136

UNIDADE 4. Lazer, festas e brincadeiras

Imagem: Ilustração feita de massa de modelar. À esquerda há balões coloridos pendurados na parede externa de uma casa. Na frente há crianças brincando com um balão amarelo e três crianças correndo. À direita, uma mulher observa e sorri. Atrás dela, um homem está segurando uma jarra e uma menina segura um copo com a mão estendida. Ao lado deles há uma mesa com doces, pratos, lanches e um bolo em cima. Ao fundo, uma árvore e um muro de tijolos. Fim da imagem.

137

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. O que as crianças estão comemorando?
  1. Onde está acontecendo essa comemoração?
  1. No lugar onde você mora, as crianças realizam esse tipo de comemoração da mesma maneira? Comente como foram as comemorações das quais você já participou.

Fim do complemento.

138

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

Os lugares de brincar e as brincadeiras mudaram ao longo do tempo?

CAPÍTULO 13. Lugares de brincar

Nas moradias, nas escolas, nos parques e em diversos outros lugares, é importante que as crianças possam brincar.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

1. Observem as fotografias.

Imagem: Fotografia A. Vista de cima de duas crianças brincando com carrinhos sobre um tapete com formato de pista.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando em moradia no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Duas crianças estão girando uma corda e entre elas, uma menina está pulando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando em escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Dois meninos estão correndo atrás de uma bola de futebol. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando em parque no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

139

2. Agora, complete o quadro com informações sobre as fotografias.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Fotografia

Do que as crianças estão brincando?

Onde estão?

A

B

C

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

140

6. Onde você costuma brincar com mais frequência?

( ) Dentro da moradia.

( ) Fora da moradia.

7. Cada brincadeira tem um local adequado para acontecer. Observe as brincadeiras representadas e ligue-as ao local mais adequado para serem realizadas.

Imagem: Ilustração. Um menino com capacete de proteção, cotoveleiras e joelheiras está andando de bicicleta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Andar de bicicleta. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino está sentado e com as mãos sobre peças de quebra-cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Montar quebra-cabeça. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina está correndo atrás de uma bola de futebol. Fim da imagem.

LEGENDA: Jogar bola. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina com capacete de proteção, cotoveleiras e joelheiras está andando de skate. Fim da imagem.

LEGENDA: Andar de skate . FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma sala com uma mesinha ao lado de um sofá. Ao fundo, um aparador e quadros pendurados na parede. Fim da imagem.

LEGENDA: Sala de estar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma quadra esportiva.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quadra de esportes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma pista de skate.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pista de skate . FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma ciclovia e em volta há várias árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Ciclovia. FIM DA LEGENDA.

141

Cartografando

Vamos conhecer um pouco mais sobre os lugares de brincar das crianças da classe?

  1. Qual é o seu lugar preferido de brincar? Assinale.

    ( ) O quintal.

    ( ) Uma praça.

    ( ) Dentro da moradia.

    ( ) A rua.

    ( ) O pátio da escola.

    ( ) Um parque.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Converse com os colegas sobre suas respostas.
    1. Agora, no labirinto, identifique o lugar preferido de brincar da maioria dos alunos da sua classe e encontre o caminho para chegar até ele.

Lugar preferido de brincar dos alunos da minha classe de ano

Imagem: Ilustração. No centro, seis crianças com uniforme estão no meio de um labirinto. Na parte superior, as informações: QUINTAL, MORADIA, RUA. E na parte inferior, as informações: PÁTIO DA ESCOLA, PARQUE, PRAÇA.  Fim da imagem.

142

Brinquedos e brincadeiras

As crianças podem brincar de várias maneiras, com diferentes brinquedos e brincadeiras.

Imagem: Pintura. No centro, várias crianças estão brincando em uma rua: dois meninos estão com um cavalinho de madeira entre as pernas; duas crianças estão escondidas; duas meninas estão com bambolê em volta da cintura; uma menina está pulando corda; uma boneca está dentro de um carrinho; uma menina está andando de patinete; um homem está vendendo sorvete; duas crianças estão andando de bicicleta. Nas laterais há casas coloridas com pessoas na frente das portas. Em uma das janelas, um menino joga um skate para outro, que está na rua. Ao fundo, mais construções e no topo de uma delas, um homem está sentado e lendo um jornal. Ao lado, um menino está no topo e segurando uma pipa. Atrás há várias árvores e flores coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: As crianças da Vila Jacilo , pintura de Helena Coelho, de 2003. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Na pintura, onde as crianças estão brincando?
  1. Escreva o nome de dois brinquedos que aparecem na pintura.

    _____

  1. Entre as brincadeiras a seguir, assinale aquelas que foram representadas na pintura.

    ( ) Brincar de boneca.

    ( ) Andar de patinete.

    ( ) Pular amarelinha.

    ( ) Esconde-esconde.

    ( ) Corrida de saco.

    ( ) Pular corda.

  1. Encontre e circule na imagem a criança que está segurando uma pipa em um local que não é seguro.

143

Boxe complementar:

Você sabia?

