92

UNIDADE 3. Memórias e lugares

Imagem: Cartão-postal. No centro há dois burros puxando um bonde marrom. Ao lado há homens com chapéu e terno parados na frente de uma construção grande na esquina. Em volta há postes e árvores. Ao fundo, construções altas e uma igreja. Fim da imagem.

LEGENDA: Cartão-postal da cidade do Recife, no estado de Pernambuco, por volta de 1910. FIM DA LEGENDA.

93

Boxe complementar:

Primeiros contatos

1. Descreva os elementos da paisagem retratados no cartão-postal da cidade do Recife.

2. Que elementos dessa imagem revelam que ela retrata uma paisagem de outros tempos?

Fim do complemento.

94

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Quais formas são utilizadas pelas pessoas para registrarem suas vivências?

CAPÍTULO 9. Registros de família

As pessoas podem registrar as suas vivências e as de suas famílias de diferentes formas. Uma dessas formas é o registro de acontecimentos em um diário.

Ao ler o diário de uma pessoa, podemos conhecer parte de sua história e de seus familiares, como a de Bernardina, que escreveu um diário em 1889.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Diário de Bernardina

de setembro

Depois do jantar fomos à casa de tia Leopoldina, para cear com ela, que faz anos hoje. [...]

8 de setembro

Papai convidou-nos para irmos todos ao jardim zoológico, para vermos o elefante, os camelos e a girafa, as crianças gostaram muito do passeio. [...]

25 de novembro

Depois do almoço, mamãe, Alcida e eu saímos, fomos comprar dois cortes de vestido para mim e para Alcida.

FONTE: Ana Maria Mauad. A vida das crianças de elite durante o Império. Em: Mary del Priore (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999. p. 169.

Imagem: Pintura. Uma menina com cabelo encaracolado e comprido, tiara azul, vestido branco com detalhes azuis e sapatos brancos está sentada e escrevendo em um caderno, que está sobre uma escrivaninha de madeira. Ao fundo, uma janela grande e luz solar.  Fim da imagem.

95

2. Que informações estão registradas no diário de Bernardina?

( ) O dia e o mês de cada acontecimento.

( ) Os dias da semana em que os fatos aconteceram.

( ) Os acontecimentos que ocorreram com Bernardina e seus familiares.

( ) s acontecimentos da vida de pessoas que não fazem parte da família de Bernardina.

3. O passeio ao jardim zoológico ocorreu antes ou depois da ceia na casa da tia Leopoldina? Explique.

_____

4. Circule o nome dos animais que foram citados no diário de Bernardina.

camelo

leão

macaco

elefante

girafa

urso

5. Elabore o trecho de um diário contando um acontecimento da sua vida.

Dia:

Mês:

Acontecimento:

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Desenho para representar o acontecimento:

96

As cartas

Outra forma de registro das vivências familiares são as cartas, como esta escrita em 1863.

Rio [de Janeiro], 24 de maio de 1863.

Cara Mana,

Não há novidade.

A [minha filha] Leopoldina teve defluxo com alguma febre; mas vai bem. [...]

Adeus!

Toma esse saudosíssimo [abraço] e dá outro ao Luiz.

Lembranças aos meus sobrinhos.

Teu mano do coração,

Pedro.

Imagem: Ilustração. À direita, uma caneta e um pote de tinta. À esquerda, um envelope e uma carta  Fim da imagem.

FONTE: Manoella Neres Jubillato. Edição e estudo de cartas inéditas escritas por Dom Pedro II . São Paulo. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2013. p. 134.

Boxe complementar:

Você sabia?

O autor da carta que você leu ficou conhecido como Dom Pedro II.

Ele foi imperador do Brasil durante quarenta e nove anos e se casou com Teresa Cristina, com quem teve quatro filhos: Pedro, Isabel, Afonso e Leopoldina, que foi citada na carta.

Fim do complemento.

97

1. Complete o esquema sobre a carta da página anterior.

Autor da carta:

Imagem: Ilustração: Seta à direita. Fim da imagem.

A quem foi destinada:

2. Qual é o principal acontecimento narrado na carta?

_____

3. O autor da carta manda lembranças aos seus:

( ) tios.

( ) pais.

( ) sobrinhos.

( ) avós.

Imagem: Ícone: Tarefa de Casa. Fim da imagem.

4. Em casa, reconte para um adulto de sua convivência o assunto da carta lida em classe.

5. Escolha uma pessoa que você conheça para escrever uma carta para ela.

a) Em uma folha de papel, inclua as seguintes informações.

• O município onde você mora e a data em que a carta está sendo escrita.

• O nome da pessoa a quem se destina a carta.

• Um desenho representando uma mensagem que você quer transmitir para essa pessoa.

