MP030
UNIDADE 1. Solo e seres vivos
LEGENDA: Construir jardins e hortas pode ser uma boa atividade na escola. FIM DA LEGENDA.
MP031
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Observe a imagem e descreva o que as crianças estão fazendo.
- Qual é a importância do solo para as plantas?
- Você já plantou uma árvore? Caso já tenha plantado, conte aos colegas como foi.
Fim do complemento.
MP032
DESAFIO À VISTA!
Neste capítulo, você vai identificar características do solo comparando diferentes amostras.
Como podemos diferenciar os solos?
- Observe a obra de arte e responda.
LEGENDA: Colheita na alvorada, de Militão dos Santos, 2010. Acrílico e óleo sobre tela, 50 cm × 70 cm. FIM DA LEGENDA.
- Que atividades as pessoas representadas na imagem estão realizando?
_____
- Faça uma lista no
caderno
com o nome dos alimentos que você consome e que são cultivados no solo.
- Compare sua lista com a lista dos colegas e identifique quais são os alimentos mais consumidos pela turma.
MP033
O solo é fundamental na produção de alimentos para o ser humano. Além de ser importante na produção de alimentos, o solo é necessário para os seres vivos em muitas outras situações. Vamos pensar sobre isso?
- Observe as imagens e escreva algumas frases que indiquem a importância do solo para os seres vivos.
_____
LEGENDA: Plantação de laranjeiras em Floraí, Paraná (2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Minhocas no solo (Eisenia sp., comprimento aproximado: 10 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Moradia em São Joaquim, Santa Catarina (2019). FIM DA LEGENDA.
MP034
Atividade prática
Observando amostras de solo
Será que o solo é igual em todos os lugares? Existem tipos de solo diferentes em regiões próximas de sua moradia e da escola? Que tal observar algumas amostras de solo e verificar as características de sua composição?
Organizem-se em grupos para a realização da atividade.
Do que vocês vão precisar
- folhas de jornal
- 3 recipientes plásticos pequenos e limpos
- 3 sacos plásticos pequenos com diferentes amostras de solo, numerados com etiquetas: Amostra 1, Amostra 2 e Amostra 3
- luvas
- pá de jardinagem ou colher
- lupa
- água
-
palitos
de sorvete
Como fazer
- Peçam a ajuda de um adulto na coleta de um pouco de solo de três lugares diferentes. Procurem locais, perto de sua moradia ou da escola, em que o solo possa ser retirado, como: quintal, jardins, ruas sem asfalto, praças e pátio da escola.
- Forrem a mesa com o jornal e coloquem as luvas.
- Despejem um pouco de cada amostra de solo no jornal e observem a cor dos grãos.
- Em seguida, esfreguem entre os dedos os grãos de cada uma das amostras e observem se eles grudam uns nos outros ou se eles se separam com facilidade.
- Coloquem um pouco de cada amostra em recipientes diferentes.
- Adicionem uma pequena quantidade de água em cada um dos recipientes e mexam as amostras com os palitos de sorvete, fazendo movimentos circulares.
- Observem com a lupa a cor e o tamanho dos grãos de cada amostra.
Observação
ATENÇÃO
Para o manuseio do solo, utilizem as luvas e a pá de jardinagem ou uma colher.
Fim da Observação
LEGENDA: Representação esquemática da análise das amostras do solo. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
MP035
- Registre no quadro as observações sobre cada amostra coletada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Amostra 1 |
Amostra 2 |
Amostra 3 |
|
---|---|---|---|
Cor |
_____ |
_____ |
_____ |
Tamanho dos grãos |
_____ |
_____ |
_____ |
Desenho dos grãos |
_____ |
_____ |
_____ |
- Em qual das amostras os grãos se separam com mais facilidade?
_____
- Qual das amostras apresenta coloração mais escura?
_____
- Você observou seres vivos ou partes de seres vivos em alguma das amostras? Se sim, comente o que você observou.
_____
- Você e os colegas encontraram amostras parecidas coletadas em locais diferentes? Se encontraram, em quais locais isso aconteceu?
