118

UNIDADE 3. Comércio, deslocamento e comunicação

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um ônibus em uma estrada asfaltada. Do outro lado, no caminho inverso há um caminhão e um carro. Ao fundo, mais automóveis na estrada. Nas laterais há plantas e árvores e atrás, morros com vegetação. Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho da rodovia BR-116, no município de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

119

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais meios de transporte são retratados na fotografia?
  1. De que maneira esses meios de transporte são importantes para as atividades econômicas?

Fim do complemento.

120

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Como o comércio e o transporte de mercadorias vêm sendo realizados em diferentes tempos?

CAPÍTULO 9. Comércio: origens e rotas

Você já estudou que, há cerca de 10 mil anos, alguns agrupamentos humanos desenvolveram novas formas de obtenção de alimentos por meio da agricultura e da domesticação de animais. Essas atividades permitiram maior produção de alimentos e de trocas entre os produtores.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Trocas de mercadorias

O escambo (troca de mercadorias) surgiu há cerca de 10 mil anos [...] [e] acontecia de acordo com a necessidade de cada um – os objetos não precisavam ter valores equivalentes . Assim, um pescador que tinha mais peixe do que fosse consumir podia trocar parte dele com um agricultor que tinha colhido mais milho do que o necessário, por exemplo. [...]

FONTE: Letícia Yazbek. Do escambo ao mundo online: entenda a evolução das formas de pagamento. Revista Recreio, 30 out. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/frC. Acesso em: 26 maio 2021.

Imagem: Fotografia. Três peixes em tons de marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Milhos empilhados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Milho. FIM DA LEGENDA.

2. De acordo com o texto, o que era o escambo?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

3. Você e um colega vão criar a dramatização de uma cena de escambo de acordo com as orientações a seguir.

  1. Cada membro da dupla deve escolher um produto diferente para ser trocado entre os seguintes: arroz, trigo, boi, ovelha, milho ou peixe.
  1. Em folhas separadas, cada um de vocês vai elaborar um desenho para representar a mercadoria que selecionou. Utilizando as representações, apresentem a cena do escambo para os demais colegas e o professor.

121

Com o aumento das populações, as trocas de mercadorias entre os produtores ficaram mais frequentes, e isso gerou alguns problemas. Por exemplo, qual seria a quantidade necessária de espigas de milho para trocar por um peixe? Um boi equivaleria a quantos quilogramas de farinha? Assim, entre muitos povos antigos, surgiram pessoas especializadas na compra e na venda de produtos, chamadas de comerciantes.

Geralmente, os comerciantes se fixavam nas vilas, e as pessoas iam até elas para procurar os produtos de que necessitavam. As vilas começaram a crescer, originando cidades. Nelas, costumavam existir os mercados, onde eram comercializados alimentos, roupas, utensílios, instrumentos, entre outros produtos.

Imagem: Fotografia. Colunas em ruínas sobre gramado. Ao fundo, árvores e construção com colunas altas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas da Ágora na cidade de Atenas, na atual Grécia, em foto de 2018. Nas cidades antigas, o mercado era a céu aberto em um espaço público chamado Ágora, onde ocorriam também outros atos públicos. FIM DA LEGENDA.

4. Observe as fotografias abaixo e responda: na localidade em que você vive, há pessoas que trabalham em atividades comerciais como as retratadas? Se sim, como é o local em que elas costumam trabalhar?

Loja

Imagem: Fotografia. Duas mulheres estão sorrindo e ao lado há vários pares de tênis sobre prateleiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Loja de sapatos no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Banca de ambulante

Imagem: Fotografia. Um homem está de costas e na frente dele há várias roupas coloridas penduradas em uma barra de ferro. Acima dele, dois guarda-sóis coloridos e ao fundo, areia da praia, construções e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Ambulante no município de São Sebastião, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

122

Mercadorias utilizadas como moeda

Com o crescimento do comércio, muitos povos passaram a utilizar algum produto raro ou importante como elemento que poderia ser trocado por todos os demais produtos, servindo como uma espécie de moeda.

1. Quando solicitado, leia em voz alta um dos textos sobre mercadorias usadas como moeda.

Sal

Entre muitos povos antigos, o sal era utilizado na conservação dos alimentos. Porém, ele era bastante difícil de ser encontrado. Assim, o sal passou a ser utilizado como moeda.

Há cerca de 3 mil anos, os romanos antigos, que viviam na Europa, utilizavam esse produto como moeda e, em alguns períodos de sua história, pagavam os soldados com sal, o que deu origem à palavra salário.

Imagem: Fotografia. Parede com esculturas em relevo. Nas laterais, homens com capacetes e saias. No centro, um homem está montado em um cavalo e com uma espada pendurada na cintura.  Fim da imagem.

LEGENDA: Soldados romanos representados em escultura de mármore de cerca de 2.100 anos. FIM DA LEGENDA.

Conchas

Os habitantes do reino do Congo, na África, usavam como moeda pequenas conchas cinzas ou peroladas, chamadas zimbos.

Imagem: Fotografia. Pulseira feita de conchas. Em volta há mais conchas soltas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Zimbos utilizados como moeda pelos habitantes do reino do Congo, na África, há cerca de 600 anos. FIM DA LEGENDA.

123

Sementes de cacau

Os astecas, povo que viveu nas terras do atual México, na América, utilizavam sementes de cacau como moeda há cerca de 600 anos.

Imagem: Gravura. Pessoas pintadas de vermelho e amarelo estão colhendo cacau. Em volta há árvores, arabescos e figuras coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura asteca de cerca de 600 anos, publicada no Codex Fejérváry-Mayer, representando colheita de cacau. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire dos textos desta página e da anterior informações para elaborar um quadro e preenchê-lo. A primeira linha do quadro será a seguinte.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nome do povo

Continente em que vivia

Produto utilizado como moeda

3. Quais problemas cada povo poderia ter em utilizar sementes de cacau, conchas ou sal como moeda?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

4. Com a ajuda de um adulto, pesquise em livros ou na internet outras mercadorias que foram utilizadas como moeda por diversos povos em tempos diferentes. Registre o tipo de mercadoria, a região e o período em que ela foi utilizada. Depois, compartilhe as suas descobertas com os colegas.

124

A moeda de metal e de papel

Ao longo do tempo, as pessoas passaram a ter dificuldade na utilização de mercadorias como moeda. Muitas mercadorias eram difíceis de armazenar, estragavam ou eram consumidas no dia a dia.

Por isso, muitos povos passaram a usar objetos de metal, material mais resistente, como moeda. Inicialmente, as moedas podiam ser objetos como espadas, facas, chaves e pulseiras.

Imagem: Fotografia. Objeto circular de metal enferrujado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Manilha dos anos 1600. As manilhas, pulseiras feitas de metal, eram utilizadas como moeda pelos habitantes do reino de Benim, na África, há 500 anos. FIM DA LEGENDA.

As primeiras moedas com peso e valor definidos foram produzidas na Lídia, atual Turquia, há cerca de 2.700 anos. Elas eram feitas de metal – inicialmente ouro e prata – e, muitas vezes, tinham o formato circular.

Imagem: Fotografia. Moedas prateadas. À esquerda, relevo de um homem de perfil. À direita, relevo de um pássaro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moedas gregas de cerca de 2.300 anos. FIM DA LEGENDA.

1. As informações do texto desta página confirmaram suas hipóteses sobre os possíveis problemas dos povos na utilização de sementes de cacau, conchas ou sal como moeda? Explique.

2. Quais eram as vantagens do uso do metal como moeda?

3. Sobre os objetos utilizados como moedas de metal, responda às questões a seguir.

  1. Quais eram esses objetos?
  1. Em que local surgiram as moedas com formato circular? De que elas eram feitas?

125

Explorar fonte histórica material

O papel-moeda foi desenvolvido pelos chineses, mas só se espalhou pelo mundo após o início do seu uso pelos europeus, por volta de 1660.

Ao longo do tempo, os governantes de diversos países adotaram o papel-moeda devido à facilidade de circulação desse tipo de material.

Imagem: Fotografia. Cédula amarelada com a informação: 500 mil reis. Na parte superior, desenho de um homem com barba e bigode e em volta há textos. Na parte inferior, um brasão e uma mulher.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cédula de 500 mil réis que circulava no Brasil em 1879. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cédula avermelhada com a informação: 10 cruzeiros. No centro, foto de um homem e em volta há textos. Fim da imagem.

