102

UNIDADE 3. O trabalho no campo e na cidade

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade. Na parte inferior há casas, árvores e ruas asfaltadas. Na parte superior, campos com plantações, árvores e um rio sinuoso. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do espaço rural e do espaço urbano do município de Dona Francisca, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

103

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Que elementos podem ser identificados no espaço urbano desse município? E no espaço rural?
  1. Quais são as principais atividades de trabalho realizadas pelas pessoas no campo e na cidade no município onde você mora?

Fim do complemento.

104

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Em quais atividades as pessoas podem trabalhar?

CAPÍTULO 9. Atividades de trabalho: agricultura, pecuária e extrativismo mineral

O arroz e o feijão são consumidos diariamente por grande parte da população brasileira e apresentam elevado valor nutritivo. Frutas e verduras também estão na refeição de muitos brasileiros. Esses e muitos outros alimentos são obtidos na atividade agrícola.

Vamos conhecer duas importantes formas de produção agrícola?

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Agricultura de subsistência

Na agricultura de subsistência, os alimentos obtidos são consumidos pelas pessoas que cuidam da plantação, e o que sobra costuma ser vendido em mercados próximos. Nesse tipo de agricultura, são utilizados instrumentos simples, como enxadas, foices e arados. Geralmente, a mão de obra é familiar e as propriedades são pequenas.

Imagem: Fotografia. Um homem está de costas e com as mãos sobre um arado, que está sendo puxado por um jegue marrom. Ao fundo, plantação.   Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultor no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Agricultura comercial

Na agricultura comercial, os produtos obtidos são destinados à venda. Geralmente, ela é praticada em propriedades de média e de grande extensão, e conta com a utilização de máquinas. Os trabalhadores são assalariados ou meeiros , e a produção é vendida dentro do país e para outros países.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um trator sobre uma plantação.   Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita mecanizada no município de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, em 2021. FIM DA LEGENDA.

105

2. Quais são as principais diferenças entre a agricultura de subsistência e a agricultura comercial em relação:

  1. ao tamanho das propriedades?
  1. _____
  1. ao tipo de mão de obra?
  1. _____
  1. aos equipamentos utilizados?
  1. _____
  1. ao destino da produção?
  1. _____

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    3. Faça um desenho para representar o modo de trabalho que predomina na agricultura de subsistência ou na agricultura comercial. Dê um título para o seu desenho.

Agricultura _____

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

106

Os trabalhadores do campo e suas funções

Por muito tempo, os trabalhadores do campo exerceram suas atividades sem ter os mesmos direitos dos trabalhadores das cidades, como férias, aposentadoria e outros benefícios. Somente a partir de 1991 foram criadas leis para que os trabalhadores rurais tivessem seus direitos garantidos.

Conheça alguns trabalhadores do campo e suas funções.

Administrador da propriedade

Cuida da organização da propriedade e das atividades dos outros trabalhadores, que podem ser pessoas de sua família ou contratadas.

Trabalhador fixo

É responsável pelos cuidados com as plantações ou com a criação de animais em uma propriedade que não é sua, recebendo um salário pelo seu trabalho.

Parceiro

Cuida das plantações ou da criação de animais e divide parte da produção com o dono da propriedade.

Arrendatário

Aluga parte da terra que pertence a um ou mais proprietários e nela trabalha, decidindo as plantas a serem cultivadas e os animais a serem criados.

Boia-fria ou trabalhador volante

Geralmente, são trabalhadores contratados para realizar tarefas de plantio ou colheita por um tempo determinado. Muitos vivem nas cidades próximas às plantações e são transportados de ônibus ou de caminhões até os locais de trabalho.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

107

A pecuária: a criação de animais

A pecuária é uma atividade econômica importante no Brasil. Ela consiste na criação e na reprodução de animais. Por meio da pecuária, obtemos alimentos e matérias-primas como leite, carnes, ovos e couro, para serem transformados em outros produtos nas indústrias.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Pecuária extensiva

Os animais são criados soltos em grandes áreas e alimentam-se nas pastagens. Nessa forma de criação, há um pequeno número de trabalhadores no cuidado com os animais.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de bois sobre um campo verde. Ao fundo, árvores e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gado criado solto no pasto no município de Rio Rufino, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Pecuária intensiva

Os animais são criados confinados e, por isso, não são necessárias grandes extensões de terra. No estábulo , os animais recebem alimentação específica, e a retirada de leite pode ser feita mediante a ordenha mecânica. Nesse tipo de criação, é necessário um número maior de trabalhadores.

Imagem: Fotografia. Bois magros sobre terra e em volta deles há uma cerca de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gado criado confinado em curral no município de Itaobim, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

2. Em qual forma de criação é necessário um número maior de trabalhadores? Por quê?

  1. _____

    3. No município onde você vive há pecuária bovina? Se sim, qual é a forma de criação que predomina: a intensiva ou a extensiva?

  1. _____

108

Principais produtos da agricultura e da pecuária no Brasil

No Brasil, a agricultura e a pecuária são atividades econômicas responsáveis pela produção de muitos alimentos. Conheça alguns dos principais produtos da atividade agrícola e da criação de animais no Brasil.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Milho: além de ser consumido como alimento, o milho pode ser utilizado para a produção de ração para animais.

