52
UNIDADE 2. A convivência entre as pessoas
LEGENDA: Parque da Quinta da Boa Vista no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
53
Boxe complementar:
Primeiros contatos
1. Quais elementos se destacam na paisagem retratada?
2. Na fotografia, quais formas de convivência entre as pessoas podem ser identificadas?
3. Você convive com outras pessoas em um local semelhante ao retratado?
Fim do complemento.
54
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 5 e 6
Como pode ser a convivência entre as pessoas nos mais diversos locais?
CAPÍTULO 5. Conviver no dia a dia
As pessoas podem conviver nas moradias, nas praças, nos parques, nas escolas e em muitos outros locais.
Nos prédios de apartamentos, por exemplo, os vizinhos podem conviver nas áreas coletivas, que são o assunto da reportagem a seguir.
Área de convivência
LEGENDA: Imagem meramente ilustrativa. FIM DA LEGENDA.
“É preciso aprender a usar esse espaço e a valorizá-lo como se fosse a sua casa. Aqui pode-se jogar bola e ninguém reclama das festas, os vizinhos participam e deixamos tudo limpo no final” [...].
FONTE: Leilane Menezes. A vida debaixo do bloco. Brasília Encontro, 20 fev. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/foX. Acesso em: 20 maio 2021.
55
1. Localize e retire informações da reportagem para responder às perguntas.
a) De acordo com o depoimento, que atividades podem ser realizadas nas áreas coletivas do prédio?
b) Por que os moradores desse prédio não reclamam das festas?
Para que os moradores de uma comunidade tenham uma convivência adequada, é necessário que todos se respeitem.
2. Quando solicitado, leia a tirinha da personagem Armandinho em voz alta.
LEGENDA: Armandinho, tirinha de Alexandre Beck, de 2014. FIM DA LEGENDA.
a) Por que o adulto perguntou ao Armandinho se ele tinha esquecido dos vizinhos?
b) Armandinho achou que estava fazendo algo inadequado para os vizinhos? Explique.
c) Em sua opinião, qual atitude Armandinho deveria ter tomado para que a convivência com os vizinhos fosse adequada? Explique.
3. Agora é sua vez! Escolha uma personagem de que você gosta e crie uma tirinha em que ela toma uma atitude adequada para a convivência com os vizinhos.
56
Convivência na sala de aula
Para garantir uma boa convivência em sala de aula, precisamos também estabelecer algumas regras, como foi feito em uma escola pública do município de Alvorada, no estado do Rio Grande do Sul.
A seguir, leia o texto sobre uma entrevista feita com duas alunas dessa escola.
Regras da classe
A entrevista iniciou questionando as meninas se existiam regras na turma. Elas disseram que sim. [...]
Em seguida, foi questionado quem inventou as regras e elas responderam que as regras foram inventadas pela turma junto com a professora.
Ao serem questionadas a respeito de como elaboraram as regras, elas contaram que cada um diz uma regra e, se todos concordarem, a professora a escreve no quadro [...].
FONTE: Cindy Alós Nunes. Regras e combinados: qual a participação das crianças na elaboração e vivência das regras e combinados na sala de aula? Trabalho de conclusão de curso (graduação em Pedagogia). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 29. 2014.
1. Quem criou as regras na turma da escola tratada no texto?
_____
2. Numere as frases de 1 a 3 para indicar a sequência das etapas de elaboração das regras da turma na escola de Alvorada.
A professora escreve a regra no quadro.
Um aluno sugere uma regra.
Os alunos decidem se aprovam a regra.
57
3. Você e seus colegas vão criar coletivamente regras para uma boa convivência em sala de aula. Pensem sobre os temas a seguir.
• Respeito ao professor e aos colegas.
• Organização da fala dos alunos.
• Organização e limpeza da sala de aula.
• Cuidado com os materiais.
a) No início da atividade, cada aluno deve levantar a mão e sugerir uma regra.
b) O professor e a turma devem conversar e decidir se concordam ou não com a regra sugerida.
c) O professor vai anotar na lousa as regras que forem aprovadas por todos.
d) Ao final, registre algumas regras aprovadas no espaço abaixo.
