8

O que eu já sei?

Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes, que tal avaliar seus conhecimentos em História e Geografia? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. No campo e na cidade, podemos observar diferentes manifestações da cultura brasileira, como festas, danças, receitas e brincadeiras. Cite duas manifestações culturais que costumam ser praticadas no lugar onde você vive, indicando se ocorrem no campo ou na cidade.
  1. Identifique o nome dos tipos de representação do espaço a seguir utilizando o banco de palavras.

Globo terrestre Croqui Planta cartográfica Maquete

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um quarteirão. À esquerda, na parte superior, um prédio e na parte inferior, três casas. À direita, um prédio grande e em volta, árvores. Ao lado, a legenda.  Fim da imagem.
Imagem: Desenho em preto e branco. Uma casa grande com árvores ao lado.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista de cima de uma maquete de um quarteirão com casas, prédios, ruas e árvores.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um globo terrestre sobre um suporte. Fim da imagem.
  1. Indique dois tipos de uso da água doce e crie um símbolo para representar cada um deles.
  1. Considerando que a quantidade de lixo vem crescendo a cada dia, explique uma ação que as pessoas podem realizar para reduzi-la.
  1. No espaço rural brasileiro, o desmatamento é uma prática frequente. Explique por que essa prática tem sido realizada.

9

  1. Diversos grupos sociais influenciaram nos hábitos alimentares dos brasileiros. Classifique os alimentos a seguir entre os que têm origem africana e os que têm origem indígena.

abará mandioca vatapá castanha-do-pará açaí

acaçá xinxim cupuaçu tapioca caruru quibebe

  1. Diferentes fontes históricas podem ser utilizadas no estudo dos grupos sociais que participaram da história dos municípios. Observe a fotografia a seguir.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Várias pessoas em uma plantação. Fim da imagem.

LEGENDA: Imigrantes italianos na Fazenda Guatapará, em 1902. Atualmente, a área da fazenda pertence ao município de Guatapará, no estado de São Paulo. FIM DA LEGENDA.

  1. A fonte histórica apresentada é oral, escrita, visual ou material?
  1. Que grupo social foi retratado na imagem?
  1. As pessoas retratadas estão trabalhando na agricultura ou na indústria?
  1. A que município pertence atualmente a área retratada?
  1. Identifique as frases que se referem ao início do cinema e as que se referem ao cinema atualmente.
    1. Filmes em preto e branco e coloridos.
    1. Filmes mudos.
    1. Filmes apenas em preto e branco.
    1. Filmes mudos e sonoros.

10

UNIDADE 1: As representações e os modos de vida

Imagem: Fotografia. Quadrados de barro em relevo com desenhos dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Registros conhecidos como glifos, criados há cerca de 2.300 anos pelos maias, povo que viveu onde hoje situam-se México, Belize, El Salvador, Guatemala e Honduras. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pintura rupestre em uma parede. No centro, silhueta de uma pessoa com uma mão na cintura e a outra esticada. Ao lado há dois animais quadrúpedes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Registros em rochas realizados há cerca de 7.000 anos e localizados no sítio arqueológico de Tassili n’Ajjer, na Argélia. FIM DA LEGENDA.

11

Imagem: Pintura. No centro há um mapa e em volta, borda com desenhos. Fim da imagem.

LEGENDA: Mapa do mundo elaborado por Nicolas Desliens, em 1566. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima do mar e ao lado há uma porção de terra verde e marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite mostrando o porto de Santos e parte da Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais formas de registro e de representação elaboradas pelos seres humanos ao longo do tempo estão retratadas nas imagens?
  1. Que informações sobre o modo de vida de diferentes povos em diferentes tempos essas imagens podem revelar?

Fim do complemento.

12

DESAFIO À VISTA!

Quais são as formas de representação criadas pelos seres humanos ao longo do tempo?

CAPÍTULO 1. Os seres humanos e seus registros

Ao longo de sua história, os seres humanos deixaram diversos registros de seus modos de vida.

Um dos registros mais antigos são os registros rupestres.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Registros rupestres

[...] [o registro rupestre era realizado] em cavernas, grutas ou ao ar livre. [...] traços podem ser feitos com os dedos ou com a ajuda de utensílios; as cores, obtidas do carvão (preta), do óxido de ferro (vermelha e amarela) e, às vezes, com cera de abelha. Substâncias líquidas – água, clara de ovo, sangue etc. – são empregadas nas pinturas. [...]

Formas humanas e animais, por sua vez, abundam [nos registros rupestres] [...]. Também se fazem presentes figuras fantásticas, objetos e cenas, domésticas ou de trabalho.

FONTE: Arte rupestre. Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: http://fdnc.io/fqU. Acesso em: 28 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Pedaços de carvão pretos e empilhados. Fim da imagem.

LEGENDA: Carvão mineral. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Rocha em tons de roxo e azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Óxido de ferro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas abelhas sobre uma colmeia amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: Abelhas produzindo cera. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire do texto informações para responder às questões a seguir.

  1. Em que locais eram realizados os registros rupestres?
  1. Que materiais eram utilizados nesses registros?

13

Tempo, tempo...

Nas últimas décadas, pesquisadores encontraram registros rupestres em diversos continentes. Esses registros apresentam diferentes datações, como explicado a seguir.

Elementos: mãos e animais, como cervos e bisontes.

Local: Caverna de Altamira, na atual Espanha.

Datação: há 14 mil anos.

Imagem: Fotografia. Pintura rupestre em uma parede. Desenho de uma raposa.  Fim da imagem.

Elementos: animais, como bois, cavalos e cervos.

Local: Caverna de Lascaux, na atual França.

Datação: há 17 mil anos.

Imagem: Fotografia. Pintura rupestre em uma parede. Desenho de um animal quadrúpede com chifres.  Fim da imagem.

Elementos: animais, como javalis e búfalos.

Local: Ilha de Sulawesi, na atual Indonésia.

Datação: há 44 mil anos.

Imagem: Fotografia. Pintura rupestre em uma parede. Desenho de uma zebra correndo. Fim da imagem.

14

A escrita suméria

Além dos registros rupestres, os seres humanos produziram outras formas de registro. Uma delas foi criada há cerca de 5.300 anos pelos sumérios, que viviam nas terras do atual Iraque e do Kuwait.

Os sumérios desenvolveram várias formas de registrar suas atividades cotidianas. Essas formas de registro deram origem a um tipo de escrita composto de símbolos gravados com ferramentas cortantes – chamadas cunhas – em tabuletas de argila. Por isso, essa escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme.

Algumas dessas tabuletas, datadas de 5 mil anos, foram encontradas e preservadas no atual Iraque.

Imagem: Fotografia. Tabuleta de argila quadrada com desenhos em relevo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tabuleta de argila com escrita suméria, encontrada no atual Iraque, feita há cerca de 4.400 anos. FIM DA LEGENDA.

1. Localize e retire do texto informações para responder às questões.

  1. Em que superfície e como eram gravados os símbolos da escrita suméria?
  1. Por que essa escrita foi chamada de cuneiforme?

15

Inicialmente, a escrita dos sumérios era formada por desenhos semelhantes aos objetos e seres vivos que representava. Ao longo do tempo, esses desenhos foram sendo substituídos por símbolos mais simplificados.

Observe o quadro. Para cada palavra, temos à esquerda o símbolo original, e à direita as mudanças pelas quais o símbolo passou até o símbolo simplificado.

Alguns símbolos da escrita dos sumérios

Imagem: Quadro. Alguns símbolos da escrita dos sumérios. À esquerda, as palavras escritas e à direita, quatro desenhos representando as palavras. De cima para baixo: pássaro, peixe, burro, boi, sol, grão, pomar, arado, bumerangue e pé. Fim da imagem.

Fonte: Jaan Puhvel. Cuneiform. Encyclopaedia Britannica. Disponível em: http://fdnc.io/fqW. Acesso em: 28 fev. 2021.

2. Qual dos símbolos acima mais chamou a sua atenção? Por quê?

3. Utilizando os símbolos da escrita suméria, crie no caderno três frases com as seguintes palavras de cada item.

  1. Grão, arado, pomar, Sol.
  1. Burro, peixe, boi, pássaro.
  1. Pé, bumerangue.

    4. Crie um símbolo para representar um objeto ou ser vivo que você conheça.

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

    5. Mostre a um colega o símbolo que você criou e veja o dele. Há alguma semelhança entre os símbolos que vocês criaram? Se sim, qual?

