MP028
Comentários para o professor:
Orientações específicas
Unidade 1 – Solo e seres vivos
Objetivos
Tabela: equivalente textual a seguir.
Capítulo |
Conteúdos conceituais |
Conteúdos procedimentais |
Conteúdos atitudinais |
---|---|---|---|
1. Investigando o solo |
• Identificar os principais usos do solo. • Identificar amostras de solo, de acordo com a cor e o tamanho dos grãos. • Diferenciar a composição dos diferentes tipos de solo. |
• Observar e comparar diferentes amostras de solo. • Registrar resultados da atividade prática. |
• Agir colaborativamente em atividades em grupo. • Refletir sobre a importância do solo. |
2. A água no solo |
• Verificar que as diferentes propriedades físicas de um tipo de solo influenciam em sua permeabilidade. • Diferenciar as camadas que compõem o solo. |
• Observar e comparar montagens experimentais. • Interpretar resultados da atividade prática. • Ler e interpretar esquemas explicativos. |
• Agir colaborativamente em atividades em grupo. |
3. Atenção com o solo! |
• Explicar a importância da preservação do solo para a manutenção da vida. • Explicar o processo de erosão e desgaste do solo. • Propor ações para evitar o desgaste do solo. |
• Selecionar fontes confiáveis para pesquisar reportagens atuais sobre o solo. • Formular e conduzir uma entrevista. |
• Respeitar o ambiente e refletir sobre ações individuais e coletivas. |
Unidade temática predominante
• Terra e Universo
Objeto de conhecimento
• Usos do solo
Habilidades da BNCC
( EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
( EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
Competências da BNCC
Competências gerais: 1, 2, 5, 7 e 10.
Competências específicas: 2, 3, 6, 7 e 8.
Desafio à vista!
• Como podemos diferenciar os solos?
• O que acontece com a água da chuva ao entrar em contato com o solo?
• Que cuidados as pessoas devem ter para proteger o ambiente?
MP029
Introdução
Nesta unidade, os estudantes terão a oportunidade de realizar estudos sobre o solo e a importância de sua preservação. O capítulo 1 apresenta temas relacionados aos diferentes tipos de solo e sua composição. No capítulo 2, os estudos abordam a propriedade de permeabilidade dos diferentes tipos de solo e a formação de reservas subterrâneas de água. Por fim, o capítulo 3 inclui temas relacionados à erosão e ao desgaste do solo, além da importância de preservá-lo.
As propostas da unidade relacionam-se ao desenvolvimento das habilidades EF03CI09 e EF03CI10, e espera-se conectar saberes dos componentes curriculares Arte, Matemática, Geografia e Língua Portuguesa aos conhecimentos de Ciências da Natureza.
Para o desenvolvimento das competências gerais e específicas, destacam-se as propostas de atividades práticas, coleta e análise de dados obtidos em experimentos e em uma entrevista, além de aplicar os conhecimentos na criação de propostas de solução para problemas ambientais e formas de preservação do solo.
Ao final da unidade, é esperado que os estudantes identifiquem a importância do solo para os seres vivos, reconheçam a existência de diferentes tipos de solo e os diferenciem com base nas partículas que os compõem, o que também vai influenciar em sua permeabilidade. Além disso, espera-se que eles expliquem o processo de erosão e de desgaste do solo e proponham medidas para preservá-lo.
Na unidade, podem ser retomadas as habilidades EF02CI05 e EF02CI06 do 2º ano, revisando a importância da água e do solo para a sobrevivência das plantas. As atividades diagnósticas dão subsídios ao professor para levantar as aprendizagens dos estudantes sobre as habilidades trabalhadas anteriormente, refletir sobre a necessidade de retomá-las e realizar o planejamento das aprendizagens das habilidades propostas para o 3º ano.
Para organizar seu planejamento
Espera-se que os estudos propostos nesta unidade sejam organizados em aproximadamente vinte aulas, que podem ser distribuídas em dez semanas de trabalho, reservando ao menos duas aulas por semana para a implementação do material. É possível encontrar uma orientação mais detalhada do planejamento em cada capítulo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cronograma |
Abertura |
Solo e seres vivos |
1 aula |
---|---|---|---|
Capítulo 1 |
Investigando o solo |
5 aulas |
|
Capítulo 2 |
A água no solo |
5 aulas |
|
Capítulo 3 |
Atenção com o solo! |
4 aulas |
|
Ciências em contexto |
Atividades |
2 aulas |
|
Mão na massa |
Super-heróis e super-heroínas em quadrinhos |
3 aulas |
|
Total de aulas previstas para a conclusão da unidade |
20 aulas |
MP030
UNIDADE 1. Solo e seres vivos
LEGENDA: Construir jardins e hortas pode ser uma boa atividade na escola. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Mobilizando conhecimentos
Com a observação das imagens e as atividades das páginas de abertura, é possível sensibilizar os estudantes em relação aos temas que serão estudados na unidade, como a importância do solo no ambiente e para os seres vivos.
Subsídios para o professor
O objetivo da atividade de abertura é promover um espaço de diálogo para o levantamento de conhecimentos prévios da turma e a sensibilização para os assuntos que serão estudados na unidade. Nesse momento, sugere-se uma avaliação diagnóstica, que será retomada quando terminar a unidade para que os estudantes avaliem os próprios avanços e o professor identifique a necessidade da retomada de algumas aprendizagens.
Sensibilização
Projetar a imagem inicial ou pedir aos estudantes que a observem no livro. Propor as questões da seção Primeiros contatos para toda a turma, possibilitando que os estudantes compartilhem seus conhecimentos prévios.
Atividade 1. Espera-se que os estudantes identifiquem que a imagem mostra a plantação de uma muda, observando a característica do solo e refletindo sobre a importância dessa atitude.
Atividade 2. Espera-se que os estudantes mencionem a importância do solo para a fixação das raízes, além de comentar outras necessidades da planta que são supridas pelo solo, por exemplo: a obtenção de recursos para sobreviver, como água e sais minerais.
Atividade 3. Caso algum estudante já tenha vivenciado a experiência de plantar uma árvore, dar oportunidade para que ele compartilhe com os colegas.
Solicitar aos estudantes que registrem no caderno o que foi debatido. Para ampliar a atividade, é possível apurar quantos deles já plantaram uma árvore e quantos ainda não, tabulando esses dados em um gráfico, por exemplo.
Gestão da aula – Roteiro da abertura
Tabela: equivalente textual à seguir.
Plano de aula |
Papel do professor |
Papel do estudante |
Recursos |
---|---|---|---|
Apresentação da imagem de abertura. |
Propor aos estudantes que observem a imagem e realizem uma discussão coletiva das questões da seção Primeiros contatos. |
Observar a imagem e compartilhar seus conhecimentos prévios com a turma. |
Livro didático ou projetor. |
Registros no caderno. |
Solicitar que registrem no caderno o que foi debatido com a turma. |
Registrar no caderno o que foi debatido com a turma. |
Caderno. |
CONTINUA
MP031
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Observe a imagem e descreva o que as crianças estão fazendo.
- Qual é a importância do solo para as plantas?
- Você já plantou uma árvore? Caso já tenha plantado, conte aos colegas como foi.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Mural SQA. |
Mediar a composição do mural SQA. |
Compor o mural SQA. |
Caderno e materiais diversos. |
Avaliação formativa
É possível utilizar as questões propostas na seção Primeiros contatos como levantamento de conhecimentos prévios sobre o tema. Nesse primeiro momento, se julgar pertinente, plantar uma muda em um vaso que possa ficar em sala de aula, possibilitando aos estudantes a observação, o acompanhamento e o registro no caderno do desenvolvimento vegetal.
Construir um mural SQA com os estudantes, sigla que representa as questões: “O que eu sei ?”, “O que eu quero saber?” e “O que eu aprendi ?”. Sugere-se que os estudantes preencham esse mural com post-its, por exemplo, escrevendo o que eles já sabem sobre o solo e o que gostariam de saber. Ao final da unidade, eles devem compor a última coluna com o que aprenderam no decorrer das aulas. Avaliar o que incluíram no mural para identificar eventuais dificuldades ou interesses da turma.
Outro elemento importante para a avaliação é acompanhar o processo e, para isso, utilizar a tabela de rubricas que está na Conclusão da unidade. Desde o início, essa tabela pode ser utilizada como acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e retomada em todos os momentos sugeridos como avaliação de processo.
Rotinas de pensamento visível
Uma estratégia que possibilita aos estudantes o estabelecimento de conexões entre as novas ideias e seus conhecimentos prévios é a rotina de pensamento visível (Visible Thinking – Project Zero), denominada “pensar-inquietar-explorar”, em que os estudantes respondem a três perguntas: “O que eu penso sobre esse assunto?”, “Quais questionamentos eu faço sobre esse assunto?” e “O que me leva a querer explorar esse assunto?”.
Rotinas de pensamento são estratégias que, ao serem utilizadas com frequência, incentivam os estudantes a expressar aquilo que estão pensando sobre determinado tópico que está sendo trabalhado e, mais ainda, favorecem as conexões entre os conhecimentos prévios e os que estão sendo trabalhados na escola.
MP032
DESAFIO À VISTA!
Neste capítulo, você vai identificar características do solo comparando diferentes amostras.
Como podemos diferenciar os solos?
- Observe a obra de arte e responda.
LEGENDA: Colheita na alvorada, de Militão dos Santos, 2010. Acrílico e óleo sobre tela, 50 cm × 70 cm. FIM DA LEGENDA.
- Que atividades as pessoas representadas na imagem estão realizando?
_____
PROFESSOR
Resposta: As pessoas estão realizando atividades relacionadas ao cultivo do solo: plantando, colhendo, transportando a colheita, entre outras.
- Faça uma lista no
caderno
com o nome dos alimentos que você consome e que são cultivados no solo.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Compare sua lista com a lista dos colegas e identifique quais são os alimentos mais consumidos pela turma.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da sequência didática
A pergunta da seção Desafio à vista! do capítulo 1 incentiva a reflexão e possibilita o levantamento de hipóteses sobre as diferenças encontradas no solo.
Os estudos desta sequência didática favorecem o desenvolvimento das habilidades EF03CI09 e EF03CI10, além de uma conexão com os componentes curriculares de Geografia, de Arte e de Matemática.
Ao término desse capítulo, na seção Ligando os pontos, encontram-se questões que podem ser utilizadas como avaliação de processo para acompanhar o avanço no desenvolvimento das habilidades pelos estudantes.
Capítulo 1
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os principais usos do solo.
- Identificar amostras de solo, de acordo com a cor e o tamanho dos grãos.
- Diferenciar a composição dos diferentes tipos de solo.
Evidências de aprendizagem
- Registros das atividades propostas no livro didático.
- Participação nas propostas de leitura compartilhada e de debate com a turma.
- Participação e desempenho nas propostas em grupos.
- Realização e registros da atividade prática.
- Atividades propostas na seção Ligando os pontos.