58
Boxe complementar:
Investigue
1. Agora você vai coletar alguns dados sobre a convivência entre as pessoas da sua comunidade. Para isso, converse com um adulto de sua convivência e registre as respostas na ficha abaixo.
a) Qual é o seu nome?
b) Quantos anos você tem? _ anos.
c) Quais são os locais de convivência coletiva que existem em nossa comunidade?
Praça.
Parque.
Quadra esportiva.
Outro:
d) Quais atividades as pessoas realizam nesses locais?
_____
e) As pessoas que utilizam esses locais convivem de forma harmoniosa?
Sim.
Não.
2. Com a ajuda do professor, você e os colegas vão conversar e identificar os dois locais de convivência mais citados pelos entrevistados. Escreva quais foram esses locais.
_____
Fim do complemento.
59
Boxe complementar:
3. Escreva o nome de cada local nos espaços abaixo e cole fotografias ou faça desenhos para representá-los.
Local:
Local:
Fim do complemento.
60
Mudanças na convivência
As formas de convivência entre as pessoas mudaram ao longo do tempo. O depoimento a seguir trata desse assunto.
Há cem anos
Ao contrário de hoje, quando as pessoas se fecham cada vez mais em suas casas [...], [há cem anos] era hábito comum as pessoas se reunirem após o jantar para conversar nas calçadas. Levavam cadeiras para a rua para poder conversar sentadas.
FONTE: Nicolina Luíza de Peta. A fábrica e a cidade até 1930. São Paulo: Atual, 1995. p. 26.
1. Complete a legenda das imagens para informar o tempo que cada uma representa. Consulte os quadros abaixo.
Convivência entre as pessoas _____.
Convivência entre as pessoas _____.
2. Em casa, reconte o texto sobre formas de convivência há cem anos para um adulto de sua convivência.
61
Explorar fonte histórica visual
Muitos artistas representaram em suas obras formas de convivência entre as pessoas. Por meio dessas obras, podemos ver como as pessoas conviviam em diferentes tempos.
Observe a reprodução de uma pintura do artista brasileiro Emiliano Di Cavalcanti.
LEGENDA: Festa no subúrbio, pintura de Emiliano Di Cavalcanti, 1938. FIM DA LEGENDA.
1. Essa obra foi produzida no tempo atual?
2. Quais situações de convivência foram representadas nessa pintura?
62
CAPÍTULO 6. Lugares de convivência
O que as pessoas que moram em diferentes bairros observam quando caminham? Casas e prédios? Lojas? Mercados? Praças? Parques? O movimento das pessoas e dos veículos?
Esses e muitos outros elementos podem formar a paisagem de um bairro.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
O bairro do Marcelo
Perto da minha casa tem um lugar que tem uma porção de lojas!
Tem uma quitanda onde a gente pode comprar todas as frutas e verduras...
Maçãs, bananas, tomates e berinjelas...
Tem uma livraria que tem livros grandes e pequenos, engraçados e sem graça, com figuras e sem figuras.
Nesta livraria eu vi um livro com um cachorrão na capa!
Nesse lugar tem uma loja onde só vendem sapatos e eu fui lá com minha mãe e a minha irmã. Eu comprei um par de tênis vermelho e minha irmã comprou um de bolinhas...
FONTE: Ruth Rocha. O bairro do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2012. p. 5-9.
63
2. Quais elementos da paisagem existem perto da casa de Marcelo?
_____
3. Quais elementos se destacam na paisagem do seu bairro?
_____
4. Observe os símbolos e assinale aqueles que representam elementos presentes no bairro onde você vive.
LEGENDA: Moradia FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indústria FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Loja FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Hospital FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Escola FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praça FIM DA LEGENDA.
5. Agora, crie símbolos para representar outros elementos que existem na paisagem do bairro onde você vive. Escreva o que cada símbolo representa.
64
O bairro onde vivo
1. Preencha a ficha com informações sobre o bairro onde você vive.
a) Nome do bairro:
b) O que mais chama a minha atenção na paisagem do bairro:
_____
2. Desenhe uma paisagem que pode ser vista no bairro onde você vive.
3. O que você mudaria nessa paisagem para melhorar a vida dos moradores? Comente com os colegas e o professor.
65
Cartografando
Ao desenhar a paisagem do bairro onde vive, você pode ter representado os elementos da paisagem de diferentes pontos de vista, ou seja, de diferentes visões.
