66
UNIDADE 3 . Animais
LEGENDA: Representação artística de diversos animais. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
67
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Você conhece os animais representados na imagem? Conte para a turma o que sabe sobre eles.
- Quais são as diferenças que você nota entre esses animais?
Fim do complemento.
68
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 7 e 8
Nestes capítulos, você vai descrever características relacionadas ao desenvolvimento de diferentes animais.
Todos os animais se desenvolvem da mesma forma?
CAPÍTULO 7. Conhecendo alguns animais
Observe estes personagens do desenho animado Bob Esponja, que se passa no fundo do mar.
LEGENDA: Bob Esponja. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sandy Bochechas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Gary. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Patrick Estrela. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lula Molusco. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Seu Siriguejo. FIM DA LEGENDA.
- Cada personagem representa um animal da natureza. Você conhece esses animais?
69
- Observe as imagens dos animais reais que foram representados no desenho animado Bob Esponja.
LEGENDA: Esponja (Aplysina fistularis, altura aproximada: 40 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Esquilo (Sciurus carolinensis, comprimento aproximado sem a cauda: 25 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caramujo marinho (Malea pomum, comprimento aproximado da concha: 7 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estrela-do-mar (Fromia nodosa, diâmetro aproximado: 10 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Polvo (Octopus vulgaris, comprimento aproximado: 1,4 m). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caranguejo aratu-vermelho (Goniopsis cruentata, largura aproximada da carapaça: 6 cm). FIM DA LEGENDA.
- Agora, compare cada imagem à representação do animal no desenho animado. Converse com os colegas e o professor sobre as diferenças e as semelhanças observadas.
- Um desses animais é diferente dos demais em relação ao esqueleto. Converse com os colegas e procure descobrir qual é esse animal e por que ele é diferente.
Para os cientistas, a presença do crânio e da coluna vertebral é uma característica muito importante para diferenciar os animais. Por isso, eles organizam os animais em dois grandes grupos: vertebrados e invertebrados.
Os animais vertebrados têm crânio e coluna vertebral. A coluna vertebral é formada por vértebras. Os animais invertebrados não têm crânio nem coluna vertebral.
LEGENDA: Esqueleto de um sapo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Modelo de esqueleto de ser humano. FIM DA LEGENDA.
70
Os animais invertebrados podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
Alguns animais invertebrados, como as minhocas, são importantes para a agricultura.
LEGENDA: As minhocas (Eisenia fetida, comprimento aproximado: 12 cm) cavam buracos. Seu comportamento é importante porque elas adubam e arejam o solo. FIM DA LEGENDA.
Os insetos compõem um grande grupo de invertebrados. Alguns deles, como as abelhas, participam da reprodução das plantas; outros insetos, como é o caso de alguns mosquitos, são transmissores de doenças.
LEGENDA: As abelhas jataí (Tetragonisca angustula, comprimento aproximado: 4 mm) participam da polinização das flores. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika ( Aedes aegypti, comprimento aproximado: 8 mm). Para evitar essas doenças, devemos remover ou tampar os locais com água parada, pois é onde o mosquito se reproduz. FIM DA LEGENDA.
Há animais invertebrados que vivem sobre o corpo de outros animais; é o caso do carrapato. Outros, ainda, como a solitária, vivem no interior do corpo de outros animais.
LEGENDA: O carrapato (Ixodes ricinus, comprimento aproximado: 4 mm) alimenta-se do sangue de outros animais. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A solitária (Taenia saginata, comprimento aproximado: 4 m) pode viver no intestino de alguns animais. A imagem mostra um animal morto, que está fora do corpo do hospedeiro. FIM DA LEGENDA.
71
- Leia o texto e observe as imagens.
Depois de mais um dia de trabalho no campo, Francisco resolveu parar em um rio para beber água. No entanto, ele não sabia que a água estava contaminada com resíduos de esgoto.
Veja o que aconteceu com Francisco.
Francisco ficou doente porque ingeriu, com a água contaminada do rio, ovos de um verme chamado lombriga. A lombriga é um animal invertebrado. As doenças causadas por vermes são chamadas de verminoses.
