42

UNIDADE 2. O que existe ao nosso redor

Imagem: Ilustração complementar das páginas 42 e 43. Aldeia de povo indígena com ocas de palha, pessoas trabalhando em trabalhos artesanais, pesca e nado em rio e homens em caça. Fim da imagem.

LEGENDA: Amazônia, de Militão dos Santos. Óleo sobre tela, 40 cm x 50 cm, 2007. FIM DA LEGENDA.

43

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais elementos naturais estão representados nessa pintura?
  1. Qual é o elemento natural que não é visível, mas está em todo lugar?
  1. Você já visitou algum local parecido com esse mostrado na imagem? Como era esse local?

Fim do complemento.

44

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 5

Neste capítulo, você vai identificar os gases que estão presentes no ar e a importância deles para os seres vivos.

Qual é a importância dos gases presentes no ar para a vida das pessoas?

CAPÍTULO 5. O ar

O ar está à nossa volta. Embora não seja possível vê-lo, nós podemos perceber seu movimento quando venta. O ar que nos cerca é formado por uma mistura de gases, vapor de água, microrganismos e impurezas .

Glossário:

Impurezas : partículas de poeira; poluição.

Fim do glossário.

Os gases existentes em maior quantidade no ar são o gás nitrogênio, o gás oxigênio e o gás carbônico.

  1. Observe a imagem abaixo, que representa a composição do ar, e responda.
    1. O que existe em maior quantidade no ar?
    1. O que existe em menor quantidade no ar?
Imagem: Gráfico. Gráfico em setores. Composição do ar: Gás oxigênio (21%); Gás nitrogênio (78%); Gás carbônico, vapor de água e outros gases (1%). Fim da imagem.

Fonte: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Disponível em: http://fdnc.io/fdR. Acesso em: 3 jun. 2021.

Gás nitrogênio

É o gás que existe em maior quantidade no ar. O nitrogênio é muito importante para a nutrição dos seres vivos; no entanto, a maioria dos organismos não consegue captá-lo diretamente do ar.

Bactérias que vivem nas raízes de algumas plantas, por exemplo, transformam o gás nitrogênio em substâncias que as plantas conseguem absorver e utilizar. Essas substâncias podem, então, passar para o corpo de outros seres vivos por meio da cadeia alimentar.

Imagem: Fotografia. Vista de capivara marrom em gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: Substâncias produzidas a partir do nitrogênio fazem parte da composição das plantas e passam para os animais que se alimentam delas. Na imagem, uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris, altura aproximada: 60 cm) se alimenta de gramíneas (família Gramineae). FIM DA LEGENDA.

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Gás oxigênio

É o segundo gás em maior quantidade no ar. O gás oxigênio é essencial para muitos seres vivos, que o utilizam na respiração para gerar energia para o corpo

Ele é necessário também para a ocorrência de combustão, ou seja, para a queima dos materiais.

Imagem: Fotografia. Fogueira com pedaços de madeira sendo queimadas no centro de uma floreta. Fim da imagem.

LEGENDA: O gás oxigênio é consumido pelo fogo durante a queima da madeira. FIM DA LEGENDA.

Gás carbônico

Esse gás está presente no ar em pequena proporção. Ele é liberado na respiração pela maioria dos seres vivos e na combustão de diversos materiais, como papel e madeira. O gás carbônico é fundamental para a existência de vida no planeta Terra porque está envolvido em dois processos importantes: a fotossíntese e a manutenção da temperatura do planeta.

Imagem: Ilustração. Globo terrestre mostrando linhas com atmosfera da Terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da atmosfera terrestre. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

A atmosfera

A faixa de ar que envolve a Terra é chamada de atmosfera . Os seres vivos estão em contato com a atmosfera na região mais próxima à superfície do planeta, denominada troposfera. Nela se formam as nuvens e ocorrem as chuvas, os ventos, os trovões e os relâmpagos.

  1. Qual é o papel das plantas e dos animais na produção do gás carbônico e do gás oxigênio presentes na atmosfera?
Imagem: Ilustração. Globo terrestre indicando as camadas acima. Troposfera com balões e avião. Estratosfera com jato. Mesosfera com estrelas e esteroides. Termosfera com satélite. Exosfera com espaçonave e estrelas. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática das camadas da atmosfera. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte das imagens: NATIONAL Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Peeling Back the Layers of the Atmosphere, 22 fev. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fdS. Acesso em: 3 jun. 2021.

46

Boxe complementar:

QUERO SABER!

O que é efeito estufa?

O gás carbônico e outros gases presentes em menor quantidade na atmosfera são responsáveis pelo chamado efeito estufa. Esse efeito é responsável por manter a temperatura do planeta relativamente constante e, assim, permite a existência de vida na Terra.

Imagem: Ilustração. Sol com raios fortes em direção a uma estufa de vidro com plantas. Fim da imagem.

O nome desse fenômeno se deve à semelhança com o que ocorre em uma estufa de vidro na qual se cultivam plantas. Na estufa de plantas, os raios solares atravessam o vidro, aumentando a temperatura em seu interior. Parte do calor do interior da estufa é retida pelo vidro.

Na atmosfera, ocorre algo parecido: os raios solares aquecem tudo o que está na superfície do planeta Terra. Parte desse calor atinge a superfície e retorna para o espaço. Outra parte, porém, é retida próxima à superfície pelos gases do efeito estufa.

