56

UNIDADE 2. Natureza, cultura e paisagens

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. À esquerda, casas, prédios, árvores e uma livraria. No centro, automóveis em uma rua asfaltada. À direita, uma escola, biblioteca, ginásio, uma praça e árvores. Ao lado, uma ponte sobre um rio. Fim da imagem.

57

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Que elementos podem ser observados na paisagem representada?
  1. No lugar onde você vive, que elementos da paisagem se destacam?

Fim do complemento.

58

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 5 e 6

Por que é importante preservar elementos naturais e culturais dos lugares de viver?

CAPÍTULO 5. As paisagens e seus elementos

As construções, as ruas, as estradas, os rios, a vegetação e muitos outros elementos podem formar uma paisagem.

Imagem: Fotografia A. No centro, um campo com grama em tons de verde. Ao fundo, um morro, árvores e o céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Monte Roraima, no município de Uiramutã, no estado de Roraima, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista aérea de uma cidade com prédios e construções. Ao lado há morros e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

A fotografia A retrata uma paisagem em que predominam elementos naturais. Essa paisagem pode ser classificada como paisagem natural.

A fotografia B retrata uma paisagem em que predominam elementos humanizados, ou seja, construídos e modificados pelas pessoas. Essa paisagem pode ser classificada como paisagem humanizada.

1. Quais elementos se destacam na paisagem da fotografia A?

_____

2. Quais elementos se destacam na paisagem da fotografia B?

_____

59

Cartografando

Para identificar os elementos que formam uma paisagem, podemos observar uma fotografia e analisar os planos que ela apresenta.

Observe a paisagem retratada na fotografia.

Imagem: Fotografia dividida em planos. Na parte inferior, Plano 1, o mar. Em seguida, Plano 2, pessoas andando na areia da praia. No centro, Plano 3, vários prédios e árvores. Na parte superior, o horizonte com nuvens no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da orla no município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde está localizada a paisagem retratada na fotografia? Explique como você obteve essa informação.
  1. Escreva os elementos da paisagem que você identifica em cada plano da fotografia.
    1. Plano 1: _____
    1. Plano 2: _____
    1. Plano 3: _____
    1. Horizonte: _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, essa fotografia retrata uma paisagem natural? Justifique sua resposta.

60

O relevo

O relevo é um dos elementos naturais que compõem as paisagens. As diferentes altitudes e as formas da superfície da Terra constituem o relevo.

A altitude é medida a partir do nível do mar, que é considerado o ponto de partida para essa medição.

Observe, na representação, como as altitudes são medidas tendo o nível do mar como referência.

Imagem: Fotografia. À esquerda, o mar (Nível do mar 0). Ao lado, um morro com árvores, que vai aumentando de altura (Altitude (em metros) 5, 10, 15, 20, 25).  Fim da imagem.

LEGENDA: As altitudes da superfície terrestre são medidas tendo como ponto de referência o nível do mar. FIM DA LEGENDA.

A fotografia a seguir retrata o Monte Everest, que tem a maior altitude do planeta Terra.

Imagem: Fotografia. Montanhas cobertas de neve. Ao fundo, nuvens no céu azul.   Fim da imagem.

LEGENDA: Monte Everest, localizado no Nepal, país da Ásia, em 2019. O Monte Everest tem a maior altitude da superfície terrestre: 8.848 metros. FIM DA LEGENDA.

61

A ação de elementos naturais, como o vento e a água da chuva, dos rios e do mar, desgasta as rochas e modifica o relevo. As pessoas também podem alterar o relevo.

Observe, na representação, exemplos de formas de relevo.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma Planície, terreno plano e verde com árvores. No centro, um rio conectado a um lago com água em tons de azul. À direita, um Planalto, elevações de topo plano com uma cachoeira. Atrás há uma serra grande e verde e ao fundo, morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

1. Observe novamente a representação da página anterior: qual é o referencial que as pessoas utilizam para medir a altitude de uma localidade?

_____

  1. Quais formas de relevo podem ser observadas na representação acima?

    _____

    3. Converse com os colegas sobre as formas de relevo que vocês observam no lugar onde vivem. Escreva a conclusão da conversa.

    _____

62

Cartografando

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Formem grupos de acordo com a orientação do professor e observem a paisagem abaixo. Vocês vão representá-la por meio de um trabalho de modelagem. Sigam as orientações.
Imagem: Ilustração. No centro, um rio e nas margens há um terreno plano e verde (A) com vacas pastando e árvores. À esquerda, um planalto (B) e atrás, serras (C) cobertas de árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

Materiais necessários

  1. Sobre a placa de madeira ou de papelão, coloquem e modelem a argila para representar as formas do relevo da paisagem representada.
  1. Utilizem os palitos de sorvete, as tintas e os pincéis para representar os outros elementos dessa paisagem, como o rio e a vegetação.

63

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Agora, observem a representação da paisagem da página anterior depois de ser transformada pelas pessoas.
Imagem: Ilustração. No centro há uma ponte sobre um rio. Na margem direita há uma cidade com ruas, prédios, casas e árvores. Na margem esquerda há um terreno plano e verde (A) com poucas árvores e pontes. Atrás há um túnel em um planalto (B) e acima, uma cidade. Ao fundo, serras (C) cobertas de árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

  1. A paisagem representada acima é uma paisagem:

    ( ) natural.

    ( ) humanizada.

  1. Escrevam nos quadrinhos abaixo a letra correspondente a cada forma de relevo da paisagem representada na página anterior e nesta.

    ( ) Planície.

    ( ) Serra.

    ( ) Planalto.

  1. Comparem as duas representações e descrevam as mudanças que ocorreram na paisagem.
    1. _____

64

As paisagens e os rios

As águas de um rio correm dos locais de maior altitude do relevo, onde se encontram as nascentes, para os locais de menor altitude, onde deságuam.

Um rio pode desaguar no mar ou em outro rio. Quando deságua em outro rio mais volumoso, recebe o nome de afluente. O local onde o rio deságua é chamado de foz.

