de suco de uva. Na prateleira inferior, frascos de detergente e caixas de pasta de dente. Fim da imagem.

LEGENDA: Produtos em prateleira de mercado. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De que materiais são feitas as embalagens mostradas na imagem?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você acha que esses produtos poderiam ser embalados com materiais diferentes dos que foram usados? Quais?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, quais são as principais funções das embalagens?

Os seres humanos sentiram necessidade de proteger, guardar e transportar água, alimentos e objetos. Por isso, criaram as embalagens.

No passado, as embalagens eram feitas de materiais naturais, como folhas de árvores, chifres de animais, conchas e cascas de coco. Esses materiais não eram modificados para a produção das embalagens.

Imagem: Fotografia. Embalagens fechadas empilhadas de folhas de bananeira com fios de cipó. Fim da imagem.

LEGENDA: Embalagens de folha de bananeira utilizadas para armazenar refeições. FIM DA LEGENDA.

94

Com o tempo, as pessoas passaram a modificar e aperfeiçoar o uso dos materiais naturais. Foram criados outros tipos de embalagem, como cestas de vime e de palha e vasos de cerâmica.

Glossário:

Vime : vara flexível de origem vegetal usada para trabalhos trançados.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Cestas de vime abertas com diferentes formas arredondadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Cestos de vime expostos em feira em Caruaru, em Pernambuco. FIM DE LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vasos de cerâmica com diferentes formas, todos pintados em tons de amarelo, cinza e vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Vasos de cerâmica utilizados entre os anos 1 e 800 depois de Cristo, na cidade de Lima, no Peru. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Qual é a embalagem que você utiliza para transportar água e consumi-la na escola? Faça um desenho dela.

95

Com o desenvolvimento das tecnologias, novas embalagens foram criadas. Atualmente, elas são feitas de materiais elaborados, como o papel, o vidro, o plástico e alguns metais.

  1. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. A. Lata retangular amarela com ilustração de um grão de azeitona com folhas. Fim da imagem.

LEGENDA: Azeite. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. B. Saco plástico com grãos de arroz. Fim da imagem.

LEGENDA: Arroz. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. C. Vidro com rodelas de palmito e tampa de metal. Fim da imagem.

LEGENDA: Palmito em conserva.FIM DE LEGENDA.

Imagem: Fotografia. D. Caixa de papelão com 30 ovos. Fim da imagem.

LEGENDA: Ovos. FIM DE LEGENDA.

  1. Escreva o nome de três objetos feitos dos materiais listados abaixo.
    1. Vidro: _____
    1. Papel: _____
    1. Plástico: _____
    1. Metal: _____

      Alguns materiais encontrados nas moradias podem provocar acidentes domésticos.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Converse com um responsável que vive com você para identificar como é feita a prevenção de acidentes em sua moradia. Combine com os colegas algumas perguntas que podem ser feitas nessa entrevista. Depois de coletar os dados, discutam os cuidados necessários para a prevenção de acidentes.

96

Boxe complementar:

Quero saber!

De onde vem o plástico?

Os plásticos, em sua maioria, são produzidos a partir do petróleo. Esse processo envolve várias etapas de transformação. O esquema a seguir representa algumas delas.

  1. O petróleo é um líquido viscoso e geralmente escuro encontrado no subsolo.
  1. Na refinaria, o petróleo é aquecido e separado em diversos componentes.
  1. Nas indústrias, a nafta, que é um líquido transparente, é separada em outros componentes. Alguns desses componentes são utilizados na produção dos plásticos.
  1. No fim do processo de produção, os plásticos estão na forma de grãos. Esses grãos podem ser misturados a outros produtos, originando diferentes tipos de plástico.

    Imagem: Esquema. Ilustração de um ciclo de processamento do plástico com 4 etapas explicativas. 1: O petróleo é um líquido viscoso e geralmente escuro encontrado no subsolo. Abaixo, ilustração de um campo com uma casa pequena, árvores e uma estalão de petróleo com cano longo passando pelas camadas da terra até chegar no petróleo, sobre o topo há chamas acesas. 2: Na refinaria, o petróleo é aquecido e separado em diversos componentes. Abaixo, ilustração de maquinário e tanques de refinaria. Ele nivela a temperatura indicando os produtos variados: Piche, óleo combustível, óleo diesel, querosene, nafta, gasolina, gás. 3: Nas indústrias, a nafta, que é um líquido transparente, é separada em outros componentes. Alguns desses componentes são utilizados na produção dos plásticos. Abaixo, ilustração de um vidro redondo com líquido indicando nafta. 4: No fim do processo de produção, os plásticos estão na forma de grãos. Esses grãos podem ser misturados a outros produtos, originando diferentes tipos de plástico. Abaixo, fotografia de grãos de plástico coloridos com setas diversas indicando garrafas plásticas variadas, saco plástico, vasilhas e recipientes, peças de brinquedos coloridos. Fim da imagem.

