8
O QUE EU JÁ SEI?
Avaliação diagnóstica
AO LONGO DESTE ANO, VOCÊ VIVENCIARÁ MUITOS MOMENTOS DE NOVOS APRENDIZADOS. ANTES DISSO, QUE TAL AVALIAR SEUS CONHECIMENTOS EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA?
- QUAL É A SUA COR PREFERIDA? COM UM LÁPIS DESSA COR, ESCREVA O SEU NOME.
_____
- OBSERVE A IMAGEM.
LEGENDA: CASA TÉRREA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SOBRADO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PRÉDIO. FIM DA LEGENDA.
- CIRCULE DE VERMELHO A CONSTRUÇÃO MAIS ALTA.
- CIRCULE DE AZUL A CONSTRUÇÃO MAIS BAIXA.
- COMO A CONSTRUÇÃO MAIS ALTA É CHAMADA?
( ) CASA TÉRREA.
( ) SOBRADO.
( ) PRÉDIO.
- COMO A CONSTRUÇÃO MAIS BAIXA É CHAMADA?
( ) CASA TÉRREA.
( ) SOBRADO.
( ) PRÉDIO.
- DESENHE UM OBJETO QUE EXISTE EM SUA SALA DE AULA.
9
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS. ELAS RETRATAM FATOS IMPORTANTES NA VIDA DE MUITAS CRIANÇAS.
LEGENDA: CRIANÇAS EM UMA COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS NO PRIMEIRO DIA DE AULA, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
- QUAL DAS FOTOGRAFIAS RETRATA O PRIMEIRO DIA DE AULA DE DUAS CRIANÇAS?
( ) FOTOGRAFIA A .
( ) FOTOGRAFIA B .
- QUAL FOTOGRAFIA RETRATA UMA CRIANÇA COMEMORANDO SEU ANIVERSÁRIO COM OS AMIGOS?
FOTOGRAFIA A .
FOTOGRAFIA B .
- DESENHE UM FATO IMPORTANTE QUE OCORREU NA SUA VIDA.
_____
10
11
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- DESCREVA UMA SITUAÇÃO DE CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS REPRESENTADAS NA IMAGEM.
- E VOCÊ, COM QUEM COSTUMA CONVIVER NO SEU DIA A DIA?
- QUE ATIVIDADES REPRESENTADAS NA IMAGEM VOCÊ GOSTA DE PRATICAR?
Fim do complemento.
12
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 1 E 2
QUEM SOU E QUAIS SÃO OS ACONTECIMENTOS DA MINHA VIDA?
CAPÍTULO 1. EU E MEUS COLEGAS
TODAS AS CRIANÇAS TÊM UM NOME.
TER UM NOME É UM DIREITO. O NOME GERALMENTE É ACOMPANHADO DE UM SOBRENOME , QUE INDICA A FAMÍLIA À QUAL SE PERTENCE.
- ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO FEITA PELO PROFESSOR.
GABRIELA
GABRIELA MENINA, GABRIELA LEVADA. [...]
GABRIELA SAPECA:
— MENINA, COMO É QUE VOCÊ SE CHAMA?
— EU NÃO ME CHAMO, NÃO, OS OUTROS É QUE ME CHAMAM GABRIELA. GABRIELA SERELEPE:
— MENINA, PARA ONDE VAI ESSA RUA?
— A RUA NÃO VAI, NÃO, A GENTE É QUE VAI NELA.
FONTE: RUTH ROCHA. MARCELO, MARMELO, MARTELO . SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011. P. 28.
- O QUE ACONTECERIA SE AS PESSOAS NÃO RECEBESSEM UM NOME AO NASCER? CONVERSE COM UM COLEGA E APRESENTEM SUAS CONCLUSÕES PARA A CLASSE E O PROFESSOR.
13
Boxe complementar:
INVESTIGUE
- VOCÊ SABE COMO O SEU NOME FOI ESCOLHIDO? PARA DESCOBRIR, FAÇA AS SEGUINTES PERGUNTAS ÀS PESSOAS DE SUA CONVIVÊNCIA. PEÇA A ELAS QUE O AJUDE A FAZER AS ANOTAÇÕES.
- CIRCULE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
AGORA, ESCREVA O SEU NOME.
- QUEM ESCOLHEU O SEU NOME?
- POR QUE ESSE NOME FOI ESCOLHIDO?
- OUTROS NOMES FORAM SUGERIDOS PARA VOCÊ? SE SIM, QUAIS?
- SEU NOME ESTÁ REGISTRADO EM ALGUM DOCUMENTO? EM QUAL?
- PARA QUE SERVE UM DOCUMENTO COM IDENTIFICAÇÃO?
- CONTE O QUE DESCOBRIU PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- CIRCULE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME.
Fim do complemento.
