36
UNIDADE 2. O planeta Terra
LEGENDA: Planeta Terra visto do espaço em imagens obtidas por satélites. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Representação artística do GOES-17, um dos satélites que capturam imagens do planeta Terra do espaço. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
37
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- O que você observa nessa imagem?
- Você conhece outras representações do planeta Terra?
- O que você já sabe sobre o planeta Terra? O que mais gostaria de saber sobre ele?
Fim do complemento.
38
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 4
Neste capítulo, você vai identificar formas de representar o planeta Terra.
Quais são as formas de representação do planeta Terra?
CAPÍTULO 4. Conhecendo a Terra
- Observe o quadrinho e responda.
- O que
deve
ter ocorrido com as árvores ao
redor
da que aparece na imagem?
_____
- O que
deve
ter ocorrido com as árvores ao
redor
da que aparece na imagem?
- Por que é importante a preservação de ambientes naturais como esse?
_____
- Elabore um novo quadrinho que mostre como deveria ser a superfície da Terra se os recursos naturais estivessem preservados.
_____
39
Atividade prática
Representações do planeta Terra
Você já se perguntou quais são as características do planeta Terra que possibilitam a existência de vida?
Vamos pensar sobre isso?
Do que vocês vão precisar
- planisfério
- globo terrestre
- fotos do planeta Terra
- dispositivos eletrônicos com acesso à internet, como computador,
tablet
ou smartphone
Como fazer
- Observe o planisfério, o globo terrestre e as fotos do planeta Terra e complete a primeira coluna dos quadros. Em seguida, pesquise na internet e complete a segunda coluna.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Formato da Terra |
|
---|---|
O que percebi por meio da observação? |
O que descobri pesquisando? |
_____. |
_____. |
Tabela: equivalente textual a seguir.
Presença de solo |
|
---|---|
O que percebi por meio da observação? |
O que descobri pesquisando? |
_____. |
_____. |
40
Tabela: equivalente textual a seguir.
Presença de água |
|
---|---|
O que percebi por meio da observação? |
O que descobri pesquisando? |
_____. |
_____. |
Tabela: equivalente textual a seguir.
Presença de ar |
|
---|---|
O que percebi por meio da observação? |
O que descobri pesquisando? |
_____. |
_____. |
- Agora, converse com os colegas e o professor. Das características da Terra que vocês analisaram, quais são essenciais para a vida dos seres humanos? Use as informações pesquisadas para justificar sua resposta.
_____
41
A Terra vista do espaço
Observar a Terra do espaço foi possível somente com o desenvolvimento de foguetes, satélites e naves espaciais que permitiram levar astronautas e equipamentos científicos capazes de registrar imagens.
LEGENDA: O Sputnik 1 foi o primeiro satélite lançado ao espaço, em 4 de outubro de 1957. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lançamento da missão Apollo 11 do Centro Espacial John F. Kennedy, Flórida, Estados Unidos, em 16 de julho de 1969. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A bordo da nave Vostok 1, o astronauta soviético Yuri Gagarin (1934-1968) tornou-se o primeiro ser humano a viajar para fora da Terra, em 1961. De sua cabine ele disse a frase: “A Terra é azul!”. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imagem do planeta Terra feita da Lua durante a missão Apollo 11, em 1969. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Representação artística do satélite meteorológico GOES-17, um dos mais avançados que a NASA (agência de pesquisa espacial dos Estados Unidos) já desenvolveu. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
42
Ao olharmos as imagens da Terra feitas do espaço, podemos identificar seu formato arredondado, além dos tons de azul que cobrem a maior parte da superfície do planeta. Eles refletem as regiões cobertas por água, que correspondem aos oceanos e mares.
Os tons de marrom representam o solo exposto, os verdes representam as florestas, e os brancos representam as nuvens ou o gelo nas regiões polares.
- Com a ajuda de um adulto e utilizando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte as imagens da página 137. Cole-as nos espaços abaixo para completar o esquema.
Embora vista de longe a Terra pareça uma esfera perfeita, a superfície dela apresenta muitas irregularidades, com áreas mais baixas e outras mais altas.
43
Atividade prática
Construindo um modelo do planeta Terra
Para pensar sobre uma das formas de representar a Terra, vamos construir um modelo do planeta?
Do que vocês vão precisar
- jornal ou restos de papel
- fita-crepe
- palito de churrasco
- canetas hidrocor: azul, verde, amarela, marrom e branca
Como fazer
- Com o jornal ou os restos de papel, faça uma bola de papel amassado de, aproximadamente, 25 centímetros de diâmetro.
