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UNIDADE 2. A organização do territó rio e a transformação da paisagem
LEGENDA: América do Sul em detalhe de mapa de Theodore de Bry, de 1592. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Quais elementos naturais foram representados no território que atualmente corresponde ao Brasil nesse mapa?
- Quais elementos construídos pelas pessoas foram representados?
- Na atualidade, de que forma os mapas representam o território brasileiro?
Fim do complemento.
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DESAFIO À VISTA!
Capítulos 5 e 6
Quais foram as formas de organização do território brasileiro adotadas em diferentes tempos?
CAPÍTULO 5. Brasil: divisão político-administrativa
Atualmente, o território brasileiro apresenta uma divisão político-administrativa em unidades da federação e municípios. As unidades da federação constituem-se nos 26 estados e no Distrito Federal.
Vamos conhecer um pouco sobre o município de Goiânia, capital do estado de Goiás.
1. Observe a fotografia.
LEGENDA: Vista de parte do município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais elementos da paisagem podem ser identificados na fotografia de parte do município de Goiânia?
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O município de Goiânia localiza-se em Goiás, uma das unidades da federação brasileira.
Em 2020, o estado de Goiás era formado por 246 municípios.
2. Observe a divisão do estado de Goiás em municípios.
Fonte: IBGE Mapas. Mapa político do estado de Goiás. Disponível em: http://fdnc.io/frf. Acesso em: 15 abr. 2021.
- Goiânia é a capital do estado de Goiás. No mapa, qual é o número que indica a localização de Goiânia?
- Cite três municípios que estão localizados próximo a Goiânia.
- Cite três unidades da federação que fazem divisa com o estado de Goiás.
- Quantos municípios o estado de Goiás tinha em 2020?
3. Localize o Distrito Federal no mapa da atividade anterior. O que você sabe sobre essa unidade da federação?
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Cartografando
Observe a planta cartográfica de parte do município de Goiânia.
Fonte: Google Maps. Disponível em: http://fdnc.io/frg. Acesso em: 14 abr. 2021.
- Solicitar aos alunos que observem as quadrículas da planta cartográfica, formadas pelo cruzamento das linhas verticais e horizontais.
- Explicar que as quadrículas são nomeadas pela junção de uma das letras dispostas à esquerda da planta cartográfica com um dos números situados abaixo dela. Localizar, na planta, as quadrículas em que o Bosque dos Buritis está situado.
- Solicitar que identifiquem a localização de outros pontos de referência na planta: o hospital, o teatro, a prefeitura, o shopping center, a igreja e outros.
- Comentar que a cidade de Goiânia teve um acelerado crescimento populacional desde a década de 1960, atingindo um milhão de habitantes cerca de sessenta anos depois de sua fundação.
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- Na planta cartográfica, em quais quadrículas o Bosque dos Buritis está localizado?
2. Em qual quadrícula localiza-se:
- o hospital?
- a igreja?
- o teatro?
- o shopping center?
- a prefeitura?
- o centro cultural?
3. Observe a fotografia.
LEGENDA: Vista de parte do município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- De qual ponto de vista essa fotografia foi feita?
- Quais elementos da paisagem podem ser identificados?
- O que essa fotografia do município de Goiânia retrata: o espaço urbano, o espaço rural ou ambos? Justifique sua resposta.
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Brasil: as unidades da federação e as regiões
O Brasil está dividido em 26 estados e o Distrito Federal, e esses são chamados de unidades da federação ou unidades federativas.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Nos mapas, as unidades da federação podem estar indicadas pelos seus nomes ou pelas siglas correspondentes aos nomes.
No Brasil atual, as unidades da federação podem ser agrupadas em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essas regiões foram estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nessa divisão regional do IBGE, foram agrupadas unidades da federação com aspectos econômicos, sociais e naturais semelhantes.
2. Leia e interprete o mapa.
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
- Em qual unidade da federação você vive?
- Qual é a sigla que representa essa unidade da federação?
- Em qual região se localiza a unidade da federação onde você vive?
- Quais outras unidades da federação fazem parte dessa região? Escreva as siglas delas.
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Existem outras formas de divisão do território brasileiro em regiões.
A chamada divisão regional geoeconômica, por exemplo, baseia-se em aspectos de ordem econômica e histórica. Nessa divisão regional, ao contrário da divisão estabelecida pelo IBGE, os limites das regiões não correspondem aos limites das unidades da federação. De acordo com ela, o Brasil apresenta três regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
3. Leia e interprete o mapa.
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 150.
- A unidade da federação onde você vive faz parte de qual ou de quais regiões geoeconômicas?
- Cite as unidades da federação que estão inseridas em duas regiões
geoeconômicas
simultaneamente, isto é, ao mesmo tempo.
4. Localize, retire informações dos textos e compare os mapas da divisão do Brasil proposta pelo IBGE e o da divisão geoeconômica. Quais são as principais diferenças que existem entre elas?
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Brasil: limites, divisas e fronteiras
Como os limites entre municípios, estados e países são demarcados? Observe as placas.
LEGENDA: Placa indicando o limite entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Placa indicando a divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, no município de Paracatu, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Os limites entre os municípios e as divisas entre os estados podem ser sinalizados por meio de placas. Há limites de municípios e divisas de estados estabelecidos a partir de um elemento da paisagem, como um rio, uma serra, uma rodovia, uma linha férrea, entre outros.
Do mesmo modo, esses elementos naturais ou construídos pelas pessoas costumam ser usados para indicar os limites do território de um país. A região ou faixa ao longo dessa linha de limite é chamada fronteira.
LEGENDA: Os rios Iguaçu e Paraná demarcam a fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil. Fotografia registrada no município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
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1. Observe o mapa do município de Quilombo, localizado no estado de Santa Catarina.
Fonte: IBGE Mapas. Mapa municipal estatístico – Quilombo (SC). Disponível em: http://fdnc.io/frk. Acesso em: 14 abr. 2021.
- De acordo com o mapa, qual elemento natural foi utilizado para demarcar o limite entre os municípios de Quilombo e Marema?
