134
UNIDADE 4. As pessoas, o trabalho e o ambiente
LEGENDA: Trabalhadores ensacando cebolas após a colheita no município de Cafarnaum, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
135
Boxe complementar:
Primeiros contatos
1. Como é o trabalho dos profissionais retratados na fotografia?
2. Em seu lugar de viver, há pessoas que realizam um trabalho semelhante? Justifique sua resposta.
Fim do complemento.
136
DESAFIO À VISTA!
Quais são as diversas formas de trabalho das pessoas?
CAPÍTULO 13. Tipos de trabalho nas comunidades
Os trabalhadores podem realizar suas atividades em locais abertos ou em locais fechados.
LEGENDA: Praia de fora, pintura de Alexandre Freire, de 2007. FIM DA LEGENDA.
1. Complete a ficha com informações sobre a pintura.
a) Nome do autor da pintura:
_____
b) Título da pintura:
_____
c) Ano em que foi produzida:
_____
d) Trabalhador representado:
_____
e) Instrumentos de trabalho:
_____
f) Esse trabalhador atua em um local:
( ) aberto.
( ) fechado.
137
2. Observe os trabalhadores retratados nas fotografias e faça o que se pede.
LEGENDA: Varredor de rua no município de Conceição do Coité, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Quebradeira de coco-babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carteiro no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Agricultora no município de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
a) Ligue as colunas para relacionar as informações.
Local de trabalho
Rua
Área de vegetação original
Plantação
Trabalhador
Agricultora
Carteiro
Quebradeira de coco-babaçu
Varredor de rua
Instrumento de trabalho
Vassoura
Enxada
Bolsa
Cesto
b) O que esses trabalhadores têm em comum?
138
O poema a seguir trata do trabalho dos vendedores de rua, também conhecidos como camelôs.
3. Quando solicitado, leia um trecho do poema em voz alta.
Tem camelô...
[...] Com uma banca e um banco
Essa loja tão sortida mostra
Tanta coisa linda sem nem mesmo ter vitrine.
Não tem teto, nem paredes.
O freguês dessa lojinha entra e sai por todo lado.
Todo mundo é atendido,
todo mundo é bem tratado.
Um relógio pra madame!
Um cinto pro cavalheiro,
Um carrinho pro garoto,
pro moço ali um chaveiro.
FONTE: Marcelo Xavier. Tem de tudo nessa rua... São Paulo: Formato, 1990. p. 6.
• Localize e retire do poema informações para classificar os elementos de acordo com a legenda.
Existe no local de trabalho do camelô do texto.
Não existe no local de trabalho do camelô do texto.
( ) Banca.
( ) Vitrine.
( ) Teto.
( ) Banco.
( ) Paredes.
4. No seu lugar de viver existem vendedores de rua? Se sim, eles trabalham em um local semelhante ao descrito no poema? Explique.
139
Há cerca de cem anos, também havia vendedores de rua trabalhando em diversas localidades do Brasil. Alguns desses vendedores criavam poemas para serem cantados, chamados de pregões. Os pregões anunciavam o produto que estava sendo vendido, como podemos ver no exemplo a seguir.
Olha o sorvete!
Sorvete, iaiá,
É de creme abacaxi, sinhá
Fui andando numa rua
Escorreguei mas não caí,
É por causa do sorvete
Que é de creme abacaxi.
FONTE: Ecléa Bosi. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 299.
5. Qual era o objetivo do pregão descrito no texto?
_____
6. O que você achou desse pregão? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
7. Imagine que um adulto de sua convivência é vendedor de rua e pretende criar um pregão. Ajude-o criando um pregão para um produto que ele estaria vendendo.
• Quando solicitado, leia o pregão que você criou em voz alta.
140
O trabalho em locais fechados
Muitos trabalhadores exercem suas atividades em locais fechados, como o trabalhador tratado no poema a seguir.
O sapateiro
Sapatos de todos os tipos,
Empilhados, usados, manchados,
na oficina do sapateiro.
Quantas calçadas andaram
esses sapatos,
quantas festas, quantos rumos,
e, sobretudo,
Indiferente a tantas histórias,
O sapateiro martela, cola,
bate sola o dia inteiro.
Então, cansado, fecha a porta
da oficina, atravessa a rua,
e vai para casa com seu sapato
furado [...].
