50
UNIDADE 2. LUGARES DE VIVER
LEGENDA: RIO DE JANEIRO , PINTURA DE LIA MITTARAKIS, ELABORADA EM 1982. FIM DA LEGENDA.
51
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- O QUE VOCÊ OBSERVA NA PAISAGEM REPRESENTADA NESTA PINTURA?
- QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE A PAISAGEM REPRESENTADA NA PINTURA E A PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER?
Fim do complemento.
52
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 5 E 6
QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES DAS PESSOAS EM SEUS LUGARES DE VIVER?
CAPÍTULO 5. MEUS LUGARES DE VIVER
AO NOSSO REDOR, PODEMOS ENCONTRAR CONSTRUÇÕES, RUAS, ÁRVORES, PRAÇAS E MUITOS OUTROS ELEMENTOS QUE PODEM FORMAR A PAISAGEM DO LUGAR DE VIVER.
1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
PELA JANELA
LÁ DO ALTO DA JANELA
VEJO A VIDA E VEJO A LUZ.
VEJO A MONTANHA DISTANTE,
O JEITO QUE A NOITE CRESCE,
O PASSARINHO CANTANDO,
O AVIÃO QUE RELUZ ,
O VENTO TÃO PASSAGEIRO,
AS ESTRADAS, AS ESTRELAS,
AS ESQUINAS DA CIDADE,
OS HOMENS E SEUS CAMINHOS,
OS BARCOS SOLTOS NO MAR,
AS FLORES COM TANTAS CORES,
E O TREM QUE, DE LONGE, APITA
ANUNCIANDO A CHEGADA
DAQUELA MOÇA BONITA!
FONTE: RICARDO AZEVEDO. DEZENOVE POEMAS DESENGONÇADOS. SÃO PAULO: ÁTICA, 2002. P. 29.
53
2. COMPLETE O QUADRO ABAIXO CLASSIFICANDO OS ELEMENTOS DA PAISAGEM DESCRITA NO POEMA EM DOIS TIPOS. SIGA OS EXEMPLOS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
ELEMENTOS DA PAISAGEM |
|
---|---|
ELEMENTOS QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS |
ELEMENTOS QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS |
MONTANHA |
AVIÃO |
PASSARINHO |
ESTRADAS |
3. AGORA, FAÇA UM DESENHO DA PAISAGEM DESCRITA NO POEMA.
54
CARTOGRAFANDO
- OBSERVE A REPRESENTAÇÃO.
55
- IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NO PRÉDIO INDICADO E PRECISA IR ATÉ A CASA NO CAMPO. TRACE DE VERMELHO, NA REPRESENTAÇÃO, O TRAJETO QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA CHEGAR LÁ.
- QUE ELEMENTOS VOCÊ OBSERVARIA AO PERCORRER ESSE TRAJETO? DESENHE ESSES ELEMENTOS CLASSIFICANDO-OS EM DOIS TIPOS.
ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS
_____
ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS
_____
- APRESENTE E COMENTE SEUS DESENHOS PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
56
TRABALHO DE CAMPO
ÀS VEZES, ANDAMOS PELO LUGAR ONDE FICA NOSSA MORADIA E NOSSA ESCOLA SEM PRESTAR MUITA ATENÇÃO AO QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR.
PORÉM, QUANDO OLHAMOS MAIS ATENTAMENTE, PODEMOS DESCOBRIR VÁRIAS COISAS.
- COMO É A PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER? ACOMPANHADO DE UM ADULTO, OBSERVE-A ATENTAMENTE. DEPOIS, ASSINALE OS ELEMENTOS QUE PODEM SER OBSERVADOS NESSA PAISAGEM.
( ) CASA.
( ) RUA.
( ) VEÍCULO.
( ) PRÉDIOS.
( ) ÁRVORE.
( ) ANIMAIS.
( ) MORROS.
( ) PESSOAS.
( ) RIO.
( ) ESCOLA.
( ) HOSPITAL.
( ) MERCADO.
57
- AGORA, EM UMA FOLHA DE PAPEL, REPRESENTE UMA PAISAGEM QUE VOCÊ OBSERVA NO TRAJETO ENTRE SUA MORADIA E A ESCOLA.
- APRESENTE-A PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR PARA DESCREVER OS ELEMENTOS DA PAISAGEM PRÓXIMOS À SUA MORADIA E PRÓXIMOS À SUA ESCOLA.
MUITAS
MUITOS
POUCAS
POUCOS
- NA PAISAGEM PRÓXIMA DO LUGAR ONDE MORO EXISTEM _____ MORROS E _____ ÁRVORES. GERALMENTE, HÁ _____ PESSOAS ANDANDO NAS CALÇADAS E _____ VEÍCULOS NAS RUAS. HÁ TAMBÉM _____ CONSTRUÇÕES, COMO CASAS E PRÉDIOS.
- NA PAISAGEM PRÓXIMA À MINHA ESCOLA EXISTEM
_____
MORROS E
_____
ÁRVORES. GERALMENTE, HÁ
_____
PESSOAS ANDANDO NAS CALÇADAS E
_____
VEÍCULOS NAS RUAS. HÁ TAMBÉM
_____
CONSTRUÇÕES, COMO CASAS E PRÉDIOS.
- CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR QUE OUTROS ELEMENTOS SE DESTACAM NA PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER. DESCREVA SUAS CARACTERÍSTICAS.
