8
O QUE EU JÁ SEI?
Avaliação diagnóstica
Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar seus conhecimentos em História e Geografia?
- Observe duas formas de representar o quarteirão de uma escola.
- A representação A foi elaborada a partir de qual tipo de visão?
( ) Vertical.
( ) Oblíqua.
( ) Frontal.
- A representação B foi elaborada a partir de qual tipo de visão?
( ) Vertical.
( ) Oblíqua.
( ) Frontal.
- Olhando para a entrada da escola, que elemento da paisagem está:
- atrás do prédio da escola?
-
_____
- à direita do prédio da escola?
- _____
- Assinale em quais períodos do dia os profissionais indicados no quadro costumam trabalhar.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Profissional
Manhã
Tarde
Noite
Médico
Agricultor
9
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Vale do Anhangabaú no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vale do Anhangabaú no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- Entre 2015 e 2021, o local retratado:
( ) mudou.
( ) não mudou.
- Essa fotografia pode ser chamada de fonte histórica:
( ) oral.
( ) escrita.
( ) visual.
( ) material.
- Observe a linha do tempo e complete as frases com as palavras antes ou depois.
- Ana nasceu _____ de Roberto.
- Paula nasceu _____ de Ana.
- Roberto nasceu _____ de Ana.
10
UNIDADE 1. Os grupos sociais e os lugares de viver em diferentes tempos
LEGENDA: Festa junina, pintura de Constância Nery, elaborada em 2007. FIM DA LEGENDA.
11
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Qual manifestação cultural foi representada nesta pintura?
- Essa manifestação cultural costuma acontecer em seu lugar de viver?
- Que atividades as pessoas representadas estão realizando?
Fim do complemento.
12
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 1 e 2
Quais grupos sociais participaram da formação dos lugares de viver em diferentes tempos?
CAPÍTULO 1. As pessoas e os lugares de viver
Em cada localidade, podemos encontrar diversas manifestações e atividades culturais. Muitas delas estão relacionadas a atividades de lazer e esportivas, favorecendo a união entre as pessoas.
13
1. A imagem representa uma paisagem:
( ) do campo.
( ) da cidade.
( ) do campo e da cidade.
2. Quais atividades de lazer e de esporte as pessoas representadas na imagem estão praticando:
- no campo? _____
- na cidade?
_____
- Em uma folha de papel, desenhe uma atividade de lazer ou uma atividade esportiva que favorece a integração entre as pessoas no seu lugar de viver. Depois, compartilhe seu desenho com os colegas e o professor.
14
4. Observe as fotografias de diferentes locais destinados à prática de lazer e de esportes.
LEGENDA: Ciclovia no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praça no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Campo de futebol no município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual desses locais de lazer e de esporte pode ser encontrado tanto na cidade como no campo?
- _____
- Você costuma frequentar algum local semelhante ao das fotografias? Se sim, qual?
- _____
- Qual dos locais retratados nas fotografias não apresenta bom estado de conservação?
- _____
- Em sua opinião, por que é importante que locais destinados à prática de lazer e de esportes sejam bem conservados e cuidados pelas pessoas?
- _____
15
Boxe complementar:
Entreviste
- Entreviste duas pessoas do seu lugar de viver para saber quais atividades de lazer e de esporte elas gostam de praticar.
Entrevista 1
- Qual é o seu nome? _____
- Idade: _____
- Quais dessas atividades você mais gosta de praticar? _____
- Você
gosta
de alguma outra atividade de lazer ou de esporte? Se sim, qual?
_____
Visitar praça
Ver televisão
Jogar videogame
Andar de bicicleta
Ler livros
Jogar bola
Ir ao teatro
Ouvir música
Entrevista 2
- Qual é o seu nome?
- Idade:
- Quais dessas atividades você mais gosta de praticar?
- Você
gosta
de alguma outra atividade de lazer ou de esporte? Se sim, qual?
_____
Visitar praça
Ver televisão
Jogar videogame
Andar de bicicleta
Ler livros
Jogar bola
Ir ao teatro
Ouvir música
- Agora, compare as respostas: os entrevistados realizam o mesmo tipo de atividade de lazer e de esporte? Entre as atividades citadas, quais podem favorecer a convivência entre as pessoas?
Fim do complemento.
16
As pessoas e as atividades artísticas
Na cidade e no campo, existem diversos grupos sociais que realizam diferentes atividades artísticas. A literatura de cordel e o repente são exemplos desse tipo de atividade e estão presentes em várias localidades brasileiras.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Cordéis
O cordel é diferente
Do repente improvisado
O cordel é sempre escrito
Em folheto e declamado
O repente é improviso
Sem ter nada decorado.
Mas o nome do “cordel”
Provém lá de Portugal
Os cordéis ali ficavam
Pendurados num varal
No Brasil é diferente
“Folheto” é o nome usual.
O cordel foi no passado
O jornal do sertanejo
Sem TV nem internet
Num pequeno vilarejo
Esperavam o poeta
Com a rima e com gracejo.
Hoje é muito diferente
De alguns anos atrás
Porque hoje está presente
Nas maiores capitais
Todo o mundo já conhece
Suas rimas naturais.
