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O QUE EU JÁ SEI ?
Avaliação diagnóstica
Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar seus conhecimentos em História e Geografia?
1. As paisagens podem mudar ao longo do dia de acordo com o ritmo da natureza. Observe as fotografias.
LEGENDA: Praia no município de Ilhabela, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rua no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
a) Qual fotografia retrata uma paisagem no período da noite com chuva?
A fotografia A.
A fotografia B.
b) Qual fotografia retrata uma paisagem em um dia ensolarado?
A fotografia A.
A fotografia B.
2. Preencha o quadro com informações sobre a atividade de trabalho de um profissional que você observa em seu lugar de viver.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Profissional |
O que esse profissional faz |
---|---|
_____ |
_____ |
3. Cite dois materiais que podem ser utilizados na construção de moradias.
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4. O dia pode ser dividido em três períodos. Ligue as colunas para relacionar as atividades que as pessoas costumam fazer em cada período.
Jantar.
Tomar café da manhã.
Tomar lanche da tarde.
Manhã.
Tarde.
Noite.
5. Observe as imagens dos documentos a seguir.
a) Qual imagem é a da Caderneta da Criança?
_____
b) Qual imagem é a de uma Certidão de Nascimento?
_____
6. Sublinhe as palavras abaixo de acordo com a legenda.
Dia da semana. Mês do ano.
maio
janeiro
abril
quarta-feira
segunda-feira
fevereiro
junho
sábado
terça-feira
domingo
10
UNIDADE 1. Atividades do dia a dia
LEGENDA: Memórias de infância: rua das brincadeiras, pintura de Ricardo Ferrari, de 2017. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Primeiros contatos
1. Cite duas brincadeiras que as crianças representadas na pintura estão realizando.
2. Essas brincadeiras estão acontecendo durante o dia ou durante a noite? Como você descobriu isso?
3. Como é a paisagem do lugar de viver dessas crianças?
Fim do complemento.
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DESAFIO À VISTA!
Quais atividades as crianças podem realizar diariamente?
CAPÍTULO 1. Acontecimentos do dia a dia
As crianças podem realizar diversas atividades no tempo de um dia. A seguir, conheça algumas atividades das crianças do povo indígena pataxó, que vive nos estados da Bahia e de Minas Gerais.
As crianças pataxós
Na aldeia pataxó, nós levantamos bem cedinho. As crianças, quando são quatro e meia, já levantam para comer banana assada, peixe, mandioca. [...]
Depois de comer, as crianças vão para a escola [...].
À noite, à beira da fogueira ou em suas casas, os pais contam histórias para as crianças.
FONTE: Angthichay e outros . O povo pataxó e suas histórias. São Paulo: Global, 1999. p. 35.
LEGENDA: Crianças pataxós no município de Porto Seguro, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
1. Localize no texto informações para conversar com os colegas sobre as perguntas a seguir.
a) Que alimentos as crianças pataxós comem pela manhã?
b) O que as crianças pataxós fazem depois de comer?
c) O que as crianças pataxós fazem à noite?
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2. Quais atividades você realiza antes e depois de almoçar? Preencha o quadro com as atividades apresentadas abaixo.
Tomar banho.
Ir à escola.
Fazer lição de casa.
Brincar.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Atividades antes de almoçar |
_____ |
_____ |
|
_____ |
|
_____ |
|
Almoço |
|
Atividades depois de almoçar |
_____ |
_____ |
|
_____ |
|
_____ |
3. Compare suas respostas com as de um colega e conversem sobre as questões.
a) Vocês fazem alguma atividade semelhante antes de almoçar? Se sim, qual?
b) E depois de almoçar, vocês fazem alguma atividade semelhante? Se sim, qual?
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De hora em hora
As atividades das pessoas podem ser registradas de acordo com a hora em que ocorrem, como se percebe no depoimento de Ayumã, uma criança do povo indígena kamayurá, que vive no estado de Mato Grosso.
Minhas atividades
Eu moro na aldeia Morená, acordo [às] 5:00 horas da manhã e [às] 7:00 horas vou tomar banho. Depois vou para a casa do meu avô, porque lá já tem comida pronta. Fico ouvindo as histórias que meu avô conta para nós. Ele conta mais as suas histórias das lutas, dos outros campeões que com ele lutaram.