- Fixe o palito de churrasco na bola de papel.
- Cubra toda a bola colando tiras de fita-crepe.
- Pesquise e observe representações da Terra e procure desenhar com as canetas hidrocor as características do planeta Terra.
- Ao representar o planeta Terra, qual foi a cor mais utilizada? Por quê?
_____
- Qual é a diferença entre essa forma de representação do planeta e as que você analisou nas atividades das páginas 39 e 40?
_____
44
Representações da Terra
O globo terrestre é uma representação aproximada da Terra em tamanho menor. Ele reproduz o formato arredondado, a distribuição dos continentes, dos mares e dos oceanos.
Quando observamos o globo terrestre de frente, vemos apenas a face voltada para nós, mas basta girá-lo para visualizar as demais faces da superfície terrestre.
A Terra também pode ser representada por um planisfério ou mapa-múndi. Nele, podemos ver toda a superfície do planeta porque ela é projetada sobre a superfície plana de uma folha de papel. Essa representação é muito usada em atlas e livros.
LEGENDA: Globo terrestre. FIM DA LEGENDA.
Fonte: FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.
As imagens de satélites também podem compor representações planas da superfície terrestre. Elas são registradas por câmeras instaladas nos satélites lançados ao espaço.
LEGENDA: Representação da superfície terrestre feita com imagens de satélites. FIM DA LEGENDA.
- Que diferença você identifica ao observar a superfície da Terra nas três formas de representação: globo terrestre, planisfério e imagens de satélites?
45
- Leia o texto em voz alta, pesquise o significado das palavras que você não conhece e responda.
Mas para que servem os satélites?
[...] Os satélites conseguem captar imagens de grandes áreas e obter informações mais rapidamente que instrumentos no solo. Alguns deles ajudam meteorologistas a prever mudanças no tempo e no clima, além de fenômenos naturais como furacões. [...] Outra função é transmitir sinal de televisão e de telefone. O Sistema de Posicionamento Global (que conhecemos como GPS), que permite que as pessoas se localizem e encontrem endereços, só é possível com o auxílio de mais de 20 satélites em órbita.
Outra função dos satélites é fazer fotos da Terra. Esta foto da África é um mosaico montado com quase 7 mil imagens captadas pelo satélite Sentinel-2A da Agência Espacial Europeia (ESA) entre dezembro de 2015 e abril de 2016. Obter uma imagem de um território tão grande sem nuvens demora meses − é que o satélite tem de tirar milhares de imagens e sobrepô-las até conseguir o resultado.
Em órbita: veja curiosidades sobre os satélites. Instituto TIM , 8 set. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/f7N. Acesso em: 16 jun. 2021. (Título adaptado.)
LEGENDA: Mosaico da África feito com cerca de 7 mil imagens de satélite. FIM DA LEGENDA.
46
- O texto apresenta os satélites artificiais, que são equipamentos que orbitam, ou seja, movimentam-se em torno da Terra ou outros astros e são construídos com vários objetivos. Um deles é fotografar o planeta Terra.
- Qual é a região da Terra que foi fotografada pelo satélite Sentinel-2A e mencionada no texto? Como essa imagem foi obtida?
_____
- Entre os vários ambientes naturais da região fotografada, um deles é o deserto. Em sua opinião, quais partes da imagem representam esse ambiente?
_____
- Que outras informações os satélites podem nos fornecer?
_____
- Em fevereiro de 2021, foi lançado ao espaço o primeiro satélite totalmente brasileiro, o Amazônia 1. Pesquise e responda: quais são os principais objetivos desse satélite?
_____
- Qual é a região da Terra que foi fotografada pelo satélite Sentinel-2A e mencionada no texto? Como essa imagem foi obtida?
47
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 4
- Leia a tirinha e responda.
- Qual forma de representação da Terra foi utilizada na tirinha?
_____
- Por que Mafalda diz que eles estão de cabeça para baixo?
_____
- Quais são as outras formas de representação da Terra?
_____
- Escreva nos quadrinhos o que está indicado pelas setas nesta representação da Terra.
48
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 5
Neste capítulo, você vai observar e identificar o que pode ser observado no céu durante o dia e à noite.
O que pode ser visto no céu nos diferentes períodos do dia?
CAPÍTULO 5. Observação do céu
O interesse dos seres humanos pelo céu é muito antigo. A observação do nascer e do pôr do Sol todos os dias sempre despertou admiração e, ao mesmo tempo, curiosidade.