16

Diversas formas de escrita

Além dos sumérios, outros povos também desenvolveram formas de escrita em diferentes tempos.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Escrita egípcia, criada há 4 mil anos

O povo que habitava as terras que hoje pertencem ao Egito, país localizado na África, criou uma forma de escrita que durante muito tempo permaneceu incompreendida.

Somente em 1822, o pesquisador francês Jean-François Champollion conseguiu decifrar o que estava escrito em um documento do Egito antigo, chamado Pedra de Roseta.

Imagem: Fotografia. Pedra grande e preta com palavras gravadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pedra de Roseta, documento egípcio de cerca de 2.200 anos. FIM DA LEGENDA.

Escrita chinesa, criada há 4 mil anos

O povo que viveu há milhares de anos no território que atualmente pertence à China, na Ásia, também criou uma forma de escrita, reproduzida em materiais como ossos de animais.

Imagem: Fotografia. Pedaço de osso amarelado com escritas em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Escrita em osso de animal, realizada pelos antigos chineses há cerca de 3.500 anos. FIM DA LEGENDA.

17

Escrita maia, criada há 2.300 anos

Um dos povos que viveu no território atualmente dividido entre México, Belize, El Salvador, Guatemala e Honduras, na América, foi o maia, que criou a forma de escrita reproduzida abaixo.

Imagem: Fotografia. Pedra branca com desenhos em relevo. Fim da imagem.

LEGENDA: Escrita em pedra desenvolvida há 2.300 anos pelo povo maia. FIM DA LEGENDA.

2. Interprete e relacione as informações dos textos sobre a escrita e elabore no caderno um quadro de acordo com as orientações a seguir.

  1. Faça três colunas com os seguintes títulos.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Povo

    Local onde vivia o povo

    Material em que a escrita foi gravada

  1. Escreva nas colunas correspondentes as seguintes informações:
    • o nome dos povos estudados.
    • o local onde cada um desses povos vivia.
    • o material em que a escrita desse povo foi gravada.

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Investigue em livros, enciclopédias e na internet informações sobre outro povo antigo que desenvolveu uma forma de escrita.
  1. Elabore uma ficha que contenha informações como o nome do povo, a datação da escrita e o material em que a escrita foi gravada.
  1. Mostre aos colegas a sua ficha e veja as deles.

Fim do complemento.

18

A escrita e outras formas de registro

A criação da escrita foi considerada por muitos pesquisadores um marco fundamental na história da humanidade.

A importância da escrita

[...] [Os pesquisadores apontam para a] importância da escrita na história da humanidade como meio de armazenamento e propagação de informações entre os indivíduos através das gerações. Graças a essa invenção, puderam ser preservados registros de acontecimentos sociais, políticos e culturais das civilizações mais diversas. Na realidade, a escrita foi um passo fundamental para a humanidade, não apenas por ser uma forma de registro da história, mas também por representar uma possibilidade de ler e interpretar o mundo.

FONTE: Paulo Daniel Farah. Guia de leitura para o professor. In: Sylvie Baussier; Daniel Maja. Pequena história da escrita. São Paulo: SM, 2005. p. 1.

1. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas a seguir.

  1. Qual foi a importância da escrita?
  1. Por que a escrita foi um passo fundamental para a humanidade?

Boxe complementar:

Você sabia?

Há cerca de 1500 anos, os maias criaram um tipo de papel feito com cascas de árvores, principalmente figueiras. Nesse material, eles passaram a fazer registros com letras semelhantes aos glifos, compondo livros chamados, posteriormente, de códices.

Apenas quatro códices foram preservados e servem para conhecer um pouco mais sobre a escrita maia. O mais conhecido é o Códice de Dresden, que recebe esse nome porque está conservado na Biblioteca de Dresden, na Alemanha.

Imagem: Fotografia. Páginas amareladas com textos e desenhos. Fim da imagem.

LEGENDA: Página do Códice de Dresden, manuscrito maia conservado na Biblioteca de Dresden, na Alemanha. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

19

Alguns pesquisadores afirmam que, além da escrita, diversas formas de comunicação, como a oralidade, os registros rupestres e os grafismos em cerâmica, madeira e palha, também são fundamentais para a transmissão de conhecimentos entre povos, como entre os membros do povo indígena guarani mbya.

2. Observe e interprete a imagem.

Imagem: Fotografia. Destaque para um cesto de palha colorido. As palhas estão trançadas e intercaladas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Grafismo em palha em cesto confeccionado pelo povo indígena guarani mbya, no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

20

CAPÍTULO 2. Os mapas: representações do espaço geográfico

Você conheceu algumas formas de representação, como os registros rupestres e algumas formas de escrita. Agora, você vai conhecer outra forma de representação criada pelos seres humanos: os mapas.

Os mapas são representações do espaço geográfico. Eles reproduzem a superfície do planeta Terra ou parte dela em superfícies planas, como uma folha de papel.

Da superfície esférica da Terra à superfície plana: o mapa

Imagem: Ilustração. À esquerda, o planeta Terra. Em seguida há uma seta e um papel quadriculado em volta do planeta. Ao lado há outra seta e um mapa-múndi em um papel quadriculado com destaque para o Brasil. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática. FIM DA LEGENDA.

Fonte: elaborado com base em Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 10.

Os mapas são utilizados, entre outras finalidades, para as pessoas se localizarem e se orientarem no espaço.

Ao longo do tempo, as pessoas produziram diversos tipos de mapa em materiais e superfícies variados. Atualmente, os mapas são produzidos, principalmente, em papel ou em meios digitais.

1. O que são os mapas?

2. Para que servem os mapas?

3. Atualmente, de que forma os mapas costumam ser produzidos?

21

4. Observe os mapas.

Imagem: Fotografia A. Placa de barro com desenhos no meio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ga-Sur, mapa feito em placa de barro cozida. Ele foi produzido há cerca de 4.500 anos e representa rios e montanhas localizados onde está o atual Iraque, país da Ásia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Rocha cinza com desenhos gravados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mapa de Bedolina, feito em rochas há cerca de 4.400 anos. O mapa representava uma aldeia na região do Rio Pó, ao norte da Itália, país da Europa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração C. À esquerda, porção de terra com árvores, indígenas e animais. À direita, várias caravelas no mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Terra Brasilis, mapa de Lopo Homem, feito em pergaminho, em 1519. Esse mapa foi o primeiro a representar as terras que mais tarde formariam o Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração D. Mapa com destaque para o Brasil. Fim da imagem.

LEGENDA: Mapa digital do Brasil, elaborado em 2020. Esse mapa pode ser acessado pelo computador e representa a divisão político-administrativa do território brasileiro. FIM DA LEGENDA.

  1. Em que superfície foi feito o mapa A?
  1. Em que superfície foi feito o mapa B?
  1. Em que superfície foi feito o mapa C?
  1. Qual é a principal diferença entre o mapa D e os outros mapas desta página?

Boxe complementar:

Você sabia?

O globo terrestre é uma representação tridimensional da Terra. Esse tipo de representação é a que mais se aproxima da forma real do nosso planeta.

Imagem: Ilustração. Globo terrestre sobre um suporte. Fim da imagem.

Fim do complemento.

22

Mapas e plantas cartográficas

Atualmente, os mapas são elaborados mediante a utilização de várias tecnologias, como computadores, fotografias aéreas, imagens de satélites artificiais e de radares.

Profissionais especializados em diferentes áreas do conhecimento trabalham na elaboração de mapas e de plantas cartográficas.

1. Observe as representações.

Imagem: Fotografia A. Vista de satélite de uma porção de terra ao lado do mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte da área urbana do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista aérea de um estádio circular e em volta há casas, ruas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Fotografia aérea de parte de um bairro do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. O que é a representação A?
  1. O que é a representação B?
  1. Qual representação abrange uma área maior do espaço geográfico?
  1. Localize o estádio do Maracanã nas representações. Em qual delas podemos observar mais características do estádio?

23

Assim como os mapas, as plantas cartográficas também são representações planas da superfície terrestre. No entanto, as plantas cartográficas geralmente apresentam mais detalhes que os mapas.

2. Observe a planta cartográfica feita com base na fotografia aérea da página anterior.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um quarteirão. No centro, um estádio de futebol circular e do lado esquerdo há uma área privada. Do lado direito há casas, prédios, uma piscina e rampas ou passarelas. Ao redor há área pavimentada, muitas árvores, ruas ou avenidas. Na parte superior, uma ferrovia ao lado da linha de metrô e da estação de metrô ou trem. À esquerda há um canal e no canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala. Fim da imagem.

LEGENDA: Planta cartográfica elaborada especialmente para esta obra a partir da fotografia aérea da página anterior. FIM DA LEGENDA.

