MP060

Comentários para o professor:

Orientações específicas

Unidade 2 – Plantas ao nosso redor

Objetivos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Capítulos

Conteúdos conceituais

Conteúdos procedimentais

Conteúdos atitudinais

5. Onde vivem as plantas.

• Identificar as características de algumas plantas, relacionando-as com o local onde elas vivem.

• Observar e comparar imagens.

• Respeitar a opinião dos colegas.

6. As necessidades das plantas.

• Identificar a importância da luz, da água e do solo para o desenvolvimento de uma planta.

• Descrever as etapas de desenvolvimento de um feijoeiro.

• Identificar as partes do corpo de uma planta completa.

• Realizar atividade prática de acordo com texto instrucional.

• Formular hipóteses.

• Elaborar conclusões.

• Respeitar a opinião dos colegas em um trabalho em grupo.

• Conscientizar-se das necessidades das plantas.

7. As plantas e os outros seres vivos.

• Identificar relações das plantas com outros seres vivos.

• Identificar o papel das plantas nas cadeias alimentares.

• Identificar a presença de plantas em nosso dia a dia.

• Ler e interpretar um texto narrativo.

• Ler e interpretar história em quadrinhos.

• Pesquisar imagens na internet, em revistas e em jornais.

• Refletir sobre a relação das plantas com os outros seres vivos.

• Valorizar a importância das plantas em nosso dia a dia.

• Refletir sobre o desperdício de papel.

Unidade temática predominante

• Vida e evolução

Objetos de conhecimento

• Seres vivos no ambiente

• Plantas

Habilidades da BNCC

( EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

( EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

( EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

Competências da BNCC

Competências gerais: 1, 2, 6 e 10.

Competências específicas: 2, 3 e 8.

Desafio à vista!

• Do que as plantas precisam para crescer e se desenvolver?

• Os animais precisam das plantas? Por quê?

MP061

INTRODUÇÃO

Nesta unidade, serão estudadas as características das plantas, os locais onde vivem, suas necessidades, como se desenvolvem, as relações com os outros seres vivos e as plantas utilizadas no dia a dia dos seres humanos.

No capítulo 5, os estudantes têm a oportunidade de reconhecer as plantas como seres vivos, além de caracterizar os ambientes em que são encontradas. O capítulo 6 tem início com uma atividade prática na qual é possível investigar alguns fatores essenciais para o desenvolvimento das plantas. Ainda nesse capítulo, serão abordados o ciclo de desenvolvimento das plantas, suas partes principais e respectivas funções. Por fim, no capítulo 7, os estudantes têm a oportunidade de identificar a importância das plantas para a sobrevivência dos animais, incluindo a nossa espécie. Para finalizar, a seção Ciências em contexto e o tópico Vamos retomar possibilitam a aplicação das aprendizagens em diferentes contextos e a retomada dos principais estudos da unidade. Na atividade proposta na seção Mão na massa, os estudantes devem construir um caderno de receitas nas quais são utilizadas partes de plantas utilizadas na alimentação e que seriam descartadas.

Os estudos dessa unidade estão relacionados às habilidades EF02CI04, EF02CI05 e EF02CI06.

Para organizar seu planejamento

Espera-se que a duração do trabalho com essa unidade seja de aproximadamente vinte aulas, que podem ser distribuídas em dez semanas. Sugere-se que o professor reserve ao menos duas aulas por semana para a implementação das propostas sugeridas no material, organizadas de forma mais ampla no cronograma e de forma mais detalhada nas orientações de cada capítulo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cronograma

Abertura

Plantas ao nosso redor

1 aula

Capítulo 5

Onde vivem as plantas

4 aulas

Capítulo 6

As necessidades das plantas

5 aulas

Capítulo 7

As plantas e os outros seres vivos

4 aulas

Ciências em contexto

Atividades

3 aulas

Mão na massa

Aproveitando restos de plantas

3 aulas

Total de aulas previstas para a conclusão da unidade

20 aulas

Fatos atuais de relevância

A temática de relevância abordada neste volume é a educação ambiental. Nesta unidade, o foco são as características das plantas e a importância da água e da luz para a manutenção da vida delas no ambiente em que vivem, assuntos que se relacionam com as habilidades EF02CI04, EF02CI05 e EF02CI06. O Brasil tem a maior diversidade de plantas nativas do mundo, segundo a publicação Flora do Brasil, 2020 (disponível em: http://fdnc.io/f73, acesso em: 30 jun. 2021). Ao apresentar a diversidade e as particularidades de algumas plantas que fazem parte do cotidiano dos estudantes, bem como a importância delas para a manutenção do ambiente, incentiva-se a preservação da biodiversidade. Alinhado a isso, abre-se espaço para discussões acerca da legislação vigente, que vem sendo aprimorada, como a Lei nᵒ 13.123, de 20 de maio de 2015.

Esse tema está ligado a fatos de relevância nacional e mundial porque são discussões que contribuem para um posicionamento do estudante sobre a importância da preservação do ambiente e dos seres vivos como aspectos que impactam toda a sociedade.

MP062

UNIDADE 2. Plantas ao nosso redor

Imagem: Fotografia complementar das páginas 40 e 41. Campo de grama com pequenos arbustos e árvores altas. Sobre o campo há vacas marrons com manchas brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: Gado pastando ao lado de campo de araucárias em São Joaquim, Santa Catarina, 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Mobilizando conhecimentos

A imagem de abertura possibilita aproximar os estudantes dos temas abordados na unidade: as plantas, suas características e necessidades e suas relações com outros seres vivos.

Subsídios para o professor

A atividade de abertura tem como objetivo o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a sensibilização para os assuntos que serão estudados na unidade.

Comentar a relação entre os animais que aparecem na imagem e as plantas. Também é possível elaborar com os estudantes um quadro organizando o que eles já sabem sobre o tema plantas, o que gostariam de saber e, durante a unidade, preencher com o que eles consideram ter aprendido durante o estudo dos temas. Esse quadro pode ser mantido na sala de aula durante todo o trabalho com a unidade.

Sensibilização

Iniciar a unidade propondo uma conversa com os estudantes a respeito das plantas. Perguntar quais plantas eles conhecem, se no local em que moram há plantas e quem cuida delas, se gostam ou não de viver em um local com plantas e quais são os motivos, e se já plantaram sementes ou mudas.

Propor a leitura da imagem, projetando-a ou solicitando aos estudantes que a observem no livro didático. Propor a atividade 1 da seção Primeiros contatos para que os estudantes compartilhem suas experiências e vivências em diferentes ambientes.

Registrar na lousa as ideias compartilhadas pelos estudantes, organizando uma tabela comparativa das necessidades de sobrevivência dos animais e das plantas. Solicitar aos estudantes que registrem essa tabela no caderno, para que possa ser revista ao longo da unidade.

Gestão da aula – Roteiro da abertura

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Apresentação da imagem de abertura.

Propor a análise da imagem e as atividades da seção Primeiros contatos.

Compartilhar seus conhecimentos prévios com a turma.

Livro didático ou projetor e caderno.

Registros no caderno.

Registrar na lousa as ideias apresentadas pelos estudantes em forma de tabela comparativa.

Registrar no caderno o que o professor registrou na lousa.

Caderno e lousa.

CONTINUA

MP063

Box complementar:

Primeiros contatos

  1. Você conhece os seres vivos que aparecem na imagem? Se sim, identifique-os.
  1. Do que as plantas precisam para sobreviver? E os animais, como os que aparecem na imagem, do que precisam?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

Avaliação formativa.

Propor o desenho e a produção de texto da avaliação formativa sugerida.

Produzir um desenho e um texto em folha avulsa.

Livro didático, folhas avulsas, lápis de cor ou giz de cera.

Avaliação formativa

As atividades propostas na seção Primeiros contatos podem ser utilizadas para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as plantas. Comentar com eles sobre a atitude de plantar uma muda de árvore e pedir que, em uma folha sem pauta, desenhem uma planta que conheçam e escrevam o que sabem sobre ela. Reservar essas anotações e retomá-las ao final da unidade para a avaliação do conhecimento construído.

Outro elemento importante para a avaliação é acompanhar o processo e, para isso, utilizar a tabela de rubricas que está na Conclusão da unidade. Desde o início, essa tabela pode ser utilizada como acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e retomada em todos os momentos sugeridos como avaliação de processo.

Esse momento inicial possibilitará levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, envolvendo-os nos estudos relacionados às habilidades EF02CI04, EF02CI05 e EF02CI06 que serão trabalhadas ao longo da unidade.

Atividade 1. Resposta pessoal. Os estudantes podem citar as plantas e o gado.

Atividade 2. Os estudantes podem citar que a plantas precisam de luz, ar, água e nutrientes para sobreviver. Eles podem citar que os animais precisam se alimentar das plantas para sobreviver.

MP064

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 5 e 6

Nestes capítulos, você vai identificar as partes de uma planta e investigar de que ela precisa para sobreviver.

Do que as plantas precisam para crescer e se desenvolver?

CAPÍTULO 5. Onde vivem as plantas

Você já visitou um parque? Vamos conversar sobre isso?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo cacheado preto, vestindo camisa xadrez azul, branca e verde. Está deitada de bruços sobre uma toalha em um gramado. Ao lado, um menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta amarela, e homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde. Estão passando a mão em um cachorro caramelo peludo, sentado na grama. Ao lado há uma cesta de piquenique com frutas. Fim da imagem.

LEGENDA: Família em dia de visita ao parque. FIM DA LEGENDA.

  1. Listem os seres vivos que vocês identificam na imagem.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Cachorro, seres humanos e plantas (árvores, grama etc.).

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que os elementos que vocês listaram podem ser considerados seres vivos?
    PROFESSOR Resposta: Eles são seres vivos porque apresentam características em comum, como nascimento, crescimento, desenvolvimento, reprodução e morte, entre outras.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Vocês listaram alguma planta? Conversem com os colegas da sala e verifiquem se eles concordam com vocês.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes tenham listado também as plantas, pois são seres vivos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Introdução da sequência didática

Iniciar a sequência com a leitura e a discussão da questão do Desafio à vista! e a leitura do objetivo de aprendizagem dos capítulos 5 e 6. Espera-se que os estudantes apresentem argumentos adequados para explicar suas hipóteses, relacionando-os com os conhecimentos construídos na unidade anterior.

Nestes capítulos, espera-se que os estudantes reconheçam as plantas como organismos vivos e observem suas principais características e necessidades.