Observe a imagem abaixo.
- O que é possível observar no céu no momento em que ocorre o pôr do Sol? O que é possível ver nele?
_____
- Você já presenciou o momento em que o dia amanhece? O que ocorre no céu nesse momento?
_____
49
- Você já comparou o que é possível observar no céu durante o dia e à noite?
- Observe o céu durante o dia e à noite.
- Com base nas observações que você fez, desenhe.
- Observe o céu durante o dia e à noite.
Observação
ATENÇÃO
Nunca olhe diretamente para o Sol! Isso pode provocar queimaduras nos olhos.
Fim da observação.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Céu diurno |
Céu noturno |
---|---|
- Que características você observou no céu diurno?
_____
- Que características você observou no céu noturno?
_____
50
LEGENDA: Céu diurno em São Domingos do Araguaia, Pará, 2020. FIM DA LEGENDA.
Durante o dia, o céu é iluminado pela luz do Sol, isso possibilita enxergar o que está ao nosso redor.
Às vezes, ao amanhecer ou ao anoitecer, podemos ver a Lua e o planeta Vênus, também chamado de estrela-d’alva ou estrela da manhã.
LEGENDA: A Lua (na parte inferior da imagem) e o planeta Vênus vistos em um anoitecer no Observatório Paranal. Chile, 2017. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Estrelas e planetas
Pierre Winters. São Paulo: Brinque-Book, 2011.
Esse livro traz informações sobre a Terra, a Lua, o Sol, as outras estrelas e outros planetas.
Fim do complemento.
51
- Qual era o aspecto da Lua na última vez que você a viu no céu noturno? Desenhe-a no espaço abaixo.
- Você já observou diferentes aparências da Lua? Comente o que você notou.
______
Em algumas noites sem nuvens, além da Lua e das estrelas, podemos ver alguns planetas, como Júpiter, Vênus e Saturno. Eles aparecem no céu como pequenos pontos luminosos semelhantes às estrelas.
Os planetas não produzem luz como as estrelas. Eles são iluminados pelo Sol e têm um brilho fixo, não cintilam como as estrelas.
LEGENDA: Final da noite em Tóquio, Japão, 2019. Vênus é o mais brilhante dos planetas que podem ser avistados da Terra. FIM DA LEGENDA.
52
As estrelas são corpos luminosos, ou seja, têm luz própria. Essa capacidade de produzir a própria luz e calor diferencia as estrelas de outros corpos celestes.
O Sol é uma das inúmeras estrelas. A luz e o calor do Sol são essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Show da Luna – O rastro da estrela
Discovery Kids, episódio 17 da temporada 1. Duração: 12 min.
Nesse episódio, Luna e sua família buscam entender o que são estrelas cadentes e como elas se formam.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Quero saber!
O que é estrela cadente?
[...] Entre as órbitas de Marte e Júpiter, existem milhares de rochas de diversos tamanhos – desde alguns centímetros a quilômetros de extensão. Essas rochas fazem parte do Cinturão de asteroides . De vez em quando, algumas delas colidem entre si e seus pedaços são arremessados em direção à Terra. […]
[...] Quando essas pedras entram em contato com a nossa atmosfera, sua massa é queimada devido a sua alta velocidade de queda [...]. E nós, aqui embaixo, vemos aquela “estrela” caindo. Portanto, uma “estrela cadente” nada mais é do que um pedaço de pedra, às vezes do tamanho de um grão de arroz.
Um meteoro é uma “estrela cadente” e, quando este é encontrado na Terra, recebe o nome de meteorito. Algumas dessas rochas são bem grandes: o maior meteorito já visto no Brasil foi o Bendegó: descoberto na Bahia em 1784, ele pesava 5.360 kg!
[...]
Estrelas não caem. Ciência Hoje das Crianças , 11 mar. 2004. Disponível em: http://fdnc.io/f7T. Acesso em: 2 jun. 2021. (Título adaptado.)
LEGENDA: Meteoro registrado na Área de Conservação Nacional do Deserto da Califórnia, Estados Unidos, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
Cinturão de asteroides : região do Sistema Solar, entre as órbitas de Marte e Júpiter, com muitos asteroides.
Fim do glossário.
53
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 5
- Leia o texto, pesquise o significado das palavras que você não conhece e responda.
