66

UNIDADE 3 . Animais

Imagem: Fotografia complementar das páginas 66 e 67. Massinha reproduzindo animais na selva. Sobre o rio há peixes, um jacaré uma garça e uma cobra saindo para terra. Sobre a terra há uma morsa, um veado, um porco espinho, um sapo e uma onça pintada. Sobre as árvores há uma libélula, um mico leão dourado e uma joaninha. Sobre o céu há uma arara azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação artística de diversos animais. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

67

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Você conhece os animais representados na imagem? Conte para a turma o que sabe sobre eles.
  1. Quais são as diferenças que você nota entre esses animais?

Fim do complemento.

68

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 7 e 8

Nestes capítulos, você vai descrever características relacionadas ao desenvolvimento de diferentes animais.

Todos os animais se desenvolvem da mesma forma?

CAPÍTULO 7. Conhecendo alguns animais

Observe estes personagens do desenho animado Bob Esponja, que se passa no fundo do mar.

Imagem: Ilustração. Ilustração de uma esponja do mar com calça, camiseta e gravata. Possui olhos azuis e está sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: Bob Esponja. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma esquila com máscara de ar arredondada de vidro, vestindo vestido branco e segurando um buquê de flores. Fim da imagem.

LEGENDA: Sandy Bochechas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Caramujo com casco rosa e corpo azul com olhos grandes. Fim da imagem.

LEGENDA: Gary. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Estrela do mar vestindo bermuda verde e roxa, possui olhos grandes, sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: Patrick Estrela. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Lula molusco de quatro pés, vestindo camiseta marrom. Está emburrado com olhos grandes e nariz grande. Está com os braços cruzados. Fim da imagem.

LEGENDA: Lula Molusco. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Caranguejo vermelho com olhos grandes. Veste camiseta azul e calça roxa. Fim da imagem.

LEGENDA: Seu Siriguejo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Cada personagem representa um animal da natureza. Você conhece esses animais?

69

  1. Observe as imagens dos animais reais que foram representados no desenho animado Bob Esponja.
Imagem: Fotografia. Esponja do mar amarela entre rochas. Fim da imagem.

LEGENDA: Esponja (Aplysina fistularis, altura aproximada: 40 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Esquilo marrom sobre uma pedra. Fim da imagem.

LEGENDA: Esquilo (Sciurus carolinensis, comprimento aproximado sem a cauda: 25 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Caramujo do mar sobre a areia. Fim da imagem.

LEGENDA: Caramujo marinho (Malea pomum, comprimento aproximado da concha: 7 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Estrela do mar sobre uma pedra. Fim da imagem.

LEGENDA: Estrela-do-mar (Fromia nodosa, diâmetro aproximado: 10 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Polvo com tentáculos longos verdes, andando sobre a areia. Fim da imagem.

LEGENDA: Polvo (Octopus vulgaris, comprimento aproximado: 1,4 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Caranguejo verde com pernas vermelhas andando pela areia. Fim da imagem.

LEGENDA: Caranguejo aratu-vermelho (Goniopsis cruentata, largura aproximada da carapaça: 6 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Agora, compare cada imagem à representação do animal no desenho animado. Converse com os colegas e o professor sobre as diferenças e as semelhanças observadas.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Um desses animais é diferente dos demais em relação ao esqueleto. Converse com os colegas e procure descobrir qual é esse animal e por que ele é diferente.

    Para os cientistas, a presença do crânio e da coluna vertebral é uma característica muito importante para diferenciar os animais. Por isso, eles organizam os animais em dois grandes grupos: vertebrados e invertebrados.

Os animais vertebrados têm crânio e coluna vertebral. A coluna vertebral é formada por vértebras. Os animais invertebrados não têm crânio nem coluna vertebral.

Imagem: Ilustração. Esqueleto de um sapo com crânio largo e coluna vertebral comprida. Fim da imagem.

LEGENDA: Esqueleto de um sapo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Esqueleto humano destacando crânio e coluna vertebral. Fim da imagem.

LEGENDA: Modelo de esqueleto de ser humano. FIM DA LEGENDA.

70

Os animais invertebrados podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.

Alguns animais invertebrados, como as minhocas, são importantes para a agricultura.

Imagem: Fotografia. Destaque de minhocas sobre a terra. Fim da imagem.

LEGENDA: As minhocas (Eisenia fetida, comprimento aproximado: 12 cm) cavam buracos. Seu comportamento é importante porque elas adubam e arejam o solo. FIM DA LEGENDA.

Os insetos compõem um grande grupo de invertebrados. Alguns deles, como as abelhas, participam da reprodução das plantas; outros insetos, como é o caso de alguns mosquitos, são transmissores de doenças.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma abelha amarela pousada em uma flor branca. Fim da imagem.

LEGENDA: As abelhas jataí (Tetragonisca angustula, comprimento aproximado: 4 mm) participam da polinização das flores. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mosquito preto e branco com parte do corpo largo e com o interior vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika ( Aedes aegypti, comprimento aproximado: 8 mm). Para evitar essas doenças, devemos remover ou tampar os locais com água parada, pois é onde o mosquito se reproduz. FIM DA LEGENDA.

