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O QUE EU JÁ SEI?

Avaliação diagnóstica

Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar seus conhecimentos em História e Geografia?

  1. Observe duas formas de representar o quarteirão de uma escola.
Imagem: Ilustração A. Vista aérea de um quarteirão. À esquerda, na parte superior há dois prédios e uma árvore. Na parte inferior há uma escola e árvores. Atrás da escola há uma quadra de futebol. À direita, na parte superior há três casas e árvores. No centro, uma praça com árvores e uma fonte e na parte inferior, uma biblioteca cercada de árvores.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração B. Vista de cima de um quarteirão. À esquerda, na parte superior há dois prédios e uma árvore. Na parte inferior há uma escola e árvores. Atrás da escola há uma quadra de futebol. À direita, na parte superior há três casas e árvores. No centro, uma praça com árvores e uma fonte e na parte inferior, uma biblioteca cercada de árvores. Ao lado, a legenda.  Fim da imagem.
  1. A representação A foi elaborada a partir de qual tipo de visão?

    ( ) Vertical.

    ( ) Oblíqua.

    ( ) Frontal.

  1. A representação B foi elaborada a partir de qual tipo de visão?

    ( ) Vertical.

    ( ) Oblíqua.

    ( ) Frontal.

  1. Olhando para a entrada da escola, que elemento da paisagem está:
    • atrás do prédio da escola?
    1. _____
      • à direita do prédio da escola?
      1. _____
      1. Assinale em quais períodos do dia os profissionais indicados no quadro costumam trabalhar.

        Tabela: equivalente textual a seguir.

        Profissional

        Manhã

        Tarde

        Noite

        Médico

        Agricultor

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  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma praça com árvores. À direita há pessoas andando em uma calçada larga em tons de marrom. Ao fundo, prédios.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vale do Anhangabaú no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma calçada larga em tons de cinza. Nas laterais há postes e árvores. Ao fundo, prédios.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vale do Anhangabaú no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. Entre 2015 e 2021, o local retratado:

    ( ) mudou.

    ( ) não mudou.

  1. Essa fotografia pode ser chamada de fonte histórica:

    ( ) oral.

    ( ) escrita.

    ( ) visual.

    ( ) material.

  1. Observe a linha do tempo e complete as frases com as palavras antes ou depois.
Imagem: Ilustração. Linha do tempo.  2015 - Nascimento de Paula;  2016;  2017;  2018 - Nascimento de Roberto;  2019;  2020;  2021 - Nascimento de Ana;  2022;  2023.  Fim da imagem.
  1. Ana nasceu _____ de Roberto.
  1. Paula nasceu _____ de Ana.
  1. Roberto nasceu _____ de Ana.

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UNIDADE 1. Os grupos sociais e os lugares de viver em diferentes tempos

Imagem: Pintura. À esquerda, um casal está sorrindo e de mãos dadas, formando um arco com os braços. Entre eles, um casal de crianças está de braços dados e passando embaixo do arco. Atrás deles há uma fileira de crianças e adultos em pares. À direita, jovens estão lado a lado e de braços dados. Todos estão com roupas coloridas e alguns com chapéu de palha. No centro, um menino está agarrado na parte superior de um mastro alto com um sino no topo. Em segundo plano, à esquerda há uma barraca colorida e jovens brincando de pescaria. No centro, um casal de adultos está fantasiado de noivos e dançando. Ao lado, uma menina e um homem estão colocando lenha em uma fogueira, que está apagada. Em seguida há pessoas fantasiadas e dançando. À direita há uma tenda com pessoas e no meio, duas pessoas estão sentadas em volta de uma esfera sobre uma mesa. Ao fundo há casas, pessoas com roupas coloridas e muitas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Festa junina, pintura de Constância Nery, elaborada em 2007. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  • Qual manifestação cultural foi representada nesta pintura?
  • Essa manifestação cultural costuma acontecer em seu lugar de viver?
  • Que atividades as pessoas representadas estão realizando?

Fim do complemento.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 1 e 2

Quais grupos sociais participaram da formação dos lugares de viver em diferentes tempos?

CAPÍTULO 1. As pessoas e os lugares de viver

Em cada localidade, podemos encontrar diversas manifestações e atividades culturais. Muitas delas estão relacionadas a atividades de lazer e esportivas, favorecendo a união entre as pessoas.

Imagem: Pintura. À esquerda, vista aérea de um bairro. No centro há uma praça grande com jovens jogando futebol em uma quadra, em seguida há um homem fazendo exercícios em uma barra, uma fonte com água, pessoas caminhando, jovens jogando basquete em uma quadra de basquete, crianças brincando em um cilindro grande e jovens sentados em uma arquibancada e segurando instrumentos musicais. Na frente deles há jovens dançando. Em volta há plantas e árvores. Ao redor há carros em uma rua asfaltada, árvores e casas. À direita vista aérea de um campo com homens segurando enxadas sobre uma plantação extensa. Ao lado há animais pastando em um gramado, uma casa e crianças jogando futebol em um campo de terra. De um lado há um carro e um caminhão em uma estrada de terra e do outro lado, um rio com um homem pescando em um barco. Na margem do rio há duas casas e várias árvores.  Fim da imagem.

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1. A imagem representa uma paisagem:

( ) do campo.

( ) da cidade.

( ) do campo e da cidade.

2. Quais atividades de lazer e de esporte as pessoas representadas na imagem estão praticando:

  1. no campo? _____
  1. na cidade? _____

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Em uma folha de papel, desenhe uma atividade de lazer ou uma atividade esportiva que favorece a integração entre as pessoas no seu lugar de viver. Depois, compartilhe seu desenho com os colegas e o professor.

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4. Observe as fotografias de diferentes locais destinados à prática de lazer e de esportes.

Imagem: Fotografia A. Uma pessoa andando de bicicleta em uma ciclovia. Ao lado, uma placa com o desenho de uma bicicleta. Do outro lado, um carro em uma rua asfaltada. Ao fundo, árvores e prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ciclovia no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Praça com brinquedos de madeira e árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Praça no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Pessoas jogando futebol em um campo de terra. Ao fundo, casas e árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Campo de futebol no município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual desses locais de lazer e de esporte pode ser encontrado tanto na cidade como no campo?
  1. _____
  1. Você costuma frequentar algum local semelhante ao das fotografias? Se sim, qual?
  1. _____
  1. Qual dos locais retratados nas fotografias não apresenta bom estado de conservação?
  1. _____
  1. Em sua opinião, por que é importante que locais destinados à prática de lazer e de esportes sejam bem conservados e cuidados pelas pessoas?
  1. _____

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Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Entreviste duas pessoas do seu lugar de viver para saber quais atividades de lazer e de esporte elas gostam de praticar.

    Entrevista 1

    • Qual é o seu nome? _____
    • Idade: _____
    • Quais dessas atividades você mais gosta de praticar? _____
    • Você gosta de alguma outra atividade de lazer ou de esporte? Se sim, qual? _____

      Imagem: Ilustração. Um banco entre árvores. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

      Visitar praça

      Imagem: Ilustração. Uma televisão sobre um rack.   Fim da imagem.