Indígenas da Amazônia interpretam movimento das estrelas
Uma réplica de como o céu é visto na Amazônia foi montada na reserva Adolpho Duke, em Manaus, Amazonas. O planetário tem formato cilíndrico [...].
Um projetor reproduz as imagens das estrelas formando os lados leste e oeste do céu da Amazônia [...].
Os visitantes aprendem que, na Amazônia, o dia e a noite têm a mesma duração. As estrelas nascem [na direção] leste e se escondem [na direção] oeste, formando um ciclo que determina a passagem do tempo.
E foi observando o movimento dos astros que os [indígenas] montaram um calendário anual. Assim, eles sabem a hora certa da caça, da pesca, da piracema , da colheita e do plantio.
[...] A constelação das plêiades é chamada pelos desanas de nekaturu, que significa sete estrelas. Quando elas desaparecem no lado oeste do céu, é o começo das chuvas, sinônimo de fartura com colheita abundante. [...]
As estrelas podem dizer muita coisa. Para os [indígenas], a Terra é um reflexo do céu.
Índios da Amazônia interpretam movimento das estrelas. Globo Rural , 8 set. 2011. Disponível em: http://fdnc.io/f7U. Acesso em: 2 jun. 2021. (Título adaptado.)
Desana : etnia indígena que vive na Amazônia.
Piracema : período em que os peixes se deslocam para a nascente dos rios para a reprodução.
Fim do glossário.
LEGENDA: As plêiades são um conjunto de estrelas também conhecidas como Sete Irmãs. FIM DA LEGENDA.
- No que os indígenas da Amazônia se basearam para criar o calendário anual deles?
_____
54
- Como os indígenas da
etnia
desana sabem quando começa o período de chuvas?
_____
- Como você explicaria a última frase do texto: “Para os [indígenas], a Terra é um reflexo do céu.”?
_____
- Leia a tirinha e responda.
- Em relação à observação do céu, o que pode acontecer entre um “bom dia” e um “boa noite”? Explique sua resposta.
_____
- Qual dos quadrinhos representa o amanhecer? E qual mostra o pôr do Sol?
_____
- O último quadrinho representa o céu noturno. O que é possível observar nesse período, além das estrelas?
_____
- Depois de anoitecer, o que acontece com o céu no dia seguinte?
_____
55
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 6
Neste capítulo, você vai analisar fatores que afetam a rotina dos seres vivos, em especial aqueles relacionados ao dia e à noite.
Que fatores podem afetar a rotina dos seres vivos?
CAPÍTULO 6. Hábitos diurnos e noturnos
Observe a imagem e responda.
- Você tem os mesmos hábitos da criança da imagem?
_____
- Que animais você conhece que são mais ativos durante o dia? E à noite?
_____
- Você sabe o que é relógio biológico? Converse sobre esse assunto com os colegas e o professor.
56
Atividade prática
Investigando rotinas
Será que todos os estudantes da turma têm a mesma rotina? Você já parou para pensar nisso? Reúna-se com três colegas e preencham a tabela abaixo indicando as atividades que cada um de vocês realiza durante o dia.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Horário |
Nome: _____ |
Nome: _____ |
Nome: _____ |
Nome: _____ |
07:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
08:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
09:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
10:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
11:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
12:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
13:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
14:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
15:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
16:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
17:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
18:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
19:00 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Em que período do dia você faz mais atividades?
_____
- Compare as suas respostas na tabela com as dos colegas. O que elas têm em comum? E o que têm de diferente?
_____
57
O ser humano é um animal diurno, ou seja, faz suas atividades principalmente durante o dia e descansa à noite.
Dormir, acordar, comer, entre outras atividades, são hábitos orientados pela sequência das horas do dia. Todos os seres vivos têm seu ciclo diário de atividades.
- Quantas horas de sono você tem por noite? Todos os colegas da turma têm o mesmo período de sono diário?
_____
- Em sua opinião, qual é a importância de ter uma
rotina
de sono durante a noite?
_____
- Você prefere estudar de manhã ou à tarde? Por quê?
_____
A maneira pela qual o organismo dos seres vivos se adapta à duração diária do período claro e do período escuro é chamada de relógio biológico.
Pessoas que trabalham à noite precisam adaptar seu relógio biológico para que estejam ativas durante esse período.
- Você conhece alguma profissão em que se trabalha à noite? Se sim, escreva uma lista no caderno.
- Nesse tipo de profissão, em qual período a pessoa deve descansar?
58
A quantidade necessária de sono varia de pessoa para pessoa. Os adultos necessitam, em média, de 8 horas seguidas de sono, e as crianças, entre 9 e 11 horas.