Há animais invertebrados que vivem sobre o corpo de outros animais; é o caso do carrapato. Outros, ainda, como a solitária, vivem no interior do corpo de outros animais.

Imagem: Fotografia. Carrapato marrom e preto sobre a pele. Fim da imagem.

LEGENDA: O carrapato (Ixodes ricinus, comprimento aproximado: 4 mm) alimenta-se do sangue de outros animais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Solitária longa seca. Fim da imagem.

LEGENDA: A solitária (Taenia saginata, comprimento aproximado: 4 m) pode viver no intestino de alguns animais. A imagem mostra um animal morto, que está fora do corpo do hospedeiro. FIM DA LEGENDA.

71

  1. Leia o texto e observe as imagens.

Depois de mais um dia de trabalho no campo, Francisco resolveu parar em um rio para beber água. No entanto, ele não sabia que a água estava contaminada com resíduos de esgoto.

Veja o que aconteceu com Francisco.

Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em cinco quadros. Francisco, homem de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta azul e calça azul. Médica, mulher de cabelo cacheado preto, vestindo jaleco branco. Cientista, homem de cabelo curto preto, usando máscara protetora, vestindo jaleco branco. Quadro 1: Francisco segura um copo de água cheio coletado de um rio com liberação de esgoto. Quadro 2: Francisco está sentado no vaso com o rosto apreensivo. Quadro 3: Francisco está sentado em frente a uma mesa com o símbolo em cruz vermelha. À frente, a médica. Ele segura a barriga. Quadro 4: Cientista observa uma capsula por um microscópio. Quadro 5: Médica indica um cartaz ao Francisco. Sobre o cartaz há imagens e texto, acima o título “lombriga”. Fim da imagem.

Francisco ficou doente porque ingeriu, com a água contaminada do rio, ovos de um verme chamado lombriga. A lombriga é um animal invertebrado. As doenças causadas por vermes são chamadas de verminoses.

  1. Como essa doença é transmitida às pessoas?
  1. O que deve ser feito para evitar essa doença?

Boxe complementar:

Fique por dentro

Rimas e animais

César Obeid. São Paulo: Moderna, 2010.

Inspirado na literatura de cordel, o autor apresenta alguns animais e curiosidades sobre eles.

Fim do complemento.

72

CAPÍTULO 8. Nascimento dos animais

  1. Leia a notícia em voz alta, pesquise o significado das palavras que você não conhece e responda.

Iguaçu registra nascimento de três onças-pintadas

O Parque Nacional do Iguaçu e o Projeto Onças do Iguaçu não têm somente um, mas três motivos para comemorar. A equipe descobriu [...] que a onça Atiaia é mãe de três lindos filhotinhos que devem ter por volta de dois meses de idade. [...]

[…] Na Mata Atlântica, bioma no qual o parque está inserido, o animal está criticamente ameaçado com menos de 300 indivíduos em todo o bioma. […]

Como os filhotes ainda são muito vulneráveis, é essencial protegê-los. Para isso, o Projeto Onças de Iguaçu vai monitorar as onças e também já atua numa campanha sobre redução da velocidade dentro do Parque Nacional do Iguaçu para evitar atropelamentos. […]

[...] A equipe estuda o deslocamento, o comportamento, dieta das onças e monitora os animais por meio de armadilhas fotográficas. Também atua junto à comunidade levando e obtendo importantes informações para a convivência harmoniosa entre pessoas e onças.

Ramilla Rodrigues. Iguaçu registra nascimento de três onças-pintadas. Portal Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) , 7 ago. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/f82. Acesso em: 22 jun. 2021.

Imagem: Fotografia. Onça pintada andando sobre a areia com vegetação ao redor. Fim da imagem.

LEGENDA: Onça-pintada (Panthera onca, comprimento aproximado: 1,9 m). FIM DE LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Alguns animais, como as onças, são dependentes da mãe nos primeiros meses de vida. Você conhece outros animais que apresentam essa característica?
  1. Assim como as onças-pintadas, muitos animais passam por situações que ameaçam a vida deles. Pesquise animais que vivem situações como essas. Escreva em seu caderno quais são essas ameaças e como podem ser evitadas.

73

Os filhotes de alguns animais se desenvolvem dentro do corpo da mãe, como é o caso da onça-pintada e dos seres humanos. Esses animais são chamados vivíparos.

Outros animais nascem de ovos. A tartaruga e o pinguim são exemplos de animais que nascem dessa forma. Eles são animais ovíparos.

Imagem: Fotografia. Pasto com bezerros ao lado de uma vaca. Um deles está mamando. Fim da imagem.

LEGENDA: Vaca (Bos taurus, altura aproximada: 1,5 m) amamentando bezerro, instantes após dar à luz. A vaca é um animal vivíparo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pinguim preto e branco chocando um ovo. Fim da imagem.

