36

UNIDADE 2. O planeta Terra

Imagem: Ilustração complementar das páginas 36 e 37. Vista do espaço com estrelas por toda a imagem. Em destaque há o planeta Terra com posicionado mostrando a América do Sul. Ao lado, um satélite com placas grandes ligados a câmeras e estrutura do satélite. Fim da imagem.

LEGENDA: Planeta Terra visto do espaço em imagens obtidas por satélites. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Representação artística do GOES-17, um dos satélites que capturam imagens do planeta Terra do espaço. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

37

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. O que você observa nessa imagem?
  1. Você conhece outras representações do planeta Terra?
  1. O que você já sabe sobre o planeta Terra? O que mais gostaria de saber sobre ele?

Fim do complemento.

38

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 4

Neste capítulo, você vai identificar formas de representar o planeta Terra.

Quais são as formas de representação do planeta Terra?

CAPÍTULO 4. Conhecendo a Terra

  1. Observe o quadrinho e responda.
    1. O que deve ter ocorrido com as árvores ao redor da que aparece na imagem?

      _____

Imagem: Ilustração. Vista de campo com árvores cortadas sobrando apenas a base. No centro da terra, apenas uma árvore em pé com um balão de fala dizendo “isolamento social não estava nos meus planos!”. Fim da imagem.
  1. Por que é importante a preservação de ambientes naturais como esse?

    _____

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Elabore um novo quadrinho que mostre como deveria ser a superfície da Terra se os recursos naturais estivessem preservados.

    _____

39

Atividade prática

Representações do planeta Terra

Você já se perguntou quais são as características do planeta Terra que possibilitam a existência de vida?

Vamos pensar sobre isso?

Do que vocês vão precisar

  1. Observe o planisfério, o globo terrestre e as fotos do planeta Terra e complete a primeira coluna dos quadros. Em seguida, pesquise na internet e complete a segunda coluna.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Formato da Terra

O que percebi por meio da observação?

O que descobri pesquisando?

_____.

_____.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Presença de solo

O que percebi por meio da observação?

O que descobri pesquisando?

_____.

_____.

40

Tabela: equivalente textual a seguir.

Presença de água

O que percebi por meio da observação?

O que descobri pesquisando?

_____.

_____.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Presença de ar

O que percebi por meio da observação?

O que descobri pesquisando?

_____.

_____.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Agora, converse com os colegas e o professor. Das características da Terra que vocês analisaram, quais são essenciais para a vida dos seres humanos? Use as informações pesquisadas para justificar sua resposta.

    _____

41

A Terra vista do espaço

Observar a Terra do espaço foi possível somente com o desenvolvimento de foguetes, satélites e naves espaciais que permitiram levar astronautas e equipamentos científicos capazes de registrar imagens.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto castanho, vestindo casaco branco. Está ao lado de um satélite pequeno arredondado em uma estrutura metálica de suporte. Fim da imagem.

LEGENDA: O Sputnik 1 foi o primeiro satélite lançado ao espaço, em 4 de outubro de 1957. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Foguete decolando em plataforma.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lançamento da missão Apollo 11 do Centro Espacial John F. Kennedy, Flórida, Estados Unidos, em 16 de julho de 1969. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de roto de um astronauta com equipamentos.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Nave vista por fora com estrutura de suporte. Fim da imagem.

LEGENDA: A bordo da nave Vostok 1, o astronauta soviético Yuri Gagarin (1934-1968) tornou-se o primeiro ser humano a viajar para fora da Terra, em 1961. De sua cabine ele disse a frase: “A Terra é azul!”. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Imagem da vista da terra pela lua.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem do planeta Terra feita da Lua durante a missão Apollo 11, em 1969. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Satélite retangular com plataforma formada por cinco placas retangulares lado a lado ligado. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação artística do satélite meteorológico GOES-17, um dos mais avançados que a NASA (agência de pesquisa espacial dos Estados Unidos) já desenvolveu. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

42

Ao olharmos as imagens da Terra feitas do espaço, podemos identificar seu formato arredondado, além dos tons de azul que cobrem a maior parte da superfície do planeta. Eles refletem as regiões cobertas por água, que correspondem aos oceanos e mares.

Os tons de marrom representam o solo exposto, os verdes representam as florestas, e os brancos representam as nuvens ou o gelo nas regiões polares.