FONTE: Ayumã Kamayurá, aldeia Morená. Geografia indígena. Brasília: MEC/SEF/SEPF/Instituto Socioambiental, 1996. p. 40.
LEGENDA: Crianças kamayurás brincando na beira de uma lagoa no município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.
1. Ligue cada atividade de Ayumã ao horário em que ela acontece.
Tomar banho.
Acordar.
2. Em casa, conte as informações do texto para um adulto de sua convivência.
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Agora você vai explorar o horário em que você realiza algumas atividades de seu dia a dia.
3. Usando lápis de cor, circule a hora aproximada em que você faz cada atividade de acordo com a legenda.
Acordar.
Almoçar.
Tomar banho.
Entrar na escola.
Sair da escola.
Ir dormir.
4. Compare suas respostas com as de um colega. Há alguma atividade que vocês fazem no mesmo horário? Se sim, qual?
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Calendários
Além dos relógios, as pessoas criaram outras formas de organizar a passagem do tempo, como a citada na história da personagem João.
1. Quando solicitado, leia uma das frases do texto em voz alta.
A semana
– Mamãe, o que é semana? – João sempre perguntava.
– Semana são sete dias – ela sempre explicava.
Mas João se confundia.
Mas João se atrapalhava.
Ontem, domingo, amanhã, aniversário, Natal...
Nos dedos João contava:
– Falta Páscoa e Carnaval.
– Nada disso, meu querido. São sete, tudo seguido.
FONTE: Ana Maria Machado. Um dia desses. São Paulo: Ática, 1997. p. 4.
2. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas.
a) João sabia o que era uma semana?
Sim.
Não.
b) Que resposta a mãe de João deu à pergunta feita por ele?
3. Leia os nomes dos dias da semana.
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
• Usando lápis de cor amarelo, pinte os quadrinhos dos dias da semana em que você tem aula.
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As semanas compõem os meses, e os meses compõem os anos. Essa sequência é apresentada em muitos calendários. O tipo de calendário representado a seguir é um dos mais utilizados em nosso cotidiano.
4. Sobre o calendário, responda às questões a seguir.
a) Esse calendário é de que ano?
_____
b) Qual é o primeiro mês do ano?
_____
c) Qual é o último mês do ano?
_____
5. Todos os meses do ano têm a mesma quantidade de dias?
_____
6. Qual é o dia e o mês de seu aniversário?
_____
• Encontre no calendário acima o dia de seu aniversário. Em que dia da semana seu aniversário foi ou será comemorado em 2023? Pinte-o abaixo.
_____
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
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Tempo, tempo...
As pessoas podem realizar diversas atividades em cada mês do ano.
Observe o calendário do povo indígena suyá, que vive no estado de Mato Grosso.
FONTE: Geografia indígena: Parque Indígena do Xingu. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996. p. 55.
1. Escolha um dos meses do calendário suyá e preencha o quadro com informações sobre ele.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nome do mês |
Atividade feita pelos suyás |
---|---|
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2. E você, o que faz em cada mês do ano?
a) Faça como os indígenas suyás: elabore um calendário com desenhos representando atividades que você realiza em cada mês do ano.
b) Escreva nos quadrinhos o nome de cada atividade.
3. Agora, compare o seu calendário com o calendário dos indígenas suyás.
a) Cite uma semelhança entre eles.
b) Cite uma diferença entre eles.
c) Por que o seu calendário e o dos suyás têm diferenças?
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CAPÍTULO 2. O dia, a noite e as atividades
Você já percebeu diferenças em uma mesma paisagem entre o dia e a noite?
1. Observe as fotografias.
LEGENDA: Vista de avenida no município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista da mesma avenida no município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.
21
a) As fotografias retratam o mesmo local?
Sim.
Não.
b) Qual é a principal diferença que você observa entre as fotografias?
_____
2. Escolha e observe uma paisagem do lugar onde você vive. Depois, faça um desenho para representar como ela é de dia e como ela é à noite.
Uma paisagem do meu lugar de viver
De dia
À noite
• Que diferenças você observou na paisagem do seu lugar de viver entre o dia e a noite?