Capítulo 5

Objetivo de aprendizagem

  • Identificar as características de algumas plantas, relacionando-as com o local onde vivem.

    Evidências de aprendizagem

  • Participação nas propostas de leitura compartilhada e apresentação das produções individuais ou em duplas.
  • Registros das atividades propostas no livro didático.

    Retomar com os estudantes as atividades realizadas na abertura da unidade.

    É possível criar rubricas de avaliação para momentos específicos a partir da sugestão indicada na Conclusão desta unidade, mapeando as aprendizagens dos estudantes e verificando a necessidade de intervenções e de revisão dos conteúdos. A rubrica proposta deve ser utilizada como acompanhamento das aprendizagens durante todo o processo.

    Atividade 1. Solicitar aos estudantes que observem a imagem e, então, identifiquem e listem os seres vivos nela mostrados. Eles também devem justificar as suas escolhas, retomando as características dos seres vivos que foram estudadas na unidade anterior.

    Gestão da aula – Roteiro do capítulo 5

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da aula.

    Ler os objetivos de aprendizagem e o Desafio à vista!.

    Acompanhar a leitura feita pelo professor e compartilhar seus conhecimentos.

    Livro didático, caderno e lousa.

    CONTINUA

MP065

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Observe uma planta. Ela pode estar na escola, em uma praça, em um jardim, em sua moradia, em um vaso, entre outros locais.

    • Desenhe a planta que você observou.

    PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Agora, converse com um colega.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    1. Descreva as características da planta que você observou e preste atenção ao relato do colega.
    1. As plantas que vocês observaram pareciam estar bem cuidadas? Como vocês chegaram a essa conclusão?
  1. Pergunte a um adulto que tenha experiência com cuidados de plantas o que ele faz para que elas cresçam saudáveis. Anote quais são esses cuidados.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que o entrevistado mencione a importância de regar as plantas, mantê-las em local bem iluminado, conservá-las em solo adequado e realizar adubações e podas periódicas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

Onde vivem as plantas?

Propor análises de imagens, leituras compartilhadas e atividades do livro didático.

Propor o compartilhamento das produções com a turma.

Participar da leitura compartilhada.

Analisar imagens e resolver as atividades propostas pelo professor. Compartilhar suas ideias e produções com os colegas.

Caderno e livro didático.

Solicitar aos estudantes que observem uma planta cultivada diretamente no solo, de preferência em um jardim ou canteiro, ou em um vaso. Pedir que relatem em que local a planta está, se recebe muita ou pouca luz, entre outros fatores.

É possível propor que as atividades 2 e 4 sejam realizadas como tarefa de casa para serem retomadas e debatidas na aula seguinte.

Atividade 2. Solicitar aos estudantes que compartilhem seus desenhos.

Atividade 3. Perguntar à turma sobre o estado da planta observada. Por exemplo, se notaram o solo muito seco, podem explicar que a planta está malcuidada porque não foi regada. Dessa forma, identificam a importância da água para a sobrevivência da planta. Se a atividade for realizada na escola, verificar a possibilidade de os estudantes conversarem com o responsável por cuidar das plantas. É importante que, após essa conversa, identifiquem necessidades importantes das plantas como: água, solo e iluminação adequados, entre outras.

Atividade 4. Pedir aos estudantes que leiam em voz alta as respostas que coletaram com os adultos para responder à atividade. Aproveitar as respostas para introduzir os conteúdos que serão estudados no próximo capítulo e que estão relacionados à habilidade EF02CI05. Registrar os principais tópicos apresentados pelos estudantes em um papel pardo e deixá-lo exposto na sala.

Boxe Complementar

De olho na PNA

Ao solicitar que os estudantes leiam e compartilhem suas respostas com a turma, é possível estimular a fluência em leitura oral, além do desenvolvimento do vocabulário, já que os estudantes entrarão em contato com as diversas e diferentes produções de seus colegas, escritas com palavras e em contextos diferentes. Essas propostas estão de acordo com a Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Fim do complemento

MP066

As plantas nos ambientes

É possível ver plantas nas praças, nos parques, nos jardins e em muitos outros locais, como calçadas e vasos.

A primeira imagem abaixo retrata a ponte e o lago que fazem parte do jardim da casa onde morava o pintor francês Oscar-Claude Monet, que viveu entre 1840 e 1926. Monet fez várias pinturas desse jardim, como a obra retratada na segunda imagem, de 1899, que representa a mesma ponte e o mesmo lago da fotografia.

Imagem: Fotografia. Vista frontal de um lago repleto de vitórias-régias. Ao fundo uma ponte curvada verde cruzando o lago. Ao redor, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Parte do jardim da casa onde viveu Monet, na França. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com moldura marrom, com vista frontal de um lago repleto de vitórias-régias. Ao fundo uma ponte curvada verde cruzando o lago. Ao redor, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Oscar-Claude Monet. P onte japonesa e lago de nenúfares, 1899. (Óleo sobre tela, 89 centímetros × 93 centímetros.). FIM DA LEGENDA.

  1. Assinale com um X as afirmações corretas sobre as plantas que aparecem na fotografia.

    ( ) As plantas têm formas e cores diferentes.

    ( ) Algumas plantas vivem na água e outras vivem no solo.

    ( ) Todas as plantas são do mesmo tamanho.

    ( ) Todas as plantas são aquáticas.

    PROFESSOR Respostas corretas: As plantas têm formas e cores diferentes; Algumas plantas vivem na água e outras vivem no solo.

    De acordo com suas características, as plantas podem sobreviver em diferentes ambientes: úmidos, secos, quentes, frios, entre outros.

    Algumas plantas do jardim de Monet são plantas aquáticas. Elas apresentam características importantes que as auxiliam a sobreviver na água. Suas raízes ficam fixas no solo abaixo da água, mas seus caules e folhas flutuam graças à capacidade de armazenar ar.

    As plantas terrestres se desenvolvem sobre o solo, onde fixam suas raízes. A maioria das plantas terrestres não consegue viver na água.

MANUAL DO PROFESSOR

Propor a leitura compartilhada do texto e a análise das imagens. Perguntar aos estudantes quais sensações eles acreditam que seriam percebidas no ambiente retratado nas imagens. A partir desse debate, é possível retomar alguns aspectos dos estudos realizados na unidade anterior sobre os sentidos.

Explicar aos estudantes o que representam as imagens apresentadas: à esquerda, fotografia atual do jardim da casa que pertenceu a Claude Monet, em Giverny, na França; à direita, a pintura Ponte japonesa e lago de nenúfares (1899), que faz parte do acervo do Museu de Arte da Filadélfia. Se possível, levar para a sala de aula livros que explorem a vida e a obra do pintor para apresentar aos estudantes. Esse momento possibilita uma conexão com os conhecimentos do componente curricular Arte.

Atividade 5. Antes de iniciar a leitura da atividade, estimular a observação do jardim da fotografia e o que está reproduzido na tela, identificando semelhanças entre os dois. Direcionar a observação dos estudantes para as características das plantas por meio de questões: “Há plantas na água, no solo ou em outros locais?”; “Quais estruturas das plantas podem ser observadas?”; “Há diferenças entre essas plantas?”. Realizar a atividade colaborativamente com toda a turma.

Finalizar a leitura do texto, ainda de forma compartilhada, estimulando a participação de todos os estudantes. Construir, na lousa, de forma compartilhada, um quadro comparativo das características de plantas. É possível completar o quadro com exemplos de espécies de plantas que poderão ser pesquisados na internet com os estudantes.

Preparação para a próxima atividade

Organizar e disponibilizar aos estudantes materiais como jornais e revistas para recortar as imagens de plantas solicitadas na atividade 7. Também é possível pedir a eles que tragam essas imagens recortadas de casa.

As obras de arte no ensino de Ciências

Diversos artistas retratam animais, plantas e outras situações do cotidiano em suas obras de arte. Nas aulas de Ciências, essas obras podem ser exploradas, de modo que os estudantes as observem e extraiam delas informações sobre o tema representado. Muitas vezes, os estudantes podem ter percepções diferentes da mesma obra de arte, sendo importante estimulá-los a compartilhar o que percebem e a relembrá-los de que não há certo ou errado nessas interpretações, mas sim a percepção do observador misturada à ideia do artista que produziu a obra. As reproduções de obras dos artistas brasileiros Tarsila do Amaral (1886-1973), Di Cavalcanti (1897-1976), Candido Portinari (1903-1962), entre outros, podem ser utilizadas em sala de aula para que os estudantes as analisem.

MP067

  1. No local em que você vive, há plantas terrestres? Se sim, quais são?

    _____

    PROFESSOR Respostas pessoais.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Com um colega, pesquisem, recortem e colem imagens de plantas. Resposta pessoal.
    PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes poderão trazer imagens variadas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6. Solicitar aos estudantes que observem o seu entorno e compartilhem suas respostas.

Atividade 7. A atividade proposta deverá ser realizada em duplas. Se eles forem realizar os recortes em sala de aula, orientá-los quanto aos cuidados com a utilização da tesoura. A atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF02CI05.

Estimular os estudantes a comparar o caule e as folhas das plantas mostradas nas imagens pesquisadas: árvores, arbustos e plantas que vivem na água, por exemplo. Questionar se as plantas que vivem na água conseguiriam viver fora dela e vice-versa. Pedir que justifiquem sua resposta. Quando as duplas finalizarem as atividades, solicitar que apresentem suas produções para toda a turma, promovendo um momento de compartilhamento e sistematização dos estudos. Construir uma lista coletiva com todos os itens citados pelos estudantes que são essenciais para todas as plantas.

O trabalho com a observação das plantas e a conscientização para não tirá-las de seu local de origem é um fato atual de relevância relacionado aos Temas Contemporâneos Transversais.

As plantas e o conceito de ser vivo

Em seu livro A representação do mundo na criança , Piaget afirma que, em geral, crianças com idades entre oito e dez anos acham que o movimento é a característica que melhor define um ser vivo e, portanto, só é vivo quem tem um movimento próprio, espontâneo e visível. Atualmente, cada vez mais cedo os alunos são apresentados ao conceito de seres vivos na escola, desde a Educação Infantil. Dessa forma, conseguem perceber que, além do movimento, os seres vivos apresentam outras características que podem, ou não, ser visíveis sem instrumentos apropriados. Sobre as plantas, especificamente, alguns aspectos auxiliam a inclusão delas no grupo de seres vivos, como a existência de um ciclo de vida, a necessidade da água e de um solo adequado para o seu crescimento e desenvolvimento, entre outros aspectos.

