102
UNIDADE 3. O trabalho no campo e na cidade
LEGENDA: Vista do espaço rural e do espaço urbano do município de Dona Francisca, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
103
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Que elementos podem ser identificados no espaço urbano desse município? E no espaço rural?
- Quais são as principais atividades de trabalho realizadas pelas pessoas no campo e na cidade no município onde você mora?
Fim do complemento.
104
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 9 e 10
Em quais atividades as pessoas podem trabalhar?
CAPÍTULO 9. Atividades de trabalho: agricultura, pecuária e extrativismo mineral
O arroz e o feijão são consumidos diariamente por grande parte da população brasileira e apresentam elevado valor nutritivo. Frutas e verduras também estão na refeição de muitos brasileiros. Esses e muitos outros alimentos são obtidos na atividade agrícola.
Vamos conhecer duas importantes formas de produção agrícola?
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Agricultura de subsistência
Na agricultura de subsistência, os alimentos obtidos são consumidos pelas pessoas que cuidam da plantação, e o que sobra costuma ser vendido em mercados próximos. Nesse tipo de agricultura, são utilizados instrumentos simples, como enxadas, foices e arados. Geralmente, a mão de obra é familiar e as propriedades são pequenas.
LEGENDA: Agricultor no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Agricultura comercial
Na agricultura comercial, os produtos obtidos são destinados à venda. Geralmente, ela é praticada em propriedades de média e de grande extensão, e conta com a utilização de máquinas. Os trabalhadores são assalariados ou meeiros , e a produção é vendida dentro do país e para outros países.
LEGENDA: Colheita mecanizada no município de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, em 2021. FIM DA LEGENDA.
105
2. Quais são as principais diferenças entre a agricultura de subsistência e a agricultura comercial em relação:
- ao tamanho das propriedades?
- _____
- ao tipo de mão de obra?
- _____
- aos equipamentos utilizados?
- _____
- ao destino da produção?
-
_____
3. Faça um desenho para representar o modo de trabalho que predomina na agricultura de subsistência ou na agricultura comercial. Dê um título para o seu desenho.
Agricultura _____
106
Os trabalhadores do campo e suas funções
Por muito tempo, os trabalhadores do campo exerceram suas atividades sem ter os mesmos direitos dos trabalhadores das cidades, como férias, aposentadoria e outros benefícios. Somente a partir de 1991 foram criadas leis para que os trabalhadores rurais tivessem seus direitos garantidos.
Conheça alguns trabalhadores do campo e suas funções.
Administrador da propriedade
Cuida da organização da propriedade e das atividades dos outros trabalhadores, que podem ser pessoas de sua família ou contratadas.
Trabalhador fixo
É responsável pelos cuidados com as plantações ou com a criação de animais em uma propriedade que não é sua, recebendo um salário pelo seu trabalho.
Parceiro
Cuida das plantações ou da criação de animais e divide parte da produção com o dono da propriedade.
Arrendatário
Aluga parte da terra que pertence a um ou mais proprietários e nela trabalha, decidindo as plantas a serem cultivadas e os animais a serem criados.
Boia-fria ou trabalhador volante
Geralmente, são trabalhadores contratados para realizar tarefas de plantio ou colheita por um tempo determinado. Muitos vivem nas cidades próximas às plantações e são transportados de ônibus ou de caminhões até os locais de trabalho.
- Escolham dois tipos de trabalhador que podem ser encontrados no espaço rural brasileiro e leiam novamente suas funções. Comparem os aspectos que são semelhantes e os que são diferentes nas atividades de cada um deles.
107
A pecuária: a criação de animais
A pecuária é uma atividade econômica importante no Brasil. Ela consiste na criação e na reprodução de animais. Por meio da pecuária, obtemos alimentos e matérias-primas como leite, carnes, ovos e couro, para serem transformados em outros produtos nas indústrias.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Pecuária extensiva
Os animais são criados soltos em grandes áreas e alimentam-se nas pastagens. Nessa forma de criação, há um pequeno número de trabalhadores no cuidado com os animais.