Para as atividades em grupo, é possível construir rubricas de avaliação e compartilhar com os estudantes ou, até mesmo, construí-las em parceria com a turma, questionando-os: “O que é esperado de vocês para a realização dessa atividade?”, “Como podemos avaliar o desempenho e a participação de vocês?” e “O que vamos considerar excelente para esse critério?”.
Deixar claro à turma os objetivos das aulas e como estão sendo avaliados torna o processo de aprendizagem visível aos estudantes, possibilitando-lhes a identificação do que é esperado deles.
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 1
Tabela: equivalente textual à seguir.
Plano de aula
Papel do professor
Papel do estudante
Recursos
Abertura da aula.
Ler os objetivos de aprendizagem e a pergunta da seção Desafio à vista!.
Acompanhar a leitura e compartilhar conhecimentos.
Livro didático, caderno e lousa.
Investigando o solo.
Propor leituras compartilhadas, análises de imagens e de situações-problema.
Realizar leitura compartilhada, analisar imagens e situações-problema.
Caderno e livro didático.
CONTINUA
MP033
O solo é fundamental na produção de alimentos para o ser humano. Além de ser importante na produção de alimentos, o solo é necessário para os seres vivos em muitas outras situações. Vamos pensar sobre isso?
- Observe as imagens e escreva algumas frases que indiquem a importância do solo para os seres vivos.
_____
LEGENDA: Plantação de laranjeiras em Floraí, Paraná (2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Minhocas no solo (Eisenia sp., comprimento aproximado: 10 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Moradia em São Joaquim, Santa Catarina (2019). FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Atenção professor: Entre as frases, espera-se que os estudantes indiquem que o solo fornece alimentos aos seres vivos (A), abriga animais e seres vivos decompositores (B) e fornece sustentação para as moradias (C). Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Atividade prática. |
Organizar os materiais e orientar a execução. Mediar a coleta e a análise dos dados e solicitar que registrem no livro as informações levantadas e que respondam às perguntas. |
Realizar a atividade prática, a coleta e a análise de dados e registrar no livro as informações e responder às perguntas. |
Livro didático, amostras de solo e materiais diversos. |
Ligando os pontos. |
Solicitar aos estudantes que realizem as atividades propostas no livro. |
Realizar as atividades do livro e discutir com a turma. |
Livro didático e caderno. |
Solicitar aos estudantes que observem a imagem e respondam às atividades.
Atividade 1. Cada estudante vai ler a imagem de uma maneira diferente, pois o significado atribuído está relacionado com a experiência e a vivência de cada um. Auxiliar, sempre que necessário, durante essa atividade de observação.
Atividade 2. Questionar os estudantes sobre a importância do solo para a alimentação humana e solicitar que registrem no caderno os alimentos que mais consomem. É um momento que ajuda a conhecer mais os estudantes e a ter uma ideia de como está a alimentação deles.
Atividade 3. Promover um momento de troca de informações entre os estudantes, motivando a escuta ativa. Organizar coletivamente um gráfico de barras, indicando os alimentos mais consumidos e possibilitando uma conexão com o componente curricular de Matemática.
Atividade 4. É possível utilizar a Rotina de Pensamento Visível denominada Vejo, Penso, Pergunto. Nela, os estudantes devem anotar o que estão vendo, e essa anotação corresponderá às frases que devem escrever. Em seguida, pedir que listem o que pensam sobre aquilo que observaram. Pode ser que comentem a importância do solo para os seres vivos. Por fim, solicitar que falem a respeito do que eles questionam sobre o que está nas imagens. Podem surgir, por exemplo, relatos sobre a preocupação com a manutenção do solo e como ele abriga diferentes tipos de seres vivos.
As atividades 1 a 4 oportunizam a identificação dos diferentes usos do solo, reconhecendo sua importância para os seres vivos, objeto de conhecimento para desenvolvimento da habilidade EF03CI10.
Preparação para a próxima aula
Providenciar e organizar os materiais necessários para a Atividade prática. Solicitar aos estudantes que levem para a aula uma amostra de solo de sua casa ou de algum lugar do bairro. Também é possível reservar o momento inicial da aula para coletar as amostras de solo do entorno da escola, com toda a turma.
Comentar a importância de contar com a companhia de um adulto para selecionar a amostra e de usar luvas ao manusear o solo durante a atividade.
MP034
Atividade prática
Observando amostras de solo
Será que o solo é igual em todos os lugares? Existem tipos de solo diferentes em regiões próximas de sua moradia e da escola? Que tal observar algumas amostras de solo e verificar as características de sua composição?
Organizem-se em grupos para a realização da atividade.
Do que vocês vão precisar
- folhas de jornal
- 3 recipientes plásticos pequenos e limpos
- 3 sacos plásticos pequenos com diferentes amostras de solo, numerados com etiquetas: Amostra 1, Amostra 2 e Amostra 3
- luvas
- pá de jardinagem ou colher
- lupa
- água
-
palitos
de sorvete
Como fazer
- Peçam a ajuda de um adulto na coleta de um pouco de solo de três lugares diferentes. Procurem locais, perto de sua moradia ou da escola, em que o solo possa ser retirado, como: quintal, jardins, ruas sem asfalto, praças e pátio da escola.
- Forrem a mesa com o jornal e coloquem as luvas.
- Despejem um pouco de cada amostra de solo no jornal e observem a cor dos grãos.
- Em seguida, esfreguem entre os dedos os grãos de cada uma das amostras e observem se eles grudam uns nos outros ou se eles se separam com facilidade.
- Coloquem um pouco de cada amostra em recipientes diferentes.
- Adicionem uma pequena quantidade de água em cada um dos recipientes e mexam as amostras com os palitos de sorvete, fazendo movimentos circulares.
- Observem com a lupa a cor e o tamanho dos grãos de cada amostra.
Observação
ATENÇÃO
Para o manuseio do solo, utilizem as luvas e a pá de jardinagem ou uma colher.
Fim da Observação
LEGENDA: Representação esquemática da análise das amostras do solo. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade prática
A atividade proposta tem o objetivo de que os estudantes observem e comparem amostras de solo do lugar em que vivem e analisem as diferenças de cor e de tamanho dos grãos dessas amostras, de forma alinhada com a habilidade EF03CI09.
Propor as questões do texto inicial e avaliar as hipóteses levantadas pelos estudantes sobre a composição dos solos. Espera-se que eles reconheçam que o solo é formado por uma mistura de fragmentos de rocha ou sedimentos e componentes como: água, ar e restos de seres vivos.
Boxe complementar:
De olho na BNCC
As atividades práticas proporcionam aos estudantes momentos de observação e investigação, estimulando o exercício da abordagem própria da Ciência e do pensamento científico, crítico e criativo, que são foco da competência geral 2 e da competência específica 2 de Ciências da Natureza.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Recurso complementar
LIMA, M. R. de. Experimentoteca de solo. Programa Solo na Escola, 2005.
Disponível em: http://fdnc.io/5cv. Acesso em: 20 jul. 2021.
No site, há uma lista de atividades práticas sobre o solo que podem ser desenvolvidas, desde que adaptadas à realidade da turma.
Fim do complemento.
Importância de um problema para o início da construção do conhecimento
Um dos pontos que podemos salientar, e que se torna claro nas entrevistas piagetianas, é a importância de um problema para o início da construção do conhecimento. […] No ensino expositivo toda a linha de raciocínio está com o professor, o aluno só segue e procura entendê-la, mas não é o agente do pensamento. Ao fazer uma questão, ao propor um problema, o professor passa a tarefa de raciocinar para o aluno e sua ação não é mais a de expor, mas de orientar e encaminhar as reflexões dos estudantes na construção do novo conhecimento.
CARVALHO, A. M. P. de. Ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In : Ensino de Ciências por investigação : condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
MP035
- Registre no quadro as observações sobre cada amostra coletada.
PROFESSOR
Respostas variáveis.PROFESSOR
Atenção professor: Oriente os estudantes a utilizar a última linha do quadro para representar, por meio de desenhos, os grãos de cada amostra de solo. Fim da observação.Tabela: equivalente textual a seguir.
Amostra 1 |
Amostra 2 |
Amostra 3 |
|
---|---|---|---|
Cor |
_____ |
_____ |
_____ |
Tamanho dos grãos |
_____ |
_____ |
_____ |
Desenho dos grãos |
_____ |
_____ |
_____ |
- Em qual das amostras os grãos se separam com mais facilidade?
_____
PROFESSOR
Resposta variável. Na amostra com maior quantidade de areia, os grãos se separam mais facilmente.
- Qual das amostras apresenta coloração mais escura?
_____
PROFESSOR
Resposta variável. É provável que a terra de jardim apresente a cor mais escura.
- Você observou seres vivos ou partes de seres vivos em alguma das amostras? Se sim, comente o que você observou.
_____
PROFESSOR
Resposta variável.PROFESSOR
Atenção professor: É possível que os estudantes tenham observado restos de seres vivos, como pedaços de folhas ou insetos mortos, principalmente em amostras de solo de jardins ou praças. Podem também ter observado pequenos animais vivos, como formigas. Fim da observação.
- Você e os colegas encontraram amostras parecidas coletadas em locais diferentes? Se encontraram, em quais locais isso aconteceu?
PROFESSOR
Respostas variáveis.
MANUAL DO PROFESSOR
Explicar aos estudantes que colocar um pouco de água na amostra, como é proposto nas orientações da atividade, auxilia a separação dos grãos presentes no solo. Solicitar-lhes que fiquem atentos à quantidade de água colocada na amostra, sugerindo que iniciem com a medida de uma colher de sopa.
Se julgar conveniente, pedir aos estudantes que anotem suas observações sobre o solo em uma folha avulsa ou no caderno e, depois, transcrevam as informações para o quadro do livro didático. Para enriquecer a atividade, eles podem observar as amostras dos outros grupos, a fim de verificar a variedade de tamanhos e cores dos grãos.
Os resultados podem variar de acordo com as amostras coletadas. Caso perceba que há pouca variedade de solos entre os grupos, deixar outras amostras separadas anteriormente, para que os estudantes ampliem suas observações e percepções acerca das características dos diferentes tipos de solo.
Ao final da atividade, propor aos grupos que compartilhem suas respostas para as questões, debatendo seus registros de acordo com os tipos de solo analisados.
As amostras de solo excedentes dessa atividade prática poderão ser reservadas e reaproveitadas na Atividade prática do próximo capítulo.
Boxe complementar:
De olho na BNCC
A proposta desta atividade está alinhada à competência geral 1. Nessa faixa etária, os estudantes podem listar conhecimentos relevantes, classificar seus elementos básicos e tirar conclusões simples com base nas informações coletadas.
Fim do complemento.
Coleção de cores do solo (colorteca)
Realizar uma atividade com a turma que estimule a observação e a curiosidade. Para isso, reunir exemplos de solos trazidos pelos estudantes e colocá-los em saquinhos plásticos. As amostras podem ser coladas em uma folha de papel-cartão ou em cartolina (se possível, reaproveitar cartolinas). Solicitar à turma que anote o local e a data de coleta da amostra.