PIAGET, J. A representação do mundo na criança . Rio de Janeiro: Record, 1978. (Texto de 1926.)

MP068

  1. As plantas têm características que possibilitam a sobrevivência delas no ambiente em que vivem.
    1. Ligue as plantas aos ambientes em que elas se encontram.

COLUNA 1

Imagem: Fotografia de um rio com plantas de flores verdes pequenas flutuando sobre o rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Aguapé (Eichhornia crassipes, tamanho aproximado: 60 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma laranjeira com frutos em um campo com mais laranjeiras ao redor. Fim da imagem.

LEGENDA: Laranjeira (Citrus sinensis, tamanho aproximado: 8 metros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um cacto em um terreno semiárido. Fim da imagem.

LEGENDA: Cacto (Cereus jamacaru, tamanho aproximado: 5 metros de altura). FIM DA LEGENDA.

COLUNA 2

Ambiente terrestre

Ambiente aquático

PROFESSOR Respostas: imagem: Ambiente aquático; 2ª imagem: Ambiente terrestre, 3ª imagem: Ambiente terrestre.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já viu um aguapé? Algumas partes do caule dessa planta armazenam ar e, assim, ela pode flutuar de forma que as folhas fiquem acima da água. Por que você acha que isso é importante para a planta?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que as folhas, que estão fora da água, recebem maior quantidade de luz solar, e que a luz é essencial para o desenvolvimento das plantas. Fim da observação.
  1. Escreva o nome de outras plantas que vivem no mesmo ambiente que a laranjeira.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes indiquem outras plantas terrestres, como árvores, arbustos, palmeiras, gramíneas etc. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o cacto poderia viver no ambiente aquático, como o aguapé? Explique sua resposta.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que não. O cacto, diferentemente do aguapé, é uma planta terrestre e, por isso, não cresceria em um ambiente aquático. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 8. Essa atividade, que pode ser realizada em duplas, possibilita aos estudantes relacionarem as plantas que aparecem nas imagens ao local onde elas vivem. É possível que a proposta não cause dúvida, porque é bem evidente nas imagens o local onde cada planta se encontra. O que deve ser valorizado nesse momento é a diferenciação de ambiente aquático e ambiente terrestre. Ao comentar sobre a parte do corpo do aguapé que possibilita a flutuação, questionar sobre as partes da planta que ficam fora da água e as que ficam dentro dela. Espera-se que os estudantes percebam que as raízes do aguapé, diferentemente das da laranjeira e do cacto, estão na água, e não no solo.

Compartilhar com os estudantes o vídeo Como o aguapé pode contribuir para a despoluição das fontes de água?, do canal Repórter Eco. Disponível em: http://fdnc.io/f74. Acesso em: 20 maio 2021. É importante ressaltar que a superpopulação desse tipo de planta poderá trazer alguns prejuízos para o local onde ela se encontra. Debater com os estudantes os conteúdos apresentados no vídeo, destacando a importância da intervenção humana, que pode trazer tanto benefícios quanto prejuízos aos ecossistemas.

As atividades propostas nessas páginas possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF02CI04 e EF02CI05.

Preparação para a próxima atividade

Antes de desenvolver a Atividade prática, solicitar aos grupos que tragam os materiais necessários ou, se preferir, encaminhar a atividade coletivamente, estimulando toda a turma a participar da montagem dos vasos.

Gestão da aula – Roteiro do capítulo 6

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Abertura da aula.

Ler os objetivos de aprendizagem do capítulo.

Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes.

Acompanhar a leitura feita pelo professor e compartilhar seus conhecimentos.

Livro didático.

Atividade prática.

Orientar os estudantes na realização do experimento.

Realizar o experimento e registrar dados e observações.

Materiais diversos.

CONTINUA

MP069

CAPÍTULO 6. As necessidades das plantas

Vamos realizar uma investigação para verificar quais são as necessidades de uma planta?

Atividade prática

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Do que as plantas precisam para viver?

Reúnam-se em grupos para realizar a atividade.

Do que vocês vão precisar

Como fazer

  1. Em sua moradia, peça a um adulto que corte as garrafas PET cerca de 10 centímetros acima da base. Elas serão usadas como vasos.
  1. Para evitar acidentes, toda a borda dos vasos deve ser coberta com fita-crepe. Essa tarefa também deve ser feita por um adulto.

Observação:

ATENÇÃO

As garrafas PET deverão ser cortadas e preparadas por um adulto.

Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Mesa com produtos diversos espalhados, sendo eles: uma caixa de papelão, grãos de feijão, garrafa PET, jornal, saco de terra, tesoura, fita adesiva, lápis. Fim da imagem.

LEGENDA: Material utilizado na atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Garrafa PET com uma régua apoiada e com uma tesoura em direção ao plástico. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação do corte da garrafa PET. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

As necessidades das plantas.

Propor análises de imagens, leituras compartilhadas e atividades do livro didático.

Propor o compartilhamento das produções com a turma.

Participar da leitura compartilhada.

Analisar imagens e resolver as atividades propostas pelo professor. Compartilhar suas ideias e produções com os colegas.

Livro didático e caderno.

Ligando os pontos.

Propor a resolução das atividades de revisão.

Realizar as atividades de revisão.

Livro didático e caderno.

Capítulo 6

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a importância da luz, da água e do solo para o desenvolvimento de uma planta.
  • Descrever as etapas de desenvolvimento de um feijoeiro.
  • Identificar as partes do corpo de uma planta completa.

    Evidências de aprendizagem

  • Registros do experimento – hipóteses, cartão de observação, atividades de análise dos dados e escrita da conclusão.
  • Atividade da seção Ligando os pontos.

    Esses instrumentos de coleta de evidências possibilitam verificar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados, assim como o desenvolvimento das habilidades EF02CI04, EF02CI05 e EF02CI06.

    O processo de construção, coleta de dados e análise do experimento possibilita também avaliar conteúdos procedimentais e atitudinais, além de possibilitar o desenvolvimento do vocabulário próprio das Ciências da Natureza e o reconhecimento das práticas científicas.

    Atividade prática

    Essa atividade tem como objetivo que os estudantes percebam as necessidades das plantas. Ela pode ser realizada no chão adequadamente forrado com jornal. A terra adubada, que será utilizada no plantio, deve ter sido comercializada para esse fim, mas, no caso de algum estudante trazer terra coletada no jardim, é importante que o professor manuseie essa terra de modo a evitar possíveis acidentes causados por pedaços de metal, vidro e outros objetos que possam estar misturados na terra coletada.

    A Atividade prática favorece o desenvolvimento das habilidades EF02CI04, EF02CI05 e EF02CI06.

MP070

  1. No dia combinado, levem o material para a escola. Usando as etiquetas adesivas, numerem os vasos 1, 2, 3 e 4.
  1. Forrem com folhas de jornal o local onde vão trabalhar.
  1. Coloquem terra adubada nos vasos 1, 2 e 3. Com o palito, façam um buraco raso na terra de cada vaso para acomodar os grãos. Depois, coloquem três grãos em cada buraco. Cubram os grãos com um pouco de terra, mas sem pressionar.
  1. Deixem o vaso 1 em um local iluminado e reguem-no sempre que perceberem que a terra está secando.
  1. O vaso 2 deve ficar em um local iluminado, mas sem receber água.
  1. O vaso 3 deve ser colocado dentro de uma caixa de papelão com tampa, recebendo água duas vezes por semana. A caixa deverá ser colocada dentro de um armário ou em outro local sem iluminação.
Imagem: Ilustração. Parte inferior de uma garrafa com destaque de duas mãos colando uma fita nas bordas. Fim da imagem.

LEGENDA: A garrafa PET cortada deve ter suas bordas cobertas por fita-crepe. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Parte inferior de uma garrafa com fita na borda e terra no interior, ao lado há grãos de feijão. Fim da imagem.

LEGENDA: Montagem dos vasos. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Duas partes inferiores de garrafa com terra em ambos e etiquetas indicando Vaso 1 e Vaso 2. Acima, uma mão molha o vaso 1 com um regador, ambos estão em uma janela com luz direta. Fim da imagem.

LEGENDA: O vaso 1 e o vaso 2 devem ser mantidos em local bem iluminado pelo Sol. O vaso 1 deve ser regado, e o vaso 2, não. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Parte inferior de uma garrafa com fita na borda e terra no interior, uma etiqueta indica Vaso 3. Está dentro uma caixa de papelão, dentro de um armário. Fim da imagem.

LEGENDA: O vaso 3 deve ser mantido em um local escuro e deve ser regado. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Conversar com os estudantes sobre a importância de controlar as variáveis a serem investigadas e manter o padrão de controle indicado no experimento:

  • Vaso 1: terra + iluminação + água de acordo com a necessidade da planta.
  • Vaso 2: terra + iluminação (sem receber água).
  • Vaso 3: terra + água duas vezes por semana (sem iluminação).
  • Vaso 4: iluminação + água de acordo com a necessidade da planta (ausência de terra).

    Orientar os estudantes a não comprimir as sementes ao colocar a terra sobre elas. Perguntar quais diferenças observam entre as quatro situações.

    Propor a realização de todas as etapas da atividade e, então, verificar o local mais adequado para manter os vasos. Se houver um armário na sala de aula, esse pode ser um bom local para guardar o vaso 3, pois se evitam acidentes durante o manuseio da caixa. Esse vaso não deverá receber luz; por isso, é recomendável que a anotação sobre seu desenvolvimento seja feita no mesmo dia em que a terra for umedecida.

    Ficar atento à quantidade de água colocada nos vasos que devem ser regados; não pode haver excesso de água, deve-se apenas umedecer o solo.

    Depois de finalizar a atividade e o período de observação, não descartar as plantas e oferecer, a todas, as mesmas condições de água, terra e luz. Continuar mantendo as plantas umedecidas e em local iluminado e arejado. Elas poderão ser reutilizadas no momento de abordar o desenvolvimento do feijão.

    Boxe Complementar

    De olho na BNCC

    A atividade estimula a curiosidade, o levantamento e o teste de hipóteses, além da elaboração de conclusões. Desse modo, relaciona-se à competência geral 2 e à competência específica 2 de Ciências da Natureza.