LEGENDA: Cédula de dez cruzeiros que circulava no Brasil em 1963. FIM DA LEGENDA.

  1. O nome da moeda utilizada no Brasil mudou entre 1879 e 1963? Explique.
  1. E hoje, qual é o nome da moeda utilizada no Brasil?

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. A cédula de 1879 apresenta a imagem de Dom Pedro II, e a cédula de 1963 apresenta a imagem de Getúlio Vargas. Pesquise em livros e na internet informações sobre esses dois sujeitos históricos. Conte aos colegas suas descobertas.

126

Rotas terrestres, marítimas e fluviais

Além de contribuir para a elaboração das moedas, o crescimento do comércio impulsionou o desenvolvimento de rotas de transporte de mercadorias. As rotas podiam ser de três tipos:

Imagem: Fotografia. Parede de pedra com desenho em revelo. No centro, uma caravela no mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de relevo em pedra de túmulo fenício de cerca de 2.400 anos. FIM DA LEGENDA.

1. Que meio de transporte foi representado no detalhe de relevo do túmulo fenício retratado na fotografia?

2. A partir da resposta da questão anterior, é possível concluir que as principais rotas comerciais dos fenícios eram terrestres ou marítimas?

127

O modo de vida dos fenícios era influenciado em muitos aspectos pela atividade comercial.

3. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Os fenícios

[...] os fenícios transformaram suas cidades em importantes polos comerciais. [...] Ou seja, compravam vinho de uma região e vendiam para outra, que por sua vez produzia óleo e assim por diante. Para fazer tantos negócios, os fenícios se especializaram em longas viagens marítimas. [...] estabeleceram pontos de colonização – que mais pareciam grandes mercados – em várias áreas do Mar Mediterrâneo, como no norte da África e na costa da Itália e da Espanha.

FONTE: Quem foram os fenícios? Revista Superinteressante, 18 abr. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/frH. Acesso em: 13 mar. 2021.

4. Que exemplos de produtos comercializados pelos fenícios são dados no texto?

5. Em que regiões os fenícios realizavam atividades comerciais?

Imagem: Fotografia. Colunas e paredes em ruínas. Em volta há árvores e plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas da antiga cidade fenícia de Biblos, no atual Líbano, em 2019.  FIM DA LEGENDA.

128

Diversas rotas

Uma das rotas comerciais mais importantes do mundo teve início há cerca de 2.600 anos e recebeu o nome de Rota da Seda, pois incluía o comércio desse tecido produzido pelos chineses e enviado para a Europa.

Já no deserto do Saara, na África, as rotas comerciais mais antigas foram construídas pelos antigos egípcios há cerca de 4 mil anos. Essas rotas, conhecidas como transaarianas, foram ampliadas com o início da utilização dos camelos como meio de transporte de pessoas e mercadorias há cerca de 1.700 anos.

A travessia do Saara durava cerca de dois meses. As caravanas que partiam do norte da África para o sul do Deserto do Saara carregavam diversos produtos, como sal, ferro, algodão, arroz, azeite e tecidos. Já as caravanas que partiam do sul do Deserto do Saara em direção ao norte levavam ouro, gêneros alimentícios e pessoas escravizadas.

Imagem: Ilustração de um mapa. À direita, porção de terra com construções, um muro, tendas, um homem montado em um camelo e um homem com coroa dourada sentado em um trono. À esquerda, caravelas no mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de uma reprodução do Atlas catalão, de 1375, que representa rotas do comércio transaariano. FIM DA LEGENDA.

6. Quanto tempo costumava durar a travessia do Saara?

7. Quais produtos eram levados do norte para o sul?

8. Quais produtos eram levados do sul para o norte?

129

As rotas transaarianas permitiram o crescimento de várias cidades africanas, modificando também o modo de vida dos habitantes desses locais.

Reis e grandes comerciantes

Os reis e comerciantes dos reinos atravessados pelas rotas transaarianas enriqueceram com o comércio e a cobrança de impostos sobre as mercadorias transportadas.

Imagem: Pintura. Um homem está montado em um burro marrom. Ao lado, um homem está andando e puxando as rédeas de um dromedário marrom, que está carregando muitos objetos nas costas. Atrás, mais homens montados em dromedários e todos estão com roupas brancas e tecido sobre a cabeça. Ao fundo, dunas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de caravana transaariana elaborada por volta de 1880. FIM DA LEGENDA.

Camponeses

Os camponeses, maioria da população em muitos reinos africanos, não enriqueceram com o comércio, pois continuaram trabalhando nas terras dos comerciantes. Assim, foram marginalizados em relação às mudanças decorrentes das rotas transaarianas.

9. As rotas transaarianas influenciaram a vida dos reis e grandes comerciantes? Se sim, de que forma?

10. As rotas beneficiaram os camponeses? Por quê?

130

O Caminho do Peabiru

Há cerca de quinhentos anos, os povos indígenas que viviam nas terras do atual Brasil construíam pequenas trilhas nas matas para se deslocar entre aldeias e para ir em busca de caça, pesca e frutos.

Além desses pequenos caminhos, os indígenas de diferentes regiões da América do Sul abriram trilhas mais extensas, como o Caminho do Peabiru.

O Caminho do Peabiru

O Peabiru era usado pelos índios guaranis para buscar e transportar caça, ligar diversas aldeias [...].

A trilha também “serviu para as andanças e até grandes migrações de povos indígenas” [...].

Ao longo da trilha, o pesquisador [Igor Chmyz] descobriu sítios arqueológicos com restos de habitações utilizadas, provavelmente, quando os índios estavam em viagens.

FONTE: Wagner Oliveira. Paraná guarda últimos trechos da estrada indígena que cortava a América do Sul. Folha de S.Paulo , 20 fev. 2000. Disponível em: http://fdnc.io/frK. Acesso em: 14 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Vaso de cerâmica redondo e em tons de marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Vasilhame cerâmico encontrado em escavação arqueológica nas proximidades do Caminho do Peabiru, no estado do Paraná. Foto de 2007. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Você sabia?

Alguns pesquisadores consideram que a palavra Peabiru tem origem na língua tupi, que era utilizada por muitos povos indígenas brasileiros. Essa palavra seria a junção de Pe, que significa caminho, com abiru, que significa gramado amassado.

A pesquisa sobre esse caminho é muito recente e, por isso, os pesquisadores ainda têm muitas dúvidas sobre o seu contexto e as construções encontradas nele. Alguns supõem que, em certos trechos, podem ter ocorrido trocas de produtos; outros consideram que não há provas disso.

Fim do complemento.

131

Tempo, tempo...

  1. Você vai fazer uma linha do tempo das origens do comércio e das rotas. Para isso, siga as orientações.
    1. No caderno, faça uma linha dividida em dez partes iguais.
    1. Acima de cada parte, insira, da esquerda para a direita, os seguintes anos, do mais antigo para o mais recente, de acordo com o modelo.

      Imagem: Linha do tempo.  Há 5.000 anos; Há 4.500 anos; Há 4.000 anos; Há 3.500 anos; Há 3.000 anos; Há 2.500 anos; Há 2.000 anos; Há 1.500 anos; Há 1.000 anos; Há 500 anos.   Fim da imagem.

    1. Organize os acontecimentos especificados a seguir, colocando-os abaixo de cada ano correspondente na linha do tempo que você fez no caderno.

Estabelecimento das rotas transaarianas

Uso de conchas como moeda na África

Uso de cacau como moeda na América

Uso do sal como moeda

Estabelecimento da Rota da Seda

Criação das primeiras moedas de metal

  1. Observe a linha do tempo que você elaborou e responda às questões.
    1. O uso do sal como moeda ocorreu antes ou depois do estabelecimento das rotas transaarianas?
    1. Quais dos acontecimentos da linha do tempo ocorreram simultaneamente, isto é, ao mesmo tempo?

132

CAPÍTULO 10. Produção e circulação de mercadorias

Hoje em dia, os produtos são geralmente produzidos por muitas pessoas e passam por diversas etapas antes de chegarem aos consumidores.

