92
UNIDADE 3. Memórias e lugares
LEGENDA: Cartão-postal da cidade do Recife, no estado de Pernambuco, por volta de 1910. FIM DA LEGENDA.
93
Boxe complementar:
Primeiros contatos
1. Descreva os elementos da paisagem retratados no cartão-postal da cidade do Recife.
2. Que elementos dessa imagem revelam que ela retrata uma paisagem de outros tempos?
Fim do complemento.
94
DESAFIO À VISTA!
Quais formas são utilizadas pelas pessoas para registrarem suas vivências?
CAPÍTULO 9. Registros de família
As pessoas podem registrar as suas vivências e as de suas famílias de diferentes formas. Uma dessas formas é o registro de acontecimentos em um diário.
Ao ler o diário de uma pessoa, podemos conhecer parte de sua história e de seus familiares, como a de Bernardina, que escreveu um diário em 1889.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Diário de Bernardina
1º de setembro
Depois do jantar fomos à casa de tia Leopoldina, para cear com ela, que faz anos hoje. [...]
8 de setembro
Papai convidou-nos para irmos todos ao jardim zoológico, para vermos o elefante, os camelos e a girafa, as crianças gostaram muito do passeio. [...]
25 de novembro
Depois do almoço, mamãe, Alcida e eu saímos, fomos comprar dois cortes de vestido para mim e para Alcida.
FONTE: Ana Maria Mauad. A vida das crianças de elite durante o Império. Em: Mary del Priore (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999. p. 169.
95
2. Que informações estão registradas no diário de Bernardina?
( ) O dia e o mês de cada acontecimento.
( ) Os dias da semana em que os fatos aconteceram.
( ) Os acontecimentos que ocorreram com Bernardina e seus familiares.
( ) s acontecimentos da vida de pessoas que não fazem parte da família de Bernardina.
3. O passeio ao jardim zoológico ocorreu antes ou depois da ceia na casa da tia Leopoldina? Explique.
_____
4. Circule o nome dos animais que foram citados no diário de Bernardina.
camelo
leão
macaco
elefante
girafa
urso
5. Elabore o trecho de um diário contando um acontecimento da sua vida.
Dia:
Mês:
Acontecimento:
Desenho para representar o acontecimento:
96
As cartas
Outra forma de registro das vivências familiares são as cartas, como esta escrita em 1863.
Rio [de Janeiro], 24 de maio de 1863.
Cara Mana,
Não há novidade.
A [minha filha] Leopoldina teve defluxo com alguma febre; mas vai bem. [...]
Adeus!
Toma esse saudosíssimo [abraço] e dá outro ao Luiz.
Lembranças aos meus sobrinhos.
Teu mano do coração,
Pedro.
FONTE: Manoella Neres Jubillato. Edição e estudo de cartas inéditas escritas por Dom Pedro II . São Paulo. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2013. p. 134.
Boxe complementar:
Você sabia?
O autor da carta que você leu ficou conhecido como Dom Pedro II.
Ele foi imperador do Brasil durante quarenta e nove anos e se casou com Teresa Cristina, com quem teve quatro filhos: Pedro, Isabel, Afonso e Leopoldina, que foi citada na carta.
Fim do complemento.
97
1. Complete o esquema sobre a carta da página anterior.
Autor da carta:
A quem foi destinada:
2. Qual é o principal acontecimento narrado na carta?
_____
3. O autor da carta manda lembranças aos seus:
( ) tios.
( ) pais.
( ) sobrinhos.
( ) avós.
4. Em casa, reconte para um adulto de sua convivência o assunto da carta lida em classe.
5. Escolha uma pessoa que você conheça para escrever uma carta para ela.
a) Em uma folha de papel, inclua as seguintes informações.
• O município onde você mora e a data em que a carta está sendo escrita.
• O nome da pessoa a quem se destina a carta.
• Um desenho representando uma mensagem que você quer transmitir para essa pessoa.
• Seu nome.
b) Entregue pessoalmente a carta para a pessoa ou, se ela morar longe, peça a um adulto que o ajude a enviá-la pelo correio. Para isso, você precisa saber o nome e o endereço completo da pessoa que vai receber a carta.
98
Álbuns de fotografia
Na letra da canção a seguir, os autores descrevem outra forma de registro da história de uma família.