  1. Como os elementos registrados na fotografia aérea da página anterior foram representados na planta cartográfica?
  1. Quais elementos indicados na planta cartográfica não haviam sido reconhecidos por você ao observar a fotografia aérea da página anterior? Localize esses elementos da paisagem e crie uma lista com suas denominações. Apresente seu trabalho para os colegas e o professor.

24

Tipos de mapa

Existem diferentes tipos de mapa e isso depende, entre outros motivos, das informações que estão sendo representadas. Conheça três diferentes tipos de mapa.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Mapa político

Os mapas políticos representam as divisões territoriais entre os países, as unidades da federação e os municípios.

O mapa político do Brasil, por exemplo, representa o território brasileiro e os limites entre as unidades da federação.

Imagem: Mapa A. Brasil: político. Mapa do Brasil com destaque para os estados: Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala. Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p.113.

Mapa físico

Os mapas físicos representam algumas características naturais do espaço geográfico, como a altitude, os rios e os tipos de clima e de vegetação.

O mapa físico do Brasil abaixo, por exemplo, representa as altitudes do território brasileiro.

Imagem: Mapa B. Brasil: físico – altitudes. Mapa do Brasil com as altitudes (em metro):  1.200: regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.   800: regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.   500: regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.   200: todas as regiões.  100: todas as regiões.  0: maior concentração na região Norte e pouca concentração nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala.  Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p.112.

25

Mapa temático

Os mapas temáticos representam diferentes informações sobre o espaço geográfico, como a distribuição da população em um território, as principais atividades econômicas de um país, entre outros.

Imagem: Mapa C. Brasil: turismo. Mapa do Brasil com os Estados e destaque para as Principais funções turísticas: Diversificadas; Praias (marítimas, lacustres, fluviais); Serranas; Estâncias hidrominerais; Histórico-culturais; Rurais – ecoturismo; Religiosas. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala. Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p.142.

2. Reveja o mapa desta página e os da página anterior e indique o que cada um representa.

  1. Mapa A.
  1. Mapa B.
  1. Mapa C.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    3. Quando solicitado, comente com os colegas e o professor o que você acabou de aprender sobre os diferentes tipos de mapa.

26

Os mapas e as direções cardeais

É importante para as pessoas saber a localização dos lugares: das casas, das escolas, das ruas, entre outros. Para isso, elas podem utilizar pontos de referência e, com base neles, indicar as direções.

As direções podem ser determinadas por meio da observação do movimento da Terra em relação ao Sol. Trata-se das direções cardeais.

Observe as fotografias e leia as legendas.

Imagem: Fotografia. Campo extenso com ocas em volta e árvores ao fundo. À direita, o sol nascendo no céu em tons de azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Amanhecer na aldeia kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2018. Ao amanhecer, o Sol sempre aparece do mesmo lado no horizonte. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Campo extenso com ocas em volta e árvores ao fundo. À esquerda, o sol se pondo no céu em tons de azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pôr do Sol na aldeia kalapalo, no estado de Mato Grosso, em 2018. Ao entardecer, o Sol desaparece no lado oposto. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. Quais diferenças podem ser observadas entre as fotografias do amanhecer e do entardecer?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Em sua opinião, por que essas diferenças acontecem? Levante hipóteses e compartilhe com os colegas e o professor.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Na escola em que vocês estudam, onde o Sol aparece ao amanhecer ou onde ele desaparece no entardecer?

27

Os pontos cardeais e colaterais

Com base na observação da posição do Sol no horizonte, os pontos cardeais foram estabelecidos. Eles indicam as direções e podem ser abreviados da seguinte maneira.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Ponto cardeal

Abreviação

Norte

N

Sul

S

Leste

L

Oeste

O

Os pontos cardeais e os pontos colaterais podem ser representados em uma figura chamada rosa dos ventos.

Rosa dos ventos

A rosa dos ventos representada abaixo mostra os pontos cardeais e os pontos colaterais.

Os pontos colaterais indicam direções situadas entre os pontos cardeais e também podem ser abreviados por meio de siglas.

Imagem: Ilustração. Rosa dos ventos. No centro há um círculo e sobre ele há duas estrelas de quatro pontas sobrepostas e indicando no sentido horário: N, NE, L, SE, S, SO, O, NO.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  • Qual é o nome de cada ponto colateral abreviado na rosa dos ventos? Pesquise e registre suas descobertas no caderno.
  1. NE.
  1. SE.
  1. SO.
  1. NO.

Fim do complemento.

28

Além de ser utilizado para as pessoas se orientarem no espaço geográfico, os pontos cardeais e os pontos colaterais ajudam na localização de elementos naturais e humanos da paisagem.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um quarteirão. No centro, uma rosa dos ventos e em volta: direção norte (igreja azul), nordeste (casa roxa), leste (supermercado), sudeste (padaria), sul (farmácia), sudoeste (escola), oeste (campo de futebol), noroeste (casa branca). Ao redor há ruas, automóveis e árvores. Fim da imagem.

FONTE: Representação sem escala e proporção para fins didáticos.

  1. Tendo como referência a rosa dos ventos no centro da praça dessa cidade e a posição do Sol ao amanhecer, identifique as direções cardeais e colaterais dos seguintes elementos dessa paisagem.
    • Igreja.
    • Casa roxa.
    • Padaria.
    • Casa branca.
    1. Imagine que você está no supermercado. Qual direção precisaria seguir para chegar ao campo de futebol?

29

A escala

Representar a superfície terrestre ou parte dela em uma superfície plana não é tarefa simples. Como selecionar os elementos do espaço geográfico que devem ser representados em uma folha de papel? E como reduzir o tamanho desses elementos para que eles possam ser representados de forma proporcional?

Para isso, os geógrafos, os cartógrafos e outros profissionais elaboram mapas e plantas cartográficas utilizando a escala. Existem duas formas de a escala ser indicada: a gráfica e a numérica.

Escala gráfica

A escala gráfica é geralmente utilizada em mapas que representam grandes extensões do espaço geográfico. Veja os exemplos.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Escala gráfica

Significado

Ilustração de uma escala. À esquerda, o número 0 e à direita, o número 100. Entre eles, a informação: km.

Indica que 1 centímetro no mapa corresponde a 100 quilômetros no espaço real.

Ilustração de uma escala. À esquerda, o número 0 e à direita, o número 250. Entre eles, a informação: km.

Indica que 1 centímetro no mapa corresponde a 250 quilômetros no espaço real.

1. Leia a escala do mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: político. Mapa do Brasil com os Estados: AC, AM, RR, PA, AP, RO, MT, TO, MA, PI, DF, GO, MS, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, MG, ES, RJ, SP, PR, SC e RS. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 440 km.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p.90.

  1. Qual é o tipo de escala que está sendo utilizada neste mapa?
  1. O que essa escala está informando?

30

Escala numérica

A escala numérica é utilizada principalmente nas plantas cartográficas, mas também pode ser encontrada nos mapas.

Veja os exemplos.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Escala numérica

Significado

1:100

(lê-se um por cem.)

Indica que 1 centímetro, na planta ou no mapa, corresponde a 100 centímetros no espaço real.

1:1.000

(lê-se um por mil.)

Indica que 1 centímetro, na planta ou no mapa, corresponde a 1.000 centímetros no espaço real.

Como podemos utilizar a escala numérica em uma planta cartográfica?

Observe no quadro abaixo as medidas reais de uma sala de aula, em metros.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Medidas reais de uma sala de aula (em metro)

Elementos

Comprimento

Largura

Sala de aula

10 m

6 m

Porta

1 m

Agora, observe no quadro a seguir as medidas da mesma sala de aula reduzidas na escala numérica 1:100.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Medidas da sala de aula reduzidas para a escala 1:100

Elementos

Comprimento

Largura

Sala de aula

10 cm

6 cm

Porta

1 cm

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

2. Com base no exemplo, expliquem como podemos reduzir as medidas reais de uma sala de aula utilizando a escala 1:100.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

31

Observe como a planta cartográfica da sala de aula foi representada com as medidas reduzidas na escala numérica 1:100.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma sala de aula sobre folha quadriculada. À esquerda, quatro fileiras com quatro carteiras escolares. À direita, na parte superior, uma porta e no centro, a mesa do professor. Na parte inferior, um armário e três janelas. Abaixo, a informação: Escala: 1:100 e em seguida, a legenda. Fim da imagem.

3. Agora é a sua vez! Faça uma planta cartográfica da sala de aula em que você estuda utilizando a escala numérica 1:100. Siga as orientações.