• Seu nome.

b) Entregue pessoalmente a carta para a pessoa ou, se ela morar longe, peça a um adulto que o ajude a enviá-la pelo correio. Para isso, você precisa saber o nome e o endereço completo da pessoa que vai receber a carta.

Imagem: Ilustração. Envelopes amarelados com textos e selos. Fim da imagem.

98

Álbuns de fotografia

Na letra da canção a seguir, os autores descrevem outra forma de registro da história de uma família.

Velho álbum de família

Cada foto, uma relíquia

Que a joia do tempo dourou

Velho álbum de família que ganhei do meu avô

Pose em frente da modesta capela

Bela roupa de domingo

Pais, amigos e parentes contentes

Como manda o figurino

Sentimento que me invade é saudade

De um tempo não vivido

Por trás de cada imagem, a verdade:

Todo avô já foi menino.

FONTE: Susie Mathias e Oswhaldo Rosa. “Velho álbum de família”. Em: Canção das moças. São Paulo: Paulus, 2006. CD.

Imagem: Ilustração. Um homem está atrás de uma câmera fotográfica e na parte de trás do objeto há um pano preto, que está em cima da cabeça do homem. Na frente, uma família está sorrindo e ao lado, uma senhora está sentada. Ao fundo, uma casa e uma árvore. Fim da imagem.

1. Localize e retire informações da letra da canção para responder às questões.

a) Quais pessoas foram retratadas no álbum de família sobre o qual trata a canção?

b) O álbum era composto de:

( ) pinturas.

( ) notícias.

( ) fotografias.

( ) objetos.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. Retome no glossário a palavra relíquia. Crie uma frase usando essa palavra e diga-a em voz alta para os colegas e o professor.

Imagem: Ícone: Tarefa de Casa. Fim da imagem.

3. Em casa, leia um trecho da letra da canção em voz alta para um adulto de sua convivência.

99

Imagem: Ícone: Tarefa de Casa. Fim da imagem.

4. Agora é a sua vez de montar um álbum de fotografias ou de desenhos. Para isso, siga as orientações.

a) Peça a ajuda dos adultos de sua convivência para selecionar fatos antigos ou recentes da sua vida, como acontecimentos do dia a dia, festas, comemorações e viagens.

b) Separe fotografias que tenham registrado alguns desses acontecimentos. Se não houver fotografias, você pode fazer desenhos.

c) Escolha uma das imagens e preencha a ficha sobre ela.

• Quem estava presente nessa imagem?

• Onde vocês estavam?

• Em que data aproximada essa imagem foi feita?

d) Nas duas próximas páginas desse livro, cole as fotografias que você selecionou ou os desenhos que você fez. Comece com o mais antigo e finalize com o mais recente.

e) Escreva uma legenda para cada fotografia ou para cada desenho, apresentando as seguintes informações:

• quem são as pessoas retratadas;

_____

• o local representado na imagem;

_____

• a data do acontecimento.

_____

Imagem: Fotografia. Um casal de idosos, um casal de adultos e duas meninas estão sentados em um sofá e olhando um álbum de fotografias. Fim da imagem.

LEGENDA: Família observando um álbum de fotografias. FIM DA LEGENDA.

100

Meu álbum

Imagem: Ilustração. Uma lapiseira sobre um álbum de fotografias aberto e vazio. Ao lado há uma borracha, um tubo de cola, grampos coloridos, tachinhas e uma embalagem de grafite. Fim da imagem.

101

• Com a ajuda do professor, você e seus colegas vão expor para os adultos de sua convivência os livros com os álbuns de fotografias ou de desenhos.

102

CAPÍTULO 10. Viver em diferentes lugares

Além de registrar acontecimentos pessoais e de sua família, as pessoas também podem registrar as características do lugar onde vivem por meio de fotografias ou de desenhos.

1. Observe as fotografias e leia os textos em voz alta.

Na cidade, muitas pessoas trabalham em mercados, lojas, consultórios, escritórios, escolas e fábricas. A maior parte das pessoas que vive em cidades mora em casas ou prédios próximos uns dos outros.

Imagem: Fotografia A. Vista aérea de uma cidade com casas, carros e árvores. Ao fundo, morros e nuvens no céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Mucugê, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

No campo, muitas pessoas trabalham em plantações e com a criação de animais. Geralmente, elas vivem em casas que ficam distantes umas das outras.

Imagem: Fotografia B. Um campo verde com várias árvores. Ao fundo, morros e nuvens no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Mucugê, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

103

2. Qual paisagem foi retratada na fotografia A?

( ) Uma paisagem do campo.

( ) Uma paisagem da cidade.

a) Quais são os elementos que compõem essa paisagem?

_____

b) Os moradores de um local como o retratado na fotografia A geralmente vivem em moradias de qual tipo?