Velho álbum de família
Que a joia do tempo dourou
Velho álbum de família que ganhei do meu avô
Pose em frente da modesta capela
Bela roupa de domingo
Pais, amigos e parentes contentes
Como manda o figurino
Sentimento que me invade é saudade
De um tempo não vivido
Por trás de cada imagem, a verdade:
Todo avô já foi menino.
FONTE: Susie Mathias e Oswhaldo Rosa. “Velho álbum de família”. Em: Canção das moças. São Paulo: Paulus, 2006. CD.
1. Localize e retire informações da letra da canção para responder às questões.
a) Quais pessoas foram retratadas no álbum de família sobre o qual trata a canção?
b) O álbum era composto de:
( ) pinturas.
( ) notícias.
( ) fotografias.
( ) objetos.
2. Retome no glossário a palavra relíquia. Crie uma frase usando essa palavra e diga-a em voz alta para os colegas e o professor.
3. Em casa, leia um trecho da letra da canção em voz alta para um adulto de sua convivência.
99
4. Agora é a sua vez de montar um álbum de fotografias ou de desenhos. Para isso, siga as orientações.
a) Peça a ajuda dos adultos de sua convivência para selecionar fatos antigos ou recentes da sua vida, como acontecimentos do dia a dia, festas, comemorações e viagens.
b) Separe fotografias que tenham registrado alguns desses acontecimentos. Se não houver fotografias, você pode fazer desenhos.
c) Escolha uma das imagens e preencha a ficha sobre ela.
• Quem estava presente nessa imagem?
• Onde vocês estavam?
• Em que data aproximada essa imagem foi feita?
d) Nas duas próximas páginas desse livro, cole as fotografias que você selecionou ou os desenhos que você fez. Comece com o mais antigo e finalize com o mais recente.
e) Escreva uma legenda para cada fotografia ou para cada desenho, apresentando as seguintes informações:
• quem são as pessoas retratadas;
_____
• o local representado na imagem;
_____
• a data do acontecimento.
_____
LEGENDA: Família observando um álbum de fotografias. FIM DA LEGENDA.
100
Meu álbum
101
• Com a ajuda do professor, você e seus colegas vão expor para os adultos de sua convivência os livros com os álbuns de fotografias ou de desenhos.
102
CAPÍTULO 10. Viver em diferentes lugares
Além de registrar acontecimentos pessoais e de sua família, as pessoas também podem registrar as características do lugar onde vivem por meio de fotografias ou de desenhos.
1. Observe as fotografias e leia os textos em voz alta.
Na cidade, muitas pessoas trabalham em mercados, lojas, consultórios, escritórios, escolas e fábricas. A maior parte das pessoas que vive em cidades mora em casas ou prédios próximos uns dos outros.
LEGENDA: Paisagem no município de Mucugê, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.
No campo, muitas pessoas trabalham em plantações e com a criação de animais. Geralmente, elas vivem em casas que ficam distantes umas das outras.
LEGENDA: Paisagem no município de Mucugê, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.
103
2. Qual paisagem foi retratada na fotografia A?
( ) Uma paisagem do campo.
( ) Uma paisagem da cidade.
a) Quais são os elementos que compõem essa paisagem?
_____
b) Os moradores de um local como o retratado na fotografia A geralmente vivem em moradias de qual tipo?
_____
3. Qual paisagem foi retratada na fotografia B?
( ) Uma paisagem do campo.
( ) Uma paisagem da cidade.
a) Quais são os elementos que compõem essa paisagem?
_____
b) Os moradores de um local como o retratado na fotografia B geralmente vivem em moradias de qual tipo?
_____
4. As fotografias A e B retratam paisagens a partir de qual visão?
( ) Frontal.
( ) Oblíqua.
( ) Vertical.
• Essas paisagens poderiam ter sido retratadas de outra maneira? Explique.
_____
5. A paisagem retratada na fotografia A é semelhante à paisagem do seu lugar de viver? E a da fotografia B? Explique.
104
Cartografando
Agora, você fará a leitura e a interpretação da fotografia de uma paisagem dividida em diferentes planos.