58
A ESCOLA ONDE ESTUDO
COMO É A SUA ESCOLA? ELA É GRANDE? É PEQUENA? É BONITA? SEJA COMO FOR, A ESCOLA É UM LUGAR MUITO ESPECIAL. NELA ESTUDAMOS, APRENDEMOS, FAZEMOS AMIZADES E CONVIVEMOS COM OUTRAS PESSOAS.
1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
A ESCOLA
TODO DIA,
NA ESCOLA,
A PROFESSORA,
O PROFESSOR.
A GENTE APRENDE,
E BRINCA MUITO
COM DESENHO,
TINTA E COLA.
MEUS AMIGOS
TÃO QUERIDOS
FAZEM FARRA,
FAZEM FILA.
O PAULINHO,
O PEDRÃO,
A PATRÍCIA,
E A PRISCILA.
QUANDO CHEGA
O RECREIO
TUDO VIRA
BRINCADEIRA.
COMO O BOLO,
TOMO O SUCO
QUE VÊM DENTRO
DA LANCHEIRA.
QUANDO TOCA
O SINAL,
NOSSA AULA
CHEGA AO FIM.
ATÉ AMANHÃ,
AMIGUINHOS,
NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO,
DE MIM...
FONTE: CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO . BELO HORIZONTE: FORMATO, 1996. P. 8-9.
59
2. O QUE A ESCOLA CITADA NO POEMA TEM DE SEMELHANTE COM A ESCOLA ONDE VOCÊS ESTUDAM?
3. E O QUE TEM DE DIFERENTE?
4. COMPLETE A FICHA COM INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA. SE NECESSÁRIO, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR.
- NOME DA ESCOLA: _____
- ENDEREÇO: _____
- CEP: _____
- BAIRRO: _____
- MUNICÍPIO: _____
- ESTADO: _____
- PAÍS: _____
5. COMO É A SUA ESCOLA? FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTÁ-LA.
60
OS TRABALHADORES DA ESCOLA
VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE A ESCOLA TAMBÉM É UM LOCAL DE TRABALHO? PARA QUE VOCÊ POSSA ESTUDAR, MUITAS PESSOAS TRABALHAM NA ESCOLA.
1. LEIAM OS TEXTOS E DESCUBRAM A QUAIS PROFISSIONAIS DA ESCOLA CADA TEXTO SE REFERE.
NO LANCHE, OS ALUNOS COMERAM: PÃO COM QUEIJO, SUCO DE LARANJA E UMA FRUTA. QUEM PREPAROU ESSE LANCHE?
_____
CUIDA PARA QUE TUDO FUNCIONE BEM NA ESCOLA. ORIENTA O TRABALHO DE TODOS E ATENDE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS.
_____
CUIDA DOS DOCUMENTOS DA ESCOLA E DA MATRÍCULA DOS ALUNOS.
_____
CUIDA DA LIMPEZA E DA ORGANIZAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.
_____
TODOS OS DIAS É QUEM RECEBE OS ALUNOS NO PORTÃO DA ESCOLA. NA SAÍDA, TAMBÉM ESTÁ SEMPRE LÁ.
_____
ENSINA E AJUDA OS ALUNOS A APRENDER, ALÉM DE PREPARAR AS AULAS E CORRIGIR AS LIÇÕES.
_____
2. NA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA, EXISTEM PROFISSIONAIS QUE NÃO FORAM CITADOS NA ATIVIDADE ANTERIOR? QUAIS?
_____
61
Boxe complementar:
ENTREVISTE
- PARA VOCÊS SABEREM MAIS SOBRE A SUA ESCOLA, O PROFESSOR VAI CONVIDAR UM FUNCIONÁRIO PARA DAR UMA ENTREVISTA. SIGAM O ROTEIRO E ANOTEM AS RESPOSTAS.
- NOME DO FUNCIONÁRIO:
_____
- HÁ QUANTOS ANOS VOCÊ TRABALHA NA ESCOLA?
_____
- QUAL É O SEU TRABALHO NA ESCOLA?
_____
- VOCÊ SABE POR QUE A ESCOLA TEM ESSE NOME? SE SIM, PODERIA NOS CONTAR A HISTÓRIA DO NOME DELA?
_____
- A ESCOLA PASSOU POR MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO? QUAIS?
_____
- CONTE UM FATO INTERESSANTE QUE ACONTECEU NA ESCOLA.
_____
- CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE COMO VOCÊS PODERIAM CONTRIBUIR PARA O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA.
- NOME DO FUNCIONÁRIO:
Fim do complemento.
62
CAPÍTULO 6. RESPONSABILIDADES NA MORADIA E NA ESCOLA
AS PESSOAS QUE COMPÕEM UMA FAMÍLIA TÊM DIVERSAS RESPONSABILIDADES EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM A MORADIA.
- OBSERVE A FOTOGRAFIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
LEGENDA: MEMBROS DE UMA FAMÍLIA REALIZANDO TAREFAS DOMÉSTICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2016. FIM DA LEGENDA.
- IDENTIFIQUE O MUNICÍPIO E O ESTADO ONDE VIVE ESSA FAMÍLIA.
- LIGUE AS COLUNAS SOBRE A TAREFA DOMÉSTICA QUE CADA MEMBRO DESSA FAMÍLIA ESTÁ REALIZANDO.
PAI
MÃE
FILHOS
ARRUMANDO A MESA.
COZINHANDO.
LAVANDO A LOUÇA.
63
Boxe complementar:
INVESTIGUE
- COMO SÃO DIVIDIDAS AS TAREFAS DOMÉSTICAS EM SUA MORADIA? CONVERSE COM OS ADULTOS E OUTRAS CRIANÇAS QUE MORAM COM VOCÊ E, COM A AJUDA DELES, PREENCHA AS FICHAS ABAIXO.