Imagem: Fotografia. Plantação extensa de milho. Ao fundo, árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de milho no município de Mamborê, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Soja: utilizada na fabricação de alimentos industrializados e de ração animal. Grande parte da produção de soja do país é vendida para outros países.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um trator sobre uma plantação de soja.   Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de soja no município de Querência, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Café: produto destinado aos mercados interno e externo. O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma plantação de café.   Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de café no município de Vera Cruz, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Cana-de-açúcar: atualmente é utilizada na produção de diferentes tipos de açúcar e do etanol (usado como combustível em veículos).

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma plantação de cana-de-açúcar.   Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de cana-de-açúcar na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

109

Arroz: a maior parte da produção nacional desse grão é consumida pela própria população brasileira.

Imagem: Fotografia. Plantação de arroz sobre água.   Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de arroz no município de Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Frango: a carne é um dos produtos mais vendidos pelo Brasil para outros países. Os ovos são consumidos, principalmente, pela população do país.

Imagem: Fotografia. Vários pintinhos cinzas sobre terra e entre eles há potes com comida.   Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de frangos no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Carne bovina e leite: a carne produzida no Brasil é vendida internamente e para outros países. O leite é destinado, principalmente, ao mercado interno.

Imagem: Fotografia. Bois pastando em um campo verde. Ao fundo, árvores e morros.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pecuária bovina no município de Catalão, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Hortaliças, frutas e verduras: a produção é feita, geralmente, em pequenas propriedades, muitas vezes localizadas próximas a grandes cidades.

Imagem: Fotografia. Plantação de hortaliças verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de hortaliças no município de Passos, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Quais produtos apresentados costumam ser consumidos no seu dia a dia?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Em seu lugar de viver, há grande produção de algum desses produtos? Se sim, qual?

110

Produtos do extrativismo mineral

Existem muitos recursos minerais no planeta Terra. Os recursos minerais levam milhões de anos para se formar. Por isso, à medida que são extraídos da natureza, diminuem em quantidade.

Conheça alguns recursos minerais utilizados na fabricação de diferentes produtos de uso cotidiano.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Cobre: mineral utilizado principalmente na produção de condutores e fios elétricos e na fabricação de utensílios domésticos.

Imagem: Fotografia. Fios de cobre enrolados.   Fim da imagem.

LEGENDA: Fios de cobre, utilizados em instalações elétricas. FIM DA LEGENDA.

Ferro: mineral utilizado na produção de ferramentas, máquinas, eletrodomésticos e automóveis, por exemplo. Quando misturado com outros elementos e aquecido em altas temperaturas, pode dar origem ao aço.

Imagem: Fotografia. Um fogão branco.   Fim da imagem.

LEGENDA: Fogão feito de placas de aço. FIM DA LEGENDA.

Bauxita: mineral utilizado na fabricação de alumínio, que é usado na produção de utensílios de cozinha, bicicletas e partes de aviões, por exemplo.

Imagem: Fotografia. Um ralador prateado.   Fim da imagem.

LEGENDA: Utensílio de cozinha feito de alumínio. FIM DA LEGENDA.

111

Areia: mineral que, quando misturado com outros minerais, é utilizado na fabricação do vidro e na construção de casas e edifícios.

Imagem: Fotografia. Prédios altos e espelhados. No centro, automóveis em uma avenida.  Fim da imagem.

LEGENDA: Edifícios com janelas de vidro, fabricado com uso de areia, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Calcário: mineral utilizado na produção de cimento, material que é usado em construções. O calcário também pode ser empregado na preparação de solos para o plantio.

Imagem: Fotografia. Um homem está colocando cimento em uma parede de tijolos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cimento sendo utilizado na construção de casa no município de Aracruz, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

2. Cite exemplos de objetos ou móveis presentes em uma moradia que podem ser fabricados com o ferro e com a areia.

  1. _____

    3. Na escola onde você estuda, há algum objeto produzido a partir da bauxita?

  1. _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Comente suas respostas com os colegas e o professor.

112

CAPÍTULO 10. O trabalho no campo e na cidade em diferentes tempos

As atividades realizadas pelos trabalhadores do campo passaram por muitas mudanças nos últimos anos. Os vaqueiros, por exemplo, tinham uma rotina muito específica há cerca de cem anos.

Imagem: Ilustração A. Um homem está sentado e amarrando as patas traseiras de uma vaca. Ao seu lado, um bezerro está amarrado em um tronco. Em volta há uma cerca de arame e plantas.  Ilustração B. Um homem está montado em um cavalo marrom e ao seu lado há bois brancos sobre um pasto. Ao fundo, plantas e árvores.  Ilustração C.  Um homem está de costas e montado em um cavalo branco. Na frente dele há bezerros andando em direção a uma cerca de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos.. FIM DA LEGENDA.

1. Indique com as letras A, B ou C a frase que melhor descreve a atividade do vaqueiro representada em cada imagem.

( ) Conduzir os bezerros para o curral.

( ) Tirar o leite das vacas.

( ) Vigiar o gado no pasto.

113

Atualmente, alguns vaqueiros mantêm as mesmas atividades de trabalho de cerca de cem anos atrás. No entanto, em muitas localidades, o trabalho de criação de animais e de retirada do leite tem passado por mudanças.

2. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Robôs tiram o leite

As vacas [...] se aproximam sozinhas da sala de ordenha atraídas pela ração no cocho . Em seguida um braço robótico inicia o trabalho. Em questão de segundos ele [...] começa a retirada do leite com destino direto ao tanque.