14
EU E AS OUTRAS PESSOAS
TODOS NÓS NOS RELACIONAMOS COM OUTRAS PESSOAS NO DIA A DIA. VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO SERIA SE NÃO TIVÉSSEMOS A AJUDA DE OUTRAS PESSOAS?
1. ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO.
ERRAR É HUMANO
NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,
VOCÊ NÃO SER O MELHOR DA ESCOLA,
CAMPEÃO DE SKATE , O BOM DE BOLA
OU DE NATAÇÃO.
NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,
APRENDER A ANDAR DE BICICLETA
SE ESCORANDO EM OUTRA MÃO.
NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,
VOCÊ NÃO SABER A TABUADA,
PEGAR UMA ONDA, CONTAR PIADA,
RODAR PIÃO.
NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,
PRECISAR DE ALGUÉM QUE AJUDE
A REFAZER SUA LIÇÃO.
A VIDA IRÁ, VOCÊ VAI VER,
AOS POUCOS TE ENSINANDO
QUE O CERTO VOCÊ VAI SABER
ERRANDO, ERRANDO, ERRANDO. [...]
FONTE: TOQUINHO; ELIFAS ANDREATO. ERRAR É HUMANO. INTÉRPRETE: TOQUINHO. EM: TOQUINHO. CANÇÕES DE TODAS AS CRIANÇAS . [S. L.]: PHILIPS, 1987. CD. FAIXA 9.
- VOCÊ JÁ TEVE VERGONHA DE PEDIR AJUDA A OUTRAS PESSOAS? SE SIM, EM QUAL SITUAÇÃO? CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ISSO.
3. RELEIAM OS VERSOS COLORIDOS E RESPONDAM:
- COMO OS ERROS PODEM NOS AJUDAR A APRENDER?
15
CARTOGRAFANDO
VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO REALIZAR UM TRABALHO QUE EXIGE COLABORAÇÃO E RESPEITO: VOCÊ VAI MAPEAR O CORPO DE UM COLEGA, E ELE VAI MAPEAR O SEU.
- SIGA AS ETAPAS PARA MAPEAR O CORPO DO COLEGA. O PROFESSOR VAI AJUDÁ-LO.
- SEPARE UMA FOLHA DE PAPEL MAIOR QUE A ALTURA DE SEU COLEGA.
- PEÇA A SEU COLEGA QUE SE DEITE SOBRE ESSA FOLHA DE PAPEL. COM UMA CANETA, CONTORNE O CORPO DELE. DEPOIS DEITE-SE SOBRE OUTRA FOLHA DE PAPEL PARA QUE ELE POSSA CONTORNAR O SEU CORPO.
- ESCREVA O SEU NOME NO MAPA DO SEU CORPO.
LEGENDA: JULIANA DESENHANDO O MAPA DO CORPO DE PEDRO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MAPA DO CORPO DE PEDRO. FIM DA LEGENDA.
16
- AGORA, VOCÊ VAI MEDIR A SUA ALTURA UTILIZANDO O MAPA DO SEU CORPO.
- COLOQUE O MAPA DO SEU CORPO NO CHÃO.
- ESTIQUE UM BARBANTE SOBRE O MAPA, DA CABEÇA AOS PÉS, E, COM UMA TESOURA DE PONTAS ARREDONDADAS, CORTE-O.
- EM SEGUIDA, ESTIQUE O BARBANTE NO CHÃO E MEÇA QUANTOS PALMOS ELE TEM.
- PINTE UMA PARA CADA PALMO QUE VOCÊ CONTOU.
LEGENDA: ANA MEDINDO QUANTOS PALMOS TEM O BARBANTE. FIM DA LEGENDA.
- QUANTOS PALMOS REPRESENTAM A SUA ALTURA?
- DE QUE OUTRAS MANEIRAS É POSSÍVEL MEDIR A ALTURA DE UMA PESSOA?
17
- O PROFESSOR ANOTARÁ NA LOUSA AS INFORMAÇÕES RELATIVAS À ALTURA DOS ALUNOS DA CLASSE.
- ANOTE, NO QUADRO, QUANTOS ALUNOS TÊM AS SEGUINTES MEDIDAS:
Tabela: equivalente textual a seguir.
ALTURA
ATÉ 10 PALMOS
DE 11 A 15 PALMOS
MAIS DE 15 PALMOS
NÚMERO DE ALUNOS
- REPRESENTE, POR MEIO DE DESENHO, OS DADOS DO QUADRO ACIMA UTILIZANDO CORES E FORMAS.
- A MAIORIA DOS ALUNOS DA SALA TEM:
( ) ATÉ 10 PALMOS DE ALTURA.
( ) DE 11 A 15 PALMOS DE ALTURA.
( ) MAIS DE 15 PALMOS DE ALTURA.