1. Observe a representação.

Imagem: Etapas de produção  e consumo de um  telefone celular. Ilustração. No centro, o globo terrestre e em volta, etapas de produção e consumo de um telefone celular.  1) Extração de matéria-prima: Carrinho com pó marrom em cima e ao lado há um caminhão.  2) Processamento de material: Duas usinas soltando fumaça.  3) Fabricação de peças: Uma fábrica com chaminés altas.  4) Montagem do produto: Uma peça de quebra-cabeça.  5) Uso do produto: Um celular amarelo com tela preta.  6) Produto deixa de ser utilizado: Símbolo da reciclagem verde e ao lado há uma folha.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que a imagem representa?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais etapas do processo foram representadas?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Os produtos utilizados em sua moradia ou em sua escola costumam ser reaproveitados pelas pessoas?

133

Para a fabricação dos produtos que consumimos, são utilizados diversos recursos naturais. A água, o solo, os minerais e as plantas são exemplos de recursos naturais.

2. Observe a sequência das fotografias e leia as legendas.

Imagem: Fotografias.  1) Vista aérea de uma estrada asfaltada com várias árvores em volta.  LEGENDA: Plantação de eucalipto no município de Guararema, no estado de São Paulo, em 2020. Existem áreas de plantação de árvores destinadas a fornecer madeira para as indústrias. FIM DA LEGENDA.   2) No centro, vários troncos de árvores empilhados. Ao fundo, várias árvores.  LEGENDA: Árvores cortadas no município de Belmonte, no estado da Bahia, em 2019. As árvores são derrubadas e transportadas até as madeireiras. FIM DA LEGENDA.  3) Um banco de madeira marrom.  LEGENDA: A madeira das árvores pode ser aproveitada para a fabricação de móveis. Município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.  4) Uma casa com parede de madeira azul. Ao fundo, árvores.  LEGENDA: Casa feita de madeira no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. A madeira das árvores também pode ser aproveitada nas construções. FIM DA LEGENDA.  Há setas entre as imagens 1 e 2; 2 e 3; 2 e 4.  Fim da imagem.
  1. Qual recurso natural retratado nas fotografias pode ser aproveitado pelas pessoas a partir do cultivo de árvores?
  1. De acordo com os exemplos, para que esse recurso natural é utilizado?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Comente as informações que acabou de aprender a respeito da importância dos recursos naturais para as pessoas.

134

Dos recursos naturais ao consumo consciente

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Os recursos naturais podem ser classificados em dois tipos.

Recursos naturais renováveis: recursos naturais que são inesgotáveis ou que podem ser repostos pela natureza ou pelas pessoas. A luz do Sol, por exemplo, é inesgotável. As plantas, por sua vez, podem ser repostas pela natureza ou pelas pessoas.

Imagem: Fotografia. Uma queda d’água pequena. Em volta há plantas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rio no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2020. A água é um recurso natural renovável pela própria natureza. A poluição da água pelas pessoas, porém, prejudica a renovação natural desse recurso. FIM DA LEGENDA.

Recursos naturais não renováveis: recursos naturais que demoram milhões de anos para se formar na natureza. Como esses recursos não podem ser repostos pelas pessoas, seu consumo em excesso tem levado ao seu esgotamento. Alguns exemplos são o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e minérios como o ferro, o ouro e outros.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um terreno plano e marrom. Ao fundo, árvores e uma cidade. Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de bauxita no município de Barcarena, no estado do Pará, em 2019. A bauxita é um minério utilizado para a fabricação de alumínio e demora milhões de anos para se formar. Sua exploração em grandes quantidades e em uma velocidade maior do que a da reposição desse recurso pela natureza pode causar seu esgotamento. FIM DA LEGENDA.

135

2. Observe as fotografias e classifique cada recurso natural retratado em renovável ou não renovável.

Imagem: Fotografia. Troncos de árvores cortados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Madeira. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com luvas está virando um recipiente e despejando petróleo em um cano.  Fim da imagem.

LEGENDA: Petróleo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um copo com água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pedra marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ferro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Diamante transparente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Diamante. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pedra cinza. Fim da imagem.

LEGENDA: Prata. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

3. Leia a afirmativa a seguir e escreva um texto para expor sua opinião sobre ela. Depois, elabore um desenho para representar suas ideias.

A natureza não pode ser vista apenas como uma fonte de recurso para as pessoas. Os recursos naturais devem ser preservados para a manutenção da vida na Terra.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

136

Boxe complementar:

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Investigue

O petróleo é um recurso natural não renovável e é a matéria-prima da gasolina e do óleo diesel, combustíveis muito utilizados hoje em dia. Conheça, a seguir, o caminho do petróleo até chegar aos postos de combustíveis.

Imagem: Ilustração.  1) O petróleo é extraído de jazidas localizadas em terra ou no fundo de mares e oceanos. Ilustração de uma plataforma de petróleo no mar. Ao lado há um navio.  2) Na refinaria, o petróleo é transformado em vários produtos, como gasolina e óleo diesel.  Ilustração de uma usina. Ao lado há um tanque gigante sobre um carrinho em um trilho. 3) Na distribuidora, a gasolina e o óleo diesel são armazenados em caminhões destinados a transportar esses combustíveis até os postos.  Ilustração de uma construção e ao lado há tanques gigantes. Em seguida há um caminhão. 4) Nos postos de combustíveis, a gasolina e o óleo diesel são vendidos aos consumidores.  Ilustração. Um carro parado em um posto de gasolina.  Fim da imagem.

  1. Agora é sua vez! Existem outros produtos fabricados a partir do petróleo. Pesquise dois desses produtos e escreva um texto sobre cada um deles, destacando suas etapas de fabricação e seus usos pelas pessoas.
  1. Em classe, apresente suas descobertas para os colegas e o professor.

Fim do complemento.

137

Cartografando

Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: principais recursos minerais e energéticos.  AC: calcário.  AM: ouro (5); gás natural (2); petróleo, estanho (2).  RR: ouro.  PA: estanho (3); diamante (3); alumínio (2); ferro; manganês; calcário; ouro (3).  AP: ouro; estanho.  RO: estanho (2); calcário.  MT: diamante; ouro (2); calcário. TO: ouro; calcário.  GO: diamante (2); estanho.  MS: ouro; diamante; manganês; ferro.  PI: diamante.  CE: gás natural; sal marinho; calcário.  RN: petróleo (2); gás natural.  PB: fósforo.  SE: potássio; gás natural; petróleo.  BA: cobre (2); chumbo; fósforo; ouro (2); gás natural; petróleo.  MG: ferro (2); alumínio; calcário.  ES: petróleo (2); gás natural.  RJ: sal marinho; gás natural; petróleo (3).  SP: alumínio; gás natural.  PR: carvão mineral; chumbo; flúor; gás natural.  SC: ouro; flúor; carvão mineral; petróleo.  RS: calcário.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 300 km.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE Mapas. Recursos minerais. Disponível em: http://fdnc.io/frQ. Acesso em: 27 abr. 2021.

  1. De acordo com o mapa, na unidade da federação onde você vive, ocorre a extração de recursos minerais e energéticos? Se sim, de quais?
  1. Em quais unidades federativas do Brasil o petróleo é explorado?

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Elabore uma atividade de leitura e interpretação do mapa para um colega e responda à atividade que ele elaborou.

138

Consumo consciente

Você já observou quantos produtos consome em seu dia a dia? Vamos refletir sobre formas de consumo?

1. Quando solicitado, leia o poema em voz alta.

Consumo consciente

Seguem algumas dicas

Do consumo consciente

Pense antes de comprar

Sem temer o diferente

Que impacto o produto

Gera no meio ambiente?

Sempre tenha preferência

Por produtos mais duráveis

Sempre que possível evite

Os produtos descartáveis

Valorize e divulgue

As empresas responsáveis

Sempre evite os produtos

Com excesso de embalagem

Mesmo sendo lixo limpo

Com possível reciclagem

O melhor é nem comprar

Pra mudar, basta coragem

[...]

FONTE: César Obeid. Aquecimento global não dá rima com legal. São Paulo: Moderna, 2008. p. 34-35.

Imagem: Ilustração. Árvore com copa circular e verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. De acordo com o poema, como é possível consumir com responsabilidade? Comentem as atitudes citadas no texto.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Considerando seus hábitos de consumo e as atitudes sugeridas no texto, proponha uma mudança em um hábito de consumo seu ou das pessoas que moram com você.