- Pesquise informações sobre a verminose causada pela lombriga e registre no caderno.
- Como essa doença é transmitida às pessoas?
- O que deve ser feito para evitar essa doença?
Boxe complementar:
Fique por dentro
Rimas e animais
César Obeid. São Paulo: Moderna, 2010.
Inspirado na literatura de cordel, o autor apresenta alguns animais e curiosidades sobre eles.
Fim do complemento.
72
CAPÍTULO 8. Nascimento dos animais
- Leia a notícia em voz alta, pesquise o significado das palavras que você não conhece e responda.
Iguaçu registra nascimento de três onças-pintadas
O Parque Nacional do Iguaçu e o Projeto Onças do Iguaçu não têm somente um, mas três motivos para comemorar. A equipe descobriu [...] que a onça Atiaia é mãe de três lindos filhotinhos que devem ter por volta de dois meses de idade. [...]
[…] Na Mata Atlântica, bioma no qual o parque está inserido, o animal está criticamente ameaçado com menos de 300 indivíduos em todo o bioma. […]
Como os filhotes ainda são muito vulneráveis, é essencial protegê-los. Para isso, o Projeto Onças de Iguaçu vai monitorar as onças e também já atua numa campanha sobre redução da velocidade dentro do Parque Nacional do Iguaçu para evitar atropelamentos. […]
[...] A equipe estuda o deslocamento, o comportamento, dieta das onças e monitora os animais por meio de armadilhas fotográficas. Também atua junto à comunidade levando e obtendo importantes informações para a convivência harmoniosa entre pessoas e onças.
Ramilla Rodrigues. Iguaçu registra nascimento de três onças-pintadas. Portal Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) , 7 ago. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/f82. Acesso em: 22 jun. 2021.
LEGENDA: Onça-pintada (Panthera onca, comprimento aproximado: 1,9 m). FIM DE LEGENDA.
- Alguns animais, como as onças, são dependentes da mãe nos primeiros meses de vida. Você conhece outros animais que apresentam essa característica?
- Assim como as onças-pintadas, muitos animais passam por situações que ameaçam a vida deles. Pesquise animais que vivem situações como essas. Escreva em seu caderno quais são essas ameaças e como podem ser evitadas.
73
Os filhotes de alguns animais se desenvolvem dentro do corpo da mãe, como é o caso da onça-pintada e dos seres humanos. Esses animais são chamados vivíparos.
Outros animais nascem de ovos. A tartaruga e o pinguim são exemplos de animais que nascem dessa forma. Eles são animais ovíparos.
LEGENDA: Vaca (Bos taurus, altura aproximada: 1,5 m) amamentando bezerro, instantes após dar à luz. A vaca é um animal vivíparo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri, altura aproximada: 1 m) cuidando de ovo com filhote. O pinguim-imperador é um animal ovíparo. FIM DA LEGENDA.
Em algumas espécies de serpentes e de peixes, as fêmeas permanecem com os ovos dentro do corpo até o momento do nascimento dos filhotes. Esses animais são chamados ovovivíparos.
LEGENDA: A jiboia (Boa constrictor, comprimento aproximado: 2 m) é ovovivípara, ou seja, os ovos ficam dentro do corpo dela até o nascimento dos filhotes. FIM DA LEGENDA.
Os invertebrados se reproduzem de diferentes formas. Alguns conseguem gerar novos animais a partir do próprio corpo. Esse processo recebe o nome de brotamento.
LEGENDA: Representação esquemática da reprodução de esponjas do mar por brotamento. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Fonte: CAMPBELL, N. A. et al. Biology. 11ª ed. Nova Iorque: Pearson, 2016.
74
Outros invertebrados, como a maioria dos insetos, nascem de ovos. Ao nascerem, alguns deles, como os besouros, as vespas e as borboletas, passam por grandes mudanças em um processo de metamorfose, em que os jovens não são iguais aos adultos.
- Usando uma tesoura com pontas arredondadas e com a ajuda de um adulto, recorte e cole nos espaços as figuras da página 139, que mostram as etapas de desenvolvimento de uma borboleta.