LEGENDA: Gado criado solto no pasto no município de Rio Rufino, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Pecuária intensiva
Os animais são criados confinados e, por isso, não são necessárias grandes extensões de terra. No estábulo , os animais recebem alimentação específica, e a retirada de leite pode ser feita mediante a ordenha mecânica. Nesse tipo de criação, é necessário um número maior de trabalhadores.
LEGENDA: Gado criado confinado em curral no município de Itaobim, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Em qual forma de criação é necessário um número maior de trabalhadores? Por quê?
-
_____
3. No município onde você vive há pecuária bovina? Se sim, qual é a forma de criação que predomina: a intensiva ou a extensiva?
- _____
108
Principais produtos da agricultura e da pecuária no Brasil
No Brasil, a agricultura e a pecuária são atividades econômicas responsáveis pela produção de muitos alimentos. Conheça alguns dos principais produtos da atividade agrícola e da criação de animais no Brasil.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Milho: além de ser consumido como alimento, o milho pode ser utilizado para a produção de ração para animais.
LEGENDA: Plantação de milho no município de Mamborê, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Soja: utilizada na fabricação de alimentos industrializados e de ração animal. Grande parte da produção de soja do país é vendida para outros países.
LEGENDA: Plantação de soja no município de Querência, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Café: produto destinado aos mercados interno e externo. O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo.
LEGENDA: Plantação de café no município de Vera Cruz, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Cana-de-açúcar: atualmente é utilizada na produção de diferentes tipos de açúcar e do etanol (usado como combustível em veículos).
LEGENDA: Plantação de cana-de-açúcar na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
109
Arroz: a maior parte da produção nacional desse grão é consumida pela própria população brasileira.
LEGENDA: Plantação de arroz no município de Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Frango: a carne é um dos produtos mais vendidos pelo Brasil para outros países. Os ovos são consumidos, principalmente, pela população do país.
LEGENDA: Criação de frangos no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.
Carne bovina e leite: a carne produzida no Brasil é vendida internamente e para outros países. O leite é destinado, principalmente, ao mercado interno.
LEGENDA: Pecuária bovina no município de Catalão, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Hortaliças, frutas e verduras: a produção é feita, geralmente, em pequenas propriedades, muitas vezes localizadas próximas a grandes cidades.
LEGENDA: Plantação de hortaliças no município de Passos, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
2. Quais produtos apresentados costumam ser consumidos no seu dia a dia?
3. Em seu lugar de viver, há grande produção de algum desses produtos? Se sim, qual?
110
Produtos do extrativismo mineral
Existem muitos recursos minerais no planeta Terra. Os recursos minerais levam milhões de anos para se formar. Por isso, à medida que são extraídos da natureza, diminuem em quantidade.
Conheça alguns recursos minerais utilizados na fabricação de diferentes produtos de uso cotidiano.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Cobre: mineral utilizado principalmente na produção de condutores e fios elétricos e na fabricação de utensílios domésticos.
LEGENDA: Fios de cobre, utilizados em instalações elétricas. FIM DA LEGENDA.
Ferro: mineral utilizado na produção de ferramentas, máquinas, eletrodomésticos e automóveis, por exemplo. Quando misturado com outros elementos e aquecido em altas temperaturas, pode dar origem ao aço.
LEGENDA: Fogão feito de placas de aço. FIM DA LEGENDA.
Bauxita: mineral utilizado na fabricação de alumínio, que é usado na produção de utensílios de cozinha, bicicletas e partes de aviões, por exemplo.
LEGENDA: Utensílio de cozinha feito de alumínio. FIM DA LEGENDA.
111
Areia: mineral que, quando misturado com outros minerais, é utilizado na fabricação do vidro e na construção de casas e edifícios.
LEGENDA: Edifícios com janelas de vidro, fabricado com uso de areia, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Calcário: mineral utilizado na produção de cimento, material que é usado em construções. O calcário também pode ser empregado na preparação de solos para o plantio.
LEGENDA: Cimento sendo utilizado na construção de casa no município de Aracruz, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Cite exemplos de objetos ou móveis presentes em uma moradia que podem ser fabricados com o ferro e com a areia.
-
_____
3. Na escola onde você estuda, há algum objeto produzido a partir da bauxita?
-
_____
- Comente suas respostas com os colegas e o professor.
