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O QUE EU JÁ SEI ?

Avaliação diagnóstica

Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar seus conhecimentos em História e Geografia?

1. As paisagens podem mudar ao longo do dia de acordo com o ritmo da natureza. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia A. Uma multidão na areia da praia e entre as pessoas há guarda-sóis coloridos. Ao lado, o mar em tons de verde e ao fundo, árvores e morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Praia no município de Ilhabela, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Pessoas andando em uma rua de pedras e segurando guarda-chuvas. Em volta delas há chuva caindo e ao fundo, construções com as luzes acesas. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

a) Qual fotografia retrata uma paisagem no período da noite com chuva?

A fotografia A.

A fotografia B.

b) Qual fotografia retrata uma paisagem em um dia ensolarado?

A fotografia A.

A fotografia B.

2. Preencha o quadro com informações sobre a atividade de trabalho de um profissional que você observa em seu lugar de viver.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Profissional

O que esse profissional faz

_____

_____

3. Cite dois materiais que podem ser utilizados na construção de moradias.

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4. O dia pode ser dividido em três períodos. Ligue as colunas para relacionar as atividades que as pessoas costumam fazer em cada período.

Jantar.

Tomar café da manhã.

Tomar lanche da tarde.

Manhã.

Tarde.

Noite.

5. Observe as imagens dos documentos a seguir.

Imagem: Fotografia A. Uma certidão de nascimento em tons de amarelo com informações.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia B. Uma caderneta roxa com a informação: CADERNETA DA CRIANÇA – MENINA. PASSAPORTE DA CIDADANIA. No centro, ilustração de adultos, crianças e bebês.  Fim da imagem.

a) Qual imagem é a da Caderneta da Criança?

_____

b) Qual imagem é a de uma Certidão de Nascimento?

_____

6. Sublinhe as palavras abaixo de acordo com a legenda.

Ilustração. Quadrado azul. Dia da semana. Ilustração. Quadrado vermelho.Mês do ano.

maio

janeiro

abril

quarta-feira

segunda-feira

fevereiro

junho

sábado

terça-feira

domingo

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UNIDADE 1. Atividades do dia a dia

Imagem: Pintura. À esquerda, um menino está empinando pipa e ao seu lado, um menino está sentado no chão e observando. Em seguida, duas meninas estão ajoelhadas e uma delas está segurando uma boneca. No centro, uma menina está girando um bambolê em volta da cintura e ao lado, um menino segura um bambolê e observa. Atrás deles, uma criança está descendo um morro com skate, um menino está andando de patinete e olhando para trás. Em seguida, duas crianças estão descendo o morro em carrinhos de rolimã, um menino corre segurando uma haste com um círculo na ponta e um cachorro está correndo. Ao lado, um menino os observa. À direita, dois meninos estão sentados no chão e entre eles há um círculo com bolinhas de gude dentro. Ao lado, um menino observa em pé. Em seguida há duas galinhas correndo e duas meninas olhando para cima. Todos estão descalços e com roupas coloridas. Ao fundo, três casas, plantas, árvores e morros. Acima, o céu em tons de azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Memórias de infância: rua das brincadeiras, pintura de Ricardo Ferrari, de 2017. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

1. Cite duas brincadeiras que as crianças representadas na pintura estão realizando.

2. Essas brincadeiras estão acontecendo durante o dia ou durante a noite? Como você descobriu isso?

3. Como é a paisagem do lugar de viver dessas crianças?

Fim do complemento.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 1 e 2

Quais atividades as crianças podem realizar diariamente?

CAPÍTULO 1. Acontecimentos do dia a dia

As crianças podem realizar diversas atividades no tempo de um dia. A seguir, conheça algumas atividades das crianças do povo indígena pataxó, que vive nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

As crianças pataxós

Na aldeia pataxó, nós levantamos bem cedinho. As crianças, quando são quatro e meia, já levantam para comer banana assada, peixe, mandioca. [...]

Depois de comer, as crianças vão para a escola [...].

À noite, à beira da fogueira ou em suas casas, os pais contam histórias para as crianças.

FONTE: Angthichay e outros . O povo pataxó e suas histórias. São Paulo: Global, 1999. p. 35.

Imagem: Fotografia. Quatro crianças indígenas com adereços no corpo e saias de palha estão sentadas no chão de terra e na frente delas há galhos queimados no chão. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças pataxós no município de Porto Seguro, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral.  Fim da imagem.

1. Localize no texto informações para conversar com os colegas sobre as perguntas a seguir.

a) Que alimentos as crianças pataxós comem pela manhã?

b) O que as crianças pataxós fazem depois de comer?

c) O que as crianças pataxós fazem à noite?

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2. Quais atividades você realiza antes e depois de almoçar? Preencha o quadro com as atividades apresentadas abaixo.

Tomar banho.

Ir à escola.

Fazer lição de casa.

Brincar.

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo curto está segurando uma esponja embaixo do braço esquerdo. Acima dele há um chuveiro e água caindo. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Atividades antes de almoçar

_____

_____

_____

_____

Almoço

Atividades depois de almoçar

_____

_____

_____

_____

Imagem: Ícone: Converse com seu Colega.  Fim da imagem.

3. Compare suas respostas com as de um colega e conversem sobre as questões.

a) Vocês fazem alguma atividade semelhante antes de almoçar? Se sim, qual?

b) E depois de almoçar, vocês fazem alguma atividade semelhante? Se sim, qual?