- Com suas palavras, explique a um colega as transformações pelas quais uma borboleta passa ao longo da vida dela.
75
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 7 e 8
- Leia as tirinhas e dê um título para cada uma delas.
Título: _____
Título: _____
- Complete a frase com os nomes dos animais representados nas tirinhas.
A _____ é um animal invertebrado, enquanto o _____ é um animal vertebrado.
- Quais características você considerou para classificar cada animal?
_____
- O desenvolvimento dos seres humanos é parecido com o das borboletas? Explique sua resposta.
_____
- Os pintinhos e as borboletas nascem de ovos. E os seres humanos, onde se desenvolvem até o nascimento?
_____
76
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 9
Neste capítulo, você vai agrupar animais de acordo com características comuns.
A lagartixa e a serpente pertencem ao mesmo grupo de animais?
CAPÍTULO 9. Classificando os animais
Classificar significa organizar de acordo com algum critério.
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Exemplos de animais vertebrados. (Imagem sem escala.). FIM DA LEGENDA.
- Os animais do quadro superior foram agrupados de acordo com determinados critérios, formando cinco grupos. Responda às questões escrevendo os critérios que foram utilizados, em sua opinião, em cada situação.
- Por que o sapo e a salamandra estão no mesmo grupo?
_____
- Por que o peixe-beta e o tubarão estão no mesmo grupo?
_____
- Por que o coelho e o gato estão no mesmo grupo?
_____
- Por que a tartaruga e o crocodilo estão no mesmo grupo?
_____
- Por que o tucano e a arara estão no mesmo grupo?
_____
77
Os animais vertebrados são diferentes uns dos outros. Eles podem ser classificados em cinco grupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Vamos conhecer as características desses grupos e, ao término deste estudo, você vai rever as hipóteses que escreveu na página anterior.
Peixes
Os peixes são animais aquáticos. A respiração da maioria deles é feita pelas brânquias.
Muitos peixes têm o esqueleto composto de ossos. Outros, como os tubarões e as raias, têm o esqueleto formado de cartilagem. A cartilagem é uma estrutura mais flexível que o osso.
Em geral, o corpo dos peixes é revestido por escamas.
LEGENDA: Peixe com cavidade aberta, em que se destacam as brânquias. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Observe no detalhe as escamas de um salmão (Oncorhynchus tshawytscha, comprimento aproximado: 90 cm). FIM DA LEGENDA.
- Observe nas imagens o esqueleto do atum e o esqueleto do tubarão. Identifique com setas o crânio e a coluna vertebral desses animais.
- As escamas do atum e do tubarão também são diferentes. Pesquise e compartilhe com os colegas a diferença entre elas.
78
Anfíbios
Sapos, rãs, pererecas, cobras-cegas e salamandras são exemplos de anfíbios.
Diversos anfíbios passam por metamorfose. Além de apresentarem mudanças na forma e na estrutura do corpo, os animais que passam por metamorfose também podem apresentar mudanças de hábitos durante a vida.
Os sapos, por exemplo, ao nascerem dos ovos, são animais aquáticos e respiram por brânquias. Nesse momento, recebem o nome de girinos.
Aos poucos, o girino se transforma em um sapo adulto. Quando adultos, os sapos são terrestres e respiram pelos pulmões e pela pele, que é úmida.
- Observe as fases da metamorfose do sapo e complete as legendas.
LEGENDA: Cobra-cega (Siphonops annulatus, comprimento aproximado: 30 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Salamandra (Salamandra salamandra, comprimento aproximado: 20 cm). FIM DA LEGENDA.
- Utilizando as legendas, escreva um texto que explique as mudanças pelas quais o sapo passa desde que nasce até ficar adulto.
79
Répteis
A maioria dos répteis respira por pulmões e é terrestre. Alguns répteis, como as tartarugas marinhas, passam a maior parte da vida dentro da água.
O corpo dos répteis pode ser revestido por escamas, placas duras ou carapaça. O jacaré tem o corpo revestido por placas duras. O camaleão tem o corpo revestido por escamas e a tartaruga, por carapaça.