Observe as representações.
• Agora é a sua vez! Escolha um elemento da paisagem que existe em seu bairro e represente-o nas diferentes visões.
Visão frontal
Visão oblíqua
Visão vertical
66
Os bairros e seus moradores
Nos diferentes bairros, as pessoas convivem entre si e, muitas vezes, formam comunidades e associações de moradores.
1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Festa Alemã começa no bairro Borboleta em Juiz de Fora, Minas Gerais
Tradicionalmente realizada no bairro Borboleta, a Festa Alemã começa nesta quinta-feira, 13, e termina no dia 23 de setembro. O evento comemora os 160 anos da imigração dos povos germânicos a Juiz de Fora por meio de apresentações culturais do país europeu com danças, músicas folclóricas, comida típica [...].
“A Festa Alemã [...] tem como base as famílias. Elas trabalham anualmente para manter estas tradições, seja no dia a dia seja no final de semana”, ressaltou Duca, organizador do evento.
FONTE: Festa Alemã começa nesta quinta no bairro Borboleta. Diário regional, 13 set. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fp1. Acesso em: 12 maio 2021.
2. O bairro Borboleta está localizado em qual cidade?
_____
3. Quem organizou a festa noticiada?
_____
4. Quais foram os principais atrativos da festa?
_____
5. No bairro onde você vive, há comemorações semelhantes organizadas pelos moradores, como a que foi realizada no bairro Borboleta? Se sim, faça um relato sobre uma dessas comemorações para os colegas e o professor.
67
Os bairros e os migrantes
Quando uma pessoa vai morar em outro estado ou em outro país, recebe o nome de migrante.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Um migrante pernambucano
José Dias da Silva nasceu no sítio Santa Maria, município de Buenos Aires (PE), em 10 de novembro de 1961. [...] Sendo filho de agricultores, exercia a mesma profissão dos pais desde criança. [...] Brincava nas horas de folga e nos fins de semana com os irmãos e colegas com brinquedos confeccionados por eles mesmos. Brinquedos feitos de troncos de milho, madeira, latas, barro, entre outros. O tempo passa. Aos 20 anos foi para a cidade vizinha trabalhar numa usina de açúcar. [...] Anos depois, em 1980, veio com o irmão, que já morava em Diadema (SP). Nessa cidade morou, trabalhando numa fábrica de borracha. Mudou-se para São Bernardo do Campo em 1982, fixando residência no bairro Montanhão, onde mora com a família até hoje. [...]
FONTE: Mirian Aparecida de Souza. Um pernambucano na cidade grande. Museu da Pessoa, 10 dez. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/fp2. Acesso em: 10 maio 2021.
2. Localize e retire informações do texto para responder às atividades.
a) Em qual localidade do estado de Pernambuco José Dias da Silva nasceu?
b) Em 1980, para onde ele se mudou?
c) Em 1982, para onde ele se mudou?
3. José Dias pode ser chamado de migrante? Por quê?
LEGENDA: Brinquedos feitos de madeira, latas, barro e casca de milho. FIM DA LEGENDA.
68
Quando os migrantes se mudam, eles levam consigo hábitos e costumes que podem influenciar o modo de vida da nova localidade.
4. Leia a notícia e observe a fotografia.
Aluna da rede pública ganha concurso nacional de fotografia
O tradicional concurso de desenhos da Fundação Japão […] este ano mudou. Para inovar, os 212 participantes deste ano enviaram fotografias sobre o tema O Japão perto de mim. […]
O trabalho vencedor este ano veio de Maringá, Paraná, de autoria da aluna Maria Júlia [...]. A foto, intitulada Revoada dos tsuru, foi feita em homenagem ao avô, Edson Battilani. […]
A aluna […] é também grande apreciadora da cultura japonesa. “Adoro comida japonesa, animes e as aulas na escola. Estudo a língua japonesa desde o primeiro ano. Também gosto de origamis. A minha cidade, Maringá, recebeu muitos imigrantes japoneses. Tenho muitos amigos descendentes de japoneses e, na minha família, meu tio e priminho Otávio.”
