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UNIDADE 2. O que existe ao nosso redor
LEGENDA: Amazônia, de Militão dos Santos. Óleo sobre tela, 40 cm x 50 cm, 2007. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Quais elementos naturais estão representados nessa pintura?
- Qual é o elemento natural que não é visível, mas está em todo lugar?
- Você já visitou algum local parecido com esse mostrado na imagem? Como era esse local?
Fim do complemento.
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DESAFIO À VISTA!
Capítulo 5
Neste capítulo, você vai identificar os gases que estão presentes no ar e a importância deles para os seres vivos.
Qual é a importância dos gases presentes no ar para a vida das pessoas?
CAPÍTULO 5. O ar
O ar está à nossa volta. Embora não seja possível vê-lo, nós podemos perceber seu movimento quando venta. O ar que nos cerca é formado por uma mistura de gases, vapor de água, microrganismos e impurezas .
Os gases existentes em maior quantidade no ar são o gás nitrogênio, o gás oxigênio e o gás carbônico.
- Observe a imagem abaixo, que representa a composição do ar, e responda.
- O que existe em maior quantidade no ar?
- O que existe em menor quantidade no ar?
Fonte: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Disponível em: http://fdnc.io/fdR. Acesso em: 3 jun. 2021.
Gás nitrogênio
É o gás que existe em maior quantidade no ar. O nitrogênio é muito importante para a nutrição dos seres vivos; no entanto, a maioria dos organismos não consegue captá-lo diretamente do ar.
Bactérias que vivem nas raízes de algumas plantas, por exemplo, transformam o gás nitrogênio em substâncias que as plantas conseguem absorver e utilizar. Essas substâncias podem, então, passar para o corpo de outros seres vivos por meio da cadeia alimentar.
LEGENDA: Substâncias produzidas a partir do nitrogênio fazem parte da composição das plantas e passam para os animais que se alimentam delas. Na imagem, uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris, altura aproximada: 60 cm) se alimenta de gramíneas (família Gramineae). FIM DA LEGENDA.
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Gás oxigênio
É o segundo gás em maior quantidade no ar. O gás oxigênio é essencial para muitos seres vivos, que o utilizam na respiração para gerar energia para o corpo
Ele é necessário também para a ocorrência de combustão, ou seja, para a queima dos materiais.
LEGENDA: O gás oxigênio é consumido pelo fogo durante a queima da madeira. FIM DA LEGENDA.
Gás carbônico
Esse gás está presente no ar em pequena proporção. Ele é liberado na respiração pela maioria dos seres vivos e na combustão de diversos materiais, como papel e madeira. O gás carbônico é fundamental para a existência de vida no planeta Terra porque está envolvido em dois processos importantes: a fotossíntese e a manutenção da temperatura do planeta.
LEGENDA: Representação esquemática da atmosfera terrestre. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
A atmosfera
A faixa de ar que envolve a Terra é chamada de atmosfera . Os seres vivos estão em contato com a atmosfera na região mais próxima à superfície do planeta, denominada troposfera. Nela se formam as nuvens e ocorrem as chuvas, os ventos, os trovões e os relâmpagos.
- Qual é o papel das plantas e dos animais na produção do gás carbônico e do gás oxigênio presentes na atmosfera?
LEGENDA: Representação esquemática das camadas da atmosfera. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte das imagens: NATIONAL Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Peeling Back the Layers of the Atmosphere, 22 fev. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fdS. Acesso em: 3 jun. 2021.
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Boxe complementar:
QUERO SABER!
O que é efeito estufa?
O gás carbônico e outros gases presentes em menor quantidade na atmosfera são responsáveis pelo chamado efeito estufa. Esse efeito é responsável por manter a temperatura do planeta relativamente constante e, assim, permite a existência de vida na Terra.