Fazer uma pipa colorida com uma rabiola é muito bom. Melhor ainda é soltar a pipa e deixá-la voar bem alto, mas sempre em segurança.

Fim do complemento.

Cidade não é feita para as pipas

“A cidade não é feita para as pipas. As chances de acidentes são grandes”, fala Silvio, que desde criança faz esses objetos voarem pelo céu e há 27 anos organiza campeonatos e oficinas para ensinar a fazer o brinquedo.

“Temos que tirar as pipas das ruas e levá-las aos parques e pipódromos , onde não tem carro, rede elétrica, buraco” [...].

FONTE: Bruno Molinero. Cidade não é feita para as pipas. Folha de S.Paulo , 25 jan. 2014. Folhinha. p. 5.

Curiosidade

Nascida na China, a pipa chegou ao Brasil na bagagem dos portugueses.

Logo por aqui se espalhou, ganhando diversos formatos e nomes: papagaio, quadrado, pandorga, curica, peixinho, raia, bicuda e muitos outros. [...]

FONTE: Gabriela Romeu. Nos 460 anos de São Paulo, veja como os pipeiros encaram os desafios da cidade. Folha de S.Paulo , 25 jan. 2014. Folhinha. p. 5.

Imagem: Ilustração de papéis sobrepostos.  Fotografia. Um menino está olhando para cima e empinando uma pipa colorida. Fim da imagem.

144

Brinquedos: do que são feitos?

Vamos conhecer mais um pouco sobre alguns brinquedos e brincadeiras?

Empinar pipa

O desafio da brincadeira é usar o vento para manter a pipa no alto, presa a uma linha. Geralmente, a pipa é feita com papel, linha e varetas de madeira.

Imagem: Ilustração. Duas crianças estão empinando pipas coloridas.  Pintura. Quatro crianças estão com as mãos para cima e empinando pipas coloridas. Ao fundo, o céu escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Meninos soltando pipa , pintura de Candido Portinari, de 1941. FIM DA LEGENDA.

Licocós

As crianças do povo indígena karajá, que vive no Brasil, costumam fazer bonecos chamados licocós para brincar com eles.

Imagem: Fotografia. Dois bonecos indígenas com pinturas nos corpos e adereços nas pernas e braços.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os licocós são bonecos feitos de barro. Foto realizada na Ilha do Bananal, no estado do Tocantins, em 2009. FIM DA LEGENDA.

Brincar de roda

Essa é uma das brincadeiras mais comuns no Brasil. As crianças dão as mãos, formam uma roda e caminham em círculo na mesma direção.

Imagem: Desenho. Crianças de mãos dadas, formando uma roda. Ao fundo, casas e postes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ciranda , pintura de Ivan Cruz, de 2005. FIM DA LEGENDA.

145

Brincar de boneca

As bonecas são brinquedos que podem ser feitos de diversos materiais, como barro, pano, madeira, louça e plástico.

Imagem: Pintura. Uma boneca sem rosto e careca com vestido rosa está com o braço direito apoiado em um retângulo branco. Ao seu lado há uma planta dentro de um vaso. Ao fundo, figuras geométricas coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: A boneca , pintura de Tarsila do Amaral, de 1928. FIM DA LEGENDA.

Pular corda

É uma brincadeira saudável, divertida e que pode ser feita individualmente ou com várias pessoas. Existem várias formas de pular corda.

Imagem: Pintura. No centro, uma menina está pulando corda. Ao lado, duas crianças a observam e abaixo, uma menina está segurando uma corda. Em volta há casas. Ilustração. Uma criança pulando corda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Meninas pulando corda , pintura de Orlando Cruz, de 1971. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. Qual desses brinquedos e brincadeiras você conhece?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. De quais materiais podem ser feitos os brinquedos indicados?

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Converse com um adulto de sua convivência sobre as brincadeiras que ele fazia quando era criança.
    • Você também faz alguma brincadeira lembrada por ele?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

      2. Comente suas descobertas com os colegas e o professor.

Fim do complemento.

146

CAPÍTULO 14. Tempo de brincar

As crianças podem brincar em diferentes momentos do dia.

As fotografias a seguir representam algumas atividades que Mariana realiza durante o dia.

Imagem: Fotografia A. Uma menina com cabelo encaracolado e comprido está sorrindo e sentada em um brinquedo com formato de cavalo. Ao fundo, um escorregador com formato de castelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: De manhã, Mariana costuma brincar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. A menina está sentada ao lado de uma mulher. Entre elas há uma mesa com comida em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mariana costuma almoçar com sua mãe. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. A menina está sentada e segurando um lápis sobre um caderno.  Fim da imagem.

LEGENDA: No final da tarde, depois que chega da escola, Mariana costuma estudar. FIM DA LEGENDA.

1. Identifique e circule a brincadeira da qual Mariana estava participando.

bola

corda

amarelinha

cavalinho de balanço

casinha

2. Onde ela estava brincando?

147

Tempo, tempo...

  1. De acordo com as fotografias da página anterior, numere a sequência de atividades que Mariana faz durante o dia.

    ( ) Estudar.