FONTE: Carolina Jardon. Aluna da rede pública ganha concurso nacional de fotografia. Agência Brasília, 3 dez. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fp3. Acesso em: 10 maio 2021.
LEGENDA: Revoada dos tsuru, fotografia de Maria Júlia Battilani Belo, vencedora do concurso de fotografias 2020, promovido pela Fundação Japão em 2020. FIM DA LEGENDA.
a) Qual é o nome da cidade que recebeu muitos imigrantes japoneses, onde Maria Julia mora? Onde essa cidade está localizada?
b) Dê dois exemplos de elementos relacionados à cultura japonesa de que Maria Julia gosta.
5. No lugar onde você vive, há influências culturais de migrantes vindos de outros países? Compartilhe com os colegas e o professor.
69
Box complementar:
Entreviste
1. Na companhia de um adulto, utilize a ficha a seguir para entrevistar uma pessoa que more em seu bairro e que tenha vindo de outro estado ou país.
a) Nome:
b) Estado ou país onde morava:
c) Há quanto tempo o senhor (ou a senhora) vive no bairro?
d) O senhor (ou a senhora) gosta de morar aqui? Por quê?
e) Por que o senhor (ou a senhora) migrou?
f) Quais costumes e tradições de seu lugar de origem o senhor (ou a senhora) ainda pratica hoje em dia no bairro?
2. Compartilhe as informações coletadas na entrevista com os colegas e o professor. Depois, identifiquem quais foram os principais locais de procedência dos migrantes entrevistados.
Fim do complemento.
70
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 5 e 6
Nas aulas anteriores, você estudou sobre a convivência entre as pessoas em algumas comunidades em diferentes tempos e sobre as características dos bairros. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
1. Leia algumas regras de convivência que foram combinadas em uma sala de aula.
• Levantar a mão para falar.
• Prestar atenção na fala do professor.
• Cuidar dos materiais escolares coletivos e individuais.
• Respeitar a opinião dos colegas.
• Participar das atividades em grupo dando sugestões.
a) Você e os colegas combinaram alguma regra semelhante a essas? Se sim, quais?
_____
b) Vocês combinaram alguma regra que não consta dessa lista? Registre-a.
_____
2. Liste duas formas de convivência entre as pessoas há cerca de cem anos.
_____
71
3. Cite uma característica do bairro onde você mora que você gostaria de mudar.
4. Represente, por meio de um desenho, uma tradição ou um costume do seu lugar de viver que tenha sido influenciado por migrantes vindos de outros locais do Brasil ou do mundo.
• Nome da tradição ou do costume:
• Local de origem dos migrantes:
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico formas de convivência entre pessoas há cerca de cem anos? |
|||
b) Identifico regras para uma boa convivência em sala de aula? |
|||
c) Identifico elementos da paisagem dos bairros? |
|||
d) Reconheço atitudes que contribuem para uma boa convivência no bairro? |
|||
e) Reconheço que pessoas vindas de diferentes locais influenciaram os costumes e as tradições do bairro onde vivo? |
72
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 7 e 8
Como os meios de transporte e de comunicação estão presentes na vida das pessoas?
CAPÍTULO 7. Meios de transporte e de comunicação
Há crianças que vão a pé para a escola. Outras vão de ônibus, outras de carro, de barco, de bicicleta ou de charrete. Existem muitos meios de transporte que podem ser usados para o transporte escolar.
1. Quando solicitado, leia um dos textos em voz alta.
Texto 1
Projeto Bicicleta na escola
Menos poluição, mais saúde [...] e mais integração com a cidade. A bicicleta ganha cada vez mais espaço no cenário urbano. E enquanto as ciclovias vão se multiplicando pelo país, um projeto em Florianópolis também incentiva o uso da bicicleta pelos estudantes da rede municipal de educação. [...]
