MP139
Comentários para o professor:
Unidade 3 O trabalho no campo e na cidade
Esta unidade permite aos alunos refletir sobre diferentes atividades que envolvem o cultivo e a extração de elementos da natureza ao longo do tempo, avaliando impactos socioambientais tanto no campo como na cidade.
As páginas de abertura da unidade correspondem a atividades preparatórias realizadas com base em uma fotografia, a partir da qual se podem explorar características de uma paisagem que abrange áreas do espaço urbano e do espaço rural de um município.
Módulos da unidade
Capítulos 9 e 10: exploram formas de trabalho e características das atividades de agricultura, pecuária e extrativismo e o trabalho no campo e na cidade em diferentes tempos.
Capítulos 11 e 12: exploram o modo de vida no campo e na cidade em diferentes tempos e os impactos socioambientais nos espaços rurais e urbanos.
Introdução ao módulo dos capítulos 9 e 10
Este módulo, formado pelos capítulos 9 e 10, permite aos alunos desenvolver atividades sobre o mundo do trabalho com base nas principais atividades econômicas realizadas nos espaços rurais e urbanos.
Atividades do módulo
As atividades do capítulo 9 possibilitam aos alunos conhecer as principais atividades econômicas realizadas no espaço rural brasileiro – pecuária, agricultura e extrativismo – explorando aspectos relacionados às suas formas de produção e produtos e às formas de representá-las, desenvolvendo a habilidade EF03GE05. São propostas atividades como interpretação de fotografias e ilustrações, compreensão de textos e elaboração de desenho de observação ou imaginação. Como pré-requisito, os alunos devem saber indicar elementos da paisagem do campo e da cidade.
As atividades do capítulo 10 possibilitam que os alunos explorem fotografias, ilustrações e leiam textos sobre as mudanças nas formas de organização do trabalho no campo e nas cidades nos últimos duzentos anos. Nesse sentido, os alunos se aproximam das habilidades EF03HI08, EF03HI11 e EF03HI12. São propostas atividades de leitura de imagens, compreensão de textos e de entrevistas, produção de escrita e investigação. Como pré-requisito, é importante que os alunos identifiquem as formas de organização do trabalho do local em que vivem.
Principais objetivos de aprendizagem
- Identificar diferentes produtos obtidos pela agricultura, pecuária e extrativismo mineral.
- Reconhecer diferentes formas de produção, profissionais e atividades de trabalho no campo.
- Comparar o trabalho dos criadores de gado há cem anos e atualmente.
- Identificar mudanças em algumas atividades do campo nos últimos duzentos anos.
- Listar profissões que desapareceram nas cidades nos últimos anos.
MP140
UNIDADE 3. O trabalho no campo e na cidade
LEGENDA: Vista do espaço rural e do espaço urbano do município de Dona Francisca, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou grupos, com o objetivo de possibilitar a troca de conhecimento entre os alunos.
- As atividades permitem que os alunos mobilizem seus conhecimentos prévios e sejam introduzidos à temática dos capítulos que serão estudados.
Por que o questionamento é importante?
A aquisição de uma habilidade de questionamento eficaz pode ter um valor significativo na educação e na vida de uma criança. O desenvolvimento das habilidades de questionamento permitirá que as crianças investiguem efetivamente os elementos físicos, sociais e morais do mundo ao redor delas; e essas habilidades, uma vez adquiridas, serão transferidas para a vida adulta [...]. Sem dúvida, a capacidade de tecer perguntas eficazes vai ajudar professores e crianças a melhorar a qualidade da aprendizagem e consiste em um importante elemento na resolução de problemas [...].
MP141
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Que elementos podem ser identificados no espaço urbano desse município? E no espaço rural?
PROFESSOR
Resposta: Urbano: casas e vias asfaltadas; rural: plantações e vias de terra.
- Quais são as principais atividades de trabalho realizadas pelas pessoas no campo e na cidade no município onde você mora?
PROFESSOR
Resposta: Depende da realidade dos alunos.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
O ato de propor ou responder perguntas envia uma mensagem clara para as crianças de que queremos que elas sejam partícipes ativas em sua própria aprendizagem. As crianças precisam transformar o questionamento em uma parte substancial das suas vidas [...].
FONTE: VICKERY, Anitra. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 68.
- Direcionar a atenção dos alunos para a fotografia que retrata o espaço urbano e o espaço rural de um município localizado no Rio Grande do Sul.
- Solicitar a eles que listem os elementos da paisagem que compõem esses espaços. Solicitar, também, que indiquem semelhanças e diferenças entre os espaços que constituem a paisagem do município retratado.
- Procurar aproximar esses elementos da paisagem ao lugar de viver dos alunos de acordo com a memória e vivência deles.
- Orientar os alunos no estabelecimento de relações e comparações entre a fotografia e a paisagem do lugar onde vivem.
- Compartilhar as respostas dos alunos para as atividades da seção Primeiros contatos.
MP142
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 9 e 10
Em quais atividades as pessoas podem trabalhar?
CAPÍTULO 9. Atividades de trabalho: agricultura, pecuária e extrativismo mineral
O arroz e o feijão são consumidos diariamente por grande parte da população brasileira e apresentam elevado valor nutritivo. Frutas e verduras também estão na refeição de muitos brasileiros. Esses e muitos outros alimentos são obtidos na atividade agrícola.
Vamos conhecer duas importantes formas de produção agrícola?
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Agricultura de subsistência
Na agricultura de subsistência, os alimentos obtidos são consumidos pelas pessoas que cuidam da plantação, e o que sobra costuma ser vendido em mercados próximos. Nesse tipo de agricultura, são utilizados instrumentos simples, como enxadas, foices e arados. Geralmente, a mão de obra é familiar e as propriedades são pequenas.
LEGENDA: Agricultor no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Agricultura comercial
Na agricultura comercial, os produtos obtidos são destinados à venda. Geralmente, ela é praticada em propriedades de média e de grande extensão, e conta com a utilização de máquinas. Os trabalhadores são assalariados ou meeiros , e a produção é vendida dentro do país e para outros países.
LEGENDA: Colheita mecanizada no município de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, em 2021. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Desafio à vista!
A questão proposta no Desafio à vista! permite refletir sobre o tema que norteia esse módulo, propiciando a elaboração de hipóteses sobre o mundo do trabalho e as diversas atividades nas quais as pessoas podem trabalhar. Conversar com os alunos sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na conclusão do módulo.
Fim do complemento.
- Solicitar aos alunos que leiam os textos em voz alta de forma compartilhada, avaliando a fluência em leitura oral e analisando as possíveis dificuldades de leitura de cada um para oferecer a ajuda necessária.
- Conduzir a observação das fotografias e destacar os principais elementos da paisagem.
- Conversar sobre as características da agricultura comercial e de
subsistência
atualmente, citando exemplos presentes no município de vivência.
As atividades desenvolvidas no capítulo 9 permitem aos alunos conhecer algumas das principais atividades econômicas realizadas no espaço rural, como a agricultura, a pecuária e o extrativismo mineral, comparando o trabalho das pessoas em diferentes locais e identificando seus principais produtos.
A BNCC no capítulo 9
Unidade temática: Mundo do trabalho.
Objeto de conhecimento: Matéria-prima e indústria.
Habilidade: ( EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.
MP143
2. Quais são as principais diferenças entre a agricultura de subsistência e a agricultura comercial em relação:
- ao tamanho das propriedades?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: A agricultura de subsistência é praticada em pequenas propriedades; já a agricultura comercial é desenvolvida principalmente em médias e grandes propriedades.
- ao tipo de mão de obra?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Na agricultura de subsistência, a mão de obra é, geralmente, familiar e, na agricultura comercial, os trabalhadores costumam ser assalariados ou meeiros.
- aos equipamentos utilizados?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Na agricultura de subsistência, utilizam-se enxadas, foices e arados. Na agricultura comercial, é frequente a utilização de máquinas para o plantio e a colheita.
- ao destino da produção?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Na agricultura de subsistência, a produção é voltada para o consumo dos próprios agricultores; já na agricultura comercial, a produção é destinada à venda.3. Faça um desenho para representar o modo de trabalho que predomina na agricultura de subsistência ou na agricultura comercial. Dê um título para o seu desenho.
Agricultura _____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem incluir em suas representações aspectos relacionados ao trabalho, como o uso de enxadas e ferramentas mais simples (no caso da agricultura de subsistência) ou tratores e colheitadeiras (no caso da agricultura comercial).MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que registrem, individualmente, as respostas à atividade 2.
- Elaborar um quadro comparativo na lousa, registrando as características da agricultura de subsistência e da agricultura comercial: destinos da produção, tamanho da produção, instrumentos e maquinários utilizados, tamanho da propriedade, tipo de proprietário, tipo de mão de obra empregada.
- Solicitar que observem as informações presentes no quadro, comparando com as respostas elaboradas para a atividade 2.
- Compartilhar os desenhos produzidos pelos alunos.
Atividade complementar
Convidar um profissional que realize atividades ligadas à agricultura para conversar com os alunos. A ideia é que eles conheçam as dificuldades e as facilidades que essa profissão apresenta, a fim de que enriqueçam seus conhecimentos e valorizem o trabalho desse profissional.
Boxe complementar:
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12. Consumo e produção responsáveis
O trabalho com o ODS 12 oportuniza discussões a respeito dos padrões de consumo e de sistemas de produção sustentáveis e responsáveis. Comentar com os alunos a importância da produção da agricultura para as pessoas e explicar como podemos contribuir para que esse objetivo seja contemplado.
Mencionar aos alunos, por exemplo, a existência de alguns alimentos que possuem selos de certificação atribuídos por entidades nacionais e internacionais com o objetivo de atestar a confiabilidade e a segurança em relação à origem ou às técnicas de produção.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Os conhecimentos desenvolvidos no capítulo estão ligados às atividades econômicas do campo e permitem aos alunos diversas aproximações à competência geral 1, ao valorizar e utilizar conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade; e à competência geral 6, ao valorizar diferentes saberes e vivências culturais relacionados ao mundo do trabalho. Relacionam-se ainda com a competência específica de Ciências Humanas 3, ao identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade; e com a competência específica de Geografia 6, ao promover a construção de argumentos com base em informações geográficas.
Fim do complemento.
MP144
Os trabalhadores do campo e suas funções
Por muito tempo, os trabalhadores do campo exerceram suas atividades sem ter os mesmos direitos dos trabalhadores das cidades, como férias, aposentadoria e outros benefícios. Somente a partir de 1991 foram criadas leis para que os trabalhadores rurais tivessem seus direitos garantidos.
Conheça alguns trabalhadores do campo e suas funções.
Administrador da propriedade
Cuida da organização da propriedade e das atividades dos outros trabalhadores, que podem ser pessoas de sua família ou contratadas.
Trabalhador fixo
É responsável pelos cuidados com as plantações ou com a criação de animais em uma propriedade que não é sua, recebendo um salário pelo seu trabalho.
Parceiro
Cuida das plantações ou da criação de animais e divide parte da produção com o dono da propriedade.
Arrendatário
Aluga parte da terra que pertence a um ou mais proprietários e nela trabalha, decidindo as plantas a serem cultivadas e os animais a serem criados.
Boia-fria ou trabalhador volante
Geralmente, são trabalhadores contratados para realizar tarefas de plantio ou colheita por um tempo determinado. Muitos vivem nas cidades próximas às plantações e são transportados de ônibus ou de caminhões até os locais de trabalho.
- Escolham dois tipos de trabalhador que podem ser encontrados no espaço rural brasileiro e leiam novamente suas funções. Comparem os aspectos que são semelhantes e os que são diferentes nas atividades de cada um deles.
PROFESSOR
Resposta: Os alunos devem, sobretudo, apresentar a distinção entre ser dono da propriedade, receber um pagamento pelo trabalho, alugar um pedaço de terra ou trabalhar mediante o recebimento de parte da produção.MANUAL DO PROFESSOR
- Apresentar para os alunos o tema Os trabalhadores do campo e suas funções e promover a leitura dos textos. O tema permite reconhecer alguns dos principais trabalhadores do campo, indicando o tipo de atividades que costumam exercer e a forma como são remunerados.
- Sugerir aos alunos que exponham os conhecimentos prévios que têm sobre esse assunto, com a finalidade de retomá-los à medida que forem construindo novos conhecimentos.
- Se possível, selecionar notícias sobre as relações de trabalho no campo para informar os alunos.
- Comentar aspectos da situação dos trabalhadores do campo no município de vivência: se são assalariados, se existe um grande número de trabalhadores ou não.
- Orientar os alunos na comparação dos aspectos semelhantes e diferentes nas atividades dos trabalhadores mencionados.