Dessa forma, os grupos poderão observar a diversidade de cores de solos obtidos no local em que vivem.
LIMA, M. R. de. Experimentoteca de solos: coleção de cores de solos (colorteca). Programa Solo na Escola , 2005. Disponível em: http://fdnc.io/5cv. Acesso em: 10 jun. 2021.
MP036
Composição do solo
Você estudou que os fragmentos das rochas que compõem o solo podem ser de diferentes tamanhos. Em algumas amostras, podemos encontrar grãos pequenos, o que faz o solo ser bem macio; em outras amostras, podemos encontrar grãos maiores, o que faz o solo ser mais áspero. De acordo com o tipo de rocha que os originou, os fragmentos podem ser diferentes.
A aparência, o odor e a constituição de um solo variam de um lugar para outro. O solo não é composto apenas de fragmentos de rochas. Ele é uma mistura de tipos de rocha, restos de seres vivos, ar e água.
Em alguns ambientes, encontramos solos com muita areia. Em outros ambientes, podemos encontrar solos com muita argila. Os grãos de areia são maiores, enquanto os grãos de argila são muito pequenos.
- Nos locais em que você coletou as amostras, encontrou mais grãos de areia ou de argila? Explique como você identificou esses grãos.
Em florestas, em praias ou em hortas, por exemplo, podemos encontrar areia, argila e seres vivos ou seus restos no solo.
PROFESSOR
Respostas variáveis.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes identifiquem os grãos com base no tamanho deles. Fim da observação.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Projeto Hortas Urbanas – Compostagem
TV USP Piracicaba. Duração: 2 min. Disponível em: http://fdnc.io/f7x. Acesso em: 21 maio 2021.
O vídeo mostra como montar uma composteira e também explica quais são os benefícios dessa técnica.
Fim do complemento.
LEGENDA: Formigas cortadeiras (Atta sp., comprimento aproximado dos indivíduos soldados: 16 mm) em solo com restos de seres vivos (Manaus, Amazonas, 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Solo com muita argila em plantação de uva (Lagoa Grande, Pernambuco, 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Solo composto de rochas e de areia em praia (Jijoca de Jericoacoara, Ceará, 2020). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Fazer a leitura compartilhada dos textos dessa página com os estudantes e conversar sobre as diferenças na composição dos solos que foram observadas na seção Atividade prática.
Atividade 5. Propor a análise das imagens da página, relacionando os tipos de solo com os ambientes nos quais eles são encontrados.
Areia e argila são componentes do solo e recebem esse nome de acordo com o tamanho. Partículas bem pequenas (com menos de 0,002 mm) são denominadas argila, e partículas maiores (de 0,05 a 2 mm), areia. A predominância dos tipos de partículas, o tamanho das partículas, a profundidade, a drenagem, a fertilidade química, o relevo e a composição são outros aspectos analisados ao se classificar um solo.
Para saber mais sobre a classificação das partículas presentes no solo, acessar o site da Embrapa, disponível em: http://fdnc.io/f7y (acesso em: 10 jun. 2021). É possível realizar uma conexão com os estudos do componente curricular de Matemática, analisando os diferentes tamanhos dessas partículas e suas unidades de medida.
O texto, as imagens e a atividade desta página favorecem o desenvolvimento da habilidade EF03CI09.
Atividade complementar
Se achar conveniente, compartilhar o vídeo disponível em: http://fdnc.io/2JC (acesso em: 10 jun. 2021), que aborda a história dos estudos do solo no Brasil e as ações importantes para a preservação do solo realizadas pela instituição.
Para ampliar os estudos, sugerimos realizar a leitura compartilhada da reportagem do site Ciência Hoje das Crianças sobre os solos brasileiros, disponível em: http://fdnc.io/9h (acesso em: 10 jun. 2021).
Boxe complementar:
Recurso complementar
RODRIGUES, R. M. O solo e a vida. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2013.
O livro apresenta a importância das rochas e do solo, relacionando-os a exemplos e situações do cotidiano.
Fim do complemento.
MP037
No solo, também há microrganismos que transformam os restos de animais e de plantas em nutrientes . O material formado nesse processo é chamado de húmus.
Glossário:
Nutrientes : substâncias necessárias para a vida e o crescimento dos seres vivos.
Fim do glossário.
O húmus é um importante adubo para o solo porque fornece nutrientes às plantas. Solos que contêm húmus geralmente apresentam coloração mais escura e odor mais forte.
Além das plantas, muitos outros organismos podem ser encontrados no solo, como as minhocas, as formigas e os tatuzinhos de jardim.
LEGENDA: Alface crespa (Lactuca sativa, altura aproximada: 30 cm) cultivada em solo escuro, rico em húmus. FIM DA LEGENDA.
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 1
- Leia o texto e responda.
Curso de horta em pequenos espaços incentiva hábitos saudáveis e ações empreendedoras
Cada vez mais aumenta o interesse das pessoas em consumir alimentos frescos e saudáveis e, com isso, o cultivo de hortas no ambiente doméstico torna-se uma boa opção para quem possui um espaço ocioso e está interessado em produzir hortaliças para consumo próprio.
[...]
“Qualquer espaço pode ser utilizado, o único requisito é que se tenha, no mínimo, 5 horas de sol [...]”, explica [o técnico agrícola Adejar Marinho]. Depois de escolhido o local, é preciso verificar qual a melhor opção de canteiro e, ainda que se tenha somente uma mureta, é possível cultivar hortaliças em garrafas PET. Já quem dispõe de quintal ou varanda, pode fazer uso de vasos e jardineiras ou reaproveitar materiais como baldes, bacias, pneus e canos de PVC.
[...]
Paula Rodrigues. Curso de horta em pequenos espaços incentiva hábitos saudáveis e ações empreendedoras. Hortaliças em Revista , ano 1, n. 3, p. 10, maio/jun. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/f7z. Acesso em: 21 maio 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Explicar aos estudantes que os microrganismos, os fungos e as bactérias, a fim de obter alimento, transformam animais mortos, fezes de animais e restos de plantas e de outros seres vivos em adubo (nutrientes) para o solo, pelo processo da decomposição.
A coloração é uma característica considerada na análise da composição dos solos. Nessa etapa do ensino, algumas generalizações são necessárias para aproximar os estudantes do tema; por isso, é utilizada a cor escura como indicador de fertilidade do solo, pois geralmente os solos férteis contêm grande quantidade de matéria orgânica ou também alguns minerais específicos.
Sistematizando conhecimentos
Nas atividades da seção Ligando os pontos, retomar a pergunta da seção Desafio à vista! e sistematizar o que foi estudado no capítulo.
Resgatar com os estudantes os objetivos do capítulo que foram compartilhados no momento de abertura, debatendo com eles se os objetivos foram alcançados e quais foram as principais dificuldades enfrentadas.
Avaliação de processo
A seção Ligando os pontos pode ser utilizada como avaliação do processo de aprendizagem, identificando se os estudantes alcançaram os objetivos para essa sequência didática, além de apurar possíveis intervenções e recuperações de aprendizagens para aqueles que apresentarem dificuldades. Retomar a rubrica na Conclusão da unidade e avaliar o desempenho dos estudantes em relação às habilidades e às competências gerais.
Boxe complementar:
De olho na PNA
A atividade 1 trabalha os componentes essenciais de compreensão de textos e de desenvolvimento de vocabulário, previstos na PNA, uma vez que os estudantes devem interpretar o texto jornalístico oferecido e são incentivados a pesquisar no dicionário as palavras que não conhecem.
Fim do complemento.
MP038
- Você conhece o significado de todas as palavras do texto? Se não conhece, pesquise e anote o significado em seu caderno.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Segundo o texto, quais são os benefícios de ter uma horta no ambiente doméstico?
_____
PROFESSOR
Resposta: Com uma horta em seu ambiente doméstico, as pessoas podem consumir alimentos frescos e mais saudáveis.
- Quais são as características importantes na escolha do solo de sua horta? Explique sua resposta com base no que você estudou nesse capítulo.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que o solo escolhido deveria ser rico em nutrientes, ou em húmus, para possibilitar o bom desenvolvimento das plantas. Fim da observação.
- Os solos não são todos iguais. Escreva uma característica que torna os solos semelhantes e outra que os diferencia.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes indiquem que o solo é uma mistura de fragmentos de rochas, restos de seres vivos, ar e água. Em alguns solos, há mais areia, enquanto em outros há mais argila, por exemplo, e esse é um dos fatores que os diferenciam. Fim da observação.
- Os solos podem ter diferentes usos.
Converse com seus colegas e, juntos, escrevam uma justificativa para a campanha da imagem ao lado.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes utilizem como justificativa a conscientização das pessoas em relação à importância do solo para os seres vivos. Fim da observação.
LEGENDA: Cartaz de conscientização sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo (Ceará, 2020). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 1. Propor a leitura do texto e pedir aos estudantes que pesquisem no dicionário os significados das palavras desconhecidas e os registrem no caderno, organizando um glossário. Essa prática pode ser utilizada em diferentes momentos das sequências didáticas, incentivando a curiosidade e o hábito de pesquisar e escrever. Se julgar oportuno, propor a construção de um glossário coletivo, em um mural da sala de aula, motivando a participação de toda a turma.
Realizar leituras de diferentes gêneros textuais, que abordam estudos da área de Ciências da Natureza, amplia o vocabulário dos estudantes, a compreensão de textos e a fluência em leitura oral, possibilitando que eles compreendam melhor o que leem, tornando a leitura mais agradável. Monitorar os estudantes que apresentem dificuldades para essas habilidades e pensar em estratégias é essencial para a recuperação das aprendizagens e sua personalização, conforme a Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Atividades 2 e 3. Espera-se que essas atividades sirvam de evidência de aprendizagem para as habilidades EF03CI09 e EF03CI10, respectivamente, mostrando se os estudantes são capazes de identificar e comparar as características de diferentes tipos de solo e perceber a importância de preservar o solo.
Se o mural SQA foi construído com a turma no início do capítulo, sugerimos verificar com os estudantes quais foram as aprendizagens construídas até o momento, incluindo-as na última coluna, e revisar a coluna sobre o que eles gostariam de aprender, identificando o que já foi atingido.
Preparação para a próxima atividade
Organizar com antecedência todos os materiais necessários para a Atividade prática. É possível reutilizar as amostras de solo da seção Atividade prática do capítulo 1 e solicitar aos estudantes que tragam de casa as garrafas PET já cortadas. Reforçar que o corte das garrafas deve ser feito por um adulto.
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 2
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula |
Papel do professor |
Papel do estudante |
Recursos |
---|---|---|---|
Abertura da aula. |
Ler para a turma os objetivos de aprendizagem e a pergunta da seção Desafio à vista!. Propor aos estudantes a leitura do texto e da atividade 1 em dupla. |
Acompanhar a leitura feita pelo professor e compartilhar conhecimentos. Realizar a leitura e a atividade em dupla. |
Livro didático, caderno e lousa. |
Atividade prática. |
Organizar os materiais para a atividade, mediar a experimentação e orientar os grupos. |
Realizar a atividade prática em grupos. Registrar as observações e as conclusões. |
Livro didático, amostras de solo e materiais diversos. |
CONTINUA
MP039
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 2
Neste capítulo, você vai comparar a penetração da água em diferentes amostras de solo.