LAVAR A ROUPA
PESSOAS RESPONSÁVEIS:
_____
ARRUMAR AS CAMAS
PESSOAS RESPONSÁVEIS:
_____
VARRER OS CÔMODOS
PESSOAS RESPONSÁVEIS:
_____
LAVAR A LOUÇA
PESSOAS RESPONSÁVEIS:
_____
- EM SUA MORADIA, AS TAREFAS DOMÉSTICAS SÃO DIVIDIDAS ENTRE TODOS OS MORADORES? EXPLIQUE.
- DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA NAS TAREFAS DOMÉSTICAS EM SUA MORADIA?
Fim do complemento.
64
QUEM CUIDAVA DAS TAREFAS DOMÉSTICAS?
PODEMOS CONHECER COMO ERA A DIVISÃO DAS TAREFAS DOMÉSTICAS HÁ CERCA DE CEM ANOS POR MEIO DA LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO.
MINHAS LEMBRANÇAS
[...] A MAMÃE CORRIA O DIA INTEIRO,
PRA DAR CONTA DA LIDA DA CASA.
COZINHAVA NO FOGÃO A LENHA,
PASSAVA COM FERRO A BRASA.
E ENQUANTO A COITADA SOFRIA,
PRA LAVAR AS ROUPAS DA FAMÍLIA.
LÁ NA MINA [DE ÁGUA] BATENDO [AS ROUPAS] NA TÁBUA.
[...] ELA TRATAVA DAS CRIAÇÕES,
NA BIQUINHA BUSCAVA ÁGUA FRESCA.
SUBIA PELO RIOZINHO,
COM A LATA D´ÁGUA NA CABEÇA.
FAZIA O TRABALHO DE CASA,
E DISPOSTA AINDA AJUDAVA
[...] A FAZER A COLHEITA.
FONTE: MUNIZ TEIXEIRA, RONALDO ADRIANO E IRINEU CANHAVATE. MINHAS LEMBRANÇAS. EM: MUNIZ TEIXEIRA E JOÃOZINHO . HOMENAGEM A RONALDO ADRIANO . MINAS GERAIS: ARTE BRASIL, 2007. CD.
1. NA LETRA DA CANÇÃO, AS TAREFAS DOMÉSTICAS ERAM DIVIDIDAS IGUALMENTE ENTRE AS PESSOAS DA FAMÍLIA?
( ) SIM.
( ) NÃO.
2. QUEM FAZIA AS TAREFAS DOMÉSTICAS?
( ) O PAI.
( ) A MÃE.
( ) OS FILHOS.
65
A LETRA DA CANÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR MENCIONA ALGUNS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS QUE ERAM UTILIZADOS NAS MORADIAS HÁ CERCA DE CEM ANOS.
3. COM BASE NA LETRA DA CANÇÃO, LIGUE AS FOTOGRAFIAS DOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS ÀS TAREFAS DOMÉSTICAS NAS QUAIS ELES ERAM UTILIZADOS.
LEGENDA: FOGÃO A LENHA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FERRO A BRASA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TÁBUA E TINAS. FIM DA LEGENDA.
PASSAR ROUPA.
LAVAR ROUPA.
COZINHAR.
4. PESQUISE EM REVISTAS, JORNAIS OU NA INTERNET A IMAGEM DE UM UTENSÍLIO DOMÉSTICO ATUAL. COLE-A AO LADO E FAÇA UMA LEGENDA.
_____
66
EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ESCRITA
ATUALMENTE, EM ALGUMAS MORADIAS, AS MULHERES AINDA SE RESPONSABILIZAM POR TODAS AS TAREFAS DOMÉSTICAS OU PELA MAIOR PARTE DELAS. PORÉM, EM OUTRAS MORADIAS, AS TAREFAS SÃO DIVIDIDAS ENTRE TODOS OS MORADORES.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A REPORTAGEM SOBRE OS RESPONSÁVEIS PELO TRABALHO DOMÉSTICO NA MORADIA DE THAYNARA.
TRABALHO DOMÉSTICO
[...] THAYNARA PAOLA TRABALHA O DIA INTEIRO [...]. AO CHEGAR EM CASA PRECISA FAZER OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS E DEDICAR-SE AO FILHO DE 10 ANOS, MAS NÃO FAZ TUDO SOZINHA. DEPOIS DE MUITA CONVERSA, HOJE ELA CONTA COM [...] [O] MARIDO EM ALGUMAS ATIVIDADES.
“ALGUMAS TAREFAS QUE ANTES ERAM MOTIVO DE BRIGA HOJE SÃO EXECUTADAS POR ELE SEM PROBLEMA, COMO, POR EXEMPLO: JOGAR O LIXO FORA, ESTENDER AS ROUPAS, FAZER COMPRAS, LAVAR LOUÇA.”
FONTE: A VEZ DOS HOMENS NOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS. DIÁRIO DA MANHÃ , 16 JUN. 2017. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fog. ACESSO EM: 14 JUN. 2021.
- THAYNARA FAZ OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS SOZINHA?
- CIRCULE AS IMAGENS QUE REPRESENTAM TAREFAS DOMÉSTICAS FEITAS PELO MARIDO DE THAYNARA.
LEGENDA: CUIDAR DO LIXO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LAVAR A LOUÇA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTENDER A ROUPA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAZER COMPRAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PASSAR A ROUPA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VARRER O CHÃO. FIM DA LEGENDA.