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3. Para compreender por que existem o dia e a noite, vamos fazer uma atividade com a ajuda do professor. Sigam as orientações.
Materiais necessários
• Um globo terrestre.
• Uma lanterna.
LEGENDA: O globo terrestre é uma representação reduzida do planeta Terra. FIM DA LEGENDA.
Como realizar
a) No globo terrestre, localizem o Brasil, o Japão e outros países sobre os quais vocês já ouviram falar.
b) O professor vai girar o globo terrestre. Observem o movimento.
c) Escureçam a sala de aula e um aluno irá segurar a lanterna. Ele deverá manter a lanterna ligada e parada, iluminando o globo terrestre. Observem como o globo terrestre é iluminado conforme gira.
LEGENDA: Nessa ilustração, o globo terrestre representa o planeta Terra e a lanterna representa o Sol. FIM DA LEGENDA.
• Como acontecem os dias e as noites? Explique com suas palavras.
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Boxe complementar:
Você sabia?
Estamos todos acostumados: quando o Sol se põe, o dia termina e vem a noite; depois da noite, começa um novo dia; e assim sucessivamente.
Isso ocorre devido ao movimento de rotação do planeta Terra. Ao girar ao redor de si mesmo, isto é, ao redor de seu eixo imaginário, uma face do planeta Terra é iluminada pelo Sol, enquanto a outra face não é iluminada.
Para dar uma volta completa ao redor de si mesmo, o planeta Terra leva, aproximadamente, 24 horas.
Planeta Terra: movimento de rotação
LEGENDA: Representação esquemática e com cores fantasia. Nela, os elementos não estão representados de forma proporcional. FIM DA LEGENDA.
Fonte: André de Castro Milone e outros. Introdução à astronomia e astrofísica. São José dos Campos: Inpe, 2003. p. 21.
Fim do complemento.
24
As atividades do dia a dia
Todos os dias, as pessoas costumam realizar diferentes atividades, desde a hora em que acordam até a hora em que vão dormir.
1. Acompanhe a leitura do texto feita pelo professor.
A família do Marcelo
Todo mundo na minha casa acorda cedo.
A gente toma café juntos, e a gente janta todos juntos.
Meu pai não vem almoçar em casa, porque ele trabalha longe.
Minha mãe vem todos os dias porque ela trabalha mais perto.
As crianças, de noite, vão dormir antes dos grandes.
FONTE: Ruth Rocha. A família do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2001. p. 11-13.
a) Quais atividades todos os membros da família de Marcelo realizam juntos?
Tomar café da manhã.
Almoçar.
Jantar.
b) Qual é o membro dessa família que não almoça em casa?
O pai.
A mãe.
• Por que essa pessoa não almoça em casa?
c) De acordo com a legenda, pinte cada atividade realizada pela família de Marcelo.
Atividade realizada de dia.
Atividade realizada à noite.
Trabalhar.
Tomar café da manhã.
Jantar.
Almoçar.
Dormir.
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Os adultos realizam diferentes atividades de trabalho durante o dia e durante a noite.
2. Escreva os períodos do dia em que cada profissional pode exercer seu trabalho.
Manhã
Tarde
Noite
LEGENDA: Médica pediatra no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Gari trabalhando na limpeza no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Engenheiro visitando construção no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bombeiros no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
• Quando se tornar adulto, qual profissão você gostaria de exercer? Esse trabalho seria realizado em qual período?
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3. Considerando o seu lugar de viver, complete o quadro com exemplos de profissionais que trabalham nos períodos indicados.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Meu lugar de viver |
||
---|---|---|
Profissionais que trabalham principalmente de dia |
Profissionais que trabalham principalmente à noite |
Profissionais que trabalham de dia ou à noite |
4. Desenhe um profissional com quem você convive.
• Agora, assinale o período do dia em que ele trabalha.
Trabalha de dia.
Trabalha à noite.
Trabalha de dia ou à noite.
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Cartografando
Uma das atividades mais importantes que as crianças realizam durante o dia, pela manhã ou à tarde, é ir à escola.
