MP030

UNIDADE 1. Solo e seres vivos

Imagem: Fotografia complementar das páginas 12 e 13. Menino de cabelo curto preto cacheado, vestindo camiseta azul. Ao lado, menina de cabelo longo loiro ondulado, vestindo camiseta verde. Estão ajoelhados sobre a terra plantando uma árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Construir jardins e hortas pode ser uma boa atividade na escola. FIM DA LEGENDA.

MP031

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Observe a imagem e descreva o que as crianças estão fazendo.
  1. Qual é a importância do solo para as plantas?
  1. Você já plantou uma árvore? Caso já tenha plantado, conte aos colegas como foi.

Fim do complemento.

MP032

DESAFIO À VISTA!

Neste capítulo, você vai identificar características do solo comparando diferentes amostras.

Como podemos diferenciar os solos?

  1. Observe a obra de arte e responda.
Imagem: Ilustração. Vista de campo de plantação com homens e mulheres trabalhando. Entre o campo há cavalos, boi, cachorro, charrete, carrinho de mão. Em segundo plano, casas, celeiro, igreja e árvores em campos e morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita na alvorada, de Militão dos Santos, 2010. Acrílico e óleo sobre tela, 50 cm × 70 cm. FIM DA LEGENDA.

  1. Faça uma lista no caderno com o nome dos alimentos que você consome e que são cultivados no solo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare sua lista com a lista dos colegas e identifique quais são os alimentos mais consumidos pela turma.

MP033

O solo é fundamental na produção de alimentos para o ser humano. Além de ser importante na produção de alimentos, o solo é necessário para os seres vivos em muitas outras situações. Vamos pensar sobre isso?

  1. Observe as imagens e escreva algumas frases que indiquem a importância do solo para os seres vivos.

    _____

Imagem: Fotografia. A: Vista aérea de um campo de plantação de árvores frutíferas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de laranjeiras em Floraí, Paraná (2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: B: Destaque de minhocas sobre a terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Minhocas no solo (Eisenia sp., comprimento aproximado: 10 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: C: Vista frontal de casa de madeira azul com telhado, janelas e portas vermelhas. Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia em São Joaquim, Santa Catarina (2019). FIM DA LEGENDA.

MP034

Atividade prática

Observando amostras de solo

Será que o solo é igual em todos os lugares? Existem tipos de solo diferentes em regiões próximas de sua moradia e da escola? Que tal observar algumas amostras de solo e verificar as características de sua composição?

Glossário:

Amostras : porções ou fragmentos de um produto.

Fim do glossário.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Organizem-se em grupos para a realização da atividade.

Do que vocês vão precisar

  1. Peçam a ajuda de um adulto na coleta de um pouco de solo de três lugares diferentes. Procurem locais, perto de sua moradia ou da escola, em que o solo possa ser retirado, como: quintal, jardins, ruas sem asfalto, praças e pátio da escola.
  1. Forrem a mesa com o jornal e coloquem as luvas.
  1. Despejem um pouco de cada amostra de solo no jornal e observem a cor dos grãos.
  1. Em seguida, esfreguem entre os dedos os grãos de cada uma das amostras e observem se eles grudam uns nos outros ou se eles se separam com facilidade.
  1. Coloquem um pouco de cada amostra em recipientes diferentes.
  1. Adicionem uma pequena quantidade de água em cada um dos recipientes e mexam as amostras com os palitos de sorvete, fazendo movimentos circulares.
  1. Observem com a lupa a cor e o tamanho dos grãos de cada amostra.

Observação

ATENÇÃO

Para o manuseio do solo, utilizem as luvas e a pá de jardinagem ou uma colher.

Fim da Observação

Imagem: Ilustração. Dois meninos usando instrumentos de análise. Menino de cabelo ondulado castanho, vestindo camiseta cinza e luvas verdes. Está observando com uma lupa um amontoado de terra sobre um papel. Ao lado, menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta cinza, vestindo camiseta cinza e luvas verdes. Está segurando um medidor em uma vasilha com terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da análise das amostras do solo. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

MP035

  1. Registre no quadro as observações sobre cada amostra coletada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Amostra 1

Amostra 2

Amostra 3

Cor

_____

_____

_____

Tamanho dos grãos

_____

_____

_____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Desenho dos grãos

_____

_____

_____

  1. Em qual das amostras os grãos se separam com mais facilidade?

    _____

  1. Qual das amostras apresenta coloração mais escura?

    _____

  1. Você observou seres vivos ou partes de seres vivos em alguma das amostras? Se sim, comente o que você observou.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você e os colegas encontraram amostras parecidas coletadas em locais diferentes? Se encontraram, em quais locais isso aconteceu?

