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UNIDADE 2. Ambiente em foco

Imagem: Fotografia complementar das páginas 40 e 41. Praia com duas esculturas gigantes de três peixes com holofotes nos arredores. Ao lado, título “recicle suas atitudes”. Fim da imagem.

LEGENDA: A obra de arte foi feita com garrafas PET em homenagem à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Praia de Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, 2012. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. O que você observa nessa obra de arte?
  1. O que você pensa sobre o uso desse material na confecção dessa obra de arte?
  1. O que mais impressiona você nessa imagem?
  1. Em sua opinião, que cuidados devemos ter ao descartar materiais?

Fim do complemento.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 5 e 6

Nestes capítulos, você vai analisar o descarte de lixo, suas consequências para o ambiente e construir propostas para um consumo mais consciente dos materiais usados no dia a dia.

De que forma os materiais usados no dia a dia podem ser utilizados de forma sustentável?

CAPÍTULO 5. O que jogamos fora?

  1. Leia a reportagem e responda.

    Cada brasileiro produz 387 kg de lixo por ano

    Embalagem de salgadinho, isopor de presunto, garrafinha de água e o saquinho de frutas que você compra no mercado. Consumimos tantos produtos que, no final das contas, não temos noção de quanto lixo descartamos por dia. Mas, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) fez esse levantamento e chegou a um número preocupante: cada brasileiro produz em média 387 kg de lixo por ano [...].

    [...]

    Vale ressaltar que entre 2003 e 2014 a geração de lixo subiu 29% no país, enquanto o crescimento populacional foi de 6%. O padrão de consumo está cada vez maior em todo o mundo, fazendo com que a produção de lixo siga pelo mesmo caminho.

    Ariane Braga. Cada brasileiro produz 387 kg de lixo por ano. Edição do Brasil . Belo Horizonte, 10 nov. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/f95. Acesso em: 22 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Esfera formados por objetos diversos como instrumentos de música, embalagens, carros e peças eletrônicas. Acima do entulho, uma casa com uma mão saindo da janela e jogando um saco de lixo. Fim da imagem.
  1. O que é lixo?
  1. De acordo com os dados da reportagem, é possível dizer que um brasileiro produz mais de um quilograma de lixo por dia? Justifique.
  1. Identifique no texto exemplos de objetos que são jogados no lixo e escreva uma lista com esses objetos.

    Em geral, é chamado de lixo tudo o que não é mais considerado útil e que é jogado fora.

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Tipos de lixo

De acordo com o tipo de material que é descartado, podemos classificar o lixo em vários tipos. Vamos pesquisar as principais características desses tipos de lixo?

  1. Pesquise e escreva as definições que encontrar para cada um dos tipos de lixo representados pelas imagens.

Lixo eletrônico

Imagem: Fotografia. Lixo eletrônico. Lata com celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos. Fim da imagem.

Lixo dos serviços de saúde

Imagem: Fotografia. Lixo dos serviços de saúde. Vista de tanques indicando substâncias infectantes. Fim da imagem.

Lixo domiciliar

Imagem: Fotografia. Lixo domiciliar. Vista de sacos de lixo e caixas de papelão em frente a uma casa. Fim da imagem.

Lixo industrial

Imagem: Fotografia. Lixo industrial. Grades retangulares com lixos no interior. Fim da imagem.

Ecopontos

Ecopontos são locais de entrega voluntária para o descarte de pequenos volumes de resíduos da construção civil, como tijolos, restos de azulejo e madeira, móveis quebrados e resíduos recicláveis. Apesar da importância desses locais, alguns municípios não possuem ecopontos e muitas pessoas não os utilizam.

  1. Existem ecopontos próximos de sua moradia? Pesquise locais próximos com essa finalidade e informe às pessoas de sua comunidade sobre os ecopontos e sua importância.

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Atividade prática

Analisando o lixo produzido na escola

O que compõe o lixo que é descartado em sua escola? Vamos pensar sobre isso.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Organizem-se em grupos para a realização da atividade.

Observação: Você já aprendeu, no ano, as características de diferentes materiais em objetos do cotidiano e como podem ser descartados. Relembre-os e converse com os colegas. Fim da observação.

Do que vocês vão precisar

  1. Entrevistem funcionários da escola que atuem nos diferentes setores: cantina, diretoria etc.
  1. Cada grupo vai entrevistar um funcionário por setor e, se possível, fotografar o lixo descartado no local.
  1. Cada grupo deve observar, durante 15 minutos, um espaço da escola que é frequentado por muitas pessoas, anotando o tipo e a quantidade de resíduos que são descartados.
  1. O que é descartado em cada um dos setores da escola?
  1. O que você pensa sobre o material que é descartado em cada um dos setores da escola?
  1. O que mais impressionou você nessa atividade?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compartilhe com o professor e os colegas os resultados de sua reflexão.
  1. Observe o gráfico que representa os tipos de resíduos que foram eliminados em uma escola, durante 15 minutos.
Imagem: Gráfico. Resíduos eliminados na escola em um período de 15 minutos. Na vertical, quantidade (unidades). Na horizontal, tipo de material. Garrafas PET: 10. Embalagens de salgadinho: 12. Latinhas de alumínio: 7. Sacos plásticos: 5. Fim da imagem.

LEGENDA: Gráfico elaborado pelos autores para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

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  1. Em quantos grupos de diferentes materiais vocês separaram esses resíduos identificados na escola?
  1. Dos resíduos que vocês observaram, alguns ainda poderiam ser reaproveitados? Para quê?
  1. Vocês apenas descartariam os materiais ou dariam um tratamento aos resíduos? Se sim, que tratamento?
  1. De acordo com as evidências coletadas:
    • O que pode ser feito para melhorar a coleta de resíduos na sua escola?
    • Como podemos conscientizar a comunidade escolar de que o descarte incorreto de resíduos afeta o ambiente?
    • Como podemos mudar as atitudes de pessoas que geram resíduos na escola?

      Elaborem uma orientação para o descarte correto dos resíduos da escola, de acordo com as hipóteses da dupla. Se for preciso, pesquisem.

Imagem: Ilustração. Três mesas com duas crianças em cada. Estão escrevendo em papéis. Ao lado, uma lousa com símbolo de três setas formando um círculo. Fim da imagem.

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A quantidade de lixo produzida em todo o mundo é muito grande e vem aumentando a cada dia.

O consumo crescente de produtos industrializados é um dos principais agravantes dessa situação. Quando você compra um produto, geralmente ele vem em embalagens que, na maioria das vezes, vão para o lixo. Essas embalagens se acumulam no ambiente e demoram muito tempo para se decompor.

