104
UNIDADE 4. O corpo humano
LEGENDA: Representação esquemática de partes internas do corpo humano. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
105
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Você já pensou em como é seu corpo por dentro?
- Para onde vai o ar que você respira?
- E o alimento que você ingere?
- O que você sabe sobre o corpo humano? O que gostaria de saber?
Fim do complemento.
106
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 11
Neste capítulo, você vai identificar os elementos que são fundamentais na constituição e no funcionamento dos sistemas de nosso corpo.
Qual é a menor parte viva do corpo? Como ela se organiza e de que precisa para garantir o funcionamento do corpo?
CAPÍTULO 11. O corpo é organizado
Você sabe quais são as estruturas que compõem seu corpo?
Que tal realizar uma atividade para pensar sobre isso?
- Observe a imagem abaixo. Depois, faça um desenho para representar o que você imagina que há por dentro do tronco e dos braços.
- Lembre-se de fazer o contorno do corpo na mesma posição da criança da imagem.
- O que você desenhou dentro do corpo? Nomeie as estruturas desenhadas.
Desenhar as estruturas que fazem parte do corpo humano foi muito importante para os primeiros estudos de anatomia.
A anatomia é a ciência que estuda a estrutura e a organização das partes do corpo dos seres vivos.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Doutora Judy Moody
Megan McDonald. São Paulo: Salamandra, 2006.
Esse livro narra as aventuras de Judy ao descobrir o tema do novo projeto de Ciências da escola: Maravilhas do Corpo Humano.
Fim do complemento.
107
A menor estrutura viva
O corpo humano é composto de diversas estruturas. A célula é a menor porção viva de nosso corpo e de outros seres vivos.
A maioria das células é capaz de realizar todas as funções necessárias à sua sobrevivência. Cada célula tem mecanismos que garantem seu funcionamento: ela respira, digere nutrientes, relaciona-se com o ambiente que a envolve, entre outras funções.
O corpo humano é formado por milhões de células. Há mais de 200 tipos diferentes de células em nosso corpo e cada um deles realiza atividades distintas.
Veja a representação esquemática de alguns tipos de célula que formam o corpo humano.
LEGENDA: Células que formam alguns músculos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Célula que forma os ossos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Célula do cérebro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Células do pulmão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Células do sangue. FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Observação: Representação esquemática de algumas células do corpo humano. (Imagens sem escala; cores fantasia.) Fim da observação.
- Quais semelhanças e diferenças você observa entre as células representadas acima?
108
Célula: a história da descoberta
Durante muito tempo, pouco se sabia sobre a constituição dos seres vivos. Um grande avanço aconteceu em 1665, quando o pesquisador britânico Robert Hooke (1635-1703) publicou um livro a respeito de suas observações feitas em um microscópio aperfeiçoado por ele.
Hooke observou uma fina camada de cortiça ao microscópio. Ele viu minúsculas estruturas que pareciam celas , com paredes por todos os lados, as quais ele chamou de células. Naquele momento, ele ainda não sabia o que significavam aquelas estruturas.
Depois de Hooke, outros cientistas continuaram desenvolvendo microscópios e fazendo observações de diversos materiais: gotas de água, sangue, saliva etc.
Até que, em 1838, um cientista alemão chamado Matthias Schleiden (1804-1881), que estudava a anatomia das plantas e observava diversas estruturas pelo microscópio, percebeu que as plantas eram formadas por células. Outro cientista alemão, Theodor Schwann (1810-1882), observou partes de vários animais pelo microscópio e notou que eles também eram constituídos por células.
Depois dessas e de muitas outras evidências, os pesquisadores concluíram que todos os seres vivos são formados por células.
LEGENDA: Microscópio utilizado por Hooke. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ilustração de uma fina camada de cortiça vista pelo microscópio, publicada no livro de Hooke em 1665. A cortiça é feita de partes mortas da planta. Portanto, as células que Hooke observou estavam mortas; o que ele viu foi o contorno que elas tinham quando estavam vivas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Células de tecido animal. (Imagem obtida de microscópio óptico, colorizada artificialmente e ampliada cerca de 300 vezes.) FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Células de tecido de planta. (Imagem obtida de microscópio óptico, colorizada artificialmente e ampliada cerca de 400 vezes.) FIM DA LEGENDA.
- Faça uma linha do tempo sobre a história da célula, indicando a data, o fato e o cientista responsável por ele.
- Pesquise outras informações, além das que aparecem no texto, e complemente a linha do tempo.
109
A estrutura básica das células humanas
A maioria das células do nosso corpo é formada por membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
LEGENDA: Representação esquemática de uma célula humana. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: ALBERTS, J. et al. Biologia molecular da célula. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Tecidos
Os grupos de células que apresentam formas semelhantes e desempenham a mesma função formam tecidos.
No corpo humano, há vários tipos de tecido, como o que recobre a superfície do corpo, chamado tecido epitelial; o que forma o cérebro e os nervos, chamado tecido nervoso; e o que forma os músculos, chamado tecido muscular.
LEGENDA: Representação esquemática da anatomia de um braço e dos tecidos presentes nele. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
110
Órgãos e sistemas
Os órgãos são formados por diferentes tecidos. O coração, o estômago e os pulmões são alguns órgãos do corpo. Os órgãos que estão envolvidos em uma mesma função formam os sistemas. Por exemplo, órgãos como estômago, intestinos e fígado formam o sistema digestório.