67
AS CONTRIBUIÇÕES DAS CRIANÇAS
TODA CRIANÇA PODE PARTICIPAR DAS TAREFAS DOMÉSTICAS, DESDE QUE ELAS SEJAM ADEQUADAS À SUA IDADE E ÀS SUAS HABILIDADES. VEJA ALGUNS EXEMPLOS NAS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.
LEGENDA: CRIANÇA ARRUMA A SUA CAMA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇA ORGANIZA SEUS BRINQUEDOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
1. VOCÊ REALIZA ALGUMA DAS TAREFAS REPRESENTADAS NAS FOTOGRAFIAS? SE SIM, MARQUE COM UM X A FOTOGRAFIA CORRESPONDENTE.
( ) FOTOGRAFIA A.
( ) FOTOGRAFIA B.
2. DESENHE OUTRA TAREFA DOMÉSTICA QUE VOCÊ REALIZA.
68
RESPONSABILIDADES NA ESCOLA E NA COMUNIDADE
AS PESSOAS QUE CONVIVEM NA ESCOLA TAMBÉM TÊM RESPONSABILIDADES NA ORGANIZAÇÃO DELA. ACOMPANHE A LEITURA DO TRECHO DE UMA REPORTAGEM.
O DESAFIO DAS ESCOLAS
O DESAFIO AGORA É MANTER AS ESCOLAS SEMPRE LIMPAS, ORGANIZADAS E CUIDADAS [...]. [...] O COMPROMISSO DE DEIXAR AS ESCOLAS ARRUMADAS É DE TODOS: PAIS, ALUNOS, PROFESSORES, SERVIDORES DA EDUCAÇÃO E ATÉ VISITANTES. TODOS PRECISAM COLABORAR PARA O BEM-ESTAR DA COMUNIDADE.
FONTE: CUIDAR DAS ESCOLAS É TAREFA DE TODOS. PREFEITURA DE BARCARENA , 30 NOV. 2001. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/foi. ACESSO EM: 14 JUN. 2021.
1. LOCALIZE E RETIRE DO TEXTO INFORMAÇÕES PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
- SEGUNDO A REPORTAGEM, O DESAFIO É MANTER AS ESCOLAS:
( ) LIMPAS.
( ) ORGANIZADAS.
( ) CUIDADAS.
( ) DESORGANIZADAS.
- GRIFE NO TEXTO OS NOMES DOS GRUPOS DE PESSOAS QUE DEVEM COLABORAR NO CUIDADO COM A ESCOLA.
2. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UMA DEPENDÊNCIA DA SUA ESCOLA LIMPA E ORGANIZADA.
69
ALÉM DA MORADIA E DA ESCOLA, AS PESSOAS TÊM RESPONSABILIDADES EM OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE.
- ACOMPANHADO DE UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA, OBSERVE AS RUAS, AS PRAÇAS, OS PARQUES E OUTRO LOCAL DE CONVIVÊNCIA DA SUA COMUNIDADE.
- COMPLETE O QUADRO COM A SUA AVALIAÇÃO SOBRE A LIMPEZA E A CONSERVAÇÃO DESSES LOCAIS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
LOCAIS DA COMUNIDADE
LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
ÓTIMO
BOM
REGULAR
RUAS
PRAÇAS
PARQUES
OUTRO LOCAL:
OUTRO LOCAL:
OUTRO LOCAL:
- OBSERVE O QUADRO QUE VOCÊ PREENCHEU E RESPONDA: QUAL SÍMBOLO VOCÊ ASSINALOU MAIS VEZES?
( )
( )
( )
ILUSTRAÇÕES: CASTLESKI/SHUTTERSTOCK
- ISSO SIGNIFICA QUE A MAIORIA DOS LOCAIS DA SUA COMUNIDADE ESTÁ:
( ) MUITO LIMPA E CONSERVADA.
( ) LIMPA E CONSERVADA.
( ) MAIS OU MENOS LIMPA E CONSERVADA.
4. COMO VOCÊ PODE AJUDAR NA LIMPEZA E NA CONSERVAÇÃO DESSES LOCAIS?
- COMPLETE O QUADRO COM A SUA AVALIAÇÃO SOBRE A LIMPEZA E A CONSERVAÇÃO DESSES LOCAIS.
70
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
CAPÍTULOS 5 E 6
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU SOBRE A CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS EM DIVERSOS LOCAIS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- PODEMOS OBSERVAR DIFERENTES ELEMENTOS DA PAISAGEM NOS LUGARES ONDE AS PESSOAS VIVEM. OBSERVE A FOTOGRAFIA.
LEGENDA: ESTRADA NO MUNICÍPIO DE JOANÓPOLIS, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.
- COMPLETE O QUADRO COM UM EXEMPLO DE CADA TIPO DE ELEMENTO DA PAISAGEM RETRATADA NA FOTOGRAFIA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
ELEMENTO QUE NÃO FOI FEITO PELAS PESSOAS
ELEMENTO QUE FOI FEITO PELAS PESSOAS
_____
_____
- COMPARE AS CARACTERÍSTICAS DA PAISAGEM DO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE COM A DA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA E INDIQUE:
- UMA SEMELHANÇA ENTRE ESSAS PAISAGENS.
_____
- UMA DIFERENÇA ENTRE ESSAS PAISAGENS.
_____
- UMA SEMELHANÇA ENTRE ESSAS PAISAGENS.
71
- OBSERVE ALGUMAS DEPENDÊNCIAS DE DIFERENTES ESCOLAS.
