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UNIDADE 1. Seres vivos: várias relações

Imagem: Fotografia complementar das páginas 12 e 13. Campo aberto com destaque em uma leoa correndo atrás de um javali. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais animais aparecem na imagem?
  1. Em sua opinião, que tipo de relação esses animais estabelecem entre si?
  1. Você conhece outras formas de os seres vivos se relacionarem? Quais?

Fim do complemento.

13

Página sem conteúdo.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 1 e 2

Nestes capítulos, você vai reconhecer o papel ocupado pelos seres vivos nas relações alimentares que estabelecem entre eles e com o ambiente.

Quais são as consequências quando alteramos as relações alimentares de animais como os que vimos na imagem de abertura?

CAPÍTULO 1. Os seres vivos se relacionam

No ambiente, é possível encontrar diferentes seres vivos que se relacionam uns com os outros.

Atividade prática

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Observando diferentes espécies de seres vivos

Reúnam-se em grupos para a realização da atividade. Vocês vão visitar uma praça, um parque ou um jardim próximo à escola.

Do que vocês vão precisar

  1. Procurem algumas plantas e observem como é seu caule, como são suas folhas, se elas têm flores, onde estão plantadas, entre outras características. Façam um desenho de cada planta observada.
  1. Procurem pequenos animais e observem o tamanho, a forma do corpo, as cores deles e em que local eles vivem. Façam um desenho de cada animal observado.
  1. Em sala de aula, montem um painel com os desenhos e escrevam frases que descrevam as plantas e os animais representados.
Imagem: Ilustração. Árvore com um ninho de passarinho em capsula com filhote no interior. No fim do galho, um beija-flor cheirando uma flor. Abaixo, três pessoas observando com folhas e pranchetas para desenho. Fim da imagem.
  1. Quantos seres vivos diferentes vocês observaram?
    • Como vocês chegaram à conclusão de que eles eram diferentes?
    1. Os seres vivos que vocês observaram estavam sozinhos ou mantinham relações com outros seres vivos do ambiente? Expliquem suas respostas.

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Espécies de seres vivos

Em todos os ambientes, os seres vivos se relacionam com indivíduos da mesma espécie e de outras espécies.

Como saber se os seres vivos são da mesma espécie ou de espécies diferentes?

  1. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. 1: Homem e menina agachados no chão, desenhando. Menina de cabelo longo cacheado, vestindo camiseta branca. Homem de cabelo curto preto e óculos de armação preta, vestindo camiseta marrom. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. 2: Coqueiro no centro da areia de uma praia com mar azul. 3: Gato cinza rajado. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. 3: Gato cinza rajado.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. 4: Três gatos filhotes laranjas rajados.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. 5: Vista de campo com coqueiros por todo o gramado. No horizonte há o mar. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. 6:  Cinco crianças sorrindo lado a lado. Fim da imagem.
  1. Nas imagens acima, há três exemplos de seres vivos. Agrupe os seres vivos que pertencem à mesma espécie.
  1. Escreva um argumento que explique os critérios que você utilizou para identificar os seres da mesma espécie.

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Boxe complementar:

Quero saber!

Como identificar se dois seres vivos são ou não da mesma espécie?

Cientistas discutem até os dias atuais sobre critérios de definição e identificação das espécies de seres vivos.

Durante muito tempo, uma das maneiras de identificar os indivíduos que fazem parte da mesma espécie foi observar se eles eram semelhantes, se eram capazes de se reproduzir naturalmente e de ter descendentes férteis . Algumas pesquisas revelaram que existem outras formas de fazer essa identificação.

Diferenças na cor, no tamanho e no aspecto geral do organismo são alguns dos possíveis critérios. É importante observar também, no caso dos animais, aspectos comportamentais, como o fato de o indivíduo viver sozinho ou em bando, ter hábitos diurnos ou noturnos, entre outros. Além disso, é possível identificar particularidades do organismo, como o tipo de alimento mais adequado a ele.

Esses diferentes fatores mostram que a classificação dos seres vivos é complexa e que mudou bastante desde que foi estabelecida, há mais de dois séculos, pelo botânico sueco Carlos Lineu (1707-1778).

Fim do complemento.

Glossário:

Fértil : capaz de se reproduzir.

Fim do glossário.

Algumas relações entre seres vivos

Há espécies de animais que vivem em grupos organizados, chamados sociedades. Nelas, os animais dividem entre si as tarefas necessárias para a sobrevivência de todo o grupo. Isso acontece em colmeias, por exemplo. Observe como são organizadas as tarefas em uma colmeia.

Imagem: Fotografia. Abelha com focinho alongado, tronco amarelo com pelugem no corpo e faixas pretas na parte inferior. Fim da imagem.

LEGENDA: As abelhas operárias coletam pólen, produzem mel e executam outros trabalhos necessários para o funcionamento da colmeia ( Apis mellifera, comprimento aproximado: 15 mm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Colmeia amarela com pequenos buraquinhos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Em cada colmeia, existem uma rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Abelha com focinho achatado, tronco amarelo com pelugem no corpo e faixas pretas na parte inferior. Fim da imagem.

LEGENDA: Os zangões são os indivíduos machos e desempenham a função de reprodução (Apis mellifera, comprimento aproximado: 18 mm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Abelha amarela com pelugem no corpo e faixas pretas na parte inferior alongada. Fim da imagem.

LEGENDA: A abelha-rainha é a única fêmea da colmeia capaz de se reproduzir (Apis mellifera, comprimento aproximado: 20 mm). FIM DA LEGENDA.

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Indivíduos de espécies diferentes podem apresentar características ou comportamentos que são benéficos para a sobrevivência de ambos, como acontece com o peixe-palhaço e a anêmona. Esse tipo de relação é denominado cooperação e, nela, cada espécie também consegue sobreviver separadamente.

Imagem: Ilustração. Peixes-palhaços laranja com faixas brancas em uma anêmona com tentáculos brancos longos. Fim da imagem.