18
DIFERENTES PREFERÊNCIAS
AS PESSOAS PODEM APRESENTAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO À SUA APARÊNCIA, COMO A ALTURA, A COR DO CABELO, A COR DOS OLHOS E DIVERSAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.
ESSAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS TAMBÉM EXISTEM EM RELAÇÃO AO JEITO DE SER DE CADA PESSOA.
1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
DO QUE VOCÊ GOSTA?
VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…
… DE ACORDAR PENSANDO
QUE É TERÇA OU QUINTA-FEIRA E,
DE REPENTE, SE LEMBRAR DE QUE É DOMINGO? […]
VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…
… DE FECHAR OS OLHOS COM
FORÇA PARA VER APARECER UM
MONTÃO DE LUZES E CORES OU
FORMAS GEOMÉTRICAS POR
DETRÁS DAS PÁLPEBRAS ? […]
VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…
… DE OLHAR A LUA CHEIA
POR UM TEMPÃO, ATÉ COMEÇAR
A ENXERGAR MARES, ESTRADAS,
E CONSTRUÇÕES NA LUA?
FONTE: GÉRARD GRÉVERAND . DO QUE É QUE VOCÊ GOSTA? PEQUENOS MOMENTOS, GRANDES PRAZERES . SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2001. P. 4, 29 E 43.
- COMENTE AS NOVAS PALAVRAS QUE VOCÊ APRENDEU AO LER O POEMA.
- HÁ ALGO MENCIONADO NO POEMA QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTA DE FAZER?
- EXISTEM OUTRAS COISAS QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER? SE SIM, QUAIS?
19
2. CONVERSE COM UM COLEGA E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR COM AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM DE VOCÊS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
AS NOSSAS PREFERÊNCIAS |
||
---|---|---|
AS MINHAS PREFERÊNCIAS |
AS PREFER ÊNCIAS DO MEU COLEGA |
|
COR |
_____ |
|
FRUTA |
_____ |
_____ |
TIPO DE MÚSICA |
_____ |
_____ |
ESPORTE |
_____ |
_____ |
- VOCÊ E SEU COLEGA TÊM ALGUMA PREFERÊNCIA SEMELHANTE? SE SIM, CIRCULE-A DE VERDE NO QUADRO.
- VOCÊ E SEU COLEGA TÊM ALGUMA PREFERÊNCIA DIFERENTE? SE SIM, CIRCULE-A DE VERMELHO NO QUADRO.
3. CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR: É IMPORTANTE RESPEITAR E VALORIZAR AS DIFERENTES PREFERÊNCIAS DAS PESSOAS? POR QUÊ?
20
CARTOGRAFANDO
VAMOS CONHECER MAIS UMA CARACTERÍSTICA QUE PODE SER DIFERENTE ENTRE AS PESSOAS?
HÁ ALUNOS QUE COSTUMAM ESCREVER COM A MÃO ESQUERDA , ENQUANTO OUTROS ESCREVEM COM A MÃO DIREITA . EXISTEM, AINDA, ALUNOS QUE ESCREVEM TANTO COM A MÃO DIREITA COMO COM A MÃO ESQUERDA.
- COM UM LÁPIS, CONTORNE A MÃO QUE VOCÊ COSTUMA USAR PARA ESCREVER.
- VOCÊ FEZ O CONTORNO DA SUA MÃO:
( ) ESQUERDA.
( ) DIREITA.
21
- AGORA, O PROFESSOR VAI ANOTAR NA LOUSA QUANTOS ALUNOS ESCREVEM COM A MÃO ESQUERDA, QUANTOS ESCREVEM COM A MÃO DIREITA E QUANTOS ESCREVEM COM AS DUAS MÃOS. ANOTE O NÚMERO DE ALUNOS QUE ESCREVEM COM A MÃO:
- ESQUERDA. _____
- DIREITA. _____
- ESQUERDA E DIREITA. _____
- VAMOS REPRESENTAR ESSES DADOS? NO GRÁFICO A SEGUIR, PINTE DE ACORDO COM A LEGENDA.
PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A
PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A
PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A E A
LEGENDA: ESQUERDA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIREITA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESQUERDA E DIREITA. FIM DA LEGENDA.
- EM SUA CLASSE, HÁ MAIS ALUNOS QUE ESCREVEM COM A:
( )
LEGENDA: ESQUERDA. FIM DA LEGENDA.
( )
LEGENDA: DIREITA. FIM DA LEGENDA.
( )
LEGENDA: ESQUERDA E DIREITA. FIM DA LEGENDA.
22
CAPÍTULO 2. LEMBRANÇAS DOS ACONTECIMENTOS
ALGUNS ACONTECIMENTOS PODEM SER MARCANTES NA VIDA DE UMA CRIANÇA, COMO O ACONTECIMENTO RETRATADO NA FOTOGRAFIA. OBSERVE-A.