_____

3. Qual paisagem foi retratada na fotografia B?

( ) Uma paisagem do campo.

( ) Uma paisagem da cidade.

a) Quais são os elementos que compõem essa paisagem?

_____

b) Os moradores de um local como o retratado na fotografia B geralmente vivem em moradias de qual tipo?

_____

4. As fotografias A e B retratam paisagens a partir de qual visão?

( ) Frontal.

( ) Oblíqua.

( ) Vertical.

Essas paisagens poderiam ter sido retratadas de outra maneira? Explique.

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

5. A paisagem retratada na fotografia A é semelhante à paisagem do seu lugar de viver? E a da fotografia B? Explique.

104

Cartografando

Agora, você fará a leitura e a interpretação da fotografia de uma paisagem dividida em diferentes planos.

Imagem: Fotografia dividida em planos. Na parte inferior, Plano 1, um lago com água azul. Em seguida, Plano 2, casas, prédios e árvores. No centro, Plano 3, um morro coberto de árvores e na parte superior, o horizonte de nuvens brancas no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Lagoa Rodrigo de Freitas no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

1. Onde está localizada a paisagem retratada na fotografia? Como você descobriu isso?

_____

2. Quando essa paisagem foi fotografada?

_____

3. O que você observa no plano 1 da fotografia?

_____

4. E nos planos 2 e 3?

_____

105

Como você viu, uma das maneiras de ler e interpretar uma paisagem é dividir essa paisagem em planos, agrupando os elementos que se destacam em cada um deles.

Agora, faça a leitura e a interpretação da paisagem retratada na fotografia.

Imagem: Fotografia dividida em planos. Na parte inferior, Plano 1, um lago com água clara e patos nadando. Em seguida, Plano 2, uma casa em um campo com gramado. No centro, Plano 3, morros e árvores e na parte superior, o horizonte de céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.

5. A paisagem retratada na fotografia é uma paisagem do campo ou da cidade?

_____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

6. Represente, no espaço a seguir, os elementos de cada plano da paisagem da fotografia.

Imagem: Ilustração. Um retângulo com linhas laranja, dividindo a imagem em quatro planos.  Fim da imagem.

106

Cartografando

Imagem: Ícone: Tarefa de Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

7. Uma paisagem também pode ser representada por meio de um desenho. Na companhia de um adulto, escolha uma paisagem de seu lugar de viver e faça um desenho para representá-la. Em seguida, trace os diferentes planos dessa paisagem e numere cada um deles.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

Nome

_____

Data:

_____

• Em qual visão você representou a paisagem do seu lugar de viver?

( ) Frontal.

( ) Oblíqua.

( ) Vertical.

107

As pessoas e os elementos da paisagem

Tanto na paisagem da cidade como na paisagem do campo é possível observar elementos que foram feitos pelas pessoas.

1. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia A. À esquerda, várias pessoas andando na calçada, ao lado de lojas. No centro, carros em uma rua asfaltada e à direita, construções grandes, postes e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. À direita, uma plantação extensa. À esquerda, uma cerca, uma rua asfaltada e postes, e do outro lado, casas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Monte Alegre do Sul, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

a) Na fotografia A, quais elementos da paisagem foram feitos pelas pessoas?

_____

b) E na fotografia B?

_____

108

2. Observe a representação de uma paisagem.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de uma cidade. Na parte superior, um quarteirão com uma padaria, hotel, livraria, farmácia e mercado. Ao lado, o Parque Municipal com crianças brincando. Em seguida há uma avenida asfaltada e uma ambulância andando com a sirene ligada: UOUOUOUOÓÓÓ. No centro, quarteirão com casas, árvores, pássaros voando e piando: PIU! PIU! PIU!, uma lanchonete, uma loja de roupas e pessoas conversando: BLÁ BLÁ BLÁ. Ao lado, um ônibus e um carro andando sobre uma rua e um quarteirão com casas e prédios. Na parte inferior, um cachorro está latindo atrás de um portão: AU! AU! E ao lado há um carro e uma moto andando na rua. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

a) A paisagem representada é uma paisagem:

( ) do campo.

( ) da cidade.

b) Em qual visão essa paisagem foi representada?

( ) Vertical.

( ) Oblíqua.

( ) Frontal.

c) De acordo com a representação, identifique dois exemplos de elementos da paisagem feitos pelas pessoas.

_____

109

d) Se uma pessoa estivesse na paisagem representada, quais sons ela ouviria?

_____

e) E quais cheiros você acha que ela poderia sentir?

_____

f) Na paisagem representada, encontre e circule dois trabalhadores.

_____

g) Se você visitasse o lugar da paisagem representada, que outros trabalhadores provavelmente poderia encontrar? Assinale.

