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O que eu já sei?
Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes, que tal avaliar seus conhecimentos em História e Geografia? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- No campo e na cidade, podemos observar diferentes manifestações da cultura brasileira, como festas, danças, receitas e brincadeiras. Cite duas manifestações culturais que costumam ser praticadas no lugar onde você vive, indicando se ocorrem no campo ou na cidade.
- Identifique o nome dos tipos de representação do espaço a seguir utilizando o banco de palavras.
Globo terrestre Croqui Planta cartográfica Maquete
- Indique dois tipos de uso da água doce e crie um símbolo para representar cada um deles.
- Considerando que a quantidade de lixo vem crescendo a cada dia, explique uma ação que as pessoas podem realizar para reduzi-la.
- No espaço rural brasileiro, o desmatamento é uma prática frequente. Explique por que essa prática tem sido realizada.
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- Diversos grupos sociais influenciaram nos hábitos alimentares dos brasileiros. Classifique os alimentos a seguir entre os que têm origem africana e os que têm origem indígena.
abará mandioca vatapá castanha-do-pará açaí
acaçá xinxim cupuaçu tapioca caruru quibebe
- Diferentes fontes históricas podem ser utilizadas no estudo dos grupos sociais que participaram da história dos municípios. Observe a fotografia a seguir.
LEGENDA: Imigrantes italianos na Fazenda Guatapará, em 1902. Atualmente, a área da fazenda pertence ao município de Guatapará, no estado de São Paulo. FIM DA LEGENDA.
- A fonte histórica apresentada é oral, escrita, visual ou material?
- Que grupo social foi retratado na imagem?
- As pessoas retratadas estão trabalhando na agricultura ou na indústria?
- A que município pertence atualmente a área retratada?
- Identifique as frases que se
referem
ao início do cinema e as que se
referem
ao cinema atualmente.
- Filmes em preto e branco e coloridos.
- Filmes mudos.
- Filmes apenas em preto e branco.
- Filmes mudos e sonoros.
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UNIDADE 1: As representações e os modos de vida
LEGENDA: Registros conhecidos como glifos, criados há cerca de 2.300 anos pelos maias, povo que viveu onde hoje situam-se México, Belize, El Salvador, Guatemala e Honduras. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Registros em rochas realizados há cerca de 7.000 anos e localizados no sítio arqueológico de Tassili n’Ajjer, na Argélia. FIM DA LEGENDA.
- A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou grupos, com o objetivo de possibilitar a troca de conhecimento entre os alunos.
- As atividades permitem que os alunos mobilizem seus conhecimentos prévios e sejam introduzidos à temática dos capítulos que serão estudados.
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LEGENDA: Mapa do mundo elaborado por Nicolas Desliens, em 1566. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imagem de satélite mostrando o porto de Santos e parte da Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Quais formas de registro e de representação elaboradas pelos seres humanos ao longo do tempo estão retratadas nas imagens?
- Que informações sobre o modo de vida de diferentes povos em diferentes tempos essas imagens podem revelar?
Fim do complemento.
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DESAFIO À VISTA!
Quais são as formas de representação criadas pelos seres humanos ao longo do tempo?
CAPÍTULO 1. Os seres humanos e seus registros
Ao longo de sua história, os seres humanos deixaram diversos registros de seus modos de vida.
Um dos registros mais antigos são os registros rupestres.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Registros rupestres
[...] [o registro rupestre era realizado] em cavernas, grutas ou ao ar livre. [...] traços podem ser feitos com os dedos ou com a ajuda de utensílios; as cores, obtidas do carvão (preta), do óxido de ferro (vermelha e amarela) e, às vezes, com cera de abelha. Substâncias líquidas – água, clara de ovo, sangue etc. – são empregadas nas pinturas. [...]
Formas humanas e animais, por sua vez, abundam [nos registros rupestres] [...]. Também se fazem presentes figuras fantásticas, objetos e cenas, domésticas ou de trabalho.
FONTE: Arte rupestre. Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: http://fdnc.io/fqU. Acesso em: 28 fev. 2021.
LEGENDA: Carvão mineral. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Óxido de ferro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Abelhas produzindo cera. FIM DA LEGENDA.
2. Localize e retire do texto informações para responder às questões a seguir.
- Em que locais eram realizados os registros rupestres?
- Que materiais eram utilizados nesses registros?
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Tempo, tempo...
Nas últimas décadas, pesquisadores encontraram registros rupestres em diversos continentes. Esses registros apresentam diferentes datações, como explicado a seguir.
Elementos: mãos e animais, como cervos e bisontes.
Local: Caverna de Altamira, na atual Espanha.
Datação: há 14 mil anos.
Elementos: animais, como bois, cavalos e cervos.
Local: Caverna de Lascaux, na atual França.
Datação: há 17 mil anos.
Elementos: animais, como javalis e búfalos.
Local: Ilha de Sulawesi, na atual Indonésia.
Datação: há 44 mil anos.
- Ordene os três registros rupestres, indicando qual é o mais antigo, o intermediário e o mais recente.
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A escrita suméria
Além dos registros rupestres, os seres humanos produziram outras formas de registro. Uma delas foi criada há cerca de 5.300 anos pelos sumérios, que viviam nas terras do atual Iraque e do Kuwait.
Os sumérios desenvolveram várias formas de registrar suas atividades cotidianas. Essas formas de registro deram origem a um tipo de escrita composto de símbolos gravados com ferramentas cortantes – chamadas cunhas – em tabuletas de argila. Por isso, essa escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme.
Algumas dessas tabuletas, datadas de 5 mil anos, foram encontradas e preservadas no atual Iraque.
LEGENDA: Tabuleta de argila com escrita suméria, encontrada no atual Iraque, feita há cerca de 4.400 anos. FIM DA LEGENDA.
1. Localize e retire do texto informações para responder às questões.
- Em que superfície e como eram gravados os símbolos da escrita suméria?
- Por que essa escrita foi chamada de cuneiforme?
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Inicialmente, a escrita dos sumérios era formada por desenhos semelhantes aos objetos e seres vivos que representava. Ao longo do tempo, esses desenhos foram sendo substituídos por símbolos mais simplificados.