    ( ) Brincar.

    ( ) Almoçar.

  1. A fotografia A retrata Mariana brincando:

    ( ) antes de almoçar.

    ( ) depois de almoçar.

  1. E você, brinca em que momento do dia?

    ( ) Antes de almoçar.

    ( ) Depois de almoçar.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    • Faça um desenho representando a brincadeira que você costuma realizar. Escreva o nome da brincadeira e o período do dia em que ela ocorre (manhã, tarde ou noite).
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

148

1. Com a ajuda do professor, leia o poema.

O quintal

No fundo do quintal,

Amarelinha,

Esconde-esconde,

Jogo do anel,

Um amor e três segredos.


No fundo do quintal,

Passarinhos,

Tesouros,

Piratas e navios,

As velas todas armadas.


No fundo do quintal,

Casinha de boneca,

Comidinha de folha seca,

Eu era a mãe, você era o pai.

Quando não existe quintal,

Como é que se faz?

FONTE: Roseana Murray. Casas . Belo Horizonte: Formato, 1994. p. 21.

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, uma criança está dentro de um baú. Atrás há uma árvore e uma casa rosa com detalhes azuis. Em seguida, uma menina com roupa de pirata está dentro de um barco e segurando um graveto. Em volta há plantas e um pássaro. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Localize informações no poema para responder às perguntas.

  1. Em que local as crianças estavam brincando?
  1. Que brincadeiras elas realizavam?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    3. Sugira uma resposta para a pergunta: “Quando não existe quintal, como é que se faz?”.

149

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. O professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo vai ficar responsável por investigar as regras de uma das brincadeiras citadas no poema da página anterior. No dia combinado, contem aos colegas as regras da brincadeira que vocês investigaram.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

5. Você já brincou de alguma das brincadeiras representadas abaixo? Se sim, qual ou quais?

Imagem: Ilustração. No centro, uma menina está pulando amarelinha. Em volta, três crianças observam sorrindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Amarelinha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino está de costas com os olhos fechados e com as mãos encostadas em um muro. À direita, duas meninas estão escondidas e um menino está correndo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Esconde-esconde. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Cinco crianças estão sentadas com as mãos unidas e formando uma roda. No centro, uma menina está sentada com as mãos unidas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jogo do anel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Duas meninas estão segurando bonecas e na frente delas há uma casa grande de bonecas. Fim da imagem.

LEGENDA: Casinha de boneca. FIM DA LEGENDA.

150

Brinquedos e brincadeiras indígenas

As crianças indígenas têm diferentes tipos de brinquedo, como as crianças mundurukus, que vivem no estado do Pará.

1. Com a ajuda do professor, leia o texto.

Brinquedos mundurukus

Desde cedo, os pequenos [...] [indígenas] [...] fazem arcos e flechas, bichos de palha, bonequinhas de barro ou de sabugo de milho, canoas pequeninas de madeira ou de palha [...] petecas e diversos brinquedos feitos com coco e palha de palmeira.

FONTE: Daniel Munduruku. Coisas de índio . São Paulo: Callis, 2000. p. 64.

2. Retire informações do texto e circule as fotografias que representam brinquedos feitos pelas crianças mundurukus.

Imagem: Fotografia. Animais feitos de palha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bichinhos de palha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma boneca de plástico com roupa rosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Boneca de plástico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bola colorida de plástico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de plástico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um carrinho de plástico azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Carrinho de plástico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma peteca feita de palha. Fim da imagem.

LEGENDA: Peteca de palha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

3. Reconte a um adulto de sua convivência quais são os brinquedos feitos pelas crianças mundurukus.

151

As crianças guaranis do estado do Espírito Santo tinham outros tipos de brinquedo, como citado no texto a seguir.

Brinquedos guaranis

As crianças utilizam brinquedos feitos de diversos materiais [...], como galhos, sementes, pedras, frutas, matinhos [...].

Também contavam com brinquedos industrializados simples, como bonecas de plástico, ursinho de pelúcia, carrinhos e caminhões de plástico, bola de borracha [...].

FONTE: Kleber de Oliveira. Brincando na aldeia . Vitória: Ufes, 2007. p. 133 e 134.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. Compare as informações apresentadas nos textos e conte aos colegas:

  1. uma semelhança entre os brinquedos mundurukus e os brinquedos guaranis.
  1. uma diferença entre os brinquedos desses povos.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    5. Escolha um dos brinquedos das crianças guaranis. Depois, cole uma imagem ou faça um desenho dele no espaço abaixo.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

6. Reconte a um adulto de sua convivência quais são os brinquedos das crianças guaranis.

152

Explorar fonte histórica

Há cerca de cem anos, as crianças que moravam nas cidades brasileiras viviam situações semelhantes à descrita por Ariosto no texto a seguir.

Leia o texto com a ajuda do professor.

Memórias de Ariosto

Eu fazia carrinhos com roda de carretel de linha e nós brincávamos o dia todo, livremente; nunca me machuquei porque na rua não tinha carros. [...]

