88
UNIDADE 4. Materiais e objetos do dia a dia
LEGENDA: Telefone do início de 1900. Para funcionar, esse telefone ficava conectado à rede telefônica por um fio, ou seja, era fixo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Telefone de disco. Foi muito comum entre os anos 1960 e 1980 e também era fixo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Telefone atual, que também é fixo. FIM DA LEGENDA.
89
LEGENDA: Os telefones fixos sem fio também ficam conectados a uma rede telefônica. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os primeiros telefones celulares chegaram ao Brasil em 1990. Os celulares são dispositivos móveis que se conectam à rede de telefonia sem precisar de um cabo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os primeiros telefones celulares com câmera surgiram nos anos 2000. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Telefone celular atual. Esses aparelhos, além de fazer e receber ligações, são usados para navegar na internet, acessar aplicativos, entre outras utilidades. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Você conhece algum dos objetos mostrados na imagem? Se conhece, identifique-os.
- Para que servem esses objetos?
- O que aconteceu com esses objetos com o passar dos anos?
Fim do complemento.
90
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 12 e 13
Nestes capítulos, você vai identificar os materiais de que são feitos os objetos utilizados no dia a dia.
É possível utilizar qualquer material para fazer um objeto?
CAPÍTULO 12. Objetos do dia a dia
Muitos objetos que utilizamos no dia a dia foram criados há algum tempo. Alguns são mais recentes, enquanto outros são bem antigos.
- Observe a imagem.
- Quais são os objetos da imagem que você utiliza para fazer suas atividades escolares?
_____
- Circule os objetos da imagem que você não
usa
em suas atividades escolares. Há algum objeto que você não conhece?
_____
91
Ao longo do tempo, alguns objetos passaram a ser feitos de materiais diferentes. Em outros casos, a função de um objeto passou a ser executada por outro.
- Observe os objetos abaixo e pesquise para que servem. Desenhe, ao lado de cada um deles, objetos que usamos atualmente para realizar o mesmo tipo de atividade.
_____
LEGENDA: Máquina de escrever. FIM DA LEGENDA.
Atualmente, o que usamos?
_____
_____
LEGENDA: Ábaco. FIM DA LEGENDA.
Atualmente, o que usamos?
_____
- Pesquise objetos que passaram a ser fabricados com materiais diferentes dos que eram usados antigamente e preencha o quadro.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Objeto |
Do que era feito? |
Do que é feito hoje? |
---|---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Você conhece objetos que, no passado, tinham uma função e hoje têm outra? Pergunte a um adulto e conte aos colegas e ao professor.
92
Grande parte dos objetos são invenções humanas que surgiram para tornar as atividades diárias mais fáceis e rápidas. Cada objeto envolve uma nova tecnologia ou as tecnologias já existentes.
Glossário:
Tecnologia : conjunto de métodos e instrumentos utilizados para fabricar um produto ou realizar um estudo.
Fim do glossário.
Todo objeto tem uma finalidade. O lápis, por exemplo, é usado para escrever; a mesa, para apoiar objetos; a cadeira, para sentar. Tablets e computadores têm diversas finalidades, como fazer uma pesquisa ou assistir a um filme. Esses aparelhos permitiram grandes avanços em diferentes áreas do conhecimento, além de facilitar o dia a dia das pessoas.
Todos os objetos que usamos são feitos de algum material e, muitas vezes, o mesmo objeto é feito de dois ou mais materiais.
- Que materiais podem ser utilizados para fazer uma colher?
_____
É importante conhecer as propriedades de um material para saber de que maneira ele pode ser usado.
- Vamos pesquisar? Recorte e cole em uma folha à parte figuras de panelas feitas de diferentes materiais.
- Que material não seria adequado para fazer uma panela? Por quê?
Conhecer as características dos materiais também é importante para prevenir acidentes domésticos. A faca, por exemplo, corta e perfura os alimentos e pode provocar ferimentos na pele. Por essa razão, somente adultos devem manusear esse utensílio. Pratos, travessas, copos e xícaras de vidro, porcelana ou cerâmica, quando se quebram, podem resultar em pedaços capazes de ferir a pele das pessoas. Somente adultos devem recolher e limpar cacos de vidro que se quebrou.
93
CAPÍTULO 13. Embalagens
As embalagens podem ser feitas de diferentes materiais.
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Produtos em prateleira de mercado. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- De que materiais são feitas as embalagens mostradas na imagem?
- Você acha que esses produtos poderiam ser embalados com materiais diferentes dos que foram usados? Quais?
- Em sua opinião, quais são as principais funções das embalagens?
Os seres humanos sentiram necessidade de proteger, guardar e transportar água, alimentos e objetos. Por isso, criaram as embalagens.