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De hora em hora

As atividades das pessoas podem ser registradas de acordo com a hora em que ocorrem, como se percebe no depoimento de Ayumã, uma criança do povo indígena kamayurá, que vive no estado de Mato Grosso.

Minhas atividades

Eu moro na aldeia Morená, acordo [às] 5:00 horas da manhã e [às] 7:00 horas vou tomar banho. Depois vou para a casa do meu avô, porque lá já tem comida pronta. Fico ouvindo as histórias que meu avô conta para nós. Ele conta mais as suas histórias das lutas, dos outros campeões que com ele lutaram.

FONTE: Ayumã Kamayurá, aldeia Morená. Geografia indígena. Brasília: MEC/SEF/SEPF/Instituto Socioambiental, 1996. p. 40.

Imagem: Fotografia. Crianças indígenas com bermudas coloridas estão brincando na areia. Ao fundo, uma lagoa e o céu em tons de azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças kamayurás brincando na beira de uma lagoa no município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

1. Ligue cada atividade de Ayumã ao horário em que ela acontece.

Tomar banho.

Acordar.

Imagem: Ilustração. Relógio indicando: 05:00.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Relógio indicando: 07:00.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Tarefa de Casa.  Fim da imagem.

2. Em casa, conte as informações do texto para um adulto de sua convivência.

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Agora você vai explorar o horário em que você realiza algumas atividades de seu dia a dia.

3. Usando lápis de cor, circule a hora aproximada em que você faz cada atividade de acordo com a legenda.

Ilustração. Quadrado azul. Acordar.

Ilustração. Quadrado verde. Almoçar.

Ilustração. Quadrado amarelo. Tomar banho.

Ilustração. Quadrado roxo. Entrar na escola.

Ilustração. Quadrado rosa. Sair da escola.

Ilustração. Quadrado vermelho. Ir dormir.

Imagem: Ilustração. Relógio indicando: 01:00.  Ilustração. Relógio indicando: 02:00.  Ilustração. Relógio indicando: 03:00.  Ilustração. Relógio indicando: 04:00.  Ilustração. Relógio indicando: 05:00.  Ilustração. Relógio indicando: 06:00.  Ilustração. Relógio indicando: 07:00.  Ilustração. Relógio indicando: 08:00.  Ilustração. Relógio indicando: 09:00.  Ilustração. Relógio indicando: 10:00.  Ilustração. Relógio indicando: 11:00.  Ilustração. Relógio indicando: 12:00.  Ilustração. Relógio indicando: 13:00.  Ilustração. Relógio indicando: 14:00.  Ilustração. Relógio indicando: 15:00.  Ilustração. Relógio indicando: 16:00.  Ilustração. Relógio indicando: 17:00.  Ilustração. Relógio indicando: 18:00.  Ilustração. Relógio indicando: 19:00.  Ilustração. Relógio indicando: 20:00.  Ilustração. Relógio indicando: 21:00.  Ilustração. Relógio indicando: 22:00.  Ilustração. Relógio indicando: 23:00.  Ilustração. Relógio indicando: 00:00.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu Colega. Fim da imagem.

4. Compare suas respostas com as de um colega. Há alguma atividade que vocês fazem no mesmo horário? Se sim, qual?

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Calendários

Além dos relógios, as pessoas criaram outras formas de organizar a passagem do tempo, como a citada na história da personagem João.

1. Quando solicitado, leia uma das frases do texto em voz alta.

A semana

– Mamãe, o que é semana? – João sempre perguntava.

– Semana são sete dias – ela sempre explicava.

Mas João se confundia.

Mas João se atrapalhava.

Ontem, domingo, amanhã, aniversário, Natal...

Nos dedos João contava:

– Falta Páscoa e Carnaval.

– Nada disso, meu querido. São sete, tudo seguido.

FONTE: Ana Maria Machado. Um dia desses. São Paulo: Ática, 1997. p. 4.

2. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas.

a) João sabia o que era uma semana?

Sim.

Não.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

b) Que resposta a mãe de João deu à pergunta feita por ele?

3. Leia os nomes dos dias da semana.

Domingo

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

Usando lápis de cor amarelo, pinte os quadrinhos dos dias da semana em que você tem aula.

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As semanas compõem os meses, e os meses compõem os anos. Essa sequência é apresentada em muitos calendários. O tipo de calendário representado a seguir é um dos mais utilizados em nosso cotidiano.

Imagem: Ilustração de um calendário. Na parte superior, faixa rosa com o ano: 2023. Abaixo, os meses: 1) Janeiro. 2) Fevereiro. 3) Março. 4) Abril. 5) Maio. 6) Junho. 7) Julho. 8) Agosto. 9) Setembro. 10) Outubro. 11) Novembro. 12) Dezembro. Fim da imagem.

4. Sobre o calendário, responda às questões a seguir.

a) Esse calendário é de que ano?

_____

b) Qual é o primeiro mês do ano?

_____

c) Qual é o último mês do ano?

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

5. Todos os meses do ano têm a mesma quantidade de dias?

_____

6. Qual é o dia e o mês de seu aniversário?

_____

Encontre no calendário acima o dia de seu aniversário. Em que dia da semana seu aniversário foi ou será comemorado em 2023? Pinte-o abaixo.

_____

Domingo

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

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Tempo, tempo...

As pessoas podem realizar diversas atividades em cada mês do ano.

