140
UNIDADE 4. Cuidar do que é de todos
Observação: Representação sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
141
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Identifique nessa paisagem três locais que podem ser frequentados por todas as pessoas.
- No seu lugar de viver, existem locais semelhantes a esses?
- Quais mudanças poderiam ser realizadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas no local representado?
Fim do complemento.
142
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 13 e 14
Quais atividades e serviços podem ser realizados nos espaços públicos e privados?
CAPÍTULO 13. Espaço público e espaço privado
As pessoas realizam suas atividades em diferentes espaços. Alguns espaços são de uso privado, isto é, podem ser utilizados apenas por algumas pessoas. Outros podem ser frequentados por todas as pessoas e, por isso, são chamados espaços públicos.
No dia a dia, as pessoas convivem em espaços públicos e privados variados, como retratado nas fotografias.
LEGENDA: Família almoçando em sua moradia no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mulher e criança passeando em um parque no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças brincando em uma praia no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Criança dormindo em sua moradia no município de Paulista, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
143
LEGENDA: Pessoas em um parque no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Família em sua moradia no município de Curitiba, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
1. Usando lápis de cor, pinte o quadrinho de cada fotografia de acordo com a legenda.
Espaço público.
Espaço privado.
2. Desenhe um espaço em que você e as pessoas de sua convivência realizam atividades de lazer juntos. Depois, faça o que se pede.
- Você representou um:
( ) espaço público.
( ) espaço privado.
- Que atividades você representou nesse espaço?
144
Diversas atividades
Os espaços públicos podem oferecer às pessoas diferentes tipos de atividades, como a leitura e o estudo.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Bibliotecas públicas
No térreo da Biblioteca de São Paulo, ouve-se o burburinho de crianças brincando nos computadores, jogando jogos de tabuleiros ou circulando entre as estantes de livros infantojuvenis até se acomodarem em algum dos pufes com as obras que escolheram.
No andar de cima, adultos leem livros de papel [...], teclam em seus laptops ou assistem a DVDs nos computadores comunitários. [...]
Outro exemplo vem das bibliotecas-parque no Rio de Janeiro, como a de Manguinhos, [...] com acervo, espaços culturais, sala de reunião, laboratórios e cursos.
FONTE: Paula Adamo Idoeta. No Brasil, bibliotecas inovadoras convivem com quadro de descaso. BBC Brasil, 25 jan. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/e22. Acesso em: 27 jun. 2021.
2. Localize e retire do texto informações sobre as atividades realizadas nas bibliotecas públicas citadas na reportagem.
- Atividades realizadas pelas crianças.
- _____
- Atividades realizadas pelos adultos.
-
_____
3. Que tal exercitar seu vocabulário? Retome no glossário o significado da palavra burburinho e escreva uma frase incluindo essa palavra.
- _____
145
Além das bibliotecas, outros espaços públicos, como as praças, possibilitam a realização de atividades de lazer.
4. Observe as fotografias e marque com um X as atividades que costumam ocorrer em praças públicas.
LEGENDA: Crianças jogando futebol no município de Macapá, no estado do Amapá, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças brincando em Brasília, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas conversando no município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças nadando em piscina no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
146
Os espaços públicos em diferentes tempos
As primeiras praças brasileiras, também chamadas de largos, geralmente eram compostas de um espaço livre, aberto e rodeado de construções, como representado na pintura.
LEGENDA: São Pedro, pintura de Jean-Baptiste Debret, 1827. FIM DA LEGENDA.
1. Sobre a praça representada na pintura, preencha os quadros com as palavras abaixo.
vegetação
pessoas passeando
igreja
bancos para sentar
brinquedos
pessoas conversando
Tabela: equivalente textual a seguir.
Existe na praça da pintura |
Não existe na praça da pintura |
|
---|---|---|
_____ |
_____ |
2. Em sua opinião, além das atividades representadas na pintura, que outras atividades as pessoas poderiam realizar nessa praça?
147
Nas primeiras praças brasileiras, as pessoas realizavam diversas atividades, como as citadas no texto a seguir.
3. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
As pessoas na praça
Essas praças serviam como ponto de encontro e de bate-papos entre amigos, e nelas, em fins de semana, se realizavam festas [...] e jogos.
[...] Nas ocasiões de festas, ricos e pobres saíam às ruas. As mulheres vestiam suas melhores roupas e aproveitavam as festividades para conversar umas com as outras e observar o movimento da cidade.
[...] a cidade era enfeitada, as ruas cuidadosamente limpas e as portas e janelas das casas ornamentadas com flores e toalhas de renda.
FONTE: Avanete Pereira de Souza. Salvador: capital da colônia. São Paulo: Ática, 1995. p. 26 e 36.
LEGENDA: Marimba, passeio de domingo à tarde, pintura de Jean-Baptiste Debret, 1826. FIM DA LEGENDA.