O nome desse fenômeno se deve à semelhança com o que ocorre em uma estufa de vidro na qual se cultivam plantas. Na estufa de plantas, os raios solares atravessam o vidro, aumentando a temperatura em seu interior. Parte do calor do interior da estufa é retida pelo vidro.
Na atmosfera, ocorre algo parecido: os raios solares aquecem tudo o que está na superfície do planeta Terra. Parte desse calor atinge a superfície e retorna para o espaço. Outra parte, porém, é retida próxima à superfície pelos gases do efeito estufa.
Nos últimos cem anos, a emissão de gás carbônico na atmosfera vem aumentando em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis e o desmatamento. Com isso, a atmosfera passou a reter mais calor, o que contribui para o aumento da temperatura na Terra.
LEGENDA: Representação esquemática do efeito estufa. Gases, como o gás carbônico, retêm uma parte do calor proveniente dos raios solares. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: CAIN, M. L. et al. Ecologia. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
Fim do complemento.
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LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 5
- Leia o diálogo e responda.
- Você concorda com a afirmação de Laura? Explique.
- Observe a imagem e responda.
Observação: (Imagens sem escala; cores fantasia.) Fim da observação.
- Qual é o gás presente no ar que está envolvido na queima da vela?
- Por que a vela se apagou quando foi coberta por um copo de vidro?
- Você estudou neste capítulo que o gás nitrogênio é muito importante para os seres vivos. Para explicar como os seres vivos utilizam o nitrogênio,
organize
as frases abaixo, colocando-as em ordem ao copiá-las em seu caderno.
- Os animais herbívoros se alimentam das plantas, que absorvem as substâncias transformadas pelas bactérias.
- O gás nitrogênio está presente no ar.
- Animais carnívoros e onívoros podem se alimentar de plantas ou de outros animais. Assim, o nitrogênio que estava no ar passa a fazer parte do corpo deles.
- Bactérias que vivem nas raízes de algumas plantas transformam o gás nitrogênio em substâncias que podem ser absorvidas pelas plantas.
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DESAFIO À VISTA!
Capítulo 6
Neste capítulo, você vai comparar as mudanças de estado físico da água no ambiente, concluindo como elas ocorrem.
Como ocorre a circulação da água pelos ambientes?
CAPÍTULO 6. Água em todo ambiente
A aventura do pinguim-imperador
O pinguim-imperador mora na Antártida e vive uma verdadeira aventura na época da reprodução. Os adultos seguem para uma região onde existem menos predadores. Lá, eles formam casais e se reproduzem. A fêmea põe um único ovo, que é protegido pelo macho.
No entanto, essa região é mais distante do mar, local onde está a fonte de alimento dos pinguins. Assim, depois de botar o ovo, a fêmea sai em busca de comida para o filhote que vai nascer, fazendo todo o caminho de volta até o mar.
A fêmea retorna perto da época do nascimento. Ao nascer, o filhote é alimentado pela mãe, que regurgita o alimento no bico dele. A partir daí, macho e fêmea se revezam nas viagens em busca de alimento e no cuidado com o filhote.
Glossário:
Regurgitar : expelir o conteúdo do estômago (ato realizado por muitas aves para alimentar os filhotes).
Fim do glossário.
Com aproximadamente 150 dias de idade, os filhotes já estão prontos para deixar a região onde nasceram e viajar com a família para o mar.
LEGENDA: Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri, comprimento aproximado: 120 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fêmea de pinguim-imperador deitada no gelo, locomovendo-se para o mar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Casais de pinguins-imperadores com seus filhotes. FIM DA LEGENDA.
- Além dos pinguins, o que mais você observa nas imagens?
- Os locais mostrados nelas são mais quentes ou mais frios do que o local onde você vive? Como você chegou a essa conclusão?
- Em que estado físico a água é visível nas imagens?
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A forma como a água é encontrada na natureza recebe o nome de estado físico da água. A água pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
O gelo é a água no estado sólido. Nas regiões mais frias da Terra, existem grandes quantidades de água congelada – as chamadas geleiras. A neve e o granizo também são exemplos de água no estado sólido.