Tudo ocorre sem interferência humana, de forma espontânea. A ordenha ocorre 24 h por dia. Um chip acoplado no pescoço traz informações precisas de cada animal: quantidade de leite produzido por dia, vezes que ruminou, temperatura, entre outras.

FONTE: Robôs tiram o leite. A Hora, 8 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/e1E. Acesso em: 5 abr. 2021.

3. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas a seguir.

  1. Hoje em dia, a retirada do leite das vacas é feita apenas manualmente?
  1. _____
  1. Que informações o chip fornece sobre cada animal?
  1. _____
Imagem: Fotografia. Uma vaca branca com um colar azul em volta do pescoço. Ao seu lado há uma vaca branca com uma etiqueta na orelha e um bezerro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vaca utilizando um colar com chip para controle eletrônico da produção, na Itália, em 2018. FIM DA LEGENDA.

114

Mudanças na agricultura

Algumas atividades agrícolas também passaram por mudanças nos últimos duzentos anos, como é o caso do cultivo e do descaroçamento do algodão.

1. Quando solicitado, leia um dos textos.

Como era há duzentos anos

Geralmente, os trabalhadores escravizados plantavam e colhiam o algodão manualmente. E, em diversas propriedades, os trabalhadores escravizados recebiam como pagamento cerca de metade da produção, e a outra parte ficava com o dono das terras.

Imagem: Ilustração. Pessoas colhendo algodão em uma plantação.   Fim da imagem.

O algodão colhido era passado pelo descaroçador por trabalhadores escravizados que giravam as manivelas para tirar os caroços.

Imagem: Ilustração. Aparelho de madeira com dois rolos no meio. Nas laterais, duas mãos estão girando manivelas e mais duas mãos estão inserindo algodão no meio do aparelho. Abaixo, sementes pretas estão caindo.   Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

115

Como é atualmente

Hoje em dia, os trabalhadores que plantam e colhem o algodão, em geral, recebem um pagamento em dinheiro. Em algumas fazendas, a colheita é feita manualmente; em outras, com o uso de máquinas.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa no meio de uma plantação de algodão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita manual de algodão no município de São Desidério, no estado da Bahia, em 2013. FIM DA LEGENDA.

Atualmente, o descaroçamento do algodão também é feito por trabalhadores assalariados, que controlam máquinas movidas por motores.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de vários tratores verdes sobre uma plantação de algodão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Máquina de colheita e de descaroçamento de algodão no município de Correntina, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

2. Interprete e relacione as informações dos dois textos, comparando as atividades que os trabalhadores da atividade agrícola desenvolviam há duzentos anos com as que desenvolvem atualmente, identificando uma permanência e uma mudança ocorrida.

  1. _____

116

Mudanças nas cidades

Algumas profissões que eram exercidas nas cidades brasileiras em outros tempos deixaram de existir, ou o número de trabalhadores dedicados a essas profissões diminuiu muito.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Sete homens com camisa de manga comprida, calça e sapatos estão lado a lado e olhando para frente. Ao fundo, salão grande com duas portas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Lanterninhas de cinema na cidade do Rio de Janeiro, em 1937. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Vista aérea de dois homens com chapéu e terno sentados em charretes e segurando as rédeas de cavalos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cocheiros na cidade de São Paulo, em 1910. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em sépia. Um homem com boina e terno está segurando uma haste comprida dentro de uma lamparina de um poste. Ao fundo, uma construção.   Fim da imagem.

LEGENDA: Acendedor de lampiões na cidade do Rio de Janeiro, em 1900. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem com terno está atrás de uma câmera fotográfica e com um tecido sobre a cabeça. Na frente dele, um menino está em pé e olhando para frente. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fotógrafo lambe-lambe na cidade de Londrina, em 1958. FIM DA LEGENDA.

117

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um jovem está sorrindo e puxando uma charrete e acima dela há uma caixa grande com a informação: LEITERIA. Ao fundo, construções.   Fim da imagem.

LEGENDA: Leiteiro na cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Várias pessoas sentadas em um bonde, que está em cima de um trilho. Na parte da frente, um homem está em pé e conduzindo o bonde. Ao fundo, construções.   Fim da imagem.

LEGENDA: Bonde conduzido por motorneiro na cidade de São Paulo, em 1916. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma mulher com cabelo preso e vestido está sentada e com as mãos sobre uma máquina de escrever.  Fim da imagem.

LEGENDA: Datilógrafa na cidade do Rio de Janeiro, em 1913. FIM DA LEGENDA.

  1. Coluna 1

Fotógrafo lambe-lambe

Acendedor de lampião

Leiteiro

Datilógrafa

Cocheiro

Lanterninha de cinema

Motorneiro

  1. Coluna 2

Conduzia um coche, veículo puxado a cavalo, para transportar passageiros.

Acompanhava as pessoas até seus assentos na sala escura do cinema.

Conduzia bondes.

Fotografava as pessoas em espaços públicos, como praças e jardins.

Entregava o leite na casa das pessoas todos os dias.

Datilografava textos e documentosem uma máquina de escrever.

Acendia e apagava os lampiões que iluminavam a cidade.

118

Tempo, tempo...