Atividade complementar
Sugerir aos alunos uma produção de escrita sobre os trabalhadores do campo e suas funções, que poderá ser desenvolvida em uma folha avulsa para correção e avaliação. Verificar a adequação do título, se escreveram as palavras corretamente e se produziram um texto adequado ao que foi estudado.
A agricultura e sua produção
Os progressos tecnológicos possibilitaram que o Brasil se transformasse em um dos principais países produtores agrícolas do mundo. Em poucas décadas, deixou a posição de importador líquido de alimentos para se transformar, de fato, em um dos principais abastecedores de alimento do mundo. A geografia da agricultura brasileira mudou completamente e hoje o país ocupa áreas que há poucas décadas eram consideradas impróprias para a agricultura. [...]
No entanto, três desafios se sobressaem:
- o desafio ambiental, ou seja, como crescer sem depredar os recursos naturais e preservar florestas, matas nativas e a biodiversidade que no futuro serão fontes de vida e riqueza;
MP145
A pecuária: a criação de animais
A pecuária é uma atividade econômica importante no Brasil. Ela consiste na criação e na reprodução de animais. Por meio da pecuária, obtemos alimentos e matérias-primas como leite, carnes, ovos e couro, para serem transformados em outros produtos nas indústrias.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Pecuária extensiva
Os animais são criados soltos em grandes áreas e alimentam-se nas pastagens. Nessa forma de criação, há um pequeno número de trabalhadores no cuidado com os animais.
LEGENDA: Gado criado solto no pasto no município de Rio Rufino, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Pecuária intensiva
Os animais são criados confinados e, por isso, não são necessárias grandes extensões de terra. No estábulo , os animais recebem alimentação específica, e a retirada de leite pode ser feita mediante a ordenha mecânica. Nesse tipo de criação, é necessário um número maior de trabalhadores.
LEGENDA: Gado criado confinado em curral no município de Itaobim, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Em qual forma de criação é necessário um número maior de trabalhadores? Por quê?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Na pecuária intensiva, pois os animais criados em estábulos precisam ser alimentados e cuidados.3. No município onde você vive há pecuária bovina? Se sim, qual é a forma de criação que predomina: a intensiva ou a extensiva?
- _____
PROFESSOR
Resposta: A resposta depende da realidade de cada localidade. Verificar o conhecimento dos alunos sobre o tema.MANUAL DO PROFESSOR
- o desafio da inclusão social, ou seja, como assegurar que os mais de 4 milhões de agricultores familiares mantenham, e até ampliem, o espaço produtivo e social na produção agropecuária;
- o terceiro desafio é o da modernização das relações de trabalho no campo, sem a qual a própria competitividade e sustentabilidade do agronegócio ficarão comprometidas.
FONTE: BUAINAIN, Antônio M.; DEDECCA, Claudio (coord.). Emprego e trabalho na agricultura brasileira. Brasília: IICA, 2008. p. 5. (Série Desenvolvimento Rural Sustentável, v. 9)
- Promover a leitura do texto em voz alta, verificando a fluência em leitura oral dos alunos. Comentar sobre os diferentes sistemas de criação de animais.
- Orientar os alunos na observação das fotografias, destacando os principais elementos da paisagem e procurando relacionar os sistemas de criação de animais aos que são praticados em seu município. Para isso, pode-se explorar com os alunos os dados referentes ao Censo agropecuário realizado em 2017 no site do IBGE. Disponível em: http://fdnc.io/fqt. Acesso em: 14 jun. 2021.
- Comentar com os alunos que atualmente o gado bovino e a avicultura constituem os principais rebanhos brasileiros. Além da produção para o mercado interno, o Brasil é um grande exportador de carne. Nos últimos anos, houve um crescimento expressivo da bovinocultura nas regiões Centro-Oeste e Norte. Ressaltar aos alunos que, muitas vezes, a instalação de propriedades voltadas à criação de bovinos contribui para o aumento do desmatamento das áreas em que são alocadas.
- Verificar o desenvolvimento de vocabulário dos alunos e sua compreensão quanto ao glossário. Indicar, se for pertinente, o uso de um dicionário impresso ou digital para contribuir com o conhecimento dos alunos.
MP146
Principais produtos da agricultura e da pecuária no Brasil
No Brasil, a agricultura e a pecuária são atividades econômicas responsáveis pela produção de muitos alimentos. Conheça alguns dos principais produtos da atividade agrícola e da criação de animais no Brasil.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Milho: além de ser consumido como alimento, o milho pode ser utilizado para a produção de ração para animais.
LEGENDA: Plantação de milho no município de Mamborê, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Soja: utilizada na fabricação de alimentos industrializados e de ração animal. Grande parte da produção de soja do país é vendida para outros países.
LEGENDA: Plantação de soja no município de Querência, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Café: produto destinado aos mercados interno e externo. O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo.
LEGENDA: Plantação de café no município de Vera Cruz, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Cana-de-açúcar: atualmente é utilizada na produção de diferentes tipos de açúcar e do etanol (usado como combustível em veículos).
LEGENDA: Plantação de cana-de-açúcar na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Averiguar o que os alunos já sabem a respeito das noções de agricultura e pecuária. Após o levantamento dos conhecimentos prévios e o compartilhamento de informações, sistematizar as ideias mencionadas na lousa.
- Comentar que a agricultura compreende todo o conjunto de atividades relativas ao cultivo de plantas para consumo humano ou animal. A partir da agricultura podem-se produzir alimentos e matéria-prima para a indústria, como o algodão, ou para produção de combustíveis, como a cana-de-açúcar, que é usada na produção de etanol.
- Comentar que a pecuária corresponde ao conjunto de atividades relacionadas à criação de animais para obtenção de alimento, como carne, leite, ovos, mel, ou matéria-prima para produção de roupas e utensílios, como o couro, a lã e a seda, entre outros.
- Organizar os alunos em grupos e orientar a leitura dos blocos de texto referentes a uma determinada atividade.
- Solicitar a cada grupo que compartilhe as informações apreendidas.
Atividade complementar
Orientar os alunos na criação de um jornal televisivo que apresente notícias, com participação de convidados e ouvintes. Um grupo de alunos criará o nome do jornal e apresentará notícias relacionadas à vida dos trabalhadores do campo. Os demais alunos serão ouvintes e, assim como o professor, terão a possibilidade de fazer perguntas acerca das notícias expostas. Tais perguntas poderão ser respondidas pelos apresentadores ou pelos convidados do jornal.
Convidar um professor da escola, um agrônomo, ou outro profissional que trabalhe com atividades ligadas à agricultura ou à pecuária para participar do jornal televisivo como convidado e trazer informações sobre a produção agropecuária do município onde vivem.
Avaliar com os alunos o que aprenderam sobre a vida dos trabalhadores do campo. Destacar os principais produtos da agropecuária e também as diferentes formas de trabalho realizado pelas pessoas no espaço rural.
A agropecuária brasileira
A agropecuária, por motivos históricos socioeconômicos e geográficos, mantém-se como atividade de relevância no cenário nacional, mas também apresenta desdobramentos significativos no âmbito do comércio internacional. Tendo-se como foco o mercado interno, é possível destacar o setor agropecuário como um setor pujante, abastecedor de uma grande população, e, por outro lado, como relevante fonte de ocupação de mão de obra. Assinala-se a grande diversidade da agricultura e pecuária nacionais, que são a base para muitas cadeias produtivas de elevado peso no agronegócio. No âmbito externo, o Brasil é um dos principais países no comércio internacional de produtos agropecuários como a soja, o café e carnes. A tradicional participação brasileira no mercado mundial tem contribuído positivamente com o resultado da balança comercial.
FONTE: IBGE. Brasil em síntese – agropecuária. Disponível em: http://fdnc.io/2P. Acesso em: 17 jun. 2021.
MP147
Arroz: a maior parte da produção nacional desse grão é consumida pela própria população brasileira.
LEGENDA: Plantação de arroz no município de Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Frango: a carne é um dos produtos mais vendidos pelo Brasil para outros países. Os ovos são consumidos, principalmente, pela população do país.
LEGENDA: Criação de frangos no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.
Carne bovina e leite: a carne produzida no Brasil é vendida internamente e para outros países. O leite é destinado, principalmente, ao mercado interno.
LEGENDA: Pecuária bovina no município de Catalão, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Hortaliças, frutas e verduras: a produção é feita, geralmente, em pequenas propriedades, muitas vezes localizadas próximas a grandes cidades.
LEGENDA: Plantação de hortaliças no município de Passos, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
2. Quais produtos apresentados costumam ser consumidos no seu dia a dia?
PROFESSOR
Resposta: É muito provável que os alunos citem feijão, arroz, açúcar, café, carne de vaca e/ou de frango, leite, ovos, frutas, legumes e verduras.
3. Em seu lugar de viver, há grande produção de algum desses produtos? Se sim, qual?
PROFESSOR
Resposta: Orientar os alunos caso eles desconheçam os produtos produzidos no município.MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que continuem a atividade de leitura e compartilhamento de informações sobre os principais produtos obtidos por meio da atividade agropecuária brasileira e que conversem sobre o que mais despertou a atenção deles.
- Mencionar os diversos tipos de trabalho e profissionais envolvidos na produção agropecuária. Podem ser citados, por exemplo: agrônomo, colhedor, engenheiro agrícola, gestor ambiental, médico veterinário, operador de maquinário, produtor, zootecnista, entre outros.
- Conversar sobre os produtos mencionados mais consumidos no local onde vivem, onde as pessoas costumam obter esses alimentos e se algum deles é produzido no município.
- Proporcionar uma conversa sobre a importância da ingestão de produtos in natura. Explicar que alimentos in natura são aqueles que podem ser consumidos frescos, sem processamento. Ressaltar que é importante privilegiar o consumo de alimentos in natura e evitar os alimentos muito processados. A ingestão de alimentos saudáveis é primordial para a manutenção da saúde.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Educação alimentar e nutricional
Oportunizar uma conversar com os alunos sobre hábitos cotidianos que contribuem para uma alimentação saudável. Comentar sobre algumas maneiras de se conservar o valor nutritivo dos alimentos, como: consumir frutas e verduras frescas; evitar o armazenamento prolongado desses alimentos para não perder os nutrientes; e consumir os alimentos inteiros ou em pedaços já que alimentos batidos podem perder parte de suas propriedades.
Fim do complemento.
Para leitura dos alunos
Entre o campo e a cidade, de André Santos da Rocha e Eric Vidal F. da Guia. Instituto Alfa e Beto.
A menina mora na cidade e seus avós a levam para o campo. Ela observa os trabalhadores e, com a ajuda do avô, fica sabendo como a agricultura e a pecuária vêm mudando nos últimos tempos e passa a entender por que muitas famílias que viviam no campo decidiram mudar-se para as cidades.
MP148
Produtos do extrativismo mineral
Existem muitos recursos minerais no planeta Terra. Os recursos minerais levam milhões de anos para se formar. Por isso, à medida que são extraídos da natureza, diminuem em quantidade.
Conheça alguns recursos minerais utilizados na fabricação de diferentes produtos de uso cotidiano.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Cobre: mineral utilizado principalmente na produção de condutores e fios elétricos e na fabricação de utensílios domésticos.
LEGENDA: Fios de cobre, utilizados em instalações elétricas. FIM DA LEGENDA.
Ferro: mineral utilizado na produção de ferramentas, máquinas, eletrodomésticos e automóveis, por exemplo. Quando misturado com outros elementos e aquecido em altas temperaturas, pode dar origem ao aço.
LEGENDA: Fogão feito de placas de aço. FIM DA LEGENDA.
Bauxita: mineral utilizado na fabricação de alumínio, que é usado na produção de utensílios de cozinha, bicicletas e partes de aviões, por exemplo.
LEGENDA: Utensílio de cozinha feito de alumínio. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Proporcionar um momento de conversa para que os alunos comentem se conhecem os minerais usados na composição de algum objeto.
- Solicitar que observem as fotografias, leiam as legendas e indiquem o que mais lhes chamou a atenção.
- Comentar sobre o ferro, que é obtido de alguns minérios encontrados na natureza, como a hematita, a magnetita e a pirita. A esses minerais são acrescentados outros e, em fornos com temperaturas elevadas, realiza-se o processo de purificação do chamado ferro gusa e a produção do aço comum, mais duro e resistente que o ferro puro.
- Explicar aos alunos alguns aspectos da produção de alumínio, indicando que a bauxita – mineral extraído da natureza – é inicialmente transformada em alumina. A conversão da alumina em alumínio exige grande quantidade de energia. Por ser um metal leve, maleável e resistente à corrosão, o alumínio é empregado em diversos produtos. Além disso, é um metal que pode ser reciclado sem perder a qualidade original. Informar aos alunos que o cobre é um mineral muito utilizado para a produção de objetos e de utensílios, em razão de sua resistência e maleabilidade. É um bom condutor de eletricidade e calor, sendo usado na fabricação de fios.