_____

Imagem: Ilustração. Dois homens estão segurando blusas penduradas em cabides. Atrás deles há várias roupas penduradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada em uma cadeira e sorrindo. Na frente dela, uma dentista com máscara e luvas está segurando um instrumento.  Fim da imagem.

LEGENDA: Dentista. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um homem com chapéu e camisa bege e avental vermelho está sorrindo e segurando uma forma com vários pães. Ao lado há um forno grande com pães dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Padeiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um homem com chapéu, camisa xadrez, macacão e botas está segurando uma enxada sobre uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultor. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

110

Qualidade de vida no lugar de viver

As paisagens e o modo de viver são diferentes no campo e na cidade. As relações de convivência entre as pessoas e os elementos da paisagem influenciam na qualidade de vida.

Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

Moradora cria manual de boa convivência em bairro de Uberaba

Uma moradora do Bairro Jardim Belo Horizonte, em Uberaba, criou uma cartilha para ajudar na organização e na boa convivência entre os vizinhos do bairro. [...]

No manual estão os sete tópicos que trazem orientações, entre elas, a forma de conduzir os animais domésticos durante os passeios nas ruas. Segundo a moradora, depois que começou a distribuir essa cartilha, até as mensagens na internet ficaram amigáveis.

FONTE: Moradora cria manual de boa convivência em bairro de Uberaba. G1, 3 ago. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fph. Acesso em: 21 maio 2021.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com casas, prédios, ruas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Uberaba, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

111

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

a) De acordo com a notícia, qual iniciativa foi adotada pela moradora de um bairro de Uberaba?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

b) Qual foi o resultado dessa iniciativa?

c) Considerando o bairro onde você vive, proponha três atitudes que os moradores poderiam adotar para melhorar a convivência entre as pessoas.

• Atitude 1:

_____

• Atitude 2:

_____

• Atitude 3:

_____

d) Observe a fotografia do município de Uberaba da página anterior e registre as semelhanças e as diferenças que existem entre essa paisagem e a de seu lugar de viver.

Semelhanças

_____

Imagem: Ilustração. Um banco azul ao lado de uma árvore. Fim da imagem.

Diferenças

_____

Imagem: Ilustração. Uma casa amarela com telhado laranja. Fim da imagem.

112

Trabalho de campo

Você vai observar com atenção o bairro onde você vive e identificar os principais elementos que formam a paisagem e como eles podem contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

1. Para realizar as atividades a seguir, reúna-se com os colegas que moram no mesmo bairro que você. Conversem e assinalem as respostas que contenham características do bairro onde vocês moram.

Imagem: Ilustração. Uma rua com várias árvores nas laterais.  Fim da imagem.

a) Há áreas verdes no bairro?

( ) Sim.

( ) Não.

Imagem: Ilustração. Vários carros enfileirados em uma rua.  Fim da imagem.

b) Há grande movimento de veículos no bairro?

( ) Sim.

( ) Não.

Imagem: Ilustração. Uma farmácia ao lado de uma ótica e uma padaria.  Fim da imagem.

c) Existem estabelecimentos comerciais?

( ) Sim.

( ) Não.

Imagem: Ilustração. Várias pessoas atravessando a rua pela faixa de pedestres. Fim da imagem.

d) Há grande movimento de pessoas?

( ) Sim.

( ) Não.

113

Imagem: Ilustração. Uma fábrica grande com várias chaminés.  Fim da imagem.

e) Existem fábricas no bairro?

( ) Sim.

( ) Não.

Imagem: Ilustração. No centro, automóveis em uma avenida e nas laterais há prédios e postes. Fim da imagem.

f) Há muitos edifícios?

( ) Sim.

( ) Não.

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

2. Listem três aspectos que, na opinião de vocês, favorecem a qualidade de vida no bairro onde vocês moram.

a)

_____

b)

_____

c)

_____

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

3. Agora, identifiquem um aspecto que não favorece a qualidade de vida no bairro.

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

4. Elaborem um texto explicando uma proposta para resolver esse problema.

_____

• Apresentem as informações registradas para os colegas e o professor.

114

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou que podemos registrar as vivências das pessoas e as paisagens do campo e da cidade de várias maneiras. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

1. Sobre os diários, assinale as frases corretas.

( ) Têm data.

( ) Não têm data.

( ) Registram assuntos pessoais.

( ) Registram assuntos de pessoas desconhecidas.

2. De acordo com a legenda, classifique as formas de registro estudadas.

AL – Álbum de família

CA – Carta

( ) É uma forma de registro, principalmente com imagens, de vivências familiares.

( ) É uma forma de uma pessoa se comunicar com outra por meio de palavras.

3. Observe a fotografia.

Imagem: Fotografia. Uma professora com avental branco está sentada e sorrindo. Em volta dela há várias crianças e algumas estão com chapéu de festa na cabeça. Acima delas há bandeiras roxas penduradas e ao fundo, uma lousa. Fim da imagem.