4. Localize e grife no texto as atividades que as pessoas costumavam realizar nas praças.
5. Que atividade as pessoas representadas na pintura estão realizando?
-
_____
6. Em casa, leia o texto em voz alta para um adulto de sua convivência.
148
Tempo, tempo...
Ao longo do tempo, os governantes brasileiros criaram espaços públicos para a convivência das pessoas, como o Passeio Público inaugurado na cidade de Fortaleza em 1880.
Esse Passeio Público foi projetado para ser um espaço florido, arejado, para o passeio a pé e o encontro entre pessoas.
No Passeio Público de Fortaleza havia equipamentos urbanos, como o coreto e uma pista de patinação, onde se alugavam patins para atividades esportivas, além de lagos e chafarizes.
Nas tardes e noites de quinta-feira e domingo ocorriam algumas apresentações musicais no coreto.
O Passeio Público era um espaço para uso de todos, mas era separado em três partes, e cada parte era frequentada por um grupo social diferente.
LEGENDA: Passeio Público no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 1905. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com o texto, o que havia no Passeio Público de Fortaleza para o lazer das pessoas?
- Como eram as roupas dos homens, das mulheres e dos meninos retratados na fotografia?
-
_____
-
_____
- Reconte para um adulto de sua convivência as atividades que eram realizadas no Passeio Público de Fortaleza.
149
De 1990 a 2012, o Passeio Público de Fortaleza ficou abandonado devido à falta de manutenção de suas construções. No início de 2012, ele foi reformado e voltou a ser bastante frequentado pelos moradores da cidade, como explica a notícia.
Diário do Nordeste 22 de dezembro de 2012
Passeio Público ressurge na história como palco de grandes momentos
[...] [o Passeio Público] é um espaço onde se vê um pouco de tudo: aulas de dança, pintura e experimentais de fotografia; [...] excursões escolares e de turistas; visita das turmas de formatura. Ufa!
[...] Lá, as pessoas podem escutar música ao vivo, almoçar diariamente e até tomar um café apreciando a bela paisagem, ler ou acessar a internet gratuitamente.
FONTE: Ilo Santiago Jr. Passeio Público ressurge na história como palco de grandes momentos. Diário do Nordeste, 22 dez. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/e27. Acesso em: 11 jun. 2021.
LEGENDA: Passeio Público no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Compare as atividades realizadas no Passeio Público de Fortaleza por volta de 1905 e as atividades citadas na notícia de 2012 e identifique:
- uma mudança.
- _____
- uma permanência.
- _____
150
CAPÍTULO 14. As pessoas e os serviços públicos
Em muitas localidades, diversos serviços públicos são prestados à população visando garantir que todos tenham boa qualidade de vida.
1. Observe a representação e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.
151
Observação: Representação sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
152
2. Consulte a representação e os textos das páginas anteriores para realizar as atividades.
- Cite cinco serviços públicos prestados à população que foram representados na imagem.
- _____
- Em quais construções representadas na imagem acontecem os serviços de:
- educação? _____
- saúde? _____
- lazer? _____
- Quais dos serviços representados na imagem existem no lugar onde você vive? Crie e desenhe um símbolo para representar cada um deles e escreva seu significado.
- _____
3. Converse com um adulto de sua convivência e liste quais são os serviços públicos de boa qualidade e os serviços públicos que precisam melhorar no lugar onde você vive.
- Serviços públicos de boa qualidade
- _____
- Serviços públicos que precisam melhorar
- _____
- Compartilhe sua resposta com os colegas e o professor.
153
Quem paga pelos serviços públicos?
Todas as pessoas têm direito aos serviços públicos. Eles são prestados diretamente por instituições públicas ou por empresas particulares, que devem seguir regras definidas pelo governo.
O dinheiro necessário para executar e manter os serviços públicos vem de impostos e taxas pagos pela população. Geralmente, o valor de impostos e taxas está incluído nas contas de água, luz, entre outras.
O dinheiro arrecadado com os impostos e as taxas também é utilizado para pagar os salários dos governantes e dos servidores públicos.
- Observem a fotografia.
LEGENDA: Calçada de uma rua no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais serviços públicos não estão sendo fornecidos aos moradores da rua retratada na fotografia?
-
_____
- Os serviços públicos devem ser de qualidade e são de responsabilidade do governo. Proponham uma ação que poderia ser feita pela população para melhorar os serviços públicos nessa localidade.
154
Quem trabalha nos serviços públicos?
As pessoas que trabalham nos diversos serviços públicos são denominadas servidores públicos ou funcionários públicos.
Os servidores públicos atendem aos interesses de toda a população e contribuem para a qualidade de vida da população de um município, de um estado ou do país.
Para que um serviço público seja prestado com qualidade, é necessário que existam vários profissionais realizando suas funções com responsabilidade e transparência.