- Observe as imagens dos répteis e os tipos de revestimento do corpo de cada um e responda.
LEGENDA: 1. Jacaré (Caiman crocodilus, comprimento aproximado: 1,8 m). 2. Placas duras. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1. Jabuti (Chelonoidis carbonaria, comprimento aproximado: 30 cm). 2. Carapaça. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1. Lagartixa (Hemidactylus mabouia, comprimento aproximado: 13 cm). 2. Cascavel (Crotalus atrox, comprimento aproximado: 1,6 m). 3. Escamas. FIM DA LEGENDA.
- Agrupe esses animais de acordo com o revestimento do corpo.
_____
- Agrupe esses animais de acordo com a presença ou a ausência de pernas.
_____
80
- Marque o animal que não pertence ao grupo dos répteis e complete a frase justificando sua escolha.
Coluna 1
LEGENDA: Jacaré (Caiman latirostris, comprimento aproximado: 2 m). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lagarto (Ameiva ameiva, comprimento aproximado: 40 cm). FIM DA LEGENDA.
Coluna 2
LEGENDA: Tartaruga marinha (Chelonia mydas, comprimento aproximado da carapaça: 80 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Salamandra (Ambystoma opacum, comprimento aproximado: 8 cm). FIM DA LEGENDA.
O animal que não pertence a esse grupo é _____ porque _____ .
- No local em que vive, você já identificou alguns animais
pertencentes
aos grupos dos peixes, dos anfíbios ou dos répteis? Se sim, indique o nome desses animais.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Peixes |
Anfíbios |
Répteis |
---|---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
- Pesquise as características desses animais e anote-as em seu caderno. Você pode investigar de que esses animais se alimentam, onde vivem, entre outras informações.
81
Boxe complementar:
Quero saber!
Qual é a diferença entre animal venenoso e animal peçonhento?
Animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não têm uma estrutura para introduzir o veneno na vítima, como dentes ou ferrões. Podem provocar envenenamento de diferentes maneiras.
Animais peçonhentos introduzem o veneno na vítima por meio de alguma estrutura, como dentes ocos.
LEGENDA: Representação esquemática de sapo venenoso. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Representação esquemática de serpente peçonhenta injetando veneno através de dentes ocos. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Uma das formas de provocar envenenamento por esses sapos é a compressão da estrutura com veneno. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Fonte: CAMPBELL, N. A. et al. Biology. 11ª ed. Nova Iorque: Pearson, 2016.
Acidentes com cachorros que mordem sapos venenosos são comuns. Em caso de intoxicação, o cão deve ser levado imediatamente a uma clínica veterinária.
No caso de acidentes com serpentes peçonhentas, é aconselhável adotar os seguintes procedimentos:
- lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
- hidratar a vítima com água;
- elevar o local afetado;
- levar a vítima imediatamente ao posto de saúde mais próximo.
Fim do complemento.
82
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 9
- Observe o corpo dos animais abaixo e responda.
LEGENDA: Serpente. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lagartixa. FIM DA LEGENDA.
Observação:
(Imagens sem escala; cores fantasia.)
Fim da observação.
- Esses animais são:
( ) vertebrados.
( ) invertebrados.
- Um estudante afirmou que esses animais pertencem ao grupo dos répteis. Você
concorda
com a afirmação dele?
_____
- Como cada um desses animais se locomove?
_____
- É possível encontrar animais em ambientes aquáticos e em ambientes terrestres. Observe as imagens e responda.
Observação:
(Imagens sem escala; cores fantasia.)
Fim da observação.
- Quais são os animais vertebrados do ambiente aquático? E do ambiente terrestre?
_____
83
- Em alguns museus, os animais são organizados de acordo com suas características. Observe como este museu organizou os animais em uma de suas salas e responda.
- Os animais expostos
nessa
sala do museu são vertebrados ou invertebrados? Explique.
_____
- A que grupo pertencem os animais expostos em cada espaço?
Espaço azul:
_____
Espaço verde:
_____
Espaço amarelo:
_____
- Em sua opinião, qual é a importância de museus como esse?
