MP116
Comentários para o professor:
Orientações específicas
Unidade 4 – Materiais e objetos do dia a dia
Objetivos
Tabela: equivalente textual a seguir.
Capítulos |
Conteúdos conceituais |
Conteúdos procedimentais |
Conteúdos atitudinais |
---|---|---|---|
12. Objetos do dia a dia |
• Identificar a origem de materiais como metal, vidro, plástico e papel. |
• Observar e comparar imagens. |
• Respeitar a opinião dos colegas. |
13. Embalagens |
• Identificar diferentes materiais que participam da composição de embalagens. |
• Realizar a Atividade prática de acordo com texto instrucional. • Formular hipóteses. • Elaborar conclusões. |
• Respeitar a opinião dos colegas em um trabalho em grupo. |
14. Nem todos cuidam do ambiente |
• Explicar a necessidade de evitar o desperdício de materiais e de destinar adequadamente os resíduos produzidos no dia a dia. |
• Ler e interpretar uma notícia. • Realizar atividade prática de reaproveitamento de materiais. |
• Conscientizar-se da necessidade de conservar os ambientes. |
15. Evitando o desperdício |
• Explicar a importância da redução, da reutilização e da reciclagem do lixo. |
• Descrever propostas a partir da observação de imagens. |
• Refletir sobre situações de desperdício. |
Unidade temática predominante
• Matéria e energia
Objetos de conhecimento
• Propriedades e usos dos materiais
• Prevenção de acidentes domésticos
Habilidades da BNCC
( EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
( EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
( EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).
Habilidades de outras áreas:
( EF02LP23) Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado.
( EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Competências da BNCC
Competências gerais: 2, 4 e 7.
Competências específicas: 1 e 2.
MP117
Desafio à vista!
• É possível utilizar qualquer material para fazer um objeto?
• Como podemos cuidar do ambiente?
INTRODUÇÃO
Esta unidade tem por objetivo trabalhar a composição de objetos a partir de diferentes materiais e suas propriedades, bem como relacionar os materiais (vidro, metais, madeiras, e outros) que compõem os objetos aos cuidados necessários para prevenção de acidentes domésticos.
Nesta unidade, as sequências didáticas são propostas considerando dois capítulos. Nos capítulos 12 e 13, são abordados os conceitos de materiais e seus tipos; de objetos e seus usos relacionados aos materiais utilizados em sua composição; a finalidade dos objetos e sua evolução por meio da ciência e da tecnologia. Nos capítulos 14 e 15, o foco são as embalagens, suas composições e seus usos em relação aos produtos embalados. Também são abordadas as questões referentes ao consumismo; geração e descarte do lixo; consequências para o ambiente e a saúde humana e os riscos de acidentes domésticos com determinados materiais que compõem objetos.
A habilidade EF02CI01 é trabalhada nos capítulos 12 e 13, e as habilidades EF02CI02 e EF02CI03 são tratadas nos capítulos 13, 14 e 15.
Para organizar seu planejamento
A expectativa de duração do trabalho com a unidade é de aproximadamente vinte aulas que podem ser organizadas em dez semanas de trabalho. Recomenda-se que o professor reserve ao menos duas aulas por semana para a implementação das propostas sugeridas no material, organizadas de forma mais ampla, de acordo com o cronograma e, de forma mais detalhada, nas orientações de cada capítulo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cronograma |
Abertura |
Materiais e objetos do dia a dia |
1 aula |
---|---|---|---|
Capítulo 12 |
Objetos do dia a dia |
4 aulas |
|
Capítulo 13 |
Embalagens |
4 aulas |
|
Capítulo 14 |
Nem todos cuidam do ambiente |
4 aulas |
|
Capítulo 15 |
Evitando o desperdício |
3 aulas |
|
Ciências em contexto |
Atividades |
2 aulas |
|
Mão na massa |
Produção de tirinha |
2 aulas |
|
Total de aulas previstas para a conclusão da unidade |
20 aulas |
MP118
UNIDADE 4. Materiais e objetos do dia a dia
LEGENDA: Telefone do início de 1900. Para funcionar, esse telefone ficava conectado à rede telefônica por um fio, ou seja, era fixo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Telefone de disco. Foi muito comum entre os anos 1960 e 1980 e também era fixo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Telefone atual, que também é fixo. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Mobilizando conhecimentos
As imagens da página de abertura têm como objetivo aproximar os estudantes dos temas que serão abordados na unidade. Elas possibilitam analisar a evolução do telefone ao longo do tempo, relacionando esse avanço ao desenvolvimento da tecnologia que possibilitou a criação de aparelhos portáteis cada vez menores, com mais funções, e que trouxeram ainda mais comodidade no desempenho de algumas atividades do nosso dia a dia. Ressaltar que os telefones não eram objetos de fácil acesso à maioria da população; por isso, o uso de telefones públicos em tempos passados. Relacionar o avanço da Ciência ao desenvolvimento tecnológico, e, este, à popularização e ao acesso das pessoas aos telefones atuais.
Subsídios para o professor
Além de mobilizar os conhecimentos prévios dos estudantes, a abertura tem por objetivo a sensibilização para os temas da unidade. Sugere-se uma avaliação diagnóstica que será retomada ao término da unidade, por meio das atividades da seção Ciências em contexto , para que os estudantes acompanhem seus avanços e para que o professor tenha um panorama do andamento da turma em relação aos objetivos gerais da unidade e possa planejar suas intervenções e propostas para a recuperação das aprendizagens.
Como tarefa de casa, solicitar aos estudantes que perguntem aos seus familiares como eram os telefones na infância deles; quais eram as limitações dos telefones de antigamente em relação aos atuais; para qual principal finalidade é usado o telefone atualmente; por que as pessoas utilizavam os “orelhões”, telefones fixos que ficavam em cabines nas ruas ou em estabelecimentos públicos. Pedir aos estudantes que compartilhem essas informações com os colegas em sala de aula.
A imagem e as atividades da seção Primeiros contatos favorecem o desenvolvimento da habilidade EF02CI01.
Gestão da aula – Roteiro da abertura
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula |
Papel do professor |
Papel do estudante |
Recursos |
---|---|---|---|
Apresentação da imagem de abertura. |
Pedir aos estudantes que observem as imagens da abertura da unidade e realizem a rotina de pensamento. |
Observar as imagens e responder às perguntas relativas à rotina de pensamento. |
Livro didático ou projetor. |
Discussão sobre os Primeiros contatos. |
Ler as perguntas e organizar a fala dos estudantes. |
Conversar com os colegas sobre as questões. |
Livro didático. |
CONTINUA
MP119
LEGENDA: Os telefones fixos sem fio também ficam conectados a uma rede telefônica. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os primeiros telefones celulares chegaram ao Brasil em 1990. Os celulares são dispositivos móveis que se conectam à rede de telefonia sem precisar de um cabo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os primeiros telefones celulares com câmera surgiram nos anos 2000. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Telefone celular atual. Esses aparelhos, além de fazer e receber ligações, são usados para navegar na internet, acessar aplicativos, entre outras utilidades. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Você conhece algum dos objetos mostrados na imagem? Se conhece, identifique-os.
- Para que servem esses objetos?
- O que aconteceu com esses objetos com o passar dos anos?
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Levantamento dos conhecimentos prévios. |
Pedir aos estudantes que façam o registro no caderno. |
Registrar as respostas no caderno. |
Caderno. |
Solicitação da tarefa de casa. |
Pedir aos estudantes que entrevistem familiares sobre o uso de objetos. |
Realizar entrevista e registrar o resultado no caderno. |
Caderno. |
Sensibilização
Iniciar a aula projetando a imagem de abertura ou solicitando aos estudantes que a observem no livro. As perguntas: “O que vocês veem na imagem?”, “O que pensam sobre o que veem na imagem?”, “O que vocês se perguntam sobre a imagem?” são parte de uma rotina de pensamento chamada: Vejo, penso e pergunto e podem ser utilizadas sempre que se propõe a observação de imagens.
Avaliação formativa
As discussões das questões da seção Primeiros contatos podem ser realizadas em pequenos grupos e depois compartilhadas com toda a turma ou de maneira coletiva. É importante considerar que essas respostas são o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes e não devem ser consideradas como certas ou erradas.
Outro elemento importante para a avaliação é acompanhar o processo e, para isso, utilizar a tabela de rubricas que está na Conclusão da unidade. Desde o início, essa tabela pode ser utilizada como acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e retomada em todos os momentos sugeridos como avaliação de processo.
Para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os objetos, suas funções e de que são feitos, solicitar que desenhem dois ou três objetos que utilizam diariamente. Por meio de setas, pedir que indiquem o que esses objetos eram, antes de serem o que são hoje (por exemplo, plástico, papel, vidro) e qual o destino deles, depois de usados. Os desenhos produzidos podem ser retomados ao final da unidade, a fim de que comparem seus conhecimentos antes e depois do estudo do conteúdo.
Atividade 1. Respostas pessoais.
Atividade 2. Espera-se que os estudantes respondam que os objetos são utilizados para a comunicação entre as pessoas.
Atividade 3. Espera-se que os estudantes percebam que esses objetos foram se modificando com o passar dos anos.
MP120
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 12 e 13
Nestes capítulos, você vai identificar os materiais de que são feitos os objetos utilizados no dia a dia.
É possível utilizar qualquer material para fazer um objeto?
CAPÍTULO 12. Objetos do dia a dia
Muitos objetos que utilizamos no dia a dia foram criados há algum tempo. Alguns são mais recentes, enquanto outros são bem antigos.
- Observe a imagem.
- Quais são os objetos da imagem que você utiliza para fazer suas atividades escolares?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam, por exemplo: caderno, lápis, caneta, borracha, livros, tablet e computador. Fim da observação.