LEGENDA: COMEMORAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.
1. QUE ACONTECIMENTO MARCA O DIA QUE ESTÁ SENDO VIVIDO PELA CRIANÇA QUE APARECE NO CENTRO DA FOTOGRAFIA?
2. IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS RETRATADOS NA FOTOGRAFIA.
( ) BALÕES.
( ) BOLA.
( ) CHAPÉUS.
( ) BOLO.
3. CIRCULE QUANTOS ANOS A ANIVERSARIANTE ESTÁ COMPLETANDO.
4
5
6
7
23
TODAS AS CRIANÇAS FAZEM ANIVERSÁRIO UMA VEZ POR ANO. O ANIVERSÁRIO DE UMA CRIANÇA OCORRE SEMPRE NO MESMO MÊS.
4. CIRCULE O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO.
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
5. PERGUNTE A UM COLEGA EM QUE MÊS ELE FAZ ANIVERSÁRIO. VOCÊS FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS?
( ) SIM.
( ) NÃO.
6. O PROFESSOR VAI REGISTRAR NA LOUSA O NOME DAS CRIANÇAS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO EM CADA MÊS. QUANDO SOLICITADO, DIGA O NOME DO MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO. ANALISE AS INFORMAÇÕES REGISTRADAS NA LOUSA E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
- ALGUÉM FAZ ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS QUE VOCÊ? SE SIM, QUEM É?
- QUAL É O MÊS COM MAIOR NÚMERO DE ANIVERSARIANTES?
24
REGISTRANDO OS ACONTECIMENTOS
OS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE UMA CRIANÇA PODEM SER REGISTRADOS EM DIVERSOS DOCUMENTOS, COMO A CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
LEGENDA: MULHER COM CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE SEU FILHO EM MÃOS. FIM DA LEGENDA.
NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO SÃO REGISTRADAS AS SEGUINTES INFORMAÇÕES SOBRE CADA PESSOA.
NOME E SOBRENOME
NOME E SOBRENOME DE UM OU MAIS FAMILIARES
DIA, MÊS E ANO DE NASCIMENTO
LOCAL DE NASCIMENTO
1. CONVERSE COM UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA PARA DESCOBRIR OS DADOS REGISTRADOS NA SUA CERTIDÃO DE NASCIMENTO. PROCURE DESCOBRIR AS SEGUINTES INFORMAÇÕES.
- NOME E SOBRENOME.
- DATA DE SEU NASCIMENTO (DIA, MÊS E ANO).
- NOME DE UM DOS SEUS FAMILIARES.
- LOCAL DE NASCIMENTO.
2. RECONTE AOS COLEGAS AS SUAS DESCOBERTAS.
25
OUTRO DOCUMENTO IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS É A CADERNETA DA CRIANÇA. NELA SÃO REGISTRADOS OS CUIDADOS DE SAÚDE DA CRIANÇA, COMO AS VACINAS QUE ELA TOMOU EM CADA IDADE.
LEGENDA: CADERNETA DA CRIANÇA, DOCUMENTO NO QUAL SÃO REGISTRADOS OS CUIDADOS COM A SAÚDE, INCLUSIVE AS VACINAS. FOTO DE 2020. FIM DA LEGENDA.
3. PROCURE DESCOBRIR UMA VACINA QUE VOCÊ JÁ TOMOU E A IDADE QUE VOCÊ TINHA AO TOMÁ-LA. SE VOCÊ TIVER A CADERNETA DA CRIANÇA, CONSULTE-A.
4. EM CLASSE, CONTE AOS COLEGAS AS VACINAS QUE VOCÊ JÁ TOMOU E O QUE MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO NA SUA CADERNETA DA CRIANÇA.
5. HÁ ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE AS VACINAS TOMADAS POR VOCÊ E PELOS COLEGAS? SE SIM, QUAL?
26
EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ESCRITA
OS BRINQUEDOS UTILIZADOS POR UMA CRIANÇA TAMBÉM AJUDAM A CONTAR SUA HISTÓRIA.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
UM BRINQUEDO ESPECIAL
CAMILINHA É UMA BONECA [...] [QUE] OUVE TODOS OS SEGREDINHOS DE LETÍCIA [...], DE 8 ANOS.
A MENINA GANHOU O BRINQUEDO AOS 2 ANOS E, DE LÁ PARA CÁ, VIRARAM BOAS COMPANHEIRAS. NA HORA DO APERTO, ELA CONVERSA BAIXINHO COM A BONECA.
FONTE: MEU BRINQUEDO PREFERIDO. O TEMPINHO. JORNAL O TEMPO , 3 DEZ. 2010. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fo7. ACESSO EM: 12 JUN. 2021.