      Ver televisão

      Imagem: Ilustração. Um controle de videogame.   Fim da imagem.

      Jogar videogame

      Imagem: Ilustração. Uma bicicleta.   Fim da imagem.

      Andar de bicicleta

      Imagem: Ilustração. Vários livros empilhados.   Fim da imagem.

      Ler livros

      Imagem: Ilustração. Uma bola de futebol sobre um campo.   Fim da imagem.

      Jogar bola

      Imagem: Ilustração. Cortinas vermelhas sobre um palco.   Fim da imagem.

      Ir ao teatro

      Imagem: Ilustração. Um rádio com notas musicais em volta. Fim da imagem.

      Ouvir música

      Entrevista 2

    • Qual é o seu nome?
    • Idade:
    • Quais dessas atividades você mais gosta de praticar?
    • Você gosta de alguma outra atividade de lazer ou de esporte? Se sim, qual? _____

      Imagem: Ilustração. Um banco entre árvores. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

      Visitar praça

      Imagem: Ilustração. Uma televisão sobre um rack.   Fim da imagem.

      Ver televisão

      Imagem: Ilustração. Um controle de videogame.   Fim da imagem.

      Jogar videogame

      Imagem: Ilustração. Uma bicicleta.   Fim da imagem.

      Andar de bicicleta

      Imagem: Ilustração. Vários livros empilhados.   Fim da imagem.

      Ler livros

      Imagem: Ilustração. Uma bola de futebol sobre um campo.   Fim da imagem.

      Jogar bola

      Imagem: Ilustração. Cortinas vermelhas sobre um palco.   Fim da imagem.

      Ir ao teatro

      Imagem: Ilustração. Um rádio com notas musicais em volta. Fim da imagem.

      Ouvir música

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Agora, compare as respostas: os entrevistados realizam o mesmo tipo de atividade de lazer e de esporte? Entre as atividades citadas, quais podem favorecer a convivência entre as pessoas?

Fim do complemento.

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As pessoas e as atividades artísticas

Na cidade e no campo, existem diversos grupos sociais que realizam diferentes atividades artísticas. A literatura de cordel e o repente são exemplos desse tipo de atividade e estão presentes em várias localidades brasileiras.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Cordéis

O cordel é diferente

Do repente improvisado

O cordel é sempre escrito

Em folheto e declamado

O repente é improviso

Sem ter nada decorado.


Mas o nome do “cordel”

Provém lá de Portugal

Os cordéis ali ficavam

Pendurados num varal

No Brasil é diferente

“Folheto” é o nome usual.


O cordel foi no passado

O jornal do sertanejo

Sem TV nem internet

Num pequeno vilarejo

Esperavam o poeta

Com a rima e com gracejo.


Hoje é muito diferente

De alguns anos atrás

Porque hoje está presente

Nas maiores capitais

Todo o mundo já conhece

Suas rimas naturais.


Quem escreve o cordel

É chamado cordelista

E quem canta improvisado

É chamado repentista

Seja escrito ou de improviso

Rimas são a sua pista.

FONTE: César Obeid. Vida rima com cordel. São Paulo: Mundo Mirim, 2013. p. 6-11.

Imagem: Ilustração. Duas pessoas com chapéu de cangaceiro estão sorrindo. Uma delas segura um microfone e a outra, uma sanfona. Ao fundo, duas pessoas estão dançando e sobre elas há papéis coloridos com cordel pendurados em dois varais. Ao lado há uma casa, uma árvore e um cacto. Ao fundo, estrelas e a lua no céu azul. Fim da imagem.

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2. De acordo com o texto, qual é a origem da palavra cordel?

  1. _____

    3. A partir da leitura do texto, relacione as colunas.

Coluna 1

Cordel

Repente

Cordelista

Repentista

Coluna 2

É a pessoa que canta improvisado.

É sempre escrito em folheto.

É feito de improviso, sem ter nada decorado.

É a pessoa que escreve o cordel.

4. No seu lugar de viver, as pessoas costumam elaborar cordéis e repentes?

  1. _____

Boxe complementar:

Você sabia?

Além dos versos rimados, uma das marcas da literatura de cordel é a ilustração das histórias utilizando a técnica da xilogravura. Na xilogravura, são feitos entalhes em pedaços de madeira, representando desenhos. Depois, o artista pinta essa madeira, que é prensada contra um papel para imprimir a imagem.

Imagem: Fotografia. Imagem em relevo. Duas pessoas montadas em burros e ao lado há vários bois.   Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem da matriz de xilogravura Os boiadeiros, de J. Borges. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Xilogravura em preto e branco. Duas pessoas montadas em burros e ao lado há vários bois.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem da xilogravura obtida da matriz Os boiadeiros, de J. Borges. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: IMAGENS: J. BORGES

Fim do complemento.

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A música e a dança também são atividades artísticas praticadas pelas pessoas.

5. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês

Há quatro anos, em todo último domingo de cada mês, o Projeto Pagode na Disciplina fecha a rua de sua sede, no Jardim Miriam, na zona sul paulistana, para um dia animado de samba, pagode e reconhecimento da cultura popular brasileira. Idealizado por músicos e moradores do bairro, o evento de junho é realizado [...] de forma gratuita e livre para todas as idades.

A roda de samba conta com o repertório de grandes nomes […]. Também são tocadas composições escritas pelos sambistas locais. A diversão chega a reunir até 400 pessoas por domingo. Quando é aniversário da roda de samba, o público chega a cerca de mil participantes.

FONTE: Laura Dourado. Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês. Folha de S.Paulo , 28 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fpU. Acesso em: 5 maio 2021.

Imagem: Ilustração. Papéis empilhados e no topo, o texto: Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês.  Há quatro anos, em todo último domingo de cada mês, o Projeto Pagode na Disciplina fecha a rua de sua sede, no Jardim Miriam, na zona sul paulistana, para um dia animado de samba, pagode e reconhecimento da cultura popular brasileira. Idealizado por músicos e moradores do bairro, o evento de junho é realizado [...] de forma gratuita e livre para todas as idades.  A roda de samba conta com o repertório de grandes nomes […]. Também são tocadas composições escritas pelos sambistas locais. A diversão chega a reunir até 400 pessoas por domingo. Quando é aniversário da roda de samba, o público chega a cerca de mil participantes.  Laura Dourado. Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês. Folha de S.Paulo, 28 jun. 2019. Disponível em: <https://guia.folha.uol.com.br/mural/2019/06/criada-por-moradores-roda-de-sambano-jardim-miriam-fecha-rua-uma-vez-por-mes.shtml>. Acesso em: 5 maio 2021.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Qual evento artístico costuma acontecer no último domingo de cada mês no bairro Jardim Miriam? Localize e sublinhe essa informação no texto.
  1. Quem idealizou esse evento?
  1. _____
  1. Quem pode frequentar o evento?
  1. _____

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, são organizados eventos artísticos parecidos com esse? Se sim, quais?

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Nos mais diversos locais do Brasil, as pessoas realizam diferentes atividades artísticas, tanto no campo como na cidade.

6. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia A. Pessoas com fantasia colorida estão dançando em um campo. Ao fundo, árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de maracatu, dança característica do campo, no município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Uma pessoa está segurando dois suportes na lateral do corpo e andando sobre uma faixa de pedestres. Nas pontas dos suportes há dois bonecos pendurados. Ao fundo, carros enfileirados e prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de artistas com bonecos no município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Pessoas sentadas e segurando instrumentos musicais. Ao fundo, um telão.   Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de orquestra no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia D. Dois homens com chapéus de cangaceiros e camisa florida estão segurando pífanos na frente da boca. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de banda de pífanos, característica do campo, no município de Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais fotografias retratam atividades artísticas realizadas:
    • na cidade?
    1. _____
      • no campo?
      1. _____

        Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

      1. Você já assistiu a algum tipo de atividade artística como essas? Já participou de alguma atividade assim? Se sim, compartilhe sua experiência com os colegas e o professor.

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Cartografando

As praças e os parques são espaços públicos que todas as pessoas podem frequentar. Muitas vezes, as pessoas se encontram e utilizam esses espaços para realizar atividades de lazer, esportivas e artísticas.

Nesta imagem, a linha vermelha representa o trajeto que Maíra fez com seu pai em um parque.

Imagem: Ilustração. No canto inferior esquerdo, a Rua da Paz e em seguida, Maíra, menina ruiva com vestido listrado está andando de mãos dadas com seu pai, homem ruivo com camisa listrada e calça azul. Eles estão na entrada de um parque grande e na frente deles há um caminho em vermelho. Eles seguem reto e viram para a esquerda, onde há homens sentados em roda, tocando instrumentos musicais e em volta deles há pessoas observando. Seguindo reto e olhando para a esquerda há uma banda tocando música dentro de um coreto e em volta há várias pessoas observando. Virando para a direita há pessoas jogando basquete em uma quadra e ao lado há um lago com flores em volta. Seguindo reto e olhando para a direita há crianças jogando futebol em um campo. Mais à frente há pessoas com fantasias coloridas dançando e ao lado, pessoas sentadas em volta de mesas e jogando dominó. Eles viram para a direita, depois para a esquerda e seguem em direção a saída na Rua da Amizade. Ao redor do parque há várias árvores e flores coloridas. Fim da imagem.

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  1. Maíra entrou no parque pela Rua da _____. Ela seguiu em frente e logo viu, do seu lado _____, uma roda de choro. Ela virou à esquerda e seguiu em frente, até encontrar uma banda tocando _____ de um coreto.
  1. Maíra então virou à _____ e seguiu em frente. Foi quando ela se deparou com um grupo de jovens jogando basquete em uma quadra de esportes.
  1. Seguindo em frente, do seu lado _____, Maíra viu um campo onde havia pessoas jogando futebol. Ela continuou em frente e, no final do trajeto, pôde assistir a uma apresentação de maracatu. Em seguida, virou à direita e depois à esquerda e saiu do parque pela Rua da _____.

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CAPÍTULO 2. Os grupos sociais na formação do município

Você já conheceu algumas características dos lugares de viver e agora vai saber mais sobre os grupos que estiveram presentes na formação dos municípios brasileiros, como os povos indígenas.

Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas

As terras ocupadas pelo município de Palmeira dos Índios constituíam primitivamente um aldeamento dos índios xucurus [...]. O nome do município veio, pois, em consequência dos seus primeiros habitantes e do fato da abundância de palmeiras que então havia em seus campos.

FONTE: Histórico de Palmeira dos Índios. Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Alagoas. Disponível em: http://fdnc.io/fpW. Acesso em: 5 jul. 2021.

Imagem: Fotografia. À esquerda, jovens indígenas sem camisa com bermuda azul, adereço verde na cabeça e pinturas no corpo estão enfileirados e segurando chocalhos. À direita, jovens indígenas com flores na cabeça, camiseta rosa e saia de palha estão enfileiradas. Entre eles há uma rede e ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Jovens do povo indígena xucuru-kariri participam de jogos indígenas no município de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas, em 2016. FIM DA LEGENDA.

1. Localize e retire do texto o motivo de o município de Palmeira dos Índios ter recebido esse nome.

  1. _____

    2. Que tal ampliar seu vocabulário? Siga os passos.

  1. Localize no texto a palavra abundância e leia a explicação sobre ela no glossário.
  1. Escreva uma frase incluindo essa palavra. Depois, mostre-a aos colegas e ao professor.
  1. _____

23

Explorar fonte histórica visual

O modo de vida dos povos indígenas pode ser estudado por meio de fontes históricas visuais, como os desenhos e as pinturas.

Imagem: Pintura. Um homem indígena sem camisa e com bermuda está em pé, na ponta de um barco e segurando uma lança. Atrás dele há uma mulher indígena e duas crianças sentadas e a mulher está segurando um remo. Entre eles há um cachorro. Ao fundo, árvores, o céu em tons de azul e o sol vermelho está se pondo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Canoa de índios guatós, ao pôr do sol, pintura de Hercule Florence, de 1835. FIM DA LEGENDA.

  1. Preencha a ficha com informações sobre a pintura.
  1. Por que essa pintura pode ser utilizada no estudo da história do povo guató?
    1. _____

24

Indígenas e africanos

Os povos indígenas que viviam no Brasil em 1500 tiveram suas terras invadidas pelos portugueses e reagiram de modos diferentes a essa invasão.

Resistência indígena

A resistência indígena se dava pelas fugas [...], pela defesa das aldeias [...], por ataques a vilas e fazendas [...]. A resistência intensificava-se , sobretudo, a partir da penetração do conquistador no interior do país pela busca de metais preciosos ou na expansão das fazendas, onde estes faziam, na maioria das vezes, o uso da violência.

FONTE: Resistência indígena. Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (Leah-UFU), 26 mar. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/dZZ. Acesso em: 5 jul. 2021.

Imagem: Gravura. À direita há várias caravelas no mar. No centro há barcos com várias pessoas remando. À esquerda, aldeias indígenas com cercas em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura representando batalha entre indígenas e europeus publicada no livro Viagem ao Brasil, de Hans Staden, de 1557. FIM DA LEGENDA.

1. Segundo o texto, quais foram as formas de resistência indígena?

  1. _____

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Os africanos, escravizados e trazidos à força para o Brasil, resistiram à escravidão por meio de fugas e revoltas.

Esses africanos e seus descendentes tiveram intensa presença no cotidiano de muitas cidades brasileiras, como na cidade do Rio de Janeiro, representado nas imagens a seguir.

Imagem: Pintura A. Um homem nego está segurando um cesto grande sobre a cabeça e dentro há várias cabeças de aves. Na frente dele, um homem negro está segurando aves e em volta do pescoço dele há mais aves penduradas. Ao fundo, dois burros com carga nas costas, um muro e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pintura de Jean-Baptiste Debret, realizada entre 1834 e 1839, representando vendedores de aves. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura B. Uma mulher negra com vestido está sentada com a mão sob o queixo e olhando para frente. Ao seu lado há um cesto grande com vários cajus dentro. Atrás dela, uma mulher negra está segurando um cesto com frutas sobre a cabeça e segurando uma ave com a outra mão. Na frente dela, uma mulher está sentada e observando.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pintura de Jean-Baptiste Debret, de 1827, representando vendedora de caju. FIM DA LEGENDA.