LEGENDA: Lagoa Rodrigo de Freitas no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
1. Onde está localizada a paisagem retratada na fotografia? Como você descobriu isso?
_____
2. Quando essa paisagem foi fotografada?
_____
3. O que você observa no plano 1 da fotografia?
_____
4. E nos planos 2 e 3?
_____
105
Como você viu, uma das maneiras de ler e interpretar uma paisagem é dividir essa paisagem em planos, agrupando os elementos que se destacam em cada um deles.
Agora, faça a leitura e a interpretação da paisagem retratada na fotografia.
LEGENDA: Paisagem no município de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.
5. A paisagem retratada na fotografia é uma paisagem do campo ou da cidade?
_____
6. Represente, no espaço a seguir, os elementos de cada plano da paisagem da fotografia.
106
Cartografando
7. Uma paisagem também pode ser representada por meio de um desenho. Na companhia de um adulto, escolha uma paisagem de seu lugar de viver e faça um desenho para representá-la. Em seguida, trace os diferentes planos dessa paisagem e numere cada um deles.
Nome
_____
Data:
_____
• Em qual visão você representou a paisagem do seu lugar de viver?
( ) Frontal.
( ) Oblíqua.
( ) Vertical.
107
As pessoas e os elementos da paisagem
Tanto na paisagem da cidade como na paisagem do campo é possível observar elementos que foram feitos pelas pessoas.
1. Observe as fotografias.
LEGENDA: Paisagem no município de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Monte Alegre do Sul, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
a) Na fotografia A, quais elementos da paisagem foram feitos pelas pessoas?
_____
b) E na fotografia B?
_____
108
2. Observe a representação de uma paisagem.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.
a) A paisagem representada é uma paisagem:
( ) do campo.
( ) da cidade.
b) Em qual visão essa paisagem foi representada?
( ) Vertical.
( ) Oblíqua.
( ) Frontal.
c) De acordo com a representação, identifique dois exemplos de elementos da paisagem feitos pelas pessoas.
_____
109
d) Se uma pessoa estivesse na paisagem representada, quais sons ela ouviria?
_____
e) E quais cheiros você acha que ela poderia sentir?
_____
f) Na paisagem representada, encontre e circule dois trabalhadores.
_____
g) Se você visitasse o lugar da paisagem representada, que outros trabalhadores provavelmente poderia encontrar? Assinale.
_____
LEGENDA: Vendedor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dentista. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Padeiro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Agricultor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
110
Qualidade de vida no lugar de viver
As paisagens e o modo de viver são diferentes no campo e na cidade. As relações de convivência entre as pessoas e os elementos da paisagem influenciam na qualidade de vida.
• Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Moradora cria manual de boa convivência em bairro de Uberaba
Uma moradora do Bairro Jardim Belo Horizonte, em Uberaba, criou uma cartilha para ajudar na organização e na boa convivência entre os vizinhos do bairro. [...]
No manual estão os sete tópicos que trazem orientações, entre elas, a forma de conduzir os animais domésticos durante os passeios nas ruas. Segundo a moradora, depois que começou a distribuir essa cartilha, até as mensagens na internet ficaram amigáveis.
FONTE: Moradora cria manual de boa convivência em bairro de Uberaba. G1, 3 ago. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fph. Acesso em: 21 maio 2021.
LEGENDA: Vista do município de Uberaba, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
111
a) De acordo com a notícia, qual iniciativa foi adotada pela moradora de um bairro de Uberaba?
b) Qual foi o resultado dessa iniciativa?
c) Considerando o bairro onde você vive, proponha três atitudes que os moradores poderiam adotar para melhorar a convivência entre as pessoas.
• Atitude 1:
_____
• Atitude 2:
_____
• Atitude 3:
_____
d) Observe a fotografia do município de Uberaba da página anterior e registre as semelhanças e as diferenças que existem entre essa paisagem e a de seu lugar de viver.
Semelhanças
_____
Diferenças
_____
112
Trabalho de campo
Você vai observar com atenção o bairro onde você vive e identificar os principais elementos que formam a paisagem e como eles podem contribuir para a qualidade de vida das pessoas.
1. Para realizar as atividades a seguir, reúna-se com os colegas que moram no mesmo bairro que você. Conversem e assinalem as respostas que contenham características do bairro onde vocês moram.
a) Há áreas verdes no bairro?
( ) Sim.