Observe o calendário do povo indígena suyá, que vive no estado de Mato Grosso.

Imagem: Desenho. Círculo com desenhos e textos:  Janeiro: Colheita de milho. Desenho de uma plantação de milho.  Fevereiro: desenho de um peixe nadando em um rio.  Março: Colheita de abacaxi. Desenho de uma plantação de abacaxi.  Abril: Pescaria. Desenho de peixes em cima de uma grelha na fogueira.  Maio: desenho de um machado ao lado de uma árvore cortada.  Junho: desenho de uma gaivota voando sobre um rio.  Julho: desenho de uma tartaruga no mar. Atrás dela, um buraco na areia com ovos.  Agosto: Mês de festa. Desenho de uma fogueira acesa e atrás há um enfeite grande.  Setembro: Plantio de mandioca. Desenho de uma plantação de mandioca.  Outubro: desenho de uma árvore com frutos amarelos.  Novembro: desenho de um sol grande.  Dezembro: Colheita de melancia. Desenho de uma plantação de melancia.  Fim da imagem.

FONTE: Geografia indígena: Parque Indígena do Xingu. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996. p. 55.

1. Escolha um dos meses do calendário suyá e preencha o quadro com informações sobre ele.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nome do mês

Atividade feita pelos suyás

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2. E você, o que faz em cada mês do ano?

Imagem: Ícone: Desenho.  Fim da imagem.

a) Faça como os indígenas suyás: elabore um calendário com desenhos representando atividades que você realiza em cada mês do ano.

b) Escreva nos quadrinhos o nome de cada atividade.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Um círculo dividido em doze partes com os meses do ano e ao lado, espaço para resposta. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

3. Agora, compare o seu calendário com o calendário dos indígenas suyás.

a) Cite uma semelhança entre eles.

b) Cite uma diferença entre eles.

c) Por que o seu calendário e o dos suyás têm diferenças?

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CAPÍTULO 2. O dia, a noite e as atividades

Você já percebeu diferenças em uma mesma paisagem entre o dia e a noite?

1. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma avenida com carros. Ao lado há árvores e ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de avenida no município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma avenida vazia com postes acesos ao lado. Nas laterais há sombras de árvores e ao fundo, luzes acesas em prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da mesma avenida no município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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a) As fotografias retratam o mesmo local?

Sim.

Não.

b) Qual é a principal diferença que você observa entre as fotografias?

_____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

2. Escolha e observe uma paisagem do lugar onde você vive. Depois, faça um desenho para representar como ela é de dia e como ela é à noite.

Uma paisagem do meu lugar de viver

De dia

Imagem: Ilustração. Um sol amarelo.  Fim da imagem.

À noite

Imagem: Ilustração. Uma lua branca. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

• Que diferenças você observou na paisagem do seu lugar de viver entre o dia e a noite?

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Imagem: Ícone: Atividade em Grupo.  Fim da imagem.

3. Para compreender por que existem o dia e a noite, vamos fazer uma atividade com a ajuda do professor. Sigam as orientações.

Materiais necessários

• Um globo terrestre.

• Uma lanterna.

Imagem: Fotografia. Um globo terrestre sobre um suporte.  Fim da imagem.

LEGENDA: O globo terrestre é uma representação reduzida do planeta Terra. FIM DA LEGENDA.

Como realizar

a) No globo terrestre, localizem o Brasil, o Japão e outros países sobre os quais vocês já ouviram falar.

b) O professor vai girar o globo terrestre. Observem o movimento.

c) Escureçam a sala de aula e um aluno irá segurar a lanterna. Ele deverá manter a lanterna ligada e parada, iluminando o globo terrestre. Observem como o globo terrestre é iluminado conforme gira.

Imagem: Ilustração. Um globo terrestre sobre um suporte. Ao lado, uma mão está segurando uma lanterna e apontando a luz em direção a uma parte do globo. Fim da imagem.

LEGENDA: Nessa ilustração, o globo terrestre representa o planeta Terra e a lanterna representa o Sol. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

• Como acontecem os dias e as noites? Explique com suas palavras.

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Boxe complementar:

Você sabia?

Estamos todos acostumados: quando o Sol se põe, o dia termina e vem a noite; depois da noite, começa um novo dia; e assim sucessivamente.

Isso ocorre devido ao movimento de rotação do planeta Terra. Ao girar ao redor de si mesmo, isto é, ao redor de seu eixo imaginário, uma face do planeta Terra é iluminada pelo Sol, enquanto a outra face não é iluminada.

Para dar uma volta completa ao redor de si mesmo, o planeta Terra leva, aproximadamente, 24 horas.

Planeta Terra: movimento de rotação

Imagem: Ilustração. Planeta Terra: movimento de rotação. À esquerda, o planeta Terra com uma reta diagonal (Eixo de rotação) no meio. Ao lado há uma seta apontando para o lado direito. O lado esquerdo da Terra está escuro e o lado direito, claro. À direita, o Sol grande e ao fundo, o espaço escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática e com cores fantasia. Nela, os elementos não estão representados de forma proporcional. FIM DA LEGENDA.

Fonte: André de Castro Milone e outros. Introdução à astronomia e astrofísica. São José dos Campos: Inpe, 2003. p. 21.

Fim do complemento.

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As atividades do dia a dia

Todos os dias, as pessoas costumam realizar diferentes atividades, desde a hora em que acordam até a hora em que vão dormir.

