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UNIDADE 2. A organização do territó rio e a transformação da paisagem

Imagem: Ilustração de um mapa. No centro, porção de terra com morros, árvores e rios. Na parte superior há outra porção de terra com construções espalhadas, rios, serras, árvores, uma igreja e portos. Em volta, o mar com criaturas marinhas gigantes e caravelas. Fim da imagem.

LEGENDA: América do Sul em detalhe de mapa de Theodore de Bry, de 1592. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais elementos naturais foram representados no território que atualmente corresponde ao Brasil nesse mapa?
  1. Quais elementos construídos pelas pessoas foram representados?
  1. Na atualidade, de que forma os mapas representam o território brasileiro?

Fim do complemento.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 5 e 6

Quais foram as formas de organização do território brasileiro adotadas em diferentes tempos?

CAPÍTULO 5. Brasil: divisão político-administrativa

Atualmente, o território brasileiro apresenta uma divisão político-administrativa em unidades da federação e municípios. As unidades da federação constituem-se nos 26 estados e no Distrito Federal.

Vamos conhecer um pouco sobre o município de Goiânia, capital do estado de Goiás.

1. Observe a fotografia.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um parque com um lago grande à esquerda e muitas árvores em volta. Ao redor do parque há ruas asfaltadas, casas e postes. Ao fundo, prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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O município de Goiânia localiza-se em Goiás, uma das unidades da federação brasileira.

Em 2020, o estado de Goiás era formado por 246 municípios.

2. Observe a divisão do estado de Goiás em municípios.

Imagem: Mapa. Goiás: divisão municipal (2017). Mapa de Goiás e no centro, destaque para Goiânia (6). Ao redor, os municípios vizinhos: (1) Goianira; (2) Santo Antônio de Goiás; (3) Nerópolis; (4) Goianápolis; (5) Trindade; (7) Senador Canedo; (8) Abadia de Goiás; (9) Aparecida de Goiânia. À Nordeste de Goiânia está a Capital federal, Brasília. No canto superior esquerdo, mapa do Brasil com destaque para região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 70 km. Fim da imagem.

Fonte: IBGE Mapas. Mapa político do estado de Goiás. Disponível em: http://fdnc.io/frf. Acesso em: 15 abr. 2021.

  1. Goiânia é a capital do estado de Goiás. No mapa, qual é o número que indica a localização de Goiânia?
  1. Cite três municípios que estão localizados próximo a Goiânia.
  1. Cite três unidades da federação que fazem divisa com o estado de Goiás.
  1. Quantos municípios o estado de Goiás tinha em 2020?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    3. Localize o Distrito Federal no mapa da atividade anterior. O que você sabe sobre essa unidade da federação?

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Cartografando

Observe a planta cartográfica de parte do município de Goiânia.

Imagem: Mapa. Planta cartográfica de parte do município de Goiânia. Mapa dividido em quatro linhas (A, B, C, D) e quatro colunas (1, 2, 3, 4). Na parte inferior, a legenda:  Prefeitura: C3;  Museu de Artes de Goiânia: B2;  Teatro: D2;  Shopping center: D4;  Hospital: C1;  Igreja: C2;  Restaurante: A2;  Centro cultural: B4;  Assembleia Legislativa: C2;  Praça Almirante Tamandaré: A1 e B1;  Bosque dos Buritis: B2, C1 e C2;  Praça Cívica: C3.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 110 m.  Fim da imagem.

Fonte: Google Maps. Disponível em: http://fdnc.io/frg. Acesso em: 14 abr. 2021.

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  1. Na planta cartográfica, em quais quadrículas o Bosque dos Buritis está localizado?

    2. Em qual quadrícula localiza-se:

    1. o hospital?
    1. a igreja?
    1. o teatro?
    1. o shopping center?
    1. a prefeitura?
    1. o centro cultural?

      3. Observe a fotografia.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma estrada asfaltada com rotatórias. Nas laterais há campos verdes, muitas árvores, algumas casas e ruas. Ao fundo, prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. De qual ponto de vista essa fotografia foi feita?
  1. Quais elementos da paisagem podem ser identificados?
  1. O que essa fotografia do município de Goiânia retrata: o espaço urbano, o espaço rural ou ambos? Justifique sua resposta.

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Brasil: as unidades da federação e as regiões

O Brasil está dividido em 26 estados e o Distrito Federal, e esses são chamados de unidades da federação ou unidades federativas.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Nos mapas, as unidades da federação podem estar indicadas pelos seus nomes ou pelas siglas correspondentes aos nomes.

No Brasil atual, as unidades da federação podem ser agrupadas em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essas regiões foram estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nessa divisão regional do IBGE, foram agrupadas unidades da federação com aspectos econômicos, sociais e naturais semelhantes.

2. Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: divisão regional.  Região Norte: Acre (AC), Amazonas (AM), Roraima (RR), Rondônia (RO), Pará (PA), Amapá (AP) e Tocantins (TO).  Região Nordeste: Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA).  Região Centro-Oeste: Mato Grosso (MT), Distrito Federal (DF), Goiás (GO) e Mato Grosso do Sul (MS).  Região Sudeste: Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).  Região Sul: Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).  Limite entre regiões: linha laranja. Limite entre países: linha pontilhada cinza.  No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 480 km.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.

  1. Em qual unidade da federação você vive?
  1. Qual é a sigla que representa essa unidade da federação?
  1. Em qual região se localiza a unidade da federação onde você vive?
  1. Quais outras unidades da federação fazem parte dessa região? Escreva as siglas delas.

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Existem outras formas de divisão do território brasileiro em regiões.

A chamada divisão regional geoeconômica, por exemplo, baseia-se em aspectos de ordem econômica e histórica. Nessa divisão regional, ao contrário da divisão estabelecida pelo IBGE, os limites das regiões não correspondem aos limites das unidades da federação. De acordo com ela, o Brasil apresenta três regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

3. Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: divisão geoeconômica.  Amazônia: AC, AM, RR, RO, AP, PA, MA, TO e MT.  Nordeste: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, MG e ES.   Centro-Sul: TO, MA, BA, DF, GO, MT, MS, MG, ES, RJ, SP, PR, SC e RS.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 390 km.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 150.

  1. A unidade da federação onde você vive faz parte de qual ou de quais regiões geoeconômicas?
  1. Cite as unidades da federação que estão inseridas em duas regiões geoeconômicas simultaneamente, isto é, ao mesmo tempo.

    4. Localize, retire informações dos textos e compare os mapas da divisão do Brasil proposta pelo IBGE e o da divisão geoeconômica. Quais são as principais diferenças que existem entre elas?

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Brasil: limites, divisas e fronteiras

Como os limites entre municípios, estados e países são demarcados? Observe as placas.

Imagem: Fotografia. À esquerda, estrada asfaltada e à direita, placa azul com a informação: LIMITE DE MUNICÍPIOS – XIQUE-XIQUE – ITAGUAÇU DA BAHIA.  Fim da imagem.

LEGENDA: Placa indicando o limite entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, estrada asfaltada e à direita, placa azul com a informação: DIVISA DE ESTADOS – MINAS GERAIS – GOIÁS – RIO SÃO MARCOS. Ao fundo, um rio com plantas em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Placa indicando a divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, no município de Paracatu, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Os limites entre os municípios e as divisas entre os estados podem ser sinalizados por meio de placas. Há limites de municípios e divisas de estados estabelecidos a partir de um elemento da paisagem, como um rio, uma serra, uma rodovia, uma linha férrea, entre outros.

Do mesmo modo, esses elementos naturais ou construídos pelas pessoas costumam ser usados para indicar os limites do território de um país. A região ou faixa ao longo dessa linha de limite é chamada fronteira.

Imagem: Fotografia. Vista aérea do encontro de dois rios. À esquerda, a Argentina, ao lado, Rio Iguaçu e à direita, o Brasil. O Rio se encontra com o Rio Paraná acima e do outro lado da margem está o Paraguai.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os rios Iguaçu e Paraná demarcam a fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil. Fotografia registrada no município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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1. Observe o mapa do município de Quilombo, localizado no estado de Santa Catarina.