139

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

4. Leiam as frases.

Imagem: Ilustração. Papéis coloridos com os textos: Verde – Diminua o desperdício enquanto é tempo.  Laranja - Evite usar sacolas plásticas!  Amarelo - Pense várias vezes antes de comprar algo.  Rosa – Valorize empresas responsáveis!  Vermelho - Evite comprar produtos com muitas embalagens.  Fim da imagem.
  1. Expliquem qual é a relação entre as frases e o consumo consciente.
  1. Na opinião de vocês, por que é importante ser um consumidor consciente?
  1. Agora, criem e escrevam em uma folha à parte frases semelhantes de incentivo ao consumo responsável para ser divulgadas em sua escola. Com a ajuda do professor, vocês poderão criar uma campanha com esse tema. Para isso, reflitam sobre quais meios de comunicação podem ser utilizados para a divulgação dessas frases pelas pessoas que fazem parte da comunidade escolar.

140

O transporte de mercadorias e de pessoas

Diversos meios de transporte podem ser utilizados para o transporte de mercadorias e de pessoas. Esses meios circulam em diferentes tipos de via, como rodovias, ferrovias e hidrovias.

No Brasil, os principais tipos de transporte de mercadorias são o rodoviário, o ferroviário e o aquaviário.

1. Leia e interprete a representação.

Imagem: Ilustração. Brasil: tipos de transporte de mercadoria (2019).  Rodoviário – Um caminhão e acima há duas caixas grandes (61%);  Ferroviário – Um vagão e acima há uma caixa grande (21%);  Aquaviário (fluvial e marítimo) – Um navio com contêineres e acima há uma caixa média (13%);  Outros – Uma caixa pequena (5%).   Fim da imagem.

Fonte: CNT. Boletim estatístico da Confederação Nacional do Transporte, fev. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/eJT. Acesso em: 27 abr. 2021.

  1. De acordo com a representação, qual é o tipo de transporte de mercadorias mais utilizado no Brasil?
  1. Considerando esse tipo de transporte, o que é necessário para que as entregas de mercadorias sejam feitas de forma segura?
  1. No lugar onde você vive, pela sua observação, quais são os tipos de transporte mais utilizados para a entrega de mercadorias?

141

Como a maior parte do transporte de mercadorias no Brasil é feita por meio de rodovias, é muito importante que elas estejam em bom estado de conservação. Assim, os produtos podem ser entregues de maneira rápida e segura.

2. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

Seis em cada dez rodovias do país apresentam algum tipo de problema, aponta CNT

Há algum tipo de problema em 59% de toda a malha rodoviária pavimentada do Brasil. Esses trechos têm classificação regular, ruim ou péssima, segundo aponta a Pesquisa CNT de Rodovias 2019 [...], divulgada [...] pela Confederação Nacional de Transportes.

O estudo avalia toda a malha federal pavimentada e os principais trechos estaduais, também pavimentados. [...]

Em relação ao pavimento, 52,4% da extensão avaliada apresentava problemas. [...]

No que diz respeito à sinalização, 48,1% é considerada regular, ruim ou péssima. [...]

Na avaliação da geometria da via, que considera o tipo e o perfil da rodovia, a presença de faixa adicional, de curvas perigosas e de acostamento, constatou-se que 76,3% da malha é deficitária . [...]

FONTE: Beatriz Roscoe. Seis em cada dez rodovias do país apresentam algum tipo de problema, aponta CNT. Poder 360, 22 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/frS. Acesso em: 27 abr. 2020.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de caminhões em uma estrada asfaltada. Nas laterais há plantas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Caminhões na rodovia BR-364, no município de Itapuã do Oeste, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

3. Registre as palavras da notícia cujo significado você desconhecia.

4. De acordo com a notícia, a maioria das rodovias brasileiras estava bem conservada em 2019?

5. Quais foram os principais problemas identificados nas rodovias brasileiras?

142

Produtos: de onde vêm, para onde vão

Imagem: Ilustração.  À esquerda, um trator está colocando sementes em uma plantação.  1. As sementes do trigo são semeadas […]. Em seguida, a plantação está cheia de trigo.  2. […] O trigo está maduro. As espigas estão cheias de grãos.  Ao lado, duas máquinas estão colhendo trigo na plantação.  3. Essas máquinas são as ceifadeiras-debulhadoras, que cortam e batem as espigas para fazer cair os grãos. No centro há silos grandes e ao lado, um caminhão cheio de trigo.  4. Os grãos de trigo são estocados em silos.  Em seguida, um homem está operando uma máquina e ao lado há farinha sobre uma esteira e caindo dentro de sacas.  5. Os grãos de trigo são triturados para se obter uma farinha muito fina e branca.  À direita, um caminhão está parado na frente de uma padaria e um homem está segurando uma saca.  6. A farinha é vendida ao padeiro.  Em seguida, duas pessoas estão fazendo pães em uma cozinha. Ao lado há um forno e do outro lado, prateleiras com mais pães.  7. É muito cedo e o padeiro já está trabalhando. Farinha, fermento, um pouco de água e direto para o forno! Que beleza de pão.  Fim da imagem.

Fonte: Anne-Sophie Baumann. De onde as coisas vêm? São Paulo: Moderna, 2001.

143

  1. Qual foi o principal ingrediente utilizado pelo padeiro para fazer o pão?
  1. O principal ingrediente utilizado foi retirado diretamente da natureza?
  1. A produção desse ingrediente está relacionada a qual atividade econômica do setor primário?
  1. Qual atividade econômica do setor secundário está relacionada à produção desse ingrediente?
  1. Em quais estabelecimentos do setor terciário o pão costuma ser comercializado?
  1. O produto plantado pelo agricultor poderá ser utilizado para a fabricação de outros alimentos? Se sim, de quais?
  1. Você costuma consumir alimentos feitos com farinha de trigo? Se sim, quais?

144

Cartografando

Observe a planta cartográfica de um trecho do bairro de Vila Mariana, localizado na cidade de São Paulo. Nessa planta cartográfica, os pontos marcados em verde correspondem aos locais onde a farinha de trigo deve ser entregue.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um mapa com locais de entrega e pontos turísticos.  À esquerda, o caminhão de entrega de farinha está na AVENIDA ONZE DE JUNHO. Ele deverá seguir para o leste em direção aos pontos de entrega 1 e 2. Em seguida, ele deve virar à esquerda, no sentido norte na RUA CORONEL LISBOA em direção ao ponto 3. Ele vira para a direita (direção leste) até a RUA DOMINGOS DE MORAIS, onde está o ponto 4. Em seguida, vira para a direita novamente (direção sul) na rua RUA DOMINGOS DE MORAIS, onde está o ponto 5. Depois, ele vira para a esquerda (direção leste) na RUA LOEFGREEN até o ponto 6. Em seguida, a RUA SABINO é diagonal (sudeste) até o ponto 7. Ele segue para a direita (oeste) até o ponto 8 na AVENIDA ONZE DE JUNHO. Vira para a esquerda (sul) até o ponto 9 na RUA DOMINGOS DE MORAIS. Segue na diagonal (sudoeste) até o último ponto, 10.  O Museu A está à oeste do ponto 3; a biblioteca está a noroeste do ponto 6; o monumento B está ao sul do ponto 4; o museu C está a nordeste do ponto 5; o monumento A está na direção noroeste do ponto 7; e o museu B está na direção nordeste do ponto 2. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 120 km.  E no canto inferior esquerdo, a legenda.  Fim da imagem.

Fonte: Geosite da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Disponível em: http://fdnc.io/d8n. Acesso em: 27 abr. 2021.