LEGENDA: Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri, altura aproximada: 1 m) cuidando de ovo com filhote. O pinguim-imperador é um animal ovíparo. FIM DA LEGENDA.

Em algumas espécies de serpentes e de peixes, as fêmeas permanecem com os ovos dentro do corpo até o momento do nascimento dos filhotes. Esses animais são chamados ovovivíparos.

Imagem: Fotografia. Cobra longa marrom e cinza andando sobre terra desértica. Fim da imagem.

LEGENDA: A jiboia (Boa constrictor, comprimento aproximado: 2 m) é ovovivípara, ou seja, os ovos ficam dentro do corpo dela até o nascimento dos filhotes. FIM DA LEGENDA.

Os invertebrados se reproduzem de diferentes formas. Alguns conseguem gerar novos animais a partir do próprio corpo. Esse processo recebe o nome de brotamento.

Imagem: Ilustração. Esponja do mar adulta seguindo o ciclo de brotamento. Ao lado, sobre o corpo da esponja sai um broto em formação na lateral. Seta indica o broto no chão, indicando “o broto se solta do adulto e dá origem a uma nova esponja”. Ao lado, esponja grande indica “nova esponja”. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da reprodução de esponjas do mar por brotamento. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Fonte: CAMPBELL, N. A. et al. Biology. 11ª ed. Nova Iorque: Pearson, 2016.

74

Outros invertebrados, como a maioria dos insetos, nascem de ovos. Ao nascerem, alguns deles, como os besouros, as vespas e as borboletas, passam por grandes mudanças em um processo de metamorfose, em que os jovens não são iguais aos adultos.

  1. Usando uma tesoura com pontas arredondadas e com a ajuda de um adulto, recorte e cole nos espaços as figuras da página 139, que mostram as etapas de desenvolvimento de uma borboleta.
Imagem: Esquema. Fotografias com setas indicando o ciclo. As borboletas colocam os ovos nas folhas das plantas. Fotografia flor com folhas longas. Seta indica: Ovo. _____. Seta indica: Do ovo nasce uma lagarta, que precisa se alimentar bastante. Fotografia de uma lagarta preta, branca e amarela sobre uma folha. Seta indica: A lagarta se prepara para formar o casulo. _____  Seta indica: Casulo. Durante o processo de metamorfose, o corpo da lagarta passa por diversas mudanças até se transformar em borboleta. _____.  Seta indica: Dentro do casulo, a lagarta termina de se transformar em borboleta. _____. Seta indica: Depois de formada, a borboleta sai do casulo. fotografia. Fotografia de uma borboleta com asas amarelas e pretas saindo do casulo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

75

LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 7 e 8

  1. Leia as tirinhas e dê um título para cada uma delas.

    Título: _____

Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em três quadros. Quadro 1: lagarta feia indicando “eu era assim...”. Quadro 2: Borboleta com corpo de mulher indicando “e fiquei assim”. Quadro 3: Lagarta observa o cartaz indicando antes de depois da borboleta e mencionando sopão da lagarta, e diz “Uau!”. Atrás, uma barata diz “ei! Isso é propaganda enganosa!!”. Fim da imagem.

Título: _____

Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contado em seis quadros. Quadro 1: ovo rachando. Quadro 2: ovo quebrado com um pintinho. Quadro 3: pintinho olha para o nada. Quadro 4: pintinho se acha para dentro do ovo. Quadro 5: pintinho sai com um papel e diz “piu!”. Quadro 6: E ele conclui “tenho dificuldade em decorar minhas falas!”. Fim da imagem.
  1. Complete a frase com os nomes dos animais representados nas tirinhas.

    A _____ é um animal invertebrado, enquanto o _____ é um animal vertebrado.

  1. Quais características você considerou para classificar cada animal?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O desenvolvimento dos seres humanos é parecido com o das borboletas? Explique sua resposta.

    _____

  1. Os pintinhos e as borboletas nascem de ovos. E os seres humanos, onde se desenvolvem até o nascimento?

    _____

76

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 9

Neste capítulo, você vai agrupar animais de acordo com características comuns.

A lagartixa e a serpente pertencem ao mesmo grupo de animais?

CAPÍTULO 9. Classificando os animais

Classificar significa organizar de acordo com algum critério.

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Esquema. Quadro indica vertebrados com imagens de animais diversos: arara vermelha, sapo, coelho, peixe, tubarão, tartaruga, jacaré, salamandra, gato e tucano. Abaixo, setas indicam grupos: sapo e salamandra; peixe e tubarão; coelho e gato; jacaré e tartaruga; arara vermelha e tucano. Fim da imagem.

LEGENDA: Exemplos de animais vertebrados. (Imagem sem escala.). FIM DA LEGENDA.

  1. Por que o sapo e a salamandra estão no mesmo grupo?

    _____

  1. Por que o peixe-beta e o tubarão estão no mesmo grupo?

    _____

  1. Por que o coelho e o gato estão no mesmo grupo?

    _____

  1. Por que a tartaruga e o crocodilo estão no mesmo grupo?

    _____

  1. Por que o tucano e a arara estão no mesmo grupo?

    _____

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Os animais vertebrados são diferentes uns dos outros. Eles podem ser classificados em cinco grupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Vamos conhecer as características desses grupos e, ao término deste estudo, você vai rever as hipóteses que escreveu na página anterior.