- Chamar a atenção dos alunos para o fato de existirem diversos impactos ambientais ocasionados pelo extrativismo mineral.
Para leitura dos alunos
O garimpeiro do Rio das Garças, de Monteiro Lobato. Globinho.
Em 1924, Lobato se inspirou na corrida de aventureiros de todo o Brasil para a região do Rio das Garças, no estado do Mato Grosso, em busca do sonho de fazer fortuna no garimpo de diamantes e ouro. A trama acompanha a história de João Nariz, que vende tudo o que possui disposto a tentar enriquecer. A seu favor, João tem um olfato treinado para farejar diamantes, além da companhia do fiel cãozinho Joli.
MP149
Areia: mineral que, quando misturado com outros minerais, é utilizado na fabricação do vidro e na construção de casas e edifícios.
LEGENDA: Edifícios com janelas de vidro, fabricado com uso de areia, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Calcário: mineral utilizado na produção de cimento, material que é usado em construções. O calcário também pode ser empregado na preparação de solos para o plantio.
LEGENDA: Cimento sendo utilizado na construção de casa no município de Aracruz, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Cite exemplos de objetos ou móveis presentes em uma moradia que podem ser fabricados com o ferro e com a areia.
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Ferro: panela, cadeira, mesa. Areia: ao ser utilizada na produção de vidro, pode estar presente em tigelas, copos, janelas, vasos, entre outros.3. Na escola onde você estuda, há algum objeto produzido a partir da bauxita?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Com a bauxita é fabricado o alumínio, que pode estar presente em muitos objetos, como as esquadrias das janelas.- Comente suas respostas com os colegas e o professor.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos na exposição das respostas. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
- Incentivar a leitura dos textos em voz alta, verificando a fluência em leitura oral dos alunos, e a observação das fotografias dos diversos produtos do extrativismo mineral e suas aplicações. As atividades desenvolvidas permitem aos alunos conhecer e refletir sobre a importância dos produtos do extrativismo para diversas atividades realizadas pelas pessoas.
- Organizar, se possível, os alunos em grupos e orientá-los na observação das fotografias e leitura das legendas.
- Verificar a relação que fizeram entre os textos e as fotografias. Retomar a conversa sobre os impactos ambientais causados pelo extrativismo para questionar os alunos: que impactos ambientais podem ser causados pelas atividades extrativas?. Abrir um debate com os alunos em grupos que deve permitir e estimular a argumentação, o posicionamento de cada um, e a compreensão das atitudes favoráveis e desfavoráveis com relação ao ambiente.
- Sugerir uma troca de conhecimentos na qual cada grupo defenda seus argumentos por meio de uma produção de escrita, elaborando um texto que relacione a importância dos recursos minerais para as pessoas e sua diminuição na natureza à medida que esses recursos são explorados.
Atividade complementar
Organizar uma caminhada pela escola apontando a relação entre os objetos existentes na escola e os minérios citados no texto. As esquadrias, portões e ralos são geralmente feitos de alumínio, proveniente da bauxita. Destacar, também, outros minérios utilizados na elaboração de objetos presentes na escola: a areia, usada com o cimento para se construir muros e paredes; o calcário, também usado no cimento para a construção de colunas e pisos; o ferro, que pode ser utilizado em portões, corrimãos, grades e janelas, entre outros.
Conversar com os alunos sobre o que mais lhes chamou a atenção durante a observação.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Os conhecimentos desenvolvidos sobre o extrativismo mineral se relacionam à competência específica de Ciências Humanas 3, ao identificar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, favorecendo o exercício da curiosidade; e à competência específica de Geografia 6, ao construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental. Ao conhecer alguns dos recursos naturais que são aproveitados pelas pessoas para a construção de objetos, edifícios e obras de infraestrutura, os alunos percebem a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história, aproximando-os da competência específica de Geografia 2.
Fim do complemento.
MP150
CAPÍTULO 10. O trabalho no campo e na cidade em diferentes tempos
As atividades realizadas pelos trabalhadores do campo passaram por muitas mudanças nos últimos anos. Os vaqueiros, por exemplo, tinham uma rotina muito específica há cerca de cem anos.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos.. FIM DA LEGENDA.
1. Indique com as letras A, B ou C a frase que melhor descreve a atividade do vaqueiro representada em cada imagem.
( ) Conduzir os bezerros para o curral.
( ) Tirar o leite das vacas.
( ) Vigiar o gado no pasto.
PROFESSOR
Resposta: C, A, B.MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar a observação e a interpretação das três imagens, comentando com os alunos que elas estão relacionadas a um trabalhador específico, o vaqueiro. Solicitar a eles que expliquem o que estão vendo nas imagens, descrevendo cada um dos momentos de trabalho, como: o local, as diferentes etapas do trabalho ao longo do dia e os instrumentos utilizados. Após o levantamento das descrições e das hipóteses, orientar a resolução da atividade proposta.
As atividades desenvolvidas no capítulo 10 permitem aos alunos conhecer características do trabalho realizado no campo e na cidade em diferentes tempos.
A BNCC no capítulo 10
Unidades temáticas: O lugar em que vive; A noção de espaço público e privado.
Objetos de conhecimento: A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças; A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer.
MP151
Atualmente, alguns vaqueiros mantêm as mesmas atividades de trabalho de cerca de cem anos atrás. No entanto, em muitas localidades, o trabalho de criação de animais e de retirada do leite tem passado por mudanças.
2. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Robôs tiram o leite
As vacas [...] se aproximam sozinhas da sala de ordenha atraídas pela ração no cocho . Em seguida um braço robótico inicia o trabalho. Em questão de segundos ele [...] começa a retirada do leite com destino direto ao tanque.
Tudo ocorre sem interferência humana, de forma espontânea. A ordenha ocorre 24 h por dia. Um chip acoplado no pescoço traz informações precisas de cada animal: quantidade de leite produzido por dia, vezes que ruminou, temperatura, entre outras.
FONTE: Robôs tiram o leite. A Hora, 8 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/e1E. Acesso em: 5 abr. 2021.
3. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas a seguir.
- Hoje em dia, a retirada do leite das vacas é feita apenas manualmente?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Não, ela pode ser feita também por meio de um braço robótico (por um robô).
- Que informações o chip fornece sobre cada animal?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: O chip informa a quantidade de leite produzido por dia, o número de vezes que o animal ruminou, a temperatura corporal do animal, entre outras informações.
LEGENDA: Vaca utilizando um colar com chip para controle eletrônico da produção, na Itália, em 2018. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar a atividade de leitura em voz alta, prática que contribui para a fluência em leitura oral e é essencial para o processo de alfabetização.
- Solicitar que comentem oralmente as características específicas da pecuária leiteira em algumas localidades brasileiras atualmente.
- Orientar os alunos a estabelecer analogia entre as formas de obtenção do leite há cerca de cem anos e atualmente. Propor que considerem as diferenças tecnológicas e os diferentes espaços.
- Orientar os alunos na resolução das atividades propostas.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Ciência e tecnologia
As atividades propostas permitem aos alunos refletir sobre a forma de retirada do leite no passado e atualmente, identificando a presença de robôs e de chips que controlam a produtividade e o estado de saúde de cada animal. Nesse sentido, é possível conversar sobre a intensificação das mudanças tecnológicas nas atividades rurais na última década.
Fim do complemento.
Habilidades: ( EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado; (EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos; (EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
MP152
Mudanças na agricultura
Algumas atividades agrícolas também passaram por mudanças nos últimos duzentos anos, como é o caso do cultivo e do descaroçamento do algodão.
1. Quando solicitado, leia um dos textos.
Como era há duzentos anos
Geralmente, os trabalhadores escravizados plantavam e colhiam o algodão manualmente. E, em diversas propriedades, os trabalhadores escravizados recebiam como pagamento cerca de metade da produção, e a outra parte ficava com o dono das terras.
O algodão colhido era passado pelo descaroçador por trabalhadores escravizados que giravam as manivelas para tirar os caroços.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
- Encaminhar a atividade de leitura, ação que favorece o desenvolvimento da fluência em leitura oral.
- Solicitar aos alunos que observem a imagem e identifiquem aspectos referentes ao trabalho no campo em outros tempos: o tipo de trabalho realizado e a tecnologia empregada.
- Guiar os alunos na observação da ilustração que representa a máquina descaroçadora e seu funcionamento manual. Solicitar que descrevam como imaginam ser o funcionamento dessa máquina.
- Anotar na lousa as observações dos alunos.
Para leitura dos alunos
O que você vai ser quando crescer?, de Dinah Sales de Oliveira. Moderna.
A obra explora tanto as profissões mais conhecidas como algumas pouco conhecidas. Comenta um pouco a rotina de cada profissional, permitindo aos alunos se identificarem com aquelas que mais despertam o seu interesse.
Método e didática em história comparada
[...] o que há de mais significativo no método comparativo: a possibilidade de termos uma temática eleita e esta ser desenvolvida, através do comparativismo, em diversos períodos históricos.
[...] a concepção do método comparativo se amplia, permitindo [...] a discussão de dois ou mais fenômenos históricos de forma sistemática e intercruzada, levando os [estudantes] a identificarem as similaridades e diferenciações entre fenômenos históricos. As continuidades, contextos históricos e as inter-relações entre os casos a serem estudados são aspectos essenciais [...] no desenvolvimento da pesquisa histórica comparativa.
MP153
Como é atualmente
Hoje em dia, os trabalhadores que plantam e colhem o algodão, em geral, recebem um pagamento em dinheiro. Em algumas fazendas, a colheita é feita manualmente; em outras, com o uso de máquinas.
LEGENDA: Colheita manual de algodão no município de São Desidério, no estado da Bahia, em 2013. FIM DA LEGENDA.
Atualmente, o descaroçamento do algodão também é feito por trabalhadores assalariados, que controlam máquinas movidas por motores.
LEGENDA: Máquina de colheita e de descaroçamento de algodão no município de Correntina, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Interprete e relacione as informações dos dois textos, comparando as atividades que os trabalhadores da atividade agrícola desenvolviam há duzentos anos com as que desenvolvem atualmente, identificando uma permanência e uma mudança ocorrida.
- _____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem citar o plantio e a colheita manual do algodão como uma permanência e, como uma mudança, o uso de máquinas movidas por motores na colheita e no descaroçamento do algodão na atualidade.MANUAL DO PROFESSOR
[...] o comparativismo construtivo deve buscar as representações culturais entre as sociedades do passado e os grupos humanos vivos. Sua proposta almeja criar um conjunto de comparáveis a partir de um problema comum que pode e deve ser debatido por diferentes objetos de diálogo. Não há fronteira de tempo e de espaço, mas a análise a partir de variadas perspectivas das sociedades.
FONTE: ARAÚJO, Rafael P. de. Resenha da obra de: LESSA, Fábio de S. (org.). Poder e trabalho: experiências em história comparada. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. Revista de História Comparada, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: http://fdnc.io/fqu. Acesso em: 17 jun. 2021.
- Organizar uma roda de conversa com os alunos, solicitando que leiam atentamente os textos e relacionem as informações com as fotografias apresentadas.
- Propor a eles uma atividade comparativa entre as formas de trabalho apresentadas nas duas páginas, seguindo os seguintes passos: identificar os diferentes tempos históricos; identificar as características dos espaços; estabelecer as semelhanças e as diferenças existentes na produção de algodão nos dois contextos históricos apresentados.
- Orientar a atividade em que os alunos irão interpretar e relacionar as informações de dois textos, exercício que contribui para a ampliar a capacidade de compreensão de texto.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades propostas nesta e nas páginas anteriores permitem aos alunos identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza, aproximando-os da competência específica de Ciências Humanas 3.
Fim do complemento.
MP154
Mudanças nas cidades
Algumas profissões que eram exercidas nas cidades brasileiras em outros tempos deixaram de existir, ou o número de trabalhadores dedicados a essas profissões diminuiu muito.
LEGENDA: Lanterninhas de cinema na cidade do Rio de Janeiro, em 1937. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cocheiros na cidade de São Paulo, em 1910. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Acendedor de lampiões na cidade do Rio de Janeiro, em 1900. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fotógrafo lambe-lambe na cidade de Londrina, em 1958. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que observem as fotografias e leiam as legendas, identificando as profissões apresentadas.
- Perguntar se já observaram algum desses profissionais atualmente e promover uma reflexão sobre o porquê de essas profissões praticamente não existirem mais. Enfatizar que a profissão de leiteiro quase desapareceu também porque atualmente a maioria das pessoas compra leite industrializado, que passa por processos que garantem sua maior durabilidade. As profissões de condutor de carruagem (cocheiro) e motorneiro foram quase extintas, porque esses veículos foram substituídos por outros, como os automóveis, ônibus, trens e metrôs. Já a profissão de fotógrafo ainda existe, no entanto, os equipamentos fotográficos mudaram muito e as máquinas do tipo lambe-lambe já não costumam ser utilizadas.