Observe a linha laranja no desenho, que representa o trajeto que um ônibus percorre da casa de um aluno até a escola. Depois, complete as frases.
FONTE: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos.
1. Partindo da casa onde o aluno mora, o motorista do ônibus segue em frente e depois vira à _____ na avenida _____. Em seguida, vira à _____, na avenida das Garças, e vai _____. Depois, o motorista vira à _____, chegando à escola.
2. A escola fica _____ à praça, na avenida _____.
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 1 e 2
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou sobre as paisagens e as atividades que são realizadas pelas pessoas durante o dia e à noite. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
1. Observe a pintura.
LEGENDA: Mulheres rendeiras, pintura de Militão dos Santos, de 2014. FIM DA LEGENDA.
a) A cena representada na pintura acontece:
durante o dia.
durante a noite.
b) Assinale as atividades representadas na pintura.
Cuidar da plantação.
Arrumar a moradia.
Cuidar dos animais.
Brincar no balanço.
Fazer renda.
Dirigir um trator.
Cozinhar alimentos.
Andar a cavalo.
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2. Considerando os elementos da paisagem da pintura da página anterior, faça um desenho representando um grupo de crianças e o que elas poderiam estar fazendo nesta paisagem.
• A cena que você representou se passa:
durante o dia.
durante a noite.
3. Você está fazendo essa atividade de avaliação em que dia da semana?
_____
4. Em qual mês do ano você está?
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço atividades realizadas antes ou depois do almoço? |
|||
b) Identifico os dias da semana e os meses do ano? |
|||
c) Percebo transformações na paisagem durante o dia e à noite? |
|||
d) Identifico atividades que podem ser realizadas pelas pessoas em diferentes períodos do dia? |
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DESAFIO À VISTA!
Capítulos 3 e 4
O que é possível observar em nosso lugar de viver?
CAPÍTULO 3. Conhecer e representar o lugar de viver
Cada lugar tem suas próprias características.
Alguns lugares apresentam ruas com muitas árvores. Em outros, as ruas quase não têm árvores.
Existem lugares com ruas largas e outros com ruas tão estreitas que só passa um carro por vez.
1. Represente, por meio de um desenho, a paisagem da rua onde você mora.
a) Na paisagem que você desenhou, existem elementos feitos pelas pessoas? Se sim, quais?
b) Nessa paisagem, existem elementos que não foram feitos pelas pessoas? Se sim, quais?
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2. Leia a descrição feita por um aluno do trajeto que ele faz todos os dias para ir de sua moradia até a escola.
Para ir à , saio de e passo por . A primeira tem um , um e uma . A segunda tem um . Ontem aconteceu uma lá. A terceira é a da . Ali o trânsito é muito ruim, porque os param em fila dupla.
3. Agora, observe a representação que esse aluno fez dos elementos da paisagem que existem no caminho entre a moradia dele e a escola, por meio de um mapa mental.
• A representação feita pelo aluno corresponde à descrição? Explique.
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Pontos de referência
No trajeto da moradia até a escola e da escola até a moradia, muitos elementos da paisagem podem ser observados.
Alguns deles se destacam e ajudam a nos orientar e localizar. Esses elementos são chamados de pontos de referência.
• Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Um caminho mais longo
[...] Um dia, minha mãe escolheu um caminho diferente para me levar à escola. Era um caminho mais longo, mas ela precisava passar por uma loja, para comprar uma coisa qualquer.
Então, nós passamos por uma rua que eu não conhecia.
Era uma rua linda, cheia de árvores plantadas dos dois lados, uma alameda ; as copas se juntavam, em cima, formando um túnel. [...]
Eu voltei para casa pensando naquilo, e ainda pensei por muitos dias. A ideia de plantar uma árvore na nossa calçada não saía da minha cabeça.
FONTE: Ruth Rocha. Rubens, o semeador. São Paulo: Moderna, 2012. p. 7-8.
a) Quais foram os elementos da paisagem que mais chamaram a atenção da personagem desse texto?
b) Em sua opinião, esses elementos da paisagem podem ser considerados pontos de referência?
c) Na leitura do texto, você ampliou seu vocabulário? Conte ao professor e aos colegas sobre as palavras novas que aprendeu.
