134

UNIDADE 4. As pessoas, o trabalho e o ambiente

Imagem: Fotografia. Homens e mulheres com chapéu, colhendo cebolas em uma plantação. Entre eles há sacas grandes com cebolas dentro. Ao fundo, uma cerca e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores ensacando cebolas após a colheita no município de Cafarnaum, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

135

Boxe complementar:

Primeiros contatos

1. Como é o trabalho dos profissionais retratados na fotografia?

2. Em seu lugar de viver, há pessoas que realizam um trabalho semelhante? Justifique sua resposta.

Fim do complemento.

136

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

Quais são as diversas formas de trabalho das pessoas?

CAPÍTULO 13. Tipos de trabalho nas comunidades

Os trabalhadores podem realizar suas atividades em locais abertos ou em locais fechados.

Imagem: Pintura. No centro, um homem com chapéu, camisa e calça está em pé, dentro de um barco e segurando uma rede de pesca sobre a água. Ao fundo, barcos, casas, árvores, uma ponte e o céu em tons de amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia de fora, pintura de Alexandre Freire, de 2007. FIM DA LEGENDA.

1. Complete a ficha com informações sobre a pintura.

a) Nome do autor da pintura:

_____

b) Título da pintura:

_____

c) Ano em que foi produzida:

_____

d) Trabalhador representado:

_____

e) Instrumentos de trabalho:

_____

f) Esse trabalhador atua em um local:

( ) aberto.

( ) fechado.

137

2. Observe os trabalhadores retratados nas fotografias e faça o que se pede.

Imagem: Fotografia. Homens com uniforme amarelo estão varrendo uma calçada. Ao fundo, carros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Varredor de rua no município de Conceição do Coité, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com blusa listrada está segurando um cesto cheio de cocos sobre a cabeça. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quebradeira de coco-babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com boné e bermuda azul e camiseta amarela está de costas e segurando uma bolsa grande no ombro direito. Na frente dele há uma casa e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Carteiro no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com chapéu está segurando uma enxada sobre uma plantação. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultora no município de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

a) Ligue as colunas para relacionar as informações.

Local de trabalho

Rua

Área de vegetação original

Plantação

Trabalhador

Agricultora

Carteiro

Quebradeira de coco-babaçu

Varredor de rua

Instrumento de trabalho

Vassoura

Enxada

Bolsa

Cesto

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

b) O que esses trabalhadores têm em comum?

138

O poema a seguir trata do trabalho dos vendedores de rua, também conhecidos como camelôs.

3. Quando solicitado, leia um trecho do poema em voz alta.

Tem camelô...

[...] Com uma banca e um banco

Essa loja tão sortida mostra

Tanta coisa linda sem nem mesmo ter vitrine.

Não tem teto, nem paredes.

O freguês dessa lojinha entra e sai por todo lado.

Todo mundo é atendido,

todo mundo é bem tratado.

Um relógio pra madame!

Um cinto pro cavalheiro,

Um carrinho pro garoto,

pro moço ali um chaveiro.

FONTE: Marcelo Xavier. Tem de tudo nessa rua... São Paulo: Formato, 1990. p. 6.

Imagem: Ilustração. Um homem com camiseta, calça, tênis e pochete na cintura está com as mãos esticadas para o lado, em direção a uma barraca com vários objetos expostos. Fim da imagem.

Localize e retire do poema informações para classificar os elementos de acordo com a legenda.

Ilustração. Quadrado amarelo.Existe no local de trabalho do camelô do texto.

Ilustração. Quadrado azul. Não existe no local de trabalho do camelô do texto.

( ) Banca.

( ) Vitrine.

( ) Teto.

( ) Banco.

( ) Paredes.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

4. No seu lugar de viver existem vendedores de rua? Se sim, eles trabalham em um local semelhante ao descrito no poema? Explique.

139

Há cerca de cem anos, também havia vendedores de rua trabalhando em diversas localidades do Brasil. Alguns desses vendedores criavam poemas para serem cantados, chamados de pregões. Os pregões anunciavam o produto que estava sendo vendido, como podemos ver no exemplo a seguir.

Olha o sorvete!

Sorvete, iaiá,

É de creme abacaxi, sinhá

Fui andando numa rua

Escorreguei mas não caí,

É por causa do sorvete

Que é de creme abacaxi.

FONTE: Ecléa Bosi. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 299.

Imagem: Ilustração. No centro, um homem com boina, blusa marrom, calça e sapatos pretos está andando de bicicleta, olhando para o lado e sorrindo. Na frente da bicicleta há uma caixa com a informação: SORVETE. Em volta dele, quatro crianças se aproximam e sorriem. Ao fundo, casas, árvores e uma igreja. Fim da imagem.

5. Qual era o objetivo do pregão descrito no texto?

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

6. O que você achou desse pregão? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

7. Imagine que um adulto de sua convivência é vendedor de rua e pretende criar um pregão. Ajude-o criando um pregão para um produto que ele estaria vendendo.

Quando solicitado, leia o pregão que você criou em voz alta.

140

O trabalho em locais fechados

Muitos trabalhadores exercem suas atividades em locais fechados, como o trabalhador tratado no poema a seguir.

O sapateiro

Sapatos de todos os tipos,

Empilhados, usados, manchados,

na oficina do sapateiro.

Quantas calçadas andaram

esses sapatos,

quantas festas, quantos rumos,

e, sobretudo,

quantas encruzilhadas?

Indiferente a tantas histórias,

O sapateiro martela, cola,

bate sola o dia inteiro.

Então, cansado, fecha a porta

da oficina, atravessa a rua,

e vai para casa com seu sapato

furado [...].

FONTE: Roseana Murray. Artes e ofícios. São Paulo: FTD, 2007. p. 30.