As pessoas podem estudar as mudanças que ocorreram no trabalho, no campo e na cidade por meio de diferentes fontes históricas, como fotografias, documentos escritos, depoimentos e entrevistas.

Por meio de uma entrevista, podemos saber, por exemplo, das mudanças no trabalho das costureiras, como nos conta dona Júlia Maria Medeiros.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

    Há sessenta anos

    Pergunta – Depois que terminou o curso [de corte e costura, você] procurou um emprego?

    Resposta – Foi e consegui, só que eu pensei que fosse igual ao curso, depois chegou lá, eu vi que era diferente. Pensei que eu fosse cortar e alinhavar , confeccionar, e na indústria não existe esse sistema de alinhavar, você tem que ter o golpe de vista e juntar, unir as folhas de tecido e ir embora na máquina. [...]

    FONTE: Agulha e linha. Museu da Pessoa, 12 abr. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/e1J. Acesso em: 5 abr. 2021.

Imagem: Ilustração. Uma almofada com agulhas fincadas; um rolo de linha; uma máquina de costura; um tecido de retalhos; uma agulha e botões.  Fim da imagem.

Observação: Objetos representados fora de proporção entre si. Fim da observação.

  1. Como era o trabalho de dona Júlia na fábrica de confecção de roupas há sessenta anos?
    1. _____

119

  1. Agora, leia o que dona Júlia comenta sobre o trabalho na fábrica de roupas atualmente.

    Atualmente

    Pergunta – Comparando a [...] produção antiga com a de hoje, o que mudou?

    Resposta – [...] Negócio de marcar por exemplo a casa das camisas ou das calças, tinha uns papelões com a medida e era colocado na frente da camisa, ou no cós da calça, para marcar o local onde ia casear , [...] isso não existe mais, a máquina marca, a própria máquina tem o espaço, coloca ali, a máquina faz uma marca [...]. Bom, um pouco pelo modernismo, porque a máquina toma o lugar do ser humano, então, como nas outras categorias, o computador hoje em dia fala mais alto do que o ser humano, então, na costura também tem máquinas modernas que às vezes substituem em parte o serviço manual [...].

    FONTE: Agulha e linha. Museu da Pessoa, 12 abr. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/e1J. Acesso em: 5 abr. 2021.

Imagem: Ilustração. Um botão vermelho e um botão laranja. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma almofada com agulhas fincadas; um rolo de linha; uma máquina de costura; um tecido de retalhos; uma agulha e botões.  Fim da imagem.
  1. Interprete e relacione as informações dos dois depoimentos para responder às perguntas a seguir.
    1. O que mudou no trabalho da fábrica de tecidos?
    1. _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Por que a entrevista dada por dona Júlia pode ser considerada uma fonte histórica oral?

120

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou algumas atividades de trabalho desempenhadas pelas pessoas em diferentes tempos e espaços. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Identifique um produto relacionado às seguintes atividades desenvolvidas no Brasil.
    1. Agricultura: _____
    1. Pecuária: _____
    1. Extrativismo mineral: _____

      O campo: aqui começa a nossa história

      No campo, também conhecido como espaço rural, ao lado de extensas áreas cobertas por plantações e pastos formados para a criação de animais, também podemos ver terrenos ainda cobertos de vegetação nativa, colinas, rios com águas cristalinas, muitos pássaros e outros animais da natureza [...].

      [...] Dá para ver, também, como parte do ambiente natural foi modificado para dar lugar, por exemplo, às plantações de café, trigo, cana-de-açúcar, laranja, milho; às pastagens de bois, ovelhas e cabras; às instalações de granja para criação de aves e produção de ovos, e aos armazéns para guardar o que foi produzido.

      E quem é que cuida de tudo isso? Os trabalhadores do campo, que iniciam suas atividades antes mesmo de o Sol nascer. Eles passam a maior parte do dia plantando, colhendo e cuidando dos animais. [...]

      FONTE: Teddy Chu. Do campo à mesa: o caminho dos alimentos. São Paulo: Moderna, s/d. p. 11, 12 e 21.

    1. Dê dois exemplos de como a paisagem do campo pode ser modificada pelas pessoas.
    1. _____

121

  1. Como é a rotina dos trabalhadores do campo em um dia de trabalho?
  1. _____
  1. Identifique uma mudança no trabalho de plantio e colheita do algodão entre cerca de duzentos anos e atualmente.
    1. _____
  1. Ligue as colunas sobre o trabalho do vaqueiro.

Coluna 1

Atualmente.

Há cem anos.

Coluna 2

Apenas ordenha manual de leite.

Uso de chip na orelha dos animais.

Retirada manual e mecanizada de leite.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico diferentes produtos obtidos na agricultura, na pecuária e no extrativismo mineral?

b) Reconheço características de trabalhos ligados à agricultura e à pecuária?

c) Identifico profissões praticadas por muitos trabalhadores em outros tempos e que se tornaram raras hoje em dia?

d) Identifico mudanças em algumas atividades do campo nos últimos duzentos anos?

122

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Que mudanças ocorreram nas atividades das pessoas no campo e na cidade e quais foram os impactos ambientais provocados por essas atividades?

CAPÍTULO 11. O modo de vida no campo e na cidade em diferentes tempos

No Brasil, algumas pessoas que mudaram do campo para as cidades há cerca de cinquenta anos experimentaram diversas transformações no modo de vida, como nos contam Margarida e Lourdes em seus depoimentos.