A água dos rios e dos mares, assim como a água que bebemos, está no estado líquido.
A água no estado gasoso, em forma de vapor, é invisível e está presente no ar à nossa volta.
LEGENDA: A água dos rios está no estado líquido. Cachoeira Casca D’Anta, no Rio São Francisco (São Roque de Minas, MG, 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Granizo acumulado no chão após chuva (Curitiba, PR, 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Água em estado sólido em geleiras (Alasca, 2020). FIM DA LEGENDA.
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- Leia em voz alta o diálogo que aparece nos quadrinhos.
- Quando Mariana voltou, o gelo do copo havia sumido. No lugar, havia um pouco de água. Ajude a resolver o mistério e explique o que aconteceu.
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- Observe a imagem.
- O que vai acontecer se o copo com água continuar exposto ao Sol? Explique sua resposta.
- O
gelo
é a água no estado sólido. O que ocorre quando o
gelo
é aquecido?
- O que devemos fazer se quisermos obter mais gelo?
- Em quais locais da imagem abaixo é possível encontrar água nos estados sólido, líquido e gasoso?
LEGENDA: Parque Nacional Torres del Paine, Chile, 2020. FIM DA LEGENDA.
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A água se transforma
Nas páginas anteriores, foram representados exemplos de mudanças de estados físicos da água. Veja como essas mudanças são chamadas.
LEGENDA: Representação esquemática de uma moradia, mostrando as mudanças de estado físico da água que acontecem no cotidiano. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: BROWN, T. L. et al. Chemistry: the central science. 14ª ed. Nova York: Pearson, 2018.
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Ao aumentar ou diminuir a temperatura da água, ela pode mudar de estado físico. A temperatura é a medida que indica o quanto um corpo está quente ou frio. Quanto mais alta a temperatura, mais quente está o material; quanto mais baixa a temperatura, mais frio ele está.
- Observe os quadrinhos e responda.
- Que mudança de estado físico da água está ocorrendo no primeiro quadrinho? Explique sua resposta.
- Qual é a mudança de estado físico da água representada no quarto quadrinho? Por que ocorreu essa mudança?
- Por que Cascão está fugindo da nuvem no quinto quadrinho?
- Elabore um esquema que represente o que ocorre com a água nos quadrinhos.
Boxe complementar:
Fique por dentro
De onde vem a água do rio?
Universidade das crianças. Belo Horizonte, 2011. Duração: 3 minutos. Disponível em: http://fdnc.io/bjf. Acesso em: 4 jun. 2021.
O vídeo apresenta, de forma divertida, como acontecem as mudanças de estado físico da água na natureza e como isso está relacionado ao nascimento dos rios.
Fim do complemento.
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Atividade prática
Fazendo chuva
Você já pensou em como as nuvens se formam? E a chuva? Escreva sua hipótese sobre o assunto.
LEGENDA: Céu com nuvens (Salvador, BA, 2020). FIM DA LEGENDA.
Organizem-se em grupos para a realização da atividade.
Do que vocês vão precisar
- 1 pote de vidro com tampa de metal
- água morna
Observação: ATENÇÃO: A atividade deve ser realizada com a ajuda de um adulto. Fim da observação.
Como fazer
- Coloquem um pouco de água morna até a metade do pote.
- Fechem-no com a tampa de metal e esperem por 20 minutos.
- Abram o pote e observem o que aconteceu na parte interior da tampa de metal.
LEGENDA: Representação esquemática das etapas da atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
- Descreva o que você observou.
- Que explicação você daria para o que foi observado na tampa de metal?
- Nesta atividade, foi possível observar duas mudanças de estado físico da água. Quais são elas?