No passado, as embalagens eram feitas de materiais naturais, como folhas de árvores, chifres de animais, conchas e cascas de coco. Esses materiais não eram modificados para a produção das embalagens.
LEGENDA: Embalagens de folha de bananeira utilizadas para armazenar refeições. FIM DA LEGENDA.
94
Com o tempo, as pessoas passaram a modificar e aperfeiçoar o uso dos materiais naturais. Foram criados outros tipos de embalagem, como cestas de vime e de palha e vasos de cerâmica.
LEGENDA: Cestos de vime expostos em feira em Caruaru, em Pernambuco. FIM DE LEGENDA.
LEGENDA: Vasos de cerâmica utilizados entre os anos 1 e 800 depois de Cristo, na cidade de Lima, no Peru. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a embalagem que você utiliza para transportar água e consumi-la na escola? Faça um desenho dela.
- Desenhe outros tipos de embalagem utilizados para armazenar água no dia a dia. Indique de que materiais essas embalagens são feitas.
95
Com o desenvolvimento das tecnologias, novas embalagens foram criadas. Atualmente, elas são feitas de materiais elaborados, como o papel, o vidro, o plástico e alguns metais.
- Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Azeite. FIM DA LEGENDA
LEGENDA: Arroz. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Palmito em conserva.FIM DE LEGENDA.
LEGENDA: Ovos. FIM DE LEGENDA.
- Quais são os materiais usados para fazer as embalagens desses produtos?
_____
Esses materiais também são usados em vários objetos que fazem parte do dia a dia.
- Escreva o nome de três objetos feitos dos materiais listados abaixo.
- Vidro: _____
- Papel: _____
- Plástico: _____
- Metal:
_____
Alguns materiais encontrados nas moradias podem provocar acidentes domésticos.
- Converse com um responsável que vive com você para identificar como é feita a prevenção de acidentes em sua moradia. Combine com os colegas algumas perguntas que podem ser feitas nessa entrevista. Depois de coletar os dados, discutam os cuidados necessários para a prevenção de acidentes.
96
Boxe complementar:
Quero saber!
De onde vem o plástico?
Os plásticos, em sua maioria, são produzidos a partir do petróleo. Esse processo envolve várias etapas de transformação. O esquema a seguir representa algumas delas.
- O petróleo é um líquido viscoso e geralmente escuro encontrado no subsolo.
- Na refinaria, o petróleo é aquecido e separado em diversos componentes.
- Nas indústrias, a nafta, que é um líquido transparente, é separada em outros componentes. Alguns desses componentes são utilizados na produção dos plásticos.
- No fim do
processo
de produção, os plásticos estão na forma de grãos. Esses grãos podem ser misturados a outros produtos, originando diferentes tipos de plástico.
LEGENDA: Etapas de produção do plástico. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Fonte: CALLISTER, W. D.; RETHWISCH, D. G. Fundamentos da ciência e engenharia de materiais: uma abordagem integrada. Tradução: Sergio Murilo Soares. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.
Fim do complemento.
97
Atividade prática
Os plásticos não são todos iguais
Você já notou que existem diferentes tipos de plástico? Nesta atividade, será possível observar as características de alguns deles.
Do que vocês vão precisar
- 4 objetos feitos de plástico: pote de iogurte, garrafa PET, escova de dentes e saco de lixo preto
- 2 outros objetos de plástico escolhidos por vocês
Como fazer
- Organizados em grupo, combinem os objetos que cada integrante deve trazer.
- Façam dois testes com os objetos que trouxerem.
Teste de transparência: coloquem a peça de plástico contra a luz. Se for possível ver a luz através do objeto, ele é transparente ou translúcido. Se não, ele é opaco.
Teste de flexibilidade: tentem curvar o objeto. Se ele puder ser curvado, ele é flexível. Se não, ele é rígido.
- Dos objetos testados, quais são transparentes ou translúcidos?
_____
- Dos objetos testados, quais são flexíveis?
_____
- Em que situações é vantajoso usar uma embalagem plástica transparente?
- Em sua opinião, quais são os objetos que precisariam ser feitos de plástico não flexível e por quê?
98
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 12 e 13
- Leia o texto e responda.
Dona Margarida comprou macarrão de quatro formatos diferentes. Em casa, guardou cada tipo em latas de metal iguais. À noite, os netos pediram a ela que fizesse uma sopa de letrinhas. Ela teve de abrir todas as latas até encontrar o macarrão em formato de letras.
- Que tipo de embalagem dona Margarida poderia ter utilizado para encontrar facilmente o macarrão da sopa? Por quê?
_____
- De que materiais são feitas as embalagens dos produtos mostrados a seguir?
_____
_____
_____
_____
- Dê exemplos de materiais rígidos que poderiam ser usados para fabricar mesas e cadeiras.