MP036

Composição do solo

Você estudou que os fragmentos das rochas que compõem o solo podem ser de diferentes tamanhos. Em algumas amostras, podemos encontrar grãos pequenos, o que faz o solo ser bem macio; em outras amostras, podemos encontrar grãos maiores, o que faz o solo ser mais áspero. De acordo com o tipo de rocha que os originou, os fragmentos podem ser diferentes.

A aparência, o odor e a constituição de um solo variam de um lugar para outro. O solo não é composto apenas de fragmentos de rochas. Ele é uma mistura de tipos de rocha, restos de seres vivos, ar e água.

Em alguns ambientes, encontramos solos com muita areia. Em outros ambientes, podemos encontrar solos com muita argila. Os grãos de areia são maiores, enquanto os grãos de argila são muito pequenos.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Nos locais em que você coletou as amostras, encontrou mais grãos de areia ou de argila? Explique como você identificou esses grãos.

    Em florestas, em praias ou em hortas, por exemplo, podemos encontrar areia, argila e seres vivos ou seus restos no solo.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Projeto Hortas Urbanas – Compostagem

TV USP Piracicaba. Duração: 2 min. Disponível em: http://fdnc.io/f7x. Acesso em: 21 maio 2021.

O vídeo mostra como montar uma composteira e também explica quais são os benefícios dessa técnica.

Fim do complemento.

Imagem: Fotografia. Vista frontal de uma floresta com vegetação densa. Ao lado, destaque de uma região do chão com formigas carregando folhas. Fim da imagem.

LEGENDA: Formigas cortadeiras (Atta sp., comprimento aproximado dos indivíduos soldados: 16 mm) em solo com restos de seres vivos (Manaus, Amazonas, 2018). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de plantação alta de uvas em fileiras. Fim da imagem.

LEGENDA: Solo com muita argila em plantação de uva (Lagoa Grande, Pernambuco, 2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de praia com rochas formando um arco sobre a areia. Fim da imagem.

LEGENDA: Solo composto de rochas e de areia em praia (Jijoca de Jericoacoara, Ceará, 2020). FIM DA LEGENDA.

MP037

No solo, também há microrganismos que transformam os restos de animais e de plantas em nutrientes . O material formado nesse processo é chamado de húmus.

Glossário:

Nutrientes : substâncias necessárias para a vida e o crescimento dos seres vivos.

Fim do glossário.

O húmus é um importante adubo para o solo porque fornece nutrientes às plantas. Solos que contêm húmus geralmente apresentam coloração mais escura e odor mais forte.

Além das plantas, muitos outros organismos podem ser encontrados no solo, como as minhocas, as formigas e os tatuzinhos de jardim.

Imagem: Fotografia. Destaque de plantação de alface. Fim da imagem.

LEGENDA: Alface crespa (Lactuca sativa, altura aproximada: 30 cm) cultivada em solo escuro, rico em húmus. FIM DA LEGENDA.

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 1

  1. Leia o texto e responda.

    Curso de horta em pequenos espaços incentiva hábitos saudáveis e ações empreendedoras

    Cada vez mais aumenta o interesse das pessoas em consumir alimentos frescos e saudáveis e, com isso, o cultivo de hortas no ambiente doméstico torna-se uma boa opção para quem possui um espaço ocioso e está interessado em produzir hortaliças para consumo próprio.

    [...]

    “Qualquer espaço pode ser utilizado, o único requisito é que se tenha, no mínimo, 5 horas de sol [...]”, explica [o técnico agrícola Adejar Marinho]. Depois de escolhido o local, é preciso verificar qual a melhor opção de canteiro e, ainda que se tenha somente uma mureta, é possível cultivar hortaliças em garrafas PET. Já quem dispõe de quintal ou varanda, pode fazer uso de vasos e jardineiras ou reaproveitar materiais como baldes, bacias, pneus e canos de PVC.

    [...]