FONTE: Roseana Murray. Artes e ofícios. São Paulo: FTD, 2007. p. 30.
1. Sublinhe no poema:
a) de vermelho, o local de trabalho do sapateiro.
b) de azul, as atividades que ele realiza no trabalho.
2. O que você acha do fato de o sapateiro do poema andar “com seu sapato furado”? Explique.
3. Reconte para um adulto de sua convivência as informações do poema.
141
4. Observe as fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Secretária no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Garçom no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Médica no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mecânica no município de Valença, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
• Escolha um dos trabalhadores retratados nas fotografias e complete a ficha.
a) Profissão do trabalhador:
_____
b) Instrumentos de trabalho:
_____
c) Município onde vive:
_____
142
Desafios no cotidiano dos trabalhadores
Os trabalhadores podem enfrentar diversos desafios em suas atividades de trabalho, como nos mostra o texto a seguir.
Som e profissionais
O uso em excesso do fone de ouvido com som alto causa danos à saúde, segundo o médico de Itapetininga (SP), José Otávio Ayres. [...]
O DJ Michel Max depende dos fones, são horas de trabalho com o som alto nos ouvidos. Além disso, quando não está em eventos e baladas está no estúdio. “Única coisa que eu percebo geralmente é quando acaba o evento e na hora de dormir que eu percebo um pouco de zumbido, um incômodo, mas no outro dia está normal”, conta.
O cantor João Hernani também usa os fones na hora de gravar as músicas e até mesmo no palco quando se apresenta pra se comunicar com a produção. “Deixo alto porque a gente tem uma cozinha com a bateria atrás, e a gente precisa ouvir muito bem a voz para gente poder cantar sem forçar”, explica.
FONTE: Uso em excesso do fone de ouvido com som alto causa danos à saúde. G1, 9 jun. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/fpq. Acesso em: 26 maio 2021.
LEGENDA: DJ no município de Jundiaí, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
143
1. Localize e retire informações do texto para preencher as fichas sobre os dois trabalhadores citados.
• Nome:
_____
• Profissão:
_____
• Nome:
_____
• Profissão:
_____
2. De acordo com o texto, qual é a dificuldade enfrentada por esses profissionais em seus trabalhos?
3. Observe os profissionais retratados nas fotografias e classifique as dificuldades enfrentadas por eles de acordo com a legenda.
( ) 1 Muito calor.
( ) 2 Som muito alto.
( ) 3 Vento e chuva.
( ) 4 Muito frio.
LEGENDA: Vendedor ambulante no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Escultor de gelo em Boston, nos Estados Unidos, em 2013. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trabalhador em usina de geração de energia elétrica no município de Maringá, no estado do Paraná, em 2013. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trabalhador da construção civil no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2012. FIM DA LEGENDA.
144
CAPÍTULO 14. O trabalho no campo e na cidade
As paisagens do campo, também chamadas de paisagens rurais, podem ser diferentes entre si devido às diversas atividades de trabalho que as pessoas realizam e às variadas formas de uso do solo.
1. Observe a pintura.
LEGENDA: Fazenda poemas líricos, pintura de Malu Delibo, elaborada em 2005. FIM DA LEGENDA.
a) Quais elementos da paisagem foram representados nessa pintura?
_____
b) Quais atividades as pessoas estão realizando?
_____
145
Ao observar as paisagens do campo, podemos identificar as atividades que estão sendo desenvolvidas.
2. Observe a fotografia.
LEGENDA: Propriedade rural no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
• Quais elementos da paisagem podem ser observados em cada plano da fotografia?
a) Plano 1:
_____
b) Plano 2:
_____
c) Plano 3:
_____
3. Imagine como seria um dia de trabalho de um agricultor. Em seguida, escreva no caderno um texto relatando sua jornada de trabalho.
• Lembre-se de escrever sobre o horário de início das atividades, as tarefas realizadas e os horários de almoço e término das atividades.
146
O trabalho na agricultura
O trabalho na agricultura é voltado para o cultivo de alimentos ou de matérias-primas para as indústrias e costuma envolver diversas etapas. Leia os textos sobre algumas dessas etapas.