Observe o quadro. Para cada palavra, temos à esquerda o símbolo original, e à direita as mudanças pelas quais o símbolo passou até o símbolo simplificado.
Alguns símbolos da escrita dos sumérios
Fonte: Jaan Puhvel. Cuneiform. Encyclopaedia Britannica. Disponível em: http://fdnc.io/fqW. Acesso em: 28 fev. 2021.
2. Qual dos símbolos acima mais chamou a sua atenção? Por quê?
3. Utilizando os símbolos da escrita suméria, crie no caderno três frases com as seguintes palavras de cada item.
- Grão, arado, pomar, Sol.
- Burro, peixe, boi, pássaro.
- Pé, bumerangue.
4. Crie um símbolo para representar um objeto ou ser vivo que você conheça.
5. Mostre a um colega o símbolo que você criou e veja o dele. Há alguma semelhança entre os símbolos que vocês criaram? Se sim, qual?
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Diversas formas de escrita
Além dos sumérios, outros povos também desenvolveram formas de escrita em diferentes tempos.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Escrita egípcia, criada há 4 mil anos
O povo que habitava as terras que hoje pertencem ao Egito, país localizado na África, criou uma forma de escrita que durante muito tempo permaneceu incompreendida.
Somente em 1822, o pesquisador francês Jean-François Champollion conseguiu decifrar o que estava escrito em um documento do Egito antigo, chamado Pedra de Roseta.
LEGENDA: Pedra de Roseta, documento egípcio de cerca de 2.200 anos. FIM DA LEGENDA.
Escrita chinesa, criada há 4 mil anos
O povo que viveu há milhares de anos no território que atualmente pertence à China, na Ásia, também criou uma forma de escrita, reproduzida em materiais como ossos de animais.
LEGENDA: Escrita em osso de animal, realizada pelos antigos chineses há cerca de 3.500 anos. FIM DA LEGENDA.
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Escrita maia, criada há 2.300 anos
Um dos povos que viveu no território atualmente dividido entre México, Belize, El Salvador, Guatemala e Honduras, na América, foi o maia, que criou a forma de escrita reproduzida abaixo.
LEGENDA: Escrita em pedra desenvolvida há 2.300 anos pelo povo maia. FIM DA LEGENDA.
2. Interprete e relacione as informações dos textos sobre a escrita e elabore no caderno um quadro de acordo com as orientações a seguir.
- Faça três colunas com os seguintes títulos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Povo
Local onde vivia o povo
Material em que a escrita foi gravada
- Escreva nas colunas correspondentes as seguintes informações:
- o nome dos povos estudados.
- o local onde cada um desses povos vivia.
- o material em que a escrita desse povo foi gravada.
Boxe complementar:
Investigue
- Investigue em livros, enciclopédias e na internet informações sobre outro povo antigo que desenvolveu uma forma de escrita.
- Elabore uma ficha que contenha informações como o nome do povo, a datação da escrita e o material em que a escrita foi gravada.
- Mostre aos colegas a sua ficha e veja as deles.
Fim do complemento.
18
A escrita e outras formas de registro
A criação da escrita foi considerada por muitos pesquisadores um marco fundamental na história da humanidade.
A importância da escrita
[...] [Os pesquisadores apontam para a] importância da escrita na história da humanidade como meio de armazenamento e propagação de informações entre os indivíduos através das gerações. Graças a essa invenção, puderam ser preservados registros de acontecimentos sociais, políticos e culturais das civilizações mais diversas. Na realidade, a escrita foi um passo fundamental para a humanidade, não apenas por ser uma forma de registro da história, mas também por representar uma possibilidade de ler e interpretar o mundo.
FONTE: Paulo Daniel Farah. Guia de leitura para o professor. In: Sylvie Baussier; Daniel Maja. Pequena história da escrita. São Paulo: SM, 2005. p. 1.
1. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas a seguir.
- Qual foi a importância da escrita?
- Por que a escrita foi um passo fundamental para a humanidade?
Boxe complementar:
Você sabia?
Há cerca de 1500 anos, os maias criaram um tipo de papel feito com cascas de árvores, principalmente figueiras. Nesse material, eles passaram a fazer registros com letras semelhantes aos glifos, compondo livros chamados, posteriormente, de códices.
Apenas quatro códices foram preservados e servem para conhecer um pouco mais sobre a escrita maia. O mais conhecido é o Códice de Dresden, que recebe esse nome porque está conservado na Biblioteca de Dresden, na Alemanha.
LEGENDA: Página do Códice de Dresden, manuscrito maia conservado na Biblioteca de Dresden, na Alemanha. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
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Alguns pesquisadores afirmam que, além da escrita, diversas formas de comunicação, como a oralidade, os registros rupestres e os grafismos em cerâmica, madeira e palha, também são fundamentais para a transmissão de conhecimentos entre povos, como entre os membros do povo indígena guarani mbya.
2. Observe e interprete a imagem.
LEGENDA: Grafismo em palha em cesto confeccionado pelo povo indígena guarani mbya, no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Quais figuras geométricas predominam nesse grafismo?
Agora, leia um texto sobre o grafismo Ypará Korá, um dos três tipos de grafismo em cesto feito pelo povo indígena guarani mbya.
Grafismo Ypará Korá
Ypará Korá – desenhos fechados, quadrados, em forma de losango ou redondo.
Significa a casa e as portas que sempre estão abertas para os parentes de outras aldeias que vêm visitar [...].
FONTE: Alexandrina da Silva. O grafismo e significados do artesanato da comunidade Guarani da linha Gengibre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) – Departamento de História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. p. 25.
3. Segundo o texto, qual é o significado do grafismo chamado Ypará Korá, do povo indígena guarani mbya?
4. Pesquise em livros, enciclopédias ou na internet outras imagens de grafismos indígenas em utensílios. Se possível, imprima as imagens ou grave-as em arquivos digitais. Depois, faça legendas para as imagens com o nome do povo, o local onde vive e o significado dos grafismos.
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CAPÍTULO 2. Os mapas: representações do espaço geográfico
Você conheceu algumas formas de representação, como os registros rupestres e algumas formas de escrita. Agora, você vai conhecer outra forma de representação criada pelos seres humanos: os mapas.
Os mapas são representações do espaço geográfico. Eles reproduzem a superfície do planeta Terra ou parte dela em superfícies planas, como uma folha de papel.