    Paula Rodrigues. Curso de horta em pequenos espaços incentiva hábitos saudáveis e ações empreendedoras. Hortaliças em Revista , ano 1, n. 3, p. 10, maio/jun. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/f7z. Acesso em: 21 maio 2021.

MP038

  1. Você conhece o significado de todas as palavras do texto? Se não conhece, pesquise e anote o significado em seu caderno.
  1. Segundo o texto, quais são os benefícios de ter uma horta no ambiente doméstico?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais são as características importantes na escolha do solo de sua horta? Explique sua resposta com base no que você estudou nesse capítulo.
  1. Os solos não são todos iguais. Escreva uma característica que torna os solos semelhantes e outra que os diferencia.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Os solos podem ter diferentes usos.

    Converse com seus colegas e, juntos, escrevam uma justificativa para a campanha da imagem ao lado.

    _____

Imagem: Cartaz. Fotografia de uma planta crescendo sobre a terra. Acima, o título “Dia Nacional da Conservação do Solo – 15 de abril”. Abaixo, brasão do Governo do Estado do Ceará. Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz de conscientização sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo (Ceará, 2020). FIM DA LEGENDA.

MP039

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 2

Neste capítulo, você vai comparar a penetração da água em diferentes amostras de solo.

O que acontece com a água da chuva ao entrar em contato com o solo?

CAPÍTULO 2. A água no solo

  1. Leia o texto em voz alta e responda.

    Castelinho de areia

    Lucas adora brincar na praia, principalmente na areia. Fazer castelos de areia é sua maior diversão.

    Naquele lindo dia de verão, ele chamou Giovana para acompanhá-lo. Sentaram-se um pouco distantes do mar. Não queriam que uma onda destruísse seu castelo.

    Primeiro, fizeram uma base e, então, começaram a construir os muros do castelo. As torres do castelo precisavam ser bem altas. Para isso, começaram a cavar um buraco na areia. Quanto mais areia conseguissem, mais altas as torres ficariam.

    Então, resolveram que o castelo teria uma piscina. Cavaram um buraco na areia, correram até o mar, encheram um baldinho com água e jogaram a água no buraco.

    Sabe o que aconteceu? Quando jogaram a água, ela logo desapareceu! Correram até o mar, trouxeram mais um baldinho com água, jogaram e... a água sumiu novamente.

    A solução foi colocar o balde com água dentro do buraco e fingir que ele era a piscina do castelo. Com alguns palitos de sorvete, construíram também uma ponte na entrada do castelo.

    Agora sim! O castelo de areia estava completo, com torres altas e ponte levadiça! Giovana correu para pegar os carrinhos e os bonecos. A brincadeira estava apenas começando!

    Texto elaborado pelos autores para fins didáticos.

Imagem: Ilustração. Praia com duas crianças na areia. Menina de cabelo cacheado castanho e faixa verde, vestindo biquíni rosa, está montando um castelo de areia. Andando pela areia, um menino de cabelo curto preto, sem camiseta, vestindo bermuda amarela. Está segurando um balde vermelho com água. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

MP040

Atividade prática

Por qual tipo de solo a água passa com mais facilidade?

Será que aconteceria o mesmo se as personagens do texto tivessem feito um buraco e jogado água em um solo com muita argila? Que tal fazer uma atividade prática para descobrir?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Organizem-se em grupos para a realização da atividade.

Do que vocês vão precisar

  1. Utilizem as partes das garrafas PET que foram cortadas por um adulto para construir um funil (parte de cima) e um copo (parte de baixo).
  1. Forrem a mesa com jornal ou plástico e coloquem os dois copos sobre ela.
  1. Coloquem um pedaço de algodão em cada funil e apoiem os funis sobre os copos, como mostra a imagem ao lado.

Observação

ATENÇÃO

Peçam a ajuda de um adulto para cortar as garrafas.

Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Esquema com garrafa pet com destaque de uma mão cortando partes da garrafa e montando um esquema. Na última ilustração, inverte a parte superior para encaixar no inferior com algodão na abertura da tampa. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da preparação das garrafas PET para a atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

MP041

  1. Em um dos funis, coloquem cerca de quatro colheres da amostra de solo com grande quantidade de areia. Em seguida, identifiquem com a etiqueta ou colem um pedaço de papel: Funil 1.
  1. No outro funil, coloquem cerca de quatro colheres da amostra de solo com grande quantidade de argila. Em seguida, identifiquem: Funil 2.
  1. Em cada funil, despejem meio copo de água.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe, nas imagens a seguir, os resultados observados em cada copo depois de três minutos. Peça ajuda ao professor para contar o tempo.
Imagem: Ilustração. Garrafa pet com parte superior encaixada na inferior com algodão na abertura da tampa. À esquerda, funil 1 com areia, há uma mão despejando água. À direita, funil 2 com argila, há uma mão despejando água. Fim da imagem.
  1. Por qual funil a água passou com mais dificuldade? Por qual ela passou com mais facilidade?