Do campo à cidade

Margarida – Minha ideia sempre foi essa, assim: lutar. Às vezes tinha que levantar quatro e meia da manhã pra pegar o transporte para trabalhar. Pra tudo a gente tem que ter força de vontade. [...]

Você vê, pra criar um filho lá na Bahia é muito sadio, é muito melhor de criar. Porque ele tem mais liberdade. [...] Então tudo é mais sadio que essa coisa gelada, que fica tanto tempo na geladeira, e perde o sabor. [...]

Lourdes – O leite é tirado do peito da vaca na hora. Lá a gente chega assim na roça, pega aqueles cachos de banana todos maduros, os passarinhos comendo... Acho mais saboroso. Tudo assim: pegar fresquinho, na hora.

FONTE: Antônia Alves Oliveira. Os nordestinos em São Paulo. São Paulo: Paulinas, 1982. p. 43 e 45.

1. Interprete e relacione as informações dos depoimentos de Lourdes e Margarida e responda: o que mudou na alimentação delas após se mudarem para a cidade de São Paulo?

  1. _____
Imagem: Fotografia em preto e branco. Dois bois ao lado de uma construção e atrás há uma árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Fazenda de gado no município de Paulo Afonso, no estado da Bahia, em 1952. FIM DA LEGENDA.

123

Muitos brasileiros continuaram se mudando do campo para a cidade. Porém, a quantidade de pessoas que se mudaram da cidade para o campo tem aumentado.

Da cidade ao campo

No campo, tem cores que anunciam que é hora de levantar. Mas ninguém sai de casa pra lida antes de ouvir o som do café sendo coado.

[...] Só depois de saborear a bebida é que pai e filhos seguem juntos para cuidar das plantações de uva e laranja. Não é só trabalho, é quase um dom.

Hugo Denardi diz que tinha tudo para exercer outra profissão, mas a vida foi tomando rumos que o levaram a exercer o ofício de agricultor. O prazer vem de mexer com a terra e de sentir o cheiro do campo. Essa foi a escolha do ex-professor e ex-funcionário de uma transportadora.

Os filhos de Hugo moravam na cidade, tiveram comércio, mas cinco anos atrás saíram do meio do asfalto e vieram trabalhar com o pai. [...] A cidade tentou fisgar os irmãos, mas o apelo da roça foi mais forte.

Rodrigo Denardi conta que não consegue mais viver sem sentir o gosto da vida na roça. O irmão, Rafael, concorda e fala que vai passar aos filhos esse amor pela agricultura. São exemplos comuns no meio rural.

FONTE: Dia do agricultor: Nosso Campo faz homenagem a quem vive do que a terra produz. G1, 30 jul. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1X. Acesso em: 5 abr. 2021.

2. Hugo foi professor e funcionário de uma transportadora antes ou depois de ser agricultor?

  1. _____

    3. Onde moravam os filhos de Hugo e por que eles se mudaram?

  1. _____
Imagem: Fotografia. Plantação de laranja. Ao fundo, nuvens no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de laranja no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

124

Formas de lazer nas cidades

As formas de lazer dos moradores das cidades brasileiras também mudaram muito ao longo do tempo.

Algumas formas de lazer

Ao contrário de hoje, quando as pessoas se fecham cada vez mais em suas casas ou em ambientes reservados [...], era hábito comum as pessoas se reunirem após o jantar para conversar nas calçadas. Levavam cadeiras para a rua para poderem conversar sentadas.

Um costume daquele tempo era fazer serenatas acompanhadas por bandolins, flautas e clarinetas. Grupos de seresteiros saíam às ruas para homenagear algumas famílias. Paravam em frente a uma casa e cantavam, acompanhados por seus instrumentos musicais.

FONTE: Nicolina Luiza de Petta. A fábrica e a cidade até 1930. São Paulo: Atual, 1995. p. 26.

Imagem: Pintura. À direita, dois homens estão em pé, um deles está tocando saxofone e o outro, flauta. À esquerda, um homem está sentado e tocando violão. Todos estão com terno e sapatos brancos. Ao fundo, a lua no céu escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Serenata, pintura de Candido Portinari, de 1959. FIM DA LEGENDA.

1. Quais formas de lazer foram citadas no texto?

( ) Assistir à televisão.

( ) Fazer serenata.

( ) Colocar cadeira na calçada para se sentar e conversar.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

2. Em casa, leia o texto em voz alta para um adulto de sua convivência.

125

Explorar fonte histórica visual

Observe o cartaz que apresenta uma forma de lazer muito presente entre os moradores das cidades há cerca de cem anos.

Imagem: Cartaz. Na parte superior, as informações: TROUP IRMÃOS TEMPERANI. Nas laterais, ilustrações de palhaços e no meio, foto em preto e branco de um homem com bigode. Em seguida, fotografias em preto e branco de homens e mulheres. Na parte inferior, ilustração de malabaristas e equilibristas fazendo acrobacias. No meio, ilustração de um canhão lançando um homem até um trapézio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz de propaganda da Trupe Irmãos Temperani, de cerca de 1920. FIM DA LEGENDA.