2. Agora, observe o mapa do município de Santa Isabel do Ivaí, localizado no estado do Paraná.
Fonte: IBGE Mapas. Mapa municipal estatístico – Santa Isabel do Ivaí (PR). Disponível em: http://fdnc.io/frj. Acesso em: 14 abr. 2021.
- Qual elemento construído pelas pessoas foi utilizado como limite entre os municípios de Santa Isabel do Ivaí e Loanda?
3. Quais municípios fazem limite com o município onde você vive?
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Quem governa o município, a unidade da federação e o país?
Você deve imaginar que não é uma tarefa fácil administrar um município, uma unidade da federação ou um país. Os governantes dessas unidades político-administrativas devem cumprir as leis. No Brasil, os governantes e os responsáveis pela elaboração das leis são escolhidos por meio do voto.
Poder Legislativo
No município, os vereadores têm a função de criar leis ou rever as que já existem. Eles trabalham na Câmara Municipal, também denominada Câmara de Vereadores.
Existem leis que também são criadas para atender às necessidades da população de cada unidade da federação. Elas são de responsabilidade dos deputados estaduais e distritais, que trabalham na Assembleia Legislativa.
A elaboração e a revisão das leis do país são responsabilidades dos deputados federais e dos senadores. Eles trabalham no Congresso Nacional, localizado em Brasília.
LEGENDA: Fachada da Câmara de Vereadores no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Assembleia Legislativa do estado do Paraná, no município de Curitiba, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do Congresso Nacional em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. No prédio do Congresso Nacional, estão o plenário do Senado Federal e a Câmara dos Deputados. FIM DA LEGENDA.
1. Quem são as pessoas responsáveis por fazer as leis no município? E na unidade da federação? E no país?
2. Agora é a sua vez de escrever um texto para explicar porque as leis são importantes. Quando solicitado, apresente oralmente seu texto para os colegas e o professor.
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E quem são as pessoas responsáveis por colocar em prática as leis e garantir que as necessidades da população sejam atendidas?
Poder Executivo
No município, o prefeito é o responsável por executar ações de administração. Ele nomeia secretários municipais para ajudá-lo a resolver problemas ligados à saúde, ao transporte, à educação e a outros assuntos.
LEGENDA: Fachada da Prefeitura Municipal de Esmeralda, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Na unidade da federação, o governador, com os secretários estaduais, tem o dever de promover ações e políticas em favor da melhoria da qualidade de vida dos habitantes da unidade da federação que governa.
No país, a execução de ações em favor da população fica a cargo do presidente. O presidente trabalha com uma equipe de ministros e outros funcionários públicos.
LEGENDA: Fachada do Palácio do Governo de estado do Espírito Santo, no município de Vitória, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Poder Judiciário
Há também representantes do poder público, como juízes e desembargadores, que são responsáveis por garantir o cumprimento das leis.
LEGENDA: Edifícios que abrigam os ministérios do governo federal em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.
3. Quem são as pessoas responsáveis pela administração do município? E da unidade da federação? E do país?
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O papel dos cidadãos
Os administradores do município, da unidade da federação e do país têm muitas responsabilidades. Por isso, os eleitores devem escolher com cuidado em quem votar e fiscalizar o trabalho dos governantes eleitos.
Também é importante que as pessoas exercitem a cidadania participando diretamente da criação de políticas públicas. Os conselhos municipais, ou conselhos de políticas públicas, são uma das formas de os habitantes de um município participarem do planejamento e da fiscalização das ações do governo em diversas áreas, como educação e saúde. Qualquer cidadão ou grupo de pessoas pode propor a criação de um conselho municipal no lugar onde vive.
1. Por que é importante que os eleitores escolham com responsabilidade os governantes?
2. Qual é a importância dos conselhos municipais?
3. Em sua opinião, por que o trabalho dos governantes deve ser fiscalizado pela população?
4. Em uma roda de conversa, debatam a seguinte questão.
Quais ações envolvendo governantes e cidadãos poderiam melhorar a qualidade de vida da população em nosso lugar de viver?
- Produza um texto para expor suas conclusões a respeito da questão debatida e apresente-o oralmente para os colegas e o professor.
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Boxe complementar:
Investigue
- Converse com um adulto de sua convivência e pesquise informações em livros ou na internet para responder às perguntas a seguir.
- Quando teve início o mandato do prefeito do município onde você vive? E quando vai terminar?
- Cite duas secretarias municipais que existem no município onde você vive.
- Existem conselhos municipais no seu município? De quais áreas?
- Quantos vereadores trabalham na Câmara Municipal do município onde você vive?
- No município onde você vive, os governantes têm cumprido seus deveres com relação:
- à saúde? Explique.
- à educação? Explique.
- ao meio ambiente? Explique.
- Apresente os dados coletados para os colegas e o professor.
Fim do complemento.
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CAPÍTULO 6. Diversas formas de organização
Você conheceu algumas formas de organização do território brasileiro atualmente. Agora, vamos conhecer outras formas de organização desse território adotadas ao longo do tempo.
Observe e interprete o mapa que representa o território ocupado hoje em dia pelo povo indígena yanomami.
Fonte: Õkãpomai: A defesa da Terra Indígena Yanomami. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/fro. Acesso em: 28 fev. 2021.
1. O território ocupado pelo povo indígena yanomami está inserido em uma única unidade da federação brasileira? Explique.
2. O território ocupado pelos yanomamis está em um único país? Explique.
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Para aprofundar a observação sobre o mapa, leia o texto abaixo.
Antes de existirem os países...
[...] muitos territórios indígenas estão situados em mais de um estado. Isso acontece porque esses territórios já existiam antes da divisão do Brasil em estados – antes mesmo de existir o país!
O mesmo ocorre com as fronteiras entre os países! Muitas vezes encontramos povos indígenas que vivem entre dois ou mais países, porque já ocupavam essas áreas antes dos países existirem – isto é, antes da criação das fronteiras.