33
Cartografando
1. Faça um mapa mental do trajeto que você costuma fazer para chegar à escola. Lembre-se de representar os principais pontos de referência pelos quais você passa no caminho.
2. Quais foram os pontos de referência que você representou no seu mapa mental?
_____
34
Trabalho de campo
Na companhia dos colegas e do professor, você vai observar e refletir sobre a paisagem da rua da escola.
1. Preste atenção em todos os elementos da paisagem e registre suas observações na ficha a seguir. Lembre-se de levar seu material e um lápis para fazer as anotações. Bom trabalho!
• Nome da rua da escola:
• A rua da escola é:
de terra.
estreita.
com muitas árvores.
tranquila.
limpa.
pavimentada.
larga.
com poucas árvores.
movimentada.
suja.
• Na rua da sua escola:
✓ existem estabelecimentos comerciais?
Sim.
Não.
✓ existem placas de sinalização?
Sim.
Não.
2. Converse com os colegas e o professor sobre o que você observou na paisagem da rua da escola.
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As placas de sinalização organizam o trânsito de veículos e de pedestres e contribuem para a segurança das pessoas.
3. Observe as placas de sinalização a seguir.
a) Você reparou se existem algumas dessas placas de sinalização na rua da escola? Se sim, circule-as.
b) O que cada uma das placas acima indica? Preencha o quadro com o significado de cada uma.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Placa |
O que indica |
---|---|
A |
|
B |
|
C |
|
D |
|
E |
4. O que mais chamou sua atenção na paisagem da rua da escola? Por quê?
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Diferentes pontos de vista, diferentes visões
Podemos observar e representar objetos, pessoas e locais de diferentes pontos de vista, ou seja, de diferentes visões.
1. Observe as representações.
LEGENDA: Visão vertical
LEGENDA: (De cima para baixo) FIM DA LEGENDA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Visão frontal
LEGENDA: (De frente) FIM DA LEGENDA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Visão oblíqua
LEGENDA: (De cima e de lado) FIM DA LEGENDA. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
2. Se a menina está olhando para os mesmos objetos, por que existem diferenças entre o que ela vê?
37
Cartografando
Escreva a visão em que cada objeto foi representado: vertical, frontal ou oblíqua.
Observação: Representações ilustrativas sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
38
Representando lugares
Assim como os lugares que frequentamos no dia a dia têm características próprias, as escolas e as salas de aula também.
1. Observe as salas de aula onde Felipe e Mariana estudam.
LEGENDA: Sala de aula de Felipe. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sala de aula de Mariana. FIM DA LEGENDA.
a) Quais são as diferenças entre as salas de aula onde Felipe e Mariana estudam?
_____
b) A sua sala de aula é mais parecida com a sala de Felipe ou com a sala de Mariana?
_____
39
2. Observe a posição das carteiras dos alunos em relação à carteira de Felipe.
• Localize quem está sentado:
a) à frente de Felipe:
_____
b) à esquerda de Felipe:
_____
c) à direita de Felipe:
_____
d) atrás de Felipe:
_____
3. Considere as salas de aula da página anterior.
a) Se você estivesse na mesma posição da professora na sala de aula de Felipe, o armário estaria:
à sua direita.
à sua esquerda.
b) Se você estivesse na mesma posição do professor na sala de aula de Mariana, o armário estaria:
à sua direita.
à sua esquerda.
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Representando uma sala de aula
Existem muitas maneiras de representar os lugares que frequentamos.
Observe duas maneiras diferentes de representar uma sala de aula: a planta cartográfica e a maquete.
LEGENDA: Planta da sala de aula. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Maquete da sala de aula. FIM DA LEGENDA.
4. Quais diferenças podem ser observadas entre essas duas formas de representação?
_____
41
5. Reúna-se com alguns colegas e elaborem a planta cartográfica e a maquete da sala de aula onde vocês estudam.
Materiais necessários
• Pincel.
• Cola.
• Caixa grande de papelão.
• Caixas pequenas vazias.
• Tampinhas de garrafa PET.
• Lápis e canetas coloridas.
• Tintas de várias cores.
• Tesoura com pontas arredondadas.