  1. Utilizando uma fita métrica ou outro instrumento, meça com os colegas a sala de aula e seus principais elementos.
  1. Registre as medidas da sala de aula e de seus principais elementos em um quadro no seu caderno.
  1. Em seguida, reduza as medidas para que possa representar a sala de aula em uma folha de papel, utilizando a escala numérica 1:100.
  1. Se possível, desenhe a planta cartográfica da sala de aula em um papel quadriculado. Lembre-se de compor a legenda da planta cartográfica e de indicar a escala.
  1. Apresente a sua planta cartográfica da sala de aula para os colegas.

32

Cartografando

Os mapas são representações do espaço geográfico. Os continentes, os países, as unidades da federação e os municípios podem ser representados no papel, de forma reduzida, com o uso da escala.

Assim como os textos, os mapas transmitem informações que precisam ser lidas e interpretadas. Os elementos de um mapa facilitam a sua leitura e interpretação.

Imagem: Mapa. Na parte superior, o título: Rio Grande do Sul: principais vias de transporte (O título indica o assunto tratado no mapa). No centro, o mapa do Rio Grande do Sul. No canto inferior esquerdo, a legenda (A legenda informa o significado dos símbolos utilizados no mapa). No canto inferior direito, a rosa dos ventos (A rosa dos ventos indica a orientação do mapa) e a escala de 0 a 50 km (A escala indica quanto o espaço real foi reduzido para ser representado na folha de papel). Abaixo do mapa, a fonte: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Atlas socioeconômico Rio Grande do Sul. Infraestrutura. Modais de Transporte. Disponível em: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/modais-de-transporte. Acesso em: 24 fev. 2021 (A fonte indica a origem das informações representadas).  Fim da imagem.

Fonte: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Atlas socioeconômico Rio Grande do Sul. Infraestrutura. Modais de Transporte. Disponível em: http://fdnc.io/fr3. Acesso em: 24 fev. 2021.

33

  1. Leia e interprete o mapa da página anterior.
    1. Quais são os cinco elementos principais de um mapa?
    1. Qual é o título do mapa da página anterior?
    1. Qual é o tipo de escala utilizado no mapa?
    1. O que a escala desse mapa indica?
    1. Leia a legenda e liste três elementos representados nesse mapa.
    1. Para que serve a legenda de um mapa?
    1. Qual é a capital do estado do Rio Grande do Sul? Explique como você chegou a essa resposta.
    1. Liste outras três cidades que foram representadas no mapa.
    1. Por que é importante que os mapas tenham rosa dos ventos?
    1. O que a fonte de um mapa indica?

      2. Agora, leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Roraima: principais vias de transporte. Mapa de Roraima com as informações:  Capital de estado: Boa Vista.  Cidade: Pacaraima, Uiramutã, Normandia, Amajari, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz, Caroebe e São João da Baliza.  Aeroporto: Boa Vista.  Limite de estado: linha cinza em volta do Estado.  Principais rodovias: linha vermelha entre as cidades.  Rios: linhas azuis por todo o mapa.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 80 km.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE Educa. Crianças. Mapas estaduais: Roraima. Disponível em: http://fdnc.io/fr4. Acesso em: 21 fev. 2021.

  1. Qual é o título desse mapa?
  1. Qual é o tipo de escala utilizado nesse mapa?
  1. Leia a legenda e cite dois elementos representados nesse mapa.

34

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre os registros produzidos pelos seres humanos, bem como sobre diferentes tipos de representação. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Observe a fotografia.
Imagem: Fotografia. Pinturas rupestres em uma parede. Silhuetas de pessoas e um animal quadrúpede. Fim da imagem.

LEGENDA: Sítio Arqueológico Xique Xique 1, no município de Carnaúba dos Dantas, no estado do Rio Grande do Norte, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Como o registro apresentado na fotografia é denominado?
  1. O que foi representado nesse registro?
  1. Onde esses registros costumavam ser realizados?
  1. Que tipos de materiais eram utilizados para fazer esses registros?

    2. Explique a importância da escrita na história dos seres humanos.

    3. Em que material a escrita chinesa costumava ser realizada?

    4. Sobre a Pedra de Roseta, responda às perguntas.

  1. Que povo a produziu?
  1. Qual é a importância dessa pedra?

    5. Qual povo criou os glifos? Em que material eles costumavam ser reproduzidos?

35

6. Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Região Sul: principais produtos agropecuários (2019). Mapa da região Sul do Brasil com destaque para Paraná, Santa Catarina e Ruo Grande do Sul. Ao lado, a legenda.  No Paraná (capital: Curitiba), os produtos: café, algodão, suínos, milho, erva-mate, bovinos, madeira, feijão, mandioca, trigo, cana-de-açúcar, galináceos e soja. Em Santa Catarina (capital: Florianópolis), os produtos: suínos, feijão, mandioca, galináceos, arroz e madeira.  No Rio Grande do Sul (capital: Porto Alegre), os produtos: milho, uva, mandioca, erva-mate, galináceos, ovinos, trigo, soja, arroz, bovinos e suínos.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 130 km.  Fim da imagem.

Fontes: IBGE. Produção da extração vegetal e da silvicultura 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020; Produção agrícola municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020; Produção pecuária municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

  1. Este é um mapa político, físico ou temático? Explique sua resposta.
  1. Qual tipo de escala foi utilizada nesse mapa? O que ela indica?
  1. Quais são os cinco principais elementos de um mapa?
  1. Em relação a Florianópolis, em que direção está Porto Alegre?

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Sobre as aprendizagens

    a) Reconheço para que servem os mapas?

    b) Diferencio os tipos de mapa e identifico seus principais elementos?

    c) Sei determinar os pontos cardeais e colaterais?

    d) Identifico os materiais e as diferentes formas de registros rupestres?

    e) Reconheço as formas de escrita dos povos antigos?

    f) Explico a importância da escrita para a humanidade?

36

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 3 e 4

Como as formas de trabalho e modos de vida dos moradores da cidade e do campo se revelam em diferentes tempos?

CAPÍTULO 3. O trabalho no campo e na cidade

Por meio do trabalho, as pessoas transformam as paisagens do campo e da cidade. Elas podem extrair recursos da natureza, fazer plantações, criar animais, construir casas, abrir ruas, instalar indústrias, além de realizar outras ações nas paisagens.

1. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia A. Vista aérea de uma casa e em volta há plantações, árvores e plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem rural do município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista aérea de uma avenida. Em volta há casas, prédios e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem urbana no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

37

  1. As fotografias da página anterior retratam paisagens do mesmo município? Como você sabe?
  1. Qual das fotografias retrata uma paisagem rural do município? Qual retrata uma paisagem urbana?
  1. Que diferenças você observa entre essas paisagens?

    2. Observe as imagens a seguir. Depois, indique quais elementos predominam em uma paisagem rural e quais predominam em uma paisagem urbana.

  1. Casas afastadas umas das outras.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de duas casas em um campo verde. Na frente há um caminhão em uma estrada de terra e do outro lado, uma plantação ao lado de uma cerca com animais dentro. Fim da imagem.
  1. Muitas construções.
Imagem: Ilustração. Duas casas com muros em volta. Ao lado há um carro em uma rua asfaltada. Ao fundo, prédios. Fim da imagem.
  1. Muitas ruas asfaltadas.
Imagem: Ilustração. Um caminhão e um carro sobre uma rua asfaltada. À esquerda, uma pessoa atravessa a rua sobre a faixa de pedestres e à direita, um caminhão está parado. Fim da imagem.
  1. Pastagens.
Imagem: Ilustração. Animais pastando em um campo. Em volta há árvores e uma cerca de madeira. Fim da imagem.
  1. Plantações.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de uma plantação.  Fim da imagem.
  1. Concentração de casas.
Imagem: Ilustração. Casas com muros em volta. Entre elas há uma rua asfaltada e pessoas andando na calçada. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Que outros elementos você identifica em uma paisagem rural e em uma paisagem urbana de um município?

38

O trabalho e os setores da economia

O trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade está ligado às diversas atividades econômicas que são desenvolvidas em diferentes locais. Podemos agrupar as atividades econômicas em três setores.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Setor primário

O setor primário corresponde às atividades agrícolas, à pecuária, ao extrativismo vegetal, mineral e animal, e à silvicultura, atividade de plantio de árvores, geralmente, para a comercialização.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está colhendo um repolho em uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores colhendo repolho no município de Serra Negra, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Setor secundário

O setor secundário corresponde às atividades relacionadas à indústria e à construção civil. A indústria é responsável por transformar as matérias-primas, obtidas no setor primário, em produtos industrializados. Já a construção civil é a atividade de construção de casas, prédios, pontes, viadutos e estradas.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas estão segurando um tecido de couro sobre uma máquina. Ao lado há tecidos empilhados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores em indústria no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Setor terciário

O setor terciário corresponde às atividades relacionadas ao comércio e à prestação de serviços. Os bancários, os funcionários públicos, os vendedores, os professores e os profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados e arquitetos, são exemplos de trabalhadores do setor terciário.