“A ideia nasceu no momento em que percebemos que as crianças estavam indo de bicicleta para a escola, transformando o brinquedo em meio de transporte. E como as ruas não são pensadas para os pedestres e muito menos para as bicicletas, começamos a pensar numa forma de orientar e fazer valer o direito de ir e vir”. [...]
FONTE: Projeto Bicicleta na escola. Rede Brasileira Infância e Consumo. Disponível em: http://fdnc.io/fp5. Acesso em: 10 maio 2021.
LEGENDA: Crianças indo para a escola no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
73
Texto 2
Atravessando o rio
Acordar antes de o Sol nascer, caminhar até a beira de um rio agitado, entrar em um bote ou em uma lancha de pequeno porte [...]. Essa é a rotina de muitas crianças ribeirinhas. Dependendo da época do ano, é comum que o embarque e desembarque sejam feitos na lama [...].
LEGENDA: Crianças ribeirinhas a caminho da escola próximo ao município de Curumu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Pedro Peduzzi. Problemas no transporte dificultam acesso de crianças à escola na Amazônia. Agência Brasil, 17 abr. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/fp6. Acesso em: 10 maio 2021.
a) Onde vivem os alunos da escola tratada no texto 1? E onde vivem as crianças do texto 2?
b) Qual é o meio de transporte utilizado pelas crianças do texto 1 para ir à escola? E pelas crianças do texto 2?
c) Qual é a relação entre o local onde as crianças de cada texto vivem e os meios de transporte que utilizam para ir à escola?
74
2. Como você costuma ir para a escola?
_____
3. Você já enfrentou alguma dificuldade no caminho para a escola? Se sim, escreva um pequeno relato sobre o que aconteceu.
_____
4. Alguns meios de transporte podem prejudicar a qualidade do ar. Observe a imagem.
_____
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.
a) Quais meios de transporte estão prejudicando a qualidade do ar nessa cena? De que forma?
_____
b) A forma de locomoção que você utiliza para ir à escola pode prejudicar a qualidade do ar? Explique.
c) Converse com os colegas e o professor sobre os meios de transporte que mais poluem o ar.
75
Cartografando
Vamos descobrir como a maioria dos alunos de sua classe vai à escola?
1. O professor vai anotar na lousa a quantidade de alunos que vai à escola utilizando cada forma de locomoção apresentada no quadro. Registre o resultado.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Como os alunos vão à escola |
||||||||
Forma de locomoção |
|
|
|
|
|
|
|
Outros |
A pé |
Ônibus escolar |
Carro |
Ônibus coletivo |
Trem ou metrô |
Charrete |
Barco |
||
Quantidade de alunos |
2. Agora você vai representar os dados da atividade anterior em um gráfico. Para isso, pinte, na malha quadriculada, um quadradinho para cada cinco alunos que utilizam a mesma forma de locomoção para ir à escola.
3. Como a maioria dos alunos de sua classe vai à escola?
76
Segurança nos transportes
Para a segurança de todos, as pessoas devem ter alguns cuidados ao utilizar um meio de transporte.
1. Relacione cada meio de transporte às práticas e aos equipamentos de segurança necessários para seu uso.
Coluna esquerda:
Coluna direita:
LEGENDA: Usar cinto de segurança. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Embarcar e desembarcar apenas nos pontos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Usar colete salva-vidas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Usar capacete, joelheiras e cotoveleiras. FIM DA LEGENDA.
2. Converse com os colegas e o professor sobre como essas práticas contribuem para a segurança das pessoas.
77
Boxe complementar:
Você sabia?
Ao transitar pelas ruas, é preciso ter cuidado e atenção para evitar acidentes. Leia algumas recomendações importantes.
• Sempre atravesse as ruas de mãos dadas com um adulto. Além de ser mais seguro, são duas pessoas prestando atenção no caminho.
• Olhe para os dois lados antes de atravessar. Se estiver vindo um veículo, aguarde ele passar.
• Nunca atravesse as ruas entre os veículos. Utilize sempre a faixa de pedestres e caminhe em linha reta.
• Espere sempre o semáforo para veículos ficar vermelho para poder atravessar a rua. Se houver semáforo para pedestres, espere-o ficar verde.