1. Acompanhe a leitura do texto feita pelo professor.

A família do Marcelo

Todo mundo na minha casa acorda cedo.

A gente toma café juntos, e a gente janta todos juntos.

Meu pai não vem almoçar em casa, porque ele trabalha longe.

Minha mãe vem todos os dias porque ela trabalha mais perto.

As crianças, de noite, vão dormir antes dos grandes.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um casal e duas crianças sentados em volta de uma mesa redonda. Entre eles há pratos, talheres e uma panela na mesa. Fim da imagem.

FONTE: Ruth Rocha. A família do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2001. p. 11-13.

a) Quais atividades todos os membros da família de Marcelo realizam juntos?

Tomar café da manhã.

Almoçar.

Jantar.

b) Qual é o membro dessa família que não almoça em casa?

O pai.

A mãe.

• Por que essa pessoa não almoça em casa?

c) De acordo com a legenda, pinte cada atividade realizada pela família de Marcelo.

Ilustração. Quadrado amarelo.Atividade realizada de dia.

Ilustração. Quadrado azul.Atividade realizada à noite.

Trabalhar.

Tomar café da manhã.

Jantar.

Almoçar.

Dormir.

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Os adultos realizam diferentes atividades de trabalho durante o dia e durante a noite.

2. Escreva os períodos do dia em que cada profissional pode exercer seu trabalho.

Manhã

Tarde

Noite

Imagem: Fotografia. Um menino com cabelo curto e sem camiseta está sentado. Na frente dele, uma mulher com cabelo preso e jaleco branco está com um estetoscópio pendurado no pescoço e segurando a ponta do objeto no peito do menino. Fim da imagem.

LEGENDA: Médica pediatra no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas com uniforme laranja estão varrendo uma praça. Ao fundo, árvores e o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Gari trabalhando na limpeza no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas com capacete de proteção e máscara estão olhando um papel grande. Ao fundo, construção.  Fim da imagem.

LEGENDA: Engenheiro visitando construção no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homens com uniforme vermelho estão acenando no topo de um caminhão de bombeiros. Em volta, pessoas observam e ao fundo há árvores e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Bombeiros no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Quando se tornar adulto, qual profissão você gostaria de exercer? Esse trabalho seria realizado em qual período?

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Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

3. Considerando o seu lugar de viver, complete o quadro com exemplos de profissionais que trabalham nos períodos indicados.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Meu lugar de viver

Ilustração. Um sol amarelo.

Profissionais que trabalham principalmente de dia

Ilustração. Uma lua branca.

Profissionais que trabalham principalmente à noite

Ilustração. Um sol amarelo.

Ilustração. Uma lua branca.

Profissionais que trabalham de dia ou à noite

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

4. Desenhe um profissional com quem você convive.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

• Agora, assinale o período do dia em que ele trabalha.

Trabalha de dia.

Trabalha à noite.

Trabalha de dia ou à noite.

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Cartografando

Uma das atividades mais importantes que as crianças realizam durante o dia, pela manhã ou à tarde, é ir à escola.

Observe a linha laranja no desenho, que representa o trajeto que um ônibus percorre da casa de um aluno até a escola. Depois, complete as frases.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. À esquerda, quarteirões com casas, prédios e árvores. Em seguida, Avenida dos Pássaros com carros sobre ela. No centro, na parte superior, o ônibus parado atrás de uma faixa de pedestres. Abaixo, a farmácia; em seguida, a Avenida das Emas e a Escola. Em seguida, Avenida dos Tuiuius e uma praça com brinquedos. À direita, na parte superior, o mercado ao lado do clube. Abaixo, uma rua e em seguida, o hospital, a Avenida das Emas e em seguida, a Avenida das Garças. À direita, a padaria. Destaque para o caminho do ônibus até a escola: Avenida das Emas, Avenida das Garças e Avenida dos Tuiuius.  Fim da imagem.

FONTE: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos.

1. Partindo da casa onde o aluno mora, o motorista do ônibus segue em frente e depois vira à _____ na avenida _____. Em seguida, vira à _____, na avenida das Garças, e vai _____. Depois, o motorista vira à _____, chegando à escola.

2. A escola fica _____ à praça, na avenida _____.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre as paisagens e as atividades que são realizadas pelas pessoas durante o dia e à noite. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

1. Observe a pintura.

Imagem: Pintura. À direita, uma mulher está sentada ao lado de uma máquina de costura e atrás dela, uma criança está sentada em um balanço, que está pendurado no galho de uma árvore. Em seguida, três mulheres estão sentadas atrás de mesas com renda. Ao lado, uma mulher anda segurando um facão com uma mão e com a outra, ela segura canas-de-açúcar sobre a cabeça. Em seguida, uma mulher segura um cesto ao lado de um galo e atrás dela há um forno a lenha. Atrás há uma casa e uma mulher está balançando um pano na janela. Ao lado, uma jovem está jogando migalhas para galinhas e uma mulher está montada em um cavalo. Em segundo plano há mulheres em uma plantação, ao lado de um pasto. Ao fundo há casas e árvores coloridas e pássaros voando no céu em tons de amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres rendeiras, pintura de Militão dos Santos, de 2014. FIM DA LEGENDA.

a) A cena representada na pintura acontece:

durante o dia.

durante a noite.

b) Assinale as atividades representadas na pintura.

Cuidar da plantação.