Imagem: Fotografia. Uma dentista está sentada e com as mãos dentro da boca de uma criança, que está sentada na sua frente. Fim da imagem.

LEGENDA: Dentista no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

39

2. Considere os profissionais a seguir.

Médico

Cabeleireiro

Minerador

Pedreiro

Professor

Vendedor

Agricultor

Bombeiro

Pescador

Operador de máquinas

  1. Quais desses profissionais fazem parte do setor primário da economia?
  1. Quais deles fazem parte do setor secundário da economia?
  1. Quais desses profissionais fazem parte do setor terciário da economia?

Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de um adulto de sua convivência, escolha um trabalhador de seu lugar de viver para entrevistar. Siga o roteiro de entrevista abaixo e, se possível, elabore outras perguntas.
    1. Qual é o seu nome?
    1. Onde é o seu local de trabalho?
    1. Qual é a sua atividade profissional?
    1. Há quanto tempo você trabalha nessa área?
    1. Você já exerceu outras profissões? Quais?
    1. Do que você mais gosta em seu trabalho?
    1. Do que você menos gosta em seu trabalho?
    1. Se pudesse escolher, você mudaria de profissão? Por quê?

      Imagem: Ilustração. Folha pautada. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compartilhe as informações obtidas na entrevista com os colegas e o professor.

Fim do complemento.

40

A agricultura e a pecuária

Atualmente, a agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas desenvolvidas no espaço rural brasileiro. Essas atividades são praticadas, geralmente, em grandes ou pequenas propriedades.

Vamos entender algumas características das formas de produção que predominam no Brasil nas pequenas e nas grandes propriedades?

Grandes propriedades rurais

Imagem: Fotografia. Vista aérea de dois tratores sobre uma plantação de trigo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de trigo em grande propriedade rural no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um gado sobre um campo verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de gado em grande propriedade rural no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

41

As grandes propriedades ocupam a maior parte do espaço rural brasileiro. No entanto, a maioria da população rural do país vive e trabalha nas pequenas propriedades.

Pequenas propriedades rurais

Imagem: Fotografia. Um homem está colhendo couve em uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de couve em pequena propriedade rural no município de Coari, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma galinha e pintinhos dentro de um galinheiro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de galinhas em pequena propriedade rural no município de Açucena, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Traga para a sala de aula notícias sobre o trabalho na agricultura e na pecuária. Você poderá encontrá-las em jornais, revistas ou na internet.
  1. Apresente as notícias que você selecionou aos colegas e ao professor. Em seguida, classifiquem-nas de acordo com o tipo de propriedade rural a que elas se referem.
  1. Escreva um texto explicando algo que você aprendeu sobre o trabalho na agricultura e na pecuária e apresente-o para os colegas e o professor.

Fim do complemento.

42

Cartografando

A agricultura é uma atividade econômica de grande importância no Brasil e que envolve muitos trabalhadores. Vamos conhecer os principais produtos agrícolas cultivados em propriedades rurais de diferentes tamanhos?

Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: principais produtos agrícolas por unidade da federação (2019) - Itens com produção acima de 100 mil toneladas.  Algodão: Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Minas Gerais.  Arroz: Roraima, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Café: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná.  Feijão: Mato Grosso, Ceará, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.   Laranja: Pará, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.  Mandioca: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Milho: Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Bahia, Tocantins, DF, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.   Soja: Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, DF, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Trigo: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 400 km.  Fim da imagem.

LEGENDA: *Itens com produção acima de 100 mil toneladas. FIM DA LEGENDA.

Fonte: IBGE. Produção agrícola municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

  1. Quais são os principais produtos agrícolas cultivados na unidade da federação em que você vive?
  1. O arroz e o feijão são consumidos diariamente pela maior parte da população brasileira. Em quais unidades da federação são cultivados esses alimentos?

43

Principais tipos de rebanho

A pecuária é a atividade econômica de criação e reprodução de animais. Os animais criados nessa atividade podem ser classificados, conforme seu tamanho, em animais de grande, médio e pequeno porte.

Imagem: Esquema. No centro, a informação: Animais de grande porte. Em volta, ilustrações e informações. Ilustração de uma mula cinza (Asininos: criados para o transporte de pessoas e de mercadorias); Ilustração de um búfalo marrom (Bufalinos: criados para a produção de carne, leite e couro); Ilustração de uma vaca branca com manchas pretas (Bovinos: criados para a produção de carne, leite e couro); Ilustração de um cavalo marrom (Equinos: criados para o transporte de pessoas e de mercadorias).  Esquema. No centro, a informação: Animais de médio porte. Em volta, ilustrações e informações. Ilustração de uma cabra branca com manchas marrons (Caprinos: criados para a obtenção de carne, leite e couro); Ilustração de um porco rosa (Suínos: criados para a obtenção de carne); Ilustração de um carneiro marrom-claro (Ovinos: criados para a produção de carne e lã).  Esquema. No centro, a informação: Animais de pequeno porte. Em volta, ilustrações e informações. Ilustração de uma galinha marrom (Galináceos: desses animais obtêm-se carne e ovos); Ilustração de uma abelha amarela e preta (Apicultura: com as abelhas obtém-se o mel).   Fim da imagem.

Observação: Imagens ilustrativas, sem escala ou proporção. Fim da observação.

1. Dê dois exemplos de animais de grande porte, de médio porte e de pequeno porte.

2. Na sua opinião, todas as pessoas que trabalham na pecuária realizam um tipo de trabalho semelhante?

44

O extrativismo

O extrativismo é a atividade econômica de extração dos recursos naturais pelas pessoas. Essa atividade pode ser praticada para o consumo, para a venda ou para a utilização dos recursos extraídos na atividade industrial.

Podemos classificar o extrativismo em três tipos: animal, vegetal e mineral.

Animal

Imagem: Fotografia. Um homem está em pé, sobre um barco e segurando uma rede de pesca. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Pesca no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

É a atividade de pesca e de caça de animais realizada de acordo com as leis governamentais.

Vegetal

Imagem: Fotografia. Duas pessoas estão colhendo babaçu em uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Coleta de babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.

É a atividade de extração de recursos vegetais da natureza, que não foram cultivados pelas pessoas.

Mineral

Imagem: Fotografia. Duas pessoas estão agachas em um rio e uma delas está segurando uma peneira sobre a água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de ouro, no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

É a atividade de extração de minérios, como ouro, ferro, carvão mineral e outros.

  1. Extrativismo mineral.
Imagem: Ilustração. Um homem está fazendo um corte diagonal no tronco de uma árvore, por onde escorre um líquido branco em direção à uma tigela, que está amarrada ao tronco. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de látex. FIM DA LEGENDA.

  1. Extrativismo vegetal.
Imagem: Ilustração. Um homem está agachado sobre um rio e segurando uma peneira na água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Seleção de metais preciosos. FIM DA LEGENDA.

  1. Extrativismo animal.
Imagem: Ilustração. Um homem está segurando ostras sobre um mangue.  Fim da imagem.

LEGENDA: Coleta de ostras. FIM DA LEGENDA.

45

Indústria

Muitas pessoas trabalham em atividades relacionadas à indústria.

Atualmente, as indústrias transformam as matérias-primas em diversos produtos, como alimentos, objetos, ferramentas, máquinas e utensílios. Podemos classificá-las de acordo com o tipo de produto fabricado.

Indústria de base

A indústria de base fabrica os materiais a serem utilizados por outras indústrias. Ela também é chamada de indústria de bens de produção.

Imagem: Fotografia. Placas de ferro sobre esteiras e ao fundo, máquina com chamas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria siderúrgica no município de Marabá, no estado do Pará, em 2019. Na indústria siderúrgica, o minério de ferro é transformado em ferro fundido e em aço. FIM DA LEGENDA.

Indústria de bens intermediários

A indústria de bens intermediários produz máquinas, ferramentas e peças utilizadas por outras indústrias. Esse tipo de indústria também é chamado de indústria de bens de capital.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com uniforme está manuseando uma máquina. Ao seu lado, um pneu.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria de recapagem de pneus no município de Bauru, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Indústria de bens de consumo

A indústria de bens de consumo fabrica produtos para serem vendidos diretamente aos consumidores.