Todos têm direito aos serviços públicos que são considerados essenciais à qualidade de vida da população. Nesse sentido, o servidor público tem um papel fundamental para garantir esses direitos e para cuidar do que é de todos.
- Observe uma mensagem divulgada pelo Corpo de Bombeiros do estado do Rio Grande do Sul.
LEGENDA: Cartaz produzido pelo Corpo de Bombeiros do estado do Rio Grande do Sul em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Esse cartaz foi elaborado em homenagem a qual data comemorativa?
- _____
- Considerando a mensagem do cartaz e o texto desta página, explique qual é a importância do trabalho do servidor público.
_____
155
Boxe complementar:
Entreviste
Para entender melhor a importância do trabalho dos servidores públicos, vocês realizarão uma entrevista com alguns profissionais do serviço público. Com a orientação do professor, reúnam-se em grupos e sigam as etapas.
Etapa 1
- Façam um levantamento dos diferentes profissionais que atuam nos serviços públicos do seu lugar de viver.
- Escolham dois servidores públicos para serem entrevistados.
- Escolham um integrante do grupo que, na companhia do professor, convidará os profissionais para a entrevista com a classe.
Etapa 2
- Elaborem perguntas para serem feitas aos entrevistados, por exemplo:
- Como é o seu trabalho no dia a dia?
- Quais são os aspectos favoráveis e desfavoráveis do seu trabalho?
- Qual é a importância do seu trabalho para a sociedade?
- Lembrem-se de agradecer a presença deles ao término da conversa.
Etapa 3
- Depois das entrevistas,
conversem
em grupo sobre quais foram as principais descobertas em relação ao trabalho dos servidores públicos entrevistados. Registre as conclusões no espaço a seguir.
Fim do complemento.
156
A coleta de lixo
A coleta, o encaminhamento e o tratamento do lixo são serviços públicos essenciais para garantir a qualidade de vida das pessoas. Veja, a seguir, alguns tipos de lixo produzidos nas cidades.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Tipos de lixo
157
Para onde vai o lixo?
Dar destino adequado ao lixo é muito importante para evitar doenças e não prejudicar o ambiente. Além disso, diversos objetos que costumam ir para o lixo podem ser reaproveitados, ou seus materiais podem ser reciclados. Conheça, a seguir, alguns destinos do lixo.
2. Quais são os principais tipos de lixo produzidos em uma cidade?
-
_____
3. Os diferentes tipos de lixo produzidos em uma cidade têm o mesmo destino? Justifique sua resposta.
-
_____
4. Quais são as vantagens da utilização do aterro sanitário em relação ao lixão?
- _____
158
Trabalho de campo
Vamos observar como o lixo está sendo cuidado no entorno da escola? Para isso, sigam as etapas.
Etapa 1
- Com base em uma planta ou em imagens digitais do município onde vocês estão, localizem as ruas do entorno da escola e os principais pontos de referência que auxiliam em sua localização.
- Junto com o professor, planejem um trajeto para caminhar e escolham alguns locais de parada para vocês fazerem observações sobre a
coleta
e o destino do lixo no entorno da escola.
Etapa 2
- No dia e no horário combinados, acompanhem o professor na caminhada. Lembrem-se de levar caderno e lápis para fazer anotações.
- Registrem os locais em que foram encontradas lixeiras públicas e lixeiras de lixo reciclável, assim como os locais onde o lixo foi descartado inadequadamente. Procurem observar ruas, calçadas, praças e outros locais públicos.
- Se possível,
conversem
com os moradores locais sobre o serviço de
coleta
de lixo.
Etapa 3
- De volta à sala de aula, compartilhem as informações coletadas.
- Utilizando uma planta ou imagem digital impressa, elaborem uma representação do entorno da escola.
- Criem uma legenda para representar as situações observadas em relação ao lixo e indiquem sua localização.
- Se possível, exponham o resultado do trabalho em um painel na sala de aula, na escola ou em canais digitais para o acesso virtual da comunidade escolar.
159
O lixo e as pessoas
Um dos deveres de todos nós é jogar o lixo na lixeira. No entanto, há pessoas que ainda descartam lixo nas ruas, nas praças, nas praias, nos rios e em outros locais inadequados. Vamos refletir sobre esse problema?
- Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Quadrilha da sujeira
Inspirado em Quadrilha , de Carlos Drummond de Andrade.
João joga um palitinho de sorvete na rua de Teresa que joga uma latinha de refrigerante na rua de Raimundo que joga um saquinho plástico na rua de Joaquim que joga uma garrafinha velha na rua de Lili.
Lili joga um pedacinho de isopor na rua de João que joga uma embalagenzinha de não sei o que na rua de Teresa que joga um lencinho de papel na rua de Raimundo que joga uma tampinha de refrigerante na rua de Joaquim que joga um papelzinho de bala na rua de J. Pinto Fernandes que ainda nem tinha entrado na história.