Quem escreve o cordel
É chamado cordelista
E quem canta improvisado
É chamado repentista
Seja escrito ou de improviso
Rimas são a sua pista.
FONTE: César Obeid. Vida rima com cordel. São Paulo: Mundo Mirim, 2013. p. 6-11.
17
2. De acordo com o texto, qual é a origem da palavra cordel?
-
_____
3. A partir da leitura do texto, relacione as colunas.
Coluna 1
Cordel
Repente
Cordelista
Repentista
Coluna 2
É a pessoa que canta improvisado.
É sempre escrito em folheto.
É feito de improviso, sem ter nada decorado.
É a pessoa que escreve o cordel.
4. No seu lugar de viver, as pessoas costumam elaborar cordéis e repentes?
- _____
Boxe complementar:
Você sabia?
Além dos versos rimados, uma das marcas da literatura de cordel é a ilustração das histórias utilizando a técnica da xilogravura. Na xilogravura, são feitos entalhes em pedaços de madeira, representando desenhos. Depois, o artista pinta essa madeira, que é prensada contra um papel para imprimir a imagem.
LEGENDA: Imagem da matriz de xilogravura Os boiadeiros, de J. Borges. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imagem da xilogravura obtida da matriz Os boiadeiros, de J. Borges. FIM DA LEGENDA.
CRÉDITO: IMAGENS: J. BORGES
Fim do complemento.
18
A música e a dança também são atividades artísticas praticadas pelas pessoas.
5. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês
Há quatro anos, em todo último domingo de cada mês, o Projeto Pagode na Disciplina fecha a rua de sua sede, no Jardim Miriam, na zona sul paulistana, para um dia animado de samba, pagode e reconhecimento da cultura popular brasileira. Idealizado por músicos e moradores do bairro, o evento de junho é realizado [...] de forma gratuita e livre para todas as idades.
A roda de samba conta com o repertório de grandes nomes […]. Também são tocadas composições escritas pelos sambistas locais. A diversão chega a reunir até 400 pessoas por domingo. Quando é aniversário da roda de samba, o público chega a cerca de mil participantes.
FONTE: Laura Dourado. Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês. Folha de S.Paulo , 28 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fpU. Acesso em: 5 maio 2021.
- Qual evento artístico costuma acontecer no último domingo de cada mês no bairro Jardim Miriam? Localize e sublinhe essa informação no texto.
- Quem idealizou esse evento?
- _____
- Quem pode frequentar o evento?
-
_____
- No lugar onde você vive, são organizados eventos artísticos parecidos com esse? Se sim, quais?
19
Nos mais diversos locais do Brasil, as pessoas realizam diferentes atividades artísticas, tanto no campo como na cidade.
6. Observe as fotografias.
LEGENDA: Apresentação de maracatu, dança característica do campo, no município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Apresentação de artistas com bonecos no município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Apresentação de orquestra no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Apresentação de banda de pífanos, característica do campo, no município de Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Quais fotografias retratam atividades artísticas realizadas:
- na cidade?
-
_____
- no campo?
-
_____
- Você já assistiu a algum tipo de atividade artística como essas? Já participou de alguma atividade assim? Se sim, compartilhe sua experiência com os colegas e o professor.
20
Cartografando
As praças e os parques são espaços públicos que todas as pessoas podem frequentar. Muitas vezes, as pessoas se encontram e utilizam esses espaços para realizar atividades de lazer, esportivas e artísticas.
Nesta imagem, a linha vermelha representa o trajeto que Maíra fez com seu pai em um parque.
21
- Complete as frases com as informações que faltam.
- Maíra entrou no parque pela Rua da _____. Ela seguiu em frente e logo viu, do seu lado _____, uma roda de choro. Ela virou à esquerda e seguiu em frente, até encontrar uma banda tocando _____ de um coreto.
- Maíra então virou à _____ e seguiu em frente. Foi quando ela se deparou com um grupo de jovens jogando basquete em uma quadra de esportes.
- Seguindo em frente, do seu lado _____, Maíra viu um campo onde havia pessoas jogando futebol. Ela continuou em frente e, no final do trajeto, pôde assistir a uma apresentação de maracatu. Em seguida, virou à direita e depois à esquerda e saiu do parque pela Rua da _____.
22
CAPÍTULO 2. Os grupos sociais na formação do município
Você já conheceu algumas características dos lugares de viver e agora vai saber mais sobre os grupos que estiveram presentes na formação dos municípios brasileiros, como os povos indígenas.
Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas
As terras ocupadas pelo município de Palmeira dos Índios constituíam primitivamente um aldeamento dos índios xucurus [...]. O nome do município veio, pois, em consequência dos seus primeiros habitantes e do fato da abundância de palmeiras que então havia em seus campos.
FONTE: Histórico de Palmeira dos Índios. Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Alagoas. Disponível em: http://fdnc.io/fpW. Acesso em: 5 jul. 2021.
LEGENDA: Jovens do povo indígena xucuru-kariri participam de jogos indígenas no município de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas, em 2016. FIM DA LEGENDA.