( ) Não.
b) Há grande movimento de veículos no bairro?
( ) Sim.
( ) Não.
c) Existem estabelecimentos comerciais?
( ) Sim.
( ) Não.
d) Há grande movimento de pessoas?
( ) Sim.
( ) Não.
113
e) Existem fábricas no bairro?
( ) Sim.
( ) Não.
f) Há muitos edifícios?
( ) Sim.
( ) Não.
2. Listem três aspectos que, na opinião de vocês, favorecem a qualidade de vida no bairro onde vocês moram.
a)
_____
b)
_____
c)
_____
3. Agora, identifiquem um aspecto que não favorece a qualidade de vida no bairro.
4. Elaborem um texto explicando uma proposta para resolver esse problema.
_____
• Apresentem as informações registradas para os colegas e o professor.
114
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou que podemos registrar as vivências das pessoas e as paisagens do campo e da cidade de várias maneiras. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
1. Sobre os diários, assinale as frases corretas.
( ) Têm data.
( ) Não têm data.
( ) Registram assuntos pessoais.
( ) Registram assuntos de pessoas desconhecidas.
2. De acordo com a legenda, classifique as formas de registro estudadas.
AL – Álbum de família
CA – Carta
( ) É uma forma de registro, principalmente com imagens, de vivências familiares.
( ) É uma forma de uma pessoa se comunicar com outra por meio de palavras.
3. Observe a fotografia.
LEGENDA: Comemoração de aniversário no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
• Em que tipo de álbum você colocaria essa fotografia?
( ) Álbum de memórias da minha da família.
( ) Álbum de memórias da minha casa.
( ) Álbum de memórias da minha turma na escola.
115
4. Observe a fotografia.
LEGENDA: Paisagem no município de Virgínia, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.
a) A paisagem retratada na fotografia está localizada:
( ) no campo.
( ) na cidade.
b) Identifique dois elementos que podem ser observados nessa paisagem.
_____
c) Em sua opinião, qual aspecto favorece a qualidade de vida das pessoas que moram nessa localidade?
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico algumas formas de registro utilizadas pelas pessoas? |
|||
b) Identifico modos de vida e elementos que formam as paisagens do campo e da cidade? |
|||
c) c) Identifico atitudes que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida no campo e na cidade? |
116
DESAFIO À VISTA!
Como podemos reconhecer mudanças nos objetos e nos lugares?
CAPÍTULO 11. Lembranças de objetos
As pessoas podem guardar alguns objetos que consideram importantes para a sua história pessoal, familiar ou da comunidade em que vivem. Conheça um exemplo no depoimento da senhora Mariza sobre a sua avó Maria.
A máquina de fazer macarrão
Eu ansiava vê-la passar uns dias em minha casa. Trazia sempre sua máquina de macarrão e também pacotinhos de balas e docinhos. Eu e meu irmão Marcos íamos esperá-la no ponto de ônibus, próximo de casa, e a primeira pergunta que eu fazia era: “trouxe a máquina de macarrão?”. Gostava de ajudá-la a fazer o macarrão e colocá-lo num suporte para secar ao sol. [...]
Já no final de sua vida, morando na casa de minha tia Olívia, foi se desfazendo de tudo o que possuía [...]. E a cada um de nós foi dando o que achava que seria mais interessante. A mim me coube a máquina de macarrão (sabia o quanto eu valorizava esse utensílio) e um porta-joias de louça com a figura de uma bailarina.
FONTE: Mariza Denucci. Legado de avó – amor para sempre. Museu da Pessoa, 28 nov. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fpj. Acesso em: 20 maio 2021.
1. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas.
a) O que a avó Maria levava para Mariza e seu irmão Marcos quando ia visitá-los?
b) Por que a avó deu a máquina de macarrão para Mariza?
c) Além da máquina de macarrão, o que mais a avó deixou para Mariza?
2. Em casa, reconte a história narrada no texto para um adulto de sua convivência.
117
Explorar fonte histórica material
Para estudar as mudanças nos objetos e nos lugares, podemos utilizar diferentes tipos de fontes históricas. Elas podem ser:
• orais, como depoimentos e entrevistas;
• escritas, como cartas e notícias de jornal;
• visuais, como fotografias, pinturas e gravuras;
• materiais, como construções e objetos.