LEGENDA: O peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris, comprimento aproximado: 11 cm) fica protegido de predadores pelos tentáculos da anêmona (Heteractis magnifica, diâmetro aproximado: 40 cm), que, por sua vez, aproveita os restos de alimento do peixe. FIM DA LEGENDA.

Glossário:

Tentáculo : apêndice que, em alguns animais, é usado para obtenção de alimento.

Fim do glossário.

Muitos seres vivos capturam e matam um ser vivo de outra espécie para se alimentar dele. Chamamos essa relação de predatismo. Nela, um indivíduo se beneficia, enquanto o outro é prejudicado.

Há ainda seres vivos que se alimentam de partes do corpo de organismos de outras espécies, sem precisar matá-los. Eles são chamados de parasitas. Esses seres vivos podem viver sobre o corpo do indivíduo do qual se alimentam ou dentro dele. Essa relação é denominada parasitismo.

Imagem: Fotografia. Mergulho-de-crista na margem da água com pelugem branca, marrom e laranja. Está com um sapo no bico. Fim da imagem.

LEGENDA: O mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus, comprimento aproximado: 50 cm) é uma ave que se alimenta de outros animais. Na imagem, capturou uma rã (Pelophylax sp., comprimento aproximado: 10 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto loiro, vestindo camiseta branca. Está de costas, com uma linha destacando na cabeça um piolho marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: O piolho (Pediculus humanus, comprimento aproximado: 2 mm) é um parasita que se alimenta do sangue do hospedeiro; nesse caso, o ser humano. FIM DA LEGENDA.

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Conhecendo alguns parasitas do ser humano

Existe um parasita que causa coceira e deixa marcas na pele que lembram trilhas em um mapa; por isso, é chamado popularmente de bicho-geográfico.

O bicho-geográfico é um verme parasita que vive principalmente nos intestinos de cães e de gatos, que são seus hospedeiros. Os vermes se reproduzem no interior do corpo do hospedeiro, produzindo ovos. Quando o cão ou o gato elimina suas fezes, libera com elas os ovos do bicho-geográfico. Por isso, esse verme é comum em tanques de areia ou em praias onde esses animais passeiam.

Glossário:

Verme : nome comum dos animais alongados e de corpo mole.

Fim do glossário.

Dos ovos, nascem pequenas larvas que penetram na pele de cães, gatos ou pessoas. Em cães e gatos, a larva chega até o sangue. Nas pessoas, ela não encontra os vasos sanguíneos e fica se locomovendo sob a pele.

Para prevenir a contaminação por esse parasita, não se deve andar descalço nem se sentar diretamente no solo por onde passam cães e gatos. Também é importante levar os animais de estimação que estejam doentes ao veterinário e não passear com eles.

Se você suspeitar que pode estar infectado, o melhor a fazer é procurar o serviço de saúde, onde receberá indicação do tratamento mais adequado.

Além do bicho-geográfico, existem outros vermes parasitas que causam doenças em seres humanos. Barriga-d’água e amarelão são os nomes populares de duas doenças causadas por vermes.

Imagem: Fotografia. Destaque de um pé com marcas vermelhas circulares. Ao lado, destaque de uma ilustração de um bicho-geográfico em formato de S. Fim da imagem.

LEGENDA: Marcas deixadas pelo bicho-geográfico no pé de uma pessoa. Acima, exemplar do bicho-geográfico (Ancylostoma braziliense, comprimento aproximado: 10 mm). FIM DA LEGENDA.

  1. Pesquise e responda.
    1. Como a barriga-d’água e o amarelão são transmitidos?
    1. Quais são os sintomas dessas doenças?
    1. Como essas duas doenças podem ser evitadas?

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  1. Observe a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho com dois quadros. Pássaro laranja com asa preta. Rinoceronte marrom. Quadro 1: Pássaro comendo bichos pequenos pretos no chão. Acima, o texto “esse pássaro come parasitas na pele dos rinocerontes”. Quadro 2: Pássaro diz para o rinoceronte, “mas eu só posso comer dois carrapatos por refeição! E olhe lá!!”. Rinoceronte responde “droga de regime!”. Fim da imagem.
  1. Por que o rinoceronte ficou irritado?
  1. De que maneira o pássaro se beneficia nessa relação? E o rinoceronte?
  1. Como são chamadas as relações entre:
    • o pássaro e o rinoceronte?
    • o carrapato e o rinoceronte?
    • o pássaro e o carrapato?
    1. Leia o texto e responda.

      A imagem abaixo mostra formigas-saúvas, que vivem em um formigueiro artificial formado por vários potes e tubos de vidro interligados. Nesse grupo, existem as jardineiras, as cortadeiras e os soldados, além da rainha, que bota os ovos.

Imagem: Fotografia. Estruturas de ferro e vidro com formigas em formigueiros artificiais no interior. Fim da imagem.

LEGENDA: Formigueiro artificial com formigas-saúvas (Atta sp., comprimento aproximado das operárias: 2 mm). FIM DA LEGENDA.

  1. Como se realizam as tarefas em um formigueiro?
  1. Como é chamada essa relação entre seres da mesma espécie?
  1. O cipó-chumbo é uma planta que não produz o seu próprio alimento. Para sobreviver, suas pequenas raízes penetram no caule de outra planta e dela retiram os nutrientes de que necessitam.
    1. Que tipo de relação existe entre o cipó-chumbo e a planta que o hospeda?
    1. Dê um exemplo de um ser vivo que obtém alimento de outro ser vivo sem matá-lo.

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CAPÍTULO 2. Quem come o quê?

A alimentação é uma das formas de os seres vivos se relacionarem uns com os outros. O animal que persegue ou ataca outro animal para dele se alimentar chama-se predador, e aquele que serve de alimento é a presa.

  1. Observe os quadrinhos e responda.
Imagem: Ilustração. Quatro imagens sequenciais. Corte do mar com uma pedra ao lado. 1: peixe nadando. 2: garça pegando o peixe no mar. 3: garça comendo o peixe. 4: jacaré indo em direção da garça. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da relação entre presas e predadores. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

  1. Eles mostram algas, um peixe, um jaburu e um jacaré. De que o jaburu está se alimentando?
  1. O que você acha que vai acontecer depois do último quadrinho?
  1. Se o jaburu escapar, o que vai acontecer com o jacaré?
  1. Nessa situação, quem são os predadores? E as presas?

