118
UNIDADE 3. Comércio, deslocamento e comunicação
LEGENDA: Trecho da rodovia BR-116, no município de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
119
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Quais meios de transporte são retratados na fotografia?
- De que maneira esses meios de transporte são importantes para as atividades econômicas?
Fim do complemento.
- Solicitar aos alunos que observem a fotografia e identifiquem os meios de transporte representados, as principais formas de utilização (se transporte de pessoas ou mercadorias), tipo de rodovia e estado de conservação e os meios de comunicação retratados.
- Fazer a leitura compartilhada das atividades listando na lousa os tipos de meios de transporte citados pelos alunos.
- Comentar que no Brasil, atualmente, os caminhões são um dos principais meios de transporte de mercadorias, e que eles circulam pelas rodovias. Em muitas dessas rodovias, é possível encontrar telefones de emergência dispostos ao longo da via. Eles são importantes para auxiliar o usuário da rodovia caso tenha algum acidente ou o seu veículo apresente defeitos ou panes.
- Compartilhar as respostas das atividades.
120
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 9 e 10
Como o comércio e o transporte de mercadorias vêm sendo realizados em diferentes tempos?
CAPÍTULO 9. Comércio: origens e rotas
Você já estudou que, há cerca de 10 mil anos, alguns agrupamentos humanos desenvolveram novas formas de obtenção de alimentos por meio da agricultura e da domesticação de animais. Essas atividades permitiram maior produção de alimentos e de trocas entre os produtores.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Trocas de mercadorias
O escambo (troca de mercadorias) surgiu há cerca de 10 mil anos [...] [e] acontecia de acordo com a necessidade de cada um – os objetos não precisavam ter valores equivalentes . Assim, um pescador que tinha mais peixe do que fosse consumir podia trocar parte dele com um agricultor que tinha colhido mais milho do que o necessário, por exemplo. [...]
FONTE: Letícia Yazbek. Do escambo ao mundo online: entenda a evolução das formas de pagamento. Revista Recreio, 30 out. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/frC. Acesso em: 26 maio 2021.
LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Milho. FIM DA LEGENDA.
2. De acordo com o texto, o que era o escambo?
3. Você e um colega vão criar a dramatização de uma cena de escambo de acordo com as orientações a seguir.
- Cada membro da dupla deve escolher um produto diferente para ser trocado entre os seguintes: arroz, trigo, boi, ovelha, milho ou peixe.
- Em folhas separadas, cada um de vocês vai elaborar um desenho para representar a mercadoria que selecionou. Utilizando as representações, apresentem a cena do escambo para os demais colegas e o professor.
121
Com o aumento das populações, as trocas de mercadorias entre os produtores ficaram mais frequentes, e isso gerou alguns problemas. Por exemplo, qual seria a quantidade necessária de espigas de milho para trocar por um peixe? Um boi equivaleria a quantos quilogramas de farinha? Assim, entre muitos povos antigos, surgiram pessoas especializadas na compra e na venda de produtos, chamadas de comerciantes.
Geralmente, os comerciantes se fixavam nas vilas, e as pessoas iam até elas para procurar os produtos de que necessitavam. As vilas começaram a crescer, originando cidades. Nelas, costumavam existir os mercados, onde eram comercializados alimentos, roupas, utensílios, instrumentos, entre outros produtos.
LEGENDA: Ruínas da Ágora na cidade de Atenas, na atual Grécia, em foto de 2018. Nas cidades antigas, o mercado era a céu aberto em um espaço público chamado Ágora, onde ocorriam também outros atos públicos. FIM DA LEGENDA.
4. Observe as fotografias abaixo e responda: na localidade em que você vive, há pessoas que trabalham em atividades comerciais como as retratadas? Se sim, como é o local em que elas costumam trabalhar?
Loja
LEGENDA: Loja de sapatos no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Banca de ambulante
LEGENDA: Ambulante no município de São Sebastião, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
122
Mercadorias utilizadas como moeda
Com o crescimento do comércio, muitos povos passaram a utilizar algum produto raro ou importante como elemento que poderia ser trocado por todos os demais produtos, servindo como uma espécie de moeda.
1. Quando solicitado, leia em voz alta um dos textos sobre mercadorias usadas como moeda.
Sal
Entre muitos povos antigos, o sal era utilizado na conservação dos alimentos. Porém, ele era bastante difícil de ser encontrado. Assim, o sal passou a ser utilizado como moeda.