  1. Liste duas atividades representadas no cartaz. Com base na sua resposta, identifique qual é a forma de lazer que o cartaz apresenta.
    1. _____
  1. Cite um elemento do cartaz que indica que se trata de uma propaganda.
    1. _____

126

MUDANÇAS NO

CINEMA

Imagem: Ilustração. Na parte superior, uma claquete com a informação: MUDANÇAS NO CINEMA. Ao fundo, um rolo de filme e sobre ele, imagens e textos:  Fim da imagem.

1895

Primeira exibição de cinema, realizada na França pelos irmãos Lumière. O filme A saída dos trabalhadores da fábrica é mudo e em preto e branco.

Imagem: 1895 - Primeira exibição de cinema, realizada na França pelos irmãos Lumière. O filme A saída dos trabalhadores da fábrica é mudo e em preto e branco.  Foto em preto e branco de homens com chapéu e terno saindo de uma fábrica. Ao lado, mulheres com vestido observam.  LEGENDA: Cena do filme A saída dos trabalhadores da fábrica, dos irmãos Lumière, de 1895. FIM DA LEGENDA.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do filme A saída dos trabalhadores da fábrica, dos irmãos Lumière, de 1895. FIM DA LEGENDA.

1927

O cantor de jazz é o primeiro filme com trechos com diálogos sonoros.

Imagem: 1927 - O cantor de jazz é o primeiro filme com trechos com diálogos sonoros.  Foto em preto e branco. Um homem com terno e gravata está sentado com as mãos sobre um piano e com a cabeça inclinada para o lado. Em seguida, uma mulher com vestido está sentada e com a cabeça inclinada para o lado.  LEGENDA: Cena do filme O cantor de jazz, dirigido por Alan Crosland, de 1927. FIM DA LEGENDA.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do filme O cantor de jazz, dirigido por Alan Crosland, de 1927. FIM DA LEGENDA.

127

1937

Criação de uma técnica de colorização de filmes mais eficiente, que foi aplicada à animação Branca de Neve e os Sete Anões, lançada nos Estados Unidos.

Imagem: 1937 - Criação de uma técnica de colorização de filmes mais eficiente, que foi aplicada à animação Branca de Neve e os Sete Anões, lançada nos Estados Unidos.  Ilustração. Branca de Neve e os sete anões estão cantando e dançando.  LEGENDA: Cena do filme Branca de Neve e os Sete Anões, do diretor David Hand, de 1937. FIM DA LEGENDA.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do filme Branca de Neve e os Sete Anões, do diretor David Hand, de 1937. FIM DA LEGENDA.

1953

A tecnologia de filmagem e exibição em 3D (três dimensões), que vinha sendo desenvolvida em filmes curtos, foi aplicada na grande produção Museu de cera , lançada em 1953.

Imagem: 1953 - A tecnologia de filmagem e exibição em 3D (três dimensões), que vinha sendo desenvolvida em filmes curtos, foi aplicada na grande produção Museu de cera, lançada em 1953.  Foto de uma mulher com cabelo preso e vestido verde. Ela está olhando para frente com as mãos viradas para cima. Ao seu lado, um homem com casaco marrom segura sua mão e a observa.  LEGENDA: Cena do filme Museu de cera, do diretor André de Toth, de 1953. FIM DA LEGENDA.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do filme Museu de cera , do diretor André de Toth, de 1953. FIM DA LEGENDA.

1. Em que ano o primeiro filme foi lançado no cinema? Qual era o seu título?

  1. _____

    2. O lançamento de um filme utilizando técnica mais eficiente de colorização ocorreu antes ou depois do primeiro filme com diálogos sonoros?

  1. _____

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

    3. Em casa, reconte para um adulto alguns fatos da história do cinema.

128

CAPÍTULO 12. Campo e cidade: impactos ambientais

Grande parte das atividades que ocorrem no campo está relacionada às atividades realizadas na cidade. Observe a representação.

Imagem: Ilustração. À esquerda, cidade com prédios e à direita, uma casa ao lado de um rio. Acima há uma seta apontando da casa para a cidade com ilustração de: trigo, cana-de-açúcar, ovos, bananas, carne, trem com ferro, mandioca e laranjas. Ao lado, a informação: As atividades realizadas no campo abastecem a população das cidades com produtos da agricultura, da pecuária e do extrativismo. Abaixo há uma seta apontando da cidade para a casa com ilustração de: trator, camisetas, embalagens, remédios, caminhão, ferramentas e calça. Ao lado, a informação: As atividades realizadas na cidade abastecem a população do campo com produtos da indústria, por meio do comércio. Fim da imagem.

LEGENDA: As atividades realizadas no campo abastecem a população das cidades com produtos da agricultura, da pecuária e do extrativismo. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: As atividades realizadas na cidade abastecem a população do campo com produtos da indústria, por meio do comércio. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação esquemática sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

1. Que relação entre as atividades econômicas do campo e as da cidade foi representada na imagem?

  1. _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    2. Cite três produtos representados na ilustração que costumam ser produzidos:

  1. no campo.
  1. na cidade.

129

Cartografando

Na paisagem retratada na fotografia, podem ser identificadas duas atividades econômicas.