A criançada corria e jogava no meio da rua futebol com bola feita de meia. As meninas convidavam a gente para brincar de roda com elas.

FONTE: Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 156.

  1. Localize no texto os brinquedos de Ariosto e circule as imagens correspondentes.
Imagem: Fotografia. Carrinho de plástico laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Carrinho de plástico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bola de meia rosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de meia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bola de futebol.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de couro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um carretel de madeira e ao lado há um lápis verde grudado. Fim da imagem.

LEGENDA: Carrinho de carretel. FIM DA LEGENDA.

Observação: Elementos representados fora de proporção entre si. Fim da observação.

  1. Em que lugar Ariosto brincava?
  1. Por que Ariosto podia brincar nesse lugar?

    ( ) Porque havia muitos carros.

    ( ) Porque não havia carros.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Atualmente, nas grandes cidades do Brasil, as crianças podem brincar nas ruas? Por quê?

153

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Havia muitas brincadeiras quando Ariosto era criança. Uma delas era corre-cutia, também conhecida como lenço-atrás. Reúna-se com os colegas para fazer essa brincadeira, e sigam as orientações.
    1. Sentem-se em roda.
    1. Uma criança fica fora da roda, em pé, segurando um lenço.
    1. A criança com o lenço deve correr ao redor da roda, enquanto o grupo canta a canção a seguir.

      Corre, cutia

      Corre, cutia

      Na casa da tia.

      Corre, cipó

      Na casa da avó.

      Lencinho na mão

      Caiu no chão.

      Moça bonita

      Do meu coração.

      FONTE: Tradição popular.

Imagem: Ilustração. Oito crianças estão sentadas e formando uma roda. Ao lado, um menino está andando em volta da roda e segurando um tecido. Fim da imagem.
  1. O corredor deve deixar o lenço cair atrás de alguém, que deverá se levantar e correr atrás dele.
  1. Se essa pessoa conseguir pegar o corredor, será a sua vez de jogar o lenço atrás de alguém. Se não conseguir, ela voltará para seu lugar, e a brincadeira recomeça.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que essa brincadeira também é chamada de lenço-atrás?

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Pergunte a um adulto de sua convivência qual era a brincadeira preferida dele na infância. Escreva a resposta.

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Questione o adulto se ele conhece a brincadeira corre-cutia. Se não, conte a ele como funciona.

154

Mãe da rua

Muitas crianças brasileiras brincavam nas ruas há cem anos. Havia uma brincadeira que se chamava mãe da rua.

1. Leia as regras da brincadeira mãe da rua.

  1. As crianças sorteavam uma criança entre elas para ser a mãe da rua.
  1. Os demais participantes se dividiam em dois lados.
  1. A mãe da rua ficava no meio da rua.
  1. Os participantes deviam atravessar a rua pulando em um só pé sem ser capturados pela mãe da rua.
  1. As crianças capturadas permaneciam na rua ajudando a mãe da rua a pegar os demais participantes.
  1. A brincadeira terminava quando todas as crianças eram capturadas, restando apenas uma, que era a vencedora.


    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Por que essa brincadeira era chamada de mãe da rua?
Imagem: Ilustração. No centro, uma menina está correndo atrás de um menino em uma rua de terra. Ao lado, duas meninas e dois meninos estão correndo, sorrindo e observando. As meninas estão com camisa e saia cinza e os meninos estão com camisa e bermuda cinza. Nas laterais há casas, árvores e postes. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção de crianças brincando de mãe da rua há cerca de cem anos. FIM DA LEGENDA.

155

2. Agora, observe uma fotografia de crianças brincando de mãe da rua atualmente.

Imagem: Fotografia. À esquerda, três crianças com camiseta branca e bermuda azul estão paradas atrás de uma linha amarela com objetos azuis no chão. À direita, três crianças estão correndo e atrás delas há uma linha amarela com objetos amarelos no chão. Elas estão brincando em uma quadra e ao fundo, a escola. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando de mãe da rua em escola no município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde as crianças da fotografia estão brincando?

    ( ) Na rua.

    ( ) No quintal.

    ( ) Na quadra de uma escola.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além desse lugar, onde podemos brincar de mãe da rua de forma segura?

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    3. O professor vai dividir a turma em grupos para brincar de mãe da rua no pátio da escola. Considerando o lugar da brincadeira, dê um novo nome para ela.

156

Avaliação do processo de aprendizagem

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Nas aulas anteriores, você estudou os brinquedos e as brincadeiras das crianças em diferentes tempos e lugares. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a pintura e registre as respostas.
Imagem: Pintura. Crianças brincando: um menino está segurando uma haste com um círculo na ponta; um menino está chutando uma bola para cima; uma menina está pulando corda; três meninos estão empinando pipa; uma menina está segurando uma boneca e uma menina está sorrindo. Ao fundo, casas espalhadas, árvores e morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Memórias de infância: brincadeiras e pipas , pintura de Ricardo Ferrari, de 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Indique uma brincadeira que as crianças estão realizando.