1. Localize e retire do texto o motivo de o município de Palmeira dos Índios ter recebido esse nome.
-
_____
2. Que tal ampliar seu vocabulário? Siga os passos.
- Localize no texto a palavra abundância e leia a explicação sobre ela no glossário.
- Escreva uma frase incluindo essa palavra. Depois, mostre-a aos colegas e ao professor.
- _____
23
Explorar fonte histórica visual
O modo de vida dos povos indígenas pode ser estudado por meio de fontes históricas visuais, como os desenhos e as pinturas.
LEGENDA: Canoa de índios guatós, ao pôr do sol, pintura de Hercule Florence, de 1835. FIM DA LEGENDA.
- Preencha a ficha com informações sobre a pintura.
- Nome do povo indígena representado: _____
- Meio de transporte que utilizavam: _____
- Quem estava nesse meio de transporte: _____
- Autor da pintura: _____
- Ano em que foi feita: _____
- Por que essa pintura pode ser utilizada no estudo da história do povo guató?
- _____
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Indígenas e africanos
Os povos indígenas que viviam no Brasil em 1500 tiveram suas terras invadidas pelos portugueses e reagiram de modos diferentes a essa invasão.
Resistência indígena
A resistência indígena se dava pelas fugas [...], pela defesa das aldeias [...], por ataques a vilas e fazendas [...]. A resistência intensificava-se , sobretudo, a partir da penetração do conquistador no interior do país pela busca de metais preciosos ou na expansão das fazendas, onde estes faziam, na maioria das vezes, o uso da violência.
FONTE: Resistência indígena. Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (Leah-UFU), 26 mar. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/dZZ. Acesso em: 5 jul. 2021.
LEGENDA: Gravura representando batalha entre indígenas e europeus publicada no livro Viagem ao Brasil, de Hans Staden, de 1557. FIM DA LEGENDA.
1. Segundo o texto, quais foram as formas de resistência indígena?
- _____
25
Os africanos, escravizados e trazidos à força para o Brasil, resistiram à escravidão por meio de fugas e revoltas.
Esses africanos e seus descendentes tiveram intensa presença no cotidiano de muitas cidades brasileiras, como na cidade do Rio de Janeiro, representado nas imagens a seguir.
LEGENDA: Pintura de Jean-Baptiste Debret, realizada entre 1834 e 1839, representando vendedores de aves. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pintura de Jean-Baptiste Debret, de 1827, representando vendedora de caju. FIM DA LEGENDA.
2. Qual das pinturas representa pessoas vendendo:
- frutas? _____
- aves? _____
Boxe complementar:
Investigue
- Com a ajuda de um adulto, pesquise em enciclopédias, livros, jornais ou na internet informações sobre a resistência dos africanos e seus descendentes contra a escravidão. Procure descobrir as formas de resistência, o que eram os
quilombos
e por que o Quilombo de Palmares tornou-se o quilombo mais conhecido do Brasil.
- No dia combinado, conte aos colegas as suas descobertas.
Fim do complemento.
26
Imigrantes
Além dos indígenas, dos africanos e dos portugueses, outros grupos de estrangeiros vindos de diferentes partes do mundo tiveram influência na formação dos municípios brasileiros.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Diferentes origens
A história de Santa Teresa começa em 1875, quando chegaram os primeiros imigrantes italianos [...]. As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram e em 1877 chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses.
FONTE: Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) 2011-2013: Santa Tereza. Governo do Estado do Espírito Santo: Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. Disponível em: http://fdnc.io/fpY. Acesso em: 7 jul. 2021.
LEGENDA: Casa Lambert, construída por imigrantes italianos no município de Santa Teresa, no estado do Espírito Santo, em 1876. A casa atualmente funciona como Casa da Memória Italiana. FIM DA LEGENDA.
2. Localize e retire do texto informações para responder às questões.
- Que imigrantes compuseram o primeiro grupo que chegou ao município de Santa Teresa? Em que ano?
- _____
- Quem fazia parte do segundo grupo? Em que ano eles chegaram?
- _____
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Explorar fonte histórica oral
Entrevistas e depoimentos podem ser utilizados para conhecer mais sobre o modo de vida dos imigrantes que participaram da formação dos municípios brasileiros.
Leia o trecho do depoimento do senhor Taniguchi, que veio do Japão para o município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, em 1953.
Do Japão ao Brasil
De primeiro momento não tinha casa, nós mesmos, a família, que construímos uma, cortamos a madeira e fizemos. Usávamos madeira, bambu, folhas de coqueiro, e nós mesmos fizemos a casa. E aí por volta de três anos moramos lá. Depois disso que fizemos uma casa mais bem-feita, com madeira certa, com o teto mais bem-feito, com outros materiais, depois de três anos. [...] Aí em 1966 eu me casei, então eu comprei o terreno aqui e comecei a morar aqui.
FONTE: Vivian Iwamoto. Educação e civilidade nas memórias de infância de imigrantes japoneses. Dourados, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Grande Dourados. p. 103.
- Observe as fotografias abaixo e circule os materiais que a família Taniguchi utilizou na construção da casa.
LEGENDA: Madeira FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bambu FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Folhas de coqueiro FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tijolos FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Telhas de cerâmica FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Zinco FIM DA LEGENDA.