FONTE: Ricardo Azevedo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais. São Paulo: Moderna, 2007. p. 31.
- O que as personagens citadas no texto estavam fazendo?
- _____
- Em sua opinião, quais são as consequências dessa atitude para a qualidade de vida dos moradores desse local e para o ambiente?
- _____
160
Cartografando
Observe a representação das ruas e da história criada por Ricardo Azevedo no texto da página anterior, intitulado Quadrilha da sujeira.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
161
- Agora, leia a legenda da representação da página anterior.
Legenda
LEGENDA: Palito de sorvete. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caixa de papelão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sacola plástica. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lata de refrigerante. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lenço de papel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Isopor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Garrafa de vidro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tampinha de refrigerante. FIM DA LEGENDA.
- Nessa legenda, qual é o símbolo que está faltando? Em qual rua ele foi jogado?
- _____
- Quais objetos foram jogados na rua José de Anchieta?
- _____
- Alguns objetos citados no texto podem ser reciclados. Quais desses objetos você colocaria em cada uma das lixeiras ao lado?
- Lixeira vermelha: _____
- Lixeira azul: _____
- Lixeira verde: _____
- Lixeira amarela:
_____
- No seu lugar de viver, ocorrem situações semelhantes à descrita no texto Quadrilha da sujeira? Explique.
LEGENDA: Lixeiras para coleta de material reciclável. FIM DA LEGENDA.
162
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 13 e 14
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou sobre algumas atividades e serviços realizados nos espaços públicos e privados. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Leia o texto.
Os moradores do bairro Santa Isabel e bairros adjacentes estão utilizando a nova praça reconstruída pela prefeitura [...].
[A praça possui] playground infantil, área para realização de eventos e feira livre, quadra poliesportiva, passeio público, bancos, lixeiras, paisagismo e boa iluminação.
FONTE: Praça revitalizada estimula convivência e proporciona mais qualidade de vida em Várzea Grande. Associação Mato-grossense dos Municípios, 28 jan. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fqK. Acesso em: 28 jun. 2021.
- O espaço descrito no texto é:
( ) uma biblioteca.
( ) uma praça.
( ) um hospital.
( ) um cinema.
- Esse espaço é público ou privado?
- _____
- Cite dois equipamentos urbanos que fazem parte desse espaço.
- _____
- O espaço descrito no texto é:
- Classifique os espaços a seguir de acordo com a legenda.
(PU) Espaço público.
(PRI) Espaço privado.
- Cozinha da moradia de uma família. _____
- Posto de saúde da prefeitura. _____
- Quarto de uma casa. _____
163
- Reúnam-se em grupos e reflitam sobre como vocês podem contribuir para reduzir ou reciclar o lixo produzido nas moradias e nos estabelecimentos comerciais do lugar onde vocês vivem. Escrevam a proposta que acharem mais interessante e que vocês
consideram
possível cumprir.
-
_____
-
_____
- Pensando na importância do trabalho dos servidores públicos para a população, reúnam-se em grupos e organizem uma campanha de valorização desses profissionais, por meio de cartazes ou imagens digitais. Cada grupo
deve
escolher uma categoria de profissionais desse setor, como a dos bombeiros, dos enfermeiros ou dos garis.
- Se possível, exponham esses cartazes na escola.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais adequada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens
Sim
Em parte
Não
a) Reconheço serviços públicos importantes para a qualidade de vida das pessoas?
b) Identifico diferentes tipos de lixo produzidos e seus principais locais de destino?
c) Proponho ações relacionadas ao lixo que podem contribuir para a preservação do ambiente?
d) Diferencio espaço público de espaço privado?
e) Identifico exemplos de espaços públicos?
- Se possível, exponham esses cartazes na escola.
164
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Como as pessoas obtêm e utilizam a água nos dias de hoje? E como faziam isso em outros tempos?
CAPÍTULO 15. A água no dia a dia das pessoas
Todos nós precisamos de água para viver. Além de ser essencial à sobrevivência das pessoas e de outros seres vivos, a água é fundamental para a realização de várias atividades do cotidiano.
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Criança bebendo água. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoa lavando louça. FIM DA LEGENDA.
- Quais são os usos da água retratados nas fotografias?
-
_____
- A fotografia A retrata o uso da água para a manutenção da vida. Que tipo de água as pessoas devem beber? Por quê?
165
O tratamento da água
O tratamento da água é um serviço público essencial para a população.
A água destinada ao consumo das pessoas precisa ser limpa, ou seja, não pode conter microrganismos que fazem mal à saúde.
Nos rios e nas represas, a água pode apresentar impurezas. O processo de retirada de impurezas da água é chamado tratamento da água.
