8

O QUE EU JÁ SEI?

Avaliação diagnóstica

AO LONGO DESTE ANO, VOCÊ VIVENCIARÁ MUITOS MOMENTOS DE NOVOS APRENDIZADOS. ANTES DISSO, QUE TAL AVALIAR SEUS CONHECIMENTOS EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA?

  1. QUAL É A SUA COR PREFERIDA? COM UM LÁPIS DESSA COR, ESCREVA O SEU NOME.

    _____

  1. OBSERVE A IMAGEM.
Imagem: Ilustração. Casa térrea com paredes amarelas, janelas azuis e telhado laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: CASA TÉRREA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Casa de dois andares com paredes azuis e telhado laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: SOBRADO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Prédio alto com paredes em tons de marrom e janelas azuis. Fim da imagem.

LEGENDA: PRÉDIO. FIM DA LEGENDA.

  1. CIRCULE DE VERMELHO A CONSTRUÇÃO MAIS ALTA.
  1. CIRCULE DE AZUL A CONSTRUÇÃO MAIS BAIXA.
  1. COMO A CONSTRUÇÃO MAIS ALTA É CHAMADA?

    ( ) CASA TÉRREA.

    ( ) SOBRADO.

    ( ) PRÉDIO.

  1. COMO A CONSTRUÇÃO MAIS BAIXA É CHAMADA?

    ( ) CASA TÉRREA.

    ( ) SOBRADO.

    ( ) PRÉDIO.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. DESENHE UM OBJETO QUE EXISTE EM SUA SALA DE AULA.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

9

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS. ELAS RETRATAM FATOS IMPORTANTES NA VIDA DE MUITAS CRIANÇAS.
Imagem: Fotografia A. Seis crianças com chapéu de festa na cabeça estão sorrindo e olhando para um bolo com velas acesas sobre uma mesa. Em volta do bolo há doces e copos. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS EM UMA COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Duas crianças com camiseta branca, calça azul e tênis estão de costas e entrando em um prédio. Ao lado, um homem com camisa branca e calça preta sorri. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS NO PRIMEIRO DIA DE AULA, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. QUAL DAS FOTOGRAFIAS RETRATA O PRIMEIRO DIA DE AULA DE DUAS CRIANÇAS?

    ( ) FOTOGRAFIA A .

    ( ) FOTOGRAFIA B .

  1. QUAL FOTOGRAFIA RETRATA UMA CRIANÇA COMEMORANDO SEU ANIVERSÁRIO COM OS AMIGOS?

    FOTOGRAFIA A .

    FOTOGRAFIA B .

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. DESENHE UM FATO IMPORTANTE QUE OCORREU NA SUA VIDA.

    _____

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

10

Imagem: Ilustração. À esquerda, na parte superior há crianças brincando com uma bola em uma quadra. No centro há uma praça com pessoas sentadas em mesas e comendo. Entre elas há crianças brincando com peteca, pessoas fazendo pic-nic, gatos passeando e pássaros voando. Na parte inferior há crianças brincando em um parquinho com escorregador, trepa-trepa e gira-gira. Ao lado há adultos observando, outros sentados e lendo e um homem está vendendo balões coloridos. À direita, na parte superior há crianças andando de skate em uma pista. Em volta há pessoas andando na praça. No centro há crianças em um balanço, adultos e idosos fazendo exercícios e pessoas andando de bicicleta em uma pista. Na parte inferior há patos em um lago e um casal está andando de pedalinho com formato de cisne. Em volta da praça há várias árvores, flores coloridas e animais. Fim da imagem.

11

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. DESCREVA UMA SITUAÇÃO DE CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS REPRESENTADAS NA IMAGEM.
  1. E VOCÊ, COM QUEM COSTUMA CONVIVER NO SEU DIA A DIA?
  1. QUE ATIVIDADES REPRESENTADAS NA IMAGEM VOCÊ GOSTA DE PRATICAR?

Fim do complemento.

12

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 1 E 2

QUEM SOU E QUAIS SÃO OS ACONTECIMENTOS DA MINHA VIDA?

CAPÍTULO 1. EU E MEUS COLEGAS

TODAS AS CRIANÇAS TÊM UM NOME.

TER UM NOME É UM DIREITO. O NOME GERALMENTE É ACOMPANHADO DE UM SOBRENOME , QUE INDICA A FAMÍLIA À QUAL SE PERTENCE.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO FEITA PELO PROFESSOR.

GABRIELA

GABRIELA MENINA, GABRIELA LEVADA. [...]

GABRIELA SAPECA:

— MENINA, COMO É QUE VOCÊ SE CHAMA?

— EU NÃO ME CHAMO, NÃO, OS OUTROS É QUE ME CHAMAM GABRIELA. GABRIELA SERELEPE:

— MENINA, PARA ONDE VAI ESSA RUA?

— A RUA NÃO VAI, NÃO, A GENTE É QUE VAI NELA.

FONTE: RUTH ROCHA. MARCELO, MARMELO, MARTELO . SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011. P. 28.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo castanho e vestido amarelo com bolinhas laranja está sorrindo e correndo. Atrás dela há três casas coloridas em um morro com árvores em volta. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. O QUE ACONTECERIA SE AS PESSOAS NÃO RECEBESSEM UM NOME AO NASCER? CONVERSE COM UM COLEGA E APRESENTEM SUAS CONCLUSÕES PARA A CLASSE E O PROFESSOR.

13

Boxe complementar:

INVESTIGUE

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. VOCÊ SABE COMO O SEU NOME FOI ESCOLHIDO? PARA DESCOBRIR, FAÇA AS SEGUINTES PERGUNTAS ÀS PESSOAS DE SUA CONVIVÊNCIA. PEÇA A ELAS QUE O AJUDE A FAZER AS ANOTAÇÕES.
    • CIRCULE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME.

      A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

      AGORA, ESCREVA O SEU NOME.

    • QUEM ESCOLHEU O SEU NOME?
    • POR QUE ESSE NOME FOI ESCOLHIDO?
    • OUTROS NOMES FORAM SUGERIDOS PARA VOCÊ? SE SIM, QUAIS?
    • SEU NOME ESTÁ REGISTRADO EM ALGUM DOCUMENTO? EM QUAL?
    • PARA QUE SERVE UM DOCUMENTO COM IDENTIFICAÇÃO?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. CONTE O QUE DESCOBRIU PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

Fim do complemento.