145

  1. Para explicar a rota de entrega da farinha escolhida pelo motorista do caminhão, substitua cada _____, indicados nas frases a seguir, por uma direção cardeal ou colateral. Para isso, oriente-se pela rosa dos ventos.
    1. Seguindo pela avenida Onze de Junho na direção _____, o motorista deve fazer a primeira entrega.
    1. Depois, deve continuar pela direção _____ para fazer a segunda entrega.
    1. Ao chegar à rua Coronel Lisboa, o motorista deve ir na direção _____ por três quarteirões para realizar a terceira entrega.
    1. Agora, deve seguir na direção _____ por quatro quarteirões para realizar a quarta entrega.
    1. Depois, deve seguir um quarteirão na direção _____ para realizar a quinta entrega.
    1. Deve, então, seguir em direção _____ por pouco mais de dois quarteirões para realizar a sexta entrega.
    1. Na sequência, deve seguir na direção _____ por dois quarteirões para realizar a sétima entrega.
    1. Para realizar a oitava entrega, o motorista deve seguir na direção _____.
    1. Agora, deve seguir na direção _____ por dois quarteirões para realizar a nona entrega.
    1. E, por fim, deve realizar a última entrega seguindo um quarteirão na direção _____.
  1. Retome a planta cartográfica. Orientando-se novamente pela rosa dos ventos, responda às atividades, indicando as direções cardeais ou colaterais.
    1. Em relação ao ponto 3, em qual direção está o museu A?
    1. A biblioteca está em qual direção em relação ao ponto 6?
    1. O monumento B está em qual direção em relação ao ponto 4?
    1. O museu C está em qual direção em relação ao ponto 5?
    1. Em relação ao ponto 7, em que direção está o monumento A?
    1. O museu B está em qual direção em relação ao ponto 2?

146

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou que as pessoas criaram diversas rotas comerciais ao longo da história e que, no Brasil, a produção, o comércio e o transporte de mercadorias envolvem diferentes etapas. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Há cerca de dez mil anos, um pastor que tivesse mais ovelhas do que o necessário poderia trocar parte dessas ovelhas com um agricultor que tivesse colhido mais trigo do que o necessário.
    1. Qual é o nome desse tipo de troca de mercadorias?
    1. As mercadorias precisavam ter os mesmos valores para que houvesse a troca? Explique.
    1. Cite dois problemas que começaram a surgir entre os produtores com a troca de mercadorias.
  1. Selecione dois povos que utilizavam produtos como moeda. Depois, elabore e preencha um quadro com informações sobre eles. Organize seu quadro como mostrado abaixo.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Tipo de produto

    Povo que o utilizou como moeda

  1. Por que, ao longo do tempo, as pessoas passaram a utilizar objetos de metal como moeda?
  1. Como as mercadorias eram transportadas nas rotas transaarianas?
  1. Você estudou que, além da circulação de mercadorias, a Rota da Seda permitiu várias trocas culturais entre os povos. Liste três tipos de trocas culturais realizadas.

147

  1. Escolha um produto que você utiliza no dia a dia.
    1. Escreva qual é esse produto e se ele foi retirado diretamente da natureza ou se foi transformado pelas pessoas.
    1. Escreva se esse produto passou por alguma transformação na indústria.
    1. Identifique um tipo de transporte que costuma ser utilizado para levar esse produto até os locais de consumo.
    1. Identifique um tipo de estabelecimento onde esse produto é vendido.
    1. Explique como esse produto é utilizado pelas pessoas.
    1. Proponha uma ação sustentável que poderia ser realizada no descarte final desse produto ou de sua embalagem.

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    1. Elabore um desenho representando as etapas de produção, transporte e consumo do produto que você escolheu. Crie textos curtos para acompanhar cada etapa.
Imagem: Fotografia. Lápis coloridos empilhados. Fim da imagem.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Identifico recursos naturais usados na produção de alguns produtos?

b) Reconheço que o ciclo de produção de uma mercadoria envolve várias atividades de trabalho?

c) Identifico diferentes tipos de transporte usados no deslocamento de mercadorias?

d) Proponho ações relacionadas ao consumo consciente?

e) Explico o que é escambo?

f) Identifico diversos produtos utilizados como moeda em outros tempos por diferentes povos?

g) Listo as rotas comerciais criadas pelos povos antigos?

148

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Qual é a importância dos meios de comunicação na vida das pessoas no campo e na cidade em diferentes tempos?

CAPÍTULO 11. Mudanças nos meios de comunicação

Diversos pesquisadores têm formulado hipóteses sobre o surgimento da linguagem humana.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Primeiros seres humanos

Supõe-se que a primeira linguagem humana tenha sido mais gestual do que oral. A fala, como os gritos de outros primatas, devia tão somente acompanhar os gestos. [...]

Com a linguagem [oral] humana, os comportamentos aprendidos individualmente puderam ser transmitidos aos outros indivíduos e às gerações sucessivas. A par disso, cresceu enormemente a malha de informações comuns ao grupo, multiplicando suas possibilidades de sobrevivência.

FONTE: Como, quando e por que o ser humano passou a falar? Revista Superinteressante, 31 dez. 1988. Disponível em: http://fdnc.io/frT. Acesso em: 15 mar. 2021.

2. Localize e retire informações do texto para responder às questões.

  1. Qual foi a primeira forma de linguagem humana?
  1. Qual foi a importância da linguagem oral humana?

Boxe complementar:

Você sabia?

Alguns pesquisadores acreditam que a linguagem oral foi criada há cerca de 50 mil anos. Outros, porém, acreditam que essa linguagem pode ter sido criada há 500 mil anos pelos neandertais, antepassados dos seres humanos que viveram na Europa e na Ásia. Seus vestígios mostram que o corpo dos neandertais estava adaptado para respirar e emitir sons.

Fim do complemento.

149

Aedos e griôs

Em diversos povos antigos e atuais, há pessoas que transmitem oralmente conhecimentos e informações para a comunidade. Conheça dois exemplos.

1. Quando solicitado, leia um dos textos em voz alta.

Aedos

Aedo era o nome dado aos artistas gregos antigos que compunham e cantavam histórias para diversas plateias há cerca de 2.800 anos.

Imagem: Ilustração. Placa de madeira fina e arredondada nas laterais. Na parte superior há um buraco com hastes. Fim da imagem.

LEGENDA: Forminx, instrumento utilizado pelos aedos para contar histórias há 2.800 anos. FIM DA LEGENDA.

Griôs

Em vários países africanos, há centenas de anos, griô era o nome dado a pessoas sábias responsáveis por transmitir oralmente a história e os conhecimentos de seus antepassados.

Imagem: Gravura em preto e branco. Uma pessoa está sentada no chão e segurando um instrumento musical de cordas. Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura que representa um griô do Mali, publicada no livro O mundo é cidades e pessoas (tradução dos autores), de cerca de 1890. FIM DA LEGENDA.

2. Interprete e relacione as informações do texto sobre os aedos para responder às perguntas.

  1. Onde eles viveram?
  1. Em que época eles viveram?
  1. O que eles compunham e a quem apresentavam?

    3. Agora, responda às questões sobre os griôs.

  1. Onde eles viviam?
  1. Em que época?
  1. O que faziam?

    4. Cite uma semelhança e uma diferença entre os aedos e os griôs.

150

Dos copistas à tipografia

Além da transmissão oral, os conhecimentos e as informações também podem ser transmitidos por meio da escrita.

Há cerca de mil anos, na Europa, a produção escrita era realizada manualmente pelos copistas. Eles costumavam usar penas de ganso e tinta para produzir registros chamados de manuscritos.

Imagem: Gravura. Duas pessoas com manto estão sentadas e escrevendo em livros. Ao fundo, construção com colunas altas e duas torres nas laterais. Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura do ano mil que representa monges copistas europeus. FIM DA LEGENDA.

A produção de manuscritos era longa e demorada, e, por isso, havia uma pequena quantidade de livros. Esses livros eram destinados apenas a uma pequena parcela da sociedade.

Em 1447, o inventor alemão Johannes Gutenberg desenvolveu uma forma de produção de documentos escritos chamada tipografia ou imprensa. A invenção da imprensa permitiu maior rapidez na produção de livros, que aumentaram muito em quantidade.

151

Da Acta Diurna ao jornal digital

A Acta Diurna, desenvolvida pelos governantes romanos há cerca de 2 mil anos, é um dos registros escritos mais antigos utilizados para transmitir notícias. Trata-se de um conjunto de grandes placas brancas, geralmente expostas em locais públicos, que apresentavam informações sociais e políticas, como no detalhe destacado na fotografia a seguir.

Imagem: Fotografia. Pedra clara com textos gravados. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de Acta Diurna gravada em pedra há cerca de 2 mil anos e conservada no Museu da Civilização Romana, na Itália. FIM DA LEGENDA.