FONTE: Terras indígenas. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental. Disponível em: http://fdnc.io/frp. Acesso em: 28 fev. 2021.
3. Localize e retire do texto informações para responder à questão.
- Por que muitos territórios indígenas estão situados em mais de um estado ou em mais de um país?
Os indígenas representam de diversas formas o território em que vivem. Observe esta representação.
LEGENDA: Desenho de Napikü Ikpeng representando o território do povo indígena ikpeng, no estado do Mato Grosso. In: Geografia indígena. Brasília: MEC/SEF/DPEF, 1986. p. 37. FIM DA LEGENDA.
4. Na representação, quais são os elementos naturais que delimitam o território da aldeia onde vive o povo ikpeng?
5. Pesquise em livros, jornais ou na internet informações sobre o modo de vida – moradia, hábitos alimentares, formas de transmissão de conhecimentos – de um ou mais povos indígenas que vivem na unidade da federação em que você mora.
- Conte aos colegas as suas descobertas.
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Há quinhentos anos
Há quinhentos anos, havia diversos povos indígenas vivendo no território da América do Sul, onde, atualmente, está localizado o Brasil.
Os pesquisadores organizaram esses povos em grandes grupos com línguas semelhantes, chamados troncos linguísticos, como representado no mapa abaixo.
Fonte: José Jobson de A. Arruda. Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 2007. p. 21.
1. Quais eram os dois principais troncos linguísticos de povos indígenas que ocupavam o território que, atualmente, pertence ao Brasil?
2. Qual desses troncos linguísticos era mais presente no litoral?
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Os pesquisadores atuais recolheram vestígios dos indígenas que viveram no Brasil nessa época, como esqueletos e restos de objetos de uso pessoal, feitos de argila, madeira ou pedra.
Com base nesses e em outros vestígios, eles elaboraram hipóteses sobre os modos de vida dos povos indígenas que viveram há cerca de 600 anos, principalmente dos povos tupis.
3. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Modos de vida
As [nações] tupis eram formadas por indivíduos cujas aldeias ocupavam uma área contígua, falavam a mesma língua, tinham os mesmos costumes e possuíam um sentimento de unidade. Não existia uma autoridade central [...]. Cada uma das aldeias constituía uma unidade política independente, com um chefe que não se distinguia dos demais homens: caçava, pescava e trabalhava na roça como qualquer um.
FONTE: Sociedades Indígenas Brasileiras no Século XVI. Multirio. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: http://fdnc.io/cFs. Acesso em: 28 fev. 2021.
LEGENDA: Cunhambebe, líder tupinambá, povo indígena que vivia no litoral brasileiro, em gravura de André Thévet, de 1555. FIM DA LEGENDA.
4. Na organização das nações tupis, havia um governo central? Explique.
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Disputas por territórios
Os territórios dos povos indígenas da América e os dos povos originários de outros continentes passaram a ser cobiçados por nações europeias que estavam em busca de metais preciosos e outros produtos para comerciar.
Os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, organizaram viagens pelo mundo em busca de novos territórios, gerando disputas entre os reis desses dois países.
Para resolver essas disputas, os reis de Portugal e Espanha assinaram diversos tratados, como o de Tordesilhas, em 1494, e o de Saragoça, em 1529. Esses tratados estabeleciam a posse das terras conquistadas por Portugal e Espanha, como se pode observar no mapa abaixo.
Fonte: José Jobson de A. Arruda. Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 2007. p. 20.
1. Identifique no mapa o nome de um local que pertenceria a Portugal na América e na África.
2. Identifique no mapa o nome de um local que pertenceria à Espanha na América.
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Em 1500, em uma de suas viagens, os portugueses chegaram ao litoral do atual Brasil. Após esse ano, começaram a invadir os territórios ocupados pelos povos indígenas, que resistiram por muito tempo à tomada de suas terras. Muitos conflitos ocorreram nesse período.
Em 1534, com o objetivo de organizar a exploração do território, o governo de Portugal dividiu-o em extensas faixas de terra, que eram repassadas a pessoas chamadas de donatários. Essas terras ficaram conhecidas como capitanias hereditárias, já que, inicialmente, os donatários podiam transmiti-las aos seus descendentes .
Cada donatário era responsável por doar terras, fundar vilas, organizar expedições de exploração, cobrar impostos e defender o território de sua capitania.
LEGENDA: Capitanias hereditárias, mapa de Luís Teixeira, de 1586. FIM DA LEGENDA.
3. De acordo com o que você leu e pôde observar, a divisão do território em capitanias hereditárias respeitou as formas de organização dos povos indígenas? Explique.
4. Que tal ampliar seu vocabulário? Localize no texto a palavra descendentes e consulte-a no glossário. Por fim, escreva uma frase incluindo essa palavra e, depois, mostre-a aos colegas.
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Explorar fonte histórica escrita
Para auxiliar os donatários em seus problemas e facilitar a administração do território dominado, o rei português adotou algumas medidas, que foram descritas em uma carta redigida em 1548.
Leia abaixo um trecho dessa carta.
LEGENDA: Trecho de carta conservada no Arquivo Público do Estado da Bahia. In: Avanete Pereira Souza. Salvador, capital da colônia. São Paulo: Atual, 1995. p. 5. FIM DA LEGENDA.
Palavra em destaque no glossário: fidalgo.
- Localize e retire do texto informações para responder às perguntas.
- Quem enviou a carta de 1548?
- Quem a recebeu?
- O que foi determinado?
- Onde a carta foi guardada e conservada?
2. Por que é importante conservar esse tipo de documento?
Boxe complementar:
Você sabia?
Ao assumir o cargo de governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa fundou, em 1549, a cidade de Salvador, a primeira capital do país.
LEGENDA: Planta de Salvador, de João Teixeira Albernaz, de 1631. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
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O governo-geral
O governante indicado pelo rei deveria comandar um novo modo de administração do território dominado pelos portugueses. Esse sistema foi chamado de governo-geral. A sede do novo governo era em Salvador, a primeira capital brasileira.
O rei de Portugal enviava ordens para o governador-geral, que era auxiliado por outros funcionários.