O rio que recebe águas de outros rios é chamado de rio principal.

Observe a imagem.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de três rios se encontrando em uma foz com barcos. À direita, o Afluente 1 e à esquerda, o afluente 2. Nas margens há muitas árvores e algumas casas e plantações. No centro, um dos rios está ligado a uma cachoeira e ao fundo há a nascente entre serras verdes.   Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

1. Na imagem acima, escreva o número 1 no rio principal.

2. Agora, na imagem, circule:

  1. de verde, a nascente do rio principal.
  1. de vermelho, a foz do rio principal.

65

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Quais formas de relevo você observa na paisagem representada na página anterior?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. Quais atividades as pessoas estão realizando perto do rio nessa paisagem?

5. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia A. Vista aérea de uma barragem com árvores em volta.   Fim da imagem.

LEGENDA: Barragem para produção de energia elétrica no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Um homem está sentado em um barco no rio e segurando uma linha com um peixe na ponta. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pesca no Rio Culuene, no município de Querência, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

66

Trabalho de campo

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Na companhia de um adulto, faça um trabalho de campo sobre um rio em seu lugar de viver.

Etapa 1

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Observe o rio e a paisagem ao redor e faça um desenho para representá-los.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

67

Etapa 2

Entreviste um adulto de sua convivência para conhecer melhor o rio observado. Siga o roteiro e anote as respostas.

  1. _____
    • Existem ruas, moradias ou outras construções próximas ao rio?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

    • O rio está:

      ( ) limpo.

      ( ) pouco poluído.

      ( ) muito poluído.

    • Quando chove, o rio transborda, causando inundação?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

    • O rio seca em algum período do ano?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

Etapa 3

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. O professor agrupará os alunos de acordo com o rio observado.
  1. Relate aos colegas do grupo as informações que você descobriu.
  1. Organizem as informações e escolham uma forma de apresentá-las à classe. Vocês podem criar e apresentar uma música, um poema, uma cena de teatro ou um painel.

68

As paisagens e a vegetação

A vegetação é um importante elemento da paisagem. Muitas plantas são consideradas nativas, isto é, nascem e se desenvolvem naturalmente em determinados locais. Outras não são nativas, ou seja, foram trazidas de outras localidades e cultivadas pelas pessoas.

Vamos conhecer os principais tipos de formações vegetais nativas do Brasil e alguns animais que vivem nelas?

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

A Floresta Amazônica é densa, com árvores altas e próximas umas das outras. A castanheira, a seringueira, o mogno e a sumaúma são algumas espécies vegetais da Floresta Amazônica. Muitos animais vivem nessas árvores, incluindo diversos tipos de macaco e pássaros, como tucanos e pica-paus.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio sinuoso com várias árvores em volta.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Floresta Amazônica no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um macaco com pelo em tons de marrom e cara vermelha.   Fim da imagem.

LEGENDA: Uacari-vermelho. FIM DA LEGENDA.

A Mata Atlântica é uma floresta densa e uma das principais vegetações nativas das áreas próximas do litoral do Brasil. Essa formação vegetal foi muito devastada ao longo dos anos, principalmente pela expansão de cidades e indústrias e pela prática da agricultura e da pecuária na região. Os ipês e a peroba são espécies vegetais comuns nessa floresta. Muitos animais vivem nessa mata, como a jaguatirica.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de algumas casas espalhadas em uma serra com várias árvores. Ao fundo, mais serras.   Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho de Mata Atlântica, no município de Cunha, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Jaguatirica, animal com pelo marrom e manchas pretas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Jaguatirica. FIM DA LEGENDA.

69

A Mata dos Pinhais, também denominada Mata das Araucárias, é um tipo de vegetação nativa que ocorre em locais de altas altitudes. Nesse tipo de formação vegetal, as árvores ficam distantes umas das outras e, entre suas principais espécies, destaca-se o pinheiro-do-paraná, ou araucária, que produz o pinhão usado como alimento por animais e pessoas. A gralha-azul é uma ave nativa da Região Sul do Brasil e é muito encontrada na Mata dos Pinhais.

Imagem: Fotografia. Pessoas correndo em uma rua asfaltada. Ao fundo, uma casa e várias araucárias.   Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho da Mata dos Pinhais no Parque Barreirinha, no município de Curitiba, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pássaro com pena azul-escuro e bico pequeno e pontudo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gralha-azul. FIM DA LEGENDA.

No Cerrado, há grande quantidade de vegetação rasteira (gramíneas), arbustos e árvores baixas com galhos retorcidos. Algumas importantes espécies vegetais são a aroeira e o pequizeiro. O veado-campeiro é um dos animais que vivem no Cerrado.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um terreno plano com pouca vegetação.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de área de Cerrado no Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Veado-campeiro, animal com pelo marrom e chifres pequenos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Veado-campeiro. FIM DA LEGENDA.

Na Caatinga predominam árvores de pequeno porte e plantas adaptadas às condições de alta temperatura e pouca chuva, como os cactos. Facheiro, xique-xique, palma e mandacaru são exemplos de cactos que crescem na Caatinga. O gavião carcará é muito encontrado nessa formação vegetal.

Imagem: Fotografia. Uma cabra entre cactos grandes. Ao fundo, árvores secas e plantas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho de Caatinga, no município de Afrânio, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Gavião carcará, ave com penas em tons de preto e bico laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gavião carcará. FIM DA LEGENDA.

70

2. Leia as frases abaixo e descubra a qual formação vegetal cada uma se refere. Se necessário, leia novamente os textos das páginas anteriores.

A. Árvores bem altas e próximas umas das outras. Castanheiras e sumaúmas são espécies características.

B. Árvores de pequeno porte e plantas adaptadas às condições de altas temperaturas e poucas chuvas.

C. O pinheiro-do-paraná é uma espécie nativa. A gralha-azul habita essa formação vegetal.

D. Floresta com grande variedade de espécies vegetais, localizada principalmente em áreas próximas ao litoral do Brasil.

E. Apresenta vegetação com troncos e galhos retorcidos. Ali, vive o veado-campeiro.

A. _____

B. _____

C. _____

D. _____

E. _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Vocês conheceram diferentes formações vegetais nativas do nosso país. Qual delas mais chamou a sua atenção? Por quê? Comente com os colegas e o professor.