  1. Observe as imagens de embalagens de biscoitos e responda.
Imagem: Fotografia. A: embalagens de papel em forma de envelope, um mostra um biscoito cookie com gotas de chocolate. B: Embalagens plásticas indicando biscoito cookie com gotas de chocolate. Fim da imagem.

LEGENDA: Embalagens de biscoito feitas de materiais diversos. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia os cartazes que foram elaborados por alguns estudantes para sugerir às pessoas maneiras de produzir menos lixo.
Imagem: Ilustração de quatro cartazes com as informações: REDUZIR o consumo de embalagens. Ao escolher o que comprar, dê preferência a produtos com menos embalagens, que possam ser recicladas. Assim, evitamos gerar mais lixo. REFLETIR sobre o que é consumido. Só compre aquilo de que você realmente precisa. SEPARAR produtos para serem reciclados. Pesquise se em seu município existe coleta seletiva, cooperativas de catadores de lixo ou um local que receba o lixo reciclável. Converse com sua família e ajude a separar o lixo. REUTILIZAR materiais. Já pensou o que pode ser feito com caixas e latas que você não usa mais? Que tal criar um brinquedo? Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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A poluição

As indústrias, em algumas situações, podem provocar impactos no ambiente. Resíduos industriais podem contaminar o solo, o ar e a água, ocasionando problemas ambientais e para a saúde.

A poluição da água dos rios e mares é causada principalmente pelo lançamento de lixo e de esgoto sem tratamento. O esgoto é formado por resíduos descartados junto com água (águas residuais) provenientes de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias.

O lançamento de produtos tóxicos no ar, no solo e na água dos rios e mares pode resultar na morte de animais e causar problemas na saúde de uma população.

  1. Leia as manchetes e responda.

    Substâncias de indústrias químicas contaminam ambiente e afetam saúde de moradores

    Fonte: O Globo. Disponível em: http://fdnc.io/f96. Acesso em: 22 mar. 2021.

    Saída de indústrias deixa risco de contaminação do solo

    Fonte: Agência USP. Disponível em: http://fdnc.io/f97. Acesso em: 22 mar. 2021.

  1. De acordo com as manchetes, que elementos naturais foram contaminados pelas indústrias?
  1. Como essa contaminação pode prejudicar o ambiente e a saúde dos seres vivos? Converse com seus colegas e o professor e anote os pontos discutidos.
  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em dois quadros. Pata com vestido longo vermelho com pontinhos pretos. Quadro 1: em frente a uma lousa, pata diz “classe, a aula de hoje é meteorologia... o estudo da atmosfera!”. Quadro 2: Patinho sentado em uma carteira, sala em campo aberto e diz “você pretende distribuir máscara?”. Ao lado, indústria soltando fumaça. Sobre rio há animais mortos. Fim da imagem.

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Poluição do ar

A qualidade do ar que respiramos é muito importante para a nossa saúde. O ar poluído pode causar tosse, irritação nos olhos e diversos problemas respiratórios.

A poluição do ar é provocada principalmente pelos gases emitidos por indústrias, por queimadas e por veículos como carros, caminhões e ônibus. Algumas áreas industriais ainda apresentam problemas em relação aos gases poluentes lançados no ar.

Os gases e a fumaça que poluem o ar das grandes áreas urbanas não agem apenas sobre a saúde das pessoas e dos animais, mas também afetam as plantas. Por isso, o controle da emissão de poluentes é essencial para garantir a saúde de todos os seres vivos.

Imagem: Fotografia. Vista de céu em tons de azul e roxo com telhados de prédios iluminados pelo sol. Fim da imagem.

LEGENDA: Em grandes municípios, é comum observar uma faixa de poluição no horizonte (São Paulo, SP, 2020). FIM DA LEGENDA.

Como reduzir a poluição do ar?

Mudanças simples de hábitos podem ajudar a diminuir a poluição do ar. Veja algumas maneiras.

Imagem: Ilustração. Vista de carro e ônibus em pista. Ao lado, ciclovia com menina de cabelo longo preto, capacete amarelo, vestindo camiseta branca e calça roxa, andando de biciclieta. E na calçada, menino de cabelo curto loiro e fone de ouvido azul, vestindo camiseta e calça azul, andando com uma mochila verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas e apresentem maneiras de diminuir a poluição do ar diferentes das que você leu.

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CAPÍTULO 6. O caminho do lixo

  1. Leia o texto e responda.

    Aprendendo com a natureza

    A natureza é formada de ciclos. Você sabe o que é um ciclo? Ciclo quer dizer “roda”. É daí que vêm palavras como: bicicleta, ciclovia, ciclone (quando o vento gira em movimento circular) e muitas outras.

    Pois bem, assim como a Terra gira ao redor do Sol, originando as quatro estações, que se repetem a cada ano (primavera, verão, outono, inverno e, novamente, primavera…), as águas dos rios, mares e lagos também seguem seu ciclo. […]

    Na natureza existem muitos outros ciclos. As folhas das árvores, por exemplo, caem e apodrecem, transformando-se em adubo, que alimenta a planta pelas raízes, e novas folhas se formam: é um novo ciclo!

    A esse vaivém das coisas na natureza, sempre fazendo um mesmo caminho circular, chamamos reciclagem, importante mecanismo para manter o equilíbrio da natureza.

    Samuel Murgel Branco. O saci e a reciclagem do lixo. ed. São Paulo: Moderna, 2011.

Imagem: Ilustração. Árvore com metade florida em roxo à esquerda, e à direita com galhos secos com chuva. Fim da imagem.
  1. Qual é a definição de reciclagem apresentada no texto?
  1. Você já ouviu a palavra reciclagem em situações relacionadas ao lixo? O significado, nesse caso, é o mesmo que o apresentado no texto, em sua opinião?
  1. Observe a imagem abaixo.
    • Esses produtos foram produzidos com material reciclado. Que produtos que utilizam materiais reciclados você conhece? Em sua opinião, o uso desses produtos é confiável? Por quê?
Imagem: Fotografia. Cadernos com capas beges. Fim da imagem.

LEGENDA: Cadernos e bloco de anotação produzidos com material reciclado. FIM DA LEGENDA.

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Para onde vai?

Organizem-se para fazer a leitura em voz alta sobre os destinos do lixo.