Imagem: Fotografia. Carenagem de carros penduradas e enfileiradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. Na montagem de um automóvel, utilizam-se peças compradas da indústria de bens intermediários. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. Quais são as principais diferenças entre a indústria de base, de bens intermediários e de bens de consumo?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Em sua opinião, o trabalho realizado em cada um desses tipos de indústria é semelhante? Explique.

46

O comércio e a prestação de serviços

O comércio é a atividade econômica de compra e venda de produtos. Lojas, padarias, farmácias, mercados e postos de combustível são exemplos de estabelecimentos comerciais.

Nos estabelecimentos comerciais, podem ser vendidos produtos originários do espaço rural e do espaço urbano. Esses produtos podem ser obtidos, portanto, da agricultura, da pecuária, do extrativismo e da atividade industrial.

1. Observe alguns exemplos de estabelecimentos comerciais.

Imagem: Fotografia A. Interior de uma loja com roupas penduradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Loja de roupas no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Uma mulher está empilhando frutas em uma prateleira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mercado no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Pessoas em fila e em volta delas há vários pães expostos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Padaria no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial retratado na fotografia A?
  1. Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial da fotografia B?
  1. Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial retratado na fotografia C?
  1. Em quais estabelecimentos comerciais esses produtos estão sendo vendidos?

47

Alguns estabelecimentos não estão relacionados com a compra e a venda de produtos, mas com a prestação de serviços para as pessoas, como é o caso dos bancos, das escolas e dos hospitais.

Bancos, escolas e consultórios médicos são alguns exemplos de estabelecimentos de prestação de serviço.

2. Observe alguns exemplos de profissionais que trabalham na prestação de serviços.

Imagem: Fotografia A. Uma mulher com touca e avental branco está sentada em segundo um papel. Na frente dela, uma mulher está sentada e sorrindo com duas crianças no colo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Dentista em consultório no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Dois homens estão ao lado de carros com os capôs abertos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mecânicos em oficina no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Dois homens estão em pé e cortando os cabelos de dois homens, que estão sentados. Fim da imagem.

LEGENDA: Barbeiros em salão no município de Limeira, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual serviço está sendo prestado pelo profissional retratado na fotografia A?
  1. Qual serviço está sendo prestado pelo profissional retratado na fotografia B?
  1. Qual serviço está sendo prestado pelo profissional retratado na fotografia C?
  1. Em quais estabelecimentos de prestação de serviços esses profissionais realizam suas atividades?

48

O artesanato

O artesanato é uma atividade econômica que garante o sustento de muitas famílias. O artesão é a pessoa que produz um objeto com trabalho manual.

O modo de fazer e as técnicas de artesanato costumam ser transmitidos entre as gerações. O artesão com mais experiência de trabalho é chamado mestre. Ele ensina aos mais jovens a arte do seu ofício.

Imagem: Ilustração. No centro, mapa do Brasil com imagens sobre as regiões. Região Norte: crochês com formato de ave sobre um galho, boto cor de rosa e uma vitória-régia. Região Centro-Oeste: ilustração de um tuiuiú e uma árvore. Região Nordeste: rendas com formato de boi, chapéu nordestino e cacto. Região Sudeste: ilustração de uma igreja e um pedaço de queijo sobre chão de pedras. Região Sul: ilustração de um cavalo ao lado de uma árvore. Ao redor, fotos e textos. Cestas e trançados - Principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil é possível encontrar artesãos que fabricam e vendem cestas e trançados feitos de fibras vegetais. Eles produzem esteiras, chapéus, redes, peneiras, entre outros.  Fotografia de cestos, vasos e potes feitos de fios de fibra dourado.  LEGENDA: Artesanato em capim dourado, no município de Mateiros, no estado de Tocantins, em 2015. FIM DA LEGENDA.  Objetos de rochas esculpidas - Em diversas localidades da Região Sudeste, vários artesãos produzem vasos, potes, gamelas, caixas e esculturas esculpindo rochas.  Fotografia. Feira de artesanato com objetos expostos.  LEGENDA: Artesanato feito de pedra-sabão, no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.  Rendas - A arte em renda tem importante papel na economia de muitos municípios da Região Nordeste. As rendas estão presentes em roupas, almofadas e toalhas.  Fotografia. Duas mãos tecendo uma renda.  LEGENDA: Renda de bilro confeccionada por artesã no município de Aquiraz, no estado do Ceará, em 2018. FIM DA LEGENDA.  Objetos de barro - Nas feiras e nos mercados da Região Nordeste, por exemplo, são vendidos os tradicionais bonecos de barro.  Fotografia. Bonecos de barro com chapéu nordestino, camisa amarela, calça azul e sapatos pretos. Eles estão segurando instrumentos musicais.  LEGENDA: Artesanato em barro, no município de Caruaru, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.  Objetos feitos de frutos - Muitos artesãos da Região Sul fabricam cuias de porongo, um tipo de fruto. As cuias são objetos utilizados para servir chimarrão.  Fotografia. Cuias marrons penduradas.  LEGENDA: Cuias de porongo no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.   Fim da imagem.

49

1. No município onde você vive há atividade artesanal? Se sim, qual?

2. Quais são as matérias-primas que costumam ser utilizadas nessa produção artesanal?

50

CAPÍTULO 4. A vida nas cidades em diferentes tempos

As pessoas começaram a construir cidades há muito tempo. Vestígios encontrados pelos pesquisadores indicam que as primeiras cidades foram construídas há cerca de 7 mil anos.

Uma dessas cidades chama-se Çatal Hüyük e foi construída há cerca de 6.700 anos num local que hoje pertence à Turquia.

As casas eram feitas com tijolos de barro e as pessoas entravam pelo teto, por meio de escadas.

Os habitantes de Çatal Hüyük praticavam o comércio e, nos arredores da cidade, a agricultura e a criação de animais.

Imagem: Fotografia. Rochas em ruínas com buracos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas de Çatal Hüyük, cidade construída há cerca de 6.700 anos, localizada na atual Turquia. FIM DA LEGENDA.

51

Boxe complementar:

Você sabia?

Além de terem criado um dos primeiros sistemas de escrita, os sumérios, que viviam no território atualmente ocupado por Irã e Kuwait, também construíram algumas das cidades mais antigas.

Uma dessas cidades é Ur, cujos vestígios apontam para uma fundação há cerca de 5.800 anos. Nessa cidade estava o principal porto sumério, que permitia a chegada e a saída de produtos vindos de regiões distantes.

A cidade – que chegou a reunir até 80 mil pessoas – tinha bairros residenciais, praças, templos e estabelecimentos comerciais.

O abastecimento de água era feito por um canal construído com o objetivo de distribuir a água do Rio Eufrates para os moradores da cidade. Para garantir a defesa contra possíveis inimigos, a cidade de Ur era toda cercada por uma muralha de cerca de 10 quilômetros de extensão.

O principal vestígio atual de Ur é o zigurate, uma espécie de templo, composto de diversos andares, feito com tijolos queimados muito resistentes.

Imagem: Fotografia. No centro, paredes em ruínas e ao fundo, construção marrom com uma rampa grande na lateral.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas da cidade de Ur, no atual Iraque, com o zigurate ao fundo, em 2008. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

52

A CIDADE DE ROMA

Roma, fundada há cerca de 2.800 anos, tornou-se uma das maiores cidades do mundo antigo, como representado nessa maquete.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma maquete. À esquerda, pontes sobre um rio (O Rio Tibre era utilizado para transporte, além de ser o local onde os dejetos das casas dos romanos, conduzidos por esgotos subterrâneos, eram despejados).  Ao lado, construção grande, comprida e com as extremidades arredondadas (O Circo Máximo era utilizado em corridas de carruagens e podia abrigar até 150 mil espectadores). À direita, construção alta e circular (O Anfiteatro Flaviano, também conhecido como Coliseu, era o maior anfiteatro romano e abrigava até 80 mil pessoas para assistir a espetáculos públicos). Ao lado, construção com formato de semicírculo e um muro quadrado em volta (Banho de Diocleciano, um dos diversos banhos públicos da cidade de Roma). Na parte inferior, aquedutos marrons entre as casas (Trecho de um dos aquedutos romanos, construções que levavam água das nascentes dos rios próximos de Roma até o interior da cidade). Ao redor há muitas construções, ruas e árvores. Fim da imagem.

Fonte: Museu da Civilização Romana.

53

  1. Nome.
  1. Função desse elemento para os romanos antigos.

54

Os primeiros povoados brasileiros

Há cerca de 1.500 anos, alguns dos primeiros povos que habitaram as terras do atual Brasil viviam em povoados.