Os sistemas do corpo formam o organismo e agem de maneira integrada para realizar todas as funções necessárias à vida.
LEGENDA: Representação esquemática dos diferentes níveis de organização do corpo humano e dos instrumentos necessários para a sua observação. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- Observe o esquema acima e responda.
- Existe diferença de tamanho entre as estruturas que podem ser observadas com a lupa e as que podem ser observadas ao microscópio?
- Qual é a menor estrutura representada no esquema?
Boxe complementar:
Fique por dentro
Corpo humano
Ciranda Cultural, 2017.
Esse livro explora os segredos do corpo humano.
Fim do complemento.
111
Os sistemas em integração
Os sistemas desempenham funções diferentes no corpo humano. Embora sejam integrados, eles podem ser estudados separadamente para facilitar o entendimento de como cada um funciona.
LEGENDA: Representação esquemática de diferentes sistemas do corpo humano. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- Você sabe o nome de algum dos sistemas do corpo humano representados nas imagens? Se sim, qual?
O crescimento e o funcionamento do corpo humano dependem da atividade das células. É no interior das células que ocorre a transformação da energia necessária para a manutenção da vida. Por isso, elas precisam receber nutrientes, gás oxigênio, água e outras substâncias. Os sistemas do corpo trabalham em conjunto para garantir que esses e outros processos celulares aconteçam.
- O que acontece dentro do corpo com o alimento que ingerimos? E com o ar que respiramos?
112
Cada sistema realiza uma função importante para a nutrição e a manutenção do organismo. Mas nenhum sistema é capaz de funcionar sozinho. Eles interagem e dependem uns dos outros. Por esse motivo, dizemos que eles funcionam de forma integrada.
A principal função do sistema digestório é transformar os alimentos em substâncias menores e mais simples que podem ser aproveitadas pelas células. O sistema respiratório capta o gás oxigênio do ar e elimina o gás carbônico que se forma no corpo. Já o sistema circulatório transporta substâncias por todo o corpo, entre elas as obtidas no processo de digestão e os gases da respiração. A principal função do sistema urinário é retirar do sangue substâncias indesejáveis, que são eliminadas por meio da urina.
LEGENDA: Representação esquemática da localização de alguns sistemas no corpo humano. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LEGENDA: Os nutrientes e a água, obtidos por meio dos alimentos, e o gás oxigênio podem ser transformados em energia pelas células. Nesse processo, ocorre a produção de gás carbônico e água. A água pode ser aproveitada pelas células, mas o gás carbônico precisa ser eliminado. Em suas atividades, as células produzem outras substâncias que não são aproveitadas e são lançadas no sangue para serem eliminadas. FIM DA LEGENDA.
113
Nutrientes
A maior parte das substâncias necessárias para a vida é obtida por meio de alimentos. Eles fornecem nutrientes, que são substâncias essenciais para o funcionamento das células e do organismo como um todo. Veja a seguir os tipos de nutrientes e de substâncias essenciais à vida e exemplos de alimentos que os contêm em grande quantidade.
Lipídios
Os lipídios fazem parte de diversas estruturas do corpo humano, como as membranas celulares. Eles também fornecem energia ao corpo.
Carboidratos
Os carboidratos fornecem energia ao corpo. No interior das células, esses nutrientes participam da transformação em que ocorre a liberação de energia para suas atividades.
Vitaminas e sais minerais
Esses nutrientes regulam o funcionamento do organismo. Uma vitamina presente em folhas verdes, por exemplo, permite a cicatrização de ferimentos.
Proteínas
As proteínas estão presentes em quase todas as estruturas do organismo. As células, por exemplo, apresentam grande quantidade de proteínas em sua composição. São importantes para o crescimento e o funcionamento do corpo.
Água
A água não é um nutriente, mas é de grande importância para o corpo. Todas as transformações essenciais para o organismo ocorrem na água presente dentro das células. A água é encontrada na maioria dos alimentos e também deve ser ingerida na forma líquida várias vezes ao longo do dia.
Fibras
Não são nutrientes, mas facilitam a digestão e a absorção dos alimentos.
114
Você sabe o que faz parte de um prato saudável? Em que proporções devemos consumir os diferentes tipos de alimento? Observe o esquema.
Fontes: HEALTHY Eating Plate. The Nutrition Source, 2011. Department of Nutrition, Harvard T. H. Chan School of Public Health. Disponível em: http://fdnc.io/d8y; HARVARD Health Publishing. Harvard Medical School. 2010-2020. Disponível em: http://fdnc.io/f9Y. Acessos em: 29 mar. 2021.
- Você acha que a quantidade de nutrientes que cada pessoa precisa consumir diariamente é a mesma? Em caso negativo, quais fatores influenciam essa diferença?
- Depois de levantar algumas ideias, pesquise e monte um cardápio balanceado que esteja adequado às suas necessidades.
115
Conhecer os nutrientes presentes nos alimentos nos ajuda a tomar decisões na hora de consumi-los. Por isso, a informação nutricional presente no rótulo dos alimentos é tão importante. Você pode, por exemplo, comparar um tipo de alimento com outro e escolher o mais nutritivo. Um alimento pode ser considerado mais nutritivo que o outro se apresentar um pouco de cada nutriente, em quantidades equilibradas.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Nutriamigos
Disponível em: http://fdnc.io/fa1. Acesso em: 29 mar. 2021.