1. A máquina de fazer macarrão da avó de Mariza é uma fonte histórica de qual tipo?
2. Agora observe a fotografia e, quando solicitado, leia em voz alta uma receita de macarrão feito com o auxílio de uma máquina semelhante à utilizada por volta de 1930.
LEGENDA: Máquina de fazer macarrão utilizada por volta de 1930. FIM DA LEGENDA.
Ingredientes
• 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
• 3 colheres (chá) de sal;
• 4 ovos.
Modo de fazer
• Juntar os ingredientes e fazer uma massa;
• Passar a massa pelos cilindros inferiores da máquina de fazer macarrão para abrir e afinar a massa;
• Depois, passar a massa por um dos cilindros superiores para cortar o macarrão;
• Polvilhar farinha em uma mesa e colocar o macarrão para secar.
3. Como funcionava a máquina de macarrão?
118
Instrumentos musicais
Os instrumentos musicais também podem nos fazer lembrar de experiências vividas em outros tempos, como nos conta a senhora Lenilde Ramos, que nasceu no município de Corumbá, no atual estado de Mato Grosso do Sul.
Objetos de infância
Em vez de bonecas e carrinhos, minha infância foi marcada por brinquedos diferentes: sanfona, violão e vagões de trem. Em casa, eu escalava o armário para admirar o violão do meu pai, um instrumento de 1926, com detalhes de madrepérola.
A sanfona de minha mãe era pesada e a brincadeira tinha que ser compartilhada com minha irmã: uma puxava o fole e a outra viajava nas teclas.
Um dia [...] meu pai comprou uma pra mim. Aí eu ligava o rádio e tentava encontrar o botão [do teclado da sanfona] que combinava com a música.
FONTE: Lenilde Ramos. Uma infância marcada por sanfona, violão e vagões de trem em Porto Esperança. Campo Grande News, 4 jan. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/fpk. Acesso em: 26 maio 2021.
LEGENDA: Vista do município de Corumbá, em 1930. Atualmente, esse município pertence ao estado de Mato Grosso do Sul. FIM DA LEGENDA.
119
• Relacione cada lembrança de Lenilde aos objetos retratados nas fotografias. Para isso, classifique cada imagem em A, B ou C, conforme as frases.
A. Instrumento da mãe que era pesado e que Lenilde tocava com a irmã.
B. Instrumento de 1926 que pertencia ao pai de Lenilde e tinha detalhes de madrepérola.
C. Objeto que Lenilde ligava para ouvir músicas.
LEGENDA: Violão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rádio. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sanfona. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os elementos foram representados fora de proporção entre si. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Você sabia?
Sanfona é o nome popular que muitos brasileiros dão a um instrumento musical chamado acordeão. Observe na fotografia algumas partes desse instrumento.
O fole tem entradas que permitem o acúmulo do ar. Quando ele é aberto e fechado, a passagem do ar gera sons, que podem ser controlados acionando as teclas e os botões.
Fim do complemento.
120
Objetos escolares e memória
Os objetos utilizados na escola também podem ser guardados e contribuir para preservar a memória dos estudantes e da comunidade escolar.
1. Observe as fotografias de alguns objetos escolares guardados por uma pessoa que estudou por volta de 1950. Em seguida, escreva uma legenda para cada imagem usando as palavras dos quadros.
Livro
Estojo de madeira
Mala
Caderno
Estojo de metal
LEGENDA: Os elementos foram representados fora de proporção entre si. FIM DA LEGENDA.
2. Você ou alguém da sua família já guardou algum objeto que tenha utilizado em outros tempos? Se sim, que objeto foi esse e por que ele foi guardado?
_____
3. Em sua opinião, por que as pessoas guardam objetos de outros tempos?
_____
121
Outras pessoas que estudaram por volta de 1950 se lembram do uniforme que utilizavam, como nos conta Rosicler Martins Rodrigues a seguir.
4. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Uniforme
Na escola, vestia camisa branca com mangas compridas e saia pregueada. No cabelo, um laço da mesma cor da camisa.
Usava também sapatos pretos e meias três-quartos.
FONTE: Depoimento de Rosicler Martins Rodrigues especialmente para essa obra.
