50

UNIDADE 2. LUGARES DE VIVER

Imagem: Pintura. No centro, o Cristo Redentor de costas. Atrás dele há pessoas andando sobre uma escadaria extensa. Na base da escada há carros parados e abaixo há um morro com árvores e flores coloridas. Nas laterais do morro há várias construções coloridas e ao lado, uma avenida com carros. Em seguida há árvores, areia e o mar com vários barcos atracados. Em segundo plano há morros e ao fundo, silhueta de construções em volta de outro morro. Acima há pássaros voando. Fim da imagem.

LEGENDA: RIO DE JANEIRO , PINTURA DE LIA MITTARAKIS, ELABORADA EM 1982. FIM DA LEGENDA.

51

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. O QUE VOCÊ OBSERVA NA PAISAGEM REPRESENTADA NESTA PINTURA?
  1. QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE A PAISAGEM REPRESENTADA NA PINTURA E A PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER?

Fim do complemento.

52

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 5 E 6

QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES DAS PESSOAS EM SEUS LUGARES DE VIVER?

CAPÍTULO 5. MEUS LUGARES DE VIVER

AO NOSSO REDOR, PODEMOS ENCONTRAR CONSTRUÇÕES, RUAS, ÁRVORES, PRAÇAS E MUITOS OUTROS ELEMENTOS QUE PODEM FORMAR A PAISAGEM DO LUGAR DE VIVER.

1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.

PELA JANELA

LÁ DO ALTO DA JANELA

VEJO A VIDA E VEJO A LUZ.

VEJO A MONTANHA DISTANTE,

O JEITO QUE A NOITE CRESCE,

O PASSARINHO CANTANDO,

O AVIÃO QUE RELUZ ,

O VENTO TÃO PASSAGEIRO,

AS ESTRADAS, AS ESTRELAS,

AS ESQUINAS DA CIDADE,

OS HOMENS E SEUS CAMINHOS,

OS BARCOS SOLTOS NO MAR,

AS FLORES COM TANTAS CORES,

E O TREM QUE, DE LONGE, APITA

ANUNCIANDO A CHEGADA

DAQUELA MOÇA BONITA!

FONTE: RICARDO AZEVEDO. DEZENOVE POEMAS DESENGONÇADOS. SÃO PAULO: ÁTICA, 2002. P. 29.

Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada dentro de um trem vermelho e azul. Ao fundo, morros e o mar. Acima dela há estrelas e o sol no céu em tons de azul. Fim da imagem.

53

2. COMPLETE O QUADRO ABAIXO CLASSIFICANDO OS ELEMENTOS DA PAISAGEM DESCRITA NO POEMA EM DOIS TIPOS. SIGA OS EXEMPLOS.

Tabela: equivalente textual a seguir.

ELEMENTOS DA PAISAGEM

ELEMENTOS QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS

ELEMENTOS QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS

MONTANHA

AVIÃO

PASSARINHO

ESTRADAS

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

3. AGORA, FAÇA UM DESENHO DA PAISAGEM DESCRITA NO POEMA.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

54

CARTOGRAFANDO

Imagem: Ilustração. No centro há vários caminhos interligados e em volta há desenhos de lugares. À direita, a indicação: VOCÊ ESTÁ AQUI e abaixo, ilustração de um prédio. Em seguida, uma casa térrea, uma escola, um aquário, um mercado, uma praia, um lago, uma fazenda, vários prédios com casas ao lado e um parque de diversões.

55

  1. IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NO PRÉDIO INDICADO E PRECISA IR ATÉ A CASA NO CAMPO. TRACE DE VERMELHO, NA REPRESENTAÇÃO, O TRAJETO QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA CHEGAR LÁ.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. QUE ELEMENTOS VOCÊ OBSERVARIA AO PERCORRER ESSE TRAJETO? DESENHE ESSES ELEMENTOS CLASSIFICANDO-OS EM DOIS TIPOS.

ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS

_____

ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. APRESENTE E COMENTE SEUS DESENHOS PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

56

TRABALHO DE CAMPO

ÀS VEZES, ANDAMOS PELO LUGAR ONDE FICA NOSSA MORADIA E NOSSA ESCOLA SEM PRESTAR MUITA ATENÇÃO AO QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR.

PORÉM, QUANDO OLHAMOS MAIS ATENTAMENTE, PODEMOS DESCOBRIR VÁRIAS COISAS.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. COMO É A PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER? ACOMPANHADO DE UM ADULTO, OBSERVE-A ATENTAMENTE. DEPOIS, ASSINALE OS ELEMENTOS QUE PODEM SER OBSERVADOS NESSA PAISAGEM.
Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de uma casa.  Fim da imagem.

( ) CASA.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de uma rua asfaltada.  Fim da imagem.

( ) RUA.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de um carro vermelho sobre uma rua asfaltada.  Fim da imagem.

( ) VEÍCULO.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de prédios.  Fim da imagem.

( ) PRÉDIOS.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de uma árvore.  Fim da imagem.

( ) ÁRVORE.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de um cachorro e um boi.  Fim da imagem.

( ) ANIMAIS.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de morros.  Fim da imagem.

( ) MORROS.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de duas pessoas sorrindo.  Fim da imagem.

( ) PESSOAS.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de um rio com árvores em volta.  Fim da imagem.

( ) RIO.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de uma escola grande.  Fim da imagem.

( ) ESCOLA.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de um hospital com uma cruz no topo. Fim da imagem.

( ) HOSPITAL.

Imagem: Ilustração. Massa de modelar com formato de um carrinho de compras. Fim da imagem.

( ) MERCADO.

57

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. AGORA, EM UMA FOLHA DE PAPEL, REPRESENTE UMA PAISAGEM QUE VOCÊ OBSERVA NO TRAJETO ENTRE SUA MORADIA E A ESCOLA.
    • APRESENTE-A PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
    1. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR PARA DESCREVER OS ELEMENTOS DA PAISAGEM PRÓXIMOS À SUA MORADIA E PRÓXIMOS À SUA ESCOLA.

MUITAS

MUITOS

POUCAS

POUCOS

  1. NA PAISAGEM PRÓXIMA DO LUGAR ONDE MORO EXISTEM _____ MORROS E _____ ÁRVORES. GERALMENTE, HÁ _____ PESSOAS ANDANDO NAS CALÇADAS E _____ VEÍCULOS NAS RUAS. HÁ TAMBÉM _____ CONSTRUÇÕES, COMO CASAS E PRÉDIOS.
  1. NA PAISAGEM PRÓXIMA À MINHA ESCOLA EXISTEM _____ MORROS E _____ ÁRVORES. GERALMENTE, HÁ _____ PESSOAS ANDANDO NAS CALÇADAS E _____ VEÍCULOS NAS RUAS. HÁ TAMBÉM _____ CONSTRUÇÕES, COMO CASAS E PRÉDIOS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR QUE OUTROS ELEMENTOS SE DESTACAM NA PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER. DESCREVA SUAS CARACTERÍSTICAS.