1. O solo pode receber adubo para tornar-se mais fértil.
2. Depois, o solo pode ser arado para que a água penetre nele com mais facilidade.
3. Sementes ou mudas são plantadas no solo.
4. A plantação é irrigada para que as plantas recebam água na quantidade adequada a cada tipo de cultivo.
147
5. As plantas recebem cuidados durante o período de desenvolvimento.
6. Na época adequada, os agricultores fazem a colheita.
7. Os produtos colhidos são transportados até as indústrias ou até os locais de consumo.
Boxe complementar:
Investigue
Escolham um produto que vocês costumam consumir no dia a dia e que seja obtido da agricultura. Em seguida:
a) investiguem quais são as tarefas envolvidas no plantio e na colheita desse produto. Para isso, consultem jornais, revistas ou a internet.
b) produzam um cartaz com textos e desenhos que expliquem e ilustrem cada etapa do cultivo desse produto.
c) apresentem os cartazes para os colegas e o professor.
Fim do complemento.
148
O trabalho na pecuária
A pecuária é a atividade de criação de animais para a obtenção de alimentos ou de matéria-prima para a produção de objetos e outros produtos.
No Brasil, predomina a criação de bois e de vacas, mas ocorre também a criação de outros animais, como porcos, aves, ovelhas, carneiros, entre outros.
4. Observe as fotografias e, quando solicitado, leia os textos e as legendas.
A criação de gado bovino é praticada para a obtenção de leite e de carne e para a produção de couro.
LEGENDA: Trabalhador tirando leite de vaca no município de Guarani, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
A lã retirada das ovelhas é tratada e transformada em fios e tecidos que podem ser usados na confecção de roupas. A carne da ovelha também é consumida pelas pessoas.
LEGENDA: Trabalhadores cortando lã de ovelha no município de Esteio, no estado do Rio Grande do Sul, em 2008. FIM DA LEGENDA.
149
A criação de aves, como galinhas e perus, é uma atividade econômica importante para a produção de ovos, carne e outros produtos.
LEGENDA: Trabalhador em criação de perus no município de Mineiros, no estado de Goiás, em 2013. FIM DA LEGENDA.
A criação de cabras para a produção de leite e de couro é uma atividade econômica que se destaca em várias localidades do Brasil.
LEGENDA: Trabalhador conduzindo rebanho de cabras no município de Canudos, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
a) Quais atividades os trabalhadores da pecuária estão realizando em cada fotografia?
• A:
_____
• B:
_____
• C:
_____
• D:
_____
b) No seu lugar de viver, há criação de animais?
( ) Sim.
( ) Não.
• Se sim, que tipos de animais são criados?
_____
150
O trabalho no extrativismo
O extrativismo é a atividade de extração de recursos da natureza para o uso das pessoas, para o comércio ou para a utilização na indústria. O extrativismo pode ser vegetal, animal ou mineral.
Observe exemplos de alguns produtos obtidos por meio do extrativismo.
Extrativismo vegetal
LEGENDA: Extração de látex no município de Tarauacá, no estado do Acre, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Do tronco de uma árvore chamada seringueira pode-se extrair o látex, substância utilizada na confecção de objetos de borracha natural.
LEGENDA: Borracha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Coleta de açaí no município de Barcelos, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Da palmeira-açaí, extrai-se o fruto açaí, utilizado no preparo de diferentes alimentos.
LEGENDA: Açaí. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo animal
LEGENDA: Pesca no município de Bataguassu, no estado do Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Nos rios e nos mares, a pesca de peixes e de outros animais fornece alimento para as pessoas.
LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.
151
Extrativismo mineral
LEGENDA: Extração de calcário em uma pedreira no município de Lagoa da Confusão, no estado de Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.
O calcário é um material que pode ser extraído de pedreiras e ser utilizado para a fabricação de diversos produtos.
LEGENDA: Gizes escolares. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Saco de cimento FIM DA LEGENDA.
5. Quais produtos retratados nas fotografias você já utilizou?
6. Identifique o tipo de extrativismo realizado para a obtenção ou a fabricação dos produtos representados abaixo.
LEGENDA: Portão de ferro. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo _____.
LEGENDA: Móveis de madeira. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo _____.
LEGENDA: Caranguejo. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo _____.
7. No seu lugar de viver, existem trabalhadores que praticam o extrativismo? Se sim, de qual tipo? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
152
O trabalho na cidade
As paisagens da cidade, também denominadas paisagens urbanas, são marcadas pela presença de diversas construções, como casas e edifícios.