Veja o esquema de organização do governo-geral.
1. Se uma capitania fosse atacada por outro povo europeu, que funcionário ficava encarregado de resolver o problema?
2. Como esse funcionário poderia ajudar o donatário?
3. Se um fazendeiro quisesse reclamar de um donatário, a que funcionário ele deveria se dirigir?
4. Se um comerciante não pagasse impostos, que funcionário deveria cobrá-lo?
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As Câmaras de Vereadores
Há cerca de 470 anos, somente os colonos portugueses que fossem homens e tivessem grandes propriedades de terra podiam ser eleitos para compor as Câmaras de Vereadores. Ao longo do tempo, as mulheres conquistaram o direito de votar e ser votadas.
Os vereadores eram responsáveis por decidir sobre problemas locais, como organizar as atividades comerciais e dar a autorização para a construção de ruas e pontes.
LEGENDA: Câmara Municipal de Mariana, no estado de Minas Gerais, que funciona neste prédio desde 1798. FIM DA LEGENDA.
1. Imagine como seria uma reunião da Câmara dos Vereadores há cerca de 470 anos. Elabore no caderno uma história em quadrinhos com quatro cenas para representar essa reunião. Inclua em sua história:
- um assunto que eles poderiam discutir;
- diálogos com diferentes opiniões sobre esse assunto.
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Como você estudou, no Brasil atual as Câmaras Municipais são compostas de vereadores eleitos pela população de cada município. Hoje em dia, homens e mulheres alfabetizados e com mais de 18 anos podem se candidatar ao cargo de vereador ou vereadora, e os eleitos pelo voto governam por quatro anos.
Os vereadores são responsáveis por estudar, propor e aprovar leis relativas às necessidades locais da população dos municípios, como a limpeza das ruas, a coleta do lixo e a construção de ruas e pontes. Eles também fiscalizam as ações do prefeito e definem os gastos municipais.
LEGENDA: Reunião da Câmara Municipal de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
2. Interprete e relacione os textos sobre as funções dos vereadores nas Câmaras há cerca de 470 anos e atualmente, identificando:
- uma permanência.
- uma mudança.
3. O professor irá organizar a sala e promover um debate semelhante ao realizado nas Câmaras Municipais atuais. Para isso, um grupo deverá propor uma lei para melhorar a situação dos moradores da localidade em que vocês estão, e os demais deverão debater a proposta, destacando seus pontos positivos e negativos. Ao final, a classe deverá votar, definindo se a proposta será aprovada ou rejeitada.
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Tempo, tempo...
Ao longo da história, a divisão político-administrativa do Brasil passou por muitas mudanças.
Em 1821, as antigas capitanias foram transformadas em províncias. No ano seguinte, o Brasil tornou-se independente de Portugal.
O novo governante, o imperador Dom Pedro I, determinou a continuidade da divisão do Brasil em províncias.
Observe o mapa da divisão do Brasil em províncias em 1821.
Fonte: Cláudio Vicentino. Atlas Histórico Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. p. 126.
- Selecione uma das províncias representadas no mapa e registre o nome dela.
- Retome o mapa da atual divisão regional do Brasil, da página 74, e responda: há alguma unidade da federação atual com o mesmo nome de uma província de 1821? Se sim, qual?
- O território da unidade federativa onde você vive atualmente é semelhante ao da província correspondente? Explique.
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Em 1889, o Brasil deixou de ser governado por um imperador e passou a ser comandado por um presidente. Os novos governantes transformaram as províncias em estados.
Em 1913, foi organizada a primeira divisão do Brasil em regiões e, em 1938, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adotou uma nova divisão regional para o território brasileiro.
Observe o mapa da divisão regional do Brasil em 1938.
Fonte: Fábio de Macedo Soares Guimarães. Divisão regional do Brasil. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, v. 3, n. 2, p. 344 e 361, abr./jun. 1941.
4. Compare o mapa da divisão regional do Brasil de 1938 com o da divisão regional atual, reproduzido na página 74, e cite:
- uma semelhança entre as duas representações regionais.
- uma diferença entre as representações regionais.
Em 1970, o IBGE definiu as cinco regiões que existem até os dias de hoje no Brasil. Em 1990, o estado de Goiás foi desmembrado em dois, dando origem ao estado de Tocantins e ao atual estado de Goiás. Nesse mesmo ano, os antigos territórios de Roraima, Rondônia e Amapá foram transformados em estados.
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 5 e 6
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou sobre a organização territorial no Brasil atual e conheceu as mudanças que ocorreram nessa organização ao longo do tempo. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Consulte o mapa da divisão regional atual do Brasil proposta pelo IBGE e responda.
- Em qual região está localizada a capital do país?
- Cite as unidades da federação que compõem essa região.
- Qual região possui o
menor
número
de unidades da federação?
- Cite as unidades da federação que compõem essa região.
- Qual região apresenta a maior extensão territorial?
- Cite as unidades da federação que compõem essa região.
- Qual é a região formada pelo maior
número
de unidades da federação?
- Cite as unidades da federação que compõem essa região.
- Que região abriga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro?
- Cite as unidades da federação que compõem essa região.
- Cite dois países com os quais o Brasil faz limite.
2. Há quinhentos anos, quais eram os critérios para uma pessoa ser vereador? E atualmente?
3. Escreva um texto sobre o município onde você vive contendo informações sobre suas formas de:
- organização territorial.
- Importante: identifique em qual país, região e unidade da federação o município onde você vive está inserido.
- organização política.
- Importante: identifique quem são os principais governantes do município.
- Em qual região está localizada a capital do país?
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4. Em sua opinião, como a população e os governantes podem contribuir para a melhoria da qualidade vida das pessoas em seu lugar de viver?
5. Sobre o povo indígena yanomami, responda às perguntas.
- Esse povo vive em um único país? Justifique.
- Esse povo vive apenas em uma unidade da federação? Por que isso ocorre?