Imagem: Ilustração. Vista em corte de lixão com pedaços de lixo em todo o solo até chegar no lençol freático. À esquerda, as informações: No lixão, a sujeira é empilhada sem cuidado, liberando gases que prejudicam os seres vivos. Além disso, animais transmissores de doenças podem se alojar no local em busca de comida. Restos de comida se decompõem rapidamente; plástico e metal levam mais de 450 anos para se decompor; vidro e borracha levam ainda mais tempo. No lixão, o chorume escorre, contaminando o solo e a água. Ao lado, vista em corte de aterro sanitário com solo com diferentes camadas. Pouco antes de lençol freático com canos sobre chorume. Acima do solo, uma chaminé soltando fogo. À direita, as informações: No aterro, são construídas chaminés ligadas às camadas inferiores por meio de dutos, para realizar a queima controlada de gases produzidos nelas e evitar que se acumulem em excesso. O local é impermeabilizado com plástico e pedras antes de se colocar o lixo. Após ser depositado, o lixo é compactado e coberto por terra. Nas camadas inferiores formam-se gases altamente tóxicos e chorume, que é um caldo malcheiroso. No aterro, canos recolhem o chorume, que é levado por meio de canaletas para piscinas de tratamento. Dessa forma, o chorume não contamina o solo e a água.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Processo de reciclagem com máquinas e esteiras ligadas por todas as etapas. Garrafas, pneus, vidros e latinhas, entre outros materiais, podem ser reciclados, mas precisam ser separados e enviados para empresas que fazem a reciclagem. As pessoas que trabalham nessas empresas separam o lixo por tipo de material: plástico, papel, metal, vidro e borracha. Depois, tudo é lavado para retirar os resíduos e evitar a contaminação. Para transformar os materiais, é preciso picá-los em pedaços bem pequenos para que depois virem produtos novos. Cada material passa por um processo de reciclagem diferente. No fim, temos borracha, vidro, plástico, metal e papel, tudo novinho outra vez! Fim da imagem.

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Imagem: Fotografia. Restos de verduras e legumes. Restos de verduras e legumes, cascas de frutas e de ovos podem virar adubo. A técnica pode ser feita em pequena escala, em cada moradia; ou em larga escala, por empresas. Seta indica restos sobre o meio do solo. Para fazer adubo, é preciso organizar camadas alternadas: uma de folhas, galhos e serragem, que permitem que o ar e a água passem; e outra de restos de verduras e legumes e cascas de frutas e de ovos. Setas abaixo indica regador molhando o solo com termômetro e pá. Durante aproximadamente três meses, essa mistura é regada com água e revirada. A temperatura deve ser controlada para impedir o crescimento de bactérias e vermes que causam doenças. Seta indica plantas germinando sobre o solo. No final, essa mistura vira adubo, fica com aparência e cheiro agradáveis de terra. A água que escorre durante o processo serve para regar as plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática dos destinos do lixo. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: RODRIGUES, F. L.; CAVINATTO, V. M. Lixo: De onde vem? Para onde vai? ed. São Paulo: Moderna, 2006.

  1. Observe as imagens e escreva uma pergunta sobre cada tipo de caminho percorrido pelo lixo. Com a ajuda do professor, você e seus colegas devem se organizar para trocar as perguntas, de forma que um estudante deve responder às perguntas escritas pelo outro. Depois, anote as respostas dadas pelo seu colega e as corrija, conferindo-as com o professor.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A sua moradia possui um sistema de compostagem? Se sim, conte aos seus colegas como ele é utilizado no dia a dia. Se não, conte se você tem interesse em montar um.

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Reciclagem

Na reciclagem, os materiais descartados são utilizados em processos industriais para produzir novos materiais e fabricar mercadorias. Dessa maneira, reduz-se a quantidade de recursos naturais que precisa ser extraída do ambiente.

A produção de materiais reciclados geralmente consome menos energia que a fabricação de materiais não reciclados. Além disso, a prática da reciclagem evita que materiais que demoram a se decompor sejam descartados no ambiente e se acumulem em lixões e aterros sanitários.

Imagem: Ilustração. Símbolo de reciclagem com setas formando um triangulo. Fim da imagem.

LEGENDA: Símbolo da reciclagem. A cor desse símbolo é diferente de acordo com o material que ele representa. FIM DA LEGENDA.

  1. O gráfico a seguir mostra a relação entre as quantidades de lixo reciclado e não reciclado, em porcentagem, no Brasil. Observe-o com atenção e responda.
Imagem: Gráfico. Quantidade de lixo reciclado no Brasil em 2018 e 2019. Pet. Reciclado: 55. Não reciclado: 45. Longa vida. Reciclado: 30. Não reciclado: 70. Lata de alumínio. Reciclado: 98. Não reciclado: 2. Embalagem de plástico. Reciclado: 22. Não reciclado: 78. Vidro. Reciclado: 50. Não reciclado: 50. Fim da imagem.

FONTE: Dados obtidos em: PANORAMA dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019. Abrelpe. São Paulo, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f9c. Acesso em: 13 maio 2021.

Observação: Você já estudou, no ano, os modos como são descartados os objetos de diferentes materiais e como usá-los de maneira consciente. Relembre-os e converse com os colegas. Fim da observação.

  1. Qual é o material mais reciclado no Brasil?
  1. Qual é o material menos reciclado no Brasil?
    • Cite exemplos de três embalagens de alimentos feitas com esse material.
    1. Dos materiais apresentados no gráfico, quais são os encontrados em maior quantidade no lixo de sua moradia?
      • O que se pode fazer para reduzir esse tipo de lixo?

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  1. Faça uma pesquisa sobre as cores dos símbolos da coleta seletiva de lixo relacionadas a cada tipo de material e registre os resultados.
  1. Em algumas garrafas de refrigerante aparecem os símbolos abaixo.
Imagem: Ilustração. Círculo formado com duas setas. Fim da imagem.

LEGENDA: Símbolo de embalagem retornável. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Símbolo de reciclagem com setas formando um triangulo. Fim da imagem.

LEGENDA: Símbolo de embalagem reciclável. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cinco latas de lixo coloridas com símbolos de reciclagem. Fim da imagem.

LEGENDA: Lixeiras de coleta seletiva em Primavera do Leste, MT, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Longa esteira com latas de alumínio em um barracão. Fim da imagem.

LEGENDA: Centro de coleta de latas de alumínio para reciclagem em Pindamonhangaba, SP, 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Vassoura formada por garrafas pet. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Camiseta com etiqueta de ilustração de uma garrafa. Fim da imagem.
  1. Os produtos acima foram feitos após a reutilização e a reciclagem de um mesmo material. Qual é esse material?
  1. Qual é a vantagem de adquirir produtos como os que aparecem nas imagens?