- Reconte para um adulto de sua convivência a história da família Taniguchi.
28
A história do município onde eu vivo
Você já viu que diferentes grupos podem participar da formação dos municípios. Agora vai investigar a história do município onde vive, reconhecendo os grupos que participaram dessa formação.
1. O professor vai organizar a classe em grupos. Cada grupo pesquisará em livros ou na internet informações sobre grupos sociais que podem estar presentes no município onde vocês vivem. Veja a seguir como os grupos serão divididos e quais são as perguntas a que deverão responder.
-
Grupo 1 – Pessoas que vieram de outras unidades da federação
- De que unidades da federação vieram?
- O que atraiu essas pessoas para o município?
• Qual tipo de trabalho costumavam realizar?
-
Grupo 2 – Indígenas
- Quais povos vivem no município ou próximo dele?
- Que tipos de trabalho exercem?
- Eles ocupam toda a terra que ocupavam originalmente no município?
-
Grupo 3 – Africanos e seus descendentes
- Como os africanos e seus descendentes participaram da formação do município?
- Atualmente, no município, há grupos quilombolas, formados por afrodescendentes?
-
Grupo 4 – Pessoas que vieram de outros países
- De que países vieram?
- O que atraiu essas pessoas para o município?
- Que tipos de trabalho costumavam realizar?
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2. Com a ajuda do professor, você e os colegas vão produzir um texto coletivo sobre a história do município onde vocês vivem.
- Incluam no texto informações sobre:
- os grupos sociais que participaram da formação do município;
- os acontecimentos ligados a esses grupos;
- a importância desses acontecimentos para a história do município.
- Registre o texto coletivo.
- Ilustre o texto com fotografias, pinturas ou desenhos. Não se esqueça de elaborar uma legenda para as imagens. A legenda deve informar local, data e fatos representados.
A história do meu município
3. Se possível, copiem o texto em uma folha avulsa e exponham em um local a que outros alunos da escola tenham acesso.
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 1 e 2
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou como as pessoas realizam várias atividades culturais e como diversos grupos sociais participaram da formação dos municípios. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe a pintura.
LEGENDA: Alegrias do campo, pintura de Maria da Graça Jannes, elaborada em 2008. FIM DA LEGENDA.
- Quais atividades de lazer e esportivas você observa na pintura?
- _____
- A paisagem representada está no campo ou na cidade? Justifique sua resposta.
- _____
31
- Escreva dois exemplos de atividades culturais que costumam acontecer em seu lugar de viver e que promovem integração entre as pessoas.
- _____
- Leia o texto.
A cidade de Barcelos teve origem em uma aldeia dos índios Manau, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro.
Em 1758 a aldeia foi elevada à categoria de vila com o nome de Barcelos [...].
FONTE: Barcelos (AM). IBGE. Disponível em: http://fdnc.io/fq1. Acesso em: 7 maio 2021.
- Qual é o nome da cidade citada no texto?
- _____
- Assinale o grupo social que esteve na origem da cidade de Barcelos.
( ) Italianos.
( ) Indígenas.
( ) Japoneses.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais adequada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens
Sim
Em parte
Não
a) Identifico diferentes atividades culturais realizadas pelas pessoas no campo e na cidade?
b) Reconheço que a realização de atividades culturais favorece a convivência entre as pessoas?
c) Identifico alguns grupos sociais que participaram da formação dos municípios brasileiros?
d) Reconheço na história do meu município a presença de diferentes grupos sociais?
34
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 3 e 4
Quais influências culturais estão presentes nos lugares de viver?
CAPÍTULO 3. As influências culturais nos lugares de viver
Em diversas localidades do Brasil, encontramos grupos de pessoas com uma forma de organização social e cultural baseada nos princípios de coletividade. Conhecidos como povos e comunidades tradicionais, esses grupos dependem dos locais onde vivem para sua sobrevivência e para a manutenção de seu modo de vida. De modo geral, seus hábitos e suas práticas são transmitidos dos mais idosos para os mais jovens.
Diversos povos e comunidades tradicionais vivem da atividade extrativista para o consumo próprio ou para a venda dos produtos.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Ribeirinhos: vivem em localidades próximas a rios. Os ribeirinhos vivem principalmente da pesca. Em alguns lugares, eles habitam moradias de madeira feitas na forma de palafitas .
LEGENDA: Palafita em comunidade ribeirinha no município de Santana, no estado do Amapá, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Seringueiros: vivem em áreas de floresta e sobrevivem da extração e da venda do látex, material presente nas seringueiras. O látex é a matéria-prima da borracha.
LEGENDA: Extração de látex no município de Tarauacá, no estado do Acre, em 2017. FIM DA LEGENDA.
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Castanheiros: coletam as sementes de árvores chamadas castanheiras. A castanha-do-pará, por exemplo, é utilizada no preparo de vários alimentos e também como matéria-prima na indústria.
LEGENDA: Castanheiro no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Babaçueiros: sobrevivem da extração para o uso e para a venda das folhas, do caule e das sementes de árvores chamadas babaçus. Das sementes, por exemplo, extrai-se um óleo utilizado na fabricação de cremes, sabão, margarina, entre outros produtos.