Peixes

Os peixes são animais aquáticos. A respiração da maioria deles é feita pelas brânquias.

Muitos peixes têm o esqueleto composto de ossos. Outros, como os tubarões e as raias, têm o esqueleto formado de cartilagem. A cartilagem é uma estrutura mais flexível que o osso.

Em geral, o corpo dos peixes é revestido por escamas.

Imagem: Fotografia. Peixe com escamas brancas, amarelas e azuis. Destaque de brânquias abertas entre a cabeça e o tronco. Fim da imagem.

LEGENDA: Peixe com cavidade aberta, em que se destacam as brânquias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Peixe cinza com escamas destacadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Observe no detalhe as escamas de um salmão (Oncorhynchus tshawytscha, comprimento aproximado: 90 cm). FIM DA LEGENDA.

  1. Observe nas imagens o esqueleto do atum e o esqueleto do tubarão. Identifique com setas o crânio e a coluna vertebral desses animais.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia do esqueleto de atum e o esqueleto de um tubarão. Fim da imagem.

78

Anfíbios

Sapos, rãs, pererecas, cobras-cegas e salamandras são exemplos de anfíbios.

Diversos anfíbios passam por metamorfose. Além de apresentarem mudanças na forma e na estrutura do corpo, os animais que passam por metamorfose também podem apresentar mudanças de hábitos durante a vida.

Os sapos, por exemplo, ao nascerem dos ovos, são animais aquáticos e respiram por brânquias. Nesse momento, recebem o nome de girinos.

Aos poucos, o girino se transforma em um sapo adulto. Quando adultos, os sapos são terrestres e respiram pelos pulmões e pela pele, que é úmida.

  1. Observe as fases da metamorfose do sapo e complete as legendas.
Imagem: Fotografia. Cobra cega preta pelo gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: Cobra-cega (Siphonops annulatus, comprimento aproximado: 30 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Salamandra preta e amarela sobre o gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: Salamandra (Salamandra salamandra, comprimento aproximado: 20 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Ciclo do sapo. Ovos de sapo no interior da água. Seta indica girino com calda nadando. Seta indica girino com calda grande e patas pequenas. Seta indica girino com calda pequena e patas longas sobre uma folha. Seta indica sapo jovem pequeno sobre o gramado. Seta indica sapos grandes em uma pedra. Fim da imagem.

79

Répteis

A maioria dos répteis respira por pulmões e é terrestre. Alguns répteis, como as tartarugas marinhas, passam a maior parte da vida dentro da água.

O corpo dos répteis pode ser revestido por escamas, placas duras ou carapaça. O jacaré tem o corpo revestido por placas duras. O camaleão tem o corpo revestido por escamas e a tartaruga, por carapaça.

  1. Observe as imagens dos répteis e os tipos de revestimento do corpo de cada um e responda.
Imagem: 1. Fotografia. Jacaré com placas duras quadradas por todo o corpo. 2. Destaque para as placas duras. Fim da imagem.

LEGENDA: 1. Jacaré (Caiman crocodilus, comprimento aproximado: 1,8 m). 2. Placas duras. FIM DA LEGENDA.

Imagem: 1. Fotografia de uma tarturaga. 2. Destaque para a carapaça formada por hexagonos em tons de marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: 1. Jabuti (Chelonoidis carbonaria, comprimento aproximado: 30 cm). 2. Carapaça. FIM DA LEGENDA.

Imagem: 1. Fotografia de uma lagartiza. 2. Fotografia de uma cobra. 3. Destaque para escamas. Fim da imagem.

LEGENDA: 1. Lagartixa (Hemidactylus mabouia, comprimento aproximado: 13 cm). 2. Cascavel (Crotalus atrox, comprimento aproximado: 1,6 m). 3. Escamas. FIM DA LEGENDA.

  1. Agrupe esses animais de acordo com o revestimento do corpo.

    _____

  1. Agrupe esses animais de acordo com a presença ou a ausência de pernas.

    _____

80

  1. Marque o animal que não pertence ao grupo dos répteis e complete a frase justificando sua escolha.

Coluna 1

Imagem: Fotografia. Jacaré verde sobre a areia com a boca aberta. Fim da imagem.

LEGENDA: Jacaré (Caiman latirostris, comprimento aproximado: 2 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Lagarto verde longo sobre a areia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lagarto (Ameiva ameiva, comprimento aproximado: 40 cm). FIM DA LEGENDA.

Coluna 2

Imagem: Fotografia. Tartaruga marinha em alto mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Tartaruga marinha (Chelonia mydas, comprimento aproximado da carapaça: 80 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Salamandra preta com manchas brancas. Sobre a grama. Fim da imagem.

LEGENDA: Salamandra (Ambystoma opacum, comprimento aproximado: 8 cm). FIM DA LEGENDA.