Da superfície esférica da Terra à superfície plana: o mapa
LEGENDA: Representação esquemática. FIM DA LEGENDA.
Fonte: elaborado com base em Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 10.
Os mapas são utilizados, entre outras finalidades, para as pessoas se localizarem e se orientarem no espaço.
Ao longo do tempo, as pessoas produziram diversos tipos de mapa em materiais e superfícies variados. Atualmente, os mapas são produzidos, principalmente, em papel ou em meios digitais.
1. O que são os mapas?
2. Para que servem os mapas?
3. Atualmente, de que forma os mapas costumam ser produzidos?
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4. Observe os mapas.
LEGENDA: Ga-Sur, mapa feito em placa de barro cozida. Ele foi produzido há cerca de 4.500 anos e representa rios e montanhas localizados onde está o atual Iraque, país da Ásia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mapa de Bedolina, feito em rochas há cerca de 4.400 anos. O mapa representava uma aldeia na região do Rio Pó, ao norte da Itália, país da Europa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Terra Brasilis, mapa de Lopo Homem, feito em pergaminho, em 1519. Esse mapa foi o primeiro a representar as terras que mais tarde formariam o Brasil. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mapa digital do Brasil, elaborado em 2020. Esse mapa pode ser acessado pelo computador e representa a divisão político-administrativa do território brasileiro. FIM DA LEGENDA.
- Em que superfície foi feito o mapa A?
- Em que superfície foi feito o mapa B?
- Em que superfície foi feito o mapa C?
- Qual é a principal diferença entre o mapa D e os outros mapas desta página?
Boxe complementar:
Você sabia?
O globo terrestre é uma representação tridimensional da Terra. Esse tipo de representação é a que mais se aproxima da forma real do nosso planeta.
Fim do complemento.
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Mapas e plantas cartográficas
Atualmente, os mapas são elaborados mediante a utilização de várias tecnologias, como computadores, fotografias aéreas, imagens de satélites artificiais e de radares.
Profissionais especializados em diferentes áreas do conhecimento trabalham na elaboração de mapas e de plantas cartográficas.
1. Observe as representações.
LEGENDA: Imagem de satélite de parte da área urbana do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fotografia aérea de parte de um bairro do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- O que é a representação A?
- O que é a representação B?
- Qual representação abrange uma área maior do espaço geográfico?
- Localize o estádio do Maracanã nas representações. Em qual delas podemos observar mais características do estádio?
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Assim como os mapas, as plantas cartográficas também são representações planas da superfície terrestre. No entanto, as plantas cartográficas geralmente apresentam mais detalhes que os mapas.
2. Observe a planta cartográfica feita com base na fotografia aérea da página anterior.
LEGENDA: Planta cartográfica elaborada especialmente para esta obra a partir da fotografia aérea da página anterior. FIM DA LEGENDA.
- Como os elementos registrados na fotografia aérea da página anterior foram representados na planta cartográfica?
- Quais elementos indicados na planta cartográfica não haviam sido reconhecidos por você ao observar a fotografia aérea da página anterior? Localize esses elementos da paisagem e crie uma lista com suas denominações. Apresente seu trabalho para os colegas e o professor.
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Tipos de mapa
Existem diferentes tipos de mapa e isso depende, entre outros motivos, das informações que estão sendo representadas. Conheça três diferentes tipos de mapa.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Mapa político
Os mapas políticos representam as divisões territoriais entre os países, as unidades da federação e os municípios.
O mapa político do Brasil, por exemplo, representa o território brasileiro e os limites entre as unidades da federação.
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p.113.
Mapa físico
Os mapas físicos representam algumas características naturais do espaço geográfico, como a altitude, os rios e os tipos de clima e de vegetação.
O mapa físico do Brasil abaixo, por exemplo, representa as altitudes do território brasileiro.
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p.112.
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Mapa temático
Os mapas temáticos representam diferentes informações sobre o espaço geográfico, como a distribuição da população em um território, as principais atividades econômicas de um país, entre outros.
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p.142.
2. Reveja o mapa desta página e os da página anterior e indique o que cada um representa.
- Mapa A.
- Mapa B.
- Mapa C.
3. Quando solicitado, comente com os colegas e o professor o que você acabou de aprender sobre os diferentes tipos de mapa.
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Os mapas e as direções cardeais
É importante para as pessoas saber a localização dos lugares: das casas, das escolas, das ruas, entre outros. Para isso, elas podem utilizar pontos de referência e, com base neles, indicar as direções.
As direções podem ser determinadas por meio da observação do movimento da Terra em relação ao Sol. Trata-se das direções cardeais.
Observe as fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Amanhecer na aldeia kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2018. Ao amanhecer, o Sol sempre aparece do mesmo lado no horizonte. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pôr do Sol na aldeia kalapalo, no estado de Mato Grosso, em 2018. Ao entardecer, o Sol desaparece no lado oposto. FIM DA LEGENDA.
1. Quais diferenças podem ser observadas entre as fotografias do amanhecer e do entardecer?
2. Em sua opinião, por que essas diferenças acontecem? Levante hipóteses e compartilhe com os colegas e o professor.
3. Na escola em que vocês estudam, onde o Sol aparece ao amanhecer ou onde ele desaparece no entardecer?
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Os pontos cardeais e colaterais
Com base na observação da posição do Sol no horizonte, os pontos cardeais foram estabelecidos. Eles indicam as direções e podem ser abreviados da seguinte maneira.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ponto cardeal |
Abreviação |
Norte |
N |
Sul |
S |
Leste |
L |
Oeste |
O |
Os pontos cardeais e os pontos colaterais podem ser representados em uma figura chamada rosa dos ventos.
Rosa dos ventos
A rosa dos ventos representada abaixo mostra os pontos cardeais e os pontos colaterais.
Os pontos colaterais indicam direções situadas entre os pontos cardeais e também podem ser abreviados por meio de siglas.
Boxe complementar:
Investigue
- Qual é o nome de cada ponto colateral abreviado na rosa dos ventos? Pesquise e registre suas descobertas no caderno.
- NE.
- SE.
- SO.
- NO.
Fim do complemento.