Imagem: Mapa. Quilombo: limite municipal. No centro, destaque para Quilombo com duas rodovias principais à esquerda. Abaixo, o Rio Chapecó e a cidade de Marema. À esquerda, Rio do Ouro e a cidade Jardinópolis. Ao redor, o limite de municípios é representado por linhas cinzas. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 5 km. Fim da imagem.

Fonte: IBGE Mapas. Mapa municipal estatístico – Quilombo (SC). Disponível em: http://fdnc.io/frk. Acesso em: 14 abr. 2021.

Imagem: Mapa. Santa Isabel do Ivaí: limite municipal. No centro, destaque para Santa Isabel do Ivaí. À esquerda, Rib. Tamanduateí e a cidade Santa Cruz de Monte Castelo. À direita, Rib. Taquara e a cidade Santa Mônica. Acima, rodovias e a cidade Loanda. Ao redor, o limite de municípios é representado por linhas cinzas. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 10 km. Fim da imagem.

Fonte: IBGE Mapas. Mapa municipal estatístico – Santa Isabel do Ivaí (PR). Disponível em: http://fdnc.io/frj. Acesso em: 14 abr. 2021.

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Quem governa o município, a unidade da federação e o país?

Você deve imaginar que não é uma tarefa fácil administrar um município, uma unidade da federação ou um país. Os governantes dessas unidades político-administrativas devem cumprir as leis. No Brasil, os governantes e os responsáveis pela elaboração das leis são escolhidos por meio do voto.

Poder Legislativo

No município, os vereadores têm a função de criar leis ou rever as que já existem. Eles trabalham na Câmara Municipal, também denominada Câmara de Vereadores.

Existem leis que também são criadas para atender às necessidades da população de cada unidade da federação. Elas são de responsabilidade dos deputados estaduais e distritais, que trabalham na Assembleia Legislativa.

A elaboração e a revisão das leis do país são responsabilidades dos deputados federais e dos senadores. Eles trabalham no Congresso Nacional, localizado em Brasília.

Imagem: Fotografia. Fachada com a informação: Câmara Municipal de Campinas. Atrás há uma construção extensa com cerca azul em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fachada da Câmara de Vereadores no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Placa com um brasão e a informação: Assembleia Legislativa do Paraná. Atrás há construção alta e cerca em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Assembleia Legislativa do estado do Paraná, no município de Curitiba, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Construção com dois semicírculos nas laterais e duas torres no centro. Em volta há água e gramado verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Congresso Nacional em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. No prédio do Congresso Nacional, estão o plenário do Senado Federal e a Câmara dos Deputados. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. Quem são as pessoas responsáveis por fazer as leis no município? E na unidade da federação? E no país?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Agora é a sua vez de escrever um texto para explicar porque as leis são importantes. Quando solicitado, apresente oralmente seu texto para os colegas e o professor.

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E quem são as pessoas responsáveis por colocar em prática as leis e garantir que as necessidades da população sejam atendidas?

Poder Executivo

No município, o prefeito é o responsável por executar ações de administração. Ele nomeia secretários municipais para ajudá-lo a resolver problemas ligados à saúde, ao transporte, à educação e a outros assuntos.

Imagem: Fotografia. Prédio extenso e na parte superior, a informação: PREFEITURA MUNICIPAL. Ao lado há árvores e plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fachada da Prefeitura Municipal de Esmeralda, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Na unidade da federação, o governador, com os secretários estaduais, tem o dever de promover ações e políticas em favor da melhoria da qualidade de vida dos habitantes da unidade da federação que governa.

No país, a execução de ações em favor da população fica a cargo do presidente. O presidente trabalha com uma equipe de ministros e outros funcionários públicos.

Imagem: Fotografia. No centro, uma estátua e atrás há um muro de pedras, escadaria e uma construção grande com paredes amarelas e detalhes brancos. Fim da imagem.

LEGENDA: Fachada do Palácio do Governo de estado do Espírito Santo, no município de Vitória, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Poder Judiciário

Há também representantes do poder público, como juízes e desembargadores, que são responsáveis por garantir o cumprimento das leis.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um pátio gramado com árvores. Nas laterais há fileiras de prédios compridos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Edifícios que abrigam os ministérios do governo federal em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Quem são as pessoas responsáveis pela administração do município? E da unidade da federação? E do país?

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O papel dos cidadãos

Os administradores do município, da unidade da federação e do país têm muitas responsabilidades. Por isso, os eleitores devem escolher com cuidado em quem votar e fiscalizar o trabalho dos governantes eleitos.

Também é importante que as pessoas exercitem a cidadania participando diretamente da criação de políticas públicas. Os conselhos municipais, ou conselhos de políticas públicas, são uma das formas de os habitantes de um município participarem do planejamento e da fiscalização das ações do governo em diversas áreas, como educação e saúde. Qualquer cidadão ou grupo de pessoas pode propor a criação de um conselho municipal no lugar onde vive.

1. Por que é importante que os eleitores escolham com responsabilidade os governantes?

2. Qual é a importância dos conselhos municipais?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Em sua opinião, por que o trabalho dos governantes deve ser fiscalizado pela população?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. Em uma roda de conversa, debatam a seguinte questão.

Quais ações envolvendo governantes e cidadãos poderiam melhorar a qualidade de vida da população em nosso lugar de viver?

Imagem: Ilustração. Adultos, uma criança e uma idosa estão segurando placas e cartazes. Entre eles, um homem está segurando um cartaz e um megafone. Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Converse com um adulto de sua convivência e pesquise informações em livros ou na internet para responder às perguntas a seguir.
    1. Quando teve início o mandato do prefeito do município onde você vive? E quando vai terminar?
    1. Cite duas secretarias municipais que existem no município onde você vive.
    1. Existem conselhos municipais no seu município? De quais áreas?
    1. Quantos vereadores trabalham na Câmara Municipal do município onde você vive?
    1. No município onde você vive, os governantes têm cumprido seus deveres com relação:
      • à saúde? Explique.
      • à educação? Explique.
      • ao meio ambiente? Explique.

        Imagem: Ilustração. Folha pautada. Fim da imagem.

        Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

      1. Apresente os dados coletados para os colegas e o professor.

        Imagem: Ilustração. Jovens com camiseta branca e azul estão sentados em volta de uma mesa redonda. Sobre a mesa há folhas, lápis e réguas. Ao lado, uma mulher com vestido está em pé e observando.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 6. Diversas formas de organização

Você conheceu algumas formas de organização do território brasileiro atualmente. Agora, vamos conhecer outras formas de organização desse território adotadas ao longo do tempo.

Observe e interprete o mapa que representa o território ocupado hoje em dia pelo povo indígena yanomami.

Imagem: Mapa. Território indígena yanomami atualmente. Destaque para Colômbia, Venezuela, Guiana e Brasil. No centro, o Território yanomami na Venezuela ocupa a parte sul da Venezuela. E o Território yanomami no Brasil ocupa a parte norte do Brasil (parte do Amazonas e parte de Roraima). O limite entre países é representado por uma linha cinza e grossa. E o limite entre unidades da federação é representado por uma linha cinza e fina. No canto superior direito, mapa do Brasil com destaque para a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 90 km. Fim da imagem.

Fonte: Õkãpomai: A defesa da Terra Indígena Yanomami. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/fro. Acesso em: 28 fev. 2021.

1. O território ocupado pelo povo indígena yanomami está inserido em uma única unidade da federação brasileira? Explique.

2. O território ocupado pelos yanomamis está em um único país? Explique.

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Para aprofundar a observação sobre o mapa, leia o texto abaixo.

Antes de existirem os países...

[...] muitos territórios indígenas estão situados em mais de um estado. Isso acontece porque esses territórios já existiam antes da divisão do Brasil em estados – antes mesmo de existir o país!