- Levante hipóteses sobre materiais que sofrem mudanças irreversíveis. Por exemplo, quando o papel é queimado, ele não volta a ser como era. Que outros exemplos semelhantes você pode dar? Converse com os colegas e o professor.
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LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 8
- A professora e os estudantes do 4º ano construíram um terrário para observar o que acontece com a água na natureza.
LEGENDA: Representação esquemática das etapas da montagem de um terrário. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
- Depois de algum tempo, o grupo percebeu gotas de água na parte interna da tampa. O que será que aconteceu? Explique.
- Observe a imagem e responda.
- Qual é o fenômeno da natureza mostrado na imagem?
- Em qual estado físico pode ser observada a água na imagem?
- Após a chuva, o que faz com que o asfalto de uma rua seque?
- Qual é a mudança de estado físico da água que é descrita em cada uma das situações a seguir?
- A mãe de Rita colocou água para ferver em uma chaleira.
- Ao tomar banho, Caio percebeu que o vapor de água transformava-se em gotas quando entrava em contato com as paredes do banheiro.
- Mateus colocou uma forminha com água no congelador e, depois de um tempo, obteve cubos de gelo.
- Após a chuva, Mariana e as amigas ficaram esperando que a quadra secasse para que pudessem jogar futebol.
- Em um dia de calor, Carla colocou duas pedras de gelo no suco, e elas derreteram rapidamente.
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DESAFIO À VISTA!
Capítulo 7
Neste capítulo, você vai identificar misturas no dia a dia e como elas podem ser separadas.
Como as misturas podem ser separadas?
CAPÍTULO 7. A água dissolve muitas coisas
- Leia o poema em voz alta e responda.
Motivo
Se os livros contam
que as nuvens
saem da água do mar
sobem até o céu
caminham com o vento
devagar
por que é que eu
nunca senti
batendo na minha cara
uma gota
uma gotinha só
de chuva salgada?
FONTE: Fernando Paixão. Poesia a gente inventa . São Paulo: Ática, 1996.
- Por que o poema recebe o título de “Motivo”?
- O poema afirma que as gotas de chuva não são salgadas. Por que você acha que isso ocorre? Escreva sua hipótese.
As salinas
Você sabe de onde vem o sal de cozinha usado para temperar a comida? Veja a sequência de imagens a seguir.
LEGENDA: A água do mar é bombeada para locais parecidos com grandes piscinas. O calor do Sol e o vento aceleram a evaporação da água. Tanque de evaporação (Icapuí, CE, 2018). FIM DA LEGENDA.
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LEGENDA: À medida que a água evapora, é possível observar o sal que se separou dela no tanque. Sal extraído e pronto para transporte (Galinhos, RN, 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O sal é recolhido para ser transportado à indústria (Macau, RN, 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Na indústria, o sal é lavado e passa por alguns processos de separação para retirar as impurezas. O sal é então moído para, depois, ser embalado e comercializado (Grossos, RN, 2019). Sal de cozinha embalado e pronto para a comercialização. FIM DA LEGENDA.
- Agora, retome sua hipótese e explique por que as gotas de chuva não são salgadas.
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A água
O sal está dissolvido na água do mar e não podemos enxergá-lo.
A água é fundamental para o transporte de nutrientes, gases e outras substâncias pelo corpo dos seres vivos. O sangue, do corpo humano e de outros animais, é composto principalmente de água. Assim, diversas substâncias são dissolvidas no sangue e transportadas pelo corpo.
No solo, vários nutrientes também estão dissolvidos em água. Por meio das raízes, as plantas absorvem a água do solo e, com ela, os nutrientes são transportados para todas as demais partes do corpo das plantas.
Observação: Você já estudou, no 2º ano, sobre a função das partes das plantas. Relembre a função das raízes e do caule e converse com os seus colegas. Fim da observação.