_____
84
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 10
Neste capítulo, você vai agrupar animais de acordo com características comuns.
Um morcego e uma arara podem ser classificados no mesmo grupo de vertebrados?
CAPÍTULO 10. Aves e mamíferos
- Leia o texto em voz alta e responda.
A raposa e a cegonha
Era uma vez uma raposa e uma cegonha.
Um dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e serviu-lhe sopa. Mas a sopa foi servida em dois pratos rasos. A cegonha, coitada, não conseguiu tomar nem um pouquinho da sopa. Voltou para casa com fome.
A cegonha teve, então, uma ideia. No dia seguinte, convidou a raposa para jantar em sua casa. Também serviu sopa, mas em duas compridas jarras de vidro.
Dessa vez, quem não conseguiu tomar nada foi a raposa. Ela voltou para casa morrendo de fome e arrependida do que havia feito à cegonha.
FONTE: Texto adaptado pelos autores para fins didáticos, baseado na fábula A raposa e a cegonha , criada por Esopo.
- Converse com os colegas e o professor, comente o que você entendeu dessa fábula e registre abaixo.
_____
85
Aves
A cegonha e a raposa da fábula alimentam-se de formas diferentes. Você já notou que as aves têm bicos de diversos formatos?
- Observe o bico destas aves e ligue-as ao tipo de alimento mais adequado para cada uma delas.
Coluna 1
LEGENDA: Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus, comprimento aproximado: 1 m). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pica-peixe (Alcedo atthis, comprimento aproximado: 17 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Beija-flor-de-bico-largo (Cynanthus latirostris, comprimento aproximado: 10 cm). FIM DA LEGENDA.
Coluna 2
LEGENDA: Flor brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida, comprimento aproximado da flor: 2,5 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Frutos de palmeira (Areca catechu, comprimento aproximado do fruto: 4 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carpa-capim (Ctenopharyngodon idella, comprimento aproximado: 75 cm).FIM DA LEGENDA.
O tipo de alimento adequado a uma ave depende, na maioria das vezes, do formato do bico.
Assim, as aves que têm bicos longos podem se alimentar do néctar das flores. Já as que têm bicos curtos e fortes conseguem comer sementes ou frutos duros. Algumas aves aquáticas têm bicos longos que possibilitam capturar peixes e outros animais dentro da água.
86
As asas são estruturas que possibilitam o voo das aves. Além das asas, as aves que voam também têm ossos muito leves.
A maioria das aves é terrestre e tem o corpo recoberto por penas. As penas auxiliam no voo e ajudam a aquecer o corpo do animal.
Algumas aves são aquáticas, como os marrecos, os patos e os gansos. Elas produzem um óleo e, com o bico, espalham esse óleo sobre as penas. Dessa forma, as penas não ficam encharcadas, e essas aves não afundam.
- Observe as imagens e responda.
LEGENDA DAS IMAGENS: O marreco-hotentote (Anas hottentota, comprimento aproximado: 30 cm) tem penas de coloração marrom e bico azul. Alimenta-se de plantas e invertebrados aquáticos. FIM DA LEGENDA.
- Na imagem B, o marreco está fazendo algo que o ajuda a ficar na água. O que ele está fazendo?
_____
- Por que ele faz isso?
_____
87
- O pinguim é uma ave que não voa e passa parte do tempo na água. Já o carcará é uma ave voadora. O corpo desses animais é diferente. Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Pinguim (Pygoscelis papua, altura aproximada: 75 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carcará (Caracara plancus, comprimento aproximado da cabeça à cauda: 50 cm). FIM DA LEGENDA.
- Quais são as diferenças entre as asas do pinguim e as asas do carcará?
_____
- A função das asas do pinguim é a mesma que a das asas do carcará? Explique sua resposta.
_____
- Além das asas, quais são as principais características que possibilitam o voo do carcará?
_____
- Pesquise o nome de uma ave comum no lugar onde você vive, escreva suas características e desenhe-a.
_____
88
Atividade prática
As aves e as vidraças: como ajudar?