O que acontece com a água da chuva ao entrar em contato com o solo?
CAPÍTULO 2. A água no solo
- Leia o texto em voz alta e responda.
Castelinho de areia
Lucas adora brincar na praia, principalmente na areia. Fazer castelos de areia é sua maior diversão.
Naquele lindo dia de verão, ele chamou Giovana para acompanhá-lo. Sentaram-se um pouco distantes do mar. Não queriam que uma onda destruísse seu castelo.
Primeiro, fizeram uma base e, então, começaram a construir os muros do castelo. As torres do castelo precisavam ser bem altas. Para isso, começaram a cavar um buraco na areia. Quanto mais areia conseguissem, mais altas as torres ficariam.
Então, resolveram que o castelo teria uma piscina. Cavaram um buraco na areia, correram até o mar, encheram um baldinho com água e jogaram a água no buraco.
Sabe o que aconteceu? Quando jogaram a água, ela logo desapareceu! Correram até o mar, trouxeram mais um baldinho com água, jogaram e... a água sumiu novamente.
A solução foi colocar o balde com água dentro do buraco e fingir que ele era a piscina do castelo. Com alguns palitos de sorvete, construíram também uma ponte na entrada do castelo.
Agora sim! O castelo de areia estava completo, com torres altas e ponte levadiça! Giovana correu para pegar os carrinhos e os bonecos. A brincadeira estava apenas começando!
Texto elaborado pelos autores para fins didáticos.
- Você já cavou buracos na areia como fizeram as crianças da história? Se sim, o que encontrou ao cavar? Por que será que isso acontece?
PROFESSOR
Respostas pessoais.PROFESSOR
Atenção professor: É possível que alguns estudantes, que cavaram buracos na areia, tenham percebido a presença de água no fundo desses buracos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
A água penetra no solo. |
Propor aos estudantes a leitura compartilhada, a análise de imagens e as atividades propostas, individualmente ou em grupo. |
Realizar a leitura compartilhada e as atividades propostas no livro didático e pelo professor. |
Livro didático e caderno. |
Ligando os pontos. |
Solicitar aos estudantes que realizem as atividades propostas no livro. Retomar os principais estudos realizados no capítulo 2. |
Realizar as atividades e discutir com a turma. Revisar os estudos realizados no capítulo 2. |
Livro didático e caderno. |
Introdução da sequência didática
A pergunta da seção Desafio à vista! deve ser utilizada como disparadora para a mobilização dos conhecimentos sobre as propriedades físicas da areia e da argila quanto à retenção de água. Fazer a leitura da questão e dar oportunidade para que os estudantes respondam-na. É possível fazer um registro das respostas ao término dessa sequência para avaliar o avanço da turma. Por fim, na seção Ligando os pontos, há questões que podem ser utilizadas como avaliação de processo para acompanhar as aprendizagens dos estudantes.
Capítulo 2
Objetivos de aprendizagem
- Verificar que as diferentes propriedades físicas de um tipo de solo influenciam em sua permeabilidade.
- Diferenciar as camadas que compõem um solo.
Evidências de aprendizagem
- Momentos de leitura e compreensão de textos.
- Participação nos debates coletivos.
- Registros das seções Atividade prática e Ligando os pontos.
Espera-se que, ao final desse capítulo, os estudantes sejam capazes de diferenciar e comparar as propriedades dos solos quanto à permeabilidade; distinguir as camadas que compõem o solo; valorizar sua preservação; e reconhecer a existência dos reservatórios de água subterrânea.
Boxe complementar:
De olho na PNA
A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da compreensão de textos, a ampliação do vocabulário e a fluência em leitura, componentes essenciais da alfabetização. Sugere-se expandir e incluir estratégias para a identificação dos elementos de uma narrativa, como as personagens e o enredo, o que possibilita uma conexão com o componente curricular de Língua Portuguesa e o trabalho com diferentes gêneros textuais relacionados às Ciências da Natureza.
Fim do complemento.
MP040
Atividade prática
Por qual tipo de solo a água passa com mais facilidade?
Será que aconteceria o mesmo se as personagens do texto tivessem feito um buraco e jogado água em um solo com muita argila? Que tal fazer uma atividade prática para descobrir?
Organizem-se em grupos para a realização da atividade.
Do que vocês vão precisar
- amostras de dois tipos diferentes de solo: um com grande quantidade de areia e outro com grande quantidade de argila
- algodão
- 1 colher (de sobremesa) limpa
- 2 garrafas PET de 2 litros cortadas ao meio e sem as tampas
- 1 copo com água
- jornal ou plástico reutilizado para forrar a mesa
- etiquetas adesivas, ou pedaços de papel e fita adesiva
Como fazer
- Utilizem as partes das garrafas PET que foram cortadas por um adulto para construir um funil (parte de cima) e um copo (parte de baixo).
- Forrem a mesa com jornal ou plástico e coloquem os dois copos sobre ela.
- Coloquem um pedaço de algodão em cada funil e apoiem os funis sobre os copos, como mostra a imagem ao lado.
Observação
ATENÇÃO
Peçam a ajuda de um adulto para cortar as garrafas.
Fim da observação.
LEGENDA: Representação esquemática da preparação das garrafas PET para a atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade prática
O objetivo dessa atividade é que os estudantes analisem a permeabilidade de diferentes tipos de solo (argiloso e arenoso) e relacionem essa permeabilidade com o tamanho dos grãos que compõem os solos. Além disso, a atividade trabalha com a observação, o registro de informações e a interpretação de resultados.
Iniciar a atividade com a leitura do texto e das questões de abertura e abrir espaço para os estudantes levantarem as hipóteses. Registrá-las no quadro, questionando-os, de modo que favoreça um ambiente de troca de ideias e de investigação.
Organizar os grupos e auxiliá-los na execução da atividade prática. Recomenda-se que ela seja realizada em uma superfície plana, como mesa, carteira ou bancada.
Boxe complementar:
De olho na BNCC
Os assuntos apresentados nesta unidade possibilitam aos estudantes refletir sobre a importância dos recursos naturais, a relação de interdependência entre eles e a responsabilidade humana na preservação e no uso consciente, o que se aproxima da competência geral 10.
Fim do complemento.
Atividade complementar
Inicialmente, com o auxílio de recurso multimídia, exibir em sala de aula a animação “Vamos falar sobre solos”, disponível em: http://fdnc.io/f7A (acesso em: 10 jun. 2021). Em seguida, debater com a turma a importância do uso sustentável do solo. Essa atividade possibilita trabalhar a escuta atenta, favorecendo uma postura respeitosa entre todos. Por fim, propor aos estudantes que elaborem cartazes criativos sobre o tema para serem expostos nos murais da escola.
MP041
- Em um dos funis, coloquem cerca de quatro colheres da amostra de solo com grande quantidade de areia. Em seguida, identifiquem com a etiqueta ou colem um pedaço de papel: Funil 1.
- No outro funil, coloquem cerca de quatro colheres da amostra de solo com grande quantidade de argila. Em seguida, identifiquem: Funil 2.
- Em cada funil, despejem meio
copo
de água.
- Desenhe, nas imagens a seguir, os resultados observados em cada
copo
depois de três minutos. Peça ajuda ao professor para contar o tempo.
PROFESSOR
Resposta: No funil 1, a amostra tem areia, portanto os estudantes devem desenhar, no copo correspondente, maior quantidade de água. No funil 2, há argila, portanto eles devem desenhar, no copo correspondente, menor quantidade de água.
- Por qual funil a água passou com mais dificuldade? Por qual ela passou com mais facilidade?
_____
PROFESSOR
Resposta: No funil 2 (solo com maior quantidade de argila), a água passou com mais dificuldade e, no funil 1 (solo com maior quantidade de areia), ela passou com mais facilidade.
- Por qual das duas amostras de solo a água passa com mais facilidade: pela areia ou pela argila? Explique sua resposta com base no que você estudou no capítulo anterior. Se for preciso,
reveja
as características dos solos que você investigou.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes digam que é pela areia, pois há mais espaço entre os grãos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Os estudantes devem observar a passagem da água pelos funis, comparando os resultados obtidos em cada um deles. Dessa forma, será possível concluir qual das amostras de solo é mais permeável e qual delas é menos permeável.
Atividades 1 a 3. Possibilitam que os estudantes registrem suas observações a respeito das características dos solos e elaborem conclusões com base nos dados obtidos. Com isso, espera-se desenvolver a habilidade EF03CI09.
Atividade 3. É possível retomar os registros da Atividade prática do capítulo 1 para que os estudantes construam suas explicações com base no que foi estudado sobre as características dos solos e no tamanho das partículas que os compõem.
Propor aos grupos que compartilhem os registros e as observações com a turma, promovendo um momento de debate e construção de explicações sobre os fenômenos observados, por meio de uma escuta ativa. Registrar as principais ideias dos estudantes no quadro, tornando o processo visível a eles.
Boxe complementar:
De olho na BNCC
Ao final das atividades, promover a retomada das hipóteses iniciais, comparando-as aos resultados obtidos para verificar se foram refutadas ou confirmadas. Esse processo aproxima os estudantes das práticas científicas e do trabalho dos cientistas e contribui para o desenvolvimento da competência geral 2 e das competências específicas 2 e 3 de Ciências da Natureza.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Recurso complementar
EMBRAPA Solos. Disponível em: http://fdnc.io/5cz. Acesso em: 10 jun. 2021.
No site da Embrapa Solos, é possível encontrar diversas publicações sobre as características dos solos e as soluções para o uso sustentável deles. Além disso, há animações que poderão ser usadas em sala de aula.
Fim do complemento.
Aquífero Guarani
Chama-se de aquífero a formação ou o grupo de formações geológicas capazes de armazenar água (por possuir porosidade) e de fornecê-la através de poços (por possuir permeabilidade). [...]
O Aquífero Guarani foi o nome que, em 1996, o geólogo uruguaio Danilo Anton propôs para denominar um imenso aquífero que abrange partes dos territórios de Uruguai, Argentina, Paraguai e principalmente Brasil, ocupando 1.200.000 km². Na ocasião, ele chegou a ser considerado o maior do mundo, capaz de abastecer a população brasileira por 2.500 anos.
BRANCO, P. de M. Aquífero Guarani. Serviço Geológico do Brasil , 2012. Disponível em: http://fdnc.io/f7B. Acesso em: 10 jun. 2021.
MP042
A água penetra no solo
Observe as imagens. Elas representam os grãos de areia e de argila com bastante aumento.
LEGENDA: Representações esquemáticas de grãos de areia e de argila em aumento. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Fonte: SANTOS, H. G. dos et al. Sistema brasileiro de classificação de solos. 5ª ed. Brasília: Embrapa, 2018.