14

EU E AS OUTRAS PESSOAS

TODOS NÓS NOS RELACIONAMOS COM OUTRAS PESSOAS NO DIA A DIA. VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO SERIA SE NÃO TIVÉSSEMOS A AJUDA DE OUTRAS PESSOAS?

1. ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO.

ERRAR É HUMANO

NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,

VOCÊ NÃO SER O MELHOR DA ESCOLA,

CAMPEÃO DE SKATE , O BOM DE BOLA

OU DE NATAÇÃO.

NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,

APRENDER A ANDAR DE BICICLETA

SE ESCORANDO EM OUTRA MÃO.

NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,

VOCÊ NÃO SABER A TABUADA,

PEGAR UMA ONDA, CONTAR PIADA,

RODAR PIÃO.

NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,

PRECISAR DE ALGUÉM QUE AJUDE

A REFAZER SUA LIÇÃO.

A VIDA IRÁ, VOCÊ VAI VER,

AOS POUCOS TE ENSINANDO

QUE O CERTO VOCÊ VAI SABER

ERRANDO, ERRANDO, ERRANDO. [...]

FONTE: TOQUINHO; ELIFAS ANDREATO. ERRAR É HUMANO. INTÉRPRETE: TOQUINHO. EM: TOQUINHO. CANÇÕES DE TODAS AS CRIANÇAS . [S. L.]: PHILIPS, 1987. CD. FAIXA 9.

Imagem: Ilustração. Uma pipa amarela e rosa Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. uma bola de futebol Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. um carrinho de rolimã Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. um par de óculos de proteção  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. uma bicicleta. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ TEVE VERGONHA DE PEDIR AJUDA A OUTRAS PESSOAS? SE SIM, EM QUAL SITUAÇÃO? CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ISSO.

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

    3. RELEIAM OS VERSOS COLORIDOS E RESPONDAM:

    • COMO OS ERROS PODEM NOS AJUDAR A APRENDER?

15

CARTOGRAFANDO

VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO REALIZAR UM TRABALHO QUE EXIGE COLABORAÇÃO E RESPEITO: VOCÊ VAI MAPEAR O CORPO DE UM COLEGA, E ELE VAI MAPEAR O SEU.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. SIGA AS ETAPAS PARA MAPEAR O CORPO DO COLEGA. O PROFESSOR VAI AJUDÁ-LO.
    1. SEPARE UMA FOLHA DE PAPEL MAIOR QUE A ALTURA DE SEU COLEGA.
    1. PEÇA A SEU COLEGA QUE SE DEITE SOBRE ESSA FOLHA DE PAPEL. COM UMA CANETA, CONTORNE O CORPO DELE. DEPOIS DEITE-SE SOBRE OUTRA FOLHA DE PAPEL PARA QUE ELE POSSA CONTORNAR O SEU CORPO.
    1. ESCREVA O SEU NOME NO MAPA DO SEU CORPO.
Imagem: Fotografia. Um menino está deitado sobre duas folhas grandes. Ao lado, uma menina está sentada e fazendo o contorno do corpo do menino sobre as folhas. Fim da imagem.

LEGENDA: JULIANA DESENHANDO O MAPA DO CORPO DE PEDRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. As duas folhas com o contorno do menino. Fim da imagem.

LEGENDA: MAPA DO CORPO DE PEDRO. FIM DA LEGENDA.

16

  1. AGORA, VOCÊ VAI MEDIR A SUA ALTURA UTILIZANDO O MAPA DO SEU CORPO.
    1. COLOQUE O MAPA DO SEU CORPO NO CHÃO.
    1. ESTIQUE UM BARBANTE SOBRE O MAPA, DA CABEÇA AOS PÉS, E, COM UMA TESOURA DE PONTAS ARREDONDADAS, CORTE-O.
    1. EM SEGUIDA, ESTIQUE O BARBANTE NO CHÃO E MEÇA QUANTOS PALMOS ELE TEM.
    1. PINTE UMA Ilustração. Contorno de uma mão.PARA CADA PALMO QUE VOCÊ CONTOU.
Imagem: Fotografia. Uma menina está sentada com as mãos sobre um barbante, que está esticado no chão. Fim da imagem.

LEGENDA: ANA MEDINDO QUANTOS PALMOS TEM O BARBANTE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com quarenta contornos de mãos. Fim da imagem.
  1. DE QUE OUTRAS MANEIRAS É POSSÍVEL MEDIR A ALTURA DE UMA PESSOA?

17

  1. O PROFESSOR ANOTARÁ NA LOUSA AS INFORMAÇÕES RELATIVAS À ALTURA DOS ALUNOS DA CLASSE.
Imagem: Ilustração. Uma menina está sorrindo e segurando uma trena com a mão direita levantada. Fim da imagem.
  1. ANOTE, NO QUADRO, QUANTOS ALUNOS TÊM AS SEGUINTES MEDIDAS:

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    ALTURA

    ATÉ 10 PALMOS

    DE 11 A 15 PALMOS

    MAIS DE 15 PALMOS

    NÚMERO DE ALUNOS

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. REPRESENTE, POR MEIO DE DESENHO, OS DADOS DO QUADRO ACIMA UTILIZANDO CORES E FORMAS.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.
  1. A MAIORIA DOS ALUNOS DA SALA TEM:

    ( ) ATÉ 10 PALMOS DE ALTURA.

    ( ) DE 11 A 15 PALMOS DE ALTURA.

    ( ) MAIS DE 15 PALMOS DE ALTURA.

18

DIFERENTES PREFERÊNCIAS

AS PESSOAS PODEM APRESENTAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO À SUA APARÊNCIA, COMO A ALTURA, A COR DO CABELO, A COR DOS OLHOS E DIVERSAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.

ESSAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS TAMBÉM EXISTEM EM RELAÇÃO AO JEITO DE SER DE CADA PESSOA.

1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.

DO QUE VOCÊ GOSTA?

VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…

… DE ACORDAR PENSANDO

QUE É TERÇA OU QUINTA-FEIRA E,

DE REPENTE, SE LEMBRAR DE QUE É DOMINGO? […]

VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…

… DE FECHAR OS OLHOS COM

FORÇA PARA VER APARECER UM

MONTÃO DE LUZES E CORES OU

FORMAS GEOMÉTRICAS POR

DETRÁS DAS PÁLPEBRAS ? […]

VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…

… DE OLHAR A LUA CHEIA

POR UM TEMPÃO, ATÉ COMEÇAR

A ENXERGAR MARES, ESTRADAS,

E CONSTRUÇÕES NA LUA?

FONTE: GÉRARD GRÉVERAND . DO QUE É QUE VOCÊ GOSTA? PEQUENOS MOMENTOS, GRANDES PRAZERES . SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2001. P. 4, 29 E 43.

Imagem: Ilustração. Uma menina está deitada na cama com as mãos atrás da cabeça, sorrindo e olhando para cima, onde há um balão de pensamento com a imagem de uma cidade ao lado do mar com um barco. Acima há estrelas. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMENTE AS NOVAS PALAVRAS QUE VOCÊ APRENDEU AO LER O POEMA.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. HÁ ALGO MENCIONADO NO POEMA QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTA DE FAZER?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EXISTEM OUTRAS COISAS QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER? SE SIM, QUAIS?

19

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

2. CONVERSE COM UM COLEGA E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR COM AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM DE VOCÊS.

Tabela: equivalente textual a seguir.

AS NOSSAS PREFERÊNCIAS

AS MINHAS PREFERÊNCIAS

AS PREFER ÊNCIAS DO MEU COLEGA

COR

_____

FRUTA

_____

_____

TIPO DE MÚSICA

_____

_____

ESPORTE

_____

_____

  1. VOCÊ E SEU COLEGA TÊM ALGUMA PREFERÊNCIA SEMELHANTE? SE SIM, CIRCULE-A DE VERDE NO QUADRO.
  1. VOCÊ E SEU COLEGA TÊM ALGUMA PREFERÊNCIA DIFERENTE? SE SIM, CIRCULE-A DE VERMELHO NO QUADRO.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    3. CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR: É IMPORTANTE RESPEITAR E VALORIZAR AS DIFERENTES PREFERÊNCIAS DAS PESSOAS? POR QUÊ?

20

CARTOGRAFANDO

VAMOS CONHECER MAIS UMA CARACTERÍSTICA QUE PODE SER DIFERENTE ENTRE AS PESSOAS?

HÁ ALUNOS QUE COSTUMAM ESCREVER COM A MÃO ESQUERDA , ENQUANTO OUTROS ESCREVEM COM A MÃO DIREITA . EXISTEM, AINDA, ALUNOS QUE ESCREVEM TANTO COM A MÃO DIREITA COMO COM A MÃO ESQUERDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. COM UM LÁPIS, CONTORNE A MÃO QUE VOCÊ COSTUMA USAR PARA ESCREVER.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.
  1. VOCÊ FEZ O CONTORNO DA SUA MÃO:

    ( ) ESQUERDA.

    ( ) DIREITA.

21

  1. AGORA, O PROFESSOR VAI ANOTAR NA LOUSA QUANTOS ALUNOS ESCREVEM COM A MÃO ESQUERDA, QUANTOS ESCREVEM COM A MÃO DIREITA E QUANTOS ESCREVEM COM AS DUAS MÃOS. ANOTE O NÚMERO DE ALUNOS QUE ESCREVEM COM A MÃO:
    1. ESQUERDA. _____
    1. DIREITA. _____
    1. ESQUERDA E DIREITA. _____
  1. VAMOS REPRESENTAR ESSES DADOS? NO GRÁFICO A SEGUIR, PINTE DE ACORDO COM A LEGENDA.

    Ilustração. Quadrado vermelho. PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A Ilustração. Mão esquerda.

    Ilustração. Quadrado azul. PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A Ilustração. Mão direita.

    Ilustração. Quadrado amarelo. PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A Ilustração. Mão esquerda. E A Ilustração. Mão direita.

Imagem: Ilustração. Mão esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESQUERDA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. 19 quadradinhos para pintar. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mão direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIREITA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. 19 quadradinhos para pintar. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mãos esquerda e direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESQUERDA E DIREITA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. 19 quadradinhos para pintar. Fim da imagem.
  1. EM SUA CLASSE, HÁ MAIS ALUNOS QUE ESCREVEM COM A:

( )

Imagem: Ilustração. Mão esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESQUERDA. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Ilustração. Mão direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIREITA. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Ilustração. Mãos esquerda e direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESQUERDA E DIREITA. FIM DA LEGENDA.

22

CAPÍTULO 2. LEMBRANÇAS DOS ACONTECIMENTOS

ALGUNS ACONTECIMENTOS PODEM SER MARCANTES NA VIDA DE UMA CRIANÇA, COMO O ACONTECIMENTO RETRATADO NA FOTOGRAFIA. OBSERVE-A.

Imagem: Fotografia. No centro, uma menina com chapéu de festa e vestido rosa está assoprando uma vela com formato de número 6, que está em cima de um bolo. Em volta dela há quatro crianças com chapéus de festa, observando e sorrindo. Ao fundo, balões coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: COMEMORAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. QUE ACONTECIMENTO MARCA O DIA QUE ESTÁ SENDO VIVIDO PELA CRIANÇA QUE APARECE NO CENTRO DA FOTOGRAFIA?

2. IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS RETRATADOS NA FOTOGRAFIA.

( ) BALÕES.

( ) BOLA.

( ) CHAPÉUS.

( ) BOLO.

3. CIRCULE QUANTOS ANOS A ANIVERSARIANTE ESTÁ COMPLETANDO.

4

5

6

7

23

TODAS AS CRIANÇAS FAZEM ANIVERSÁRIO UMA VEZ POR ANO. O ANIVERSÁRIO DE UMA CRIANÇA OCORRE SEMPRE NO MESMO MÊS.

4. CIRCULE O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO.

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

5. PERGUNTE A UM COLEGA EM QUE MÊS ELE FAZ ANIVERSÁRIO. VOCÊS FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS?

( ) SIM.

( ) NÃO.