- LOCALIZE NO TEXTO O TIPO DE BRINQUEDO PREFERIDO DE LETÍCIA. QUAL É ESSE BRINQUEDO?
( ) BICICLETA.
( ) BONECA.
( ) BOLA.
- POR QUE ESSE É O BRINQUEDO PREFERIDO DA MENINA?
- RECONTE PARA UM COLEGA O CONTEÚDO DO TEXTO.
- AS HISTÓRIAS QUE VOCÊS CONTARAM TIVERAM DIFERENÇAS? SE SIM, QUAIS?
- QUAL É O SEU BRINQUEDO PREFERIDO? DESENHE-O ABAIXO.
- AS HISTÓRIAS QUE VOCÊS CONTARAM TIVERAM DIFERENÇAS? SE SIM, QUAIS?
- Fazer uma leitura compartilhada do texto, identificando com os alunos: o nome da criança, o brinquedo de que ela mais gosta, por que ela gosta tanto dele.
- Orientar a atividade 3, na qual os alunos deverão conversar com um colega, retomando a história de Letícia e do seu brinquedo preferido. Em seguida, explorar o formato do reconto. Por fim, orientar o reconto, prática que contribui para o desenvolvimento da fluência em leitura oral, essencial para a alfabetização.
27
LINHA DO TEMPO
TODOS OS ACONTECIMENTOS QUE VOCÊ ESTUDOU PODEM SER ORGANIZADOS EM UMA LINHA DO TEMPO, COMO A DE BEATRIZ.
• LIGUE A IDADE DE BEATRIZ AOS FATOS DA VIDA DELA.
FOI PARA A ESCOLA.
COMEÇOU A ENGATINHAR.
1 ANO.
4 ANOS.
28
MINHA LINHA DO TEMPO
1. AGORA, VOCÊ VAI ORGANIZAR INFORMAÇÕES SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA SUA VIDA EM UMA LINHA DO TEMPO. SIGA OS PASSOS.
- ESCREVA O SEU NOME NO TÍTULO DA LINHA DO TEMPO.
- REGISTRE O ANO DO SEU NASCIMENTO E OS ANOS SEGUINTES.
- CONVERSE COM UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA PARA CONHECER ACONTECIMENTOS QUE OCORRERAM EM CADA ANO DA SUA VIDA.
- REPRESENTE CADA UM DESSES ACONTECIMENTOS POR MEIO DE FOTOGRAFIAS OU DESENHOS.
LINHA DO TEMPO DE:
_____
29
2. EM CLASSE, CONVERSE COM OS COLEGAS: A PARTIR DAS LEMBRANÇAS DOS ADULTOS COM QUEM VOCÊS CONVERSARAM, QUE ACONTECIMENTOS DA VIDA VOCÊS CONHECERAM?
30
Retomando os conhecimentos
CAPÍTULOS 1 E 2
Avaliação de processo de aprendizagem
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU CARACTERÍSTICAS E PREFERÊNCIAS SUAS E DOS COLEGAS E ACONTECIMENTOS QUE MARCAM A VIDA DAS CRIANÇAS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- COM UM COLEGA, PREENCHA OS DADOS DA FICHA E DESENHE SEU ROSTO.
SER CRIANÇA
- EU ME CHAMO: _____
- MINHA COR PREFERIDA É: _____.
- A COR PREFERIDA DO MEU COLEGA É: _____
- EU ESCREVO COM A MÃO:
( ) IREITA.
( ) ESQUERDA.
- MEU COLEGA ESCREVE COM A MÃO:
( ) DIREITA.
( ) ESQUERDA.
LEGENDA: MEU ROSTO. FIM DA LEGENDA.
- AS IMAGENS A SEGUIR REPRESENTAM DOIS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NA VIDA DE UMA CRIANÇA. CIRCULE CADA IMAGEM DE ACORDO COM AS CORES DA LEGENDA.
ANIVERSÁRIO.
PRIMEIRO DIA DE AULA.
31
- LIGUE AS COLUNAS PARA RELACIONAR OS DOCUMENTOS ÀS SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES.
LEGENDA: CERTIDÃO DE NASCIMENTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CADERNETA DA CRIANÇA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: REGISTRAR AS VACINAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: REGISTRAR O NASCIMENTO. FIM DA LEGENDA.
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) IDENTIFICO MEU NOME E SOBRENOME? |
|||
B) RECONHEÇO PREFERÊNCIAS MINHAS IGUAIS OU DIFERENTES DAS DOS MEUS COLEGAS? |
|||
C) REPRESENTO PARTES DE MEU CORPO? |
|||
D) IDENTIFICO DIA, MÊS E ANO DE MEU NASCIMENTO? |
|||
E) RECONHEÇO A IMPORTÂNCIA DA CADERNETA DA CRIANÇA? |
|||
F) IDENTIFICO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UMA LINHA DO TEMPO? |
34
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 3 E 4
COMO É A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS NA MORADIA E NA ESCOLA?