Nos últimos cem anos, a emissão de gás carbônico na atmosfera vem aumentando em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis e o desmatamento. Com isso, a atmosfera passou a reter mais calor, o que contribui para o aumento da temperatura na Terra.

Imagem: Ilustração. Destaque de telhados de casas recebendo raios de sol indicando calor recebido. Eles liberam raios indicando calor que retorna para o espaço e calor retino na atmosfera que ficam retidos nos gases. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do efeito estufa. Gases, como o gás carbônico, retêm uma parte do calor proveniente dos raios solares. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: CAIN, M. L. et al. Ecologia. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

Fim do complemento.

47

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 5

  1. Leia o diálogo e responda.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta branca. Ao lado, menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta branca. Estão sentados em frente a carteiras com cadernos e lápis. Menino diz “Laura, todos os gases que compõem o ar são importantes para os seres vivos?”, a menina responde “Não. Só o gás oxigênio é importante, porque ele é usando na respiração”. Fim da imagem.
  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Esquema. Ilustração de uma vela. Na sequência, uma mão coloca um copo de ponta cabeça em cima da vela. Na imagem final, a vela se apaga. Fim da imagem.

Observação: (Imagens sem escala; cores fantasia.) Fim da observação.

  1. Qual é o gás presente no ar que está envolvido na queima da vela?
  1. Por que a vela se apagou quando foi coberta por um copo de vidro?
  1. Você estudou neste capítulo que o gás nitrogênio é muito importante para os seres vivos. Para explicar como os seres vivos utilizam o nitrogênio, organize as frases abaixo, colocando-as em ordem ao copiá-las em seu caderno.
    • Os animais herbívoros se alimentam das plantas, que absorvem as substâncias transformadas pelas bactérias.
    • O gás nitrogênio está presente no ar.
    • Animais carnívoros e onívoros podem se alimentar de plantas ou de outros animais. Assim, o nitrogênio que estava no ar passa a fazer parte do corpo deles.
    • Bactérias que vivem nas raízes de algumas plantas transformam o gás nitrogênio em substâncias que podem ser absorvidas pelas plantas.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulo 6

Neste capítulo, você vai comparar as mudanças de estado físico da água no ambiente, concluindo como elas ocorrem.

Como ocorre a circulação da água pelos ambientes?

CAPÍTULO 6. Água em todo ambiente

A aventura do pinguim-imperador

O pinguim-imperador mora na Antártida e vive uma verdadeira aventura na época da reprodução. Os adultos seguem para uma região onde existem menos predadores. Lá, eles formam casais e se reproduzem. A fêmea põe um único ovo, que é protegido pelo macho.

No entanto, essa região é mais distante do mar, local onde está a fonte de alimento dos pinguins. Assim, depois de botar o ovo, a fêmea sai em busca de comida para o filhote que vai nascer, fazendo todo o caminho de volta até o mar.

A fêmea retorna perto da época do nascimento. Ao nascer, o filhote é alimentado pela mãe, que regurgita o alimento no bico dele. A partir daí, macho e fêmea se revezam nas viagens em busca de alimento e no cuidado com o filhote.

Glossário:

Regurgitar : expelir o conteúdo do estômago (ato realizado por muitas aves para alimentar os filhotes).

Fim do glossário.

Com aproximadamente 150 dias de idade, os filhotes já estão prontos para deixar a região onde nasceram e viajar com a família para o mar.

Imagem: Fotografia. Pinguim preto com barriga branca e parte do pescoço em amarelo. Está em pé no gelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri, comprimento aproximado: 120 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pinguim preto com barriga branca e parte do pescoço em amarelo. Está deitada sobre o gelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Fêmea de pinguim-imperador deitada no gelo, locomovendo-se para o mar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de aglomerado de pinguins adultos e filhotes sobre o gelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Casais de pinguins-imperadores com seus filhotes. FIM DA LEGENDA.

  1. Além dos pinguins, o que mais você observa nas imagens?
  1. Os locais mostrados nelas são mais quentes ou mais frios do que o local onde você vive? Como você chegou a essa conclusão?
  1. Em que estado físico a água é visível nas imagens?

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A forma como a água é encontrada na natureza recebe o nome de estado físico da água. A água pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

O gelo é a água no estado sólido. Nas regiões mais frias da Terra, existem grandes quantidades de água congelada – as chamadas geleiras. A neve e o granizo também são exemplos de água no estado sólido.

A água dos rios e dos mares, assim como a água que bebemos, está no estado líquido.

A água no estado gasoso, em forma de vapor, é invisível e está presente no ar à nossa volta.

Imagem: Fotografia. Queda de água em cachoeira de uma montanha. Fim da imagem.

LEGENDA: A água dos rios está no estado líquido. Cachoeira Casca D’Anta, no Rio São Francisco (São Roque de Minas, MG, 2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de estacionamento de carros com granizo no chão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Granizo acumulado no chão após chuva (Curitiba, PR, 2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de água congelada em geleira ao lado do mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Água em estado sólido em geleiras (Alasca, 2020). FIM DA LEGENDA.