112
CAPÍTULO 10. O trabalho no campo e na cidade em diferentes tempos
As atividades realizadas pelos trabalhadores do campo passaram por muitas mudanças nos últimos anos. Os vaqueiros, por exemplo, tinham uma rotina muito específica há cerca de cem anos.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos.. FIM DA LEGENDA.
1. Indique com as letras A, B ou C a frase que melhor descreve a atividade do vaqueiro representada em cada imagem.
( ) Conduzir os bezerros para o curral.
( ) Tirar o leite das vacas.
( ) Vigiar o gado no pasto.
113
Atualmente, alguns vaqueiros mantêm as mesmas atividades de trabalho de cerca de cem anos atrás. No entanto, em muitas localidades, o trabalho de criação de animais e de retirada do leite tem passado por mudanças.
2. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Robôs tiram o leite
As vacas [...] se aproximam sozinhas da sala de ordenha atraídas pela ração no cocho . Em seguida um braço robótico inicia o trabalho. Em questão de segundos ele [...] começa a retirada do leite com destino direto ao tanque.
Tudo ocorre sem interferência humana, de forma espontânea. A ordenha ocorre 24 h por dia. Um chip acoplado no pescoço traz informações precisas de cada animal: quantidade de leite produzido por dia, vezes que ruminou, temperatura, entre outras.
FONTE: Robôs tiram o leite. A Hora, 8 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/e1E. Acesso em: 5 abr. 2021.
3. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas a seguir.
- Hoje em dia, a retirada do leite das vacas é feita apenas manualmente?
- _____
- Que informações o chip fornece sobre cada animal?
- _____
LEGENDA: Vaca utilizando um colar com chip para controle eletrônico da produção, na Itália, em 2018. FIM DA LEGENDA.
114
Mudanças na agricultura
Algumas atividades agrícolas também passaram por mudanças nos últimos duzentos anos, como é o caso do cultivo e do descaroçamento do algodão.
1. Quando solicitado, leia um dos textos.
Como era há duzentos anos
Geralmente, os trabalhadores escravizados plantavam e colhiam o algodão manualmente. E, em diversas propriedades, os trabalhadores escravizados recebiam como pagamento cerca de metade da produção, e a outra parte ficava com o dono das terras.
O algodão colhido era passado pelo descaroçador por trabalhadores escravizados que giravam as manivelas para tirar os caroços.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
115
Como é atualmente
Hoje em dia, os trabalhadores que plantam e colhem o algodão, em geral, recebem um pagamento em dinheiro. Em algumas fazendas, a colheita é feita manualmente; em outras, com o uso de máquinas.
LEGENDA: Colheita manual de algodão no município de São Desidério, no estado da Bahia, em 2013. FIM DA LEGENDA.
Atualmente, o descaroçamento do algodão também é feito por trabalhadores assalariados, que controlam máquinas movidas por motores.
LEGENDA: Máquina de colheita e de descaroçamento de algodão no município de Correntina, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Interprete e relacione as informações dos dois textos, comparando as atividades que os trabalhadores da atividade agrícola desenvolviam há duzentos anos com as que desenvolvem atualmente, identificando uma permanência e uma mudança ocorrida.
- _____
116
Mudanças nas cidades
Algumas profissões que eram exercidas nas cidades brasileiras em outros tempos deixaram de existir, ou o número de trabalhadores dedicados a essas profissões diminuiu muito.
LEGENDA: Lanterninhas de cinema na cidade do Rio de Janeiro, em 1937. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cocheiros na cidade de São Paulo, em 1910. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Acendedor de lampiões na cidade do Rio de Janeiro, em 1900. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fotógrafo lambe-lambe na cidade de Londrina, em 1958. FIM DA LEGENDA.
117
LEGENDA: Leiteiro na cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bonde conduzido por motorneiro na cidade de São Paulo, em 1916. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Datilógrafa na cidade do Rio de Janeiro, em 1913. FIM DA LEGENDA.
- Relacione o nome do profissional com a atividade que desenvolvia.
- Coluna 1
Fotógrafo lambe-lambe
Acendedor de lampião
Leiteiro
Datilógrafa
Cocheiro
Lanterninha de cinema
Motorneiro
- Coluna 2
Conduzia um coche, veículo puxado a cavalo, para transportar passageiros.