6. O PROFESSOR VAI REGISTRAR NA LOUSA O NOME DAS CRIANÇAS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO EM CADA MÊS. QUANDO SOLICITADO, DIGA O NOME DO MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO. ANALISE AS INFORMAÇÕES REGISTRADAS NA LOUSA E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.

  1. ALGUÉM FAZ ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS QUE VOCÊ? SE SIM, QUEM É?
  1. QUAL É O MÊS COM MAIOR NÚMERO DE ANIVERSARIANTES?
Imagem: Ilustração. Na parte inferior há um calendário de mesa. Na parte superior há duas folhas soltas com os dias: 07 de Junho e 30 de Julho. Fim da imagem.

24

REGISTRANDO OS ACONTECIMENTOS

OS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE UMA CRIANÇA PODEM SER REGISTRADOS EM DIVERSOS DOCUMENTOS, COMO A CERTIDÃO DE NASCIMENTO.

Imagem: Fotografia. Mulher com cabelo liso e comprido e camiseta amarela está sorrindo e segurando uma certidão de nascimento. Fim da imagem.

LEGENDA: MULHER COM CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE SEU FILHO EM MÃOS. FIM DA LEGENDA.

NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO SÃO REGISTRADAS AS SEGUINTES INFORMAÇÕES SOBRE CADA PESSOA.

NOME E SOBRENOME

NOME E SOBRENOME DE UM OU MAIS FAMILIARES

DIA, MÊS E ANO DE NASCIMENTO

LOCAL DE NASCIMENTO

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

1. CONVERSE COM UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA PARA DESCOBRIR OS DADOS REGISTRADOS NA SUA CERTIDÃO DE NASCIMENTO. PROCURE DESCOBRIR AS SEGUINTES INFORMAÇÕES.

  1. NOME E SOBRENOME.
  1. DATA DE SEU NASCIMENTO (DIA, MÊS E ANO).
  1. NOME DE UM DOS SEUS FAMILIARES.
  1. LOCAL DE NASCIMENTO.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    2. RECONTE AOS COLEGAS AS SUAS DESCOBERTAS.

25

OUTRO DOCUMENTO IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS É A CADERNETA DA CRIANÇA. NELA SÃO REGISTRADOS OS CUIDADOS DE SAÚDE DA CRIANÇA, COMO AS VACINAS QUE ELA TOMOU EM CADA IDADE.

Imagem: Fotografia. Uma mão segurando duas cadernetas, uma verde e uma roxa com as informações: CADERNETA DA CRIANÇA – PASSAPORTE DA CIDADANIA. Em seguida, há ilustração de adultos e crianças. Fim da imagem.

LEGENDA: CADERNETA DA CRIANÇA, DOCUMENTO NO QUAL SÃO REGISTRADOS OS CUIDADOS COM A SAÚDE, INCLUSIVE AS VACINAS. FOTO DE 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

3. PROCURE DESCOBRIR UMA VACINA QUE VOCÊ JÁ TOMOU E A IDADE QUE VOCÊ TINHA AO TOMÁ-LA. SE VOCÊ TIVER A CADERNETA DA CRIANÇA, CONSULTE-A.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. EM CLASSE, CONTE AOS COLEGAS AS VACINAS QUE VOCÊ JÁ TOMOU E O QUE MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO NA SUA CADERNETA DA CRIANÇA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

5. HÁ ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE AS VACINAS TOMADAS POR VOCÊ E PELOS COLEGAS? SE SIM, QUAL?

26

EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ESCRITA

OS BRINQUEDOS UTILIZADOS POR UMA CRIANÇA TAMBÉM AJUDAM A CONTAR SUA HISTÓRIA.

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

UM BRINQUEDO ESPECIAL

CAMILINHA É UMA BONECA [...] [QUE] OUVE TODOS OS SEGREDINHOS DE LETÍCIA [...], DE 8 ANOS.

A MENINA GANHOU O BRINQUEDO AOS 2 ANOS E, DE LÁ PARA CÁ, VIRARAM BOAS COMPANHEIRAS. NA HORA DO APERTO, ELA CONVERSA BAIXINHO COM A BONECA.

FONTE: MEU BRINQUEDO PREFERIDO. O TEMPINHO. JORNAL O TEMPO , 3 DEZ. 2010. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fo7. ACESSO EM: 12 JUN. 2021.

  1. LOCALIZE NO TEXTO O TIPO DE BRINQUEDO PREFERIDO DE LETÍCIA. QUAL É ESSE BRINQUEDO?

    ( ) BICICLETA.

    ( ) BONECA.

    ( ) BOLA.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE ESSE É O BRINQUEDO PREFERIDO DA MENINA?

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. RECONTE PARA UM COLEGA O CONTEÚDO DO TEXTO.
    • AS HISTÓRIAS QUE VOCÊS CONTARAM TIVERAM DIFERENÇAS? SE SIM, QUAIS?

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    1. QUAL É O SEU BRINQUEDO PREFERIDO? DESENHE-O ABAIXO.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

27

LINHA DO TEMPO

TODOS OS ACONTECIMENTOS QUE VOCÊ ESTUDOU PODEM SER ORGANIZADOS EM UMA LINHA DO TEMPO, COMO A DE BEATRIZ.

Imagem: Linha do tempo com fotografias em volta.  2017 – Nascimento. Foto (1) de um recém-nascido com roupa branca e rosa. 2018 – 1 ano. Foto (2) de uma bebê com cabelo curto e vestido listrado. Ela está engatinhando sobre a grama.  2019 – 2 anos.  2020 – 3 anos. 2021 – 4 anos. Foto (3) de uma menina loira com vestido rosa e mochila azul nas costas. 2022 – 5 anos. 2023 – 6 anos.  Fim da imagem.

• LIGUE A IDADE DE BEATRIZ AOS FATOS DA VIDA DELA.

FOI PARA A ESCOLA.

COMEÇOU A ENGATINHAR.

1 ANO.

4 ANOS.

28

MINHA LINHA DO TEMPO

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

1. AGORA, VOCÊ VAI ORGANIZAR INFORMAÇÕES SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA SUA VIDA EM UMA LINHA DO TEMPO. SIGA OS PASSOS.