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  1. Leia em voz alta o diálogo que aparece nos quadrinhos.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em seis quadros. Vovô: Homem de cabelo curto castanho e óculos de armação retangular azul, vestindo camiseta azul e calça vermelha. Mariana: Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta roxa e bermuda laranja. Quadro 1: Vovô sentado ao lado da mesa, segurando um livro, com um copo de suco apoiado em uma mesa, diz “Mariana, traga-me algumas pedras de gelo por favor”. Quadro 2: Mariana abre a geladeira, pegando uma forma com gelo e diz “estou indo, vovô!”. Quadro 3: Ela se aproxima com um copo cheio de gelo e diz “aqui está, vovó”. Abaixo, a legenda: “o avô não pegou todas as pedras de gelo que Mariana trouxe”. Quase 4: Vô bebe o suco e deixa o copo com gelo ao lado. Mariana pergunta “vamos jogar videogame?”. Quadro 5: Vô e mariana sentados em frente a uma televisão. Quadro 6: Mariana volta e observa intrigada o copo com água. Legenda diz: “algumas horas mais tarde...” Fim da imagem.

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  1. Observe a imagem.
Imagem: Ilustração. Mesa com um copo de água em um gramado a céu aberto. No céu está o sol. Fim da imagem.
  1. O gelo é a água no estado sólido. O que ocorre quando o gelo é aquecido?
    • O que devemos fazer se quisermos obter mais gelo?
    1. Em quais locais da imagem abaixo é possível encontrar água nos estados sólido, líquido e gasoso?
Imagem: Fotografia. Vista de montanhas com neve na ponta. Mais abaixo, terra com gramado e lago extenso. Fim da imagem.

LEGENDA: Parque Nacional Torres del Paine, Chile, 2020. FIM DA LEGENDA.

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A água se transforma

Nas páginas anteriores, foram representados exemplos de mudanças de estados físicos da água. Veja como essas mudanças são chamadas.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo cacheado preto com laço vermelho e óculos de armação arredondada vermelha, vestindo camiseta amarela e saia rosa. Está em uma cozinha com destaque para imagens e explicações. Ela guarda uma forma de gelo no congelador: “Quando a água líquida é colocada no congelador, sua temperatura diminui e ela passa para o estado sólido. Essa mudança é chamada de solidificação”. “A fusão ocorre quando o gelo, que é água no estado sólido, tem sua temperatura aumentada e derrete, passando para o estado líquido. Isso acontece quando o gelo é tirado do congelador, por exemplo”. Abaixo, ilustração de prato com cubos de gelo e vidro com água: “O vapor de água se transforma em água líquida ao ser resfriado. Essa mudança é chamada de condensação. É isso o que acontece quando se formam gotinhas na superfície externa de uma garrafa de água gelada retirada da geladeira e colocada sobre a mesa”. Atrás, uma janela destaca roupas penduradas no varal: “A água que está no estado líquido pode se transformar em vapor, ou seja, passar para o estado gasoso. Essa mudança é chamada de vaporização. Quando a vaporização ocorre lentamente, como no caso da roupa que seca no varal, o nome dela é evaporação”. Abaixo, ilustração de um fogão com jarra de água sobre o fogo: “O aumento da temperatura da água acelera a evaporação. Se esse aumento ocorre com a formação de bolhas, como no caso de uma panela com água no fogo, a mudança recebe o nome de ebulição”. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de uma moradia, mostrando as mudanças de estado físico da água que acontecem no cotidiano. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: BROWN, T. L. et al. Chemistry: the central science. 14ª ed. Nova York: Pearson, 2018.

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Ao aumentar ou diminuir a temperatura da água, ela pode mudar de estado físico. A temperatura é a medida que indica o quanto um corpo está quente ou frio. Quanto mais alta a temperatura, mais quente está o material; quanto mais baixa a temperatura, mais frio ele está.

  1. Observe os quadrinhos e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em cinco quadrinhos. Cascão: Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta branca e bermuda vermelha. Está segurando um livro. Quadro 1: Sol com um rosto sorrindo liberando raios que derretem um grande cubo de gelo. Quadro 2: Cascão está sentado, segurando um livro. Observa uma poça de água ao seu lado formada pelo gelo e diz “Uai!”. Quadro 3: Cascão sai correndo. Quadro 4: Água evapora formando nuvem cinza. Quadro 5: A nuvem corre atrás do Cascão, e ele diz “Uai!”. Fim da imagem.
  1. Que mudança de estado físico da água está ocorrendo no primeiro quadrinho? Explique sua resposta.
  1. Qual é a mudança de estado físico da água representada no quarto quadrinho? Por que ocorreu essa mudança?
  1. Por que Cascão está fugindo da nuvem no quinto quadrinho?
  1. Elabore um esquema que represente o que ocorre com a água nos quadrinhos.

Boxe complementar:

Fique por dentro

De onde vem a água do rio?

Universidade das crianças. Belo Horizonte, 2011. Duração: 3 minutos. Disponível em: http://fdnc.io/bjf. Acesso em: 4 jun. 2021.

O vídeo apresenta, de forma divertida, como acontecem as mudanças de estado físico da água na natureza e como isso está relacionado ao nascimento dos rios.

Fim do complemento.

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Atividade prática

Fazendo chuva

Você já pensou em como as nuvens se formam? E a chuva? Escreva sua hipótese sobre o assunto.

Imagem: Fotografia. Vista de cidade com aglomerado de prédios. Acima, formação de nuvens grandes escuras de chuva. Fim da imagem.