Há cerca de 3 mil anos, os romanos antigos, que viviam na Europa, utilizavam esse produto como moeda e, em alguns períodos de sua história, pagavam os soldados com sal, o que deu origem à palavra salário.
LEGENDA: Soldados romanos representados em escultura de mármore de cerca de 2.100 anos. FIM DA LEGENDA.
Conchas
Os habitantes do reino do Congo, na África, usavam como moeda pequenas conchas cinzas ou peroladas, chamadas zimbos.
LEGENDA: Zimbos utilizados como moeda pelos habitantes do reino do Congo, na África, há cerca de 600 anos. FIM DA LEGENDA.
123
Sementes de cacau
Os astecas, povo que viveu nas terras do atual México, na América, utilizavam sementes de cacau como moeda há cerca de 600 anos.
LEGENDA: Gravura asteca de cerca de 600 anos, publicada no Codex Fejérváry-Mayer, representando colheita de cacau. FIM DA LEGENDA.
2. Localize e retire dos textos desta página e da anterior informações para elaborar um quadro e preenchê-lo. A primeira linha do quadro será a seguinte.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nome do povo |
Continente em que vivia |
Produto utilizado como moeda |
3. Quais problemas cada povo poderia ter em utilizar sementes de cacau, conchas ou sal como moeda?
4. Com a ajuda de um adulto, pesquise em livros ou na internet outras mercadorias que foram utilizadas como moeda por diversos povos em tempos diferentes. Registre o tipo de mercadoria, a região e o período em que ela foi utilizada. Depois, compartilhe as suas descobertas com os colegas.
124
A moeda de metal e de papel
Ao longo do tempo, as pessoas passaram a ter dificuldade na utilização de mercadorias como moeda. Muitas mercadorias eram difíceis de armazenar, estragavam ou eram consumidas no dia a dia.
Por isso, muitos povos passaram a usar objetos de metal, material mais resistente, como moeda. Inicialmente, as moedas podiam ser objetos como espadas, facas, chaves e pulseiras.
LEGENDA: Manilha dos anos 1600. As manilhas, pulseiras feitas de metal, eram utilizadas como moeda pelos habitantes do reino de Benim, na África, há 500 anos. FIM DA LEGENDA.
As primeiras moedas com peso e valor definidos foram produzidas na Lídia, atual Turquia, há cerca de 2.700 anos. Elas eram feitas de metal – inicialmente ouro e prata – e, muitas vezes, tinham o formato circular.
LEGENDA: Moedas gregas de cerca de 2.300 anos. FIM DA LEGENDA.
1. As informações do texto desta página confirmaram suas hipóteses sobre os possíveis problemas dos povos na utilização de sementes de cacau, conchas ou sal como moeda? Explique.
2. Quais eram as vantagens do uso do metal como moeda?
3. Sobre os objetos utilizados como moedas de metal, responda às questões a seguir.
- Quais eram esses objetos?
- Em que local surgiram as moedas com formato circular? De que elas eram feitas?
125
Explorar fonte histórica material
O papel-moeda foi desenvolvido pelos chineses, mas só se espalhou pelo mundo após o início do seu uso pelos europeus, por volta de 1660.
Ao longo do tempo, os governantes de diversos países adotaram o papel-moeda devido à facilidade de circulação desse tipo de material.
LEGENDA: Cédula de 500 mil réis que circulava no Brasil em 1879. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cédula de dez cruzeiros que circulava no Brasil em 1963. FIM DA LEGENDA.
- O nome da moeda utilizada no Brasil mudou entre 1879 e 1963? Explique.
- E hoje, qual é o nome da moeda utilizada no Brasil?
- A cédula de 1879 apresenta a imagem de Dom Pedro II, e a cédula de 1963 apresenta a imagem de Getúlio Vargas. Pesquise em livros e na internet informações sobre esses dois sujeitos históricos. Conte aos colegas suas descobertas.
126
Rotas terrestres, marítimas e fluviais
Além de contribuir para a elaboração das moedas, o crescimento do comércio impulsionou o desenvolvimento de rotas de transporte de mercadorias. As rotas podiam ser de três tipos:
- terrestres, realizadas por terra;
- fluviais, realizadas por rios;
- marítimas, realizadas por
mar.
Um dos povos antigos que estabeleceram grandes rotas comerciais foram os fenícios, que se fixaram há cerca de 2.500 anos nas terras que atualmente correspondem ao Líbano e parte da Síria e de Israel.