5. Circule as fotografias que retratam peças de uniforme semelhantes às que Rosicler descreve em seu depoimento.
LEGENDA: Os elementos estão representados fora de proporção entre si. FIM DA LEGENDA.
6. Atualmente, como é a vestimenta dos alunos na escola em que você estuda?
( ) Os alunos usam uniforme.
( ) Os alunos não usam uniforme.
122
Tempo, tempo...
Um objeto muito utilizado nas escolas passou por muitas transformações, como nos conta Gerda Brentani, que nasceu em 1903.
1. Quando solicitado, leia um dos trechos do texto em voz alta.
[...] na escola, para escrever eu usava uma peninha de metal enfiada num cabo de madeira. Na mesa, ficava um vidrinho de tinta azul onde eu molhava a peninha de metal.
Parece simples, mas a tinta pingava, manchava o papel, o livro e, logicamente, a blusa branca exigida pela escola.
Nasceu depois a caneta [...].
Em seu interior havia um canudinho de vidro cheio de tinta. Volta e meia era necessário desatarraxá-la e encher o canudinho vazio. O risco de pingar em algum lugar errado era grande.
2. De acordo com a autora do texto, qual objeto lhe trazia mais problemas para escrever? Explique.
3. E você, que objetos utiliza para escrever? Escolha um desses objetos e escreva um texto completando a linha do tempo. Lembre-se de descrever as partes que o compõem e os problemas que podem ocorrer ao usá-lo.
123
Hoje tenho na mão um cabo comprido de plástico cheio de tinta.
Vou escrevendo quilômetros, até acabar o líquido. Compro outra caneta [...] e sigo em frente.
FONTE: Gerda Brentani. Eu me lembro. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1993. p. 22.
4. Pergunte a um adulto com mais de sessenta anos de idade quais objetos ele usava para escrever quando era criança. Ele usava os mesmos objetos que você? Explique.
124
Assim como os objetos podem ser utilizados para resgatar a história das pessoas, as fotografias e os relatos nos permitem conhecer mudanças nas paisagens.
1. Quando solicitado, leia um trecho do texto da escritora brasileira Zélia Gattai em voz alta. Nele, a autora relata aspectos da cidade de São Paulo durante sua infância, por volta de 1920.
Os automóveis invadem a cidade
Naqueles tempos, a vida em São Paulo era tranquila. Poderia ser ainda mais, não fosse a invasão cada vez maior dos automóveis importados, circulando pelas ruas da cidade; grossos tubos, situados nas laterais externas dos carros, desprendiam, em violentas explosões, gases e fumaça escura. Estridentes fom-fons de buzinas, assustando os distraídos, abriam passagem para alguns deslumbrados motoristas que, em suas desabaladas carreiras, infringiam as regras de trânsito, muitas vezes chegando ao abuso de alcançar mais de 20 quilômetros à hora, velocidade permitida somente nas estradas. Fora esse detalhe, o do trânsito, a cidade crescia mansamente. Não havia surgido ainda a febre dos edifícios altos; nem mesmo o “Prédio Martinelli” – arranha-céu pioneiro em São Paulo, se não me engano do Brasil – fora ainda construído. Não existia rádio, e televisão, nem em sonhos.
FONTE: Zélia Gattai. Anarquistas, graças a Deus. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 64.
LEGENDA: Área central da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1920. FIM DA LEGENDA.
125
a) Nessa leitura, você ampliou seu vocabulário? Comente as palavras novas que aprendeu.
b) De acordo com o texto, quais mudanças ocorreram na cidade de São Paulo por volta de 1920?
_____
c) Que tipo de edifício ainda não havia sido construído na cidade daquele tempo?
_____
d) Quais meios de comunicação não existiam em São Paulo naquele tempo?
_____
2. Considerando as informações do texto, faça um desenho para representar a paisagem da cidade de São Paulo do tempo de infância de Zélia Gattai.
126
3. Observe a fotografia de uma avenida no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em outros tempos.
LEGENDA: Avenida Balduíno Taques, localizada no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em 1922. FIM DA LEGENDA.
a) O que mais chamou a sua atenção na paisagem retratada?
_____
b) Pela observação da paisagem retratada na fotografia, que hipóteses podemos elaborar sobre:
• a iluminação dessa avenida à noite?