O mesmo ocorre com as fronteiras entre os países! Muitas vezes encontramos povos indígenas que vivem entre dois ou mais países, porque já ocupavam essas áreas antes dos países existirem – isto é, antes da criação das fronteiras.

FONTE: Terras indígenas. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental. Disponível em: http://fdnc.io/frp. Acesso em: 28 fev. 2021.

3. Localize e retire do texto informações para responder à questão.

Imagem: Desenho. Vista de cima de uma aldeia circular. Em volta há árvores, córregos e ao lado, um rio. Abaixo há uma aldeia com ocas aglomeradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desenho de Napikü Ikpeng representando o território do povo indígena ikpeng, no estado do Mato Grosso. In: Geografia indígena. Brasília: MEC/SEF/DPEF, 1986. p. 37. FIM DA LEGENDA.

4. Na representação, quais são os elementos naturais que delimitam o território da aldeia onde vive o povo ikpeng?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

5. Pesquise em livros, jornais ou na internet informações sobre o modo de vida – moradia, hábitos alimentares, formas de transmissão de conhecimentos – de um ou mais povos indígenas que vivem na unidade da federação em que você mora.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Há quinhentos anos

Há quinhentos anos, havia diversos povos indígenas vivendo no território da América do Sul, onde, atualmente, está localizado o Brasil.

Os pesquisadores organizaram esses povos em grandes grupos com línguas semelhantes, chamados troncos linguísticos, como representado no mapa abaixo.

Imagem: Mapa. América do Sul: troncos linguísticos indígenas há 500 anos. Grande parte do mapa: ARAUCANOS. À esquerda, pequena área de INCAS. Na parte superior, CHIBCHAS, ARUAK, KARIB e TUPI-GUARANI. À direita, MACRO-JÊ.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 530 km. Fim da imagem.

Fonte: José Jobson de A. Arruda. Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 2007. p. 21.

1. Quais eram os dois principais troncos linguísticos de povos indígenas que ocupavam o território que, atualmente, pertence ao Brasil?

2. Qual desses troncos linguísticos era mais presente no litoral?

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Os pesquisadores atuais recolheram vestígios dos indígenas que viveram no Brasil nessa época, como esqueletos e restos de objetos de uso pessoal, feitos de argila, madeira ou pedra.

Com base nesses e em outros vestígios, eles elaboraram hipóteses sobre os modos de vida dos povos indígenas que viveram há cerca de 600 anos, principalmente dos povos tupis.

3. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Modos de vida

As [nações] tupis eram formadas por indivíduos cujas aldeias ocupavam uma área contígua, falavam a mesma língua, tinham os mesmos costumes e possuíam um sentimento de unidade. Não existia uma autoridade central [...]. Cada uma das aldeias constituía uma unidade política independente, com um chefe que não se distinguia dos demais homens: caçava, pescava e trabalhava na roça como qualquer um.

FONTE: Sociedades Indígenas Brasileiras no Século XVI. Multirio. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: http://fdnc.io/cFs. Acesso em: 28 fev. 2021.

Imagem: Desenho. Homem indígena com cocar de penas na cabeça, adereços no rosto, colares e adereço de penas nas costas está segurando um objeto comprido e olhando para cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cunhambebe, líder tupinambá, povo indígena que vivia no litoral brasileiro, em gravura de André Thévet, de 1555. FIM DA LEGENDA.

4. Na organização das nações tupis, havia um governo central? Explique.

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Disputas por territórios

Os territórios dos povos indígenas da América e os dos povos originários de outros continentes passaram a ser cobiçados por nações europeias que estavam em busca de metais preciosos e outros produtos para comerciar.

Os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, organizaram viagens pelo mundo em busca de novos territórios, gerando disputas entre os reis desses dois países.

Para resolver essas disputas, os reis de Portugal e Espanha assinaram diversos tratados, como o de Tordesilhas, em 1494, e o de Saragoça, em 1529. Esses tratados estabeleciam a posse das terras conquistadas por Portugal e Espanha, como se pode observar no mapa abaixo.

Imagem: Mapa-múndi. Tratados de Tordesilhas (1494) e Saragoça (1529).  Terras conquistadas por Portugal: parte da América (BRASIL); parte da África (GUINÉ e ANGOLA); e parte da Ásia.  Terras conquistadas pela Espanha: América (NOVA ESPANHA; VENEZUELA; NOVA CASTELA; CHILE); Ásia (Nova Guiné; Bórneo; Filipinas).  À esquerda do mapa há uma linha vertical verde e roxa (Tratado de Tordesilhas de 1494). À direita do mapa há uma linha vertical verde e roxa (Tratado de Saragoça de 1529). No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 2.170 km.  Fim da imagem.

Fonte: José Jobson de A. Arruda. Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 2007. p. 20.

1. Identifique no mapa o nome de um local que pertenceria a Portugal na América e na África.

2. Identifique no mapa o nome de um local que pertenceria à Espanha na América.

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Em 1500, em uma de suas viagens, os portugueses chegaram ao litoral do atual Brasil. Após esse ano, começaram a invadir os territórios ocupados pelos povos indígenas, que resistiram por muito tempo à tomada de suas terras. Muitos conflitos ocorreram nesse período.

Em 1534, com o objetivo de organizar a exploração do território, o governo de Portugal dividiu-o em extensas faixas de terra, que eram repassadas a pessoas chamadas de donatários. Essas terras ficaram conhecidas como capitanias hereditárias, já que, inicialmente, os donatários podiam transmiti-las aos seus descendentes .

Cada donatário era responsável por doar terras, fundar vilas, organizar expedições de exploração, cobrar impostos e defender o território de sua capitania.

Imagem: Desenho. Mapa do Brasil com várias linhas horizontais e nomes. Na parte inferior, rosa dos ventos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Capitanias hereditárias, mapa de Luís Teixeira, de 1586. FIM DA LEGENDA.

3. De acordo com o que você leu e pôde observar, a divisão do território em capitanias hereditárias respeitou as formas de organização dos povos indígenas? Explique.

4. Que tal ampliar seu vocabulário? Localize no texto a palavra descendentes e consulte-a no glossário. Por fim, escreva uma frase incluindo essa palavra e, depois, mostre-a aos colegas.

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Explorar fonte histórica escrita

Para auxiliar os donatários em seus problemas e facilitar a administração do território dominado, o rei português adotou algumas medidas, que foram descritas em uma carta redigida em 1548.

Leia abaixo um trecho dessa carta.

Imagem: Ilustração. Pergaminho com o texto:  Carta de 1548.  Eu, o rei, faço saber a vós Tomé de Sousa, fidalgo da minha casa que, vendo eu quanto serviço de Deus e meu é conservar e enobrecer as capitanias e povoações das terras do Brasil [...] ei por bem vos nomear governador das ditas terras do Brasil.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho de carta conservada no Arquivo Público do Estado da Bahia. In: Avanete Pereira Souza. Salvador, capital da colônia. São Paulo: Atual, 1995. p. 5. FIM DA LEGENDA.

Palavra em destaque no glossário: fidalgo.

  1. Localize e retire do texto informações para responder às perguntas.
    1. Quem enviou a carta de 1548?
    1. Quem a recebeu?
    1. O que foi determinado?
    1. Onde a carta foi guardada e conservada?

      2. Por que é importante conservar esse tipo de documento?

Boxe complementar:

Você sabia?

Ao assumir o cargo de governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa fundou, em 1549, a cidade de Salvador, a primeira capital do país.

Imagem: Desenho. Na parte inferior, várias caravelas no mar. No centro, casas espalhadas sobre morros e em volta há um rio. Na parte superior, mais morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Planta de Salvador, de João Teixeira Albernaz, de 1631. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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O governo-geral

O governante indicado pelo rei deveria comandar um novo modo de administração do território dominado pelos portugueses. Esse sistema foi chamado de governo-geral. A sede do novo governo era em Salvador, a primeira capital brasileira.