71

Boxe complementar:

Investigue

O desmatamento tem sido praticado no Brasil há muito tempo, e extensas áreas de vegetação nativa já foram destruídas. É possível que grande parte da vegetação nativa da localidade onde você vive já tenha sido retirada.

Você sabe qual é a vegetação nativa do lugar onde você vive? Sabe se ainda existe essa vegetação?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Procurem em jornais, revistas ou na internet o nome do principal tipo de vegetação nativa do lugar onde vocês vivem. Investiguem as principais características desse tipo de vegetação.
  1. Escreva um texto sobre as suas descobertas, não esquecendo de dar um título a ele.

    _____

  1. Leia o texto em voz alta para a classe e ouça o texto dos colegas. Ao final, conversem sobre suas descobertas.

Fim do complemento.

72

CAPÍTULO 6. Cultura e patrimônio

Ao longo do tempo, os grupos sociais podem criar diferentes formas de expressão cultural relacionadas ao seu modo de vida, como as citadas no texto.

Cultura material

Chama-se cultura tudo o que é feito pelos homens [e mulheres], ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos. Por exemplo, uma cadeira está na cara que é cultural porque foi feita por alguém. [...]

Uma casa qualquer, ainda que material, é claramente um produto cultural, porque é feita pelos homens [e mulheres]. A mesma coisa se pode dizer de um prato de sopa, de um picolé ou de um diário. Mas estas são coisas de cultura material, que se pode ver, medir, pesar.

FONTE: Darcy Ribeiro. Noções de coisas. São Paulo: FTD, 2000. p. 34.

1. Circule as imagens que representam exemplos de cultura material.

Imagem: Fotografia. Uma pá cinza com cabo de madeira.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pá. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mesa de madeira.    Fim da imagem.

LEGENDA: Mesa FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma onça-pintada, animal com pelo marrom e manchas pretas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Onça-pintada FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Garfos, facas e colheres prateados.   Fim da imagem.

LEGENDA: Talheres FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Árvores e uma delas tem flores rosa.   Fim da imagem.

LEGENDA: Árvores FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um monitor e na frente há um teclado e um mouse.   Fim da imagem.

LEGENDA: Computador FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um par de tênis azul e preto. Fim da imagem.

LEGENDA: Tênis FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Por que os elementos que você circulou são exemplos de cultura material?

73

Um exemplo de cultura material são as diferentes moradias produzidas pelos seres humanos, como as descritas no texto.

Casas

Grande ou pequena, feita de barro, madeira ou tijolo, com vários quartos ou um cômodo apenas – como é a sua casa? Todas as pessoas que você conhece moram de maneira parecida? Será que seus avós ou bisavós, quando crianças, tinham uma casa semelhante à sua? E os nossos personagens favoritos de desenho animado, você saberia responder depressa como vivem?

FONTE: Maria Alice Rezende de Carvalho. A evolução das casas. Revista Ciência Hoje das Crianças, ano 24, n. 224, p. 2.

3. Escreva o principal material com o qual foi construída cada casa retratada nas fotografias.

barro

madeira

tijolo

Imagem: Fotografia A. Casa com paredes de madeira.   Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia no município de Monte Belo do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Casa com paredes de barro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia no município de Salto do Jacuí, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Casa com paredes de tijolos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia no município de Cambé, no estado do Paraná, em 2018. FIM DA LEGENDA.

4. Escolha uma personagem de desenho animado e faça o que se pede.

  1. Escreva o nome da personagem: _____
  1. Como é a casa onde ela mora?
  1. _____

74

Cultura imaterial

Além da cultura material, existe também a chamada cultura imaterial.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Cultura imaterial

Há, também, para complicar, as coisas da cultura imaterial [...]. A fala, por exemplo, que se revela quando a gente conversa, e que existe independentemente de qualquer boca falante, é criação cultural. [...]

Além da fala, temos as crenças, as artes, que são criações culturais, porque inventadas pelos homens [e mulheres] e transmitidas uns aos outros através de gerações.

FONTE: Darcy Ribeiro. Noções de coisas. São Paulo: FTD, 2000. p. 34.

Imagem: Fotografia. Três mulheres com blusa branca e saia florida estão lado a lado e cantando atrás de microfones. Ao lado, um homem com chapéu branco, regata florida e calça branca está tocando tambor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de grupo de samba de coco, no município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

2. Escreva os exemplos de cultura imaterial citados no texto.

  1. _____

Boxe complementar:

Você sabia?

O samba de coco é uma manifestação cultural de origem nordestina. Os versos cantados são acompanhados de palmas e instrumentos musicais, como a zabumba, o triângulo e o pandeiro.

Fim do complemento.

75

Outro exemplo de cultura imaterial são as cantigas de roda. Elas são um tipo de canção popular, geralmente de autoria desconhecida, utilizadas em brincadeiras de roda, e que são passadas de geração em geração.

3. Quando solicitado, leia em voz alta a letra da cantiga.

Ciranda, cirandinha

Ciranda, cirandinha

Vamos todos cirandar!

Vamos dar a meia-volta

Volta e meia vamos dar

O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou

Por isso, [nome de uma criança]

Entre dentro desta roda

Diga um verso bem bonito

Diga adeus e vá-se embora.

FONTE: Da tradição popular.

Imagem: Ilustração. Crianças com roupas coloridas estão de mãos dadas e formando uma roda. No centro, uma menina sorri.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

4. O professor vai dividir a turma em grupos para brincar de roda.

  1. Cada grupo vai fazer uma roda, dando as mãos.
  1. Depois, as pessoas de cada grupo vão girar para a direita ou para a esquerda, cantando a canção Ciranda, cirandinha.
  1. A cada volta, uma criança será escolhida para entrar no centro da roda e dizer um verso.
  1. A brincadeira acaba quando todas as crianças tiverem sido escolhidas.