Boxe complementar:
Quero saber!
Celular antes de dormir afeta o sono?
Crianças que têm acesso a eletrônicos, como celulares e tablets , na hora de dormir, estão sujeitas a desenvolver uma série de problemas de comportamento e de saúde.
[...]
O uso de eletrônicos atrapalha o sono, em primeiro lugar, porque o simples fato de ligar o celular ou tablet para brincar com um jogo faz com que a criança, por exemplo, atrase sua hora de ir para cama e durma menos.
Em segundo lugar, [...] o conteúdo pode ser muito estimulante – e gerar uma excitação que atrase o início do relaxamento.
Em terceiro lugar, a forte luz emitida pelas telas dos dispositivos gera um impacto no corpo, afetando o relógio biológico e a percepção do cérebro do que é noite ou dia.
[...]
Adriana Stock. Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil. BBC News Brasil , 8 jan. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/ . Acesso em: 2 jun. 2021. (Título adaptado.)
Fim do complemento.
59
Os hábitos dos animais são influenciados pelo ciclo do dia e da noite e pelos períodos de calor ou frio. Assim, a luminosidade e a temperatura afetam o comportamento dos seres vivos.
Alguns animais descansam à noite e são ativos durante o dia, período em que procuram alimento, andam, pulam, cantam e voam. Esses são chamados de animais diurnos.
Outros animais aumentam sua atividade quando escurece. Raramente são vistos ativos durante o dia, que é quando descansam. Esses, por sua vez, são chamados de animais noturnos.
- Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Leão (Panthera leo, comprimento aproximado: 2 m). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Saí-azul (Dacnis cayana, comprimento aproximado: 13 cm). FIM DA LEGENDA.
- Sabendo que essas duas fotos foram feitas durante o dia, o que você diria sobre os hábitos desses animais?
_____
- Pesquise e registre no quadro o comportamento de alguns animais de hábitos diurnos e o de alguns animais de hábitos noturnos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Animal pesquisado |
O que o animal faz durante o dia? |
---|---|
_____ |
_____ |
Quadro: equivalente textual a seguir.
Animal pesquisado |
O que o animal faz durante o dia? |
---|---|
_____ |
_____ |
60
LEGENDA: Morcego (Lonchophylla robusta, altura aproximada: 9 cm). Ao se alimentar do néctar das flores, alguns morcegos carregam pólen grudado no corpo, ajudando na polinização dessas plantas. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Ecologia de morcegos
Luz, Câmera e Ciência USP , 29 mar. 2020. Duração: 3 min
Disponível em: http://fdnc.io/f7Y. Acesso em: 2 jun. 2021.
O vídeo aborda as características dos morcegos, seus hábitos e sua importância para o ambiente.
Fim do complemento.
Morcegos são animais tipicamente noturnos, que descansam durante o dia e saem para se alimentar à noite.
Os morcegos são animais que desempenham inúmeras ações benéficas aos diversos ambientes. Alguns deles se alimentam de néctar das flores e participam do processo de polinização, ou seja, colaboram para a reprodução de diversas espécies de plantas. Outros se alimentam de frutas, o que ajuda a espalhar as sementes.
Existem animais, como o urso-polar, que são mais ativos durante o inverno, ou seja, no período mais frio do ano. Isso acontece porque no verão do polo norte o gelo derrete e a disponibilidade de alimento é menor. Assim, no verão, os ursos-polares são menos ativos. Eles podem cavar tocas no chão e passar esse período dormindo, em um estado chamado de torpor .
Torpor : diminuição do movimento.
Hibernação: ocorre quando a atividade corporal é diminuída favorecendo a sobrevivência em períodos de baixa temperatura ou escassez de alimentos.
Fim do glossário.
Os jacarés e os lagartos, como o teiú-gigante, são animais que dependem do calor do Sol para aquecer o próprio corpo. Assim, esses animais mantêm o funcionamento do corpo para realizar suas ativi-dades cotidianas durante o dia, como comer e se movimentar.
LEGENDA: Urso-polar (Ursus maritimus, comprimento aproximado: 2,4 m) habita a região do Círculo Polar Ártico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare, comprimento aproximado: 2,5 m). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Teiú-gigante (Salvator merianae, comprimento aproximado: 1,4 m). FIM DA LEGENDA.
61
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 6
- Leia a tirinha e responda.