    _____

  1. Por qual das duas amostras de solo a água passa com mais facilidade: pela areia ou pela argila? Explique sua resposta com base no que você estudou no capítulo anterior. Se for preciso, reveja as características dos solos que você investigou.

    _____

MP042

A água penetra no solo

Observe as imagens. Elas representam os grãos de areia e de argila com bastante aumento.

Imagem: Ilustração. Lupa destacando partículas espaçadas da areia. Ao lado, lupa destacando partículas unidas da argila. Fim da imagem.

LEGENDA: Representações esquemáticas de grãos de areia e de argila em aumento. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Fonte: SANTOS, H. G. dos et al. Sistema brasileiro de classificação de solos. 5ª ed. Brasília: Embrapa, 2018.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quando comparamos os dois solos, o que você observa no espaço entre os grãos?

    Nos solos com maior quantidade de areia, os espaços vazios entre os grãos são maiores do que nos solos com muita argila e a água penetra com facilidade. Por isso, dizemos que esse tipo de solo é muito permeável.

    Nos solos com maior quantidade de argila, os espaços vazios são menores do que no solo com mais areia e a água penetra com menos facilidade. Por isso, dizemos que esse tipo de solo é pouco permeável.

    Quando chove, parte da água que penetra no solo é absorvida pelas raízes das plantas. O restante da água pode passar pelos espaços existentes entre os grãos que formam o solo e pode também se infiltrar em minúsculos espaços e frestas de rochas permeáveis. Se encontrar uma rocha pouco permeável ou não permeável, a água vai se acumular.

    Assim são formados os reservatórios de água subterrâneos. A água subterrânea pode ser encontrada em fontes, quando ela sai naturalmente da terra, ou em poços, quando uma abertura é cavada no terreno.

Imagem: Ilustração. Esquema em corte de um reservatório de água subterrâneo. Acima, fontes naturais de água como escoamento de chuva e nascentes de rio indo para abaixo do solo. Ao lado, um poço com água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de um reservatório de água subterrâneo. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Fonte: TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. et al. Decifrando a terra . 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

MP043

O solo pode ser formado por várias camadas, e a água da chuva pode penetrar por algumas dessas camadas.

  1. Usando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte as figuras da página 135 e cole-as no quadro abaixo. Cada figura indica uma camada do solo. Leia as legendas para encontrar o local correto para colar cada figura.

Observação

ATENÇÃO

Peça a ajuda de um adulto para realizar a atividade com tesoura.

Fim da observação

Imagem: Ilustração. Quatro partes de um solo com camadas diferentes. Camada com maior quantidade de húmus. Nela podem ser encontrados organismos vivos, como pequenos insetos e minhocas, e raízes de plantas. Seguido por: Camada que apresenta pequenos pedaços de rocha e menor quantidade de restos de seres vivos. Outra camada formada por pedaços maiores de rocha. Por fim, Camada formada pela rocha-mãe. Fim da imagem.

A substituição de áreas verdes por concreto e asfalto é uma das modificações feitas no ambiente que impedem a penetração da água das chuvas no solo. Sem a possibilidade de penetrar no solo, grande quantidade de água se acumula na superfície ou escoa em direção aos rios, podendo fazê-los transbordar e, assim, provocando enchentes.

Imagem: Ilustração de um papel com o texto: Você já estudou, no 2º ano, a importância da água para a manutenção das plantas. Relembre e converse com os colegas. Fim da imagem.

MP044

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 2

  1. Observe a imagem ao lado.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Quantas camadas você consegue identificar nesse perfil de solo?
    1. De acordo com o que estudamos, o que poderia ser encontrado em cada camada desse perfil de solo?

      _____

    1. Se fosse cavado um buraco bem profundo em um solo como esse, seria possível encontrar água? Explique sua resposta.

      _____

  1. Quando comparamos a penetração de água em diferentes solos, que diferenças podemos encontrar entre solos ricos em argila e solos ricos em areia?