Nesse canal de vídeos, as personagens apresentam a importância dos alimentos para as funções do organismo.
Fim do complemento.
- Observe a informação nutricional de duas bebidas que podem ser consumidas em uma refeição. Qual delas você considera mais nutritiva? Por quê?
- Rótulos de alimentos apresentam informações importantes. Cole em seu
caderno
o rótulo de alguns alimentos industrializados que sua família consome e responda.
- Elabore uma tabela, como a do
modelo
a seguir, para comparar as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras totais presentes em uma porção de cada alimento. Utilize o
número
de linhas que for necessário para incluir todos os alimentos escolhidos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
- Elabore uma tabela, como a do
modelo
a seguir, para comparar as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras totais presentes em uma porção de cada alimento. Utilize o
número
de linhas que for necessário para incluir todos os alimentos escolhidos.
Quantidade da porção |
Carboidratos |
Proteínas |
Gorduras totais |
|
---|---|---|---|---|
Alimento 1 |
200 mL |
_____ |
_____ |
_____ |
Alimento 2 |
100 g |
_____ |
_____ |
_____ |
- Identifique outras informações importantes que devem ser observadas ao consumir o alimento, como a data de validade.
116
Boxe complementar:
Quero saber!
Como fazer boas escolhas de alimentos?
O Guia alimentar para a população brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, apresenta princípios e recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população.
De acordo com o guia, uma boa alimentação deve ser baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, limitando a ingestão de alimentos processados e evitando ao máximo os alimentos ultraprocessados. Vamos entender o que são esses alimentos?
Alimentos in natura são obtidos de plantas ou animais e não sofrem alteração, como legumes, frutas, verduras e ovos.
Alimentos minimamente processados sofreram algum processo de limpeza, remoção de parte, moagem, secagem, refrigeração ou congelamento que não envolvem a adição de sal, açúcar, óleo ou gorduras; por exemplo, carnes, leite, grãos e farinhas.
Alimentos processados são alimentos in natura que sofreram a adição de sal ou açúcar, tornando-os mais duráveis, como extrato de tomate, frutas em calda e atum enlatado.
Alimentos ultraprocessados são alimentos fabricados pela indústria a partir de óleos, gorduras, açúcar e proteínas. Além disso, são adicionados corantes e aromatizantes. São exemplos: biscoitos, sorvetes, salsicha e balas.
LEGENDA: Alimentos in natura. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Alimentos minimamente processados. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Alimentos processados. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Alimentos ultraprocessados. FIM DA LEGENDA.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/ekV. Acesso em: 29 mar. 2021. (Texto adaptado.)
CRÉDITOS: GREG VOTE, VSTOCK/GETTY IMAGES; PHONGSAKON/SHUTTERSTOCK
Fim do complemento.
117
- Leia o texto e responda.
Obesidade infantil: como prevenir desde cedo
Independente da fase da vida, os cuidados com a saúde precisam ser constantes. Isso inclui a alimentação, a prática de atividade física, o controle do ganho de peso e a manutenção de tantos outros hábitos saudáveis. Como a própria palavra já sugere, hábito é algo constante. E aqueles que começam desde cedo podem se estender pelo resto da vida. [...]
O que causa a obesidade?
[...] Quando falamos em obesidade infantil, muitas vezes estamos tocando em dois temas importantes: alimentação e prática de atividade física. Ou seja, a obesidade é caracterizada pelo excesso de peso e é resultado de uma associação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais.
[...] As crianças de hoje em dia estão deixando de lado as brincadeiras para passar mais tempo em frente às telas. [...] Além disso, os hábitos alimentares das famílias foram afetados pelos alimentos processados e ultraprocessados.
Como tratar e prevenir a obesidade infantil?
[...] A melhor dica é construir uma força-tarefa entre todos aqueles que atuam na vida da criança. Ou seja, é um trabalho conjunto entre família, comunidade, escola, rede de saúde e outros mais.
Comece pelas refeições preparadas em casa e baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados. Continue a mudança resgatando as antigas brincadeiras e deixando de lado as telas.
BRASIL. Ministério da Saúde. Obesidade infantil: como prevenir desde cedo. Saúde Brasil , 3 jun. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fa4. Acesso em: 29 mar. 2021.
- A obesidade é um distúrbio nutricional. Como ela pode ser prevenida?
- A prática de atividades físicas é essencial. Proponha alguma atividade física que possa ser realizada com toda a turma.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Obesidade infantil: dicas de prevenção – Inca
Disponível em: http://fdnc.io/fa3. Acesso em: 29 mar. 2021.
A animação, produzida pelo Instituto Nacional do Coração (Inca), mostra algumas recomendações para a prevenção da obesidade infantil.
Fim do complemento.
118
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 11
- Observe as imagens e responda.
LEGENDA: (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
- Ordene as imagens de acordo com os níveis de organização do corpo humano, da menor à maior estrutura, e, depois, elabore um pequeno texto explicando essa organização.
- O que significa dizer que essas estruturas funcionam de forma integrada?
- Observe a imagem de uma célula do corpo humano e responda.
- Que letra indica o local em que estão as estruturas que fazem a digestão e a respiração da célula? Qual é o nome desse local?
- Que estrutura pode permitir a entrada ou a saída de substâncias na célula? Que letra indica essa estrutura? Como você chegou a essa conclusão?
LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
119
- Antes de uma partida, os jogadores de futebol costumam comer alimentos ricos em carboidratos. Por que eles escolhem esse tipo de alimento?