Profissões em extinção
Nas gerações passadas, muitos trabalhadores tinham um trabalho artesanal que era facilmente passado de pai para filho. Durante muitas gerações, essas profissões sobreviveram ao tempo, mas, nos dias atuais, elas sofrem o risco de serem extintas. Fotógrafo lambe-lambe, arrumador de pinos de boliche, sapateiro e ferreiro são alguns desses ofícios que estão, cada vez mais, com o espaço diminuído no Brasil. Entre os motivos para esse fenômeno estão a industrialização e a grande importação de produtos estrangeiros que colocam em xeque profissões mais tradicionais, ao fazer a substituição da mão de obra. Alguns profissionais ainda tentam encontrar um suspiro de vida em um mundo onde os produtos são descartáveis e há um alto consumo. [...]
MP155
LEGENDA: Leiteiro na cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bonde conduzido por motorneiro na cidade de São Paulo, em 1916. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Datilógrafa na cidade do Rio de Janeiro, em 1913. FIM DA LEGENDA.
- Relacione o nome do profissional com a atividade que desenvolvia.
- Coluna 1
Fotógrafo lambe-lambe
Acendedor de lampião
Leiteiro
Datilógrafa
Cocheiro
Lanterninha de cinema
Motorneiro
- Coluna 2
Conduzia um coche, veículo puxado a cavalo, para transportar passageiros.
Acompanhava as pessoas até seus assentos na sala escura do cinema.
Conduzia bondes.
Fotografava as pessoas em espaços públicos, como praças e jardins.
Entregava o leite na casa das pessoas todos os dias.
Datilografava textos e documentosem uma máquina de escrever.
Acendia e apagava os lampiões que iluminavam a cidade.
PROFESSOR
Resposta: Fotógrafo lambe-lambe: Fotografava as pessoas em espaços públicos, como praças e jardins.PROFESSOR
Acendedor de lampião: Acendia e apagava os lampiões que iluminavam a cidade.PROFESSOR
Leiteiro: Entregava o leite na casa das pessoas todos os dias.PROFESSOR
Datilógrafa: Datilografava textos e documentosPROFESSOR
Cocheiro: Conduzia um coche, veículo puxado a cavalo, para transportar passageiros.PROFESSOR
Lanterninha de cinema: Acompanhava as pessoas até seus assentos na sala escura do cinema.PROFESSOR
Motorneiro: Conduzia bondes.MANUAL DO PROFESSOR
Em todos esses casos em que os ofícios encontram-se em perigo de extinção, existe um problema em comum: a dificuldade de se encontrar um aprendiz uma vez que os jovens se interessam, cada vez menos, pelas profissões tradicionais e manuais. Antigamente, os aprendizes eram os próprios filhos que recebiam os ensinamentos diretamente dos pais. Domingos [fotógrafo no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná] tem uma filha que chegou a interessar-se por fotografia, mas ela acabou optando pela carreira de professora em um curso de Jornalismo e, dessa forma, deixando o fotógrafo sem um herdeiro de profissão.
FONTE: Falta de aprendizes e interesse dos jovens colocam profissões em risco de extinção. Periódico UEPG – redação de mídia integrada, 29 nov. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fqv. Acesso em: 17 jun. 2021.
- As atividades propostas nesta página e nas anteriores permitem abordar com os alunos o impacto da tecnologia nas profissões, fenômeno que influenciou tanto o surgimento de novas ocupações como a extinção de outras, substituídas pela robotização e pelos algoritmos.
- Orientar os alunos no desenvolvimento coletivo da atividade proposta.
- Perguntar a eles se conhecem algum trabalhador cuja profissão deixou de existir ou está desaparecendo e incentivá-los a compartilhar suas experiências com a turma.
MP156
Tempo, tempo...
As pessoas podem estudar as mudanças que ocorreram no trabalho, no campo e na cidade por meio de diferentes fontes históricas, como fotografias, documentos escritos, depoimentos e entrevistas.
Por meio de uma entrevista, podemos saber, por exemplo, das mudanças no trabalho das costureiras, como nos conta dona Júlia Maria Medeiros.
- Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Há sessenta anos
Pergunta – Depois que terminou o curso [de corte e costura, você] procurou um emprego?
Resposta – Foi e consegui, só que eu pensei que fosse igual ao curso, depois chegou lá, eu vi que era diferente. Pensei que eu fosse cortar e alinhavar , confeccionar, e na indústria não existe esse sistema de alinhavar, você tem que ter o golpe de vista e juntar, unir as folhas de tecido e ir embora na máquina. [...]
FONTE: Agulha e linha. Museu da Pessoa, 12 abr. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/e1J. Acesso em: 5 abr. 2021.
Observação: Objetos representados fora de proporção entre si. Fim da observação.
- Como era o trabalho de dona Júlia na fábrica de
confecção
de roupas há sessenta anos?
- _____
PROFESSOR
Resposta: Ela unia as folhas de tecido e costurava na máquina.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Noções temporais
As atividades propostas permitem aos alunos identificar mudanças e permanências no trabalho das costureiras nos últimos sessenta anos por meio da leitura e da interpretação de uma entrevista.
Fim do complemento.
- Solicitar aos alunos que leiam atentamente a entrevista apresentada na atividade 1, identificando: a época a que se refere; a entrevistada e sua atividade profissional; as características da costura artesanal e da industrial.
- Destacar a importância das entrevistas feitas com trabalhadores, uma vez que esse recurso expõe o ponto de vista do trabalhador sobre sua atividade. Contudo, é importante explicar também que esse tipo de relato apresenta alguns limites, por se tratar de um posicionamento individual que expressa um olhar parcial acerca de um contexto.
- Incentivar os alunos a refletir sobre a realidade vivida pela costureira no ambiente industrial.
- Propor aos alunos que, com base nos conhecimentos adquiridos, reflitam sobre a importância da preservação da costura artesanal como patrimônio cultural, enfatizando que os modos de fazer devem ser preservados ao longo do tempo.
- Organizar uma roda de conversa para a socialização das reflexões.
Trabalho feminino e patrimônio
[...] a produção do bordado é um tipo de artesanato por ser executada manualmente, uma habilidade que permite uma troca de conhecimento e de criatividade pela mulher [...] no momento de produção de cada ponto [...]. Pode ser visto e compreendido como um patrimônio herdado [...] e nos dias atuais preserva um saber-fazer com a prática diária e a memória, que registra e reconstrói a cada manuseio feito pelas mulheres [...].
FONTE: SILVA, Janeclay A. da; SILVA, Maria Cecília F. da. Mulheres bordadeiras: práticas e memórias na construção do patrimônio cultural imaterial em Alagoinha-PE. Anais eletrônicos V Congresso Sergipano de História e V Encontro Estadual de História da ANPUH/SE. 24-27 out. 2016. p. 14. Disponível em: http://fdnc.io/fqw. Acesso em: 17 jun. 2021.
MP157
- Agora, leia o que dona Júlia comenta sobre o trabalho na fábrica de roupas atualmente.
Atualmente
Pergunta – Comparando a [...] produção antiga com a de hoje, o que mudou?
Resposta – [...] Negócio de marcar por exemplo a casa das camisas ou das calças, tinha uns papelões com a medida e era colocado na frente da camisa, ou no cós da calça, para marcar o local onde ia casear , [...] isso não existe mais, a máquina marca, a própria máquina tem o espaço, coloca ali, a máquina faz uma marca [...]. Bom, um pouco pelo modernismo, porque a máquina toma o lugar do ser humano, então, como nas outras categorias, o computador hoje em dia fala mais alto do que o ser humano, então, na costura também tem máquinas modernas que às vezes substituem em parte o serviço manual [...].
FONTE: Agulha e linha. Museu da Pessoa, 12 abr. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/e1J. Acesso em: 5 abr. 2021.
-
Interprete
e relacione as informações dos dois depoimentos para responder às perguntas a seguir.
- O que mudou no trabalho da fábrica de tecidos?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Segundo dona Júlia, o serviço manual diminuiu porque as máquinas estão mais modernas e substituem em parte o trabalho humano.
- Por que a entrevista dada por dona Júlia pode ser considerada uma fonte histórica oral?
PROFESSOR
Resposta: Dona Júlia relata mudanças nas condições de trabalho das costureiras, contribuindo para estudos históricos sobre o tema.MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que leiam silenciosamente a segunda parte da entrevista que trata do trabalho da costureira atualmente. Propor que comparem as informações fornecidas pela entrevistada relativas ao presente e ao passado, identificando as mudanças e as permanências.
- Orientar os alunos a interpretar e relacionar as informações dos dois textos, contribuindo para a prática de compreensão de texto.
- Incentivá-los a expor oralmente o que perceberam por meio da comparação e anotar na lousa os elementos mencionados por eles.
Atividade complementar
Propor aos alunos uma atividade de campo, com a visita ao local de trabalho de um trabalhador do município onde vocês estão. Solicitar autorização à direção da escola e aos pais. Criar com os alunos um roteiro de visita, com os elementos a serem observados e com uma entrevista com o trabalhador. Ao voltar para a classe, conversar sobre as descobertas da turma.
Mulher, trabalho e identidade
[...] A inserção da mulher no mercado de trabalho possibilitou um modo diferente de formação [de] identidade. [...] o ingresso da mulher nos trabalhos profissionais a levou a ter um desejo pela busca de um significado para sua vida pessoal e expressar o desejo de ser sujeito de sua própria existência. [...] a conquista da cultura do trabalho propicia às mulheres a aquisição de uma vida profissional satisfatória e indica por parte delas o desejo de serem reconhecidas pelo que fazem [...].
FONTE: COSTA, Natália E. da. O diabo veste Prada: a construção da identidade feminina através do vestuário. 2010. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2010. p. 24.
MP158
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou algumas atividades de trabalho desempenhadas pelas pessoas em diferentes tempos e espaços. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Identifique um produto relacionado às seguintes atividades desenvolvidas no Brasil.
- Agricultura:
_____
PROFESSOR
Resposta: milho, soja, café, cana-de-açúcar, arroz, hortaliças, frutas e verduras.
- Pecuária:
_____
PROFESSOR
Resposta: carne de frango e carne bovina, leite e ovos.
- Extrativismo mineral:
_____
PROFESSOR
Resposta: cobre, ferro, alumínio (bauxita), vidro (areia) e calcário.PROFESSOR
Resposta: 2. Leia o texto e responda às perguntas.O campo: aqui começa a nossa história
No campo, também conhecido como espaço rural, ao lado de extensas áreas cobertas por plantações e pastos formados para a criação de animais, também podemos ver terrenos ainda cobertos de vegetação nativa, colinas, rios com águas cristalinas, muitos pássaros e outros animais da natureza [...].
[...] Dá para ver, também, como parte do ambiente natural foi modificado para dar lugar, por exemplo, às plantações de café, trigo, cana-de-açúcar, laranja, milho; às pastagens de bois, ovelhas e cabras; às instalações de granja para criação de aves e produção de ovos, e aos armazéns para guardar o que foi produzido.
E quem é que cuida de tudo isso? Os trabalhadores do campo, que iniciam suas atividades antes mesmo de o Sol nascer. Eles passam a maior parte do dia plantando, colhendo e cuidando dos animais. [...]
FONTE: Teddy Chu. Do campo à mesa: o caminho dos alimentos. São Paulo: Moderna, s/d. p. 11, 12 e 21.
- Dê dois exemplos de como a paisagem do campo pode ser modificada pelas pessoas.
- _____
- Agricultura:
_____
PROFESSOR
Resposta: A paisagem pode ser modificada para dar lugar às plantações, às pastagens, à extração mineral e às construções, entre outros.MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de processo de aprendizagem
As atividades desta seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 9 e 10.
Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades
- Identificar produtos relacionados às atividades agrícola, pecuária e de extração mineral no Brasil.
- Espera-se que os alunos sejam capazes de citar diferentes produtos resultantes das atividades econômicas que predominam nos espaços rurais.
- Identificar exemplos de atividades econômicas ligadas ao trabalho no campo e que alteram as paisagens rurais.
- Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar atividades que transformam as paisagens naturais e de descrever aspectos da rotina de um trabalhador do campo por meio da atividade de compreensão de texto.
- Diferenciar o trabalho agrícola na cultura do algodão em diferentes tempos.
- Os alunos devem distinguir o trabalho do agricultor na cultura do algodão há duzentos anos e atualmente, caracterizando as mudanças.
- Identificar as mudanças no trabalho do vaqueiro nos últimos cem anos.
- Os alunos devem identificar e classificar as características do trabalho do vaqueiro há cem anos e atualmente.
MP159
- Como é a rotina dos trabalhadores do campo em um dia de trabalho?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Segundo o texto, eles iniciam suas atividades bem cedo e passam a maior parte do dia plantando, colhendo e cuidando dos animais.