Acompanhava as pessoas até seus assentos na sala escura do cinema.
Conduzia bondes.
Fotografava as pessoas em espaços públicos, como praças e jardins.
Entregava o leite na casa das pessoas todos os dias.
Datilografava textos e documentosem uma máquina de escrever.
Acendia e apagava os lampiões que iluminavam a cidade.
118
Tempo, tempo...
As pessoas podem estudar as mudanças que ocorreram no trabalho, no campo e na cidade por meio de diferentes fontes históricas, como fotografias, documentos escritos, depoimentos e entrevistas.
Por meio de uma entrevista, podemos saber, por exemplo, das mudanças no trabalho das costureiras, como nos conta dona Júlia Maria Medeiros.
- Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Há sessenta anos
Pergunta – Depois que terminou o curso [de corte e costura, você] procurou um emprego?
Resposta – Foi e consegui, só que eu pensei que fosse igual ao curso, depois chegou lá, eu vi que era diferente. Pensei que eu fosse cortar e alinhavar , confeccionar, e na indústria não existe esse sistema de alinhavar, você tem que ter o golpe de vista e juntar, unir as folhas de tecido e ir embora na máquina. [...]
FONTE: Agulha e linha. Museu da Pessoa, 12 abr. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/e1J. Acesso em: 5 abr. 2021.
Observação: Objetos representados fora de proporção entre si. Fim da observação.
- Como era o trabalho de dona Júlia na fábrica de
confecção
de roupas há sessenta anos?
- _____
119
- Agora, leia o que dona Júlia comenta sobre o trabalho na fábrica de roupas atualmente.
Atualmente
Pergunta – Comparando a [...] produção antiga com a de hoje, o que mudou?
Resposta – [...] Negócio de marcar por exemplo a casa das camisas ou das calças, tinha uns papelões com a medida e era colocado na frente da camisa, ou no cós da calça, para marcar o local onde ia casear , [...] isso não existe mais, a máquina marca, a própria máquina tem o espaço, coloca ali, a máquina faz uma marca [...]. Bom, um pouco pelo modernismo, porque a máquina toma o lugar do ser humano, então, como nas outras categorias, o computador hoje em dia fala mais alto do que o ser humano, então, na costura também tem máquinas modernas que às vezes substituem em parte o serviço manual [...].
FONTE: Agulha e linha. Museu da Pessoa, 12 abr. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/e1J. Acesso em: 5 abr. 2021.
-
Interprete
e relacione as informações dos dois depoimentos para responder às perguntas a seguir.
- O que mudou no trabalho da fábrica de tecidos?
-
_____
- Por que a entrevista dada por dona Júlia pode ser considerada uma fonte histórica oral?
120
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou algumas atividades de trabalho desempenhadas pelas pessoas em diferentes tempos e espaços. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Identifique um produto relacionado às seguintes atividades desenvolvidas no Brasil.
- Agricultura: _____
- Pecuária: _____
- Extrativismo mineral:
_____
O campo: aqui começa a nossa história
No campo, também conhecido como espaço rural, ao lado de extensas áreas cobertas por plantações e pastos formados para a criação de animais, também podemos ver terrenos ainda cobertos de vegetação nativa, colinas, rios com águas cristalinas, muitos pássaros e outros animais da natureza [...].
[...] Dá para ver, também, como parte do ambiente natural foi modificado para dar lugar, por exemplo, às plantações de café, trigo, cana-de-açúcar, laranja, milho; às pastagens de bois, ovelhas e cabras; às instalações de granja para criação de aves e produção de ovos, e aos armazéns para guardar o que foi produzido.
E quem é que cuida de tudo isso? Os trabalhadores do campo, que iniciam suas atividades antes mesmo de o Sol nascer. Eles passam a maior parte do dia plantando, colhendo e cuidando dos animais. [...]
FONTE: Teddy Chu. Do campo à mesa: o caminho dos alimentos. São Paulo: Moderna, s/d. p. 11, 12 e 21.
- Dê dois exemplos de como a paisagem do campo pode ser modificada pelas pessoas.