- Circule os objetos da imagem que você não
usa
em suas atividades escolares. Há algum objeto que você não conhece?
_____
PROFESSOR
Respostas pessoais.PROFESSOR
A máquina de escrever é um dos objetos que podem ser circulados pelos estudantes. O ábaco pode ser um objeto desconhecido por eles.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da sequência didática
O trabalho desenvolvido nos capítulos 12 e 13 propicia a reflexão sobre os materiais dos quais são feitos os objetos no dia a dia; a função dos objetos utilizados no cotidiano e sua relação com os materiais dos quais são constituídos; a origem desses materiais e suas características, além de relacionar a evolução desses objetos ao longo da história, valorizando o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia.
O capítulo 12 propõe, ao longo do seu desenvolvimento, atividades de observação, pesquisa, registro e interpretação de imagens e de texto.
O capítulo 13 propõe atividade prática para identificação de diferentes tipos de plástico e suas características de transparência e flexibilidade.
Capítulo 12
Objetivo de aprendizagem
- Identificar a origem de materiais como metal, vidro, plástico e papel.
Evidências de aprendizagem
- Registros de pesquisa sobre os tipos de materiais e suas propriedades.
- Identificação da composição de objetos e a relação com suas funções.
É interessante montar, com a turma, um quadro com três colunas: O que sabemos, O que queremos saber e O que aprendemos, também chamado de SQA. Durante o estudo da unidade, os estudantes podem complementar as colunas indicando seus aprendizados em relação ao tema estudado. Ao fim da unidade, verificar quais foram as perguntas respondidas. Aquelas que não foram exploradas podem ser trabalhadas por meio de pesquisas.
Atividade 1. Estimular os estudantes a observar a imagem e a comparar com a sala de aula deles.
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 12
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula
Papel do professor
Papel do estudante
Recursos
Abertura da aula.
Ler os objetivos de aprendizagem e a seção Desafio à vista!.
Acompanhar a leitura feita pelo professor.
Livro didático.
Objetos do dia a dia.
Propor análises de imagens, leituras compartilhadas e atividades do livro didático.
Realizar a leitura compartilhada e as atividades propostas.
Materiais diversos.
CONTINUA
MP121
Ao longo do tempo, alguns objetos passaram a ser feitos de materiais diferentes. Em outros casos, a função de um objeto passou a ser executada por outro.
- Observe os objetos abaixo e pesquise para que servem. Desenhe, ao lado de cada um deles, objetos que usamos atualmente para realizar o mesmo tipo de atividade.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que a habilidade EF01CI01, trabalhada no 1º ano, tenha favorecido o desenvolvimento dos estudos sobre as características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano. Fim da observação._____
LEGENDA: Máquina de escrever. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Respostas possíveis: A máquina de escrever é utilizada para datilografar textos.Atualmente, o que usamos?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem desenhar, por exemplo, um computador ou um notebook. Fim da observação._____
LEGENDA: Ábaco. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta possível: O ábaco é utilizado para fazer contas matemáticas.Atualmente, o que usamos?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem desenhar, por exemplo, uma calculadora. Fim da observação.- Pesquise objetos que passaram a ser fabricados com materiais diferentes dos que eram usados antigamente e preencha o quadro.
PROFESSOR
Resposta pessoal; alguns exemplos estão listados.Tabela: equivalente textual a seguir.
Objeto |
Do que era feito? |
Do que é feito hoje? |
---|---|---|
_____ PROFESSORExemplo: mamadeira. |
_____ PROFESSORExemplo: Vidro. |
_____ PROFESSORExemplo: Plástico. |
_____ PROFESSORExemplo: brinquedos. |
_____ PROFESSORExemplo: Madeira e ferro. |
_____ PROFESSORExemplo: Plástico. |
_____ PROFESSORExemplo: frasco de leite. |
_____ PROFESSORExemplo: Vidro ou plástico. |
_____ PROFESSORExemplo: Embalagem cartonada, feita de papel, plástico e alumínio. |
- Você conhece objetos que, no passado, tinham uma função e hoje têm outra? Pergunte a um adulto e conte aos colegas e ao professor.
PROFESSOR
Resposta: Exemplos: telefone (antigamente só faziam e recebiam chamadas; hoje podem ser usados para fazer fotos, acessar a internet etc.) e televisão (só transmitia programas gravados em estúdio e reportagens externas; atualmente permite navegar na internet e assistir a filmes alugados virtualmente, por exemplo).MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Pesquisa. |
Orientar os estudantes sobre como realizar as pesquisas do capítulo. Disponibilizar ferramentas para a pesquisa. |
Acompanhar as orientações do professor. Realizar as pesquisas propostas. |
Livro didático e computador com acesso à internet ou livros para pesquisa. |
Atividade 2. Aprofundar a proposta, convidando os estudantes a procurar, em sua moradia ou na de familiares, objetos que eles não conhecem e que não são mais utilizados nos dias atuais. Dentro das possibilidades, pode ser feita uma exposição desses objetos, considerando o ano em que eram utilizados e sua função. Se não for possível trazê-los para a escola, podem ser utilizadas fotos em um mural na sala de aula ou em um mural digital.
Atividade 3. Orientar os estudantes sobre como realizar uma pesquisa para descobrir quais materiais eram utilizados antigamente para a confecção de determinados objetos que ainda são utilizados atualmente, porém com outros tipos de materiais. Exemplificar alguns desses objetos para que tenham clareza da proposta. Solicitar que façam essa atividade em casa com a ajuda de familiares ou responsáveis.
Atividade 4. Realizar em conjunto com a atividade 3, pois os estudantes devem entrevistar um adulto sobre objetos que no passado tinham uma função e agora têm outra. Solicitar que registrem as informações obtidas com a pesquisa e com a entrevista no caderno.
As atividades desta página favorecem o desenvolvimento da habilidade EF02CI01.
Boxe Complementar
De olho na BNCC
Esse momento inicial possibilita aos estudantes que reconheçam a construção do conhecimento científico como algo dinâmico e fruto da ação humana, conforme a competência específica 1 de Ciências da Natureza.
Fim do complemento
MP122
Grande parte dos objetos são invenções humanas que surgiram para tornar as atividades diárias mais fáceis e rápidas. Cada objeto envolve uma nova tecnologia ou as tecnologias já existentes.
Glossário:
Tecnologia : conjunto de métodos e instrumentos utilizados para fabricar um produto ou realizar um estudo.
Fim do glossário.
Todo objeto tem uma finalidade. O lápis, por exemplo, é usado para escrever; a mesa, para apoiar objetos; a cadeira, para sentar. Tablets e computadores têm diversas finalidades, como fazer uma pesquisa ou assistir a um filme. Esses aparelhos permitiram grandes avanços em diferentes áreas do conhecimento, além de facilitar o dia a dia das pessoas.
Todos os objetos que usamos são feitos de algum material e, muitas vezes, o mesmo objeto é feito de dois ou mais materiais.
- Que materiais podem ser utilizados para fazer uma colher?
_____
PROFESSOR
Resposta: Exemplos: madeira, bambu, plástico, silicone e metal.
É importante conhecer as propriedades de um material para saber de que maneira ele pode ser usado.
- Vamos pesquisar? Recorte e cole em uma
folha
à parte figuras de panelas feitas de diferentes materiais.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes encontrem panelas feitas de barro, de ferro, de alumínio, de aço inox e de vidro, por exemplo. Fim da observação.
- Que material não seria adequado para fazer uma panela? Por quê?
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que não seria adequado fazer uma panela de madeira ou de papel, por exemplo, porque ela não poderia ser levada ao fogo. Eles também podem dizer que não seria adequado fabricar uma panela de plástico, porque ela derreteria com o calor da chama. Fim da observação.Conhecer as características dos materiais também é importante para prevenir acidentes domésticos. A faca, por exemplo, corta e perfura os alimentos e pode provocar ferimentos na pele. Por essa razão, somente adultos devem manusear esse utensílio. Pratos, travessas, copos e xícaras de vidro, porcelana ou cerâmica, quando se quebram, podem resultar em pedaços capazes de ferir a pele das pessoas. Somente adultos devem recolher e limpar cacos de vidro que se quebrou.
MANUAL DO PROFESSOR
A leitura do texto e a realização das atividades propostas possibilitam uma ampliação em relação ao Desafio à vista! do início do capítulo. Os estudantes devem pensar sobre o material de que é feito o objeto e a relação desse material com sua utilidade. Propor questões que os levem a refletir sobre como realizariam uma atividade específica sem determinado objeto. Isso pode servir de estímulo para que eles identifiquem a importância dos objetos e expliquem também que cada objeto tem funções específicas e foi criado para facilitar as atividades no dia a dia.
Explorar com os grupos as diferentes possibilidades, levantando hipóteses sobre os materiais de que são feitos objetos do dia a dia utilizados na escola e nas moradias.
Atividade 5. Essa atividade possibilita relacionar os diferentes materiais que podem compor um mesmo objeto.
Atividade 6. Essa atividade pode ser realizada em casa, sob a supervisão de um responsável.
Essas atividades possibilitam trabalhar a habilidade EF02CI01.
O texto a respeito das caracterísitcas dos materiais favorece o desenvolvimento da habilidade EF02CI03.
Boxe Complementar
Recurso complementar
MIODOWNIK, M. De que são feitas as coisas: 10 materiais que constroem o nosso mundo. São Paulo: Blucher, 2015.
O livro aborda uma breve história de diversos objetos que fazem parte do nosso cotidiano, explicando por que eles são feitos com determinados formatos e materiais e como evoluíram historicamente.