2. Qual das pinturas representa pessoas vendendo:

  1. frutas? _____
  1. aves? _____

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de um adulto, pesquise em enciclopédias, livros, jornais ou na internet informações sobre a resistência dos africanos e seus descendentes contra a escravidão. Procure descobrir as formas de resistência, o que eram os quilombos e por que o Quilombo de Palmares tornou-se o quilombo mais conhecido do Brasil.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No dia combinado, conte aos colegas as suas descobertas.

Fim do complemento.

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Imigrantes

Além dos indígenas, dos africanos e dos portugueses, outros grupos de estrangeiros vindos de diferentes partes do mundo tiveram influência na formação dos municípios brasileiros.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Diferentes origens

A história de Santa Teresa começa em 1875, quando chegaram os primeiros imigrantes italianos [...]. As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram e em 1877 chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses.

FONTE: Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) 2011-2013: Santa Tereza. Governo do Estado do Espírito Santo: Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. Disponível em: http://fdnc.io/fpY. Acesso em: 7 jul. 2021.

Imagem: Fotografia. Casa com dois andares e paredes de barro. Nas janelas há duas bandeiras da Itália. Ao fundo, casas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa Lambert, construída por imigrantes italianos no município de Santa Teresa, no estado do Espírito Santo, em 1876. A casa atualmente funciona como Casa da Memória Italiana. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire do texto informações para responder às questões.

  1. Que imigrantes compuseram o primeiro grupo que chegou ao município de Santa Teresa? Em que ano?
  1. _____
  1. Quem fazia parte do segundo grupo? Em que ano eles chegaram?
  1. _____

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Explorar fonte histórica oral

Entrevistas e depoimentos podem ser utilizados para conhecer mais sobre o modo de vida dos imigrantes que participaram da formação dos municípios brasileiros.

Leia o trecho do depoimento do senhor Taniguchi, que veio do Japão para o município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, em 1953.

Do Japão ao Brasil

De primeiro momento não tinha casa, nós mesmos, a família, que construímos uma, cortamos a madeira e fizemos. Usávamos madeira, bambu, folhas de coqueiro, e nós mesmos fizemos a casa. E aí por volta de três anos moramos lá. Depois disso que fizemos uma casa mais bem-feita, com madeira certa, com o teto mais bem-feito, com outros materiais, depois de três anos. [...] Aí em 1966 eu me casei, então eu comprei o terreno aqui e comecei a morar aqui.

FONTE: Vivian Iwamoto. Educação e civilidade nas memórias de infância de imigrantes japoneses. Dourados, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Grande Dourados. p. 103.

  1. Observe as fotografias abaixo e circule os materiais que a família Taniguchi utilizou na construção da casa.
Imagem: Fotografia. Placas de madeira empilhadas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Madeira FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários bambus.   Fim da imagem.

LEGENDA: Bambu FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas folhas de coqueiro grandes e verdes com folhas finas e compridas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Folhas de coqueiro FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Blocos de tijolos empilhados.   Fim da imagem.

LEGENDA: Tijolos FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas telhas de cerâmica laranja.   Fim da imagem.

LEGENDA: Telhas de cerâmica FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Placas prateadas empilhadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Zinco FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Reconte para um adulto de sua convivência a história da família Taniguchi.

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A história do município onde eu vivo

Você já viu que diferentes grupos podem participar da formação dos municípios. Agora vai investigar a história do município onde vive, reconhecendo os grupos que participaram dessa formação.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

1. O professor vai organizar a classe em grupos. Cada grupo pesquisará em livros ou na internet informações sobre grupos sociais que podem estar presentes no município onde vocês vivem. Veja a seguir como os grupos serão divididos e quais são as perguntas a que deverão responder.

  1. Grupo 1 – Pessoas que vieram de outras unidades da federação
    • De que unidades da federação vieram?
    • O que atraiu essas pessoas para o município?

      • Qual tipo de trabalho costumavam realizar?

  1. Grupo 2 – Indígenas
    • Quais povos vivem no município ou próximo dele?
    • Que tipos de trabalho exercem?
    • Eles ocupam toda a terra que ocupavam originalmente no município?
  1. Grupo 3 – Africanos e seus descendentes
    • Como os africanos e seus descendentes participaram da formação do município?
    • Atualmente, no município, há grupos quilombolas, formados por afrodescendentes?
  1. Grupo 4 – Pessoas que vieram de outros países
    • De que países vieram?
    • O que atraiu essas pessoas para o município?
    • Que tipos de trabalho costumavam realizar?

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2. Com a ajuda do professor, você e os colegas vão produzir um texto coletivo sobre a história do município onde vocês vivem.

  1. Incluam no texto informações sobre:
    • os grupos sociais que participaram da formação do município;
    • os acontecimentos ligados a esses grupos;
    • a importância desses acontecimentos para a história do município.
    1. Registre o texto coletivo.
    1. Ilustre o texto com fotografias, pinturas ou desenhos. Não se esqueça de elaborar uma legenda para as imagens. A legenda deve informar local, data e fatos representados.

A história do meu município

Imagem: Ilustração. Folha de caderno pautada com espaço para resposta. Na parte superior, o texto: A história do meu município.  Fim da imagem.

3. Se possível, copiem o texto em uma folha avulsa e exponham em um local a que outros alunos da escola tenham acesso.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou como as pessoas realizam várias atividades culturais e como diversos grupos sociais participaram da formação dos municípios. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a pintura.
Imagem: Pintura. Na parte inferior há várias crianças brincando sobre um gramado: jogando bola, correndo, penduradas em árvores, arco de roda, ioiô, pulando corda, fazendo estrela e brincando com rodas. Entre elas há flores coloridas e no centro, um rio. Do outro lado há casas, flores coloridas, plantações e mais crianças empinando pipa. Ao fundo, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Alegrias do campo, pintura de Maria da Graça Jannes, elaborada em 2008. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais atividades de lazer e esportivas você observa na pintura?
  1. _____
  1. A paisagem representada está no campo ou na cidade? Justifique sua resposta.
  1. _____

31

  1. Escreva dois exemplos de atividades culturais que costumam acontecer em seu lugar de viver e que promovem integração entre as pessoas.
    1. _____
  1. Leia o texto.

    A cidade de Barcelos teve origem em uma aldeia dos índios Manau, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro.

    Em 1758 a aldeia foi elevada à categoria de vila com o nome de Barcelos [...].

    FONTE: Barcelos (AM). IBGE. Disponível em: http://fdnc.io/fq1. Acesso em: 7 maio 2021.

    1. Qual é o nome da cidade citada no texto?
    1. _____
    1. Assinale o grupo social que esteve na origem da cidade de Barcelos.

      ( ) Italianos.

      ( ) Indígenas.

      ( ) Japoneses.