58

A ESCOLA ONDE ESTUDO

COMO É A SUA ESCOLA? ELA É GRANDE? É PEQUENA? É BONITA? SEJA COMO FOR, A ESCOLA É UM LUGAR MUITO ESPECIAL. NELA ESTUDAMOS, APRENDEMOS, FAZEMOS AMIZADES E CONVIVEMOS COM OUTRAS PESSOAS.

1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.

A ESCOLA

TODO DIA,

NA ESCOLA,

A PROFESSORA,

O PROFESSOR.

A GENTE APRENDE,

E BRINCA MUITO

COM DESENHO,

TINTA E COLA.

MEUS AMIGOS

TÃO QUERIDOS

FAZEM FARRA,

FAZEM FILA.

O PAULINHO,

O PEDRÃO,

A PATRÍCIA,

E A PRISCILA.

QUANDO CHEGA

O RECREIO

TUDO VIRA

BRINCADEIRA.

COMO O BOLO,

TOMO O SUCO

QUE VÊM DENTRO

DA LANCHEIRA.

QUANDO TOCA

O SINAL,

NOSSA AULA

CHEGA AO FIM.

ATÉ AMANHÃ,

AMIGUINHOS,

NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO,

DE MIM...

FONTE: CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO . BELO HORIZONTE: FORMATO, 1996. P. 8-9.

Imagem: Ilustração. Rostos de crianças nas janelas de um prédio amarelo. Acima da porta, a informação: ESCOLA. Em volta há plantas e árvores e acima há nuvens brancas. Fim da imagem.

59

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

2. O QUE A ESCOLA CITADA NO POEMA TEM DE SEMELHANTE COM A ESCOLA ONDE VOCÊS ESTUDAM?

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

3. E O QUE TEM DE DIFERENTE?

4. COMPLETE A FICHA COM INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA. SE NECESSÁRIO, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

5. COMO É A SUA ESCOLA? FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTÁ-LA.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

60

OS TRABALHADORES DA ESCOLA

VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE A ESCOLA TAMBÉM É UM LOCAL DE TRABALHO? PARA QUE VOCÊ POSSA ESTUDAR, MUITAS PESSOAS TRABALHAM NA ESCOLA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

1. LEIAM OS TEXTOS E DESCUBRAM A QUAIS PROFISSIONAIS DA ESCOLA CADA TEXTO SE REFERE.

NO LANCHE, OS ALUNOS COMERAM: PÃO COM QUEIJO, SUCO DE LARANJA E UMA FRUTA. QUEM PREPAROU ESSE LANCHE?

_____

CUIDA PARA QUE TUDO FUNCIONE BEM NA ESCOLA. ORIENTA O TRABALHO DE TODOS E ATENDE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS.

_____

CUIDA DOS DOCUMENTOS DA ESCOLA E DA MATRÍCULA DOS ALUNOS.

_____

CUIDA DA LIMPEZA E DA ORGANIZAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.

_____

TODOS OS DIAS É QUEM RECEBE OS ALUNOS NO PORTÃO DA ESCOLA. NA SAÍDA, TAMBÉM ESTÁ SEMPRE LÁ.

_____

ENSINA E AJUDA OS ALUNOS A APRENDER, ALÉM DE PREPARAR AS AULAS E CORRIGIR AS LIÇÕES.

_____

2. NA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA, EXISTEM PROFISSIONAIS QUE NÃO FORAM CITADOS NA ATIVIDADE ANTERIOR? QUAIS?

_____

61

Boxe complementar:

ENTREVISTE

  1. PARA VOCÊS SABEREM MAIS SOBRE A SUA ESCOLA, O PROFESSOR VAI CONVIDAR UM FUNCIONÁRIO PARA DAR UMA ENTREVISTA. SIGAM O ROTEIRO E ANOTEM AS RESPOSTAS.
    • NOME DO FUNCIONÁRIO:

      _____

    • HÁ QUANTOS ANOS VOCÊ TRABALHA NA ESCOLA?

      _____

    • QUAL É O SEU TRABALHO NA ESCOLA?

      _____

    • VOCÊ SABE POR QUE A ESCOLA TEM ESSE NOME? SE SIM, PODERIA NOS CONTAR A HISTÓRIA DO NOME DELA?

      _____

    • A ESCOLA PASSOU POR MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO? QUAIS?

      _____

    • CONTE UM FATO INTERESSANTE QUE ACONTECEU NA ESCOLA.

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE COMO VOCÊS PODERIAM CONTRIBUIR PARA O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA.

Fim do complemento.

62

CAPÍTULO 6. RESPONSABILIDADES NA MORADIA E NA ESCOLA

AS PESSOAS QUE COMPÕEM UMA FAMÍLIA TÊM DIVERSAS RESPONSABILIDADES EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM A MORADIA.

Imagem: Fotografia. No centro, uma menina está segurando copos sobre uma mesa e ao seu lado, um menino está segurando talheres. Atrás deles, uma mulher está de costas e lavando louça sobre uma pia. Ao lado, um homem com avental está segurando uma panela sobre um fogão. Fim da imagem.

LEGENDA: MEMBROS DE UMA FAMÍLIA REALIZANDO TAREFAS DOMÉSTICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. IDENTIFIQUE O MUNICÍPIO E O ESTADO ONDE VIVE ESSA FAMÍLIA.
  1. LIGUE AS COLUNAS SOBRE A TAREFA DOMÉSTICA QUE CADA MEMBRO DESSA FAMÍLIA ESTÁ REALIZANDO.

PAI

MÃE

FILHOS

ARRUMANDO A MESA.

COZINHANDO.

LAVANDO A LOUÇA.

63

Boxe complementar:

INVESTIGUE

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. COMO SÃO DIVIDIDAS AS TAREFAS DOMÉSTICAS EM SUA MORADIA? CONVERSE COM OS ADULTOS E OUTRAS CRIANÇAS QUE MORAM COM VOCÊ E, COM A AJUDA DELES, PREENCHA AS FICHAS ABAIXO.

    Imagem: Ilustração. Uma camiseta e uma meia penduradas em um varal.  Fim da imagem.

    LAVAR A ROUPA

    PESSOAS RESPONSÁVEIS:

    _____

    Imagem: Ilustração. Uma cama com lençol xadrez e um travesseiro branco em cima.  Fim da imagem.

    ARRUMAR AS CAMAS

    PESSOAS RESPONSÁVEIS:

    _____

    Imagem: Ilustração. Uma vassoura verde e vermelha.  Fim da imagem.