As grandes cidades costumam apresentar maior movimento de pessoas e de veículos. Nelas, encontramos grande número de trabalhadores que desenvolvem atividades em indústrias, em estabelecimentos comerciais ou prestando serviços diversos.
1. Observe a pintura que representa a paisagem de uma grande cidade.
LEGENDA: Madrugada, de Cristiano Sidoti, elaborada em 2016. FIM DA LEGENDA.
• Quais elementos da paisagem foram representados nessa pintura?
_____
2. Quais atividades de trabalho realizadas nas cidades você conhece? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
153
O trabalho na indústria
Nas indústrias, os elementos extraídos da natureza são utilizados como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos.
Existem indústrias instaladas no campo, mas a maioria delas está localizada nas cidades.
LEGENDA: Indústria de calçados no município de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tênis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indústria de automóveis no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Automóvel. FIM DA LEGENDA.
3. Em qual das indústrias retratadas nas fotografias há maior quantidade de trabalhadores? Em sua opinião, por que isso acontece?
4. No espaço urbano de seu lugar de viver há indústrias? Em caso afirmativo, cite exemplos.
154
O trabalho no comércio e na prestação de serviços
O comércio e a prestação de serviços são atividades realizadas principalmente no espaço urbano.
O comércio é a atividade baseada na compra e na venda de diferentes produtos. Em padarias, mercados, lojas e outros estabelecimentos ocorre a atividade comercial, em que são vendidos produtos do campo e da cidade.
Existem também estabelecimentos que não estão relacionados com a compra e a venda de produtos, mas com a prestação de serviços. A prestação de serviços é realizada por trabalhadores em bancos, escolas, hospitais, cabeleireiros e outros.
5. Observe as fotografias e complete as frases a seguir com a atividade de cada profissional.
LEGENDA: Vendedora em loja no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dentista no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
a) A vendedora da loja trabalha no _____
b) A dentista trabalha na _____
6. Registre no quadro dois trabalhadores de seu lugar de viver que atuam em cada atividade.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Comércio |
Prestação de serviços |
---|---|
155
Cartografando
Observe a representação de um bairro onde há diferentes estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços.
1. Na representação, circule de azul os símbolos que representam estabelecimentos de comércio e de vermelho os que representam estabelecimentos de prestação de serviços.
2. Localize, na representação, uma casa laranja situada na Rua Urano. Tendo essa casa como ponto de partida, trace um trajeto possível para ir até:
a) a escola.
b) a banca de jornal.
156
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 13 e 14
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou as atividades dos trabalhadores do campo e da cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
1. Observe a fotografia.
LEGENDA: Rua no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.
a) Circule o profissional que a fotografia está retratando.
Pescador
Sapateiro
Camelô
Carteiro
Varredor de rua
Agricultor
b) Esse profissional trabalha em um local:
( ) aberto.
( ) fechado.
2. Relacione cada trabalhador a seu instrumento de trabalho.
Agricultor
Varredor de rua
Mecânico
Chave de fenda
Enxada
Vassoura
3. Indique dois produtos que você utiliza transformados pela indústria.
_____
157
4. Ligue as colunas relacionando os trabalhadores, as atividades que realizam e os produtos ou serviços que produzem.
Trabalhador
Pescador
Agricultor
Vendedor de roupas
Vaqueiro
Dentista
Atividade
Extrativismo
Agricultura
Pecuária
Comércio
Prestação de serviços
Produto ou serviço
Alface
Peixe
Carne
Camiseta
Cuidados dentários
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico os trabalhadores que atuam em locais abertos e em locais fechados? |
|||
b) Listo instrumentos de trabalho utilizados pelos profissionais? |
|||
c) Identifico diferentes elementos das paisagens do campo e da cidade? |
|||
d) Diferencio os tipos de trabalho e os trabalhadores do campo e da cidade? |
158
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Quais são os impactos que o uso do solo, da água e as formas de trabalho provocam no ambiente?
CAPÍTULO 15. Formas de trabalho e impactos ambientais
As diferentes formas de trabalho podem gerar alterações no ambiente. Tais alterações, chamadas de impactos ambientais, podem ser estudadas por meio de diferentes fontes históricas: textos jornalísticos, depoimentos, pinturas, fotografias, entre outros.