MP036
Composição do solo
Você estudou que os fragmentos das rochas que compõem o solo podem ser de diferentes tamanhos. Em algumas amostras, podemos encontrar grãos pequenos, o que faz o solo ser bem macio; em outras amostras, podemos encontrar grãos maiores, o que faz o solo ser mais áspero. De acordo com o tipo de rocha que os originou, os fragmentos podem ser diferentes.
A aparência, o odor e a constituição de um solo variam de um lugar para outro. O solo não é composto apenas de fragmentos de rochas. Ele é uma mistura de tipos de rocha, restos de seres vivos, ar e água.
Em alguns ambientes, encontramos solos com muita areia. Em outros ambientes, podemos encontrar solos com muita argila. Os grãos de areia são maiores, enquanto os grãos de argila são muito pequenos.
- Nos locais em que você coletou as amostras, encontrou mais grãos de areia ou de argila? Explique como você identificou esses grãos.
Em florestas, em praias ou em hortas, por exemplo, podemos encontrar areia, argila e seres vivos ou seus restos no solo.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Projeto Hortas Urbanas – Compostagem
TV USP Piracicaba. Duração: 2 min. Disponível em: http://fdnc.io/f7x. Acesso em: 21 maio 2021.
O vídeo mostra como montar uma composteira e também explica quais são os benefícios dessa técnica.
Fim do complemento.
LEGENDA: Formigas cortadeiras (Atta sp., comprimento aproximado dos indivíduos soldados: 16 mm) em solo com restos de seres vivos (Manaus, Amazonas, 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Solo com muita argila em plantação de uva (Lagoa Grande, Pernambuco, 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Solo composto de rochas e de areia em praia (Jijoca de Jericoacoara, Ceará, 2020). FIM DA LEGENDA.
MP037
No solo, também há microrganismos que transformam os restos de animais e de plantas em nutrientes . O material formado nesse processo é chamado de húmus.
Glossário:
Nutrientes : substâncias necessárias para a vida e o crescimento dos seres vivos.
Fim do glossário.
O húmus é um importante adubo para o solo porque fornece nutrientes às plantas. Solos que contêm húmus geralmente apresentam coloração mais escura e odor mais forte.
Além das plantas, muitos outros organismos podem ser encontrados no solo, como as minhocas, as formigas e os tatuzinhos de jardim.
LEGENDA: Alface crespa (Lactuca sativa, altura aproximada: 30 cm) cultivada em solo escuro, rico em húmus. FIM DA LEGENDA.
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 1
- Leia o texto e responda.
Curso de horta em pequenos espaços incentiva hábitos saudáveis e ações empreendedoras
Cada vez mais aumenta o interesse das pessoas em consumir alimentos frescos e saudáveis e, com isso, o cultivo de hortas no ambiente doméstico torna-se uma boa opção para quem possui um espaço ocioso e está interessado em produzir hortaliças para consumo próprio.
[...]
“Qualquer espaço pode ser utilizado, o único requisito é que se tenha, no mínimo, 5 horas de sol [...]”, explica [o técnico agrícola Adejar Marinho]. Depois de escolhido o local, é preciso verificar qual a melhor opção de canteiro e, ainda que se tenha somente uma mureta, é possível cultivar hortaliças em garrafas PET. Já quem dispõe de quintal ou varanda, pode fazer uso de vasos e jardineiras ou reaproveitar materiais como baldes, bacias, pneus e canos de PVC.
[...]
Paula Rodrigues. Curso de horta em pequenos espaços incentiva hábitos saudáveis e ações empreendedoras. Hortaliças em Revista , ano 1, n. 3, p. 10, maio/jun. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/f7z. Acesso em: 21 maio 2021.
MP038
- Você conhece o significado de todas as palavras do texto? Se não conhece, pesquise e anote o significado em seu caderno.
- Segundo o texto, quais são os benefícios de ter uma horta no ambiente doméstico?
_____
- Quais são as características importantes na escolha do solo de sua horta? Explique sua resposta com base no que você estudou nesse capítulo.
- Os solos não são todos iguais. Escreva uma característica que torna os solos semelhantes e outra que os diferencia.
_____
- Os solos podem ter diferentes usos.
Converse com seus colegas e, juntos, escrevam uma justificativa para a campanha da imagem ao lado.