LEGENDA: Céu com nuvens (Salvador, BA, 2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Organizem-se em grupos para a realização da atividade.

Do que vocês vão precisar

  1. Coloquem um pouco de água morna até a metade do pote.
  1. Fechem-no com a tampa de metal e esperem por 20 minutos.
  1. Abram o pote e observem o que aconteceu na parte interior da tampa de metal.
Imagem: Ilustração. Destaque de uma mão com um canecão despejando água em um pote de vidro. Ao lado, pote de água fechado com um relógio. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática das etapas da atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

  1. Descreva o que você observou.
  1. Que explicação você daria para o que foi observado na tampa de metal?
  1. Nesta atividade, foi possível observar duas mudanças de estado físico da água. Quais são elas?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Levante hipóteses sobre materiais que sofrem mudanças irreversíveis. Por exemplo, quando o papel é queimado, ele não volta a ser como era. Que outros exemplos semelhantes você pode dar? Converse com os colegas e o professor.

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LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 8

  1. A professora e os estudantes do 4º ano construíram um terrário para observar o que acontece com a água na natureza.
Imagem: Ilustração. Destaque de um vidro com camadas de pedras e tipos de solo com água e planta dividido em seis passos. 1: colocar pedra e areia no fundo do vidro. 2: Colocar carvão vegetal e terra. 3: Colocar uma planta. 4: Pôr pedras delicadamente. 5: Regar com cuidado. 6: Fechar e observar como funciona o ciclo da água no terrário. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática das etapas da montagem de um terrário. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Vista de pista de via dupla com vegetação e árvores nos arredores. Está chovendo. Fim da imagem.
  1. Qual é o fenômeno da natureza mostrado na imagem?
  1. Em qual estado físico pode ser observada a água na imagem?
  1. Após a chuva, o que faz com que o asfalto de uma rua seque?
  1. Qual é a mudança de estado físico da água que é descrita em cada uma das situações a seguir?
    1. A mãe de Rita colocou água para ferver em uma chaleira.
    1. Ao tomar banho, Caio percebeu que o vapor de água transformava-se em gotas quando entrava em contato com as paredes do banheiro.
    1. Mateus colocou uma forminha com água no congelador e, depois de um tempo, obteve cubos de gelo.
    1. Após a chuva, Mariana e as amigas ficaram esperando que a quadra secasse para que pudessem jogar futebol.
    1. Em um dia de calor, Carla colocou duas pedras de gelo no suco, e elas derreteram rapidamente.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulo 7

Neste capítulo, você vai identificar misturas no dia a dia e como elas podem ser separadas.

Como as misturas podem ser separadas?

CAPÍTULO 7. A água dissolve muitas coisas

  1. Leia o poema em voz alta e responda.

    Motivo

    Se os livros contam

    que as nuvens

    saem da água do mar

    sobem até o céu

    caminham com o vento

    devagar

    por que é que eu

    nunca senti

    batendo na minha cara

    uma gota

    uma gotinha só

    de chuva salgada?

    FONTE: Fernando Paixão. Poesia a gente inventa . São Paulo: Ática, 1996.

    1. Por que o poema recebe o título de “Motivo”?
    1. O poema afirma que as gotas de chuva não são salgadas. Por que você acha que isso ocorre? Escreva sua hipótese.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo capa de chuva amarela. Está brincando na chuva, apoiado a um poste com lâmpada arredondada. Fim da imagem.

As salinas

Você sabe de onde vem o sal de cozinha usado para temperar a comida? Veja a sequência de imagens a seguir.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de lagos artificiais setorizados com vegetação e mar no horizonte. Fim da imagem.

LEGENDA: A água do mar é bombeada para locais parecidos com grandes piscinas. O calor do Sol e o vento aceleram a evaporação da água. Tanque de evaporação (Icapuí, CE, 2018). FIM DA LEGENDA.

57

Imagem: Fotografia. Vista de taque com montes de sal e tratores trabalhando na estação. Ao lado, o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: À medida que a água evapora, é possível observar o sal que se separou dela no tanque. Sal extraído e pronto para transporte (Galinhos, RN, 2018). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de trator transportando sal. Fim da imagem.

LEGENDA: O sal é recolhido para ser transportado à indústria (Macau, RN, 2019). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de mãos segurando sacos de sal. Ao lado, saquinho fechado e embalado de sal. Fim da imagem.

LEGENDA: Na indústria, o sal é lavado e passa por alguns processos de separação para retirar as impurezas. O sal é então moído para, depois, ser embalado e comercializado (Grossos, RN, 2019). Sal de cozinha embalado e pronto para a comercialização. FIM DA LEGENDA.

  1. Agora, retome sua hipótese e explique por que as gotas de chuva não são salgadas.

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A água

O sal está dissolvido na água do mar e não podemos enxergá-lo.

A água é fundamental para o transporte de nutrientes, gases e outras substâncias pelo corpo dos seres vivos. O sangue, do corpo humano e de outros animais, é composto principalmente de água. Assim, diversas substâncias são dissolvidas no sangue e transportadas pelo corpo.

No solo, vários nutrientes também estão dissolvidos em água. Por meio das raízes, as plantas absorvem a água do solo e, com ela, os nutrientes são transportados para todas as demais partes do corpo das plantas.