Fim do complemento
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 13
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula |
Papel do professor |
Papel do estudante |
Recursos |
---|---|---|---|
Abertura da aula. |
Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema a ser estudado. |
Participar do levantamento prévio dos conhecimentos sobre o tema a ser abordado no capítulo. |
Livro didático. |
Embalagem. |
Solicitar a observação das imagens. Ler e explicar os enunciados das atividades. |
Observar a imagem e acompanhar a leitura feita pelo professor. Responder às questões. |
Livro didático ou projetor. |
CONTINUA
MP123
CAPÍTULO 13. Embalagens
As embalagens podem ser feitas de diferentes materiais.
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Produtos em prateleira de mercado. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- De que materiais são feitas as embalagens mostradas na imagem?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que há metal (aço e alumínio) nas embalagens de suco, vidro nas de comida de bebê, plástico nas de sabão líquido e papel nas de pasta de dentes e nas de leite (compostas também de plástico e alumínio). Fim da observação.
- Você acha que esses produtos poderiam ser embalados com materiais diferentes dos que foram usados? Quais?
PROFESSOR
Atenção professor: É provável que os estudantes respondam que sim. Em vez de metal, o suco poderia ser embalado com vidro ou plástico. Em vez de vidro, a comida de bebê poderia ser embalada com plástico ou metal. Em vez de plástico, o sabão líquido poderia ser embalado com vidro etc. Fim da observação.
- Em sua opinião, quais são as principais funções das embalagens?
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que as principais funções das embalagens são conter os produtos, conservá-los e possibilitar o transporte deles. Fim da observação.Os seres humanos sentiram necessidade de proteger, guardar e transportar água, alimentos e objetos. Por isso, criaram as embalagens.
No passado, as embalagens eram feitas de materiais naturais, como folhas de árvores, chifres de animais, conchas e cascas de coco. Esses materiais não eram modificados para a produção das embalagens.
LEGENDA: Embalagens de folha de bananeira utilizadas para armazenar refeições. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Atividade prática. |
Selecionar objetos com diferentes tipos de plástico. Organizar os grupos. Orientar a realização das atividades. |
Acompanhar as orientações do professor. Realizar as atividades propostas. |
Objetos de plásticos e livro didático. |
Ligando os pontos. |
Ler as atividades. Orientar a realização. |
Acompanhar a leitura e realizar as atividades. |
Livro didático e caderno |
Capítulo 13
Objetivos de aprendizagem
- Classificar os materiais de acordo com algumas de suas propriedades e seus usos em objetos.
- Relacionar os tipos de materiais empregados na fabricação de embalagens e suas funções.
- Estabelecer relação entre o uso de materiais e os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos.
Evidências de aprendizagem
- Registros de pesquisa e atividade prática sobre tipos de materiais e suas propriedades.
- Identificação de características de determinados materiais e sua relação com a função de objetos.
- Aplicação dos conhecimentos construídos em situações reais de prevenção de acidentes domésticos.
Explicar aos estudantes as funções e a importância das embalagens no dia a dia. Perguntar se já observaram que embalagens distintas podem conter o mesmo produto e que, às vezes, os preços são diferentes, de acordo com a embalagem utilizada. Orientá-los a sempre observar se a embalagem é o único elemento que diferencia um produto de outro e a refletir sobre o tipo de embalagem mais adequada, considerando o preço do produto, a quantidade e o tipo de lixo gerado em seu descarte. Além disso, alertá-los para a importância de observar a data de validade de produtos perecíveis.
Atividade 1. A atividade tem como objetivo que os estudantes reconheçam que as embalagens servem para proteger, guardar ou transportar diferentes objetos, alimentos e substâncias líquidas. É esperado que eles relacionem o tipo de embalagem e sua composição às necessidades específicas de armazenamento, proteção e transporte dos produtos. A atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF02CI02.
MP124
Com o tempo, as pessoas passaram a modificar e aperfeiçoar o uso dos materiais naturais. Foram criados outros tipos de embalagem, como cestas de vime e de palha e vasos de cerâmica.
LEGENDA: Cestos de vime expostos em feira em Caruaru, em Pernambuco. FIM DE LEGENDA.
LEGENDA: Vasos de cerâmica utilizados entre os anos 1 e 800 depois de Cristo, na cidade de Lima, no Peru. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a embalagem que você utiliza para transportar água e consumi-la na escola? Faça um desenho dela.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Desenhe outros tipos de embalagem utilizados para armazenar água no dia a dia. Indique de que materiais essas embalagens são feitas.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Diferenciar os materiais naturais daqueles criados pelo ser humano. Explicar que, atualmente, as embalagens são feitas com materiais elaborados. Conversar com os estudantes sobre os materiais mais indicados para embalar cada produto. Perguntar-lhes se um líquido pode ser embalado diretamente em um papel, como em uma folha de caderno. Verificar as respostas e explicar que, dependendo do produto, certas embalagens são mais adequadas do que outras.
Atividade 2. Os estudantes devem descrever o tipo de embalagem que utilizam para transportar água e consumi-la na escola e representá-la em forma de desenho. Esse tipo de atividade possibilita a eles relacionar os conhecimentos construídos com situações reais de seu cotidiano, estabelecendo conexões entre o conhecimento científico e sua aplicação.
Espera-se trabalhar a habilidade EF02CI01 com as atividades 1 e 2.
Atividade complementar
Dispor os estudantes sentados em círculo. Mostrar um objeto ou a imagem de um objeto e pedir a um estudante por vez, seguindo a ordem em que estão sentados, que diga como é o objeto mostrado e qual é sua utilidade. Se não souber, passa a vez. Se o próximo estudante não souber, mostrar outro objeto e recomeçar a brincadeira a partir do estudante que passou a vez. O jogo continua até esgotarem-se os objetos selecionados ou o tempo combinado.
Embalagens de ontem e hoje
Embalagens acompanham a humanidade desde o dia em que se descobriu a necessidade de transportar e proteger mercadorias. Em seu sentido mais amplo, cestos, samburás, ânforas, caixas, potes, odres, barris, barricas, tonéis, surrões, jacás, balaios, baús, garrafas, tambores e bujões, bolsas e sacolas, são todos embalagens. [...]
O homem começou por lançar mão das folhas de plantas, do couro, do chifre e da bexiga dos animais, passou para a cerâmica e o vidro, para os tecidos e a madeira, chegou ao papel, ao papelão e à folha de flandres, até atingir a atualidade do alumínio e do plástico nas suas várias modalidades.
MP125
Com o desenvolvimento das tecnologias, novas embalagens foram criadas. Atualmente, elas são feitas de materiais elaborados, como o papel, o vidro, o plástico e alguns metais.
- Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Azeite. FIM DA LEGENDA
LEGENDA: Arroz. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Palmito em conserva.FIM DE LEGENDA.
LEGENDA: Ovos. FIM DE LEGENDA.
- Quais são os materiais usados para fazer as embalagens desses produtos?
_____
PROFESSOR
Resposta: A: metal; B: plástico; C: vidro; D: papel.Esses materiais também são usados em vários objetos que fazem parte do dia a dia.
- Escreva o nome de três objetos feitos dos materiais listados abaixo.
- Vidro:
_____
PROFESSOR
Respostas possíveis: copo, janela, aquário.
- Papel:
_____
PROFESSOR
Respostas possíveis: caderno, livro, revista.
- Plástico:
_____
PROFESSOR
Respostas possíveis: brinquedo, copo, talher.
- Metal:
_____
PROFESSOR
Respostas possíveis: carro, geladeira, bicicleta.Alguns materiais encontrados nas moradias podem provocar acidentes domésticos.
- Vidro:
_____
- Converse com um responsável que vive com você para identificar como é feita a prevenção de acidentes em sua moradia. Combine com os colegas algumas perguntas que podem ser feitas nessa entrevista. Depois de coletar os dados, discutam os cuidados necessários para a prevenção de acidentes.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Se a embalagem antiga remete ao artesanato, a de nossos dias nasceu como irmã gêmea da indústria. Nessa transformação, mudou de personalidade e serventia.
Qualidades antigas, como a resistência ao transporte e à umidade, continuam essenciais, mas obrigatoriamente suplementadas por outras também importantes, como a identificação do fabricante do produto embalado e o poder de sedução exercido sobre os compradores. [...]
CAVALCANTI, P.; CHAGAS, C. História da embalagem no Brasil . São Paulo: Grifo Projetos Históricos e Editoriais, 2006. p. 13-14. (Título adaptado.)
Atividade 3. Solicitar aos estudantes que observem as diferentes embalagens e indiquem o material usado na fabricação delas.
Atividade 4. Pedir aos estudantes que citem outros exemplos de embalagens feitas de materiais elaborados, como o vidro, o papel, o plástico e o metal.
Atividade 5. Como tarefa de casa, solicitar aos estudantes que façam as perguntas a seus responsáveis sobre a prevenção de acidentes domésticos. Além das perguntas elaboradas por eles, propor que conversem com seus familiares sobre como são descartados os objetos de vidro que se quebram em sua casa, se são tomados alguns cuidados específicos com os cacos de vidro para a prevenção de acidentes, se o descarte é feito por meio de coleta seletiva e se há algum alerta, para os coletores de lixo, sobre conter objeto cortante no lixo a ser coletado. Perguntar, também, sobre os cuidados em relação à prevenção de outros tipos de acidentes domésticos causados por objetos cortantes (além do vidro) ou inflamáveis, produtos de limpeza, medicamentos e eletricidade.
As respostas às perguntas realizadas como tarefa de casa devem ser registradas no caderno e compartilhadas oralmente com os colegas em sala de aula. Finalizar a discussão listando coletivamente na lousa os principais cuidados que devem ser tomados para a prevenção de acidentes domésticos. Solicitar aos estudantes que registrem a lista no caderno para retomada posterior.