_____
LEGENDA: Cartaz de conscientização sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo (Ceará, 2020). FIM DA LEGENDA.
MP039
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 2
Neste capítulo, você vai comparar a penetração da água em diferentes amostras de solo.
O que acontece com a água da chuva ao entrar em contato com o solo?
CAPÍTULO 2. A água no solo
- Leia o texto em voz alta e responda.
Castelinho de areia
Lucas adora brincar na praia, principalmente na areia. Fazer castelos de areia é sua maior diversão.
Naquele lindo dia de verão, ele chamou Giovana para acompanhá-lo. Sentaram-se um pouco distantes do mar. Não queriam que uma onda destruísse seu castelo.
Primeiro, fizeram uma base e, então, começaram a construir os muros do castelo. As torres do castelo precisavam ser bem altas. Para isso, começaram a cavar um buraco na areia. Quanto mais areia conseguissem, mais altas as torres ficariam.
Então, resolveram que o castelo teria uma piscina. Cavaram um buraco na areia, correram até o mar, encheram um baldinho com água e jogaram a água no buraco.
Sabe o que aconteceu? Quando jogaram a água, ela logo desapareceu! Correram até o mar, trouxeram mais um baldinho com água, jogaram e... a água sumiu novamente.
A solução foi colocar o balde com água dentro do buraco e fingir que ele era a piscina do castelo. Com alguns palitos de sorvete, construíram também uma ponte na entrada do castelo.
Agora sim! O castelo de areia estava completo, com torres altas e ponte levadiça! Giovana correu para pegar os carrinhos e os bonecos. A brincadeira estava apenas começando!
Texto elaborado pelos autores para fins didáticos.
- Você já cavou buracos na areia como fizeram as crianças da história? Se sim, o que encontrou ao cavar? Por que será que isso acontece?
MP040
Atividade prática
Por qual tipo de solo a água passa com mais facilidade?
Será que aconteceria o mesmo se as personagens do texto tivessem feito um buraco e jogado água em um solo com muita argila? Que tal fazer uma atividade prática para descobrir?
Organizem-se em grupos para a realização da atividade.
Do que vocês vão precisar
- amostras de dois tipos diferentes de solo: um com grande quantidade de areia e outro com grande quantidade de argila
- algodão
- 1 colher (de sobremesa) limpa
- 2 garrafas PET de 2 litros cortadas ao meio e sem as tampas
- 1 copo com água
- jornal ou plástico reutilizado para forrar a mesa
- etiquetas adesivas, ou pedaços de papel e fita adesiva
Como fazer
- Utilizem as partes das garrafas PET que foram cortadas por um adulto para construir um funil (parte de cima) e um copo (parte de baixo).
- Forrem a mesa com jornal ou plástico e coloquem os dois copos sobre ela.
- Coloquem um pedaço de algodão em cada funil e apoiem os funis sobre os copos, como mostra a imagem ao lado.
Observação
ATENÇÃO
Peçam a ajuda de um adulto para cortar as garrafas.
Fim da observação.
LEGENDA: Representação esquemática da preparação das garrafas PET para a atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
MP041
- Em um dos funis, coloquem cerca de quatro colheres da amostra de solo com grande quantidade de areia. Em seguida, identifiquem com a etiqueta ou colem um pedaço de papel: Funil 1.
- No outro funil, coloquem cerca de quatro colheres da amostra de solo com grande quantidade de argila. Em seguida, identifiquem: Funil 2.
- Em cada funil, despejem meio
copo
de água.
- Desenhe, nas imagens a seguir, os resultados observados em cada copo depois de três minutos. Peça ajuda ao professor para contar o tempo.
- Por qual funil a água passou com mais dificuldade? Por qual ela passou com mais facilidade?
_____
- Por qual das duas amostras de solo a água passa com mais facilidade: pela areia ou pela argila? Explique sua resposta com base no que você estudou no capítulo anterior. Se for preciso,
reveja
as características dos solos que você investigou.
_____
MP042
A água penetra no solo
Observe as imagens. Elas representam os grãos de areia e de argila com bastante aumento.