Etapa 1 – Observação da sala de aula
A mesa do professor será o ponto de referência para o trabalho. Fiquem perto dela e observem:
• o número de carteiras.
• o número de fileiras.
• a localização da porta e das janelas.
• a posição dos móveis e de objetos, como carteiras, mesa do professor, armários, cesto de lixo, lousa e outros.
Etapa 2 – Seleção dos materiais
• Observem os materiais que seu grupo reuniu, como as caixas pequenas e as tampinhas de garrafa, e escolham quais podem representar cada móvel ou objeto de sua sala de aula.
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Etapa 3 – Construção da planta cartográfica
• Sobre uma folha de papel, coloquem o objeto que representará a mesa do professor. Tomando esse objeto como referência, coloquem os outros objetos para representar os demais móveis que existem na sala de aula, de acordo com a posição que eles ocupam.
• Com um lápis, contornem todos os objetos sobre a folha de papel.
• Retirem os objetos que vocês colocaram sobre a folha. Vocês têm agora a planta da sala de aula.
Etapa 4 – Construção da maquete
• Peguem a caixa grande de papelão para representar a sala de aula.
• Utilizem os lápis coloridos e as tintas para pintar os objetos e deixá-los mais bonitos.
• Coloquem dentro da caixa o objeto que representará a mesa do professor e, depois, os demais.
• Colem os objetos na caixa de papelão, na mesma posição que eles ocupam na sala de aula.
• Pronto! A maquete está construída.
6. Observem a maquete sob diferentes visões, isto é, nas visões vertical, frontal e oblíqua.
• A maquete representa a sala de aula do jeito que ela é? Converse com os colegas e explique sua resposta.
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7. Agora, em uma folha de papel, crie uma nova planta cartográfica da sala de aula a partir da observação da maquete na visão vertical. Depois, cole a planta no espaço a seguir.
Planta cartográfica da sala de aula
8. Com a ajuda do professor, organizem uma exposição das maquetes. O professor vai convidar outras pessoas da comunidade escolar para conhecer os trabalhos de vocês.
• Expliquem aos visitantes quais são as diferenças entre as visões vertical, frontal e oblíqua. Em seguida, peçam a eles que observem a maquete desses três pontos de vista.
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CAPÍTULO 4. Memórias do lugar de viver
As pessoas podem ter diferentes memórias sobre as mudanças que acontecem nos lugares, como tratado no poema.
1. Quando solicitado, leia uma estrofe do poema em voz alta.
Memória
Há pouco tempo atrás,
Aqui havia uma padaria.
Pronto – não há mais.
Há pouco tempo atrás,
Aqui havia uma casa,
Cheia de cantos, recantos,
De infância e encanto.
Pronto – não há mais.
Uma farmácia,
Uma quitanda.
Pronto – não há mais.
FONTE: Roseana Murray. Paisagens. Belo Horizonte: Lê, 1996. p. 41.
• Que construções existiam na rua descrita no poema e não existem mais?
2. Em sua opinião, como podemos descobrir informações sobre construções que não existem mais? Explique.
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As ruas das cidades brasileiras passaram por muitas mudanças ao longo do tempo, como a Rua das Calçadas, na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.
Rua das Calçadas
[Hoje] são poucas as famílias que lá residem e não existem mais quintais e hortas como antigamente [1930].
A Rua das Calçadas se transformou em uma área movimentada de comércio na cidade. [...]
Na área também se jogava futebol, se empinava papagaio [...].
FONTE: Lúcia Gaspar. São José (Recife, Bairro). Fundação Joaquim Nabuco, 29 jun. 2004. Disponível em: http://fdnc.io/foT. Acesso em: 16 maio 2021.
LEGENDA: Rua das Calçadas, no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.
3. De acordo com o texto, o que existia na Rua das Calçadas e não existe mais?
4. Quais eram as características dessa rua quando o texto foi escrito?
5. Que atividades descritas no texto eram realizadas na Rua das Calçadas antes de ela se tornar movimentada?
46
Explorar fonte histórica oral
Uma das formas de as pessoas obterem informações sobre como eram as ruas e as avenidas em outros tempos é lendo ou ouvindo depoimentos de antigos moradores.