O animal que não pertence a esse grupo é _____ porque _____ .

  1. No local em que vive, você já identificou alguns animais pertencentes aos grupos dos peixes, dos anfíbios ou dos répteis? Se sim, indique o nome desses animais.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Peixes

Anfíbios

Répteis

_____

_____

_____

81

Boxe complementar:

Quero saber!

Qual é a diferença entre animal venenoso e animal peçonhento?

Animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não têm uma estrutura para introduzir o veneno na vítima, como dentes ou ferrões. Podem provocar envenenamento de diferentes maneiras.

Animais peçonhentos introduzem o veneno na vítima por meio de alguma estrutura, como dentes ocos.

Imagem: Ilustração. Sapo marrom destacando a área superior do seu corpo destacada em tom mais claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de sapo venenoso. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Cobra com um rato na boca injetando veneno com as presas. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de serpente peçonhenta injetando veneno através de dentes ocos. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Sapo marrom sendo apertado por uma mão. Fim da imagem.

LEGENDA: Uma das formas de provocar envenenamento por esses sapos é a compressão da estrutura com veneno. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Fonte: CAMPBELL, N. A. et al. Biology. 11ª ed. Nova Iorque: Pearson, 2016.

Acidentes com cachorros que mordem sapos venenosos são comuns. Em caso de intoxicação, o cão deve ser levado imediatamente a uma clínica veterinária.

No caso de acidentes com serpentes peçonhentas, é aconselhável adotar os seguintes procedimentos:

  • lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
  • hidratar a vítima com água;
  • elevar o local afetado;
  • levar a vítima imediatamente ao posto de saúde mais próximo.

Fim do complemento.

82

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 9

  1. Observe o corpo dos animais abaixo e responda.
Imagem: Ilustração. Serpente verde enrolada destacando as vertebras. Fim da imagem.

LEGENDA: Serpente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Lagartixa destacando as vertebras. Fim da imagem.

LEGENDA: Lagartixa. FIM DA LEGENDA.

Observação:

(Imagens sem escala; cores fantasia.)

Fim da observação.

  1. Esses animais são:

    ( ) vertebrados.

    ( ) invertebrados.

  1. Um estudante afirmou que esses animais pertencem ao grupo dos répteis. Você concorda com a afirmação dele?

    _____

  1. Como cada um desses animais se locomove?

    _____

  1. É possível encontrar animais em ambientes aquáticos e em ambientes terrestres. Observe as imagens e responda.
Imagem: Ilustração. Fundo do mar com peixe, polvo e uma tartaruga. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Pássaro amarelo com a cabeça preta e asas marrons, pendurado em um galho. Sobre o campo há um tatu e uma borboleta. Fim da imagem.

Observação:

(Imagens sem escala; cores fantasia.)

Fim da observação.

83

  1. Em alguns museus, os animais são organizados de acordo com suas características. Observe como este museu organizou os animais em uma de suas salas e responda.
Imagem: Fotografia. Destaque de animais entalhados sobre estantes de vidro em destaque. Acima da estante, quadro com o esqueleto do animal destacado. O primeiro possui peixes diversos com destaque o esqueleto de um peixe espada. O segundo possui sapos com destaque de esqueleto de um sapo. O terceiro com serpente e tartaruga com destaque de esqueleto de uma tartaruga. Fim da imagem.
  1. Os animais expostos nessa sala do museu são vertebrados ou invertebrados? Explique.

    _____

  1. A que grupo pertencem os animais expostos em cada espaço?

    Espaço azul:

    _____

    Espaço verde:

    _____

    Espaço amarelo:

    _____

  1. Em sua opinião, qual é a importância de museus como esse?

    _____

84

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 10

Neste capítulo, você vai agrupar animais de acordo com características comuns.

Um morcego e uma arara podem ser classificados no mesmo grupo de vertebrados?

CAPÍTULO 10. Aves e mamíferos

  1. Leia o texto em voz alta e responda.

    A raposa e a cegonha

    Era uma vez uma raposa e uma cegonha.

    Um dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e serviu-lhe sopa. Mas a sopa foi servida em dois pratos rasos. A cegonha, coitada, não conseguiu tomar nem um pouquinho da sopa. Voltou para casa com fome.

    A cegonha teve, então, uma ideia. No dia seguinte, convidou a raposa para jantar em sua casa. Também serviu sopa, mas em duas compridas jarras de vidro.

    Dessa vez, quem não conseguiu tomar nada foi a raposa. Ela voltou para casa morrendo de fome e arrependida do que havia feito à cegonha.

    FONTE: Texto adaptado pelos autores para fins didáticos, baseado na fábula A raposa e a cegonha , criada por Esopo.

Imagem: Ilustração. Floresta aberta com uma raposa e uma garça. Estão em frente a dois tubos de ensaio com líquido amarelo borbulhante. Fim da imagem.

85

Aves

A cegonha e a raposa da fábula alimentam-se de formas diferentes. Você já notou que as aves têm bicos de diversos formatos?