Arrumar a moradia.

Cuidar dos animais.

Brincar no balanço.

Fazer renda.

Dirigir um trator.

Cozinhar alimentos.

Andar a cavalo.

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Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

2. Considerando os elementos da paisagem da pintura da página anterior, faça um desenho representando um grupo de crianças e o que elas poderiam estar fazendo nesta paisagem.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

A cena que você representou se passa:

durante o dia.

durante a noite.

3. Você está fazendo essa atividade de avaliação em que dia da semana?

_____

4. Em qual mês do ano você está?

_____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço atividades realizadas antes ou depois do almoço?

b) Identifico os dias da semana e os meses do ano?

c) Percebo transformações na paisagem durante o dia e à noite?

d) Identifico atividades que podem ser realizadas pelas pessoas em diferentes períodos do dia?

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 3 e 4

O que é possível observar em nosso lugar de viver?

CAPÍTULO 3. Conhecer e representar o lugar de viver

Cada lugar tem suas próprias características.

Alguns lugares apresentam ruas com muitas árvores. Em outros, as ruas quase não têm árvores.

Existem lugares com ruas largas e outros com ruas tão estreitas que só passa um carro por vez.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

1. Represente, por meio de um desenho, a paisagem da rua onde você mora.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

a) Na paisagem que você desenhou, existem elementos feitos pelas pessoas? Se sim, quais?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

b) Nessa paisagem, existem elementos que não foram feitos pelas pessoas? Se sim, quais?

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2. Leia a descrição feita por um aluno do trajeto que ele faz todos os dias para ir de sua moradia até a escola.

Para ir à desenho de uma escola. , saio de desenho de uma casa.e passo por desenho de três ruas.. A primeira desenho de uma rua.tem um desenho de um posto., um desenho de um banco.e uma desenho de uma sorveteria.. A segunda desenho de uma rua.tem um desenho de um farol.. Ontem aconteceu uma desenho de dois carros colidindo.lá. A terceira desenho de uma rua.é a da desenho de uma escola.. Ali o trânsito é muito ruim, porque os desenho de dois carros.param em fila dupla.

Imagem: Ilustração. Página de caderno pautada. Fim da imagem.

3. Agora, observe a representação que esse aluno fez dos elementos da paisagem que existem no caminho entre a moradia dele e a escola, por meio de um mapa mental.

Imagem: Desenho. Vista de cima de um bairro. Na parte superior, uma casa azul, um posto, um farol, uma árvore e outra árvore. Na parte inferior, uma árvore, um banco ao lado de uma soverteria, uma praça e uma escola. Os quarteirões são separados por ruas asfaltadas e no centro há dois carros se colidindo. Na frente da escola há vários carros parados em fila dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

• A representação feita pelo aluno corresponde à descrição? Explique.

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Pontos de referência

No trajeto da moradia até a escola e da escola até a moradia, muitos elementos da paisagem podem ser observados.

Alguns deles se destacam e ajudam a nos orientar e localizar. Esses elementos são chamados de pontos de referência.

• Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Um caminho mais longo

[...] Um dia, minha mãe escolheu um caminho diferente para me levar à escola. Era um caminho mais longo, mas ela precisava passar por uma loja, para comprar uma coisa qualquer.

Então, nós passamos por uma rua que eu não conhecia.

Era uma rua linda, cheia de árvores plantadas dos dois lados, uma alameda ; as copas se juntavam, em cima, formando um túnel. [...]

Eu voltei para casa pensando naquilo, e ainda pensei por muitos dias. A ideia de plantar uma árvore na nossa calçada não saía da minha cabeça.

FONTE: Ruth Rocha. Rubens, o semeador. São Paulo: Moderna, 2012. p. 7-8.

Imagem: Ilustração. Uma mulher e um menino estão andando de mãos dadas na calçada. A mulher segura uma bolsa e o menino está com uma mochila nas costas. Ao lado deles há uma rua de pedras. E nas laterais, várias árvores e casas. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

a) Quais foram os elementos da paisagem que mais chamaram a atenção da personagem desse texto?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

b) Em sua opinião, esses elementos da paisagem podem ser considerados pontos de referência?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

c) Na leitura do texto, você ampliou seu vocabulário? Conte ao professor e aos colegas sobre as palavras novas que aprendeu.

33

Cartografando

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

1. Faça um mapa mental do trajeto que você costuma fazer para chegar à escola. Lembre-se de representar os principais pontos de referência pelos quais você passa no caminho.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

2. Quais foram os pontos de referência que você representou no seu mapa mental?

_____

34

Trabalho de campo

Na companhia dos colegas e do professor, você vai observar e refletir sobre a paisagem da rua da escola.

1. Preste atenção em todos os elementos da paisagem e registre suas observações na ficha a seguir. Lembre-se de levar seu material e um lápis para fazer as anotações. Bom trabalho!

Imagem: Ilustração. Um lápis sobre um caderno aberto. Ao fundo, linhas coloridas, estrelas e um lápis. Fim da imagem.

Nome da rua da escola:

• A rua da escola é:

de terra.

estreita.

com muitas árvores.

tranquila.

limpa.

pavimentada.

larga.

com poucas árvores.

movimentada.

suja.

• Na rua da sua escola:

existem estabelecimentos comerciais?

Sim.

Não.

existem placas de sinalização?

Sim.

Não.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. Converse com os colegas e o professor sobre o que você observou na paisagem da rua da escola.