1. Observe a imagem.
LEGENDA: Mineração em um garimpo no município de Itaituba, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
a) Que tipo de fonte histórica foi reproduzida acima?
( ) Pintura.
( ) Fotografia.
( ) Carta.
( ) Diário.
b) Quais impactos ambientais podem ser observados no local da imagem?
_____
c) Que tipo de atividade causou esse impacto ambiental?
_____
159
2. Para aprofundar o estudo sobre os impactos ambientais, leia o texto.
Impactos ambientais
Os impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente devem ser uma preocupação contínua, não só de governantes como de toda a população. Muitas atividades realizadas cotidianamente pelas pessoas ou por indústrias geram impactos ambientais sérios. [...]
[...] como o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o aumento crescente das áreas urbanas, o desmatamento e o desperdício de água.
FONTE: Lívia Machado. Impactos da ação humana no meio ambiente. Jornal Estado de Minas, 7 jun. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fpv. Acesso em: 7 jun. 2021.
LEGENDA: Lixo acumulado em uma rua no município de Belém, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
a) Quem deve se preocupar com os impactos ambientais provocados pela ação humana?
( ) Apenas os governantes.
( ) Toda a população.
b) Circule os exemplos de atividades que causam impactos ambientais.
Desperdício de água.
Descarte inadequado do lixo.
Uso excessivo de água.
Descarte correto do lixo.
Desmatamento.
Preservação da mata.
160
Diversas atividades
Atualmente, há pessoas que realizam suas atividades cumprindo as leis de proteção ambiental. Outras, porém, não seguem essas leis.
Essa diversidade de atividades e impactos ambientais a ela relacionados podem ser observados, por exemplo, na Amazônia.
Alguns habitantes da Amazônia coletam recursos da floresta, como castanha-do-pará e açaí. Essa coleta, quando realizada de forma adequada e em pequena quantidade, causa pequeno impacto ambiental.
Na Amazônia, também ocorre a pesca artesanal, ou seja, em pequena quantidade, geralmente para o consumo dos pescadores e de suas famílias.
Existem leis para o controle da pesca na Amazônia, como a proibição dessa atividade na época de reprodução dos peixes e a pesca em grande quantidade. Muitas vezes, porém, há pessoas que não respeitam essas leis, causando grandes impactos ambientais.
LEGENDA: Coletor de açaí no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pescador artesanal no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
161
Também existem leis que regulam as atividades agrícolas na Amazônia. Alguns agricultores têm permissão para plantar alimentos (como mandioca, milho e feijão) em pequenas quantidades, desmatando pequenas áreas e utilizando técnicas de recomposição dos solos.
A retirada de madeira na Amazônia também é controlada por lei. Mas existem pessoas que desmatam grandes extensões de terra, transformando-as em pastos ou plantações.
LEGENDA: Plantação de seringueiras para a extração de látex no município de Rio da Conceição, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Área desmatada para a construção de rodovia no município de Itaituba, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
162
1. Com base na compreensão do texto das páginas anteriores, classifique as atividades realizadas na Amazônia conforme a legenda.
Causa pequeno impacto no ambiente.
Causa grande impacto no ambiente.
( ) Extração de madeira em grande quantidade.
( ) Coleta de frutos em pequena quantidade.
( ) Pesca em grande quantidade e na época de reprodução dos peixes.
( ) Pesca artesanal.
( ) Agricultura em grandes extensões de terra.
( ) Agricultura em pequenas extensões de terra com técnicas de recomposição do solo.
2. Leia a notícia sobre uma comunidade que vive na Amazônia e responda às questões.
Atividades econômicas e preservação
“Você só preserva quando sabe o que tem, então, é importante a comunidade conhecer os produtos da mata. Estamos identificando as espécies mais comuns e as menos, para montar um plano de conservação”, conta Francisco [...]
As principais atividades produtivas são o extrativismo da seringa, da castanha-da-Amazônia, do açaí e da copaíba.
FONTE: Extrativistas dão exemplo de conservação. Instituto Chico Mendes (ICMBio), 1º mar. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fpy. Acesso em: 7 jun. 2021.
a) Localize e retire do texto o nome de uma atividade realizada pelas famílias extrativistas. Registre-o a seguir.
b) Faça uma leitura em voz alta do segundo parágrafo do texto para um adulto de sua convivência.