LEGENDA: Representação esquemática do processo de absorção de água e nutrientes do solo feita pelas plantas. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: RAVEN, P. et al. Biologia vegetal. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
A água também dissolve gases, como o gás oxigênio e o gás carbônico, o que possibilita a vida de muitos seres vivos aquáticos.
A água dissolve grande parte das substâncias conhecidas, como o sal e o açúcar.
LEGENDA: Uma colher de açúcar se dissolve completamente em um copo de água. FIM DA LEGENDA.
- Você conhece outras substâncias que se dissolvem na água? E substâncias que não se dissolvem?
- Observe a imagem abaixo, que mostra uma mistura entre água e óleo, e explique o que ocorreu nesse caso.
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Nem tudo é dissolvido em água
Uma mistura é composta de duas ou mais substâncias. Algumas substâncias podem ser misturadas na água, mas não se dissolvem nela. É o caso do óleo e da areia.
LEGENDA: O óleo e a areia não são dissolvidos em água e, quando em contato com ela, formam camadas separadas. FIM DA LEGENDA.
- Observe as imagens a seguir, que mostram as misturas que os estudantes do 4º ano fizeram, e responda.
LEGENDA: Açúcar e água. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Farinha e água. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Suco em pó e água. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Óleo e água. FIM DA LEGENDA.
- Quais das substâncias foram dissolvidas em água?
- A professora pediu aos estudantes que separassem da água as substâncias que não se dissolveram. Como você acha que eles separaram essas misturas?
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Atividade prática
Separando uma mistura
- O que você acha que pode ser feito para separar uma mistura de água com areia? Escreva a sua hipótese.
Organizem-se em grupos para a realização das atividades.
Do que vocês vão precisar
- 3 garrafas PET cortadas ao meio
- 1 funil
- 1 filtro de papel para café
- 1 colher
- 1 copo com areia
- 2 copos com água
Observação: ATENÇÃO: Peçam a um adulto que corte as garrafas PET. Fim da observação.
LEGENDA: Material utilizado na atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Como fazer
1ª atividade – Decantação
- Na garrafa PET, coloquem a medida de um copo de água.
- Adicionem três colheres de areia na água.
- Misturem bem, utilizando a colher.
- Deixem a mistura em repouso.
Observem
após algumas horas.
- Descreva o que aconteceu e faça um desenho que represente o resultado.
LEGENDA: Representação esquemática da atividade de decantação. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
2ª atividade – Filtração
- Em uma garrafa PET, coloquem a medida de um copo de água.
- Misturem três colheres de areia na água.
- Apoiem o funil sobre outra garrafa PET.
- Coloquem o filtro de papel no funil e despejem nele a mistura de água com areia. Observem o que acontece.
LEGENDA: Representação esquemática da atividade de filtração. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
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- Descreva o que aconteceu e faça um desenho que represente o resultado.
- Na decantação, o líquido pode ser removido virando o recipiente, como mostra a imagem.
LEGENDA: Representação esquemática da remoção do líquido na decantação. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, que cuidado devemos ter ao separar a água da areia utilizando essa técnica?
- Observe a imagem.
LEGENDA: Representação esquemática de mistura. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
- Converse com os colegas e, juntos, proponham uma forma de separar as folhas, a água e a areia.
- Depois dessa separação, você acha que seria seguro para a saúde beber essa água? Por quê?
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LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 7
- Paula foi acampar com a família. Por descuido, deixou cair na areia todo o sal que haviam levado. Lembrando-se das aulas de Ciências, ela conseguiu recuperar o sal. Veja o que Paula fez.
Observação: (Imagens sem escala; cores fantasia.). Fim da observação.
- Em que momento Paula usou o processo chamado decantação? Justifique sua resposta.
- Em que momento a vaporização foi usada para separar a mistura? Justifique sua resposta.
- Paula poderia ter usado a filtração para separar a água com sal da areia, em vez de deixá-la em repouso? Justifique sua resposta.
- A seguir, são apresentados alguns materiais que podem ser dissolvidos em água e outros que não podem.