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As placas de sinalização organizam o trânsito de veículos e de pedestres e contribuem para a segurança das pessoas.

3. Observe as placas de sinalização a seguir.

Imagem: Ilustração A. Placa circular e branca com borda vermelha. No centro, silhueta de uma pessoa andando e acima dela há uma linha diagonal vermelha.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração B. Placa circular e branca com borda vermelha. No centro, a informação: 50 km/h. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração C. Placa circular e branca com borda vermelha. No centro, a letra “E” com uma reta diagonal vermelha em cima. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração D. Placa com formato de losango amarelo e bordas pretas. No centro, silhueta de um adulto andando de mãos dadas com uma criança. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração E. Placa octogonal e vermelha com borda branca. No centro, a palavra “PARE”.  Fim da imagem.

a) Você reparou se existem algumas dessas placas de sinalização na rua da escola? Se sim, circule-as.

b) O que cada uma das placas acima indica? Preencha o quadro com o significado de cada uma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Placa

O que indica

A

B

C

D

E

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

4. O que mais chamou sua atenção na paisagem da rua da escola? Por quê?

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Diferentes pontos de vista, diferentes visões

Podemos observar e representar objetos, pessoas e locais de diferentes pontos de vista, ou seja, de diferentes visões.

1. Observe as representações.

LEGENDA: Visão vertical

LEGENDA: (De cima para baixo) FIM DA LEGENDA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma menina ruiva com cabelo preso, camiseta branca, calça e tênis azul está em pé, ao lado de uma mesa e olhando para baixo com a mão no queixo. Na frente dela há um caderno amarelo sobre a mesa. À direita, vista de cima do caderno sobre a mesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Visão frontal

LEGENDA: (De frente) FIM DA LEGENDA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, a menina está sentada no chão e de frente para a mesa. À direita, vista lateral do caderno sobre a mesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Visão oblíqua

LEGENDA: (De cima e de lado) FIM DA LEGENDA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, a menina está em pé e afastada da mesa. À direita, vista aérea do caderno sobre a mesa. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. Se a menina está olhando para os mesmos objetos, por que existem diferenças entre o que ela vê?

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Cartografando

Escreva a visão em que cada objeto foi representado: vertical, frontal ou oblíqua.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um telhado retangular e vermelho. Em volta há grama verde.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista lateral de uma casa branca com dois andares e telhado vermelho. Em volta há grama e ao fundo, árvores.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma casa branca com dois andares e telhado vermelho. Em volta há grama e ao fundo, árvores. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista lateral de uma lata de lixo amarela com tampa vermelha.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista de cima da tampa vermelha.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista aérea da lata amarela com tampa vermelha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista de cima de flores vermelhas em um vaso azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista aérea das flores vermelhas no vaso azul. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista lateral das flores vermelhas no vaso azul. Fim da imagem.

Observação: Representações ilustrativas sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

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Representando lugares

Assim como os lugares que frequentamos no dia a dia têm características próprias, as escolas e as salas de aula também.

1. Observe as salas de aula onde Felipe e Mariana estudam.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma sala de aula retangular. Na parte superior, a mesa na professora e na parte inferior, as carteiras dos alunos. Elas estão divididas em três colunas e seis fileiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sala de aula de Felipe. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma sala de aula quadrada. Na parte superior, a mesa na professora e na parte inferior, as carteiras dos alunos. Elas estão divididas em seis colunas e três fileiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sala de aula de Mariana. FIM DA LEGENDA.

a) Quais são as diferenças entre as salas de aula onde Felipe e Mariana estudam?

_____

b) A sua sala de aula é mais parecida com a sala de Felipe ou com a sala de Mariana?

_____

39

2. Observe a posição das carteiras dos alunos em relação à carteira de Felipe.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de cinco alunos sentados em carteiras escolares. No centro, Felipe. Na frente dele, Carolina e atrás, Luísa. À esquerda, Clara e à direita, João. Fim da imagem.

• Localize quem está sentado:

a) à frente de Felipe:

_____

b) à esquerda de Felipe:

_____

c) à direita de Felipe:

_____

d) atrás de Felipe:

_____

3. Considere as salas de aula da página anterior.

a) Se você estivesse na mesma posição da professora na sala de aula de Felipe, o armário estaria:

à sua direita.

à sua esquerda.

b) Se você estivesse na mesma posição do professor na sala de aula de Mariana, o armário estaria:

à sua direita.

à sua esquerda.

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Representando uma sala de aula

Existem muitas maneiras de representar os lugares que frequentamos.

Observe duas maneiras diferentes de representar uma sala de aula: a planta cartográfica e a maquete.

Imagem: Desenho. Vista de cima de uma sala de aula. Na parte superior, a mesa da professora e na parte inferior, as carteiras dos alunos. Elas estão divididas em três colunas e três fileiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Planta da sala de aula. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de uma maquete de sala de aula. Na parte superior, a mesa da professora e na parte inferior, as carteiras dos alunos. Elas estão divididas em três colunas e três fileiras. Fim da imagem.

LEGENDA: Maquete da sala de aula. FIM DA LEGENDA.

4. Quais diferenças podem ser observadas entre essas duas formas de representação?

_____

41

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

5. Reúna-se com alguns colegas e elaborem a planta cartográfica e a maquete da sala de aula onde vocês estudam.

Materiais necessários

• Pincel.

• Cola.