LEGENDA: Comemoração de aniversário no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

• Em que tipo de álbum você colocaria essa fotografia?

( ) Álbum de memórias da minha da família.

( ) Álbum de memórias da minha casa.

( ) Álbum de memórias da minha turma na escola.

115

4. Observe a fotografia.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma estrada de terra. Ao lado há algumas casas e em volta há plantações e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Virgínia, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.

a) A paisagem retratada na fotografia está localizada:

( ) no campo.

( ) na cidade.

b) Identifique dois elementos que podem ser observados nessa paisagem.

_____

c) Em sua opinião, qual aspecto favorece a qualidade de vida das pessoas que moram nessa localidade?

_____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico algumas formas de registro utilizadas pelas pessoas?

b) Identifico modos de vida e elementos que formam as paisagens do campo e da cidade?

c) c) Identifico atitudes que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida no campo e na cidade?

116

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Como podemos reconhecer mudanças nos objetos e nos lugares?

CAPÍTULO 11. Lembranças de objetos

As pessoas podem guardar alguns objetos que consideram importantes para a sua história pessoal, familiar ou da comunidade em que vivem. Conheça um exemplo no depoimento da senhora Mariza sobre a sua avó Maria.

A máquina de fazer macarrão

Eu ansiava vê-la passar uns dias em minha casa. Trazia sempre sua máquina de macarrão e também pacotinhos de balas e docinhos. Eu e meu irmão Marcos íamos esperá-la no ponto de ônibus, próximo de casa, e a primeira pergunta que eu fazia era: “trouxe a máquina de macarrão?”. Gostava de ajudá-la a fazer o macarrão e colocá-lo num suporte para secar ao sol. [...]

Já no final de sua vida, morando na casa de minha tia Olívia, foi se desfazendo de tudo o que possuía [...]. E a cada um de nós foi dando o que achava que seria mais interessante. A mim me coube a máquina de macarrão (sabia o quanto eu valorizava esse utensílio) e um porta-joias de louça com a figura de uma bailarina.

Imagem: Ilustração. Um homem está segurando a mão de uma menina, que está sorrindo e apontando para cima. Atrás deles há uma placa e dois bancos. Do outro lado há um ônibus de aproximando. Fim da imagem.

FONTE: Mariza Denucci. Legado de avó – amor para sempre. Museu da Pessoa, 28 nov. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fpj. Acesso em: 20 maio 2021.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

1. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas.

a) O que a avó Maria levava para Mariza e seu irmão Marcos quando ia visitá-los?

b) Por que a avó deu a máquina de macarrão para Mariza?

c) Além da máquina de macarrão, o que mais a avó deixou para Mariza?

Imagem: Ícone: Tarefa de Casa. Fim da imagem.

2. Em casa, reconte a história narrada no texto para um adulto de sua convivência.

117

Explorar fonte histórica material

Para estudar as mudanças nos objetos e nos lugares, podemos utilizar diferentes tipos de fontes históricas. Elas podem ser:

• orais, como depoimentos e entrevistas;

• escritas, como cartas e notícias de jornal;

• visuais, como fotografias, pinturas e gravuras;

• materiais, como construções e objetos.

1. A máquina de fazer macarrão da avó de Mariza é uma fonte histórica de qual tipo?

2. Agora observe a fotografia e, quando solicitado, leia em voz alta uma receita de macarrão feito com o auxílio de uma máquina semelhante à utilizada por volta de 1930.

Imagem: Fotografia. Máquina com dois cilindros no centro (cilindro superior e inferior), sobre um suporte. Ao lado há uma manivela.  Fotografia. Macarrão enrolado. Fim da imagem.

LEGENDA: Máquina de fazer macarrão utilizada por volta de 1930. FIM DA LEGENDA.

Ingredientes

• 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;

• 3 colheres (chá) de sal;

• 4 ovos.

Modo de fazer

• Juntar os ingredientes e fazer uma massa;

• Passar a massa pelos cilindros inferiores da máquina de fazer macarrão para abrir e afinar a massa;

• Depois, passar a massa por um dos cilindros superiores para cortar o macarrão;

• Polvilhar farinha em uma mesa e colocar o macarrão para secar.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

3. Como funcionava a máquina de macarrão?

118

Instrumentos musicais

Os instrumentos musicais também podem nos fazer lembrar de experiências vividas em outros tempos, como nos conta a senhora Lenilde Ramos, que nasceu no município de Corumbá, no atual estado de Mato Grosso do Sul.

Objetos de infância

Em vez de bonecas e carrinhos, minha infância foi marcada por brinquedos diferentes: sanfona, violão e vagões de trem. Em casa, eu escalava o armário para admirar o violão do meu pai, um instrumento de 1926, com detalhes de madrepérola.