      Autoavaliação

      Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais adequada.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      Sobre as aprendizagens

      Sim

      Em parte

      Não

      a) Identifico diferentes atividades culturais realizadas pelas pessoas no campo e na cidade?

      b) Reconheço que a realização de atividades culturais favorece a convivência entre as pessoas?

      c) Identifico alguns grupos sociais que participaram da formação dos municípios brasileiros?

      d) Reconheço na história do meu município a presença de diferentes grupos sociais?

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 3 e 4

Quais influências culturais estão presentes nos lugares de viver?

CAPÍTULO 3. As influências culturais nos lugares de viver

Em diversas localidades do Brasil, encontramos grupos de pessoas com uma forma de organização social e cultural baseada nos princípios de coletividade. Conhecidos como povos e comunidades tradicionais, esses grupos dependem dos locais onde vivem para sua sobrevivência e para a manutenção de seu modo de vida. De modo geral, seus hábitos e suas práticas são transmitidos dos mais idosos para os mais jovens.

Diversos povos e comunidades tradicionais vivem da atividade extrativista para o consumo próprio ou para a venda dos produtos.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Ribeirinhos: vivem em localidades próximas a rios. Os ribeirinhos vivem principalmente da pesca. Em alguns lugares, eles habitam moradias de madeira feitas na forma de palafitas .

Imagem: Fotografia. Casa sobre suporte de madeira na água. Ao fundo, plantas e árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Palafita em comunidade ribeirinha no município de Santana, no estado do Amapá, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Seringueiros: vivem em áreas de floresta e sobrevivem da extração e da venda do látex, material presente nas seringueiras. O látex é a matéria-prima da borracha.

Imagem: Fotografia. Tronco de árvore com riscos na diagonal, por onde escorre um líquido branco e cai em um balde. Ao lado, um homem observa e ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de látex no município de Tarauacá, no estado do Acre, em 2017. FIM DA LEGENDA.

35

Castanheiros: coletam as sementes de árvores chamadas castanheiras. A castanha-do-pará, por exemplo, é utilizada no preparo de vários alimentos e também como matéria-prima na indústria.

Imagem: Fotografia. Um senhor está agachado e segurando um facão ao lado de uma castanha. Ao fundo, plantas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Castanheiro no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Babaçueiros: sobrevivem da extração para o uso e para a venda das folhas, do caule e das sementes de árvores chamadas babaçus. Das sementes, por exemplo, extrai-se um óleo utilizado na fabricação de cremes, sabão, margarina, entre outros produtos.

Imagem: Fotografia. Uma mulher está sentada e segurando um objeto cilíndrico sobre uma semente grande e redonda. Na frente dela há uma pilha de sementes e ao lado, duas galinhas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Quebradeira de coco de babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Pescadores artesanais: dependem principalmente da pesca, realizada em pequena quantidade para o consumo próprio e para a venda. Em alguns locais do litoral, essas populações são chamadas caiçaras.

Imagem: Fotografia. Vários barcos no mar. Ao fundo, um morro e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Barcos de pesca artesanal no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

2. Preencha o quadro com a principal atividade realizada por cada comunidade tradicional.

Tabela: equivalente textual a seguir.

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As influências culturais dos povos indígenas

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, existiam no Brasil 7.103 localidades indígenas, distribuídas em 827 municípios. Nelas viviam cerca de 900 mil indígenas de diferentes povos, com hábitos, tradições e línguas distintos.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

As casas

Entre os grupos indígenas há muitas formas de conceber e construir as casas, pois cada grupo tem um jeito diferente de pensar e de se relacionar com o ambiente onde vive. A casa é sempre parte da cultura de um povo.

A maneira como ela é usada, dividida e construída reflete o jeito que os moradores têm de organizar o mundo. Além disso, as construções variam muito de acordo com o modo de vida, o clima, o tipo de ambiente e os materiais de que os grupos dispõem para a construção.

As formas das casas variam segundo os costumes de cada grupo: podem ser circulares, retangulares, pentagonais, ovais... O formato das aldeias também muda de acordo com o povo.

FONTE: Casas. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/e1f. Acesso em: 23 jun. 2021.

Imagem: Fotografia. Duas crianças indígenas sem camisa e com bermudas. Atrás delas há duas ocas grandes e ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia indígena do povo kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

37

As artes

Entre os povos indígenas, a criação artística está em toda a parte: na pintura corporal, na construção das casas, nas performances musicais, nos objetos usados para comer e guardar coisas.

FONTE: Artes. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/fq5. Acesso em: 23 jun. 2021.

Imagem: Fotografia. Cestos coloridos de palha estão pendurados.   Fim da imagem.

LEGENDA: Artesanato indígena do povo baniwa, no município de Santarém, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

As brincadeiras

Os índios possuem muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não índios, como a peteca [...]. Já outros são curiosos e originais. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos jogam junto e assim ensinam as melhores técnicas para quem quiser virar um craque!

FONTE: Brincadeiras. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/fq4. Acesso em: 23 jun. 2021.

Imagem: Fotografia. Peteca feita de palha.   Fim da imagem.

LEGENDA: Peteca feita por integrante do povo kuikuro, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2012. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Quais elementos interferem na forma como os diferentes povos indígenas constroem suas moradias?

3. No texto As artes, sublinhe os exemplos de manifestações artísticas indígenas apresentadas.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. Qual brinquedo de origem indígena foi citado no texto As brincadeiras? Você já utilizou esse brinquedo?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

5. Assim como as crianças indígenas, você costuma brincar com adultos de sua convivência? Se sim, de quais brincadeiras?

38

Lendas dos povos indígenas

Muitas lendas são contadas no Brasil. Por meio delas podemos conhecer características das pessoas que as criaram e dos locais onde vivem. Grande parte das lendas que conhecemos está relacionada aos povos indígenas.

6. Leia o texto.

Lendas indígenas

Muitas lendas brasileiras revelam o modo de pensar dos povos indígenas, suas crenças sobre a criação da natureza, sobre a origem dos animais, dos seres encantados, do fogo ou da chuva. Por meio das lendas, como a do Rio Amazonas, da Vitória-Régia, do Boto, da Iara, podemos perceber a relação e o respeito que o indígena tem com a natureza e suas belezas.

A lenda da Vitória-Régia narra a história de uma índia que queria se transformar em estrela e que foi encantada por Iaci, a Lua. Desde então, sob a forma de vitória-régia, ela vive nos lagos e rios da Amazônia.

O que se conta sobre o Rio Amazonas é que ele teria nascido das lágrimas da Lua, que não podia casar-se com o Sol.

FONTE: Nereide S. Santa Rosa. Lendas e Personagens. São Paulo: Moderna, 2009. p. 16-18.

Imagem: Fotografia. Vitória-régia, planta circular e verde sobre água. Ao lado há uma flor rosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vitória-régia com flor, planta aquática muito comum na Floresta Amazônica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio largo com barcos nas margens. Ao lado há casas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Rio Amazonas, no município de Tabatinga, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

39

Conheça como Tarsila do Amaral, uma das pintoras brasileiras mais importantes, interpretou e representou a lenda da Vitória-Régia e do Rio Amazonas.