    VARRER OS CÔMODOS

    PESSOAS RESPONSÁVEIS:

    _____

    Imagem: Ilustração. Uma panela com bolhas de sabão em volta. Fim da imagem.

    LAVAR A LOUÇA

    PESSOAS RESPONSÁVEIS:

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA MORADIA, AS TAREFAS DOMÉSTICAS SÃO DIVIDIDAS ENTRE TODOS OS MORADORES? EXPLIQUE.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA NAS TAREFAS DOMÉSTICAS EM SUA MORADIA?

Fim do complemento.

64

QUEM CUIDAVA DAS TAREFAS DOMÉSTICAS?

PODEMOS CONHECER COMO ERA A DIVISÃO DAS TAREFAS DOMÉSTICAS HÁ CERCA DE CEM ANOS POR MEIO DA LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO.

MINHAS LEMBRANÇAS

[...] A MAMÃE CORRIA O DIA INTEIRO,

PRA DAR CONTA DA LIDA DA CASA.

COZINHAVA NO FOGÃO A LENHA,

PASSAVA COM FERRO A BRASA.

E ENQUANTO A COITADA SOFRIA,

PRA LAVAR AS ROUPAS DA FAMÍLIA.

LÁ NA MINA [DE ÁGUA] BATENDO [AS ROUPAS] NA TÁBUA.

[...] ELA TRATAVA DAS CRIAÇÕES,

NA BIQUINHA BUSCAVA ÁGUA FRESCA.

SUBIA PELO RIOZINHO,

COM A LATA D´ÁGUA NA CABEÇA.

FAZIA O TRABALHO DE CASA,

E DISPOSTA AINDA AJUDAVA

[...] A FAZER A COLHEITA.

FONTE: MUNIZ TEIXEIRA, RONALDO ADRIANO E IRINEU CANHAVATE. MINHAS LEMBRANÇAS. EM: MUNIZ TEIXEIRA E JOÃOZINHO . HOMENAGEM A RONALDO ADRIANO . MINAS GERAIS: ARTE BRASIL, 2007. CD.

1. NA LETRA DA CANÇÃO, AS TAREFAS DOMÉSTICAS ERAM DIVIDIDAS IGUALMENTE ENTRE AS PESSOAS DA FAMÍLIA?

( ) SIM.

( ) NÃO.

2. QUEM FAZIA AS TAREFAS DOMÉSTICAS?

( ) O PAI.

( ) A MÃE.

( ) OS FILHOS.

65

A LETRA DA CANÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR MENCIONA ALGUNS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS QUE ERAM UTILIZADOS NAS MORADIAS HÁ CERCA DE CEM ANOS.

3. COM BASE NA LETRA DA CANÇÃO, LIGUE AS FOTOGRAFIAS DOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS ÀS TAREFAS DOMÉSTICAS NAS QUAIS ELES ERAM UTILIZADOS.

Imagem: Fotografia. Panelas pretas sobre um fogão à lenha.  Fim da imagem.

LEGENDA: FOGÃO A LENHA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um ferro de passar a brasa. A parte inferior é grande com uma alça em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: FERRO A BRASA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas bacias sobre uma mesa. Ao lado há um esfregão e um balde. Fim da imagem.

LEGENDA: TÁBUA E TINAS. FIM DA LEGENDA.

PASSAR ROUPA.

LAVAR ROUPA.

COZINHAR.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

4. PESQUISE EM REVISTAS, JORNAIS OU NA INTERNET A IMAGEM DE UM UTENSÍLIO DOMÉSTICO ATUAL. COLE-A AO LADO E FAÇA UMA LEGENDA.

_____

66

EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ESCRITA

ATUALMENTE, EM ALGUMAS MORADIAS, AS MULHERES AINDA SE RESPONSABILIZAM POR TODAS AS TAREFAS DOMÉSTICAS OU PELA MAIOR PARTE DELAS. PORÉM, EM OUTRAS MORADIAS, AS TAREFAS SÃO DIVIDIDAS ENTRE TODOS OS MORADORES.

COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A REPORTAGEM SOBRE OS RESPONSÁVEIS PELO TRABALHO DOMÉSTICO NA MORADIA DE THAYNARA.

TRABALHO DOMÉSTICO

[...] THAYNARA PAOLA TRABALHA O DIA INTEIRO [...]. AO CHEGAR EM CASA PRECISA FAZER OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS E DEDICAR-SE AO FILHO DE 10 ANOS, MAS NÃO FAZ TUDO SOZINHA. DEPOIS DE MUITA CONVERSA, HOJE ELA CONTA COM [...] [O] MARIDO EM ALGUMAS ATIVIDADES.

“ALGUMAS TAREFAS QUE ANTES ERAM MOTIVO DE BRIGA HOJE SÃO EXECUTADAS POR ELE SEM PROBLEMA, COMO, POR EXEMPLO: JOGAR O LIXO FORA, ESTENDER AS ROUPAS, FAZER COMPRAS, LAVAR LOUÇA.”

FONTE: A VEZ DOS HOMENS NOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS. DIÁRIO DA MANHÃ , 16 JUN. 2017. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fog. ACESSO EM: 14 JUN. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. THAYNARA FAZ OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS SOZINHA?
  1. CIRCULE AS IMAGENS QUE REPRESENTAM TAREFAS DOMÉSTICAS FEITAS PELO MARIDO DE THAYNARA.
Imagem: Ilustração. Três sacos de lixo cheios e amarrados.  Fim da imagem.

LEGENDA: CUIDAR DO LIXO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um escorredor de pia com pratos e talheres em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: LAVAR A LOUÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Roupas penduradas em um varal.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTENDER A ROUPA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Alimentos e embalagens sobre uma mesa. Fim da imagem.

LEGENDA: FAZER COMPRAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Roupas dobradas e um ferro sobre uma tábua.  Fim da imagem.

LEGENDA: PASSAR A ROUPA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma vassoura e uma pá. Fim da imagem.

LEGENDA: VARRER O CHÃO. FIM DA LEGENDA.

67

AS CONTRIBUIÇÕES DAS CRIANÇAS

TODA CRIANÇA PODE PARTICIPAR DAS TAREFAS DOMÉSTICAS, DESDE QUE ELAS SEJAM ADEQUADAS À SUA IDADE E ÀS SUAS HABILIDADES. VEJA ALGUNS EXEMPLOS NAS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.

Imagem: Fotografia A. Uma menina está esticando um cobertor sobre uma cama.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇA ARRUMA A SUA CAMA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Um menino está colocando brinquedos dentro de uma caixa. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇA ORGANIZA SEUS BRINQUEDOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

1. VOCÊ REALIZA ALGUMA DAS TAREFAS REPRESENTADAS NAS FOTOGRAFIAS? SE SIM, MARQUE COM UM X A FOTOGRAFIA CORRESPONDENTE.

( ) FOTOGRAFIA A.