Imagem: Fotografia dividida em planos. Na parte inferior, Plano 1, plantação extensa e arbustos. No centro, Plano 2, terreno com escavações e algumas árvores. Na parte superior, Plano 3, árvores, plantas e uma construção. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de área no município de Ibiporã, no estado do Paraná, em 2015. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual atividade econômica pode ser observada no plano 1 da fotografia?
    1. _____
  1. No plano 2, qual atividade econômica pode ser observada?
    1. _____
  1. Quais elementos da paisagem você observa no plano 3 da fotografia?
    1. _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. É possível afirmar que as atividades econômicas retratadas causaram transformações na paisagem? Explique.

130

O campo: impactos socioambientais

O espaço rural brasileiro tem passado por diversas transformações. Algumas dessas transformações causam impactos ao ambiente e à vida das pessoas.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

A mecanização da agricultura

Atualmente, tem sido cada vez mais comum o uso de máquinas, como tratores e colheitadeiras, na agricultura. Esse uso ocasiona o aumento da produção agrícola, mas, por outro lado, faz crescer o desemprego no campo, já que muitas dessas máquinas substituem o trabalho que antes era feito pelas pessoas.

Imagem: Fotografia. Dois tratores verdes sobre uma plantação de algodão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheitadeiras em plantação de algodão no município de Campo Verde, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

O desmatamento

Muitas vezes, as pessoas retiram a vegetação natural para praticar a agricultura, a pecuária e a mineração. A retirada da vegetação natural, chamada de desmatamento, já ocasionou a extinção de diversas espécies animais e vegetais, além de ter contribuído para o empobrecimento do solo e afetado o curso dos rios e o regime de chuvas.

Ainda que o desmatamento seja proibido em diversas localidades, essa prática ainda ocorre de forma irregular no Brasil.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma floresta e no centro há terrenos desmatados.   Fim da imagem.

LEGENDA: Desmatamento para a extração mineral no município de Altamira, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

131

O uso excessivo de água

Nas atividades ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo mineral, utiliza-se grande quantidade de água. Esse uso intenso pode causar a redução da quantidade de água disponível para o consumo das pessoas.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de irrigadores automáticos jorrando água sobre uma plantação.   Fim da imagem.

LEGENDA: A irrigação é uma das práticas humanas que mais fazem uso de água. Irrigação em plantação no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

O uso inadequado de agrotóxicos

Agrotóxicos são substâncias desenvolvidas para prevenir ou eliminar pragas que atacam as plantações. O uso de agrotóxicos possibilita um aumento da produção agrícola, mas seu uso frequente e inadequado pode ocasionar a contaminação do solo e de diversos cursos de água. A ingestão de agrotóxicos pode prejudicar a saúde humana e animal.

Imagem: Fotografia. Um avião sobrevoando uma plantação e expelindo agrotóxico.   Fim da imagem.

LEGENDA: Aplicação de agrotóxicos em plantação de laranjas no município de Cristalina, no estado de Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Identifique uma ação humana praticada no espaço rural brasileiro que tem causado prejuízos ao ambiente e explique como isso ocorre.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Identifique uma ação humana praticada no espaço rural brasileiro que tem causado prejuízos às pessoas e explique como isso ocorre.

4. Escolha uma das ações comentadas nas atividades anteriores e pense em uma forma de controlar ou reduzir os impactos que ela causa.

  1. _____

132

A cidade: problemas socioambientais

No processo de crescimento de grande parte das cidades brasileiras, as formas de ocupação e algumas atividades de trabalho vêm provocando diversos problemas sociais e ambientais. Veja alguns exemplos.

Moradias em áreas de risco

A falta de moradias dignas a preços mais acessíveis à população é um problema comum nas grandes cidades. Muitas pessoas sem condição de comprar ou alugar uma casa acabam ocupando áreas inadequadas, como as encostas de morros e as margens de rios e córregos.

Contaminação e poluição das águas

Em muitas cidades, o sistema de tratamento de esgoto não atende a todas as moradias, estabelecimentos comerciais e indústrias. Esse esgoto não tratado acaba por contaminar córregos e rios. Além disso, muitas vezes, também há despejo de lixo nesses cursos de água, favorecendo sua poluição e o aumento de doenças na população.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de construções e árvores em um morro. E no centro há um deslizamento.   Fim da imagem.

LEGENDA: Moradias em área de risco no município de Osasco, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio com água escura e lixo nas margens. Nas laterais há casas, árvores e postes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruas sem coleta de esgoto no município de Maceió, no estado de Alagoas, em 2018. FIM DA LEGENDA.

133

Engarrafamentos

Em muitas cidades brasileiras, os sistemas de transporte coletivo são deficientes, contribuindo para o aumento do número de automóveis. Isso causa congestionamentos, que dificultam o deslocamento das pessoas no dia a dia e agravam a poluição do ar.

Imagem: Fotografia. Vários automóveis enfileirados e duas avenidas. Nas laterais há árvores e construções.   Fim da imagem.

LEGENDA: Congestionamento em avenida no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Baixa qualidade de serviços públicos

Outro problema que atinge a vida de grande parte dos moradores das cidades é a má qualidade dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação, coleta de lixo e segurança. Isso afeta as pessoas e as atividades econômicas realizadas na cidade; principalmente, aquelas que são relacionadas à indústria, ao comércio e à prestação de serviços.

Imagem: Fotografia. Várias pessoas enfileiradas na frente de uma porta.   Fim da imagem.