O rei de Portugal enviava ordens para o governador-geral, que era auxiliado por outros funcionários.

Veja o esquema de organização do governo-geral.

Imagem: Esquema. Na parte superior, a informação: Rei de Portugal. No centro: Governador-geral. Na parte inferior, três divisões:  1) Ouvidor-mor - Cuidava da justiça, facilitava a comunicação entre fazendeiros e comerciantes e donatários e garantia que as leis elaboradas em Portugal fossem seguidas no Brasil.  2) Capitão-mor - Ajudava os donatários a combater os ataques de outros povos europeus com armas e soldados.  3) Provedor-mor - Organizava a cobrança dos impostos que deveriam ser pagos pelos colonos ao rei de Portugal.  Fim da imagem.

1. Se uma capitania fosse atacada por outro povo europeu, que funcionário ficava encarregado de resolver o problema?

2. Como esse funcionário poderia ajudar o donatário?

3. Se um fazendeiro quisesse reclamar de um donatário, a que funcionário ele deveria se dirigir?

4. Se um comerciante não pagasse impostos, que funcionário deveria cobrá-lo?

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As Câmaras de Vereadores

Há cerca de 470 anos, somente os colonos portugueses que fossem homens e tivessem grandes propriedades de terra podiam ser eleitos para compor as Câmaras de Vereadores. Ao longo do tempo, as mulheres conquistaram o direito de votar e ser votadas.

Os vereadores eram responsáveis por decidir sobre problemas locais, como organizar as atividades comerciais e dar a autorização para a construção de ruas e pontes.

Imagem: Fotografia. Construção com dois andares, paredes brancas com janelas cinzas. Na frente há uma escada e no topo, um sino.  Fim da imagem.

LEGENDA: Câmara Municipal de Mariana, no estado de Minas Gerais, que funciona neste prédio desde 1798. FIM DA LEGENDA.

1. Imagine como seria uma reunião da Câmara dos Vereadores há cerca de 470 anos. Elabore no caderno uma história em quadrinhos com quatro cenas para representar essa reunião. Inclua em sua história:

  1. um assunto que eles poderiam discutir;
  1. diálogos com diferentes opiniões sobre esse assunto.

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Como você estudou, no Brasil atual as Câmaras Municipais são compostas de vereadores eleitos pela população de cada município. Hoje em dia, homens e mulheres alfabetizados e com mais de 18 anos podem se candidatar ao cargo de vereador ou vereadora, e os eleitos pelo voto governam por quatro anos.

Os vereadores são responsáveis por estudar, propor e aprovar leis relativas às necessidades locais da população dos municípios, como a limpeza das ruas, a coleta do lixo e a construção de ruas e pontes. Eles também fiscalizam as ações do prefeito e definem os gastos municipais.

Imagem: Fotografia. Vários homens e mulheres em um salão amplo. À esquerda há um telão grande pendurado na parede e à direita, cadeiras e mesas. Fim da imagem.

LEGENDA: Reunião da Câmara Municipal de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

2. Interprete e relacione os textos sobre as funções dos vereadores nas Câmaras há cerca de 470 anos e atualmente, identificando:

  1. uma permanência.
  1. uma mudança.

    3. O professor irá organizar a sala e promover um debate semelhante ao realizado nas Câmaras Municipais atuais. Para isso, um grupo deverá propor uma lei para melhorar a situação dos moradores da localidade em que vocês estão, e os demais deverão debater a proposta, destacando seus pontos positivos e negativos. Ao final, a classe deverá votar, definindo se a proposta será aprovada ou rejeitada.

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Tempo, tempo...

Ao longo da história, a divisão político-administrativa do Brasil passou por muitas mudanças.

Em 1821, as antigas capitanias foram transformadas em províncias. No ano seguinte, o Brasil tornou-se independente de Portugal.

O novo governante, o imperador Dom Pedro I, determinou a continuidade da divisão do Brasil em províncias.

Observe o mapa da divisão do Brasil em províncias em 1821.

Mapa. Brasil: divisão em províncias (1821). Mapa do Brasil dividido em províncias: PROVÍNCIA DE SÃO JOÃO DA PALMA; MARANHÃO; PIAUÍ; CEARÁ; RIO GRANDE DO NORTE; PARAÍBA; PERNAMBUCO; ALAGOAS; SERGIPE; BAHIA; GOIÁS; MATO GROSSO; MINAS GERAIS; ESPÍRITO SANTO; RIO DE JANEIRO; SÃO PAULO; SANTA CATARINA; PROVÍNCIA DE SÃO PEDRO e CISPLATINA. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 460 km.

Fonte: Cláudio Vicentino. Atlas Histórico Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. p. 126.

  1. Selecione uma das províncias representadas no mapa e registre o nome dela.
  1. Retome o mapa da atual divisão regional do Brasil, da página 74, e responda: há alguma unidade da federação atual com o mesmo nome de uma província de 1821? Se sim, qual?
  1. O território da unidade federativa onde você vive atualmente é semelhante ao da província correspondente? Explique.

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Em 1889, o Brasil deixou de ser governado por um imperador e passou a ser comandado por um presidente. Os novos governantes transformaram as províncias em estados.

Em 1913, foi organizada a primeira divisão do Brasil em regiões e, em 1938, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adotou uma nova divisão regional para o território brasileiro.

Observe o mapa da divisão regional do Brasil em 1938.

Imagem: Mapa. Brasil: divisão regional (1938).  Região Norte: TERR. DO ACRE, AM, PA, MA e PI.  Região Nordeste: CE, RN, PB, PE e AL.  Região Centro: MT, GO e MG.  Região Este: BA, SE e ES. Região Sul: RJ, SP, PR, SC e RS.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 500 km.  Fim da imagem.

Fonte: Fábio de Macedo Soares Guimarães. Divisão regional do Brasil. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, v. 3, n. 2, p. 344 e 361, abr./jun. 1941.

4. Compare o mapa da divisão regional do Brasil de 1938 com o da divisão regional atual, reproduzido na página 74, e cite:

  1. uma semelhança entre as duas representações regionais.
  1. uma diferença entre as representações regionais.


    Em 1970, o IBGE definiu as cinco regiões que existem até os dias de hoje no Brasil. Em 1990, o estado de Goiás foi desmembrado em dois, dando origem ao estado de Tocantins e ao atual estado de Goiás. Nesse mesmo ano, os antigos territórios de Roraima, Rondônia e Amapá foram transformados em estados.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 5 e 6

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre a organização territorial no Brasil atual e conheceu as mudanças que ocorreram nessa organização ao longo do tempo. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Consulte o mapa da divisão regional atual do Brasil proposta pelo IBGE e responda.
    1. Em qual região está localizada a capital do país?
      • Cite as unidades da federação que compõem essa região.
      1. Qual região possui o menor número de unidades da federação?
        • Cite as unidades da federação que compõem essa região.
        1. Qual região apresenta a maior extensão territorial?
          • Cite as unidades da federação que compõem essa região.
          1. Qual é a região formada pelo maior número de unidades da federação?
            • Cite as unidades da federação que compõem essa região.
            1. Que região abriga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro?
              • Cite as unidades da federação que compõem essa região.
              1. Cite dois países com os quais o Brasil faz limite.

                2. Há quinhentos anos, quais eram os critérios para uma pessoa ser vereador? E atualmente?

                3. Escreva um texto sobre o município onde você vive contendo informações sobre suas formas de:

              1. organização territorial.
                • Importante: identifique em qual país, região e unidade da federação o município onde você vive está inserido.
                1. organização política.
                  • Importante: identifique quem são os principais governantes do município.

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4. Em sua opinião, como a população e os governantes podem contribuir para a melhoria da qualidade vida das pessoas em seu lugar de viver?

5. Sobre o povo indígena yanomami, responda às perguntas.

  1. Esse povo vive em um único país? Justifique.
  1. Esse povo vive apenas em uma unidade da federação? Por que isso ocorre?