  1. Observe o bico destas aves e ligue-as ao tipo de alimento mais adequado para cada uma delas.

Coluna 1

Imagem: 1. Fotografia de um arara azul pousada em um galho. Fim da imagem.

LEGENDA: Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus, comprimento aproximado: 1 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: 2. Fotografia de um pássaro azul pousado em um galho. Fim da imagem.

LEGENDA: Pica-peixe (Alcedo atthis, comprimento aproximado: 17 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: 3. Fotografia de um beija flor verde voando. Fim da imagem.

LEGENDA: Beija-flor-de-bico-largo (Cynanthus latirostris, comprimento aproximado: 10 cm). FIM DA LEGENDA.

Coluna 2

Imagem: A. Fotografia de uma flor branca e vermelha. Fim da imagem.

LEGENDA: Flor brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida, comprimento aproximado da flor: 2,5 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografua de coquinhos alaranjados e verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: Frutos de palmeira (Areca catechu, comprimento aproximado do fruto: 4 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: C. Fotografia de um peixe. Fim da imagem.

LEGENDA: Carpa-capim (Ctenopharyngodon idella, comprimento aproximado: 75 cm).FIM DA LEGENDA.

O tipo de alimento adequado a uma ave depende, na maioria das vezes, do formato do bico.

Assim, as aves que têm bicos longos podem se alimentar do néctar das flores. Já as que têm bicos curtos e fortes conseguem comer sementes ou frutos duros. Algumas aves aquáticas têm bicos longos que possibilitam capturar peixes e outros animais dentro da água.

Glossário:

Néctar : líquido açucarado produzido pelas flores.

Fim do glossário.

86

As asas são estruturas que possibilitam o voo das aves. Além das asas, as aves que voam também têm ossos muito leves.

A maioria das aves é terrestre e tem o corpo recoberto por penas. As penas auxiliam no voo e ajudam a aquecer o corpo do animal.

Algumas aves são aquáticas, como os marrecos, os patos e os gansos. Elas produzem um óleo e, com o bico, espalham esse óleo sobre as penas. Dessa forma, as penas não ficam encharcadas, e essas aves não afundam.

  1. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. A: Marreco-hotentote marrom com bico preto cabeça amarela e marrom, ao lado do rio.  Fim da imagem.
Imagem: B: Marreco sobre a água com o bico nas costas, próximo às asas. Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: O marreco-hotentote (Anas hottentota, comprimento aproximado: 30 cm) tem penas de coloração marrom e bico azul. Alimenta-se de plantas e invertebrados aquáticos. FIM DA LEGENDA.

  1. Na imagem B, o marreco está fazendo algo que o ajuda a ficar na água. O que ele está fazendo?

    _____

  1. Por que ele faz isso?

    _____

87

  1. O pinguim é uma ave que não voa e passa parte do tempo na água. Já o carcará é uma ave voadora. O corpo desses animais é diferente. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Pinguim sobre a neve com as asas abertas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pinguim (Pygoscelis papua, altura aproximada: 75 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Carcará, gavião com as asas abertas, possui asas e cabeça preta e corpo marrom e amarelo com o rosto laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Carcará (Caracara plancus, comprimento aproximado da cabeça à cauda: 50 cm). FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são as diferenças entre as asas do pinguim e as asas do carcará?

    _____

  1. A função das asas do pinguim é a mesma que a das asas do carcará? Explique sua resposta.

    _____

  1. Além das asas, quais são as principais características que possibilitam o voo do carcará?

    _____

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Pesquise o nome de uma ave comum no lugar onde você vive, escreva suas características e desenhe-a.

    _____

88

Atividade prática

As aves e as vidraças: como ajudar?

Em muitas construções, incluindo moradias, existem vidraças que podem desorientar as aves. Nesse caso, as aves acabam batendo nos vidros durante o voo e podem se machucar ou até mesmo morrer.

Vamos conhecer uma forma de ajudar as aves a evitar esse tipo de problema.

Do que vocês vão precisar

Observação

ATENÇÃO

Peça a ajuda de um adulto para colar o contorno das aves na vidraça.

Fim da observação.

  1. Desenhe em cartolina ou papel-cartão o contorno de alguns tipos de ave considerados predadores, ou seja, que costumam caçar outras aves. O gavião e o falcão são alguns exemplos de predadores. O objetivo é que, ao ver a imagem desses predadores, as aves se assustem e desviem o caminho delas, evitando uma possível colisão com o vidro.

Glossário:

Colisão : batida.

Fim do glossário.

  1. Recorte os contornos que você desenhou e peça para um adulto colar com fita adesiva em locais envidraçados que possam representar perigo para as aves. Pode ser na escola, na sua moradia ou em outros locais, desde que tenha a autorização do proprietário.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conhecia essa situação de risco enfrentada por algumas aves?
Imagem: Fotografia. Destaque de passarela com duas faixas de vidros retangulares com adesivos no centro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Exemplo de fachada envidraçada com adesivos feitos para evitar que aves colidam com o vidro e se machuquem. FIM DA LEGENDA.