- _____
121
- Como é a rotina dos trabalhadores do campo em um dia de trabalho?
- _____
- Identifique uma mudança no trabalho de plantio e colheita do algodão entre cerca de duzentos anos e atualmente.
- _____
- Ligue as colunas sobre o trabalho do vaqueiro.
Coluna 1
Atualmente.
Há cem anos.
Coluna 2
Apenas ordenha manual de leite.
Uso de chip na orelha dos animais.
Retirada manual e mecanizada de leite.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico diferentes produtos obtidos na agricultura, na pecuária e no extrativismo mineral? |
|||
b) Reconheço características de trabalhos ligados à agricultura e à pecuária? |
|||
c) Identifico profissões praticadas por muitos trabalhadores em outros tempos e que se tornaram raras hoje em dia? |
|||
d) Identifico mudanças em algumas atividades do campo nos últimos duzentos anos? |
122
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 11 e 12
Que mudanças ocorreram nas atividades das pessoas no campo e na cidade e quais foram os impactos ambientais provocados por essas atividades?
CAPÍTULO 11. O modo de vida no campo e na cidade em diferentes tempos
No Brasil, algumas pessoas que mudaram do campo para as cidades há cerca de cinquenta anos experimentaram diversas transformações no modo de vida, como nos contam Margarida e Lourdes em seus depoimentos.
Do campo à cidade
Margarida – Minha ideia sempre foi essa, assim: lutar. Às vezes tinha que levantar quatro e meia da manhã pra pegar o transporte para trabalhar. Pra tudo a gente tem que ter força de vontade. [...]
Você vê, pra criar um filho lá na Bahia é muito sadio, é muito melhor de criar. Porque ele tem mais liberdade. [...] Então tudo é mais sadio que essa coisa gelada, que fica tanto tempo na geladeira, e perde o sabor. [...]
Lourdes – O leite é tirado do peito da vaca na hora. Lá a gente chega assim na roça, pega aqueles cachos de banana todos maduros, os passarinhos comendo... Acho mais saboroso. Tudo assim: pegar fresquinho, na hora.
FONTE: Antônia Alves Oliveira. Os nordestinos em São Paulo. São Paulo: Paulinas, 1982. p. 43 e 45.
1. Interprete e relacione as informações dos depoimentos de Lourdes e Margarida e responda: o que mudou na alimentação delas após se mudarem para a cidade de São Paulo?
- _____
LEGENDA: Fazenda de gado no município de Paulo Afonso, no estado da Bahia, em 1952. FIM DA LEGENDA.
123
Muitos brasileiros continuaram se mudando do campo para a cidade. Porém, a quantidade de pessoas que se mudaram da cidade para o campo tem aumentado.
Da cidade ao campo
No campo, tem cores que anunciam que é hora de levantar. Mas ninguém sai de casa pra lida antes de ouvir o som do café sendo coado.
[...] Só depois de saborear a bebida é que pai e filhos seguem juntos para cuidar das plantações de uva e laranja. Não é só trabalho, é quase um dom.
Hugo Denardi diz que tinha tudo para exercer outra profissão, mas a vida foi tomando rumos que o levaram a exercer o ofício de agricultor. O prazer vem de mexer com a terra e de sentir o cheiro do campo. Essa foi a escolha do ex-professor e ex-funcionário de uma transportadora.
Os filhos de Hugo moravam na cidade, tiveram comércio, mas cinco anos atrás saíram do meio do asfalto e vieram trabalhar com o pai. [...] A cidade tentou fisgar os irmãos, mas o apelo da roça foi mais forte.
Rodrigo Denardi conta que não consegue mais viver sem sentir o gosto da vida na roça. O irmão, Rafael, concorda e fala que vai passar aos filhos esse amor pela agricultura. São exemplos comuns no meio rural.
FONTE: Dia do agricultor: Nosso Campo faz homenagem a quem vive do que a terra produz. G1, 30 jul. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1X. Acesso em: 5 abr. 2021.
2. Hugo foi professor e funcionário de uma transportadora antes ou depois de ser agricultor?
-
_____
3. Onde moravam os filhos de Hugo e por que eles se mudaram?
- _____
LEGENDA: Plantação de laranja no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
124
Formas de lazer nas cidades
As formas de lazer dos moradores das cidades brasileiras também mudaram muito ao longo do tempo.