- Identifique uma mudança no trabalho de plantio e colheita do algodão entre cerca de duzentos anos e atualmente.
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Atualmente, máquinas movidas por motores podem ser utilizadas na colheita e no descaroçamento do algodão. Há cerca de duzentos anos, essas etapas da produção eram apenas manuais.
-
_____
- Ligue as colunas sobre o trabalho do vaqueiro.
Coluna 1
Atualmente.
Há cem anos.
Coluna 2
Apenas ordenha manual de leite.
Uso de chip na orelha dos animais.
Retirada manual e mecanizada de leite.
PROFESSOR
Resposta: Atualmente: Uso de chip na orelha dos animais.PROFESSOR
Retirada manual e mecanizada de leite.PROFESSOR
Há cem anos: Apenas ordenha manual de leite.Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico diferentes produtos obtidos na agricultura, na pecuária e no extrativismo mineral? |
|||
b) Reconheço características de trabalhos ligados à agricultura e à pecuária? |
|||
c) Identifico profissões praticadas por muitos trabalhadores em outros tempos e que se tornaram raras hoje em dia? |
|||
d) Identifico mudanças em algumas atividades do campo nos últimos duzentos anos? |
MANUAL DO PROFESSOR
Autoavaliação
A autoavaliação sugerida permite aos alunos revisitarem seu processo de aprendizagens e sua postura de estudante, permitindo que reflitam sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade não vale atribuir uma pontuação ou atribuição de conceito aos alunos. Essas respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não aparentem estar consolidados.
MP160
Comentários para o professor
Conclusão do módulo dos capítulos 9 e 10
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 9 e 10. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Em quais atividades as pessoas podem trabalhar?
Sugere-se mostrar para os alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram aprendidos sobre o mundo do trabalho com base nas principais atividades econômicas realizadas nos espaços rural e urbano.
Verificação da avaliação do processo de aprendizagem
Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência constante e contínua de avaliação formativa. Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Identificar diferentes produtos obtidos pela agricultura, pecuária e extrativismo mineral.
- Reconhecer diferentes formas de produção, profissionais e atividades de trabalho no campo.
- Comparar o trabalho dos criadores de gado há cem anos e atualmente.
- Identificar mudanças em algumas atividades do campo nos últimos duzentos anos.
- Listar profissões que desapareceram nas cidades nos últimos anos.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, pode-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno. Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se, com relação ao capítulo 9, retomar os elementos relacionados aos diferentes produtos cultivados ou extraídos a partir de atividades como agricultura, pecuária e extrativismo. Pode-se compor quadros e esquemas relacionando esses produtos com os trabalhadores envolvidos, atividades de trabalho e atividade econômica. Com relação ao capítulo 10, sugere-se apresentar novos textos e imagens – pinturas, gravuras, fotografia – que abordem as mudanças nas profissões nas últimas décadas. Propor atividades de observação e interpretação das imagens e de leitura e compreensão dos textos, permitindo aos alunos revisitar os temas estudados e superar eventuais defasagens.
A página MP231 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
MP161
Introdução ao módulo dos capítulos 11 e 12
Este módulo, formado pelos capítulos 11 e 12, permite aos alunos conhecer e refletir sobre os impactos ambientais que podem ser provocados pelo trabalho das pessoas e levantar possibilidades da maior participação das pessoas para a construção de um ambiente sustentável no campo e na cidade.
Atividades do módulo
As atividades do capítulo 11 permitem aos alunos comparar os modos de vida no campo e na cidade em diferentes tempos e reconhecer transformações nas formas de lazer nas cidades nas últimas décadas, desenvolvendo as habilidades EF03HI08 e EF03HI12. São propostas atividades de interpretação de imagens e de compreensão de textos. Como pré-requisito, os alunos precisam ser capazes de identificar características dos modos de vida na cidade e no campo em diferentes tempos.
As atividades do capítulo 12 permitem aos alunos estabelecer relação entre as atividades econômicas realizadas no espaço rural e no espaço urbano e seus principais impactos ambientais e sociais e, assim, refletir sobre ações que amenizem esses problemas, desenvolvendo as habilidades EF03GE10 e EF03GE11. São propostas atividades de compreensão de textos, leitura de fotografias e imagens, elaboração de desenhos de imaginação, interpretação de planos de fotografia e atividade de investigação a partir de notícias de imprensa. Como pré-requisito, é importante que os alunos consigam apontar diferenças entre as paisagens do campo e da cidade.
Principais objetivos de aprendizagem
- Listar mudanças no modo de vida das pessoas que mudaram do campo para a cidade ou da cidade para o campo.
- Identificar formas de lazer nas cidades brasileiras há cem anos.
- Reconhecer exemplos de impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade.
- Investigar problemas ambientais existentes no lugar de viver, propondo soluções para minimizá-los.
MP162
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 11 e 12
Que mudanças ocorreram nas atividades das pessoas no campo e na cidade e quais foram os impactos ambientais provocados por essas atividades?
CAPÍTULO 11. O modo de vida no campo e na cidade em diferentes tempos
No Brasil, algumas pessoas que mudaram do campo para as cidades há cerca de cinquenta anos experimentaram diversas transformações no modo de vida, como nos contam Margarida e Lourdes em seus depoimentos.
Do campo à cidade
Margarida – Minha ideia sempre foi essa, assim: lutar. Às vezes tinha que levantar quatro e meia da manhã pra pegar o transporte para trabalhar. Pra tudo a gente tem que ter força de vontade. [...]
Você vê, pra criar um filho lá na Bahia é muito sadio, é muito melhor de criar. Porque ele tem mais liberdade. [...] Então tudo é mais sadio que essa coisa gelada, que fica tanto tempo na geladeira, e perde o sabor. [...]
Lourdes – O leite é tirado do peito da vaca na hora. Lá a gente chega assim na roça, pega aqueles cachos de banana todos maduros, os passarinhos comendo... Acho mais saboroso. Tudo assim: pegar fresquinho, na hora.
FONTE: Antônia Alves Oliveira. Os nordestinos em São Paulo. São Paulo: Paulinas, 1982. p. 43 e 45.
1. Interprete e relacione as informações dos depoimentos de Lourdes e Margarida e responda: o que mudou na alimentação delas após se mudarem para a cidade de São Paulo?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: De acordo com os depoimentos, no campo elas comiam alimentos mais frescos, o leite era tirado da vaca na hora e as frutas retiradas do pé, na roça; em São Paulo, os alimentos são guardados na geladeira, perdendo o sabor.
LEGENDA: Fazenda de gado no município de Paulo Afonso, no estado da Bahia, em 1952. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Desafio à vista!
A questão proposta no Desafio à vista! permite refletir sobre o tema que norteia esse módulo, propiciando a elaboração de hipóteses sobre os impactos ambientais que podem ser provocados pelas atividades das pessoas e levantar possibilidades de ações que podem ser tomadas para construir um ambiente sustentável no campo e na cidade. Conversar com os alunos sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na conclusão do módulo.
Fim do complemento.
- Orientar a leitura coletiva do texto, identificando com os alunos o tipo de texto (transcrição de depoimento), os nomes das depoentes (Margarida e Lourdes) e o tema do depoimento (do campo à cidade). Conduzir também a atividade de interpretação e relacionamento das informações dos dois depoimentos e a elaboração da resposta da atividade.
As atividades desenvolvidas no capítulo 11 permitem refletir sobre as diferenças e as transformações no modo de vida no campo e na cidade, em decorrência das mudanças ocorridas nas atividades cotidianas.
A BNCC no capítulo 11
Unidades temáticas: O lugar em que vive; A noção de espaço público e privado.
Objetos de conhecimento: A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças; A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer.
MP163
Muitos brasileiros continuaram se mudando do campo para a cidade. Porém, a quantidade de pessoas que se mudaram da cidade para o campo tem aumentado.
Da cidade ao campo
No campo, tem cores que anunciam que é hora de levantar. Mas ninguém sai de casa pra lida antes de ouvir o som do café sendo coado.
[...] Só depois de saborear a bebida é que pai e filhos seguem juntos para cuidar das plantações de uva e laranja. Não é só trabalho, é quase um dom.
Hugo Denardi diz que tinha tudo para exercer outra profissão, mas a vida foi tomando rumos que o levaram a exercer o ofício de agricultor. O prazer vem de mexer com a terra e de sentir o cheiro do campo. Essa foi a escolha do ex-professor e ex-funcionário de uma transportadora.
Os filhos de Hugo moravam na cidade, tiveram comércio, mas cinco anos atrás saíram do meio do asfalto e vieram trabalhar com o pai. [...] A cidade tentou fisgar os irmãos, mas o apelo da roça foi mais forte.
Rodrigo Denardi conta que não consegue mais viver sem sentir o gosto da vida na roça. O irmão, Rafael, concorda e fala que vai passar aos filhos esse amor pela agricultura. São exemplos comuns no meio rural.
FONTE: Dia do agricultor: Nosso Campo faz homenagem a quem vive do que a terra produz. G1, 30 jul. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1X. Acesso em: 5 abr. 2021.
2. Hugo foi professor e funcionário de uma transportadora antes ou depois de ser agricultor?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Antes de ser agricultor.3. Onde moravam os filhos de Hugo e por que eles se mudaram?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Moravam na cidade, mas foram para o campo porque gostavam mais da vida na roça.
LEGENDA: Plantação de laranja no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Encaminhar uma leitura coletiva do texto Da cidade ao campo reproduzido na página.
- Motivar os alunos a emitir a opinião deles sobre o fenômeno da migração da cidade para o campo.
- Orientar o desenvolvimento das atividades propostas.
Atividade complementar
Propor aos alunos uma questão desafiadora: e se vocês tivessem que se mudar?
Primeiro, cada aluno deverá imaginar que, devido ao trabalho de um dos adultos com os quais vive, terá que se mudar para a cidade (se vive no campo) ou para o campo (se vive na cidade).
Os alunos deverão elaborar um texto descrevendo as transformações que ocorreriam em seu cotidiano em decorrência dessa mudança. Por exemplo, na alimentação, na vestimenta, na moradia, nas atividades econômicas e no lazer. Buscando evitar preconceitos e ideias hierarquizantes entre esses espaços, comentar que campo e cidade têm características semelhantes e diferentes e ambos podem ser locais adequados de moradia. Socializar as produções individuais.
Habilidades: ( EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado; (EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
MP164
Formas de lazer nas cidades
As formas de lazer dos moradores das cidades brasileiras também mudaram muito ao longo do tempo.
Algumas formas de lazer
Ao contrário de hoje, quando as pessoas se fecham cada vez mais em suas casas ou em ambientes reservados [...], era hábito comum as pessoas se reunirem após o jantar para conversar nas calçadas. Levavam cadeiras para a rua para poderem conversar sentadas.
Um costume daquele tempo era fazer serenatas acompanhadas por bandolins, flautas e clarinetas. Grupos de seresteiros saíam às ruas para homenagear algumas famílias. Paravam em frente a uma casa e cantavam, acompanhados por seus instrumentos musicais.
FONTE: Nicolina Luiza de Petta. A fábrica e a cidade até 1930. São Paulo: Atual, 1995. p. 26.
LEGENDA: Serenata, pintura de Candido Portinari, de 1959. FIM DA LEGENDA.
1. Quais formas de lazer foram citadas no texto?
( ) Assistir à televisão.
( ) Fazer serenata.
( ) Colocar cadeira na calçada para se sentar e conversar.
PROFESSOR
Resposta: Fazer serenata.PROFESSOR
Resposta: Colocar cadeira na calçada para se sentar e conversar.
2. Em casa, leia o texto em voz alta para um adulto de sua convivência.
PROFESSOR
Resposta: Orientar os alunos na atividade de leitura a ser feita em casa.MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades desta página e da seguinte permitem desenvolver o tema de relevância mundial e nacional cidades e transformações, pois exploram com os alunos algumas formas de lazer dos moradores das cidades brasileiras em diferentes tempos. Conversar sobre a obrigação dos governantes das cidades de ofertar gratuitamente aos habitantes atividades de lazer.
- Propor aos alunos que leiam silenciosamente o texto Algumas formas de lazer.
- Esclarecer possíveis dúvidas a respeito dos instrumentos musicais citados (bandolim, flauta e clarinete). Se possível, apresentar imagens dos instrumentos e suas respectivas sonoridades.
- Solicitar a eles que identifiquem elementos que fazem parte da memória da vida nas cidades em outros tempos, anotando-os na lousa.
- Solicitar que marquem as formas de lazer citadas no texto conforme proposto na atividade.
- Orientar os alunos na atividade de leitura em voz alta do texto para um adulto. Essa atividade também contribui para a fluência em leitura oral.