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  1. Observe o esquema que representa a situação mostrada nos quadrinhos da página anterior.

    alga - peixe - jaburu - jacaré

    • Em sua opinião, o que as setas significam?

      Os quadrinhos da página anterior mostram seres vivos que se relacionam por meio da alimentação. Essa sequência é chamada de cadeia alimentar. Os seres vivos ocupam diferentes posições nas cadeias alimentares.

As relações alimentares entre seres vivos

As plantas e as algas são chamadas de seres produtores. Elas produzem o próprio alimento. Para realizar esse processo, elas precisam de gás carbônico, água e luz.

Diferentemente das plantas e das algas, os animais não produzem seu próprio alimento. Eles precisam consumir plantas ou outros animais para obter os nutrientes de que necessitam. Assim, são chamados de consumidores.

Animais que se alimentam apenas de plantas são chamados de herbívoros. Animais que se alimentam apenas de outros animais são chamados de carnívoros. Já os animais que se alimentam de plantas e de outros animais, como é o caso dos seres humanos, são chamados de onívoros.

Imagem: Fotografia. Anta em um gramado comendo. Fim da imagem.

LEGENDA: A anta (Tapirus terrestres, altura aproximada: 1,10 m) é um consumidor. Ela é herbívora, pois se alimenta apenas de plantas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta branca. Está comendo comida em um prato. Fim da imagem.

LEGENDA: Os seres humanos são consumidores. Em sua alimentação podem existir plantas e outros animais; por isso, são chamados de onívoros. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Ariranha na água comendo um peixe. Fim da imagem.

LEGENDA: A ariranha (Pteronura brasiliensis, comprimento aproximado: 1,8 m) é um consumidor. Ela é carnívora, pois se alimenta apenas de outros animais. FIM DA LEGENDA.

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  1. Observe as imagens de cadeias alimentares. Identifique os animais que fazem parte delas e responda.
Imagem: Ilustração. Esquema. A: campo com gramado, seguido de porquinho da índia e onça pintada. B: campo com plantas, seguido por grilo, sapo e serpente. C: fundo do mar com algas, peixe pequeno, peixe grande e leão marinho.   Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de exemplos de cadeias alimentares. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: CAIN, M. L. et al. Ecologia. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

  1. Escreva as cadeias alimentares representadas. Não se esqueça de colocar adequadamente o sentido das setas: do produtor em direção aos consumidores.
  1. Nessas cadeias alimentares, quais são os produtores? E os consumidores?

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com um colega e procurem explicar: O que será que acontece com os restos de animais e de plantas dessas cadeias alimentares?

Boxe complementar:

Fique por dentro

Quem come o quê?

Disponível em: http://fdnc.io/fdE. Acesso em: 3 jun. 2021.

Nesse jogo, o objetivo é encontrar as relações alimentares entre os seres vivos. Mas atenção! Dois ou mais seres vivos podem comer o mesmo tipo de alimento.

Fim do complemento.

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Atividade prática

O que acontece com o que enterramos no solo?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Vamos pensar sobre isso? Organizem-se em grupos para realizar esta atividade.

Do que vocês vão precisar

Imagem: Ilustração. Mesa de madeira com jornal, folhas de papel, garrafas pet com terra, copo de água, luvas de borraCha, tomate. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação do material necessário para a atividade prática. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Observação: ATENÇÃO: Peça a um adulto para cortar as garrafas PET e cuidado ao manusear o palito. Fim da observação.

Como fazer

  1. Coloquem as luvas de borracha e forrem a mesa com o jornal.
  1. Coloquem a terra de jardim dentro da parte inferior de cada uma das garrafas e umedeçam-na com um pouco de água.
  1. Espetem o palito no tomate.
  1. Na primeira garrafa, enterrem o tomate deixando o palito para fora da terra.
  1. Enterrem as tampinhas na segunda garrafa e a folha de caderno amassada na terceira garrafa.
  1. Guardem as três garrafas em um armário fechado.

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  1. Elabore um quadro, como o modelo a seguir.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Após uma semana

Após duas semanas

Tomate

_____.

_____.

Papel

_____.

_____.

Tampinhas

_____.

_____.

  1. Após uma semana, observe o que aconteceu com o tomate, o papel e as tampinhas e anote em seu quadro.

    Observação: ATENÇÃO: Segurem o tomate pelo palito para observá-lo. Utilizem as luvas para mexer na terra. Fim da observação.

    • Em seguida, enterrem novamente os materiais e coloquem as garrafas no armário. Após duas semanas, repitam a observação e façam o registro no quadro.
    1. Depois de completar o quadro, formule uma hipótese para explicar as diferenças observadas.
    1. Em sua opinião, o que aconteceria com o tomate se a observação das garrafas durasse mais tempo?
    1. Compare o que você observou na Atividade prática com esta sequência de imagens do corpo de um mesmo animal em momentos diferentes.
Imagem: Fotografia. Vaca morta em terreno seco. Seta ao lado, mostra o mesmo animal apresentando apenas o esqueleto. Fim da imagem.
  1. O que deve ter acontecido com as partes do corpo desse animal com o passar do tempo?
  1. Por que o processo de decomposição é importante para os seres vivos e para o ambiente?

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Os decompositores

Alguns organismos apresentam um modo de se alimentar que é essencial para todos os seres vivos. Eles transformam organismos mortos e os restos de seus corpos, que estão no ambiente, em compostos mais simples, que ficam disponíveis no solo ou na água. Esse processo é chamado de decomposição.

No solo, os compostos formados pela decomposição originam os nutrientes. O húmus, que aduba o solo, é composto de restos de seres vivos em decomposição.

A decomposição permite que outros seres vivos, principalmente as plantas, possam aproveitar esses nutrientes para o próprio crescimento.