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Além de ser utilizado para as pessoas se orientarem no espaço geográfico, os pontos cardeais e os pontos colaterais ajudam na localização de elementos naturais e humanos da paisagem.
- Observe a representação.
FONTE: Representação sem escala e proporção para fins didáticos.
- Tendo como referência a rosa dos ventos no centro da praça dessa cidade e a posição do Sol ao amanhecer, identifique as direções cardeais e colaterais dos seguintes elementos dessa paisagem.
- Igreja.
- Casa roxa.
- Padaria.
- Casa branca.
- Imagine que você está no supermercado. Qual direção precisaria seguir para chegar ao campo de futebol?
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A escala
Representar a superfície terrestre ou parte dela em uma superfície plana não é tarefa simples. Como selecionar os elementos do espaço geográfico que devem ser representados em uma folha de papel? E como reduzir o tamanho desses elementos para que eles possam ser representados de forma proporcional?
Para isso, os geógrafos, os cartógrafos e outros profissionais elaboram mapas e plantas cartográficas utilizando a escala. Existem duas formas de a escala ser indicada: a gráfica e a numérica.
Escala gráfica
A escala gráfica é geralmente utilizada em mapas que representam grandes extensões do espaço geográfico. Veja os exemplos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Escala gráfica |
Significado |
---|---|
|
Indica que 1 centímetro no mapa corresponde a 100 quilômetros no espaço real. |
|
Indica que 1 centímetro no mapa corresponde a 250 quilômetros no espaço real. |
1. Leia a escala do mapa.
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p.90.
- Qual é o tipo de escala que está sendo utilizada neste mapa?
- O que essa escala está informando?
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Escala numérica
A escala numérica é utilizada principalmente nas plantas cartográficas, mas também pode ser encontrada nos mapas.
Veja os exemplos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Escala numérica |
Significado |
---|---|
1:100 (lê-se um por cem.) |
Indica que 1 centímetro, na planta ou no mapa, corresponde a 100 centímetros no espaço real. |
1:1.000 (lê-se um por mil.) |
Indica que 1 centímetro, na planta ou no mapa, corresponde a 1.000 centímetros no espaço real. |
Como podemos utilizar a escala numérica em uma planta cartográfica?
Observe no quadro abaixo as medidas reais de uma sala de aula, em metros.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Medidas reais de uma sala de aula (em metro) |
||
---|---|---|
Elementos |
Comprimento |
Largura |
Sala de aula |
10 m |
6 m |
Porta |
1 m |
Agora, observe no quadro a seguir as medidas da mesma sala de aula reduzidas na escala numérica 1:100.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Medidas da sala de aula reduzidas para a escala 1:100 |
||
---|---|---|
Elementos |
Comprimento |
Largura |
Sala de aula |
10 cm |
6 cm |
Porta |
1 cm |
2. Com base no exemplo, expliquem como podemos reduzir as medidas reais de uma sala de aula utilizando a escala 1:100.
- Compartilhem suas conclusões com os colegas.
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Observe como a planta cartográfica da sala de aula foi representada com as medidas reduzidas na escala numérica 1:100.
3. Agora é a sua vez! Faça uma planta cartográfica da sala de aula em que você estuda utilizando a escala numérica 1:100. Siga as orientações.
- Utilizando uma fita métrica ou outro instrumento, meça com os colegas a sala de aula e seus principais elementos.
- Registre as medidas da sala de aula e de seus principais elementos em um quadro no seu caderno.
- Em seguida, reduza as medidas para que possa representar a sala de aula em uma folha de papel, utilizando a escala numérica 1:100.
- Se possível, desenhe a planta cartográfica da sala de aula em um papel quadriculado. Lembre-se de compor a legenda da planta cartográfica e de indicar a escala.
- Apresente a sua planta cartográfica da sala de aula para os colegas.
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Cartografando
Os mapas são representações do espaço geográfico. Os continentes, os países, as unidades da federação e os municípios podem ser representados no papel, de forma reduzida, com o uso da escala.
Assim como os textos, os mapas transmitem informações que precisam ser lidas e interpretadas. Os elementos de um mapa facilitam a sua leitura e interpretação.
Fonte: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Atlas socioeconômico Rio Grande do Sul. Infraestrutura. Modais de Transporte. Disponível em: http://fdnc.io/fr3. Acesso em: 24 fev. 2021.
33
- Leia e interprete o mapa da página anterior.
- Quais são os cinco elementos principais de um mapa?
- Qual é o título do mapa da página anterior?
- Qual é o tipo de escala utilizado no mapa?
- O que a escala desse mapa indica?
- Leia a legenda e liste três elementos representados nesse mapa.
- Para que serve a legenda de um mapa?
- Qual é a capital do estado do Rio Grande do Sul? Explique como você chegou a essa resposta.
- Liste outras três cidades que foram representadas no mapa.
- Por que é importante que os mapas tenham rosa dos ventos?
- O que a fonte de um mapa indica?
2. Agora, leia e interprete o mapa.
Fonte: IBGE Educa. Crianças. Mapas estaduais: Roraima. Disponível em: http://fdnc.io/fr4. Acesso em: 21 fev. 2021.
- Qual é o título desse mapa?
- Qual é o tipo de escala utilizado nesse mapa?
- Leia a legenda e cite dois elementos representados nesse mapa.
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 1 e 2
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou sobre os registros produzidos pelos seres humanos, bem como sobre diferentes tipos de representação. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Sítio Arqueológico Xique Xique 1, no município de Carnaúba dos Dantas, no estado do Rio Grande do Norte, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Como o registro apresentado na fotografia é denominado?
- O que foi representado nesse registro?
- Onde esses registros costumavam ser realizados?
- Que tipos de materiais eram utilizados para fazer esses registros?
2. Explique a importância da escrita na história dos seres humanos.
3. Em que material a escrita chinesa costumava ser realizada?
4. Sobre a Pedra de Roseta, responda às perguntas.
- Que povo a produziu?
- Qual é a importância dessa pedra?
5. Qual povo criou os glifos? Em que material eles costumavam ser reproduzidos?
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6. Leia e interprete o mapa.
Fontes: IBGE. Produção da extração vegetal e da silvicultura 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020; Produção agrícola municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020; Produção pecuária municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
- Este é um mapa político, físico ou temático? Explique sua resposta.