    6. Organize os cargos da administração do Brasil colonial começando com o que possuía mais poder e terminando com os três que tinham menos poder.

provedor-mor

governador-geral

capitão-mor

rei

ouvidor-mor

7. Como era a organização do poder entre os tupinambás?

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Reconheço as diferentes divisões político-territoriais do Brasil?

b) Diferencio as funções de cada um dos Três Poderes no Brasil: Legislativo, Executivo e Judiciário?

c) Identifico as características dos territórios indígenas?

d) Reconheço a forma de chefia dos indígenas tupis?

e) Diferencio as formas de organização das Câmaras de Vereadores há quinhentos anos e atualmente?

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 7 e 8

Como as pessoas alteraram as paisagens naturais em diferentes tempos?

CAPÍTULO 7. Primeiros agrupamentos humanos

Os pesquisadores consideram que os mais antigos ancestrais dos seres humanos atuais, chamados de hominínios, surgiram no continente africano. Porém, eles têm diferentes hipóteses sobre a forma como os hominínios teriam se espalhado pelos demais continentes.

A teoria tradicional é a de que o primeiro hominínio a migrar da África para os demais continentes, há cerca de 2 milhões de anos, foi o Homo erectus.

Imagem: Mapa. Migração dos hominínios: teoria tradicional.  1) África para Ásia.  2) Ásia para três pontos da Ásia.  3) Ásia para dois pontos na Europa e dois pontos da Ásia.  4) Ásia para quatro pontos da Ásia e um ponto da Oceania.  No canto superior esquerdo, mapa-múndi com destaque para a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 1.900 km.  Fim da imagem.

Fonte: Herton Escobar. Cientistas brasileiros reescrevem a história do gênero humano. Jornal da USP , 5 jul. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/frr. Acesso em: 28 fev. 2021.

1. Elabore um quadro sobre a teoria tradicional da migração dos hominínios, seguindo o do modelo abaixo e complete-o levando em consideração a leitura do mapa desta página. Preencha a primeira coluna com os números de 1 a 3.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número da seta

Continente de partida

Continente de chegada

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Nos últimos anos, alguns pesquisadores têm questionado a teoria tradicional sobre a dispersão dos primeiros hominínios pelo mundo.

2. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Uma nova teoria

A já complicada e sempre polêmica história da evolução humana acaba de ganhar uma nova versão, escrita por cientistas brasileiros. A espécie que teria saído da África pela primeira vez teria sido o Homo habilis, e não o Homo erectus ; e isso teria acontecido 500 mil anos antes do que se pensava [...].

A nova narrativa, apresentada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), é baseada em evidências arqueológicas desenterradas pelos pesquisadores no vale do Rio Zarqa, na Jordânia [na Ásia], próximo à capital Amã. Eles descobriram centenas de ferramentas de pedra lascada com 1,9 milhão a 2,5 milhões de anos de idade, claramente produzidas por mãos humanas.

FONTE: Herton Escobar. Cientistas brasileiros reescrevem a história do gênero humano. Jornal da USP , 5 jul. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/frr. Acesso em: 28 fev. 2021.

3. Localize e retire do texto informações para responder às questões.

  1. Segundo essa nova teoria, que hominínio teria migrado da África para outros continentes?
  1. Que vestígios comprovariam essa teoria?

Boxe complementar:

Você sabia?

O Homo habilis viveu na África há cerca de 2 milhões e 200 mil anos, desenvolvendo a habilidade de tirar lascas, isto é, pedaços de pedras, deixando-as afiadas.

Já o Homo erectus viveu no mesmo continente há cerca de 1 milhão e 800 mil anos, e teria sido do primeiro a controlar o fogo. Isso significa que ele desenvolveu técnicas para criar ou manter acesas fogueiras que antes eram causadas apenas por incêndios naturais.

Imagem: Fotografia. Pedra em tons de marrom e com lascas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pedras lascadas produzidas pelo Homo habilis, que viveu na África há cerca de 2 milhões e 200 mil anos. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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Vivendo da caça e da coleta

Ao longo da história, os seres humanos estabeleceram uma relação intensa com os demais elementos da natureza, como outros animais e plantas.

Alguns dos primeiros agrupamentos humanos, que viveram há milhares de anos, caçavam outros animais e coletavam frutos e raízes de plantas para se alimentar. Por isso, esses agrupamentos ficaram conhecidos como caçadores-coletores.

Caçadores-coletores

As populações humanas eram pouco numerosas e viviam em bandos muito pequenos. Passavam fome com frequência e por causa dessa escassez de recursos, esses caçadores-coletores não hesitavam em percorrer longas distâncias por dia. Estavam submetidos aos imprevistos da caça e da coleta [...].

FONTE: Denize Dall Bello. A pedra e a escrita. Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia, n. 1, out. 2002. p. 45. Disponível em: http://fdnc.io/frs. Acesso em: 28 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Pinturas rupestres em uma rocha. Silhuetas de pessoas segurando arcos e flechas e animais quadrúpedes. Fim da imagem.

LEGENDA: Registro rupestre produzido há cerca de 8 mil anos encontrado no Parque Nacional Tassilli N’Ajjer, na Argélia, África. FIM DA LEGENDA.

1. Localize e retire do texto informações para responder: os caçadores-coletores obtinham alimento com facilidade? Explique.

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A caça e a coleta praticadas no mesmo local por longo tempo reduziam a quantidade de animais e de plantas disponíveis para o consumo humano. Por isso, os agrupamentos humanos precisavam se deslocar constantemente para buscar novas áreas onde houvesse alimento disponível.

Esse modo de vida, com o deslocamento constante dos agrupamentos humanos em busca de alimento, é chamado de nomadismo, e as pessoas que o praticam são chamadas de nômades .

2. Quais eram as atividades dos primeiros agrupamentos humanos para obter alimento?

3. Quais eram as consequências dessas atividades para:

  1. a natureza?
  1. os agrupamentos humanos?

    4. Como é chamado o modo de vida dos grupos humanos cuja característica é a mudança constante de local?

    5. Releia o glossário e escreva um texto usando a palavra “nômade”, explicando porque os primeiros caçadores-coletores eram nômades.

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Pesquise em livros, enciclopédias, jornais ou na internet informações sobre a fauna e a flora originais da unidade da federação em que você vive. Procure responder às seguintes questões.

  1. Quais animais silvestres eram mais frequentes no ambiente natural?
  1. Quais plantas eram mais comuns?
  1. Qual foi a consequência das ações humanas sobre os animais e as plantas nativas?
  1. Alguns desses animais e dessas plantas nativas ainda existem? Se sim, quais?
  1. Que medidas podem ser tomadas para que a fauna e a flora originais possam voltar a se desenvolver?

    Imagem: Ilustração. Folha pautada. Fim da imagem.

Fim do complemento.

98

A agricultura e a pecuária

Em diversos continentes, em diferentes tempos, alguns agrupamentos humanos começaram a, durante a coleta de vegetais, selecionar algumas plantas, buscando reproduzi-las em locais mais próximos de suas moradias. Assim, passaram a plantar e a colher determinados vegetais, criando a agricultura.

Alguns desses agrupamentos humanos também começaram a aprisionar animais selvagens, reproduzindo-os em cativeiro. Com isso, começaram a desenvolver a pecuária. O mapa a seguir representa a origem da agricultura e da pecuária.