LEGENDA: O macarrão é um alimento rico em carboidratos. FIM DA LEGENDA.
- Compare as informações nutricionais dos rótulos dos alimentos a seguir e responda.
LEGENDA: Pão integral FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Atum sólido FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Castanha-do-pará. FIM DA LEGENDA.
- Qual desses produtos tem mais proteínas?
- Qual desses produtos tem mais carboidratos?
- Qual desses produtos tem mais gorduras?
120
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 12
Neste capítulo, você vai identificar a função dos sistemas no processo de nutrição do organismo, explicando a relação entre eles.
Como as partes do corpo interagem para termos energia?
CAPÍTULO 12. Digestão, respiração e circulação
Você já ouviu falar de Leonardo da Vinci, pintor da obra Mona Lisa?
Ele viveu na Itália entre os anos 1452 e 1519. Da Vinci se interessou por muitas coisas, entre elas o estudo da estrutura do corpo humano.
LEGENDA: Neste desenho de 1489, Da Vinci retrata a anatomia do crânio e dos dentes. FIM DA LEGENDA.
A arte e o corpo humano
Sua paixão pela pintura levou-o primeiro a um interesse pelo corpo humano, e quanto mais ele aprendia, mais queria saber. Ia aos hospitais observar os médicos operarem as pessoas. [...] Media os músculos e descrevia suas funções em suas anotações. Desenhava complicados diagramas dos órgãos. Descobriu a maneira como o sangue corre pelo corpo e fez importantes observações sobre os pulmões e o oxigênio. Depois de algum tempo acabou sabendo mais sobre anatomia do que os médicos daquela época. Os esboços anatômicos de Leonardo foram os primeiros desenhos científicos detalhados do corpo humano.
Janis Herbert. Leonardo da Vinci para crianças . Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
LEGENDA: Neste outro desenho, de 1509 a 1510, Da Vinci representa a anatomia do corpo feminino. FIM DA LEGENDA.
- Por que você acha que um artista como Leonardo da Vinci tinha interesse no estudo sobre as partes do corpo humano?
- Quais são as diferenças dos estudos do corpo humano na época de Da Vinci e nos dias atuais? Pesquise.
- Pesquise o nome de dois exames capazes de analisar as partes internas do corpo humano e indique quais são as estruturas analisadas em cada exame.
121
Sistema digestório
Os órgãos do sistema digestório são responsáveis pela ingestão do alimento, por sua transformação, pela absorção dos nutrientes e pela eliminação do que não pode ser aproveitado. Todo esse processo é chamado digestão.
Na digestão, os nutrientes presentes nos alimentos são transformados em partículas menores e mais simples. Veja a seguir o trajeto dos alimentos e a função de cada órgão do sistema digestório.
LEGENDA: Representação esquemática do sistema digestório. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
122
- A que órgão se refere cada uma das frases abaixo?
- Conduz o alimento até o estômago.
- É responsável pela absorção dos nutrientes.
- Nesse órgão, ocorrem a absorção de água e a formação das fezes.
- Onde o alimento é mastigado e misturado à saliva.
- Produz líquidos que participam, principalmente, da digestão das proteínas.
- O fígado e o pâncreas são estruturas importantes na digestão do alimento. Faça uma pesquisa e escreva um pequeno resumo a respeito das funções dessas estruturas.
- Observe a imagem e responda.
- O que acontece com o fígado quando estamos em uma situação de perigo?
- Por que acontece a sensação de frio na barriga?
123
Sistema respiratório
Para produzir energia, nosso corpo precisa do gás oxigênio presente no ar. Além de oxigênio, inspiramos vários outros gases e poeira.
O sistema pelo qual ocorrem a obtenção de gás oxigênio e a eliminação de gás carbônico é o sistema respiratório.
O ar inspirado passa pelos seguintes órgãos do sistema respiratório: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e chega aos pulmões.
Os pulmões são dois órgãos formados por finos tubos chamados bronquíolos e por minúsculas estruturas que parecem pequenos sacos, chamados alvéolos pulmonares. Os alvéolos são envoltos por vasos sanguíneos muito finos. Nesse local, ocorre a troca gasosa característica da respiração: o gás oxigênio presente no ar do interior dos alvéolos vai para o sangue e chega até as células, onde participa do processo de produção de energia. Esse processo gera gás carbônico, que volta pelo sangue até os alvéolos, e passa para o ar, que é liberado no ambiente por meio da expiração.
LEGENDA: Representação esquemática do sistema respiratório. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- Durante a respiração, acontecem dois movimentos: a inspiração e a expiração. Qual é a diferença entre eles?
- Pesquise o que ocorre com a respiração em uma situação de perigo e explique por que isso acontece.
124
Sistema circulatório
O sistema circulatório se encarrega de transportar substâncias por todo o corpo. Ele é composto pelo coração, vasos sanguíneos e sangue.
O coração é um órgão muscular oco, localizado entre os dois pulmões, voltado para o lado esquerdo do tórax. Se você fechar sua mão, ela terá o tamanho aproximado do seu coração.
Os músculos do coração contraem e relaxam o tempo todo de forma sincronizada. Com esses movimentos, o coração impulsiona o sangue por uma rede de tubos interligados. Esses tubos são os vasos sanguíneos.
As artérias são os vasos que conduzem o sangue que sai do coração. Os vasos que conduzem o sangue de volta para o coração são as veias.