- Qual tipo de escala foi utilizada nesse mapa? O que ela indica?
- Quais são os cinco principais elementos de um mapa?
- Em relação a Florianópolis, em que direção está Porto Alegre?
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens
a) Reconheço para que servem os mapas?
b) Diferencio os tipos de mapa e identifico seus principais elementos?
c) Sei determinar os pontos cardeais e colaterais?
d) Identifico os materiais e as diferentes formas de registros rupestres?
e) Reconheço as formas de escrita dos povos antigos?
f) Explico a importância da escrita para a humanidade?
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DESAFIO À VISTA!
Capítulos 3 e 4
Como as formas de trabalho e modos de vida dos moradores da cidade e do campo se revelam em diferentes tempos?
CAPÍTULO 3. O trabalho no campo e na cidade
Por meio do trabalho, as pessoas transformam as paisagens do campo e da cidade. Elas podem extrair recursos da natureza, fazer plantações, criar animais, construir casas, abrir ruas, instalar indústrias, além de realizar outras ações nas paisagens.
1. Observe as fotografias.
LEGENDA: Paisagem rural do município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem urbana no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
37
- As fotografias da página anterior retratam paisagens do mesmo município? Como você sabe?
- Qual das fotografias retrata uma paisagem rural do município? Qual retrata uma paisagem urbana?
- Que diferenças você
observa
entre essas paisagens?
2. Observe as imagens a seguir. Depois, indique quais elementos predominam em uma paisagem rural e quais predominam em uma paisagem urbana.
- Casas afastadas umas das outras.
- Muitas construções.
- Muitas ruas asfaltadas.
- Pastagens.
- Plantações.
- Concentração de casas.
3. Que outros elementos você identifica em uma paisagem rural e em uma paisagem urbana de um município?
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O trabalho e os setores da economia
O trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade está ligado às diversas atividades econômicas que são desenvolvidas em diferentes locais. Podemos agrupar as atividades econômicas em três setores.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Setor primário
O setor primário corresponde às atividades agrícolas, à pecuária, ao extrativismo vegetal, mineral e animal, e à silvicultura, atividade de plantio de árvores, geralmente, para a comercialização.
LEGENDA: Trabalhadores colhendo repolho no município de Serra Negra, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Setor secundário
O setor secundário corresponde às atividades relacionadas à indústria e à construção civil. A indústria é responsável por transformar as matérias-primas, obtidas no setor primário, em produtos industrializados. Já a construção civil é a atividade de construção de casas, prédios, pontes, viadutos e estradas.
LEGENDA: Trabalhadores em indústria no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Setor terciário
O setor terciário corresponde às atividades relacionadas ao comércio e à prestação de serviços. Os bancários, os funcionários públicos, os vendedores, os professores e os profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados e arquitetos, são exemplos de trabalhadores do setor terciário.
LEGENDA: Dentista no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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2. Considere os profissionais a seguir.
Médico
Cabeleireiro
Minerador
Pedreiro
Professor
Vendedor
Agricultor
Bombeiro
Pescador
Operador de máquinas
- Quais desses profissionais fazem parte do setor primário da economia?
- Quais deles fazem parte do setor secundário da economia?
- Quais desses profissionais fazem parte do setor terciário da economia?
Boxe complementar:
Entreviste
- Com a ajuda de um adulto de sua convivência, escolha um trabalhador de seu lugar de viver para entrevistar. Siga o roteiro de entrevista abaixo e, se possível,
elabore
outras perguntas.
- Qual é o seu nome?
- Onde é o seu local de trabalho?
- Qual é a sua atividade profissional?
- Há quanto tempo você trabalha nessa área?
- Você já exerceu outras profissões? Quais?
- Do que você mais gosta em seu trabalho?
- Do que você menos gosta em seu trabalho?
- Se pudesse escolher, você mudaria de profissão? Por quê?
- Compartilhe as informações obtidas na entrevista com os colegas e o professor.
Fim do complemento.
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A agricultura e a pecuária
Atualmente, a agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas desenvolvidas no espaço rural brasileiro. Essas atividades são praticadas, geralmente, em grandes ou pequenas propriedades.
Vamos entender algumas características das formas de produção que predominam no Brasil nas pequenas e nas grandes propriedades?
- Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Grandes propriedades rurais
- Quem trabalha na produção?
Empregados fixos e outros que trabalham em alguns períodos do ano, como nas épocas do plantio e da colheita.
- O que produzem?
Em geral, apenas um tipo de produto em grande quantidade, como a soja, o café, a cana-de-açúcar e outros.
LEGENDA: Colheita de trigo em grande propriedade rural no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Criação de gado em grande propriedade rural no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
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As grandes propriedades ocupam a maior parte do espaço rural brasileiro. No entanto, a maioria da população rural do país vive e trabalha nas pequenas propriedades.
Pequenas propriedades rurais
- Quem trabalha na produção?
A família do proprietário e, em alguns casos, outros trabalhadores empregados.
- O que produzem?
Geralmente, alimentos variados, como mandioca, milho, ovos, verduras e hortaliças, que são produzidos para o próprio consumo e para o abastecimento da população que vive em municípios próximos.
LEGENDA: Colheita de couve em pequena propriedade rural no município de Coari, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Criação de galinhas em pequena propriedade rural no município de Açucena, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Investigue
- Traga para a sala de aula notícias sobre o trabalho na agricultura e na pecuária. Você poderá encontrá-las em jornais, revistas ou na internet.
- Apresente as notícias que você selecionou aos colegas e ao professor. Em seguida, classifiquem-nas de acordo com o tipo de propriedade rural a que elas se referem.
- Escreva um texto explicando algo que você aprendeu sobre o trabalho na agricultura e na pecuária e apresente-o para os colegas e o professor.
Fim do complemento.
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Cartografando
A agricultura é uma atividade econômica de grande importância no Brasil e que envolve muitos trabalhadores. Vamos conhecer os principais produtos agrícolas cultivados em propriedades rurais de diferentes tamanhos?
Leia e interprete o mapa.
LEGENDA: *Itens com produção acima de 100 mil toneladas. FIM DA LEGENDA.
Fonte: IBGE. Produção agrícola municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
- Quais são os principais produtos agrícolas cultivados na unidade da federação em que você vive?