- Com base no que você estudou sobre relógio biológico, qual é o comportamento que os dois morcegos apresentados na tirinha têm em comum?
_____
- Qual é a importância do segundo
morcego
para a natureza?
_____
- Quais são as características do dia e da noite que afetam os hábitos dos animais?
_____
- Observe as imagens e responda.
- O que controla o período de atividade desses animais?
_____
- Dos animais apresentados nas imagens, indique os que são tipicamente noturnos.
_____
- O que controla o período de atividade desses animais?
LEGENDA: Mariposa (Malacosoma castrensis, comprimento aproximado: 1,5 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Saruê (Didelphis aurita, comprimento aproximado: 37 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Arara-vermelha-grande (Ara chloropterus, comprimento aproximado: 90 cm). FIM DA LEGENDA.
62
Ciências em contexto
- Leia o texto em voz alta, procure o significado das palavras que você não conhece e responda.
Investigando os hábitos dos animais
Imagine como é difícil acompanhar a rotina dos bichos na natureza. Eles são rápidos, têm hábitos diferentes, muitos deles são noturnos. Por isso, os cientistas e pesquisadores usam estratégias para entender um pouco mais sobre esses animais, mesmo sem ter contato direto com eles. As câmeras são boas opções.
Oito aparelhos espalhados em quatro regiões do parque ecológico Quedas do Rio Bonito registraram 3 mil flagrantes de animais.
Foram encontrados lobo-guará (vulnerável à extinção), cateto (vulnerável à extinção), irara, jaguatirica, coelho do mato, quati, paca, gambá, gato mourisco, mico-estrela, tatu-peba, tatu-galinha, além de cachorros domésticos.
Luana Cruz. Câmeras registram rotina de animais em parque no sul de Minas. Minas Faz Ciência Infantil , 17 abr. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/f81. Acesso em: 2 jun. 2021. (Texto adaptado.)
LEGENDA: Irara (Eira barbara, comprimento aproximado: 60 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus, comprimento aproximado: 1 m). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi, comprimento aproximado: 70 cm). FIM DA LEGENDA
LEGENDA: Jaguatirica (Leopardus pardalis, comprimento aproximado: 80 cm). FIM DA LEGENDA.A
63
- Qual dos animais das fotos foi flagrado durante a noite?
_____
- Os animais podem ter hábitos diurnos e noturnos. Que característica estudada afeta os animais nessas situações?
_____
- Como as câmeras podem ajudar a preservar a natureza e proteger os animais?
_____
VAMOS RETOMAR
- As pessoas têm rotinas afetadas pela luminosidade. Que argumento você escreveria para explicar essa frase?
_____
- O que diferencia o céu noturno e o céu diurno?
_____
- Com base na observação das diferentes formas de representação da Terra, como o
globo
e o planisfério, quais são as principais características do planeta Terra que você identificou?
_____
64
Mão na massa
Projetando o céu dos povos indígenas
Os povos indígenas observam as estrelas e as associam à passagem do tempo. Quatro constelações marcam as estações do ano para os Tupi-guarani: Ema, no inverno; Anta, na primavera; Homem idoso, no verão; e Veado, no outono.
Que tal reproduzir uma dessas constelações construindo um projetor de estrelas?
Do que vocês vão precisar
- lápis
- rolo de papel higiênico vazio
- folha de papel sulfite
- palito de dentes
- pedaço de tecido
- tesoura com pontas arredondadas
- cola em bastão
- lanterna
Observação
ATENÇÃO
Peça ajuda a um adulto quando utilizar a tesoura.
Fim da observação.
65
Como fazer
- Posicione o rolo de papel higiênico em pé sobre a folha de papel sulfite e contorne-o com o lápis, fazendo um círculo.
- Desenhe quatro faixas saindo do círculo.
- Recorte o círculo com as faixas desenhados na folha de papel sulfite. Desenhe dentro do círculo a constelação pesquisada, marcando a posição das estrelas.
- Coloque o círculo de papel com as faixas sobre o tecido. Com o palito de dentes, fure as estrelas que você desenhou no papel.
- Posicione o círculo de papel sobre uma das extremidades do rolo e cole-o usando as quatro faixas. Agora é só projetar a constelação na parede ou no teto. Para isso, escolha um local com pouca luminosidade. Aponte a extremidade do rolo com o desenho da constelação para a parede ou para o teto e, na outra extremidade do rolo, coloque a lanterna acesa.
- Ao projetar a constelação escolhida, compartilhe com os colegas a narrativa indígena sobre essa constelação.