    Fim do complemento

    Fatores abióticos que afetam a germinação

    Dentre os principais fatores que afetam a germinação podem-se citar: a luz, a temperatura, a disponibilidade de água e o oxigênio. As necessidades de cada um desses fatores são variáveis de acordo com as espécies e cultivares, e que muitas vezes dependem mais das condições a que foram submetidas as sementes durante o período que estavam ainda no campo (na planta-mãe), bem como na pós-colheita ou na disseminação, do que propriamente de fatores hereditários. Essas necessidades de cada espécie estão relacionadas com o seu habitat de origem e com melhor forma de preservação da espécie, ou seja, a semente só germina quando há condições para a sobrevivência da plântula.

    OLIVEIRA, L. E. M. Fatores abióticos. Temas em fisiologia vegetal . Disponível em: http://fdnc.io/f75. Acesso em: 30 jun. 2021.

MP071

  1. No vaso 4, coloquem apenas os grãos de feijão, sem a terra. Ele deve ficar em um local iluminado. Reguem sempre que necessário.
  1. Vocês podem escrever pequenos lembretes para colocar junto aos vasos, por exemplo: “Vaso 3 – Regar duas vezes por semana”.
  1. Observem duas vezes por semana, durante 21 dias, o que está acontecendo nos vasos. Anotem no caderno o dia da observação, escrevam uma descrição do que observaram e façam um desenho de cada vaso.
Imagem: Ilustração. Parte inferior de uma garrafa com grãos de feijão soltos, está sobre uma janela com luz direta. Fim da imagem.

LEGENDA: O vaso 4 deve ser mantido em local iluminado pelo Sol e deve ser regado. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. O que você acha que vai acontecer com os grãos de feijão em cada vaso? Escreva suas hipóteses.
    PROFESSOR Respostas pessoais.

    Vaso 1: _____

    Vaso 2: _____

    Vaso 3: _____

    Vaso 4: _____

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta xadrez. Está plantando uma planta sobre a parte inferior de uma garrafa. Fim da imagem.

LEGENDA: Quando expostas a condições corretas, as sementes podem germinar e se transformar em uma plantinha. FIM DA LEGENDA.

Glossário:

Germinar : nascer, iniciar o desenvolvimento.

Fim do glossário.

MANUAL DO PROFESSOR

Explicar aos estudantes que as anotações no caderno devem ser preenchidas individualmente com informações sobre o desenvolvimento das plantas utilizadas na Atividade prática.

Atividade 1. Antes de observar os resultados, os estudantes devem formular hipóteses sobre o desenvolvimento de cada planta e registrar o que esperam observar. Explicar aos estudantes que formular uma hipótese é apresentar uma ideia, na tentativa de explicar um questionamento ou fato. Uma hipótese é formulada baseando-se em dados ou em um conjunto de fatos e, após testes, pode se revelar verdadeira ou falsa. A formulação de hipóteses é uma importante habilidade a ser desenvolvida no ensino de Ciências. Conversar com os estudantes sobre a atividade prática e estimulá-los a anotar suas hipóteses, sem interferir em suas reflexões. Ao final da atividade prática, ao elaborar a conclusão, orientar os estudantes para que comparem os resultados com suas hipóteses iniciais.

É possível que a planta do vaso 3, dentro da caixa de papelão, também se desenvolva, pois os estudantes devem manter a terra úmida, o que possibilita a germinação da semente. Porém, espera-se que essa planta não se desenvolva como a do vaso 1. O mesmo pode ocorrer com a planta do vaso 4. É possível que os estudantes observem a presença dos cotilédones, metades da semente de onde sai a raiz. Explicar que essa estrutura armazena reservas de alimento para o desenvolvimento inicial da planta e que, depois de algum tempo, vai diminuindo de tamanho até desaparecer.

MP072

  1. Consulte o caderno com suas anotações e responda.
    1. Passados quatro dias de observação, as sementes germinaram em todos os vasos?

      _____

      PROFESSOR Resposta: É provável que as sementes tenham germinado em todos os vasos que receberam água. As sementes do vaso 2 não devem ter germinado. É possível que as sementes do vaso 4 germinem, mas é improvável que se desenvolvam muito dado que o broto não vai ter acesso aos nutrientes necessários e que estão no solo.
  1. Após o último dia de observação do experimento, as plantas se desenvolveram da mesma forma em todos os vasos? Escreva o número do vaso em que ocorreu cada fato.

    A planta não germinou. Vaso _____.

    PROFESSOR Resposta: 2.

    A planta germinou e não se desenvolveu. Vaso _____.

    PROFESSOR Resposta: 3.

    A planta germinou e se desenvolveu. Vaso _____.

    PROFESSOR Resposta: 1.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você percebeu qualquer outra diferença entre as plantas? Converse com os colegas.
    PROFESSOR Resposta variável. No vaso 3, é possível que a planta tenha germinado com uma coloração verde menos intensa do que no vaso 1.
  1. Complete a frase.
    • Para se desenvolver, o feijoeiro precisou de _____
      PROFESSOR Resposta: água, terra e luz.
Imagem: Ilustração. Parte inferior de uma garrafa com terra e planta crescendo no interior. Fim da imagem.

LEGENDA: O feijoeiro pode se desenvolver e se transformar em uma planta. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com toda a turma, elabore uma conclusão para esta atividade.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Uma conclusão possível: sem água, luz e terra, as plantas não crescem nem se desenvolvem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Programar as aulas para que, após 4 dias de experimento, os estudantes retomem os registros no caderno e respondam ao primeiro item da atividade 2. Debater com a turma os resultados obtidos até o momento, verificando se estão de acordo com as hipóteses iniciais ou não.

Ao final do período de observação, espera-se que os estudantes identifiquem a planta do vaso 1 como a que teve aspectos favoráveis ao seu desenvolvimento: água, terra, luz e ar. Outras questões podem influenciar o desenvolvimento das plantas, como o espaço em que estão plantadas, o tipo de solo etc. Se outros resultados forem obtidos além das possibilidades citadas no segundo item da atividade 2, orientar os estudantes a registrar no livro didático e buscar explicações com toda a turma para esses acontecimentos.

Atividades 3 e 4. Estimular a participação de todos na formulação da conclusão do experimento e solicitar que façam o registro no livro didático. Propor aos estudantes que verifiquem se a conclusão que a turma escreveu está de acordo com suas hipóteses iniciais, refletindo sobre os resultados obtidos a partir do que foi feito ao longo do experimento (variáveis testadas).

Os estudantes devem verificar se alguma das hipóteses necessita de teste para ser confirmada ou refutada. Para isso, sugira que proponham uma nova atividade prática que possa auxiliá-los a testar a hipótese levantada. É muito importante, em atividades práticas de Ciências, dar continuidade, sempre que possível, às discussões levantadas por uma sugestão apresentada no material didático, dando oportunidade aos estudantes de avançar nas discussões de acordo com seus interesses ou com as características do entorno.

Teoria e prática juntas no processo de investigação

[...] Ciências só se aprende quando há uma situação para resolver, um problema [...] que incentive a busca de respostas que não sejam óbvias nem organizativas ou classificatórias: [...] o aluno deve aprender a levantar hipóteses, interpretar os resultados, elaborar problemas, recolher dados, pesquisar, fazer registros, planejar a ação e aplicá-la a novas circunstâncias [...].

O pontapé inicial é a exposição de uma situação-problema, um impasse do dia a dia para o qual a turma mobiliza o que já sabe para tentar solucioná-la. [...]

SANTOMAURO, B. Em Ciências é preciso estimular a curiosidade de pesquisador. Nova Escola , 17 abr. 2009 . Disponível em: http://fdnc.io/f76. Acesso em: 25 maio 2021.

MP073

O desenvolvimento de uma planta

Você e a turma observaram o desenvolvimento de um feijoeiro por alguns dias.

  1. Na página 119, você vai encontrar imagens das etapas de desenvolvimento de um feijoeiro. Com a ajuda de um adulto e utilizando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte as imagens e cole-as a seguir, na sequência correta, de acordo com a legenda.
Imagem: Fotografia. Esquema. 1 - Sementes de feijão: Sementes de feijão amontoado. 2 - Seta indica: Semente de feijão no início da germinação, com a raiz começando a se formar. Fotografia de grão de feijão na terra soltando a raiz. 3 - Seta indica: Planta com raiz mais desenvolvida e caule em início de desenvolvimento; surgimento das primeiras folhas. Fotografia em vista frontal de uma planta de feijão saindo da terra com folhas fechadas e raízes no interior da terra à mostra. 4 - Seta indica: Feijoeiro com raízes, caule e primeiras folhas bem formadas. Fotografia em vista frontal de uma planta de feijão crescida com folhas abertas e raízes no interior da terra à mostra. 5 - Seta indica: Feijoeiro desenvolvido com flores. Fotografia destacando flores pequenas amarelas com folhas curtas. 6 - Seta indica: Feijoeiro com flores e vagens carregadas de sementes (Phaseolus vulgaris, tamanho aproximado: 80 centímetros de altura). Cápsulas com sementes penduradas em galhos. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Espera-se que os estudantes sejam capazes de interpretar as informações sobre o desenvolvimento da planta e identificar as diferentes partes que compõem esses seres vivos.

Os estudantes devem ordenar as etapas do desenvolvimento do feijoeiro. Se alguns vasos utilizados na Atividade prática tiverem sido mantidos, pedir que observem como o feijoeiro está. Eles provavelmente não terão dificuldades em identificar a sequência. Podem ter dúvida em relação ao aparecimento das flores e das vagens. Explicar que, primeiramente, aparecem as flores e, depois, as vagens.

Solicitar aos estudantes que expliquem o que ocorre em cada etapa de desenvolvimento do feijoeiro. É provável que mencionem os nomes de algumas partes da planta, como raiz, folha e flor. Os demais nomes podem não ser citados, mas serão explicados nas páginas seguintes.

Comentar com os estudantes que o feijoeiro de flores brancas que aparece na imagem é da variedade de feijão conhecida como carioquinha. Outras variedades de feijão apresentam flores de cores diferentes: o feijão-de-corda, por exemplo, apresenta flores de cor lilás.

Essa atividade contribui ao desenvolvimento das habilidades EF02CI04 e EF02CI06, já que os estudantes devem identificar as etapas do ciclo de vida de uma planta e suas partes principais.

Órgãos vegetativos e órgãos reprodutivos

Ao arrancarmos uma planta de feijão de alguns dias de idade, verificamos que o seu organismo é constituído por uma série de partes que, da base para o ápice, são: raízes, caule e folhas.

Se essa planta fosse mais velha, poderia ter também flores, das quais resultariam frutos, em cujo interior se desenvolveriam sementes. Estas, plantadas em condições favoráveis, germinariam dando origem, cada uma, a uma planta igual à que as produziu.

As primeiras partes mencionadas são órgãos que garantem a sobrevivência do indivíduo: órgãos vegetativos. As demais estão ligadas à reprodução e permitem a perpetuação da espécie: órgãos reprodutivos.

FERRI, M. G. Botânica : morfologia interna das plantas (anatomia). 9ª ed. São Paulo: Nobel, 1999. p. 15. (Título adaptado.)

MP074

As partes do corpo do feijoeiro

Como você observou nas imagens do desenvolvimento do feijoeiro, há diferentes partes no corpo dessa planta e cada uma tem sua função.

Observe a imagem com o nome das partes do feijoeiro e suas funções.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Era uma vez uma semente

Judith Anderson. São Paulo: Scipione, 2019.

O livro acompanha o crescimento e a transformação das plantas por meio da história de uma menina e de seu avô.

Fim do complemento.

Imagem: Fotografia. Vista frontal de uma planta com folhas triangulares, flores, vagens com sementes e raiz sobre a terra exposta em corte. Ao redor, setas indicam detalhes da planta. Folhas e outras partes verdes: captam a luz, o gás carbônico e com a água absorvida pelas raízes, produzem o alimento da planta. Caule: sustenta a planta e transporta água e nutrientes. Raiz: fixa a planta no solo e absorve água e nutrientes. Flores: são importantes na reprodução das plantas. Quando são polinizadas, dão origem aos frutos. Vagens: são os frutos da planta e guardam as sementes. Os frutos surgem a partir das flores após serem polinizadas.. Fim da imagem.

LEGENDA: Feijoeiro (Phaseolus vulgaris, tamanho aproximado: 80 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de vagem aberta com sementes brancas. Ao redor vagens fechadas e folhas triangulares. Fim da imagem.

LEGENDA: Vagem de feijoeiro (Phaseolus vulgaris) com sementes. FIM DA LEGENDA.

Cerca de dois meses depois de as sementes germinarem, podem aparecer as flores e, depois, as vagens. As vagens são os frutos do feijoeiro. As sementes (feijões) ficam dentro dos frutos.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além de outras necessidades, no desenvolvimento da planta, a raiz precisa ter espaço para crescer e fixar a planta ao solo. Depois de algum tempo, em que local você plantaria os feijoeiros da atividade realizada em sala de aula? Explique o motivo de sua escolha.
    PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes podem sugerir que, conforme crescem e se desenvolvem, os feijoeiros precisam ser plantados em um espaço maior que o dos vasos de garrafas PET para que continuem crescendo, desenvolvendo-se e recebendo água e luz de maneira adequada. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Propor a leitura compartilhada do texto e da imagem do feijoeiro com toda a turma. Os estudantes devem identificar na imagem os nomes das partes do corpo do feijoeiro e suas respectivas funções. É possível que não tenham dúvidas sobre alguns nomes mais utilizados; já o caule, por exemplo, pode ser confundido com tronco, que é um tipo específico de caule. Não é necessário estabelecer essa diferença neste momento, mas é importante utilizar a nomenclatura correta ao se referir a essas estruturas específicas.

Comentar que, assim como as partes do corpo humano recebem denominações, o mesmo ocorre com o corpo das plantas. Se possível, mostrar os vasos de feijoeiro plantados por eles e realizar a identificação das partes observáveis.

A leitura do texto e da imagem da página promove o desenvolvimento da habilidade EF02CI06.

Atividade 2. Após a leitura da questão, pedir aos estudantes que observem, na imagem, a raiz do feijoeiro. Comentar que, de forma geral, o tamanho da raiz das plantas é proporcional ao tamanho do resto delas, ou seja, conforme a planta cresce, suas raízes também crescem. Questioná-los se já viram um pé de feijão totalmente desenvolvido e qual é o tamanho que eles acham que essa planta pode atingir. Há diversas variedades de feijoeiro, por isso o tamanho dessa planta adulta pode variar, mas é comum que ultrapasse 50 cm de altura quando plantado no chão.

Boxe Complementar

Recurso complementar

JARDIM Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://fdnc.io/f77. Acesso em: 14 jun. 2021.

No site do Jardim Botânico do Rio de Janeiro é possível fazer download de livros e obter mais informações sobre as plantas.

Fim do complemento

MP075

LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 5 e 6

  1. Indique com setas as partes da planta que aparecem na imagem. Escreva o nome de cada parte ao lado das setas.
Imagem: Ilustração. Árvore laranjeira sobre um campo aberto com muitos frutos. Setas indicam raiz exposta, caule, fruto e folhas pequenas. Fim da imagem.

LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. Quais partes da planta não aparecem na imagem?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Flores e sementes.
  1. Qual parte da planta é responsável por produzir o alimento dela?

    _____

    PROFESSOR Resposta: As folhas são responsáveis pela produção de alimento para a planta.
  1. Ana gostaria de ter uma árvore como essa em seu quintal. Qual parte dessa árvore ela precisa utilizar para que uma planta nova germine?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Ana precisa plantar uma semente, obtida de dentro do fruto da árvore.
  1. Do que a planta de Ana precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes citem o solo, a água e a luz do Sol como fatores necessários para o desenvolvimento da planta. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Sistematizando conhecimentos

Nas atividades propostas na seção Ligando os pontos, os estudantes podem retomar a pergunta da seção Desafio à vista! e organizar os conhecimentos construídos até o momento.

Ao final desta sequência didática, espera-se que as seguintes noções tenham sido construídas:

  • a identificação das etapas de desenvolvimento de uma planta;
  • as partes do corpo de uma angiosperma.

    Propor a resolução da atividade 1 em duplas ou individualmente. Nas questões, os estudantes devem identificar as partes de uma planta e suas funções, além de explicar as condições necessárias ao crescimento e desenvolvimento vegetal.

    Avaliação de processo

    Nesse momento, deve-se avaliar se houve avanço nos conhecimentos conceituais dos estudantes. Espera-se que eles sejam capazes de identificar e nomear corretamente as diferentes partes das plantas.

    A atividade 1 possibilita avaliar o desenvolvimento das habilidades EF02CI04, EF02CI05 e EF02CI06. Retomar a rubrica de avaliação sugerida na Conclusão desta unidade, mapeando as aprendizagens da turma, individual e coletivamente, planejando intervenções e a recuperação de conteúdos quando necessário.

    Atividade complementar

    É possível fotografar experimentos ao longo do período de observação e criar uma animação utilizando a técnica de stop motion com a turma. Essa técnica utiliza uma sequência de fotos do mesmo objeto simulando movimentos e criando uma animação. No caso do experimento, essa animação retrataria o desenvolvimento vegetal observado na Atividade prática.

    É possível encontrar recursos digitais específicos para a criação de stop motion, mas também é possível utilizar os recursos de criação de animação do próprio smartphone. As animações criadas pela turma poderão ser divulgadas nas redes sociais da escola.

MP076

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 7

Neste capítulo, você vai estabelecer relações entre as plantas e os outros seres vivos do ambiente.

Os animais precisam das plantas? Por quê?

CAPÍTULO 7. As plantas e os outros seres vivos

As plantas se relacionam com outros seres vivos em um ambiente. Leia o texto a seguir.

O ambiente do quintal

[...]

– Do que vive essa aranha? – perguntou [o avô].

– Ela come os bichinhos que caem na teia. Ontem ela pegou até uma borboleta pequena que vinha voando...

– Muito bem – disse o avô. – Já vi que você é muito observador. A aranha come pequenos insetos e, assim, consegue a energia que precisa para viver... Mas... E os insetos que ela come? De onde tiram sua energia?

– Acho que eles comem plantas. Os gafanhotos eu já vi que comem folhas. As borboletas... Acho que comem flores.

– Não comem flores, não. Elas sugam o néctar, isto é, essa água açucarada que existe dentro das flores. O açúcar é que lhes dá energia.

– E o beija-flor também? – perguntou Henrique.

– Sim. O beija-flor, as abelhas e muitos outros animais vivem do néctar que comem das flores.

– E as minhocas... Comem o quê?

– Comem folhas mortas – respondeu o avô.

– E as galinhas comem as minhocas! – completou Henrique.

[...]

Samuel Murgel Branco. O ambiente do quintal . São Paulo: Moderna, 1991.

Trechos destacados em verde:

– Acho que eles comem plantas. Os gafanhotos eu já vi que comem folhas. As borboletas... Acho que comem flores.

– Não comem flores, não. Elas sugam o néctar, isto é, essa água açucarada que existe dentro das flores. O açúcar é que lhes dá energia.

[...]

– E as minhocas... Comem o quê?

– Comem folhas mortas – respondeu o avô.

– E as galinhas comem as minhocas! – completou Henrique.

Fim dos destaques.

Imagem: Ilustração. Contorno da página com árvores, folhas e arbustos coloridos. Ao redor há borboletas, nuvens, pássaro azul, aranha em uma teia e um grilo. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Introdução da sequência didática

Neste capítulo, espera-se que os estudantes sejam capazes de interpretar um texto sobre relações entre seres vivos que habitam um quintal e identificar algumas das relações entre as plantas e os outros seres vivos.

A questão do Desafio à vista! é importante para os estudantes refletirem sobre a relação entre as plantas e os demais seres vivos. Estimular uma conversa sobre como seria a vida sem plantas. O objetivo é que eles percebam relações entre as plantas e os seres vivos que delas se alimentam, pois ainda não estudaram aspectos como a fotossíntese, por exemplo.

Capítulo 7

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar relações das plantas com outros seres vivos.
  • Identificar o papel das plantas nas cadeias alimentares.
  • Identificar a presença de plantas em nosso dia a dia.

    Evidências de aprendizagem

  • Atividades propostas ao longo do capítulo.
  • Atividades da seção Ligando os pontos.

    Esses instrumentos para a coleta de evidências de aprendizagem possibilitam verificar se os objetivos de aprendizagem do capítulo 7 foram atingidos. As propostas também possibilitam verificar o desenvolvimento das habilidades EF02CI04, EF02CI05 e EF02CI06.

    Retomar as hipóteses iniciais dos estudantes para o problema da seção Desafio à vista! para comparar aos conhecimentos construídos ao longo do capítulo.

    Boxe complementar:

    De olho na PNA

    A leitura do texto favorece o desenvolvimento da fluência oral e da compreensão de texto, componentes essenciais da alfabetização.

    Fim do complemento.

    Gestão da aula – Roteiro do capítulo 7

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da aula.

    Ler os objetivos de aprendizagem e o Desafio à vista!. Propor a leitura do texto narrativo e a resolução das atividades.

    Realizar a leitura do texto.

    Realizar as atividades propostas no livro.

    Livro didático.

    CONTINUA

MP077

  1. Circule o nome de todos os seres vivos citados no texto.
    PROFESSOR Resposta: aranha; avô; borboleta; insetos; plantas; gafanhotos; beija-flor; Henrique; abelhas; minhocas; galinhas.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe o que ocorre nos trechos destacados em verde no texto.
    PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes deverão ilustrar: gafanhoto comendo folhas, borboletas sugando o néctar das flores, minhocas comendo folhas caídas no solo e galinhas comendo minhocas. Fim da observação.

3. Observe seu desenho e responda.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a importância das plantas para os animais?
    PROFESSOR Atenção professor: É possível que os estudantes respondam que, entre outras funções, as plantas são importantes para a alimentação dos animais. Fim da observação.
  1. Em seu desenho, quais partes das plantas servem de alimento para os animais?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes indiquem as folhas e as flores. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

As plantas e os outros seres vivos.

Propor momentos de leitura compartilhada, atividades de pesquisa, recorte e colagem e debate entre a turma.

Acompanhar e participar dos momentos de leitura. Resolver as atividades do livro didático e compartilhar as ideias e os registros.

Livro didático, caderno e materiais de recorte e colagem.

Ligando os pontos.

Propor a resolução das atividades da seção Ligando os pontos.

Retomar os principais estudos realizados na unidade.

Responder às questões propostas na seção Ligando os pontos.

Revisar os estudos realizados na unidade.

Livro didático e caderno.

Atividade 1. Fazer uma primeira leitura compartilhada do texto e, em seguida, pedir aos estudantes que peguem um lápis de cor para, na segunda leitura, responderem à questão, identificando os seres vivos mencionados. Assim que terminarem, conferir se todos os seres vivos foram circulados.

Atividades 2 e 3. Se julgar conveniente, pedir aos estudantes que se sentem em duplas para realizar o desenho da atividade. Nas atividades desta página, dá-se ênfase à importância das plantas para as relações alimentares dos seres vivos. É importante que, ao desenhar, os estudantes percebam o papel das plantas nessas relações. As atividades favorecem o desenvolvimento da habilidade EF02CI06.

Conversar com a turma sobre a importância dos seres vivos na manutenção do equilíbrio da natureza. Às vezes, ao conversar com estudantes de 2ᵒ ano sobre animais que se alimentam de outros animais, eles não compreendem essa relação e sentem pena do animal que serve de alimento. Enfatizar a importância das relações alimentares entre os seres vivos, incluindo os seres humanos, para controlar as populações e manter o equilíbrio nos ecossistemas.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

A leitura e a interpretação do texto, que apresenta exemplos de relações entre os seres vivos, possibilitam a aproximação com a competência geral 1, que trata do conhecimento e de sua aquisição em diferentes fontes, além da competência específica 3, estimulando os estudantes a fazer perguntas e a buscar respostas com base no conhecimento científico.

Fim do complemento

MP078

As plantas em nosso dia a dia

As plantas estão presentes em diversas situações do nosso dia a dia.

  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinhos contada em três quadros. Magali, menina de cabelo curto preto, vestindo vestido amarelo. Cebolinha, menino de cabelo espetado preto, vestindo camiseta verde e bermuda preta. Estão em um campo. Quadro 1: Magali e Cebolinha observam uma muda de árvore plantada sobre o campo. Magali diz “com essa árvore que plantei, vou salvar o planeta!” e o Cebolinha responde “Mas com uma alvolezinha só?”. Quadro 2: Magali responde “Hellôô... essa árvore vai dar frutos! Daí eu como todos eles e planto as suas sementes!”. Quadro 3: E ela conclui “dessas sementes virão outras árvores e...” Cebolinha a acompanha caminhar e diz “sei!”. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que Magali diz que vai salvar o planeta plantando sementes?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que Magali pretende ajudar a recuperar a natureza e mencionem algumas características das plantas importantes para os seres vivos, além do fornecimento de alimentos. Fim da observação.
  1. Nós e os outros animais utilizamos partes das plantas na alimentação. Faça uma lista dos alimentos que você costuma comer e que são partes de plantas.

    _____

    PROFESSOR Respostas possíveis: alface e agrião (folhas), couve-flor e brócolis (flores), banana e laranja (frutos), cebola e batata-inglesa (caules), cenoura e mandioca (raízes), feijão e milho (sementes).

    Além de servirem de alimento para muitos animais, as plantas são importantes por várias outras razões. Durante uma chuva forte, por exemplo, as raízes ajudam a manter o solo no lugar, evitando que a terra seja arrastada com a água, possivelmente causando acidentes.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Livro de receitas com PANC (plantas alimentícias não convencionais)

Prefeitura de São Paulo em parceria com a USP. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/f78. Acesso em: 28 jun. 2021.

O livro apresenta diversas receitas que utilizam plantas como ingredientes. Atenção! Apenas adultos devem manusear equipamentos cortantes, bem como fogão e forno.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

As propostas deste tópico envolvem a reflexão sobre a presença das plantas em nosso dia a dia. Nesse sentido, é importante valorizar as atitudes relacionadas à preservação dos ambientes. Além de perceber a maneira como utilizamos as plantas, também é o objetivo do tópico a percepção da importância do respeito ao ambiente, assunto já tratado na unidade anterior.

Atividade 4. A inserção de plantas na alimentação também pode ser reforçada nessa atividade. Na leitura da tirinha, conversar com os estudantes sobre a palavra ALVOLEZINHA que está em negrito, explicando para a turma que essa é uma característica do personagem Cebolinha que troca a letra R pela letra L.

Atividade 4a. Retomar com os estudantes a função das sementes, relacionando-a ao que a Magali aponta na tirinha.

Atividade 4b. Solicitar aos estudantes exemplos de utilização das plantas na alimentação, identificando as partes das plantas que são utilizadas.

Guia alimentar para a população brasileira

[...]

Por que basear a alimentação em uma grande variedade de alimentos in natura ou minimamente processados e de origem predominantemente vegetal?

[...] alimentos de origem vegetal costumam ser boas fontes de fibras e de vários nutrientes e geralmente têm menos calorias por grama do que os de origem animal. Mas, individualmente, tendem a não fornecer, na proporção adequada, todos os nutrientes de que necessitamos.

[...]

MP079

  1. As plantas podem ser utilizadas na produção de muitos objetos: móveis, roupas e utensílios.
    1. Pesquise, em revistas ou em folhetos de supermercado, imagens de produtos que podem ser feitos de partes de plantas.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    1. Cole no espaço abaixo as imagens que você pesquisou e indique qual foi a parte da planta utilizada na elaboração de cada produto.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Quadro branco com uma cola, uma tesoura e um vaso azul com uma planta com folhas verdes. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Exemplos de combinações de alimentos de origem vegetal que se complementam do ponto de vista nutricional são encontrados na mistura de cereais com leguminosas (comum na culinária mexicana e presente no nosso arroz com feijão), de cereais com legumes e verduras (comum na culinária de países asiáticos e presente no arroz com jambu do Pará), de tubérculos com leguminosas (comum em países africanos e presente no nosso tutu com feijão) e de cereais ou tubérculos com frutas (comum em várias culinárias e presente no arroz com pequi de Goiás e na farinha de mandioca com açaí da Amazônia). [...]

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira . Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/ekV. Acesso em: 25 maio 2021.

Estimular a discussão propondo as perguntas: “Além de servir de alimento para os animais, que outras formas de utilização das plantas vocês conhecem?”; “As plantas são utilizadas para fabricar produtos que utilizamos em nosso dia a dia?”. Dar oportunidade para que os estudantes respondam livremente e anotar, na lousa, uma lista de sugestões. Comentar que as plantas, principalmente as árvores, refrescam o ambiente devido à sombra que produzem e sua transpiração. Pedir aos estudantes que citem diferentes exemplos de utilização das plantas.

Atividade 5. Para essa atividade, os estudantes devem selecionar em revistas ou em folhetos de supermercados produtos feitos com plantas e colá-los no espaço indicado. Essa atividade pode ser sugerida como tarefa de casa, para que possa envolver a participação da família na escolha das imagens. Os estudantes devem justificar sua escolha, identificando a parte da planta que foi utilizada, de acordo com a nomenclatura estudada.

Ao corrigir a atividade, ficar atento à explicação dos estudantes em relação à imagem escolhida: alguns produtos podem ter parte de sua estrutura de origem vegetal e outras partes feitas com materiais diversos, como plástico ou metal, por exemplo. Se esse for o caso, pedir aos estudantes que insiram uma seta no local produzido a partir de uma planta e escrevam qual parte da planta foi utilizada.

A atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF02CI06.

MP080

Boxe complementar:

Quero saber!

De onde vem o papel?

O papel deste livro, da revista, do jornal, de qualquer bloco que você usa para desenhar ou escrever e até o papel higiênico são feitos de celulose. A celulose é uma substância obtida do tronco de árvores, como pinheiros e eucaliptos.

Para obter a madeira, as indústrias de papel plantam florestas de eucalipto ou de pinheiro. Após o corte dessas árvores, novas mudas são plantadas para a produção seguinte.

Imagem: Fotografia. Vista de eucaliptos altos em uma plantação extensa. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de eucaliptos (Eucalyptus sp., tamanho aproximado: 55 metros de altura) destinada à fabricação de papel (Rosário do Sul, Rio Grande do Sul, 2019). FIM DA LEGENDA.

Pense nisso!

Não é porque novas árvores são plantadas que podemos desperdiçar papel. Devemos, sempre que possível, reaproveitar folhas que sobram de cadernos de anos anteriores, o verso de papéis já usados, e assim por diante.

Imagem: Fotografia. Cadernos e blocos de papéis coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: Agendas e blocos feitos de papel reciclado. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Quero saber!

A proposta dessa seção possibilita aos estudantes refletir sobre a importância das plantas na produção do papel. Iniciar questionando-os com a pergunta do título do texto, promovendo um momento de levantamento de hipóteses e debate com a turma.

Fazer a leitura compartilhada do texto e, se julgar oportuno, aprofundar o assunto, compartilhar ou apresentar o vídeo Como é fabricado o papel, do Manual do Mundo (disponível em: http://fdnc.io/f79, acesso em: 30 jun. 2021). Reforçar os aspectos tecnológicos envolvidos na transformação da planta em papel. Conversar com os estudantes sobre os benefícios das descobertas tecnológicas, e estimular a reflexão sobre os cuidados decorrentes do uso inadequado dessas descobertas.

Conversar com os estudantes sobre a atitude mais adequada para evitar o desperdício de papel. Podem ser sugeridas atividades de reciclagem para enriquecer a leitura do texto.

O trabalho sobre a origem do papel e a importância do reaproveitamento do papel é um fato atual de relevância relacionado aos Temas Contemporâneos Transversais.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

A reflexão sobre a produção de papel e a sustentabilidade está alinhada à competência geral 10, que trata de responsabilidade e cidadania, além da competência específica 8 de Ciências da Natureza.

Fim do complemento

Boxe Complementar

Recurso complementar

COMO fazer papel reciclado em casa, Canal Manual do Mundo, 2013. Disponível em: http://fdnc.io/f7a. Acesso em: 14 jun. 2021.

Nesse vídeo, é possível aprender a como fazer papel reciclável.

Fim do complemento

MP081

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 7

  1. Veja a carta enigmática a seguir. Nela, algumas palavras foram substituídas por símbolos. Decifre a mensagem da carta.
    1. Os Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela e calça azul. Ao lado, um gato cinza e um coelho branco.precisam das Ilustração. Floresta com árvores diversas. Dois pinheiros, arbustos, árvore com folhas redondas e árvore com folhas espetadas.por vários motivos. Por exemplo, as Ilustração. Destaque de raízes sobre a terra.ajudam a proteger o solo e os Ilustração. Frutas diversas, um morango, uma laranja, um tomate e um limão.servem de alimento.
    1. Mesmo a Ilustração. Onça amarela com pintas pretas., que não se alimenta de plantas, precisa delas. Tente descobrir um motivo!
PROFESSOR Resposta: animais, plantas, raízes, frutos, onça-pintada.
  1. Agora, reescreva o texto.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os animais precisam das plantas por vários motivos. Por exemplo, as raízes ajudam a proteger o solo e os frutos servem de alimento. Mesmo a onça-pintada que não se alimenta de plantas, precisa delas. Tente descobrir um motivo!

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conseguiu descobrir um motivo? Qual?
    PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes podem dizer, por exemplo, que as plantas servem de alimento para os animais que são consumidos pela onça-pintada. Fim da observação.
  1. Agora é sua vez! Escreva uma carta enigmática sobre plantas em seu caderno. Depois, peça a um colega que a decifre.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Escreva uma lista com todos os objetos da sala de aula que foram feitos a partir de plantas.
    PROFESSOR Resposta variável.
    PROFESSOR Atenção professor: É possível que os estudantes citem as carteiras de madeira, a moldura da lousa, as folhas de papel dos livros e cadernos, os lápis e as borrachas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Sistematizando conhecimentos

Nas atividades propostas na seção Ligando os pontos, os estudantes podem retomar o desafio sugerido na abertura da sequência didática e organizar os conhecimentos construídos até o momento.

Ao final desta sequência de capítulos, espera-se que as seguintes noções tenham sido construídas:

  • a reflexão sobre a importância das plantas para todos os seres vivos.
  • a compreensão de que todos podem fazer sua parte para evitar a destruição das plantas.

    Atividade 1. Orientar os estudantes na resolução da carta enigmática e promover um debate com a turma sobre por que a onça-pintada também depende das plantas para sobreviver.

    Atividade 2. Organizar a turma em duplas para que os estudantes troquem as cartas enigmáticas produzidas.

    Atividade 3. Verificar se os estudantes identificam e citam os objetos da sala de aula que foram produzidos a partir de plantas. Eles também podem indicar quais partes das plantas foram utilizadas para a fabricação.

    As atividades 1 a 3 possibilitam avaliar o desenvolvimento das habilidades EF02CI04 e EF02CI06. Retomar a rubrica de avaliação indicada na Conclusão da unidade, verificando as aprendizagens da turma e os conteúdos que precisam ser revisados ou que podem ser aprofundados.

    Avaliação de processo

    As atividades da seção Ligando os pontos podem ser usadas para avaliar se os objetivos do capítulo foram atingidos.

    Atividade complementar

    Neste momento, é possível fazer um mapa conceitual, em que os conceitos estudados na sequência de capítulos sejam encadeados, tornando visíveis as relações que os estudantes estabelecem entre eles. Para essa atividade, é possível fazer o mapa de forma coletiva, indicando os pontos de conexão entre os conceitos estudados, deixando-o exposto na sala de aula.

MP082

Ciências em contexto

  1. Leia o texto em voz alta e responda.

Crianças do Vale do Jequitinhonha brincam nas árvores e nos rios

[...]

Como se não houvesse cercas, as crianças de Campo Buriti e Coqueiro Campo, comunidades da zona rural de Minas Novas e Turmalina, atravessam os quintais das moradias para colher os mais variados frutos. Pulam de uma árvore para outra para colher goiaba, mangaba e murici. E, gargalhando, mostram os dentes verdes, tingidos pelo jatobá que acabaram de saborear.

[...]

Logo ali perto passa o rio Jequitinhonha, que acabou virando nome de brincadeira. Camila Gomes Eduardo, 11, adora brincar de rio Jequi, uma espécie de pega-pega em que os brincantes têm de cruzar um rio de faz de conta sem serem tocados pelo pegador.

Campo Buriti e Coqueiro Campo têm esses nomes porque eram recheadas de buritis, que são coqueiros grandes e espinhosos. Agora, inúmeras plantações de eucaliptos ocupam o lugar dos buritis. “Cortaram muitas árvores, como o jatobá, o embiriçu, que tem flor branquinha, e pés de pequis para plantar eucaliptos”, diz Ana Maria Mendes da Silva, 12.

[...]

Marlene Peret. Crianças do Vale do Jequitinhonha brincam nas árvores e nos rios. Folhinha. Folha de S.Paulo , 9 ago. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/f7b. Acesso em: 28 jun. 2021.

  1. Quais são as brincadeiras das crianças de acordo com o texto?

    _____

    PROFESSOR Resposta: De acordo com o texto, as brincadeiras praticadas pelas crianças são: pular de uma árvore para outra para colher frutos e a brincadeira “rio Jequi”, uma espécie de pega-pega.
  1. Sublinhe no texto o nome das plantas ou de partes de plantas citadas.
PROFESSOR Resposta: frutos, goiaba, mangaba, murici, jatobá, buritis, coqueiros, eucaliptos, buritis, jatobá, embiriçu, flor, pequis, eucaliptos.
MANUAL DO PROFESSOR

Ciências em contexto

Neste momento, propor a leitura de reportagem, com o objetivo de aproximar a turma dos temas trabalhados na unidade.

Atividade 1. Fazer a leitura compartilhada, identificando trechos que necessitam de uma reflexão mais profunda por parte dos estudantes. As respostas às questões, que devem ser feitas individualmente, não são encontradas literalmente no texto e, para respondê-las, os estudantes devem retomar alguns conteúdos estudados na unidade e relacioná-los com o tema tratado na reportagem.

Se julgar conveniente, apresentar outras reportagens para serem lidas e interpretadas pelos estudantes, possibilitando que identifiquem pontos que se relacionem com os conteúdos estudados até o momento. Dessa forma, podem relacionar o estudo dos conteúdos de Ciências com a compreensão de fatos e situações do dia a dia.

Boxe Complementar

De olho na PNA

Ao entrar em contato com diferentes gêneros textuais, além de promover a fluência em leitura oral os estudantes podem ampliar seu vocabulário e, nas atividades de interpretação, desenvolver a compreensão de textos e as habilidades de escrita. Todas essas habilidades estão de acordo com a PNA.

Fim do complemento

Boxe Complementar

De olho na BNCC

Esta seção remete à relação humana com a natureza, buscando uma sensibilização dos estudantes com relação a espécies da flora nativa, alinhando-se, portanto, à competência específica 8 de Ciências da Natureza.

Fim do complemento

Gestão da aula – Roteiro da seção Ciências em contexto

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Leitura compartilhada e questões de interpretação.

Propor a leitura compartilhada do texto e solicitar a resolução das questões de interpretação.

Realizar a leitura e as questões propostas no livro.

Livro didático.

Vamos retomar.

Propor a realização das atividades de revisão dos conteúdos.

Resolver as atividades de revisão dos conteúdos.

Livro didático e caderno.

MP083

VAMOS RETOMAR

  1. Observe nas imagens as árvores que foram citadas no texto e responda.
Imagem: Fotografia. Destaque de árvore fina alta com muitos galhos e folhas pequenas, sobre um campo com vegetação densa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mangabeira (Hancornia speciosa, tamanho aproximado: 10 metros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Árvore com galhos compridos com folhas médias. Está em uma terra com pouca vegetação e rio em segundo plano com vegetação densa. Fim da imagem.

LEGENDA: Murici (Byrsonima crassifolia (l.) rich, tamanho aproximado: 5 metros de altura). FIM DE LEGANDA.

Imagem: Fotografia. Árvore alta com galhos grossos e levemente estreita com folhas pequenas e larga verdes. Ao redor, terreno pedregoso. Fim da imagem.

LEGENDA: Jatobá (Hymenaea courbaril, tamanho aproximado: 40 metros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já viu alguma dessas árvores no local onde mora?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Pesquise como são os frutos dessas árvores e os desenhe em seu caderno.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Em qual ambiente vivem as plantas citadas no texto: terrestre ou aquático?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Em ambiente terrestre.
  1. Para que essas plantas cresçam e se desenvolvam, o que elas precisam obter do ambiente?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Precisam obter a luz do Sol e os nutrientes e a água do solo.
  1. Desenhe em seu caderno uma planta, como a mangabeira ou outra semelhante que exista no local em que você mora. Escreva o nome e indique a função de cada uma das partes dessa planta.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Vamos retomar

Atividades 2 e 3. Os estudantes devem identificar as plantas citadas no texto e pesquisar informações sobre os frutos dessas árvores. Pode-se propor uma pesquisa na internet, e as imagens dos frutos podem ser impressas e coladas no caderno. Pedir que escrevam um texto curto sobre a importância dos frutos para as plantas.

A mangaba, fruto da mangabeira, é uma fruta pequena, amarela, com manchas avermelhadas, e sua polpa é bastante doce e carnosa. O murici tem frutos pequenos e arredondados, de cor amarela, e sua polpa tem sabor muito forte. O jatobá possui frutos de casca dura, sua polpa é comestível e tem aparência de um pó verde-amarelado.

Esse tipo de atividade possibilita aos estudantes perceberem que, ao ler um texto, nem sempre é possível compreender totalmente o seu conteúdo, e pesquisar informações pode ser uma forma de ampliar os conhecimentos e a compreensão sobre aquele tema.

Nas atividades 4 e 5, os estudantes vão revisar alguns conteúdos estudados ao longo da unidade. Todas as atividades proposta nesse tópico estão relacionadas às habilidades EF02CI04, EF02CI05 e EF02CI06.

Preparação para a próxima aula

Como tarefa de casa solicitar aos estudantes que pesquisem a receita e a escrevam na seção Mão na massa para ser retomada na aula seguinte. Realizar a leitura da página e orientar os estudantes sobre como devem fazer essa tarefa com seus familiares. Mesmo se a família não tiver uma receita que reaproveite partes das plantas, essa será uma importante oportunidade para que pesquisem esse tipo de receita e incluam em suas refeições.

Boxe Complementar

Recurso complementar

SILVA, S. Árvores nativas do Brasil. São Paulo: Europa, 2013.

O livro traz, além dos detalhes botânicos, informações de como as árvores influenciaram na história, arte e cultura do Brasil.

Fim do complemento

MP084

Mão na massa

Aproveitando restos de plantas

Você sabia que cascas, folhas e partes de frutas, legumes e verduras que geralmente jogamos fora também podem contribuir para o bom funcionamento do nosso corpo?

Pesquise com seus familiares uma receita que utilize partes de plantas que costumam ser descartadas. Anote-a nas linhas a seguir.

Imagem: Ilustração. Folha de papel com frutas à esquerda, sendo elas, banana, uva, melancia, maçã, morango, abacaxi e limão. À direita da folha de papel, vegetais, sendo eles, cenoura, alface, feijão, vagem, beterraba, chuchu e tomate. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Mão na massa

Objetivos de aprendizagem

  • Colaborar na construção de um projeto coletivo.
  • Pesquisar e escrever uma receita que aproveite partes das plantas que seriam descartadas.
  • Produzir registros em família.
  • Construir um caderno de receitas.

    Evidências de aprendizagem

  • Registro da receita escolhida em família.
  • Trocas das receitas entre os estudantes.
  • Construção de um caderno de receitas.

    Organizar a turma de modo que os estudantes tenham um momento de interação para a troca de receitas. É possível organizá-los em grupos realizando o rodízio de alguns integrantes de tempos em tempos para que eles conheçam diferentes tipos de receitas.

    O trabalho com o reaproveitamento de restos de plantas é um fato atual de relevância relacionado aos Temas Contemporâneos Transversais.

    Boxe Complementar

    De olho na BNCC

    A atividade promove o desenvolvimento da competência geral 6, já que é uma oportunidade para valorizar diferentes saberes culturais, além da competência geral 10, sobre agir pessoal e coletivamente com base em princípios sustentáveis.

    Fim do complemento

    Gestão da aula – Roteiro da seção Mão na massa

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da atividade.

    Ler o texto inicial e as orientações de como fazer.

    Propor o registro da receita como tarefa de casa e em família.

    Acompanhar a leitura e as orientações do professor.

    Realizar o registro da receita com a família.

    Livro didático.

    CONTINUA

MP085

Com as receitas que a turma pesquisou, você vai elaborar um livro de receitas que utilizem partes de plantas que costumam ser jogadas fora.

Como fazer

  1. Recorte um retângulo de cartolina branca de aproximadamente 20 centímetros por 14 centímetros. Nele, use a criatividade para desenhar a capa do livro de receitas.
  1. Reaproveite folhas de papel que sobraram de antigos cadernos.
  1. Recorte as folhas dos cadernos antigos deixando-as no tamanho necessário para formar o livro de receitas, de acordo com o tamanho da capa que você desenhou.
  1. Peça ajuda ao professor e junte as folhas de caderno e a capa. Elas podem ser grampeadas ou unidas de outra forma que julgarem adequada.
  1. Compartilhe com os colegas a receita que você pesquisou e veja as receitas que eles pesquisaram. Escolha algumas para fazer parte de seu livro de receitas.

    Escolha uma das receitas e peça ajuda a seus familiares para prepará-la.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você provou alguma receita? Se sim, qual e o que achou dela?
    PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Nessa atividade, você aproveitou cascas, folhas e partes de plantas e reaproveitou folhas de papel de cadernos antigos. Qual é a importância dessas atitudes?

    Resposta pessoal.

Imagem: Ilustração. Sala de aula com duas crianças de uniforme de camiseta branca e azul, sentadas em carteiras onde há cadernos, papéis de colagens, tesouras, colas e lápis. Menino de cabelo curto castanho com óculos arredondados. Menina de cabelo longo preto. Fim da imagem.

Observação:

ATENÇÃO

Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Caderno roxo com imagens de alimentos. Acima, o título no caderno “livro de receitas”. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

Troca de receitas. Livro de receitas.

Orientar e mediar as trocas de receitas entre os estudantes e a construção do livro de receitas.

Trocar receitas com os colegas da turma. Construir um livro de receitas.

Livro didático e folhas reaproveitadas.

Atividades.

Propor a resolução das questões após a execução da receita escolhida.

Responder às questões propostas no livro a partir da experiência de cozinhar em família.

Livro didático e caderno.

Ajudar os estudantes na confecção dos livros de receitas, auxiliando-os no uso da tesoura e na montagem do livro. Orientá-los que esse será apenas o primeiro passo para iniciar o trabalho. Considerar que eles não devem completá-lo nessa aula, já que nessa faixa etária as habilidades de escrita ainda estão em desenvolvimento.

Nos próximos dias, propor aos estudantes que escolham uma das receitas para fazer em família e combinar uma data com a turma para que eles compartilhem as suas experiências e respondam às questões propostas no livro.

Valorizar todo o processo envolvido na proposta, uma vez que o processo é mais significativo, nessa faixa etária, do que o produto final. É possível transformar a atividade em um projeto mais amplo, envolvendo toda a comunidade escolar em campanhas para o reaproveitamento de partes vegetais que são usualmente descartadas, seja em receitas ou na construção de uma composteira na escola, por exemplo.

MP086

Comentários para o professor:

Conclusão

Ao longo dos capítulos, é possível encontrar sugestões de avaliação formativa para o acompanhamento das aprendizagens, servindo de subsídios para as intervenções necessárias.

A seção Ligando os pontos possibilita verificar se os estudantes atingiram os objetivos de aprendizagem dos capítulos, retomando conteúdos conceituais e atitudinais. As atividades práticas e as atividades em grupos podem ser utilizadas para verificar os conteúdos procedimentais, as práticas específicas de Ciências da Natureza e os conteúdos atitudinais. Por fim, a seção Ciências em contexto tem a função de ampliar o olhar para as aprendizagens, verificando se os estudantes aplicam os conteúdos das unidades em diferentes contextos, além de revisar os conceitos trabalhados no tópico Vamos retomar.

Outra sugestão que poderá tornar o aprendizado visível aos estudantes é a constante retomada das hipóteses iniciais para os problemas propostos na seção Desafio à vista!, resgatando os conhecimentos prévios e comparando-os aos estudos realizados.

A tabela de rubricas é outro recurso importante para o monitoramento das aprendizagens. Com ela é possível verificar o nível de desempenho individual e coletivo, coletando evidências para as futuras intervenções e a personalização da aprendizagem.

Rubrica para o monitoramento da aprendizagem

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nível de desempenho

Critérios

Avançado

Adequado

Básico

Iniciante

Desenvolvimento das habilidades EF02CI04, EF02CI05 e EF02CI06

Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades do Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos, ampliando as respostas, corretamente, com conteúdos estudados em anos anteriores.

Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades do Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

Os estudantes responderam corretamente à maioria das atividades do Ligando os pontos e Ciências em contexto e produziram a maioria das evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

Os estudantes responderam corretamente a poucas atividades do Ligando os pontos e Ciências em contexto e produziram poucas evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

CONTINUA

MP087

Tabela: equivalente textual a seguir.

Desenvolvimento das competências gerais 1, 2, 6, 10

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes, sendo ampliados com outras competências gerais já trabalhadas em anos anteriores, aspectos relacionados a:

1) valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para entender e explicar a realidade;

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

6) valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais;

10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis.

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a:

1) valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para entender e explicar a realidade;

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

6) valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais;

10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis.

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes alguns aspectos relacionados a:

1) valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para entender e explicar a realidade;

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

6) valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais;

10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis.

São identificados parcialmente nas evidências de aprendizagem poucos aspectos relacionados a:

1) valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para entender e explicar a realidade;

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

6) valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais;

10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis.

Organização da escrita

As propostas que envolvem a produção de relatos de experimentos, análise dos resultados e reconhecimento das variáveis são produzidas de forma organizada com parágrafos escritos corretamente, demonstrando o progresso do nível da frase para o início do nível do texto, ampliando o registro, sempre que possível, com a linguagem própria da Ciência e conteúdos, além dos trabalhados em sala de aula e que se conectam com aprendizagens de anos anteriores.

As propostas que envolvem a produção de relatos de experimentos, análise dos resultados e reconhecimento das variáveis são produzidas de forma organizada com parágrafos escritos corretamente, demonstrando o progresso do nível da frase para o início do nível do texto, ampliando o registro, sempre que possível, com a linguagem própria da Ciência.

As propostas que envolvem a produção de relatos de experimentos, análise dos resultados e reconhecimento das variáveis são produzidas de forma organizada com parágrafos escritos corretamente, demonstrando o progresso do nível da frase para o início do nível do texto.

Há registros envolvendo as propostas de produção de relatos de experimentos, análise dos resultados e reconhecimento das variáveis quando solicitado, mas não é organizada a produção escrita. Ainda não é observado o progresso do nível de frase para o início do nível de texto.

CONTINUAÇÃO