Educação e lazer: uma relação possível
O indivíduo, ao participar de atividades de lazer, desenvolve-se mais, tanto individual como socialmente, e estas condições são indispensáveis para garantir o seu bem-estar e uma participação mais ativa no desenvolvimento de necessidades e aspirações de ordem individual, familiar, cultural e comunitária. A educação para o lazer pode, também, ter efeito significativo na participação em atividades de lazer e na satisfação de vida.
FONTE: COSTA, Myriam de A. C. As contribuições do lazer no processo ensino-aprendizagem. Colloquium Humanarum, v. 5, n. 2, dez. 2008. p. 11. Disponível em: http://fdnc.io/fqx. Acesso em: 17 jun. 2021.
MP165
Explorar fonte histórica visual
Observe o cartaz que apresenta uma forma de lazer muito presente entre os moradores das cidades há cerca de cem anos.
LEGENDA: Cartaz de propaganda da Trupe Irmãos Temperani, de cerca de 1920. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Atenção professor: Comentar com os alunos que, em 1920, o termo “conjunto” era grafado como “conjuncto”, e “estreia” como “estrea”. Fim da observação.- Liste duas atividades representadas no cartaz. Com base na sua resposta, identifique qual é a forma de lazer que o cartaz apresenta.
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos poderão citar malabarismo, equilibrismo, entre outras. Com base na identificação, os alunos poderão concluir que a forma de lazer é o circo.
-
_____
- Cite um elemento do cartaz que indica que se trata de uma propaganda.
- _____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem citar os elementos escritos (“Trupe Irmãos Temperani: o melhor conjunto de artistas brasileiros” ou “Brevemente estreia nesta cidade”) ou identificar as imagens como veículos de propaganda.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Fonte histórica visual
O cartaz é um gênero textual propício ao momento da alfabetização e do letramento e, ao mesmo tempo, pode ser trabalhado como uma fonte histórica visual que remete a modos de vida em outros tempos.
Fim do complemento.
- Auxiliar os alunos na interpretação do cartaz apresentado na seção, seguindo as etapas: ler o título do cartaz; relacionar os textos às imagens; identificar as personagens representadas no cartaz; analisar a composição das cenas; reconhecer a função do cartaz; apontar o que está sendo divulgado. Anotar na lousa as respostas dos alunos após a interpretação realizada.
- Orientar o desenvolvimento das atividades propostas.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades propostas de leitura e interpretação do cartaz de propaganda permitem aproximar os alunos do trabalho com diferentes linguagens, pois o cartaz apresenta linguagem visual e linguagem escrita. Nesse sentido, aproxima os alunos da competência geral 4, da competência específica das Ciências Humanas 7 e da competência específica da História 3.
Fim do complemento.
Cartaz: gênero textual e fonte histórica
O cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros. Como todo texto, ele também possui finalidades específicas, tanto serve para instruir, informar, quanto para persuadir. [...] Portanto, o cartaz figura-se como uma importante modalidade textual, informando-nos sobre um determinado acontecimento ligado aos acontecimentos sociais ou instruindo-nos de alguma forma.
FONTE: DUARTE, Vânia M. do N. Um gênero textual informativo: o cartaz. Mundo educação. Disponível em: http://fdnc.io/fqy. Acesso em: 17 jun. 2021.
MP166
MUDANÇAS NO
CINEMA
1895
Primeira exibição de cinema, realizada na França pelos irmãos Lumière. O filme A saída dos trabalhadores da fábrica é mudo e em preto e branco.
LEGENDA: Cena do filme A saída dos trabalhadores da fábrica, dos irmãos Lumière, de 1895. FIM DA LEGENDA.
1927
O cantor de jazz é o primeiro filme com trechos com diálogos sonoros.
LEGENDA: Cena do filme O cantor de jazz, dirigido por Alan Crosland, de 1927. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Ler com os alunos os miniboxes com os fatos marcantes da história do cinema. Explorar cada fato e as imagens que os acompanham.
Atividade complementar
Organizar com os alunos uma sessão de cinema para assistirem a um filme mudo de Carlitos (Charles Chaplin) ou de outras personagens. Debater se gostaram do filme e se perceberam diferenças em relação aos filmes a que estão habituados a assistir. É importante apontar a estética do filme mudo e destacar o papel que a música desempenha na condução das cenas.
Cinema para o conhecimento
[...] é possível dizer que trabalhar com o cinema como recurso em sala de aula é propiciar à escola o reencontro com a cultura cotidiana e elevada ao mesmo tempo, ou seja, o cinema é a área na qual a estética, o lazer, a ideologia e os valores sociais mais abrangentes são compostos numa só obra de arte.
FONTE: KLAMMER, Celso R.; GNOATTO, Dejanira M.; OZÓRIO, Érica V. K.; SOLIERI, Mariluz. Cinema e educação: possibilidades, limites e contradições. III Simpósio Nacional de História Cultural, Florianópolis: UFSC, 2006. Disponível em: http://fdnc.io/fqz. Acesso em: 17 jun. 2021.
MP167
1937
Criação de uma técnica de colorização de filmes mais eficiente, que foi aplicada à animação Branca de Neve e os Sete Anões, lançada nos Estados Unidos.
LEGENDA: Cena do filme Branca de Neve e os Sete Anões, do diretor David Hand, de 1937. FIM DA LEGENDA.
1953
A tecnologia de filmagem e exibição em 3D (três dimensões), que vinha sendo desenvolvida em filmes curtos, foi aplicada na grande produção Museu de cera , lançada em 1953.
LEGENDA: Cena do filme Museu de cera , do diretor André de Toth, de 1953. FIM DA LEGENDA.
1. Em que ano o primeiro filme foi lançado no cinema? Qual era o seu título?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: 1895, A saída dos trabalhadores da fábrica.2. O lançamento de um filme utilizando técnica mais eficiente de colorização ocorreu antes ou depois do primeiro filme com diálogos sonoros?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: A colorização ocorreu depois da introdução de diálogos sonoros.3. Em casa, reconte para um adulto alguns fatos da história do cinema.
PROFESSOR
Resposta: 3. Orientar os alunos na atividade de reconto.MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar o desenvolvimento das atividades propostas.
- Como tarefa de casa, solicitar aos alunos que
conversem
com adultos da convivência deles e perguntem se eles gostam de cinema. Em caso afirmativo, perguntar de qual filme mais gostaram. Na aula seguinte, pedir aos alunos que
contem
aos colegas as suas descobertas.
A importância do cinema
O cinema [...] tornou-se, rapidamente, uma das grandes manifestações lúdico-artísticas da contemporaneidade, popularizando-se pelo mundo todo, conquistando pessoas de todas as classes sociais, inaugurando novos modos de sensibilidades, tornando-se um componente central da cultura. [...] o homem do século XX jamais teria sido o que foi se não tivesse entrado em contato com a imagem em movimento. Em todo o mundo, o cinema criou novas formas de ver, entender e representar o mundo e as ideias e derivou em práticas sociais e culturais que constituem determinadas dinâmicas ligadas à arte cinematográfica.
FONTE: SILVA, Veruska A. S. da. A importância da Escola dos Annales para o estudo da relação entre cinema e história. Ciclos de estudos históricos, Salobrinho. UESC, 2009. Disponível em http://fdnc.io/fqA. Acesso em: 18 jun. 2021.
MP168
CAPÍTULO 12. Campo e cidade: impactos ambientais
Grande parte das atividades que ocorrem no campo está relacionada às atividades realizadas na cidade. Observe a representação.
LEGENDA: As atividades realizadas no campo abastecem a população das cidades com produtos da agricultura, da pecuária e do extrativismo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As atividades realizadas na cidade abastecem a população do campo com produtos da indústria, por meio do comércio. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação esquemática sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
1. Que relação entre as atividades econômicas do campo e as da cidade foi representada na imagem?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Muitos produtos obtidos da agricultura, da pecuária e do extrativismo abastecem a população das cidades, e muitos produtos fabricados nas indústrias são consumidos e utilizados no campo.2. Cite três produtos representados na ilustração que costumam ser produzidos:
- no campo.
PROFESSOR
Resposta: Exemplos: laranjas, madeira, minérios, carne, bananas, ovos, cana-de-açúcar e trigo.
- na cidade.
PROFESSOR
Resposta: Exemplos: calça e blusa (roupas), martelo, enxada, caminhão, remédios e trator.
MANUAL DO PROFESSOR
- Conversar sobre a relação entre as atividades econômicas do campo e as da cidade com base na imagem representada.
- Solicitar que expressem exemplos de formas de interdependência entre os espaços rural e urbano.
- Listar, na lousa, produtos ou serviços que costumam ser produzidos no campo e produtos que habitualmente são produzidos na cidade.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades desenvolvidas neste capítulo permitem conhecer e refletir sobre os impactos sociais e ambientais provocados pelas pessoas no campo. Nesse sentido, propiciam o trabalho com temas preconizados pela competência geral 6, ao favorecerem o desenvolvimento de conhecimentos e experiências que possibilitam entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania. Ao analisar o mundo social, cultural com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, podendo intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo, os alunos desenvolvem a competência específica de Ciências Humanas 2 e, ainda, a competência específica de Geografia 3 no que se refere ao desenvolvimento do pensamento espacial e ao uso de linguagens cartográficas e iconográficas.
Fim do complemento.
Os conhecimentos desenvolvidos no capítulo 12 estão relacionados aos impactos que são causados pelas atividades realizadas pelas pessoas e que podem atingir o campo e a cidade. Nesse sentido, possibilitam reflexões acerca das ações que amenizam esses problemas, estimulando a proposição de alternativas sustentáveis.
A BNCC no capítulo 12
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Objeto de conhecimento: Impactos das atividades humanas.
MP169
Cartografando
Na paisagem retratada na fotografia, podem ser identificadas duas atividades econômicas.
LEGENDA: Vista de área no município de Ibiporã, no estado do Paraná, em 2015. FIM DA LEGENDA.
- Qual atividade econômica pode ser observada no plano 1 da fotografia?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: A agricultura.
-
_____
- No plano 2, qual atividade econômica pode ser observada?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: O extrativismo mineral.
-
_____
- Quais elementos da paisagem você
observa
no plano 3 da fotografia?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: Vegetação e uma construção.
-
_____
- É possível afirmar que as atividades econômicas retratadas causaram transformações na paisagem? Explique.
PROFESSOR
Resposta: Sim, pois a vegetação original foi retirada e o morro foi escavado em decorrência da agricultura e da extração mineral.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Alfabetização cartográfica
A atividade possibilita aos alunos ler e interpretar a fotografia de uma paisagem dividida em diferentes planos, na qual poderão identificar diferentes atividades econômicas realizadas no campo e relacioná-las com as características da paisagem apresentada.
Fim do complemento.
- Solicitar aos alunos que observem a fotografia e identifiquem os planos e os elementos da paisagem que se destacam em cada um.
- Conversar sobre a atividade econômica que pode ser observada no plano 1 da fotografia: agricultura.
- Chamar a atenção para o plano 2, cuja atividade econômica é o extrativismo mineral, que pode ser percebido em função da extensa área devastada e da profundidade da escavação no terreno, prática utilizada para extrair minérios. A rampa de terra construída ao lado indica o caminho de acesso de caminhões para a retirada de material. Também no plano 2, orientar os alunos a observar as edificações e as estradas.
- Solicitar aos alunos que observem que no plano 3 da paisagem há uma área verde modificada pela ação das pessoas.
- Orientar os alunos a responder às atividades e a compartilhar as respostas. Para a atividade 4, criar uma roda de conversa e solicitar que comentem a interferência das atividades econômicas na paisagem.
- Solicitar uma produção de escrita que inclua as conclusões e as opiniões dos alunos. Essa produção poderá ser realizada de forma coletiva.
Habilidades: ( EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável; (EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
MP170
O campo: impactos socioambientais
O espaço rural brasileiro tem passado por diversas transformações. Algumas dessas transformações causam impactos ao ambiente e à vida das pessoas.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
A mecanização da agricultura
Atualmente, tem sido cada vez mais comum o uso de máquinas, como tratores e colheitadeiras, na agricultura. Esse uso ocasiona o aumento da produção agrícola, mas, por outro lado, faz crescer o desemprego no campo, já que muitas dessas máquinas substituem o trabalho que antes era feito pelas pessoas.
LEGENDA: Colheitadeiras em plantação de algodão no município de Campo Verde, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
O desmatamento
Muitas vezes, as pessoas retiram a vegetação natural para praticar a agricultura, a pecuária e a mineração. A retirada da vegetação natural, chamada de desmatamento, já ocasionou a extinção de diversas espécies animais e vegetais, além de ter contribuído para o empobrecimento do solo e afetado o curso dos rios e o regime de chuvas.
Ainda que o desmatamento seja proibido em diversas localidades, essa prática ainda ocorre de forma irregular no Brasil.