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

    5. Leia em voz alta a letra da cantiga para um adulto de sua convivência.

76

Patrimônios culturais

As produções culturais consideradas significativas para as pessoas de determinada localidade podem ser classificadas como patrimônio cultural.

Patrimônio

Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares.

FONTE: Patrimônio cultural: o que é? Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas. Disponível em: http://fdnc.io/ckx. Acesso em: 25 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. À direita, pessoa fantasiada de boi branco e à esquerda, pessoa fantasiada de bumba meu boi. Ao fundo, enfeites em tons de laranja e mais pessoas fantasiadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação do Boi Garantido durante o Festival Folclórico de Parintins, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

1. Grife no texto os exemplos de bens que podem ser declarados patrimônio.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

2. Escolha um dos exemplos de patrimônio grifados no texto. No espaço abaixo, cole uma imagem ou faça um desenho para representar esse patrimônio. Depois, faça uma legenda com o nome do patrimônio.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo.  Fim da imagem.

77

Um tipo de patrimônio que pode estar presente nas localidades é o patrimônio histórico.

Patrimônio histórico

[...] é um bem cultural que simboliza a formação de um povo e carrega testemunhos de sua história. [...] arquivos históricos, jardins, parques, praças e artefatos de época podem ser considerados patrimônios históricos por sua importância como documentos de uma época.

FONTE: Paula Takada, Janaina Castro, Paula Nadal e Denise Pellegrini. É hora de valorizar nosso patrimônio cultural. Revista Nova Escola, ago. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/e1i. Acesso em: 25 mar. 2021.

3. Localize e retire do texto informações para responder às questões.

  1. Segundo o texto, qual é a importância do patrimônio histórico?

    _____

  1. Quais exemplos de patrimônio histórico foram citados no texto?

    _____

    4. Retome no texto a palavra artefatos e leia a explicação do glossário. Para incorporar essa palavra ao seu vocabulário, escreva uma frase com o termo artefato ou artefatos.

    ____

Imagem: Fotografia. Casas lado a lado com paredes em tons de bege e detalhes coloridos. Ao lado, rua de pedras e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: O centro histórico da cidade de Goiás, no estado de Goiás, é considerado patrimônio histórico mundial. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

78

Preservação do patrimônio

Os bens declarados como patrimônio podem estar em diversas situações, pois dependem da ação dos governantes e da sociedade.

1. Leia o texto.

Ponte dos Boiadeiros

Uma ponte caiu na tarde desta segunda-feira (31) em Três Corações (MG). A Ponte dos Boiadeiros, inaugurada em 1924, era considerada patrimônio histórico do município. Ela foi criada para que as boiadas passassem, evitando que fossem por dentro da cidade. [...]

“Esse é o nosso patrimônio mais antigo, iria completar cem anos daqui há quatro anos. Uma história que deveria ser preservada [...]”, lamentou o artista plástico Fernando Ortiz.

FONTE: Ponte tombada pelo patrimônio histórico desaba em Três Corações, MG. G1, set. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fqk. Acesso em: 14 jun. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma ponte quebrada sobre um rio. Ao fundo, plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ponte dos Boiadeiros desabada no município de Três Corações, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Sublinhe no texto conforme a legenda.

    Ilustração. Quadrado vermelho.  Nome do patrimônio.

    Ilustração. Quadrado azul.  Local onde estava.

    Ilustração. Quadrado verde.  Sua função original.

    Ilustração. Quadrado laranja. O que aconteceu com o patrimônio.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que o artista plástico entrevistado lamentou o acontecimento?

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

    2. Reconte para um adulto de sua convivência a história da Ponte dos Boiadeiros.

79

As criações culturais imateriais consideradas patrimônio de determinado local também podem estar preservadas ou não.

Diversas origens

As “Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas”, no Rio Grande do Sul, foram declaradas nesta terça-feira (15) patrimônio imaterial do Brasil [...]. Dentre os doces, divididos entre finos e coloniais, estão a marmelada, o quindim, a pessegada, o camafeu e o figo em calda. [...]

De origem majoritariamente portuguesa, os doces também têm influência da imigração de africanos, alemães, franceses e espanhóis.

FONTE: Doces de Pelotas (RS) são declarados patrimônio imaterial brasileiro. Gazeta do Povo, 16 maio 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fqn. Acesso em: 14 jun. 2021.

3. Localize e retire do texto informações para responder às questões.

  1. O que foi declarado patrimônio imaterial do Brasil?
  1. _____
  1. Que grupos influenciaram os doces da região de Pelotas e Antiga Pelotas?
  1. _____
  1. Qual das fotografias abaixo não representa um doce tradicional da região? Marque com um X.
Imagem: Fotografia. Camafeu, doce redondo e branco com uma noz no topo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Camafeu. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cocada, doce redondo com cocos brancos em volta.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cocada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Quindim, doce redondo e amarelo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Quindim. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Figo em calda, figos com calda brilhante em volta.   Fim da imagem.

LEGENDA: Figo em calda. FIM DA LEGENDA.

80

Explorar fonte histórica material

A forma de calçamento das ruas também pode ser considerada patrimônio histórico, como descrito no texto a seguir.

As ruas com pedras brutas

As ruas de nossas cidades antigamente eram calçadas com pedras brutas. [...]

O calçamento era necessário para evitar que as tropas , com suas carroças, mulas e cavalos abarrotadas de ouro, diamantes, café e gêneros alimentícios, atolassem em dias de chuva ou levantassem poeira, em dias de estiagem, o que incomodava os moradores dos casarões e pedestres.