• Quando andar de automóvel ou de transporte escolar, use sempre o cinto de segurança e nunca coloque as mãos para fora do veículo.
Fim do complemento.
78
Os meios de comunicação
Existem diversos meios de comunicação. O rádio, a televisão, o jornal, a revista, o telefone e a carta são exemplos de meios de comunicação.
Atualmente, a internet facilita o acesso à informação e a comunicação entre as pessoas por meio do uso de computadores, tablets e telefones celulares, por exemplo.
1. Escreva os meios de comunicação que você utilizaria nas situações a seguir.
a) Como você poderia convidar um amigo para brincar em sua casa no fim de semana se ele morasse longe de você?
_____
b) Como você poderia enviar uma mensagem escrita para alguém que não usa telefone nem internet?
_____
c) Como você poderia se informar sobre algo importante que aconteceu em outra cidade?
_____
d) Como você poderia solicitar às autoridades a colocação de uma placa de trânsito na rua da escola?
_____
79
2. Leia em voz alta as respostas de um colega para a atividade anterior e compare-as com as suas.
a) Em todas as situações, vocês utilizariam os mesmos meios de comunicação? Escreva as semelhanças e as diferenças.
_____
b) Quais meios de comunicação vocês utilizam para obter informações sobre fatos que acontecem no dia a dia?
_____
3. Assinale os meios de comunicação que você utiliza para se divertir.
( ) Televisão.
( ) Computador.
( ) Tablet.
( ) Telefone celular.
Outros:
80
Cuidados ao usar os meios de comunicação
Ao assistir à televisão, usar o computador e o telefone celular, é importante que você tome alguns cuidados.
4. Quando solicitado, leia as recomendações em voz alta.
• Utilize esses aparelhos no máximo duas horas por dia.
• Acesse conteúdos e programas adequados para sua idade, de preferência na companhia de um adulto. Aproveite para conversar com ele sobre os conteúdos acessados.
• Desligue os aparelhos durante as refeições.
• Pare de usar os aparelhos pelo menos uma hora antes de dormir.
• Aproveite o convívio com seus amigos e sua família, dedicando menos tempo ao uso desses aparelhos. Lembre-se também de praticar atividades físicas em espaços abertos, como parques e praças.
5. Você pratica algumas dessas recomendações ao usar os meios de comunicação? Se sim, quais?
6. Conte sua resposta aos colegas e ao professor. Juntos, pensem em outras recomendações para o uso adequado desses meios de comunicação.
81
Jornal: um importante meio de comunicação
Os jornais podem divertir e informar a respeito de muitos assuntos. Podemos ler um jornal impresso ou pela internet utilizando um computador, telefone celular ou tablet .
7. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Relato de um jornalista
Quando eu era criança, queria ser cientista.
Também queria ser cirurgião, o médico que opera as pessoas. E queria, claro, ser astronauta. E ainda arqueólogo, que procura tesouros enterrados.
Fui crescendo e vi que queria muitas coisas sem conseguir ser nenhuma.
Tentei ser advogado, que conhece as leis e defende o direito das pessoas. Pensei até em virar professor. [...]
Aos poucos percebi que era jornalista. [...]
FONTE: Otávio Frias Filho. O jornalista é um verdadeiro ignorante; mas um ignorante curioso. Folha de S.Paulo – Folhinha, 7 set. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/fp9. Acesso em: 10 maio 2021.
• De acordo com o texto, antes de ser jornalista, que profissões o autor pensou em seguir?
_____
8. Escreva o nome de um jornal impresso que circula no lugar onde você vive.
_____
9. Escreva o nome de um jornal do lugar onde você vive que pode ser acessado pela internet.
_____
82
CAPÍTULO 8. Os meios de transporte em outros tempos
Há cerca de cento e quarenta anos, o bonde era um meio de transporte utilizado por muitos brasileiros.
Em 1883, o escritor Machado de Assis propôs, em tom de brincadeira, que os passageiros dos bondes seguissem algumas regras de convivência, como a descrita a seguir.
Da leitura dos jornais
Cada vez que um passageiro abrir a folha [do jornal] que estiver lendo, terá o cuidado de não roçar as ventas dos vizinhos, nem levar-lhes os chapéus. Também não é bonito encostá-lo no passageiro da frente.