• Caixa grande de papelão.

• Caixas pequenas vazias.

• Tampinhas de garrafa PET.

• Lápis e canetas coloridas.

• Tintas de várias cores.

• Tesoura com pontas arredondadas.

Imagem: Ilustração. Objetos espalhados: pincéis, canetinhas coloridas, potes de tinta, embalagens, lápis coloridos, tubos de cola, uma tesoura e tampinhas. Atrás há uma caixa de papelão com canetinhas e lápis dentro. Fim da imagem.

Etapa 1 – Observação da sala de aula

A mesa do professor será o ponto de referência para o trabalho. Fiquem perto dela e observem:

• o número de carteiras.

• o número de fileiras.

• a localização da porta e das janelas.

• a posição dos móveis e de objetos, como carteiras, mesa do professor, armários, cesto de lixo, lousa e outros.

Etapa 2 – Seleção dos materiais

• Observem os materiais que seu grupo reuniu, como as caixas pequenas e as tampinhas de garrafa, e escolham quais podem representar cada móvel ou objeto de sua sala de aula.

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Etapa 3 – Construção da planta cartográfica

Sobre uma folha de papel, coloquem o objeto que representará a mesa do professor. Tomando esse objeto como referência, coloquem os outros objetos para representar os demais móveis que existem na sala de aula, de acordo com a posição que eles ocupam.

• Com um lápis, contornem todos os objetos sobre a folha de papel.

• Retirem os objetos que vocês colocaram sobre a folha. Vocês têm agora a planta da sala de aula.

Etapa 4 – Construção da maquete

• Peguem a caixa grande de papelão para representar a sala de aula.

• Utilizem os lápis coloridos e as tintas para pintar os objetos e deixá-los mais bonitos.

• Coloquem dentro da caixa o objeto que representará a mesa do professor e, depois, os demais.

• Colem os objetos na caixa de papelão, na mesma posição que eles ocupam na sala de aula.

• Pronto! A maquete está construída.

Imagem: Ilustração. Quatro crianças com camiseta branca e azul estão sorrindo em volta de uma maquete. Entre eles, a maquete de sala de aula com carteiras escolares, uma lousa, uma janela e um relógio. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

6. Observem a maquete sob diferentes visões, isto é, nas visões vertical, frontal e oblíqua.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

• A maquete representa a sala de aula do jeito que ela é? Converse com os colegas e explique sua resposta.

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7. Agora, em uma folha de papel, crie uma nova planta cartográfica da sala de aula a partir da observação da maquete na visão vertical. Depois, cole a planta no espaço a seguir.

Planta cartográfica da sala de aula

Imagem: Ilustração. Uma mão segurando um lápis sobre um papel com desenho de uma sala de aula. Acima, a informação: PLANTA CARTOGRÁFICA DA SALA DA AULA. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

8. Com a ajuda do professor, organizem uma exposição das maquetes. O professor vai convidar outras pessoas da comunidade escolar para conhecer os trabalhos de vocês.

• Expliquem aos visitantes quais são as diferenças entre as visões vertical, frontal e oblíqua. Em seguida, peçam a eles que observem a maquete desses três pontos de vista.

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CAPÍTULO 4. Memórias do lugar de viver

As pessoas podem ter diferentes memórias sobre as mudanças que acontecem nos lugares, como tratado no poema.

1. Quando solicitado, leia uma estrofe do poema em voz alta.

Memória

Há pouco tempo atrás,

Aqui havia uma padaria.

Pronto – não há mais.

Há pouco tempo atrás,

Aqui havia uma casa,

Cheia de cantos, recantos,

Corredores impregnados

De infância e encanto.

Pronto – não há mais.

Uma farmácia,

Uma quitanda.

Pronto – não há mais.

FONTE: Roseana Murray. Paisagens. Belo Horizonte: Lê, 1996. p. 41.

Imagem: Pintura. No centro, uma rua de pedras sinuosa. Em volta há lojas e postes. Ao fundo, nuvens em tons de azul. Fim da imagem.

Que construções existiam na rua descrita no poema e não existem mais?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. Em sua opinião, como podemos descobrir informações sobre construções que não existem mais? Explique.

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As ruas das cidades brasileiras passaram por muitas mudanças ao longo do tempo, como a Rua das Calçadas, na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.

Rua das Calçadas

[Hoje] são poucas as famílias que lá residem e não existem mais quintais e hortas como antigamente [1930].

A Rua das Calçadas se transformou em uma área movimentada de comércio na cidade. [...]

Na área também se jogava futebol, se empinava papagaio [...].

FONTE: Lúcia Gaspar. São José (Recife, Bairro). Fundação Joaquim Nabuco, 29 jun. 2004. Disponível em: http://fdnc.io/foT. Acesso em: 16 maio 2021.

Imagem: Fotografia. Pessoas segurando guarda-chuvas em uma rua de pedras. Nas laterais há lojas e postes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua das Calçadas, no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.

3. De acordo com o texto, o que existia na Rua das Calçadas e não existe mais?

4. Quais eram as características dessa rua quando o texto foi escrito?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

5. Que atividades descritas no texto eram realizadas na Rua das Calçadas antes de ela se tornar movimentada?

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Explorar fonte histórica oral

Uma das formas de as pessoas obterem informações sobre como eram as ruas e as avenidas em outros tempos é lendo ou ouvindo depoimentos de antigos moradores.