Imagem: Mapa. Origens da agricultura e da pecuária.   - América do Norte: Milho (Há 8000 anos); feijão (Há 5000 anos);   - América do Sul: algodão (Há 5300 anos); lhama (há 6000 anos); alpaca (há 6000 anos); feijão (há 8000 anos); mandioca (há 7000 anos); porco-da-índia (há 6000 anos); batata (há 8000 anos).   - África: inhame (há 9000 anos); painço (há 5000 anos); sorgo (há 6000 anos).   - Europa: boi (há 8500 anos); aveia (há 8500 anos); centeio (há 9000 anos); ervilha (há 9000 anos); cavalo (há 5500 anos).  - Ásia: cânhamo (há 5500 anos); carneiro (há 8000 anos); lentilha (há 9000 anos); cabra (há 9500 anos); trigo (há 10000 anos); cevada (há 10000 anos); ganso (há 10000 anos); porco (há 9000 anos); painço (há 8000 anos); arroz (há 5500 anos); galinha (há 10000 anos); arroz (há 10000 anos).  Área de origem das principais culturas agrícolas e da criação de animais: região sul da América do Norte; região norte da América do Sul; centro da África; sul da Europa e Ásia. Observação: os símbolos não estão representados de forma proporcional. Fim da observação. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 1.120 km.  Fim da imagem.

Fontes: Atlas da história do mundo. São Paulo: Times/Folha de S.Paulo, 1995. p. 38-39; Colin Refrew; Paul Bahn. Arqueologia. Madri: Akal, 1993. p. 152.

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1. Os agrupamentos humanos que viviam em diferentes continentes iniciaram:

  1. o cultivo do mesmo tipo de planta ao mesmo tempo? Explique.
  1. a domesticação do mesmo tipo de animal ao mesmo tempo? Explique.

    2. No caderno, organize uma linha do tempo dividida em 10 partes, correspondendo a 10 mil, 9 mil, 8 mil, 7 mil, 6 mil, 5 mil, 4 mil, 3 mil, 2 mil, 1 mil anos atrás e atualmente. Puxe fios das datas correspondentes à domesticação de cada planta ou animal do mapa e escreva o nome correspondente.

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Explorar fonte histórica material

A agricultura e a criação de animais garantiam a obtenção constante de alimentos pelas pessoas, permitindo que elas vivessem de forma permanente em um mesmo local. Esse novo modo de vida foi chamado de sedentarismo.

Para amassar os grãos que colhiam, os agricultores utilizavam instrumentos feitos de argila ou pedra.

Imagem: Fotografia. Um pilão de pedra preto e cilíndrico sobre pedra clara e curvada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pilão de pedra utilizado para amassar grãos de cereais obtidos na agricultura. Esse pilão foi encontrado no atual Iraque e está exposto no Museu Britânico, em Londres. Os pesquisadores acreditam que ele foi produzido há cerca de 6 mil anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde o pilão de pedra retratado na fotografia está conservado?
  1. Para que servia esse pilão de pedra?
  1. Quando ele teria sido produzido?

    4. Por que é importante conservar esse tipo de objeto?

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Diversos agrupamentos humanos que desenvolveram a agricultura desmataram áreas de florestas para a abertura de plantações e para a retirada de madeira usada na construção de moradias fixas, já que se tornaram sedentários.

Os criadores de animais também modificaram o ambiente natural, pois os animais alimentavam-se de brotos de árvores, reduzindo o número de plantas.

Ao longo dos séculos, os seres humanos ampliaram continuamente as áreas destinadas à agricultura e à pecuária, intensificando os impactos sobre o ambiente natural.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Agropecuária atual e impactos ambientais

Os impactos ambientais causados pela atividade agropecuária decorrem principalmente de dois fatores: da mudança do uso do solo, resultante do desmatamento e da [transformação de áreas] naturais em áreas cultivadas, e da degradação das áreas cultivadas [...]. A esses fatores somam-se também os impactos ambientais negativos causados pelas queimadas e pela contaminação ambiental decorrente do uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos nas lavouras.

FONTE: Regina H. R. Sambuichi e outros. A sustentabilidade ambiental da agropecuária brasileira: impactos, políticas públicas e desafios. Rio de Janeiro: Ipea, 2012. p. 10. Disponível em: http://fdnc.io/fru. Acesso em: 28 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma estrada. À esquerda, floresta com várias árvores e à direita, área desmatada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de trecho da Floresta Amazônica e de área desmatada para o cultivo de soja no município de Belterra, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire do texto informações sobre quais são os principais impactos ambientais relacionados à agropecuária na atualidade.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

3. Em casa, reconte para um adulto da sua convivência os impactos ambientais da agropecuária.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

4. Investiguem em livros, em jornais e na internet soluções para cada problema ambiental destacado no texto. No dia combinado com o professor, cada aluno vai expor para a classe as soluções que descobriu.

102

CAPÍTULO 8. Brasil: paisagens naturais e ação das pessoas

O Brasil apresenta paisagens muito diversificadas, com combinações de elementos naturais e humanos muito variadas.

Um elemento natural presente em todas as paisagens é o relevo. Ele corresponde às diversas formas e altitudes da superfície terrestre.

1. Observe como diferentes formas e altitudes do relevo podem ser representadas em um bloco-diagrama e em um perfil topográfico.

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, o Perfil topográfico: silhueta de morros com tamanhos variados e ao lado, o mar. Sobre o desenho há linhas horizontais e número de -100 a 700 (Altitude (em metros em relação ao nível do mar)). Na parte superior, ilustração em 3D (Bloco-diagrama). Na frente, o mar e ao lado, morros com tamanhos variados. Fim da imagem.
  1. O que esse bloco-diagrama e esse perfil topográfico têm em comum?
  1. De acordo com o perfil topográfico, qual é a referência utilizada para a medição da altitude de um local?

103

Cartografando

As diferentes altitudes também podem ser representadas em um mapa físico. Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: físico.  Altitudes:  - 1.200 metros: grande concentração nas regiões Sudeste e Sul.  - 800 metros: grande concentração nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul.  - 500 metros: região Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.  - 200 metros: regiões Norte e Centro-Oeste.  - 0 a 100 metros: regiões Norte (Planície do Rio Amazonas), Centro-Oeste e Nordeste.  Picos:  - NEBLINA: 2.994 m.  - 31 DE MARÇO: 2.973 m.  - BANDEIRA: 2.892 m.   Alagados: região Centro-Oeste.  Represa: região Norte.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 320 km.  Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 112.

  1. Localize no mapa a Planície do Rio Amazonas. Quais são as altitudes predominantes nessa unidade de relevo brasileira?
  1. Agora, localize no mapa duas serras com altitude superior a 500 metros e escreva o nome delas.
  1. No lugar onde você vive, quais são as altitudes predominantes?

104

Características das principais formas do relevo brasileiro

No Brasil, as principais formas de relevo são os planaltos, as depressões e as planícies.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Planaltos

Os planaltos são superfícies com altitudes, geralmente, acima de 300 metros. Nos planaltos podem-se encontrar morros, chapadas e serras.

Imagem: Fotografia. Morro alto com vegetação em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Morro no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2020. Um morro corresponde a uma elevação na superfície. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma chapada com vegetação em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso, em 2019. As chapadas aparecem nas áreas de planaltos e apresentam o topo aplainado, lembrando a forma de uma mesa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de serras cobertas de vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Serra da Mantiqueira, no município de Santo Antonio do Pinhal, no estado de São Paulo, em 2020. As serras são as maiores elevações que aparecem em áreas de planalto. Geralmente elas apresentam encostas bem inclinadas. FIM DA LEGENDA.

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Depressões

As depressões são superfícies com altitudes inferiores que as das áreas vizinhas. Elas são, portanto, áreas rebaixadas entre outras mais elevadas. As depressões podem ser planas ou apresentar ondulações.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma depressão coberta de vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Depressão no município de São Roque de Minas, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Em primeiro plano, o mar e ao lado, terreno plano com areia. Em segundo plano, uma Planície, seguido de uma Depressão. Acima, um Planalto coberto de vegetação. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

Planícies

As planícies são superfícies mais ou menos planas, geralmente extensas e de baixas altitudes. No Brasil, elas são encontradas em alguns locais no interior do país e próximas ao litoral, onde formam as planícies litorâneas.

Imagem: Fotografia. Vista aérea do mar e ao lado, casas, árvores e ruas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de planície litorânea no município de Pontal do Paraná, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

2. Quais são as principais formas de relevo encontradas no Brasil?

3. Escreva um texto explicando o que você descobriu sobre o relevo do Brasil e que não sabia. Quando solicitado, apresente oralmente seu texto para os colegas e o professor.