A água adequada para o consumo é denominada água potável.
LEGENDA: Placa indicando a qualidade da água na nascente de um rio no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
1. O que a placa da fotografia informa?
-
_____
2. Você já viu placas como essa? Se sim, compartilhe sua experiência com os colegas.
3. Qual é a importância do tratamento da água para as pessoas?
- _____
166
Observe a representação das etapas do tratamento de água.
Fonte: Sabesp. Tratamento de água. Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 12 maio 2021.
4. Complete o texto com as palavras do quadro a seguir.
microrganismos
represa
filtração
flocos
decantação
estação de tratamento
A água de uma _____ é levada até uma _____.
167
Nela, a água recebe substâncias que fazem com que as impurezas se juntem, formando _____. Eles se depositam no fundo do tanque de _____, separando-se da água.
Em seguida, a água passa por um processo de _____ e recebe outras substâncias, que eliminam os _____.
168
O tratamento do esgoto
Assim como o tratamento da água, o tratamento do esgoto é um serviço público importante para a qualidade de vida das pessoas e para a preservação do ambiente.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Coleta e tratamento de esgoto
Ao lavar as mãos, tomar banho, lavar as roupas, louças e usar a descarga do vaso sanitário, forma-se o esgoto.
O contato com esta água residual pode causar doenças pela quantidade de microrganismos ou resíduos tóxicos que provocam o crescimento de bactérias, vírus ou fungos.
Daí a importância dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos, pois eles evitam a contaminação e transmissão de doenças.
Além das questões de saúde, o sistema de coleta e tratamento de esgotos também evita a poluição dos córregos, rios e mares, com a preservação dos recursos hídricos e fontes de abastecimento de água.
FONTE: Sabesp. Coleta de esgotos. Disponível em: http://fdnc.io/fqM.
2. Observe a representação.
Observação: Representação esquemática sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
- O esgoto da fábrica representada está sendo despejado de maneira correta? Justifique sua resposta.
- _____
169
3. Consulte as páginas anteriores e numere as etapas do processo de tratamento da água na sequência em que elas ocorrem.
LEGENDA: A água é retirada de rios e represas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A água passa por um processo de filtração, que elimina pequenas partículas de impurezas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A água tratada é armazenada. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A água é distribuída para a população. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Investigue
- Converse com um adulto de sua convivência para responder às perguntas.
- Em seu lugar de viver, todas as pessoas têm acesso à água tratada?
( ) Sim.
( ) Não.
- A água que você utiliza na sua moradia é:
( ) tratada e encanada.
( ) retirada de um poço.
- No lugar onde você vive, o esgoto é tratado?
( ) Sim.
( ) Não.
- Em seu lugar de viver, todas as pessoas têm acesso à água tratada?
- Comente suas respostas com o professor, para que ele as registre na lousa.
- Com base nas informações registradas, assinale um dos símbolos a seguir para indicar a situação do tratamento da água e do esgoto em seu lugar de viver.
( )
( )
( )
Fim do complemento.
170
Uso consciente da água
Apesar de existir grande quantidade de água no planeta Terra, a maior parte dela não pode ser consumida pelas pessoas por conter grande quantidade de sal ou por estar congelada nas geleiras. Por isso, é essencial usar a água de forma consciente nas atividades do dia a dia.
1. Assinale as atividades feitas em sua moradia que envolvem o uso de água.
( ) Cozinhar.
( ) Regar as plantas.
( ) Tomar banho.
( ) Lavar louça.
( ) Beber.
( ) Lavar roupa.
( ) Limpar a casa.
( ) Escovar os dentes.
( ) Outras: ._____
2. Em sua moradia, a água utilizada em alguma dessas atividades costuma ser reaproveitada?
( ) Sim.
( ) Não.
3. Pense nas atividades assinaladas anteriormente: em alguma delas a água utilizada poderia ser reaproveitada? Se sim, de que forma?
-
_____
4. Pense em duas sugestões para o uso adequado da água no seu lugar de viver e registre-as a seguir.
-
_____
- Compartilhe suas sugestões com os colegas e o professor.
171
5. Você já pensou em orientar as pessoas que você conhece a usar a água de maneira consciente por meio da divulgação de cartazes?
- Crie duas frases e dois desenhos para incentivar as pessoas a usar a água de maneira consciente nas atividades do dia a dia.
- _____
- _____
172
Os usos da água
Além de ser consumida pelas pessoas, a água dos rios é utilizada em diversas atividades humanas.
Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
- Geração de energia: por meio do movimento da água dos rios é possível gerar energia elétrica.
- Navegação: muitos rios são naturalmente navegáveis, por isso, são utilizados como vias de transporte para pessoas e mercadorias. Em alguns rios são construídas eclusas, que permitem o tráfego de embarcações.