Açúcar - Óleo - Arroz
- Para testar se os materiais podem ser dissolvidos em água, preencha metade de um copo transparente com água e misture uma colher de chá do material a ser testado.
- Observe o que acontece e anote o nome das substâncias que se dissolveram na água.
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DESAFIO À VISTA!
Capítulo 8
Neste capítulo, você vai refletir sobre os cuidados necessários para o consumo de água em seu dia a dia.
Que cuidados devem ser tomados ao se consumir água?
CAPÍTULO 8. Água limpa para todos
É possível beber água de qualquer lugar?
- Observe a imagem. O que a placa que aparece na imagem significa? Você já viu placas como esta?
LEGENDA: Nascente com placa de aviso de água não potável (São Paulo, SP, 2015). FIM DA LEGENDA.
- Para ser consumida, a água
deve
ser tratada. Como você acha que
devem
ser o sabor, a cor e o odor da água própria para beber?
A água destinada ao consumo humano precisa ser potável, ou seja, limpa, livre de substâncias nocivas à saúde e de microrganismos causadores de doenças.
Nos rios e nas represas, a água apresenta impurezas que precisam ser retiradas para que ela seja considerada potável. Por isso, a água deve ser tratada.
Esse tratamento consiste em retirar da água resíduos, como grãos de solo, restos de plantas e de pequenos animais, além de eliminar impurezas que não podem ser vistas a olho nu, como substâncias prejudiciais à saúde, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças. Dessa forma, a água fica potável.
LEGENDA: A água para consumo deve ser potável. FIM DA LEGENDA.
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O tratamento de água
Em muitos municípios, antes de ser distribuída à população, a água passa por uma Estação de Tratamento de Água (ETA).
Veja como ocorre esse processo.
LEGENDA: Representação esquemática de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: SABESP. Tratamento de água. Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 4 jun. 2021.
A água que sai da estação de tratamento apresenta-se livre de impurezas e de microrganismos, portanto ela é considerada potável.
Depois de tratada, ela é armazenada em reservatórios e levada até as caixas-d’água por uma rede de canos. Nesse caminho que a água percorre até chegar à torneira, ela pode ser contaminada novamente. Por isso, devemos filtrá-la antes de consumi-la.
Em lugares onde não há estações de tratamento, a água é retirada de poços ou diretamente de rios e lagos. Nesses casos, mesmo que a água seja incolor, ela deve ser filtrada e fervida.
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- Analise a seguinte situação.
Os moradores de uma localidade perto de um rio aparentemente limpo pensaram em utilizar a água dele para consumo nas atividades diárias. Para confirmar se poderiam usá-la, eles chamaram um especialista para avaliar a qualidade da água.
Observação: (Imagem sem escala; cores fantasia.) Fim da observação.
- Em sua opinião, a atitude dos moradores foi correta? Por quê?
- Supondo que, após a análise da água, o especialista confirme que ela pode ser utilizada para atividades como regar as plantas ou lavar o chão da moradia, essa água pode ser consumida pelas pessoas?
- Para que esse local continue fornecendo água para os moradores, o que eles devem fazer?
Boxe complementar:
Fique por dentro
A Tuma da Mônica – Água boa para beber
Mauricio de Sousa. Disponível em: http://fdnc.io/fe8. Acesso em: 4 jun. 2021.
A revista em quadrinhos explica a importância do acesso à água potável para todos, além de contar como funciona uma estação de tratamento de água.
Meu planeta rima com água
César Obeid. São Paulo: Moderna, 2016.
O livro de poemas nos convida para refletir sobre a importância da água e de todos os recursos naturais.
Fim do complemento.
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Boxe complementar:
Quero saber!
Faz mal beber água da torneira?