( ) FOTOGRAFIA B.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

2. DESENHE OUTRA TAREFA DOMÉSTICA QUE VOCÊ REALIZA.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

68

RESPONSABILIDADES NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

AS PESSOAS QUE CONVIVEM NA ESCOLA TAMBÉM TÊM RESPONSABILIDADES NA ORGANIZAÇÃO DELA. ACOMPANHE A LEITURA DO TRECHO DE UMA REPORTAGEM.

O DESAFIO DAS ESCOLAS

O DESAFIO AGORA É MANTER AS ESCOLAS SEMPRE LIMPAS, ORGANIZADAS E CUIDADAS [...]. [...] O COMPROMISSO DE DEIXAR AS ESCOLAS ARRUMADAS É DE TODOS: PAIS, ALUNOS, PROFESSORES, SERVIDORES DA EDUCAÇÃO E ATÉ VISITANTES. TODOS PRECISAM COLABORAR PARA O BEM-ESTAR DA COMUNIDADE.

FONTE: CUIDAR DAS ESCOLAS É TAREFA DE TODOS. PREFEITURA DE BARCARENA , 30 NOV. 2001. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/foi. ACESSO EM: 14 JUN. 2021.

1. LOCALIZE E RETIRE DO TEXTO INFORMAÇÕES PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES A SEGUIR.

  1. SEGUNDO A REPORTAGEM, O DESAFIO É MANTER AS ESCOLAS:

    ( ) LIMPAS.

    ( ) ORGANIZADAS.

    ( ) CUIDADAS.

    ( ) DESORGANIZADAS.

  1. GRIFE NO TEXTO OS NOMES DOS GRUPOS DE PESSOAS QUE DEVEM COLABORAR NO CUIDADO COM A ESCOLA.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    2. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UMA DEPENDÊNCIA DA SUA ESCOLA LIMPA E ORGANIZADA.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

69

ALÉM DA MORADIA E DA ESCOLA, AS PESSOAS TÊM RESPONSABILIDADES EM OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. ACOMPANHADO DE UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA, OBSERVE AS RUAS, AS PRAÇAS, OS PARQUES E OUTRO LOCAL DE CONVIVÊNCIA DA SUA COMUNIDADE.
    1. COMPLETE O QUADRO COM A SUA AVALIAÇÃO SOBRE A LIMPEZA E A CONSERVAÇÃO DESSES LOCAIS.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      LOCAIS DA COMUNIDADE

      LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

      ÓTIMO

      Ilustração. Rosto amarelo sorrindo com a boca aberta.

      BOM

      Ilustração. Rosto amarelo sorrindo.

      REGULAR

      Ilustração. Rosto amarelo com a boca reta.

      RUAS

      PRAÇAS

      PARQUES

      OUTRO LOCAL:

      OUTRO LOCAL:

      OUTRO LOCAL:

    1. OBSERVE O QUADRO QUE VOCÊ PREENCHEU E RESPONDA: QUAL SÍMBOLO VOCÊ ASSINALOU MAIS VEZES?

      ( ) Imagem: Ilustração. Rosto amarelo sorrindo com a boca aberta.  Fim da imagem.

      ( ) Imagem: Ilustração. Rosto amarelo sorrindo.  Fim da imagem.

      ( ) Imagem: Ilustração. Rosto amarelo com a boca reta.  Fim da imagem.

      ILUSTRAÇÕES: CASTLESKI/SHUTTERSTOCK

    1. ISSO SIGNIFICA QUE A MAIORIA DOS LOCAIS DA SUA COMUNIDADE ESTÁ:

      ( ) MUITO LIMPA E CONSERVADA.

      ( ) LIMPA E CONSERVADA.

      ( ) MAIS OU MENOS LIMPA E CONSERVADA.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

      4. COMO VOCÊ PODE AJUDAR NA LIMPEZA E NA CONSERVAÇÃO DESSES LOCAIS?

70

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

CAPÍTULOS 5 E 6

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU SOBRE A CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS EM DIVERSOS LOCAIS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. PODEMOS OBSERVAR DIFERENTES ELEMENTOS DA PAISAGEM NOS LUGARES ONDE AS PESSOAS VIVEM. OBSERVE A FOTOGRAFIA.
Imagem: Fotografia. No centro, estrada de terra e nas laterais, plantas e árvores. Ao fundo, morros e nuvens brancas no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: ESTRADA NO MUNICÍPIO DE JOANÓPOLIS, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. COMPARE AS CARACTERÍSTICAS DA PAISAGEM DO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE COM A DA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA E INDIQUE:
    1. UMA SEMELHANÇA ENTRE ESSAS PAISAGENS.

      _____

    1. UMA DIFERENÇA ENTRE ESSAS PAISAGENS.

      _____

71

  1. OBSERVE ALGUMAS DEPENDÊNCIAS DE DIFERENTES ESCOLAS.
Imagem: Fotografia A. Crianças sentadas em carteiras escolares. Na frente delas, uma professora está escrevendo na lousa.  Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ITAPARICA, NO ESTADO DA BAHIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Crianças em um pátio com árvores. Ao fundo, a escola. Fim da imagem.

LEGENDA: PÁTIO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. ESCOLHA UMA DAS DEPENDÊNCIAS RETRATADAS NAS FOTOGRAFIAS E ESCREVA O NOME DELA.
  1. CITE UMA AÇÃO QUE VOCÊ PODE REALIZAR PARA MANTER ESSA DEPENDÊNCIA LIMPA E ORGANIZADA.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) DIFERENCIO ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS?

B) IDENTIFICO CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA ONDE ESTUDO E OS PROFISSIONAIS QUE NELA TRABALHAM?

C) EXPLICO A FORMA DE DIVISÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS HÁ CERCA DE CEM ANOS?

D) IDENTIFICO AÇÕES PARA MANTER A LIMPEZA DAS DEPENDÊNCIAS DE UMA ESCOLA?

74

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 7 E 8

COMO AS CONDIÇÕES E OS RITMOS DA NATUREZA INFLUENCIAM NO SEU DIA A DIA?

CAPÍTULO 7. DIVERSAS ATIVIDADES

AS PESSOAS COSTUMAM REALIZAR DIVERSAS ATIVIDADES AO LONGO DO DIA, COMO ESTUDAR, DESCANSAR E CUIDAR DA SAÚDE.