FONTE: Por que as ruas calçadas com pedra são chamadas de “pé de moleque” . TV Minas, 14 maio 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fqo. Acesso em: 25 mar. 2021. (Título adaptado)

Imagem: Fotografia. Casas lado a lado com paredes brancas e detalhes coloridos. No centro há uma rua de pedras e em volta, árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Calçamento de rua com pedras no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas.
    1. Qual material foi usado no calçamento da rua retratada na fotografia?
    1. _____
    1. Por que as ruas eram calçadas com esse material?
    1. _____

81

Há cerca de cento e cinquenta anos, algumas ruas de cidades brasileiras foram calçadas com blocos de pedra com seis faces chamados paralelepípedos. Conheça a seguir o caso do município de São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

    Ruas de paralelepípedos

    Uma lei proíbe que essas ruas [de paralelepípedos] sejam pavimentadas, mas alguns moradores gostariam que as ruas recebessem asfalto [...].

    “Eu sou completamente a favor, tem que pavimentar porque é muita buraqueira. Logo o carro está todo arrebentado”, disse o comerciante Ceir [...].

    “[...] Pelo nosso patrimônio histórico eu sou contra a pavimentação. Deveria ser consertado de uma maneira que fosse preservada a história da cidade”, destacou [...]Leopoldo [...].

    FONTE: Projeto de lei para pavimentar ruas com paralelepípedos gera polêmica em São José do Rio Pardo. G1, 6 nov. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/e1n. Acesso em: 25 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma casa grande com paredes amarelas e detalhes azuis. Ao lado há árvores na calçada e em volta, uma rua de paralelepípedos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua de paralelepípedos no município de São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Sobre o texto, responda às questões a seguir.
    1. Qual é o argumento do entrevistado favorável à pavimentação com asfalto?
    1. _____
    1. E qual argumento é usado pelo entrevistado contrário a essa pavimentação?
    1. _____

82

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 5 e 6

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou os elementos naturais e culturais de diferentes localidades e discutiu a importância da preservação desses elementos. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe as fotografias e leia as legendas.
Imagem: Fotografia A. Vista aérea de um rio sinuoso e marrom. Em volta há muitas árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Floresta Amazônica em Novo Aripuanã, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista aérea de uma barragem com água em tons de verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Barragem da Usina Hidrelétrica de Barra Bonita e de eclusa, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C em preto e branco. Vista aérea de um morro sendo demolido.   Fim da imagem.

LEGENDA: Demolição do Morro do Castelo na cidade do Rio de Janeiro, em 1922. FIM DA LEGENDA.

  1. Podemos dizer que a fotografia A retrata uma paisagem natural? Justifique sua resposta.
  1. _____
  1. Identifique dois elementos naturais da paisagem da fotografia A e descreva suas características.
  1. _____
  1. Quais transformações na paisagem realizadas pelas pessoas podem ser observadas nas fotografias B e C?
  1. _____

83

  1. Insira os títulos cultura material e cultura imaterial de acordo com o conteúdo dos textos.

_____

São criações culturais inventadas pelos seres humanos e que não podem ser tocadas e pesadas.

_____

São construções feitas pelos seres humanos que podem ser vistas, tocadas e pesadas.

  1. Observe a fotografia.
Imagem: Fotografia. Vários prédios altos com árvores em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Prédios residenciais no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. _____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Diferencio paisagens naturais de paisagens humanizadas?

b) Identifico características de diferentes formas de relevo, rios e formações vegetais e mudanças que podem ocorrer com esses elementos naturais?

c) Explico o que é cultura material e imaterial?

d) Identifico o que é patrimônio e a importância de sua preservação?

84

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 7 e 8

Quais elementos da paisagem representam marcos para os moradores das cidades?

CAPÍTULO 7. A cidade: encontrando diferentes locais

Um museu, uma padaria, uma praça ou um rio são elementos da paisagem que podemos encontrar em um bairro.

Alguns elementos da paisagem podem ser utilizados como pontos de referência para que as pessoas encontrem diferentes locais.

1. Observe a representação.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de uma cidade. À esquerda, automóveis em uma rua. Em seguida, quarteirões com prédios e estabelecimentos. De cima para baixo: museu, loja, banco atrás do mercado e consultório. No centro, mais automóveis em uma rua e à direita, mais quarteirões com prédios e estabelecimentos. De cima para baixo: hospital e na frente, loja ao lado da sorveteria, escola e padaria ao lado da papelaria. À direita, outra rua. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

  1. Essa representação foi feita em qual visão? Assinale.

    ( ) Frontal.

    ( ) Oblíqua.

    ( ) Vertical.

85

  1. De acordo com a representação, assinale as frases corretas.

    ( ) Se você está olhando para a sorveteria, o hospital está atrás dela.

    ( ) A padaria está ao lado da papelaria.

    ( ) A escola está de frente para o museu.

    ( ) Se você está de frente para o mercado, o banco está à sua esquerda.

    ( ) Se você está de frente para a papelaria, a padaria está à sua esquerda.

    2. Pense que você está no museu e precisa ir até a papelaria. Complete as frases com as palavras direita ou esquerda para indicar as direções que você deverá seguir.

    Ao sair do museu, viro à esquerda e caminho até o primeiro cruzamento. Depois, viro na avenida à _____ e caminho por três quadras. No decorrer desse trajeto, vejo a praça à minha _____. Ao fim da terceira quadra vejo um consultório à minha _____. Atravesso a avenida e vejo a papelaria logo adiante, à minha _____.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    3. Escolha dois elementos da paisagem representada na página anterior que poderiam ser utilizados como pontos de referência. Solicite a um colega que indique um trajeto que possa ser feito entre esses dois pontos de referência. Anote suas observações.

86

Trabalho de campo

  1. Você vai fazer um percurso pelos arredores da escola com o professor e os colegas para observar os elementos da paisagem. Leve o livro, lápis e borracha para registrar suas observações, completando a ficha 1.

Ficha 1

Imagem: Ilustração. Uma casa. Ilustração. Um prédio.  Ilustração. Uma loja.  Ilustração. Um balanço em um parque.  Ilustração. Um hospital.  Ilustração. Pessoas andando na calçada. Ilustração. Uma fábrica.  Ilustração. Um banco.  Fim da imagem.