As atividades 3 e 4 possibilitam o trabalho com a habilidade EF02CI01, enquanto a atividade 5 pode desenvolver a habilidade EF02CI03.
MP126
Boxe complementar:
Quero saber!
De onde vem o plástico?
Os plásticos, em sua maioria, são produzidos a partir do petróleo. Esse processo envolve várias etapas de transformação. O esquema a seguir representa algumas delas.
- O petróleo é um líquido viscoso e geralmente escuro encontrado no subsolo.
- Na refinaria, o petróleo é aquecido e separado em diversos componentes.
- Nas indústrias, a nafta, que é um líquido transparente, é separada em outros componentes. Alguns desses componentes são utilizados na produção dos plásticos.
- No fim do
processo
de produção, os plásticos estão na forma de grãos. Esses grãos podem ser misturados a outros produtos, originando diferentes tipos de plástico.
LEGENDA: Etapas de produção do plástico. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Fonte: CALLISTER, W. D.; RETHWISCH, D. G. Fundamentos da ciência e engenharia de materiais: uma abordagem integrada. Tradução: Sergio Murilo Soares. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Quero saber!
Nesse infográfico, os estudantes podem conhecer de forma simplificada como acontece a produção de materiais que fazem parte do dia a dia e que são fabricados a partir do petróleo. Fazer a leitura compartilhada do esquema de produção do plástico. Pedir aos estudantes que observem atentamente o esquema do processo, desde a retirada do petróleo. Comentar que derivados do petróleo, como o diesel e a gasolina, são utilizados como combustíveis para automóveis, caminhões, navios, entre outros meios de transporte. Se julgar interessante, comentar com eles que a nafta é um material líquido, usado como matéria-prima em diversos produtos.
Explicar que muitos tecidos chamados de sintéticos, como o poliéster e o náilon, são produzidos dos grãos plásticos que aparecem no esquema. Esses tecidos sintéticos são usados na confecção de casacos e agasalhos porque são isolantes térmicos e mantêm o corpo aquecido.
O infográfico tem como objetivo apresentar a origem desses materiais, não havendo necessidade de aprofundar o olhar nas etapas de produção dos materiais, a partir do petróleo. Os infográficos são recursos gráficos e textuais que, conjuntamente, colaboram para a interpretação de texto e imagens. No 2º ano, fase em que os estudantes continuam o processo de alfabetização e apropriação da leitura e escrita, esse gênero textual pode constituir um recurso importante para leitura de textos e imagens associadas à compreensão geral do texto.
Preparação para a próxima aula
Solicitar aos estudantes, com pelo menos uma semana de antecedência, que separem em suas moradias diferentes tipos de objetos feitos de plástico. Podem ser embalagens vazias, como potes de iogurte, garrafas PET, sacolas ou sacos plásticos, entre outros. Entre essas embalagens, devem separar quatro indicadas pelo professor e duas escolhidas pelos próprios estudantes.
Boxe Complementar
De olho na PNA
Ao fazer a leitura e a interpretação do infográfico, os estudantes desenvolvem a fluência oral e podem ampliar o vocabulário, componentes essenciais da alfabetização.
Fim do complemento
MP127
Atividade prática
Os plásticos não são todos iguais
Você já notou que existem diferentes tipos de plástico? Nesta atividade, será possível observar as características de alguns deles.
Do que vocês vão precisar
- 4 objetos feitos de plástico: pote de iogurte, garrafa PET, escova de dentes e saco de lixo preto
- 2 outros objetos de plástico escolhidos por vocês
Como fazer
- Organizados em grupo, combinem os objetos que cada integrante deve trazer.
- Façam dois testes com os objetos que trouxerem.
Teste de transparência: coloquem a peça de plástico contra a luz. Se for possível ver a luz através do objeto, ele é transparente ou translúcido. Se não, ele é opaco.
Teste de flexibilidade: tentem curvar o objeto. Se ele puder ser curvado, ele é flexível. Se não, ele é rígido.
- Dos objetos testados, quais são transparentes ou translúcidos?
_____
PROFESSOR
Resposta: Garrafa PET e outros materiais testados pelos estudantes.
- Dos objetos testados, quais são flexíveis?
_____
PROFESSOR
Resposta: Pote de iogurte, garrafa PET, saco de lixo preto e outros materiais testados pelos estudantes.
- Em que situações é vantajoso usar uma embalagem plástica transparente?
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem responder, por exemplo, que o uso desse tipo de embalagem é vantajoso quando há necessidade de enxergar o conteúdo dela. Fim da observação.
- Em sua opinião, quais são os objetos que precisariam ser feitos de plástico não flexível e por quê? Resposta pessoal.
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem citar os objetos que não desejamos que mudem de forma enquanto estão sendo usados, como uma colher plástica, usada para mexer os alimentos na panela, ou um pente de cabelo. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade prática
O objetivo dessa Atividade prática é que os estudantes observem e comparem diferentes tipos de plástico em relação a algumas de suas propriedades.
Orientá-los a realizar os testes descritos no livro e a anotar os resultados no caderno para posterior consulta. Após a atividade prática solicitar que, para responder às atividades 1, 2 e 3, conversem entre os integrantes do grupo considerando os resultados observados nos testes realizados e para a atividade 4 registrem a opinião individual, considerando a necessidade de determinado tipo de embalagem ao produto contido nela. Estimular o debate sobre as vantagens de cada tipo de plástico e sua relação com o conteúdo que armazenaram. Em comparação com os demais materiais, o plástico é bastante resistente e durável. Por ter baixo custo, é utilizado em diferentes setores industriais, que optam por empregá-lo no lugar de outros materiais, como ocorre em indústrias automobilísticas, de embalagens e têxteis.
A Atividade prática proposta possibilita o desenvolvimento da habilidade EF02CI02 sobre o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.), além de introduzir os estudantes do 2ᵒ ano às práticas e procedimentos de natureza investigativa. Nesse caso, não houve construção, mas sim a introdução de práticas investigativas.
Boxe Complementar
De olho na BNCC
Ao orientar os estudantes a analisar as propriedades de diversos tipos de plástico e a concluir quais são os usos mais adequados para cada um, esta atividade relaciona-se à competência geral 2, que trata do pensamento científico, crítico e criativo, e à competência específica 2 de Ciências da Natureza, que trata da compreensão de conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza.
Fim do complemento
Fazendo vidro falso
[...] Proponha aos alunos que façam vidro de açúcar ou falso vidro. Mostre a estrutura cristalina do açúcar e depois contraste com a estrutura vítrea (amorfa) do vidro. A receita é simples e, em geral, conhecida, devido às balas de açúcar queimado. Junte duas partes de água, uma parte de xarope de milho, 3,5 partes de açúcar branco e misture em fogo brando até o total derretimento do açúcar. Despeje o conteúdo em uma assadeira untada, espere esfriar e mostre aos alunos. Eles poderão, inclusive, provar o falso-vidro. Informe-lhes que esse material é usado, no lugar do vidro, para fazer aquelas garrafas que são quebradas nos dublês dos filmes.
[...]
PEDROSA, S. Vidro : reações químicas. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Disponível em: http://fdnc.io/f7n. Acesso em: 30 jun. 2021. (Título adaptado.)
MP128
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 12 e 13
- Leia o texto e responda.
Dona Margarida comprou macarrão de quatro formatos diferentes. Em casa, guardou cada tipo em latas de metal iguais. À noite, os netos pediram a ela que fizesse uma sopa de letrinhas. Ela teve de abrir todas as latas até encontrar o macarrão em formato de letras.
- Que tipo de embalagem dona Margarida poderia ter utilizado para encontrar facilmente o macarrão da sopa? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Uma embalagem transparente, de plástico ou de vidro, porque esse tipo de embalagem permite enxergar seu conteúdo.
- De que materiais são feitas as embalagens dos produtos mostrados a seguir?
_____
PROFESSOR
Resposta: Metal._____
PROFESSOR
Resposta: Papelão._____
PROFESSOR
Resposta: Plástico._____
PROFESSOR
Resposta: Vidro e metal.- Dê exemplos de materiais rígidos que poderiam ser usados para fabricar mesas e cadeiras.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem citar madeira, metal e plástico rígido. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Sistematizando conhecimentos
Nas atividades propostas na seção Ligando os pontos, os estudantes podem retomar o desafio sugerido na abertura da sequência didática e organizar os conhecimentos construídos até o momento.
Ao final deste capítulo, espera-se que as seguintes noções tenham sido construídas:
- distinção entre tipos de materiais a partir de algumas de suas propriedades como: dureza, transparência, flexibilidade.
- a função de cada objeto e a relação de acordo com os materiais com os quais são produzidos.
- a relação entre o uso de materiais e os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos.
Atividade 1. Após a leitura do texto, os estudantes devem inferir sobre quais tipos de embalagem deveriam ter sido utilizados pela personagem para evitar o problema relatado.
Atividade 2. Os estudantes devem fazer a leitura das imagens para identificar os materiais.
Atividade 3. Questionar os estudantes sobre o porquê de não utilizar determinados materiais. Pedir que deem outros exemplos de objetos que podem ser fabricados com os materiais exemplificados anteriormente.
As atividades desta seção favorecem o desenvolvimento das habilidades EF02CI01 e EF02CI02.
Avaliação de processo
As atividades dessa seção podem ser usadas como forma de avaliar o aprendizado dos conteúdos trabalhados até o momento, apresentando-se como uma possibilidade de rever conceitos que não ficaram totalmente claros para alguns estudantes. É possível considerar que, tanto as atividades da seção Ligando os pontos quanto nas outras atividades propostas durante os dois capítulos, podem ser utilizadas como instrumentos avaliativos pelo professor, pois em uma avaliação de processo é considerada a combinação de diferentes instrumentos avaliativos com intuito de mensurar a aprendizagem por meio dos resultados obtidos.