Imagem: Ilustração. Uma menina ruiva está deitada na cama com um cobertor azul sobre o corpo. Ao seu lado, um gato está deitado no chão e ao fundo, estrelas e a lua no céu azul. Fim da imagem.
  1. ASSINALE A IMAGEM QUE REPRESENTA O PERÍODO A QUE SE REFERE O DESENHO.
Imagem: Ilustração. Uma árvore sobre um morro. Ao fundo, o sol e nuvens brancas no céu azul-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma árvore sobre um morro. Ao fundo, a lua, estrelas e nuvens no céu azul-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: ILUSTRAÇÕES SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER ANTES DE IR DORMIR?

75

TEMPO, TEMPO...

O DIA PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS PERÍODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

MANHÃ

_____

TARDE

_____

NOITE

_____

76

DIVERSOS COTIDIANOS

O COTIDIANO DAS CRIANÇAS PODE SER CONHECIDO POR MEIO DE FOTOGRAFIAS, COMO AS REPRODUZIDAS ABAIXO.

Tabela: equivalente textual a seguir.

DIA A DIA DE LAURA

DIA A DIA DE PAULO

MANHÃ

MANHÃ

Fotografia. Uma menina com cabelo castanho-claro está sentada e segurando uma caneta sobre um papel. Ao fundo, mais crianças sentadas.

Fotografia. No centro, um menino com cabelo encaracolado e curto está correndo e segurando uma pipa. Atrás dele há mais três crianças correndo sobre um gramado. Ao fundo, árvores.

TARDE

TARDE

Fotografia. A menina está sentada em um balanço e sorrindo. Atrás dela, uma senhora está em pé e sorrindo.

Fotografia. O menino está sentado com as mãos sobre o teclado de um notebook. Ao seu lado, uma menina está sentada e sorrindo.

NOITE

NOITE

Fotografia. A menina está deitada com os olhos fechados.

Fotografia. O menino está deitado com os olhos fechados.

77

1. PINTE OS QUADRINHOS DE ACORDO COM A LEGENDA.

Ilustração. Quadrado vermelho.LAURA.

Ilustração. Quadrado azul.PAULO.

( ) ESTUDA PELA MANHÃ.

( ) BRINCA PELA MANHÃ.

( ) ESTUDA À TARDE.

( ) BRINCA À TARDE.

2. À NOITE, LAURA E PAULO FAZEM ALGO SEMELHANTE? SE SIM, O QUÊ?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. RETOME, NA PÁGINA 73, OS DESENHOS QUE VOCÊ FEZ DAS ATIVIDADES QUE REALIZA EM CADA PARTE DO DIA.

  1. VOCÊS REPRESENTARAM ATIVIDADES SEMELHANTES NOS MESMOS PERÍODOS? SE SIM, QUAIS E EM QUAL PERÍODO?
  1. VOCÊS REPRESENTARAM ATIVIDADES DIFERENTES? SE SIM, QUAIS?

78

O DIA A DIA DAS CRIANÇAS TAMBÉM É REPRESENTADO NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, COMO NA DO PERSONAGEM FRANJINHA.

5. QUANDO SOLICITADO, LEIA OS QUADRINHOS EM VOZ ALTA.

Imagem: História em quadrinhos composta por dois quadros. Apresenta Franjinha, menino loiro com franja preta e camiseta vermelha. A mãe de Franjinha, mulher loira com cabelo preso, vestido e sapatos rosa. E Bidu, cachorro azul com bigode preto. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: A mãe de Franjinha com o dedo indicador levantado e as sobrancelhas franzidas fala: FRANJINHA! JÁ FALEI PRA VOCÊ... LUGAR DE CACHORRO DORMIR É LÁ FORA! Na frente dela, o menino e o cachorro estão deitados em uma cama e olhando para ela.  Quadro dois: Bidu está deitado na cama, que está fora de casa com os olhos fechados e com uma letra Z acima da cabeça. Ao fundo, estrelas e a lua no céu escuro. Ao lado, a mãe dentro de casa e atrás de uma janela aberta, olha para o filho e diz: VOCÊ NÃO ENTENDEU DIREITO! Ao seu lado, o menino a observa.  Fim da imagem.

LEGENDA: FRANJINHA, MAURICIO DE SOUSA FIM DA LEGENDA.

6. NO PRIMEIRO QUADRINHO, FRANJINHA ESTAVA SE PREPARANDO PARA FAZER O QUÊ?

( ) BRINCAR.

( ) DORMIR.

( ) ESTUDAR.

7. CIRCULE O PERÍODO DO DIA EM QUE SE PASSA A HISTÓRIA.

MANHÃ

TARDE

NOITE

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

8. COMO VOCÊ PERCEBEU O PERÍODO DO DIA EM QUE A HISTÓRIA SE PASSA?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

9. NO PRIMEIRO QUADRINHO, POR QUE A MÃE DE FRANJINHA FICOU DESCONTENTE?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

10. COMO FRANJINHA RESOLVEU A SITUAÇÃO?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

11. VOCÊ CONCORDA COM A FORMA COMO FRANJINHA RESOLVEU A SITUAÇÃO? EXPLIQUE.

12. QUAL É A SUA PERSONAGEM DE QUADRINHOS PREFERIDA?

_____

79

Boxe complementar:

INVESTIGUE

AS PESSOAS TAMBÉM PODEM VIVER DIVERSOS ACONTECIMENTOS EM CADA MÊS DO ANO.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  • INVESTIGUE COM UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA O NOME DO MÊS EM QUE OCORREM OS SEGUINTES ACONTECIMENTOS NA LOCALIDADE ONDE VOCÊ VIVE. LIGUE AS COLUNAS.

    INÍCIO DAS AULAS.

    FINAL DAS AULAS.

    DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL.

    FÉRIAS ESCOLARES.

    DIA DO TRABALHO.

    FESTA JUNINA.

    CARNAVAL.

    DIA DA ÁRVORE.

    DIA DA CRIANÇA.

    DIA DA MULHER.

    DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

    JANEIRO

    FEVEREIRO

    MARÇO

    ABRIL

    MAIO

    JUNHO

    JULHO

    AGOSTO

    SETEMBRO

    OUTUBRO

    NOVEMBRO

    DEZEMBRO

Fim do complemento.

80

O QUE ACONTECE A CADA MÊS

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Imagem: Linha do tempo com ilustrações em volta.  JANEIRO - _____.  FEVEREIRO - _____.  MARÇO - _____. ABRIL - _____. MAIO - _____. JUNHO - _____. JULHO - _____. AGOSTO - _____. SETEMBRO - _____. OUTUBRO - _____. NOVEMBRO - _____. DEZEMBRO - _____. Em volta há folhas de calendários soltas, lápis coloridos, uma menina segurando um lápis e um caderno e observando um calendário, e um menino segurando a folha de um calendário.  Fim da imagem.