  1. ESCREVA O SEU NOME NO TÍTULO DA LINHA DO TEMPO.
  1. REGISTRE O ANO DO SEU NASCIMENTO E OS ANOS SEGUINTES.
  1. CONVERSE COM UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA PARA CONHECER ACONTECIMENTOS QUE OCORRERAM EM CADA ANO DA SUA VIDA.
  1. REPRESENTE CADA UM DESSES ACONTECIMENTOS POR MEIO DE FOTOGRAFIAS OU DESENHOS.

    LINHA DO TEMPO DE:

    _____

Imagem: Linha do tempo.  _____ - Nascimento. _____.  _____ - 1 ano. _____. _____ - 2 anos. _____. _____ - 3 anos. _____. _____ - 4 anos. _____. _____ - 5 anos. _____. _____ - 6 anos. _____.  Fim da imagem.

29

Imagem: _____ - 3 anos. _____. _____ - 4 anos. _____. _____ - 5 anos. _____. _____ - 6 anos. _____.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. EM CLASSE, CONVERSE COM OS COLEGAS: A PARTIR DAS LEMBRANÇAS DOS ADULTOS COM QUEM VOCÊS CONVERSARAM, QUE ACONTECIMENTOS DA VIDA VOCÊS CONHECERAM?

30

Retomando os conhecimentos

CAPÍTULOS 1 E 2

Avaliação de processo de aprendizagem

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU CARACTERÍSTICAS E PREFERÊNCIAS SUAS E DOS COLEGAS E ACONTECIMENTOS QUE MARCAM A VIDA DAS CRIANÇAS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. COM UM COLEGA, PREENCHA OS DADOS DA FICHA E DESENHE SEU ROSTO.

SER CRIANÇA

LEGENDA: MEU ROSTO. FIM DA LEGENDA.

  1. AS IMAGENS A SEGUIR REPRESENTAM DOIS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NA VIDA DE UMA CRIANÇA. CIRCULE CADA IMAGEM DE ACORDO COM AS CORES DA LEGENDA.

    Ilustração. Quadrado azul. ANIVERSÁRIO.

    Ilustração. Quadrado verde. PRIMEIRO DIA DE AULA.

Imagem: Ilustração. Balões coloridos Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. uma mochila azul e verde Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. uma vela de número 6 sobre um bolo  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. um caderno verde. Fim da imagem.

31

  1. LIGUE AS COLUNAS PARA RELACIONAR OS DOCUMENTOS ÀS SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES.
Imagem: Fotografia. Parte de uma Certidão de Nascimento.  Fim da imagem.

LEGENDA: CERTIDÃO DE NASCIMENTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma caderneta verde com a informação: CADERNETA DA CRIANÇA. Abaixo há ilustração de adultos e crianças. Fim da imagem.

LEGENDA: CADERNETA DA CRIANÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina com óculos está com a cabeça inclinada para trás e a boca aberta. Na frente dela, uma mulher com jaleco branco está segurando um frasco de vacina sobre sua boca.  Fim da imagem.

LEGENDA: REGISTRAR AS VACINAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um recém-nascido com gorro azul está dormindo com um cobertor azul em volta do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: REGISTRAR O NASCIMENTO. FIM DA LEGENDA.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) IDENTIFICO MEU NOME E SOBRENOME?

B) RECONHEÇO PREFERÊNCIAS MINHAS IGUAIS OU DIFERENTES DAS DOS MEUS COLEGAS?

C) REPRESENTO PARTES DE MEU CORPO?

D) IDENTIFICO DIA, MÊS E ANO DE MEU NASCIMENTO?

E) RECONHEÇO A IMPORTÂNCIA DA CADERNETA DA CRIANÇA?

F) IDENTIFICO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UMA LINHA DO TEMPO?

34

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 3 E 4

COMO É A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS NA MORADIA E NA ESCOLA?

CAPÍTULO 3. OS LUGARES DE VIVER

EM NOSSO DIA A DIA, CONVIVEMOS COM AS PESSOAS EM DIFERENTES LUGARES.

1. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E CONHEÇA UM POUCO DO DIA A DIA DE ARTUR.

LEGENDA: MEU NOME É ARTUR. DURANTE A SEMANA, EU ACORDO BEM CEDO PARA IR À ESCOLA. À TARDE, FAÇO MINHA LIÇÃO E SEMPRE QUE DÁ TEMPO VOU COM MINHA MÃE A UMA PRAÇA PERTO DE CASA. LÁ, ENCONTRO COM MEUS VIZINHOS, JOGAMOS BOLA E ANDAMOS DE BICICLETA.

À NOITE, FICO EM CASA. GOSTO DE VER TELEVISÃO COM MEU PAI E DE JOGAR VARETAS COM MEU IRMÃO. AOS FINS DE SEMANA, É MUITO BOM QUANDO SAÍMOS PARA FAZER COMPRAS NO MERCADO E PARA IR A OUTROS LUGARES, COMO NO CINEMA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino com camisa xadrez, calça vermelha e tênis preto está com a mão direita na cintura e sorrindo. Ele fala: MEU NOME É ARTUR. DURANTE A SEMANA, EU ACORDO BEM CEDO PARA IR À ESCOLA. À TARDE, FAÇO MINHA LIÇÃO E SEMPRE QUE DÁ TEMPO VOU COM MINHA MÃE A UMA PRAÇA PERTO DE CASA. LÁ, ENCONTRO COM MEUS VIZINHOS, JOGAMOS BOLA E ANDAMOS DE BICICLETA. À NOITE, FICO EM CASA. GOSTO DE VER TELEVISÃO COM MEU PAI E DE JOGAR VARETAS COM MEU IRMÃO. AOS FINS DE SEMANA, É MUITO BOM QUANDO SAÍMOS PARA FAZER COMPRAS NO MERCADO E PARA IR A OUTROS LUGARES, COMO NO CINEMA. Fim da imagem.

LEGENDA: ARTUR. FIM DA LEGENDA.

2. PINTE OS QUADRINHOS QUE INDICAM OS LUGARES QUE ARTUR FREQUENTA DE ACORDO COM A LEGENDA.

Ilustração. Quadrado verde.DURANTE A SEMANA.

Ilustração. Quadrado amarelo.AOS FINS DE SEMANA.

( ) ESCOLA.

( ) MERCADO.

( ) CINEMA.

( ) PRAÇA.