LEGENDA: Quebradeira de coco de babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Pescadores artesanais: dependem principalmente da pesca, realizada em pequena quantidade para o consumo próprio e para a venda. Em alguns locais do litoral, essas populações são chamadas caiçaras.
LEGENDA: Barcos de pesca artesanal no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
2. Preencha o quadro com a principal atividade realizada por cada comunidade tradicional.
Tabela: equivalente textual a seguir.
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As influências culturais dos povos indígenas
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, existiam no Brasil 7.103 localidades indígenas, distribuídas em 827 municípios. Nelas viviam cerca de 900 mil indígenas de diferentes povos, com hábitos, tradições e línguas distintos.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
As casas
Entre os grupos indígenas há muitas formas de conceber e construir as casas, pois cada grupo tem um jeito diferente de pensar e de se relacionar com o ambiente onde vive. A casa é sempre parte da cultura de um povo.
A maneira como ela é usada, dividida e construída reflete o jeito que os moradores têm de organizar o mundo. Além disso, as construções variam muito de acordo com o modo de vida, o clima, o tipo de ambiente e os materiais de que os grupos dispõem para a construção.
As formas das casas variam segundo os costumes de cada grupo: podem ser circulares, retangulares, pentagonais, ovais... O formato das aldeias também muda de acordo com o povo.
FONTE: Casas. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/e1f. Acesso em: 23 jun. 2021.
LEGENDA: Moradia indígena do povo kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
37
As artes
Entre os povos indígenas, a criação artística está em toda a parte: na pintura corporal, na construção das casas, nas performances musicais, nos objetos usados para comer e guardar coisas.
FONTE: Artes. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/fq5. Acesso em: 23 jun. 2021.
LEGENDA: Artesanato indígena do povo baniwa, no município de Santarém, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
As brincadeiras
Os índios possuem muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não índios, como a peteca [...]. Já outros são curiosos e originais. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos jogam junto e assim ensinam as melhores técnicas para quem quiser virar um craque!
FONTE: Brincadeiras. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/fq4. Acesso em: 23 jun. 2021.
LEGENDA: Peteca feita por integrante do povo kuikuro, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2012. FIM DA LEGENDA.
2. Quais elementos interferem na forma como os diferentes povos indígenas constroem suas moradias?
3. No texto As artes, sublinhe os exemplos de manifestações artísticas indígenas apresentadas.
4. Qual brinquedo de origem indígena foi citado no texto As brincadeiras? Você já utilizou esse brinquedo?
5. Assim como as crianças indígenas, você costuma brincar com adultos de sua convivência? Se sim, de quais brincadeiras?
38
Lendas dos povos indígenas
Muitas lendas são contadas no Brasil. Por meio delas podemos conhecer características das pessoas que as criaram e dos locais onde vivem. Grande parte das lendas que conhecemos está relacionada aos povos indígenas.
6. Leia o texto.
Lendas indígenas
Muitas lendas brasileiras revelam o modo de pensar dos povos indígenas, suas crenças sobre a criação da natureza, sobre a origem dos animais, dos seres encantados, do fogo ou da chuva. Por meio das lendas, como a do Rio Amazonas, da Vitória-Régia, do Boto, da Iara, podemos perceber a relação e o respeito que o indígena tem com a natureza e suas belezas.
A lenda da Vitória-Régia narra a história de uma índia que queria se transformar em estrela e que foi encantada por Iaci, a Lua. Desde então, sob a forma de vitória-régia, ela vive nos lagos e rios da Amazônia.
O que se conta sobre o Rio Amazonas é que ele teria nascido das lágrimas da Lua, que não podia casar-se com o Sol.
FONTE: Nereide S. Santa Rosa. Lendas e Personagens. São Paulo: Moderna, 2009. p. 16-18.
LEGENDA: Vitória-régia com flor, planta aquática muito comum na Floresta Amazônica. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do Rio Amazonas, no município de Tabatinga, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
39
Conheça como Tarsila do Amaral, uma das pintoras brasileiras mais importantes, interpretou e representou a lenda da Vitória-Régia e do Rio Amazonas.
LEGENDA: O lago, pintura de Tarsila do Amaral, elaborada em 1928. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A lua, pintura de Tarsila do Amaral, elaborada em 1928. FIM DA LEGENDA.
7. Agora é sua vez! Pesquise em livros ou na internet algumas lendas indígenas, como a do Uirapuru, do Guaraná, do Curupira ou outra. Escolha a que você achar mais interessante e faça um desenho para representá-la. Inclua no seu desenho características das pessoas e dos lugares que essa lenda pode revelar.
- Apresente seu desenho para os colegas e o professor.
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Modos de vida indígenas
Cada povo indígena tem uma identidade própria relacionada ao espaço onde vive, às atividades que realiza, à história que viveu, entre outros aspectos.
8. Leia o relato de um grupo de crianças do povo indígena huni kuin, também conhecido como kaxinawá.
Ser criança huni kuin é...
... saber andar na mata, sem se perder.
... ser batizada com jenipapo e se pintar de urucum.
... comer mingau de banana, mani mutsa, logo pela manhã.