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Quase tudo pode ser reciclado

A reciclagem deve fazer parte do nosso cotidiano, mas antes de assumir essa responsabilidade é melhor tomar alguns cuidados: separar os materiais e limpá-los, retirando qualquer resíduo de alimento, cola das etiquetas ou outro tipo de sujeira das embalagens.

Conheça os principais produtos que podem ser reciclados:

Papéis

Pode ser reciclado:

Imagem: Fotografia. Cinco latas de refrigerando coloridas. Fim da imagem.

EXIGEM DESCARTE ESPECIALIZADO

Pesquise um ponto de entrega que faça a destinação correta deste tipo de material

Fonte: AKATU. Como separar os resíduos para a reciclagem. Disponível em: http://fdnc.io/f9e. Acesso em: 22 mar. 2021.

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  1. Observe o lixo que é produzido em sua moradia em um fim de semana e escreva cinco listas, separando os materiais descartados de acordo com as cores de cada latão, e o que você jogaria em cada um.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta e calça azul, segurando um caixa com produtos recicláveis. À frente, cinco latas de reciclagem indicando papel, plástico, vidro, metal e orgânico.  Fim da imagem.
  1. Você e sua família produziram maior quantidade de que tipo de lixo?
  1. Converse com seus familiares, leia para eles os quadros da página anterior e decidam de que maneira vocês poderiam reduzir ou reaproveitar o lixo. Anote as conclusões.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas sobre o lixo que não pode ser reaproveitado. Pense nesses materiais: existe alguma característica comum entre eles? Qual?

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Em sala de aula, forme um grupo com os colegas e pensem em uma campanha incentivando as pessoas a dar um destino mais adequado ao lixo.
    • Qual seria o slogan dessa campanha?
    • O que vocês poderiam fazer para sensibilizar as pessoas?

      • Como poderiam atingir muitas pessoas com sua campanha?

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Boxe complementar:

Quero saber!

Você sabe o que são os 5Rs da sustentabilidade?

Os 5Rs da sustentabilidade são uma maneira de refletir sobre o consumo e a forma com que lidamos com os resíduos que geramos.

Repensar é o início da mudança, em que repensamos as práticas que adotamos em relação ao ambiente.

Recusar é quando ficamos críticos e atentos a como aquilo que consumimos é produzido e chega até nós, pensando em toda a cadeia de produção.

Reduzir é o ato de só consumir depois de se perguntar “Eu realmente preciso disso?”. Se não preciso, eu não compro e reduzo meu consumo.

Reutilizar é quando, antes de descartar, eu reutilizo aquele objeto mais algumas vezes para os mais diversos fins.

Reciclar é quando você separa o resíduo para coleta seletiva e descarte correto e de lá ele entra em um novo ciclo de produção, sendo transformado em novos produtos. Ou seja, vai para as fábricas para ser processado e vira novos produtos reciclados.

[...]

Quando fazemos objetos e brinquedos de caixa de leite, garrafa PET, estamos reutilizando ou reaproveitando.

E quando separamos nossos resíduos e eles voltam ao processo produtivo em forma dos mesmos produtos ou de outros, estamos reciclando! Isso acontece com o papel reciclado, com a blusa em malha PET e quando usamos pneu para fazer asfalto, por exemplo.

[...]

Comece separando o lixo da sua casa.

Repensando o seu consumo, recusando o que não tiver uma procedência adequada, reduzindo o que não é preciso para viver, reutilizando ao máximo embalagens e recipientes e, ao final do ciclo, encaminhado o material reciclável para o local correto. [...]

Você sabe o que são os 5Rs da sustentabilidade? SESC , 15 maio 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f9g. Acesso em: 22 mar. 2021.

Imagem: Ilustração. Folhas de árvore formando um círculo indicando 5R: repensar, recusar, reciclar, reutilizar, reduzir. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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Para reduzir a quantidade de lixo que produzimos, precisamos adequar nossos hábitos de consumo e evitar o desperdício. Muitas vezes compramos coisas de que não precisamos.

Por que não pensar mais antes de comprar algo?

  1. Você já comprou algo que não era necessário? Se sim, o quê?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Discuta com os colegas e o professor sobre fatores que podem nos levar a comprar produtos de que não precisamos. Anote as conclusões.

    Reutilizar é dar novos usos ou usar por mais tempo objetos que seriam jogados fora. Assim, embalagens podem ser reutilizadas e roupas e brinquedos podem ser consertados, aumentando a vida útil desses objetos. Outra maneira de reutilizar é trocar ou doar objetos que não queremos mais, mas que podem servir para outras pessoas.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Converse com um colega e faça uma lista dos objetos que já foram reutilizados por ele e em que eles foram transformados.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda dos colegas, pense em um brinquedo ou jogo que você poderia construir a partir de materiais que seriam descartados na sua moradia. Produzam um protótipo do brinquedo ou do jogo e discutam como podem melhorá-lo ou utilizar ainda mais materiais em sua produção.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em grupo, construam uma proposta coletiva para o consumo consciente de produtos. Apresentem essa proposta para os colegas de outras turmas ou para os demais estudantes da escola.
Imagem: Fotografia. Vista de tabuleiro de damas de madeira com tampinhas de garrafa formando as peças. Fim da imagem.

LEGENDA: Tabuleiro de damas feito de madeira reaproveitada e tampinhas de garrafa PET. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Quanto lixo! Desperdício, reciclagem e proteção do planeta

Jess French. Barueri: Editora Girassol, 2020.

De onde vêm as coisas que compramos e para onde vão depois que usamos? Ao responder a essa pergunta, esse livro fala sobre o impacto que causamos no planeta e como podemos torná-lo um lugar melhor.

Wall-E

Andrew Stanton (EUA, 2008). Duração: 97 minutos.

Nesse filme, um pequeno robô trabalha compactando o lixo do planeta Terra, que a humanidade precisou abandonar para conseguir sobreviver.

Fim do complemento.

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LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 5 e 6

  1. Observe atentamente as imagens e responda.
Imagem: Fotografia 1. Caminhão verde indicando “materiais recicláveis secos” em uma caçamba. Acima, fotografia 2. Uma criança está jogando lixo em uma lata de lixo vermelha indicando plástico. Ao lado, lata de lixo azul indicando papel, verde indicando vidro, amarela indicando metal. Fim da imagem.
  1. O que as imagens acima representam?
  1. Como a pessoa contribuiu para a coleta seletiva?
  1. Por que o óleo de cozinha não pode ser descartado na pia ou no ralo?
  1. Cite duas atitudes corretas que devem ser realizadas antes de descartar qualquer tipo de lixo reciclável.
  1. Se não forem recicláveis, os resíduos podem ter como destino os aterros sanitários, a compostagem ou até mesmo os lixões.