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Mamíferos

Os mamíferos são animais que também fazem parte do grupo dos vertebrados.

  1. Aníbal fez uma pesquisa escolar sobre animais. Observe os animais que ele pesquisou e assinale com um X as imagens de mamíferos.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, sorrindo. Está vestindo camiseta azul e calça amarela, segurando um caderno e um estojo com a mão direita. Com a esquerda, segura um quadro rosa com fotos e especificações. 
Fotografia 1. Foca marrom sobre a neve. LEGENDA: Foca (Leptonychotes weddellii, comprimento aproximado: 2,5 m). FIM DA LEGENDA. 
Fotografia 2. Morcego com asas azuis e cabeça laranja. LEGENDA: Morcego (Pteropus vampyrus, comprimento aproximado da envergadura: 1,80 m). FIM DA LEGENDA. 
Fotografia 3. Um suricata sobre uma pedra. LEGENDA: Suricata (Suricata suricatta, altura aproximada: 30 cm). FIM DA LEGENDA. 
Fotografia 4. Uma mulher amamentando um menino sobre o gramado. LEGENDA: Ser humano (Homo sapiens, altura aproximada quando adulto: 1,70 m). FIM DA LEGENDA. 
Fotografia 5. Cágado com carapaça dura marrom, está em uma pedra. LEGENDA: Cágado (Podocnemis unifilis, comprimento aproximado: 55 cm). FIM DA LEGENDA. 
Fotografia 6. Uma anta adulta e uma anta filhote em um gramado. LEGENDA: Anta (Tapirus terrestris, comprimento aproximado: 1,50 m). FIM DA LEGENDA. 
Fotografia 7. Uma Suçuarana em campo. LEGENDA: Suçuarana (Puma concolor, comprimento aproximado sem a cauda: 1,40 m). FIM DA LEGENDA. 
Fotografia 8. Uma ema em um campo aberto. LEGENDA: Ema (Rhea americana, altura aproximada: 1,50 m). FIM DA LEGENDA. Fim da imagem.

90

  1. Leia as hipóteses de Aníbal sobre as características dos animais mamíferos.

A) Só os mamíferos têm quatro patas.

B) Só os mamíferos alimentam seus filhotes com leite.

C) Nenhum mamífero pode voar.

D) A maioria dos mamíferos possui pelos que mantêm seu corpo aquecido.

E) Nenhum mamífero sabe nadar.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Um filhote de ovelha se amamentando na mãe em um campo. Fim da imagem.

LEGENDA: Filhote de ovelha (gênero Ovis, altura aproximada quando adulto: 80 cm) mamando. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Filhote de leão marinho em pedras se amamentando na mãe. Fim da imagem.

LEGENDA: Filhote de leão-marinho (Arctocephalus pusillus, comprimento aproximado do adulto: 1,7 m) mamando. FIM DA LEGENDA.

O corpo da maioria dos mamíferos é recoberto por pelos, que protegem e mantêm o animal aquecido.

Imagem: Fotografia. Onça pintada deitada em uma árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Os pelos da onça-pintada (Panthera onca, comprimento aproximado: 1,9 m) mantêm seu corpo aquecido. FIM DA LEGENDA.

91

Imagem: Fotografia. Destaque de um peixe boi nadando no fundo do mar. Fim da imagem.

LEGENDA: O peixe-boi (gênero Trichechus, comprimento aproximado: 3 m), assim como outros mamíferos, tem uma camada de gordura embaixo da pele que ajuda a manter o corpo aquecido. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Visita virtual pelo Museu de Zoologia da USP

Disponível em: http://fdnc.io/f8j. Acesso em: 17 mar. 2021.

Nesse passeio virtual, em cada área do museu é encontrado um ícone com informações sobre o exemplar exposto.

Fim do complemento.

Onde vivem os mamíferos?

Os mamíferos podem viver em ambientes terrestres e aquáticos.

Os mamíferos terrestres utilizam as pernas para se locomover no solo ou usam as asas para voar. Os mamíferos que vivem em ambientes aquáticos, como a baleia, a foca e o peixe-boi, nadam para se locomover.

Imagem: Fotografia. Morcego marrom com as asas abertas. Fim da imagem.

LEGENDA: O morcego ( Pteropus vampyrus, comprimento aproximado da envergadura: 1,8 m) é um mamífero terrestre, tem asas e pode se locomover voando. FIM DA LEGENDA

  1. Retome as informações das atividades 6 (página 89) e 7(página 90) e responda.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Você mudaria a resposta da atividade 6? Se mudasse, o que alteraria nela?
    1. Você considerou a frase “nenhum mamífero pode voar” verdadeira ou falsa? Por quê?

      _____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Vocês já observaram os animais que existem próximos ao local em que vocês vivem? Que tal observá-los e tentar classificá-los?
  1. Anotem o nome dos animais encontrados e pesquisem como eles vivem. A que grupos estudados pertencem esses animais?

92

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 10

  1. Um estudante disse que o morcego e o pássaro pertencem ao grupo das aves. Você concorda com ele? Justifique sua resposta.