1. Qual era a função do documento Acta Diurna?

2. Em que material esse documento foi registrado?

3. Há quanto tempo esse documento foi elaborado?

4. Onde ele está conservado?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

5. O professor vai organizar uma conversa coletiva sobre a questão: é importante conservar esse tipo de documento? Por quê?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

6. Você e os colegas vão produzir folhas escritas semelhantes às Actas Diurnas. Para isso, sigam as orientações a seguir.

  1. Pensem em algo que tenha acontecido ou que ocorra em sua localidade (uma comemoração, um problema do dia a dia, entre outras).
  1. Escrevam sobre esse tema e deem um título para essa notícia.
  1. Reproduzam o texto em uma folha avulsa grande.
  1. Escolham um local adequado para afixar a folha. Por que vocês escolheram esse local?

152

Explorar fonte histórica escrita

Com a invenção da imprensa, as informações escritas passaram a ser divulgadas em grande escala. Os jornais, porém, só se tornaram o principal meio de transmissão de notícias há cerca de 200 anos, como no caso do jornal Gazeta do Rio de Janeiro.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Página com a informação: GAZETA DO RIO DE JANEIRO – SABADO 10 DE SETEMBRO DE 1808. Em seguida há textos e ao lado, carimbo de brasão. Fim da imagem.

LEGENDA: Primeira página do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, publicado em Londres, em 10 de setembro de 1808. FIM DA LEGENDA.

  1. Sobre a primeira página do jornal reproduzido acima, registre as informações solicitadas a seguir.
    1. Nome do jornal, local, dia da semana e data completa de sua publicação.
    1. O jornal era colorido ou em preto e branco?
    1. As notícias divulgadas nessa página referiam-se ao Brasil ou a outros países?

153

Há duzentos anos, os jornais eram impressos apenas em preto e branco e com poucas ilustrações.

Atualmente, a maioria dos jornais é feita em várias cores e traz diversos tipos de imagem, como fotografias, gráficos e ilustrações.

Além da versão impressa, hoje os jornais também podem ser lidos em computadores, smartphones e tablets. Existem também sites de notícias que não têm versões impressas e podem ser acessados apenas pela internet.

Imagem: Fotografia. Um e-reader com a capa de um livro na tela; um celular com texto na tela; um notebook com notícias na tela; e um jornal impresso com imagens e textos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Revistas e jornais em diversos formatos. FIM DA LEGENDA.

  1. Classifique as características dos jornais como “há duzentos anos” ou “atualmente”.
    1. Apenas em papel.
    1. Em papel e em formato digital.
    1. Várias cores.
    1. Apenas em preto e branco.
    1. Poucas imagens.
    1. Muitas imagens.
  1. Você costuma ler jornal? Se sim, em formato de papel ou digital?

154

O rádio

A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 1922. Nas décadas de 1930 e 1940, o rádio passou a ser um dos principais meios de comunicação no país. Por meio dos programas de rádio, os ouvintes tinham acesso a radionovelas, notícias, entre outros.

A letra da canção a seguir trata da presença do rádio na vida dos brasileiros.

1. Quando solicitado, leia em voz alta um trecho da letra de canção.

Cantoras do rádio

Nós somos as cantoras do rádio

Levamos a vida a cantar

De noite embalamos teu sono

De manhã nós vamos te acordar

Nós somos as cantoras do rádio

Nossas canções cruzando o espaço azul

Vão reunindo num grande abraço

Corações de Norte a Sul.

FONTE: Alberto Ribeiro, João de Barro e Lamartine Babo. Cantoras do rádio. Interpretado por Carmen Miranda e Aurora Miranda no filme Alô Carnaval. Direção: Adhemar Gonzaga. Odeon, Brasil, 1936.

Imagem: Ilustração. Um menino está com a mão no botão de um rádio grande de madeira. Ao seu lado, uma mulher está com a mão sobre o rádio e observando com a outra mão na cintura. À direita, um homem está sentado em uma poltrona e segurando um jornal nas mãos. À esquerda, uma menina está de costas e olhando para o rádio. Fim da imagem.

2. Localize e retire da letra da canção dois trechos que mostram a presença do rádio na vida dos brasileiros na década de 1930.

Boxe complementar:

Você sabia?

Em junho de 1900, o brasileiro Roberto Landell de Moura, que vivia no interior de São Paulo, testou com sucesso aparelhos que transmitiam sons sem fio, por meio das ondas de rádio. Por isso, alguns pesquisadores o consideram como o inventor do rádio.

Contudo, na maioria dos países se considera o italiano Guglielmo Marconi o inventor do rádio.

Fim do complemento.

155

Nas décadas de 1940 e 1950, as emissoras de rádio transmitiam diferentes tipos de programa, entre os quais se destacavam os citados abaixo.

Imagem: Ilustração. Papéis coloridos com textos: Verde – Radionovelas - Histórias acompanhadas de efeitos sonoros que imitavam passos de pessoas, chuva, trovão...  Amarelo – Noticiários - Informações e análise de notícias sobre acontecimentos no mundo, na política e no dia a dia das pessoas.  Rosa – Musicais - Apresentação de cantores conhecidos e seleção de novos artistas.  Laranja – Humorísticos - Relato de histórias curtas e divertidas. Azul – Transmissões esportivas - Narração de jogos de futebol e de outros esportes.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

3. O professor dividirá a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por criar um programa de rádio. Sigam os passos abaixo.

  1. Definam o tipo de programa.
  1. Façam um rascunho do que será narrado.
  1. Deem um nome ao programa.
  1. Produzam efeitos sonoros para ser usados.
  1. No dia combinado, apresentem os programas para os colegas.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    4. O rádio continua sendo utilizado por muitos brasileiros. Você ou as pessoas com quem você convive costumam ouvir rádio? Se sim, que tipos de programa?

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    5. Com a ajuda do professor, vocês vão organizar um levantamento sobre as principais emissoras de rádio que podem ser sintonizadas na localidade em que vocês vivem. Depois, o professor dividirá a turma em grupos.

  1. Cada grupo ficará responsável por uma emissora e deverá registrar o nome da emissora, o tipo de frequência em que atua (AM ou FM), o dial (número) em que transmitem, o tipo de música que mais tocam e os programas mais ouvidos.
  1. No dia combinado, os grupos deverão utilizar cartazes ou meios digitais para expor as suas descobertas para os colegas.

156

A televisão

No Brasil, as primeiras transmissões de televisão começaram em 1950. Nessa época, porém, poucos brasileiros tinham condições econômicas de comprar um aparelho televisor.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Os televizinhos

Não somente na estreia, mas por um bom período de tempo, as pessoas se reuniam coletivamente em torno dos poucos aparelhos de televisão [...]. Primeiro foram as concentrações em locais públicos e depois o fenômeno que ficou conhecido como “televizinho”, que consistia em reunir várias famílias de um mesmo bairro ou de uma mesma rua, no final da tarde e à noite, para assistir à televisão.

FONTE: José Carlos de Oliveira Torves. TVE-RS: governos × conselho deliberativo. Um estudo das operações ideológicas no comando da emissora. 2006, 155 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2006. p. 24-25.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Duas mulheres, dois homens e um menino estão sentados na frente de uma televisão pequena com antenas. Ao lado, um homem está em pé. Fim da imagem.

LEGENDA: Família assistindo à televisão no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1950. FIM DA LEGENDA.

2. Segundo o texto, o que era o televizinho?

3. De acordo com o que você aprendeu, por que essa forma de assistir à televisão foi muito utilizada na década de 1950?

157

As mudanças no acesso dos brasileiros aos aparelhos de televisão podem ser representadas em um gráfico como o seguinte.

Imagem: Gráfico de colunas. Brasil: número de habitantes com televisor na moradia (1950 e 2018). No eixo vertical, o número de habitantes (em milhões) e no eixo horizontal, o ano. Os valores são aproximados. Ano: 1950.  - Com televisores na moradia: 5.  - Sem televisores na moradia: 45. Ano: 2018. - Com televisores na moradia: 205.  - Sem televisores na moradia: 7.  Fim da imagem.

Fonte: Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad). Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

4. De acordo com o gráfico, o acesso dos brasileiros aos televisores mudou entre 1950 e 2018? Explique.

5. A televisão está presente no seu dia a dia? Sobre essa presença, responda às questões abaixo.

  1. Em que período(s) do dia você costuma ver televisão?
  1. A que tipos de programa você costuma assistir?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    6. Conte aos colegas como é a presença da televisão no seu dia a dia.