LEGENDA: Detalhe de relevo em pedra de túmulo fenício de cerca de 2.400 anos. FIM DA LEGENDA.
1. Que meio de transporte foi representado no detalhe de relevo do túmulo fenício retratado na fotografia?
2. A partir da resposta da questão anterior, é possível concluir que as principais rotas comerciais dos fenícios eram terrestres ou marítimas?
127
O modo de vida dos fenícios era influenciado em muitos aspectos pela atividade comercial.
3. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Os fenícios
[...] os fenícios transformaram suas cidades em importantes polos comerciais. [...] Ou seja, compravam vinho de uma região e vendiam para outra, que por sua vez produzia óleo e assim por diante. Para fazer tantos negócios, os fenícios se especializaram em longas viagens marítimas. [...] estabeleceram pontos de colonização – que mais pareciam grandes mercados – em várias áreas do Mar Mediterrâneo, como no norte da África e na costa da Itália e da Espanha.
FONTE: Quem foram os fenícios? Revista Superinteressante, 18 abr. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/frH. Acesso em: 13 mar. 2021.
4. Que exemplos de produtos comercializados pelos fenícios são dados no texto?
5. Em que regiões os fenícios realizavam atividades comerciais?
LEGENDA: Ruínas da antiga cidade fenícia de Biblos, no atual Líbano, em 2019. FIM DA LEGENDA.
128
Diversas rotas
Uma das rotas comerciais mais importantes do mundo teve início há cerca de 2.600 anos e recebeu o nome de Rota da Seda, pois incluía o comércio desse tecido produzido pelos chineses e enviado para a Europa.
Já no deserto do Saara, na África, as rotas comerciais mais antigas foram construídas pelos antigos egípcios há cerca de 4 mil anos. Essas rotas, conhecidas como transaarianas, foram ampliadas com o início da utilização dos camelos como meio de transporte de pessoas e mercadorias há cerca de 1.700 anos.
A travessia do Saara durava cerca de dois meses. As caravanas que partiam do norte da África para o sul do Deserto do Saara carregavam diversos produtos, como sal, ferro, algodão, arroz, azeite e tecidos. Já as caravanas que partiam do sul do Deserto do Saara em direção ao norte levavam ouro, gêneros alimentícios e pessoas escravizadas.
LEGENDA: Detalhe de uma reprodução do Atlas catalão, de 1375, que representa rotas do comércio transaariano. FIM DA LEGENDA.
6. Quanto tempo costumava durar a travessia do Saara?
7. Quais produtos eram levados do norte para o sul?
8. Quais produtos eram levados do sul para o norte?
129
As rotas transaarianas permitiram o crescimento de várias cidades africanas, modificando também o modo de vida dos habitantes desses locais.
Reis e grandes comerciantes
Os reis e comerciantes dos reinos atravessados pelas rotas transaarianas enriqueceram com o comércio e a cobrança de impostos sobre as mercadorias transportadas.
LEGENDA: Representação de caravana transaariana elaborada por volta de 1880. FIM DA LEGENDA.
Camponeses
Os camponeses, maioria da população em muitos reinos africanos, não enriqueceram com o comércio, pois continuaram trabalhando nas terras dos comerciantes. Assim, foram marginalizados em relação às mudanças decorrentes das rotas transaarianas.
9. As rotas transaarianas influenciaram a vida dos reis e grandes comerciantes? Se sim, de que forma?
10. As rotas beneficiaram os camponeses? Por quê?
130
O Caminho do Peabiru
Há cerca de quinhentos anos, os povos indígenas que viviam nas terras do atual Brasil construíam pequenas trilhas nas matas para se deslocar entre aldeias e para ir em busca de caça, pesca e frutos.
Além desses pequenos caminhos, os indígenas de diferentes regiões da América do Sul abriram trilhas mais extensas, como o Caminho do Peabiru.
O Caminho do Peabiru
O Peabiru era usado pelos índios guaranis para buscar e transportar caça, ligar diversas aldeias [...].
A trilha também “serviu para as andanças e até grandes migrações de povos indígenas” [...].
Ao longo da trilha, o pesquisador [Igor Chmyz] descobriu sítios arqueológicos com restos de habitações utilizadas, provavelmente, quando os índios estavam em viagens.