- Quando comparamos os dois solos, o que você
observa
no espaço entre os grãos?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que, entre os grão de areia, enxergam ar, ou não enxergam nada; e no caso da argila, enxergam apenas grãos, sem espaço entre eles. Fim da observação.Nos solos com maior quantidade de areia, os espaços vazios entre os grãos são maiores do que nos solos com muita argila e a água penetra com facilidade. Por isso, dizemos que esse tipo de solo é muito permeável.
Nos solos com maior quantidade de argila, os espaços vazios são menores do que no solo com mais areia e a água penetra com menos facilidade. Por isso, dizemos que esse tipo de solo é pouco permeável.
Quando chove, parte da água que penetra no solo é absorvida pelas raízes das plantas. O restante da água pode passar pelos espaços existentes entre os grãos que formam o solo e pode também se infiltrar em minúsculos espaços e frestas de rochas permeáveis. Se encontrar uma rocha pouco permeável ou não permeável, a água vai se acumular.
Assim são formados os reservatórios de água subterrâneos. A água subterrânea pode ser encontrada em fontes, quando ela sai naturalmente da terra, ou em poços, quando uma abertura é cavada no terreno.
LEGENDA: Representação esquemática de um reservatório de água subterrâneo. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Fonte: TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. et al. Decifrando a terra . 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. Propor aos estudantes a análise das imagens dos grãos de areia e de argila. Solicitar-lhes que identifiquem as diferenças encontradas. Recomenda-se expandir a atividade e pedir à turma que discuta a importância de verificar a permeabilidade do solo. Essa informação é relevante para as atividades agrícolas e para construir um jardim ou uma moradia, pois é necessário diferenciar quais são os solos mais permeáveis e adequados para determinadas atividades e inadequados para outras.
As atividades se conectam à habilidade EF03CI09 e possibilitam que os estudantes realizem a comparação dos solos, com base em referências, para, então, afirmar se os grãos são “pequenos ou grandes” e se os espaços entre eles são “maiores ou menores”.
Horizontes do solo
A Pedologia é a ciência que estuda o solo, mas para fazer isso utiliza o perfil do solo, que é uma pequena porção da superfície da terra que possui horizontes ou camadas.
Esses horizontes e camadas são nomeados com letras, nesse caso podemos dividir aproximadamente os horizontes e camadas do perfil assim:
O horizonte A, mais superficial, possui cor mais escura, pois existe mais matéria orgânica que são os restos animais e vegetais decompostos. Porém o horizonte A não é um solo orgânico, pois predomina matéria mineral em sua composição.
MP043
O solo pode ser formado por várias camadas, e a água da chuva pode penetrar por algumas dessas camadas.
- Usando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte as figuras da página 135 e cole-as no quadro abaixo. Cada figura indica uma camada do solo. Leia as legendas para encontrar o local correto para colar cada figura.
Observação
ATENÇÃO
Peça a ajuda de um adulto para realizar a atividade com tesoura.
Fim da observação
A substituição de áreas verdes por concreto e asfalto é uma das modificações feitas no ambiente que impedem a penetração da água das chuvas no solo. Sem a possibilidade de penetrar no solo, grande quantidade de água se acumula na superfície ou escoa em direção aos rios, podendo fazê-los transbordar e, assim, provocando enchentes.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que a habilidade EF02CI05, trabalhada no 2º ano, tenha favorecido o desenvol-vimento dos estudos sobre a importância da água para a manutenção das plantas. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
O horizonte B normalmente tem cor avermelhada ou amarelada (existem exceções), devido à presença de ferro. Observe um prego enferrujado: o prego também tem ferro e quando está enferrujado apresenta cor avermelhada ou amarelada. Nem sempre o solo tem horizonte B. Solos muito jovens não têm horizonte B, tendo somente o horizonte A sobre o horizonte C ou o horizonte A sobre a rocha (camada R).
O horizonte C, mais profundo, possui cores variadas, isso porque o material de origem, a rocha, possui essa coloração. Abaixo do horizonte C existe a rocha (camada R) que deu origem a esse solo.
BICCA NETO, H. O perfil do solo. Programa Solo na Escola , Curitiba, 2004. Disponível em: http://fdnc.io/f7C. Acesso em: 10 jun. 2021.
Comentar sobre os reservatórios de água subterrâneos e explicar que, dependendo do solo, eles podem ser encontrados em diferentes profundidades. O volume de água presente nesses reservatórios não é o mesmo em todos os locais. Se julgar conveniente, conversar com os estudantes sobre o Aquífero Guarani, o maior da América do Sul e um dos maiores do planeta.
Comentar que a água presente nesses reservatórios pode ser extraída por meio de poços. Contudo, para ser consumida, essa água precisa passar por testes que garantam sua qualidade e viabilidade para o consumo humano.
É importante esclarecer que a ampliação das cidades para a construção de moradias, comércios e ruas, por exemplo, fez com que a vegetação fosse substituída por concreto, impermeabilizando o solo e dificultando a infiltração da água.
Esses estudos conectam-se com a habilidade EF03CI10, incentivando a reflexão sobre a importância de preservar o solo. Antes de realizar a atividade 3, sugerir aos estudantes que pesquisem, em diferentes fontes, imagens que representem as camadas do solo. Conversar com eles sobre as informações obtidas nas fontes pesquisadas.
Atividade 3. Reforçar o cuidado com o uso da tesoura e acompanhar a montagem do quebra-cabeça das camadas do solo. Explicar cada uma delas, chamando a atenção para sua espessura e composição. Relatar que nem todos os solos apresentam as camadas representadas nas imagens. Incentivar que eles pesquisem os temas trabalhados nesta página e se aprofundem neles, registrando as informações no caderno.
MP044
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 2
- Observe a imagem ao lado.
- Quantas camadas você consegue identificar nesse perfil de solo?
PROFESSOR
Resposta: Três camadas.
- De acordo com o que estudamos, o que poderia ser encontrado em cada camada desse perfil de solo?
_____
PROFESSOR
Resposta: Na camada superior, que é a mais escura, é possível encontrar maior quantidade de húmus, pequenos organismos vivos e raízes de plantas. Na camada média, é possível encontrar pequenos pedaços de rocha e menor quantidade de restos de seres vivos. Na camada inferior, podem ser identificados pedaços maiores de rocha.
- Se
fosse
cavado um buraco bem profundo em um solo como esse, seria possível encontrar água? Explique sua resposta.
_____
PROFESSOR
Resposta: Sim, porque, quando chove, parte da água pode se infiltrar no solo pelos espaços existentes entre os grãos que o compõem até encontrar uma rocha não permeável, formando os reservatórios de água subterrâneos.
- Quantas camadas você consegue identificar nesse perfil de solo?
- Quando comparamos a penetração de água em diferentes solos, que diferenças podemos encontrar entre solos ricos em argila e solos ricos em areia?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os solos ricos em areia possuem espaços maiores entre os grãos do que os solos ricos em argila e, por isso, são considerados solos muito permeáveis.
LEGENDA: Perfil com camadas de solo. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Sistematizando conhecimentos
Ao final desta sequência didática, espera-se que tenham sido construídas pelos estudantes as noções:
- das camadas que compõem o solo;
- dos fatores envolvidos na permeabilidade de um solo;
- da formação de reservatórios de água subterrâneos.
Avaliação de processo
As atividades 1 e 2 da seção Ligando os pontos podem ser utilizadas como avaliação de processo ao verificar se os estudantes identificam as camadas que formam o solo e relacionam o tipo de solo com sua permeabilidade e a formação dos reservatórios subterrâneos.
Resgatar as hipóteses do problema da seção Desafio à vista!, comparando os conhecimentos prévios dos estudantes ao que foi construído ao longo da sequência didática; retomar o mural SQA para que os estudantes atualizem os registros sobre o que eles já aprenderam e o que ainda gostariam de aprender; e verificar os registros da seção Atividade prática também são evidências de aprendizagem a serem consideradas. Essas evidências podem servir para acompanhar o desenvolvimento da habilidade EF03CI09 e das competências gerais 2 e 7.
Além disso, é possível consultar os itens indicados na rubrica desta unidade e avaliar o desempenho dos estudantes, incluindo os resultados no mapeamento das aprendizagens da turma.
Com isso, é possível identificar os conteúdos que os estudantes ainda não assimilaram, possibilitando intervenções e recuperação das aprendizagens.
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 3
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula
Papel do professor
Papel do estudante
Recursos
Abertura da aula.
Ler para a turma os objetivos de aprendizagem e a pergunta da seção Desafio à vista!. Propor aos estudantes a leitura do texto, a identificação e a pesquisa das palavras desconhecidas, registrando-as no caderno.
Acompanhar a leitura feita pelo professor. Realizar a leitura do texto do blog e pesquisar as palavras desconhecidas, registrando-as no caderno.
Livro didático, caderno e lousa.
CONTINUA
MP045
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 3
Neste capítulo, você vai analisar estratégias para prevenir a poluição no ambiente.
Que cuidados as pessoas devem ter para proteger o ambiente?
CAPÍTULO 3. Atenção com o solo!
Leandro publica em seu blog as pesquisas que ele realiza sobre o ambiente. Leia em voz alta uma das publicações dele. Não se esqueça de pesquisar o significado das palavras que você não conhece.
Página de internet:
Deslizamento de encostas causa muitos prejuízos
As chuvas que ocorrem em várias regiões do país podem causar deslizamento do solo das encostas. Os deslizamentos podem destruir moradias, causar acidentes com as pessoas, interromper o trânsito em estradas, entre outras consequências. Várias pessoas constroem suas moradias em morros porque não têm outra opção de local, mas essa atitude pode ser perigosa, principalmente em terrenos que foram desmatados.
Veja algumas imagens de deslizamentos.
LEGENDA: Deslizamento de terra (Osasco, São Paulo, 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Deslizamento de rochas e de terra em rodovia (Paraibuna, São Paulo, 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Objetos soterrados em deslizamento de terra (Belo Horizonte, Minas Gerais, 2020). FIM DA LEGENDA.
Fim da página de internet.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Leitura dos textos. |
Propor a leitura compartilhada, a análise de imagens e a resolução das atividades propostas. Orientar a aplicação de entrevista, a organização e a análise dos dados obtidos. |
Participar dos momentos de leitura, analisar as imagens, resolver as atividades e compartilhar as ideias e os registros. Fazer uma entrevista, organizar e analisar os dados obtidos. |
Livro didático e caderno. |
Ligando os pontos. |
Propor a resolução das atividades da seção Ligando os pontos. Retomar os principais estudos realizados no capítulo 3. |
Responder às questões propostas na seção Ligando os pontos. Revisar os estudos realizados no capítulo 3. |
Livro didático e caderno. |
Introdução da sequência didática
A pergunta da seção Desafio à vista! deve ser utilizada como disparadora para a mobilização dos conhecimentos sobre os cuidados para a preservação do solo, o que está conectado à habilidade EF03CI10. Ao término desse capítulo, na seção Ligando os pontos, há questões que podem ser utilizadas como avaliação de processo para acompanhar as aprendizagens dos estudantes.