Algumas formas de lazer
Ao contrário de hoje, quando as pessoas se fecham cada vez mais em suas casas ou em ambientes reservados [...], era hábito comum as pessoas se reunirem após o jantar para conversar nas calçadas. Levavam cadeiras para a rua para poderem conversar sentadas.
Um costume daquele tempo era fazer serenatas acompanhadas por bandolins, flautas e clarinetas. Grupos de seresteiros saíam às ruas para homenagear algumas famílias. Paravam em frente a uma casa e cantavam, acompanhados por seus instrumentos musicais.
FONTE: Nicolina Luiza de Petta. A fábrica e a cidade até 1930. São Paulo: Atual, 1995. p. 26.
LEGENDA: Serenata, pintura de Candido Portinari, de 1959. FIM DA LEGENDA.
1. Quais formas de lazer foram citadas no texto?
( ) Assistir à televisão.
( ) Fazer serenata.
( ) Colocar cadeira na calçada para se sentar e conversar.
2. Em casa, leia o texto em voz alta para um adulto de sua convivência.
125
Explorar fonte histórica visual
Observe o cartaz que apresenta uma forma de lazer muito presente entre os moradores das cidades há cerca de cem anos.
LEGENDA: Cartaz de propaganda da Trupe Irmãos Temperani, de cerca de 1920. FIM DA LEGENDA.
- Liste duas atividades representadas no cartaz. Com base na sua resposta, identifique qual é a forma de lazer que o cartaz apresenta.
- _____
- Cite um elemento do cartaz que indica que se trata de uma propaganda.
- _____
126
MUDANÇAS NO
CINEMA
1895
Primeira exibição de cinema, realizada na França pelos irmãos Lumière. O filme A saída dos trabalhadores da fábrica é mudo e em preto e branco.
LEGENDA: Cena do filme A saída dos trabalhadores da fábrica, dos irmãos Lumière, de 1895. FIM DA LEGENDA.
1927
O cantor de jazz é o primeiro filme com trechos com diálogos sonoros.
LEGENDA: Cena do filme O cantor de jazz, dirigido por Alan Crosland, de 1927. FIM DA LEGENDA.
127
1937
Criação de uma técnica de colorização de filmes mais eficiente, que foi aplicada à animação Branca de Neve e os Sete Anões, lançada nos Estados Unidos.
LEGENDA: Cena do filme Branca de Neve e os Sete Anões, do diretor David Hand, de 1937. FIM DA LEGENDA.
1953
A tecnologia de filmagem e exibição em 3D (três dimensões), que vinha sendo desenvolvida em filmes curtos, foi aplicada na grande produção Museu de cera , lançada em 1953.
LEGENDA: Cena do filme Museu de cera , do diretor André de Toth, de 1953. FIM DA LEGENDA.
1. Em que ano o primeiro filme foi lançado no cinema? Qual era o seu título?
-
_____
2. O lançamento de um filme utilizando técnica mais eficiente de colorização ocorreu antes ou depois do primeiro filme com diálogos sonoros?
-
_____
3. Em casa, reconte para um adulto alguns fatos da história do cinema.
128
CAPÍTULO 12. Campo e cidade: impactos ambientais
Grande parte das atividades que ocorrem no campo está relacionada às atividades realizadas na cidade. Observe a representação.
LEGENDA: As atividades realizadas no campo abastecem a população das cidades com produtos da agricultura, da pecuária e do extrativismo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As atividades realizadas na cidade abastecem a população do campo com produtos da indústria, por meio do comércio. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação esquemática sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
1. Que relação entre as atividades econômicas do campo e as da cidade foi representada na imagem?
-
_____
2. Cite três produtos representados na ilustração que costumam ser produzidos:
- no campo.
- na cidade.
129
Cartografando
Na paisagem retratada na fotografia, podem ser identificadas duas atividades econômicas.
LEGENDA: Vista de área no município de Ibiporã, no estado do Paraná, em 2015. FIM DA LEGENDA.
- Qual atividade econômica pode ser observada no plano 1 da fotografia?