Imagem: Pintura. No centro há um lago azul e em volta, plantas verdes, árvores e flores em tons de rosa.   Fim da imagem.

LEGENDA: O lago, pintura de Tarsila do Amaral, elaborada em 1928. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Uma árvore sobre um morro verde. Ao fundo, morros escuros e a lua no céu escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: A lua, pintura de Tarsila do Amaral, elaborada em 1928. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

7. Agora é sua vez! Pesquise em livros ou na internet algumas lendas indígenas, como a do Uirapuru, do Guaraná, do Curupira ou outra. Escolha a que você achar mais interessante e faça um desenho para representá-la. Inclua no seu desenho características das pessoas e dos lugares que essa lenda pode revelar.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

40

Modos de vida indígenas

Cada povo indígena tem uma identidade própria relacionada ao espaço onde vive, às atividades que realiza, à história que viveu, entre outros aspectos.

8. Leia o relato de um grupo de crianças do povo indígena huni kuin, também conhecido como kaxinawá.

Ser criança huni kuin é...

... saber andar na mata, sem se perder.

... ser batizada com jenipapo e se pintar de urucum.

... comer mingau de banana, mani mutsa, logo pela manhã.

FONTE: Manual das crianças huni kuin. p. 2. Disponível em: http://fdnc.io/fq6. Acesso em: 6 maio. 2021.

Imagem: Pintura. Vista aérea de pessoas de mãos dadas, formando uma roda. Em volta há ocas de palha e árvores.  Fim da imagem.
  1. Frase 1:
  1. _____
  1. Frase 2:
  1. _____

41

Boxe complementar:

Investigue

Você e seus colegas vão pesquisar informações sobre a diversidade dos povos indígenas e suas diferentes expressões culturais. Para essa pesquisa, vocês podem consultar o site Povos Indígenas no Brasil Mirim, do Instituto Socioambiental. Sigam as orientações.

  1. Cada grupo deverá pesquisar um dos temas a seguir, buscando informações sobre diferentes povos indígenas, comparando seus modos de vida e culturas.

    Imagem: Ilustração. Uma oca de palha.   Fim da imagem.

    Moradias

    Imagem: Ilustração. Uma peteca de penas.   Fim da imagem.

    Brincadeiras

    Imagem: Ilustração. Um vaso com pinturas e ao lado, um pincel.   Fim da imagem.

    Artes

    Imagem: Ilustração. Uma tigela com alimento, um garfo e uma faca de madeira.  Fim da imagem.

    Alimentação

  1. Cada grupo deverá preparar uma apresentação para os colegas e o professor sobre o tema pesquisado. Vocês podem elaborar cartazes, vídeos, apresentações digitais, entre outros recursos. No dia da apresentação, escolham o local para expor os trabalhos distantes uns dos outros. Verifiquem se precisarão reservar dispositivos eletrônicos.
  1. Cada grupo deverá expor o seu trabalho em um modo chamado Galeria de ideias.

    Galeria de ideias

    Imagem: Ilustração. À esquerda, cinco grupos com cinco bolinhas da mesma cor: laranja, amarelo, azul, verde e rosa. No centro há uma seta apontando para a direita e em seguida, cinco grupos com cinco bolinhas coloridas em cada um.   Fim da imagem.

    LEGENDA: Reunidos em grupos, os alunos organizam as apresentações. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração. À esquerda, cinco grupos com cinco bolinhas da mesma cor: laranja, amarelo, azul, verde e rosa. No centro há uma seta apontando para a direita e em seguida, cinco grupos com cinco bolinhas coloridas em cada um.   Fim da imagem.

    Imagem: Ilustração. À esquerda, cinco grupos com cinco bolinhas da mesma cor: laranja, amarelo, azul, verde e rosa. No centro há uma seta apontando para a direita e em seguida, cinco grupos com cinco bolinhas coloridas em cada um.   Fim da imagem.

    LEGENDA: Durante as apresentações, novos grupos são formados e cada aluno apresenta os resultados de sua pesquisa. FIM DA LEGENDA.

  1. Ao término de todas as apresentações, conversem sobre como os hábitos e as tradições indígenas fazem parte de nossa cultura.

Fim do complemento.

42

As influências culturais dos povos africanos

Nossos hábitos e modos de viver têm influência de vários povos que chegaram ao Brasil ao longo do tempo.

Entre 1549 e 1888, milhões de africanos foram escravizados nas terras que formariam o Brasil. Os africanos pertenciam a diferentes povos, com hábitos e culturas específicos. As influências dos diferentes povos africanos na cultura brasileira se revelam, por exemplo, em algumas técnicas agrícolas e de extração de minérios, entre muitas outras.

ALIMENTAÇÃO

Diversos ingredientes e alimentos que fazem parte de nossa culinária são influência de hábitos alimentares de diferentes povos africanos, como o acarajé e o vatapá.

Imagem: Fotografia. Uma tigela grande e cinza com vatapá dentro. Ao lado, tigela pequena e cinza com arroz dentro.   Fim da imagem.

LEGENDA: VATAPÁ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um acarajé recheado.   Fim da imagem.

LEGENDA: ACARAJÉ. FIM DA LEGENDA.

LÍNGUA

Muitas palavras usadas na língua portuguesa falada no Brasil têm origem em diferentes línguas africanas. Veja alguns exemplos.

Imagem: Ilustração. Uma criança está deitada com a cabeça nas pernas de uma mulher, que está sentada com as mãos em sua cabeça. Em volta, as informações: COCHILO: sono leve e breve. CAFUNÉ: carinho feito com a ponta dos dedos na cabeça de alguém. MARIMBONDO: tipo de inseto. XARÁ: pessoa que tem o mesmo nome que outra. GINGA: tipo de movimento corporal. QUITUTE: comida refinada, petisco.  Fim da imagem.

CAFUNÉ: carinho feito com a ponta dos dedos na cabeça de alguém.

COCHILO: sono leve e breve.

QUITUTE: comida refinada, petisco.

GINGA: tipo de movimento corporal.

XARÁ: pessoa que tem o mesmo nome que outra.

MARIMBONDO: tipo de inseto.

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INSTRUMENTOS MUSICAIS

Instrumentos musicais como o agogô, o atabaque, a cuíca e o berimbau são de origem africana.

Imagem: Ilustração. Um homem está batendo as mãos em um atabaque grande e verde.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Atabaque, instrumento marrom e grande, semelhante a um tambor.  Fim da imagem.

LEGENDA: ATABAQUE FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cuíca, instrumento cinza, semelhante a um tambor.   Fim da imagem.

LEGENDA: CUÍCA FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Agogô, instrumento com dois sinos nas pontas e um cabo prateado na ponta.  Fim da imagem.

LEGENDA: AGOGÔ FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Berimbau, instrumento fino e comprido com um objeto redondo na ponta.   Fim da imagem.

LEGENDA: BERIMBAU FIM DA LEGENDA.

RITMOS MUSICAIS E DANÇAS

Diferentes ritmos musicais e danças comuns hoje no Brasil, como o samba, o maracatu, o lundu, a capoeira e a congada, são resultado da presença africana no país.