LEGENDA: SALA DE AULA DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ITAPARICA, NO ESTADO DA BAHIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PÁTIO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
- ESCOLHA UMA DAS DEPENDÊNCIAS RETRATADAS NAS FOTOGRAFIAS E ESCREVA O NOME DELA.
- CITE UMA AÇÃO QUE VOCÊ PODE REALIZAR PARA MANTER ESSA DEPENDÊNCIA LIMPA E ORGANIZADA.
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) DIFERENCIO ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS? |
|||
B) IDENTIFICO CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA ONDE ESTUDO E OS PROFISSIONAIS QUE NELA TRABALHAM? |
|||
C) EXPLICO A FORMA DE DIVISÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS HÁ CERCA DE CEM ANOS? |
|||
D) IDENTIFICO AÇÕES PARA MANTER A LIMPEZA DAS DEPENDÊNCIAS DE UMA ESCOLA? |
74
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 7 E 8
COMO AS CONDIÇÕES E OS RITMOS DA NATUREZA INFLUENCIAM NO SEU DIA A DIA?
CAPÍTULO 7. DIVERSAS ATIVIDADES
AS PESSOAS COSTUMAM REALIZAR DIVERSAS ATIVIDADES AO LONGO DO DIA, COMO ESTUDAR, DESCANSAR E CUIDAR DA SAÚDE.
- OBSERVE O DESENHO.
- ASSINALE A IMAGEM QUE REPRESENTA O PERÍODO A QUE SE REFERE O DESENHO.
LEGENDA: ILUSTRAÇÕES SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
- O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER ANTES DE IR DORMIR?
75
TEMPO, TEMPO...
O DIA PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS PERÍODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE.
- DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ EM CADA PERÍODO DO DIA.
MANHÃ
_____
TARDE
_____
NOITE
_____
76
DIVERSOS COTIDIANOS
O COTIDIANO DAS CRIANÇAS PODE SER CONHECIDO POR MEIO DE FOTOGRAFIAS, COMO AS REPRODUZIDAS ABAIXO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
DIA A DIA DE LAURA |
DIA A DIA DE PAULO |
|
---|---|---|
MANHÃ |
MANHÃ |
|
|
|
|
TARDE |
TARDE |
|
|
|
|
NOITE |
NOITE |
|
|
|
77
1. PINTE OS QUADRINHOS DE ACORDO COM A LEGENDA.
LAURA.
PAULO.
( ) ESTUDA PELA MANHÃ.
( ) BRINCA PELA MANHÃ.
( ) ESTUDA À TARDE.
( ) BRINCA À TARDE.
2. À NOITE, LAURA E PAULO FAZEM ALGO SEMELHANTE? SE SIM, O QUÊ?
3. RETOME, NA PÁGINA 73, OS DESENHOS QUE VOCÊ FEZ DAS ATIVIDADES QUE REALIZA EM CADA PARTE DO DIA.
- SEU DIA É MAIS PARECIDO COM O DE LAURA OU COM O DE PAULO? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
4. MOSTRE SEUS DESENHOS PARA UM COLEGA E VEJA OS DELE.
- VOCÊS REPRESENTARAM ATIVIDADES SEMELHANTES NOS MESMOS PERÍODOS? SE SIM, QUAIS E EM QUAL PERÍODO?
- VOCÊS REPRESENTARAM ATIVIDADES DIFERENTES? SE SIM, QUAIS?
78
O DIA A DIA DAS CRIANÇAS TAMBÉM É REPRESENTADO NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, COMO NA DO PERSONAGEM FRANJINHA.
5. QUANDO SOLICITADO, LEIA OS QUADRINHOS EM VOZ ALTA.
LEGENDA: FRANJINHA, MAURICIO DE SOUSA FIM DA LEGENDA.
6. NO PRIMEIRO QUADRINHO, FRANJINHA ESTAVA SE PREPARANDO PARA FAZER O QUÊ?
( ) BRINCAR.
( ) DORMIR.
( ) ESTUDAR.
7. CIRCULE O PERÍODO DO DIA EM QUE SE PASSA A HISTÓRIA.
MANHÃ
TARDE
NOITE
8. COMO VOCÊ PERCEBEU O PERÍODO DO DIA EM QUE A HISTÓRIA SE PASSA?
9. NO PRIMEIRO QUADRINHO, POR QUE A MÃE DE FRANJINHA FICOU DESCONTENTE?
10. COMO FRANJINHA RESOLVEU A SITUAÇÃO?
11. VOCÊ CONCORDA COM A FORMA COMO FRANJINHA RESOLVEU A SITUAÇÃO? EXPLIQUE.
12. QUAL É A SUA PERSONAGEM DE QUADRINHOS PREFERIDA?
_____
79
Boxe complementar:
INVESTIGUE
AS PESSOAS TAMBÉM PODEM VIVER DIVERSOS ACONTECIMENTOS EM CADA MÊS DO ANO.
- INVESTIGUE COM UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA O NOME DO MÊS EM QUE OCORREM OS SEGUINTES ACONTECIMENTOS NA LOCALIDADE ONDE VOCÊ VIVE. LIGUE AS COLUNAS.
INÍCIO DAS AULAS.
FINAL DAS AULAS.
DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL.
FÉRIAS ESCOLARES.
DIA DO TRABALHO.
FESTA JUNINA.
CARNAVAL.
DIA DA ÁRVORE.
DIA DA CRIANÇA.
DIA DA MULHER.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Fim do complemento.