Em muitas construções, incluindo moradias, existem vidraças que podem desorientar as aves. Nesse caso, as aves acabam batendo nos vidros durante o voo e podem se machucar ou até mesmo morrer.
Vamos conhecer uma forma de ajudar as aves a evitar esse tipo de problema.
Do que vocês vão precisar
- cartolina ou papel-cartão preto
- tesoura com pontas arredondadas
- fita adesiva
Como fazer
Observação
ATENÇÃO
Peça a ajuda de um adulto para colar o contorno das aves na vidraça.
Fim da observação.
- Desenhe em cartolina ou papel-cartão o contorno de alguns tipos de ave considerados predadores, ou seja, que costumam caçar outras aves. O gavião e o falcão são alguns exemplos de predadores. O objetivo é que, ao ver a imagem desses predadores, as aves se assustem e desviem o caminho delas, evitando uma possível colisão com o vidro.
- Recorte os
contornos
que você desenhou e peça para um adulto colar com fita adesiva em locais envidraçados que possam representar perigo para as aves. Pode ser na escola, na sua moradia ou em outros locais, desde que tenha a autorização do proprietário.
- Você conhecia essa situação de risco enfrentada por algumas aves?
LEGENDA: Exemplo de fachada envidraçada com adesivos feitos para evitar que aves colidam com o vidro e se machuquem. FIM DA LEGENDA.
89
Mamíferos
Os mamíferos são animais que também fazem parte do grupo dos vertebrados.
- Aníbal fez uma pesquisa escolar sobre animais. Observe os animais que ele pesquisou e assinale com um X as imagens de mamíferos.
90
- Leia as hipóteses de Aníbal sobre as características dos animais mamíferos.
A) Só os mamíferos têm quatro patas.
B) Só os mamíferos alimentam seus filhotes com leite.
C) Nenhum mamífero pode voar.
D) A maioria dos mamíferos possui pelos que mantêm seu corpo aquecido.
E) Nenhum mamífero sabe nadar.
- Converse com um
colega
e identifiquem as frases verdadeiras e as falsas. Em seguida, copie as frases verdadeiras.
_____
As fêmeas dos mamíferos produzem leite e amamentam os filhotes. Por isso, esse grupo recebe o nome de mamíferos.
LEGENDA: Filhote de ovelha (gênero Ovis, altura aproximada quando adulto: 80 cm) mamando. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Filhote de leão-marinho (Arctocephalus pusillus, comprimento aproximado do adulto: 1,7 m) mamando. FIM DA LEGENDA.
O corpo da maioria dos mamíferos é recoberto por pelos, que protegem e mantêm o animal aquecido.
LEGENDA: Os pelos da onça-pintada (Panthera onca, comprimento aproximado: 1,9 m) mantêm seu corpo aquecido. FIM DA LEGENDA.
91
LEGENDA: O peixe-boi (gênero Trichechus, comprimento aproximado: 3 m), assim como outros mamíferos, tem uma camada de gordura embaixo da pele que ajuda a manter o corpo aquecido. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Visita virtual pelo Museu de Zoologia da USP
Disponível em: http://fdnc.io/f8j. Acesso em: 17 mar. 2021.
Nesse passeio virtual, em cada área do museu é encontrado um ícone com informações sobre o exemplar exposto.
Fim do complemento.
Onde vivem os mamíferos?
Os mamíferos podem viver em ambientes terrestres e aquáticos.
Os mamíferos terrestres utilizam as pernas para se locomover no solo ou usam as asas para voar. Os mamíferos que vivem em ambientes aquáticos, como a baleia, a foca e o peixe-boi, nadam para se locomover.
LEGENDA: O morcego ( Pteropus vampyrus, comprimento aproximado da envergadura: 1,8 m) é um mamífero terrestre, tem asas e pode se locomover voando. FIM DA LEGENDA
- Retome as informações das atividades 6 (página 89) e 7(página 90) e responda.
- Você mudaria a resposta da atividade 6? Se mudasse, o que alteraria nela?
- Você considerou a frase “nenhum mamífero pode voar” verdadeira ou falsa? Por quê?
_____
- Vocês já observaram os animais que existem próximos ao local em que vocês vivem? Que tal observá-los e tentar classificá-los?