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

    1. Converse com os colegas e com o professor e crie uma lista de vantagens e desvantagens para cada um dos destinos citados para o lixo. Se for necessário, pesquise.
    1. Todos os destinos são adequados do ponto de vista da proteção do ambiente?

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  1. Leia o texto e responda.

    Página de internet.

Estudantes reduzem o tempo de decomposição de sacolas plásticas

Alunos da Escola Técnica de Ilhéus, no sul da Bahia, descobriram que misturando açúcar, terra e fermento biológico eles podiam reduzir o tempo de decomposição das sacolinhas plásticas de 200 para 11 anos.

A pesquisa rendeu vários prêmios para os estudantes em feiras de ciências.

[...] Para a receita do bem, você vai precisar de açúcar, fermento e terra, que misturados a pedacinhos de sacolas plásticas podem reduzir o tempo de decomposição delas.

Elas estão em muitos lugares, são práticas e bem úteis, mas sempre têm o mesmo destino, o lixo. [...] E você sabe quanto tempo elas levam para se decompor? Demoram em média 200 anos. Um problemão para o ambiente.

A Associação Brasileira de Supermercados estima que [...] aqui no Brasil são consumidas aproximadamente 12 milhões [de sacolas plásticas] por ano.

Agora, imagine se em vez de 200 anos as sacolas plásticas levassem apenas 11 anos para se decompor? Isso pode ser considerado um sonho? Não, isso é ciência. Dois estudantes de Ilhéus, Gabriel Vasconcelos e Sthefanie Sousa, fizeram experiências e descobriram uma fórmula para acelerar a decomposição.

“Os microrganismos que estavam no solo, com a mistura de açúcar, fermento e terra, potencializaram seus efeitos sobre as sacolas plásticas e assim realizaram a degradação muito mais rápido”, disse Gabriel. [...]

Estudantes reduzem o tempo de decomposição de sacolas plásticas. Programa Espaço Ecológico , 9 fev. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/f9i. Acesso em: 22 mar. 2021.

Fim da página de internet.

  1. Qual é a importância de experimentos como esse, feito pelos estudantes da Escola Técnica de Ilhéus?
  1. O que as pessoas podem fazer, no dia a dia, para reduzir o uso de sacolas plásticas e o lixo?

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Se algum jornal fosse fazer uma manchete indicando atitudes relacionadas aos cuidados com o lixo propostas por você e seus colegas, como seria essa manchete? Qual seria o lide ?

Glossário:

Lide : parágrafo de abertura de um texto jornalístico. Tem a função de introduzir a notícia.

Fim do glossário.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulo 7

Nestes capítulos, você vai explicar o ciclo da água, sua relação com a cobertura vegetal dos ambientes e propor formas sustentáveis de utilizar esse recurso natural.

Qual é a relação entre as plantas e o ciclo da água?

CAPÍTULO 7. A água circula pelos ambientes

Leia o texto e pesquise o significado das palavras que você não conhece.

Você sabe como se forma um rio?

Após a chuva, a água pode evaporar, infiltrar-se no solo ou escorrer. Ao evaporar, a água volta à atmosfera. Quando escorre, a água vai em direção a pontos mais baixos do terreno, formando rios, lagos e mares. A água que se infiltrou também segue para pontos mais baixos, mas pode retornar à superfície através de uma fonte ou nascente. […]

Ao descer pelas encostas e montanhas, a água dos rios carrega terra, seixos, pedregulhos e pedras. Esse material “escava” as rochas das montanhas e, assim, formam-se vales por onde correm os rios.

Monica Jakievicius. Vida nos rios . São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

Imagem: Ilustração. Montes com floresta com nascente de rio se ligando a um rio maior. Fim da imagem.
  1. De acordo com o texto, de onde vem a água que forma os rios?
  1. Escreva o nome de um rio que está mais próximo do local em que você mora. Se for preciso, pesquise.
  1. Há algo construído próximo a esse rio? Para que esse rio é utilizado?

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Atividade prática

A circulação da água no ambiente

Vimos que a água circula pelo ambiente e forma os rios. Vamos realizar uma atividade para pensar sobre isso?

ATENÇÃO: Peça a ajuda de um adulto para manusear a tesoura e cortar as garrafas.

Do que vocês vão precisar

Imagem: Ilustração. Garrafa com com duas partes inferiores cortadas amarradas por fita crepe. A parte inferior indica ¾ da garrafa PET. Parte superior ¼ da garrafa pet.  Fim da imagem.
  1. Peça ajuda a um adulto para cortar duas garrafas PET conforme a imagem acima: uma mais perto da base e outra mais distante. Utilize a garrafa que ficou maior para a próxima etapa.
  1. Calce as luvas descartáveis e coloque as pedrinhas dentro da garrafa, depois os pedacinhos de carvão e, por último, a terra.
  1. Com a mão, abra um buraco na terra para plantar as mudas.
  1. Molhe com cuidado a terra e feche a garrafa utilizando a outra extremidade como tampa. Procure encaixar as duas partes.
  1. Cubra a emenda com a fita-crepe, vedando muito bem o encaixe.
  1. Deixe a montagem em um local que não receba luz do Sol diretamente e em que você possa observá-la todos os dias.
Imagem: Abaixo, ilustração da estrutura com plantas no interior, abaixo, solo com três camadas: terra, pedacinhos de carvão e pedrinhas de aquário. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da montagem da atividade. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

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  1. O que você reproduziu nesse recipiente?
  1. O que aconteceu depois de um tempo? Explique.
  1. Será que as plantas que foram colocadas no recipiente contribuíram para o que aconteceu dentro dele? Se for preciso, pesquise.
  1. Como a água circula no ambiente?
  1. Quais são os nomes das mudanças de estado físico da água que ocorrem nesse ambiente?
    • Faça um pequeno texto explicando o que ocorreu na atividade prática, incluindo o nome das etapas desse ciclo.
    1. Em sua opinião, o que acontece no ambiente quando ocorrem mudanças como as que ocorreram no recipiente?

      Observação: Você já estudou as mudanças de estado físico da água no 4º ano. Relembre-as e converse com os colegas. Fim da observação.

Os terrários, como o que você montou, foram criados no século XIX e eram chamados de caixa wardiana, nome recebido por terem sido criados pelo médico Nathaniel Ward, ao utilizar recipientes fechados para observar o desenvolvimento de borboletas. Essas caixas eram usadas na pesquisa botânica e facilitavam o transporte de plantas vivas em longas viagens de navio, além de garantir a sobrevivência das plantas por mais tempo.