- O arroz e o feijão são consumidos diariamente pela maior parte da população brasileira. Em quais unidades da federação são cultivados esses alimentos?
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Principais tipos de rebanho
A pecuária é a atividade econômica de criação e reprodução de animais. Os animais criados nessa atividade podem ser classificados, conforme seu tamanho, em animais de grande, médio e pequeno porte.
Observação: Imagens ilustrativas, sem escala ou proporção. Fim da observação.
1. Dê dois exemplos de animais de grande porte, de médio porte e de pequeno porte.
2. Na sua opinião, todas as pessoas que trabalham na pecuária realizam um tipo de trabalho semelhante?
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O extrativismo
O extrativismo é a atividade econômica de extração dos recursos naturais pelas pessoas. Essa atividade pode ser praticada para o consumo, para a venda ou para a utilização dos recursos extraídos na atividade industrial.
Podemos classificar o extrativismo em três tipos: animal, vegetal e mineral.
Animal
LEGENDA: Pesca no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
É a atividade de pesca e de caça de animais realizada de acordo com as leis governamentais.
Vegetal
LEGENDA: Coleta de babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.
É a atividade de extração de recursos vegetais da natureza, que não foram cultivados pelas pessoas.
Mineral
LEGENDA: Extração de ouro, no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
É a atividade de extração de minérios, como ouro, ferro, carvão mineral e outros.
- Observe as imagens abaixo. Copie cada legenda no caderno e indique a letra que corresponde ao tipo de extrativismo representado.
- Extrativismo mineral.
LEGENDA: Extração de látex. FIM DA LEGENDA.
- Extrativismo vegetal.
LEGENDA: Seleção de metais preciosos. FIM DA LEGENDA.
- Extrativismo animal.
LEGENDA: Coleta de ostras. FIM DA LEGENDA.
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Indústria
Muitas pessoas trabalham em atividades relacionadas à indústria.
Atualmente, as indústrias transformam as matérias-primas em diversos produtos, como alimentos, objetos, ferramentas, máquinas e utensílios. Podemos classificá-las de acordo com o tipo de produto fabricado.
Indústria de base
A indústria de base fabrica os materiais a serem utilizados por outras indústrias. Ela também é chamada de indústria de bens de produção.
LEGENDA: Indústria siderúrgica no município de Marabá, no estado do Pará, em 2019. Na indústria siderúrgica, o minério de ferro é transformado em ferro fundido e em aço. FIM DA LEGENDA.
Indústria de bens intermediários
A indústria de bens intermediários produz máquinas, ferramentas e peças utilizadas por outras indústrias. Esse tipo de indústria também é chamado de indústria de bens de capital.
LEGENDA: Indústria de recapagem de pneus no município de Bauru, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Indústria de bens de consumo
A indústria de bens de consumo fabrica produtos para serem vendidos diretamente aos consumidores.
LEGENDA: Indústria automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. Na montagem de um automóvel, utilizam-se peças compradas da indústria de bens intermediários. FIM DA LEGENDA.
1. Quais são as principais diferenças entre a indústria de base, de bens intermediários e de bens de consumo?
2. Em sua opinião, o trabalho realizado em cada um desses tipos de indústria é semelhante? Explique.
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O comércio e a prestação de serviços
O comércio é a atividade econômica de compra e venda de produtos. Lojas, padarias, farmácias, mercados e postos de combustível são exemplos de estabelecimentos comerciais.
Nos estabelecimentos comerciais, podem ser vendidos produtos originários do espaço rural e do espaço urbano. Esses produtos podem ser obtidos, portanto, da agricultura, da pecuária, do extrativismo e da atividade industrial.
1. Observe alguns exemplos de estabelecimentos comerciais.
LEGENDA: Loja de roupas no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mercado no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Padaria no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial retratado na fotografia A?
- Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial da fotografia B?
- Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial retratado na fotografia C?
- Em quais estabelecimentos comerciais esses produtos estão sendo vendidos?
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Alguns estabelecimentos não estão relacionados com a compra e a venda de produtos, mas com a prestação de serviços para as pessoas, como é o caso dos bancos, das escolas e dos hospitais.
Bancos, escolas e consultórios médicos são alguns exemplos de estabelecimentos de prestação de serviço.
2. Observe alguns exemplos de profissionais que trabalham na prestação de serviços.
LEGENDA: Dentista em consultório no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mecânicos em oficina no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Barbeiros em salão no município de Limeira, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual serviço está sendo prestado pelo profissional retratado na fotografia A?
- Qual serviço está sendo prestado pelo profissional retratado na fotografia B?
- Qual serviço está sendo prestado pelo profissional retratado na fotografia C?
- Em quais estabelecimentos de prestação de serviços esses profissionais realizam suas atividades?
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O artesanato
O artesanato é uma atividade econômica que garante o sustento de muitas famílias. O artesão é a pessoa que produz um objeto com trabalho manual.
O modo de fazer e as técnicas de artesanato costumam ser transmitidos entre as gerações. O artesão com mais experiência de trabalho é chamado mestre. Ele ensina aos mais jovens a arte do seu ofício.
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1. No município onde você vive há atividade artesanal? Se sim, qual?
2. Quais são as matérias-primas que costumam ser utilizadas nessa produção artesanal?
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CAPÍTULO 4. A vida nas cidades em diferentes tempos
As pessoas começaram a construir cidades há muito tempo. Vestígios encontrados pelos pesquisadores indicam que as primeiras cidades foram construídas há cerca de 7 mil anos.
Uma dessas cidades chama-se Çatal Hüyük e foi construída há cerca de 6.700 anos num local que hoje pertence à Turquia.
As casas eram feitas com tijolos de barro e as pessoas entravam pelo teto, por meio de escadas.
Os habitantes de Çatal Hüyük praticavam o comércio e, nos arredores da cidade, a agricultura e a criação de animais.
LEGENDA: Ruínas de Çatal Hüyük, cidade construída há cerca de 6.700 anos, localizada na atual Turquia. FIM DA LEGENDA.
- Localize e retire do texto informações sobre quais eram as principais atividades realizadas pelos habitantes da cidade de Çatal Hüyük e de seus arredores.
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Boxe complementar:
Você sabia?