80
O QUE ACONTECE A CADA MÊS
- ESCOLHA UM ACONTECIMENTO QUE OCORRE EM CADA MÊS DO ANO EM SUA VIDA OU NA VIDA DAS PESSOAS COM QUEM VOCÊ CONVIVE. REPRESENTE ESSES ACONTECIMENTOS POR MEIO DE DESENHOS.
81
82
CAPÍTULO 8. RITMOS DA NATUREZA NO DIA A DIA
AS PAISAGENS SE TRANSFORMAM DE ACORDO COM OS DIVERSOS ELEMENTOS E RITMOS DA NATUREZA.
1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
LEGENDA: PESSOAS EM RUA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS EM ODESSA, NA UCRÂNIA, UM PAÍS DA EUROPA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PESSOAS EM PRAÇA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
- AS FOTOGRAFIAS REPRESENTAM PARTES DIFERENTES DE UM DIA? EXPLIQUE.
- EM QUAL LOCAL RETRATADO NAS FOTOGRAFIAS A TEMPERATURA PARECE ESTAR MAIS ELEVADA? EXPLIQUE.
2. EM SUA OPINIÃO, POR QUE AS CHUVAS SÃO IMPORTANTES?
3. NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE, FAZ MAIS CALOR DURANTE O DIA OU DURANTE A NOITE?
83
ENQUANTO O SOL ESTÁ ILUMINANDO A PAISAGEM, É DIA . À MEDIDA QUE O SOL DESAPARECE NO HORIZONTE, A NOITE VAI CHEGANDO AOS POUCOS.
4. OBSERVE AS REPRESENTAÇÕES DE UMA MESMA PAISAGEM DURANTE O DIA E À NOITE.
LEGENDA: ILUSTRAÇÕES SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE VOCÊ OBSERVA NA REPRESENTAÇÃO A?
- E NA REPRESENTAÇÃO B?
- QUE DIFERENÇAS EXISTEM ENTRE ESSAS DUAS PAISAGENS?
84
Boxe complementar:
ENTREVISTE
VOCÊ PERCEBEU QUE OS RITMOS DA NATUREZA PODEM MODIFICAR AS PAISAGENS DURANTE O PERÍODO DE UM DIA. E O QUE PODE ACONTECER NO PERÍODO DE UM ANO?
- CONVERSE COM ADULTOS DE SUA CONVIVÊNCIA E FAÇA A ELES AS PERGUNTAS A SEGUIR.
- DURANTE O ANO, HÁ MUDANÇAS NA PAISAGEM CAUSADAS PELOS RITMOS DA NATUREZA EM NOSSO LUGAR DE VIVER?
- O QUE MUDA EM RELAÇÃO À TEMPERATURA DO AR, AOS VENTOS E ÀS CHUVAS?
- A PARTIR DAS RESPOSTAS, REPRESENTE, POR MEIO DE DESENHOS, A PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER EM DOIS MESES DO ANO.
PAISAGEM DO MEU LUGAR DE VIVER NO MÊS DE JANEIRO
_____
PAISAGEM DO MEU LUGAR DE VIVER NO MÊS DE JULHO
_____
- DE ACORDO COM OS SEUS DESENHOS, ASSINALE.
( ) NO MEU LUGAR DE VIVER HÁ GRANDES MUDANÇAS NA PAISAGEM NO PERÍODO DE UM ANO.
( ) NO MEU LUGAR DE VIVER NÃO HÁ GRANDES MUDANÇAS NA PAISAGEM NO PERÍODO DE UM ANO.
Fim do complemento.
85
ELEMENTOS DA NATUREZA NO LUGAR DE VIVER
NO BRASIL, NA MESMA ÉPOCA DO ANO, HÁ LOCAIS ONDE FAZ MUITO CALOR E OUTROS ONDE FAZ BASTANTE FRIO.
VAMOS CONHECER UMA PAISAGEM ONDE CHOVE MUITO E FAZ MUITO CALOR DURANTE A MAIOR PARTE DO ANO.
1. OBSERVE A FOTOGRAFIA.
LEGENDA: PAISAGEM NA FLORESTA AMAZÔNICA NO MUNICÍPIO DE CAREIRO, NO ESTADO DO AMAZONAS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
A) LEIA A LEGENDA DA FOTOGRAFIA PARA DESCOBRIR ONDE ESTÁ LOCALIZADA ESSA PAISAGEM. REGISTRE SUA DESCOBERTA.
- VOCÊ CONHECE UMA PAISAGEM SEMELHANTE A ESSA? CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
86
AS CHUVAS
AS CHUVAS SÃO IMPORTANTES NÃO SÓ PARA AS PLANTAS, MAS PARA TODOS OS DEMAIS SERES VIVOS. QUANDO AS CHUVAS SÃO FORTES DEMAIS, ELAS PODEM PROVOCAR PROBLEMAS!
UM ALUNO FEZ UMA DESCRIÇÃO DIFERENTE DE COMO A CHUVA INTERFERE EM SEU LUGAR DE VIVER.
2. LEIA A CARTA ENIGMÁTICA E DESCUBRA O QUE ELE EXPLICOU.
A PAISAGEM DO MEU BAIRRO É FORMADA POR , , , PELAS E TAMBÉM PELAS . QUANDO LÁ NO BAIRRO ONDE FICA A MINHA , AS FICAM ALAGADAS. A ENXURRADA INVADE , , E TUDO O QUE ENCONTRA PELA FRENTE. QUANDO NÃO CHOVE, GOSTAMOS DE BRINCAR NA QUE FICA EM FRENTE À . NA EXISTE UM ONDE JOGAMOS BOLA.
- QUE ELEMENTOS EXISTEM NA PAISAGEM DO LUGAR DE VIVER DO ALUNO?
- QUE PROBLEMAS A CHUVA PROVOCOU NO LUGAR DE VIVER DELE?
- VOCÊ JÁ PRESENCIOU UMA SITUAÇÃO PARECIDA NO SEU LUGAR DE VIVER?
87
3. AGORA, É A SUA VEZ! ESCREVA UMA CARTA ENIGMÁTICA SOBRE UMA SITUAÇÃO RELACIONADA AO CALOR, AO FRIO OU À CHUVA QUE TENHA ACONTECIDO EM SEU LUGAR DE VIVER.
4. REPRODUZA ABAIXO CADA SÍMBOLO DE SUA CARTA ENIGMÁTICA E ESCREVA SEU SIGNIFICADO.
SÍMBOLO
_____
SIGNIFICADO
_____
SÍMBOLO
_____
SIGNIFICADO
_____
88
TEMPO ATMOSFÉRICO
COMO ESTÁ O TEMPO? QUANDO ALGUÉM FAZ ESSA PERGUNTA, QUER SABER COMO ESTÁ O TEMPO ATMOSFÉRICO. ISSO SIGNIFICA SABER SE O AR ESTÁ FRIO, QUENTE, SECO OU ÚMIDO, SE ESTÁ CHOVENDO, SE ESTÁ VENTANDO.
UMA DAS FORMAS DE AS PESSOAS PLANEJAREM SUAS ATIVIDADES É CONSULTAR A PREVISÃO DO TEMPO ATMOSFÉRICO.
PODEMOS UTILIZAR SÍMBOLOS PARA REPRESENTAR AS DIFERENTES CONDIÇÕES DO TEMPO ATMOSFÉRICO.
5. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E OS SÍMBOLOS.
LEGENDA: DIA ENSOLARADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIA NUBLADO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, NO ESTADO DO PARÁ, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
89
LEGENDA: DIA CHUVOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.
- A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DAS FOTOGRAFIAS, RELACIONE CADA SÍMBOLO AO TEMPO ATMOSFÉRICO CORRESPONDENTE.
CHUVOSO
ENSOLARADO
NUBLADO
6. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE COMO O TEMPO ATMOSFÉRICO PODE INFLUENCIAR O DIA A DIA DE VOCÊS.
90
Boxe complementar:
INVESTIGUE
VAMOS OBSERVAR O TEMPO ATMOSFÉRICO?
- DURANTE UMA SEMANA, VOCÊ VAI OBSERVAR AS CONDIÇÕES DO TEMPO ATMOSFÉRICO EM SEU LUGAR DE VIVER. PREENCHA O QUADRO REPRESENTANDO AS CONDIÇÕES DO TEMPO POR MEIO DOS SÍMBOLOS APRESENTADOS A SEGUIR.
ENSOLARADO
NUBLADO
CHUVOSO
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO
Tabela: equivalente textual a seguir.
CONDIÇÃO PREDOMINANTE DO TEMPO ATMOSFÉRICO
DIA DA SEMANA
MANHÃ
TARDE
DOMINGO
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO
Fim do complemento.
91
- AGORA, ANOTE QUANTAS VEZES VOCÊ UTILIZOU OS SÍMBOLOS NO QUADRO DA PÁGINA ANTERIOR.
Tabela: equivalente textual a seguir.
|
|
|
_____ |
_____ |
_____ |
- DURANTE A SEMANA DE OBSERVAÇÃO, QUAL TEMPO ATMOSFÉRICO PREDOMINOU?
- ASSINALE AS FRASES QUE EXPLICAM AS CONDIÇÕES DO TEMPO ATMOSFÉRICO NO DIA DE HOJE, NO SEU LUGAR DE VIVER.
( ) CHOVEU.
( ) ESTÁ CHOVENDO.
( ) ESTÁ ENSOLARADO.
( ) ESTÁ NUBLADO.
( ) NÃO TEM VENTO.
( ) HÁ VENTO.
( ) FAZ CALOR.
( ) FAZ FRIO.
OUTRA: _____
- EM SUA OPINIÃO, O QUE AS PESSOAS PODEM PLANEJAR CONSULTANDO A PREVISÃO DO TEMPO?
92
RITMOS DA NATUREZA, MODOS DE SE VESTIR
EM GERAL, AS PESSOAS ESCOLHEM AS ROUPAS QUE VÃO VESTIR DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS AO LONGO DO ANO.
1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E ACOMPANHE A LEITURA DOS TEXTOS.
LEGENDA: MENINA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
ONDE EU MORO É MUITO FRIO NO INVERNO. NESSA ÉPOCA, USO CASACO, CACHECOL E GORRO DE LÃ.
LEGENDA: MENINA NO MUNICÍPIO DE ITAPARICA, NO ESTADO DA BAHIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
MORO EM UM LUGAR ONDE CHOVE POUCO E É MUITO ENSOLARADO. PARA NÃO PASSAR CALOR, GOSTO DE USAR ROUPAS LEVES, COMO A CAMISETA.
LEGENDA: MENINA NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
NO LUGAR ONDE EU MORO FAZ BASTANTE CALOR NUMA ÉPOCA DO ANO E DEPOIS FAZ MUITO FRIO. QUANDO CHOVE, EU USO CAPA DE CHUVA PARA NÃO ME MOLHAR.