    _____

Imagem: Fotografia. Vista de perfil com rochas ligadas a terra com diferentes níveis de pedras. Na parte inferior há muitas pedras unidas. Na parte superior barro empedrado com rochas. Fim da imagem.

LEGENDA: Perfil com camadas de solo. FIM DA LEGENDA.

MP045

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 3

Neste capítulo, você vai analisar estratégias para prevenir a poluição no ambiente.

Que cuidados as pessoas devem ter para proteger o ambiente?

CAPÍTULO 3. Atenção com o solo!

Leandro publica em seu blog as pesquisas que ele realiza sobre o ambiente. Leia em voz alta uma das publicações dele. Não se esqueça de pesquisar o significado das palavras que você não conhece.

Página de internet:

Deslizamento de encostas causa muitos prejuízos

As chuvas que ocorrem em várias regiões do país podem causar deslizamento do solo das encostas. Os deslizamentos podem destruir moradias, causar acidentes com as pessoas, interromper o trânsito em estradas, entre outras consequências. Várias pessoas constroem suas moradias em morros porque não têm outra opção de local, mas essa atitude pode ser perigosa, principalmente em terrenos que foram desmatados.

Veja algumas imagens de deslizamentos.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de terra de um morro com deslizamento sobre casas irregulares. Fim da imagem.

LEGENDA: Deslizamento de terra (Osasco, São Paulo, 2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de montanha com deslizamento de rochas e terra sobre rodovia de seis vias, travando três vias da estrada. Fim da imagem.

LEGENDA: Deslizamento de rochas e de terra em rodovia (Paraibuna, São Paulo, 2019). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Rua bloqueada por deslizamento de terra ultrapassando casas, árvores e objetos. Fim da imagem.

LEGENDA: Objetos soterrados em deslizamento de terra (Belo Horizonte, Minas Gerais, 2020). FIM DA LEGENDA.

Fim da página de internet.

MP046

  1. Em sua opinião, que fatores contribuíram para a ocorrência dos deslizamentos de solo descritos no blog ?

    _____

  1. Se você pudesse colaborar com o blog de Leandro, que notícia enviaria para ele publicar? Pesquise em jornais e na internet algumas imagens de deslizamentos e cole-as no espaço a seguir. Lembre-se de escrever legendas para essas imagens.
Imagem: Ilustração. Página de navegador em branco de um computador. Fim da imagem.

MP047

Erosão

O blog de Leandro mostra alguns exemplos de problemas ocasionados pela erosão do solo. Aformam o solo são transportadas de um local para outro por meio da ação da água e do vento.

Esse processo pode ocorrer de forma lenta, por milhares ou milhões de anos, sem causar grandes danos. Com o passar do tempo, a erosão pode modificar a paisagem de um local.

No entanto, dependendo de como e com que velocidade ocorre, a erosão pode deteriorar o solo de uma região e causar danos às pessoas que vivem próximas a ela.

  1. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de flores com vegetação densa e rochas formando torres separadas por entre as vegetações. Fim da imagem.

LEGENDA: Rochas esculpidas pela ação da água e do vento no Parque Estadual de Vila Velha (Ponta Grossa, Paraná, 2018). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Destaque de um regador molhando uma forma com terra apoiada em um tijolo. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de experimento sobre erosão. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. Depois de jogar água nas duas bandejas, o que você acha que vai acontecer com o solo em cada uma delas?

    _____

  1. Comparando com essa atividade, explique o que pode ser feito para evitar ou diminuir o deslizamento do solo em um morro ou em uma montanha.

    _____

MP048

O que fazer para evitar o desgaste do solo

Outro fator responsável pelo desgaste do solo é a poluição, ocasionada, principalmente, pelo lixo e pelo esgoto descartados de maneira incorreta.

O lixo de resíduos orgânicos, além de poluir o solo, é fonte de alimento para ratos, baratas e outros agentes transmissores de doenças. Atualmente, o uso exagerado e desnecessário de alguns materiais gera muito lixo, que pode se acumular no ambiente. O acúmulo de lixo prejudica não apenas o solo, mas os outros elementos do ambiente, como a água, o ar e os seres vivos.