163
3. Observe a pintura que representa uma atividade praticada na Amazônia.
LEGENDA: Amazônia, pintura de Romualdo Abade, elaborada em 2009. FIM DA LEGENDA.
a) Descreva os elementos representados na pintura.
_____
b) Qual atividade de trabalho foi representada nessa pintura?
_____
c) O pintor representou algum impacto ambiental dessa atividade? Se sim, qual?
_____
d) Preencha a ficha sobre a pintura.
• Título da pintura:
_____
• Autor:
_____
• Ano em que foi produzida:
_____
164
Em outros tempos
As formas de trabalho exercidas pelas pessoas em outros tempos também causavam alterações ambientais, como indica o poema a seguir, escrito em 1927.
Moça tomando café
Num salão de Paris
Toma café.
Moça feliz.
Mas a moça não sabe, por quem é,
que há um mar azul, antes da sua xícara de café;
e que há um navio longo antes do mar azul... [...]
Quedê o lavrador?
Está plantando café.
Quedê o café?
Moça bebeu.
Mas a moça onde está?
Está em Paris.
Moça feliz.
FONTE: Cassiano Ricardo. Martim Cererê. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. p. 49.
LEGENDA: Mulheres tomando café na cidade de Paris, em 1925. FIM DA LEGENDA.
165
1. Procure descobrir em que país está localizada a cidade de Paris. Conte aos colegas suas descobertas.
2. O professor vai organizar uma leitura coletiva do poema da página anterior. Quando solicitado, leia o trecho indicado em voz alta.
3. Sobre o poema da página anterior, responda às questões.
a) A moça de Paris sabia de onde vinha e como era transportado o café que ela estava tomando?
( ) Sim.
( ) Não.
b) Que meio de transporte era utilizado para levar o café do Brasil, onde era produzido, até Paris?
( ) Avião.
( ) Ônibus.
( ) Navio.
( ) Automóvel.
c) De acordo com o poema, a atividade do lavrador causou impacto no ambiente? Explique.
_____
d) A fotografia abaixo retrata a paisagem antes ou depois da chegada do lavrador? Explique.
_____
LEGENDA: Trabalhadores em fazenda de café no interior do estado de São Paulo, em 1930. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Há cerca de cem anos, o café brasileiro era transportado para a Europa em grandes navios movidos a vapor ou a outros tipos de combustível. Vazamentos de combustível ou de dejetos produzidos pelos passageiros dos navios podiam causar poluição do mar e a morte de animais marinhos.
Fim do complemento.
166
CAPÍTULO 16. Os impactos ambientais no campo e na cidade
Você viu que algumas atividades de trabalho podem causar impactos ambientais. A paisagem do campo tem sido transformada por diversas atividades, como a agricultura, a pecuária e o extrativismo.
1. Nestas imagens de satélite, a cor verde representa a vegetação. Compare-as e responda.
LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 1990. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
• O que ocorreu com a vegetação da área retratada nas imagens entre 1990 e 2019?
167
A agricultura e a pecuária são atividades que, muitas vezes, têm sido praticadas em áreas antes ocupadas por vegetação nativa. É comum que as plantas sejam retiradas para a abertura de áreas de pastagem e de cultivo agrícola.
Algumas vezes, criadores de gado e agricultores colocam fogo na vegetação para limpar o terreno. Essa técnica é chamada de queimada. Além de destruir a vegetação, a queimada pode causar o desaparecimento de animais e reduzir a fertilidade do solo.
LEGENDA: Queimada em área rural no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
A prática do extrativismo, principalmente o mineral, também tem provocado o desmatamento de grandes áreas, pois, para explorar minérios, a vegetação é retirada.
LEGENDA: Área de extração de minério de ferro no município de Canãa dos Carajás, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
2. Cite uma consequência das queimadas.
_____
3. Quais atividades econômicas praticadas no campo têm causado o aumento do desmatamento?
_____
168
Impactos ambientais nas cidades
Nas grandes cidades, diversas atividades podem prejudicar o ambiente. No entanto, cada vez mais soluções têm sido criadas para a conservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessas cidades. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Áreas verdes
Em algumas cidades, a ausência de áreas verdes e a concentração de casas, edifícios e ruas favorecem a ocorrência de enchentes, pois a água da chuva não consegue penetrar no solo.
Com a criação de parques e outras áreas verdes, amplia-se a superfície onde a água da chuva pode penetrar.