A água que chega às torneiras da nossa moradia passou por uma estação de tratamento e deve estar adequada para consumo. No entanto, é necessário ter cuidado com o seu armazenamento. A caixa-d’água deve estar bem conservada, sem rachaduras, vazamentos e infiltrações. Deve ser mantida fechada para evitar a contaminação por impurezas ou microrganismos. Recomenda-se a limpeza da caixa-d’água a cada seis meses.
Se houver dúvida quanto à adequação da água para o consumo, a dica é fervê-la para retirar as impurezas e, depois de esfriar, bebê-la sem preocupação!
Observação: (Imagem sem escala; cores fantasia.) Fim da observação.
Fim do complemento.
O tratamento de esgoto
Você já pensou para onde vai a água que você utiliza em seu dia a dia ao dar a descarga no banheiro, escovar os dentes, tomar banho, lavar a roupa e a louça?
Nessas atividades, a água é misturada a detergentes, sabonetes, sabões, fezes, urina, restos de alimentos e gordura. A água e todos esses resíduos formam o esgoto doméstico. Além desse, existem outros tipos de esgoto, como o industrial e o hospitalar.
O esgoto doméstico deve ser levado, por meio de canos, para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde passa por vários processos até retornar à natureza sem prejudicá-la.
Quando não há coleta ou tratamento de esgoto, a melhor solução é a construção de fossas em locais apropriados. Nesse caso, o esgoto é despejado em grandes buracos feitos no solo, onde é decomposto por microrganismos.
LEGENDA: A água de reúso, nome dado à água de esgoto depois de receber tratamento, pode ser utilizada na limpeza de ruas e calçadas (São Paulo, SP, 2015). FIM DA LEGENDA.
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- Observe o esquema e leia a legenda.
LEGENDA: Representação esquemática de rede de canos em uma moradia vista em corte. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
- No esquema, quais são os canos de água tratada?
- O que representam os canos marrons? Para onde esses canos levam a água?
- Quando a água usada nas residências chega à Estação de Tratamento de Esgoto, o que acontece? Por que isso é importante?
- Em algumas praias, o esgoto sem tratamento é lançado diretamente na areia. Leia a tirinha e responda.
- De acordo com o que o que foi estudado sobre o tratamento de esgoto, qual é o perigo de o esgoto desembocar diretamente na praia?
- O que deveria ser feito para corrigir esse erro?
- Evitar o desperdício de água é muito importante. Uma das formas de fazer isso é reutilizá-la sempre que possível. Converse com o professor e os colegas e responda: De que forma podemos reutilizar a água?
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LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 8
- Um grupo de amigos foi acampar e, ao parar perto de um rio, alguns pensaram em tomar um pouco da água dele. Quais seriam seus argumentos para convencer o grupo sobre os riscos dessa atitude?
- Leia o texto e responda.
[...] Cada pessoa, ao consumir em média 200 litros de água por dia, converte cerca de 150 litros em esgoto. Os 50 litros restantes podem voltar à atmosfera pela evaporação ou infiltrar-se no solo quando lavamos o quintal ou irrigamos jardins. [...]
FONTE: Vilma Maria Cavinatto. Saneamento básico : fonte de saúde e bem-estar. São Paulo: Moderna, 2003.
- O texto afirma que a maior parte da água que consumimos em nossas atividades diárias se transforma em esgoto. Como isso acontece?
- Que destino deve ser dado ao esgoto?
- A água que é consumida na maioria das moradias é coletada dos rios e levada, por tubulações, à Estação de Tratamento de Água (ETA). Qual é a finalidade dessa estação?
- Em muitas moradias, as pessoas utilizam um filtro de água doméstico, mesmo em locais que recebem água tratada proveniente da Estação de Tratamento de Água.
a) Observe a imagem e explique o funcionamento desse equipamento.
LEGENDA: Representação esquemática de um filtro de água doméstico em corte. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
- Por que a utilização desses filtros é importante?
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Ciências em contexto
Em 2019, manchas de óleo atingiram praias do Nordeste do Brasil. Leia a reportagem a seguir.