Observação: Você já estudou, no 2º ano, sobre a função das partes das plantas. Relembre a função das raízes e do caule e converse com os seus colegas. Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Destaque de plantas com raízes expostas sobre a terra com gotículas ligadas a setas na direção das raízes, ao lado, a explicação: água com nutriente dissolvido. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do processo de absorção de água e nutrientes do solo feita pelas plantas. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: RAVEN, P. et al. Biologia vegetal. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

A água também dissolve gases, como o gás oxigênio e o gás carbônico, o que possibilita a vida de muitos seres vivos aquáticos.

A água dissolve grande parte das substâncias conhecidas, como o sal e o açúcar.

Imagem: Fotografia. Vidro indicando açúcar. Ao lado, uma mão mexe uma colher sobre um copo com água. Fim da imagem.

LEGENDA: Uma colher de açúcar se dissolve completamente em um copo de água. FIM DA LEGENDA.

  1. Você conhece outras substâncias que se dissolvem na água? E substâncias que não se dissolvem?
  1. Observe a imagem abaixo, que mostra uma mistura entre água e óleo, e explique o que ocorreu nesse caso.
Imagem: Fotografia. Copo com água e camada de óleo na parte superior. Fim da imagem.

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Nem tudo é dissolvido em água

Uma mistura é composta de duas ou mais substâncias. Algumas substâncias podem ser misturadas na água, mas não se dissolvem nela. É o caso do óleo e da areia.

Imagem: Fotografia. Vidro com três camadas. Na parte inferior, areia. No centro, água. Na parte superior, óleo. Fim da imagem.

LEGENDA: O óleo e a areia não são dissolvidos em água e, quando em contato com ela, formam camadas separadas. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as imagens a seguir, que mostram as misturas que os estudantes do 4º ano fizeram, e responda.
Imagem: Fotografia. Vidro indicando açúcar. Ao lado, copo com água transparente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Açúcar e água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vidro indicando farinha. Ao lado, copo com água turva em branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Farinha e água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Saco de suco em pó. Ao lado, copo com suco laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Suco em pó e água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vidro de óleo. Ao lado, copo com camada de água inferior e camada de óleo superior. Fim da imagem.

LEGENDA: Óleo e água. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais das substâncias foram dissolvidas em água?
  1. A professora pediu aos estudantes que separassem da água as substâncias que não se dissolveram. Como você acha que eles separaram essas misturas?

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Atividade prática

Separando uma mistura

Imagem: Ilustração. Copos com líquidos e partes inferiores de três garrafas pet. Ao lado, um funil, um coador de café e uma colher. Fim da imagem.

LEGENDA: Material utilizado na atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Como fazer

atividade – Decantação

  1. Na garrafa PET, coloquem a medida de um copo de água.
  1. Adicionem três colheres de areia na água.
  1. Misturem bem, utilizando a colher.
  1. Deixem a mistura em repouso. Observem após algumas horas.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Descreva o que aconteceu e faça um desenho que represente o resultado.
Imagem: Ilustração. Três partes inferiores de garrafas pet completas por líquido. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da atividade de decantação. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

2ª atividade – Filtração

  1. Em uma garrafa PET, coloquem a medida de um copo de água.
  1. Misturem três colheres de areia na água.
  1. Apoiem o funil sobre outra garrafa PET.
  1. Coloquem o filtro de papel no funil e despejem nele a mistura de água com areia. Observem o que acontece.
Imagem: Ilustração. Três partes inferiores de garrafas pet completas por líquido. Destaque de mãos transportando de uma garrafa para outra. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da atividade de filtração. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Descreva o que aconteceu e faça um desenho que represente o resultado.
  1. Na decantação, o líquido pode ser removido virando o recipiente, como mostra a imagem.
Imagem: Ilustração. Três partes inferiores de garrafas pet completas por líquido em diferentes tapadas. No primeiro, líquido amarelo. No segundo, garrafa com diferentes camadas. No terceiro, transporte de líquido de uma garrafa para outra. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da remoção do líquido na decantação. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a imagem.
Imagem: Ilustração. Sequência de imagens de corte da parte inferior de uma garrafa com areia e folhas. Acima, uma mão despeja água no interior. Ao lado, separação das camadas com folhas, água e parte inferior areia. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de mistura. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas e, juntos, proponham uma forma de separar as folhas, a água e a areia.
  1. Depois dessa separação, você acha que seria seguro para a saúde beber essa água? Por quê?
Imagem: Ilustração de pedaço de papel com o texto: Além da decantação e da filtração, existem outros métodos para separar misturas. A escolha do método a ser utilizado depende das substâncias que estão misturadas e dos materiais disponíveis para realizar a separação. Abaixo há gotas d'água. Fim da imagem.

62

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 7

  1. Paula foi acampar com a família. Por descuido, deixou cair na areia todo o sal que haviam levado. Lembrando-se das aulas de Ciências, ela conseguiu recuperar o sal. Veja o que Paula fez.
Imagem: Ilustração. Destaque de mãos carregando um recipiente retangular com areia. Abaixo, a legenda: Paula recolheu o sal e a areia, colocou-os em uma vasilha e adicionou água. A água dissolveu o sal e não dissolveu a areia. Ilustração. Recipiente retangular com água sobre as camadas, apoiado sobre a mesa. Abaixo, a legenda: Ela deixou a mistura em repouso para a areia se depositar no fundo da vasilha. Ilustração. Destaque de mão retirando água do recipiente e colocando em uma panela no fogo: Ela retirou a água com sal cuidadosamente e colocou-a em uma panela. Levou a panela ao fogo, fazendo a água ferver. Depois de algum tempo só havia sal na panela.  Fim da imagem.