    _____

  1. Onde as crianças estão realizando essa brincadeira?

    _____

  1. Em que ano essa pintura foi feita?

    _____

  1. Atualmente, as crianças também realizam essas brincadeiras? Se sim, onde? Dê um exemplo.
  1. _____

157

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Agora é a sua vez!
    1. Faça um desenho representando uma brincadeira atual, incluindo o local onde ela pode ser realizada e os participantes.
    1. Dê um título para o seu desenho.

      Título: _____

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Percebo que existem diferentes locais para brincar?

b) Identifico os materiais de que são feitos alguns brinquedos?

c) Reconheço brinquedos e brincadeiras atuais e de outros tempos?

d) Identifico alguns brinquedos e brincadeiras indígenas?

e) Explico mudanças nos locais de brincar entre cem anos e atualmente?

158

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Como o lazer e as festas acontecem nos diferentes locais?

As pessoas podem realizar diferentes atividades de lazer, como brincar, ler, jogar e praticar esportes. As atividades de lazer podem acontecer em diversos locais.

1. Observe a pintura e a fotografia.

Imagem: Pintura feita com pontos. Pessoas sentadas em um gramado e algumas estão segurando guarda-sóis. Entre eles há um cachorro e um gato. As mulheres estão com vestidos e chapéus e os homens com terno. Ao lado há barcos em um lago e ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tarde de domingo na Ilha da Grande Jatte , pintura de Georges-Pierre Seurat, de 1884. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Várias pessoas em um gramado e algumas estão sentadas. Ao lado há pedalinhos em um lago. Fim da imagem.

LEGENDA: Famílias fazendo piquenique no Parque da Quinta da Boa Vista no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

159

2. Onde você costuma praticar atividades de lazer?

_____

3. Qual atividade de lazer você mais gosta de praticar com seus familiares?

_____

4. Quais atividades de lazer você pratica em seu tempo livre? Assinale-as no quadro.

_____

Tabela: equivalente textual a seguir.

Atividade de lazer

Sim

Não

Brincar dentro da moradia.

Brincar na rua.

Passear no parque ou na praça.

Jogar bola.

Conversar com amigos.

Assistir à televisão.

Ir ao cinema ou ao teatro.

Praticar esporte.

  1. Qual das atividades assinaladas no quadro você pratica com mais frequência?

    _____

  1. Quantas horas por semana você costuma se dedicar a ela?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    5. Converse com os colegas e descubra qual é a atividade de lazer preferida de cada um deles.

160

O lazer em parques e praças

Os parques e as praças públicos são locais que podem ser frequentados por todas as pessoas. Neles podem ser realizadas diversas atividades de lazer.

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, duas pessoas estão com capacete de proteção e andando de bicicleta em uma ciclovia. Ao lado, duas pessoas estão se alongando e crianças estão brincando em um parquinho com escorregador, balanço e gira-gira. Na parte superior, à direita, jovens estão andando de skate em uma pista e à esquerda, pessoas estão andando em uma pista. Ao lado, dois idosos conversam e um idoso faz exercício. Atrás há uma quadra esportiva coberta, um lago e várias árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

161

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais atividades as crianças estão realizando no parque?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E os adultos, o que estão fazendo?
  1. Que outras brincadeiras e atividades podem ser realizadas em um parque?

    _____

  1. Você já brincou em um parque ou em uma praça?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Faça um desenho representando uma brincadeira ou uma atividade que você realizou ou gostaria de realizar em um parque ou em uma praça.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

162

Cartografando

Observe a representação de um jogo de futebol realizado por crianças de uma escola.

Imagem: Ilustração. Crianças estão jogando futebol em uma quadra. Um time está com uniforme vermelho e outro com uniforme azul. Entre eles, uma juíza com camiseta preta está segurando um apito. Na parte inferior, a goleira com uniforme vermelho está com as mãos para cima. Em seguida, à esquerda há quatro jogadores do time vermelho (1, 2, 3 e 4) e à direita, jogador 4 do time azul está com a mão para cima. No centro, a jogadora 1 azul e a jogadora 5 vermelho estão correndo em direção à bola, que está no meio da quadra. Ao lado, a juíza as observa. Atrás dela, o jogador 6 vermelho e o 2 azul se aproximam. Ao fundo, três jogadores azuis (3, 5 e 6) e o goleiro observam. Fim da imagem.

163

  1. Utilize as palavras abaixo para completar as frases.

perto

dentro

longe

fora

entre

em cima

  1. A bola está _____da quadra.
  1. A juíza está _____ do jogador número 5 do time vermelho.
  1. O jogador de número 4 do time azul está _____ do jogador de número 2 do seu time.
  1. O jogador de número 5 do time vermelho está _____ do círculo central.
  1. A bola está _____ a jogadora de número 1 do time azul e o jogador de número 5 do time vermelho.
  1. A juíza está _____ da linha do meio de campo.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Agora, crie duas frases sobre a representação para serem completadas por um colega com as palavras dos quadros da atividade anterior.
    • Frase 1: _____
    • Frase 2: _____

164

Trabalho de campo

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Acompanhado de um adulto de sua convivência, visite um parque ou uma praça em seu lugar de viver. Observe o que existe no local e as atividades que as pessoas estão praticando. Depois, preencha a ficha.