- Anotem o nome dos animais encontrados e pesquisem como eles vivem. A que grupos estudados pertencem esses animais?
92
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 10
- Um estudante disse que o
morcego
e o pássaro pertencem ao grupo das aves. Você
concorda
com ele? Justifique sua resposta.
_____
LEGENDA: Morcego (Pipistrellus pipistrellus, comprimento aproximado da envergadura: 20 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pássaro (Copsychus saularis, comprimento aproximado: 20 cm). FIM DA LEGENDA.
- Baleias, golfinhos, peixes e tartarugas são exemplos de animais que vivem no ambiente aquático, porém esses animais não pertencem ao mesmo grupo de vertebrados.
- Quais pertencem ao grupo dos mamíferos?
_____
- Qual é a principal característica dos mamíferos?
_____
- Quais pertencem ao grupo dos mamíferos?
93
Ciências em contexto
Grupos de animais
Na natureza, existe uma variedade enorme de animais. Cada espécie tem características próprias, como cor, tamanho, tipo de alimentação, ambiente em que vive, entre outras. Os animais podem se locomover de diversas formas, como andar, nadar, saltar, voar, rastejar. Há também os animais que não se locomovem.
Com base nas características dos animais, os cientistas podem classificá-los em diferentes grupos. Dessa forma, facilitam a compreensão sobre a diversidade de seres vivos existentes no planeta.
- Leia a tirinha e responda.
- Sobre o que o personagem dos quadrinhos está falando?
_____
- Em sua opinião, por que é importante classificar os animais em grupos?
_____
94
VAMOS RETOMAR
- Reveja as hipóteses que você levantou na página 76 sobre os grupos de animais e responda.
- Complete o quadro com os cinco grupos de vertebrados estudados e classifique os animais da página 76 em seu respectivo grupo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Grupo |
Animais |
---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Explique os critérios que utilizou para essa classificação.
_____
- De acordo com o que estudou nesta unidade, como os seres humanos se classificam em relação aos seguintes itens:
- Presença de crânio e
coluna
vertebral.
_____
- Tipo de desenvolvimento em que o
filhote
fica dentro do corpo da mãe até o nascimento.
_____
- Mamam quando
filhotes
e têm o corpo revestido por pelos.
_____
- Presença de crânio e
coluna
vertebral.
95
Mão na massa
A mascote da escola
Você sabia que, em algumas escolas, ter uma mascote é uma tradição antiga? Veja alguns exemplos e tente descobrir por que essas mascotes foram as escolhidas de cada escola.
Glossário:
Mascote : animal, objeto ou pessoa que representa uma instituição, como um time, uma escola ou um grupo de amigos.
Fim do glossário.
Sua turma já tem uma mascote? Que tal organizar um concurso para selecionar um animal típico do local em que você vive e criar uma mascote para a turma?
LEGENDA: Exemplos de mascotes. (Imagens sem escala; cores fantasia. FIM DA LEGENDA.
Como fazer
- Pesquisem informações sobre os animais típicos do local em que vocês moram. Conversem com adultos de seu convívio e perguntem sobre os animais comuns na região.
- Façam uma lista dos animais pesquisados e investiguem as características de cada um. Eles são caçadores? Do que se alimentam? Como se protegem de predadores? Movimentam-se devagar ou rápido? Têm cores chamativas?
- Escolham um dos animais da lista para ser a
mascote
da turma e pensem em um apelido para ela. Por exemplo, a
mascote
do Brasil na Copa do Mundo de 2014, um tatu-bola-da-caatinga, recebeu o apelido Fuleco.
Nome do animal: _____
Apelido: _____
- Compartilhem com toda a turma o nome do animal escolhido por seu grupo e o apelido que deram a ele. Depois, façam uma votação e escolham uma mascote para a turma, indicando o motivo da escolha.
- Façam um cartaz com um desenho e as informações sobre a mascote e colem-no na porta da sala de aula.
LEGENDA: O apelido Fuleco foi criado pela mistura das palavras “futebol” e “ecologia”. FIM DA LEGENDA.