A sanfona de minha mãe era pesada e a brincadeira tinha que ser compartilhada com minha irmã: uma puxava o fole e a outra viajava nas teclas.

Um dia [...] meu pai comprou uma pra mim. Aí eu ligava o rádio e tentava encontrar o botão [do teclado da sanfona] que combinava com a música.

FONTE: Lenilde Ramos. Uma infância marcada por sanfona, violão e vagões de trem em Porto Esperança. Campo Grande News, 4 jan. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/fpk. Acesso em: 26 maio 2021.

Imagem: Fotografia em preto e branco. À esquerda, um carro andando sobre uma rua de terra. À direita, pessoas na calçada e ao lado há construções e árvores. Ao fundo, navios no mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Corumbá, em 1930. Atualmente, esse município pertence ao estado de Mato Grosso do Sul. FIM DA LEGENDA.

119

Relacione cada lembrança de Lenilde aos objetos retratados nas fotografias. Para isso, classifique cada imagem em A, B ou C, conforme as frases.

A. Instrumento da mãe que era pesado e que Lenilde tocava com a irmã.

B. Instrumento de 1926 que pertencia ao pai de Lenilde e tinha detalhes de madrepérola.

C. Objeto que Lenilde ligava para ouvir músicas.

Imagem: Fotografia. Um violão marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Violão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um rádio antigo e marrom com botões na parte inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rádio. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma sanfona de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Sanfona. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Os elementos foram representados fora de proporção entre si. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Você sabia?

Sanfona é o nome popular que muitos brasileiros dão a um instrumento musical chamado acordeão. Observe na fotografia algumas partes desse instrumento.

O fole tem entradas que permitem o acúmulo do ar. Quando ele é aberto e fechado, a passagem do ar gera sons, que podem ser controlados acionando as teclas e os botões.

Imagem: Fotografia. Uma sanfona preta com teclados nas laterais. No centro, a fole, abas dobradas, que abrem e fecham. Fim da imagem.

Fim do complemento.

120

Objetos escolares e memória

Os objetos utilizados na escola também podem ser guardados e contribuir para preservar a memória dos estudantes e da comunidade escolar.

1. Observe as fotografias de alguns objetos escolares guardados por uma pessoa que estudou por volta de 1950. Em seguida, escreva uma legenda para cada imagem usando as palavras dos quadros.

Livro

Estojo de madeira

Mala

Caderno

Estojo de metal

Imagem: Fotografia. Um estojo de madeira com uma régua na tampa.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um estojo de metal prateado com tampa azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um livro e na capa, o título: O LIVRO DE LILI. Em seguida, ilustração apagada de uma menina com vestido, sentada e lendo um livro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma mala marrom com alça na parte superior.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um caderno com capa vermelha. Fim da imagem.

LEGENDA: Os elementos foram representados fora de proporção entre si. FIM DA LEGENDA.

2. Você ou alguém da sua família já guardou algum objeto que tenha utilizado em outros tempos? Se sim, que objeto foi esse e por que ele foi guardado?

_____

3. Em sua opinião, por que as pessoas guardam objetos de outros tempos?

_____

121

Outras pessoas que estudaram por volta de 1950 se lembram do uniforme que utilizavam, como nos conta Rosicler Martins Rodrigues a seguir.

4. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Uniforme

Na escola, vestia camisa branca com mangas compridas e saia pregueada. No cabelo, um laço da mesma cor da camisa.

Usava também sapatos pretos e meias três-quartos.

FONTE: Depoimento de Rosicler Martins Rodrigues especialmente para essa obra.

5. Circule as fotografias que retratam peças de uniforme semelhantes às que Rosicler descreve em seu depoimento.

Imagem: Fotografia de peças de uniforme: uma camisa branca com manga comprida, uma bermuda azul-escuro, um par de sapatos pretos, um laço branco, meias três-quartos brancas, uma camiseta de manga curta branca, uma saia azul-escuro e um par de tênis rosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os elementos estão representados fora de proporção entre si. FIM DA LEGENDA.

6. Atualmente, como é a vestimenta dos alunos na escola em que você estuda?

( ) Os alunos usam uniforme.

( ) Os alunos não usam uniforme.

122

Tempo, tempo...

Um objeto muito utilizado nas escolas passou por muitas transformações, como nos conta Gerda Brentani, que nasceu em 1903.

1. Quando solicitado, leia um dos trechos do texto em voz alta.

[...] na escola, para escrever eu usava uma peninha de metal enfiada num cabo de madeira. Na mesa, ficava um vidrinho de tinta azul onde eu molhava a peninha de metal.

Parece simples, mas a tinta pingava, manchava o papel, o livro e, logicamente, a blusa branca exigida pela escola.

Nasceu depois a caneta [...].