CAPÍTULO 3. OS LUGARES DE VIVER
EM NOSSO DIA A DIA, CONVIVEMOS COM AS PESSOAS EM DIFERENTES LUGARES.
1. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E CONHEÇA UM POUCO DO DIA A DIA DE ARTUR.
LEGENDA: MEU NOME É ARTUR. DURANTE A SEMANA, EU ACORDO BEM CEDO PARA IR À ESCOLA. À TARDE, FAÇO MINHA LIÇÃO E SEMPRE QUE DÁ TEMPO VOU COM MINHA MÃE A UMA PRAÇA PERTO DE CASA. LÁ, ENCONTRO COM MEUS VIZINHOS, JOGAMOS BOLA E ANDAMOS DE BICICLETA.
À NOITE, FICO EM CASA. GOSTO DE VER TELEVISÃO COM MEU PAI E DE JOGAR VARETAS COM MEU IRMÃO. AOS FINS DE SEMANA, É MUITO BOM QUANDO SAÍMOS PARA FAZER COMPRAS NO MERCADO E PARA IR A OUTROS LUGARES, COMO NO CINEMA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ARTUR. FIM DA LEGENDA.
2. PINTE OS QUADRINHOS QUE INDICAM OS LUGARES QUE ARTUR FREQUENTA DE ACORDO COM A LEGENDA.
DURANTE A SEMANA.
AOS FINS DE SEMANA.
( ) ESCOLA.
( ) MERCADO.
( ) CINEMA.
( ) PRAÇA.
35
CONHECEMOS UM POUCO SOBRE O DIA A DIA DE ARTUR, OS LUGARES QUE ELE FREQUENTA E AS PESSOAS COM QUEM CONVIVE.
3. AGORA, PREENCHA O QUADRO A SEGUIR COM OS LUGARES QUE VOCÊ COSTUMA FREQUENTAR DURANTE A SEMANA E NOS FINS DE SEMANA. INFORME TAMBÉM COM QUEM VOCÊ CONVIVE EM CADA LUGAR.
Tabela: equivalente textual a seguir.
LUGARES QUE FREQUENTO |
COM QUEM CONVIVO NESSES LUGARES |
|
---|---|---|
DURANTE A SEMANA |
|
|
FINS DE SEMANA |
|
|
4. DE ACORDO COM O QUADRO ACIMA, RESPONDA.
- QUE LUGARES VOCÊ COSTUMA FREQUENTAR COM SEUS FAMILIARES?
- EM QUAIS LUGARES VOCÊ PREFERE FICAR COM SEUS AMIGOS? POR QUÊ?
36
Cartografando
- OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO LUGAR DE VIVER DE ARTUR. ACOMPANHE A LEITURA DO DEPOIMENTO NA PÁGINA 32 E TRACE OS PERCURSOS QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
- TRACE, COM LÁPIS VERDE, O TRAJETO QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA, PELA MANHÃ.
- TRACE, COM LÁPIS VERMELHO, O TRAJETO QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA, À TARDE.
- ESCOLHA UM DOS LUGARES FREQUENTADOS POR ARTUR NOS FINS DE SEMANA E TRACE, COM LÁPIS AZUL, O TRAJETO QUE ELE DEVE FAZER PARA IR DE CASA ATÉ LÁ.
37
- OBSERVE NOVAMENTE A REPRESENTAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR E COMPLETE AS FRASES COM AS EXPRESSÕES DOS QUADROS.
AO LADO
ATRÁS
EM FRENTE
- A FARMÁCIA ESTÁ _____ DO BANCO.
- O MERCADO ESTÁ _____ AO HOSPITAL.
- A PRAÇA ESTÁ _____ DO HOSPITAL.
- A BANCA DE JORNAL ESTÁ _____ DA PADARIA.
- O RESTAURANTE ESTÁ
_____
À LOJA DE ROUPAS.
- ESCOLHA TRÊS LOCAIS DA REPRESENTAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR E CRIE UM SÍMBOLO PARA REPRESENTAR CADA UM. DEPOIS, ESCREVA O NOME DESSE LOCAL, DE ACORDO COM O EXEMPLO.
LEGENDA: HOSPITAL FIM DA LEGENDA.
38
LOCAIS DE CONVIVÊNCIA
É IMPORTANTE ESTARMOS ATENTOS À NOSSA CONVIVÊNCIA COM FAMILIARES, COLEGAS E VIZINHOS NOS MAIS DIVERSOS LOCAIS.
1. OBSERVE AS IMAGENS.
39
- IDENTIFIQUE O LOCAL DE CONVIVÊNCIA REPRESENTADO EM CADA IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR. UTILIZE AS PALAVRAS DOS QUADROS.