Imagem: Ilustração. Um homem calvo com blusa azul, avental cinza, calça roxa e sapatos pretos está segurando um sapato com a mão esquerda e com a mão direita, ele segura um martelo. Na frente dele há uma mesa com ferramentas em cima. Atrás dele há sapatos e caixas em uma prateleira, cadarços pendurados em um prego e uma lâmpada. Ao lado, há uma bota sobre um banquinho e uma caixa com sapatos. Fim da imagem.

1. Sublinhe no poema:

a) de vermelho, o local de trabalho do sapateiro.

b) de azul, as atividades que ele realiza no trabalho.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. O que você acha do fato de o sapateiro do poema andar “com seu sapato furado”? Explique.

Imagem: Ícone: Tarefa de Casa. Fim da imagem.

3. Reconte para um adulto de sua convivência as informações do poema.

141

4. Observe as fotografias e leia as legendas.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma mulher sentada e segurando papéis. Na frente dela há um notebook aberto, papéis e canetas. Fim da imagem.

LEGENDA: Secretária no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um senhor está sentado e olhando para o lado, onde um homem com camiseta preta e avental listrado está segurando uma bandeja e sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: Garçom no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma senhora está sentada e ao seu lado, uma mulher com jaleco branco e estetoscópio pendurado no pescoço está sorrindo e segurando sua mão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Médica no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com camisa azul está sorrindo e segurando um cabo sobre um capô de carro. Fim da imagem.

LEGENDA: Mecânica no município de Valença, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

• Escolha um dos trabalhadores retratados nas fotografias e complete a ficha.

a) Profissão do trabalhador:

_____

b) Instrumentos de trabalho:

_____

c) Município onde vive:

_____

142

Desafios no cotidiano dos trabalhadores

Os trabalhadores podem enfrentar diversos desafios em suas atividades de trabalho, como nos mostra o texto a seguir.

Som e profissionais

O uso em excesso do fone de ouvido com som alto causa danos à saúde, segundo o médico de Itapetininga (SP), José Otávio Ayres. [...]

O DJ Michel Max depende dos fones, são horas de trabalho com o som alto nos ouvidos. Além disso, quando não está em eventos e baladas está no estúdio. “Única coisa que eu percebo geralmente é quando acaba o evento e na hora de dormir que eu percebo um pouco de zumbido, um incômodo, mas no outro dia está normal”, conta.

O cantor João Hernani também usa os fones na hora de gravar as músicas e até mesmo no palco quando se apresenta pra se comunicar com a produção. “Deixo alto porque a gente tem uma cozinha com a bateria atrás, e a gente precisa ouvir muito bem a voz para gente poder cantar sem forçar”, explica.

FONTE: Uso em excesso do fone de ouvido com som alto causa danos à saúde. G1, 9 jun. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/fpq. Acesso em: 26 maio 2021.

Imagem: Fotografia. Um homem com boné e fones de ouvidos na cabeça e camiseta cinza está de costas com as mãos sobre um disco em um aparelho eletrônico. Ao fundo, pessoas em uma quadra. Fim da imagem.

LEGENDA: DJ no município de Jundiaí, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

143

1. Localize e retire informações do texto para preencher as fichas sobre os dois trabalhadores citados.

• Nome:

_____

• Profissão:

_____

• Nome:

_____

• Profissão:

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. De acordo com o texto, qual é a dificuldade enfrentada por esses profissionais em seus trabalhos?

3. Observe os profissionais retratados nas fotografias e classifique as dificuldades enfrentadas por eles de acordo com a legenda.

( ) 1 Muito calor.

( ) 2 Som muito alto.

( ) 3 Vento e chuva.

( ) 4 Muito frio.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com capa de chuva transparente está segurando um guarda-chuva colorido sobre a cabeça. Ao seu lado há um carrinho com vários guarda-chuvas dentro. Ao fundo, carros em uma rua. Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedor ambulante no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois homens estão segurando uma placa de gelo sobre uma pilha de gelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escultor de gelo em Boston, nos Estados Unidos, em 2013. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com capacete de proteção, máscara e jaleco está abrindo um forno grande com brasa dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador em usina de geração de energia elétrica no município de Maringá, no estado do Paraná, em 2013. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com capacete de proteção, máscara, avental e uniforme azul está segurando uma britadeira sobre uma construção.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador da construção civil no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2012. FIM DA LEGENDA.

144

CAPÍTULO 14. O trabalho no campo e na cidade

As paisagens do campo, também chamadas de paisagens rurais, podem ser diferentes entre si devido às diversas atividades de trabalho que as pessoas realizam e às variadas formas de uso do solo.

1. Observe a pintura.

Imagem: Pintura. À direita, várias vacas e bois estão em uma plantação e entre eles há um cachorro marrom. À esquerda há ovelhas, bodes e cabras entre flores coloridas. No meio há dois homens segurando latas grandes e duas vacas dentro de um estábulo. Em segundo plano há várias ovelhas em um pasto com grama e entre elas há pastores. Ao lado há plantações, casas e um lago. Atrás há mais plantações, uma estrada de terra, árvores, flores coloridas e mais ovelhas. Ao fundo, morros e o céu em tons de azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Fazenda poemas líricos, pintura de Malu Delibo, elaborada em 2005. FIM DA LEGENDA.

a) Quais elementos da paisagem foram representados nessa pintura?

_____

b) Quais atividades as pessoas estão realizando?

_____

145

Ao observar as paisagens do campo, podemos identificar as atividades que estão sendo desenvolvidas.

2. Observe a fotografia.

Imagem: Fotografia dividida em planos. Na parte inferior, Plano 1, um trator amarelo está andando sobre uma plantação seca. Em seguida, Plano 2, uma plantação extensa e verde. Na parte superior, Plano 3, nuvens brancas no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Propriedade rural no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Quais elementos da paisagem podem ser observados em cada plano da fotografia?

a) Plano 1:

_____

b) Plano 2:

_____

c) Plano 3:

_____

3. Imagine como seria um dia de trabalho de um agricultor. Em seguida, escreva no caderno um texto relatando sua jornada de trabalho.