Em seu interior havia um canudinho de vidro cheio de tinta. Volta e meia era necessário desatarraxá-la e encher o canudinho vazio. O risco de pingar em algum lugar errado era grande.

Imagem: Ilustração. Uma lousa com uma linha do tempo. Em volta há textos e ilustrações.  Uma caneta tinteiro sobre uma tampa e ao lado há um pote de tinta. À esquerda, uma tampa e uma caneta marrom. À direita, uma ponta de caneta e um canudinho vazio. Uma caneta azul e ao lado, uma tampa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. De acordo com a autora do texto, qual objeto lhe trazia mais problemas para escrever? Explique.

3. E você, que objetos utiliza para escrever? Escolha um desses objetos e escreva um texto completando a linha do tempo. Lembre-se de descrever as partes que o compõem e os problemas que podem ocorrer ao usá-lo.

123

Hoje tenho na mão um cabo comprido de plástico cheio de tinta.

Vou escrevendo quilômetros, até acabar o líquido. Compro outra caneta [...] e sigo em frente.

FONTE: Gerda Brentani. Eu me lembro. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1993. p. 22.

4. Pergunte a um adulto com mais de sessenta anos de idade quais objetos ele usava para escrever quando era criança. Ele usava os mesmos objetos que você? Explique.

124

Assim como os objetos podem ser utilizados para resgatar a história das pessoas, as fotografias e os relatos nos permitem conhecer mudanças nas paisagens.

1. Quando solicitado, leia um trecho do texto da escritora brasileira Zélia Gattai em voz alta. Nele, a autora relata aspectos da cidade de São Paulo durante sua infância, por volta de 1920.

Os automóveis invadem a cidade

Naqueles tempos, a vida em São Paulo era tranquila. Poderia ser ainda mais, não fosse a invasão cada vez maior dos automóveis importados, circulando pelas ruas da cidade; grossos tubos, situados nas laterais externas dos carros, desprendiam, em violentas explosões, gases e fumaça escura. Estridentes fom-fons de buzinas, assustando os distraídos, abriam passagem para alguns deslumbrados motoristas que, em suas desabaladas carreiras, infringiam as regras de trânsito, muitas vezes chegando ao abuso de alcançar mais de 20 quilômetros à hora, velocidade permitida somente nas estradas. Fora esse detalhe, o do trânsito, a cidade crescia mansamente. Não havia surgido ainda a febre dos edifícios altos; nem mesmo o “Prédio Martinelli” – arranha-céu pioneiro em São Paulo, se não me engano do Brasil – fora ainda construído. Não existia rádio, e televisão, nem em sonhos.

FONTE: Zélia Gattai. Anarquistas, graças a Deus. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 64.

Imagem: Fotografia em preto e branco. No centro há automóveis antigos em uma rua de pedras. Nas laterais há estabelecimentos com toldos e ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Área central da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1920. FIM DA LEGENDA.

125

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

a) Nessa leitura, você ampliou seu vocabulário? Comente as palavras novas que aprendeu.

b) De acordo com o texto, quais mudanças ocorreram na cidade de São Paulo por volta de 1920?

_____

c) Que tipo de edifício ainda não havia sido construído na cidade daquele tempo?

_____

d) Quais meios de comunicação não existiam em São Paulo naquele tempo?

_____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

2. Considerando as informações do texto, faça um desenho para representar a paisagem da cidade de São Paulo do tempo de infância de Zélia Gattai.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

126

3. Observe a fotografia de uma avenida no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em outros tempos.

Imagem: Fotografia em preto e branco. No centro há duas avenidas pavimentadas com um automóvel antigo e no meio delas há uma fileira de árvores. Nas laterais há construções, postes e poucas pessoas andando. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Balduíno Taques, localizada no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em 1922. FIM DA LEGENDA.

a) O que mais chamou a sua atenção na paisagem retratada?

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

b) Pela observação da paisagem retratada na fotografia, que hipóteses podemos elaborar sobre:

a iluminação dessa avenida à noite?

o movimento de pessoas nessa avenida?

a qualidade do pavimento dessa avenida?

o movimento de veículos nessa avenida?

127

4. Agora, observe a fotografia dessa mesma avenida em 2019.

Imagem: Fotografia. Carros parados atrás de uma faixa de pedestres em uma rua asfaltada. Acima deles, um farol vermelho e placas de sinalização. Ao fundo, prédios e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Balduíno Taques, localizada no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

a) De acordo com a legenda das fotografias, quantos anos se passaram entre elas?

_____

b) O que mudou na paisagem dessa avenida entre o ano da primeira fotografia e o ano da segunda fotografia?

_____

c) Nesse intervalo de tempo, algum elemento da paisagem da avenida permaneceu? Se sim, qual?