Leia um trecho do depoimento do senhor Ariosto, que nasceu na cidade de São Paulo em 1900. Depois, responda às questões.

Mudança nas avenidas e nas ruas

[...] A Avenida Paulista era bonita, calçamento de paralelepípedos, palacetes. As outras ruas eram semicalçadas, cobertas de árvores, de mata. [...]

Minha rua tinha poucas casas, uma aqui, outra a quinhentos metros. Naquela época faziam casas bem grandes, pé-direito alto, a nossa tinha quintal com pé de laranja, mexerica, ameixa e abacate.

FONTE: Ecléa Bosi. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 103.

1. De acordo com o depoimento do senhor Ariosto, como era o calçamento da Avenida Paulista?

Imagem: Fotografia. À esquerda, vista de cima de uma rua asfaltada.  Fim da imagem.
Imagem: À direita, vista de cima de uma rua de pedras.  Fim da imagem.

Era de asfalto.

Era de paralelepípedo.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. Como eram feitas as casas na época descrita no texto?

47

Fotografias e o registro das mudanças

A observação de fotografias também permite que as pessoas conheçam aspectos das ruas em outros tempos. Observe a seguir duas fotografias da Avenida Paulista, citada pelo senhor Ariosto, em diferentes épocas.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Vista aérea de uma rua. Nas laterais há várias árvores e algumas casas grandes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Avenida Paulista, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1902. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma avenida. Nas laterais há vários prédios e algumas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Avenida Paulista, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

1. Como era a paisagem da Avenida Paulista em 1902?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. Compare as duas fotografias e explique o que mudou na paisagem da Avenida Paulista entre 1902 e 2021.

3. Quanto tempo se passou entre a realização dessas duas fotografias?

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Boxe complementar:

Entreviste

1. Agora você vai investigar algumas mudanças ocorridas em seu lugar de viver. Para isso, converse com um morador do seu bairro que tenha mais de sessenta anos e registre as respostas na ficha abaixo.

Imagem: Ilustração. Um lápis ao lado de um caderno azul. Fim da imagem.

• Qual é o seu nome?

• Há quanto tempo o senhor ou a senhora mora nesse local?

• No local onde vive, onde o senhor ou a senhora observou mudanças:

no calçamento?

na iluminação?

nos tipos de construção?

em outro aspecto? Se sim, qual?

• Algo permanece igual desde a época em que o senhor ou a senhora passou a viver nesse local? Se sim, o quê?

_____

Imagem: Ilustração. Papéis em branco empilhados e ao lado há uma pilha de jornais.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

2. Você e seus colegas vão pesquisar informações sobre a história do seu lugar de viver em revistas, jornais, livros ou na internet. Pesquisem:

a) outros depoimentos de moradores sobre o lugar onde vocês vivem;

b) fotografias desse lugar em diferentes tempos;

c) notícias de acontecimentos que ocorreram nesse lugar.

Fim do complemento.

49

Boxe complementar:

3. Agora você vai registrar duas informações sobre a história do seu lugar de viver. Para isso:

a) Faça desenhos ou cole fotografias nos espaços a seguir para representar cada informação.

b) Escreva uma legenda para cada imagem explicando o que ela representa.

Legenda: _____

Imagem: Ilustração. Um lápis azul. Fim da imagem.

Legenda: _____

Imagem: Ícone: Converse com seu Colega. Fim da imagem.

4. Mostre seus desenhos ou suas fotografias ao colega e veja os dele.

a) Há semelhanças entre as informações que vocês representaram? Se sim, quais?

b) Há diferenças? Quais?

Fim do complemento.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

Nas aulas anteriores, você estudou sobre os elementos das paisagens e as formas de representá-los e refletiu sobre as memórias dos lugares de viver. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

1. Observe diferentes maneiras de representar o lugar de viver.

Imagem: Ilustração. Um avião voando e abaixo dele, uma linha pontilhada na diagonal. Na parte inferior, um bairro. À esquerda, prédios, casas, uma praça e uma escola. À direita, casas, árvores, um mercado e um banco.  Ilustração. Um avião voando e abaixo dele, uma linha pontilhada reta. Na parte inferior, vista de cima de um bairro. À esquerda, prédios, casas, uma praça e uma escola. À direita, casas, um mercado e um banco.  Fim da imagem.

a) Escreva em qual visão cada representação foi feita.

• Desenho:

• Planta cartográfica:

b) Indique dois pontos de referência que se destacam nesse lugar de viver.

2. Qual é a principal diferença entre uma maquete e outras formas de representação, tais como o desenho, o mapa mental e a planta cartográfica? Explique.

_____

51

3. Observe as fotografias de um mesmo lugar em dois tempos diferentes.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Vista aérea de uma avenida com chão de terra. Nas laterais há várias árvores e casas grandes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Ana Costa, no município de Santos, no estado de São Paulo, em 1940. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma avenida asfaltada. Nas laterais há vários prédios, casas e algumas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Ana Costa, no município de Santos, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

• Escreva uma mudança que pode ser observada na paisagem dessa rua entre 1940 e 2019.

_____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico pontos de referência no meu lugar de viver?

b) Consigo perceber que um desenho, um mapa mental, uma planta cartográfica e uma maquete são formas diferentes de representação de uma paisagem?

c) Identifico mudanças que aconteceram no meu lugar de viver?

d) Compreendo a importância dos depoimentos e das fotografias como fontes históricas?