6. Organize os cargos da administração do Brasil colonial começando com o que possuía mais poder e terminando com os três que tinham menos poder.
provedor-mor
governador-geral
capitão-mor
rei
ouvidor-mor
7. Como era a organização do poder entre os tupinambás?
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Reconheço as diferentes divisões político-territoriais do Brasil? |
b) Diferencio as funções de cada um dos Três Poderes no Brasil: Legislativo, Executivo e Judiciário? |
c) Identifico as características dos territórios indígenas? |
d) Reconheço a forma de chefia dos indígenas tupis? |
e) Diferencio as formas de organização das Câmaras de Vereadores há quinhentos anos e atualmente? |
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DESAFIO À VISTA!
Capítulos 7 e 8
Como as pessoas alteraram as paisagens naturais em diferentes tempos?
CAPÍTULO 7. Primeiros agrupamentos humanos
Os pesquisadores consideram que os mais antigos ancestrais dos seres humanos atuais, chamados de hominínios, surgiram no continente africano. Porém, eles têm diferentes hipóteses sobre a forma como os hominínios teriam se espalhado pelos demais continentes.
A teoria tradicional é a de que o primeiro hominínio a migrar da África para os demais continentes, há cerca de 2 milhões de anos, foi o Homo erectus.
Fonte: Herton Escobar. Cientistas brasileiros reescrevem a história do gênero humano. Jornal da USP , 5 jul. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/frr. Acesso em: 28 fev. 2021.
1. Elabore um quadro sobre a teoria tradicional da migração dos hominínios, seguindo o do modelo abaixo e complete-o levando em consideração a leitura do mapa desta página. Preencha a primeira coluna com os números de 1 a 3.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Número da seta |
Continente de partida |
Continente de chegada |
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Nos últimos anos, alguns pesquisadores têm questionado a teoria tradicional sobre a dispersão dos primeiros hominínios pelo mundo.
2. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Uma nova teoria
A já complicada e sempre polêmica história da evolução humana acaba de ganhar uma nova versão, escrita por cientistas brasileiros. A espécie que teria saído da África pela primeira vez teria sido o Homo habilis, e não o Homo erectus ; e isso teria acontecido 500 mil anos antes do que se pensava [...].
A nova narrativa, apresentada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), é baseada em evidências arqueológicas desenterradas pelos pesquisadores no vale do Rio Zarqa, na Jordânia [na Ásia], próximo à capital Amã. Eles descobriram centenas de ferramentas de pedra lascada com 1,9 milhão a 2,5 milhões de anos de idade, claramente produzidas por mãos humanas.
FONTE: Herton Escobar. Cientistas brasileiros reescrevem a história do gênero humano. Jornal da USP , 5 jul. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/frr. Acesso em: 28 fev. 2021.
3. Localize e retire do texto informações para responder às questões.
- Segundo essa nova teoria, que hominínio teria migrado da África para outros continentes?
- Que vestígios comprovariam essa teoria?
Boxe complementar:
Você sabia?
O Homo habilis viveu na África há cerca de 2 milhões e 200 mil anos, desenvolvendo a habilidade de tirar lascas, isto é, pedaços de pedras, deixando-as afiadas.
Já o Homo erectus viveu no mesmo continente há cerca de 1 milhão e 800 mil anos, e teria sido do primeiro a controlar o fogo. Isso significa que ele desenvolveu técnicas para criar ou manter acesas fogueiras que antes eram causadas apenas por incêndios naturais.
LEGENDA: Pedras lascadas produzidas pelo Homo habilis, que viveu na África há cerca de 2 milhões e 200 mil anos. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
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Vivendo da caça e da coleta
Ao longo da história, os seres humanos estabeleceram uma relação intensa com os demais elementos da natureza, como outros animais e plantas.
Alguns dos primeiros agrupamentos humanos, que viveram há milhares de anos, caçavam outros animais e coletavam frutos e raízes de plantas para se alimentar. Por isso, esses agrupamentos ficaram conhecidos como caçadores-coletores.
Caçadores-coletores
As populações humanas eram pouco numerosas e viviam em bandos muito pequenos. Passavam fome com frequência e por causa dessa escassez de recursos, esses caçadores-coletores não hesitavam em percorrer longas distâncias por dia. Estavam submetidos aos imprevistos da caça e da coleta [...].
FONTE: Denize Dall Bello. A pedra e a escrita. Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia, n. 1, out. 2002. p. 45. Disponível em: http://fdnc.io/frs. Acesso em: 28 fev. 2021.
LEGENDA: Registro rupestre produzido há cerca de 8 mil anos encontrado no Parque Nacional Tassilli N’Ajjer, na Argélia, África. FIM DA LEGENDA.
1. Localize e retire do texto informações para responder: os caçadores-coletores obtinham alimento com facilidade? Explique.
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A caça e a coleta praticadas no mesmo local por longo tempo reduziam a quantidade de animais e de plantas disponíveis para o consumo humano. Por isso, os agrupamentos humanos precisavam se deslocar constantemente para buscar novas áreas onde houvesse alimento disponível.
Esse modo de vida, com o deslocamento constante dos agrupamentos humanos em busca de alimento, é chamado de nomadismo, e as pessoas que o praticam são chamadas de nômades .
2. Quais eram as atividades dos primeiros agrupamentos humanos para obter alimento?
3. Quais eram as consequências dessas atividades para:
- a natureza?
- os agrupamentos humanos?
4. Como é chamado o modo de vida dos grupos humanos cuja característica é a mudança constante de local?
5. Releia o glossário e escreva um texto usando a palavra “nômade”, explicando porque os primeiros caçadores-coletores eram nômades.
Boxe complementar:
Investigue
Pesquise em livros, enciclopédias, jornais ou na internet informações sobre a fauna e a flora originais da unidade da federação em que você vive. Procure responder às seguintes questões.
- Quais animais silvestres eram mais frequentes no ambiente natural?
- Quais plantas eram mais comuns?
- Qual foi a consequência das ações humanas sobre os animais e as plantas nativas?
- Alguns desses animais e dessas plantas nativas ainda existem? Se sim, quais?