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 14
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula
Papel do professor
Papel do estudante
Recursos
Abertura da aula.
Ler os objetivos de aprendizagem e a seção Desafio à vista!.
Acompanhar a leitura feita pelo professor e registrar informações em seu caderno.
Livro didático.
CONTINUA
MP129
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 14 e 15
Nestes capítulos, você vai identificar formas de cuidar do ambiente.
Como podemos cuidar do ambiente?
CAPÍTULO 14. Nem todos cuidam do ambiente
Vários materiais são descartados no ambiente depois de utilizados. Leia o texto em voz alta e responda.
Terreno baldio é usado para descarte irregular de lixo
Um terreno baldio em Araraquara (SP) foi transformado em um lixão a céu aberto há meses. A situação deixa os moradores da região preocupados por causa dos criadouros de dengue. De acordo com Vilma Gomes, que mora em frente ao terreno, o espaço virou um ponto de descarte irregular de lixo quando moradores deixaram os primeiros sofás.
Depois disso, várias pessoas passaram a jogar restos de poda, entulhos da construção civil, roupas, materiais recicláveis e até restos de comida.
Terreno baldio em Araraquara é usado para descarte irregular de lixo e incomoda moradores. G1 , 20 jan. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f7o. Acesso em: 29 jun. 2021. (Texto adaptado.)
- Encontre e sublinhe a palavra entulhos no texto. Converse com os colegas sobre o significado dela.
PROFESSOR
Atenção professor: Incentive os estudantes a utilizarem o dicionário para procurar o significado da palavra, se necessário. Fim da observação.PROFESSOR
Resposta: O texto menciona entulhos da construção civil, que costumam ser formados por fragmentos de tijolos, cimento, areia, pedaços de azulejos etc., provenientes da construção ou da demolição de uma obra. Os estudantes também podem dizer que entulho é lixo, algo que não serve mais, um amontoado de coisas sem valor ou serventia.
- Quais são os problemas causados pelo acúmulo de lixo para as pessoas que moram perto de terrenos
baldios
transformados em lixões?
PROFESSOR
Resposta: O texto cita o acúmulo de sujeira e a existência de criadouros de mosquitos transmissores da dengue, aspectos que ameaçam a saúde das pessoas. Os lixões também causam mau cheiro, poluição visual e podem contaminar o solo.
- Apesar de ser proibido, algumas pessoas jogam lixo nas ruas ou em terrenos abandonados. Converse com os colegas sobre possíveis soluções para esse problema.
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes reconheçam que essa atitude é inadequada e prejudica o ambiente e as pessoas. Incentive-os a debater sobre o destino do entulho e os cuidados com o ambiente em que vivem. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nem todos cuidam do ambiente. |
Ler o texto que inicia o capítulo utilizando estratégias de leitura. Discutir sobre a temática. Orientar a realização das atividades. |
Analisar situações em que há produção de lixo na escola. Entrevistar pessoas da escola para refletir sobre essa produção. |
Livro didático. Caderno para registros. |
Atividade prática. |
Orientar sobre o planejamento e a confecção de brinquedo com materiais que seriam descartados. |
Selecionar materiais de acordo com suas características e montar um brinquedo. |
Materiais de descarte e materiais diversos. |
Introdução da sequência didática
Os capítulos 14 e 15 possibilitam responder à questão da seção Desafio à vista!. As propostas possibilitam aos estudantes identificar formas de cuidar do ambiente considerando questões relacionadas ao lixo, como os tipos de resíduo; a decomposição de alguns materiais na natureza; as consequências de descarte inadequado do lixo para os ambientes; o consumo; o desperdício; a reutilização ou reciclagem de materiais.
Capítulo 14
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os problemas causados pela produção e acúmulo de lixo.
- Reconhecer as consequências do descarte inapropriado do lixo.
- Construir brinquedos a partir de materiais que seriam descartados.
Evidências de aprendizagem
- Registros de atividades relacionadas aos temas trabalhados.
- Construção de brinquedos de acordo com as características dos materiais coletados.
- Identificação dos tipos de lixo e o tempo de decomposição no ambiente.
Neste capítulo, espera-se que os estudantes sejam capazes de interpretar informações sobre a falta de cuidado com o ambiente e aplicar esse conhecimento em uma ação de reaproveitamento de materiais. Estimular a discussão sobre a nossa responsabilidade em relação ao lixo produzido e analisar alternativas para a sua diminuição, como o reaproveitamento desses materiais, questão que será trabalhada na Atividade prática com a construção de um brinquedo.
Fazer a leitura do trecho do texto “Terreno baldio é usado para descarte irregular de lixo”, realizando estratégias de leitura como antecipações, inferências, seleções e verificações, a fim de ajudar na interpretação do texto, principalmente para os estudantes que ainda não têm fluência na leitura e na escrita. Destacar as palavras que não são do conhecimento prévio dos estudantes e discutir com eles seus significados.
Atividade 2. Incentivar a reflexão sobre os problemas causados pelo acúmulo de lixo em terrenos baldios.
MP130
- Pense nas atividades realizadas na escola durante um dia de aula.
- Desenhe duas situações em que estudantes produzem lixo na escola.
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem representar, por exemplo, a hora do lanche e alguma atividade escolar que envolva recortar figuras de revistas ou jornais. Fim da observação.- Agora, escreva o que você faz com o lixo que produz.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes expliquem que jogam o lixo produzido no cesto de lixo ou nos locais destinados à coleta seletiva. Fim da observação.
- Perguntem ao coordenador, ao diretor ou a um funcionário da limpeza o que é feito com o lixo produzido na escola. Depois, escrevam as respostas obtidas.
_____
PROFESSOR
Resposta variável, de acordo com as respostas obtidas pelos estudantes.
Cuidar do ambiente em que vivemos é responsabilidade de cada um de nós e deve começar em nossas moradias!
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4. Solicitar aos estudantes que pensem nas situações do cotidiano em que produzem lixo na escola, pois nem sempre esse lixo é notado como um problema a ser resolvido ou minimizado.
Atividade 5. Os estudantes são estimulados a investigar os cuidados da escola com o lixo descartado. Muitas escolas têm lixeiras para coleta seletiva de lixo, mas eles não conhecem o destino dos resíduos. Uma entrevista com o coordenador, com o diretor ou com outro funcionário que conheça a ação da escola em relação ao lixo pode ser muito interessante para se conscientizarem do descarte adequado do lixo.
Boxe Complementar
De olho na PNA
Propostas que envolvem o trabalho com vocabulário são fundamentais nessa fase da escolaridade na qual os estudantes estão completando o processo de letramento e encontram-se em consonância com os pressupostos da Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Fim do complemento
Como montar uma hemeroteca
Para construir uma hemeroteca é preciso fazer uma seleção das notícias, matérias, reportagens e de outros gêneros julgados importantes e de interesse para pesquisas.
A seleção das informações depende do objetivo a ser atingido e de um planejamento estabelecido entre as áreas de interesse. [...]
O responsável pelo material do acervo deve discutir com os participantes do processo os assuntos de interesse de cada área e as notícias e os fatos específicos com os quais gostariam de trabalhar. [...]
Os textos escolhidos devem ser consistentes, com informações específicas, dados, estatísticas, temas relevantes, acontecimentos históricos, descobertas científicas, crônicas, editoriais, gráficos, ilustrações, entre outros. [...]
MP131
Atividade prática
Planejando um brinquedo
Ao longo da vida, produzimos muito lixo. O que você acha de utilizar alguns materiais que seriam descartados e transformá-los em brinquedos?
Organizem-se em grupos para a realização da atividade.
Do que vocês vão precisar
- embalagens usadas de alimentos e de produtos de higiene pessoal
- fita adesiva
- pincéis
- tinta acrílica de várias cores
- canetas hidrográficas
Observação:
ATENÇÃO
Limpem as embalagens antes de reutilizá-las.
Fim da observação.
Como fazer
-
Observem
os materiais coletados e planejem o brinquedo que vão construir. Considerem as características dos materiais e como vocês esperam que o brinquedo seja; por exemplo, se ele
deve
ser dobrável ou deslizar no chão.
- Em uma folha avulsa, façam um desenho que mostre como vai ser o brinquedo.
- Agora, montem o brinquedo. Se precisarem, peçam ajuda ao professor.
- Sobre os materiais utilizados na
confecção
dos brinquedos, assinale com um
X
, ou complete, o que existe em maior quantidade.
( ) Plástico.
( ) Papel.
( ) etal.
( ) Outro: _____
PROFESSOR
Resposta variável; depende do tipo de material que os estudantes utilizaram.
- Organizem uma exposição para apresentar os brinquedos que vocês produziram. Pensem em uma frase para conscientizar as pessoas sobre o destino adequado para o lixo. Ela pode ser o nome da exposição.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Após a seleção dos textos, procede-se ao corte e à colagem. Separados os textos por temas, os recortes devem ser feitos destacando-se o texto do seu título, da linha fina e das colunas da matéria para serem remontados e colados em papel branco tamanho sulfite (ficha da hemeroteca), com o logo ou nome do local ou instituição.
No alto da folha, no canto esquerdo, sugere-se a identificação com a fonte, o nome do jornal ou revista, a data da publicação, a editoria e a página. Entende-se por fonte a origem da informação, seja ela pessoal, fornecida pelo repórter ou por agência de notícias.
A estética é fundamental nesse processo de corte e colagem a fim de que não se percam a sequência da informação impressa e a ordem das colunas; é preciso providenciar espaços entre as colunas, evitando, assim, poluição visual e facilitando uma leitura com qualidade.