81

Imagem: Linha do tempo com ilustrações em volta.  JANEIRO - _____.  FEVEREIRO - _____.  MARÇO - _____. ABRIL - _____. MAIO - _____. JUNHO - _____. JULHO - _____. AGOSTO - _____. SETEMBRO - _____. OUTUBRO - _____. NOVEMBRO - _____. DEZEMBRO - _____. Em volta há folhas de calendários soltas, lápis coloridos, uma menina segurando um lápis e um caderno e observando um calendário, e um menino segurando a folha de um calendário.  Fim da imagem.

82

CAPÍTULO 8. RITMOS DA NATUREZA NO DIA A DIA

AS PAISAGENS SE TRANSFORMAM DE ACORDO COM OS DIVERSOS ELEMENTOS E RITMOS DA NATUREZA.

1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.

Imagem: Fotografia A. Pessoas andando e segurando guarda-chuvas. Ao fundo, carros na rua.  Fim da imagem.

LEGENDA: PESSOAS EM RUA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Crianças correndo atrás de uma bola de futebol em um campo.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS EM ODESSA, NA UCRÂNIA, UM PAÍS DA EUROPA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Pessoas sentadas em bancos em uma praça. Na frente delas há uma casa com luzes em volta do telhado e uma árvore de Natal feita de luzes.  Fim da imagem.

LEGENDA: PESSOAS EM PRAÇA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. AS FOTOGRAFIAS REPRESENTAM PARTES DIFERENTES DE UM DIA? EXPLIQUE.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM QUAL LOCAL RETRATADO NAS FOTOGRAFIAS A TEMPERATURA PARECE ESTAR MAIS ELEVADA? EXPLIQUE.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    2. EM SUA OPINIÃO, POR QUE AS CHUVAS SÃO IMPORTANTES?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    3. NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE, FAZ MAIS CALOR DURANTE O DIA OU DURANTE A NOITE?

83

ENQUANTO O SOL ESTÁ ILUMINANDO A PAISAGEM, É DIA . À MEDIDA QUE O SOL DESAPARECE NO HORIZONTE, A NOITE VAI CHEGANDO AOS POUCOS.

4. OBSERVE AS REPRESENTAÇÕES DE UMA MESMA PAISAGEM DURANTE O DIA E À NOITE.

Imagem: Ilustração A. Em primeiro plano, carros em uma rua asfaltada. Em segundo plano, um quarteirão com estabelecimentos: hotel, banco, restaurante, loja de roupas e farmácia. À direita, um supermercado grande e ao fundo, casas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração B. Em primeiro plano, carros com os faróis acessos em uma rua asfaltada. Em segundo plano, um quarteirão com estabelecimentos: hotel, banco, restaurante, loja de roupas e farmácia. À direita, um supermercado grande e ao fundo, casas. Em volta há postes com as luzes acesas. Fim da imagem.

LEGENDA: ILUSTRAÇÕES SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE VOCÊ OBSERVA NA REPRESENTAÇÃO A?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E NA REPRESENTAÇÃO B?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE DIFERENÇAS EXISTEM ENTRE ESSAS DUAS PAISAGENS?

84

Boxe complementar:

ENTREVISTE

VOCÊ PERCEBEU QUE OS RITMOS DA NATUREZA PODEM MODIFICAR AS PAISAGENS DURANTE O PERÍODO DE UM DIA. E O QUE PODE ACONTECER NO PERÍODO DE UM ANO?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM ADULTOS DE SUA CONVIVÊNCIA E FAÇA A ELES AS PERGUNTAS A SEGUIR.
    1. DURANTE O ANO, HÁ MUDANÇAS NA PAISAGEM CAUSADAS PELOS RITMOS DA NATUREZA EM NOSSO LUGAR DE VIVER?
    1. O QUE MUDA EM RELAÇÃO À TEMPERATURA DO AR, AOS VENTOS E ÀS CHUVAS?

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. A PARTIR DAS RESPOSTAS, REPRESENTE, POR MEIO DE DESENHOS, A PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER EM DOIS MESES DO ANO.

    PAISAGEM DO MEU LUGAR DE VIVER NO MÊS DE JANEIRO

    _____

    PAISAGEM DO MEU LUGAR DE VIVER NO MÊS DE JULHO

    _____

  1. DE ACORDO COM OS SEUS DESENHOS, ASSINALE.

    ( ) NO MEU LUGAR DE VIVER HÁ GRANDES MUDANÇAS NA PAISAGEM NO PERÍODO DE UM ANO.

    ( ) NO MEU LUGAR DE VIVER NÃO HÁ GRANDES MUDANÇAS NA PAISAGEM NO PERÍODO DE UM ANO.

Fim do complemento.

85

ELEMENTOS DA NATUREZA NO LUGAR DE VIVER

NO BRASIL, NA MESMA ÉPOCA DO ANO, HÁ LOCAIS ONDE FAZ MUITO CALOR E OUTROS ONDE FAZ BASTANTE FRIO.

VAMOS CONHECER UMA PAISAGEM ONDE CHOVE MUITO E FAZ MUITO CALOR DURANTE A MAIOR PARTE DO ANO.

1. OBSERVE A FOTOGRAFIA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio sinuoso com várias árvores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: PAISAGEM NA FLORESTA AMAZÔNICA NO MUNICÍPIO DE CAREIRO, NO ESTADO DO AMAZONAS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

A) LEIA A LEGENDA DA FOTOGRAFIA PARA DESCOBRIR ONDE ESTÁ LOCALIZADA ESSA PAISAGEM. REGISTRE SUA DESCOBERTA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ CONHECE UMA PAISAGEM SEMELHANTE A ESSA? CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

86

AS CHUVAS

AS CHUVAS SÃO IMPORTANTES NÃO SÓ PARA AS PLANTAS, MAS PARA TODOS OS DEMAIS SERES VIVOS. QUANDO AS CHUVAS SÃO FORTES DEMAIS, ELAS PODEM PROVOCAR PROBLEMAS!

UM ALUNO FEZ UMA DESCRIÇÃO DIFERENTE DE COMO A CHUVA INTERFERE EM SEU LUGAR DE VIVER.

2. LEIA A CARTA ENIGMÁTICA E DESCUBRA O QUE ELE EXPLICOU.

A PAISAGEM DO MEU BAIRRO É FORMADA POR desenho de casas~., desenho de prédios., desenho de árvores em praças., PELAS desenho de carros em ruas.E TAMBÉM PELAS desenho de pessoas.. QUANDO desenho de uma nuvem escura e chuva.LÁ NO BAIRRO ONDE FICA A MINHA desenho de uma casa., AS desenho de carros em ruas.FICAM ALAGADAS. A ENXURRADA INVADE desenho de lojas., desenho de um supermercado., desenho de uma escola..E TUDO O QUE ENCONTRA PELA FRENTE. QUANDO NÃO CHOVE, GOSTAMOS DE BRINCAR NA desenho de árvores em uma praça.QUE FICA EM FRENTE À desenho de uma igreja.. NA desenho de árvores em uma praça.EXISTE UM desenho de um campo.ONDE JOGAMOS BOLA.