35

CONHECEMOS UM POUCO SOBRE O DIA A DIA DE ARTUR, OS LUGARES QUE ELE FREQUENTA E AS PESSOAS COM QUEM CONVIVE.

3. AGORA, PREENCHA O QUADRO A SEGUIR COM OS LUGARES QUE VOCÊ COSTUMA FREQUENTAR DURANTE A SEMANA E NOS FINS DE SEMANA. INFORME TAMBÉM COM QUEM VOCÊ CONVIVE EM CADA LUGAR.

Tabela: equivalente textual a seguir.

LUGARES QUE FREQUENTO

COM QUEM CONVIVO NESSES LUGARES

DURANTE A SEMANA

FINS DE SEMANA

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. DE ACORDO COM O QUADRO ACIMA, RESPONDA.

  1. QUE LUGARES VOCÊ COSTUMA FREQUENTAR COM SEUS FAMILIARES?
  1. EM QUAIS LUGARES VOCÊ PREFERE FICAR COM SEUS AMIGOS? POR QUÊ?

36

Cartografando

  1. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO LUGAR DE VIVER DE ARTUR. ACOMPANHE A LEITURA DO DEPOIMENTO NA PÁGINA 32 E TRACE OS PERCURSOS QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro dividido em três colunas. Da esquerda para a direita, coluna 1: prédio, posto de gasolina, escola, cinema e casa. Coluna 2: praça, hospital, mercado, banco, farmácia e prédio. Coluna 3: casas, padaria, casa do Artur, loja de roupas, restaurante. Entre as construções há carros nas ruas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

  1. TRACE, COM LÁPIS VERDE, O TRAJETO QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA, PELA MANHÃ.
  1. TRACE, COM LÁPIS VERMELHO, O TRAJETO QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA, À TARDE.
  1. ESCOLHA UM DOS LUGARES FREQUENTADOS POR ARTUR NOS FINS DE SEMANA E TRACE, COM LÁPIS AZUL, O TRAJETO QUE ELE DEVE FAZER PARA IR DE CASA ATÉ LÁ.

37

  1. OBSERVE NOVAMENTE A REPRESENTAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR E COMPLETE AS FRASES COM AS EXPRESSÕES DOS QUADROS.

AO LADO

ATRÁS

EM FRENTE

  1. A FARMÁCIA ESTÁ _____ DO BANCO.
  1. O MERCADO ESTÁ _____ AO HOSPITAL.
  1. A PRAÇA ESTÁ _____ DO HOSPITAL.
  1. A BANCA DE JORNAL ESTÁ _____ DA PADARIA.
  1. O RESTAURANTE ESTÁ _____ À LOJA DE ROUPAS.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. ESCOLHA TRÊS LOCAIS DA REPRESENTAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR E CRIE UM SÍMBOLO PARA REPRESENTAR CADA UM. DEPOIS, ESCREVA O NOME DESSE LOCAL, DE ACORDO COM O EXEMPLO.
Imagem: Desenho. Uma cruz vermelha. Fim da imagem.

LEGENDA: HOSPITAL FIM DA LEGENDA.

38

LOCAIS DE CONVIVÊNCIA

É IMPORTANTE ESTARMOS ATENTOS À NOSSA CONVIVÊNCIA COM FAMILIARES, COLEGAS E VIZINHOS NOS MAIS DIVERSOS LOCAIS.

1. OBSERVE AS IMAGENS.

Imagem: Ilustração A. Crianças brincando de bola em um parque. Ao lado, adultos observam e atrás deles há um lago e árvores. Ao fundo, prédios.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração B. À direita, uma mulher anda na calçada, segurando a mão de um menino. Atrás deles, uma mulher está andando e à esquerda há vários carros na rua. Ao fundo, construções. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração C. À direita, um casal está sentado em um sofá e sorrindo. À esquerda, dois meninos estão sentados em uma poltrona e um deles segura uma embalagem. Ao fundo, uma televisão e quadros pendurados na parede. Fim da imagem.

39

  1. IDENTIFIQUE O LOCAL DE CONVIVÊNCIA REPRESENTADO EM CADA IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR. UTILIZE AS PALAVRAS DOS QUADROS.

SALA

PRAÇA

RUA

  1. O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NO LOCAL REPRESENTADO NA IMAGEM A?

    ( ) PASSEANDO COM O CACHORRO.

    ( ) AMINHANDO.

    ( ) JOGANDO BOLA.

    ( ) CONVERSANDO.

  1. E NO LOCAL REPRESENTADO NA IMAGEM B?

    ( ) ANDANDO DE SKATE .

    ( ) CONVERSANDO.

    ( ) CAMINHANDO.

    ( ) DIRIGINDO VEÍCULOS.

  1. E NO LOCAL DA IMAGEM C?

    ( ) COMENDO.

    ( ) VENDO TELEVISÃO.

    ( ) DORMINDO.

    ( ) CONVERSANDO.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    2. OBSERVE OS LOCAIS REPRESENTADOS NAS IMAGENS DA PÁGINA ANTERIOR E RELATE AOS COLEGAS UMA ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS EM CADA UM DELES.

40

REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA

NA ESCOLA, CONVIVEMOS COM NOSSOS COLEGAS, COM OS PROFESSORES E COM OUTROS PROFISSIONAIS.

VAMOS PENSAR SOBRE ALGUMAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA IMPORTANTES NO AMBIENTE ESCOLAR?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

1. O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A CLASSE EM GRUPOS. OS INTEGRANTES DE CADA GRUPO DEVEM CONVERSAR E SUGERIR REGRAS QUE CONTRIBUEM PARA A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS ALUNOS NA SALA DE AULA E NO PÁTIO DA ESCOLA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

2. REPRESENTE, POR MEIO DE UM DESENHO, UMA REGRA SUGERIDA PELO GRUPO PARA CADA UM DESSES LOCAIS.

NA SALA DE AULA

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

41

NO PÁTIO DA ESCOLA

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

3. CADA GRUPO VAI COMPARTILHAR SUAS SUGESTÕES COM A CLASSE, E O PROFESSOR VAI REGISTRÁ-LAS NA LOUSA.

42

CAPÍTULO 4. DIFERENTES CONVIVÊNCIAS

AS PESSOAS PODEM CONVIVER EM DIVERSOS LOCAIS, COMO NA MORADIA, NA ESCOLA, EM PARQUES, PRAÇAS, CINEMAS E OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE.