106

Cartografando

Há mais de quarenta anos, geógrafos e outros profissionais estudaram o relevo brasileiro por meio de um projeto de pesquisa chamado Radambrasil. Nesse projeto foram utilizadas fotografias e imagens de radar para a elaboração de um mapa mais preciso do relevo brasileiro.

O mapa a seguir representa as principais unidades de relevo identificadas no território brasileiro durante o projeto Radambrasil.

Imagem: Mapa. Brasil: unidades de relevo. Mapa do Brasil com destaque para: Planície do Rio Amazonas; Planície Litorânea; Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba; Depressão Sertaneja e do São Francisco; Planície Litorânea; Planície do Rio Araguaia; Planaltos e Chapada dos Parecis; Planície e Pantanal Mato-grossense; Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste; Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná; Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 360 km. Fim da imagem.

Fonte: Jurandyr L. S. Ross (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. p. 53.

  1. Compare esse mapa com o mapa de altitudes do Brasil e responda.
    • Em quais unidades de relevo encontram-se os picos mais altos do Brasil? E em quais se encontram os locais de menor altitude?

      2. Localize a unidade da federação em que você mora. Qual é a unidade de relevo predominante nela?

107

Os rios e o relevo

As formas de relevo interferem nas características dos rios. De acordo com o relevo, os rios podem ser classificados em dois tipos.

1. Observe a representação.

Imagem: Ilustração. À direita, uma nascente no topo de um planalto com uma queda d’água (A), que segue para uma planície e se divide em rios (B). Em volta há muitas árvores e à esquerda, a foz dos rios se une ao mar.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

  1. O trecho A do rio principal representado está relacionado com uma área de planalto ou de planície? E o trecho B?
  1. Quais são as principais formas de aproveitamento das águas dos rios de planalto e dos rios de planície pelas pessoas?
  1. Como se chama o local onde as águas de um rio surgem na superfície?
  1. E o local onde as águas de um rio deságuam?

    2. Existem rios em seu lugar de viver? Se sim, pelas suas características, você diria que são rios de planície ou de planalto?

108

As bacias hidrográficas brasileiras

A extensão de terras ocupada por um rio principal e seus afluentes é chamada de bacia hidrográfica.

No Brasil, as bacias hidrográficas podem ser agrupadas em regiões hidrográficas.

1. Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: regiões hidrográficas.  Região Amazônica: abrange Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Rondônia e Mato Grosso.  Região Tocantins-Araguaia: abrange Pará, Tocantins, DF e Goiás.  Região do Parnaíba: abrange Piauí.  Região São Francisco: abrange Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.  Região Paraná: abrange Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.  Região Paraguai: abrange Mato Grosso do Sul.  Região Uruguai: abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Região Atlântico Nordeste Ocidental: abrange Maranhão.  Região Atlântico Nordeste Oriental: abrange Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.  Região Atlântico Leste: abrange Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Região Atlântico Sudeste: abrange Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.  Região Atlântico Sul: abrange São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Rio perene: representado por uma linha azul em todo o mapa.  Rio temporário: região Nordeste.  Alagado: Mato Grosso do Sul. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 320 km.  Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 123.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. A unidade da federação em que vocês vivem faz parte de qual região hidrográfica?

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Qual é a maior região hidrográfica brasileira? Escrevam o nome de seu rio principal.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    2. De acordo com o que você observa, no lugar onde você vive, as formas de relevo e a presença de rios interferem na vida das pessoas? De que maneiras?

109

Boxe complementar:

Você sabia?

As formas de relevo e os rios estão em constante transformação.

A chuva, o vento e a água dos rios e do mar, por exemplo, podem alterar ao longo do tempo as formas de relevo, ainda que não possamos perceber essas transformações no dia a dia.

As pessoas também podem modificar o relevo.

Imagem: Fotografia. Um homem com capacete de proteção e uniforme azul observa um caminhão vermelho dentro de um túnel com terra em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Abertura de túnel no município de Paraibuna, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Os rios também podem ser modificados pela natureza e pelas pessoas. As pessoas podem alterar o curso de um rio para a construção de uma usina hidrelétrica, por exemplo.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um lago extenso e ao lado há uma barragem. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina Hidrelétrica de Xingó no Rio São Francisco, no município de Piranhas, no estado de Alagoas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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Brasil: climas

Observando o tempo atmosférico por um longo período e identificando características que predominam na dinâmica atmosférica, meteorologistas e outros profissionais determinaram os diferentes tipos de clima que existem no mundo e no Brasil.

1. Quando solicitado, observe o mapa e leia os textos em voz alta.

Imagem: Mapa. Brasil: climas.  Equatorial úmido: abrange AC, AM, RR, AP, PA, RO, MT e MA.  Ao lado, a informação: Clima equatorial úmido - É um clima quente e úmido, com temperaturas elevadas durante a maior parte do ano. As chuvas são bem distribuídas durante o ano todo.  Tropical: abrange MA, PI, CE, BA, TO, MT, DF, GO, MG, SP e MS.  Ao lado, a informação: Clima tropical - É marcado pela existência de duas estações bem definidas: uma quente e chuvosa (verão) e outra mais fria e seca (inverno).  Tropical semiárido: abrange CE, PI, RN, PB, PE, AL, SE e BA.  Ao lado, a informação: Clima tropical semiárido - É o clima característico do sertão nordestino: quente durante todo o ano, com poucas chuvas.  Litorâneo úmido: abrange RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES e RJ.  Ao lado, a informação: Clima litorâneo úmido - Ocorre na maior parte da faixa litorânea das regiões Nordeste e Sudeste. É caracterizado pela ocorrência de chuvas durante quase o ano todo.  Tropical de altitude: abrange MG, ES, RJ e SP.  Ao lado, a informação: Clima tropical de altitude - Tem duas estações do ano bem definidas (verão e inverno), mas apresenta temperaturas mais baixas devido à altitude.  Subtropical úmido: abrange MS, SP, PR, SC e RS.  Ao lado, a informação: Clima subtropical úmido - Apresenta verão quente e inverno rigoroso, com temperaturas baixas, geadas e, ocasionalmente, neve nas áreas de serra. As chuvas são bem distribuídas durante o ano. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 440 km.  Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 119.

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2. De acordo com o mapa da página anterior, identifique o clima predominante nas unidades da federação a seguir.

  1. Goiás, Maranhão e Tocantins.
  1. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  1. Amazonas, Roraima e Acre.

    3. Identifique o tipo de clima predominante em cada município retratado.

Imagem: Fotografia A. Vista aérea de uma cidade com ruas, prédios, casas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: No município de Petrolina, no estado de Pernambuco, faz calor o ano inteiro e a falta de chuva é frequente. Quando chove, a temperatura fica mais amena. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista aérea de uma cidade com ruas, prédios, casas e árvores. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: No município serrano de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, as temperaturas são mais amenas, mas têm uma queda no inverno. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Vista aérea de uma cidade com ruas, prédios, casas e árvores. À esquerda, navios no mar. Fim da imagem.

LEGENDA: No município de Belém, no estado do Pará, faz calor durante todo o ano e costuma chover quase todos os dias. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia D. Vista aérea de uma cidade com ruas, prédios, casas e muitas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: No município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, costuma chover o ano inteiro. O inverno é rigoroso e o verão é muito quente. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia E. Vista aérea de uma cidade com ruas, prédios, casas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: No município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, no verão, as temperaturas são muito altas e chove bastante. No inverno, as temperaturas se tornam mais amenas e chove pouco. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia F. Vista aérea de uma cidade com ruas, prédios, casas e árvores. Ao fundo, barcos no mar. Fim da imagem.