    LEGENDA: Etapas de produção do plástico. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

    Fonte: CALLISTER, W. D.; RETHWISCH, D. G. Fundamentos da ciência e engenharia de materiais: uma abordagem integrada. Tradução: Sergio Murilo Soares. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.

Fim do complemento.

Glossário:

Viscoso : material com consistência de gelatina; líquido pegajoso.

Fim do glossário.

97

Atividade prática

Os plásticos não são todos iguais

Você já notou que existem diferentes tipos de plástico? Nesta atividade, será possível observar as características de alguns deles.

Do que vocês vão precisar

Como fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Organizados em grupo, combinem os objetos que cada integrante deve trazer.
  1. Façam dois testes com os objetos que trouxerem.

    Teste de transparência: coloquem a peça de plástico contra a luz. Se for possível ver a luz através do objeto, ele é transparente ou translúcido. Se não, ele é opaco.

    Teste de flexibilidade: tentem curvar o objeto. Se ele puder ser curvado, ele é flexível. Se não, ele é rígido.

  1. Dos objetos testados, quais são transparentes ou translúcidos?

    _____

  1. Dos objetos testados, quais são flexíveis?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em que situações é vantajoso usar uma embalagem plástica transparente?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, quais são os objetos que precisariam ser feitos de plástico não flexível e por quê?

98

LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 12 e 13

  1. Leia o texto e responda.

Dona Margarida comprou macarrão de quatro formatos diferentes. Em casa, guardou cada tipo em latas de metal iguais. À noite, os netos pediram a ela que fizesse uma sopa de letrinhas. Ela teve de abrir todas as latas até encontrar o macarrão em formato de letras.

  1. De que materiais são feitas as embalagens dos produtos mostrados a seguir?
Imagem: Fotografia. Lata de metal pequena com lacre na área superior. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Caixa de papelão com seis ovos. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Pote plástico com grãos de feijão.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Vidro com azeitona e tampa de metal. Fim da imagem.

_____

  1. Dê exemplos de materiais rígidos que poderiam ser usados para fabricar mesas e cadeiras.

    _____

99

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 14 e 15

Nestes capítulos, você vai identificar formas de cuidar do ambiente.

Como podemos cuidar do ambiente?

CAPÍTULO 14. Nem todos cuidam do ambiente

Vários materiais são descartados no ambiente depois de utilizados. Leia o texto em voz alta e responda.

Terreno baldio é usado para descarte irregular de lixo

Um terreno baldio em Araraquara (SP) foi transformado em um lixão a céu aberto há meses. A situação deixa os moradores da região preocupados por causa dos criadouros de dengue. De acordo com Vilma Gomes, que mora em frente ao terreno, o espaço virou um ponto de descarte irregular de lixo quando moradores deixaram os primeiros sofás.

Glossário:

Terreno baldio : terreno abandonado.

Fim do glossário.

Depois disso, várias pessoas passaram a jogar restos de poda, entulhos da construção civil, roupas, materiais recicláveis e até restos de comida.

Terreno baldio em Araraquara é usado para descarte irregular de lixo e incomoda moradores. G1 , 20 jan. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f7o. Acesso em: 29 jun. 2021. (Texto adaptado.)

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Encontre e sublinhe a palavra entulhos no texto. Converse com os colegas sobre o significado dela.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais são os problemas causados pelo acúmulo de lixo para as pessoas que moram perto de terrenos baldios transformados em lixões?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Apesar de ser proibido, algumas pessoas jogam lixo nas ruas ou em terrenos abandonados. Converse com os colegas sobre possíveis soluções para esse problema.

100

  1. Pense nas atividades realizadas na escola durante um dia de aula.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    1. Desenhe duas situações em que estudantes produzem lixo na escola.
Imagem: Ilustração. Duas molduras para dois quadros em branco, uma azul e outra amarela. Decorando, uma caixa de giz de cera colorido com as cores amarelo, roxo e vermelho no interior da caixa e as cores azul, roxo, verde, amarelo e rosa espalhados. Fim da imagem.
  1. Agora, escreva o que você faz com o lixo que produz.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Perguntem ao coordenador, ao diretor ou a um funcionário da limpeza o que é feito com o lixo produzido na escola. Depois, escrevam as respostas obtidas.

    _____

Cuidar do ambiente em que vivemos é responsabilidade de cada um de nós e deve começar em nossas moradias!

101

Atividade prática

Planejando um brinquedo

Ao longo da vida, produzimos muito lixo. O que você acha de utilizar alguns materiais que seriam descartados e transformá-los em brinquedos?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Organizem-se em grupos para a realização da atividade.

Do que vocês vão precisar

  1. Observem os materiais coletados e planejem o brinquedo que vão construir. Considerem as características dos materiais e como vocês esperam que o brinquedo seja; por exemplo, se ele deve ser dobrável ou deslizar no chão.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Em uma folha avulsa, façam um desenho que mostre como vai ser o brinquedo.
  1. Agora, montem o brinquedo. Se precisarem, peçam ajuda ao professor.
  1. Sobre os materiais utilizados na confecção dos brinquedos, assinale com um X , ou complete, o que existe em maior quantidade.

    ( ) Plástico.

    ( ) Papel.

    ( ) etal.

    ( ) Outro: _____

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Organizem uma exposição para apresentar os brinquedos que vocês produziram. Pensem em uma frase para conscientizar as pessoas sobre o destino adequado para o lixo. Ela pode ser o nome da exposição.

102

  1. Observe as imagens.
Imagem: Ilustração. Pipa laranja no céu com rabiola com fitas amarelas, vermelhas e azuis. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul, calça azul e bota amarela. Está segurando a pipa por uma corda. Ao lado, homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta preta e calça bege. Estão em um campo aberto. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A menina construiu o brinquedo fixando o papel de seda nas varetas de bambu e usou, também, tiras recortadas de um saco plástico presas a uma linha. Que nome esse brinquedo recebe no lugar em que você mora?
  1. O papel de seda é translúcido. Essa característica é importante para o brinquedo voar?

    _____

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Assinale com um X as características que você acha que os materiais do brinquedo devem ter. Depois, converse com os colegas para explicar por que os materiais precisam ter essas propriedades.

( ) Os materiais devem ser pesados.

( ) Os materiais precisam ser leves.

( ) As varetas devem ser flexíveis.

( ) As varetas devem ser rígidas.

( ) O papel precisa ser duro.

( ) O papel precisa ser flexível.

( ) O saco de plástico deve ser flexível.

( ) O saco de plástico deve ser rígido.

  1. Em seu caderno, escreva as orientações para montar esse brinquedo. Como seria o passo a passo?
  1. O que a menina deve fazer depois de brincar com o brinquedo?

    _____

103

CAPÍTULO 15. Evitando o desperdício

Imagem: Ilustração. Bilhete com fita adesiva superior, no interior está escrito: “você estudou, no 1º ano, o modo consciente de descartar o lixo. Relembre-o e converse com os colegas”. Fim da imagem.

Desperdiçar é gastar em exagero, usar sem necessidade. Nós podemos adotar várias atitudes para não desperdiçar os recursos usados no dia a dia.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Observe as imagens e desenhe ao lado de cada uma delas o que pode ser feito para evitar o desperdício.
Imagem: Fotografia. Carrinho de compras com muitas sacolas cheias de produtos no interior. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Caderno com um lápis amarelo. Ao lado, há bolinhas de papel amassadas. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

104

A poluição é o resultado do acúmulo de lixo ou de outros materiais que afetam o ambiente e os seres vivos que nele habitam. As sacolas plásticas, por exemplo, podem acumular-se nas ruas, entupindo bueiros e provocando enchentes. Elas também podem se acumular no mar, causando danos aos seres vivos marinhos.

Imagem: Fotografia. Vista de areia da praia com sujeira e descarte de resíduo indevido. Fim da imagem.

LEGENDA: Objetos plásticos acumulados em uma praia de Niterói, Rio de Janeiro, 2020. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Quero saber!

Por que as sacolas plásticas são um perigo para as tartarugas marinhas?

O lixo e a poluição afetam a vida das tartarugas marinhas. A tartaruga-verde, por exemplo, pode acabar ingerindo sacolas plásticas ao confundi-las com alimento.

A tartaruga-de-couro tem o hábito de se alimentar de águas-vivas e também pode confundir as sacolas plásticas com alimento.

Ao comer o plástico, esses animais correm o risco de engasgar e morrer. Além disso, engolindo as sacolas, as tartarugas não conseguem aproveitar os alimentos que ingerem, o que pode enfraquecê-las.

Imagem: Fotografia. Interior do oceano com tartaruga verde ao lado de corais e um plástico flutuando. Fim da imagem.

LEGENDA: A tartaruga-verde (Chelonia mydas, tamanho aproximado: 1,2 metro de comprimento) pode confundir as sacolas plásticas com alimento. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Pesquisadores brasileiros criam embalagem 100% biodegradável

Repórter Eco. TV Cultura, 29 jul. 2019. Duração: 5 minutos. Disponível em: http://fdnc.io/f7q. Acesso em: 29 jun. 2021.

Essa notícia conta como foi criada a nova embalagem biodegradável, mostrando os materiais utilizados nela.

Fim do complemento.

105

LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 14 e 15.