• Lembre-se de escrever sobre o horário de início das atividades, as tarefas realizadas e os horários de almoço e término das atividades.

146

O trabalho na agricultura

O trabalho na agricultura é voltado para o cultivo de alimentos ou de matérias-primas para as indústrias e costuma envolver diversas etapas. Leia os textos sobre algumas dessas etapas.

1. O solo pode receber adubo para tornar-se mais fértil.

2. Depois, o solo pode ser arado para que a água penetre nele com mais facilidade.

3. Sementes ou mudas são plantadas no solo.

4. A plantação é irrigada para que as plantas recebam água na quantidade adequada a cada tipo de cultivo.

Imagem: Ilustração. À esquerda, na parte superior, um homem está segurando um saco de jogando terra sobre um terreno (1. O solo pode receber adubo para tornar-se mais fértil). Em seguida, o homem está segurando um arado sobre o terreno (2. Depois, o solo pode ser arado para que a água penetre nele com mais facilidade). Na parte inferior, o homem está plantando mudas no solo (3. Sementes ou mudas são plantadas no solo). Ao lado há uma plantação e entre as plantas há regadores espirrando água para cima (4. A plantação é irrigada para que as plantas recebam água na quantidade adequada a cada tipo de cultivo). À direita, na parte superior, um homem está observando uma plantação (5. As plantas recebem cuidados durante o período de desenvolvimento). Em seguida, três pessoas estão colhendo plantas (6. Na época adequada, os agricultores fazem a colheita). Na parte inferior há um caminhão na estrada (7. Os produtos colhidos são transportados até as indústrias ou até os locais de consumo). Fim da imagem.

147

5. As plantas recebem cuidados durante o período de desenvolvimento.

6. Na época adequada, os agricultores fazem a colheita.

7. Os produtos colhidos são transportados até as indústrias ou até os locais de consumo.

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

Escolham um produto que vocês costumam consumir no dia a dia e que seja obtido da agricultura. Em seguida:

a) investiguem quais são as tarefas envolvidas no plantio e na colheita desse produto. Para isso, consultem jornais, revistas ou a internet.

b) produzam um cartaz com textos e desenhos que expliquem e ilustrem cada etapa do cultivo desse produto.

c) apresentem os cartazes para os colegas e o professor.

Fim do complemento.

148

O trabalho na pecuária

A pecuária é a atividade de criação de animais para a obtenção de alimentos ou de matéria-prima para a produção de objetos e outros produtos.

No Brasil, predomina a criação de bois e de vacas, mas ocorre também a criação de outros animais, como porcos, aves, ovelhas, carneiros, entre outros.

4. Observe as fotografias e, quando solicitado, leia os textos e as legendas.

A criação de gado bovino é praticada para a obtenção de leite e de carne e para a produção de couro.

Imagem: Fotografia A. Um homem está sentado e ordenhando uma vaca. Ao lado, um bezerro está mamando e ao fundo há mais vacas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador tirando leite de vaca no município de Guarani, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

A lã retirada das ovelhas é tratada e transformada em fios e tecidos que podem ser usados na confecção de roupas. A carne da ovelha também é consumida pelas pessoas.

Imagem: Fotografia B. Dois homens estão segurando tesouras e cortando o pelo de uma ovelha. Ao fundo, mais pessoas e ovelhas. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores cortando lã de ovelha no município de Esteio, no estado do Rio Grande do Sul, em 2008. FIM DA LEGENDA.

149

A criação de aves, como galinhas e perus, é uma atividade econômica importante para a produção de ovos, carne e outros produtos.

Imagem: Fotografia C. Um homem com uniforme azul está em pé e em volta dele há vários perus em um galpão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador em criação de perus no município de Mineiros, no estado de Goiás, em 2013. FIM DA LEGENDA.

A criação de cabras para a produção de leite e de couro é uma atividade econômica que se destaca em várias localidades do Brasil.

Imagem: Fotografia D. Um homem está de costas e em volta dele há várias cabras. Na frente deles há uma cerca de madeira e uma árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador conduzindo rebanho de cabras no município de Canudos, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

a) Quais atividades os trabalhadores da pecuária estão realizando em cada fotografia?

• A:

_____

• B:

_____

• C:

_____

• D:

_____

b) No seu lugar de viver, há criação de animais?

( ) Sim.

( ) Não.

Se sim, que tipos de animais são criados?

_____

150

O trabalho no extrativismo

O extrativismo é a atividade de extração de recursos da natureza para o uso das pessoas, para o comércio ou para a utilização na indústria. O extrativismo pode ser vegetal, animal ou mineral.

Observe exemplos de alguns produtos obtidos por meio do extrativismo.

Extrativismo vegetal

Imagem: Fotografia. Um homem está ao lado de uma árvore grande. No tronco há cortes diagonais, por onde escorre um líquido branco e cai dentro de um balde no chão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de látex no município de Tarauacá, no estado do Acre, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Do tronco de uma árvore chamada seringueira pode-se extrair o látex, substância utilizada na confecção de objetos de borracha natural.

Imagem: Fotografia. Uma borracha vermelha e azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Borracha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está subindo no tronco de uma árvore fina e alta. Nos galhos há frutos pequenos e redondos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Coleta de açaí no município de Barcelos, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Da palmeira-açaí, extrai-se o fruto açaí, utilizado no preparo de diferentes alimentos.

Imagem: Fotografia. Um pote com açaí pastoso. Fim da imagem.