- _____
- No plano 2, qual atividade econômica pode ser observada?
- _____
- Quais elementos da paisagem você
observa
no plano 3 da fotografia?
-
_____
-
_____
- É possível afirmar que as atividades econômicas retratadas causaram transformações na paisagem? Explique.
130
O campo: impactos socioambientais
O espaço rural brasileiro tem passado por diversas transformações. Algumas dessas transformações causam impactos ao ambiente e à vida das pessoas.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
A mecanização da agricultura
Atualmente, tem sido cada vez mais comum o uso de máquinas, como tratores e colheitadeiras, na agricultura. Esse uso ocasiona o aumento da produção agrícola, mas, por outro lado, faz crescer o desemprego no campo, já que muitas dessas máquinas substituem o trabalho que antes era feito pelas pessoas.
LEGENDA: Colheitadeiras em plantação de algodão no município de Campo Verde, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
O desmatamento
Muitas vezes, as pessoas retiram a vegetação natural para praticar a agricultura, a pecuária e a mineração. A retirada da vegetação natural, chamada de desmatamento, já ocasionou a extinção de diversas espécies animais e vegetais, além de ter contribuído para o empobrecimento do solo e afetado o curso dos rios e o regime de chuvas.
Ainda que o desmatamento seja proibido em diversas localidades, essa prática ainda ocorre de forma irregular no Brasil.
LEGENDA: Desmatamento para a extração mineral no município de Altamira, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
131
O uso excessivo de água
Nas atividades ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo mineral, utiliza-se grande quantidade de água. Esse uso intenso pode causar a redução da quantidade de água disponível para o consumo das pessoas.
LEGENDA: A irrigação é uma das práticas humanas que mais fazem uso de água. Irrigação em plantação no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
O uso inadequado de agrotóxicos
Agrotóxicos são substâncias desenvolvidas para prevenir ou eliminar pragas que atacam as plantações. O uso de agrotóxicos possibilita um aumento da produção agrícola, mas seu uso frequente e inadequado pode ocasionar a contaminação do solo e de diversos cursos de água. A ingestão de agrotóxicos pode prejudicar a saúde humana e animal.
LEGENDA: Aplicação de agrotóxicos em plantação de laranjas no município de Cristalina, no estado de Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Identifique uma ação humana praticada no espaço rural brasileiro que tem causado prejuízos ao ambiente e explique como isso ocorre.
3. Identifique uma ação humana praticada no espaço rural brasileiro que tem causado prejuízos às pessoas e explique como isso ocorre.
4. Escolha uma das ações comentadas nas atividades anteriores e pense em uma forma de controlar ou reduzir os impactos que ela causa.
- _____
132
A cidade: problemas socioambientais
No processo de crescimento de grande parte das cidades brasileiras, as formas de ocupação e algumas atividades de trabalho vêm provocando diversos problemas sociais e ambientais. Veja alguns exemplos.
Moradias em áreas de risco
A falta de moradias dignas a preços mais acessíveis à população é um problema comum nas grandes cidades. Muitas pessoas sem condição de comprar ou alugar uma casa acabam ocupando áreas inadequadas, como as encostas de morros e as margens de rios e córregos.
Contaminação e poluição das águas
Em muitas cidades, o sistema de tratamento de esgoto não atende a todas as moradias, estabelecimentos comerciais e indústrias. Esse esgoto não tratado acaba por contaminar córregos e rios. Além disso, muitas vezes, também há despejo de lixo nesses cursos de água, favorecendo sua poluição e o aumento de doenças na população.
LEGENDA: Moradias em área de risco no município de Osasco, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ruas sem coleta de esgoto no município de Maceió, no estado de Alagoas, em 2018. FIM DA LEGENDA.
133
Engarrafamentos
Em muitas cidades brasileiras, os sistemas de transporte coletivo são deficientes, contribuindo para o aumento do número de automóveis. Isso causa congestionamentos, que dificultam o deslocamento das pessoas no dia a dia e agravam a poluição do ar.
LEGENDA: Congestionamento em avenida no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Baixa qualidade de serviços públicos
Outro problema que atinge a vida de grande parte dos moradores das cidades é a má qualidade dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação, coleta de lixo e segurança. Isso afeta as pessoas e as atividades econômicas realizadas na cidade; principalmente, aquelas que são relacionadas à indústria, ao comércio e à prestação de serviços.