Observação: (Imagens sem escala; cores fantasia.). Fim da observação.

  1. Em que momento Paula usou o processo chamado decantação? Justifique sua resposta.
  1. Em que momento a vaporização foi usada para separar a mistura? Justifique sua resposta.
  1. Paula poderia ter usado a filtração para separar a água com sal da areia, em vez de deixá-la em repouso? Justifique sua resposta.
  1. A seguir, são apresentados alguns materiais que podem ser dissolvidos em água e outros que não podem.

    Açúcar - Óleo - Arroz

    • Para testar se os materiais podem ser dissolvidos em água, preencha metade de um copo transparente com água e misture uma colher de chá do material a ser testado.
    • Observe o que acontece e anote o nome das substâncias que se dissolveram na água.
Imagem: Ilustração. Copo com água e colher de metal. Fim da imagem.

63

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 8

Neste capítulo, você vai refletir sobre os cuidados necessários para o consumo de água em seu dia a dia.

Que cuidados devem ser tomados ao se consumir água?

CAPÍTULO 8. Água limpa para todos

É possível beber água de qualquer lugar?

  1. Observe a imagem. O que a placa que aparece na imagem significa? Você já viu placas como esta?
Imagem: Fotografia. Destaque de placa avisando “água não potável” em frente a um rio com plantas e um cano de madeira despejando água no centro do rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Nascente com placa de aviso de água não potável (São Paulo, SP, 2015). FIM DA LEGENDA.

  1. Para ser consumida, a água deve ser tratada. Como você acha que devem ser o sabor, a cor e o odor da água própria para beber?

    A água destinada ao consumo humano precisa ser potável, ou seja, limpa, livre de substâncias nocivas à saúde e de microrganismos causadores de doenças.

    Nos rios e nas represas, a água apresenta impurezas que precisam ser retiradas para que ela seja considerada potável. Por isso, a água deve ser tratada.

    Esse tratamento consiste em retirar da água resíduos, como grãos de solo, restos de plantas e de pequenos animais, além de eliminar impurezas que não podem ser vistas a olho nu, como substâncias prejudiciais à saúde, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças. Dessa forma, a água fica potável.

Imagem: Fotografia. Quatro garrafas de água lado a lado. Fotografia. Torneira aberta despejando água em um copo.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água para consumo deve ser potável. FIM DA LEGENDA.

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O tratamento de água

Em muitos municípios, antes de ser distribuída à população, a água passa por uma Estação de Tratamento de Água (ETA).

Veja como ocorre esse processo.

Imagem: Ilustração. Vista superior de estação de tratamento de água com sistema de transmissão de água para população. Ao lado da usina, uma represa ligada à ela. Em seguida, cinco pontos destacados explicando o esquema: 1 – A água de uma represa é levada até a estação de tratamento. Essa água está misturada com grãos de solo e outras impurezas; 2 – Na estação de tratamento, a água recebe substâncias que fazem com que as partículas de impurezas fiquem juntas, formando flocos; 3 – No tanque de decantação, os flocos se depositam no fundo e são separados da água; 4 – Depois de decantada, ela passa por um processo de filtração, que retém os flocos menores de impurezas que não foram separados na etapa anterior; 5 – Por fim, a água recebe outras substâncias, que eliminam os microrganismos. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: SABESP. Tratamento de água. Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 4 jun. 2021.

A água que sai da estação de tratamento apresenta-se livre de impurezas e de microrganismos, portanto ela é considerada potável.

Depois de tratada, ela é armazenada em reservatórios e levada até as caixas-d’água por uma rede de canos. Nesse caminho que a água percorre até chegar à torneira, ela pode ser contaminada novamente. Por isso, devemos filtrá-la antes de consumi-la.

Em lugares onde não há estações de tratamento, a água é retirada de poços ou diretamente de rios e lagos. Nesses casos, mesmo que a água seja incolor, ela deve ser filtrada e fervida.

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  1. Analise a seguinte situação.

    Os moradores de uma localidade perto de um rio aparentemente limpo pensaram em utilizar a água dele para consumo nas atividades diárias. Para confirmar se poderiam usá-la, eles chamaram um especialista para avaliar a qualidade da água.

Imagem: Ilustração. Cinco jovens observam um homem de chapéu bege, vestindo jaleco branco, calça azul e botas preta. Está coletando água de um rio com um tubo de ensaio triangular. Fim da imagem.

Observação: (Imagem sem escala; cores fantasia.) Fim da observação.

  1. Em sua opinião, a atitude dos moradores foi correta? Por quê?
  1. Supondo que, após a análise da água, o especialista confirme que ela pode ser utilizada para atividades como regar as plantas ou lavar o chão da moradia, essa água pode ser consumida pelas pessoas?
  1. Para que esse local continue fornecendo água para os moradores, o que eles devem fazer?