_____

128

Cartografando

Existem diferentes formas de representar uma paisagem. O desenho e o croqui são duas formas de representação da paisagem.

Observe o desenho de uma paisagem.

Imagem: Ilustração. Na parte superior há um avião e abaixo dele há uma reta pontilhada na diagonal. Na parte inferior, vista aérea de uma cidade. À esquerda, um posto, casas e prédios. No centro, uma praça, prédios, casas e uma padaria. Em seguida, uma farmácia, uma escola, um supermercado e prédios. À direita, casas e um banco. Entre os quarteirões há ruas com automóveis. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala nem proporção. FIM DA LEGENDA.

1. Em qual visão essa paisagem foi representada?

( ) Oblíqua.

( ) Vertical.

( ) Frontal.

2. Identifique cinco elementos que fazem parte dessa paisagem.

_____

129

Cartografando

O croqui é um desenho da paisagem feito sem muitos detalhes. Ele é elaborado para representar os seus principais elementos.

Observe parte do croqui da paisagem da atividade anterior.

Imagem: Desenho em preto e branco. Um prédio ao lado de uma farmácia. Abaixo há árvores e ao lado, casas. Fim da imagem.

3. Qual ponto de referência foi representado nesse croqui?

_____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

4. A partir da observação da paisagem da atividade anterior, complete o croqui, desenhando os principais elementos que faltam.

• Apresente seu trabalho para os colegas e o professor.

130

As paisagens estão em constante transformação. Algumas transformações ocorrem lentamente, outras acontecem em um intervalo de tempo menor.

Observe as fotografias e leia as legendas.

Imagem: Fotografia. Fachada de uma construção extensa com parede verde e detalhes brancos. Ao fundo, árvores e o céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu do Rio Cuiabá, no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de uma construção extensa com parede amarela e detalhes brancos. Na frente há um pátio com chão marrom, plantas, árvores e bancos. Ao fundo, árvores e o céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu do Rio Cuiabá, no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

a) Quais mudanças podem ser observadas nessa paisagem entre uma fotografia e outra?

_____

b) Em quanto tempo essas mudanças foram realizadas?

( ) Entre um ano e três anos.

( ) Em mais de três anos.

131

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de Casa. Fim da imagem.

No lugar onde você vive, pode ser que alguns elementos da paisagem estejam em transformação. Observe uma paisagem de seu lugar de viver e complete a ficha.

a) Há casas ou edifícios em construção?

( ) Sim.

( ) Não.

b) Existem ruas ou avenidas sendo pavimentadas?

( ) Sim.

( ) Não.

c) Árvores estão sendo plantadas nas calçadas ou nos parques?

( ) Sim.

( ) Não.

d) Existem áreas de lazer sendo construídas ou reformadas?

( ) Sim.

( ) Não.

e) A circulação de veículos nas ruas está mudando?

( ) Sim.

( ) Não.

f) Há construções de outros tempos sendo demolidas?

( ) Sim.

( ) Não.

g) Você observou outras mudanças na paisagem? Se sim, quais?

_____

h) Você gostaria que ocorressem outras mudanças na paisagem do lugar onde você vive? Se sim, quais?

_____

Fim do complemento.

132

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou que as paisagens podem ser transformadas pelas pessoas ao longo do tempo e que os objetos podem ser guardados como memória. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

1. Você conheceu um pouco sobre os materiais escolares que eram utilizados em outros tempos. Agora, leia um poema sobre esse assunto escrito por Cora Coralina, que nasceu em 1889.

A escola da mestra Silvina

Sentava em bancos compridos, escorridos, sem encosto. [...]

Não se usava quadro negro

As contas se faziam

Em pequenas lousas individuais.

FONTE: Cora Coralina. Poema dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2006. p. 61-62.

a) Na escola descrita no poema, onde os alunos se sentavam?

_____

b) Nessa escola, em que material as contas eram registradas? Circule o nome do material.

No caderno

Em pequenas lousas individuais

Em uma lousa coletiva

No livro

2. Ordene os objetos de escrever do mais antigo para o mais recente.

_____

caneta de plástico

caneta tinteiro

pena de metal

133

3. Observe a representação da paisagem de um mesmo local em dois momentos diferentes.

Imagem: Ilustração A. Vista aérea de um rio e nas margens há várias plantas e árvores.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração B. Vista aérea de um caminhão e um carro sobre uma ponte em cima de um rio. Nas margens há plantas, árvores, plantações, casas e pessoas.  Fim da imagem.

• Escreva duas transformações ocorridas na paisagem desse local entre um momento e o outro.

_____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Descrevo mudanças nos objetos de escrever ao longo do tempo?

b) Identifico objetos que marcam a memória das pessoas?

c) Reconheço que as pessoas podem transformar as paisagens ao longo do tempo?