Imagem: Fotografia. Aquário de vidro em formato de caça com plantas no interior. Fim da imagem.

LEGENDA: Caixa wardiana típica do século XIX. Se montada nas condições corretas, ela permite que as plantas sobrevivam por meses ou até anos. FIM DA LEGENDA.

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O ciclo da água

Na natureza, a água circula por vários ambientes e passa por mudanças de estado físico, como as que você acabou de perceber na Atividade prática. Esse processo é chamado de ciclo da água. Observe as etapas desse ciclo.

Imagem: Ilustração. 1: Rio com setas indicam para cima. 2: ao lado, seta indica caminho até montanhas. 3: onde há nuvens e chuva. 4: terra indica lago com setas de água descendo o solo. 5: plantas com solo molhado. 6: solo próximo ao rio inicial da imagem. 1: O calor do Sol e o vento aceleram a evaporação da água eliminada pelos seres vivos e da água que existe na superfície da Terra, encontrada nos oceanos, lagos, rios, solos etc. 2: O vapor que sobe encontra regiões mais frias, onde o vapor se condensa, formando pequenas gotas de água. Essas gotas reunidas formam as nuvens. Com o vento, as nuvens podem se deslocar. 3: As pequenas gotas de água que formam as nuvens se juntam e caem na forma de chuva. Em lugares muito frios, as gotas de água congelam e caem em forma de granizo ou neve. 4: A chuva cai na superfície da Terra, atingindo o solo, os mares, os oceanos etc. 5: Parte da água que cai no solo é utilizada pelas plantas. 6: Parte da água penetra no solo e pode atingir os reservatórios subterrâneos. Outra parte, ainda, escoa e chega aos rios e mares. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do ciclo da água. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: PRESS, F.; SIEVER, R. et al. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

  1. Qual é o papel desempenhado pelo Sol no ciclo da água?
  1. Qual é a importância do ciclo da água para os seres vivos?
  1. Quais são os diferentes caminhos que a água da chuva pode seguir ao atingir a superfície da Terra?
  1. Embora a água circule no ambiente, por que a água, como recurso natural, não pode ser considerada inesgotável?

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A água no mundo

Você já ouviu falar que a Terra é o planeta água? Isso é dito porque há muita água por aqui. Mesmo assim, se não soubermos administrar esse recurso, corremos o risco de não ter água potável no futuro.

Doce ou salgada

A maior parte da água do planeta é salgada e está localizada nos mares e oceanos.

A menor parte corresponde à água doce.

Imagem: Ilustração. Globo terrestre com contorno de terra e água indicando ¾ de superfície do planeta coberta por água. Setas indicam 40 copos de água, indicando um menino segurando um copo: “a cada 40 copos de água do planeta Terra, apenas um copo é de água doce. Abaixo, gráfico. 77,2% geleiras. 22,4% aquíferos. 0,36% rios, lagos e pântanos. Pouca água doce acessível: A água doce do planeta é encontrada congelada nas geleiras, confinada em aquíferos e acessível na superfície terrestre (rios, lagos e pântanos).   Fim da imagem.

Pouca água doce acessível

A água doce do planeta é encontrada congelada nas geleiras, confinada em aquíferos e acessível na superfície terrestre (rios, lagos e pântanos).

Glossário:

Aquíferos : reservatórios naturais de água subterrânea.

Fim do glossário.

Fonte : MENEGUELLI, G. Água virtual : um conceito que reforça importância do consumo consciente. Disponível em: http://fdnc.io/f9n; UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2020 : água e mudança climática, resumo executivo. Disponível em: http://fdnc.io/f9o. Acessos em: 22 mar. 2021.

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Consumo de água

Veja o consumo de água para a produção de alguns alimentos.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta laranja e saia azul. Ao lado, dois gráficos. Gráfico 1 – Consumo de água: 1 maçã – 120 litros; 100 g de pão - <160 litros; 250 ml de leite – 250 litros; 100 g de carne bovina – 1500 litros.  Fim da imagem.

Uso da água doce no mundo

Saiba como se dá o uso da água doce.

Imagem: Gráfico 2 – uso da água doce no mundo: 8% residências – abastecimento doméstico; 22% Indústria – água usada na produção industrial. 70% agropecuária – boa parte vai para plantações e para a criação de animais. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da disponibilidade de água no mundo e de seus usos. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

  1. Analise o infográfico, converse com os colegas e o professor e responda.
    1. Qual é a atividade que mais consome água doce?
    1. Entre os alimentos listados, qual deles mais consome água para ser produzido?
    1. Como o hábito de consumir muitos produtos afeta a quantidade de água utilizada?
    1. Em um banho de chuveiro de dez minutos, são gastos cerca de 240 litros de água. Considerando um banho por dia, quantos litros de água seriam utilizados se o banho durasse cinco minutos? Quantos litros seriam economizados em dez dias?
    1. O que pode ser feito para conscientizar as pessoas da comunidade escolar sobre o uso adequado da água? Pense em um slogan e faça um cartaz ou outro material que auxilie nessa conscientização.

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Ameaças à qualidade da água

Embora o ciclo da água faça com que as fontes naturais desse recurso – rios, riachos, lagos e lençóis de água – não desapareçam, a sua quantidade tem sido ameaçada pela poluição dos rios, pela destruição de mananciais e pelo aumento da população.

O crescimento da população dos municípios faz com que as áreas ao redor dos rios e das nascentes destinados ao abastecimento de água sejam ocupadas por moradias, plantações, pastos e indústrias. Dependendo de como essa ocupação acontece, pode prejudicar a qualidade da água, tornando-a não recomendável para o consumo.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de represa com ilha com casas e prédios contemplando todo o território. Fim da imagem.

LEGENDA: Moradias construídas às margens da Represa Billings, um dos principais reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo, SP, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de rio largo com vegetação em ambos os lados. Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Paraopeba poluído por rejeitos de mineração que vazaram após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, MG, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de rio largo com plantação em ambos os lados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação irrigada com água do Rio São Francisco na Ilha do Pontal, em Lagoa Grande, PE, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de rio com vegetação nas margens. À frente, destaque de dois gados bebendo água. Fim da imagem.

LEGENDA: Gado bebendo água de rio em fazenda no município de Tangará da Serra, MT, 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais seriam as principais consequências da destruição e da contaminação das fontes naturais de água?