Capítulo 3
Objetivos de aprendizagem
- Explicar a importância da preservação do solo para a manutenção da vida.
- Explicar o processo de erosão e desgaste do solo.
- Propor ações para evitar o desgaste do solo.
Evidências de aprendizagem
- Aplicação e análise de entrevista.
- Atividades propostas na seção Ligando os pontos.
Para esse capítulo são apresentados diversos caminhos para a coleta de evidências de aprendizagem e avaliação de processo. As evidências coletadas servirão de subsídios para verificar o desenvolvimento das habilidades EF03CI09 e EF03CI10, trabalhadas ao longo de toda a unidade.
Iniciar o capítulo com a leitura do texto. Perguntar aos estudantes se sabem o que é um blog . Ressaltar a importância desse meio de comunicação com uso de tecnologias digitais.
Pedir aos estudantes que expliquem os motivos que levam à ocorrência de situações como as apresentadas nesta página. Explicar a eles que a construção de moradias improvisadas em morros deve ser considerada uma consequência de problemas sociais, uma vez que muitas pessoas não têm a opção de construir sua residência em outros locais.
MP046
- Em sua opinião, que fatores contribuíram para a ocorrência dos deslizamentos de solo descritos no
blog
?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam: quantidade e intensidade de chuvas, desmatamento, inclinação do terreno e, em alguns casos, construção de moradias nessas encostas. Fim da observação.
- Se você pudesse colaborar com o
blog
de Leandro, que notícia
enviaria
para ele publicar? Pesquise em jornais e na internet algumas imagens de deslizamentos e cole-as no espaço a seguir. Lembre-se de escrever legendas para essas imagens.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 1. Acompanhar os registros dos estudantes, que podem ser realizados em duplas ou pequenos grupos. Reservar um momento para que eles compartilhem suas respostas com toda a turma, comparando-as e verificando se acrescentariam mais alguma informação.
Atividade 2. Orientar os estudantes a selecionar imagens atuais em diversas fontes, como jornais, revistas e internet. Discutir com a turma a importância de selecionar fontes confiáveis durante a busca por imagens e informações. Solicitar aos estudantes que anotem a fonte de referência de sua pesquisa. Se o espaço do livro não for suficiente, colar as imagens no caderno e escrever legendas explicativas.
Se julgar conveniente, criar um blog da turma para postar informações pesquisadas pelos estudantes sobre esses e outros assuntos. A criação de um blog pode ser feita gratuitamente em diferentes sites; trata-se de um recurso apreciado por estudantes do Ensino Fundamental e que apoia o processo de alfabetização, favorecendo a compreensão de textos, produção escrita e desenvolvimento de vocabulário. Diversos sites apresentam explicações detalhadas e vídeos que ensinam, de modo simples, a criar um blog .
Boxe complementar:
De olho na BNCC
A competência geral 5, referente à cultura digital, é contemplada nesta atividade, de modo que os estudantes tenham de compreender, utilizar e criar propostas digitais de forma crítica e significativa, além da competência específica 6, que aborda o uso de diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação para produzir conhecimentos e resolver problemas de Ciências da Natureza.
Fim do complemento.
Educação ambiental
A maioria dos alunos demonstra conhecer os problemas causados pelo lixo ao ambiente e considera a transmissão de doenças através do lixo acumulado sua principal consequência. Isso pode significar que falta a eles a visão de um ambiente interligado, pois referem-se apenas às questões mais próximas, que teoricamente irão afetá-los mais de perto. Sabe-se que uma das estratégias educativas com relação ao ambiente é iniciar pelo mais próximo, porém é necessário também ampliar essa visão, contribuir para a construção da percepção ambiental global e suas interdependências.
[…]
MP047
Erosão
O blog de Leandro mostra alguns exemplos de problemas ocasionados pela erosão do solo. Aformam o solo são transportadas de um local para outro por meio da ação da água e do vento.
Esse processo pode ocorrer de forma lenta, por milhares ou milhões de anos, sem causar grandes danos. Com o passar do tempo, a erosão pode modificar a paisagem de um local.
No entanto, dependendo de como e com que velocidade ocorre, a erosão pode deteriorar o solo de uma região e causar danos às pessoas que vivem próximas a ela.
- Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Rochas esculpidas pela ação da água e do vento no Parque Estadual de Vila Velha (Ponta Grossa, Paraná, 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Representação esquemática de experimento sobre erosão. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Depois de jogar água nas duas bandejas, o que você acha que vai acontecer com o solo em cada uma delas?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que, na bandeja sem plantas, a água vai penetrar no solo e carregar parte dele para a porção mais baixa do recipiente. Na bandeja com plantas, parte da água vai escorrer pela superfície do solo, carregando uma quantidade menor de partículas. Fim da observação.
- Comparando com essa atividade, explique o que pode ser feito para evitar ou diminuir o deslizamento do solo em um morro ou em uma montanha.
_____
PROFESSOR
Resposta: A melhor maneira de prevenir o deslizamento do solo, ou seja, a erosão, é não desmatar encostas de morros nem de montanhas.
MANUAL DO PROFESSOR
Os professores apontaram como principal objetivo da Educação Ambiental a identificação do sujeito como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente. A problemática do lixo, o desperdício energético e a degradação ambiental apareceram, segundo eles, como os principais conteúdos da [Educação Ambiental].
ESQUERDA, M. D.; LEÃO, A. L.; REIS, M. F. de C. T. A problemática dos resíduos sólidos urbanos e a educação ambiental. In : TALAMONI, J. L. B.; SAMPAIO, A. C. (org.). Educação ambiental : da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras, 2003. p. 73-84.
Propor a leitura compartilhada do texto inicial e da imagem. Perguntar se os estudantes conhecem outros locais com paisagens parecidas geradas por meio da erosão do solo.
Resgatar com os estudantes a importância do solo para os seres humanos, tema contemplado nas primeiras páginas da unidade e presente na habilidade EF03CI10. Explicar a importância da preservação do solo e discutir alguns fatores que causam sua degradação em razão do uso inadequado pelos seres humanos, como a retirada da vegetação e consequente erosão.
Atividade 3. Os estudantes devem inferir a importância das plantas para evitar o processo de erosão com base na análise das imagens, que também representam importantes recursos de compreensão de textos e de embasamento para as produções escritas. Se julgar conveniente, reproduzir com os estudantes a atividade prática representada na imagem dessa atividade, observar os resultados e discutir as conclusões.
Boxe complementar:
De olho na BNCC
Na atividade 3, os estudantes deverão argumentar, com base em informações confiáveis e utilizando explicações científicas, sobre as medidas necessárias para evitar a ocorrência de deslizamentos, contribuindo para o desenvolvimento das competências gerais 2 e 7 e da competência específica 7 de Ciências da Natureza.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Recurso complementar
COMO fazer um simulador de erosão. Canal Embrapa , 2016. Disponível em: http://fdnc.io/f7D. Acesso em: 10 jun. 2021.
O vídeo mostra um experimento semelhante ao proposto nesta página, explicado passo a passo.
Fim do complemento.
MP048
O que fazer para evitar o desgaste do solo
Outro fator responsável pelo desgaste do solo é a poluição, ocasionada, principalmente, pelo lixo e pelo esgoto descartados de maneira incorreta.
O lixo de resíduos orgânicos, além de poluir o solo, é fonte de alimento para ratos, baratas e outros agentes transmissores de doenças. Atualmente, o uso exagerado e desnecessário de alguns materiais gera muito lixo, que pode se acumular no ambiente. O acúmulo de lixo prejudica não apenas o solo, mas os outros elementos do ambiente, como a água, o ar e os seres vivos.
Reduzir o gasto de materiais é uma atitude que diminui a quantidade de lixo e preserva o ambiente. Por exemplo, sempre levar sacolas quando for ao mercado ou à feira, em vez de utilizar embalagens descartáveis.
Também é possível reutilizar alguns objetos para produzir outros.
Outra forma de evitar o acúmulo do lixo é a reciclagem, que é um processo que transforma os objetos que geralmente jogamos no lixo. Latas, vidros e embalagens de plástico e de papelão, por exemplo, podem ser separados e encaminhados para locais que reciclam esses materiais.
LEGENDA: Horta feita com reaproveitamento de garrafas PET (Crateús, Ceará, 2016). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lixeiras para coleta seletiva (Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2020). FIM DA LEGENDA
MANUAL DO PROFESSOR
Propor aos estudantes a leitura compartilhada dos textos da página, procurando identificar ações que podem ser desempenhadas localmente para evitar o desperdício e, consequentemente, os impactos ambientais decorrentes do acúmulo de lixo.
A redução do gasto de materiais e a reutilização de objetos são ações possíveis de serem realizadas pelos estudantes e que podem ser incentivadas pela escola para evitar o desperdício e o acúmulo de lixo. Se possível, promover oficinas de utilização de sucata para a confecção de objetos.
Conversar com os estudantes sobre a importância de separar o lixo doméstico e perguntar se conhecem postos de coleta de materiais que podem ser reciclados, existentes em alguns estabelecimentos comerciais ou postos de coleta municipal.
Propor que, por meio do texto do livro e de outras pesquisas, os estudantes construam no caderno uma tabela com três colunas: reduzir, reutilizar e reciclar, e escrevam sugestões para cumprir esses objetivos com foco na preservação do solo.
Atividade complementar
Organizar a turma em grupos. A cada semana, um grupo será responsável por trazer notícias atuais veiculadas na televisão, em jornais, revistas ou na internet e que mostrem a relação das pessoas com o ambiente. Enfatizar a busca por experiências positivas realizadas por pessoas, grupos ou organizações.
No dia combinado, as notícias devem ser apresentadas pelo grupo e discutidas com toda a turma, abordando os aspectos positivos e negativos de cada situação e, sempre que possível, estimulando a reflexão sobre atitudes que revertem uma situação desfavorável. Ao término da atividade, as notícias podem ser expostas em um mural.
Resíduos sólidos urbanos no Brasil: desafios tecnológicos, políticos e econômicos
Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos – materiais, substâncias e objetos descartados – cuja destinação final deveria receber tratamento com soluções economicamente viáveis, de acordo com a legislação e as tecnologias atualmente disponíveis, mas acabam, ainda em parte, sendo despejados a céu aberto, lançados na rede pública de esgotos ou até queimados.
Entre esses resíduos estão alguns mais complexos, como os de construção civil, hospitalares, radioativos, agrícolas, industriais e de mineração, mas também os domiciliares, oriundos de atividades domésticas em residências urbanas, e os de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas, classificados como resíduos sólidos urbanos (RSU).
MP049
- Entreviste dez pessoas que moram perto de você. Pergunte a essas pessoas qual é, na opinião delas, o principal problema ambiental do lugar em que vocês moram.