Além de terem criado um dos primeiros sistemas de escrita, os sumérios, que viviam no território atualmente ocupado por Irã e Kuwait, também construíram algumas das cidades mais antigas.
Uma dessas cidades é Ur, cujos vestígios apontam para uma fundação há cerca de 5.800 anos. Nessa cidade estava o principal porto sumério, que permitia a chegada e a saída de produtos vindos de regiões distantes.
A cidade – que chegou a reunir até 80 mil pessoas – tinha bairros residenciais, praças, templos e estabelecimentos comerciais.
O abastecimento de água era feito por um canal construído com o objetivo de distribuir a água do Rio Eufrates para os moradores da cidade. Para garantir a defesa contra possíveis inimigos, a cidade de Ur era toda cercada por uma muralha de cerca de 10 quilômetros de extensão.
O principal vestígio atual de Ur é o zigurate, uma espécie de templo, composto de diversos andares, feito com tijolos queimados muito resistentes.
LEGENDA: Ruínas da cidade de Ur, no atual Iraque, com o zigurate ao fundo, em 2008. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
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A CIDADE DE ROMA
Roma, fundada há cerca de 2.800 anos, tornou-se uma das maiores cidades do mundo antigo, como representado nessa maquete.
Fonte: Museu da Civilização Romana.
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- Escolha um dos elementos destacados e registre as seguintes informações sobre ele.
- Nome.
- Função desse elemento para os romanos antigos.
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Os primeiros povoados brasileiros
Há cerca de 1.500 anos, alguns dos primeiros povos que habitaram as terras do atual Brasil viviam em povoados.
Pelos vestígios que foram encontrados ao longo do tempo, diversos pesquisadores puderam reconstituir como era um desses povoados. Observe a representação feita dessa reconstituição histórica.
Fonte: Michael J. Heckenberger. Lost cities of the Amazon. Scientific American, v. 301, n. 4, out. 2019, p. 65. Reconstituição do povoado de kuhikugu, que há cerca de 1.500 anos localizava-se onde atualmente está o Parque Indígena do Xingu, no atual estado de Mato Grosso.
1. Com base na representação, quais são suas hipóteses sobre as atividades realizadas pelos moradores desse povoado?
2. Por essa representação, é possível pensar que eles realizavam a agricultura e atividades relacionadas ao lago? Como?
3. Pesquise em livros e na internet os nomes dos povos indígenas que vivem atualmente no Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso.
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Há cerca de 500 anos, os territórios ocupados pelos povos indígenas que viviam onde hoje está o Brasil foram invadidos pelos portugueses, que fundaram diversas vilas e cidades.
Fonte: José Jobson de Andrade Arruda. Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 2007. p. 36.
4. De acordo com o mapa, a maioria das primeiras vilas e cidades fundadas pelos portugueses se localizava no litoral ou no interior do território?
5. Qual é a vila mais antiga fundada pelos portugueses?
6. Escolha duas vilas representadas no mapa e registre o nome e o ano de fundação delas. Em seguida, responda.
- Qual dessas vilas foi fundada antes? E qual foi fundada depois?
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Tempo, tempo...
Ao longo do tempo, o modo de vida dos moradores das cidades brasileiras passou por diversas mudanças.
Quando solicitado, leia um dos textos da linha do tempo.
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- Localize e retire informações da linha do tempo e identifique uma mudança no calçamento e outra na
coleta
de lixo realizada nas cidades brasileiras entre os anos de 1 600 e hoje em dia.
- Reconte para um adulto de sua convivência as informações da linha de tempo.
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A iluminação das cidades
Além do calçamento das ruas e da coleta de lixo, ocorreram outras mudanças nas cidades brasileiras ao longo do tempo, como na iluminação das ruas e do interior das moradias.
1. Quando solicitado, leia um dos textos sobre a iluminação nas cidades brasileiras.
Há 200 anos
Não havia iluminação na maioria das ruas brasileiras. Apenas as ruas das grandes cidades tinham lampiões que funcionavam à base de óleo. Por isso, as pessoas evitavam sair de casa à noite.
No interior das moradias, os cômodos também eram pouco iluminados, como descrito no texto.
Horários da vida cotidiana
Os cômodos ficavam obscurecidos e as velas e candeeiros quase nada iluminavam. [...] Daí os horários da vida cotidiana totalmente diferentes dos atuais. Literalmente, os horários da família coincidiam com os das galinhas, fato hoje motivo de graça; mas essa foi a realidade – acordava-se com o Sol e dormia-se quando ele se punha.
FONTE: Carlos A. C. Lemos. História da casa brasileira. São Paulo: Contexto, 1996. p. 44.
LEGENDA: A iluminação de azeite de peixe, pintura de José Carvalho dos Reis, de 1851. FIM DA LEGENDA.
- Explique por que, há cerca de 200 anos, os horários das famílias coincidiam com os das galinhas.
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Há 150 anos
A maioria das ruas continuou sem iluminação, mas algumas ruas das grandes cidades passaram a receber iluminação a gás. Isso possibilitou às pessoas saírem de casa à noite com mais frequência.
No interior das moradias, a iluminação também mudou, como descrito no texto.
Modernos lampiões
À noite, a luz ampla passou a ser garantida por modernos lampiões [...]. Essa luz noturna mudou os hábitos caseiros, os horários. Propiciou a chamada tertúlia , quando todos os membros da família permaneciam à volta da mesa, a refeição terminada, conversando, jogando, lendo, costurando, ouvindo música.
FONTE: Carlos A. C. Lemos. História da casa brasileira. São Paulo: Contexto, 1996. p. 45.
LEGENDA: Lampião doméstico a gás, de cerca de 1900. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lampião doméstico a gás, de 1884. FIM DA LEGENDA.
2. Analise e interprete as informações dos dois textos sobre a iluminação nas cidades brasileiras e identifique de que forma influenciava a vida das pessoas:
- nas ruas.
- no interior das moradias.
3. Nesta leitura você ampliou seu vocabulário. Sobre a palavra tertúlia, responda.
- O que era a tertúlia?
- Que tipos de atividades as pessoas faziam durante a tertúlia?
- Por que a mudança na iluminação facilitou a tertúlia?