SALA
PRAÇA
RUA
- IMAGEM A: _____
- IMAGEM B: _____
- IMAGEM C: _____
- O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NO LOCAL REPRESENTADO NA IMAGEM A?
( ) PASSEANDO COM O CACHORRO.
( ) AMINHANDO.
( ) JOGANDO BOLA.
( ) CONVERSANDO.
- E NO LOCAL REPRESENTADO NA IMAGEM B?
( ) ANDANDO DE SKATE .
( ) CONVERSANDO.
( ) CAMINHANDO.
( ) DIRIGINDO VEÍCULOS.
- E NO LOCAL DA IMAGEM C?
( ) COMENDO.
( ) VENDO TELEVISÃO.
( ) DORMINDO.
( ) CONVERSANDO.
2. OBSERVE OS LOCAIS REPRESENTADOS NAS IMAGENS DA PÁGINA ANTERIOR E RELATE AOS COLEGAS UMA ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS EM CADA UM DELES.
40
REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA
NA ESCOLA, CONVIVEMOS COM NOSSOS COLEGAS, COM OS PROFESSORES E COM OUTROS PROFISSIONAIS.
VAMOS PENSAR SOBRE ALGUMAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA IMPORTANTES NO AMBIENTE ESCOLAR?
1. O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A CLASSE EM GRUPOS. OS INTEGRANTES DE CADA GRUPO DEVEM CONVERSAR E SUGERIR REGRAS QUE CONTRIBUEM PARA A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS ALUNOS NA SALA DE AULA E NO PÁTIO DA ESCOLA.
2. REPRESENTE, POR MEIO DE UM DESENHO, UMA REGRA SUGERIDA PELO GRUPO PARA CADA UM DESSES LOCAIS.
NA SALA DE AULA
41
NO PÁTIO DA ESCOLA
3. CADA GRUPO VAI COMPARTILHAR SUAS SUGESTÕES COM A CLASSE, E O PROFESSOR VAI REGISTRÁ-LAS NA LOUSA.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, ELABOREM DOIS CARTAZES COM AS PRINCIPAIS REGRAS COMBINADAS. UM CARTAZ PODE SER AFIXADO NA SALA DE AULA, E, OUTRO, NO PÁTIO DA ESCOLA.
42
CAPÍTULO 4. DIFERENTES CONVIVÊNCIAS
AS PESSOAS PODEM CONVIVER EM DIVERSOS LOCAIS, COMO NA MORADIA, NA ESCOLA, EM PARQUES, PRAÇAS, CINEMAS E OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE.
EM CADA UM DESSES LOCAIS, AS PESSOAS DEVEM TER ATITUDES QUE CONTRIBUAM PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA.
1. OBSERVE AS IMAGENS E, DE ACORDO COM A LEGENDA, CLASSIFIQUE CADA LOCAL REPRESENTADO.
D. LOCAL DOMÉSTICO.
C. OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE.
2. CONVERSE COM O PROFESSOR E COM OS COLEGAS SOBRE BOAS ATITUDES DE CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS:
- NO LOCAL DOMÉSTICO REPRESENTADO NA IMAGEM.
- NOS DEMAIS LOCAIS DA COMUNIDADE REPRESENTADOS.
43
TEMPO, TEMPO...
EM CADA DIA DA SEMANA, AS CRIANÇAS PODEM REALIZAR DIFERENTES ATIVIDADES NOS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA.
- DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ EM UM LOCAL DOMÉSTICO OU DA COMUNIDADE EM CADA DIA DA SEMANA DESTACADO ABAIXO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
DOMINGO
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO
- QUAL ATIVIDADE VOCÊ DESENHOU NO DIA INDICADO ANTES DE QUARTA-FEIRA? E NO DIA DEPOIS DE QUARTA-FEIRA?
- A ATIVIDADE REPRESENTADA NO SÁBADO É REALIZADA:
( ) NA SUA MORADIA.
( ) NA ESCOLA.
( ) EM OUTRO LOCAL DA COMUNIDADE. QUAL? _____
44
HÁBITOS E REGRAS NA MORADIA
EM NOSSA MORADIA, PODEMOS TER DIVERSOS HÁBITOS E REGRAS.
1. QUANDO SOLICITADO, LEIA UMA DAS REGRAS OU UM DOS HÁBITOS ABAIXO EM VOZ ALTA.
ESCOVAR OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES.
DORMIR NA HORA COMBINADA COM OS ADULTOS.
COMER EM LOCAL ADEQUADO.
LAVAR AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES.
2. AGORA, LIGUE AS FOTOGRAFIAS AOS HÁBITOS E ÀS REGRAS QUE PODEM EXISTIR EM UMA MORADIA.
45
3. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O QUADRINHO.