EM CADA UM DESSES LOCAIS, AS PESSOAS DEVEM TER ATITUDES QUE CONTRIBUAM PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA.

1. OBSERVE AS IMAGENS E, DE ACORDO COM A LEGENDA, CLASSIFIQUE CADA LOCAL REPRESENTADO.

D. LOCAL DOMÉSTICO.

C. OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE.

Imagem: Ilustração ( ). Uma mulher com cabelo castanho e comprido, camiseta amarela, calça azul e sapatos brancos está andando e segurando a mão de um menino com cabelo castanho, camisa laranja, calça marrom e tênis. A outra mão da mulher está nas costas de uma menina com cabelo castanho, camiseta e sapatos rosa e saia azul. Ela sorri e segura a mão de uma senhora loira com cabelo curto, blusa azul, calça bege e sapatos claros. Eles estão andando em um parque e ao fundo há uma ponte sobre um lago e árvores. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração ( ). À esquerda, a senhora está sentada, segurando um pão e uma faca. À direita, a mulher está sentada entre as crianças e segurando uma faca sobre um pão. As crianças olham para a senhora e sorriem. Entre eles há uma mesa com uma caixa de leite e pães em cima. Ao fundo, quadros pendurados na parede. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração ( ). Os quatro estão sentados em poltronas de cinema, segurando copos e potes de pipoca. Ao fundo, silhueta de pessoas sentadas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração ( ). Os quatro estão andando de mãos dadas ao lado de um rio. Ao fundo, plantas. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. CONVERSE COM O PROFESSOR E COM OS COLEGAS SOBRE BOAS ATITUDES DE CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS:

  1. NO LOCAL DOMÉSTICO REPRESENTADO NA IMAGEM.
  1. NOS DEMAIS LOCAIS DA COMUNIDADE REPRESENTADOS.

43

TEMPO, TEMPO...

EM CADA DIA DA SEMANA, AS CRIANÇAS PODEM REALIZAR DIFERENTES ATIVIDADES NOS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ EM UM LOCAL DOMÉSTICO OU DA COMUNIDADE EM CADA DIA DA SEMANA DESTACADO ABAIXO.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    DOMINGO

    SEGUNDA-FEIRA

    TERÇA-FEIRA

    QUARTA-FEIRA

    QUINTA-FEIRA

    SEXTA-FEIRA

    SÁBADO

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUAL ATIVIDADE VOCÊ DESENHOU NO DIA INDICADO ANTES DE QUARTA-FEIRA? E NO DIA DEPOIS DE QUARTA-FEIRA?
  1. A ATIVIDADE REPRESENTADA NO SÁBADO É REALIZADA:

    ( ) NA SUA MORADIA.

    ( ) NA ESCOLA.

    ( ) EM OUTRO LOCAL DA COMUNIDADE. QUAL? _____

44

HÁBITOS E REGRAS NA MORADIA

EM NOSSA MORADIA, PODEMOS TER DIVERSOS HÁBITOS E REGRAS.

1. QUANDO SOLICITADO, LEIA UMA DAS REGRAS OU UM DOS HÁBITOS ABAIXO EM VOZ ALTA.

Imagem: Fotografia. Um menino com cabelo curto e camiseta branca está lavando as mãos sobre uma pia. Ao fundo, um vaso com planta e uma porta.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. O menino está sentado e segurando uma colher na frente da boca. Com a outra mão, ele segura uma tigela com cereal e leite.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. O menino está escovando os dentes na frente de uma pia. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. O menino está com blusa azul e deitado na cama com um cobertor sobre o corpo. Fim da imagem.

ESCOVAR OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES.

DORMIR NA HORA COMBINADA COM OS ADULTOS.

COMER EM LOCAL ADEQUADO.

LAVAR AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES.

2. AGORA, LIGUE AS FOTOGRAFIAS AOS HÁBITOS E ÀS REGRAS QUE PODEM EXISTIR EM UMA MORADIA.

45

3. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O QUADRINHO.

Imagem: Ilustração. No centro, Cebolinha, menino com cinco fios de cabelo, camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons está em pé, segurando um saquinho com bolinhas de gude coloridas e olhando para o lado. Em seguida, Dudu, menino loiro com camiseta azul, bermuda preta e tênis vermelho está com a boca aberta e olhando para o lado. À direita, Cascão, menino com cabelo encaracolado e curto, sujeira nas bochechas, camiseta amarela e bermuda vermelha está agachado no chão e segurando uma bolinha de gude. Ele olha para o lado e fala: CARAMBA! O TEMPO PASSOU E EU NEM SENTI! Entre eles há o desenho de um círculo no chão e dentro há bolinhas de gude coloridas. Ao lado, as mães gritam: CEBOLINHA! VEM TOMAR BANHO PRA JANTAR! DUDU! JÁ SÃO SETE HORAS! CASCÃO! JÁ É TARDE! Ao fundo, o sol se pondo. Fim da imagem.

LEGENDA: TURMA DA MÔNICA, MAURÍCIO DE SOUSA FIM DA LEGENDA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE AS TRÊS PERSONAGENS NÃO PODEM CONTINUAR BRINCANDO?
  1. O QUE CEBOLINHA DEVE FAZER ANTES DO JANTAR?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    4. NA SUA MORADIA EXISTEM REGRAS PARA AS ATIVIDADES ABAIXO? SE SIM, CONTE SOBRE ESSAS REGRAS AOS COLEGAS.

Imagem: Ilustração. Um chuveiro ligado com água caindo.  Fim da imagem.

TOMAR BANHO.

Imagem: Ilustração. Uma televisão grande e plana.  Fim da imagem.

VER TELEVISÃO.

Imagem: Ilustração. Uma cama com cobertor azul.  Fim da imagem.

DORMIR.

Imagem: Ilustração. Um celular azul. Fim da imagem.

USAR O TELEFONE.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

46

HÁBITOS E REGRAS NA ESCOLA

AS PESSOAS QUE FREQUENTAM A ESCOLA TAMBÉM SEGUEM REGRAS DE CONVIVÊNCIA.