  1. Com a ajuda de um adulto e utilizando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte as imagens da página 137. Cole-as nos espaços abaixo para completar o esquema.
Imagem: Fotografia. Planeta terra visto de fora com setas indicando quatro fotografias. Fim da imagem.

Embora vista de longe a Terra pareça uma esfera perfeita, a superfície dela apresenta muitas irregularidades, com áreas mais baixas e outras mais altas.

43

Atividade prática

Construindo um modelo do planeta Terra

Para pensar sobre uma das formas de representar a Terra, vamos construir um modelo do planeta?

Do que vocês vão precisar

  1. Com o jornal ou os restos de papel, faça uma bola de papel amassado de, aproximadamente, 25 centímetros de diâmetro.
  1. Fixe o palito de churrasco na bola de papel.
  1. Cubra toda a bola colando tiras de fita-crepe.
  1. Pesquise e observe representações da Terra e procure desenhar com as canetas hidrocor as características do planeta Terra.
  1. Ao representar o planeta Terra, qual foi a cor mais utilizada? Por quê?

    _____

  1. Qual é a diferença entre essa forma de representação do planeta e as que você analisou nas atividades das páginas 39 e 40?

    _____

44

Representações da Terra

O globo terrestre é uma representação aproximada da Terra em tamanho menor. Ele reproduz o formato arredondado, a distribuição dos continentes, dos mares e dos oceanos.

Quando observamos o globo terrestre de frente, vemos apenas a face voltada para nós, mas basta girá-lo para visualizar as demais faces da superfície terrestre.

A Terra também pode ser representada por um planisfério ou mapa-múndi. Nele, podemos ver toda a superfície do planeta porque ela é projetada sobre a superfície plana de uma folha de papel. Essa representação é muito usada em atlas e livros.

Imagem: Ilustração. Globo terrestre em um suporte metálico. Fim da imagem.

LEGENDA: Globo terrestre. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Mapa. Mapa-múndi. Mapa do mundo destacando os continentes: África; América; Antártida; Ásia; Europa; Oceania. No canto inferior, uma rosa dos ventos indicando norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste, oeste e noroeste. Abaixo, escala de 0 a 3380 km. Fim da imagem.

Fonte: FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.

As imagens de satélites também podem compor representações planas da superfície terrestre. Elas são registradas por câmeras instaladas nos satélites lançados ao espaço.

Imagem: Ilustração. Mapa mundo indicando vista por satélite apresentando as superfícies terrestre com maior área de vegetação verde em América, centro da África, Europa e Ásia. Na região norte África e sul da Ásia com menor área de vegetação. Nos extremos área branca indicando os polos sul e norte. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação da superfície terrestre feita com imagens de satélites. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que diferença você identifica ao observar a superfície da Terra nas três formas de representação: globo terrestre, planisfério e imagens de satélites?

45

  1. Leia o texto em voz alta, pesquise o significado das palavras que você não conhece e responda.

    Mas para que servem os satélites?

    [...] Os satélites conseguem captar imagens de grandes áreas e obter informações mais rapidamente que instrumentos no solo. Alguns deles ajudam meteorologistas a prever mudanças no tempo e no clima, além de fenômenos naturais como furacões. [...] Outra função é transmitir sinal de televisão e de telefone. O Sistema de Posicionamento Global (que conhecemos como GPS), que permite que as pessoas se localizem e encontrem endereços, só é possível com o auxílio de mais de 20 satélites em órbita.

    Outra função dos satélites é fazer fotos da Terra. Esta foto da África é um mosaico montado com quase 7 mil imagens captadas pelo satélite Sentinel-2A da Agência Espacial Europeia (ESA) entre dezembro de 2015 e abril de 2016. Obter uma imagem de um território tão grande sem nuvens demora meses − é que o satélite tem de tirar milhares de imagens e sobrepô-las até conseguir o resultado.

    Em órbita: veja curiosidades sobre os satélites. Instituto TIM , 8 set. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/f7N. Acesso em: 16 jun. 2021. (Título adaptado.)

Imagem: Fotografia. Vista via satélite da África com região densa de vegetação na faixa central. Na parte superior, área desértica. Ao redor, faixa fina indicando o oceano. Fim da imagem.

LEGENDA: Mosaico da África feito com cerca de 7 mil imagens de satélite. FIM DA LEGENDA.

46

  1. O texto apresenta os satélites artificiais, que são equipamentos que orbitam, ou seja, movimentam-se em torno da Terra ou outros astros e são construídos com vários objetivos. Um deles é fotografar o planeta Terra.
    • Qual é a região da Terra que foi fotografada pelo satélite Sentinel-2A e mencionada no texto? Como essa imagem foi obtida?

      _____

    • Entre os vários ambientes naturais da região fotografada, um deles é o deserto. Em sua opinião, quais partes da imagem representam esse ambiente?

      _____

    1. Que outras informações os satélites podem nos fornecer?

      _____

    1. Em fevereiro de 2021, foi lançado ao espaço o primeiro satélite totalmente brasileiro, o Amazônia 1. Pesquise e responda: quais são os principais objetivos desse satélite?

      _____

47

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 4

  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho em preto e branco. Histórica em quadrinho contada em quatro quadros. Mafalda, menina de cabelo curto, vestindo camiseta com gola triangular e saia. Pai, homem de cabelo curto, vestindo camisa e calça, está segurando um jornal. Quadro 1: Mafalda olha o globo terrestre e diz “onde nós estamos?”, o pai está sentado em uma cadeira observando. Quadro 2: Ele levanta, aponta no mapa e diz “aqui, olha!”. Quadro 3: Ela observa e diz “Mas então a gente está de cabeça para baixo!”. Quadro 4: imagem fica de ponta cabeça e a Mafalda diz “puxa vida! Acho que de hoje em diante vou me sentir muito mais apegada a este chão!”. Fim da imagem.
  1. Qual forma de representação da Terra foi utilizada na tirinha?

    _____

  1. Por que Mafalda diz que eles estão de cabeça para baixo?

    _____

  1. Quais são as outras formas de representação da Terra?

    _____

  1. Escreva nos quadrinhos o que está indicado pelas setas nesta representação da Terra.
Imagem: Ilustração. Globo terrestre com setas saindo de área verde da terra e seta da área azul do mapa. Fim da imagem.

48

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 5

Neste capítulo, você vai observar e identificar o que pode ser observado no céu durante o dia e à noite.

O que pode ser visto no céu nos diferentes períodos do dia?

CAPÍTULO 5. Observação do céu

O interesse dos seres humanos pelo céu é muito antigo. A observação do nascer e do pôr do Sol todos os dias sempre despertou admiração e, ao mesmo tempo, curiosidade.

Observe a imagem abaixo.

Imagem: Fotografia. Vista de pôr-do-sol com silhueta da sombra de quatro pessoas sobre o campo aberto sem árvores. Fim da imagem.
  1. O que é possível observar no céu no momento em que ocorre o pôr do Sol? O que é possível ver nele?

    _____

  1. Você já presenciou o momento em que o dia amanhece? O que ocorre no céu nesse momento?

    _____

49

  1. Você já comparou o que é possível observar no céu durante o dia e à noite?
    1. Observe o céu durante o dia e à noite.

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    1. Com base nas observações que você fez, desenhe.

Observação

ATENÇÃO

Nunca olhe diretamente para o Sol! Isso pode provocar queimaduras nos olhos.

Fim da observação.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Céu diurno

Céu noturno

  1. Que características você observou no céu diurno?

    _____

  1. Que características você observou no céu noturno?

    _____

50

Imagem: Fotografia. Vista de campo aberto com coqueiros e árvores espalhadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Céu diurno em São Domingos do Araguaia, Pará, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um papel com o texto: Você já estudou os períodos do dia no 1º ano. No 2º ano, você também estudou a posição do Sol durante o dia e as sombras formadas. Relembre esse conteúdo e converse com os colegas. Fim da imagem.

Durante o dia, o céu é iluminado pela luz do Sol, isso possibilita enxergar o que está ao nosso redor.

Às vezes, ao amanhecer ou ao anoitecer, podemos ver a Lua e o planeta Vênus, também chamado de estrela-d’alva ou estrela da manhã.

Imagem: Fotografia. Vista do horizonte iluminado pelo pôr-do-sol, deixando a terra sombreada. No cel há uma lua crescente e uma estrela. Fim da imagem.

LEGENDA: A Lua (na parte inferior da imagem) e o planeta Vênus vistos em um anoitecer no Observatório Paranal. Chile, 2017. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Estrelas e planetas

Pierre Winters. São Paulo: Brinque-Book, 2011.

Esse livro traz informações sobre a Terra, a Lua, o Sol, as outras estrelas e outros planetas.

Fim do complemento.

51

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Qual era o aspecto da Lua na última vez que você a viu no céu noturno? Desenhe-a no espaço abaixo.
  1. Você já observou diferentes aparências da Lua? Comente o que você notou.

    ______

    Em algumas noites sem nuvens, além da Lua e das estrelas, podemos ver alguns planetas, como Júpiter, Vênus e Saturno. Eles aparecem no céu como pequenos pontos luminosos semelhantes às estrelas.

    Os planetas não produzem luz como as estrelas. Eles são iluminados pelo Sol e têm um brilho fixo, não cintilam como as estrelas.

Glossário:

Cintilar : brilhar com rápida variação de cor e de intensidade.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Vista de horizonte de uma cidade com casas e prédios iluminados. Acima, o sol de pondo e destacando a Lua e Vênus. Fim da imagem.

LEGENDA: Final da noite em Tóquio, Japão, 2019. Vênus é o mais brilhante dos planetas que podem ser avistados da Terra. FIM DA LEGENDA.

52

As estrelas são corpos luminosos, ou seja, têm luz própria. Essa capacidade de produzir a própria luz e calor diferencia as estrelas de outros corpos celestes.

O Sol é uma das inúmeras estrelas. A luz e o calor do Sol são essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Show da Luna – O rastro da estrela

Discovery Kids, episódio 17 da temporada 1. Duração: 12 min.

Nesse episódio, Luna e sua família buscam entender o que são estrelas cadentes e como elas se formam.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Quero saber!

O que é estrela cadente?

[...] Entre as órbitas de Marte e Júpiter, existem milhares de rochas de diversos tamanhos – desde alguns centímetros a quilômetros de extensão. Essas rochas fazem parte do Cinturão de asteroides . De vez em quando, algumas delas colidem entre si e seus pedaços são arremessados em direção à Terra. […]

[...] Quando essas pedras entram em contato com a nossa atmosfera, sua massa é queimada devido a sua alta velocidade de queda [...]. E nós, aqui embaixo, vemos aquela “estrela” caindo. Portanto, uma “estrela cadente” nada mais é do que um pedaço de pedra, às vezes do tamanho de um grão de arroz.

Um meteoro é uma “estrela cadente” e, quando este é encontrado na Terra, recebe o nome de meteorito. Algumas dessas rochas são bem grandes: o maior meteorito já visto no Brasil foi o Bendegó: descoberto na Bahia em 1784, ele pesava 5.360 kg!

[...]

Estrelas não caem. Ciência Hoje das Crianças , 11 mar. 2004. Disponível em: http://fdnc.io/f7T. Acesso em: 2 jun. 2021. (Título adaptado.)

Imagem: Fotografia. Vista de deserto com rochas e área aberta. Sobre o céu escuro há estrelas e constelações. Fim da imagem.

LEGENDA: Meteoro registrado na Área de Conservação Nacional do Deserto da Califórnia, Estados Unidos, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

Glossário:

Cinturão de asteroides : região do Sistema Solar, entre as órbitas de Marte e Júpiter, com muitos asteroides.

Fim do glossário.

53

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 5

  1. Leia o texto, pesquise o significado das palavras que você não conhece e responda.

    Indígenas da Amazônia interpretam movimento das estrelas

    Uma réplica de como o céu é visto na Amazônia foi montada na reserva Adolpho Duke, em Manaus, Amazonas. O planetário tem formato cilíndrico [...].

    Um projetor reproduz as imagens das estrelas formando os lados leste e oeste do céu da Amazônia [...].

    Os visitantes aprendem que, na Amazônia, o dia e a noite têm a mesma duração. As estrelas nascem [na direção] leste e se escondem [na direção] oeste, formando um ciclo que determina a passagem do tempo.

    E foi observando o movimento dos astros que os [indígenas] montaram um calendário anual. Assim, eles sabem a hora certa da caça, da pesca, da piracema , da colheita e do plantio.

    [...] A constelação das plêiades é chamada pelos desanas de nekaturu, que significa sete estrelas. Quando elas desaparecem no lado oeste do céu, é o começo das chuvas, sinônimo de fartura com colheita abundante. [...]

    As estrelas podem dizer muita coisa. Para os [indígenas], a Terra é um reflexo do céu.

    Índios da Amazônia interpretam movimento das estrelas. Globo Rural , 8 set. 2011. Disponível em: http://fdnc.io/f7U. Acesso em: 2 jun. 2021. (Título adaptado.)

Glossário:

Desana : etnia indígena que vive na Amazônia.

Piracema : período em que os peixes se deslocam para a nascente dos rios para a reprodução.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Vista de céu com estrelas, constelações e planetas. Fim da imagem.

LEGENDA: As plêiades são um conjunto de estrelas também conhecidas como Sete Irmãs. FIM DA LEGENDA.

  1. No que os indígenas da Amazônia se basearam para criar o calendário anual deles?

    _____

54

  1. Como os indígenas da etnia desana sabem quando começa o período de chuvas?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como você explicaria a última frase do texto: “Para os [indígenas], a Terra é um reflexo do céu.”?

    _____

  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contado em cinco quadros. Ilustração de um animal verde, vestindo camisa amarela e calça cinza. Nos primeiros quatro quadros aparece o ciclo do sol com o animal na mesma posição observando. No último quadro está escuro e estrelado, ele diz “entre um “bom dia” e um “boa noite” pode acontecer muita coisa. Inclusive nada...”. Fim da imagem.
  1. Em relação à observação do céu, o que pode acontecer entre um “bom dia” e um “boa noite”? Explique sua resposta.

    _____

  1. Qual dos quadrinhos representa o amanhecer? E qual mostra o pôr do Sol?

    _____

  1. O último quadrinho representa o céu noturno. O que é possível observar nesse período, além das estrelas?

    _____

  1. Depois de anoitecer, o que acontece com o céu no dia seguinte?

    _____

55

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 6

Neste capítulo, você vai analisar fatores que afetam a rotina dos seres vivos, em especial aqueles relacionados ao dia e à noite.

Que fatores podem afetar a rotina dos seres vivos?

CAPÍTULO 6. Hábitos diurnos e noturnos

Observe a imagem e responda.

Imagem: Ilustração. Ciclo do dia de um menino de cabelo curto castanho, ele está na imagem em sequencias de diferentes posições e ações. Sobre a imagem há o ciclo do dia e da noite no céu e diferentes lugares. No centro, uma faixa indica horários. 00:00: menino está dormindo. 6:45: Ele veste camiseta azul e bermuda cinza, está caminhando. 9:00 a 12:00: Ele veste camiseta azul e bermuda cinza, está na escola, segurando uma mochila. 12:00 a 15:30: Ele veste camiseta vermelha e bermuda azul, está jogando bola. 15:30 a 19:00: Ele está sentado em uma poltrona, segurando um livro. 19:00 a 21:00: está em um banheiro, vestindo pijama verde, escovando os dentes. 21:00 a 22:30: Está dormindo. Fim da imagem.
  1. Você tem os mesmos hábitos da criança da imagem?

    _____

  1. Que animais você conhece que são mais ativos durante o dia? E à noite?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você sabe o que é relógio biológico? Converse sobre esse assunto com os colegas e o professor.

56

Atividade prática

Investigando rotinas

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Será que todos os estudantes da turma têm a mesma rotina? Você já parou para pensar nisso? Reúna-se com três colegas e preencham a tabela abaixo indicando as atividades que cada um de vocês realiza durante o dia.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Horário

Nome:

_____

Nome:

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Nome:

_____

Nome:

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07:00

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_____

08:00

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09:00

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10:00

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11:00

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12:00

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13:00

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14:00

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15:00

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16:00

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17:00

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18:00

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_____

19:00

_____

_____

_____

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  1. Em que período do dia você faz mais atividades?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare as suas respostas na tabela com as dos colegas. O que elas têm em comum? E o que têm de diferente?

    _____

57

O ser humano é um animal diurno, ou seja, faz suas atividades principalmente durante o dia e descansa à noite.

Dormir, acordar, comer, entre outras atividades, são hábitos orientados pela sequência das horas do dia. Todos os seres vivos têm seu ciclo diário de atividades.