LEGENDA: Açaí. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo animal

Imagem: Fotografia. Um homem está sentado dentro de um barco com vários peixes ao lado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pesca no município de Bataguassu, no estado do Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Nos rios e nos mares, a pesca de peixes e de outros animais fornece alimento para as pessoas.

Imagem: Fotografia. Um prato com um peixe grelhado em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.

151

Extrativismo mineral

Imagem: Fotografia. Caminhões ao lado de um morro em tons de marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de calcário em uma pedreira no município de Lagoa da Confusão, no estado de Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

O calcário é um material que pode ser extraído de pedreiras e ser utilizado para a fabricação de diversos produtos.

Imagem: Fotografia. Gizes coloridos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gizes escolares. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um saco de cimento amarelo e azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Saco de cimento FIM DA LEGENDA.

5. Quais produtos retratados nas fotografias você já utilizou?

6. Identifique o tipo de extrativismo realizado para a obtenção ou a fabricação dos produtos representados abaixo.

Imagem: Fotografia. Um portão cinza com muro azul e bege em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Portão de ferro. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo _____.

Imagem: Fotografia. Uma mesa de madeira e ao lado há duas cadeiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Móveis de madeira. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo _____.

Imagem: Fotografia. Um caranguejo sobre um prato redondo. Fim da imagem.

LEGENDA: Caranguejo. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo _____.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

7. No seu lugar de viver, existem trabalhadores que praticam o extrativismo? Se sim, de qual tipo? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

152

O trabalho na cidade

As paisagens da cidade, também denominadas paisagens urbanas, são marcadas pela presença de diversas construções, como casas e edifícios.

As grandes cidades costumam apresentar maior movimento de pessoas e de veículos. Nelas, encontramos grande número de trabalhadores que desenvolvem atividades em indústrias, em estabelecimentos comerciais ou prestando serviços diversos.

1. Observe a pintura que representa a paisagem de uma grande cidade.

Imagem: Pintura. No centro há vários automóveis sobre uma ponte sinuosa, que está em cima de um rio. Nas laterais há mais automóveis em avenidas. Ao fundo, prédios e o céu azul-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Madrugada, de Cristiano Sidoti, elaborada em 2016. FIM DA LEGENDA.

Quais elementos da paisagem foram representados nessa pintura?

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. Quais atividades de trabalho realizadas nas cidades você conhece? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

153

O trabalho na indústria

Nas indústrias, os elementos extraídos da natureza são utilizados como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos.

Existem indústrias instaladas no campo, mas a maioria delas está localizada nas cidades.

Imagem: Fotografia. Pessoas com uniforme azul estão atrás de máquinas. Ao lado há pares de tênis sobre uma esteira. Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria de calçados no município de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Seta à direita. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Par de tênis branco e azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Tênis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Máquinas vermelhas com braços mecânicos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria de automóveis no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Seta à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Carro vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Automóvel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

3. Em qual das indústrias retratadas nas fotografias há maior quantidade de trabalhadores? Em sua opinião, por que isso acontece?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

4. No espaço urbano de seu lugar de viver há indústrias? Em caso afirmativo, cite exemplos.

154

O trabalho no comércio e na prestação de serviços

O comércio e a prestação de serviços são atividades realizadas principalmente no espaço urbano.

O comércio é a atividade baseada na compra e na venda de diferentes produtos. Em padarias, mercados, lojas e outros estabelecimentos ocorre a atividade comercial, em que são vendidos produtos do campo e da cidade.

Existem também estabelecimentos que não estão relacionados com a compra e a venda de produtos, mas com a prestação de serviços. A prestação de serviços é realizada por trabalhadores em bancos, escolas, hospitais, cabeleireiros e outros.

5. Observe as fotografias e complete as frases a seguir com a atividade de cada profissional.

Imagem: Fotografia. Uma mulher está dobrando um vestido infantil sobre um balcão. Atrás dela há várias roupas dobradas em uma prateleira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedora em loja no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino está sentado com a boca aberta. Ao seu lado há duas mãos com luvas segurando um instrumento sobre sua boca. Fim da imagem.

LEGENDA: Dentista no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

a) A vendedora da loja trabalha no _____

b) A dentista trabalha na _____

6. Registre no quadro dois trabalhadores de seu lugar de viver que atuam em cada atividade.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Comércio

Prestação de serviços

155

Cartografando

Observe a representação de um bairro onde há diferentes estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços.

Imagem: Ilustração. Um bairro dividido em três colunas e nove fileiras. Entre os quarteirões há duas e avenidas. Da esquerda para a direita: Rua das Estrelas.  
Coluna 1) Rua Via Láctea – Casas – Rua Urano – Padaria – Rua Saturno – Sorveteria – Rua Júpiter – Casas e Supermercado – Rua Vênus – Prédios e Banca de jornal – Avenida Mercúrio – Lojas e Prédios.  
Em seguida, Avenida Marte.  
Coluna 2) Rua Via Láctea – Hospital – Rua Urano – Lojas – Rua Saturno – Casas – Rua Júpiter – Prédios e Casas – Rua Vênus – Escola – Avenida Mercúrio – Praça.  
Em seguida, Avenida Terra.  
Coluna 3) Prédios – Rua Urano – Prédios – Rua Saturno – Casas – Rua Júpiter – Prédios e Casas – Rua Vênus – Prédios e Casas – Avenida Mercúrio – Papelaria, Casas, Banco e Prédios.  
À direita, Rua Lua Brilhante. 
Fim da imagem.

1. Na representação, circule de azul os símbolos que representam estabelecimentos de comércio e de vermelho os que representam estabelecimentos de prestação de serviços.

2. Localize, na representação, uma casa laranja situada na Rua Urano. Tendo essa casa como ponto de partida, trace um trajeto possível para ir até:

a) a escola.

b) a banca de jornal.