LEGENDA: Representações esquemáticas de grãos de areia e de argila em aumento. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Fonte: SANTOS, H. G. dos et al. Sistema brasileiro de classificação de solos. 5ª ed. Brasília: Embrapa, 2018.
- Quando comparamos os dois solos, o que você
observa
no espaço entre os grãos?
Nos solos com maior quantidade de areia, os espaços vazios entre os grãos são maiores do que nos solos com muita argila e a água penetra com facilidade. Por isso, dizemos que esse tipo de solo é muito permeável.
Nos solos com maior quantidade de argila, os espaços vazios são menores do que no solo com mais areia e a água penetra com menos facilidade. Por isso, dizemos que esse tipo de solo é pouco permeável.
Quando chove, parte da água que penetra no solo é absorvida pelas raízes das plantas. O restante da água pode passar pelos espaços existentes entre os grãos que formam o solo e pode também se infiltrar em minúsculos espaços e frestas de rochas permeáveis. Se encontrar uma rocha pouco permeável ou não permeável, a água vai se acumular.
Assim são formados os reservatórios de água subterrâneos. A água subterrânea pode ser encontrada em fontes, quando ela sai naturalmente da terra, ou em poços, quando uma abertura é cavada no terreno.
LEGENDA: Representação esquemática de um reservatório de água subterrâneo. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Fonte: TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. et al. Decifrando a terra . 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
MP043
O solo pode ser formado por várias camadas, e a água da chuva pode penetrar por algumas dessas camadas.
- Usando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte as figuras da página 135 e cole-as no quadro abaixo. Cada figura indica uma camada do solo. Leia as legendas para encontrar o local correto para colar cada figura.
Observação
ATENÇÃO
Peça a ajuda de um adulto para realizar a atividade com tesoura.
Fim da observação
A substituição de áreas verdes por concreto e asfalto é uma das modificações feitas no ambiente que impedem a penetração da água das chuvas no solo. Sem a possibilidade de penetrar no solo, grande quantidade de água se acumula na superfície ou escoa em direção aos rios, podendo fazê-los transbordar e, assim, provocando enchentes.
MP044
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 2
- Observe a imagem ao lado.
- Quantas camadas você consegue identificar nesse perfil de solo?
- De acordo com o que estudamos, o que poderia ser encontrado em cada camada desse perfil de solo?
_____
- Se
fosse
cavado um buraco bem profundo em um solo como esse, seria possível encontrar água? Explique sua resposta.
_____
- Quando comparamos a penetração de água em diferentes solos, que diferenças podemos encontrar entre solos ricos em argila e solos ricos em areia?
_____
LEGENDA: Perfil com camadas de solo. FIM DA LEGENDA.
MP045
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 3
Neste capítulo, você vai analisar estratégias para prevenir a poluição no ambiente.
Que cuidados as pessoas devem ter para proteger o ambiente?
CAPÍTULO 3. Atenção com o solo!
Leandro publica em seu blog as pesquisas que ele realiza sobre o ambiente. Leia em voz alta uma das publicações dele. Não se esqueça de pesquisar o significado das palavras que você não conhece.
Página de internet:
Deslizamento de encostas causa muitos prejuízos
As chuvas que ocorrem em várias regiões do país podem causar deslizamento do solo das encostas. Os deslizamentos podem destruir moradias, causar acidentes com as pessoas, interromper o trânsito em estradas, entre outras consequências. Várias pessoas constroem suas moradias em morros porque não têm outra opção de local, mas essa atitude pode ser perigosa, principalmente em terrenos que foram desmatados.
Veja algumas imagens de deslizamentos.
LEGENDA: Deslizamento de terra (Osasco, São Paulo, 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Deslizamento de rochas e de terra em rodovia (Paraibuna, São Paulo, 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Objetos soterrados em deslizamento de terra (Belo Horizonte, Minas Gerais, 2020). FIM DA LEGENDA.
Fim da página de internet.
MP046
- Em sua opinião, que fatores contribuíram para a ocorrência dos deslizamentos de solo descritos no
blog
?
_____
- Se você pudesse colaborar com o blog de Leandro, que notícia enviaria para ele publicar? Pesquise em jornais e na internet algumas imagens de deslizamentos e cole-as no espaço a seguir. Lembre-se de escrever legendas para essas imagens.
MP047
Erosão
O blog de Leandro mostra alguns exemplos de problemas ocasionados pela erosão do solo. Aformam o solo são transportadas de um local para outro por meio da ação da água e do vento.
Esse processo pode ocorrer de forma lenta, por milhares ou milhões de anos, sem causar grandes danos. Com o passar do tempo, a erosão pode modificar a paisagem de um local.
No entanto, dependendo de como e com que velocidade ocorre, a erosão pode deteriorar o solo de uma região e causar danos às pessoas que vivem próximas a ela.
- Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Rochas esculpidas pela ação da água e do vento no Parque Estadual de Vila Velha (Ponta Grossa, Paraná, 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Representação esquemática de experimento sobre erosão. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Depois de jogar água nas duas bandejas, o que você acha que vai acontecer com o solo em cada uma delas?
_____
- Comparando com essa atividade, explique o que pode ser feito para evitar ou diminuir o deslizamento do solo em um morro ou em uma montanha.
_____
MP048
O que fazer para evitar o desgaste do solo
Outro fator responsável pelo desgaste do solo é a poluição, ocasionada, principalmente, pelo lixo e pelo esgoto descartados de maneira incorreta.
O lixo de resíduos orgânicos, além de poluir o solo, é fonte de alimento para ratos, baratas e outros agentes transmissores de doenças. Atualmente, o uso exagerado e desnecessário de alguns materiais gera muito lixo, que pode se acumular no ambiente. O acúmulo de lixo prejudica não apenas o solo, mas os outros elementos do ambiente, como a água, o ar e os seres vivos.
Reduzir o gasto de materiais é uma atitude que diminui a quantidade de lixo e preserva o ambiente. Por exemplo, sempre levar sacolas quando for ao mercado ou à feira, em vez de utilizar embalagens descartáveis.
Também é possível reutilizar alguns objetos para produzir outros.
Outra forma de evitar o acúmulo do lixo é a reciclagem, que é um processo que transforma os objetos que geralmente jogamos no lixo. Latas, vidros e embalagens de plástico e de papelão, por exemplo, podem ser separados e encaminhados para locais que reciclam esses materiais.
LEGENDA: Horta feita com reaproveitamento de garrafas PET (Crateús, Ceará, 2016). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lixeiras para coleta seletiva (Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2020). FIM DA LEGENDA
MP049
- Entreviste dez pessoas que moram perto de você. Pergunte a essas pessoas qual é, na opinião delas, o principal problema ambiental do lugar em que vocês moram.
- Para anotar as respostas dos entrevistados de maneira organizada, copie no
caderno
o
modelo
de tabela abaixo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
- Para anotar as respostas dos entrevistados de maneira organizada, copie no
caderno
o
modelo
de tabela abaixo.
Nome do entrevistados |
Problema ambiental |
---|---|
_____ |
_____ |
- Qual foi o problema ambiental mais citado por seus entrevistados?
_____
- Converse com os colegas e compare as respostas dadas pelos entrevistados.
- Escolha um dos problemas ambientais mais citados. Faça um modelo de cartaz que contenha uma sugestão para resolver esse problema.
Boxe complementar:
Fique por dentro
O Saci e a reciclagem do lixo
Samuel Murgel Branco. São Paulo: Moderna, 2011. Coleção Viramundo.
Esse livro narra as aventuras de Saci, que resolve fazer travessuras e recebe da natureza uma importante lição sobre o lixo. O Saci e a reciclagem do lixo
Fim do complemento.
MP050
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 3
- Para evitar o acúmulo de lixo no ambiente, precisamos desenvolver algumas atitudes, como reduzir, reutilizar e reciclar.
- Observe as imagens abaixo e indique quais dessas atitudes estão sendo praticadas em cada caso.
LEGENDA: Criar um brinquedo com embalagens plásticas. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: Produzir camisetas com tecido feito de garrafas PET. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: Escolher canudo reutilizável em vez dos descartáveis. FIM DA LEGENDA.
_____
- Leia a tirinha e responda.
- Por que a mãe do Cebolinha diz que ele
deve
combater a poluição do mundo limpando primeiro seu quarto?