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A importância das árvores nas áreas urbanas

Em algumas áreas urbanas podem ocorrer mudanças de clima locais; ou seja, com aumento de temperatura em apenas algumas partes de um município, e não em outras. Esse aumento acontece devido à falta de espaços verdes e ao excesso de construções, de asfalto e de poluição do ar. Essas regiões mais quentes são chamadas de ilhas de calor.

A forma mais eficaz de evitar esse efeito é aumentar a cobertura vegetal em áreas urbanas.

As folhas verdes das árvores refletem mais raios solares do que o asfalto e as construções, absorvendo menos calor. Por isso, regiões com muitas árvores são, em geral, mais frescas; e regiões com poucas árvores são mais quentes. A poluição do ar também ajuda a reter o calor que foi absorvido pelas construções.

Além disso, as árvores realizam o processo de transpiração e liberam vapor de água na atmosfera, ajudando a refrescar naturalmente o ambiente.

Com a diminuição da temperatura, também se reduz a quantidade de energia gasta para refrigerar os ambientes internos e, consequentemente, a emissão dos gases do efeito estufa.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de cidade coberta por casas e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Áreas urbanas com pouca vegetação absorvem e retêm mais calor, formando as ilhas de calor. Uberaba, MG, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de vegetação extensa com cidade nos arredores. Fim da imagem.

LEGENDA: Áreas com bastante vegetação amenizam a retenção de calor. Parque do Cocó em Fortaleza, CE, 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. No lugar onde você mora predominam áreas verdes ou construções e ruas asfaltadas?
  1. Você já percebeu diferença de temperatura entre locais arborizados, como parques, e locais em que não há árvores?

Boxe complementar:

Fique por dentro

O Lorax: em busca da trúfula perdida

Chris Renaud (EUA, 2012). Duração: 86 minutos.

Nesse filme, um garoto que vive em um local onde a natureza não existe mais decide partir em uma jornada em busca de uma árvore.

Fim do complemento.

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Outra vantagem de se plantar ou preservar árvores é que elas reforçam o solo, evitando deslizamentos de terra nos dias de chuva forte. Além disso, as folhas podem dispersar as gotas de chuva, fazendo com que caiam suavemente no solo.

Veja algumas imagens de deslizamentos.

Imagem: Fotografia. Vista de desabamento de morro derrubando casas e destruindo vegetação. Fim da imagem.

LEGENDA: Desabamento de uma moradia devido às fortes chuvas em Ribeirão Pires, São Paulo, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Deslizamento formando um buraco sobre pista asfaltada. Há fitas e cones laranjas isolando a área. Fim da imagem.

LEGENDA: Buraco com deslizamento em estrada em Candeias, BA, 2020. FIM DA LEGENDA.

A impermeabilização dos solos é outro problema nas grandes áreas urbanas, que, além de contribuir com o aumento da temperatura e dos períodos de seca, favorece as constantes inundações.

Com maior número de árvores, maior quantidade de água penetra no solo evitando a ocorrência de enchentes.

Imagem: Ilustração. Área florestal. Vista de árvores e rio corrente. Seta indica 80% - 90% de infiltração no solo com baixo escoamento para rios. Ilustração. Área residencial. Vista de árvores com algumas casas em campo, ao lado um rio corrente. Seta indica 50% - 60% de infiltração no solo com médio escoamento para rios. Ilustração. Área urbana. Vista de calçadas pavimentadas com casas e prédios, ao lado um rio corrente. Seta indica 0 a 10% de infiltração no solo com alto escoamento para rios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da influência da presença de cobertura vegetal sobre a infiltração e o escoamento de água no solo. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: PIVETTA, M. Ilha de calor na amazônia. Revista Pesquisa FAPESP, out. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/f9s. Acesso em: 22 mar. 2021.

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Uma cidade mais verde

Atualmente, muitas pessoas trabalham para criar um ambiente mais sustentável dentro dos grandes centros urbanos. Mesmo não tendo espaço para plantar árvores, existem soluções que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida em locais com muitos prédios, sem praças ou grandes áreas verdes.

Os tetos verdes e jardins verticais são exemplos disso. Em lajes, telhados e coberturas, podem ser colocadas plantas de médio e grande porte, como arbustos, e até mesmo pequenas árvores. Já as fachadas e as laterais dos prédios e das moradias podem conter pequenas espécies de plantas, formando um jardim vertical.

No teto verde, basta uma mangueira e uma torneira para garantir a sobrevivência das plantas. Já nos jardins verticais, é necessário maior planejamento para a manutenção das plantas, evitando que elas fiquem sem seus nutrientes. Embora seja mais complexo mantê-los, os jardins verticais acabam absorvendo o calor que aquece as edificações, economizando a energia de máquinas de ar-condicionado dos prédios e deixando o ambiente mais fresco.

Imagem: Fotografia. Vista de prédio com jardins verticais na área externa. Fim da imagem.

LEGENDA: Jardim vertical no Rio de Janeiro, RJ, 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de prédio com jardim formado por plantas em vasos e gramado sobre o telhado, ao lado há caixas de água. Sobre a rua há carros estacionados lado. Fim da imagem.

LEGENDA: Telhado verde em Recife, PE, 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas sentadas em banco de um jardim suspenso com grade de contenção. Ao redor há prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jardim suspenso em São Paulo, SP, 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Você conhece algum local próximo à sua moradia que apresente uma dessas soluções?

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LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 7

  1. Observe o caminho percorrido pela água no esquema abaixo e responda.
Imagem: Ilustração. Campo aberto com árvores e vegetação. À esquerda, há um lago com setas para cima sobre nuvens. Ao lado, nuvens indicam setas para nuvens com chuva. Água indica setas para baixo do solo e setas para direção do rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do ciclo da água. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: PRESS, F.; SIEVER, R. et al. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

  1. Escreva os nomes dos processos que ocorrem no ciclo da água, explicando-os.
  1. Observe o esquema do ciclo da água. Se não houvesse cobertura vegetal, o ciclo seria alterado? Como?
  1. O que ocorre com a água da chuva ao atingir o solo?
  1. Pelo que você estudou, qual é a consequência de construir às margens de um rio nas grandes áreas urbanas? Qual é a relação entre essas construções e o ciclo da água?
  1. Observe o gráfico e responda.
Imagem: Gráfico. Distribuição da água na Terra. Água salgada: 97%. Água doce congelada: 2%. Água doce acessível: 1%. Fim da imagem.

Fonte: UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2020: água e mudança climática, resumo executivo. Disponível em: http://fdnc.io/f9o. Acesso em: 23 mar. 2021.

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  1. Onde encontramos a água salgada no nosso planeta?
  1. Onde podemos encontrar água doce?
  1. Atualmente, fala-se muito sobre evitar o desperdício de água potável. Qual é a importância dessa atitude?
  1. Leia a reportagem e responda.