- Para anotar as respostas dos entrevistados de maneira organizada, copie no
caderno
o
modelo
de tabela abaixo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
- Para anotar as respostas dos entrevistados de maneira organizada, copie no
caderno
o
modelo
de tabela abaixo.
Nome do entrevistados |
Problema ambiental |
---|---|
_____ |
_____ |
- Qual foi o problema ambiental mais citado por seus entrevistados?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Converse com os colegas e compare as respostas dadas pelos entrevistados.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Escolha um dos problemas ambientais mais citados. Faça um
modelo
de cartaz que contenha uma sugestão para resolver esse problema.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Boxe complementar:
Fique por dentro
O Saci e a reciclagem do lixo
Samuel Murgel Branco. São Paulo: Moderna, 2011. Coleção Viramundo.
Esse livro narra as aventuras de Saci, que resolve fazer travessuras e recebe da natureza uma importante lição sobre o lixo. O Saci e a reciclagem do lixo
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
[…] Ao longo dos anos, a disposição irregular de RSU tem causado a contaminação de solos, cursos d’água e lençóis freáticos, e também doenças como dengue, leishmaniose, leptospirose e esquistossomose, entre outras, cujos vetores encontram nos lixões um ambiente propício para sua disseminação.
[…] Embora as tecnologias necessárias para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estejam disponíveis no Brasil, os custos e a falta de uma maior integração na gestão dos RSU têm sido apontados por especialistas como os motivos para esse comportamento. […]
ANTENOS, S.; SZIGETHY, L. Resíduos sólidos urbanos no Brasil: desafios tecnológicos, políticos e econômicos. Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade , Rio de Janeiro, 9 jul. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f7E. Acesso em: 10 jun. 2021.
Atividade 4. Tem por objetivo favorecer a identificação do problema ambiental do local em que os estudantes vivem e refletir sobre possíveis soluções. É possível que muitos estudantes morem perto da escola e, portanto, apresentem o mesmo problema ambiental. Estimular a turma a pensar em uma campanha com propostas para tentar resolver esse problema e, após criar o modelo dos cartazes, chamar a atenção deles para que reaproveitem o verso de cartolinas já usadas.
Propor a organização de pequenos grupos para que os estudantes compartilhem suas experiências na aplicação da entrevista e os resultados obtidos. Os dados obtidos podem ser tabulados e organizados em gráficos, conectando aos estudos do componente curricular de Matemática.
Além de identificar os problemas, é importante propor e debater soluções que, mesmo que não possam ser realizadas pelos estudantes concretamente, sejam pontos de partida para a reflexão sobre atitudes que evitem a poluição e preservem os elementos naturais dos ambientes.
Boxe complementar:
De olho na PNA
Envolver os estudantes na aplicação de entrevistas possibilita a ampliação do repertório de gêneros textuais conhecidos e construídos por eles, contribuindo para o desenvolvimento do vocabulário e a produção escrita. Para a produção escrita, especificamente, a proposta favorece avanços no nível de texto, conforme as subdivisões da PNA, envolvendo a organização do discurso e a escrita com base nos dados coletados na entrevista.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
De olho na BNCC
As questões abordadas nesse capítulo possibilitam a reflexão sobre a atuação individual e coletiva em relação à preservação dos elementos naturais presentes no dia a dia, alinhados à competência geral 10 e à competência específica 8.
Fim do complemento.
MP050
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 3
- Para evitar o acúmulo de lixo no ambiente, precisamos desenvolver algumas atitudes, como reduzir, reutilizar e reciclar.
- Observe as imagens abaixo e indique quais dessas atitudes estão sendo praticadas em cada caso.
LEGENDA: Criar um brinquedo com embalagens plásticas. FIM DA LEGENDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Reutilizar.LEGENDA: Produzir camisetas com tecido feito de garrafas PET. FIM DA LEGENDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Reciclar.LEGENDA: Escolher canudo reutilizável em vez dos descartáveis. FIM DA LEGENDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Reduzir.- Leia a tirinha e responda.
- Por que a mãe do Cebolinha diz que ele
deve
combater a poluição do mundo limpando primeiro seu quarto?
_____
PROFESSOR
Resposta: Porque, se mantivermos limpo o ambiente ao nosso redor e se tivermos hábitos de higiene e de limpeza em nosso dia a dia, faremos a nossa parte e assim, contribuiremos para um mundo com menos poluição.,
MANUAL DO PROFESSOR
Sistematizando conhecimentos
Nas atividades da seção Ligando os pontos, os estudantes podem retomar o desafio proposto na abertura da sequência didática e organizar os conhecimentos construídos até o momento, comparando-os a suas ideias iniciais.
Ao final desta sequência didática, espera-se que tenham sido construídas pelos estudantes as noções:
- da importância do solo para os seres humanos;
- do fenômeno da erosão e de atitudes que evitam o desgaste do solo;
- dos conceitos de redução, reutilização e reciclagem dos materiais.
Atividade 1. Oportuniza aos estudantes relacionar as imagens com as atitudes praticadas em cada uma delas. Caso seja necessário, auxiliá-los na interpretação das imagens e aproveitar o momento para consolidar os conhecimentos trabalhados durante a unidade.
Atividade 2. Conversar com os estudantes sobre as atitudes que diminuem a produção de lixo e que podem ser adotadas no dia a dia. Incentivar a discussão sobre a importância das ações individuais, em escala local, para mudanças positivas em escala mais ampla. Uma das ideias da educação ambiental é: “Pensar globalmente e agir localmente”.
Avaliação de processo
A seção Ligando os pontos pode ser utilizada como momento de revisão dos temas trabalhados e de verificação dos aprendizados construídos. Pode-se utilizar a rubrica da Conclusão para constatar os avanços da turma no desenvolvimento das habilidades, das competências gerais e das habilidades de produção escrita. Com base nas evidências de aprendizagem, o professor tem a possibilidade de mapear a turma e promover ações de recuperação das aprendizagens.
Pedir aos estudantes que façam uma autoavaliação é outra proposta relevante, uma vez que eles podem indicar os conteúdos sobre os quais têm dúvidas e que precisam ser retomados.
Gestão da aula – Roteiro da seção Ciências em contexto
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula
Papel do professor
Papel do estudante
Recursos
Leitura individual e em grupo.
Propor aos estudantes a leitura individual. Solicitar a leitura compartilhada em pequenos grupos.
Realizar a leitura individual e compartilhada.
Livro didático.
CONTINUA
MP051
Ciências em contexto
- Leia o texto em voz alta e responda.
Cores da Terra: pintando a vida de mulheres rurais capixabas
As mulheres rurais capixabas já estão habituadas a extrair do solo uma diversidade enorme de alimentos. Mas elas descobriram que a terra pode oferecer ainda mais: é da terra que elas extraem as cores que enfeitam as paisagens rurais e oferecem renda extra às famílias. Em Mantenópolis e Mucurici, mulheres rurais participaram de capacitações do projeto “Cores da Terra” e aprenderam as técnicas para a produção de tinta à base de terra. [...]
Em Mantenópolis, o curso [...] foi realizado em três dias [e] [...] foi feita a coleta da terra respeitando as particularidades ambientais [...]. Depois, foi a parte mais prática.
“A terra foi peneirada, como parte do processo de refinamento, para a produção de pequenas amostras de tinta. [...] Essa técnica pode ser aplicada em paredes das residências, construções rurais, dentre outras possibilidades, incluindo a utilização em artesanato”, acrescentou a economista [Jozyellen Nunes da Costa]. [...]
Em Mucurici, a oficina [...] foi ministrada pela economista doméstico [...] Fernanda Casagrande Macedo. “Os participantes gostaram muito, acharam que é uma tinta fácil de trabalhar, com material fácil de ser encontrado, com fácil preparo, baixo custo e beleza no resultado”, pontuou Fernanda. [...]
O projeto “Cores da Terra” [...] ensina uma técnica simples, criativa e sustentável, tendo como matéria-prima a terra de várias tonalidades. Quando misturada com os ingredientes água e cola, resulta em tintas de cores variadas. O material não é tóxico, apresenta boa qualidade e o custo é inferior ao da tinta convencional. [...]
Juliana Esteves; Cássio Simão; Rodrigo Fernandes. Cores da Terra: pintando a vida de mulheres rurais capixabas. Portal do Governo do Estado do Espírito Santo , 25 nov. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f7F. Acesso em: 21 maio 2021.
Observação;
ATENÇÃO
Para produzir tintas a partir do solo, é preciso tomar cuidado ao coletar a terra para não causar erosão. É necessário preencher os buracos abertos pela retirada do material.
Fim da Observação;
LEGENDA: Parede pintada por mulheres capixabas no curso do projeto Cores da Terra (Mantenópolis, Espírito Santo, 2019). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Caça aos significados. |
Orientar a identificação das palavras desconhecidas e a busca pelos significados. Propor aos estudantes o registro coletivo. |
Identificar palavras desconhecidas no texto e pesquisar seus significados. Realizar o registro coletivo proposto pelo professor. |
Livro didático, caderno, dicionário ou acesso à internet. |
Questões de interpretação e de revisão. |
Propor aos estudantes a realização das questões de interpretação de texto e de revisão dos conteúdos. |
Resolver as questões de interpretação de texto e de revisão dos conteúdos. |
Livro didático e caderno ou folha avulsa. |
Ciências em contexto
A leitura e a interpretação do texto sobre um projeto de produção de tinta à base de solo possibilita a aproximação dos estudantes com formatos artesanais e sustentáveis de produção de materiais.
Atividade 1. Como o texto proposto inclui falas de algumas pessoas entre aspas, sugerimos questionar os estudantes sobre o significado desse tipo de estrutura. Explicar que o uso dessa estrutura indica que a fala está sendo reproduzida de maneira literal.
Solicitar aos estudantes que façam a leitura do texto, em um primeiro momento, sozinhos, e, na sequência, em pequenos grupos, em que cada integrante leia um trecho do texto, incentivando a fluência da leitura oral. Acompanhar esse momento de perto nos grupos, oferecendo apoio àqueles que apresentam dificuldades na fluência em leitura em voz alta, além de mediar possíveis conflitos. Sugere-se também que os estudantes leiam o texto em voz alta em casa para seus familiares, conversando com eles sobre essa técnica de pintura à base de solo.
Indicar aos estudantes que destaquem as palavras desconhecidas e propor à turma um momento de “caça aos significados”, em que eles deverão pesquisar os significados das palavras desconhecidas em dicionários ou na internet e registrá-los no quadro ou no mural da sala.
É possível compartilhar com os estudantes vídeos sobre o Projeto Cores da Terra, que mostram as pessoas utilizando as tintas feitas à base de solo na pintura de suas casas.
Explorar as imagens, pedindo que eles observem todos os detalhes e comentem o que estão vendo e o que pensam sobre o que está sendo observado. Como já comentado, essa rotina de pensamento possibilita que os estudantes apresentem suas impressões e seus valores sobre a ação realizada na comunidade representada.
MP052
- O que as mulheres que participam do curso do Projeto Cores da Terra aprendem?