Em uma cadeia alimentar, os organismos que realizam a decomposição são denominados decompositores. Entre eles, podem ser citadas diversas espécies de bactérias e de fungos. As bactérias e muitos fungos só são visíveis com o uso de aparelhos especiais, como o microscópio. Alguns fungos podem ser observados sem o auxílio do microscópio.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo preso castanho, vestindo jaleco azul. Está observando em um microscópio uma bactéria em S soltando tentáculos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bactéria decompositora Spirillum sp. (Imagem obtida de microscópio eletrônico, colorizada artificialmente e ampliada cerca de 15 mil vezes.) Muitos organismos decompositores são visíveis apenas ao microscópio. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Plástico, vidro, metal e outros materiais presentes no lixo não são decompostos com facilidade por esses microrganismos. Por esse motivo, podem se acumular no ambiente por muitos anos, poluindo-o.

Imagem: Fotografia. Cogumelos na estrutura do tronco. Fim da imagem.

LEGENDA: Os cogumelos Trametes (Trametes sp., diâmetro aproximado da polpa: 8 cm) são fungos decompositores que podem ser vistos a olho nu. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Morango com mofo sobre a parte direita da fruta. Fim da imagem.

LEGENDA: Morango em processo de decomposição por fungos visíveis a olho nu. FIM DA LEGENDA.

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LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 1 e 2

  1. Observe as imagens. Elas mostram seres vivos que formam uma cadeia alimentar, mas estão fora de ordem.
Imagem: Fotografia. Lagarta preta com listras brancas e amarelas, andando por uma folha. Fim da imagem.

LEGENDA: Lagarta (Danaus plexippus, comprimento aproximado: 45 mm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Bactérias ampliadas azuis alongadas se assemelhando a fios longos. Fim da imagem.

LEGENDA: Bactérias (imagem obtida de microscópio eletrônico, colorizada artificialmente e ampliada cerca de 5.000 vezes). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Percevejo marrom sobre uma lagarta. Fim da imagem.

LEGENDA: Percevejo (Podisus sp., comprimento aproximado: 11 mm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Folhas longas de uma planta. Fim da imagem.

LEGENDA: Folha de planta (Asclepias syriaca, comprimento aproximado da planta: 1,5 m). FIM DA LEGENDA.

  1. Escreva uma cadeia alimentar possível utilizando setas e coloque os animais na ordem correta, do produtor aos consumidores.
  1. Nessa cadeia alimentar, qual ser vivo é o produtor e quais são os seres consumidores? Explique sua resposta.
  1. Qual é a importância dos decompositores nas cadeias alimentares?
  1. O que aconteceria com essa cadeia alimentar se a quantidade de lagartas diminuísse?
  1. Pedro estava assistindo a um programa de televisão sobre animais e ficou surpreso ao ouvir o que o apresentador disse sobre a relação entre leões e gnus.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca e bermuda azul. Está sentado em um sofá verde, vendo tv. Na tv, um homem diz “quando a leoa devora o gnu, a relação entre eles parece ser extremamente agressiva. No entanto, interferir nessa relação pode prejudicar a população de gnus do local”. Acima do menino, um balão de pensamento com fotografia de uma leoa correndo em campo atrás de um gnu marrom com chifres longos. Fim da imagem.

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  1. Observe as imagens e identifique o nome da relação que os seres vivos estabelecem entre si em cada uma delas. Depois, escreva uma frase que exemplifique essa relação.

    a)

Imagem: Fotografia. Vista de tubarão saltando do mar em direção a uma foca. Fim da imagem.

LEGENDA: Tubarão (Carcharodon carcharias, comprimento aproximado: 6,4 m) capturando lobo-marinho--do-cabo (Arctocephalus pusillus, comprimento aproximado: 3 m). FIM DA LEGENDA.

b)

Imagem: Fotografia. Cupins marrons com parte inferior do corpo azul. No centro, há vários cupins e no centro, um cupim maior. Fim da imagem.

LEGENDA: Cupins (Cornitermes cumulans, comprimento aproximado: 10 mm) em cupinzeiro. Na imagem, é possível ver um soldado (maior) e diversos operários (menores). FIM DA LEGENDA.

c)

Imagem: Ilustração. Corpo de uma mulher em corte mostrando a ligação da boca até o intestino. Ao lado, destaque de um verme que habita no interior do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de um corpo humano e verme (Schistosoma mansoni, comprimento aproximado: 12 mm, imagem obtida em microscópio eletrônico e ampliada cerca de 104 vezes). FIM DA LEGENDA.

Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 3 e 4

Nestes capítulos, você vai identificar diferentes relações dos seres vivos com os ambientes em que vivem e como ocorre o fluxo de matéria e de energia nesses ambientes.

De que maneira os seres vivos se relacionam com o ambiente em que vivem?

CAPÍTULO 3. Ecossistemas e biomas

Os seres vivos estabelecem relações entre si e com o ambiente onde vivem. Nos diferentes ambientes, há elementos naturais que não têm vida, como água, ar, solo e luz.

Um ecossistema é o conjunto de relações que os seres vivos estabelecem entre si e com os elementos do ambiente que não têm vida. O conjunto de vários ecossistemas semelhantes forma um bioma.

O Brasil é um país muito grande e é composto de diferentes biomas. Observe o mapa.

Imagem: Mapa. Biomas brasileiros. Biomas destacados informando as regiões que possuem em total ou parcial parte. Amazônia: AM, AC, RR, RO, PA, AP, MT e TO. Mata Atlântica: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, MS, GO, SE, BA, AL, PE, PB, RN. Cerrado: MS, MT, GO, DF, SP, MG, TO, BA, PI, MA. Caatinga: BA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE. Pampa: RS. No canto inferior direito há uma rosa dos ventos indicando norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste, oeste, noroeste. Abaixo, escala de 0 a 410 km. Fim da imagem.

LEGENDA: Mapa do Brasil com divisão dos estados e dos biomas. FIM DA LEGENDA.

Fonte: FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.

A seguir, serão apresentados cada um dos biomas. Para estudá-los, é importante separar um dicionário para pesquisar palavras que você desconheça, registrando no caderno seus significados.