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Explorar fonte histórica oral
O senhor Amadeu, que nasceu em 1906, conta algumas mudanças ocorridas na iluminação do interior das moradias brasileiras. Leia um trecho do depoimento que ele deu.
Em casa também, os lampiões [de querosene] eram pendurados na sala, no quintal e na cozinha. Só quando eu tinha dez anos é que veio a luz elétrica. [...]
Lembro quando em minha casa puseram um bico de luz [...]. Punham um bico só porque a luz era muito cara, mais de duzentos réis por mês. Com o tempo punha-se um bico na cozinha, no quarto, no quintal e assim por diante. Mas era usada como uma luz bem econômica porque não dava para pagar no fim do mês.
FONTE: Ecléa Bosi. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 125 e 132.
LEGENDA: Lâmpada elétrica, cerca de 1880. FIM DA LEGENDA.
- Copie a linha do tempo abaixo em seu caderno e complete-a com as informações dadas no depoimento do senhor Amadeu sobre a iluminação na casa dele.
- Quando chegou a luz elétrica à casa de Amadeu, por que só havia um ponto (bico) de luz?
- Antes da luz elétrica, onde a família de Amadeu colocava os lampiões de querosene?
- Qual era a moeda brasileira no tempo em que Amadeu era criança?
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Atualmente
No interior da maioria das moradias, atualmente, há iluminação elétrica, mas algumas pessoas ainda não têm acesso a esse serviço.
A iluminação pública é um direito de todos e, segundo a lei, deve ser distribuída pelas prefeituras municipais ou empresas contratadas por elas.
A maioria das ruas das grandes cidades também tem iluminação elétrica; porém, outras continuam sem esse tipo de iluminação. Observe as fotografias de duas ruas de cidades brasileiras atuais.
LEGENDA: Rua mal iluminada no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida bem iluminada no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, quais problemas as pessoas que vivem em ruas com pouca iluminação elétrica podem enfrentar?
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Minha cidade
Além dos depoimentos, fotografias e pinturas que você já analisou, a vida nas cidades pode ser conhecida também por meio de poemas e letras de canção, como a reproduzida abaixo.
1. Quando solicitado, leia em voz alta um trecho da letra da canção.
Belo Horizonte
Uma nuvem de carros que passa sem parar
são pessoas que vão e voltam pro
mesmo lugar: operários, padeiros,
soldados e executivos. [...]
Com seus ritmos, cores,
pampulhas, cantores e sábios,
suas praças, seus parques
e serras, lagoas, cenários.
Não tem mar, mas tem belo
horizonte o seu mar é belo
horizonte.
Uma nuvem de carros que
Passa sem parar.
FONTE: Silvio Vinhal. Belo Horizonte. In: GEOgrafia, 1998. CD.
LEGENDA: Lagoa da Pampulha no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Localize e retire do texto informações para responder às questões.
- Que cidade é mencionada na letra da canção?
- Quais profissionais são citados na letra da canção?
- E quais locais públicos são mencionados?
- Que outros aspectos da vida da cidade de Belo Horizonte podem ser conhecidos por meio da letra dessa canção?
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3. Agora é com você! Crie uma letra de canção sobre a cidade onde você vive ou de uma cidade próxima da sua. Não se esqueça de:
- incluir na letra da canção algumas características da cidade;
- dar um título à canção.
Se quiser, você pode escolher um ritmo musical de que gosta para combinar com a letra produzida.
Boxe complementar:
Entreviste
- Seu professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo vai entrevistar uma pessoa com mais de sessenta anos que seja moradora da cidade da letra da canção.
- Façam as seguintes perguntas ao entrevistado.
LEGENDA: Criança entrevistando idosa em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o seu nome?
- Qual é a sua idade?
- Há quanto tempo o senhor ou a senhora mora nessa cidade?
- Em sua opinião, quais são os principais pontos positivos de morar nesta cidade?
- E quais são os principais pontos negativos?
- Que argumento o senhor ou a senhora utilizaria para convencer alguém a mudar para esta cidade?
- O que o senhor ou a senhora mudaria nesta cidade?
3. No dia combinado com o professor, contem aos colegas as respostas do seu entrevistado. Depois que todos os grupos tiverem feito seus relatos, conversem sobre as questões a seguir.
- Qual foi o ponto positivo da cidade mais citado pelos entrevistados? E qual foi o negativo mais citado?
- Na opinião de vocês, o que pode ser feito para melhorar esse aspecto negativo?
Fim do complemento.
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Nas aulas anteriores, você estudou sobre os setores da economia e identificou mudanças na vida dos moradores das cidades em diferentes tempos. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Observe o esquema.
- Quais são as atividades econômicas do setor primário?
- Quais são as atividades econômicas do setor secundário?
- Quais são as atividades econômicas do setor terciário?
- Qual é o setor da economia que predomina no espaço rural?
- Quais são os setores da economia que predominam no espaço urbano?
- Observe as imagens de profissionais que trabalham em diferentes atividades econômicas.
- Quais imagens representam profissionais do setor primário?
- Qual imagem representa um profissional do setor secundário?
- Qual imagem representa um profissional do setor terciário?
- A atividade de trabalho desses profissionais é semelhante? Explique.
3. Sobre as primeiras vilas e cidades construídas no Brasil, responda às atividades.
- Elas foram construídas no litoral ou no interior?
- Qual é o nome da vila brasileira mais antiga?
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4. Observe as fotografias de três tipos de calçamento das cidades brasileiras. Classifique-as de acordo com os critérios a seguir.
Calçamento mais antigo.
Calçamento intermediário.
Calçamento mais recente.
LEGENDA: Rua no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rua no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rua no município de Tiradentes, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.
5. Explique como era o lazer noturno das pessoas em cada período indicado.
- Na época da iluminação a óleo.
- Depois do surgimento da iluminação a gás.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens
a) Reconheço atividades de trabalho realizadas nos setores primário, secundário e terciário da economia?
b) Identifico em quais espaços as atividades de trabalho dos setores primário, secundário e terciário costumam ocorrer?
c) Identifico características do modo de vida nas cidades antigas?
d) Explico mudanças no calçamento e na coleta de lixo nas cidades brasileiras?
e) Identifico mudanças na iluminação artificial e sua influência no cotidiano das pessoas?