Enquanto alguns vasos levam sangue rico em gás oxigênio para diversas partes do corpo, outros trazem de volta para o coração sangue com pouco gás oxigênio, pois parte dele já foi consumido pelas células. Esse sangue é então levado aos pulmões para que ocorra a troca gasosa.
O sangue é composto de diversas células mergulhadas em uma parte líquida chamada plasma. Ele realiza várias ações importantes em nosso corpo: o transporte de substâncias, como água e nutrientes, e de gases, como oxigênio e gás carbônico; o controle da temperatura; a cicatrização; a proteção contra doenças; entre outras funções.
LEGENDA: Representação esquemática do sistema circulatório. Para que o sangue chegue às diversas células do corpo, os vasos sanguíneos se ramificam em tubos cada vez mais finos. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- Localize os pulmões na imagem acima. Leia novamente o texto e explique a relação entre o sistema circulatório e os pulmões.
- O coração acelera em uma situação de perigo. Pesquise e explique a função que essa aceleração tem no organismo.
125
Sistema urinário
As substâncias que resultam das transformações que ocorrem nas células circulam no sangue. Entre elas há elementos tóxicos e elementos que podem ser reaproveitados pelo corpo. O sistema urinário é responsável por separar e eliminar os elementos que estão dissolvidos no sangue e que não são necessários ao corpo. Vasos sanguíneos levam o sangue contendo essas substâncias até os rins, nos quais ocorre essa separação.
Nos rins acontece a filtração do sangue, separando os elementos que precisam ser retirados dele e devolvendo ao sangue aqueles que podem ser reaproveitados pelo corpo. Os rins, os ureteres, a bexiga urinária e a uretra são órgãos do sistema urinário.
LEGENDA: Representação esquemática do sistema urinário. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
A urina
Os resíduos tóxicos que foram retirados do sangue pelos rins são diluídos em água e formam a urina. A cor da urina depende de dois pigmentos, que podem estar mais concentrados ou mais diluídos, dependendo da quantidade de água consumida diariamente. A urina concentrada é mais escura e pode ser um sinal de desidratação. A urina mais clara, por sua vez, é sinal de boa hidratação do organismo.
Fonte: ARMSTRONG, L. et al. Urinary indices of hydration status. International Journal of Sports Nutrition, Hanover, v. 4, nº 3. p. 265-279, 1994.
126
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 12
- Atletas fazem bastante esforço físico em uma competição como a natação.
- De onde vem a energia que a atleta utiliza nessa atividade?
- Ao colocar a cabeça para fora da água em busca de ar, qual movimento respiratório a nadadora realiza?
- Por que, quando o corpo está em movimento, os batimentos do coração ficam mais rápidos do que quando está em repouso?
- Elabore uma explicação para a relação entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório na atividade realizada por essa atleta.
- Você estudou nestes capítulos que os sistemas do corpo funcionam de forma integrada. Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Representação esquemática dos sistemas circulatório, urinário e digestório.(Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- Como você explicaria a relação entre o funcionamento do sistema digestório, a distribuição dos nutrientes digeridos pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos?
127
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 13 e 14
Neste capítulo, você vai explicar as características dos sistemas que promovem o controle do funcionamento do organismo humano.
Como ocorre o controle das funções do nosso corpo?
CAPÍTULO 13. Coordenação do organismo
O sistema nervoso tem papel fundamental na coordenação do organismo.
- Realize as atividades a seguir e reflita sobre elas.
- Diga em voz alta em que cor está escrita cada uma das palavras abaixo.
AMARELO - AZUL - LARANJA - PRETO - VERMELHO - VERDE - ROXO
- Diga em voz alta em que cor está escrita cada uma das palavras abaixo.
- Foi fácil, não foi? Agora, tente novamente com
este
outro grupo de palavras. Você
deve
dizer a cor em que a palavra está escrita, e não o que está escrito.
AMARELO - AZUL - LARANJA
PRETO - VERMELHO - VERDE
ROXO - AMARELO - VERMELHO
LARANJA - VERDE - PRETO
AZUL - VERMELHO - ROXO
VERDE - AZUL - LARANJA
- Você conseguiu acertar rapidamente todas as palavras? Se não respondeu rapidamente, qual foi o motivo?
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Quem coordena o corpo?
O sistema nervoso é responsável por coordenar a maior parte das funções que acontecem em nosso organismo. Ele recebe as informações do ambiente e as informações geradas no próprio corpo. Com isso, interpreta essas informações e produz uma resposta adequada.
Ao realizar a atividade da página anterior, confundimos nosso sistema nervoso. Por isso, demoramos mais para dar as respostas. Com algum treino, conseguimos ser mais ágeis. Quer tentar novamente?
- Você conhece outras atividades que, com treino, podem ser realizadas mais rapidamente? Se sim, compartilhe com os colegas.
O sistema nervoso humano é organizado em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
Sistema nervoso central
O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinal. O cérebro ocupa a maior parte do encéfalo. A medula espinal é uma estrutura alongada que fica protegida dentro das vértebras.
LEGENDA: Representação esquemática do sistema nervoso. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Sistema nervoso periférico
O sistema nervoso periférico inclui os nervos e outras estruturas formadas pelos tecidos nervosos que não fazem parte do sistema nervoso central. Os nervos fazem a comunicação entre o sistema nervoso central e os demais órgãos do corpo humano.