FONTE: Manual das crianças huni kuin. p. 2. Disponível em: http://fdnc.io/fq6. Acesso em: 6 maio. 2021.
- Agora, escreva duas frases que caracterizam o que é ser criança em seu lugar de viver. Depois, compartilhe com os colegas e o professor.
- Frase 1:
- _____
- Frase 2:
- _____
41
Boxe complementar:
Investigue
Você e seus colegas vão pesquisar informações sobre a diversidade dos povos indígenas e suas diferentes expressões culturais. Para essa pesquisa, vocês podem consultar o site Povos Indígenas no Brasil Mirim, do Instituto Socioambiental. Sigam as orientações.
- Cada grupo deverá pesquisar um dos temas a seguir, buscando informações sobre diferentes povos indígenas, comparando seus modos de vida e culturas.
Moradias
Brincadeiras
Artes
Alimentação
- Cada grupo deverá preparar uma apresentação para os colegas e o professor sobre o tema pesquisado. Vocês podem elaborar cartazes, vídeos, apresentações digitais, entre outros recursos. No dia da apresentação, escolham o local para expor os trabalhos distantes uns dos outros. Verifiquem se precisarão reservar dispositivos eletrônicos.
- Cada grupo deverá expor o seu trabalho em um modo chamado Galeria de ideias.
Galeria de ideias
LEGENDA: Reunidos em grupos, os alunos organizam as apresentações. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Durante as apresentações, novos grupos são formados e cada aluno apresenta os resultados de sua pesquisa. FIM DA LEGENDA.
- Ao término de todas as apresentações, conversem sobre como os hábitos e as tradições indígenas fazem parte de nossa cultura.
Fim do complemento.
42
As influências culturais dos povos africanos
Nossos hábitos e modos de viver têm influência de vários povos que chegaram ao Brasil ao longo do tempo.
Entre 1549 e 1888, milhões de africanos foram escravizados nas terras que formariam o Brasil. Os africanos pertenciam a diferentes povos, com hábitos e culturas específicos. As influências dos diferentes povos africanos na cultura brasileira se revelam, por exemplo, em algumas técnicas agrícolas e de extração de minérios, entre muitas outras.
ALIMENTAÇÃO
Diversos ingredientes e alimentos que fazem parte de nossa culinária são influência de hábitos alimentares de diferentes povos africanos, como o acarajé e o vatapá.
LEGENDA: VATAPÁ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ACARAJÉ. FIM DA LEGENDA.
LÍNGUA
Muitas palavras usadas na língua portuguesa falada no Brasil têm origem em diferentes línguas africanas. Veja alguns exemplos.
CAFUNÉ: carinho feito com a ponta dos dedos na cabeça de alguém.
COCHILO: sono leve e breve.
QUITUTE: comida refinada, petisco.
GINGA: tipo de movimento corporal.
XARÁ: pessoa que tem o mesmo nome que outra.
MARIMBONDO: tipo de inseto.
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INSTRUMENTOS MUSICAIS
Instrumentos musicais como o agogô, o atabaque, a cuíca e o berimbau são de origem africana.
LEGENDA: ATABAQUE FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CUÍCA FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: AGOGÔ FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BERIMBAU FIM DA LEGENDA.
RITMOS MUSICAIS E DANÇAS
Diferentes ritmos musicais e danças comuns hoje no Brasil, como o samba, o maracatu, o lundu, a capoeira e a congada, são resultado da presença africana no país.
LEGENDA: CAPOEIRA FIM DA LEGENDA.
Observação: Os objetos foram representados fora de proporção entre si. Fim da observação.
1. Os povos africanos que vieram para o Brasil tinham os mesmos costumes e formas de viver?
-
_____
2. Dê três exemplos da influência africana na cultura brasileira.
-
_____
3. Você observa algumas dessas contribuições dos africanos em seu lugar de viver? Escreva três exemplos.
- _____
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As influências culturais dos povos europeus e asiáticos
Os principais povos europeus e asiáticos que vieram para o Brasil foram os portugueses, os italianos, os espanhóis, os alemães, os sírios, os libaneses e os japoneses.
Conheça um pouco das influências culturais desses povos na paisagem e na cultura brasileira.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Portugueses: uma contribuição dos portugueses é a língua portuguesa, que é a oficial do Brasil. Outras influências também podem ser notadas, como na culinária e nas características das construções.
LEGENDA: Construção com azulejos portugueses no centro histórico da cidade de São Luís, no estado do Maranhão, em 2020. A tradição portuguesa do período colonial de revestir as paredes das construções com azulejos de cores branca e azul pode ser vista em muitas cidades brasileiras. FIM DA LEGENDA.
Alemães: a influência alemã está presente no desenvolvimento da atividade industrial, na realização de algumas festas tradicionais desse povo em algumas localidades do Brasil e na arquitetura de algumas construções.
LEGENDA: Construção característica da arquitetura alemã no município de Canela, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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Italianos: algumas das contribuições para a cultura brasileira estão relacionadas ao desenvolvimento da agricultura e da indústria, ao modo de falar e a alguns alimentos.