Qualidade do ar
A grande quantidade de veículos contribui para a poluição do ar.
O estímulo ao uso de transporte público e o controle da liberação de gases pelos veículos reduzem a poluição do ar.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
169
Lixo
Como há grande número de pessoas vivendo nas grandes cidades, há elevada produção de lixo. Muitas vezes, não existem áreas próximas à ocupação urbana onde o lixo produzido possa ser depositado e tratado.
A coleta seletiva e a reciclagem reduzem a quantidade de resíduos que chegam às áreas de descarte de lixo.
Solo e rios
Em algumas cidades, o esgoto é lançado diretamente no solo ou nos rios sem tratamento.
A coleta e o tratamento do esgoto evitam a poluição do solo e dos rios.
1. Selecione um dos problemas representados na imagem e responda.
a) Qual problema você selecionou?
_____
b) Quais atitudes reduziriam ou solucionariam esse problema?
_____
2. Alguns desses problemas existem no seu lugar de viver? Se sim, quais? Compartilhe suas respostas com os colegas e o professor.
170
Cuidados com o solo
O solo e a água são importantes para garantir a vida das pessoas e de outros seres vivos.
Muitas técnicas utilizadas nas atividades de trabalho realizadas no campo possibilitam garantir a preservação desses recursos. A rotação de culturas, por exemplo, é uma técnica que contribui para a conservação do solo.
• Observe a representação de uma propriedade rural.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
Legenda:
1. Residência
2. Celeiro
3. Silos
4. Pomar
5. Cultivo de soja
6. Solo em descanso
7. Criação de bois
8. Criação de porcos
9. Criação de galinhas
10. Cultivo de trigo
11. Cultivo de beterraba
12. Horta
a) Cite dois cultivos agrícolas representados na imagem.
_____
171
b) Observe novamente a representação da página anterior. Por que a área indicada pelo número 6 não foi usada para nenhum cultivo?
_____
Dois anos depois
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
Legenda:
1. Residência
2. Celeiro
3. Silos
4. Pomar
5. Cultivo de soja
6. Solo em descanso
7. Criação de bois
8. Criação de porcos
9. Criação de galinhas
10. Cultivo de repolho
11. Cultivo de trigo
12. Horta
c) Compare, nas duas representações, as áreas indicadas pelo número 10. O que foi plantado primeiro e o que foi plantado depois nessa área?
_____
d) Qual técnica agrícola foi realizada nessa propriedade rural? Qual é a importância dessa técnica para o solo?
_____
e) Além da agricultura, que outras atividades são realizadas nessa propriedade rural?
172
Precisamos cuidar da água
A água é fundamental para a vida das pessoas e de todos os outros seres vivos.
A maior parte da superfície terrestre é coberta por oceanos e mares, compostos de água salgada. Assim, apesar de haver muita água no planeta, grande quantidade dela não pode ser consumida pelas pessoas.
A água que as pessoas consomem é a água doce, e ela existe em menor quantidade.
• Observe a representação a seguir. Depois, complete as frases.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
a) A maior parte da água do planeta Terra é _____.
b) Uma parte da água doce do planeta Terra está congelada nas _____.
c) Parte da água doce disponível para o consumo das pessoas está nos _____, _____ e nos reservatórios subterrâneos do planeta.
173
Boxe complementar:
Investigue
1. Converse com um adulto de sua convivência e registre as respostas dele para as perguntas a seguir.
a) De onde vem a água que usamos em nossa moradia?
_____
b) A água que chega à nossa moradia é adequada para o consumo? Por quê?
_____
c) Precisamos pagar pela água que utilizamos em nossa moradia?
( ) Sim.
( ) ão.
d) Qual atividade realizada em nossa moradia consome mais água?
_____
2. Com base nas respostas do entrevistado, desenhe e escreva uma atitude que você pode ter no dia a dia para não desperdiçar água.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: LUNA VICENTE
Fim do complemento.
174
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou os impactos ambientais que as atividades humanas podem provocar nas paisagens do campo e na cidade e sobre fontes históricas que permitem estudá-los. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
1. Sobre as atividades humanas realizadas na Amazônia, identifique:
a) três atividades que provocam pequeno impacto ambiental.
_____
b) três atividades que provocam grande impacto ambiental.