- Que medidas podem ser tomadas para que a fauna e a flora originais possam voltar a se desenvolver?
Fim do complemento.
98
A agricultura e a pecuária
Em diversos continentes, em diferentes tempos, alguns agrupamentos humanos começaram a, durante a coleta de vegetais, selecionar algumas plantas, buscando reproduzi-las em locais mais próximos de suas moradias. Assim, passaram a plantar e a colher determinados vegetais, criando a agricultura.
Alguns desses agrupamentos humanos também começaram a aprisionar animais selvagens, reproduzindo-os em cativeiro. Com isso, começaram a desenvolver a pecuária. O mapa a seguir representa a origem da agricultura e da pecuária.
Fontes: Atlas da história do mundo. São Paulo: Times/Folha de S.Paulo, 1995. p. 38-39; Colin Refrew; Paul Bahn. Arqueologia. Madri: Akal, 1993. p. 152.
99
1. Os agrupamentos humanos que viviam em diferentes continentes iniciaram:
- o cultivo do mesmo tipo de planta ao mesmo tempo? Explique.
- a domesticação do mesmo tipo de animal ao mesmo tempo? Explique.
2. No caderno, organize uma linha do tempo dividida em 10 partes, correspondendo a 10 mil, 9 mil, 8 mil, 7 mil, 6 mil, 5 mil, 4 mil, 3 mil, 2 mil, 1 mil anos atrás e atualmente. Puxe fios das datas correspondentes à domesticação de cada planta ou animal do mapa e escreva o nome correspondente.
100
Explorar fonte histórica material
A agricultura e a criação de animais garantiam a obtenção constante de alimentos pelas pessoas, permitindo que elas vivessem de forma permanente em um mesmo local. Esse novo modo de vida foi chamado de sedentarismo.
Para amassar os grãos que colhiam, os agricultores utilizavam instrumentos feitos de argila ou pedra.
LEGENDA: Pilão de pedra utilizado para amassar grãos de cereais obtidos na agricultura. Esse pilão foi encontrado no atual Iraque e está exposto no Museu Britânico, em Londres. Os pesquisadores acreditam que ele foi produzido há cerca de 6 mil anos. FIM DA LEGENDA.
- Onde o pilão de pedra retratado na fotografia está conservado?
- Para que servia esse pilão de pedra?
- Quando ele teria sido produzido?
4. Por que é importante conservar esse tipo de objeto?
101
Diversos agrupamentos humanos que desenvolveram a agricultura desmataram áreas de florestas para a abertura de plantações e para a retirada de madeira usada na construção de moradias fixas, já que se tornaram sedentários.
Os criadores de animais também modificaram o ambiente natural, pois os animais alimentavam-se de brotos de árvores, reduzindo o número de plantas.
Ao longo dos séculos, os seres humanos ampliaram continuamente as áreas destinadas à agricultura e à pecuária, intensificando os impactos sobre o ambiente natural.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Agropecuária atual e impactos ambientais
Os impactos ambientais causados pela atividade agropecuária decorrem principalmente de dois fatores: da mudança do uso do solo, resultante do desmatamento e da [transformação de áreas] naturais em áreas cultivadas, e da degradação das áreas cultivadas [...]. A esses fatores somam-se também os impactos ambientais negativos causados pelas queimadas e pela contaminação ambiental decorrente do uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos nas lavouras.
FONTE: Regina H. R. Sambuichi e outros. A sustentabilidade ambiental da agropecuária brasileira: impactos, políticas públicas e desafios. Rio de Janeiro: Ipea, 2012. p. 10. Disponível em: http://fdnc.io/fru. Acesso em: 28 fev. 2021.
LEGENDA: Vista de trecho da Floresta Amazônica e de área desmatada para o cultivo de soja no município de Belterra, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Localize e retire do texto informações sobre quais são os principais impactos ambientais relacionados à agropecuária na atualidade.
3. Em casa, reconte para um adulto da sua convivência os impactos ambientais da agropecuária.
4. Investiguem em livros, em jornais e na internet soluções para cada problema ambiental destacado no texto. No dia combinado com o professor, cada aluno vai expor para a classe as soluções que descobriu.
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CAPÍTULO 8. Brasil: paisagens naturais e ação das pessoas
O Brasil apresenta paisagens muito diversificadas, com combinações de elementos naturais e humanos muito variadas.
Um elemento natural presente em todas as paisagens é o relevo. Ele corresponde às diversas formas e altitudes da superfície terrestre.
1. Observe como diferentes formas e altitudes do relevo podem ser representadas em um bloco-diagrama e em um perfil topográfico.
- O que esse bloco-diagrama e esse perfil topográfico têm em comum?
- De acordo com o perfil topográfico, qual é a referência utilizada para a medição da altitude de um local?
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Cartografando
As diferentes altitudes também podem ser representadas em um mapa físico. Leia e interprete o mapa.
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 112.
- Localize no mapa a Planície do Rio Amazonas. Quais são as altitudes predominantes nessa unidade de relevo brasileira?
- Agora, localize no mapa duas serras com altitude superior a 500 metros e escreva o nome delas.
- No lugar onde você vive, quais são as altitudes predominantes?
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Características das principais formas do relevo brasileiro
No Brasil, as principais formas de relevo são os planaltos, as depressões e as planícies.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Planaltos
Os planaltos são superfícies com altitudes, geralmente, acima de 300 metros. Nos planaltos podem-se encontrar morros, chapadas e serras.
LEGENDA: Morro no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2020. Um morro corresponde a uma elevação na superfície. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista da Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso, em 2019. As chapadas aparecem nas áreas de planaltos e apresentam o topo aplainado, lembrando a forma de uma mesa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista da Serra da Mantiqueira, no município de Santo Antonio do Pinhal, no estado de São Paulo, em 2020. As serras são as maiores elevações que aparecem em áreas de planalto. Geralmente elas apresentam encostas bem inclinadas. FIM DA LEGENDA.
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Depressões
As depressões são superfícies com altitudes inferiores que as das áreas vizinhas. Elas são, portanto, áreas rebaixadas entre outras mais elevadas. As depressões podem ser planas ou apresentar ondulações.