CADA ESPAÇO DA ESCOLA TEM SUAS REGRAS, COMO NOS LOCAIS REPRESENTADOS NAS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.

SALA DE AULA

Imagem: Fotografia. No centro há duas fileiras de carteiras escolares com crianças sentadas. No centro, uma mulher está em pé, atrás de uma mesa grande com objetos em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA DA ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO NO MUNICÍPIO DE ARAÇUAÍ, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

BIBLIOTECA

Imagem: Fotografia. Três crianças com camiseta azul estão de costas e segurando livros sobre uma prateleira. Ao fundo, mais prateleiras com livros. Fim da imagem.

LEGENDA: BIBLIOTECA DO INSTITUTO CONCEIÇÃO MACEDO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR, NO ESTADO DA BAHIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

47

QUADRA ESPORTIVA

Imagem: Fotografia. Cinco crianças com camiseta branca e bermuda azul estão brincando com uma bola em uma quadra. Fim da imagem.

LEGENDA: QUADRA ESPORTIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. CONTE AOS COLEGAS UMA REGRA QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA A CONVIVÊNCIA ADEQUADA EM CADA LOCAL DA ESCOLA RETRATADO NAS FOTOGRAFIAS.

2. USANDO LÁPIS DE COR, PINTE OS QUADRINHOS COM AS REGRAS IMPORTANTES QUE DEVEM SER RESPEITADAS EM SALA DE AULA E SOBRE AS QUAIS VOCÊS CONVERSARAM NA ATIVIDADE ANTERIOR.

Ilustração. Quadrado verde. REGRA CITADA PELOS ALUNOS.

Ilustração. Quadrado azul.REGRA NÃO CITADA PELOS ALUNOS.

( ) LEVANTAR A MÃO PARA FALAR.

( ) PRESTAR ATENÇÃO NA AULA.

( ) NÃO FALAR QUANDO ALGUÉM ESTIVER FALANDO.

( ) MANTER A SALA LIMPA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

48

HÁBITOS E REGRAS EM OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE

ASSIM COMO NAS MORADIAS E NAS ESCOLAS, A CONVIVÊNCIA NOS DEMAIS LOCAIS DA COMUNIDADE TAMBÉM ENVOLVE REGRAS.

NOS PARQUINHOS, POR EXEMPLO, EXISTEM REGRAS, COMO AS DESCRITAS NAS PLACAS.

Imagem: Ilustração. À esquerda há três crianças formando uma fila e sorrindo. Na frente delas, duas crianças estão sentadas em uma gangorra. Ao lado há uma placa com a informação: RESPEITE A FILA PARA USAR OS BRINQUEDOS. Atrás delas, duas crianças estão com capacete de proteção e andando de bicicleta. Em seguida, um menino está subindo uma escada na lateral de uma casinha. Na frente dele há três crianças esperando e uma menina está descendo por um escorregador. Ao lado há uma placa com a informação: NÃO SUBA PELA RAMPA DO ESCORREGADOR. UTILIZE A ESCADA. Ao lado, um menino anda de mãos dadas com um homem e aponta para a casinha. Do outro lado, um casal de idosos está sentado em um banco e sorrindo. Na parte inferior, um homem está com as mãos sobre um carrinho de sorvetes e sorrindo. Ao seu lado, uma mulher e um menino estão segurando sorvetes e sorrindo. Do outro lado, uma menina observa o carrinho de sorvete e uma mulher segura uma bolsa. No centro há uma placa grande com a informação: PARQUE DA COMUNIDADE - HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS 08:00 ÀS 18:00 HORAS. Ao lado, um senhor segura a mão de um menino, que sorri e segura uma bola de futebol com a outra mão. À direita, na parte superior há crianças sentadas em balanços. Ao lado, uma placa com a informação: NÃO ANDE OU CORRA ATRÁS DOS BALANÇOS. Em seguida, uma mulher e uma menina estão sentadas sobre uma toalha xadrez no gramado. A menina segura um coco e a mulher segura um pão ao lado de um cesto. Em seguida há crianças brincando em um tanque circular de areia e um menino está jogando uma casca de banana em uma lixeira. Ao lado há uma placa com a informação: RECOLHA O LIXO E JOGUE-O NA LIXEIRA. Na parte inferior há várias crianças sentadas em um gira-gira e duas crianças se aproximam. Ao lado há uma placa com a informação: GIRA-GIRA - IDADE PERMITIDA: 6 A 12 ANOS. Fim da imagem.

49

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. ESCOLHA UM DOS BRINQUEDOS DO PARQUINHO E FAÇA O QUE SE PEDE.

  1. CONTE AOS COLEGAS O NOME DO BRINQUEDO QUE VOCÊ ESCOLHEU.
  1. LEIA EM VOZ ALTA A REGRA QUE ESTÁ PERTO DESSE BRINQUEDO.
  1. AGORA, RESPONDA: ESSA REGRA É IMPORTANTE PARA O USO DO PARQUINHO? POR QUÊ?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    2. SE VOCÊ FOSSE ADMINISTRADOR DE UM PARQUINHO, QUE OUTRAS REGRAS VOCÊ CRIARIA? POR QUÊ?

50

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU SOBRE A CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS EM DIVERSOS LOCAIS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
Imagem: Fotografia A. Uma família está sentada em volta de uma mesa com comida em cima. Ao fundo há uma janela grande e flores. Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Crianças brincando em uma quadra coberta. Ao fundo, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE TUCUMÃ, NO ESTADO DO PARÁ, EM 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Dois meninos estão sentados em balanços. Acima deles há um suporte e nas laterais há uma escada e um escorregador. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS EM PRAÇA, NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

51

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. REPRESENTE, POR MEIO DE UM DESENHO, UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA EM CADA LOCAL A SEGUIR.
    1. EM SUA MORADIA.
    1. EM SUA ESCOLA.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) RECONHEÇO QUE OS LUGARES QUE COSTUMO FREQUENTAR TÊM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS?

B) IDENTIFICO ATITUDES QUE FAVORECEM A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS EM DIVERSOS LOCAIS?

C) LOCALIZO UM TRAJETO E A POSIÇÃO DOS ELEMENTOS DA PAISAGEM?

D) IDENTIFICO REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA MORADIA?

E) RECONHEÇO REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA?