136
UNIDADE 4. Lazer, festas e brincadeiras
137
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- O que as crianças estão comemorando?
- Onde está acontecendo essa comemoração?
- No lugar onde você mora, as crianças realizam esse tipo de comemoração da mesma maneira? Comente como foram as comemorações das quais você já participou.
Fim do complemento.
138
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 13 e 14
Os lugares de brincar e as brincadeiras mudaram ao longo do tempo?
CAPÍTULO 13. Lugares de brincar
Nas moradias, nas escolas, nos parques e em diversos outros lugares, é importante que as crianças possam brincar.
1. Observem as fotografias.
LEGENDA: Crianças brincando em moradia no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças brincando em escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças brincando em parque no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
139
2. Agora, complete o quadro com informações sobre as fotografias.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Fotografia |
Do que as crianças estão brincando? |
Onde estão? |
---|---|---|
A |
||
B |
||
C |
- As brincadeiras retratadas nas fotografias podem ser realizadas em qualquer local? Por quê?
3. Qual é a sua brincadeira preferida?
4. Em que lugar você costuma realizar essa brincadeira?
5. Desenhe sua brincadeira preferida sendo realizada no lugar onde você costuma brincar.
140
6. Onde você costuma brincar com mais frequência?
( ) Dentro da moradia.
( ) Fora da moradia.
7. Cada brincadeira tem um local adequado para acontecer. Observe as brincadeiras representadas e ligue-as ao local mais adequado para serem realizadas.
LEGENDA: Andar de bicicleta. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Montar quebra-cabeça. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jogar bola. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Andar de skate . FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sala de estar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Quadra de esportes. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pista de skate . FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ciclovia. FIM DA LEGENDA.
141
Cartografando
Vamos conhecer um pouco mais sobre os lugares de brincar das crianças da classe?
- Qual é o seu lugar preferido de brincar? Assinale.
( ) O quintal.
( ) Uma praça.
( ) Dentro da moradia.
( ) A rua.
( ) O pátio da escola.
( ) Um parque.
- Converse com os colegas sobre suas respostas.
- Agora, no labirinto, identifique o lugar preferido de brincar da maioria dos alunos da sua classe e encontre o caminho para chegar até ele.
Lugar preferido de brincar dos alunos da minha classe de 1º ano
142
Brinquedos e brincadeiras
As crianças podem brincar de várias maneiras, com diferentes brinquedos e brincadeiras.
- Observe a pintura.
LEGENDA: As crianças da Vila Jacilo , pintura de Helena Coelho, de 2003. FIM DA LEGENDA.
- Na pintura, onde as crianças estão brincando?
- Escreva o nome de dois brinquedos que aparecem na pintura.
_____
- Entre as brincadeiras a seguir, assinale aquelas que foram representadas na pintura.
( ) Brincar de boneca.
( ) Andar de patinete.
( ) Pular amarelinha.
( ) Esconde-esconde.
( ) Corrida de saco.
( ) Pular corda.
- Encontre e circule na imagem a criança que está segurando uma pipa em um local que não é seguro.
143
Boxe complementar:
Você sabia?
Fazer uma pipa colorida com uma rabiola é muito bom. Melhor ainda é soltar a pipa e deixá-la voar bem alto, mas sempre em segurança.
Fim do complemento.
Cidade não é feita para as pipas
“A cidade não é feita para as pipas. As chances de acidentes são grandes”, fala Silvio, que desde criança faz esses objetos voarem pelo céu e há 27 anos organiza campeonatos e oficinas para ensinar a fazer o brinquedo.
“Temos que tirar as pipas das ruas e levá-las aos parques e pipódromos , onde não tem carro, rede elétrica, buraco” [...].
FONTE: Bruno Molinero. Cidade não é feita para as pipas. Folha de S.Paulo , 25 jan. 2014. Folhinha. p. 5.
Curiosidade
Nascida na China, a pipa chegou ao Brasil na bagagem dos portugueses.
Logo por aqui se espalhou, ganhando diversos formatos e nomes: papagaio, quadrado, pandorga, curica, peixinho, raia, bicuda e muitos outros. [...]
FONTE: Gabriela Romeu. Nos 460 anos de São Paulo, veja como os pipeiros encaram os desafios da cidade. Folha de S.Paulo , 25 jan. 2014. Folhinha. p. 5.
144
Brinquedos: do que são feitos?
Vamos conhecer mais um pouco sobre alguns brinquedos e brincadeiras?
Empinar pipa
O desafio da brincadeira é usar o vento para manter a pipa no alto, presa a uma linha. Geralmente, a pipa é feita com papel, linha e varetas de madeira.
LEGENDA: Meninos soltando pipa , pintura de Candido Portinari, de 1941. FIM DA LEGENDA.
Licocós
As crianças do povo indígena karajá, que vive no Brasil, costumam fazer bonecos chamados licocós para brincar com eles.
LEGENDA: Os licocós são bonecos feitos de barro. Foto realizada na Ilha do Bananal, no estado do Tocantins, em 2009. FIM DA LEGENDA.
Brincar de roda
Essa é uma das brincadeiras mais comuns no Brasil. As crianças dão as mãos, formam uma roda e caminham em círculo na mesma direção.
LEGENDA: Ciranda , pintura de Ivan Cruz, de 2005. FIM DA LEGENDA.
145
Brincar de boneca
As bonecas são brinquedos que podem ser feitos de diversos materiais, como barro, pano, madeira, louça e plástico.
LEGENDA: A boneca , pintura de Tarsila do Amaral, de 1928. FIM DA LEGENDA.
Pular corda
É uma brincadeira saudável, divertida e que pode ser feita individualmente ou com várias pessoas. Existem várias formas de pular corda.
LEGENDA: Meninas pulando corda , pintura de Orlando Cruz, de 1971. FIM DA LEGENDA.
1. Qual desses brinquedos e brincadeiras você conhece?
2. De quais materiais podem ser feitos os brinquedos indicados?
Boxe complementar:
Investigue
- Converse com um adulto de sua convivência sobre as brincadeiras que ele fazia quando era criança.
- Você também faz alguma brincadeira lembrada por ele?
2. Comente suas descobertas com os colegas e o professor.
- Você também faz alguma brincadeira lembrada por ele?
Fim do complemento.
146
CAPÍTULO 14. Tempo de brincar
As crianças podem brincar em diferentes momentos do dia.
As fotografias a seguir representam algumas atividades que Mariana realiza durante o dia.
LEGENDA: De manhã, Mariana costuma brincar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mariana costuma almoçar com sua mãe. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No final da tarde, depois que chega da escola, Mariana costuma estudar. FIM DA LEGENDA.
1. Identifique e circule a brincadeira da qual Mariana estava participando.
bola
corda
amarelinha
cavalinho de balanço
casinha
2. Onde ela estava brincando?
147
Tempo, tempo...
- De acordo com as fotografias da página anterior, numere a sequência de atividades que Mariana faz durante o dia.
( ) Estudar.
( ) Brincar.
( ) Almoçar.
- A fotografia A retrata Mariana brincando:
( ) antes de almoçar.
( ) depois de almoçar.
- E você, brinca em que momento do dia?
( ) Antes de almoçar.
( ) Depois de almoçar.
- Faça um desenho representando a brincadeira que você costuma realizar. Escreva o nome da brincadeira e o período do dia em que ela ocorre (manhã, tarde ou noite).
148
1. Com a ajuda do professor, leia o poema.
O quintal
No fundo do quintal,
Amarelinha,
Esconde-esconde,
Jogo do anel,
Um amor e três segredos.
No fundo do quintal,
Passarinhos,
Tesouros,
Piratas e navios,
As velas todas armadas.
No fundo do quintal,
Casinha de boneca,
Comidinha de folha seca,
Eu era a mãe, você era o pai.
Quando não existe quintal,
Como é que se faz?
FONTE: Roseana Murray. Casas . Belo Horizonte: Formato, 1994. p. 21.
2. Localize informações no poema para responder às perguntas.
- Em que local as crianças estavam brincando?
- Que brincadeiras elas realizavam?
3. Sugira uma resposta para a pergunta: “Quando não existe quintal, como é que se faz?”.
149
4. O professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo vai ficar responsável por investigar as regras de uma das brincadeiras citadas no poema da página anterior. No dia combinado, contem aos colegas as regras da brincadeira que vocês investigaram.
5. Você já brincou de alguma das brincadeiras representadas abaixo? Se sim, qual ou quais?
LEGENDA: Amarelinha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Esconde-esconde. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jogo do anel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Casinha de boneca. FIM DA LEGENDA.
150
Brinquedos e brincadeiras indígenas
As crianças indígenas têm diferentes tipos de brinquedo, como as crianças mundurukus, que vivem no estado do Pará.
1. Com a ajuda do professor, leia o texto.
Brinquedos mundurukus
Desde cedo, os pequenos [...] [indígenas] [...] fazem arcos e flechas, bichos de palha, bonequinhas de barro ou de sabugo de milho, canoas pequeninas de madeira ou de palha [...] petecas e diversos brinquedos feitos com coco e palha de palmeira.
FONTE: Daniel Munduruku. Coisas de índio . São Paulo: Callis, 2000. p. 64.
2. Retire informações do texto e circule as fotografias que representam brinquedos feitos pelas crianças mundurukus.
LEGENDA: Bichinhos de palha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Boneca de plástico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola de plástico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carrinho de plástico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Peteca de palha. FIM DA LEGENDA.
3. Reconte a um adulto de sua convivência quais são os brinquedos feitos pelas crianças mundurukus.
151
As crianças guaranis do estado do Espírito Santo tinham outros tipos de brinquedo, como citado no texto a seguir.
Brinquedos guaranis
As crianças utilizam brinquedos feitos de diversos materiais [...], como galhos, sementes, pedras, frutas, matinhos [...].
Também contavam com brinquedos industrializados simples, como bonecas de plástico, ursinho de pelúcia, carrinhos e caminhões de plástico, bola de borracha [...].
FONTE: Kleber de Oliveira. Brincando na aldeia . Vitória: Ufes, 2007. p. 133 e 134.
4. Compare as informações apresentadas nos textos e conte aos colegas:
- uma semelhança entre os brinquedos mundurukus e os brinquedos guaranis.
- uma diferença entre os brinquedos desses povos.
5. Escolha um dos brinquedos das crianças guaranis. Depois, cole uma imagem ou faça um desenho dele no espaço abaixo.
6. Reconte a um adulto de sua convivência quais são os brinquedos das crianças guaranis.
152
Explorar fonte histórica
Há cerca de cem anos, as crianças que moravam nas cidades brasileiras viviam situações semelhantes à descrita por Ariosto no texto a seguir.
Leia o texto com a ajuda do professor.
Memórias de Ariosto
Eu fazia carrinhos com roda de carretel de linha e nós brincávamos o dia todo, livremente; nunca me machuquei porque na rua não tinha carros. [...]
A criançada corria e jogava no meio da rua futebol com bola feita de meia. As meninas convidavam a gente para brincar de roda com elas.
FONTE: Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 156.
- Localize no texto os brinquedos de Ariosto e circule as imagens correspondentes.
LEGENDA: Carrinho de plástico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola de meia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola de couro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carrinho de carretel. FIM DA LEGENDA.
Observação: Elementos representados fora de proporção entre si. Fim da observação.
- Em que lugar Ariosto brincava?
- Por que Ariosto podia brincar nesse lugar?
( ) Porque havia muitos carros.
( ) Porque não havia carros.
- Atualmente, nas grandes cidades do Brasil, as crianças podem brincar nas ruas? Por quê?
153
- Havia muitas brincadeiras quando Ariosto era criança. Uma delas era corre-cutia, também conhecida como lenço-atrás. Reúna-se com os colegas para fazer essa brincadeira, e sigam as orientações.
- Sentem-se em roda.
- Uma criança fica fora da roda, em pé, segurando um lenço.
- A criança com o lenço
deve
correr ao
redor
da roda, enquanto o grupo canta a canção a seguir.
Corre, cutia
Corre, cutia
Na casa da tia.
Corre, cipó
Na casa da avó.
Lencinho na mão
Caiu no chão.
Moça bonita
Do meu coração.
FONTE: Tradição popular.
- O corredor deve deixar o lenço cair atrás de alguém, que deverá se levantar e correr atrás dele.
- Se essa pessoa conseguir pegar o corredor, será a sua vez de jogar o lenço atrás de alguém. Se não conseguir, ela voltará para seu lugar, e a brincadeira recomeça.
- Em sua opinião, por que essa brincadeira também é chamada de lenço-atrás?
- Pergunte a um adulto de sua convivência qual era a brincadeira preferida
dele
na infância. Escreva a resposta.
- Questione o adulto se ele conhece a brincadeira corre-cutia. Se não, conte a ele como funciona.
154
Mãe da rua
Muitas crianças brasileiras brincavam nas ruas há cem anos. Havia uma brincadeira que se chamava mãe da rua.
1. Leia as regras da brincadeira mãe da rua.
- As crianças sorteavam uma criança entre elas para ser a mãe da rua.
- Os demais participantes se dividiam em dois lados.
- A mãe da rua ficava no meio da rua.
- Os participantes deviam atravessar a rua pulando em um só pé sem ser capturados pela mãe da rua.
- As crianças capturadas permaneciam na rua ajudando a mãe da rua a pegar os demais participantes.
- A brincadeira terminava quando todas as crianças eram capturadas, restando apenas uma, que era a vencedora.
- Por que essa brincadeira era chamada de mãe da rua?
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção de crianças brincando de mãe da rua há cerca de cem anos. FIM DA LEGENDA.
155
2. Agora, observe uma fotografia de crianças brincando de mãe da rua atualmente.
LEGENDA: Crianças brincando de mãe da rua em escola no município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Onde as crianças da fotografia estão brincando?
( ) Na rua.
( ) No quintal.
( ) Na quadra de uma escola.
- Além desse lugar, onde podemos brincar de mãe da rua de forma segura?
3. O professor vai dividir a turma em grupos para brincar de mãe da rua no pátio da escola. Considerando o lugar da brincadeira, dê um novo nome para ela.
156
Avaliação do processo de aprendizagem
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 13 e 14
Nas aulas anteriores, você estudou os brinquedos e as brincadeiras das crianças em diferentes tempos e lugares. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe a pintura e registre as respostas.
LEGENDA: Memórias de infância: brincadeiras e pipas , pintura de Ricardo Ferrari, de 2016. FIM DA LEGENDA.
- Indique uma brincadeira que as crianças estão realizando.
_____
- Onde as crianças estão realizando essa brincadeira?
_____
- Em que ano essa pintura foi feita?
_____
- Atualmente, as crianças também realizam essas brincadeiras? Se sim, onde? Dê um exemplo.
- _____
157
- Agora é a sua vez!
- Faça um desenho representando uma brincadeira atual, incluindo o local onde ela pode ser realizada e os participantes.
- Dê um título para o seu desenho.
Título: _____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Percebo que existem diferentes locais para brincar? |
|||
b) Identifico os materiais de que são feitos alguns brinquedos? |
|||
c) Reconheço brinquedos e brincadeiras atuais e de outros tempos? |
|||
d) Identifico alguns brinquedos e brincadeiras indígenas? |
|||
e) Explico mudanças nos locais de brincar entre cem anos e atualmente? |
158
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Como o lazer e as festas acontecem nos diferentes locais?
As pessoas podem realizar diferentes atividades de lazer, como brincar, ler, jogar e praticar esportes. As atividades de lazer podem acontecer em diversos locais.
1. Observe a pintura e a fotografia.
LEGENDA: Tarde de domingo na Ilha da Grande Jatte , pintura de Georges-Pierre Seurat, de 1884. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Famílias fazendo piquenique no Parque da Quinta da Boa Vista no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Quais atividades de lazer foram representadas nas imagens?
159
2. Onde você costuma praticar atividades de lazer?
_____
3. Qual atividade de lazer você mais gosta de praticar com seus familiares?
_____
4. Quais atividades de lazer você pratica em seu tempo livre? Assinale-as no quadro.
_____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Atividade de lazer |
Sim |
Não |
---|---|---|
Brincar dentro da moradia. |
||
Brincar na rua. |
||
Passear no parque ou na praça. |
||
Jogar bola. |
||
Conversar com amigos. |
||
Assistir à televisão. |
||
Ir ao cinema ou ao teatro. |
||
Praticar esporte. |
- Qual das atividades assinaladas no quadro você
pratica
com mais frequência?
_____
- Quantas horas por semana você costuma se dedicar a ela?
_____
5. Converse com os colegas e descubra qual é a atividade de lazer preferida de cada um deles.
160
O lazer em parques e praças
Os parques e as praças públicos são locais que podem ser frequentados por todas as pessoas. Neles podem ser realizadas diversas atividades de lazer.
- Observe a representação.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.
161
- Quais atividades as crianças estão realizando no parque?
- E os adultos, o que estão fazendo?
- Que outras brincadeiras e atividades podem ser realizadas em um parque?
_____
- Você já brincou em um parque ou em uma praça?
( ) Sim.
( ) Não.
- Faça um desenho representando uma brincadeira ou uma atividade que você realizou ou gostaria de realizar em um parque ou em uma praça.
- Apresente seu desenho para os colegas e o professor.
162
Cartografando
Observe a representação de um jogo de futebol realizado por crianças de uma escola.
163
- Utilize as palavras abaixo para completar as frases.
perto
dentro
longe
fora
entre
em cima
- A bola está _____da quadra.
- A juíza está _____ do jogador número 5 do time vermelho.
- O jogador de número 4 do time azul está _____ do jogador de número 2 do seu time.
- O jogador de número 5 do time vermelho está _____ do círculo central.
- A bola está _____ a jogadora de número 1 do time azul e o jogador de número 5 do time vermelho.
- A juíza está
_____
da linha do meio de campo.
- Agora, crie duas frases sobre a representação para
serem
completadas por um
colega
com as palavras dos quadros da atividade anterior.
- Frase 1: _____
- Frase 2: _____
164
Trabalho de campo
- Acompanhado de um adulto de sua convivência, visite um parque ou uma praça em seu lugar de viver. Observe o que existe no local e as atividades que as pessoas estão praticando. Depois, preencha a ficha.
- Qual é o nome do parque ou da praça que você visitou?
_____
- O que existe nesse parque ou
nessa
praça? Assinale.
( ) Bancos para sentar.
( ) Brinquedos.
( ) Ciclovia.
( ) Árvores.
( ) Coreto.
( ) Bebedouro.
Outros: _____
- O que as pessoas estão fazendo no local?
( ) Caminhando.
( ) Conversando.
( ) Praticando esporte.
( ) Descansando.
( ) Andando de bicicleta.
( ) Passeando com o seu cão.
Outras: _____
- O parque ou a praça está bem conservado?
_____
- Em sua opinião, o que poderia ser feito para melhorar esse local?
_____
165
- Tomando como referência o trajeto que você percorreu no parque ou na praça que você visitou, elabore um desenho representando os elementos da paisagem que você observou.
/
- Conte ao seu colega como era o parque ou a praça que você visitou e sobre os elementos da paisagem que foram representados no desenho.
166
CAPÍTULO 16. Diversas comemorações
Nas moradias, nas escolas e em outros locais da comunidade, podem ocorrer diversas festas e comemorações ao longo do ano, como a retratada na fotografia abaixo.
LEGENDA: Festa junina em escola no município de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
1. Qual é a festa retratada na fotografia?
( ) Carnaval.
( ) Festa junina.
( ) Ano-novo.
( ) Dia das crianças.
2. Que elementos da fotografia fornecem essa informação?
3. Essa festa também é realizada na escola onde você estuda?
167
Além de realizadas em escolas, as festas juninas também podem ser realizadas em ruas, praças ou em locais fechados, como estádios.
4. Um dos elementos das festas juninas é a dança da quadrilha. Para saber mais sobre a origem da quadrilha junina, leia o texto com a ajuda do professor.
Quadrilha junina
Foi o povo do interior,
O primeiro a dançar
quadrilha desse jeito
E logo passou a usar
As roupas que eram então
Típicas do seu lugar.
Assim veio o chapéu de palha,
Vestido ou saia de chita,
A calça bem remendada,
florada, mas bem bonita,
A camisa de xadrez,
Gravata e laço de fita [...]
Outros tantos adereços
Enfeitam o povo a dançar
A quadrilha, que em pares
Passa a se apresentar,
Festejando um casamento
E a colheita do lugar [...].
FONTE: Francisco Diniz. Quadrilha junina . Disponível em: http://fdnc.io/foE. Acesso em: 25 jun. 2021.
5. Faça desenhos ao redor do poema para ilustrá-lo.
6. De acordo com esse poema, a dança em quadrilha começou a ser realizada para festejar o quê?
168
Explorar fonte histórica escrita
Com a ajuda do professor, leia a notícia sobre uma festa realizada em uma escola no município de São Paulo.
Escola promove Festa das Nações
A E. E. [Escola Estadual] Romão Puiggari, na capital, realizou em novembro a Festa das Nações, nas dependências da unidade. A ação integrou alunos, pais e equipe gestora da escola. As apresentações de danças e barracas de comidas típicas retrataram a cultura de 11 nacionalidades. [...]
A programação contou com hasteamento da bandeira brasileira e desfile das outras 11 nações envolvidas, danças, barracas de comida peruana, chilena e oriental e encerrou com o desfile da bateria da escola de samba [...].
FONTE: Pela diversidade cultural, escola da rede promove Festa das Nações. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo , 6 dez. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/foF. Acesso em: 23 jun. 2021.
- Quem participou da Festa das Nações tratada na notícia?
- Na festa, havia barracas de comida de quais nacionalidades?
- Além de oferecer barracas de comida, que outras atividades foram desenvolvidas nessa festa?
169
Boxe complementar:
Investigue
- Com a ajuda do professor, a classe deverá escolher uma festa comemorada em sua comunidade para realizar uma pesquisa. Investiguem as seguintes informações.
- Nome da festa: _____
- Local e mês em que acontece: _____
- Há danças? Se sim, quais? _____
- Há brincadeiras? Se sim, quais? _____
- Há consumo de alimentos? Se sim, quais?
_____
- A comunidade prepara uma decoração para a festa? Se sim, desenhe-a.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: LUNA VICENTE
- Você participa dessa festa? Se sim, de que forma?
_____
- Conte aos colegas as suas descobertas.
Fim do complemento.
170
Diversas comemorações
O Carnaval é uma das principais comemorações brasileiras. Cada comunidade, em diferentes localidades, tem formas próprias de comemorar essa festa, como mostram as fotografias.
LEGENDA: Dançarinos de frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trio elétrico no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Desfile de escola de samba no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Desfile de bloco carnavalesco no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
1. Alguma dessas formas de comemorar o Carnaval existe na sua localidade? Se sim, qual?
2. Há outra forma de comemorar o Carnaval na sua localidade? Se sim, qual?
171
Outra importante comemoração que ocorre no Brasil e em outros países do mundo é descrita a seguir.
3. Com a ajuda do professor, leia o texto.
Uma grande festa
Foi no dia 31 de dezembro.
Vocês sabem que o dia 31 de dezembro é o último dia do ano. [...]
Na casa da vovó Emília havia uma grande festa. Enquanto as pessoas grandes faziam os doces e enfeitavam a casa, as crianças, todos os netinhos de dona Emília, preparavam grandes listas de resoluções para o ano-novo:
– Não vou mais comer doces escondido!
– Nem eu!
FONTE: Ruth Rocha. Lá vem o ano novo . São Paulo: Ática, 2000. p. 2-3.
LEGENDA: Imagem meramente ilustrativa. FIM DA LEGENDA.
4. Localize e retire do texto informações para responder às questões.
- Para qual comemoração as personagens do texto estavam se preparando?
_____
- Onde iria ocorrer a festa?
_____
5. Na leitura desse texto, você pode ter ampliado seu vocabulário ao aprender a palavra resolução . Agora, elabore e diga uma frase com essa palavra aos colegas.
172
Além dos festejos familiares, o ano-novo inclui também formas de comemoração coletiva que variam de comunidade para comunidade.
Algumas pessoas comemoram o início de um ano com fogos de artifício.
LEGENDA: Queima de fogos de artifício para celebrar o início do ano no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Há pessoas que vestem roupas brancas na passagem do ano para simbolizar a paz.
LEGENDA: Família celebra o ano-novo no município de Paulista, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.
6. Como se comemora o ano-novo em sua comunidade?
173
Na China, o dia de ano-novo é comemorado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.
Nesse dia, os chineses costumam vestir roupas vermelhas e douradas em suas moradias e nas ruas. O vermelho simboliza uma nova vida e boa sorte. Já o dourado representa o Sol, essencial para a manutenção da vida.
Espetáculos públicos de dança são realizados em diversas cidades chinesas. Neles, os dançarinos carregam dragões feitos de tecido ou de papel, que simbolizam novas forças para o ano que começa.
Ao final do dia, os chineses soltam fogos de artifício no céu.
LEGENDA: Festa de comemoração do ano-novo em Jiangsu, na China. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.
7. Converse com os colegas sobre duas características da comemoração chinesa de ano-novo.
8. Compare as formas de comemoração do ano-novo no Brasil e na China, identificando:
- uma semelhança entre elas.
- uma diferença entre elas.
174
Avaliação do processo de aprendizagem.
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16.
Nas aulas anteriores, você estudou formas de lazer e comemorações em diferentes tempos e locais. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe a fotografia de um grupo de crianças em seu lugar de brincar preferido.
LEGENDA: Crianças jogando bola em parque do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2015. FIM DA LEGENDA.
- Assinale a continuação correta para a afirmativa a seguir.
Jogar bola de diferentes materiais é uma brincadeira realizada:
( ) apenas em outros tempos.
( ) atualmente.
( ) em outros tempos e atualmente.
- Quais outras atividades de lazer as pessoas podem realizar em um parque ou em uma praça? Dê dois exemplos.
175
- Relacione cada festa retratada ao local em que ela está acontecendo.
LEGENDA: Desfile de bloco de Carnaval no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Festa junina em quadra de escola em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Família celebra o ano-novo no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
( ) Na escola.
( ) Na moradia.
( ) Na rua.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Percebo diferenças entre os locais onde atividades de lazer podem ser realizadas? |
|||
b) Reconheço a importância dos parques e das praças como locais de lazer que podem ser frequentados por todos? |
|||
c) Represento atividades de lazer a partir de desenhos? |
|||
d) Identifico diversas formas de comemorar o Carnaval? |
176
O QUE EU APRENDI?
Avaliação de resultado
ESTE É UM MOMENTO DE AVALIAR ALGUMAS APRENDIZAGENS DO 1º ANO. NESSA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DOS CAPÍTULOS 1, 2, 3 E 4.
- OBSERVE A LINHA DO TEMPO DE MARIA.
- ESCREVA QUANTOS ANOS MARIA TINHA QUANDO:
- MUDOU DE CASA.
_____
- ENTROU NA ESCOLA.
_____
- ENGATINHOU.
_____
- CITE UMA INFORMAÇÃO REGISTRADA EM CADA DOCUMENTO.
- CADERNETA DA CRIANÇA:
_____
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO:
_____
- CADERNETA DA CRIANÇA:
- INDIQUE UMA PREFERÊNCIA QUE VOCÊ TEM EM RELAÇÃO A COMIDA:
_____
- OBSERVE O LOCAL DE DIVERSÃO PREFERIDO DE DUAS CRIANÇAS.
LEGENDA: CRIANÇAS EM UMA PRAIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.
- EM RELAÇÃO AO MENINO, EM QUE POSIÇÃO ESTÁ O BRINQUEDO CINZA?
( ) EMBAIXO.
( ) EM FRENTE.
177
NESSA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DOS CAPÍTULOS 5, 6, 7 E 8.
- LIGUE OS PERÍODOS DO DIA ÀS ATIVIDADES QUE COSTUMAM SER REALIZADAS EM CADA UM DELES.
MANHÃ
NOITE
JANTAR
CAFÉ DA MANHÃ
- HÁ CEM ANOS, NA MAIORIA DAS FAMÍLIAS, QUEM COSTUMAVA FAZER AS TAREFAS DOMÉSTICAS?
( ) O PAI.
( ) A MÃE.
( ) OS FILHOS.
- ISSO MUDOU ATUALMENTE?
- OBSERVE A FOTOGRAFIA E CIRCULE O NOME DOS ELEMENTOS DA PAISAGEM FEITOS PELAS PESSOAS.
LEGENDA: ÁREA RURAL NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO RIO PRETO, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM 2014. FIM DA LEGENDA.
MORROS
CASA
CERCA
ÁRVORES
- OS RITMOS DA NATUREZA PODEM VARIAR, E NOSSOS HÁBITOS TAMBÉM. INDIQUE ALGO QUE VOCÊ COSTUMA VESTIR EM UM DIA QUENTE.
178
NESSA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DOS CAPÍTULOS 9, 10, 11 E 12.
- PINTE OS QUADRINHOS DO NOME DOS OBJETOS CONFORME A LEGENDA.
OBJETOS DE BEBÊ.
OBJETOS DE CRIANÇA.
( ) BICICLETA.
( ) CHOCALHO.
( ) MAMADEIRA.
( ) VIDEOGAME .
- A QUANTIDADE DE FILHOS DA MAIORIA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS HÁ CEM ANOS ERA:
( ) MAIOR DO QUE A ATUAL.
( ) MENOR DO QUE A ATUAL.
- OBSERVE AS MORADIAS E SUAS CARACTERÍSTICAS.
LEGENDA: SOBRADO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CASA NO MUNICÍPIO DE MOCAJUBA, NO ESTADO DO PARÁ, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- INDIQUE UM MATERIAL USADO NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS:
A: _____
B: _____
- EM QUE VISÃO ESSAS MORADIAS FORAM RETRATADAS?
_____
179
Nessa etapa, vamos retomar as temáticas dos capítulos 13, 14, 15 e 16.
- No Brasil, muitas crianças que viviam em cidades há cem anos podiam brincar no meio da rua?
( ) Sim.
( ) Não.
- Cite uma regra da brincadeira mãe da rua.
- Classifique as frases de acordo com a legenda.
A – Ano-novo
C – Carnaval
J – Festa junina
( ) Em algumas localidades, é comemorada com escolas de samba.
( ) Nessa festa é realizada uma dança chamada quadrilha.
( ) Nessa festa há pessoas que soltam fogos de artifício.
- Indique o local em que os jogos e as brincadeiras a seguir costumam ser realizados.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Dentro da moradia
Fora da moradia
Empinar pipa
Jogar videogame
- Escreva três atividades de lazer que costumam ser realizadas em parques e praças.
_____