LEGENDA: Depressão no município de São Roque de Minas, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
Planícies
As planícies são superfícies mais ou menos planas, geralmente extensas e de baixas altitudes. No Brasil, elas são encontradas em alguns locais no interior do país e próximas ao litoral, onde formam as planícies litorâneas.
LEGENDA: Vista de planície litorânea no município de Pontal do Paraná, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Quais são as principais formas de relevo encontradas no Brasil?
3. Escreva um texto explicando o que você descobriu sobre o relevo do Brasil e que não sabia. Quando solicitado, apresente oralmente seu texto para os colegas e o professor.
106
Cartografando
Há mais de quarenta anos, geógrafos e outros profissionais estudaram o relevo brasileiro por meio de um projeto de pesquisa chamado Radambrasil. Nesse projeto foram utilizadas fotografias e imagens de radar para a elaboração de um mapa mais preciso do relevo brasileiro.
O mapa a seguir representa as principais unidades de relevo identificadas no território brasileiro durante o projeto Radambrasil.
Fonte: Jurandyr L. S. Ross (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. p. 53.
- Compare esse mapa com o mapa de altitudes do Brasil e responda.
- Em quais unidades de relevo encontram-se os picos mais altos do Brasil? E em quais se encontram os locais de
menor
altitude?
2. Localize a unidade da federação em que você mora. Qual é a unidade de relevo predominante nela?
- Em quais unidades de relevo encontram-se os picos mais altos do Brasil? E em quais se encontram os locais de
menor
altitude?
107
Os rios e o relevo
As formas de relevo interferem nas características dos rios. De acordo com o relevo, os rios podem ser classificados em dois tipos.
- Rios de planalto: são os rios que percorrem áreas de planalto e, por isso, geralmente apresentam cachoeiras ou quedas-d´água. Costumam ser aproveitados para a geração de energia elétrica e para a captação de água.
- Rios de planície: são os rios que percorrem áreas de planície e costumam ser aproveitados para o transporte, a pesca e o lazer.
1. Observe a representação.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
- O trecho A do rio principal representado está relacionado com uma área de planalto ou de planície? E o trecho B?
- Quais são as principais formas de aproveitamento das águas dos rios de planalto e dos rios de planície pelas pessoas?
- Como se chama o local onde as águas de um rio surgem na superfície?
- E o local onde as águas de um rio deságuam?
2. Existem rios em seu lugar de viver? Se sim, pelas suas características, você diria que são rios de planície ou de planalto?
108
As bacias hidrográficas brasileiras
A extensão de terras ocupada por um rio principal e seus afluentes é chamada de bacia hidrográfica.
No Brasil, as bacias hidrográficas podem ser agrupadas em regiões hidrográficas.
1. Leia e interprete o mapa.
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 123.
- A unidade da federação em que vocês vivem faz parte de qual região hidrográfica?
- Qual é a maior região hidrográfica brasileira? Escrevam o nome de seu rio principal.
2. De acordo com o que você observa, no lugar onde você vive, as formas de relevo e a presença de rios interferem na vida das pessoas? De que maneiras?
109
Boxe complementar:
Você sabia?
As formas de relevo e os rios estão em constante transformação.
A chuva, o vento e a água dos rios e do mar, por exemplo, podem alterar ao longo do tempo as formas de relevo, ainda que não possamos perceber essas transformações no dia a dia.
As pessoas também podem modificar o relevo.
LEGENDA: Abertura de túnel no município de Paraibuna, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Os rios também podem ser modificados pela natureza e pelas pessoas. As pessoas podem alterar o curso de um rio para a construção de uma usina hidrelétrica, por exemplo.
LEGENDA: Usina Hidrelétrica de Xingó no Rio São Francisco, no município de Piranhas, no estado de Alagoas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
110
Brasil: climas
Observando o tempo atmosférico por um longo período e identificando características que predominam na dinâmica atmosférica, meteorologistas e outros profissionais determinaram os diferentes tipos de clima que existem no mundo e no Brasil.
1. Quando solicitado, observe o mapa e leia os textos em voz alta.
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 119.
111
2. De acordo com o mapa da página anterior, identifique o clima predominante nas unidades da federação a seguir.
- Goiás, Maranhão e Tocantins.
- Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Amazonas, Roraima e Acre.
3. Identifique o tipo de clima predominante em cada município retratado.
LEGENDA: No município de Petrolina, no estado de Pernambuco, faz calor o ano inteiro e a falta de chuva é frequente. Quando chove, a temperatura fica mais amena. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No município serrano de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, as temperaturas são mais amenas, mas têm uma queda no inverno. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No município de Belém, no estado do Pará, faz calor durante todo o ano e costuma chover quase todos os dias. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, costuma chover o ano inteiro. O inverno é rigoroso e o verão é muito quente. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, no verão, as temperaturas são muito altas e chove bastante. No inverno, as temperaturas se tornam mais amenas e chove pouco. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No município de Salvador, no estado da Bahia, costuma chover o ano inteiro e as temperaturas são elevadas. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
112
As formações vegetais brasileiras
Devido à influência do clima, do solo e do relevo, existem diversas formações vegetais no Brasil. Esses tipos de vegetação apresentam uma grande biodiversidade, ou seja, uma grande variedade de espécies vegetais e animais. Contudo, boa parte da vegetação que cobria o território brasileiro foi destruída pela ação humana ao longo dos anos.
1. Leia e compare os mapas.
FONTE: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 121.
- O que os mapas representam?
- Localize nos mapas a unidade da federação onde você vive. Qual é a formação vegetal nativa que predomina nessa unidade da federação?
- Comparando os dois mapas, quais foram as formações vegetais brasileiras que mais foram transformadas ao longo do tempo?
113
Características das principais formações vegetais brasileiras
2. Leia os textos de forma silenciosa e conheça as principais formações vegetais no Brasil e as causas de sua devastação.