_____
99
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 14 e 15
Nestes capítulos, você vai identificar formas de cuidar do ambiente.
Como podemos cuidar do ambiente?
CAPÍTULO 14. Nem todos cuidam do ambiente
Vários materiais são descartados no ambiente depois de utilizados. Leia o texto em voz alta e responda.
Terreno baldio é usado para descarte irregular de lixo
Um terreno baldio em Araraquara (SP) foi transformado em um lixão a céu aberto há meses. A situação deixa os moradores da região preocupados por causa dos criadouros de dengue. De acordo com Vilma Gomes, que mora em frente ao terreno, o espaço virou um ponto de descarte irregular de lixo quando moradores deixaram os primeiros sofás.
Depois disso, várias pessoas passaram a jogar restos de poda, entulhos da construção civil, roupas, materiais recicláveis e até restos de comida.
Terreno baldio em Araraquara é usado para descarte irregular de lixo e incomoda moradores. G1 , 20 jan. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f7o. Acesso em: 29 jun. 2021. (Texto adaptado.)
- Encontre e sublinhe a palavra entulhos no texto. Converse com os colegas sobre o significado dela.
- Quais são os problemas causados pelo acúmulo de lixo para as pessoas que moram perto de terrenos
baldios
transformados em lixões?
- Apesar de ser proibido, algumas pessoas jogam lixo nas ruas ou em terrenos abandonados. Converse com os colegas sobre possíveis soluções para esse problema.
100
- Pense nas atividades realizadas na escola durante um dia de aula.
- Desenhe duas situações em que estudantes produzem lixo na escola.
- Agora, escreva o que você faz com o lixo que produz.
_____
- Perguntem ao coordenador, ao diretor ou a um funcionário da limpeza o que é feito com o lixo produzido na escola. Depois, escrevam as respostas obtidas.
_____
Cuidar do ambiente em que vivemos é responsabilidade de cada um de nós e deve começar em nossas moradias!
101
Atividade prática
Planejando um brinquedo
Ao longo da vida, produzimos muito lixo. O que você acha de utilizar alguns materiais que seriam descartados e transformá-los em brinquedos?
Organizem-se em grupos para a realização da atividade.
Do que vocês vão precisar
- embalagens usadas de alimentos e de produtos de higiene pessoal
- fita adesiva
- pincéis
- tinta acrílica de várias cores
- canetas hidrográficas
Observação:
ATENÇÃO
Limpem as embalagens antes de reutilizá-las.
Fim da observação.
Como fazer
-
Observem
os materiais coletados e planejem o brinquedo que vão construir. Considerem as características dos materiais e como vocês esperam que o brinquedo seja; por exemplo, se ele
deve
ser dobrável ou deslizar no chão.
- Em uma folha avulsa, façam um desenho que mostre como vai ser o brinquedo.
- Agora, montem o brinquedo. Se precisarem, peçam ajuda ao professor.
- Sobre os materiais utilizados na
confecção
dos brinquedos, assinale com um
X
, ou complete, o que existe em maior quantidade.
( ) Plástico.
( ) Papel.
( ) etal.
( ) Outro: _____
- Organizem uma exposição para apresentar os brinquedos que vocês produziram. Pensem em uma frase para conscientizar as pessoas sobre o destino adequado para o lixo. Ela pode ser o nome da exposição.
102
- Observe as imagens.
- A menina construiu o brinquedo fixando o papel de seda nas varetas de bambu e usou, também, tiras recortadas de um saco plástico presas a uma linha. Que nome esse brinquedo recebe no lugar em que você mora?
- O papel de seda é translúcido. Essa característica é importante para o brinquedo voar?
_____
- Assinale com um X as características que você acha que os materiais do brinquedo devem ter. Depois, converse com os colegas para explicar por que os materiais precisam ter essas propriedades.
( ) Os materiais devem ser pesados.
( ) Os materiais precisam ser leves.
( ) As varetas devem ser flexíveis.
( ) As varetas devem ser rígidas.
( ) O papel precisa ser duro.
( ) O papel precisa ser flexível.
( ) O saco de plástico deve ser flexível.
( ) O saco de plástico deve ser rígido.
- Em seu caderno, escreva as orientações para montar esse brinquedo. Como seria o passo a passo?
- O que a menina
deve
fazer depois de brincar com o brinquedo?
_____
103
CAPÍTULO 15. Evitando o desperdício
Desperdiçar é gastar em exagero, usar sem necessidade. Nós podemos adotar várias atitudes para não desperdiçar os recursos usados no dia a dia.
- Observe as imagens e desenhe ao lado de cada uma delas o que pode ser feito para evitar o desperdício.
_____
_____
- Converse com os colegas sobre outras atitudes que evitam o desperdício no dia a dia.