Reduzir o gasto de materiais é uma atitude que diminui a quantidade de lixo e preserva o ambiente. Por exemplo, sempre levar sacolas quando for ao mercado ou à feira, em vez de utilizar embalagens descartáveis.

Também é possível reutilizar alguns objetos para produzir outros.

Outra forma de evitar o acúmulo do lixo é a reciclagem, que é um processo que transforma os objetos que geralmente jogamos no lixo. Latas, vidros e embalagens de plástico e de papelão, por exemplo, podem ser separados e encaminhados para locais que reciclam esses materiais.

Imagem: Fotografia. Parede com garrafas pets suspensos por uma corda em um prego. Sobre as garrafas há plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Horta feita com reaproveitamento de garrafas PET (Crateús, Ceará, 2016). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de lixeiras coloridas em um suporte. Marrom indica orgânicos. Vermelha indica plásticos. Verde indica vidros. Amarelo indica metais. Azul indica papéis. Fim da imagem.

LEGENDA: Lixeiras para coleta seletiva (Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2020). FIM DA LEGENDA

MP049

  1. Entreviste dez pessoas que moram perto de você. Pergunte a essas pessoas qual é, na opinião delas, o principal problema ambiental do lugar em que vocês moram.
    • Para anotar as respostas dos entrevistados de maneira organizada, copie no caderno o modelo de tabela abaixo.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

Nome do entrevistados

Problema ambiental

_____

_____

  1. Qual foi o problema ambiental mais citado por seus entrevistados?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas e compare as respostas dadas pelos entrevistados.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Escolha um dos problemas ambientais mais citados. Faça um modelo de cartaz que contenha uma sugestão para resolver esse problema.

Boxe complementar:

Fique por dentro

O Saci e a reciclagem do lixo

Samuel Murgel Branco. São Paulo: Moderna, 2011. Coleção Viramundo.

Esse livro narra as aventuras de Saci, que resolve fazer travessuras e recebe da natureza uma importante lição sobre o lixo. O Saci e a reciclagem do lixo

Fim do complemento.

MP050

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 3

  1. Para evitar o acúmulo de lixo no ambiente, precisamos desenvolver algumas atitudes, como reduzir, reutilizar e reciclar.
    • Observe as imagens abaixo e indique quais dessas atitudes estão sendo praticadas em cada caso.
Imagem: Fotografia. Brinquedos formados com produtos de plástico reciclados. Fim da imagem.

LEGENDA: Criar um brinquedo com embalagens plásticas. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Camiseta amarela com um selo em forma de garrafa. Fim da imagem.

LEGENDA: Produzir camisetas com tecido feito de garrafas PET. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Canudos coloridos de plástico e ao lado, um canudo de ferro. Fim da imagem.

LEGENDA: Escolher canudo reutilizável em vez dos descartáveis. FIM DA LEGENDA.

_____

  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. Histórica em quadrinho contada em dois quadros. Cebolinha, menino de cabelo curto preto espetado, vestindo camiseta verde e bermuda preta. Mãe do Cebolinha, mulher de cabelo curto preto, vestindo vestido vermelho e avental preto. Quadro 1: Cebolinha, segurando uma placa dizendo “abaixo a poluição”, diz para sua mãe “olha o que eu fiz mãe!”, e ela responde “Muito bem, Cebolinha! Todos nós devemos lutar contra a poluição!”. Quadro 2: Ela o empurra para um quarto bagunçado com brinquedos espalhados e cama desarrumada e diz “Mas primeiro limpe o seu quarto, depois o mundo!”. Fim da imagem.

MP051

Ciências em contexto

  1. Leia o texto em voz alta e responda.

    Cores da Terra: pintando a vida de mulheres rurais capixabas

    As mulheres rurais capixabas já estão habituadas a extrair do solo uma diversidade enorme de alimentos. Mas elas descobriram que a terra pode oferecer ainda mais: é da terra que elas extraem as cores que enfeitam as paisagens rurais e oferecem renda extra às famílias. Em Mantenópolis e Mucurici, mulheres rurais participaram de capacitações do projeto “Cores da Terra” e aprenderam as técnicas para a produção de tinta à base de terra. [...]

    Em Mantenópolis, o curso [...] foi realizado em três dias [e] [...] foi feita a coleta da terra respeitando as particularidades ambientais [...]. Depois, foi a parte mais prática.