Pelos vestígios que foram encontrados ao longo do tempo, diversos pesquisadores puderam reconstituir como era um desses povoados. Observe a representação feita dessa reconstituição histórica.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um muro circular. Dentro há ocas compridas, árvores e hortas. Ao redor do muro há muitas árvores, algumas plantações e à esquerda, o mar. Fim da imagem.

Fonte: Michael J. Heckenberger. Lost cities of the Amazon. Scientific American, v. 301, n. 4, out. 2019, p. 65. Reconstituição do povoado de kuhikugu, que há cerca de 1.500 anos localizava-se onde atualmente está o Parque Indígena do Xingu, no atual estado de Mato Grosso.

1. Com base na representação, quais são suas hipóteses sobre as atividades realizadas pelos moradores desse povoado?

2. Por essa representação, é possível pensar que eles realizavam a agricultura e atividades relacionadas ao lago? Como?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

3. Pesquise em livros e na internet os nomes dos povos indígenas que vivem atualmente no Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso.

55

Há cerca de 500 anos, os territórios ocupados pelos povos indígenas que viviam onde hoje está o Brasil foram invadidos pelos portugueses, que fundaram diversas vilas e cidades.

Imagem: Mapa. Primeiras vilas e cidades criadas pelos portugueses no território que atualmente pertence ao Brasil. Parte do mapa do Brasil (Terras pertencentes a Portugal). Na costa há vilas e cidades. De cima para baixo: Natal – 1593 (cidade); Filipeia – 1595 (cidade); Igaraçu – 1536 (vila); Olinda – 1535 (vila); São Cristóvão – 1590 (cidade); Salvador – 1549 (cidade); São Jorge dos Ilhéus – 1536 (vila); Santa Cruz – 1536 (vila); Porto Seguro – 1535 (vila); N. Sra. da Vitória – 1551 (vila); Espírito Santo – 1551 (vila); São Sebastião do Rio de Janeiro – 1565 (cidade); São Paulo – 1554 (vila); Santos – 1534 (vila); São Vicente – 1532 (vila); N. Sra. da Conceição de Itanhaém – 1561 (vila); Cananeia – 1600 (vila). No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 230 km. Fim da imagem.

Fonte: José Jobson de Andrade Arruda. Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 2007. p. 36.

4. De acordo com o mapa, a maioria das primeiras vilas e cidades fundadas pelos portugueses se localizava no litoral ou no interior do território?

5. Qual é a vila mais antiga fundada pelos portugueses?

6. Escolha duas vilas representadas no mapa e registre o nome e o ano de fundação delas. Em seguida, responda.

56

Tempo, tempo...

Ao longo do tempo, o modo de vida dos moradores das cidades brasileiras passou por diversas mudanças.

Quando solicitado, leia um dos textos da linha do tempo.

Imagem: Linha do tempo. Em volta há imagens e textos.  - Anos 1600;  - Todas as ruas das cidades brasileiras eram de terra, o que causava problemas para a circulação de pessoas e de carroças, o principal meio de transporte terrestre da época.  Pintura. Pessoas em uma rua de terra. Ao lado há uma construção grande e ao fundo, algumas casas. Ao redor há muitas plantas e árvores.  LEGENDA: Ruína da Sé de Olinda, de Frans Post, cerca de 1660. FIM DA LEGENDA.  - Não havia coleta domiciliar de lixo nas cidades brasileiras.  Gravura em preto e branco. Em primeiro plano, caravelas no mar. Em segundo plano, morros e acima há construções. Ao fundo, morros e árvores.  LEGENDA: A cidade de Salvador em gravura publicada no livro de Arnoldus Montanus, O mundo novo e desconhecido, de 1671. FIM DA LEGENDA. - Anos 1700;  - Havia algumas ruas calçadas com pedras, mas a maioria era de terra.  Fotografia. À esquerda, rua de pedras e à direita, construções lado a lado com paredes brancas e detalhes coloridos.  LEGENDA: Município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2017. A fotografia permite visualizar o calçamento colocado há cerca de 270 anos e refeito ao longo do tempo. FIM DA LEGENDA. - Anos 1800;  - Os governantes de algumas cidades brasileiras criaram regras para que os moradores cuidassem melhor do destino do lixo.  Desenho. No centro há caravelas no mar. Ao fundo, barcos no porto e atrás, construções grandes e extensas.  LEGENDA: Belém, desenho de Ignácio Antonio da Silva, cerca de 1800. FIM DA LEGENDA.  - Algumas ruas foram calçadas com paralelepípedos, isto é, blocos de pedra de seis faces.  Fotografia em preto e branco. No centro, uma rua de paralelepípedos. Nas laterais há construções e ao fundo, pessoas na frente de uma construção grande e extensa.  LEGENDA: Rua Direita, no município de São Paulo, em 1862. FIM DA LEGENDA. - Anos 1900;  - Algumas ruas das cidades brasileiras foram asfaltadas.  Fotografia em preto e branco. Um carro e várias pessoas em uma rua asfaltada. Nas laterais há construções.  LEGENDA: Rua 15 de Novembro, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em cerca de 1900. FIM DA LEGENDA.  - A coleta domiciliar de lixo começou a ser realizada em algumas cidades brasileiras há cerca de 150 anos.  Fotografia em preto e branco. Uma pessoa está sentada em uma charrete e segurando as rédeas de dois cavalos. Ao fundo, árvores.  LEGENDA: Coleta de lixo no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em foto de cerca de 1900. FIM DA LEGENDA. - 2020;  - A maioria das ruas urbanas é asfaltada, mas ainda existem ruas de terra e de paralelepípedos.  Fotografia. Descida de rua asfaltada. Nas laterais há árvores e postes. Ao fundo, prédios.  LEGENDA: Avenida asfaltada no município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2020. FIM DA LEGENDA. - A maioria das cidades brasileiras possui coleta domiciliar de lixo.  Fotografia. Dois homens com uniforme estão em pé, na parte traseira de um caminhão de lixo. Ao lado, um homem está segurando um saco de lixo. Ao fundo, postes acesos e o céu escuro.  LEGENDA: Coleta de lixo no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.  Fim da imagem.

57

  1. Localize e retire informações da linha do tempo e identifique uma mudança no calçamento e outra na coleta de lixo realizada nas cidades brasileiras entre os anos de 1 600 e hoje em dia.

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Reconte para um adulto de sua convivência as informações da linha de tempo.

58

A iluminação das cidades

Além do calçamento das ruas e da coleta de lixo, ocorreram outras mudanças nas cidades brasileiras ao longo do tempo, como na iluminação das ruas e do interior das moradias.

1. Quando solicitado, leia um dos textos sobre a iluminação nas cidades brasileiras.

Há 200 anos

Não havia iluminação na maioria das ruas brasileiras. Apenas as ruas das grandes cidades tinham lampiões que funcionavam à base de óleo. Por isso, as pessoas evitavam sair de casa à noite.

No interior das moradias, os cômodos também eram pouco iluminados, como descrito no texto.

Horários da vida cotidiana

Os cômodos ficavam obscurecidos e as velas e candeeiros quase nada iluminavam. [...] Daí os horários da vida cotidiana totalmente diferentes dos atuais. Literalmente, os horários da família coincidiam com os das galinhas, fato hoje motivo de graça; mas essa foi a realidade – acordava-se com o Sol e dormia-se quando ele se punha.

FONTE: Carlos A. C. Lemos. História da casa brasileira. São Paulo: Contexto, 1996. p. 44.

Imagem: Pintura. À esquerda, um homem está segurando uma haste comprida embaixo do braço esquerdo e esfregando um objeto com as duas mãos. À direita, um homem está agachado e com as mãos dentro de uma lamparina, que está pendurada. Ao fundo, uma construção e uma placa.  Fim da imagem.

LEGENDA: A iluminação de azeite de peixe, pintura de José Carvalho dos Reis, de 1851. FIM DA LEGENDA.

59

Há 150 anos

A maioria das ruas continuou sem iluminação, mas algumas ruas das grandes cidades passaram a receber iluminação a gás. Isso possibilitou às pessoas saírem de casa à noite com mais frequência.

No interior das moradias, a iluminação também mudou, como descrito no texto.

Modernos lampiões

À noite, a luz ampla passou a ser garantida por modernos lampiões [...]. Essa luz noturna mudou os hábitos caseiros, os horários. Propiciou a chamada tertúlia , quando todos os membros da família permaneciam à volta da mesa, a refeição terminada, conversando, jogando, lendo, costurando, ouvindo música.