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

    7. Converse com um adulto de sua convivência e faça as seguintes perguntas a ele.

  1. Qual é seu nome e sua idade?
  1. Em que horário você assiste à televisão?
  1. A que tipos de programa você costuma assistir?
Imagem: Ilustração. Folha pautada. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

158

Imagem: Ilustração. No centro, silhueta de um notebook aberto. Na frente da tela há várias esferas conectadas com linhas e dentro de algumas há iconografias. Na parte superior, contorno de um notebook com a informação: 3 em cada 10 crianças e adolescentes admitem que permanecem horas demais na internet. Em seguida, contorno de um roteador e o texto: 9 entre 10 crianças e adolescentes têm acesso à internet em casa, na escola ou em outros locais. Contorno de um celular com a informação: O uso da internet não pode atrapalhar as 8 ou 9 horas diárias de sono, a convivência e a prática de atividades físicas. Contorno de um tablet e o texto: Os recursos mais utilizados na internet por crianças e adolescentes são o envio de mensagens, assistir a filmes e vídeos e participar de jogos eletrônicos. Contorno de um monitor: 9 entre dez crianças acessam a internet pelo celular e apenas 3 acessam por meio de televisores, computadores ou tablets. Contorno de uma CPU: Crianças e adolescentes com famílias mais carentes e as que vivem no campo têm menor acesso à internet. Fim da imagem.

A Internet no cotidiano de crianças e adolescentes

O uso da internet no Brasil é pesquisado por diversos órgãos, como o Comitê Gestor da Internet, por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Informação, responsável pelos dados a seguir.

Fonte: Crianças e adolescentes conectados ajudam os pais a usar a internet, revela TIC Kids Online Brasil. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 23 jun. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/frY. Acesso em: 15 mar. 2021.

159

1. Que elementos da pesquisa indicam aspectos no uso da internet por crianças e adolescentes que precisam ser melhorados? Explique.

2. E você, como acessa a internet? Você costuma ficar conectado por muito tempo?

160

CAPÍTULO 12. Comunicação e formas de relação entre o espaço rural e o urbano

Os meios de transporte e de comunicação permitem a interligação entre diversos espaços geográficos. Entre o campo e a cidade, por exemplo, esses meios possibilitam a troca de produtos e de serviços, como os de saúde e de educação, entre outros.

Os meios de transporte e de comunicação auxiliam no desenvolvimento e na interligação das atividades realizadas no espaço rural e no espaço urbano.

1. Observe a representação.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de uma cidade com ruas, casas, árvores, prédios e construções. Ao lado há navios no mar e um aeroporto. Sobre a cidade há balões de fala com imagens: um caminhão, uma mulher andando de bicicleta, um homem sentado em um sofá e na frente dele há uma televisão ligada, uma mulher entrando em um ônibus e uma pessoa andando de moto. Na parte superior há um campo, plantações, algumas casas, morros e um lago. Acima do campo há balões de fala com imagens: um homem montado em um burro e um homem sentado atrás de uma mesa com um computador em cima. Fim da imagem.

FONTE: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos.

161

  1. Liste os meios de transporte e de comunicação representados na imagem.
  1. Se no espaço representado na imagem um morador do campo fosse adquirir um produto na cidade, que meio de transporte ele poderia utilizar?
  1. Se essa pessoa precisasse adquirir o produto sem sair de casa, como ela poderia fazer?

    2. Qual é a importância dos meios de transporte e de comunicação?

    3. O que os meios de transporte e de comunicação permitem que ocorra entre o campo e a cidade?

    4. Quais são os meios de transporte e de comunicação que você mais observa no lugar onde você vive?

    5. Entre os meios de comunicação representados a seguir, escreva o nome daquele que você mais utiliza em seu dia a dia.

Imagem: Fotografias. Um celular,  Fim da imagem.
Imagem: uma televisão plana, Fim da imagem.
Imagem:  um envelope,  Fim da imagem.
Imagem: um notebook. Fim da imagem.

FONTE: Os objetos estão representados sem escala e proporção entre si.

6. Entre os meios de transporte representados a seguir, escreva o nome daquele que você mais utiliza em seu dia a dia.

Imagem: Fotografias. Uma moto,  Fim da imagem.
Imagem: um ônibus,  Fim da imagem.
Imagem: uma bicicleta,  Fim da imagem.
Imagem: um carro. Fim da imagem.

FONTE: Os objetos estão representados sem escala e proporção entre si.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

7. Apresente as respostas das atividades 5 e 6 para o professor registrá-las na lousa.

162

Cartografando

Leia e interprete os gráficos.

Imagem: Gráfico de colunas. Meios de comunicação mais utilizados por um grupo de alunos para conversar com os colegas. No eixo vertical, o número de alunos e no eixo horizontal, os meios de comunicação.  Telefone móvel: 10;  Telefone fixo: 6;  Carta: 2;  Outros: 5.  Gráfico de colunas. Meios de transporte mais utilizados por um grupo de alunos no dia a dia. No eixo vertical, o número de alunos e no eixo horizontal, os meios de transporte.  Bicicleta: 3;  Carro: 5;  Ônibus: 12;  Outros: 10.  Fim da imagem.

FONTE: Os dados dos gráficos são fictícios, com finalidade didática.

  1. O que os gráficos representam?
  1. Quais foram os meios de comunicação e de transporte mais utilizados pelos alunos?
  1. Quais são os meios de comunicação e de transporte mais utilizados pelos alunos de sua sala de aula?

163

Imagem: Fotografia. Vista de baixo de torres altas, vermelhas e brancas. Em volta há árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Torres e antenas de telefonia em área rural do município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Registre as palavras da notícia cujo significado você desconhecia.
  1. De acordo com a notícia, quais tecnologias de comunicação foram instaladas em alguns espaços rurais do estado de Santa Catarina?
  1. Como o acesso a esses meios de comunicação tem favorecido os produtores rurais dos municípios?
  1. Quantos municípios do estado tinham sido beneficiados com essa nova infraestrutura ligada aos serviços de comunicação?

164

Cartografando

Observe e interprete a planta cartográfica que representa parte do espaço urbano e do espaço rural de um município.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro. À esquerda, na parte superior, quarteirão com três casas; uma rua; antena de rádio ao lado de uma padaria; rua; prédios; casa de André ao lado da casa de Elisa; prédios e um posto. Na parte inferior, quarteirão com dois prédios e uma casa; uma rua; banca de jornal, prédio e casa; hospital; casa, mercado, prédio e banco. No centro há uma rua asfaltada e curva. À direita, na parte superior, três casas e uma escola. Ao lado, um curral, pomar e horta. Em seguida, uma antena de celular. Na parte inferior, um lago cercado de mata. Na parte superior, a rosa dos ventos.  A banca está na direção sudoeste da casa de Elisa.  O hospital está na direção sul da casa de Elisa.  A escola está na direção oeste da casa de André.  A antena de telefonia celular está na direção leste da casa de André.  Fim da imagem.
  1. A mãe de Elisa costuma comprar o jornal na banca de jornal. A banca se encontra em qual direção em relação à moradia de Elisa?
  1. O pai de Elisa trabalha no hospital. O hospital está localizado em qual direção em relação à moradia de Elisa?

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  1. Em sua moradia, André realiza pesquisas para a escola pela internet. A escola se localiza em qual direção em relação à moradia de André?
  1. O pai de André utiliza o telefone celular para se comunicar com os compradores dos produtos de seu sítio. A antena de telefonia celular está localizada em qual direção da casa de André?

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A integração entre o espaço urbano e o espaço rural

O município é composto de um espaço urbano, chamado cidade, e de um espaço rural, denominado campo.

Algumas atividades realizadas no espaço urbano têm relação com as atividades praticadas no espaço rural e vice-versa.

Grande parte do que é produzido no espaço rural é consumido no espaço urbano.

Imagem: Ilustração. Três tomates vermelhos.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Exemplo 1: foto de tomates vermelhos e verdes em um galho. Em volta há muitas folhas verdes. LEGENDA: "Cultivo de tomates." FIM DA LEGENDA. Em seguida há uma seta apontando para a foto de vários tomates, legumes e verduras expostos em uma prateleira. LEGENDA: "Comércio de tomates, legumes e verduras." FIM DA LEGENDA. Fim da imagem.