LEGENDA: Fila de pessoas para vacinação no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
1. No espaço urbano do município onde você vive, existem os problemas sociais e ambientais mencionados? Se sim, quais?
- _____
134
2. Em sua opinião, quais medidas poderiam ser tomadas para solucionar um dos problemas urbanos mencionados? Pensando nisso, escreva uma proposta que favoreça a qualidade de vida das pessoas e as atividades econômicas desenvolvidas nas cidades. Depois, faça um desenho para representar como seria a paisagem de uma cidade sem esse problema.
- _____
135
Boxe complementar:
Investigue
- Procure em jornais, revistas ou na internet uma notícia que trate de um problema ambiental ou social no município onde você vive. Cole a notícia no espaço abaixo.
_____
- Qual problema foi abordado na notícia?
_____
- Esse problema ocorre no espaço urbano ou rural de seu município?
-
_____
-
_____
- De acordo com a notícia, a população do município fez alguma reclamação ou apresentou alguma proposta para resolver esse problema? Explique sua resposta.
Fim do complemento.
136
Construções que provocam menos impactos ambientais
Existem novos métodos de construção planejados para que a ocupação humana não prejudique o ambiente.
Atualmente, morar em um edifício ou em uma casa que cause poucos impactos ao ambiente é o desejo de muitas pessoas.
- Observe a representação e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.
137
Cartografando
- Você vai planejar como construir uma casa que cause poucos impactos ao ambiente em uma cidade. Para isso, analise as recomendações a seguir.
- Evite retirar as árvores do terreno onde a casa será construída.
- Pense em quais materiais serão utilizados para fazer as paredes e o telhado.
- Pense em que tipo de energia será utilizada.
- Planeje como a água poderá ser reaproveitada.
- Quanto menos itens você tiver de comprar, melhor! Reutilize!
- Faça um desenho dessa casa indicando os materiais que serão utilizados.
138
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou algumas atividades praticadas pelas pessoas no campo e nas cidades e identificou alguns impactos ambientais dessas atividades na vida dos moradores dos municípios. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Se você pudesse criar um município, como ele seria? Em grupo, vocês vão planejar e representar um município onde os impactos ambientais estudados sejam prevenidos. Para isso, sigam as orientações a seguir.
- Elaborem um desenho representando as formas de ocupação do espaço rural e do espaço urbano do município.
Antes de desenhar, leiam as ideias abaixo.
- Pensem em uma forma de ocupação que evite o desmatamento nas áreas onde houver atividades ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo.
- Lembrem-se de que, nas áreas destinadas à agricultura, deve-se dar atenção à utilização exagerada de agrotóxicos e de água, de modo que seja possível preservar o ambiente e a saúde das pessoas.
- Planejem ruas e estradas para interligar o espaço rural e o espaço urbano e para garantir formas de locomoção menos poluentes.
- Valorizem as construções que consomem menos água e energia elétrica.
- Evitem construções em áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios.
- Reflitam sobre uma forma de ocupação dos espaços do campo e da cidade que não levem à poluição dos rios.
- Ao final, apresentem o projeto do grupo para os colegas e o professor.
- Elaborem um desenho representando as formas de ocupação do espaço rural e do espaço urbano do município.
139
- De acordo com a legenda, circule as imagens.
Formas de lazer que já existiam há cerca de cem anos.
Formas de lazer que não existiam há cerca de cem anos.
LEGENDA: Ir ao circo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ver televisão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jogar videogame . FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tocar viola. FIM DA LEGENDA.
- Ligue as colunas sobre a história do cinema.
Coluna 1
Na época em que o cinema foi criado.
Atualmente.
Coluna 2
Colorido e em preto e branco.
Mudo.
Sonoro.
Apenas em preto e branco.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Exemplifico impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade? |
|||
b) Proponho soluções para melhorar o ambiente do lugar onde vivo? |
|||
c) Identifico formas de lazer nas cidades brasileiras há cem anos? |
|||
d) Identifico mudanças ocorridas no cinema desde seu início até a atualidade? |