    “A terra foi peneirada, como parte do processo de refinamento, para a produção de pequenas amostras de tinta. [...] Essa técnica pode ser aplicada em paredes das residências, construções rurais, dentre outras possibilidades, incluindo a utilização em artesanato”, acrescentou a economista [Jozyellen Nunes da Costa]. [...]

    Em Mucurici, a oficina [...] foi ministrada pela economista doméstico [...] Fernanda Casagrande Macedo. “Os participantes gostaram muito, acharam que é uma tinta fácil de trabalhar, com material fácil de ser encontrado, com fácil preparo, baixo custo e beleza no resultado”, pontuou Fernanda. [...]

    O projeto “Cores da Terra” [...] ensina uma técnica simples, criativa e sustentável, tendo como matéria-prima a terra de várias tonalidades. Quando misturada com os ingredientes água e cola, resulta em tintas de cores variadas. O material não é tóxico, apresenta boa qualidade e o custo é inferior ao da tinta convencional. [...]

    Juliana Esteves; Cássio Simão; Rodrigo Fernandes. Cores da Terra: pintando a vida de mulheres rurais capixabas. Portal do Governo do Estado do Espírito Santo , 25 nov. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f7F. Acesso em: 21 maio 2021.

Observação;

ATENÇÃO

Para produzir tintas a partir do solo, é preciso tomar cuidado ao coletar a terra para não causar erosão. É necessário preencher os buracos abertos pela retirada do material.

Fim da Observação;

Imagem: Ilustração. Quadro com duas mulheres em corte e complementando. À esquerda, metade do rosto de uma mulher de cabelo longo ruivo, branca. À direita, metade do rosto de uma mulher de cabelo curto preto, negra. Elas vestem um chapéu branco, camiseta branca e colete azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Parede pintada por mulheres capixabas no curso do projeto Cores da Terra (Mantenópolis, Espírito Santo, 2019). FIM DA LEGENDA.

MP052

  1. O que as mulheres que participam do curso do Projeto Cores da Terra aprendem?

    _____

Imagem: Fotografia. Vasos de barro com pinturas artesanais em tons barrosos. Fim da imagem.

LEGENDA: Vasos decorados com tintas feitas à base de terra. FIM DA LEGENDA.

  1. Para que essa tinta pode ser utilizada e quais são as vantagens de seu uso?

    _____

  1. Em sua opinião, qual é a importância de projetos como esse?

    _____

VAMOS RETOMAR

  1. Que diferenças podemos encontrar quando comparamos diferentes tipos de solo?

    _____

  1. Quais são os diferentes usos do solo e qual é a sua importância para os seres vivos?

    _____

MP053

Mão na massa

Super-heróis e super-heroínas em quadrinhos

Nesta unidade, você estudou o solo e viu o que pode ocorrer quando esse elemento natural é poluído.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Agora, com a orientação do professor, vocês vão se reunir em grupos para criar uma história em quadrinhos sobre a importância de cuidarmos do solo.

Imagem: Ilustração. Três crianças sentadas em um gramado, conversando. Um deles, deitado no gramado, de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha e calça azul. Está escrevendo em uma folha. Ao lado, duas meninas sentadas, falando com balões de pensamento acima com ilustração de super-heróis. Menina de cabelo preso ruivo, vestindo camiseta azul e calça rosa. Seu balão de pensamento possui uma mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta verde e capa vermelha. Ao lado, menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta amarela e calça azul. Acima, seu balão de pensamento possui um homem de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha e capa azul. Fim da imagem.

Como fazer

  1. Imaginem um super-herói ou uma super-heroína que proteja o solo.
    • Como a personagem é fisicamente?
    • Que superpoderes ela tem?
    • Qual será o nome dela?
    • Que problema relacionado aos cuidados com o solo ela vai enfrentar?
    • Que soluções ela vai criar para defender o solo?
    1. Escreva abaixo o projeto da história que vocês vão criar.

      Título:

      _____

      1. Que problemas o super-herói ou a super-heroína vai enfrentar?

        _____

      1. Com quais atitudes esses problemas serão vencidos?

        _____

      1. Como será o fim da história?

        _____

        Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    1. Desenhem a história em quadrinhos em uma cartolina para ser exposta na sala de aula ou em um espaço de circulação de pessoas na escola. Vocês também podem utilizar um recurso digital para criar a história e compartilhá-la no site da escola.