156

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou as atividades dos trabalhadores do campo e da cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

1. Observe a fotografia.

Imagem: Fotografia. Um homem com boné e uniforme laranja está varrendo uma rua. Ao seu lado há um cesto de lixo e um cone. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.

a) Circule o profissional que a fotografia está retratando.

Pescador

Sapateiro

Camelô

Carteiro

Varredor de rua

Agricultor

b) Esse profissional trabalha em um local:

( ) aberto.

( ) fechado.

2. Relacione cada trabalhador a seu instrumento de trabalho.

Agricultor

Varredor de rua

Mecânico

Chave de fenda

Enxada

Vassoura

3. Indique dois produtos que você utiliza transformados pela indústria.

_____

157

4. Ligue as colunas relacionando os trabalhadores, as atividades que realizam e os produtos ou serviços que produzem.

Trabalhador

Pescador

Agricultor

Vendedor de roupas

Vaqueiro

Dentista

Atividade

Extrativismo

Agricultura

Pecuária

Comércio

Prestação de serviços

Produto ou serviço

Alface

Peixe

Carne

Camiseta

Cuidados dentários

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico os trabalhadores que atuam em locais abertos e em locais fechados?

b) Listo instrumentos de trabalho utilizados pelos profissionais?

c) Identifico diferentes elementos das paisagens do campo e da cidade?

d) Diferencio os tipos de trabalho e os trabalhadores do campo e da cidade?

158

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Quais são os impactos que o uso do solo, da água e as formas de trabalho provocam no ambiente?

CAPÍTULO 15. Formas de trabalho e impactos ambientais

As diferentes formas de trabalho podem gerar alterações no ambiente. Tais alterações, chamadas de impactos ambientais, podem ser estudadas por meio de diferentes fontes históricas: textos jornalísticos, depoimentos, pinturas, fotografias, entre outros.

1. Observe a imagem.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de pequenas construções no topo de um morro com escavações. Ao lado, árvores e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Mineração em um garimpo no município de Itaituba, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

a) Que tipo de fonte histórica foi reproduzida acima?

( ) Pintura.

( ) Fotografia.

( ) Carta.

( ) Diário.

b) Quais impactos ambientais podem ser observados no local da imagem?

_____

c) Que tipo de atividade causou esse impacto ambiental?

_____

159

2. Para aprofundar o estudo sobre os impactos ambientais, leia o texto.

Impactos ambientais

Os impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente devem ser uma preocupação contínua, não só de governantes como de toda a população. Muitas atividades realizadas cotidianamente pelas pessoas ou por indústrias geram impactos ambientais sérios. [...]

[...] como o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o aumento crescente das áreas urbanas, o desmatamento e o desperdício de água.

FONTE: Lívia Machado. Impactos da ação humana no meio ambiente. Jornal Estado de Minas, 7 jun. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fpv. Acesso em: 7 jun. 2021.

Imagem: Fotografia. Muito lixo em volta de um cesto de lixo, que está pendurado em um poste. Ao fundo, casas e carros. Fim da imagem.

LEGENDA: Lixo acumulado em uma rua no município de Belém, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

a) Quem deve se preocupar com os impactos ambientais provocados pela ação humana?

( ) Apenas os governantes.

( ) Toda a população.

b) Circule os exemplos de atividades que causam impactos ambientais.

Desperdício de água.

Descarte inadequado do lixo.

Uso excessivo de água.

Descarte correto do lixo.

Desmatamento.

Preservação da mata.

160

Diversas atividades

Atualmente, há pessoas que realizam suas atividades cumprindo as leis de proteção ambiental. Outras, porém, não seguem essas leis.

Essa diversidade de atividades e impactos ambientais a ela relacionados podem ser observados, por exemplo, na Amazônia.

Alguns habitantes da Amazônia coletam recursos da floresta, como castanha-do-pará e açaí. Essa coleta, quando realizada de forma adequada e em pequena quantidade, causa pequeno impacto ambiental.

Na Amazônia, também ocorre a pesca artesanal, ou seja, em pequena quantidade, geralmente para o consumo dos pescadores e de suas famílias.

Existem leis para o controle da pesca na Amazônia, como a proibição dessa atividade na época de reprodução dos peixes e a pesca em grande quantidade. Muitas vezes, porém, há pessoas que não respeitam essas leis, causando grandes impactos ambientais.

Imagem: Fotografia. Um homem está subindo o tronco de uma árvore fina e alta. Nos galhos há frutos pequenos e redondos. Fim da imagem.

LEGENDA: Coletor de açaí no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está em pé, sobre um barco e segurando uma rede de pesca. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador artesanal no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

161

Também existem leis que regulam as atividades agrícolas na Amazônia. Alguns agricultores têm permissão para plantar alimentos (como mandioca, milho e feijão) em pequenas quantidades, desmatando pequenas áreas e utilizando técnicas de recomposição dos solos.

A retirada de madeira na Amazônia também é controlada por lei. Mas existem pessoas que desmatam grandes extensões de terra, transformando-as em pastos ou plantações.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma estrada de terra. Nas laterais há várias árvores e ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de seringueiras para a extração de látex no município de Rio da Conceição, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um caminhão sobre uma estrada de terra. Nas laterais há árvores e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Área desmatada para a construção de rodovia no município de Itaituba, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

162

1. Com base na compreensão do texto das páginas anteriores, classifique as atividades realizadas na Amazônia conforme a legenda.

Ilustração. Quadrado verde.Causa pequeno impacto no ambiente.

Ilustração. Quadrado vermelho. Causa grande impacto no ambiente.

( ) Extração de madeira em grande quantidade.

( ) Coleta de frutos em pequena quantidade.

( ) Pesca em grande quantidade e na época de reprodução dos peixes.

( ) Pesca artesanal.

( ) Agricultura em grandes extensões de terra.

( ) Agricultura em pequenas extensões de terra com técnicas de recomposição do solo.