PAVANI, C.; JUNQUER, Â.; CORTEZ, E. Jornal : uma abertura para a educação. São Paulo: Papirus, 2007. p. 75.
Atividade prática
A confecção de um brinquedo a partir de embalagens e outros resíduos apresenta uma alternativa para a redução da quantidade de lixo produzido, por meio da reutilização. Essa é uma das atitudes que podemos tomar no dia a dia para a preservação do ambiente.
Após o levantamento dos tipos de resíduos produzidos na escola, conversar sobre o tempo necessário para esses materiais desaparecerem naturalmente. Organizar os estudantes em grupos e orientá-los na elaboração do projeto de um brinquedo. Destinar uma aula para a elaboração do projeto e outra para a confecção do brinquedo.
A Atividade prática possibilita o desenvolvimento da habilidade EF02CI02, que propõe o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais.
Durante a Atividade prática, acompanhar o trabalho dos grupos e questionar o porquê de escolherem determinados tipos de material para a confecção do brinquedo. É importante lembrá-los que o manuseio do lixo nem sempre é seguro e que isso deve ser feito com o acompanhamento de um adulto.
Após a realização da atividade, tendo como produto o brinquedo confeccionado, promover uma exposição dos brinquedos na escola. Se julgar conveniente, convidar as famílias para uma exposição; solicitar aos estudantes que façam uma apresentação sobre a importância de controlar a produção de resíduos no dia a dia para evitar danos ambientais pelo acúmulo de lixo.
MP132
- Observe as imagens.
- A menina construiu o brinquedo fixando o papel de seda nas varetas de bambu e usou, também, tiras recortadas de um saco plástico presas a uma linha. Que nome esse brinquedo recebe no lugar em que você mora?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- O papel de seda é translúcido. Essa característica é importante para o brinquedo voar?
_____
PROFESSOR
Resposta: Não. Se o papel fosse opaco ou transparente, o brinquedo também voaria.
- Assinale com um X as características que você acha que os materiais do brinquedo devem ter. Depois, converse com os colegas para explicar por que os materiais precisam ter essas propriedades.
( ) Os materiais devem ser pesados.
( ) Os materiais precisam ser leves.
( ) As varetas devem ser flexíveis.
( ) As varetas devem ser rígidas.
( ) O papel precisa ser duro.
( ) O papel precisa ser flexível.
( ) O saco de plástico deve ser flexível.
( ) O saco de plástico deve ser rígido.
PROFESSOR
Resposta: Os materiais precisam ser leves; As varetas devem ser rígidas; O papel precisa ser flexível; O saco de plástico deve ser flexível.PROFESSOR
Atenção professor: Os materiais devem ser leves para que o brinquedo possa subir. As varetas devem ser rígidas para dar forma ao brinquedo. O papel deve ser flexível para se adequar à forma do brinquedo, assim como os sacos plásticos, para dar forma às tiras. Fim da observação.- Em seu caderno, escreva as orientações para montar esse brinquedo. Como seria o passo a passo?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- O que a menina
deve
fazer depois de brincar com o brinquedo?
_____
PROFESSOR
Resposta: A menina deve guardá-lo para brincar em outro momento. Se o brinquedo tiver quebrado, ela deve descartar de forma correta os materiais que usou para a fabricação dele.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6. Essa atividade tem como objetivo que os estudantes identifiquem objetos que fazem parte de suas atividades diárias, estimulando o olhar sobre sua composição. Para complementar, solicitar aos estudantes que procurem imaginar o propósito da criação de determinados objetos e os materiais que podem fazer parte deles. A atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF02CI02.
6a. Questionar: “Se o brinquedo fosse feito de outro material, qual deveria ser para que voasse?”.
6b. Resgatar os conceitos sobre características dos materiais, trabalhados nos capítulos anteriores.
6c. Orientar a escrita sobre a montagem desse brinquedo, alertar sobre o uso de letra maiúscula, do parágrafo e sinais de pontuação.
6d. Auxiliar os estudantes na elaboração do passo a passo para a confecção do brinquedo.
6e. Questionar quais ações devem ser tomadas depois de utilizar um brinquedo.
Boxe Complementar
Recurso complementar
ECOMARAPENDI. Recicloteca. Disponível em: http://fdnc.io/2oH. Acesso em: 30 jun. 2021.
No site, há várias sugestões de objetos que podem ser produzidos reaproveitando materiais que seriam descartados no lixo.
Fim do complemento
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 15
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula |
Papel do professor |
Papel do estudante |
Recursos |
---|---|---|---|
Abertura da aula. |
Ler os objetivos de aprendizagem do capítulo e sugerir a elaboração do quadro SQA. Orientar a observação das imagens e organizar a turma para a discussão. |
Identificar e discutir com os colegas formas de evitar o desperdício. Completar o quadro SQA. |
Livro didático e caderno para registros. |
CONTINUA
MP133
CAPÍTULO 15. Evitando o desperdício
Desperdiçar é gastar em exagero, usar sem necessidade. Nós podemos adotar várias atitudes para não desperdiçar os recursos usados no dia a dia.
- Observe as imagens e desenhe ao lado de cada uma delas o que pode ser feito para evitar o desperdício.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que a habilidade EF01CI01, trabalhada no 1º ano, tenha favorecido o desenvolvimento dos estudos sobre como os materiais são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. Fim da observação.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Nos desenhos, é possível que os estudantes representem as sacolinhas plásticas de supermercado sendo substituídas por sacolas de tecido sintético, de algodão ou lona, conhecidas como sacolas ecológicas ou ecobags, evitando-se assim o desperdício do plástico. Fim da observação._____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: É possível que os estudantes mostrem que o verso do papel usado pode ser reaproveitado para dar origem a bloquinhos de anotações, por exemplo. Fim da observação.
- Converse com os colegas sobre outras atitudes que evitam o desperdício no dia a dia.
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Motive a discussão mencionando objetos do dia a dia que podem ser reaproveitados: embalagens, materiais escolares etc. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO Tabela: equivalente textual a seguir.
Quero saber! |
Ler o texto utilizando estratégias de leitura. Promover a discussão sobre o tema. |
Realizar a leitura do texto e apresentar reflexões sobre o assunto nas discussões em duplas. Confeccionar cartazes. |
Livro didático, cartolina, canetinha hidrocor. |
Ligando os pontos. |
Ler e explicar as atividades propostas. Retomar os conceitos trabalhados no capítulo no preenchimento da coluna A do quadro SQA. |
Fazer leitura das imagens e registrar suas conclusões sobre as atividades propostas, completando coletivamente a coluna A do quadro SQA. |
Livro didático e caderno de registros. |
Capítulo 15
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os problemas causados pela produção e acúmulo de lixo.
- Reconhecer atitudes para evitar o desperdício em diferentes situações do dia a dia.
• Identificar o impacto dos plásticos nos ecossistemas marinhos.
Evidências de aprendizagem
- Registros de atividades relacionadas aos temas trabalhados.
- Identificação dos cuidados necessários à conservação dos ambientes e à redução do desperdício.
Montar com a turma o quadro SQA com três colunas: O que sabemos, O que queremos saber e O que aprendemos. Durante o estudo do capítulo, os estudantes complementam as colunas indicando seus aprendizados em relação ao tema estudado. Ao fim do capítulo, verificar quais foram as perguntas respondidas. Aquelas que não foram exploradas podem ser trabalhadas por meio de pesquisas.
Atividade 1. Solicitar aos estudantes que compartilhem suas respostas e perguntar a eles se já observaram quantas embalagens envolvem um produto adquirido no supermercado, em uma loja de brinquedos, de roupas ou de calçados. Estimulá-los a pensar e a discutir em duplas ou em pequenos grupos sobre outras atitudes que evitam o desperdício no dia a dia.
Boxe Complementar
De olho na PNA
Ao solicitar aos estudantes que leiam e compartilhem suas respostas com a turma é possível estimular a fluência em leitura oral, além do desenvolvimento do vocabulário, já que eles entrarão em contato com as diversas e diferentes produções de seus colegas, escritas com palavras e em contextos diferentes. Essas propostas estão de acordo com a PNA.
Fim do complemento
MP134
A poluição é o resultado do acúmulo de lixo ou de outros materiais que afetam o ambiente e os seres vivos que nele habitam. As sacolas plásticas, por exemplo, podem acumular-se nas ruas, entupindo bueiros e provocando enchentes. Elas também podem se acumular no mar, causando danos aos seres vivos marinhos.
LEGENDA: Objetos plásticos acumulados em uma praia de Niterói, Rio de Janeiro, 2020. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Quero saber!
Por que as sacolas plásticas são um perigo para as tartarugas marinhas?
O lixo e a poluição afetam a vida das tartarugas marinhas. A tartaruga-verde, por exemplo, pode acabar ingerindo sacolas plásticas ao confundi-las com alimento.
A tartaruga-de-couro tem o hábito de se alimentar de águas-vivas e também pode confundir as sacolas plásticas com alimento.
Ao comer o plástico, esses animais correm o risco de engasgar e morrer. Além disso, engolindo as sacolas, as tartarugas não conseguem aproveitar os alimentos que ingerem, o que pode enfraquecê-las.
LEGENDA: A tartaruga-verde (Chelonia mydas, tamanho aproximado: 1,2 metro de comprimento) pode confundir as sacolas plásticas com alimento. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Pesquisadores brasileiros criam embalagem 100% biodegradável
Repórter Eco. TV Cultura, 29 jul. 2019. Duração: 5 minutos. Disponível em: http://fdnc.io/f7q. Acesso em: 29 jun. 2021.
Essa notícia conta como foi criada a nova embalagem biodegradável, mostrando os materiais utilizados nela.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Quero saber!