LEGENDA: Eclusa no Rio Tietê, no município de Barra Bonita, no estado de São Paulo, em 2017. As eclusas são construções feitas no curso dos rios para que os barcos possam passar em áreas com desníveis, como cachoeiras e quedas-d’água. FIM DA LEGENDA.
173
3. Agricultura: nas áreas em que não chove na quantidade e no momento adequados a cada tipo de plantação, é comum o uso de água para a irrigação. No mundo todo, a atividade agrícola consome grande quantidade de água.
LEGENDA: Uso de água para irrigação em plantação de milho, no município de Buritama, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
4. Indústria: a água pode ser utilizada em indústrias de alimentos e de papel, por exemplo. Também pode ser utilizada para resfriar máquinas.
LEGENDA: Uso de água em fábrica de tecidos no município de Guaranésia, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
5. Lazer: a água dos rios também é utilizada em atividades de lazer, como na prática de esportes.
LEGENDA: Pessoas nadando no Rio São Francisco, no município de Olho D’água do Casado, no estado de Alagoas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
174
1. Considerando o aproveitamento da água para as atividades humanas, por que é importante preservar a água dos rios?
-
_____
2. Como a água pode ser utilizada na indústria?
-
_____
3. Você já praticou alguma atividade de lazer nas águas de um rio? Se sim, qual?
-
_____
4. Além das atividades citadas nas páginas anteriores, a água dos rios pode ser utilizada pelas pessoas para outras atividades? Se sim, quais?
-
_____
5. A poluição da água dos rios pode prejudicar as atividades citadas anteriormente? Se sim, de que forma?
- _____
175
Cartografando
Leia e interprete o gráfico.
Brasil: consumo de água por tipo de uso (2018)
Fonte: Agência Nacional de Águas. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2019: informe anual. Brasília: ANA, 2019. p. 32. Disponível em: http://fdnc.io/fqP. Acesso em: 28 jun. 2021.
- No Brasil, que atividade humana mais utiliza água?
- _____
- Qual é a atividade econômica que se relaciona a esse uso da água?
-
_____
-
_____
- Por que essa atividade econômica utiliza muita água?
- Em sua opinião, que ações poderiam ser realizadas para economizar água nessa atividade econômica?
176
CAPÍTULO 16. A obtenção de água em diferentes tempos
Você estudou que um dos serviços públicos essenciais à população é o abastecimento de água. Agora, vai estudar como as pessoas que viveram no Brasil em outros tempos obtinham água.
1. Quando solicitado, leia a letra da canção em voz alta.
Lata d’água
Lata d’água na cabeça
Lá vai Maria, lá vai Maria
Sobe o morro e não se cansa
Pela mão leva a criança
Lá vai Maria
Maria lava roupa lá no alto
Lutando pelo pão de cada dia
Sonhando com a vida do asfalto
Que acaba onde o morro principia.
Lata d’água na cabeça [...].
FONTE: Luís Antônio e Jota Júnior. Lata d’água. Mestres da MPB. Rio de Janeiro: Warner, 1994. CD.
2. Como a personagem da letra da canção fazia para levar água até a sua moradia?
- _____
177
A letra da canção Lata d’água foi inspirada na condição de vida de Maria Mercedes Roy, que viveu na década de 1950. Nesse período, muitos brasileiros viviam nessa mesma condição.
A história da mulher que inspirou a canção Lata d’água
A mulher de 83 anos inspirou a marchinha carnavalesca Lata d’água, de Luís Antônio e Jota Júnior, em 1952. [Ela conta] a história da ex-passista nascida em Diamantina (MG) que, na infância, acompanhada pela mãe, pegava água numa bica para suprir a necessidade da família.
Aos 11 anos, ela foi morar no Rio de Janeiro (RJ) [...]. Sambou pela primeira vez com uma lata cheia de água (20 litros) na cabeça aos 18 anos. [...]
FONTE: Biografia conta a história da mulher que inspirou marchinha carnavalesca. Bonde, 6 mar. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e2d. Acesso em: 28 jun. 2021.
3. Segundo a reportagem, qual é a origem da letra da canção Lata d’água? Explique.
- _____
LEGENDA: Vista da praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, em 1950. Na cidade do Rio de Janeiro dessa época, a canção Lata d’água foi composta. FIM DA LEGENDA.
178
Explorar fonte histórica visual
Há cerca de trezentos anos, a maioria dos brasileiros obtinha água diretamente dos rios, das minas ou captando água das chuvas.
Em 1723, na cidade do Rio de Janeiro, foi construído um aqueduto que conduzia as águas do Rio da Carioca até os chafarizes da cidade.
Observe a pintura abaixo. Ela representa o aqueduto (ao fundo) e uma lagoa (à frente) na cidade do Rio de Janeiro, em 1790.
LEGENDA: Boqueirão e arcos da Lapa, pintura de Leandro Joaquim, 1790. FIM DA LEGENDA.