LEGENDA: Desmatamento para a extração mineral no município de Altamira, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Encaminhar a leitura dos textos em voz alta, verificando a fluência em leitura oral. Orientar os alunos a prestar atenção ao ritmo e à precisão da leitura, a fim de torná-la progressivamente mais cadenciada.
- Organizar os alunos em grupos, se possível, solicitando que observem as fotografias e destaquem os principais elementos das paisagens e, em seguida, leiam as legendas.
- Solicitar aos alunos uma atividade de compreensão de texto. Orientá-los a escolher um impacto ambiental mencionado nessas páginas e a realizar um relato em duas partes: primeiro, descrever o impacto ambiental a que o espaço rural está sujeito; na sequência, apontar quais problemas esse impacto ambiental causa à vida das pessoas.
- Conversar com cada grupo e esclarecer as dúvidas que surgirem.
- Socializar as informações e observações dos grupos em uma roda de conversa.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Educação ambiental
Comentar algumas ações possíveis para minimizar impactos ambientais no campo, por exemplo: educação ambiental nas escolas, busca de alternativas para o controle de pragas por meio de técnicas da agroecologia, replantio de espécies vegetais nativas e outros.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades relacionadas às atitudes que podem ser tomadas para contribuir com a diminuição dos impactos ambientais aproximam os alunos da competência específica de Geografia 2 ao levá-los a reconhecer a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.
Fim do complemento.
Para leitura dos alunos
A árvore generosa, de Shel Silverstein. Companhia das Letrinhas.
Os fortes laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira. A árvore propõe uma relação de troca sincera e desinteressada – essa que o menino parece desaprender quando se torna adulto. Para além das questões ecológicas, a história permite refletir sobre as consequências do desmatamento e sobre o nosso papel na preservação da natureza.
MP171
O uso excessivo de água
Nas atividades ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo mineral, utiliza-se grande quantidade de água. Esse uso intenso pode causar a redução da quantidade de água disponível para o consumo das pessoas.
LEGENDA: A irrigação é uma das práticas humanas que mais fazem uso de água. Irrigação em plantação no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
O uso inadequado de agrotóxicos
Agrotóxicos são substâncias desenvolvidas para prevenir ou eliminar pragas que atacam as plantações. O uso de agrotóxicos possibilita um aumento da produção agrícola, mas seu uso frequente e inadequado pode ocasionar a contaminação do solo e de diversos cursos de água. A ingestão de agrotóxicos pode prejudicar a saúde humana e animal.
LEGENDA: Aplicação de agrotóxicos em plantação de laranjas no município de Cristalina, no estado de Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Identifique uma ação humana praticada no espaço rural brasileiro que tem causado prejuízos ao ambiente e explique como isso ocorre.
PROFESSOR
Resposta: O desmatamento (que ocasiona a extinção de espécies, contribui para o empobrecimento do solo e afeta o curso dos rios e o regime de chuvas) e o uso inadequado de agrotóxicos (que pode prejudicar a saúde), entre outras.
3. Identifique uma ação humana praticada no espaço rural brasileiro que tem causado prejuízos às pessoas e explique como isso ocorre.
PROFESSOR
Resposta: A mecanização da agricultura e da pecuária (que causa desemprego no campo), o uso excessivo de água (que pode prejudicar seu abastecimento), entre outras.4. Escolha uma das ações comentadas nas atividades anteriores e pense em uma forma de controlar ou reduzir os impactos que ela causa.
- _____
PROFESSOR
Resposta: O desmatamento, a aplicação de agrotóxicos e o uso da água, por exemplo, precisam ser reduzidos e praticados com consciência.MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar os alunos, ainda em grupos, a refletir e fazer perguntas sobre as ações das pessoas que tenham interferido no espaço rural brasileiro, identificando os possíveis danos causados ao meio ambiente.
- Solicitar que identifiquem a relação entre impacto ambiental e os prejuízos causados para as pessoas.
- Escrever uma lista na lousa com os principais problemas ambientais. Solicitar que criem hipóteses sobre maneiras de controlá-los ou reduzi-los.
- Socializar as propostas dos grupos em uma roda de conversa, comentando as hipóteses que os alunos apresentaram.
- Comentar outros tipos de impacto ambiental no campo: perda dos nutrientes do solo por causa da ação das chuvas e do vento (erosão), mas também por seu uso incorreto, que provoca assoreamento dos rios e deslizamentos; redução da biodiversidade, desaparecimento de espécies por causa do desmatamento; queimadas, sejam elas naturais ou provocadas pelas pessoas, ocasionando perda de vegetação, de animais e de solo; desertificação e infertilidade do solo causadas pelo seu uso inadequado.
- Abordar com os alunos o tema do consumo da água na agricultura, indicando a necessidade de realizar um uso racional da água
nessa
atividade econômica para que não falte água para o abastecimento das pessoas.
Os agrotóxicos
[...] São produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano. Os agrotóxicos têm seu uso tanto em atividades agrícolas como não agrícolas. As agrícolas são relacionadas ao setor de produção, seja na limpeza do terreno e preparação do solo, na etapa de acompanhamento da lavoura, no depósito e no beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens e nas florestas plantadas. O uso não agrícola é feito em florestas nativas ou outros ecossistemas, como lagos e açudes, por exemplo.
FONTE: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Agrotóxicos. In: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Causas e prevenção. Brasília, DF: Instituto Nacional do Câncer, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fqB. Acesso em: 17 jun. 2021.
MP172
A cidade: problemas socioambientais
No processo de crescimento de grande parte das cidades brasileiras, as formas de ocupação e algumas atividades de trabalho vêm provocando diversos problemas sociais e ambientais. Veja alguns exemplos.
Moradias em áreas de risco
A falta de moradias dignas a preços mais acessíveis à população é um problema comum nas grandes cidades. Muitas pessoas sem condição de comprar ou alugar uma casa acabam ocupando áreas inadequadas, como as encostas de morros e as margens de rios e córregos.
Contaminação e poluição das águas
Em muitas cidades, o sistema de tratamento de esgoto não atende a todas as moradias, estabelecimentos comerciais e indústrias. Esse esgoto não tratado acaba por contaminar córregos e rios. Além disso, muitas vezes, também há despejo de lixo nesses cursos de água, favorecendo sua poluição e o aumento de doenças na população.
LEGENDA: Moradias em área de risco no município de Osasco, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ruas sem coleta de esgoto no município de Maceió, no estado de Alagoas, em 2018. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Direcionar a leitura dos textos e das fotografias, sugerindo a observação dos elementos das paisagens.
- Conversar com os alunos, solicitando que comentem um problema ambiental já observado no lugar de vivência.
- Sugerir aos alunos que, como tarefa de casa e na companhia de um adulto, fotografem, no espaço urbano de seu lugar de viver, locais que apresentem problemas ambientais e, também, locais como praças, córregos, rios e outros que apresentem condições adequadas para garantir a qualidade de vida da população.
- Solicitar aos alunos que, em grupos, apresentem suas fotografias.
- Fazer uma avaliação compartilhada das fotografias com os alunos, destacando: qual é o impacto ambiental mostrado? Quais problemas ele causa ao meio ambiente e à vida das pessoas? A quem encaminhar essas fotografias e uma avaliação do grupo para que providências sejam tomadas?
Atividade complementar
Orientar os alunos na elaboração de um trabalho de identificação dos problemas ambientais no entorno da escola (com acompanhamento de adultos da escola) ou no entorno da moradia (com acompanhamento de um adulto da convivência deles) por meio de fotografias realizadas pelos alunos ou obtidas por satélites e em bancos de imagem.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades relacionadas aos impactos sociais e ambientais provocados pelas pessoas nas cidades favorecem o desenvolvimento da competência geral 6, ao permitir que os alunos se apropriem de conhecimentos e experiências que lhe possibilitam entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania. Ao propiciarem a análise do mundo social e cultural, bem como a intervenção em situações do cotidiano e o posicionamento diante de problemas do mundo contemporâneo, contribuem também para o desenvolvimento da competência específica de Ciências Humanas 2 e, ainda, da competência específica de Geografia 4, por proporcionarem o desenvolvimento do pensamento espacial.
Fim do complemento.
A fotografia nas aulas de Geografia
Diante das várias possibilidades de enriquecimento nas aulas de Geografia, a fotografia pode ser um recurso que oferece integração entre representação, informação, análise e compreensão da paisagem, abordada nas diversas temáticas geográficas [...].
A fotografia segundo Kubrusly [...] “[...] provoca quase sempre o desejo de mais informação [...]” e é nessa perspectiva que o professor pode lançar mão do recurso fotográfico como instrumento problematizador, inserindo nessa visualidade diversas indagações (Onde? Como? Por quê? Quais fatos?
MP173
Engarrafamentos
Em muitas cidades brasileiras, os sistemas de transporte coletivo são deficientes, contribuindo para o aumento do número de automóveis. Isso causa congestionamentos, que dificultam o deslocamento das pessoas no dia a dia e agravam a poluição do ar.
LEGENDA: Congestionamento em avenida no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Baixa qualidade de serviços públicos
Outro problema que atinge a vida de grande parte dos moradores das cidades é a má qualidade dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação, coleta de lixo e segurança. Isso afeta as pessoas e as atividades econômicas realizadas na cidade; principalmente, aquelas que são relacionadas à indústria, ao comércio e à prestação de serviços.
LEGENDA: Fila de pessoas para vacinação no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
1. No espaço urbano do município onde você vive, existem os problemas sociais e ambientais mencionados? Se sim, quais?
- _____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos devem pensar se no espaço urbano do município onde vivem já observaram moradias precárias, ocupação em áreas de encostas de morros ou em margens de rios, lançamento de esgoto doméstico, industrial ou comercial em rios, lançamento de lixo em córregos e rios, engarrafamentos, poluição do ar e baixa qualidade de serviços públicos essenciais.MANUAL DO PROFESSOR
Que pessoas? Que sociedade? Que paisagem?). Além de inúmeras outras que podem servir de base investigativa do que está sendo observado e (re)significar as temáticas geográficas que consolidam a aprendizagem.
FONTE: GOMES, Sirlei F.; MANSANO, Cleres do N. O uso de imagens como prática mediadora no processo ensino-aprendizagem de Geografia. In: PARANÁ (Governo). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense . 2009. Volume 1. p. 10. Disponível em: http://fdnc.io/fqC. Acesso em: 18 jun. 2021.
- Socializar, em uma roda de conversa, as informações e observações dos grupos a respeito dos problemas apontados nas fotografias e suas legendas.
- Solicitar aos alunos que identifiquem uma ação humana, para cada impacto citado, que possa ter causado prejuízos ao ambiente e às pessoas, e expliquem como isso ocorreu.
- Conversar sobre alguns problemas socioambientais que existem no lugar de viver.
- Comentar outros problemas ambientais que podem ocorrer nas cidades: intensa produção de lixo em decorrência da concentração populacional; o despejo inadequado em lixões, que ainda ocorre em muitos municípios brasileiros; o déficit nos serviços de saneamento básico, que contribui para o cenário de degradação ambiental e o aumento da ocorrência de doenças; o despejo de esgoto doméstico e industrial em rios, sem tratamento adequado, entre outros exemplos.
Boxe complementar:
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11. Cidades e comunidades sustentáveis
Para desenvolver o tema cidades e transformações, comentar com os alunos que são muitos os desafios enfrentados atualmente nos ambientes urbanos, sobretudo nas grandes cidades, diante do crescente número de pessoas que passam a morar nelas. Vale propor a eles que não apenas reconheçam as razões que levam a incidência de diversos problemas socioambientais nas cidades, como também realizem proposições para minimizar esses problemas, tomando como referência uma situação que seja relevante no espaço urbano do município em que vivem. Se possível, convidar uma pessoa que trabalhe em órgãos públicos ou organizações não governamentais dessa área para conversar com os alunos sobre políticas sustentáveis, como preconiza o ODS 11, Cidades e comunidades sustentáveis.
Fim do complemento.
MP174
2. Em sua opinião, quais medidas poderiam ser tomadas para solucionar um dos problemas urbanos mencionados? Pensando nisso, escreva uma proposta que favoreça a qualidade de vida das pessoas e as atividades econômicas desenvolvidas nas cidades. Depois, faça um desenho para representar como seria a paisagem de uma cidade sem esse problema.
- _____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem defender, por exemplo, que os governos municipais devem fornecer um serviço de coleta de esgoto a toda a população e desenvolver políticas habitacionais nas cidades. Da mesma forma, o transporte coletivo e os serviços de saúde devem ser melhorados, favorecendo a qualidade de vida.PROFESSOR
Atenção professor: A representação feita pelos alunos deve apresentar elementos que indiquem proposições relacionadas à melhoria da qualidade de vida e do ambiente das cidades. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar os alunos na elaboração de uma produção de escrita contendo uma proposta de melhoria da paisagem de uma cidade, solicitando que escolham um problema ambiental e que reflitam como seria a paisagem se não houvesse esse problema.