87

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De volta à sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre os elementos da paisagem observados durante o percurso pelos arredores da escola.
  1. Agora, complete a ficha 2.

Ficha 2

Imagem: Ilustração. Um trator.   Fim da imagem.

às construções.

_____

Imagem: Ilustração. Uma rua.   Fim da imagem.

às ruas.

_____

Imagem: Ilustração. Uma pessoa.   Fim da imagem.

às pessoas.

_____

Imagem: Ilustração. Letra E com uma reta diagonal em cima.   Fim da imagem.

à sinalização de trânsito.

_____

Imagem: Ilustração. Uma bola de futebol.  Fim da imagem.

às áreas de lazer.

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúna-se em grupo. Conversem e façam um levantamento dos pontos de referência que auxiliam vocês a se localizar nos arredores da escola.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Conversem sobre o que mais chamou a atenção de vocês nos arredores da escola.

88

Representar a paisagem: maquete e planta cartográfica

A paisagem pode ser representada de diferentes formas. Observe os diversos tipos de representação da paisagem dos arredores de uma escola. A representação a seguir é chamada de maquete .

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma maquete de bairro. No centro, a escola e em volta, prédios, casas, árvores e ruas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Maquete dos arredores de uma escola. FIM DA LEGENDA.

Agora, observe a planta cartográfica dos arredores da mesma escola.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro. No centro, a escola e em volta, prédios, casas, árvores e ruas.  Fim da imagem.
Imagem: Ao lado, a legenda.   Fim da imagem.

LEGENDA: Planta cartográfica dos arredores da escola. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

89

Cartografando

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Em grupo, vocês vão fazer a maquete e a planta cartográfica dos arredores de sua escola. Primeiro, providenciem os materiais necessários.

    Materiais necessários

    • caixas pequenas de vários formatos;
    • tampinhas de garrafas PET;
    • palitos de sorvete ou outros tipos de palito;
    • lápis preto e lápis de cor;
    • cola e tesoura com pontas arredondadas;
    • régua;
    • canetas hidrográficas coloridas ou tinta guache;
    • base de madeira ou papelão para sustentar a maquete.


    1. Escolham os materiais que vão representar cada elemento da paisagem do entorno da escola: casas, prédios, árvores, praças e outros. Para representar as construções, por exemplo, as caixas podem ser pintadas com tinta guache e/ou canetas hidrográficas ou forradas com papel.
Imagem: Fotografia. Três crianças estão em pé. Em volta de uma mesa com objetos em cima: cartolina, papéis, lápis de cor, tampas, canetinhas, uma régua e tubos de cola.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças separando os materiais para a maquete. FIM DA LEGENDA.

  1. Sobre a base de madeira ou de papelão, façam o traçado das ruas dos arredores da escola. Escrevam o nome dessas ruas.
Imagem: Fotografia. As crianças estão desenhando quadrados em uma folha branca sobre a cartolina. Ao lado, uma régua e canetinhas coloridas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças fazendo o traçado das quadras próximas à escola. FIM DA LEGENDA.

90

Cartografando

  1. Coloquem a caixa que representa a escola sobre a base de madeira ou de papelão. Ela será um ponto de referência para vocês localizarem e colocarem os outros elementos da paisagem.
  1. Depois de colocar todos os elementos da paisagem sobre a base, observem a maquete na visão vertical, ou seja, de cima para baixo.
Imagem: Fotografia. Um menino está sorrindo e colando um prédio de papel em uma maquete.   Fim da imagem.

LEGENDA: Menino colocando as caixas que representam as construções. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. As crianças estão em pé e olhando para a maquete, que está no chão. No centro, o menino está apontando para baixo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças observam a maquete na visão vertical. FIM DA LEGENDA.

  1. Agora, individualmente, elabore uma planta cartográfica dos arredores da escola a partir da maquete. Em uma folha de papel avulsa, represente com símbolos e cores os elementos da paisagem.
Imagem: Fotografia. Uma menina está deitada de barriga para baixo, segurando uma régua sobre um papel e olhando para a maquete, que está ao seu lado.   Fim da imagem.

LEGENDA: Menina observa a maquete para fazer a planta cartográfica. FIM DA LEGENDA.

91

  1. Elabore a legenda da planta cartográfica. Lembre-se de que a legenda faz parte da representação, pois explica o significado dos símbolos e das cores utilizados. Cole a planta cartográfica no espaço a seguir. Se necessário, dobre a folha de papel.

Planta cartográfica dos arredores da escola

  1. Com os colegas e o professor, organizem uma exposição das maquetes. Convidem os alunos de outras classes para visitar a exposição!

92

CAPÍTULO 8. Marcos históricos das cidades

Devido à sua importância, determinados elementos das cidades podem ser considerados marcos históricos por seus moradores. Esse é o caso de alguns monumentos que representam personagens ou fatos considerados significativos para a comunidade.

Apesar disso, esses monumentos podem gerar polêmicas entre moradores, como citado na reportagem.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Brasília, 26 de dezembro de 2017

Monumento do Periquito poderá ser transferido de local

O monumento do Periquito, instalado na entrada do Gama, [...] poderá ser transferido para outro local. [...]

Mais do que um monumento em homenagem [ao distrito de Gama] a obra reverencia o time de futebol local, a Sociedade Esportiva do Gama [...].

A fim de resolver se a transferência do monumento será feita, a Administração Regional do Gama está em contato com a família do arquiteto Ariomar – para analisar a possibilidade. Caso os familiares concordem, será realizada uma consulta pública para que a comunidade gamense decida se o Periquito permanece ou não pousado onde está, desde o ano da sua inauguração.

FONTE: Sarah Peres. Monumento do Periquito, no Gama, poderá ser transferido de local. Correio Braziliense, 26 dez. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1v. Acesso em: 25 mar. 2021.