FONTE: Carlos A. C. Lemos. História da casa brasileira. São Paulo: Contexto, 1996. p. 45.

Imagem: Fotografia. Lampião com a parte superior florida e a base dourada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lampião doméstico a gás, de cerca de 1900. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Lampião comprido com uma lâmpada na parte inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lampião doméstico a gás, de 1884. FIM DA LEGENDA.

2. Analise e interprete as informações dos dois textos sobre a iluminação nas cidades brasileiras e identifique de que forma influenciava a vida das pessoas:

  1. nas ruas.
  1. no interior das moradias.

    3. Nesta leitura você ampliou seu vocabulário. Sobre a palavra tertúlia, responda.

  1. O que era a tertúlia?
  1. Que tipos de atividades as pessoas faziam durante a tertúlia?
  1. Por que a mudança na iluminação facilitou a tertúlia?

60

Explorar fonte histórica oral

O senhor Amadeu, que nasceu em 1906, conta algumas mudanças ocorridas na iluminação do interior das moradias brasileiras. Leia um trecho do depoimento que ele deu.

Em casa também, os lampiões [de querosene] eram pendurados na sala, no quintal e na cozinha. Só quando eu tinha dez anos é que veio a luz elétrica. [...]

Lembro quando em minha casa puseram um bico de luz [...]. Punham um bico só porque a luz era muito cara, mais de duzentos réis por mês. Com o tempo punha-se um bico na cozinha, no quarto, no quintal e assim por diante. Mas era usada como uma luz bem econômica porque não dava para pagar no fim do mês.

FONTE: Ecléa Bosi. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 125 e 132.

Imagem: Fotografia. Lâmpada sobre base de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Lâmpada elétrica, cerca de 1880. FIM DA LEGENDA.

  1. Copie a linha do tempo abaixo em seu caderno e complete-a com as informações dadas no depoimento do senhor Amadeu sobre a iluminação na casa dele.
Imagem: Linha do tempo. À esquerda, Antes. No centro, Amadeu com 10 anos. E à direita, Depois. Fim da imagem.
  1. Quando chegou a luz elétrica à casa de Amadeu, por que só havia um ponto (bico) de luz?
  1. Antes da luz elétrica, onde a família de Amadeu colocava os lampiões de querosene?
  1. Qual era a moeda brasileira no tempo em que Amadeu era criança?

61

Atualmente

No interior da maioria das moradias, atualmente, há iluminação elétrica, mas algumas pessoas ainda não têm acesso a esse serviço.

A iluminação pública é um direito de todos e, segundo a lei, deve ser distribuída pelas prefeituras municipais ou empresas contratadas por elas.

A maioria das ruas das grandes cidades também tem iluminação elétrica; porém, outras continuam sem esse tipo de iluminação. Observe as fotografias de duas ruas de cidades brasileiras atuais.

Imagem: Fotografia. À esquerda, rua asfaltada e escura. À direita, sombra de prédios. Ao fundo, faróis de um carro acesso. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua mal iluminada no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma avenida e nas laterais há postes acesos. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida bem iluminada no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

62

Minha cidade

Além dos depoimentos, fotografias e pinturas que você já analisou, a vida nas cidades pode ser conhecida também por meio de poemas e letras de canção, como a reproduzida abaixo.

1. Quando solicitado, leia em voz alta um trecho da letra da canção.

Belo Horizonte

Uma nuvem de carros que passa sem parar

são pessoas que vão e voltam pro

mesmo lugar: operários, padeiros,

soldados e executivos. [...]

Com seus ritmos, cores,

pampulhas, cantores e sábios,

suas praças, seus parques

e serras, lagoas, cenários.

Não tem mar, mas tem belo

horizonte o seu mar é belo

horizonte.

Uma nuvem de carros que

Passa sem parar.

FONTE: Silvio Vinhal. Belo Horizonte. In: GEOgrafia, 1998. CD.

Imagem: Fotografia. No centro, lagoa com água em tons de azul. Ao fundo, um parque de diversões, árvores e uma construção grande.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lagoa da Pampulha no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire do texto informações para responder às questões.

  1. Que cidade é mencionada na letra da canção?
  1. Quais profissionais são citados na letra da canção?
  1. E quais locais públicos são mencionados?
  1. Que outros aspectos da vida da cidade de Belo Horizonte podem ser conhecidos por meio da letra dessa canção?

63

3. Agora é com você! Crie uma letra de canção sobre a cidade onde você vive ou de uma cidade próxima da sua. Não se esqueça de:

Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Seu professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo vai entrevistar uma pessoa com mais de sessenta anos que seja moradora da cidade da letra da canção.
  1. Façam as seguintes perguntas ao entrevistado.

    Imagem: Fotografia. Uma menina está sentada, segurando e observando um tablet. Ao lado, uma senhora está sentada com o braço atrás das costas da menina e olhando para o aparelho eletrônico. Fim da imagem.

    LEGENDA: Criança entrevistando idosa em 2019. FIM DA LEGENDA.

    1. Qual é o seu nome?
    1. Qual é a sua idade?
    1. Há quanto tempo o senhor ou a senhora mora nessa cidade?
    1. Em sua opinião, quais são os principais pontos positivos de morar nesta cidade?
    1. E quais são os principais pontos negativos?
    1. Que argumento o senhor ou a senhora utilizaria para convencer alguém a mudar para esta cidade?
    1. O que o senhor ou a senhora mudaria nesta cidade?

      Imagem: Ilustração. Folha pautada. Fim da imagem.

      3. No dia combinado com o professor, contem aos colegas as respostas do seu entrevistado. Depois que todos os grupos tiverem feito seus relatos, conversem sobre as questões a seguir.

      • Qual foi o ponto positivo da cidade mais citado pelos entrevistados? E qual foi o negativo mais citado?
      • Na opinião de vocês, o que pode ser feito para melhorar esse aspecto negativo?

Fim do complemento.

64

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Nas aulas anteriores, você estudou sobre os setores da economia e identificou mudanças na vida dos moradores das cidades em diferentes tempos. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Observe o esquema.
Imagem: Esquema. Na parte superior, a informação: Setores da economia. Abaixo, os segmentos: Primário; Secundário; Terciário.  Fim da imagem.
  1. Quais são as atividades econômicas do setor primário?
  1. Quais são as atividades econômicas do setor secundário?
  1. Quais são as atividades econômicas do setor terciário?
  1. Qual é o setor da economia que predomina no espaço rural?
  1. Quais são os setores da economia que predominam no espaço urbano?
  1. Observe as imagens de profissionais que trabalham em diferentes atividades econômicas.
Imagem: Ilustração A. Um homem com capacete e óculos de proteção está segurando um maçarico sobre tubulações.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração B. Silhueta de um homem em pé sobre um barco e jogando uma rede de pesca na água. Ao fundo, o sol nascendo.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração C. Uma pessoa com avental verde e um estetoscópio pendurado no pescoço está segurando uma prancheta com a mão direita e um termômetro com a mão esquerda.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração D. Um homem está agachado e colhendo alface em uma plantação. Fim da imagem.
  1. Quais imagens representam profissionais do setor primário?
  1. Qual imagem representa um profissional do setor secundário?
  1. Qual imagem representa um profissional do setor terciário?
  1. A atividade de trabalho desses profissionais é semelhante? Explique.

    3. Sobre as primeiras vilas e cidades construídas no Brasil, responda às atividades.

  1. Elas foram construídas no litoral ou no interior?
  1. Qual é o nome da vila brasileira mais antiga?

65

4. Observe as fotografias de três tipos de calçamento das cidades brasileiras. Classifique-as de acordo com os critérios a seguir.

Calçamento mais antigo.

Calçamento intermediário.

Calçamento mais recente.

Imagem: Fotografia A. Carros parados sobre uma rua de paralelepípedos e ao lado de construções coloridas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Avenida asfaltada com quatro vias. Nas laterais há árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Uma charrete sobre uma rua de pedras. Ao fundo, árvores e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no município de Tiradentes, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.

5. Explique como era o lazer noturno das pessoas em cada período indicado.

  1. Na época da iluminação a óleo.
  1. Depois do surgimento da iluminação a gás.

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Sobre as aprendizagens

    a) Reconheço atividades de trabalho realizadas nos setores primário, secundário e terciário da economia?

    b) Identifico em quais espaços as atividades de trabalho dos setores primário, secundário e terciário costumam ocorrer?

    c) Identifico características do modo de vida nas cidades antigas?

    d) Explico mudanças no calçamento e na coleta de lixo nas cidades brasileiras?

    e) Identifico mudanças na iluminação artificial e sua influência no cotidiano das pessoas?