  1. QUE ELEMENTOS EXISTEM NA PAISAGEM DO LUGAR DE VIVER DO ALUNO?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE PROBLEMAS A CHUVA PROVOCOU NO LUGAR DE VIVER DELE?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ PRESENCIOU UMA SITUAÇÃO PARECIDA NO SEU LUGAR DE VIVER?

87

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

3. AGORA, É A SUA VEZ! ESCREVA UMA CARTA ENIGMÁTICA SOBRE UMA SITUAÇÃO RELACIONADA AO CALOR, AO FRIO OU À CHUVA QUE TENHA ACONTECIDO EM SEU LUGAR DE VIVER.

Imagem: Ilustração. Folha de caderno pautada. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

4. REPRODUZA ABAIXO CADA SÍMBOLO DE SUA CARTA ENIGMÁTICA E ESCREVA SEU SIGNIFICADO.

SÍMBOLO

_____

SIGNIFICADO

_____

SÍMBOLO

_____

SIGNIFICADO

_____

88

TEMPO ATMOSFÉRICO

COMO ESTÁ O TEMPO? QUANDO ALGUÉM FAZ ESSA PERGUNTA, QUER SABER COMO ESTÁ O TEMPO ATMOSFÉRICO. ISSO SIGNIFICA SABER SE O AR ESTÁ FRIO, QUENTE, SECO OU ÚMIDO, SE ESTÁ CHOVENDO, SE ESTÁ VENTANDO.

UMA DAS FORMAS DE AS PESSOAS PLANEJAREM SUAS ATIVIDADES É CONSULTAR A PREVISÃO DO TEMPO ATMOSFÉRICO.

PODEMOS UTILIZAR SÍMBOLOS PARA REPRESENTAR AS DIFERENTES CONDIÇÕES DO TEMPO ATMOSFÉRICO.

5. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E OS SÍMBOLOS.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de casas e árvores na encosta de um morro. Ao lado, o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: DIA ENSOLARADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um sol amarelo dentro de um círculo azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma cidade com casas e prédios. Acima, nuvens escuras no céu.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIA NUBLADO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, NO ESTADO DO PARÁ, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma nuvem branca dentro de um círculo azul. Fim da imagem.

89

Imagem: Fotografia. Carros andando em uma rua em e volta há chuva caindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIA CHUVOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma nuvem escura com chuva dentro de um círculo azul. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma nuvem branca dentro de um círculo azul. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma nuvem escura com chuva dentro de um círculo azul. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um sol amarelo dentro de um círculo azul. Fim da imagem.

CHUVOSO

ENSOLARADO

NUBLADO

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

6. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE COMO O TEMPO ATMOSFÉRICO PODE INFLUENCIAR O DIA A DIA DE VOCÊS.

90

Boxe complementar:

INVESTIGUE

VAMOS OBSERVAR O TEMPO ATMOSFÉRICO?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. DURANTE UMA SEMANA, VOCÊ VAI OBSERVAR AS CONDIÇÕES DO TEMPO ATMOSFÉRICO EM SEU LUGAR DE VIVER. PREENCHA O QUADRO REPRESENTANDO AS CONDIÇÕES DO TEMPO POR MEIO DOS SÍMBOLOS APRESENTADOS A SEGUIR.

    Imagem: Ilustração. Um sol amarelo. Fim da imagem.

    ENSOLARADO

    Imagem: Ilustração. Duas nuvens azuis.  Fim da imagem.

    NUBLADO

    Imagem: Ilustração. Uma nuvem escura com chuva. Fim da imagem.

    CHUVOSO

    CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    CONDIÇÃO PREDOMINANTE DO TEMPO ATMOSFÉRICO

    DIA DA SEMANA

    MANHÃ

    TARDE

    DOMINGO

    SEGUNDA-FEIRA

    TERÇA-FEIRA

    QUARTA-FEIRA

    QUINTA-FEIRA

    SEXTA-FEIRA

    SÁBADO

Fim do complemento.

91

  1. AGORA, ANOTE QUANTAS VEZES VOCÊ UTILIZOU OS SÍMBOLOS NO QUADRO DA PÁGINA ANTERIOR.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Ilustração. Duas nuvens azuis.

Ilustração. Uma nuvem escura com chuva.

Ilustração. Um sol amarelo.

_____

_____

_____

  1. ASSINALE AS FRASES QUE EXPLICAM AS CONDIÇÕES DO TEMPO ATMOSFÉRICO NO DIA DE HOJE, NO SEU LUGAR DE VIVER.

    ( ) CHOVEU.

    ( ) ESTÁ CHOVENDO.

    ( ) ESTÁ ENSOLARADO.

    ( ) ESTÁ NUBLADO.

    ( ) NÃO TEM VENTO.

    ( ) HÁ VENTO.

    ( ) FAZ CALOR.

    ( ) FAZ FRIO.

    OUTRA: _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, O QUE AS PESSOAS PODEM PLANEJAR CONSULTANDO A PREVISÃO DO TEMPO?

92

RITMOS DA NATUREZA, MODOS DE SE VESTIR

EM GERAL, AS PESSOAS ESCOLHEM AS ROUPAS QUE VÃO VESTIR DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS AO LONGO DO ANO.

1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E ACOMPANHE A LEITURA DOS TEXTOS.

Imagem: Fotografia A. Menina com gorro, cachecol e blusa rosa e roxo está sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

ONDE EU MORO É MUITO FRIO NO INVERNO. NESSA ÉPOCA, USO CASACO, CACHECOL E GORRO DE LÃ.

Imagem: Fotografia B. Menina com camiseta laranja está sentada em uma carteira escolar e segurando um lápis sobre um papel.  Fim da imagem.

LEGENDA: MENINA NO MUNICÍPIO DE ITAPARICA, NO ESTADO DA BAHIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

MORO EM UM LUGAR ONDE CHOVE POUCO E É MUITO ENSOLARADO. PARA NÃO PASSAR CALOR, GOSTO DE USAR ROUPAS LEVES, COMO A CAMISETA.

Imagem: Fotografia C. Um menino com capa de chuva transparente e capuz está sorrindo. Em volta dele há chuva caindo. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINA NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

NO LUGAR ONDE EU MORO FAZ BASTANTE CALOR NUMA ÉPOCA DO ANO E DEPOIS FAZ MUITO FRIO. QUANDO CHOVE, EU USO CAPA DE CHUVA PARA NÃO ME MOLHAR.