Imagem: Ilustração. Página de jornal com o texto: Brasília, 26 de dezembro de 2017. Monumento do Periquito poderá ser transferido de local.  O monumento do Periquito, instalado na entrada do Gama, [...] poderá ser transferido para outro local. [...] Mais do que um monumento em homenagem [ao distrito de Gama] a obra reverencia o time de futebol local, a Sociedade Esportiva do Gama [...].  A fim de resolver se a transferência do monumento será feita, a Administração Regional do Gama está em contato com a família do arquiteto Ariomar – para analisar a possibilidade. Caso os familiares concordem, será realizada uma consulta pública para que a comunidade gamense decida se o Periquito permanece ou não pousado onde está, desde o ano da sua inauguração.  Sarah Peres. Monumento do Periquito, no Gama, poderá ser transferido de local. Correio Braziliense, 26 dez. 2017. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/12/26/interna_cidadesdf,649878/monumento-do-periquito-no-gamapodera-ser-transferido-de-local.shtml>. Acesso em: 25 mar. 2021. Ao lado, fotografia de um monumento em formato de trapézio com braços, segurando uma bola. Na parte inferior, a informação: GAMA e o desenho de uma bola de futebol.  Fim da imagem.

LEGENDA: Monumento em homenagem à Sociedade Esportiva do Gama, também conhecido como monumento do Periquito, no Gama, região administrativa do Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Qual é o nome do monumento e o que ele homenageia?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. O que poderia ocorrer com o monumento?

93

Explorar fonte histórica oral

Leia as opiniões de alguns moradores da região administrativa do Gama, no Distrito Federal, sobre a mudança de local do Monumento do Periquito.

Douglas

“O monumento é para o Gama o que o Pão de Açúcar é para o Rio de Janeiro. Ele deve permanecer ali.”

FONTE: Douglas Alves da Silva, 20 anos, vendedor.

Marilda

“[...] o monumento ficou muito escondido. Acho que poderia ser colocado na saída norte da cidade. É o único lugar disponível para que ficasse visível .”

FONTE: Marilda Soares, 77 anos, aposentada.

Sebastião

“Lembro-me da satisfação do povo com a inauguração da escultura e o que representava para a cidade. O periquito deve continuar na entrada do Gama, pois sempre esteve lá.”

FONTE: Sebastião de Souza, 80 anos, aposentado.

Oriencio

“Se não está mais exercendo a sua função, que é de identificar a cidade, precisa ser transferido. Poderia ir para o viaduto que tem escrito ‘Bem-vindo ao Gama’.”

FONTE: Oriencio Marcelino de Souza Filho, 46 anos, servidor público.

FONTE: Sarah Peres. Monumento do Periquito, no Gama, poderá ser transferido de local. Correio Braziliense, 26 dez. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1v. Acesso em: 25 mar. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais são os argumentos dos moradores que defendiam que o monumento fosse mantido onde estava?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é o argumento dos moradores que defendiam que o monumento fosse transferido para outro local?

94

As ruas também podem ser consideradas marcos históricos, como no caso da Rua do Ouvidor, no município do Rio de Janeiro.

1567

Rua aberta com o nome de Desvio do Mar, pois permitia às pessoas desviar do mar.

1870

A rua mudou de nome para Rua do Ouvidor, em homenagem a um morador que era funcionário da Justiça, exercendo o cargo de ouvidor.

1897

O governo mudou o nome da rua para Rua Moreira César, em homenagem a um militar brasileiro.

1910

Por pressão da população, a rua voltou a ser chamada de Rua do Ouvidor, nome que persiste até hoje.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Vista aérea de pessoas andando em uma rua. Nas laterais há prédios altos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua do Ouvidor, na cidade do Rio de Janeiro, em 1890. FIM DA LEGENDA.

3. O nome Rua Moreira César veio antes ou depois do nome D esvio do Mar?

  1. _____

    4. Por que, em 1910, a via voltou a ser chamada de Rua do Ouvidor?

  1. _____

95

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Orientados por seu professor, você e seus colegas vão pesquisar em jornais locais, livros ou na internet informações sobre uma via pública do município em que vocês moram. Registrem-nas a seguir.
    • Tipo da via pública:

      ( ) rua.

      ( ) avenida.

      ( ) outro.

    • Nome atual: _____
    • Tipo de nome:

      ( ) personagem histórico.

      ( ) esportista ou artista.

      ( ) ex-morador do bairro.

    1. outro: _____

      • A via teve outros nomes anteriormente?

      ( ) Sim. Quais? _____

      ( ) Não.

      • Tipo de calçamento da via pública.

        Tabela: equivalente textual a seguir.

        Quando a via foi inaugurada

        Atualmente

        ( ) Terra.

        ( ) Pedras brutas.

        ( ) Paralelepípedo

        ( ) Asfalto.

        ( ) Terra.

        ( ) Pedras brutas.

        ( ) Paralelepípedo.

        ( ) Asfalto.

        Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

      1. A partir da investigação, respondam: a via pública mudou muito desde que foi inaugurada? Por quê?

Fim do complemento.

96

Memórias de uma praça

As praças também podem ser consideradas marcos históricos, gerando lembranças nas pessoas que as frequentam ou frequentaram. É o caso da Praça Conselheiro Antônio Prado, conhecida como Praça Central, inaugurada em 1890 no município de Pirassununga, no estado de São Paulo.

1. Quando solicitado, leia um dos depoimentos a seguir.

A Praça Central

Antigamente existia um movimento grande na praça dia e noite. A juventude antigamente passeava era na praça. Era um lugar muito agradável.

FONTE: Vitor Raymundo

Ela [minha neta] vai com os pais dela ver a banda, a feira de artesanato.

FONTE: Maria Elisabete Fluete

Saudade. Era o único lugar que íamos para passear, mas era muito gostoso.

FONTE: Vilma Leitão

[A Praça Central é] um ponto de referência onde vejo meus amigos.

FONTE: José Antônio Marucci

As ruas do entorno ainda possuem paralelepípedo porque é tombado, é histórico.