Mancha de óleo atinge ao menos 105 praias do Nordeste
A mancha de óleo que atingiu o litoral do Nordeste chegou a mais quatro localidades, todas no Maranhão, de acordo com o balanço mais recente divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) [...]. Ao todo, 105 localidades de 48 municípios foram atingidas.
[…]
O petróleo foi encontrado em nove tartarugas, seis delas encontradas mortas, e em uma ave, também morta. Segundo o Ibama, não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos, mas a avaliação da qualidade do pescado capturado nas áreas afetadas para fins de consumo humano é competência do órgão de vigilância sanitária.
LEGENDA: Praia tomada por óleo (Tamandaré, PE, 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Animais marinhos e os que vivem na praia são afetados por desastres ambientais, como derramamento de petróleo (Paulista, PE, 2019). FIM DA LEGENDA.
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“A gente orienta aos banhistas que não tenham contato com esse óleo e que se o encontrarem em alguma praia, que façam contato com os órgãos públicos indicando o local em que foram encontradas” […]. A orientação vale para pescadores e demais profissionais que atuam nas praias. [...]
FONTE: Mariana Tokarnia. Mancha de óleo atinge ao menos 105 praias do Nordeste. Agência Brasil , 26 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fec. Acesso em: 4 jun. 2021.
- A reportagem retrata um impacto ambiental que ocorreu nas praias do Nordeste em 2019. Qual foi esse impacto ambiental e quais foram as consequências
dele
para o ambiente marinho?
- Leia a manchete a seguir.
“Voluntários fazem mutirão para limpar óleo de praias no litoral de Pernambuco”
- Pesquise o trabalho feito por voluntários e converse com os colegas e o professor sobre a importância desse tipo de trabalho.
VAMOS RETOMAR
- O petróleo derramado foi percebido pela grande mancha escura na superfície da água. Por que a mancha ficou na superfície?
- Essa mancha escura impede a passagem da luz do Sol, o que resulta em graves consequências na cadeia alimentar marinha. Explique por quê.
- A água do mar, ao evaporar, leva com ela o petróleo? Explique como o aquecimento e o resfriamento influenciam o ciclo da água.
- O petróleo e o sal interagem de formas diferentes com a água. Qual é a diferença entre elas?
- A poluição do ar é um dos fatores que afetam a vida dos seres vivos. Você estudou sobre os principais gases que compõem o ar. Que gases são esses e qual é a importância deles para os seres vivos?
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Mão na massa
Artesanato com argila
A argila é um material originado do solo, que pode ser utilizado na confecção de diferentes objetos. Ao acrescentar água à argila, ela fica maleável. Em contato com o ar, a água evapora e a argila seca, mantendo a forma em que foi modelada. Depois de pronto, para que o objeto não volte a ficar maleável, ele pode ser queimado em um forno, o que transforma o objeto de argila em cerâmica. O aquecimento provoca uma transformação irreversível no material.
Reúnam-se em grupos e pensem em algo para representar utilizando a argila. Vocês podem se inspirar nos objetos mostrados nas imagens ou pesquisar outros.
LEGENDA: Panelas e esculturas decorativas feitas de argila. FIM DA LEGENDA.
Do que vocês vão precisar
- argila para modelagem
- jornal
- pano para limpeza
- um recipiente com água
- tinta guache
- pincel
LEGENDA: Material utilizado na atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Como fazer
- Utilizem o jornal para forrar a mesa.
- Umedeçam a argila com a quantidade de água necessária para torná-la maleável.
- Modelem o material, umedecendo-o novamente sempre que for preciso.
- Depois de modeladas, coloquem as peças para secar.
- Após uma semana, apliquem a tinta sobre as peças para decorá-las.
Organizem uma exposição com as peças produzidas e convidem familiares e colegas de outras turmas para apreciá-las.