_____
PROFESSOR
Resposta: Aprendem a produzir tinta feita à base de terra.LEGENDA: Vasos decorados com tintas feitas à base de terra. FIM DA LEGENDA.
- Para que essa tinta pode ser utilizada e quais são as vantagens de seu uso?
_____
PROFESSOR
Resposta: Ela pode ser utilizada para pintar residências e peças artesanais. É uma tinta de fácil preparo, mais barata, sustentável e não tóxica.
- Em sua opinião, qual é a importância de projetos como esse?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que, além de resgatar uma técnica que respeita o ambiente, é uma alternativa para as pessoas reformarem suas moradias com baixo custo. Fim da observação.
VAMOS RETOMAR
- Que diferenças podemos encontrar quando comparamos diferentes tipos de solo?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes identifiquem cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade, entre outras. Fim da observação.
- Quais são os diferentes usos do solo e qual é a sua importância para os seres vivos?
_____
PROFESSOR
Resposta: Produção de alimentos, fixação das moradias, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR
Propor a resolução das questões de interpretação de texto. A interpretação dos enunciados das questões pode ser feita de forma coletiva, mas é importante que os estudantes procurem escrever suas respostas sobre cada uma das atividades, principalmente para evidenciar seus aprendizados sobre a compreensão do texto. A compreensão de textos, segundo o documento da PNA, é um processo intencional e ativo e deve ser desenvolvido por meio de estratégias de compreensão, como podemos ver nesse tipo de proposta.
Vamos retomar
As atividades propostas propiciam um resgate das aprendizagens construídas ao longo da unidade e servem de evidências de aprendizagem para as habilidades EF03CI09 e EF03CI10, podendo ser utilizada como avaliação de resultado.
Atividades 2 e 3. Os estudantes devem identificar as características que possibilitam diferenciar os tipos de solo e indicar seus possíveis usos, justificando sua importância para os seres vivos. As atividades podem ser respondidas individualmente e entregues ao professor em folha avulsa ou registradas no caderno. Essas propostas também podem compor a avaliação de resultado, servindo de subsídios para o mapeamento das aprendizagens e o planejamento das propostas de intervenção.
Boxe complementar:
Recurso complementar
CARVALHO, A. F.; CARDOSO F. P.; DIAS, R. Q. (org.). Cores da terra : pintando o Brasil. Vitória: Incaper, 2016. Disponível em: http://fdnc.io/f7G. Acesso em: 10 jun. 2021.
Essa publicação aborda de forma lúdica e objetiva o modo de produzir tinta com terra, uma técnica milenar que vem sendo aperfeiçoada por intermédio das pesquisas do Projeto Cores da Terra, parceria do Incaper com a Universidade Federal de Viçosa.
Fim do complemento.
MP053
Mão na massa
Super-heróis e super-heroínas em quadrinhos
Nesta unidade, você estudou o solo e viu o que pode ocorrer quando esse elemento natural é poluído.
Agora, com a orientação do professor, vocês vão se reunir em grupos para criar uma história em quadrinhos sobre a importância de cuidarmos do solo.
Como fazer
- Imaginem um super-herói ou uma super-heroína que proteja o solo.
- Como a personagem é fisicamente?
- Que superpoderes ela tem?
- Qual será o nome dela?
- Que problema relacionado aos cuidados com o solo ela vai enfrentar?
- Que soluções ela vai criar para defender o solo?
- Escreva abaixo o projeto da história que vocês vão criar.
Título:
_____
PROFESSOR
Respostas variáveis.- Que problemas o super-herói ou a super-heroína vai enfrentar?
_____
- Com quais atitudes esses problemas serão vencidos?
_____
- Como será o fim da história?
_____
- Que problemas o super-herói ou a super-heroína vai enfrentar?
- Desenhem a história em quadrinhos em uma cartolina para ser exposta na sala de aula ou em um espaço de circulação de pessoas na escola. Vocês também podem utilizar um recurso digital para criar a história e compartilhá-la no site da escola.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Mão na massa
Objetivos de aprendizagem
- Colaborar na construção de um projeto coletivo.
- Produzir uma história em quadrinhos.
- Desenvolver a criatividade.
Evidências de aprendizagem
- Produção da história em quadrinhos.
- Participação e colaboração ao longo do projeto.
A atividade da seção Mão na massa proposta no livro envolve os estudantes em um trabalho coletivo, incentiva a criatividade e promove o desenvolvimento da empatia e da autonomia, colocando-os no centro do processo de aprendizagem.
Organizar a turma em pequenos grupos e realizar a leitura do texto inicial e das orientações do “Como fazer”. Propor diferentes papéis aos integrantes do grupo, por exemplo: o repórter, que vai registrar o que é discutido no grupo para o planejamento da HQ, o mediador, que vai levar as dúvidas ao professor, o roteirista, que vai buscar ideias e inspiração, e o desenhista, que vai executar as ideias na cartolina.
Se houver recursos disponíveis na escola, também é possível construir as HQs utilizando recursos digitais.
Organizar uma exposição das produções dos estudantes para toda a turma e, se for possível, para toda a comunidade escolar.
A atividade incentiva e promove o trabalho colaborativo e a criatividade. O processo de construção deve ser mais valorizado que o produto. Com a atividade proposta, os estudantes também contextualizam e resgatam as aprendizagens construídas ao longo da unidade.
Gestão da aula – Roteiro da seção Mão na massa
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula
Papel do professor
Papel do estudante
Recursos
Abertura da atividade.
Ler o texto inicial e as orientações do “Como fazer”.
Acompanhar a leitura e as orientações do professor.
Livro didático.
Planejamento.
Propor diferentes papéis aos integrantes dos grupos e o planejamento da HQ.
Cumprir o papel estabelecido no grupo.
Livro didático e caderno.
Executar.
Acompanhar e orientar as produções e a exposição das HQs.
Executar e expor o trabalho para toda a turma.
Cartolina e materiais diversos.
MP054
Comentários para o professor:
Conclusão
A avaliação formativa, ao longo dos capítulos, deve ser realizada acompanhando o desenvolvimento dos estudantes e serve de subsídio para as intervenções necessárias. A seção Ligando os pontos possibilita avaliar se os estudantes atingiram os objetivos de aprendizagem do capítulo, retomando conteúdos conceituais e atitudinais. As atividades práticas e as atividades em grupo podem ser utilizadas para verificar os conteúdos procedimentais, as práticas específicas de Ciências da Natureza e os conteúdos atitudinais. Por fim, a seção Ciências em contexto tem a função de ampliar o olhar para as aprendizagens em diferentes âmbitos. Nessa seção encontra-se também o tópico Vamos retomar, que possibilita apurar se os estudantes desenvolveram habilidades no decorrer da unidade.
A sugestão de rubrica a seguir poderá ser utilizada para acompanhar as aprendizagens dos estudantes ao longo dos capítulos e deve ser retomada ao final da unidade. Esse recurso possibilita o acompanhamento individual e de toda a turma, fornecendo evidências para o mapeamento das aprendizagens. Com base nesses dados, é possível planejar as intervenções e as recuperações de aprendizagens.
Espera-se que os estudantes sejam organizados em grupos heterogêneos de acordo com os níveis de desempenho semelhantes em relação às aprendizagens esperadas. As orientações para isso, assim como as estratégias possíveis, estão apresentadas na Seção introdutória. Além disso, ao elaborar uma tabela de acompanhamento individual, o professor terá condições de monitorar individualmente os estudantes, atentando às necessidades individuais que precisarão ser contempladas, caminho importante para o processo de personalização da aprendizagem.
Rubrica para o monitoramento da aprendizagem
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nível de desempenho |
||||
---|---|---|---|---|
Critérios |
Avançado |
Adequado |
Básico |
Iniciante |
Desenvolvimento de habilidades EF03CI09 e EF03CI10 |
Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos ampliando as respostas, corretamente, com o conteúdo estudado em anos anteriores. |
Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades da seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos. |
Os estudantes responderam corretamente à maioria das atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , produziram a maioria das evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos. |
Os estudantes responderam corretamente a poucas atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , produziram poucas evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos. |
CONTINUA
MP055
CONTINUAÇÃO
Desenvolvimento das competências gerais 1, 2, 5, 7 e 10 |
São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes e ampliados com outras competências gerais já trabalhadas em anos anteriores aspectos relacionados a: 1) valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para entender e explicar a realidade; 2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções; 5) utilizar tecnologias digitais de forma crítica para produzir conhecimento e resolver problemas; 7) pensamento crítico e criativo; 10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis. |
São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a: 1) valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para entender e explicar a realidade; 2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções; 5) utilizar tecnologias digitais de forma crítica para produzir conhecimento e resolver problemas; 7) pensamento crítico e criativo; 10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis. |
São identificados na maioria das evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a: 1) valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para entender e explicar a realidade; 2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções; 5) utilizar tecnologias digitais de forma crítica para produzir conhecimento e resolver problemas; 7) pensamento crítico e criativo; 10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis. |
São identificados em poucas evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a: 1) valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para entender e explicar a realidade; 2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções; 5) utilizar tecnologias digitais de forma crítica para produzir conhecimento e resolver problemas; 7) pensamento crítico e criativo; 10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis. |
---|---|---|---|---|
Produção escrita e compreensão de textos |
As propostas que envolvem interpretação de textos e imagens; coleta e análise de dados de experimentos; construção de conclusões com base em experimentos; produção de texto informativo para um blog e a busca por palavras desconhecidas de um texto; a análise de diferentes gêneros textuais e a aplicação de entrevistas são realizadas de forma muito organizada, com parágrafos escritos corretamente e sem dificuldade em sua assimilação por parte do leitor, ampliando o registro, sempre que possível, com a linguagem própria da Ciência e conteúdo além do trabalhado em sala de aula e que se conecta com aprendizagens de anos anteriores. |
As propostas que envolvem interpretação de textos e imagens; coleta e análise de dados de experimentos; construção de conclusões com base em experimentos; produção de texto informativo para um blog e a busca por palavras desconhecidas de um texto; a análise de diferentes gêneros textuais e a aplicação de entrevista são realizadas de forma muito organizada, com parágrafos escritos corretamente e sem dificuldade em sua assimilação por parte do leitor, ampliando o registro, sempre que possível, com a linguagem própria da Ciência. |
As propostas que envolvem interpretação de textos e imagens; coleta e análise de dados de experimentos; construção de conclusões com base em experimentos; produção de texto informativo para um blog e a busca por palavras desconhecidas de um texto; a análise de diferentes gêneros textuais e a aplicação de entrevistas são realizadas de forma muito organizada, com parágrafos escritos corretamente. |
Há registros que abrangem as propostas que envolvem interpretação de textos e imagens; coleta e análise de dados de experimentos; construção de conclusões com base em experimentos; produção de texto informativo para um blog e a busca por palavras desconhecidas de um texto; a análise de diferentes gêneros textuais e a aplicação de entrevistas, porém não são produzidas de maneira organizada e não é possível identificar a aplicação dos conhecimentos científicos produzidos durante as aulas. |