104
A poluição é o resultado do acúmulo de lixo ou de outros materiais que afetam o ambiente e os seres vivos que nele habitam. As sacolas plásticas, por exemplo, podem acumular-se nas ruas, entupindo bueiros e provocando enchentes. Elas também podem se acumular no mar, causando danos aos seres vivos marinhos.
LEGENDA: Objetos plásticos acumulados em uma praia de Niterói, Rio de Janeiro, 2020. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Quero saber!
Por que as sacolas plásticas são um perigo para as tartarugas marinhas?
O lixo e a poluição afetam a vida das tartarugas marinhas. A tartaruga-verde, por exemplo, pode acabar ingerindo sacolas plásticas ao confundi-las com alimento.
A tartaruga-de-couro tem o hábito de se alimentar de águas-vivas e também pode confundir as sacolas plásticas com alimento.
Ao comer o plástico, esses animais correm o risco de engasgar e morrer. Além disso, engolindo as sacolas, as tartarugas não conseguem aproveitar os alimentos que ingerem, o que pode enfraquecê-las.
LEGENDA: A tartaruga-verde (Chelonia mydas, tamanho aproximado: 1,2 metro de comprimento) pode confundir as sacolas plásticas com alimento. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Pesquisadores brasileiros criam embalagem 100% biodegradável
Repórter Eco. TV Cultura, 29 jul. 2019. Duração: 5 minutos. Disponível em: http://fdnc.io/f7q. Acesso em: 29 jun. 2021.
Essa notícia conta como foi criada a nova embalagem biodegradável, mostrando os materiais utilizados nela.
Fim do complemento.
105
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 14 e 15.
- Observe as situações mostradas nas imagens e responda.
LEGENDA: Jardineiro podando plantas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Alimentos que serão utilizados para preparar refeições. FIM DA LEGENDA.
- Que tipo de lixo será gerado em cada caso?
_____
- Qual pode ser o destino do lixo gerado?
- Observe os ambientes mostrados nas imagens e responda.
LEGENDA: Praia na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praia em Prado, Bahia, 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual dos ambientes está poluído? Em sua opinião, por que esse ambiente está assim?
- Em sua opinião, o que a poluição pode causar ao ambiente e aos seres vivos?
106
Ciências em contexto
Sabe quanto tempo os materiais demoram para se decompor no ambiente?
O tempo de decomposição dos materiais pode variar, dependendo do ambiente e do tipo de matéria-prima utilizada para produzi-los.
LEGENDA: Representação esquemática comparando o tempo de decomposição do papel, do metal, do plástico e do vidro. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Fonte: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Educação; Idec, Consumers International. Consumo sustentável: manual de educação. 2ª ed. Brasília, 2005. Disponível em: http://fdnc.io/3z8. Acesso em: 16 jul. 2021.
Preservamos o ambiente quando diminuímos a quantidade de lixo produzido. Isso pode ser feito consumindo recursos naturais de forma consciente, não jogando o lixo nas ruas e reaproveitando produtos e objetos que podem ser reutilizados e reciclados.
- Qual é a principal característica de objetos e materiais que poluem o ambiente? Dê exemplos.
- O que devemos fazer para manter o ambiente limpo?
_____
107
VAMOS RETOMAR
- Na prática de esportes aquáticos, pode ser necessário utilizar óculos de natação.
LEGENDA: Criança utilizando óculos de natação para práticas esportivas aquáticas. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o principal material utilizado nesses óculos?
_____
- O material utilizado apresenta quais características?
_____
- Em sua opinião, por que devemos utilizar óculos desse material na prática da natação?
_____
- Observe os objetos abaixo e complete o quadro indicando o material usado em sua fabricação e se ele é transparente ou flexível.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Objeto |
Material |
Característica |
---|---|---|
CRÉDITO: NOR GAL/SHUTTERSTOCK |
_____ |
_____ |
CRÉDITO: ROBBI/SHUTTERSTOCK |
_____ |
_____ |
108
Mão na massa
Como podemos orientar as pessoas para a prevenção de acidentes domésticos?
- Leia a tirinha e responda.
- Mônica reage a uma ação da Magali. O que cada uma das personagens faz?
- Que mensagem o autor da tirinha pretende transmitir?
- Acidentes domésticos podem ser prevenidos se evitarmos as situações que representam perigo. Converse com os colegas sobre objetos e materiais de uma moradia que podem causar acidentes e como estes podem ser evitados.
- Agora é a sua vez! Crie, em uma
folha
avulsa, uma tirinha com uma mensagem que represente a prevenção de acidentes em uma moradia. Antes de desenhar e escrever os diálogos, pense nas perguntas a seguir.
- Quem serão as personagens da sua tirinha?
- Qual será a situação representada?
- Como acontecerá a prevenção de acidentes?