2. Leia a notícia sobre uma comunidade que vive na Amazônia e responda às questões.

Atividades econômicas e preservação

“Você só preserva quando sabe o que tem, então, é importante a comunidade conhecer os produtos da mata. Estamos identificando as espécies mais comuns e as menos, para montar um plano de conservação”, conta Francisco [...]

As principais atividades produtivas são o extrativismo da seringa, da castanha-da-Amazônia, do açaí e da copaíba.

FONTE: Extrativistas dão exemplo de conservação. Instituto Chico Mendes (ICMBio), mar. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fpy. Acesso em: 7 jun. 2021.

a) Localize e retire do texto o nome de uma atividade realizada pelas famílias extrativistas. Registre-o a seguir.

Imagem: Ícone: Tarefa de Casa. Fim da imagem.

b) Faça uma leitura em voz alta do segundo parágrafo do texto para um adulto de sua convivência.

163

3. Observe a pintura que representa uma atividade praticada na Amazônia.

Imagem: Pintura. À direita, um lago e à esquerda, dois bois sobre um gramado. Ao lado deles há troncos de árvores cortados e atrás, várias árvores secas. Ao fundo, mais árvores e plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Amazônia, pintura de Romualdo Abade, elaborada em 2009. FIM DA LEGENDA.

a) Descreva os elementos representados na pintura.

_____

b) Qual atividade de trabalho foi representada nessa pintura?

_____

c) O pintor representou algum impacto ambiental dessa atividade? Se sim, qual?

_____

d) Preencha a ficha sobre a pintura.

• Título da pintura:

_____

• Autor:

_____

• Ano em que foi produzida:

_____

164

Em outros tempos

As formas de trabalho exercidas pelas pessoas em outros tempos também causavam alterações ambientais, como indica o poema a seguir, escrito em 1927.

Moça tomando café

Num salão de Paris

A linda moça, de olhar gris,

Toma café.

Moça feliz.

Mas a moça não sabe, por quem é,

que há um mar azul, antes da sua xícara de café;

e que há um navio longo antes do mar azul... [...]

Quedê o sertão daqui?

Lavrador derrubou.

Quedê o lavrador?

Está plantando café.

Quedê o café?

Moça bebeu.

Mas a moça onde está?

Está em Paris.

Moça feliz.

FONTE: Cassiano Ricardo. Martim Cererê. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. p. 49.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Duas mulheres com chapéu, casaco e vestidos estão sentadas ao lado de uma mesa pequena e redonda. Ao fundo, um homem com terno e gravata está em pé e segurando uma bandeja. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres tomando café na cidade de Paris, em 1925. FIM DA LEGENDA.

165

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

1. Procure descobrir em que país está localizada a cidade de Paris. Conte aos colegas suas descobertas.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. O professor vai organizar uma leitura coletiva do poema da página anterior. Quando solicitado, leia o trecho indicado em voz alta.

3. Sobre o poema da página anterior, responda às questões.

a) A moça de Paris sabia de onde vinha e como era transportado o café que ela estava tomando?

( ) Sim.

( ) Não.

b) Que meio de transporte era utilizado para levar o café do Brasil, onde era produzido, até Paris?

( ) Avião.

( ) Ônibus.

( ) Navio.

( ) Automóvel.

c) De acordo com o poema, a atividade do lavrador causou impacto no ambiente? Explique.

_____

d) A fotografia abaixo retrata a paisagem antes ou depois da chegada do lavrador? Explique.

_____

Imagem: Fotografia em preto e branco. Várias pessoas estão colhendo café em uma plantação extensa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores em fazenda de café no interior do estado de São Paulo, em 1930. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Há cerca de cem anos, o café brasileiro era transportado para a Europa em grandes navios movidos a vapor ou a outros tipos de combustível. Vazamentos de combustível ou de dejetos produzidos pelos passageiros dos navios podiam causar poluição do mar e a morte de animais marinhos.

Fim do complemento.

166

CAPÍTULO 16. Os impactos ambientais no campo e na cidade

Você viu que algumas atividades de trabalho podem causar impactos ambientais. A paisagem do campo tem sido transformada por diversas atividades, como a agricultura, a pecuária e o extrativismo.

1. Nestas imagens de satélite, a cor verde representa a vegetação. Compare-as e responda.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um terreno verde-escuro. À esquerda, uma estrada e pequenas áreas claras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 1990. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um terreno verde-escuro com várias áreas claras. À esquerda, uma estrada. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

• O que ocorreu com a vegetação da área retratada nas imagens entre 1990 e 2019?

167

A agricultura e a pecuária são atividades que, muitas vezes, têm sido praticadas em áreas antes ocupadas por vegetação nativa. É comum que as plantas sejam retiradas para a abertura de áreas de pastagem e de cultivo agrícola.

Algumas vezes, criadores de gado e agricultores colocam fogo na vegetação para limpar o terreno. Essa técnica é chamada de queimada. Além de destruir a vegetação, a queimada pode causar o desaparecimento de animais e reduzir a fertilidade do solo.

Imagem: Fotografia. Fogo sobre um gramado. Em volta há plantas, árvores e fumaça escura. Fim da imagem.

LEGENDA: Queimada em área rural no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

A prática do extrativismo, principalmente o mineral, também tem provocado o desmatamento de grandes áreas, pois, para explorar minérios, a vegetação é retirada.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de máquinas grandes sobre um terreno plano com terra. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Área de extração de minério de ferro no município de Canãa dos Carajás, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

2. Cite uma consequência das queimadas.

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

3. Quais atividades econômicas praticadas no campo têm causado o aumento do desmatamento?

_____

168

Impactos ambientais nas cidades

Nas grandes cidades, diversas atividades podem prejudicar o ambiente. No entanto, cada vez mais soluções têm sido criadas para a conservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessas cidades. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Áreas verdes

Em algumas cidades, a ausência de áreas verdes e a concentração de casas, edifícios e ruas favorecem a ocorrência de enchentes, pois a água da chuva não consegue penetrar no solo.