LEGENDA: TURMA DA MÔNICA, MAURÍCIO DE SOUSA FIM DA LEGENDA. FIM DA LEGENDA.
- POR QUE AS TRÊS PERSONAGENS NÃO PODEM CONTINUAR BRINCANDO?
- O QUE CEBOLINHA DEVE FAZER ANTES DO JANTAR?
4. NA SUA MORADIA EXISTEM REGRAS PARA AS ATIVIDADES ABAIXO? SE SIM, CONTE SOBRE ESSAS REGRAS AOS COLEGAS.
TOMAR BANHO.
VER TELEVISÃO.
DORMIR.
USAR O TELEFONE.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
46
HÁBITOS E REGRAS NA ESCOLA
AS PESSOAS QUE FREQUENTAM A ESCOLA TAMBÉM SEGUEM REGRAS DE CONVIVÊNCIA.
CADA ESPAÇO DA ESCOLA TEM SUAS REGRAS, COMO NOS LOCAIS REPRESENTADOS NAS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.
SALA DE AULA
LEGENDA: SALA DE AULA DA ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO NO MUNICÍPIO DE ARAÇUAÍ, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
BIBLIOTECA
LEGENDA: BIBLIOTECA DO INSTITUTO CONCEIÇÃO MACEDO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR, NO ESTADO DA BAHIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
47
QUADRA ESPORTIVA
LEGENDA: QUADRA ESPORTIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
1. CONTE AOS COLEGAS UMA REGRA QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA A CONVIVÊNCIA ADEQUADA EM CADA LOCAL DA ESCOLA RETRATADO NAS FOTOGRAFIAS.
2. USANDO LÁPIS DE COR, PINTE OS QUADRINHOS COM AS REGRAS IMPORTANTES QUE DEVEM SER RESPEITADAS EM SALA DE AULA E SOBRE AS QUAIS VOCÊS CONVERSARAM NA ATIVIDADE ANTERIOR.
REGRA CITADA PELOS ALUNOS.
REGRA NÃO CITADA PELOS ALUNOS.
( ) LEVANTAR A MÃO PARA FALAR.
( ) PRESTAR ATENÇÃO NA AULA.
( ) NÃO FALAR QUANDO ALGUÉM ESTIVER FALANDO.
( ) MANTER A SALA LIMPA.
- VOCÊS CITARAM ALGUMA REGRA DE CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA QUE NÃO FOI MENCIONADA NA LISTA ACIMA? SE SIM, QUAL?
48
HÁBITOS E REGRAS EM OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE
ASSIM COMO NAS MORADIAS E NAS ESCOLAS, A CONVIVÊNCIA NOS DEMAIS LOCAIS DA COMUNIDADE TAMBÉM ENVOLVE REGRAS.
NOS PARQUINHOS, POR EXEMPLO, EXISTEM REGRAS, COMO AS DESCRITAS NAS PLACAS.
49
1. ESCOLHA UM DOS BRINQUEDOS DO PARQUINHO E FAÇA O QUE SE PEDE.
- CONTE AOS COLEGAS O NOME DO BRINQUEDO QUE VOCÊ ESCOLHEU.
- LEIA EM VOZ ALTA A REGRA QUE ESTÁ PERTO DESSE BRINQUEDO.
- AGORA, RESPONDA: ESSA REGRA É IMPORTANTE PARA O USO DO PARQUINHO? POR QUÊ?
2. SE VOCÊ FOSSE ADMINISTRADOR DE UM PARQUINHO, QUE OUTRAS REGRAS VOCÊ CRIARIA? POR QUÊ?
50
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU SOBRE A CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS EM DIVERSOS LOCAIS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
LEGENDA: FAMÍLIA EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE TUCUMÃ, NO ESTADO DO PARÁ, EM 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS EM PRAÇA, NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
- IDENTIFIQUE O LOCAL EM QUE AS PESSOAS ESTÃO CONVIVENDO COM A LETRA CORRESPONDENTE A CADA FOTOGRAFIA.
( ) ESCOLA.
( ) PRAÇA.
( ) INTERIOR DE UMA MORADIA.
51
- REPRESENTE, POR MEIO DE UM DESENHO, UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA EM CADA LOCAL A SEGUIR.
- EM SUA MORADIA.
- EM SUA ESCOLA.
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) RECONHEÇO QUE OS LUGARES QUE COSTUMO FREQUENTAR TÊM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS? |
|||
B) IDENTIFICO ATITUDES QUE FAVORECEM A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS EM DIVERSOS LOCAIS? |
|||
C) LOCALIZO UM TRAJETO E A POSIÇÃO DOS ELEMENTOS DA PAISAGEM? |
|||
D) IDENTIFICO REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA MORADIA? |
|||
E) RECONHEÇO REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA? |