165

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Tomando como referência o trajeto que você percorreu no parque ou na praça que você visitou, elabore um desenho representando os elementos da paisagem que você observou.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem./

  1. Conte ao seu colega como era o parque ou a praça que você visitou e sobre os elementos da paisagem que foram representados no desenho.

166

CAPÍTULO 16. Diversas comemorações

Nas moradias, nas escolas e em outros locais da comunidade, podem ocorrer diversas festas e comemorações ao longo do ano, como a retratada na fotografia abaixo.

Imagem: Fotografia. Meninas com vestidos coloridos e chapéus estão de mãos dadas e formando uma roda. No centro, meninos com chapéu de palha e camisa xadrez estão sentados. Ao fundo, construções, árvores e acima há bandeiras coloridas penduradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Festa junina em escola no município de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

1. Qual é a festa retratada na fotografia?

( ) Carnaval.

( ) Festa junina.

( ) Ano-novo.

( ) Dia das crianças.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Que elementos da fotografia fornecem essa informação?

3. Essa festa também é realizada na escola onde você estuda?

167

Além de realizadas em escolas, as festas juninas também podem ser realizadas em ruas, praças ou em locais fechados, como estádios.

4. Um dos elementos das festas juninas é a dança da quadrilha. Para saber mais sobre a origem da quadrilha junina, leia o texto com a ajuda do professor.

Imagem: Ilustração. Bandeiras coloridas penduradas. Fim da imagem.

Quadrilha junina

Foi o povo do interior,

O primeiro a dançar

quadrilha desse jeito

E logo passou a usar

As roupas que eram então

Típicas do seu lugar.

Assim veio o chapéu de palha,

Vestido ou saia de chita,

A calça bem remendada,

florada, mas bem bonita,

A camisa de xadrez,

Gravata e laço de fita [...]

Outros tantos adereços

Enfeitam o povo a dançar

A quadrilha, que em pares

Passa a se apresentar,

Festejando um casamento

E a colheita do lugar [...].

FONTE: Francisco Diniz. Quadrilha junina . Disponível em: http://fdnc.io/foE. Acesso em: 25 jun. 2021.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

5. Faça desenhos ao redor do poema para ilustrá-lo.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

6. De acordo com esse poema, a dança em quadrilha começou a ser realizada para festejar o quê?

168

Explorar fonte histórica escrita

Com a ajuda do professor, leia a notícia sobre uma festa realizada em uma escola no município de São Paulo.

Escola promove Festa das Nações

A E. E. [Escola Estadual] Romão Puiggari, na capital, realizou em novembro a Festa das Nações, nas dependências da unidade. A ação integrou alunos, pais e equipe gestora da escola. As apresentações de danças e barracas de comidas típicas retrataram a cultura de 11 nacionalidades. [...]

A programação contou com hasteamento da bandeira brasileira e desfile das outras 11 nações envolvidas, danças, barracas de comida peruana, chilena e oriental e encerrou com o desfile da bateria da escola de samba [...].

Imagem: Ilustração. Crianças segurando comidas ao lado de bandeiras de países.  Fim da imagem.

FONTE: Pela diversidade cultural, escola da rede promove Festa das Nações. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo , 6 dez. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/foF. Acesso em: 23 jun. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quem participou da Festa das Nações tratada na notícia?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Na festa, havia barracas de comida de quais nacionalidades?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além de oferecer barracas de comida, que outras atividades foram desenvolvidas nessa festa?

169

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda do professor, a classe deverá escolher uma festa comemorada em sua comunidade para realizar uma pesquisa. Investiguem as seguintes informações.
    • Nome da festa: _____
    • Local e mês em que acontece: _____
    • Há danças? Se sim, quais? _____
    • Há brincadeiras? Se sim, quais? _____
    • Há consumo de alimentos? Se sim, quais? _____

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    • A comunidade prepara uma decoração para a festa? Se sim, desenhe-a.

      Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

      CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: LUNA VICENTE

    • Você participa dessa festa? Se sim, de que forma? _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Conte aos colegas as suas descobertas.

Fim do complemento.

170

Diversas comemorações

O Carnaval é uma das principais comemorações brasileiras. Cada comunidade, em diferentes localidades, tem formas próprias de comemorar essa festa, como mostram as fotografias.

Imagem: Fotografia. Cinco pessoas estão segurando guarda-chuvas pequenos e coloridos e dançando. Atrás delas há uma construção grande com paredes amarelas. Fim da imagem.

LEGENDA: Dançarinos de frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro, um trio elétrico com pessoas de roupa amarela em cima. Em volta, uma multidão observa. Fim da imagem.

LEGENDA: Trio elétrico no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro, carros alegóricos e pessoas com roupas coloridas. Nas laterais, uma multidão observa em duas arquibancadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desfile de escola de samba no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma multidão aglomerada em uma rua. Nas laterais há árvores e ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Desfile de bloco carnavalesco no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. Alguma dessas formas de comemorar o Carnaval existe na sua localidade? Se sim, qual?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Há outra forma de comemorar o Carnaval na sua localidade? Se sim, qual?