    _____

Imagem: Fotografia. Morcego cinza voando sobre o céu. Fim da imagem.

LEGENDA: Morcego (Pipistrellus pipistrellus, comprimento aproximado da envergadura: 20 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pássaro preto com a parte inferior do tronco branca, está sobre a terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Pássaro (Copsychus saularis, comprimento aproximado: 20 cm). FIM DA LEGENDA.

  1. Baleias, golfinhos, peixes e tartarugas são exemplos de animais que vivem no ambiente aquático, porém esses animais não pertencem ao mesmo grupo de vertebrados.
    1. Quais pertencem ao grupo dos mamíferos?

      _____

    1. Qual é a principal característica dos mamíferos?

      _____

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Ciências em contexto

Grupos de animais

Na natureza, existe uma variedade enorme de animais. Cada espécie tem características próprias, como cor, tamanho, tipo de alimentação, ambiente em que vive, entre outras. Os animais podem se locomover de diversas formas, como andar, nadar, saltar, voar, rastejar. Há também os animais que não se locomovem.

Com base nas características dos animais, os cientistas podem classificá-los em diferentes grupos. Dessa forma, facilitam a compreensão sobre a diversidade de seres vivos existentes no planeta.

  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em três quadros. Homem de cabelo curto e barba longa branca, está de chapéu preto, vestindo camiseta branca, calça preta e casaco verde. Ao redor há animais em floresta. Quadro 1: ele diz “os seres semelhantes foram grupos”, olhando para pássaros unidos e mamíferos unidos ao outro lado. Quadro 2: Ele continua “e esses grupos são agrupados em grupos maiores!”. Quadro 3: E conclui “e os grupos maiores se juntam em grupos maiores ainda até formarem um só grupo com todos os seres!”. Ao redor os animais estão espalhados. Fim da imagem.
  1. Sobre o que o personagem dos quadrinhos está falando?

    _____

  1. Em sua opinião, por que é importante classificar os animais em grupos?

    _____

94

VAMOS RETOMAR

  1. Reveja as hipóteses que você levantou na página 76 sobre os grupos de animais e responda.
    1. Complete o quadro com os cinco grupos de vertebrados estudados e classifique os animais da página 76 em seu respectivo grupo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Grupo

Animais

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_____

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_____

  1. Explique os critérios que utilizou para essa classificação.

    _____

  1. De acordo com o que estudou nesta unidade, como os seres humanos se classificam em relação aos seguintes itens:
    1. Presença de crânio e coluna vertebral.

      _____

    1. Tipo de desenvolvimento em que o filhote fica dentro do corpo da mãe até o nascimento.

      _____

    1. Mamam quando filhotes e têm o corpo revestido por pelos.

      _____

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Mão na massa

A mascote da escola

Você sabia que, em algumas escolas, ter uma mascote é uma tradição antiga? Veja alguns exemplos e tente descobrir por que essas mascotes foram as escolhidas de cada escola.

Glossário:

Mascote : animal, objeto ou pessoa que representa uma instituição, como um time, uma escola ou um grupo de amigos.

Fim do glossário.

Sua turma já tem uma mascote? Que tal organizar um concurso para selecionar um animal típico do local em que você vive e criar uma mascote para a turma?

Imagem: Ilustração. Mascostes em símbolos. Faixa dizendo “escola Dorival costa” com um pássaro acima.  Fim da imagem.
Imagem: Círculo de brasão dizendo Escola Heloísa Inácio com um bicho preguiça pendurado em um galho.  Fim da imagem.
Imagem: Brasão dizendo “Escola Rosana Alves” com um gato laranja deitado. Fim da imagem.

LEGENDA: Exemplos de mascotes. (Imagens sem escala; cores fantasia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Como fazer

  1. Pesquisem informações sobre os animais típicos do local em que vocês moram. Conversem com adultos de seu convívio e perguntem sobre os animais comuns na região.
  1. Façam uma lista dos animais pesquisados e investiguem as características de cada um. Eles são caçadores? Do que se alimentam? Como se protegem de predadores? Movimentam-se devagar ou rápido? Têm cores chamativas?
  1. Escolham um dos animais da lista para ser a mascote da turma e pensem em um apelido para ela. Por exemplo, a mascote do Brasil na Copa do Mundo de 2014, um tatu-bola-da-caatinga, recebeu o apelido Fuleco.

    Nome do animal: _____

    Apelido: _____

  1. Compartilhem com toda a turma o nome do animal escolhido por seu grupo e o apelido que deram a ele. Depois, façam uma votação e escolham uma mascote para a turma, indicando o motivo da escolha.
  1. Façam um cartaz com um desenho e as informações sobre a mascote e colem-no na porta da sala de aula.
Imagem: Ilustração. Tatu-bola amarelo com cabeça azul, vestindo camiseta branca e calça verde. Está segurando uma bola de futebol. Fim da imagem.

LEGENDA: O apelido Fuleco foi criado pela mistura das palavras “futebol” e “ecologia”. FIM DA LEGENDA.