Boxe complementar:

Fique por dentro

A Tuma da Mônica – Água boa para beber

Mauricio de Sousa. Disponível em: http://fdnc.io/fe8. Acesso em: 4 jun. 2021.

A revista em quadrinhos explica a importância do acesso à água potável para todos, além de contar como funciona uma estação de tratamento de água.

Meu planeta rima com água

César Obeid. São Paulo: Moderna, 2016.

O livro de poemas nos convida para refletir sobre a importância da água e de todos os recursos naturais.

Fim do complemento.

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Boxe complementar:

Quero saber!

Faz mal beber água da torneira?

A água que chega às torneiras da nossa moradia passou por uma estação de tratamento e deve estar adequada para consumo. No entanto, é necessário ter cuidado com o seu armazenamento. A caixa-d’água deve estar bem conservada, sem rachaduras, vazamentos e infiltrações. Deve ser mantida fechada para evitar a contaminação por impurezas ou microrganismos. Recomenda-se a limpeza da caixa-d’água a cada seis meses.

Se houver dúvida quanto à adequação da água para o consumo, a dica é fervê-la para retirar as impurezas e, depois de esfriar, bebê-la sem preocupação!

Imagem: Ilustração. Vista de uma casa em corte evidenciando sistema de água ligado. Inicia-se no registro externo que leva até caixa de água na parte superior. A caixa de água por sua vez faz a ligação com toda a casa. Em destaque, está a cozinha da casa com torneira aberta, água sobre o fogão e um pote de água com um copo cheio na frente. Fim da imagem.

Observação: (Imagem sem escala; cores fantasia.) Fim da observação.

Fim do complemento.

O tratamento de esgoto

Você já pensou para onde vai a água que você utiliza em seu dia a dia ao dar a descarga no banheiro, escovar os dentes, tomar banho, lavar a roupa e a louça?

Nessas atividades, a água é misturada a detergentes, sabonetes, sabões, fezes, urina, restos de alimentos e gordura. A água e todos esses resíduos formam o esgoto doméstico. Além desse, existem outros tipos de esgoto, como o industrial e o hospitalar.

O esgoto doméstico deve ser levado, por meio de canos, para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde passa por vários processos até retornar à natureza sem prejudicá-la.

Quando não há coleta ou tratamento de esgoto, a melhor solução é a construção de fossas em locais apropriados. Nesse caso, o esgoto é despejado em grandes buracos feitos no solo, onde é decomposto por microrganismos.

Imagem: Fotografia. Homem calvo, vestindo camiseta cinza e calça preta. Está segurando uma mangueira ligada a um caminhão pipa que transporta água. Está despejando água sobre uma calçada. Fim da imagem.

LEGENDA: A água de reúso, nome dado à água de esgoto depois de receber tratamento, pode ser utilizada na limpeza de ruas e calçadas (São Paulo, SP, 2015). FIM DA LEGENDA.

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  1. Observe o esquema e leia a legenda.
Imagem: Ilustração. Vista de casa em corte evidenciando sistema de entrada de água e saída de esgoto. Tubulação azul representa chegada de água que vai até caixa de água com distribuição para os cômodos. Abaixo, saída de esgoto de cômodos se unem em um cano final que sai da casa. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de rede de canos em uma moradia vista em corte. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

  1. No esquema, quais são os canos de água tratada?
  1. O que representam os canos marrons? Para onde esses canos levam a água?
  1. Quando a água usada nas residências chega à Estação de Tratamento de Esgoto, o que acontece? Por que isso é importante?
  1. Em algumas praias, o esgoto sem tratamento é lançado diretamente na areia. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em um quadro. Barata e um rato sobre o esgoto conversando. Quadro 1: Barata, sentada em um cano diz “sua pele está esverdeada! Você está mofando!!”, também sentado ao lado, rato diz “tem razão!”. Quadro 2: Os dois seguem pela saída de esgoto em um pedaço de madeira e o rato diz “vamos tomar um sol”. Quadro 3: Rato conclui, sobre a areia: “que ideia genial desembocar o esgoto direto na praia!!”. Fim da imagem.
  1. De acordo com o que o que foi estudado sobre o tratamento de esgoto, qual é o perigo de o esgoto desembocar diretamente na praia?
  1. O que deveria ser feito para corrigir esse erro?
  1. Evitar o desperdício de água é muito importante. Uma das formas de fazer isso é reutilizá-la sempre que possível. Converse com o professor e os colegas e responda: De que forma podemos reutilizar a água?

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LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 8

  1. Um grupo de amigos foi acampar e, ao parar perto de um rio, alguns pensaram em tomar um pouco da água dele. Quais seriam seus argumentos para convencer o grupo sobre os riscos dessa atitude?
Imagem: Ilustração. Crianças com mochilas nas costas, junto a um homem, estão observando um rio com manchas esverdeadas sobre a água. Fim da imagem.
  1. Leia o texto e responda.

    [...] Cada pessoa, ao consumir em média 200 litros de água por dia, converte cerca de 150 litros em esgoto. Os 50 litros restantes podem voltar à atmosfera pela evaporação ou infiltrar-se no solo quando lavamos o quintal ou irrigamos jardins. [...]

    FONTE: Vilma Maria Cavinatto. Saneamento básico : fonte de saúde e bem-estar. São Paulo: Moderna, 2003.