171

Outra importante comemoração que ocorre no Brasil e em outros países do mundo é descrita a seguir.

3. Com a ajuda do professor, leia o texto.

Uma grande festa

Foi no dia 31 de dezembro.

Vocês sabem que o dia 31 de dezembro é o último dia do ano. [...]

Na casa da vovó Emília havia uma grande festa. Enquanto as pessoas grandes faziam os doces e enfeitavam a casa, as crianças, todos os netinhos de dona Emília, preparavam grandes listas de resoluções para o ano-novo:

– Não vou mais comer doces escondido!

– Nem eu!

FONTE: Ruth Rocha. Lá vem o ano novo . São Paulo: Ática, 2000. p. 2-3.

Imagem: Ilustração. Bonecos de massa de modelar. Duas crianças estão sentadas e segurando papéis com textos. Uma delas está segurando um lápis com a mão levantada. Ao lado, um menino está deitado de barriga para baixo e segurando um papel. Atrás dele, uma pessoa está de costas e pendurado um enfeite dourado na parede. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem meramente ilustrativa. FIM DA LEGENDA.

4. Localize e retire do texto informações para responder às questões.

  1. Para qual comemoração as personagens do texto estavam se preparando?

    _____

  1. Onde iria ocorrer a festa?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    5. Na leitura desse texto, você pode ter ampliado seu vocabulário ao aprender a palavra resolução . Agora, elabore e diga uma frase com essa palavra aos colegas.

172

Além dos festejos familiares, o ano-novo inclui também formas de comemoração coletiva que variam de comunidade para comunidade.

Algumas pessoas comemoram o início de um ano com fogos de artifício.

Imagem: Fotografia. Uma multidão aglomerada. Ao fundo, fogos de artifício coloridos no céu escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Queima de fogos de artifício para celebrar o início do ano no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Há pessoas que vestem roupas brancas na passagem do ano para simbolizar a paz.

Imagem: Fotografia. Duas mulheres, um menino e uma menina com roupas brancas estão segurando velas de faísca e sorrindo. Ao lado há uma árvore de Natal enfeitada. Fim da imagem.

LEGENDA: Família celebra o ano-novo no município de Paulista, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

6. Como se comemora o ano-novo em sua comunidade?

173

Na China, o dia de ano-novo é comemorado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

Nesse dia, os chineses costumam vestir roupas vermelhas e douradas em suas moradias e nas ruas. O vermelho simboliza uma nova vida e boa sorte. Já o dourado representa o Sol, essencial para a manutenção da vida.

Espetáculos públicos de dança são realizados em diversas cidades chinesas. Neles, os dançarinos carregam dragões feitos de tecido ou de papel, que simbolizam novas forças para o ano que começa.

Ao final do dia, os chineses soltam fogos de artifício no céu.

Imagem: Fotografia. Crianças com roupas vermelhas estão embaixo de um dragão comprido. Ao lado, uma multidão observa e acima deles há balões orientais vermelhos pendurados. Fim da imagem.

LEGENDA: Festa de comemoração do ano-novo em Jiangsu, na China. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

7. Converse com os colegas sobre duas características da comemoração chinesa de ano-novo.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

8. Compare as formas de comemoração do ano-novo no Brasil e na China, identificando:

  1. uma semelhança entre elas.
  1. uma diferença entre elas.

174

Avaliação do processo de aprendizagem.

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16.

Nas aulas anteriores, você estudou formas de lazer e comemorações em diferentes tempos e locais. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a fotografia de um grupo de crianças em seu lugar de brincar preferido.
Imagem: Fotografia. Duas meninas e um menino estão de costas e correndo atrás de uma bola de futebol. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças jogando bola em parque do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2015. FIM DA LEGENDA.

  1. Assinale a continuação correta para a afirmativa a seguir.

    Jogar bola de diferentes materiais é uma brincadeira realizada:

( ) apenas em outros tempos.

( ) atualmente.

( ) em outros tempos e atualmente.

  1. Quais outras atividades de lazer as pessoas podem realizar em um parque ou em uma praça? Dê dois exemplos.

175

  1. Relacione cada festa retratada ao local em que ela está acontecendo.
Imagem: Fotografia A. Vista aérea de uma multidão em volta de um trio elétrico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desfile de bloco de Carnaval no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Pessoas em volta de crianças com roupas coloridas. Acima delas há bandeiras coloridas penduradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Festa junina em quadra de escola em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Uma família com roupa branca sentada em volta de uma mesa com comida em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Família celebra o ano-novo no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

( ) Na escola.

( ) Na moradia.

( ) Na rua.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Percebo diferenças entre os locais onde atividades de lazer podem ser realizadas?

b) Reconheço a importância dos parques e das praças como locais de lazer que podem ser frequentados por todos?

c) Represento atividades de lazer a partir de desenhos?

d) Identifico diversas formas de comemorar o Carnaval?