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Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma que se distribui por todo o Brasil, próximo ao litoral. Por esse motivo, apresenta diferentes características, dependendo da região do país em que é encontrada. De maneira geral, chove bastante nas áreas de Mata Atlântica. Com o passar do tempo, esse bioma foi muito degradado e, atualmente, resta pouco dele.

Na Mata Atlântica, podem ser encontrados diversos animais, como bicho-preguiça, capivara, tucano, arara e sapo-cururu. Pau-brasil, ipê, jacarandá, palmito-juçara, erva-mate e piaçava são algumas das espécies de plantas típicas desse bioma.

Imagem: Fotografia. Mico leão dourado. Fim da imagem.

LEGENDA: O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia, altura aproximada: 30 cm) é um animal que vive somente na Mata Atlântica. FIM DA LEGENDA.

Imagem:  Abaixo, fotografia de mata densa e fechada. Fim da imagem.

LEGENDA: Na Mata Atlântica predominam matas fechadas com grande diversidade de plantas (Sete Barras, SP, 2021). FIM DA LEGENDA.

Cerrado

No Cerrado, existem paisagens muito diferentes entre si, desde campos cobertos por plantas rasteiras até matas fechadas.

Nesse bioma, podem ocorrer queimadas naturais, causadas pela queda de raios na época de chuvas. Uma característica do Cerrado é a presença de plantas resistentes ao fogo. Com seus galhos retorcidos e troncos escurecidos pelas chamas, as árvores sobrevivem e florescem após a passagem do fogo. Atualmente, porém, a maioria das queimadas tem sido provocada pelos seres humanos, principalmente em épocas de seca. Essa ação prejudica a vida de animais e de plantas que não têm defesas contra o fogo fora de época.

A aroeira-vermelha, o benjoeiro, a candeia e o pequizeiro são algumas das espécies de plantas encontradas no Cerrado. Tamanduá-bandeira, veado-campeiro, ema, onça-parda, seriema e tatu-canastra são alguns dos animais que podem viver nesse bioma. O beija-flor-de-gravata e a gralha-do-cerrado são exemplos de animais que habitam exclusivamente o Cerrado.

Imagem: Fotografia. Lobo-guará laranja com patas pretas.  Fim da imagem.

LEGENDA: O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus, comprimento aproximado: 120 cm) é um dos animais que habitam o Cerrado. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Abaixo, fotografia de campo aberto e árvores finas com folhas no topo. Fim da imagem.

LEGENDA: O Cerrado é um bioma ameaçado pelo desmatamento e pelo aumento das queimadas não naturais (Mineiros, GO, 2020). FIM DA LEGENDA.

  1. Pesquise imagens de animais e de plantas da Mata Atlântica e do Cerrado e desenhe ou cole as imagens em seu caderno, incluindo legenda em cada uma delas.

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Pantanal

Apesar do nome, o Pantanal não é uma região com áreas sempre alagadas, como um pântano. Ele é um ambiente bastante diversificado.

Esse bioma é marcado por duas épocas bem diferentes: a da seca e a das chuvas. Na época da seca, os campos são cobertos por gramas e plantas, como as do Cerrado. Na época das chuvas, o solo fica encharcado, formando cursos de água e banhados .

Glossário:

Banhado : terra infiltrada de água; pântano.

Fim do glossário.

Algumas das plantas típicas do Pantanal são: taboa, buriti, tucum, ingá, timbó, urucum, araçá, jenipapo e carandá. Entre os animais que vivem nesse bioma estão: jaburu (tuiuiú), jacaré-do-pantanal e peixes, como o corumbatá, o pintado e a piranha.

Imagem: Fotografia. Arara azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus, comprimento aproximado: 1 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Abaixo, vista aérea de Pantanal com vegetação cercada por rios.  Fim da imagem.

LEGENDA: A paisagem do Pantanal se modifica com as chuvas (MT, 2018). FIM DA LEGENDA.

Amazônia

A Amazônia ou Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta. Nela, existem vários tipos de mata. Nas matas de terra firme, podem ser encontrados a castanheira-do-pará, o cacaueiro e diversas espécies de palmeiras. Nas matas de várzea, que ocorrem em áreas periodicamente inundadas pelas cheias dos rios, pode ser encontrada a seringueira-branca. As matas de igapó situam-se em áreas baixas, bem próximas ao leito dos rios, e permanecem inundadas quase o ano todo. A vitória-régia é muito comum nessas áreas.

O cedro e o guaraná também fazem parte da flora da Amazônia. A fauna típica é representada por animais como o jacaré-açu, a sucuri, a harpia, a ararajuba, o boto-cor-de-rosa, o peixe-boi e o parauaçu. O uacari-vermelho e o peixe acará-bandeira são animais que só existem nesse bioma.

  1. Pesquise imagens de animais e de plantas do Pantanal e da Amazônia e desenhe ou cole as imagens em seu caderno, incluindo legenda em cada uma delas.
Imagem: Fotografia. Macaco-aranha, preto com braços e pernas longas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Macaco-aranha (Ateles paniscus, comprimento aproximado: 80 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Abaixo, fotografia de mata com árvore altas e troncos largos com folhas no topo. Fim da imagem.

LEGENDA: Trilha turística em mata de terra firme (Novo Airão, AM, 2019). FIM DA LEGENDA.

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Caatinga

Árvores baixas e arbustos caracterizam a vegetação da Caatinga, que apresenta duas estações: a seca e a chuvosa. No período de seca, as folhas caem e permanecem apenas os troncos das árvores e dos arbustos. Já na estação chuvosa, que é curta e variável, a paisagem muda, dando lugar ao verde.

Os animais e as plantas que vivem na Caatinga apresentam características que evitam a perda excessiva de água. Nesse bioma, podem ser encontradas plantas como o juazeiro, a caraibeira e a baraúna.

O mandacaru e o xique-xique são plantas que só existem na Caatinga. Entre os animais típicos do bioma, estão: o veado-catingueiro, o sagui-do-nordeste e o mutum-do-nordeste.

Imagem: Fotografia. Tatu-bola com casto arredondado marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tatu-bola (Tolypeutes matacus, comprimento aproximado: 43 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Abaixo, campo seco com plantas secas e cactos. Fim da imagem.