A leitura do texto sobre o perigo que as sacolas plásticas representam para as tartarugas pode ser uma boa oportunidade de provocar reflexões acerca da temática do consumo e da cultura de uso de sacolas retornáveis. Comentar com os estudantes que a separação e o envio de materiais plásticos para a reciclagem, a diminuição do consumo de produtos acondicionados em embalagens plásticas e a substituição de sacolas plásticas por sacolas retornáveis, por exemplo, são formas de diminuir a quantidade de plásticos descartados nos rios e mares.
Após a leitura dessa página, orientar os estudantes a, em duplas, pensar em atitudes que podem ser adotadas no dia a dia para evitar a poluição das águas e o consumo de sacolas plásticas e outras embalagens. Eles podem sugerir algumas ações em relação ao lanche que levam para a escola, como: acondicioná-lo em embalagens retornáveis e não em saquinhos plásticos, levar o suco em garrafinhas reutilizáveis, não consumir sucos em lata ou em caixinha, entre outras atitudes.
Ainda em duplas, eles podem confeccionar cartazes para serem afixados nas paredes da escola, alertando a comunidade a desenvolver hábitos de consumo conscientes. Para essa atividade, conversar com os estudantes sobre as frases que podem ser escritas nos cartazes. Lembrar que o objetivo é chamar a atenção da comunidade escolar para essa questão. Destacar que textos muito longos são inadequados. Escolher com a turma as melhores frases. Mesmo que alguns temas se repitam, não há problema, pois os cartazes serão espalhados por locais diferentes.
Manchetes – uma rotina para capturar a essência
Essa rotina baseia-se na ideia de manchetes, das que aparecem em jornais, como um veículo para resumir e capturar a essência de um evento, ideia, conceito, tópico etc. A rotina faz uma pergunta central:
- Se você
fosse
escrever um título para
este
tópico ou problema agora que capturasse o aspecto mais importante que deveria ser lembrado, qual seria esse título?
Uma segunda pergunta envolve investigar como as ideias dos estudantes sobre o que é mais importante e central para o tópico que está sendo explorado mudaram ao longo do tempo:
- Como seu título mudou com base na discussão de hoje? Como isso
difere
do que você teria dito ontem?
HARVARD Graduate School of Education. Harvard Project Zero Thinking Routines . 2008. Disponível em: http://fdnc.io/f7p. Acesso em: 30 jun. 2021. (Tradução dos autores.)
MP135
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 14 e 15.
- Observe as situações mostradas nas imagens e responda.
LEGENDA: Jardineiro podando plantas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Alimentos que serão utilizados para preparar refeições. FIM DA LEGENDA.
- Que tipo de lixo será gerado em cada caso?
_____
PROFESSOR
Resposta: A: galhos e folhas de plantas; B: embalagens de plástico, metal, vidro e papelão.
- Qual pode ser o destino do lixo gerado?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes argumentem que os materiais da cena B podem ser reciclados ou reutilizados. O material orgânico da cena A pode adubar o solo. Fim da observação.
- Observe os ambientes mostrados nas imagens e responda.
LEGENDA: Praia na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praia em Prado, Bahia, 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual dos ambientes está poluído? Em sua opinião, por que esse ambiente está assim?
PROFESSOR
Resposta: O ambiente da imagem A.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que o ambiente está poluído em razão do acúmulo de lixo. Fim da observação.
- Em sua opinião, o que a poluição pode causar ao ambiente e aos seres vivos?
PROFESSOR
Atenção professor: É possível que os estudantes respondam que a poluição pode causar a proliferação de animais, como insetos e ratos, que transmitem doenças; afetar a qualidade de vida dos animais silvestres (como as tartarugas marinhas); causar mau odor e poluição visual, além de contaminar o solo e a água. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Sistematizando conhecimentos
Ao final dessa sequência de capítulos, espera-se que as seguintes noções tenham sido construídas:
- reflexão sobre mudanças que ocorrem nos ambientes e suas consequências, positivas ou negativas.
- reflexão sobre os cuidados necessários à conservação dos ambientes e à redução do desperdício.
Atividade 1. São apresentadas duas imagens com situações de produção de lixo: orgânico e não orgânico. Questionar os estudantes se sabem qual a diferença entre eles; em seguida, solicitar que respondam ao item a, sobre qual lixo será gerado em cada situação e o item b, sobre a destinação do lixo.
Atividade 2. Destacar quais são as diferenças entre as imagens apresentadas, quais as possíveis causas, no item a e as consequências no item b.
Avaliação de processo
As atividades da seção Ligando os pontos podem se configurar como um momento de avaliação de processo dos conteúdos estudados até o momento e também para avaliar questões relacionadas à leitura e à escrita dos estudantes, como a produção com certa autonomia de pequenos registros de observação e resultados de pesquisa, coerentes com o tema estudo, conforme consta na habilidade EF02LP23 ou leitura e compreensão, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor de manchetes, notícias curtas e outros gêneros jornalísticos, conforme apresentada na habilidade EF12LP08.
Boxe Complementar
De olho na BNCC
Essas atividades solicitam aos estudantes que identifiquem e analisem impactos da atividade humana no ambiente, promovendo assim uma consciência socioambiental de cuidado com o planeta, relacionando-se com a competência geral 7, ligada à argumentação.
Fim do complemento
Confecção de cartazes
A confecção de cartazes é muito frequente no Ensino Fundamental. É importante ensinar os estudantes a realizá-la, lembrando que não existe uma regra única, mas certos cuidados que podem ser ensinados a eles desde cedo.
O cartaz deve ser facilmente visualizado a certa distância. Por esse motivo, as figuras devem ser grandes, e os textos, objetivos. O título deve estar em local evidente: no topo ou no meio do cartaz, de acordo com o estilo do material, mas escrito de forma legível e breve. Títulos longos não atraem o leitor.
As figuras devem ser facilmente observadas e podem ter legendas, desde que não sejam muito longas. O nome dos autores do cartaz deve aparecer na frente, em corpo menor, e não no verso. Pode ser escrito no rodapé ou na lateral inferior.
MP136
Ciências em contexto
Sabe quanto tempo os materiais demoram para se decompor no ambiente?
O tempo de decomposição dos materiais pode variar, dependendo do ambiente e do tipo de matéria-prima utilizada para produzi-los.
LEGENDA: Representação esquemática comparando o tempo de decomposição do papel, do metal, do plástico e do vidro. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Fonte: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Educação; Idec, Consumers International. Consumo sustentável: manual de educação. 2ª ed. Brasília, 2005. Disponível em: http://fdnc.io/3z8. Acesso em: 16 jul. 2021.
Preservamos o ambiente quando diminuímos a quantidade de lixo produzido. Isso pode ser feito consumindo recursos naturais de forma consciente, não jogando o lixo nas ruas e reaproveitando produtos e objetos que podem ser reutilizados e reciclados.
- Qual é a principal característica de objetos e materiais que poluem o ambiente? Dê exemplos.
PROFESSOR
Resposta: São restos de produtos frequentemente consumidos pelas pessoas e que demoram muito tempo para se decompor, como plásticos, metais e vidros.
- O que devemos fazer para manter o ambiente limpo?
_____
PROFESSOR
Resposta: Devemos produzir menos lixo, o que pode ser feito consumindo produtos de forma consciente, descartando-o no local adequado e reaproveitando ou reciclando os objetos.
MANUAL DO PROFESSOR
Ciências em contexto
O texto informativo sobre o tempo de decomposição dos objetos tem o propósito de ampliar a reflexão sobre a responsabilidade individual em relação ao destino dos materiais.
Fazer a leitura do tempo de decomposição dos materiais que aparecem na página. A realização da atividade tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a responsabilidade individual no descarte de materiais e pode ser aprofundada com a apresentação do tema para outros estudantes da escola.
O texto da seção e a atividade 1 favorecem o desenvolvimento da habilidade EF02CI01.
Atividade 1. Retomar com os estudantes algumas características dos materiais estudados nos capítulos 12 e 13 e solicitar que pensem em quais tipos de materiais demoram mais tempo para se decompor no ambiente, de acordo com as informações apresentadas. Em seguida, solicitar que respondam à questão.
Atividade 2. Incentivar a discussão sobre a organização dos espaços escolares, dos materiais, limpeza dos espaços e sua relação com a saúde e bem-estar. Conversar sobre a importância da limpeza e organização dos espaços individuais utilizados cotidianamente, bem como de ambientes ou espaços de uso coletivo. Encaminhar a conversa para a relação entre ambiente limpo, organizado e a produção de lixo excessivo em decorrência do consumismo. Solicitar que respondam à questão com base nas discussões realizadas.
Gestão da aula – Roteiro da seção Ciências em contexto
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula |
Papel do professor |
Papel do estudante |
Recursos |
---|---|---|---|
Leitura e interpretação de infográfico. |
Orientar a observação e a interpretação das imagens do infográfico no livro ou em projeção. Ler as informações relacionadas às imagens. |
Observar e interpretar as imagens e informações do infográfico. |
Livro didático ou projetor. |
CONTINUA
MP137
VAMOS RETOMAR
- Na prática de esportes aquáticos, pode ser necessário utilizar óculos de natação.
LEGENDA: Criança utilizando óculos de natação para práticas esportivas aquáticas. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o principal material utilizado nesses óculos?
_____
PROFESSOR
Resposta: O plástico.
- O material utilizado apresenta quais características?
_____
PROFESSOR
Resposta: É transparente nas lentes e flexível nas tiras que seguram os óculos na cabeça.
- Em sua opinião, por que devemos utilizar óculos desse material na prática da natação?
_____
PROFESSOR
Reposta provável: Esse material possibilita que a pessoa enxergue através dele não permitindo que a água entre e protegendo os olhos, além de não quebrar com facilidade.