• o movimento de pessoas nessa avenida?
• a qualidade do pavimento dessa avenida?
• o movimento de veículos nessa avenida?
127
4. Agora, observe a fotografia dessa mesma avenida em 2019.
LEGENDA: Avenida Balduíno Taques, localizada no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
a) De acordo com a legenda das fotografias, quantos anos se passaram entre elas?
_____
b) O que mudou na paisagem dessa avenida entre o ano da primeira fotografia e o ano da segunda fotografia?
_____
c) Nesse intervalo de tempo, algum elemento da paisagem da avenida permaneceu? Se sim, qual?
_____
128
Cartografando
Existem diferentes formas de representar uma paisagem. O desenho e o croqui são duas formas de representação da paisagem.
Observe o desenho de uma paisagem.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala nem proporção. FIM DA LEGENDA.
1. Em qual visão essa paisagem foi representada?
( ) Oblíqua.
( ) Vertical.
( ) Frontal.
2. Identifique cinco elementos que fazem parte dessa paisagem.
_____
129
Cartografando
O croqui é um desenho da paisagem feito sem muitos detalhes. Ele é elaborado para representar os seus principais elementos.
Observe parte do croqui da paisagem da atividade anterior.
3. Qual ponto de referência foi representado nesse croqui?
_____
4. A partir da observação da paisagem da atividade anterior, complete o croqui, desenhando os principais elementos que faltam.
• Apresente seu trabalho para os colegas e o professor.
130
As paisagens estão em constante transformação. Algumas transformações ocorrem lentamente, outras acontecem em um intervalo de tempo menor.
• Observe as fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Museu do Rio Cuiabá, no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Museu do Rio Cuiabá, no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
a) Quais mudanças podem ser observadas nessa paisagem entre uma fotografia e outra?
_____
b) Em quanto tempo essas mudanças foram realizadas?
( ) Entre um ano e três anos.
( ) Em mais de três anos.
131
Boxe complementar:
Investigue
No lugar onde você vive, pode ser que alguns elementos da paisagem estejam em transformação. Observe uma paisagem de seu lugar de viver e complete a ficha.
a) Há casas ou edifícios em construção?
( ) Sim.
( ) Não.
b) Existem ruas ou avenidas sendo pavimentadas?
( ) Sim.
( ) Não.
c) Árvores estão sendo plantadas nas calçadas ou nos parques?
( ) Sim.
( ) Não.
d) Existem áreas de lazer sendo construídas ou reformadas?
( ) Sim.
( ) Não.
e) A circulação de veículos nas ruas está mudando?
( ) Sim.
( ) Não.
f) Há construções de outros tempos sendo demolidas?
( ) Sim.
( ) Não.
g) Você observou outras mudanças na paisagem? Se sim, quais?
_____
h) Você gostaria que ocorressem outras mudanças na paisagem do lugar onde você vive? Se sim, quais?
_____
Fim do complemento.
132
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou que as paisagens podem ser transformadas pelas pessoas ao longo do tempo e que os objetos podem ser guardados como memória. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
1. Você conheceu um pouco sobre os materiais escolares que eram utilizados em outros tempos. Agora, leia um poema sobre esse assunto escrito por Cora Coralina, que nasceu em 1889.
A escola da mestra Silvina
Sentava em bancos compridos, escorridos, sem encosto. [...]
Não se usava quadro negro
As contas se faziam
Em pequenas lousas individuais.
FONTE: Cora Coralina. Poema dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2006. p. 61-62.
a) Na escola descrita no poema, onde os alunos se sentavam?
_____
b) Nessa escola, em que material as contas eram registradas? Circule o nome do material.
No caderno
Em pequenas lousas individuais
Em uma lousa coletiva
No livro
2. Ordene os objetos de escrever do mais antigo para o mais recente.
_____
caneta de plástico
caneta tinteiro
pena de metal
133
3. Observe a representação da paisagem de um mesmo local em dois momentos diferentes.
• Escreva duas transformações ocorridas na paisagem desse local entre um momento e o outro.
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Descrevo mudanças nos objetos de escrever ao longo do tempo? |
|||
b) Identifico objetos que marcam a memória das pessoas? |
|||
c) Reconheço que as pessoas podem transformar as paisagens ao longo do tempo? |