- Solicitar que realizem uma representação, a partir de um desenho de imaginação, de como seria a paisagem dessa cidade sem a existência desse problema.
- Oriente-os para que os desenhos evidenciem os elementos reportados no texto, mas sem os problemas apontados na descrição.
- Socializar os textos e as representações em desenho entre os colegas.
- Criar uma exposição em sala de aula com os textos e as representações visuais das paisagens criadas pelos alunos.
Para leitura dos alunos
A menina que parou o trânsito , de Fabricio Valério. VR Editora.
O que acontece quando uma menina de bicicleta para o trânsito em uma rua de uma grande cidade? Uma pausa no ritmo frenético da cidade e uma série de reações – o guarda apita para a menina, o homem atrasado acelera seu carro, o motorista de ônibus funga, o taxista mal-humorado grita, o motoqueiro apressado acelera… e muitas outras coisas acontecem.
MP175
Boxe complementar:
Investigue
- Procure em jornais, revistas ou na internet uma notícia que trate de um problema ambiental ou social no município onde você vive. Cole a notícia no espaço abaixo.
_____
PROFESSOR
Resposta: Orientar os alunos a pesquisar notícias sobre problemas sociais ou ambientais do município em que vivem. Para a colagem, recomendar o uso de cola bastão.
- Qual problema foi abordado na notícia?
_____
PROFESSOR
Resposta: A resposta depende da notícia escolhida pelo aluno.
- Esse problema ocorre no espaço urbano ou rural de seu município?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: A resposta depende da notícia escolhida pelo aluno.
-
_____
- De acordo com a notícia, a população do município fez alguma reclamação ou apresentou alguma proposta para resolver esse problema? Explique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: A resposta depende da notícia escolhida pelo aluno.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Investigue
- Orientar os alunos a realizar a atividade como tarefa de casa.
- Comentar com os alunos que, nos mais diversos locais, as pessoas têm o hábito de trabalhar em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos moradores de bairros e comunidades, muitas vezes formando associações comunitárias. Entre as ações realizadas, há exemplos de atividades esportivas e de lazer; campanhas para conscientizar as pessoas para a preservação do ambiente; o cuidado de praças públicas, calçadas, lixo nas ruas; criação de hortas comunitárias para os moradores; encaminhamento de pedidos de melhorias para a comunidade aos órgãos responsáveis.
- Verificar com os alunos a existência de associações de moradores em seu lugar de vivência.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades voltadas à análise dos impactos socioambientais no lugar de vivência permitem aos alunos construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental, de acordo com o que preconiza a competência específica de Geografia 6, e, também, aproximam os alunos da competência específica de Ciências Humanas 6 no que se refere à construção de argumentos com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Fim do complemento.
MP176
Construções que provocam menos impactos ambientais
Existem novos métodos de construção planejados para que a ocupação humana não prejudique o ambiente.
Atualmente, morar em um edifício ou em uma casa que cause poucos impactos ao ambiente é o desejo de muitas pessoas.
- Observe a representação e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.
MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que observem a representação de uma moradia com características sustentáveis e identifiquem os materiais utilizados em sua construção.
- Orientar os alunos a fazer a leitura dos textos em voz alta de forma compartilhada. Monitorar a fluência em leitura oral, identificando aqueles que apresentam dificuldades. Solicitar, se julgar pertinente, a releitura do trecho menor, com o objetivo de aprimorar a fluência oral.
- Comentar outros elementos que podem haver em uma construção para que seja considerada sustentável: a utilização de lâmpadas mais econômicas; a utilização de descarga que regule a vazão de água no vaso sanitário; o uso de torneira com aerador; a compra de aparelhos eletrodomésticos que apresentem selo de eficiência energética.
- Verificar se, no município onde os alunos vivem, existem construções sustentáveis e, se possível, trazer fotografias dessas construções para sala de aula, explicando sobre os métodos de construção e materiais utilizados.
Diferentes tipos de construções sustentáveis
Há diversos tipos de construções sustentáveis: algumas buscam tecnologias e outros, o reaproveitamento de materiais. Neste sentido, existem dois modelos de construção sustentável: o primeiro são as realizadas por profissionais da área que durante sua formação são orientados a respeito de quais são e como podem ser utilizados os materiais ecologicamente corretos e as mais modernas tecnologias sustentáveis; e a segunda são os sistemas de autoconstrução que podem ou não ser coordenados por profissionais da área e envolvem o conhecimento, a criatividade, a vontade pessoal e a disponibilidade de recursos do construtor ou do próprio proprietário.
FONTE: WACLAWOVSKY, Edna dos S. A.; ALVES, Salete M. As construções sustentáveis e o desenvolvimento sustentável do habitat humano. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, out. 2010, São Carlos. Disponível em: http://fdnc.io/fqD. Acesso em: 18 jun. 2021.
MP177
Cartografando
- Você vai planejar como construir uma casa que cause poucos impactos ao ambiente em uma cidade. Para isso, analise as recomendações a seguir.
PROFESSOR
Resposta: Destacar com os alunos os itens essenciais para que a casa provoque menos impactos ambientais.- Evite retirar as árvores do terreno onde a casa será construída.
- Pense em quais materiais serão utilizados para fazer as paredes e o telhado.
- Pense em que tipo de energia será utilizada.
- Planeje como a água poderá ser reaproveitada.
- Quanto menos itens você tiver de comprar, melhor! Reutilize!
- Faça um desenho dessa casa indicando os materiais que serão utilizados.
PROFESSOR
Resposta: Verificar se os materiais indicados pelos alunos reduzem os impactos ambientais.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Alfabetização cartográfica
A atividade permite aos alunos elaborar a representação de uma construção sustentável com informações explicativas.
Fim do complemento.
- Realizar a leitura das diferentes etapas a serem seguidas para a representação por meio do desenho.
- Verificar a compreensão dos alunos para cada uma das etapas e orientá-los a idealizar uma construção em que haja redução e reúso de materiais e de energia, contribuindo para a preservação do ambiente.
- Cuidar para que elaborem desenhos que contenham os elementos escolhidos e que estes estejam representados de maneira clara e proporcional.
- Socializar a produção dos alunos em uma roda de conversa.
Boxe complementar:
De olho nas competências
O exercício de planejar e representar uma moradia sustentável possibilita aos alunos desenvolver a competência geral 10 relacionada a agir de forma pessoal com autonomia e responsabilidade, tomando decisões com base em princípios sustentáveis e solidários. E, também, desenvolver a competência geral 2, uma vez que os alunos deverão propor soluções (inclusive tecnológicas) com base em conhecimentos de diferentes áreas.
Fim do complemento.
MP178
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou algumas atividades praticadas pelas pessoas no campo e nas cidades e identificou alguns impactos ambientais dessas atividades na vida dos moradores dos municípios. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Se você pudesse criar um município, como ele seria? Em grupo, vocês vão planejar e representar um município onde os impactos ambientais estudados sejam prevenidos. Para isso, sigam as orientações a seguir.
- Elaborem um desenho representando as formas de ocupação do espaço rural e do espaço urbano do município.
Antes de desenhar, leiam as ideias abaixo.
PROFESSOR
Atenção professor: Destacar com os alunos as ideias para a execução de práticas que reduzem impactos ambientais. Fim da observação.- Pensem em uma forma de ocupação que evite o desmatamento nas áreas onde houver atividades ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo.
- Lembrem-se de que, nas áreas destinadas à agricultura, deve-se dar atenção à utilização exagerada de agrotóxicos e de água, de modo que seja possível preservar o ambiente e a saúde das pessoas.
- Planejem ruas e estradas para interligar o espaço rural e o espaço urbano e para garantir formas de locomoção menos poluentes.
- Valorizem as construções que consomem menos água e energia elétrica.
- Evitem construções em áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios.
- Reflitam sobre uma forma de ocupação dos espaços do campo e da cidade que não levem à poluição dos rios.
- Ao final, apresentem o projeto do grupo para os colegas e o professor.
- Elaborem um desenho representando as formas de ocupação do espaço rural e do espaço urbano do município.
PROFESSOR
Resposta: Orientar a apresentação dos alunos.MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de processo de aprendizagem
As atividades desta seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 11 e 12.
Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades
- Elaborar uma representação cartográfica explicitando uma proposta sustentável de ocupação dos espaços urbanos e rurais de um município.
- Espera-se que os alunos sejam capazes de retomar os impactos socioambientais no campo e na cidade e que elaborem propostas, evidenciadas em uma representação, de ocupação do espaço que não comprometam de forma significativa o ambiente e a qualidade de vida da população do município fictício. Ainda que a atividade tenha sido elaborada em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.
- Identificar as formas de lazer existentes em cada temporalidade.
- Os alunos devem observar e interpretar cada imagem e ler as legendas. A partir disso, devem classificar as formas de lazer em duas categorias: as que já existiam há cem anos e as que não existiam há cem anos.
- Caracterizar o cinema há cem anos e atualmente.
A questão exige que os alunos leiam e interpretem as frases. Em seguida, devem classificar aquelas que se referem ao cinema na época em que foi criado e as que se referem ao tempo atual.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Os conhecimentos desenvolvidos na atividade de construção do município ideal permitem aos alunos refletir e agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, conforme preconiza a competência geral 10.
Fim do complemento.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11. Cidades e comunidades sustentáveis
A atividade de proposta de município ideal permite desenvolver o ODS 11, que se relaciona a ações que possam tornar as cidades e comunidades seguras, resilientes e sustentáveis, assim como preconiza o tema cidades e transformações. Conversar com os alunos sobre como, nas propostas realizadas, a ideia de sustentabilidade foi incorporada e de que forma, no dia a dia, poderiam contribuir com atitudes que favoreçam tornar os espaços urbanos do município mais sustentáveis.
MP179
- De acordo com a legenda, circule as imagens.
Formas de lazer que já existiam há cerca de cem anos.
Formas de lazer que não existiam há cerca de cem anos.
PROFESSOR
Resposta: Verde: circo e viola; azul: televisão e video game .LEGENDA: Ir ao circo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ver televisão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jogar videogame . FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tocar viola. FIM DA LEGENDA.
- Ligue as colunas sobre a história do cinema.
Coluna 1
Na época em que o cinema foi criado.
Atualmente.
Coluna 2
Colorido e em preto e branco.
Mudo.
Sonoro.
Apenas em preto e branco.
PROFESSOR
Resposta: Na época em que o cinema foi criado: Mudo. Apenas em preto e branco.PROFESSOR
Resposta: Atualmente: Colorido e em preto e branco. Sonoro.Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Exemplifico impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade? |
|||
b) Proponho soluções para melhorar o ambiente do lugar onde vivo? |
|||
c) Identifico formas de lazer nas cidades brasileiras há cem anos? |
|||
d) Identifico mudanças ocorridas no cinema desde seu início até a atualidade? |
MANUAL DO PROFESSOR
Autoavaliação
A autoavaliação sugerida permite aos alunos revisitarem seu processo de aprendizagens e sua postura de estudante, permitindo que reflitam sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade não vale atribuir uma pontuação ou atribuição de conceito aos alunos. Essas respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não aparentem estar consolidados.
MP180
Comentários para o professor
Conclusão do módulo dos capítulos 11 e 12
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 11 e 12. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Que mudanças ocorreram nas atividades das pessoas no campo e na cidade e quais foram os impactos ambientais provocados por essas atividades?
Sugere-se mostrar para os alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram aprendidos a respeito das mudanças no trabalho no campo e na cidade e sobre os impactos ambientais que podem ser ocasionados pelas atividades das pessoas.
Verificação da avaliação do processo de aprendizagem
Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência constante e contínua de avaliação formativa. Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Listar mudanças no modo de vida das pessoas que mudaram do campo para a cidade ou da cidade para o campo.
- Identificar formas de lazer nas cidades brasileiras há cem anos.
- Reconhecer exemplos de impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade.
- Investigar problemas ambientais existentes no lugar de viver, propondo soluções para minimizá-los.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, pode-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno. Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se, com relação ao capítulo 11, utilizar novas imagens – fotografias, pinturas, gravuras – e textos sobre os modos de vida no campo e na cidade em diferentes tempos. Criar atividades para esses novos materiais que permitam aos alunos retomar os temas estudados e enfrentar as defasagens apresentadas. Com relação ao capítulo 12, sugere-se retomar os elementos relacionados às características que um município deve ter para oferecer boas condições de vida à população no campo e na cidade e contribuir para a preservação do ambiente. Pode-se trazer exemplos a partir de fotografias que confrontem tipos de ocupação humana no campo e na cidade com grandes impactos socioambientais e outros com poucos impactos socioambientais.
A página MP231 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.