Com a criação de parques e outras áreas verdes, amplia-se a superfície onde a água da chuva pode penetrar.

Qualidade do ar

A grande quantidade de veículos contribui para a poluição do ar.

O estímulo ao uso de transporte público e o controle da liberação de gases pelos veículos reduzem a poluição do ar.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma cidade com casas, prédios, poucas árvores, ruas e automóveis. Entre eles há um hospital e uma fábrica grande expelindo fumaça pelas chaminés.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

169

Lixo

Como há grande número de pessoas vivendo nas grandes cidades, há elevada produção de lixo. Muitas vezes, não existem áreas próximas à ocupação urbana onde o lixo produzido possa ser depositado e tratado.

A coleta seletiva e a reciclagem reduzem a quantidade de resíduos que chegam às áreas de descarte de lixo.

Solo e rios

Em algumas cidades, o esgoto é lançado diretamente no solo ou nos rios sem tratamento.

A coleta e o tratamento do esgoto evitam a poluição do solo e dos rios.

1. Selecione um dos problemas representados na imagem e responda.

a) Qual problema você selecionou?

_____

b) Quais atitudes reduziriam ou solucionariam esse problema?

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

2. Alguns desses problemas existem no seu lugar de viver? Se sim, quais? Compartilhe suas respostas com os colegas e o professor.

170

Cuidados com o solo

O solo e a água são importantes para garantir a vida das pessoas e de outros seres vivos.

Muitas técnicas utilizadas nas atividades de trabalho realizadas no campo possibilitam garantir a preservação desses recursos. A rotação de culturas, por exemplo, é uma técnica que contribui para a conservação do solo.

• Observe a representação de uma propriedade rural.

Imagem: Ilustração. Propriedade rural com números e abaixo, a legenda. No centro há uma residência pequena (1). Ao lado, silos grandes e prateados (3) e uma pequena horta (12). Em seguida, um pomar extenso (4). À direita da residência há uma plantação extensa (Cultivo de soja – 5). E ao lado, um terreno plano e marrom (Solo em descanso – 6). Atrás há árvores e bois pastando (Criação de bois – 7). Atrás da residência há um celeiro grande (2) e ao lado há um chiqueiro e um galinheiro (Criação de galinhas – 9 e Criação de porcos – 8). À esquerda dos silos há uma estrada de asfalto e do ouro lado, duas plantações (Cultivo de trigo – 10 e Cultivo de beterraba – 11).  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

Legenda:

1. Residência

2. Celeiro

3. Silos

4. Pomar

5. Cultivo de soja

6. Solo em descanso

7. Criação de bois

8. Criação de porcos

9. Criação de galinhas

10. Cultivo de trigo

11. Cultivo de beterraba

12. Horta

a) Cite dois cultivos agrícolas representados na imagem.

_____

171

b) Observe novamente a representação da página anterior. Por que a área indicada pelo número 6 não foi usada para nenhum cultivo?

_____

Dois anos depois

Imagem: Ilustração. Propriedade rural com números e abaixo, a legenda. No centro há uma residência pequena (1). Ao lado, silos grandes e prateados (3) e uma pequena horta (12). Em seguida, um pomar extenso (4). À direita da residência há um terreno plano e marrom (Solo em descanso – 6). E ao lado, uma plantação extensa (Cultivo de soja – 5). Atrás há árvores e bois pastando (Criação de bois – 7). Atrás da residência há um celeiro grande (2) e ao lado há um chiqueiro e um galinheiro (Criação de galinhas – 9 e Criação de porcos – 8). À esquerda dos silos há uma estrada de asfalto e do ouro lado, duas plantações (Cultivo de repolho – 10 e Cultivo de trigo – 11).  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

Legenda:

1. Residência

2. Celeiro

3. Silos

4. Pomar

5. Cultivo de soja

6. Solo em descanso

7. Criação de bois

8. Criação de porcos

9. Criação de galinhas

10. Cultivo de repolho

11. Cultivo de trigo

12. Horta

c) Compare, nas duas representações, as áreas indicadas pelo número 10. O que foi plantado primeiro e o que foi plantado depois nessa área?

_____

d) Qual técnica agrícola foi realizada nessa propriedade rural? Qual é a importância dessa técnica para o solo?

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

e) Além da agricultura, que outras atividades são realizadas nessa propriedade rural?

172

Precisamos cuidar da água

A água é fundamental para a vida das pessoas e de todos os outros seres vivos.

A maior parte da superfície terrestre é coberta por oceanos e mares, compostos de água salgada. Assim, apesar de haver muita água no planeta, grande quantidade dela não pode ser consumida pelas pessoas.

A água que as pessoas consomem é a água doce, e ela existe em menor quantidade.

• Observe a representação a seguir. Depois, complete as frases.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um copo cheio de água (Representação da proporção de água salgada, presente nos oceanos e mares). Abaixo, um copo com pouca água (Representação da proporção de água doce presente nas geleiras). Em seguida, um copo com apenas um fio de água (Representação da proporção de água doce presente nos rios, lagos e nos reservatórios subterrâneos e que serve para o consumo das pessoas). À direita, ilustração do Planeta Terra. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

a) A maior parte da água do planeta Terra é _____.

b) Uma parte da água doce do planeta Terra está congelada nas _____.

c) Parte da água doce disponível para o consumo das pessoas está nos _____, _____ e nos reservatórios subterrâneos do planeta.

173

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de Casa. Fim da imagem.

1. Converse com um adulto de sua convivência e registre as respostas dele para as perguntas a seguir.

a) De onde vem a água que usamos em nossa moradia?

_____

b) A água que chega à nossa moradia é adequada para o consumo? Por quê?