LEGENDA: A pizza é um dos alimentos trazidos pelos italianos que se tornou muito comum no Brasil. São Paulo, capital do estado de São Paulo, é uma das cidades do mundo que mais consomem pizza. FIM DA LEGENDA.
Sírios e libaneses: as influências desses povos foram marcantes, principalmente na alimentação e na forma de praticar o comércio.
LEGENDA: O quibe e a esfirra foram alimentos trazidos para o Brasil por sírios e libaneses. FIM DA LEGENDA.
Japoneses: contribuíram, entre outros aspectos, para o desenvolvimento da agricultura, sobretudo na produção de verduras, frutas e legumes.
LEGENDA: Trabalhador de ascendência japonesa no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
2. Você observa alguma dessas contribuições dos povos europeus e asiáticos em seu lugar de viver? Se sim, cite exemplos.
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CAPÍTULO 4. Grupos sociais e influências culturais
Os grupos sociais que participaram da formação dos municípios podem relembrar suas tradições por meio de eventos marcantes, como festas e comemorações.
LEGENDA: Cartaz anunciando a Festa da Uva no município de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, em 1950. FIM DA LEGENDA.
1. Sobre o cartaz, registre as informações abaixo.
- Nome da festa anunciada: _____
- Município onde foi realizada: _____
- Ano em que foi realizada: _____
- Grupo que foi homenageado: _____
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A Festa da Uva comemora a colheita da uva e homenageia os imigrantes italianos que introduziram o cultivo dessa fruta na região.
Essa festa começou a ser celebrada em 1931 e ocorre a cada dois anos no município gaúcho de Caxias do Sul.
LEGENDA: Desfile de colonos italianos na Festa da Uva, no município de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, em 1931. FIM DA LEGENDA.
Inicialmente, os desfiles da Festa da Uva estavam restritos às famílias de imigrantes italianos e seus descendentes.
Nas últimas décadas, a festa foi incorporando outros grupos sociais de Caxias do Sul, como os afrodescendentes, os migrantes vindos de outras unidades da federação e os descendentes de imigrantes poloneses, suíços e alemães.
2. Inicialmente, qual era o único grupo social que participava dos desfiles da Festa da Uva?
-
_____
3. Que grupos passaram a participar dessa festa nas últimas décadas?
- _____
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Homenageando os migrantes
Algumas cidades criaram eventos e comemorações para homenagear moradores que vieram de outras localidades brasileiras.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Homenagem
São Paulo é considerada a maior cidade nordestina do Brasil, por ter [...] uma parcela considerável de nordestinos migrantes. Para brindar essa comunidade, que contribuiu e contribui com o desenvolvimento da capital paulistana, é comemorado [...] o Dia do Nordestino.
FONTE: Dia do Nordestino é celebrado em São Paulo com muita festa no Centro de Tradições Nordestinas e Museu da Imigração. Centro de Tradições Nordestinas, 2 out. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1b. Acesso em: 5 jul. 2021.
LEGENDA: Post em rede social do Centro de Tradições Nordestinas de São Paulo em comemoração ao Dia do Nordestino, em 8 de outubro. FIM DA LEGENDA.
2. Localize e retire do texto informações para responder às questões.
- Qual é a região de origem de muitos migrantes que se mudaram para a cidade de São Paulo?
- _____
- O que foi criado em homenagem a esses migrantes?
- _____
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Boxe complementar:
Investigue
No município onde você vive há eventos marcantes, como festas e comemorações, realizados por grupos sociais que participaram da história do lugar?
- Peça a ajuda de um adulto de sua convivência e pesquise em jornais, livros ou na internet informações sobre um desses eventos que ocorrem no município em que você vive. Depois, preencha a ficha com informações sobre ele.
- Nome do evento: _____
- Data: _____
- O que se comemora: _____
- Grupos sociais que participam desse evento: _____
- Com base nos dados pesquisados e com a ajuda de um adulto,
elabore
um cartaz para o evento com as informações registradas na ficha. Inclua uma fotografia ou um desenho para representar esse evento.
- Converse com um adulto de sua convivência sobre o evento que você pesquisou e faça a ele as seguintes perguntas, registrando as respostas.
- Você participa desse evento? Por quê?
-
_____
- Na sua opinião, esse evento é importante para os moradores do município? Por quê?
- _____
Fim do complemento.
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Celebrando a cultura
Além dos migrantes que vieram de outros países e de outras regiões do Brasil, outros grupos sociais têm comemorações para celebrar sua cultura.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Festival de cultura indígena
[O Festival Nacional de Cultura Indígena] fez com que fosse resgatada a rica diversidade cultural desses povos mostrando aos não índios parte de sua cultura, tradições, rituais, seus esportes, o artesanato, a arte plumária e também as principais questões que afligem hoje as comunidades indígenas em todo o país: o direito à saúde, à educação, à terra.
FONTE: Respeito à Cultura Indígena. Jornal Costa Norte, 1º abr. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fqb. Acesso em: 5 jul. 2021.