Imagem: Ilustração. Duas pessoas dançando capoeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: CAPOEIRA FIM DA LEGENDA.

Observação: Os objetos foram representados fora de proporção entre si. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

1. Os povos africanos que vieram para o Brasil tinham os mesmos costumes e formas de viver?

  1. _____

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    2. Dê três exemplos da influência africana na cultura brasileira.

  1. _____

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    3. Você observa algumas dessas contribuições dos africanos em seu lugar de viver? Escreva três exemplos.

  1. _____

44

As influências culturais dos povos europeus e asiáticos

Os principais povos europeus e asiáticos que vieram para o Brasil foram os portugueses, os italianos, os espanhóis, os alemães, os sírios, os libaneses e os japoneses.

Conheça um pouco das influências culturais desses povos na paisagem e na cultura brasileira.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Portugueses: uma contribuição dos portugueses é a língua portuguesa, que é a oficial do Brasil. Outras influências também podem ser notadas, como na culinária e nas características das construções.

Imagem: Fotografia. Construções lado a lado com paredes de azulejo azul. Ao lado, rua de pedras e postes.   Fim da imagem.

LEGENDA: Construção com azulejos portugueses no centro histórico da cidade de São Luís, no estado do Maranhão, em 2020. A tradição portuguesa do período colonial de revestir as paredes das construções com azulejos de cores branca e azul pode ser vista em muitas cidades brasileiras. FIM DA LEGENDA.

Alemães: a influência alemã está presente no desenvolvimento da atividade industrial, na realização de algumas festas tradicionais desse povo em algumas localidades do Brasil e na arquitetura de algumas construções.

Imagem: Fotografia. Casa grande com paredes bege e detalhes marrons. Na lateral há uma torre com telhado pontudo e em volta, plantas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Construção característica da arquitetura alemã no município de Canela, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

45

Italianos: algumas das contribuições para a cultura brasileira estão relacionadas ao desenvolvimento da agricultura e da indústria, ao modo de falar e a alguns alimentos.

Imagem: Fotografia. Pizza com queijo, tomate e folhas de manjericão.   Fim da imagem.

LEGENDA: A pizza é um dos alimentos trazidos pelos italianos que se tornou muito comum no Brasil. São Paulo, capital do estado de São Paulo, é uma das cidades do mundo que mais consomem pizza. FIM DA LEGENDA.

Sírios e libaneses: as influências desses povos foram marcantes, principalmente na alimentação e na forma de praticar o comércio.

Imagem: Fotografia. Prato com quibes e esfihas em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: O quibe e a esfirra foram alimentos trazidos para o Brasil por sírios e libaneses. FIM DA LEGENDA.

Japoneses: contribuíram, entre outros aspectos, para o desenvolvimento da agricultura, sobretudo na produção de verduras, frutas e legumes.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma pessoa com chapéu em uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador de ascendência japonesa no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Você observa alguma dessas contribuições dos povos europeus e asiáticos em seu lugar de viver? Se sim, cite exemplos.

46

CAPÍTULO 4. Grupos sociais e influências culturais

Os grupos sociais que participaram da formação dos municípios podem relembrar suas tradições por meio de eventos marcantes, como festas e comemorações.

Imagem: Cartaz. Na parte superior, ilustração de um casal, uma menina e um menino de perfil. Abaixo, a informação: 75 ANOS DE IMIGRAÇÃO ITÁLICA. FESTA DA UVA. GRANDE EXPOSIÇÃO AGRO-INDUSTRIAL. Na parte inferior, ilustração de cachos de uvas e trigo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz anunciando a Festa da Uva no município de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, em 1950. FIM DA LEGENDA.

1. Sobre o cartaz, registre as informações abaixo.

  1. Nome da festa anunciada: _____
  1. Município onde foi realizada: _____
  1. Ano em que foi realizada: _____
  1. Grupo que foi homenageado: _____

47

A Festa da Uva comemora a colheita da uva e homenageia os imigrantes italianos que introduziram o cultivo dessa fruta na região.

Essa festa começou a ser celebrada em 1931 e ocorre a cada dois anos no município gaúcho de Caxias do Sul.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Dois bois estão puxando uma carroça com várias pessoas em cima. As mulheres estão com vestidos e os homens com chapéu e terno. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Desfile de colonos italianos na Festa da Uva, no município de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, em 1931. FIM DA LEGENDA.

Inicialmente, os desfiles da Festa da Uva estavam restritos às famílias de imigrantes italianos e seus descendentes.

Nas últimas décadas, a festa foi incorporando outros grupos sociais de Caxias do Sul, como os afrodescendentes, os migrantes vindos de outras unidades da federação e os descendentes de imigrantes poloneses, suíços e alemães.

2. Inicialmente, qual era o único grupo social que participava dos desfiles da Festa da Uva?

  1. _____

    3. Que grupos passaram a participar dessa festa nas últimas décadas?

  1. _____

48

Homenageando os migrantes

Algumas cidades criaram eventos e comemorações para homenagear moradores que vieram de outras localidades brasileiras.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Homenagem

São Paulo é considerada a maior cidade nordestina do Brasil, por ter [...] uma parcela considerável de nordestinos migrantes. Para brindar essa comunidade, que contribuiu e contribui com o desenvolvimento da capital paulistana, é comemorado [...] o Dia do Nordestino.

FONTE: Dia do Nordestino é celebrado em São Paulo com muita festa no Centro de Tradições Nordestinas e Museu da Imigração. Centro de Tradições Nordestinas, 2 out. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1b. Acesso em: 5 jul. 2021.

Imagem: Ilustração. No centro, a informação: 08 DE OUTUBRO – DIA DO NORDESTINO. O MEU OXENTE EU CARREGO COM ORGULHO. Acima da letra O há um chapéu nordestino. #SOMOSTODOSNORDESTINOS. Ao fundo, flores em tons de rosa. Fim da imagem.

LEGENDA: Post em rede social do Centro de Tradições Nordestinas de São Paulo em comemoração ao Dia do Nordestino, em 8 de outubro. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire do texto informações para responder às questões.

  1. Qual é a região de origem de muitos migrantes que se mudaram para a cidade de São Paulo?
  1. _____
  1. O que foi criado em homenagem a esses migrantes?
  1. _____

49

Boxe complementar:

Investigue

No município onde você vive há eventos marcantes, como festas e comemorações, realizados por grupos sociais que participaram da história do lugar?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Peça a ajuda de um adulto de sua convivência e pesquise em jornais, livros ou na internet informações sobre um desses eventos que ocorrem no município em que você vive. Depois, preencha a ficha com informações sobre ele.
    • Nome do evento: _____
    • Data: _____
    • O que se comemora: _____
    • Grupos sociais que participam desse evento: _____
    1. Com base nos dados pesquisados e com a ajuda de um adulto, elabore um cartaz para o evento com as informações registradas na ficha. Inclua uma fotografia ou um desenho para representar esse evento.

      Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

    1. Converse com um adulto de sua convivência sobre o evento que você pesquisou e faça a ele as seguintes perguntas, registrando as respostas.
      • Você participa desse evento? Por quê?
      1. _____
        • Na sua opinião, esse evento é importante para os moradores do município? Por quê?
        1. _____

Fim do complemento.