    1. O texto afirma que a maior parte da água que consumimos em nossas atividades diárias se transforma em esgoto. Como isso acontece?
    1. Que destino deve ser dado ao esgoto?
    1. A água que é consumida na maioria das moradias é coletada dos rios e levada, por tubulações, à Estação de Tratamento de Água (ETA). Qual é a finalidade dessa estação?
  1. Em muitas moradias, as pessoas utilizam um filtro de água doméstico, mesmo em locais que recebem água tratada proveniente da Estação de Tratamento de Água.

    a) Observe a imagem e explique o funcionamento desse equipamento.

Imagem:  Ilustração. Pote de água de barro visto em corte. Pote possui duas divisões. Na parte superior, há uma vela de filtragem de água. Na parte inferior, água filtrada com saída para uso. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de um filtro de água doméstico em corte. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

  1. Por que a utilização desses filtros é importante?

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Ciências em contexto

Em 2019, manchas de óleo atingiram praias do Nordeste do Brasil. Leia a reportagem a seguir.

Mancha de óleo atinge ao menos 105 praias do Nordeste

A mancha de óleo que atingiu o litoral do Nordeste chegou a mais quatro localidades, todas no Maranhão, de acordo com o balanço mais recente divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) [...]. Ao todo, 105 localidades de 48 municípios foram atingidas.

[…]

O petróleo foi encontrado em nove tartarugas, seis delas encontradas mortas, e em uma ave, também morta. Segundo o Ibama, não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos, mas a avaliação da qualidade do pescado capturado nas áreas afetadas para fins de consumo humano é competência do órgão de vigilância sanitária.

Imagem: Fotografia. Vista de praia com despejo de óleo preto por toda a areia. Fim da imagem.

LEGENDA: Praia tomada por óleo (Tamandaré, PE, 2019). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de peixes mortos sobre manchas de óleo na água. Fim da imagem.

LEGENDA: Animais marinhos e os que vivem na praia são afetados por desastres ambientais, como derramamento de petróleo (Paulista, PE, 2019). FIM DA LEGENDA.

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“A gente orienta aos banhistas que não tenham contato com esse óleo e que se o encontrarem em alguma praia, que façam contato com os órgãos públicos indicando o local em que foram encontradas” […]. A orientação vale para pescadores e demais profissionais que atuam nas praias. [...]

FONTE: Mariana Tokarnia. Mancha de óleo atinge ao menos 105 praias do Nordeste. Agência Brasil , 26 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fec. Acesso em: 4 jun. 2021.

  1. A reportagem retrata um impacto ambiental que ocorreu nas praias do Nordeste em 2019. Qual foi esse impacto ambiental e quais foram as consequências dele para o ambiente marinho?

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Leia a manchete a seguir.

    “Voluntários fazem mutirão para limpar óleo de praias no litoral de Pernambuco”

    • Pesquise o trabalho feito por voluntários e converse com os colegas e o professor sobre a importância desse tipo de trabalho.

VAMOS RETOMAR

  1. O petróleo derramado foi percebido pela grande mancha escura na superfície da água. Por que a mancha ficou na superfície?
  1. Essa mancha escura impede a passagem da luz do Sol, o que resulta em graves consequências na cadeia alimentar marinha. Explique por quê.
  1. A água do mar, ao evaporar, leva com ela o petróleo? Explique como o aquecimento e o resfriamento influenciam o ciclo da água.
  1. O petróleo e o sal interagem de formas diferentes com a água. Qual é a diferença entre elas?
  1. A poluição do ar é um dos fatores que afetam a vida dos seres vivos. Você estudou sobre os principais gases que compõem o ar. Que gases são esses e qual é a importância deles para os seres vivos?

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Mão na massa

Artesanato com argila

A argila é um material originado do solo, que pode ser utilizado na confecção de diferentes objetos. Ao acrescentar água à argila, ela fica maleável. Em contato com o ar, a água evapora e a argila seca, mantendo a forma em que foi modelada. Depois de pronto, para que o objeto não volte a ficar maleável, ele pode ser queimado em um forno, o que transforma o objeto de argila em cerâmica. O aquecimento provoca uma transformação irreversível no material.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Reúnam-se em grupos e pensem em algo para representar utilizando a argila. Vocês podem se inspirar nos objetos mostrados nas imagens ou pesquisar outros.

Imagem: Fotografia. Esculturas de homens de chapéu em forma de meia lua, vestindo camiseta laranja e calça azul. Estão tocando instrumentos musicais. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Destaque de panelas de argila preta. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Maquetes de casinhas coloridas lado a lado. Fim da imagem.

LEGENDA: Panelas e esculturas decorativas feitas de argila. FIM DA LEGENDA.

Do que vocês vão precisar

Imagem: Ilustração. Materiais espalhados: jarra de água, argila, tecido, folhas de jornal, tintas coloridas e pincel.  Fim da imagem.

LEGENDA: Material utilizado na atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Como fazer

  1. Utilizem o jornal para forrar a mesa.
  1. Umedeçam a argila com a quantidade de água necessária para torná-la maleável.
  1. Modelem o material, umedecendo-o novamente sempre que for preciso.
  1. Depois de modeladas, coloquem as peças para secar.
  1. Após uma semana, apliquem a tinta sobre as peças para decorá-las.

    Organizem uma exposição com as peças produzidas e convidem familiares e colegas de outras turmas para apreciá-las.