FONTE: Machado de Assis. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 1994. p. 32. v. 3.
1. Cite uma atitude que os passageiros dos bondes não deveriam ter ao ler um jornal, de acordo com o escritor.
2. Escolham um meio de transporte atual e criem uma regra de convivência para os passageiros que o utilizam.
a) Meio de transporte:
b) Título da regra:
c) Regra:
3. Desenhe o meio de transporte escolhido e uma situação de convivência entre as pessoas que o estão utilizando.
83
Explorar fonte histórica oral
Para saber como era a convivência nos bondes, podemos ler depoimentos de pessoas que utilizavam esse meio de transporte, como Dona Risoleta, que nasceu em 1900.
Tipos de bonde
No meu tempo só tinha bonde aberto e o caradura, que era o bonde operário. Então a gente ia no caradura com a trouxa de roupa para não ter que pagar duzentos réis.
FONTE: Ecléa Bosi. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 388.
LEGENDA: Bonde para operários no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 1916. FIM DA LEGENDA.
• De acordo com o depoimento, marque com um X as características do bonde operário.
( ) Era chamado de caradura.
( ) A passagem custava duzentos réis.
( ) Nele os passageiros podiam levar trouxa de roupa.
( ) A passagem não custava duzentos réis.
84
Trens: ontem e hoje
Os trens também eram um importante meio de transporte no cotidiano dos brasileiros há cerca de cem anos.
Nessa época, os passageiros dos trens podiam usar vagões de primeira classe, que eram confortáveis e tinham passagens mais caras que os vagões de segunda classe, que eram mais baratos e menos confortáveis.
No texto a seguir, a escritora Zélia Gattai, que nasceu em 1916, contou experiências dela e de sua mãe em viagens de trem.
Segunda classe
Mamãe só viajava de 2ª classe. Nesse caso não era por economia e sim por ser “muito mais divertido...”. Nos vagões de segunda, era permitido o transporte de volumes grandes e de animais. Viviam sempre apinhados de gente, de bichos e de mercadorias.
FONTE: Zélia Gattai. Anarquistas, graças a Deus. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 111.
LEGENDA: Trem de 1927 utilizado atualmente para passeios turísticos no município de São Lourenço, no estado de Minas Gerais. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.
1. De acordo com o texto, os vagões de segunda classe transportavam apenas pessoas? Explique.
2. Em casa, leia em voz alta o texto para um adulto de sua convivência.
85
Atualmente, muitos brasileiros continuam utilizando trens para se deslocar nas grandes cidades e de uma cidade para outra.
LEGENDA: Trem de passageiros na chamada Estrada de Ferro Vitória a Minas no município de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Em algumas cidades brasileiras também existem linhas de trem conhecidas como metropolitano (ou metrô). Esses trens podem ter trechos subterrâneos.
LEGENDA: Metrô no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Investigue
1 Converse com um adulto de sua convivência e procure descobrir se, no local onde você vive, as pessoas utilizam trens para se deslocar. Descubra também se há linhas de metrô.
2. Em caso afirmativo, pesquise as informações a seguir.
a) Esses trens costumam circular em vários horários ao longo do dia?
b) Em quais períodos do dia há maior circulação de passageiros? Por quê?
3. Conte para os colegas as suas descobertas.
Fim do complemento.
86
Ônibus e automóveis
Os primeiros ônibus movidos a gasolina começaram a circular no Brasil em 1908. A partir da década de 1940, eles se tornaram um dos principais meios de transporte para os moradores de muitas cidades brasileiras.
Desde então, os passageiros dos ônibus vêm enfrentando diversos problemas, como os descritos no jornal O Povo, publicado na cidade de Fortaleza, em 1954.
A situação dos passageiros
Como está é que não é possível: os passageiros esperando horas e horas nas esquinas os ônibus que já vêm superlotados e que, às vezes, nem sequer param.
LEGENDA: Ônibus no município de Fortaleza, no estado do Ceará, por volta de 1950. FIM DA LEGENDA.