_____
2. Observe a fotografia.
LEGENDA: Formação de pastagem no município de Altamira, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
• Qual impacto ambiental foi retratado na fotografia?
( ) Morte de peixes.
( ) Descarte inadequado de lixo.
( ) Desperdício de água.
( ) Desmatamento.
175
3. Leia o poema com o professor e os colegas.
Cidadania é quando...
[...] Não desperdiço
Nem alimento
Nem energia
Senão, um dia
A terra se cansa
[...] Eu colaboro
Faço minha parte
Faço com gosto
Faço com arte
Sozinho, sou pouco
Junto com os outros
Eu sou mais forte
Sou mais feliz!
FONTE: Nílson José Machado. Cidadania é quando... São Paulo: Escrituras, 2001. p. 19, 38-39.
a) Por que o não desperdício de alimentos é importante?
_____
b) Cite uma atitude que pode ser tomada para evitar o desperdício de água.
_____
c) Sublinhe no texto o trecho que aborda a importância da conservação do solo.
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico impactos ambientais provocados pelas atividades humanas no campo e na cidade? |
|||
b) Classifico atividades da Amazônia de acordo com seu impacto ambiental? |
|||
c) Reconheço a importância da preservação do solo e da água? |
176
O QUE EU APRENDI ?
Vamos avaliar algumas aprendizagens do 2º ano. Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 1, 2, 3 e 4.
1. Olhando para a mesa do professor em sua sala de aula, indique algo que esteja posicionado:
a) à frente da mesa.
b) do lado direito da mesa.
c) do lado esquerdo da mesa.
2. Dê um exemplo de trabalhador em seu lugar de viver que trabalha durante o dia e outro que trabalha durante a noite.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Profissional que trabalha durante o dia |
Profissional que trabalha durante a noite |
3. Classifique as atividades abaixo com a letra A para antes do almoço e D para depois do almoço.
( ) Jantar.
( ) Café da manhã.
( ) Lanche da tarde.
4. A Avenida Paulista, assim como outras, mudou ao longo do tempo. Ligue as colunas.
1902
2021
Prédios altos.
Pouca vegetação.
Muita vegetação.
Construções mais baixas.
177
Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 5, 6, 7 e 8.
5. Identifique a visão em que cada uma das representações foi elaborada: frontal, oblíqua ou vertical.
6. Indique um meio de transporte comum no bairro onde você vive que tenha mudado sua forma de utilização ao longo do tempo.
_____
7. Indique um meio de comunicação utilizado em sua moradia para:
a) se divertir.
_____
b) se informar.
_____
8. Marque com um X as regras de convivência que contribuem para a organização de uma sala de aula.
( ) Levantar a mão antes de falar.
( ) Jogar o lixo no chão.
( ) Ouvir o colega com atenção.
( ) Jogar o lixo na lixeira.
178
O QUE EU APRENDI?
Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 9, 10, 11 e 12.
9. Observe as fotografias.
LEGENDA: Vista do município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do município de Bueno Brandão, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
a) Qual paisagem foi mais transformada pela ação humana?
( ) A.
( ) B.
b) Destaque três elementos que formam a paisagem da fotografia B.
_____
10. Identifique a frase que corresponde à carta e a que corresponde ao álbum.
a) Tem um destinatário e é assinada.
_____
b) Apresenta fotografias de diferentes tempos.
_____
11. Pinte os nomes dos objetos conforme a legenda.
Utensílio doméstico.
Material escolar.
Instrumento musical.
Instrumento de trabalho.
Estojo escolar.
Enxada.
Violão.
Vassoura.
179
Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 13, 14, 15 e 16.
12. Escolha um profissional que trabalha no seu lugar de viver e identifique a atividade econômica relacionada a seu trabalho.
a) Profissional:
_____
b) Atividade econômica relacionada ao trabalho:
_____
13. Assinale onde é mais comum ocorrer os impactos ambientais abaixo.
a) Queimadas em áreas que eram ocupadas por vegetação nativa.
( ) Campo.
( ) Cidade.
b) Grande quantidade de veículos provocando poluição do ar.
( ) Campo.
( ) Cidade.
14. Observe os profissionais retratados nas fotografias e classifique os locais de trabalho de acordo com a legenda.
Local aberto. Local fechado.
( )
( )
LEGENDA: Trabalhador em fábrica no município de Taubaté, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Gari recolhendo lixo no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.