_____
MP051
Ciências em contexto
- Leia o texto em voz alta e responda.
Cores da Terra: pintando a vida de mulheres rurais capixabas
As mulheres rurais capixabas já estão habituadas a extrair do solo uma diversidade enorme de alimentos. Mas elas descobriram que a terra pode oferecer ainda mais: é da terra que elas extraem as cores que enfeitam as paisagens rurais e oferecem renda extra às famílias. Em Mantenópolis e Mucurici, mulheres rurais participaram de capacitações do projeto “Cores da Terra” e aprenderam as técnicas para a produção de tinta à base de terra. [...]
Em Mantenópolis, o curso [...] foi realizado em três dias [e] [...] foi feita a coleta da terra respeitando as particularidades ambientais [...]. Depois, foi a parte mais prática.
“A terra foi peneirada, como parte do processo de refinamento, para a produção de pequenas amostras de tinta. [...] Essa técnica pode ser aplicada em paredes das residências, construções rurais, dentre outras possibilidades, incluindo a utilização em artesanato”, acrescentou a economista [Jozyellen Nunes da Costa]. [...]
Em Mucurici, a oficina [...] foi ministrada pela economista doméstico [...] Fernanda Casagrande Macedo. “Os participantes gostaram muito, acharam que é uma tinta fácil de trabalhar, com material fácil de ser encontrado, com fácil preparo, baixo custo e beleza no resultado”, pontuou Fernanda. [...]
O projeto “Cores da Terra” [...] ensina uma técnica simples, criativa e sustentável, tendo como matéria-prima a terra de várias tonalidades. Quando misturada com os ingredientes água e cola, resulta em tintas de cores variadas. O material não é tóxico, apresenta boa qualidade e o custo é inferior ao da tinta convencional. [...]
Juliana Esteves; Cássio Simão; Rodrigo Fernandes. Cores da Terra: pintando a vida de mulheres rurais capixabas. Portal do Governo do Estado do Espírito Santo , 25 nov. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f7F. Acesso em: 21 maio 2021.
Observação;
ATENÇÃO
Para produzir tintas a partir do solo, é preciso tomar cuidado ao coletar a terra para não causar erosão. É necessário preencher os buracos abertos pela retirada do material.
Fim da Observação;
LEGENDA: Parede pintada por mulheres capixabas no curso do projeto Cores da Terra (Mantenópolis, Espírito Santo, 2019). FIM DA LEGENDA.
MP052
- O que as mulheres que participam do curso do Projeto Cores da Terra aprendem?
_____
LEGENDA: Vasos decorados com tintas feitas à base de terra. FIM DA LEGENDA.
- Para que essa tinta pode ser utilizada e quais são as vantagens de seu uso?
_____
- Em sua opinião, qual é a importância de projetos como esse?
_____
VAMOS RETOMAR
- Que diferenças podemos encontrar quando comparamos diferentes tipos de solo?
_____
- Quais são os diferentes usos do solo e qual é a sua importância para os seres vivos?
_____
MP053
Mão na massa
Super-heróis e super-heroínas em quadrinhos
Nesta unidade, você estudou o solo e viu o que pode ocorrer quando esse elemento natural é poluído.
Agora, com a orientação do professor, vocês vão se reunir em grupos para criar uma história em quadrinhos sobre a importância de cuidarmos do solo.
Como fazer
- Imaginem um super-herói ou uma super-heroína que proteja o solo.
- Como a personagem é fisicamente?
- Que superpoderes ela tem?
- Qual será o nome dela?
- Que problema relacionado aos cuidados com o solo ela vai enfrentar?
- Que soluções ela vai criar para defender o solo?
- Escreva abaixo o projeto da história que vocês vão criar.
Título:
_____
- Que problemas o super-herói ou a super-heroína vai enfrentar?
_____
- Com quais atitudes esses problemas serão vencidos?
_____
- Como será o fim da história?
_____
- Que problemas o super-herói ou a super-heroína vai enfrentar?
- Desenhem a história em quadrinhos em uma cartolina para ser exposta na sala de aula ou em um espaço de circulação de pessoas na escola. Vocês também podem utilizar um recurso digital para criar a história e compartilhá-la no site da escola.