    Página de internet

Cinco rios no Maranhão sofrem por conta de poluição e desmatamento

Cinco rios que abastecem várias cidades do Maranhão estão ameaçados pelo desmatamento de suas nascentes, pela poluição causada pelo lixo jogado e pelo esgoto sem tratamento que é lançado direto nas águas. [...]

O rio Tocantins possui mais de dois mil quilômetros de extensão e banha cerca de 65 km de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão. Considerado um dos rios mais importantes do estado, ele abastece centenas de famílias ribeirinhas que vivem da pesca, do transporte de passageiros e, no período de veraneio, do comércio temporário com as barracas que são instaladas nas praias.

Com o crescimento das cidades, boa parte do esgoto produzido pelas moradias vem sendo jogada nas águas do rio Tocantins, sem nenhum tratamento. Além disso, a extração ilegal de areia, o desmatamento das áreas de proteção ambiental localizadas às margens do rio estão causando o assoreamento . [...]

Glossário:

Assoreamento : acúmulo de terra ou de detritos em um rio ou lago, em consequência de enchente, de desmatamento ou de uso indevido do solo.

Fim do glossário.

Cinco rios no Maranhão sofrem por conta de poluição e desmatamento. G1 . 8 fev. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f9vAcesso em: 22 mar. 2021.

Fim da página de internet.

  1. O que está ameaçando os rios no Maranhão?
  1. Qual é a importância do rio Tocantins para os moradores de Imperatriz?
  1. Como o crescimento dos municípios afeta o rio Tocantins?

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Ciências em contexto

Comunidade Cantinho do Céu

O local, no Grajaú, às margens da represa Billings, importante área relacionada ao abastecimento de água do município de São Paulo, havia sido ocupado por algumas famílias. O lixo era jogado nas águas destinadas ao abastecimento da população. Com o passar do tempo, surgiram doenças e as pessoas perceberam que não poderiam utilizar essa fonte de água. Além disso, as moradias estavam construídas de forma desorganizada e não existiam ruas ou espaços para as crianças brincarem.

Imagem: Fotografia. Rio coberto por lixos, resíduos e dejetos. Há uma garça no meio do lixo. Fim da imagem.

LEGENDA: Garça em meio a esgoto e lixo acumulados na margem da represa Billings. São Paulo, SP, 2010. FIM DA LEGENDA.

Algumas pessoas começaram um projeto para deixar o local dentro das regras de utilização da água e com uma organização destinada a melhorar não apenas a vida dos moradores, mas colaborar com a preservação do ambiente.

Imagem: Fotografia. Vista de margem do mar com lixos e dejetos. Sobre a água há carcaças de carros enferrujados. Fim da imagem.

LEGENDA: Carros abandonados às margens da represa Billings. São Paulo, SP, 2010. FIM DA LEGENDA.

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As mudanças incluíram:

Imagem: Fotografia. Vita de praça coberta por chão de madeira com flores sobre vasos e árvores. Atrás da praça há casas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Comunidade Cantinho do Céu. São Paulo, SP, 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais eram os problemas ambientais encontrados pelos moradores da comunidade Cantinho do Céu?
  1. Que medidas foram tomadas para que a ocupação irregular se adequasse às normas de utilização da água e melhorasse sua organização?

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião mais algumas melhorias poderiam ser feitas? Converse com os colegas e o professor.

VAMOS RETOMAR

  1. De acordo com o que você estudou, quais os destinos adequados para os resíduos descartados para evitar problemas como esses?
  1. A cobertura vegetal contribui para a manutenção do ciclo da água. Como isso ocorre? Explique o ciclo da água, suas etapas e sua relação com o papel da cobertura vegetal.

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Mão na massa

Fazendo arte com sucata

Você já pensou em dar novos usos às embalagens e aos produtos que joga no lixo? Eles podem ser usados para criar brinquedos, jogos, personagens de história e muitos outros objetos!

Veja a história a seguir, em que os personagens são feitos de caixas tipo longa vida.

Imagem: Fotografia. Família composta por mulher, homem e menino formados por papéis coloridos e cabelos de barbante, indicando “Júnior e sua família vão visitar seus parentes que moram em uma fazenda”.  Fim da imagem.

LEGENDA: Júnior e sua família vão visitar seus parentes que moram em uma fazenda. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Em seguida, fotografia de família ao lado em um ônibus formado por caixa de fósforo e papéis, indicando “a família viajou de ônibus”.  Fim da imagem.

LEGENDA: A família viajou de ônibus. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Abaixo, fotografia de animais de papéis recicláveis como galinha, vaca e porco em um campo, indicando “na fazendo, viram muitos animais!”.  Fim da imagem.

LEGENDA: Na fazenda, viram muitos animais! FIM DA LEGENDA.

Imagem: E por último, família ao lado de um prédio, indicando “mas o tempo passou rápido... já estava na hora de voltar”. Fim da imagem.

LEGENDA: Mas o tempo passou rápido… Já estava na hora de voltar. FIM DA LEGENDA.

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Agora é a vez de vocês criarem uma história e representá-la utilizando sucata.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Reúnam-se em grupos para a realização da atividade.

Do que vocês vão precisar

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta bege e colete larnaja, segurando uma caixa em formato de palhaço. Ao lado, menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta azul, segurando caixas em formato de galinhas e caixa em formato de cachorro. Por último, menino de cabelo cacheado ruivo, vestindo camiseta verde, segurando caixa em formato de ônibus e caixa com garrafa em formato de robô. Fim da imagem.

Como fazer

Observação: ATENÇÃO: Peça a ajuda de um adulto para manusear a tesoura e cortar os materiais. Fim da observação.

  1. Durante uma semana, separem embalagens longa vida ou outras embalagens e produtos que seriam jogados no lixo.
  1. Peçam a ajuda de um adulto para limpar as embalagens que serão utilizadas. Lavem e sequem as embalagens muito bem.
  1. Criem uma história e pensem nas personagens e no cenário para ela.
  1. Utilizem as embalagens, os papéis e os tecidos para montar as personagens e o cenário. Pintem e enfeitem cada peça do modo como escolherem.
  1. Montem o cenário sobre uma mesa. A história está pronta para ser contada. Manipulem as personagens e contem a história para a turma.

    Ao final, vocês podem organizar uma exposição para mostrar as histórias e as personagens que construíram aos colegas de outras classes da escola. Conversem sobre a importância de reutilizar materiais em diversas situações do cotidiano.