LEGENDA: O mandacaru (Cereus jamacaru, altura aproximada: 5 m) é uma planta típica da Caatinga (Canudos, BA, 2019). FIM DA LEGENDA.

Pampa

O Pampa apresenta, em grande parte, plantas rasteiras, gramíneas e alguns arbustos. Devido ao relevo plano, esse bioma é muito utilizado como pasto para gado. No entanto, esse bioma também inclui algumas áreas de floresta.

Uma das plantas típicas desse bioma é a bromélia. Entre os animais, estão o cervo e inúmeras aves aquáticas, como o irerê e o maçarico. O peixe-cará e o roedor tuco-tuco são animais que vivem exclusivamente no Pampa.

Imagem: Fotografia. Ratão-do-banhado, rato com pés longos, pelo marrom e amarelo e rabo longo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ratão-do-banhado (Myocastor coypus, comprimento aproximado: 52 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Abaixo, fotografia de campo aberto com árvores espalhadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Campos com gramíneas e araucárias (Alegrete, RS, 2020). FIM DA LEGENDA.

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  1. Leia o texto em voz alta e responda.

Nesta semana, os estudantes do 4º ano assistiram a um documentário sobre os biomas brasileiros.

No primeiro bloco, foram apresentadas as imagens de uma cidade chamada Bonito, onde vivem animais como a arara-azul e o jaburu. No segundo bloco, o programa mostrou uma região onde as plantas conseguem guardar água nos próprios caules e onde vive o tatu-bola. No terceiro bloco, apareceram as florestas com árvores como a castanheira e o cedro, além de plantas aquáticas, como a vitória-régia.

No último bloco, apresentaram-se os problemas do desmatamento no bioma onde vivem o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.

Imagem: Fotografia. Jaburu, pássaro com penas longas brancas, pescoço e cabeça preto e bico longo preto, e com pernas finas e alongadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Jaburu (Jabiru mycteria, altura aproximada: 1,60 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tamanduá-bandeira longo com rabo e corpo peludo e focinho alongado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla, comprimento aproximado: 2,20 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de uma televisão. Fim da imagem.
  1. Quais são os biomas citados em cada bloco do documentário? Escreva alguns argumentos que justificam sua escolha.
  1. Dos biomas estudados, quais não foram apresentados nesse documentário?
  1. Se você fosse elaborar mais blocos para o documentário considerando os biomas ausentes, o que incluiria nesses blocos?
  1. Observe novamente o mapa da página 28. Qual é o bioma característico do local em que você vive? Nesse local, há parques estaduais que auxiliam na preservação do ambiente?

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CAPÍTULO 4. Nutrientes e energia nos ecossistemas

Nos biomas vivem diferentes animais e plantas. As plantas são seres vivos que produzem o próprio alimento. Essa produção de alimento ocorre principalmente nas folhas. Vamos observar algumas folhas?

Atividade prática

Como são as folhas das plantas?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Organizem-se em grupos para a realização da atividade. Vocês vão visitar novamente uma praça, um parque ou um jardim próximo à escola.

Do que vocês vão precisar

  1. Procurem no local folhas de uma planta caídas no chão, mas que não estejam muito secas.

    Observação: ATENÇÃO: Não arranquem as folhas da planta! Fim da observação.

  1. Guardem no envelope duas dessas folhas. Observem a planta da qual essas folhas caíram.
  1. Em sala de aula, separem os papéis em branco. Em um deles, desenhem a planta de onde caíram as folhas que vocês coletaram. No segundo papel, prendam com fita adesiva uma das folhas coletadas. Observem qual lado da folha ficou voltado para cima. No terceiro papel, prendam a outra folha coletada, mas com o outro lado voltado para cima.
  1. As folhas que o seu grupo coletou apresentam os dois lados iguais?
  1. Comparem a cor, o tamanho, o formato e o tipo de borda da folha coletada por seu grupo com as folhas dos outros grupos. O que elas têm de semelhante? E de diferente?
Imagem: Ilustração. Árvore com folhas pequenas pretas, soltando folhas diversas em tons de verde, amarelo e laranja. Fim da imagem.

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Nutrição das plantas

As plantas produzem o próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese. Nesse processo, elas utilizam o gás carbônico do ar e liberam o gás oxigênio. Para que a fotossíntese ocorra, as plantas precisam de luz.

A clorofila é a substância responsável pelo aproveitamento da luz solar na fotossíntese. Ela também dá a cor verde às plantas.

Os nutrientes produzidos nesse processo são usados pelas plantas para o seu próprio crescimento ou armazenados em partes delas. Quando um animal se alimenta de plantas, os nutrientes são transferidos para ele. Essas substâncias também podem ser transferidas para elementos do ambiente, como o solo.

Observação: Você já estudou, no 2º ano, sobre a importância da água e da luz do Sol para as plantas. Relembre e converse com os seus colegas. Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Na parte superior esquerda, o sol com sétas indicando luz do sol. Em seguida, sétas indicada como gás carbônicos na direação de folhas de uma planta. Na raiz há a indicação de água e nutrientes. E saindo da planta há a indicação de gás oxigênio. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da fotossíntese. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: RAVEN, P. et al. Biologia vegetal. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

  1. De acordo com o que você estudou, explique uma forma pela qual os nutrientes podem ser transferidos para o solo ou para a água.

    O ciclo da matéria e o fluxo de energia

    O Sol é a fonte inicial para gerar a energia que percorre toda a cadeia alimentar. Sem a energia solar, as plantas não sobreviveriam e, consequentemente, os consumidores não existiriam.

    Você observou algumas características das folhas na Atividade prática. Nos diferentes biomas, as características das folhas e de outras partes das plantas favorecem a captação da luz solar.

Imagem: Fotografia de plantas com folhas largas em meio à vegetação densa. Fim da imagem.

LEGENDA: As plantas que melhor sobrevivem em local com pouca incidência de luz, como nas regiões mais próximas ao solo da Mata Atlântica, são as que têm folhas largas (Heliconia sp., comprimento aproximado das folhas: 3 m). FIM DA LEGENDA.