LEGENDA: Representação esquemática da célula que forma o sistema nervoso, o neurônio. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte das imagens: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- Pesquise e responda: qual é a reação do sistema nervoso quando estamos em uma situação de perigo?
129
O sistema nervoso periférico também envia informações de órgãos, como estômago e pulmões, para o sistema nervoso central.
O sistema nervoso central faz a integração entre as informações recebidas do ambiente e do próprio corpo e elabora uma resposta de acordo com essas informações.
As respostas são enviadas aos diferentes órgãos pelo sistema nervoso periférico. Elas podem corresponder ao movimento de um membro, a um pensamento ou ao aumento da atividade de um órgão, por exemplo.
As respostas que são controladas de forma consciente são chamadas voluntárias. É o caso de levantar ou abaixar o braço, buscar um alimento e mastigar.
As respostas que não são controladas de forma consciente são chamadas involuntárias, como os movimentos do coração, do estômago e a sensação de fome.
Dessa forma, o sistema nervoso coordena o funcionamento dos demais sistemas do corpo.
LEGENDA: Ao atravessar a rua, é preciso observar se não há carros passando e ouvir os sons do trânsito. Essas informações são captadas pelos órgãos dos sentidos e enviadas ao cérebro, que elabora e manda uma resposta aos músculos das pernas, movimentando nosso corpo para atravessar a rua. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Quero saber!
Reflexo do goleiro?
Na verdade, o movimento do goleiro não é um reflexo. Reflexo é um ato involuntário e rápido, como aquele que acontece quando os médicos batem com um martelinho no joelho do paciente.
Retirar rapidamente a mão que está em contato com uma panela quente é outro exemplo de reflexo.
Como o goleiro está vendo a jogada e tentando pegar a bola, trata-se de uma ação voluntária, não um reflexo. O que acontece é que o tempo de reação, isto é, o tempo que o sistema nervoso leva entre perceber a bola em movimento, elaborar uma resposta e enviar o comando para saltar, é muito rápido.
LEGENDA: O reflexo acontece de forma involuntária; quando o goleiro pega a bola, trata-se de um movimento voluntário. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
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Atividade prática
Tempo de reação
O que você acha de realizar uma atividade para testar seu tempo de reação? Organizem-se em duplas para realizar o teste a seguir.
Do que vocês vão precisar
- régua de 30 centímetros ou mais
Como fazer
- O colega vai posicionar a régua na vertical, com o zero voltado para baixo, bem próximo de sua mão aberta, como aparece na imagem abaixo.
- Olhe para o zero da régua. O colega vai soltar a régua sem avisá-lo e você deverá segurá-la o mais rápido que conseguir. Observe a marcação da régua no local em que você conseguiu segurá-la. Quanto mais rápida for sua reação, menor será o número na marcação da régua.
- Repita o procedimento três vezes e registre os resultados.
- Depois, troquem as posições para que seu colega também teste o tempo de reação dele.
- Agora, vocês vão repetir o teste. A diferença é que seu colega vai avisar o momento em que soltará a régua. Tente segurá-la novamente e registre o resultado a cada tentativa.
- Depois, invertam as posições.
LEGENDA: Demonstração da dinâmica da atividade. FIM DA LEGENDA.
- Registre os resultados do teste.
- Em que situação você segurou a régua mais rápido? Por quê?
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CAPÍTULO 14. O tempo passa, o corpo muda
- Leia o texto e responda.
Adrenalina nas alturas
O percurso dura menos do que um minuto, mas a carga de emoção e de adrenalina é intensa, fazendo muita gente literalmente perder o fôlego. De um lado, pessoas que as amam, que viajam o mundo atrás das mais radicais; e, de outro, os que correm delas por um único motivo: medo. Mesmo dividindo opiniões, a montanha-russa é, sem dúvida, um dos grandes atrativos dos parques de diversão [...].
ADRENALINA nas alturas: conheça a física por trás das montanhas-russas. Globo Ciência , 7 set. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/fa6. Acesso em: 29 mar. 2021.
- Você já sentiu alguma emoção intensa como é comentado no texto? Se sim, em qual situação?
- Você já tinha ouvido falar na palavra “adrenalina”? Se sim, em que situação você ouviu essa palavra ser utilizada?
No momento em que percebemos que o carrinho vai descer a montanha-russa, é lançada no sangue uma substância chamada adrenalina. Essa substância faz, entre outras coisas, o coração bater mais rápido, aumentando a circulação do sangue pelos músculos, de modo que eles recebam mais energia.
A adrenalina e outras substâncias que controlam o corpo ao regular o funcionamento dos órgãos são chamadas hormônios. Eles são produzidos por algumas glândulas do corpo.
Os hormônios nem sempre agem no local em que são produzidos. Eles são transportados pelo corpo por meio do sangue e produzem efeitos em órgãos específicos. Um hormônio produzido por uma glândula localizada no encéfalo, por exemplo, pode circular pelos vasos sanguíneos e agir no estômago.
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Veja, no esquema a seguir, a localização de algumas glândulas do corpo humano.
LEGENDA: Representação esquemática das glândulas nos corpo de um menino e de uma menina. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
A glândula hipófise produz hormônios que controlam as demais glândulas do corpo.
A glândula tireoide produz hormônios que regulam o crescimento e o desenvolvimento do corpo.
As suprarrenais produzem hormônios, como a adrenalina, que preparam o corpo para as situações de perigo.