2. QUAL DAS CRIANÇAS DESCREVEU CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS SEMELHANTES ÀS DE SEU LUGAR DE VIVER?
( ) A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA A.
( ) A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA B.
( ) A CRIANÇA DA FOTOGRAFIA C.
93
3. RELACIONE AS ROUPAS MAIS ADEQUADAS AO TEMPO ATMOSFÉRICO QUE PODE SER OBSERVADO NA PAISAGEM RETRATADA EM CADA FOTOGRAFIA.
LEGENDA: PRAIA EM DIA ENSOLARADO NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PLANTAS COBERTAS DE GELO NO MUNICÍPIO DE URUPEMA, NO ESTADO DE SANTA CATARINA, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIA NUBLADO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DO JORDÃO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
94
MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES
NÃO SÃO APENAS OS TIPOS DE ROUPA QUE USAMOS AO LONGO DO ANO QUE PODEM VARIAR. O CULTIVO DE MUITOS ALIMENTOS, COMO AS FRUTAS, É INFLUENCIADO POR CONDIÇÕES NATURAIS COMO CHUVA, FRIO E CALOR. VOCÊ GOSTA DE SABOREAR DIFERENTES FRUTAS?
1. LEIA O POEMA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
ILUSTRES DESCONHECIDOS
JENIPAPO, SAPOTI,
CAJÁ, CAJÁ-MANGA,
JACA, JUÁ, FRAMBOESA,
FRUTA-PÃO, AÇAÍ,
CAJUAÇU E CUPUAÇU
SÃO FRUTAS QUE NUNCA VI.
DE ALGUMAS, JÁ OUVI FALAR,
MAS AINDA NÃO TIVE O PRAZER
DE VER, DE TOCAR, DE CHEIRAR
E DE SABOREAR.
JÁ TOMEI SUCO DE AÇAÍ,
MAS A FRUTA EU NÃO VI.
JÁ TOMEI SORVETE DE FRAMBOESA,
MAS NEM SEI SE A FRUTA TEM BELEZA.
SE VOCÊ ENCONTRAR ESSAS FRUTAS POR AÍ,
FAÇA O FAVOR DE ME APRESENTAR!
AÍ ELAS SERÃO MUSAS DO MEU POEMA.
NÃO DÁ PARA FAZER BOA POESIA
COM CARA, COR, CHEIRO, FORMA
E SABOR DESCONHECIDOS.
FONTE: ELIAS JOSÉ. POESIA É FRUTA DOCE E GOSTOSA . SÃO PAULO: FTD, 2006. P. 34 E 35.
95
- CIRCULE DE VERDE, NO POEMA, O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ JÁ CONSUMIU.
- CIRCULE DE VERMELHO O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE.
2. CONVERSE COM UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA PARA REALIZAR AS ATIVIDADES.
- PERGUNTE A ELE QUAIS SÃO AS FRUTAS MAIS FÁCEIS DE SER ENCONTRADAS NO ATUAL MÊS EM SEU LUGAR DE VIVER. REGISTRE A RESPOSTA.
- FAÇA O DESENHO DESSAS FRUTAS.
3. QUAL É A SUA FRUTA PREFERIDA?
- NA LOUSA, O PROFESSOR VAI LISTAR AS FRUTAS CITADAS PELOS ALUNOS. DEPOIS, ESCREVA QUAL FRUTA FOI CITADA MAIS VEZES.
96
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Retomando os conhecimentos
Capítulos 7 e 8
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU AS MUDANÇAS NO TEMPO ATMOSFÉRICO E ALGUNS ACONTECIMENTOS DO DIA A DIA. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- JOANA VIU A PREVISÃO DO TEMPO PARA O FINAL DE SEMANA E FICOU SABENDO QUE SERIAM DIAS DE MUITO CALOR COM POSSIBILIDADE DE CHUVAS FORTES.
- CIRCULE AS ROUPAS E OS ACESSÓRIOS MAIS ADEQUADOS PARA ELA USAR.
- SE VENTAR MUITO EM ALGUM DIA, QUAL ACESSÓRIO ELA TERÁ DIFICULDADE DE USAR?
- QUAL ALIMENTO OU BEBIDA JOANA PODE PREFERIR NESSA SITUAÇÃO? DÊ UM EXEMPLO.
- OBSERVE AS CONDIÇÕES DO TEMPO ATMOSFÉRICO NESSE MOMENTO EM SEU LUGAR DE VIVER E CRIE UM SÍMBOLO PARA REPRESENTÁ-LO.
97
- PINTE OS QUADRINHOS QUE CORRESPONDEM AO DIA E AO MÊS EM QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO ESTA ATIVIDADE.
- DIA DA SEMANA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
DOMINGO
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO
- MÊS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
- DIA DA SEMANA.
- CIRCULE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA REALIZAR DE DIA.
JANTAR
ALMOÇAR
TOMAR CAFÉ DA MANHÃ
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) IDENTIFICO ELEMENTOS NATURAIS, COMO CHUVA E VENTO, NO MEU DIA A DIA? |
|||
B) PERCEBO QUE OS RITMOS DA NATUREZA INTERFEREM EM MINHA ALIMENTAÇÃO E NAS ROUPAS QUE USO? |
|||
C) IDENTIFICO AS ATIVIDADES QUE REALIZO EM CADA PARTE DO DIA? |
|||
D) RECONHEÇO QUE AS CRIANÇAS PODEM TER DIFERENTES COTIDIANOS? |
|||
E) IDENTIFICO ALGUNS ACONTECIMENTOS MARCANTES EM CADA MÊS DO ANO? |