- Liste as atividades humanas relacionadas à água que foram representadas na pintura.
- _____
- Circule abaixo a posição em que o aqueduto que fazia o transporte de água foi representado.
À frente
À esquerda
Ao fundo
179
Um dos chafarizes públicos que recebia a água do Rio Carioca, transportada pelo aqueduto, era o chafariz da Carioca, representado na pintura abaixo.
LEGENDA: Chafariz da Carioca, pintura de Jacob Jansson, 1824. FIM DA LEGENDA.
- A pintura representa uma realidade vivida pelos brasileiros há quanto tempo?
- _____
- Que atividades as pessoas representadas estão realizando no chafariz?
-
_____
-
_____
- Em sua opinião, qual é a importância da existência e da preservação de pinturas como essa?
180
Há duzentos anos, as pessoas que não viviam próximo de rios ou de chafarizes públicos tinham maior dificuldade para obter água. Elas dependiam de pessoas, chamadas aguadeiros, que cobravam pela distribuição de água, que era transportada em pipas ou barris.
Observe na pintura a seguir uma representação do uso de barris para o transporte e a distribuição de água.
LEGENDA: Pintura de Henry Chamberlain representando aguadeiros, realizada em 1822. FIM DA LEGENDA.
A primeira rede de canalizações do país para levar água até as moradias foi construída no município do Rio de Janeiro, há cerca de cento e quarenta anos. Porém, essa rede alcançava poucas moradias e, por isso, a maioria das pessoas continuou tendo de armazenar água da chuva, carregar água dos rios e das fontes públicas ou comprá-la dos aguadeiros.
- A construção da rede de canalizações garantiu o acesso à água a todas as pessoas que viviam no Rio de Janeiro? Explique sua resposta.
- _____
181
Mudanças no acesso à água
Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) investigaram e registraram as mudanças no acesso à água ocorridas no Brasil ao longo dos anos, fornecendo os dados do quadro abaixo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Brasil: acesso à água encanada (1940, 2000 e 2010) |
|||
---|---|---|---|
1940 |
2000 |
2010 |
|
Tinham acesso |
11 em cada 100 pessoas |
78 em cada 100 pessoas |
83 em cada 100 pessoas |
Não tinham acesso |
89 em cada 100 pessoas |
22 em cada 100 pessoas |
17 em cada 100 pessoas |
Fonte: IBGE. Censo demográfico 1940-2010. Disponível em: http://fdnc.io/e2g. Acesso em: 28 jun. 2021.
1. De acordo com o quadro, quantos brasileiros tinham acesso à água encanada em 1940?
-
_____
2. No ano 2000, a maioria ou a minoria da população brasileira tinha acesso à água encanada?
-
_____
3. O acesso dos brasileiros à água encanada mudou entre 1940 e 2010? Explique sua resposta.
-
_____
4. No lugar onde você vive, há situações de falta de água em alguns períodos do ano? Se sim, você sabe por que isso acontece?
182
Atualmente, a maior parte da população brasileira tem água encanada em suas moradias, mas podemos ainda encontrar situações como as retratadas nas fotografias a seguir.
LEGENDA: Idoso pegando água em açude do município de Monteiro, no estado da Paraíba, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mulher retirando água de poço no município de Nossa Senhora do Livramento, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas obtendo água em caminhão pipa no município de Codó, no estado do Maranhão, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jovem coletando água em cisterna no município de Floresta, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.
5. Que fotografia retrata uma ou mais pessoas:
- retirando água de um poço?
- _____
- recebendo água de um caminhão pipa?
- _____
- enchendo recipientes com água da chuva em um açude?
-
_____
6. Converse com um adulto de sua convivência e pergunte se ele conhece situações de pessoas sem acesso à água encanada.
183
Nas últimas décadas, o direito à água tem sido debatido no Brasil, em outros países e por organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), como descrito no texto abaixo.
7. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Direito à água
“O direito humano à água prevê que todos tenham água suficiente, segura, aceitável, fisicamente acessível e a preços razoáveis para usos pessoais e domésticos.” [...]
O abastecimento de água [...] para cada pessoa deve ser contínuo e suficiente para usos pessoais e domésticos. Estes usos incluem, habitualmente, beber, saneamento pessoal, lavagem de roupa, preparação de refeições e higiene pessoal e do lar.
FONTE: Programa da Década da Água da ONU-Água sobre Advocacia e Comunicação (UNW-DPA C). O Direito Humano à Água e Saneamento. Disponível em: http://fdnc.io/6k1. Acesso em: 28 jun. 2021.
LEGENDA: Inauguração de túnel construído para ampliar a rede de abastecimento de água de Mumbai, na Índia, em 2016. FIM DA LEGENDA.