No espaço urbano, vendem-se inúmeros produtos que são utilizados no espaço rural.

Imagem: Fotografia. Exemplo 2: foto de tratores azuis enfileirados. LEGENDA: Comércio de tratores. FIM DA LEGENDA. Em seguida há uma seta apontando para a foto de um trator sobre uma plantação. LEGENDA: Agricultor prepara o solo para o cultivo. FIM DA LEGENDA. Fim da imagem.

Assim, pode-se dizer que o espaço urbano e o espaço rural se complementam.

1. Explique a relação existente entre o espaço rural e o espaço urbano em cada um dos exemplos apresentados.

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2. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia A. Vista aérea de plantações em tons de marrom e verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de plantação de soja no município de Vilhena, no estado de Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Um corredor de um galpão coberto. Nas laterais há barracas com frutas, verduras e legumes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior do mercado municipal de Curitiba, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Vista aérea de uma rua cheia de pessoas. No centro há lojas e barracas. Fim da imagem.

LEGENDA: Comércio no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Escolha uma fotografia de espaço urbano e outra de espaço rural e explique a relação que existe entre o que elas retratam.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com a atividade anterior, explique por que podemos afirmar que existe uma interdependência entre o espaço rural e o espaço urbano dos municípios.

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Do campo para a cidade, da cidade para o campo

Um livro é resultado do trabalho de diferentes pessoas, como autores, editores, ilustradores e outros profissionais. A confecção de um livro é feita, geralmente, em indústrias localizadas no espaço urbano.

Os livros são feitos de papel. Você sabe de onde vem o papel? Para descobrir, observe as imagens na sequência indicada e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Imagem: Ilustração. Livro aberto com desenhos e textos:  1) A matéria-prima do papel é a celulose, material extraído da madeira das árvores. Para a obtenção de celulose, plantam-se, por exemplo, eucaliptos no espaço rural.  Ilustração de um homem segurando uma pá sobre uma plantação. Atrás dele há várias mudas plantadas.  2) Os eucaliptos são cortados em toras, que são transportadas até a indústria de papel.  Ilustração. Um caminhão com várias toras de madeira amarradas na parte traseira. Ao fundo, tocos de árvores.  3) Na indústria de papel, a madeira é descascada e picada e, depois, cozida, formando a celulose, que é transformada em papel.  Ilustração. À esquerda, pedaços pequenos de madeira estão caindo dentro de um recipiente com fogo embaixo. Em seguida há um tubo, por onde a madeira sai com formato pastoso e branco. Ela segue por uma esteira e passa embaixo de rolos. Em seguida, se transforma em papel enrolado à direita.  Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Livro aberto com desenhos e textos:  4) O papel é transportado para a gráfica, onde receberá tinta por meio de um sistema de impressão, e será montado conforme o número de páginas e as dimensões de um livro.  Ilustração. Uma máquina está puxando o rolo de papel e em seguida, o papel passa embaixo de tintas coloridas. Ao lado, um homem está empilhando livros sobre uma mesa. Atrás dele há caixas abertas.  5) Já pronto, o livro é transportado para as livrarias, onde é vendido.   Ilustração. Uma pessoa está empurrando um carrinho com caixas empilhadas. Na frente dele há uma livraria.  Fim da imagem.

Como você observou, a matéria-prima do papel é obtida no campo e depois encaminhada às indústrias. Os livros são vendidos em estabelecimentos localizados nas cidades e podem ser utilizados pelos moradores do espaço urbano e do espaço rural.

1. A matéria-prima do papel é obtida a partir do cultivo de árvores, como o eucalipto. Esse cultivo geralmente ocorre no espaço urbano ou no espaço rural?

2. As gráficas que produzem os livros se localizam geralmente em qual espaço?

3. Os livros são vendidos em livrarias e em outros estabelecimentos comerciais. Onde geralmente se localizam as livrarias e os demais estabelecimentos comerciais?

4. Onde moram as pessoas que leem os livros?

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População rural e população urbana no Brasil

No Brasil, você sabe quantas pessoas vivem no campo e quantas pessoas vivem em cidades?

FONTE: Fontes: IBGE. Sinopse do censo demográfico de 2010. Disponível em: http://fdnc.io/3Nf. IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2015. Quadro 1.1. Disponível em: http://fdnc.io/fs5. Acessos em: 27 abr. 2021.

  1. No Brasil, em 1960, havia mais pessoas morando no espaço rural ou no espaço urbano?
  1. Em que ano a população urbana se tornou maior que a população rural no Brasil?
  1. O que ocorreu com a população rural brasileira entre 1970 e 2015?
Imagem: Ilustração. À esquerda, duas pessoas estão andando em um campo e atrás delas, duas crianças estão correndo. Ao fundo, árvores e plantações. À direita, uma mulher e um homem estão andando sobre uma faixa de pedestres. Na frente deles, uma mulher está andando e empurrando um carrinho de bebê. Ao fundo, prédios e uma árvore.  Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Você sabia?

A migração de um grande número de habitantes do espaço rural para o espaço urbano é chamada êxodo rural. Veja alguns dos principais motivos do êxodo rural que ocorreu no Brasil nas últimas décadas.

  • O uso de máquinas no campo, como semeadeiras e colheitadeiras, fez com que o trabalho manual fosse reduzido, aumentando o desemprego rural.
  • Grandes e médios proprietários de terras compraram pequenas propriedades, contribuindo para que famílias saíssem do campo e fossem viver em cidades.

    Em diversos casos, os moradores do campo se mudam para as cidades com pouco dinheiro, na busca de melhores condições de vida, como trabalhos mais bem remunerados e maior acesso aos serviços de saúde e educação. Muitas vezes, porém, a melhora não acontece, fazendo com que essas pessoas vivam em condições precárias.

    Imagem: Fotografia. Duas pessoas estão agachadas em uma horta. Ao fundo, plantas e árvores.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Pequena propriedade rural no município de Santa Maria de Jetibá, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Fotografia. Uma máquina grande está semeando uma plantação.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Semeadeira em área rural no município de Cambé, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou algumas mudanças nos meios de comunicação ao longo do tempo e percebeu a importância deles e de outros elementos na integração entre o campo e a cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Copie e complete o quadro com as frases que se referem a cada grupo.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Griôs

    Aedos

    • Viveram na África.
    • Viveram há 2.800 anos.
    • Viveram na Grécia.
    • Desde centenas de anos até atualmente.
    • Compunham cantigas e as executavam coletivamente.
    • Transmitiam os conhecimentos oralmente.
    1. Sobre as Actas Diurnas, responda às questões.
      1. Quais informações elas apresentavam?
      1. Onde elas eram expostas?
      1. Por que foi importante a preservação desse tipo de documento?
    1. Sobre a produção de livros, classifique as informações abaixo em antes ou depois da invenção da tipografia.

Maior quantidade de livros.

Pequena quantidade de livros.

Produção longa e demorada.

Maior rapidez na produção de livros.

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  1. Identifique a relação que as fotografias representam entre o espaço do campo e o espaço da cidade.
Imagem: Fotografia A. Duas pessoas estão manuseando máquinas. LEGENDA: Fábrica de calçados no município de Araguari,  no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA. Ao lado, uma seta apontando para a fotografia B. Destaque para o pé de uma pessoa com calçado bege sobre uma plantação. LEGENDA: Trabalhador em plantação no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA. Fim da imagem.
  1. A produção mostrada na fotografia A costuma acontecer no campo ou na cidade?
  1. O produto fabricado na fotografia A está sendo utilizado na fotografia B por um trabalhador no campo ou na cidade?
  1. Considerando a circulação de pessoas e de mercadorias, crie um texto sobre diferentes formas de integração entre os espaços rurais e urbanos.

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Sobre as aprendizagens

    a) Reconheço que o espaço urbano e o espaço rural são interligados?

    b) Reconheço diferentes meios de comunicação e de transporte utilizados na integração entre o espaço rural e o espaço urbano?

    c) Identifico algumas formas de expressão pela linguagem oral?

    d) Comparo a produção de livros antes e depois da invenção da tipografia?

    e) Reconheço a presença do rádio e da televisão na vida dos brasileiros em diferentes tempos?