- Observe os objetos abaixo e complete o quadro indicando o material usado em sua fabricação e se ele é transparente ou flexível.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Objeto |
Material |
Característica |
---|---|---|
CRÉDITO: NOR GAL/SHUTTERSTOCK |
_____ PROFESSORResposta: Vidro. |
_____ PROFESSORResposta: É transparente e não é flexível. |
CRÉDITO: ROBBI/SHUTTERSTOCK |
_____ PROFESSORResposta: Plástico. |
_____ PROFESSORResposta: Não é transparente e é flexível. |
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Leitura e interpretação do texto. |
Ler e explicar o texto da seção. |
Acompanhar a leitura e explicação. |
Livro didático. |
Realização das atividades. |
Orientar e solicitar a realização individual das atividades propostas e acompanhar as evidências de aprendizagem. |
Realizar individualmente as atividades propostas na seção. |
Livro didático e caderno. |
Vamos retomar
As atividades propostas nesse tópico possibilitam a retomada das aprendizagens construídas ao longo da unidade e a sistematização dos conhecimentos. Nesse momento, verificar o nível de desenvolvimento, individual e do grupo, em relação aos critérios da rubrica indicados e realizar as ações propostas para a recuperação das aprendizagens.
Atividade 3. Propõe uma situação do cotidiano para a reflexão. A partir da situação proposta, os estudantes devem responder aos itens a, b e c, de acordo com os conhecimentos construídos sobre: características dos materiais, tipos de materiais, funcionalidade de objetos em função de sua composição.
Atividade 4. Os conhecimentos sobre as características dos materiais devem ser aplicados na classificação de objetos segundo essas características.
As atividades deste tópico favorecem o desenvolvimento das habilidades EF02CI01 e EF02CI02.
MP138
Mão na massa
Como podemos orientar as pessoas para a prevenção de acidentes domésticos?
- Leia a tirinha e responda.
- Mônica reage a uma ação da Magali. O que cada uma das personagens faz?
PROFESSOR
Resposta: Magali se aproxima do fogão e toca na porta do forno, que está quente. Com o susto, esbarra no cabo da panela, que contém um líquido quente, que quase cai em cima dela; Mônica reage alertando a amiga dos perigos dessa ação e afastando-a do fogão.
- Que mensagem o autor da tirinha pretende transmitir?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes comentem que a tirinha é um alerta sobre os riscos de queimaduras causadas pelo contato ou pela proximidade das crianças com fogão, panelas ou líquidos quentes. Fim da observação.
- Acidentes domésticos podem ser prevenidos se evitarmos as situações que representam perigo. Converse com os colegas sobre objetos e materiais de uma moradia que podem causar acidentes e como estes podem ser evitados.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes mencionem os perigos de acidentes com objetos cortantes (facas ou cacos de vidro) e panelas e líquidos quentes. Chame a atenção deles para os acidentes de outra natureza, como os provocados por ingestão acidental ou por contato com produtos de limpeza, ingestão acidental de medicamentos e por choques elétricos. Fim da observação.
- Agora é a sua vez! Crie, em uma
folha
avulsa, uma tirinha com uma mensagem que represente a prevenção de acidentes em uma moradia. Antes de desenhar e escrever os diálogos, pense nas perguntas a seguir.
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Quem serão as personagens da sua tirinha?
- Qual será a situação representada?
- Como acontecerá a prevenção de acidentes?
MANUAL DO PROFESSOR
Mão na massa
Objetivos de aprendizagem
- Utilizar os conhecimentos construídos sobre prevenção de acidentes domésticos.
- Produzir texto de autoria (tirinha).
Evidências de aprendizagem
- Leitura e interpretação dos textos e imagens no contexto da história.
- Produção da tirinha de acordo com as características e especificidades do gênero.
A seção Mão na massa envolve os estudantes em atividades de leitura e escrita a partir do gênero história em quadrinhos, possibilitando o desenvolvimento de uma leitura intersemiótica, que contempla ler e relacionar a imagem e o texto. Além disso, a atividade possibilita o desenvolvimento da habilidade EF02CI03.
Nas atividades propostas, é necessário que o professor dê mais valor ao processo do que ao produto, pois o objetivo não é a criação de um produto final perfeito, mas a compreensão das aprendizagens construídas no processo.
Atividade 1. Propõe a leitura e a interpretação de imagens e textos.
Atividade 2. Os estudantes devem estabelecer a relação entre as interpretações anteriores aos conceitos de prevenção de acidentes domésticos.
Atividade 3. Sugerir a criação de uma tirinha. A atividade possibilita aos estudantes a reflexão sobre o sistema de escrita aplicado às especificidades da história em quadrinhos e do tema estudado no capítulo. Entretanto, é preciso orientá-los sobre as características desse gênero textual e auxiliá-los no planejamento da produção, para além dos itens citados na atividade, como, em relação: às personagens, ao cenário, à organização dos quadrinhos e aos tipos de balão.
Boxe Complementar
De olho na BNCC
A seção Mão na massa potencializa o trabalho com a competência geral 4, que utiliza diferentes linguagens – verbal, corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Fim do complemento
Gestão da aula – Roteiro da seção Mão na massa
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula
Papel do professor
Papel do estudante
Recursos
Abertura da atividade.
Ler a pergunta inicial.
Responder à questão a partir do conhecimento prévio.
Livro didático.
Atividade.
Orientar e acompanhar os estudantes em cada etapa do projeto da tirinha.
Executar as etapas da tirinha de acordo com as orientações do professor.
Materiais diversos.
MP139
Comentários para o professor:
Conclusão
O acompanhamento das aprendizagens construídas pelos estudantes se dá ao longo dos capítulos, por meio de diferentes recursos, como as seções Ligando os pontos. A tabela de rubrica também é uma ferramenta de acompanhamento e intervenção que deve ser retomada ao longo dos capítulos, verificando o nível de desempenho da turma e, individualmente, em relação a cada critério, realizando as propostas de recuperação das aprendizagens.
Outra sugestão que poderá tornar o aprendizado visível aos estudantes é a constante retomada dos registros do momento de sensibilização e de levantamento dos conhecimentos prévios para que eles acompanhem os próprios avanços.
A seção Ligando os pontos possibilita verificar se os estudantes atingiram os objetivos do capítulo, retomando conteúdos conceituais e atitudinais. As atividades práticas e em grupo podem ser utilizadas para verificar a aquisição dos conteúdos procedimentais, as práticas específicas de Ciências da Natureza e os conteúdos atitudinais.
A seção Ciências em contexto possibilita a verificação da aplicação dos conteúdos aprendidos durante a unidade e sua aplicação em situações contextualizadas. No tópico Vamos retomar, os conteúdos presentes na unidade são revistos, retomando conceitos importantes para a aprendizagem dos estudantes.
As rubricas são ferramentas importantes para o acompanhamento da aprendizagem, considerando o desenvolvimento das habilidades. A organização das rubricas em tabela é um recurso que facilita a visualização e a verificação dos níveis de desempenho coletivo e individual e, a partir deles, o planejamento e a execução de intervenções específicas para cada resultado detectado podem ser retomados durante todo o processo de aprendizagem. Em síntese, as rubricas facilitam a observação, o acompanhamento e a intervenção no processo de ensino e de aprendizagem.
Rubrica para o monitoramento da aprendizagem
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nível de desempenho |
||||
---|---|---|---|---|
Critérios |
Avançado |
Adequado |
Básico |
Iniciante |
Desenvolvimento das habilidades EF02CI01, EF02CI02 e EF02CI03 |
Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades da seção Ligando os pontos e produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos ampliando as respostas com conteúdos estudados em anos anteriores. |
Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades da seção Ligando os pontos e produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos. |
Os estudantes responderam corretamente à maioria das atividades da seção Ligando os pontos e produziram a maioria das evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos. |
Os estudantes responderam corretamente a poucas atividades da seção Ligando os pontos e produziram poucas evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos. |
CONTINUA
MP140
CONTINUAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Desenvolvimento das competências gerais 2, 4 e 7 |
São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes e ampliados com outras competências gerais já trabalhadas em anos anteriores aspectos relacionados a: 2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções; 4) utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo; 7) argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias que promovam a consciência ambiental. |
São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a: 2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções; 4) utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo; 7) argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias que promovam a consciência ambiental. |
São identificados na maioria das evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a: 2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções; 4) utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo; 7) argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias que promovam a consciência ambiental. |
São identificados em poucas evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a: 2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções; 4) utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo; 7) argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias que promovam a consciência ambiental. |
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Desenvolvimento de vocabulário |
As propostas que envolvem a produção de texto de autoria, de relatos de atividades práticas, a comunicação oral demonstra amplo vocabulário, incluindo, sempre que possível, a linguagem própria da Ciência e o uso de vocabulários, além dos trabalhados em sala de aula e que se conectam com aprendizagens de anos anteriores. |
As propostas que envolvem a produção de texto de autoria, de relatos de atividades práticas, e a comunicação oral demonstram amplo vocabulário, incluindo, sempre que possível, a linguagem própria da Ciência e o uso de vocabulários, além dos trabalhados em sala de aula. |
As propostas que envolvem a produção de texto de autoria, de relatos de atividades práticas, e a comunicação oral demonstram amplo vocabulário, incluindo, sempre que possível, a linguagem própria da Ciência e, eventualmente, o uso de vocabulários, além dos trabalhados em sala de aula. |
As propostas que envolvem a produção de texto de autoria, de relatos de atividades práticas, e a comunicação oral existem, mas não demonstram amplo vocabulário, sendo limitado apenas ao que é trabalhado em sala de aula. |