O pâncreas controla a quantidade de açúcar no sangue por meio de hormônios como a insulina.
Os ovários produzem os hormônios sexuais das mulheres, e os testículos, os hormônios sexuais dos homens.
- Pesquise e responda.
- Quais são as três ações principais do corpo em uma situação de perigo?
- Identifique três reações que ocorrem no corpo humano quando a adrenalina é liberada no sangue.
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Puberdade
Quando os ovários e os testículos iniciam a produção de hormônios sexuais, desencadeia-se uma série de mudanças físicas em meninas e em meninos. Essa fase é chamada de puberdade e marca o período da adolescência.
Os testículos produzem o hormônio sexual testosterona. Os ovários produzem dois hormônios sexuais principais: estrogênio e progesterona.
Quando esses hormônios começam a ser produzidos em grande quantidade, o corpo da criança passa por mudanças até assumir a forma adulta.
- Leia o texto e responda.
Hormônio de crescimento
O nome dele não tem nada de complicado. É simplesmente chamado de hormônio de crescimento. No entanto, é muito especial. Produzido pela hipófise, viaja pelo sangue até encontrar seu receptor no fígado. Lá, estimula a produção dos fatores de crescimento, que dão ao osso o comando para multiplicar as células. Assim, o osso se alonga e a criança cresce. Os bebês se esticam com a maior velocidade. Podem aumentar a estatura em mais de 30 centímetros nos dois primeiros anos. No início da vida, o crescimento depende bastante dos hormônios da tireoide. Com a chegada da puberdade, entram em cena os hormônios sexuais e acontece um outro estirão – entre os 12 e os 15 anos de idade, a esticada pode chegar a 10 centímetros em um único ano. Mesmo depois de você parar de crescer, o hormônio de crescimento continua sendo produzido, para a manutenção dos órgãos, controlando a reposição de células.
Glossário:
Receptor : célula ou grupo de células capaz de se combinar com os hormônios.
Estirão : crescimento rápido em curto período de tempo.
Fim do glossário.
Xavier Bartaburu. Desenvolvimento: como você cresceu! Revista Superinteressante , 31 out. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fa7. Acesso em: 29 mar. 2021.
- No texto, são citadas três substâncias que controlam o corpo, regulando o funcionamento dos órgãos. Copie-as em seu caderno.
- De acordo com o texto, qual é a função dessas substâncias no crescimento?
- De que o organismo precisa para garantir o crescimento e a reposição de células? Relembre o que foi estudado nesta unidade e escreva alguns argumentos que justifiquem sua resposta.
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A adolescência
A adolescência é uma fase caracterizada por muitas transformações. O corpo de meninos e de meninas passa por modificações. Também ocorrem grandes mudanças no comportamento.
Nem todos passam por essas mudanças da mesma maneira ou na mesma idade. Uma alimentação equilibrada é essencial para que o crescimento e o desenvolvimento do organismo ocorram de forma saudável.
Respeitar as diferenças
As pessoas não são iguais umas às outras e isso é muito importante. Se todas fossem exatamente do mesmo jeito e tivessem a mesma opinião, o mundo não seria tão rico em ideias e realizações.
As características de uma pessoa não são, necessariamente, melhores nem piores que as de outras. Algumas pessoas são mais parecidas entre si, e outras são diferentes. Todos devem ser respeitados, independente de suas características físicas, seus gostos pessoais e suas opiniões.
Observação: Você já estudou, no 1º ano, sobre a importância de reconhecer a diversidade entre as pessoas. Relembre-as e converse com os seus colegas. Fim da observação.
- Em uma
folha
avulsa, escreva uma breve descrição sobre você, informando o que
gosta
de fazer, suas brincadeiras e comidas preferidas, suas opiniões sobre alguns assuntos e outras coisas mais. Mas não registre seu nome!
- O professor vai recolher as folhas e ler as descrições para a turma. Vocês deverão adivinhar a quem cada descrição se refere.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Danico pé de vento
Isabel Vieira. São Paulo: Moderna, 2019.
Nesse livro, há uma reflexão sobre a diferença de crescimento entre crianças.
Fim do complemento.
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- As imagens a seguir apresentam autorretratos de artistas.
- Com ajuda de um espelho, faça um autorretrato.
LEGENDA: Autorretrato, de Paula Modersohn Becker, 1906. Óleo sobre tela, 67,5 cm x 57,5 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Autorretrato, de Vincent Van Gogh, 1889. Óleo sobre tela, 57,7 cm x 44,5 cm. FIM DA LEGENDA.
As mudanças que acontecem no comportamento e no corpo dos adolescentes também ocorreram com os adultos com quem você convive.
- Converse com um de seus responsáveis e conte a ele o assunto que você está estudando no momento. Mostre-lhe seu livro e pergunte a ele se aceita responder às perguntas a seguir.
- Quando você tinha minha idade, aprendeu na escola sobre as mudanças pelas quais os adolescentes passam? Comente.
- Com quem você conversava sobre esse assunto?
- Você acha que os adolescentes de antigamente se comportavam de maneira parecida aos adolescentes dos dias atuais? Por quê?
- Qual é sua opinião sobre o respeito às diferenças? Conte-me alguma situação relacionada a esse assunto.
- Compartilhe com os colegas e o professor os resultados de sua entrevista.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Extraordinário
Stephen Chbosky (EUA, 2017). Duração: 113 minutos.
Esse filme narra a história de Auggie, um menino de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial e precisa lidar com o bullying quando começa a frequentar a escola.