176

O QUE EU APRENDI?

Avaliação de resultado

ESTE É UM MOMENTO DE AVALIAR ALGUMAS APRENDIZAGENS DO ANO. NESSA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DOS CAPÍTULOS 1, 2, 3 E 4.

  1. OBSERVE A LINHA DO TEMPO DE MARIA.
Imagem: Linha do tempo.  1 ANO – ENGATINHOU.  2 ANOS.  3 ANOS – MUDOU DE CASA.  4 ANOS.  5 ANOS – ENTROU NA ESCOLA.  6 ANOS.   Fim da imagem.
  1. MUDOU DE CASA.

    _____

  1. ENTROU NA ESCOLA.

    _____

  1. ENGATINHOU.

    _____

  1. CITE UMA INFORMAÇÃO REGISTRADA EM CADA DOCUMENTO.
    1. CADERNETA DA CRIANÇA:

      _____

    1. CERTIDÃO DE NASCIMENTO:

      _____

  1. INDIQUE UMA PREFERÊNCIA QUE VOCÊ TEM EM RELAÇÃO A COMIDA:

    _____

  1. OBSERVE O LOCAL DE DIVERSÃO PREFERIDO DE DUAS CRIANÇAS.
Imagem: Fotografia. Crianças em volta de brinquedos na areia da praia. À direita, um menino está na frente de um brinquedo cinza com formato de navio. Ao fundo, morros e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS EM UMA PRAIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.

177

NESSA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DOS CAPÍTULOS 5, 6, 7 E 8.

  1. LIGUE OS PERÍODOS DO DIA ÀS ATIVIDADES QUE COSTUMAM SER REALIZADAS EM CADA UM DELES.

MANHÃ

NOITE

JANTAR

CAFÉ DA MANHÃ

  1. HÁ CEM ANOS, NA MAIORIA DAS FAMÍLIAS, QUEM COSTUMAVA FAZER AS TAREFAS DOMÉSTICAS?

    ( ) O PAI.

    ( ) A MÃE.

    ( ) OS FILHOS.

    • ISSO MUDOU ATUALMENTE?
    1. OBSERVE A FOTOGRAFIA E CIRCULE O NOME DOS ELEMENTOS DA PAISAGEM FEITOS PELAS PESSOAS.
Imagem: Fotografia. Uma casa térrea com muitas árvores em volta. Ao lado há uma cerca de madeira e uma estrada de terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: ÁREA RURAL NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO RIO PRETO, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM 2014. FIM DA LEGENDA.

MORROS

CASA

CERCA

ÁRVORES

  1. OS RITMOS DA NATUREZA PODEM VARIAR, E NOSSOS HÁBITOS TAMBÉM. INDIQUE ALGO QUE VOCÊ COSTUMA VESTIR EM UM DIA QUENTE.

178

NESSA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DOS CAPÍTULOS 9, 10, 11 E 12.

  1. PINTE OS QUADRINHOS DO NOME DOS OBJETOS CONFORME A LEGENDA.

    Ilustração. Quadrado azul.OBJETOS DE BEBÊ.

    Ilustração. Quadrado vermelho.OBJETOS DE CRIANÇA.

    ( ) BICICLETA.

    ( ) CHOCALHO.

    ( ) MAMADEIRA.

    ( ) VIDEOGAME .

  1. A QUANTIDADE DE FILHOS DA MAIORIA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS HÁ CEM ANOS ERA:

    ( ) MAIOR DO QUE A ATUAL.

    ( ) MENOR DO QUE A ATUAL.

  1. OBSERVE AS MORADIAS E SUAS CARACTERÍSTICAS.
Imagem: Fotografia A. Frente de uma casa com dois andares e um muro cinza em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: SOBRADO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Frente de uma casa térrea com paredes de madeira azuis. Fim da imagem.

LEGENDA: CASA NO MUNICÍPIO DE MOCAJUBA, NO ESTADO DO PARÁ, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. INDIQUE UM MATERIAL USADO NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS:

    A: _____

    B: _____

  1. EM QUE VISÃO ESSAS MORADIAS FORAM RETRATADAS?

    _____

179

Nessa etapa, vamos retomar as temáticas dos capítulos 13, 14, 15 e 16.

  1. No Brasil, muitas crianças que viviam em cidades há cem anos podiam brincar no meio da rua?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

  1. Cite uma regra da brincadeira mãe da rua.
  1. Classifique as frases de acordo com a legenda.

    A – Ano-novo

    C – Carnaval

    J – Festa junina

    ( ) Em algumas localidades, é comemorada com escolas de samba.

    ( ) Nessa festa é realizada uma dança chamada quadrilha.

    ( ) Nessa festa há pessoas que soltam fogos de artifício.

  1. Indique o local em que os jogos e as brincadeiras a seguir costumam ser realizados.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Dentro da moradia

    Fora da moradia

    Empinar pipa

    Jogar videogame

  1. Escreva três atividades de lazer que costumam ser realizadas em parques e praças.

    _____