LEGENDA: Fila de pessoas para vacinação no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

1. No espaço urbano do município onde você vive, existem os problemas sociais e ambientais mencionados? Se sim, quais?

  1. _____

134

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

2. Em sua opinião, quais medidas poderiam ser tomadas para solucionar um dos problemas urbanos mencionados? Pensando nisso, escreva uma proposta que favoreça a qualidade de vida das pessoas e as atividades econômicas desenvolvidas nas cidades. Depois, faça um desenho para representar como seria a paisagem de uma cidade sem esse problema.

  1. _____
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo.  Fim da imagem.

135

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Procure em jornais, revistas ou na internet uma notícia que trate de um problema ambiental ou social no município onde você vive. Cole a notícia no espaço abaixo.

    _____

  1. Qual problema foi abordado na notícia?

    _____

  1. Esse problema ocorre no espaço urbano ou rural de seu município?
    1. _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com a notícia, a população do município fez alguma reclamação ou apresentou alguma proposta para resolver esse problema? Explique sua resposta.

Fim do complemento.

136

Construções que provocam menos impactos ambientais

Existem novos métodos de construção planejados para que a ocupação humana não prejudique o ambiente.

Atualmente, morar em um edifício ou em uma casa que cause poucos impactos ao ambiente é o desejo de muitas pessoas.

Imagem: Ilustração. Casa com dois andares e paredes de tijolos (O tijolo é feito do solo do próprio terreno ou de material reciclado). No telhado há placas de vidro (O aquecimento da água é feito com energia solar, que não causa poluição do ar). Na lateral, as janelas são grandes e de vidro (A janela é ampla para permitir a entrada de luz solar, ocasionando a redução do consumo de energia elétrica). No telhado há um encanamento conectado à uma caixa d’água na lateral da casa (A água da chuva é captada e utilizada para limpeza, permitindo a redução do consumo de água tratada). Na parte inferior, a porta da casa é de madeira (Portas e janelas são feitas de madeira de árvores plantadas, para que áreas de vegetação nativa não sejam desmatadas). No andar superior há um banheiro, que está conectado a uma tubulação na lateral da casa (A instalação de uma estação doméstica de tratamento de esgoto permite que a água suja da moradia seja tratada). Na frente da casa há uma horta e ao lado, cestos de lixo reciclável (Os materiais do lixo são separados e encaminhados para reciclagem, contribuindo para que uma quantidade menor de materiais seja extraída da natureza). Fim da imagem.

137

Cartografando

  1. Você vai planejar como construir uma casa que cause poucos impactos ao ambiente em uma cidade. Para isso, analise as recomendações a seguir.
Imagem: Ilustração. Folha de caderno pautada com as informações:  • Evite retirar as árvores do terreno onde a casa será construída.  • Pense em quais materiais serão utilizados para fazer as paredes e o telhado.  • Pense em que tipo de energia será utilizada.  • Planeje como a água poderá ser reaproveitada.  • Quanto menos itens você tiver de comprar, melhor! Reutilize!  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Faça um desenho dessa casa indicando os materiais que serão utilizados.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo.  Fim da imagem.

138

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou algumas atividades praticadas pelas pessoas no campo e nas cidades e identificou alguns impactos ambientais dessas atividades na vida dos moradores dos municípios. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Se você pudesse criar um município, como ele seria? Em grupo, vocês vão planejar e representar um município onde os impactos ambientais estudados sejam prevenidos. Para isso, sigam as orientações a seguir.
    1. Elaborem um desenho representando as formas de ocupação do espaço rural e do espaço urbano do município.

      Antes de desenhar, leiam as ideias abaixo.

      • Pensem em uma forma de ocupação que evite o desmatamento nas áreas onde houver atividades ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo.
      • Lembrem-se de que, nas áreas destinadas à agricultura, deve-se dar atenção à utilização exagerada de agrotóxicos e de água, de modo que seja possível preservar o ambiente e a saúde das pessoas.
      • Planejem ruas e estradas para interligar o espaço rural e o espaço urbano e para garantir formas de locomoção menos poluentes.
      • Valorizem as construções que consomem menos água e energia elétrica.
      • Evitem construções em áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios.
      • Reflitam sobre uma forma de ocupação dos espaços do campo e da cidade que não levem à poluição dos rios.
      1. Ao final, apresentem o projeto do grupo para os colegas e o professor.

139

  1. De acordo com a legenda, circule as imagens.

    Ilustração. Quadrado verde. Formas de lazer que já existiam há cerca de cem anos.

    Ilustração. Quadrado azul.  Formas de lazer que não existiam há cerca de cem anos.

Imagem: Ilustração. Uma tenda de circo colorida.   Fim da imagem.

LEGENDA: Ir ao circo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma televisão plana.   Fim da imagem.

LEGENDA: Ver televisão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um videogame com dois controles.   Fim da imagem.

LEGENDA: Jogar videogame . FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma viola marrom.   Fim da imagem.

LEGENDA: Tocar viola. FIM DA LEGENDA.

  1. Ligue as colunas sobre a história do cinema.

Coluna 1

Na época em que o cinema foi criado.

Atualmente.

Coluna 2

Colorido e em preto e branco.

Mudo.

Sonoro.

Apenas em preto e branco.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Exemplifico impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade?

b) Proponho soluções para melhorar o ambiente do lugar onde vivo?

c) Identifico formas de lazer nas cidades brasileiras há cem anos?

d) Identifico mudanças ocorridas no cinema desde seu início até a atualidade?