Imagem: Ilustração. Cuco de madeira com um pássaro amarelo soltando notas musicais. Fim da imagem.
  1. Quantas horas de sono você tem por noite? Todos os colegas da turma têm o mesmo período de sono diário?

    _____

  1. Em sua opinião, qual é a importância de ter uma rotina de sono durante a noite?

    _____

  1. Você prefere estudar de manhã ou à tarde? Por quê?

    _____

    A maneira pela qual o organismo dos seres vivos se adapta à duração diária do período claro e do período escuro é chamada de relógio biológico.

    Pessoas que trabalham à noite precisam adaptar seu relógio biológico para que estejam ativas durante esse período.

  1. Você conhece alguma profissão em que se trabalha à noite? Se sim, escreva uma lista no caderno.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Nesse tipo de profissão, em qual período a pessoa deve descansar?
Imagem: Ilustração. Bilhete colado com fita adesiva com os dizeres: “você já estudou, no 1º ano, as atividades diárias dos seres humanos. Relembre-as e converse com os colegas. Fim da imagem.

58

A quantidade necessária de sono varia de pessoa para pessoa. Os adultos necessitam, em média, de 8 horas seguidas de sono, e as crianças, entre 9 e 11 horas.

Boxe complementar:

Quero saber!

Celular antes de dormir afeta o sono?

Crianças que têm acesso a eletrônicos, como celulares e tablets , na hora de dormir, estão sujeitas a desenvolver uma série de problemas de comportamento e de saúde.

[...]

O uso de eletrônicos atrapalha o sono, em primeiro lugar, porque o simples fato de ligar o celular ou tablet para brincar com um jogo faz com que a criança, por exemplo, atrase sua hora de ir para cama e durma menos.

Em segundo lugar, [...] o conteúdo pode ser muito estimulante – e gerar uma excitação que atrase o início do relaxamento.

Em terceiro lugar, a forte luz emitida pelas telas dos dispositivos gera um impacto no corpo, afetando o relógio biológico e a percepção do cérebro do que é noite ou dia.

[...]

Adriana Stock. Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil. BBC News Brasil , 8 jan. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/ . Acesso em: 2 jun. 2021. (Título adaptado.)

Imagem: Ilustração. Três crianças em situações diversas. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul. Está poiado em um caderno com um lápis ao lado. Menina de cabelo curto preto, vestindo camiseta roxa, coberta por uma manta verde. Está segurando um celular. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta laranja. Está coberto por uma manta roxa, mexendo no celular. Acima, um relógio marca 23:00. Fim da imagem.

Fim do complemento.

59

Os hábitos dos animais são influenciados pelo ciclo do dia e da noite e pelos períodos de calor ou frio. Assim, a luminosidade e a temperatura afetam o comportamento dos seres vivos.

Alguns animais descansam à noite e são ativos durante o dia, período em que procuram alimento, andam, pulam, cantam e voam. Esses são chamados de animais diurnos.

Outros animais aumentam sua atividade quando escurece. Raramente são vistos ativos durante o dia, que é quando descansam. Esses, por sua vez, são chamados de animais noturnos.

  1. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Leão deitado, dormindo sobre a terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Leão (Panthera leo, comprimento aproximado: 2 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pássaro azul pequeno, empoleirado em um galho de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Saí-azul (Dacnis cayana, comprimento aproximado: 13 cm). FIM DA LEGENDA.

  1. Pesquise e registre no quadro o comportamento de alguns animais de hábitos diurnos e o de alguns animais de hábitos noturnos.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Imagem: Ilustração do sol. Fim da imagem.Animal pesquisado

O que o animal faz durante o dia?

_____

_____

Quadro: equivalente textual a seguir.

Imagem: Ilustração da lua. Fim da imagem.Animal pesquisado

O que o animal faz durante o dia?

_____

_____

60

Imagem: Fotografia. Morcego sobrevoando uma flor branca. Fim da imagem.

LEGENDA: Morcego (Lonchophylla robusta, altura aproximada: 9 cm). Ao se alimentar do néctar das flores, alguns morcegos carregam pólen grudado no corpo, ajudando na polinização dessas plantas. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Ecologia de morcegos

Luz, Câmera e Ciência USP , 29 mar. 2020. Duração: 3 min

Disponível em: http://fdnc.io/f7Y. Acesso em: 2 jun. 2021.