8. Localize e retire informações do texto para responder às perguntas.
- Segundo o texto, como deve ser o preço dos serviços de fornecimento de água?
- _____
- Quais usos da água devem ser garantidos a todos?
- _____
184
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou sobre como a água era obtida e utilizada de diversas maneiras pelas pessoas em outros tempos e como isso ocorre atualmente. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Circule as três atividades realizadas em sua moradia que consomem mais água.
LEGENDA: LAVAR LOUÇA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LAVAR ROUPA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BEBER. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: REGAR PLANTAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TOMAR BANHO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COZINHAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DAR DESCARGA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LIMPAR A CASA. FIM DA LEGENDA.
- Escreva uma sugestão de como realizar alguma dessas atividades utilizando menos água.
- _____
- A água utilizada nas moradias
deve
ser coletada e levada para uma estação de tratamento de esgoto. Por que é importante que o esgoto seja coletado e tratado?
- _____
185
- Identifique com a letra A a fotografia que retrata um aqueduto e com a letra C a fotografia que retrata um chafariz.
LEGENDA: Município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Explique quem eram os aguadeiros há duzentos anos.
- _____
- Relacione as informações sobre o acesso à água encanada pela população do Brasil em cada ano.
Coluna 1
1940
2010
Coluna 2
Maioria com acesso à água encanada.
Minoria com acesso à água encanada.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais adequada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço a importância da água no dia a dia e seus principais usos pelas pessoas? |
|||
b) Identifico exemplos de cuidados necessários no uso da água em minha moradia e nas atividades realizadas pelas pessoas? |
|||
c) Identifico formas de obtenção de água há cerca de duzentos anos? |
|||
d) Reconheço o direito de acesso à água para todas as pessoas? |
186
O QUE EU APRENDI
Avaliação de resultado
Este é o momento de avaliar alguns aprendizados do 3ᵒ ano. Nesta etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 1, 2, 3 e 4.
- Escreva
V
para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) a) As pessoas relacionam-se umas com as outras e praticam diversas atividades culturais em seu lugar de viver.
( ) b) A literatura, a música e a dança são exemplos de atividades praticadas pelas pessoas apenas nas cidades.
( ) c) Jogar futebol e dançar maracatu são atividades culturais realizadas no Brasil, tanto na cidade quanto no campo.
- Cite dois exemplos de comunidades tradicionais do Brasil e escreva as principais atividades que realizam.
- _____
- Cite um exemplo de influência cultural que cada um dos povos a seguir teve nos hábitos dos brasileiros.
- Indígenas: _____
- Africanos: _____
- Europeus: _____
- Asiáticos: _____
- Pinte os alimentos de acordo com a origem.
Origem indígena.
Origem africana.
Origem espanhola.
Acarajé
Puchero
Tacacá
187
Nesta etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 5, 6, 7 e 8.
- Como as paisagens naturais do seu lugar de viver foram sendo alteradas pelas pessoas? Escreva um exemplo.
- _____
- O desenho, o croqui e a planta cartográfica são representações do espaço diferentes de uma maquete. Explique por que eles são diferentes.
- _____
- Explique o que é:
- cultura material. _____
- cultura imaterial. _____
- Relacione as colunas.
Coluna 1
Patrimônio arqueológico.
Patrimônio histórico.
Patrimônio imaterial.
Coluna 2
Patrimônio histórico: Construção antiga preservada.
Patrimônio imaterial: Dança típica.
Patrimônio arqueológico: Pintura rupestre.
188
O QUE EU APRENDI
Nesta etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 9, 10, 11 e 12.
- Cite um recurso mineral explorado no Brasil e um produto fabricado a partir
dele
na indústria.
- _____
- Indique um impacto ambiental comum no espaço rural brasileiro e explique por que ele costuma ocorrer.
- _____
- Explique uma mudança ocorrida no trabalho dos vaqueiros entre cem anos e atualmente.
- _____
- Cite duas profissões comuns nas cidades brasileiras há cem anos e que estão desaparecendo atualmente.
- _____
- Classifique as frases a seguir de acordo com a legenda.
- – Há duzentos anos
- – Atualmente
( ) Colheita manual e mecânica do algodão.
( ) Descaroçamento manual do algodão.
( ) Descaroçamento mecânico do algodão.
( ) Colheita apenas manual do algodão.
189
Nesta etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 13, 14, 15 e 16.
- Dê um exemplo de serviço público e explique sua importância para a qualidade de vida das pessoas.
- _____
- Cite e explique uma ação que as pessoas podem fazer para diminuir a produção de lixo.
- _____
- Por que o uso consciente da água nas atividades humanas é importante?
- _____
- Complete o quadro com dois exemplos de cada tipo de espaço.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Espaço público
Espaço privado
- Explique o que eram:
- os aquedutos.
_____
b) os chafarizes. _____
- os aquedutos.
_____