Fim do complemento.
136
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 13 e 14
- Observe a imagem e responda.
- Qual sistema controla a vontade de urinar? Como ocorre esse processo?
- O controle da eliminação da urina é uma resposta voluntária ou involuntária do sistema nervoso? Por quê?
- Podemos controlar a vontade de
urinar
por tempo indeterminado? Explique.
- Você acha que todas as crianças deixam de usar fraldas com a mesma idade? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
- A que conclusão vocês chegaram?
- Você já estudou que os sistemas funcionam de forma integrada. Observe a imagem e responda.
- Como a jogadora percebeu o movimento da bola e movimentou o braço para continuar batendo a bola no chão?
- Como o corpo da jogadora obteve energia para realizar essa atividade? Que sistemas estão envolvidos nesse processo?
- De que maneira os hormônios participam do crescimento e do desenvolvimento do corpo? Qual é a importância de uma alimentação equilibrada nesse processo?
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Ciências em contexto
- Leia o texto e responda.
O que são dores de crescimento nas crianças?
As dores de crescimento são dores que normalmente se manifestam nas pernas (coxas, panturrilhas ou atrás dos joelhos) de crianças durante a noite. A dor pode surgir em todo o período de crescimento, até os 18 anos de idade, mas é mais comum nas crianças em idade escolar, principalmente na faixa entre 5 e 10 anos. Elas não têm uma causa conhecida pelos médicos e, apesar do nome, não têm relação com o crescimento em si. [...]
Segundo o dr. Felipe Lora, [...] a dor é benigna e autolimitada, ou seja, vai passar em todos os casos sem a necessidade de tratamentos específicos.
Algumas crianças a sentem uma vez na vida e outras, uma vez por mês durante alguns meses, mas não há motivos para grandes preocupações. [...]
As dores não causam nenhum tipo de deformidade nem restrição de movimentos, de modo que no dia seguinte ao episódio a criança deve estar bem e caminhando normalmente. “Não tem muito o que fazer, é só esperar passar. O mais importante é passar no pediatra. Se passou, ele examinou bem o paciente e descartou condições mais graves, já é o suficiente”, afirma o dr. Felipe.
Maiara Ribeiro. O que são as dores do crescimento nas crianças? Portal Drauzio Varella . Disponível em: http://fdnc.io/fa9. Acesso em: 29 mar. 2021.
- Explique o que o texto quer dizer com “dor benigna e autolimitada”.
- Você já sentiu as dores citadas no texto? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
138
- Com a ajuda do professor, uma turma de 5º ano fez o levantamento da estatura dos estudantes.
- De acordo com o que estudamos, você acha que todos os estudantes têm alturas semelhantes? Explique sua resposta.
VAMOS RETOMAR
- João almoçou macarrão com manteiga, enquanto no prato de sua colega, Maria, tinha arroz, feijão, carne, batatas e uma salada temperada com azeite. Considerando os nutrientes estudados, responda.
- Quem se alimentou de carboidratos? Como você chegou a essa conclusão?
- Quem deixou de comer um dos nutrientes? Qual nutriente?
- A manteiga e o azeite representam qual tipo de nutriente?
- João e Maria precisam ingerir a mesma quantidade de nutrientes? Como devem ser feitas as escolhas alimentares das pessoas?
- Os sistemas do organismo funcionam de forma integrada.
- Faça um esquema indicando o nome de cada sistema estudado nesta unidade, seus órgãos e suas principais funções.
- Explique como os sistemas digestório e circulatório interagem no processo de nutrição do organismo.
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Mão na massa
Montando um modelo do corpo humano
Você aprendeu que os sistemas funcionam de forma integrada para que o corpo possa ter energia, crescer e se desenvolver.
Você e seus colegas vão fazer um único modelo representando a disposição de alguns sistemas no corpo. Organizem-se em cinco grupos; cada grupo vai representar um dos seguintes sistemas estudados:
- sistema digestório;
- sistema respiratório;
- sistema circulatório;
- sistema urinário;
- sistema nervoso.
Do que vocês vão precisar
- 1 contorno de parte do corpo feito em folha de papel pardo, de acordo com o modelo da ilustração ao lado
- massa de modelar
- pedaços de papéis já utilizados (crepom, espelho, cartolina etc.)
- restos de tecidos
- cola
- tesoura com pontas arredondadas
- canetas coloridas
Como fazer
- Desenhem o contorno de parte do corpo humano na folha de papel pardo. Prendam o contorno na mesa como representado na imagem.
-
Observem
as imagens de cada sistema representado nesta unidade ou pesquisem outras imagens na internet. Utilizem os diversos materiais disponíveis (massa de modelar, papéis, tecidos etc.) para representar os órgãos do sistema pelo qual seu grupo ficou encarregado.
Observação: ATENÇÃO: Tenha cuidado ao manusear a tesoura e sempre a utilize com a supervisão de um adulto. Fim da observação.
- Depois de prontos, prendam os órgãos que compõem o sistema nos locais adequados do contorno do corpo humano.
- Todos os sistemas devem ser organizados no mesmo contorno do corpo, encontrando a melhor disposição no espaço.
- Depois que todos os grupos tiverem colocado seu sistema, vocês terão um modelo de corpo humano quase completo.
- Vocês podem deixar o modelo exposto na sala de aula e convidar outras turmas ou os familiares para conhecê-lo.