FONTE: O Povo, 2 abr. 1954. Citado em Patrícia Menezes. Fortaleza de ônibus. Fortaleza, UFC. Dissertação de mestrado. p. 153.
1. Localize e retire informações da reportagem para responder à questão.
• Quais eram os problemas enfrentados pelos passageiros dos ônibus de Fortaleza em 1954?
87
2. Quando solicitado, leia o poema em voz alta.
Ônibus linha 21
Eu já não aguento
A superlotação do 21
Entram três, entram dez, entram mil:
Eu nem reclamo
Senão entra mais um.
Um passinho à frente,
Faz o favor!
Por isso é um horror,
Viajar no 21:
Cinco, dez, mil
Reclamo depois
Senão vem mais dois,
Um passinho à frente,
Faz o favor.
Semana passada,
Peguei o 21,
E foi um horror:
Mais de cinco mil
Pisando nos meus pés.
Um passinho à frente,
E sobem mais dez!
FONTE: Sérgio Capparelli. 111 poemas para crianças. Porto Alegre: L&PM, 2003. p. 57.
3. Que dificuldade no uso dos ônibus é descrita no poema?
_____
4. Esse tipo de problema já era vivenciado pelos usuários de ônibus em outros tempos? Explique.
_____
5. No lugar onde você vive, o transporte por ônibus também apresenta esse problema? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
88
Tempo, tempo...
O primeiro automóvel trazido para o Brasil chegou ao território nacional em 1891. Nos anos seguintes, os automóveis começaram a ser um meio de transporte utilizado em muitas cidades brasileiras.
Leia e interprete o cartum a seguir, produzido em 1907.
LEGENDA: Cartum de Calixto publicado na revista Fon-fon!, em 1907. FIM DA LEGENDA.
1. Como o cartunista representou a relação entre os pedestres e o motorista do automóvel em 1907?
89
2. Agora, observe um cartum produzido em 2012.
LEGENDA: Cartum de Gilberto Maringoni, de 2012. FIM DA LEGENDA.
• Como o cartunista representou a relação entre o pedestre e os motoristas e passageiros em 2012?
_____
3. Pinte o quadrinho de cada frase de acordo com a legenda.
Cartum de 1907.
Cartum de 2012.
( ) Representa um automóvel.
( ) Representa um pedestre.
( ) Representa vários automóveis.
( ) Representa vários pedestres.
4. O que há de semelhante entre os dois cartuns?
90
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 7 e 8
Nas aulas anteriores, você estudou como os meios de transporte e de comunicação se mostram presentes na vida das pessoas em diferentes locais e tempos. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
1. Circule as formas como as pessoas se deslocavam há cerca de cem anos no Brasil.
De carroça
De metrô
A pé
A cavalo
De barco
De bonde
De charrete
De ônibus
2. Sobre o trem como meio de transporte há cerca de cem anos, classifique as frases de acordo com a legenda.
P – Na primeira classe.
S – Na segunda classe.
( ) As passagens eram mais caras.
( ) Os vagões tinham pouco conforto.
( ) Os vagões eram confortáveis.
( ) As passagens eram mais baratas.
( ) Era permitido também o transporte de mercadorias e de animais.
3. De acordo com nossos estudos, qual é o principal problema do ônibus como meio de transporte?
_____
4. Segundo as charges que vimos nesta unidade, ao longo da História, muitas vezes a relação entre pedestres e motoristas de automóveis foi:
_____
tranquila.
conflituosa.
agradável.
91
5. As crianças podem ir para a escola de diversas maneiras. Escreva uma recomendação de segurança que você daria a cada uma das crianças nas situações representadas a seguir.
• Para Flávio: _____
• Para Adriana: _____
• Para Marcos: _____
6. Escreva o nome de dois meios de comunicação. Depois escreva uma semelhança e uma diferença entre eles.
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico mudanças e permanências nos meios de transporte nos últimos cem anos? |
|||
b) Identifico características do transporte nos bondes? |
|||
c) Reconheço que os meios de transporte e de comunicação são importantes para interligar pessoas e lugares? |
|||
d) Identifico atitudes de segurança que devemos ter ao utilizar os meios de transporte e de comunicação? |