2. QUAL DAS CRIANÇAS DESCREVEU CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS SEMELHANTES ÀS DE SEU LUGAR DE VIVER?

( ) A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA A.

( ) A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA B.

( ) A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA C.

93

3. RELACIONE AS ROUPAS MAIS ADEQUADAS AO TEMPO ATMOSFÉRICO QUE PODE SER OBSERVADO NA PAISAGEM RETRATADA EM CADA FOTOGRAFIA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de barcos e pessoas na areia da praia. Ao lado há várias árvores. Ao fundo, o céu claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: PRAIA EM DIA ENSOLARADO NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Plantas cobertas de neve branca. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLANTAS COBERTAS DE GELO NO MUNICÍPIO DE URUPEMA, NO ESTADO DE SANTA CATARINA, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com construções e árvores. Acima, nuvens escuras no céu. Fim da imagem.

LEGENDA: DIA NUBLADO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DO JORDÃO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Gorro listrado, blusa azul, calça vinho e botas vermelhas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Camiseta de manga comprida azul, calça jeans e tênis.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Regata verde, bermuda jeans e chinelos verdes.  Fim da imagem.

94

MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES

NÃO SÃO APENAS OS TIPOS DE ROUPA QUE USAMOS AO LONGO DO ANO QUE PODEM VARIAR. O CULTIVO DE MUITOS ALIMENTOS, COMO AS FRUTAS, É INFLUENCIADO POR CONDIÇÕES NATURAIS COMO CHUVA, FRIO E CALOR. VOCÊ GOSTA DE SABOREAR DIFERENTES FRUTAS?

1. LEIA O POEMA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.

ILUSTRES DESCONHECIDOS

JENIPAPO, SAPOTI,

CAJÁ, CAJÁ-MANGA,

JACA, JUÁ, FRAMBOESA,

FRUTA-PÃO, AÇAÍ,

CAJUAÇU E CUPUAÇU

SÃO FRUTAS QUE NUNCA VI.

DE ALGUMAS, JÁ OUVI FALAR,

MAS AINDA NÃO TIVE O PRAZER

DE VER, DE TOCAR, DE CHEIRAR

E DE SABOREAR.

JÁ TOMEI SUCO DE AÇAÍ,

MAS A FRUTA EU NÃO VI.

JÁ TOMEI SORVETE DE FRAMBOESA,

MAS NEM SEI SE A FRUTA TEM BELEZA.

SE VOCÊ ENCONTRAR ESSAS FRUTAS POR AÍ,

FAÇA O FAVOR DE ME APRESENTAR!

AÍ ELAS SERÃO MUSAS DO MEU POEMA.

NÃO DÁ PARA FAZER BOA POESIA

COM CARA, COR, CHEIRO, FORMA

E SABOR DESCONHECIDOS.

FONTE: ELIAS JOSÉ. POESIA É FRUTA DOCE E GOSTOSA . SÃO PAULO: FTD, 2006. P. 34 E 35.

Imagem: Ilustração. Um cesto caído no chão e ao lado há frutas espalhadas. Ao fundo, árvores e o céu azul. Fim da imagem.

95

  1. CIRCULE DE VERDE, NO POEMA, O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ JÁ CONSUMIU.
  1. CIRCULE DE VERMELHO O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE.

    Ícone: Tarefa de casa.

    2. CONVERSE COM UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA PARA REALIZAR AS ATIVIDADES.

  1. PERGUNTE A ELE QUAIS SÃO AS FRUTAS MAIS FÁCEIS DE SER ENCONTRADAS NO ATUAL MÊS EM SEU LUGAR DE VIVER. REGISTRE A RESPOSTA.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. FAÇA O DESENHO DESSAS FRUTAS.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

3. QUAL É A SUA FRUTA PREFERIDA?

96

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Retomando os conhecimentos

Capítulos 7 e 8

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU AS MUDANÇAS NO TEMPO ATMOSFÉRICO E ALGUNS ACONTECIMENTOS DO DIA A DIA. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. JOANA VIU A PREVISÃO DO TEMPO PARA O FINAL DE SEMANA E FICOU SABENDO QUE SERIAM DIAS DE MUITO CALOR COM POSSIBILIDADE DE CHUVAS FORTES.
    1. CIRCULE AS ROUPAS E OS ACESSÓRIOS MAIS ADEQUADOS PARA ELA USAR.
Imagem: Fotografia. gorro cinza Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Regata azul-escuro Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. calça jeans Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. guarda-chuva amarelo Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. galochas azuis Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. chinelos rosa Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. bermuda vermelha Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. camiseta azul Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. luvas cinza. Fim da imagem.
  1. SE VENTAR MUITO EM ALGUM DIA, QUAL ACESSÓRIO ELA TERÁ DIFICULDADE DE USAR?
  1. QUAL ALIMENTO OU BEBIDA JOANA PODE PREFERIR NESSA SITUAÇÃO? DÊ UM EXEMPLO.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. OBSERVE AS CONDIÇÕES DO TEMPO ATMOSFÉRICO NESSE MOMENTO EM SEU LUGAR DE VIVER E CRIE UM SÍMBOLO PARA REPRESENTÁ-LO.

97

  1. PINTE OS QUADRINHOS QUE CORRESPONDEM AO DIA E AO MÊS EM QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO ESTA ATIVIDADE.
    1. DIA DA SEMANA.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      DOMINGO

      SEGUNDA-FEIRA

      TERÇA-FEIRA

      QUARTA-FEIRA

      QUINTA-FEIRA

      SEXTA-FEIRA

      SÁBADO

    1. MÊS.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      JANEIRO

      FEVEREIRO

      MARÇO

      ABRIL

      MAIO

      JUNHO

      JULHO

      AGOSTO

      SETEMBRO

      OUTUBRO

      NOVEMBRO

      DEZEMBRO

  1. CIRCULE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA REALIZAR DE DIA.

    JANTAR

    ALMOÇAR

    TOMAR CAFÉ DA MANHÃ

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) IDENTIFICO ELEMENTOS NATURAIS, COMO CHUVA E VENTO, NO MEU DIA A DIA?

B) PERCEBO QUE OS RITMOS DA NATUREZA INTERFEREM EM MINHA ALIMENTAÇÃO E NAS ROUPAS QUE USO?

C) IDENTIFICO AS ATIVIDADES QUE REALIZO EM CADA PARTE DO DIA?

D) RECONHEÇO QUE AS CRIANÇAS PODEM TER DIFERENTES COTIDIANOS?

E) IDENTIFICO ALGUNS ACONTECIMENTOS MARCANTES EM CADA MÊS DO ANO?