O vídeo aborda as características dos morcegos, seus hábitos e sua importância para o ambiente.

Fim do complemento.

Morcegos são animais tipicamente noturnos, que descansam durante o dia e saem para se alimentar à noite.

Os morcegos são animais que desempenham inúmeras ações benéficas aos diversos ambientes. Alguns deles se alimentam de néctar das flores e participam do processo de polinização, ou seja, colaboram para a reprodução de diversas espécies de plantas. Outros se alimentam de frutas, o que ajuda a espalhar as sementes.

Existem animais, como o urso-polar, que são mais ativos durante o inverno, ou seja, no período mais frio do ano. Isso acontece porque no verão do polo norte o gelo derrete e a disponibilidade de alimento é menor. Assim, no verão, os ursos-polares são menos ativos. Eles podem cavar tocas no chão e passar esse período dormindo, em um estado chamado de torpor .

Glossário:

Torpor : diminuição do movimento.

Hibernação: ocorre quando a atividade corporal é diminuída favorecendo a sobrevivência em períodos de baixa temperatura ou escassez de alimentos.

Fim do glossário.

Os jacarés e os lagartos, como o teiú-gigante, são animais que dependem do calor do Sol para aquecer o próprio corpo. Assim, esses animais mantêm o funcionamento do corpo para realizar suas ativi-dades cotidianas durante o dia, como comer e se movimentar.

Imagem: Fotografia. Urso polar branco andando sobre a terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Urso-polar (Ursus maritimus, comprimento aproximado: 2,4 m) habita a região do Círculo Polar Ártico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Jacaré comprido com rabo largo, na beira de um rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare, comprimento aproximado: 2,5 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Lagarto comprido andando sobre a terra com vegetação ao redor. Fim da imagem.

LEGENDA: Teiú-gigante (Salvator merianae, comprimento aproximado: 1,4 m). FIM DA LEGENDA.

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LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 6

  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em três quadros. Dois morcegos roxos. Mulher com um turbante na cabeça e uma cesta com frutas. Veste camiseta e saia laranja e brincos largos de argola. Quadro 1: apresenta o primeiro morcego, dizendo “alguns morcegos chupam sangue”. Quadro 2: apresenta o segundo morcego, dizendo “outros chupam só frutas”. Quadro 3: Mulher dançando. Ao fundo, os morcegos dizem “vamos atacar juntos!”. Fim da imagem.
  1. Com base no que você estudou sobre relógio biológico, qual é o comportamento que os dois morcegos apresentados na tirinha têm em comum?

    _____

  1. Qual é a importância do segundo morcego para a natureza?

    _____

  1. Quais são as características do dia e da noite que afetam os hábitos dos animais?

    _____

  1. Observe as imagens e responda.
    1. O que controla o período de atividade desses animais?

      _____

    1. Dos animais apresentados nas imagens, indique os que são tipicamente noturnos.

      _____

Imagem: Fotografia. Mariposa amarela sobre um galho de árvore com o céu escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Mariposa (Malacosoma castrensis, comprimento aproximado: 1,5 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Saruê, animal de quatro patas e focinho comprido, possui pelagem pequena em tons de amarelo e marrom, está em um galho de árvore com o céu escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Saruê (Didelphis aurita, comprimento aproximado: 37 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Arara-vermelha-grande com penas vermelhas e asas azuis e verdes. Está pendura em um galho de árvore com o céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Arara-vermelha-grande (Ara chloropterus, comprimento aproximado: 90 cm). FIM DA LEGENDA.

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Ciências em contexto

  1. Leia o texto em voz alta, procure o significado das palavras que você não conhece e responda.

    Investigando os hábitos dos animais

    Imagine como é difícil acompanhar a rotina dos bichos na natureza. Eles são rápidos, têm hábitos diferentes, muitos deles são noturnos. Por isso, os cientistas e pesquisadores usam estratégias para entender um pouco mais sobre esses animais, mesmo sem ter contato direto com eles. As câmeras são boas opções.

    Oito aparelhos espalhados em quatro regiões do parque ecológico Quedas do Rio Bonito registraram 3 mil flagrantes de animais.

    Foram encontrados lobo-guará (vulnerável à extinção), cateto (vulnerável à extinção), irara, jaguatirica, coelho do mato, quati, paca, gambá, gato mourisco, mico-estrela, tatu-peba, tatu-galinha, além de cachorros domésticos.