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As substâncias sintetizadas pelas plantas são transferidas de um ser vivo a outro na cadeia alimentar, até voltarem ao solo ou à atmosfera, podendo fazer parte de uma nova planta. A matéria circula entre os seres vivos e o ambiente.

A energia que a planta obtém do Sol para fazer a fotossíntese também é transferida para os outros seres vivos da cadeia alimentar. Essa transferência, no entanto, não forma um ciclo, como ocorre com a matéria. Quando um ser vivo se alimenta de outro, utiliza a energia que ingeriu para realizar suas atividades e para crescer e desenvolver o seu corpo. Quando ele usa a energia para realizar essas atividades, parte dela é transferida para o ambiente na forma de calor. Dessa forma, quando esse ser vivo serve de alimento para outro na cadeia alimentar, ele transfere para este menos energia do que recebeu.

Imagem: Esquema. Ilustração de animais e plantas em um ciclo. Grama indica setas para coelho, rato e joaninha. Coelho indica setas para cobra e onça. Rato indica setas para cobra e raposa. Joaninha indica setas para galinha e bactérias. Galinha indica setas para onça e raposa. Raposa indica setas para onça. Grama, galinha e onça indicam setas para bactéria. Bactérias para grama. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do ciclo da matéria em uma cadeia alimentar. A ação dos decompositores permite que a matéria orgânica seja reciclada e esteja sempre presente no ambiente. (Imagens sem escala; cores fantasia). FIM DA LEGENDA.

Fonte: CAMPBELL, N. A. et al. Biology. 11ª ed. Nova York: Pearson, 2016.

Por isso, podemos dizer que a energia disponível vai diminuindo cada vez que um ser vivo é adicionado à cadeia alimentar.

Imagem: Esquema. Ilustração de animais e planas em ciclo. Todos os seres indicam seta para calor e energia gasta. Sol indica energia solar captada pelas plantas com setas para grama. Grama indica energia transferida com setas para rato. Rato com setas para cobra. Cobra com setas para gavião. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do fluxo de energia em uma cadeia alimentar. (Imagens sem escala; cores fantasia). FIM DA LEGENDA.

Fonte: CAMPBELL, N. A. et al. Biology. 11ª ed. Nova York: Pearson, 2016.

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  1. Vamos analisar cadeias alimentares de dois biomas.
    1. Observe os seres vivos do Pantanal.
Imagem: Fotografia. Vista de rio com vegetação baixa com algumas árvores baixas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ambiente do Pantanal. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Capivara marrom em campo aberto. Fim da imagem.

LEGENDA: Capivara. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cervo marrom na beira de um rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Cervo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Onça pintada em uma pedra. Fim da imagem.

LEGENDA: Onça-pintada. FIM DA LEGENDA.

  1. Os pontos vermelhos no mapa representam locais onde foi observada uma harpia, ou gavião-real, uma das maiores aves de rapina do mundo.
Imagem: Mapa. Locais de observação de harpia. Mapa do Brasil indicando estados com locais onde harpias foram observadas: AC, RO, AM, RR, AP, RO, MT, PA, AP, GO, DF, TO, MS, SP, RS, ES, BA. No canto inferior direito há uma rosa dos ventos indicando norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste, oeste, noroeste. Abaixo, escala de 0 a 410 km. Fim da imagem.

Fonte: WIKIAVES. Ocorrências registradas de harpias. Disponível em: http://fdnc.io/fdM. Acesso em: 3 jun. 2021.

Imagem: Fotografia. Harpia cinza com corpo amarelado. Fim da imagem.

LEGENDA: Harpia (Harpia harpyja, comprimento aproximado: 100 cm). FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Quero saber!

As formigas-saúvas comem todas as folhas que levam para o formigueiro?

As formigas-saúvas, também chamadas de cortadeiras porque cortam e picam as folhas das árvores, levam pedaços de folhas para o formigueiro. Essas folhas são utilizadas para o cultivo de fungos. Dependendo da espécie, o formigueiro pode conter vários milhões de formigas. A maioria delas são as operárias, que conseguem levantar quinze a vinte vezes o seu próprio peso, além de percorrer quase um quilômetro de distância por dia.

Os fungos, que são organismos decompositores, transformam os restos de folha e servem também de alimento para as formigas.

No Cerrado, esse material decomposto pelos fungos fica disponível para que as plantas possam reutilizar a matéria orgânica em sua regeneração após uma queimada.

Imagem: Fotografia. Formiga levando uma folha por um tronco. Fim da imagem.

LEGENDA: Formiga-saúva carregando folha ( Atta sexdens, comprimento aproximado: 12 mm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista superior de floresta após uma queimada com árvores secas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação do Cerrado recém-queimada e brotando novamente (Votorantim, SP, 2020). FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Show da Luna – Verdes folhas verdes.

Discovery Kids, episódio 22 da temporada 4. Duração: 12 minutos.

Nesse episódio, Luna e sua família visitam a Amazônia para descobrir o que as plantas comem.

Fim do complemento.

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LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 3 e 4

  1. A imagem abaixo representa alguns seres vivos que fazem parte de uma cadeia alimentar no bioma Mata Atlântica, com o macaco-de-cheiro, o uiraçu-falso, que é uma espécie de gavião, e os frutos da pitombeira, chamados de pitombas.
Imagem: Ilustração. Destaque de um galho de árvore com rio em segundo plano. Sobre o galho há frutos e um mico. Sobre o céu há um gavião preto voando. Fim da imagem.

Observação: (Imagem sem escala; cores fantasia.) Fim da observação.

  1. Explique o papel de cada ser vivo na cadeia alimentar utilizando as palavras do quadro.

    produtor – consumidor – decompositores

  1. O que pode acontecer com os uiraçus-falsos e os macacos-de-cheiro se não houver mais árvores com frutas, flores e folhas? Por quê?
  1. A luz do Sol é importante para o macaco-de-cheiro ter alimento? Explique sua resposta.

    2. Observe a imagem, que mostra um exemplo de como ocorrem as transferências de energia e de matéria nas cadeias alimentares.