LEGENDA: No município de Salvador, no estado da Bahia, costuma chover o ano inteiro e as temperaturas são elevadas. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

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As formações vegetais brasileiras

Devido à influência do clima, do solo e do relevo, existem diversas formações vegetais no Brasil. Esses tipos de vegetação apresentam uma grande biodiversidade, ou seja, uma grande variedade de espécies vegetais e animais. Contudo, boa parte da vegetação que cobria o território brasileiro foi destruída pela ação humana ao longo dos anos.

1. Leia e compare os mapas.

Imagem: Mapa. Brasil: vegetação nativa.  Floresta Amazônica: região Norte.  Mata Atlântica: regiões Nordeste e Sudeste.  Floresta Tropical: regiões Nordeste, Sudeste e Sul.  Mata dos Pinhais ou de Araucária: região Sul.  Cerrado: regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.  Caatinga: região Nordeste.  Campos: região Sul.  Vegetação do Pantanal: região Centro-Oeste.  Vegetação litorânea: regiões Norte e Nordeste.  Campinas do Rio Negro: região Norte.  Contato entre tipos de vegetação: todas as regiões. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 560 km.  Mapa. Brasil: vegetação nativa e áreas transformadas.  Floresta Amazônica: região Norte.  Mata Atlântica: regiões Nordeste e Sudeste.  Floresta Tropical: regiões Nordeste, Sudeste e Sul.  Mata dos Pinhais ou de Araucária: região Sul.  Cerrado: regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.  Caatinga: região Nordeste.  Campos: região Sul.  Vegetação do Pantanal: região Centro-Oeste.  Vegetação litorânea: regiões Norte e Nordeste.  Campinas do Rio Negro: região Norte.  Contato entre tipos de vegetação: todas as regiões. Área transformada pela ação humana: todas as regiões com maior concentração nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul e menor concentração nas regiões Norte e Centro-Oeste. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 560 km.   Fim da imagem.

FONTE: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 121.

  1. O que os mapas representam?
  1. Localize nos mapas a unidade da federação onde você vive. Qual é a formação vegetal nativa que predomina nessa unidade da federação?
  1. Comparando os dois mapas, quais foram as formações vegetais brasileiras que mais foram transformadas ao longo do tempo?

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Características das principais formações vegetais brasileiras

2. Leia os textos de forma silenciosa e conheça as principais formações vegetais no Brasil e as causas de sua devastação.

Floresta Amazônica

É uma das maiores florestas do mundo, apresentando um grande número de espécies vegetais e animais. Algumas das principais razões atuais do seu desmatamento são a agricultura (sobretudo o cultivo de soja), a pecuária e a exploração mineral.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio sinuoso com várias árvores em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Floresta Amazônica no município de Careiro, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Cerrado

Vegetação característica da Região Centro-Oeste, o Cerrado apresenta grande diversidade de espécies e vem sendo seriamente ameaçado pelo crescimento das atividades agropecuárias e de extração mineral.

Imagem: Fotografia. Várias árvores com plantas em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação de Cerrado no município de General Carneiro, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Caatinga

Formação vegetal encontrada nas áreas de clima semiárido da Região Nordeste. O clima semiárido influencia nas características da vegetação e da vida animal. A Caatinga vem sendo desmatada principalmente para a criação de gado e para a produção de lenha e carvão vegetal.

Imagem: Fotografia. Vários cactos sobre terreno seco. Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação de Caatinga no município de Cabrobó, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.

3. Indique as atividades que têm contribuído para a devastação da Floresta Amazônica e do Cerrado.

4. Escreva um texto sobre a formação vegetal do Brasil que tem sido ameaçada pela expansão da pecuária e da produção de lenha e de carvão vegetal.

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Mata Atlântica

A Mata Atlântica ocupava originalmente uma extensa área, estendendo-se, praticamente, por todo o litoral brasileiro. No decorrer do tempo, foi uma das florestas mais devastadas do país e, atualmente, áreas remanescentes dessa vegetação estão na porção do território onde se concentra grande parte da população brasileira. O crescimento das cidades e a agropecuária têm contribuído para seu desmatamento.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de várias árvores com folhas em tons de verde e marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação de Mata Atlântica no município de Mascote, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Vegetação Litorânea

A Vegetação Litorânea está presente em diferentes áreas do litoral brasileiro. Nessa formação vegetal encontram-se os manguezais, que se desenvolvem em solos alagados, e as restingas, que se encontram próximas a praias.

Com o processo de expansão urbana, essa vegetação vem sofrendo constante devastação.

Imagem: Fotografia. Árvores com raízes sobre água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Manguezal no município de Cananéia, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Mata dos Pinhais ou de Araucária

É a formação vegetal que predomina no sul do Brasil. A Mata dos Pinhais está praticamente extinta. A araucária, conhecida como pinheiro-brasileiro, foi intensamente explorada para a construção de moradias e a fabricação de móveis.

Imagem: Fotografia. Araucárias sobre morro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação de araucária no município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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Campos

Vegetação rasteira formada principalmente de gramíneas. Os Campos concentram-se, especialmente, no Rio Grande do Sul, onde formam o chamado Pampa Gaúcho. As áreas ocupadas por essa formação vegetal têm sido aproveitadas sobretudo pela pecuária.

Imagem: Fotografia. Ovelhas e bois sobre campo com vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação de Campos no município de São Martinho da Serra, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Vegetação do Pantanal

No Pantanal, a vegetação é muito variada, composta de áreas de floresta, de Caatinga, de Cerrado, de Campos e de vegetação aquática. O Pantanal ocupa uma vasta planície de inundação banhada por inúmeros cursos de água.

Imagem: Fotografia. Um rio com plantas e árvores nas margens. Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação do Pantanal no município de Miranda, no estado do Mato Grosso do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

5. Quais são as principais causas da devastação da Mata Atlântica e da Vegetação Litorânea no Brasil?

6. Por que a Mata dos Pinhais está quase extinta?

7. Quais são as diferenças existentes entre as formações vegetais de Campos e do Pantanal?

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 7 e 8

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre as características naturais de algumas paisagens brasileiras e as mudanças realizadas pelos seres humanos em diferentes tempos. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Observe o bloco-diagrama.
Imagem: Ilustração. À direita, o mar e em seguida, árvores sobre a areia (A). No centro, planalto com vegetação rasteira. À esquerda, uma depressão (B) e em seguida, planalto com árvores (C).  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. Escreva qual é o clima predominante nas áreas onde ocorre a vegetação de Campos no Brasil e explique quais são suas principais características.
  1. Escreva qual é o clima predominante nas áreas onde ocorre a Floresta Amazônica no Brasil e explique quais são suas principais características.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    3. Em grupos, pesquisem informações em livros, jornais ou na internet para responder às perguntas a seguir. Depois, apresentem suas descobertas para os colegas e o professor.

  1. Qual era a vegetação nativa do município?
  1. Como eram os rios do município?
  1. Ao longo do tempo, que ações humanas transformaram a vegetação nativa e os rios do município?
Imagem: Ilustração. Folha pautada. Fim da imagem.

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4. Observe as fotografias.

  1. Como esse tipo de pedra é chamado?
  1. Qual hominínio desenvolveu a habilidade de produzir esse tipo de pedra: o Homo erectus, o Homo habilis ou o Homo sapiens?
  1. Para que esse tipo de pedra era utilizado?
Imagem: Fotografia. Duas pedras pontudas com lascas em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Pedras lascadas de cerca de 2 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.

5. O controle do fogo foi muito ou pouco importante na vida dos hominínios? Justifique sua resposta com dois exemplos.

6. Leia o texto sobre um povo indígena que vive atualmente no estado do Acre.

Povo Jamináwa

[...] Este povo está em frequente mudança de localização de suas aldeias. Há mais de mil anos as etnias que formam esse povo se deslocam na região onde hoje se encontra o estado do Acre, sobretudo entre o vale do Acre e do Purus. [...]

FONTE: Jamináwa: povo nômade há mais de mil anos. Instituto Socioambiental , 26 jun. 2002. Disponível em: http://fdnc.io/frA. Acesso em: 29 abr. 2021.