    Luana Cruz. Câmeras registram rotina de animais em parque no sul de Minas. Minas Faz Ciência Infantil , 17 abr. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/f81. Acesso em: 2 jun. 2021. (Texto adaptado.)

Imagem: Fotografia. Irara, animal de quatro patas cumprido com pelo preto e marrom. Possui rabo largo e longo. Fim da imagem.

LEGENDA: Irara (Eira barbara, comprimento aproximado: 60 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Lobo-guará de pernas finas com pelugem laranja e pontas de focinho e patas pretas. Fim da imagem.

LEGENDA: Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus, comprimento aproximado: 1 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Gato-mourisco com pelugem marrom e preta, com orelhas e focinho curto. Está andando na floresta. Fim da imagem.

LEGENDA: Gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi, comprimento aproximado: 70 cm). FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia em preto e branco. Jaguatirica sobre a floresta com pintas sobre o corpo. Possui focinho curto. Fim da imagem.

LEGENDA: Jaguatirica (Leopardus pardalis, comprimento aproximado: 80 cm). FIM DA LEGENDA.A

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  1. Qual dos animais das fotos foi flagrado durante a noite?

    _____

  1. Os animais podem ter hábitos diurnos e noturnos. Que característica estudada afeta os animais nessas situações?

    _____

  1. Como as câmeras podem ajudar a preservar a natureza e proteger os animais?

    _____

VAMOS RETOMAR

  1. As pessoas têm rotinas afetadas pela luminosidade. Que argumento você escreveria para explicar essa frase?

    _____

  1. O que diferencia o céu noturno e o céu diurno?

    _____

  1. Com base na observação das diferentes formas de representação da Terra, como o globo e o planisfério, quais são as principais características do planeta Terra que você identificou?

    _____

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Mão na massa

Projetando o céu dos povos indígenas

Os povos indígenas observam as estrelas e as associam à passagem do tempo. Quatro constelações marcam as estações do ano para os Tupi-guarani: Ema, no inverno; Anta, na primavera; Homem idoso, no verão; e Veado, no outono.

Imagem: Ilustração. Céu com estrelas formando imagens diversas por linhas ligadas a estrelas. 1: imagem forma uma ema. 2: imagem forma uma anta. 3: imagem forma um veado. 4: imagem forma um homem idoso.   Fim da imagem.

Que tal reproduzir uma dessas constelações construindo um projetor de estrelas?

Do que vocês vão precisar

Observação

ATENÇÃO

Peça ajuda a um adulto quando utilizar a tesoura.

Fim da observação.

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Como fazer

Imagem: Fotografia. Destaque de duas mãos. Uma segura um rolo de papel higiênico vazio e a outra um lápis. Estão sobre uma folha sulfite. Fim da imagem.
  1. Posicione o rolo de papel higiênico em pé sobre a folha de papel sulfite e contorne-o com o lápis, fazendo um círculo.
Imagem: Fotografia. Destaque de duas mãos sobre uma folha sulfite desenhando um círculo com quatro fitas ligadas. Fim da imagem.
  1. Desenhe quatro faixas saindo do círculo.
Imagem: Fotografia. Recorte da imagem desenhada em folha sulfite com círculo e quatro fitas e um animal no centro.  Fim da imagem.
  1. Recorte o círculo com as faixas desenhados na folha de papel sulfite. Desenhe dentro do círculo a constelação pesquisada, marcando a posição das estrelas.
Imagem: Fotografia. Destaque de duas mãos furando um papel cortado em um círculo com quatro fitas. No centro, o desenho de uma anta. A mão fura bolinhas entre as linhas do desenho. Fim da imagem.
  1. Coloque o círculo de papel com as faixas sobre o tecido. Com o palito de dentes, fure as estrelas que você desenhou no papel.
Imagem: Fotografia. Destaque de duas mãos colando o papel sobre o rolo de papel. Fim da imagem.
  1. Posicione o círculo de papel sobre uma das extremidades do rolo e cole-o usando as quatro faixas. Agora é só projetar a constelação na parede ou no teto. Para isso, escolha um local com pouca luminosidade. Aponte a extremidade do rolo com o desenho da constelação para a parede ou para o teto e, na outra extremidade do rolo, coloque a lanterna acesa.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.