Imagem: Esquema. Energia solar libera calor e setas para plantas. Planta libera para bactérias e lagartos. Lagartos com setas para pássaro e bactérias. Pássaros com setas para bactérias e águia. Águia para bactérias. Produtores: Plantas. Consumidores: lagarto; pássaro; águia. Decompositores: bactérias. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de cadeia alimentar. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: CAIN, M. L. et al. Ecologia. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

  1. Como a energia do Sol, que flui entre os vários seres vivos da cadeia alimentar, volta ao ambiente?
  1. Como se estabelecem as trocas de matéria entre os seres vivos da cadeia alimentar?

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Ciências em contexto

Leia o texto em voz alta e busque o significado das palavras que você não conhece.

Um mundo nas cavernas

O Brasil tem muitas cavernas, a maioria localizada em Goiás, na Bahia e em Minas Gerais, regiões que há cerca de 600 milhões de anos eram cobertas por um mar raso. [...] Com o passar dos séculos, o mar sumiu e os sedimentos, que tinham se depositado e endurecido no fundo, se transformaram em rochas, sobretudo calcárias.

Aos poucos, a lenta movimentação da Terra provocou pequenas rachaduras nas rochas. [...]

Esses espaços, que levaram milênios para serem escavados pela chuva nas rochas, formaram as cavernas. [...]

A ciência que estuda as cavernas é a espeleologia . No Brasil, a maior caverna de que se tem notícia é a Toca da Boa Vista, na Bahia. Estudos já mapearam nela 36 quilômetros de galerias labirínticas, o que a coloca na lista das 40 maiores do mundo! Mas falta ainda explorar centenas de galerias, que devem colocar a Toca da Boa Vista entre as dez maiores do mundo.

Como o ambiente das cavernas é escuro e úmido, a vida lá dentro é bem diferente. Não há plantas, por exemplo. Mas bichos — como grilos, centopeias, besouros e aranhas — adoram viver lá. Alimentam-se de galhos e folhas trazidos pelas águas dos rios. [...] Alguns nem tem olhos e são completamente brancos, não podendo sobreviver em ambientes com luz.

O mais famoso habitante desse mundo subterrâneo é o morcego. Vive pendurado — de cabeça para baixo, é claro — no teto de salões e galerias e sai da caverna para comer frutas e insetos. Assim, a cadeia alimentar desse ambiente começa do lado de fora: o cocô dos morcegos alimenta centopeias e grilos, que são devorados pelas aranhas. Viu? A vida nas cavernas também depende das florestas e dos rios da superfície.

Glossário:

Salões : espaços altos e largos em cavernas.

Galerias : caminhos estreitos em que é possível andar ou rastejar nas cavernas.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Caverna com rio no interior. No teto há morcegos pendurados. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de uma caverna. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

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As cavernas podem guardar preciosidades históricas. Ossos de animais que desapareceram há uns dez mil anos — como a preguiça e o tatu gigantes e o tigre-dente-de-sabre — podem estar misturados à terra da caverna, tendo sido carregados pela água. Há ainda vestígios de homens pré-históricos, que usavam as cavernas como abrigo, morada e templo, e às vezes deixavam figuras gravadas nas paredes.

Apesar dessa riqueza, a extração de calcário para a indústria de cimento tem provocado a destruição de muitas cavernas. É preciso selecionar e preservar as mais importantes, conservando esses ambientes frágeis e interessantes que trazem tanta informação sobre o passado. Afinal, nossas cavernas constituem não só um patrimônio natural, mas também um precioso patrimônio histórico!

FONTE: Um mundo nas cavernas. Ciência Hoje das Crianças , 22 set. 1992. Disponível em: http://fdnc.io/fdP. Acesso em: 3 jun. 2021.

VAMOS RETOMAR

  1. Segundo o texto, que animais podem ser encontrados nas cavernas?
  1. Por que não há plantas nas cavernas? Na cadeia alimentar, como são chamadas as plantas e qual é a importância delas no fluxo de energia de um ecossistema?
  1. Por que a cadeia alimentar dos animais que vivem na caverna começa do lado de fora?
  1. Escreva uma cadeia alimentar com os animais citados no texto, indicando o ciclo de matéria e o fluxo de energia nessa cadeia.
  1. O que deve ter acontecido com os corpos dos animais que viveram ali há cerca de dez mil anos, como a preguiça e o tigre-dente-de-sabre, depois que eles morreram?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia a frase e responda.

    Os animais que vivem nas cavernas têm baixa tolerância às mudanças ambientais, principalmente àquelas causadas pelos seres humanos.

    • Com ajuda do professor e dos colegas, relate as mudanças ambientais que poderiam afetar a vida desses animais.

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Mão na massa

Os ambientes em notícia

Você estudou os biomas do Brasil. Leia algumas notícias sobre eles.

Imagem: Ilustração. Vista de floresta com desmatamento e incêndio. Ao redor, papeis com mensagens: “fogo destrói trecho de Mata Atlântica no Rio de Janeiro”; “Pantanal sofre com o maior desmatamento dos últimos anos”; “Desmatamento aumenta na Amazônia”; “tartarugas marinhas são encontradas mortas em Ilhabela”. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Qual foi a sua impressão ao ler essas manchetes?

    Agora é sua vez de descobrir o que está acontecendo nos ambientes atualmente. Reúnam-se em grupos para a realização da atividade.

    Como fazer

  1. Pesquisem em jornais, revistas ou na internet notícias atuais sobre os biomas estudados.
  1. Leiam as notícias pesquisadas e escolham uma delas. Selecionem os trechos mais importantes da notícia escolhida.
  1. Cada grupo vai apresentar a sua notícia para toda a turma, em forma de um noticiário de TV.
  1. Depois da apresentação de todos os grupos, escolha duas notícias. Copie o quadro a seguir no caderno e complete-o.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Notícias escolhidas

O que você entendeu sobre a notícia?

_____.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a sua opinião sobre as notícias apresentadas? Converse com os colegas e o professor sobre a ação humana no ambiente e suas possíveis consequências.