LEGENDA: Exposição de artesanato no Festival Nacional da Cultura Indígena, no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
2. A cultura de que grupo é celebrada no festival tratado na notícia?
-
_____
3. Sublinhe no texto exemplos de manifestações culturais desse grupo.
4. Que problemas preocupam as comunidades indígenas?
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Conheça agora outro grupo social que tem sua cultura celebrada em alguns municípios brasileiros.
Festival de cultura negra
Durante 14 dias, Brasília vai sediar a 15ª edição de um dos principais eventos de valorização das raízes africanas do Brasil: o Festival Cara e Cultura Negra. [...]
De acordo com a organizadora do festival, Flávia Portela, [...] “o festival faz parte de um esforço para superar as barreiras históricas da discriminação e do preconceito [...]”.
FONTE: Festival Cara e Cultura Negra chega à 15ª edição. Aqui tem diversão, 12 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/e1d. Acesso em: 5 jul. 2021.
LEGENDA: Apresentação musical no Festival Cara e Cultura Negra, em Brasília, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.
5. Localize e retire do texto informações para responder às questões.
- Onde o festival tratado na notícia foi realizado?
- _____
- O que o festival pretende valorizar?
- _____
- O que o festival pretende combater?
- _____
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O estudo das influências culturais
As influências dos grupos sociais na cultura também se manifestam na alimentação e podem ser conhecidas por meio de textos.
Tacacá
Nada melhor que uma cuia de tacacá para aliviar o calor do Norte.
A combinação de jambu , camarão seco, goma e tucupi pode ser encontrada pelas ruas de Belém e Manaus.
FONTE: Tacacá. O Estado de São Paulo. Disponível em: http://fdnc.io/e15. Acesso em: 8 maio 2021.
LEGENDA: Tacacá, prato típico de origem indígena. FIM DA LEGENDA.
- Preencha a ficha com informações apresentadas no texto e na legenda da fotografia.
- Nome do prato citado:
-
_____
- Grupo social que deu origem a esse prato:
-
_____
- Municípios onde ele é muito comum:
-
_____
- Ingredientes citados:
- _____
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Explorar fonte histórica oral
Os depoimentos também nos ajudam a conhecer a influência dos grupos sociais na alimentação, como o do senhor Renaldo Perez, nascido em 1918, filho de imigrantes espanhóis que vieram para o Brasil.
Depoimento de Renaldo Perez
Tudo aqui no Brasil era um pouco diferente para os meus pais, era totalmente diferente. [...] eles tiveram que se acostumar com a vida que levavam aqui [...].
Mamãe fazia muito o puchero. [...] eu faço até hoje, só que hoje ele é mais sofisticado. Coloco costelas de porco, paio [...].
FONTE: Depoimento de Renaldo Perez. Museu da Pessoa, 14 jul. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/fqd. Acesso em: 25 mar. 2021.
LEGENDA: Puchero, ensopado feito com grão-de-bico, legumes e carnes. FIM DA LEGENDA.
- Sobre o depoimento, registre as informações solicitadas.
- Nome do depoente:
-
_____
- País de onde vieram os pais dele:
-
_____
- Prato que eles trouxeram do país natal:
- _____
- Que ingredientes costumam ser utilizados no puchero?
-
_____
-
_____
- Leia em voz alta o depoimento do senhor Renaldo para um adulto de sua convivência.
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou que os povos que viveram no Brasil em diferentes tempos influenciaram nosso modo de viver atual de várias maneiras. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe as fotografias de manifestações culturais de diferentes origens praticadas no Brasil.
LEGENDA: Apresentação de frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dança do toré no município de Tacaratu, no estado de Pernambuco, em 2014. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dança das fitas no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Samba de roda no município de Terra Nova, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Alguma das manifestações culturais retratadas nas fotografias costuma ocorrer no seu lugar de viver? Se sim, qual?
- _____
- No Brasil, existem diversos povos e comunidades tradicionais. Cite um desses povos e descreva características do seu modo de viver.
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- Leia o texto.
Assados e caldos
A cozinha africana privilegia os assados [...]. O caldo é um item importante, proveniente do alimento assado ou simplesmente preparado com água e sal. É utilizado na mistura com a farinha obtida de diversos elementos. [...] O acarajé, hit da cozinha afro-brasileira, mistura feijão-fradinho, azeite de dendê, sal, cebola, camarões e pimenta. A popular pamonha de milho, por sua vez, origina-se de um prato africano, o acaçá. [...] Vieram da África, entre outros, o coco, a banana, o café, a pimenta-malagueta e o azeite de dendê. [...] são também populares o inhame, o quiabo, o gengibre, o amendoim, a melancia e o jiló.
FONTE: Sylvia Colombo. Africanos foram forçados a reinventar sua culinária. Folha online. Disponível em: http://fdnc.io/e16. Acesso em: 15 jul. 2021.
- Qual é a origem da pamonha de milho?
- _____
- Cite dois alimentos de origem africana.
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Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais adequada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens
Sim
Em parte
Não
a) Reconheço que existem diferentes povos e comunidades tradicionais no Brasil?
b) Identifico influências culturais de diferentes povos e grupos sociais no lugar onde vivo?
c) Identifico diferentes influências na alimentação brasileira?
d) Reconheço os motivos da existência de eventos em homenagem a diferentes grupos sociais no Brasil?