Floresta Amazônica
É uma das maiores florestas do mundo, apresentando um grande número de espécies vegetais e animais. Algumas das principais razões atuais do seu desmatamento são a agricultura (sobretudo o cultivo de soja), a pecuária e a exploração mineral.
LEGENDA: Vista da Floresta Amazônica no município de Careiro, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Cerrado
Vegetação característica da Região Centro-Oeste, o Cerrado apresenta grande diversidade de espécies e vem sendo seriamente ameaçado pelo crescimento das atividades agropecuárias e de extração mineral.
LEGENDA: Vegetação de Cerrado no município de General Carneiro, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Caatinga
Formação vegetal encontrada nas áreas de clima semiárido da Região Nordeste. O clima semiárido influencia nas características da vegetação e da vida animal. A Caatinga vem sendo desmatada principalmente para a criação de gado e para a produção de lenha e carvão vegetal.
LEGENDA: Vegetação de Caatinga no município de Cabrobó, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.
3. Indique as atividades que têm contribuído para a devastação da Floresta Amazônica e do Cerrado.
4. Escreva um texto sobre a formação vegetal do Brasil que tem sido ameaçada pela expansão da pecuária e da produção de lenha e de carvão vegetal.
114
Mata Atlântica
A Mata Atlântica ocupava originalmente uma extensa área, estendendo-se, praticamente, por todo o litoral brasileiro. No decorrer do tempo, foi uma das florestas mais devastadas do país e, atualmente, áreas remanescentes dessa vegetação estão na porção do território onde se concentra grande parte da população brasileira. O crescimento das cidades e a agropecuária têm contribuído para seu desmatamento.
LEGENDA: Vegetação de Mata Atlântica no município de Mascote, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Vegetação Litorânea
A Vegetação Litorânea está presente em diferentes áreas do litoral brasileiro. Nessa formação vegetal encontram-se os manguezais, que se desenvolvem em solos alagados, e as restingas, que se encontram próximas a praias.
Com o processo de expansão urbana, essa vegetação vem sofrendo constante devastação.
LEGENDA: Manguezal no município de Cananéia, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Mata dos Pinhais ou de Araucária
É a formação vegetal que predomina no sul do Brasil. A Mata dos Pinhais está praticamente extinta. A araucária, conhecida como pinheiro-brasileiro, foi intensamente explorada para a construção de moradias e a fabricação de móveis.
LEGENDA: Vegetação de araucária no município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
115
Campos
Vegetação rasteira formada principalmente de gramíneas. Os Campos concentram-se, especialmente, no Rio Grande do Sul, onde formam o chamado Pampa Gaúcho. As áreas ocupadas por essa formação vegetal têm sido aproveitadas sobretudo pela pecuária.
LEGENDA: Vegetação de Campos no município de São Martinho da Serra, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Vegetação do Pantanal
No Pantanal, a vegetação é muito variada, composta de áreas de floresta, de Caatinga, de Cerrado, de Campos e de vegetação aquática. O Pantanal ocupa uma vasta planície de inundação banhada por inúmeros cursos de água.
LEGENDA: Vegetação do Pantanal no município de Miranda, no estado do Mato Grosso do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
5. Quais são as principais causas da devastação da Mata Atlântica e da Vegetação Litorânea no Brasil?
6. Por que a Mata dos Pinhais está quase extinta?
7. Quais são as diferenças existentes entre as formações vegetais de Campos e do Pantanal?
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 7 e 8
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou sobre as características naturais de algumas paisagens brasileiras e as mudanças realizadas pelos seres humanos em diferentes tempos. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Observe o bloco-diagrama.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Identifique as formas de relevo indicadas pelas letras A, B e C e explique as principais características de cada uma delas.
2. Observe novamente o mapa de climas e o mapa de vegetação nativa do Brasil, das páginas 112 e 114, respectivamente.
- Escreva qual é o clima predominante nas áreas onde ocorre a vegetação de Campos no Brasil e explique quais são suas principais características.
- Escreva qual é o clima predominante nas áreas onde ocorre a Floresta Amazônica no Brasil e explique quais são suas principais características.
3. Em grupos, pesquisem informações em livros, jornais ou na internet para responder às perguntas a seguir. Depois, apresentem suas descobertas para os colegas e o professor.
- Qual era a vegetação nativa do município?
- Como eram os rios do município?
- Ao longo do tempo, que ações humanas transformaram a vegetação nativa e os rios do município?
- Cada grupo deverá criar uma apresentação com imagens para a classe. No dia combinado, os grupos irão apresentar suas produções.
117
4. Observe as fotografias.
- Como esse tipo de pedra é chamado?
- Qual hominínio desenvolveu a habilidade de produzir esse tipo de pedra: o Homo erectus, o Homo habilis ou o Homo sapiens?
- Para que esse tipo de pedra era utilizado?
LEGENDA: Pedras lascadas de cerca de 2 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.
5. O controle do fogo foi muito ou pouco importante na vida dos hominínios? Justifique sua resposta com dois exemplos.
6. Leia o texto sobre um povo indígena que vive atualmente no estado do Acre.
Povo Jamináwa
[...] Este povo está em frequente mudança de localização de suas aldeias. Há mais de mil anos as etnias que formam esse povo se deslocam na região onde hoje se encontra o estado do Acre, sobretudo entre o vale do Acre e do Purus. [...]
FONTE: Jamináwa: povo nômade há mais de mil anos. Instituto Socioambiental , 26 jun. 2002. Disponível em: http://fdnc.io/frA. Acesso em: 29 abr. 2021.
- O povo Jamináwa pode ser classificado como nômade? Por quê?
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens
a) Diferencio as três principais formas de relevo brasileiras?
b) Identifico características e usos que um rio pode ter?
c) Reconheço os tipos de clima e formações vegetais que existem no Brasil?
d) Identifico ações humanas que transformam as paisagens naturais?
e) Identifico as características do modo de vida dos caçadores-coletores?
f) Defino o que é nomadismo e sei explicar como vivem os povos nômades?
g) Explico a importância da agricultura e da pecuária para a história humana?