Leia um trecho do depoimento do senhor Ariosto, que nasceu na cidade de São Paulo em 1900. Depois, responda às questões.
Mudança nas avenidas e nas ruas
[...] A Avenida Paulista era bonita, calçamento de paralelepípedos, palacetes. As outras ruas eram semicalçadas, cobertas de árvores, de mata. [...]
Minha rua tinha poucas casas, uma aqui, outra a quinhentos metros. Naquela época faziam casas bem grandes, pé-direito alto, a nossa tinha quintal com pé de laranja, mexerica, ameixa e abacate.
FONTE: Ecléa Bosi. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 103.
1. De acordo com o depoimento do senhor Ariosto, como era o calçamento da Avenida Paulista?
Era de asfalto.
Era de paralelepípedo.
2. Como eram feitas as casas na época descrita no texto?
47
Fotografias e o registro das mudanças
A observação de fotografias também permite que as pessoas conheçam aspectos das ruas em outros tempos. Observe a seguir duas fotografias da Avenida Paulista, citada pelo senhor Ariosto, em diferentes épocas.
LEGENDA: Vista da Avenida Paulista, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1902. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista da Avenida Paulista, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
1. Como era a paisagem da Avenida Paulista em 1902?
2. Compare as duas fotografias e explique o que mudou na paisagem da Avenida Paulista entre 1902 e 2021.
3. Quanto tempo se passou entre a realização dessas duas fotografias?
48
Boxe complementar:
Entreviste
1. Agora você vai investigar algumas mudanças ocorridas em seu lugar de viver. Para isso, converse com um morador do seu bairro que tenha mais de sessenta anos e registre as respostas na ficha abaixo.
• Qual é o seu nome?
• Há quanto tempo o senhor ou a senhora mora nesse local?
• No local onde vive, onde o senhor ou a senhora observou mudanças:
no calçamento?
na iluminação?
nos tipos de construção?
em outro aspecto? Se sim, qual?
• Algo permanece igual desde a época em que o senhor ou a senhora passou a viver nesse local? Se sim, o quê?
_____
2. Você e seus colegas vão pesquisar informações sobre a história do seu lugar de viver em revistas, jornais, livros ou na internet. Pesquisem:
a) outros depoimentos de moradores sobre o lugar onde vocês vivem;
b) fotografias desse lugar em diferentes tempos;
c) notícias de acontecimentos que ocorreram nesse lugar.
Fim do complemento.
49
Boxe complementar:
3. Agora você vai registrar duas informações sobre a história do seu lugar de viver. Para isso:
a) Faça desenhos ou cole fotografias nos espaços a seguir para representar cada informação.
b) Escreva uma legenda para cada imagem explicando o que ela representa.
Legenda: _____
Legenda: _____
4. Mostre seus desenhos ou suas fotografias ao colega e veja os dele.
a) Há semelhanças entre as informações que vocês representaram? Se sim, quais?
b) Há diferenças? Quais?
Fim do complemento.
50
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
Nas aulas anteriores, você estudou sobre os elementos das paisagens e as formas de representá-los e refletiu sobre as memórias dos lugares de viver. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
1. Observe diferentes maneiras de representar o lugar de viver.
a) Escreva em qual visão cada representação foi feita.
• Desenho:
• Planta cartográfica:
b) Indique dois pontos de referência que se destacam nesse lugar de viver.
2. Qual é a principal diferença entre uma maquete e outras formas de representação, tais como o desenho, o mapa mental e a planta cartográfica? Explique.
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3. Observe as fotografias de um mesmo lugar em dois tempos diferentes.
LEGENDA: Avenida Ana Costa, no município de Santos, no estado de São Paulo, em 1940. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida Ana Costa, no município de Santos, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
• Escreva uma mudança que pode ser observada na paisagem dessa rua entre 1940 e 2019.
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Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
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a) Identifico pontos de referência no meu lugar de viver? |
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b) Consigo perceber que um desenho, um mapa mental, uma planta cartográfica e uma maquete são formas diferentes de representação de uma paisagem? |
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c) Identifico mudanças que aconteceram no meu lugar de viver? |
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d) Compreendo a importância dos depoimentos e das fotografias como fontes históricas? |