  1. Observe as situações mostradas nas imagens e responda.
Imagem: Fotografia. A. Homem de cabelo curto grisalho, vestindo camiseta branca e colete azul. Está cortando galhos sobressalentes de uma planta. Fim da imagem.

LEGENDA: Jardineiro podando plantas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. B. Caixa de papelão cheia de alimentos diversos: Alface, rosquinha, óleo, molho, sementes, lata, macarrão e açúcar. Fim da imagem.

LEGENDA: Alimentos que serão utilizados para preparar refeições. FIM DA LEGENDA.

  1. Que tipo de lixo será gerado em cada caso?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual pode ser o destino do lixo gerado?
  1. Observe os ambientes mostrados nas imagens e responda.
Imagem: Fotografia. A: Vista de areia à beira do mar coberta por lixo de resíduos indevidos entulhados pela areia e beira do mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. B: Praia com areia limpa, vegetação baixa e alguns coqueiros. A água forma ondas com água cristalina. Fim da imagem.

LEGENDA: Praia em Prado, Bahia, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual dos ambientes está poluído? Em sua opinião, por que esse ambiente está assim?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o que a poluição pode causar ao ambiente e aos seres vivos?

106

Ciências em contexto

Sabe quanto tempo os materiais demoram para se decompor no ambiente?

O tempo de decomposição dos materiais pode variar, dependendo do ambiente e do tipo de matéria-prima utilizada para produzi-los.

Imagem: Esquema. Ilustração de quatro tipos de produtos diferentes sobre o solo com setas indicando tempo. Papel representado por papéis e caixa de papelão: 3 a 6 meses. Metal representado por latas amassadas: Mais de 100 anos. Plásticos representados por uma sacola plástica: Mais de 400 anos. Vidro representado por potes e garrafas: Mais de 1000 anos. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática comparando o tempo de decomposição do papel, do metal, do plástico e do vidro. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Fonte: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Educação; Idec, Consumers International. Consumo sustentável: manual de educação. 2ª ed. Brasília, 2005. Disponível em: http://fdnc.io/3z8. Acesso em: 16 jul. 2021.

Preservamos o ambiente quando diminuímos a quantidade de lixo produzido. Isso pode ser feito consumindo recursos naturais de forma consciente, não jogando o lixo nas ruas e reaproveitando produtos e objetos que podem ser reutilizados e reciclados.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a principal característica de objetos e materiais que poluem o ambiente? Dê exemplos.
  1. O que devemos fazer para manter o ambiente limpo?

    _____

107

VAMOS RETOMAR

  1. Na prática de esportes aquáticos, pode ser necessário utilizar óculos de natação.
Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto castanho e óculos de natação vermelho. Está em uma piscina, apoiado sobre a divisória de setores da piscina. Fim da imagem.

LEGENDA: Criança utilizando óculos de natação para práticas esportivas aquáticas. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o principal material utilizado nesses óculos?

    _____

  1. O material utilizado apresenta quais características?

    _____

  1. Em sua opinião, por que devemos utilizar óculos desse material na prática da natação?

    _____

  1. Observe os objetos abaixo e complete o quadro indicando o material usado em sua fabricação e se ele é transparente ou flexível.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objeto

Material

Característica

Fotografia. Pote de vidro arredondado com tampa de vidro ligada no recipiente.

CRÉDITO: NOR GAL/SHUTTERSTOCK

_____

_____

Fotografia. Sacola plástica verde.

CRÉDITO: ROBBI/SHUTTERSTOCK

_____

_____

108

Mão na massa

Como podemos orientar as pessoas para a prevenção de acidentes domésticos?

  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinhos. História em quadrinho contada em três quadrinhos. Monica: menina de cabelo curto preto, vestindo vestido vermelho. Magali: Menina de cabelo curto preto, vestindo vestido amarelo. Ambas estão em uma cozinha. Quadro 1: Magali corre em direção ao fogão e diz “Hum... que cheirinho gostoso! O que tem aí?” e Monica, segurando um coelho azul, diz “Ei!!”. Quadro 2: a Magali assusta e diz “Ai!! Ta quente!”, a panela no fogo pula e faz “tum”. Quadro 3: Monica puxa a Magali e grita “cuidado, amiga!!”. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Mônica reage a uma ação da Magali. O que cada uma das personagens faz?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que mensagem o autor da tirinha pretende transmitir?

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Acidentes domésticos podem ser prevenidos se evitarmos as situações que representam perigo. Converse com os colegas sobre objetos e materiais de uma moradia que podem causar acidentes e como estes podem ser evitados.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Agora é a sua vez! Crie, em uma folha avulsa, uma tirinha com uma mensagem que represente a prevenção de acidentes em uma moradia. Antes de desenhar e escrever os diálogos, pense nas perguntas a seguir.
    • Quem serão as personagens da sua tirinha?
    • Qual será a situação representada?
    • Como acontecerá a prevenção de acidentes?