FONTE: João F. Prado

Eu acho um ambiente muito bonito, arborizado [...]. Acho muito legal e de grande valor para as crianças.

FONTE: Eloíza Andrade

FONTE: Gustavo Ferreira Prado. A cidade e seus patrimônios: um estudo das experiências, memórias e representações da praça central e do seu entorno em Pirassununga. Dissertação de Mestrado. Rio Claro: Unesp, 2019. p. 95-100.

97

Imagem: Fotografia. No centro, pessoas andando em uma praça. Nas laterais há várias árvores e plantas. Ao fundo, um coreto. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça Conselheiro Antônio Prado, também conhecida como Praça Central, no município de Pirassununga, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire dos depoimentos informações sobre as atividades realizadas na praça.

  1. Em outros tempos (antigamente).
  1. _____
  1. Atualmente.
  1. _____

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

    3. Reconte os depoimentos para um adulto de sua convivência.

Boxe complementar:

Você sabia?

A construção da Praça Conselheiro Antonio Prado, também conhecida como Praça Central, começou em 1885. Em 1890 foi construído o primeiro coreto da praça. Em 1902, árvores de eucalipto foram plantadas na praça e teve início a apresentação de bandas no coreto, evento que ocorre ainda nos dias de hoje.

Fim do complemento.

98

Praça Tiradentes, em Ouro Preto

Algumas praças concentram diversos marcos históricos, como a Praça Tiradentes, na antiga Vila Rica, atual município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. Essa praça abriga construções e monumentos relacionados à Inconfidência Mineira, revolta ocorrida em 1789, que defendia a independência do Brasil em relação à Portugal, país que, na época, controlava nosso país.

Imagem: Ilustração e em volta há fotos e textos. À esquerda, construções lado a lado com paredes brancas e detalhes coloridos (foto de construções lado a lado com paredes brancas e detalhes coloridos - Construções de cerca de duzentos anos com as fachadas preservadas. LEGENDA: Casarões coloniais preservados em Ouro Preto, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA). No centro, um monumento alto com uma estátua de um homem no topo (Estátua de homem com cabelo comprido e ondulado, barba, bigode e manto - Monumento inaugurado em 1894 como homenagem a Tiradentes, um dos principais líderes da Inconfidência Mineira. LEGENDA: Estátua de Tiradentes em Ouro Preto, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA). Abaixo, piso de pedras (Foto de piso de pedras - Calçamento em pedra preservado. LEGENDA: Calçamento da rua em frente à Praça Tiradentes em Ouro Preto, Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA).  
E atrás há uma construção grande com uma torre no meio e no topo há um relógio e um sino (Prédio do atual Museu da Inconfidência, em homenagem aos participantes da Inconfidência Mineira; Foto de paredes marrons com janelas arqueadas verde e uma sacada na frente - Andar superior, onde funcionou, entre 1785 e 1863, a Câmara dos Vereadores de Ouro Preto. LEGENDA: Detalhe do andar superior do Museu da Inconfidência em Ouro Preto, Minas Gerais, em 2015. FIM DA LEGENDA; Foto de um chafariz marrom em uma parede branca - Chafariz na frente do Museu, que era usado na distribuição de água para a população local há duzentos anos. LEGENDA: Detalhe do chafariz localizado em frente ao Museu da Inconfidência em Ouro Preto, Minas Gerais, em 2015. FIM DA LEGENDA; Foto de um pátio e em volta há paredes brancas com janelas arqueadas e marrons - No andar inferior funcionou a cadeia de Ouro Preto entre 1785 e 1907, quando foi transformada em Penitenciária Estadual. LEGENDA: Pátio interno da antiga cadeia, atual Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais, em 2015. FIM DA LEGENDA). À direita, mais construções lado a lado com paredes brancas e detalhes marrons.   Fim da imagem.

99

1. Selecione e registre o nome de um marco histórico da Praça Tiradentes.

_____

2. Por que esse elemento pode ser considerado um marco histórico?

_____

100

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 7 e 8

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou alguns marcos históricos das cidades, pontos de referência utilizados pelas pessoas e formas de representação. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a representação da paisagem do quarteirão de uma escola.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de um quarteirão e ao lado, a legenda.  À esquerda, na parte superior, uma quadra de futebol e na parte inferior, uma escola. À direita, na parte superior, três casas lado a lado e uma casa abaixo. Em volta há árvores. Na parte inferior, do lado esquerdo, dois prédios, um na frente do outro. No centro, um mercado e do lado direito, uma farmácia.   Fim da imagem.
  1. Que tipo de representação é essa?

    ( ) Desenho.

    ( ) Planta cartográfica.

    ( ) Maquete.

  1. Essa representação foi feita a partir de qual visão?

    ( ) Frontal.

    ( ) Oblíqua.

    ( ) Vertical.

  1. Escreva dois elementos da paisagem representada que podem ser utilizados como pontos de referência para as pessoas se localizarem.
  1. _____
  1. Qual é a diferença entre uma planta cartográfica e uma maquete?
  1. _____

101

  1. Observe a fotografia e leia a legenda.
Imagem: Fotografia. Construção grande e extensa com paredes rosa-claro, janelas e detalhes brancos. Na frente há uma coluna bege e no topo, uma sacada. Em volta há plantas e arbustos. Fim da imagem.

LEGENDA: Prédio concluído em 1862 e que funcionou como um dos palácios do imperador Dom Pedro II. Atualmente é o Museu Imperial, no município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. _____

    Autoavaliação

  1. Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Sobre as aprendizagens

    Sim

    Em parte

    Não

    a) Reconheço que as paisagens podem ser representadas de várias maneiras, como em desenhos, planta cartográfica e maquete?

    b) Interpreto e elaboro legenda com símbolos?

    c) Percebo que os elementos da paisagem podem ser utilizados como pontos de referência?

    d) Explico o que são marcos históricos?

    e) Identifico alguns marcos históricos de cidades brasileiras?