_____

c) Precisamos pagar pela água que utilizamos em nossa moradia?

( ) Sim.

( ) ão.

d) Qual atividade realizada em nossa moradia consome mais água?

_____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

2. Com base nas respostas do entrevistado, desenhe e escreva uma atitude que você pode ter no dia a dia para não desperdiçar água.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: LUNA VICENTE

Fim do complemento.

174

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou os impactos ambientais que as atividades humanas podem provocar nas paisagens do campo e na cidade e sobre fontes históricas que permitem estudá-los. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

1. Sobre as atividades humanas realizadas na Amazônia, identifique:

a) três atividades que provocam pequeno impacto ambiental.

_____

b) três atividades que provocam grande impacto ambiental.

_____

2. Observe a fotografia.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um terreno desmatado. Em volta há várias árvores e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Formação de pastagem no município de Altamira, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Qual impacto ambiental foi retratado na fotografia?

( ) Morte de peixes.

( ) Descarte inadequado de lixo.

( ) Desperdício de água.

( ) Desmatamento.

175

3. Leia o poema com o professor e os colegas.

Cidadania é quando...

[...] Não desperdiço

Nem alimento

Nem energia

Senão, um dia

A terra se cansa

[...] Eu colaboro

Faço minha parte

Faço com gosto

Faço com arte

Sozinho, sou pouco

Junto com os outros

Eu sou mais forte

Sou mais feliz!

FONTE: Nílson José Machado. Cidadania é quando... São Paulo: Escrituras, 2001. p. 19, 38-39.

a) Por que o não desperdício de alimentos é importante?

_____

b) Cite uma atitude que pode ser tomada para evitar o desperdício de água.

_____

c) Sublinhe no texto o trecho que aborda a importância da conservação do solo.

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico impactos ambientais provocados pelas atividades humanas no campo e na cidade?

b) Classifico atividades da Amazônia de acordo com seu impacto ambiental?

c) Reconheço a importância da preservação do solo e da água?

176

O QUE EU APRENDI ?

Vamos avaliar algumas aprendizagens do 2º ano. Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 1, 2, 3 e 4.

1. Olhando para a mesa do professor em sua sala de aula, indique algo que esteja posicionado:

a) à frente da mesa.

b) do lado direito da mesa.

c) do lado esquerdo da mesa.

2. Dê um exemplo de trabalhador em seu lugar de viver que trabalha durante o dia e outro que trabalha durante a noite.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Profissional que trabalha durante o dia

Profissional que trabalha durante a noite

3. Classifique as atividades abaixo com a letra A para antes do almoço e D para depois do almoço.

( ) Jantar.

( ) Café da manhã.

( ) Lanche da tarde.

4. A Avenida Paulista, assim como outras, mudou ao longo do tempo. Ligue as colunas.

1902

2021

Prédios altos.

Pouca vegetação.

Muita vegetação.

Construções mais baixas.

177

Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 5, 6, 7 e 8.

5. Identifique a visão em que cada uma das representações foi elaborada: frontal, oblíqua ou vertical.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. No centro há uma escola e em volta há casas, prédios, árvores e ruas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro. No centro há uma escola e em volta há casas, prédios, árvores e ruas. Fim da imagem.

6. Indique um meio de transporte comum no bairro onde você vive que tenha mudado sua forma de utilização ao longo do tempo.

_____

7. Indique um meio de comunicação utilizado em sua moradia para:

a) se divertir.

_____

b) se informar.

_____

8. Marque com um X as regras de convivência que contribuem para a organização de uma sala de aula.

( ) Levantar a mão antes de falar.

( ) Jogar o lixo no chão.

( ) Ouvir o colega com atenção.

( ) Jogar o lixo na lixeira.

178

O QUE EU APRENDI?

Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 9, 10, 11 e 12.

9. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia A. Vista aérea de um lago com água escura. Em volta há árvores, ruas e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista aérea de algumas casas espalhadas em um terreno verde. Em volta há muitas árvores e morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Bueno Brandão, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

a) Qual paisagem foi mais transformada pela ação humana?

( ) A.

( ) B.

b) Destaque três elementos que formam a paisagem da fotografia B.

_____

10. Identifique a frase que corresponde à carta e a que corresponde ao álbum.

a) Tem um destinatário e é assinada.

_____

b) Apresenta fotografias de diferentes tempos.

_____

11. Pinte os nomes dos objetos conforme a legenda.

Ilustração. Quadrado amarelo. Utensílio doméstico.

Ilustração. Quadrado verde. Material escolar.

Ilustração. Quadrado azul. Instrumento musical.

Ilustração. Quadrado vermelho. Instrumento de trabalho.

Estojo escolar.

Enxada.

Violão.

Vassoura.

179

Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 13, 14, 15 e 16.

12. Escolha um profissional que trabalha no seu lugar de viver e identifique a atividade econômica relacionada a seu trabalho.

a) Profissional:

_____

b) Atividade econômica relacionada ao trabalho:

_____

13. Assinale onde é mais comum ocorrer os impactos ambientais abaixo.

a) Queimadas em áreas que eram ocupadas por vegetação nativa.

( ) Campo.

( ) Cidade.

b) Grande quantidade de veículos provocando poluição do ar.

( ) Campo.

( ) Cidade.

14. Observe os profissionais retratados nas fotografias e classifique os locais de trabalho de acordo com a legenda.

Local aberto. Local fechado.

( )

( )

Imagem: Fotografia. Um homem está atrás de uma mesa e em volta dele há várias máquinas e cabos. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador em fábrica no município de Taubaté, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com uniforme verde está segurando uma vassoura e uma pá e jogando lixo dentro de um cesto. Ao fundo, pessoas andando na calçada. Fim da imagem.

LEGENDA: Gari recolhendo lixo no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.