50

Celebrando a cultura

Além dos migrantes que vieram de outros países e de outras regiões do Brasil, outros grupos sociais têm comemorações para celebrar sua cultura.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Festival de cultura indígena

[O Festival Nacional de Cultura Indígena] fez com que fosse resgatada a rica diversidade cultural desses povos mostrando aos não índios parte de sua cultura, tradições, rituais, seus esportes, o artesanato, a arte plumária e também as principais questões que afligem hoje as comunidades indígenas em todo o país: o direito à saúde, à educação, à terra.

FONTE: Respeito à Cultura Indígena. Jornal Costa Norte, abr. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fqb. Acesso em: 5 jul. 2021.

Imagem: Fotografia. Vários objetos sobre um tecido branco e azul: canetas com penas coloridas, potes, cestos com miçangas, colares e pulseiras. Fim da imagem.

LEGENDA: Exposição de artesanato no Festival Nacional da Cultura Indígena, no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

2. A cultura de que grupo é celebrada no festival tratado na notícia?

  1. _____

    3. Sublinhe no texto exemplos de manifestações culturais desse grupo.

    4. Que problemas preocupam as comunidades indígenas?

51

Conheça agora outro grupo social que tem sua cultura celebrada em alguns municípios brasileiros.

Festival de cultura negra

Durante 14 dias, Brasília vai sediar a 15ª edição de um dos principais eventos de valorização das raízes africanas do Brasil: o Festival Cara e Cultura Negra. [...]

De acordo com a organizadora do festival, Flávia Portela, [...] “o festival faz parte de um esforço para superar as barreiras históricas da discriminação e do preconceito [...]”.

FONTE: Festival Cara e Cultura Negra chega à 15ª edição. Aqui tem diversão, 12 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/e1d. Acesso em: 5 jul. 2021.

Imagem: Fotografia. No centro, uma mulher com vestido vermelho está cantando em um palco. Atrás dela há homens estão tocando instrumentos musicais e em seguida há um cartaz com a informação: CARA E CULTURA NEGRA. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação musical no Festival Cara e Cultura Negra, em Brasília, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.

5. Localize e retire do texto informações para responder às questões.

  1. Onde o festival tratado na notícia foi realizado?
  1. _____
  1. O que o festival pretende valorizar?
  1. _____
  1. O que o festival pretende combater?
  1. _____

52

O estudo das influências culturais

As influências dos grupos sociais na cultura também se manifestam na alimentação e podem ser conhecidas por meio de textos.

Tacacá

Nada melhor que uma cuia de tacacá para aliviar o calor do Norte.

A combinação de jambu , camarão seco, goma e tucupi pode ser encontrada pelas ruas de Belém e Manaus.

FONTE: Tacacá. O Estado de São Paulo. Disponível em: http://fdnc.io/e15. Acesso em: 8 maio 2021.

Imagem: Fotografia. Uma tigela preta e dentro há uma sopa com algas e camarão. Ao fundo, folhas grandes e finas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tacacá, prato típico de origem indígena. FIM DA LEGENDA.

  1. _____
    • Grupo social que deu origem a esse prato:
    1. _____
      • Municípios onde ele é muito comum:
      1. _____
        • Ingredientes citados:
        1. _____

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Explorar fonte histórica oral

Os depoimentos também nos ajudam a conhecer a influência dos grupos sociais na alimentação, como o do senhor Renaldo Perez, nascido em 1918, filho de imigrantes espanhóis que vieram para o Brasil.

Depoimento de Renaldo Perez

Tudo aqui no Brasil era um pouco diferente para os meus pais, era totalmente diferente. [...] eles tiveram que se acostumar com a vida que levavam aqui [...].

Mamãe fazia muito o puchero. [...] eu faço até hoje, só que hoje ele é mais sofisticado. Coloco costelas de porco, paio [...].

FONTE: Depoimento de Renaldo Perez. Museu da Pessoa, 14 jul. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/fqd. Acesso em: 25 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma tigela branca e dentro há uma sopa amarela com grãos e pedaços de carne. Ao lado há dois pedaços de pão e uma colher. Fim da imagem.

LEGENDA: Puchero, ensopado feito com grão-de-bico, legumes e carnes. FIM DA LEGENDA.

  1. Sobre o depoimento, registre as informações solicitadas.
  1. _____
    • País de onde vieram os pais dele:
    1. _____
      • Prato que eles trouxeram do país natal:
      1. _____
  1. Que ingredientes costumam ser utilizados no puchero?
    1. _____

      Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Leia em voz alta o depoimento do senhor Renaldo para um adulto de sua convivência.

54

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou que os povos que viveram no Brasil em diferentes tempos influenciaram nosso modo de viver atual de várias maneiras. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe as fotografias de manifestações culturais de diferentes origens praticadas no Brasil.
Imagem: Fotografia. Pessoas estão segurando guarda-chuvas coloridos com as mãos levantadas e sorrindo. Ao fundo, prédios.   Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas com roupa de palha estão dançando. Ao fundo, árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dança do toré no município de Tacaratu, no estado de Pernambuco, em 2014. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mulheres com vestidos e homens com terno e botas estão segurando fitas, que estão presas em um poste e dançando. Ao fundo, pessoas observam.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dança das fitas no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homens e mulheres com roupas floridas estão em roda e cantando. No centro, uma mulher está dançando. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Samba de roda no município de Terra Nova, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. _____
  1. No Brasil, existem diversos povos e comunidades tradicionais. Cite um desses povos e descreva características do seu modo de viver.

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  1. Leia o texto.

    Assados e caldos

    A cozinha africana privilegia os assados [...]. O caldo é um item importante, proveniente do alimento assado ou simplesmente preparado com água e sal. É utilizado na mistura com a farinha obtida de diversos elementos. [...] O acarajé, hit da cozinha afro-brasileira, mistura feijão-fradinho, azeite de dendê, sal, cebola, camarões e pimenta. A popular pamonha de milho, por sua vez, origina-se de um prato africano, o acaçá. [...] Vieram da África, entre outros, o coco, a banana, o café, a pimenta-malagueta e o azeite de dendê. [...] são também populares o inhame, o quiabo, o gengibre, o amendoim, a melancia e o jiló.

    FONTE: Sylvia Colombo. Africanos foram forçados a reinventar sua culinária. Folha online. Disponível em: http://fdnc.io/e16. Acesso em: 15 jul. 2021.

    1. Qual é a origem da pamonha de milho?
    1. _____
    1. Cite dois alimentos de origem africana.
    1. _____

      Autoavaliação

      Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais adequada.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      Sobre as aprendizagens

      Sim

      Em parte

      Não

      a) Reconheço que existem diferentes povos e comunidades tradicionais no Brasil?

      b) Identifico influências culturais de diferentes povos e grupos sociais no lugar onde vivo?

      c) Identifico diferentes influências na alimentação brasileira?

      d) Reconheço os motivos da existência de eventos em homenagem a diferentes grupos sociais no Brasil?