FONTE: Wagner Oliveira. Paraná guarda últimos trechos da estrada indígena que cortava a América do Sul. Folha de S.Paulo , 20 fev. 2000. Disponível em: http://fdnc.io/frK. Acesso em: 14 mar. 2021.
LEGENDA: Vasilhame cerâmico encontrado em escavação arqueológica nas proximidades do Caminho do Peabiru, no estado do Paraná. Foto de 2007. FIM DA LEGENDA.
- Segundo a reportagem, qual era a função do Caminho do Peabiru?
Boxe complementar:
Você sabia?
Alguns pesquisadores consideram que a palavra Peabiru tem origem na língua tupi, que era utilizada por muitos povos indígenas brasileiros. Essa palavra seria a junção de Pe, que significa caminho, com abiru, que significa gramado amassado.
A pesquisa sobre esse caminho é muito recente e, por isso, os pesquisadores ainda têm muitas dúvidas sobre o seu contexto e as construções encontradas nele. Alguns supõem que, em certos trechos, podem ter ocorrido trocas de produtos; outros consideram que não há provas disso.
Fim do complemento.
131
Tempo, tempo...
- Você vai fazer uma linha do tempo das origens do comércio e das rotas. Para isso, siga as orientações.
- No caderno, faça uma linha dividida em dez partes iguais.
- Acima de cada parte, insira, da
esquerda
para a direita, os seguintes anos, do mais antigo para o mais recente, de acordo com o modelo.
- Organize os acontecimentos especificados a seguir, colocando-os abaixo de cada ano correspondente na linha do tempo que você fez no caderno.
Estabelecimento das rotas transaarianas
Uso de conchas como moeda na África
Uso de cacau como moeda na América
Uso do sal como moeda
Estabelecimento da Rota da Seda
Criação das primeiras moedas de metal
- Observe a linha do tempo que você elaborou e responda às questões.
- O uso do sal como moeda ocorreu antes ou depois do estabelecimento das rotas transaarianas?
- Quais dos acontecimentos da linha do tempo ocorreram simultaneamente, isto é, ao mesmo tempo?
132
CAPÍTULO 10. Produção e circulação de mercadorias
Hoje em dia, os produtos são geralmente produzidos por muitas pessoas e passam por diversas etapas antes de chegarem aos consumidores.
1. Observe a representação.
- O que a imagem representa?
- Quais etapas do
processo
foram representadas?
- Os produtos utilizados em sua moradia ou em sua escola costumam ser reaproveitados pelas pessoas?
133
Para a fabricação dos produtos que consumimos, são utilizados diversos recursos naturais. A água, o solo, os minerais e as plantas são exemplos de recursos naturais.
2. Observe a sequência das fotografias e leia as legendas.
- Qual recurso natural retratado nas fotografias pode ser aproveitado pelas pessoas a partir do cultivo de árvores?
- De acordo com os exemplos, para que esse recurso natural é utilizado?
- Comente as informações que acabou de aprender a respeito da importância dos recursos naturais para as pessoas.
134
Dos recursos naturais ao consumo consciente
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Os recursos naturais podem ser classificados em dois tipos.
Recursos naturais renováveis: recursos naturais que são inesgotáveis ou que podem ser repostos pela natureza ou pelas pessoas. A luz do Sol, por exemplo, é inesgotável. As plantas, por sua vez, podem ser repostas pela natureza ou pelas pessoas.
LEGENDA: Rio no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2020. A água é um recurso natural renovável pela própria natureza. A poluição da água pelas pessoas, porém, prejudica a renovação natural desse recurso. FIM DA LEGENDA.
Recursos naturais não renováveis: recursos naturais que demoram milhões de anos para se formar na natureza. Como esses recursos não podem ser repostos pelas pessoas, seu consumo em excesso tem levado ao seu esgotamento. Alguns exemplos são o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e minérios como o ferro, o ouro e outros.
LEGENDA: Extração de bauxita no município de Barcarena, no estado do Pará, em 2019. A bauxita é um minério utilizado para a fabricação de alumínio e demora milhões de anos para se formar. Sua exploração em grandes quantidades e em uma velocidade maior do que a da reposição desse recurso pela natureza pode causar seu esgotamento. FIM DA LEGENDA.
135
2. Observe as fotografias e classifique cada recurso natural retratado em renovável ou não renovável.
LEGENDA: Madeira. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Petróleo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Água. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ferro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Diamante. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Prata. FIM DA LEGENDA.
3. Leia a afirmativa a seguir e escreva um texto para expor sua opinião sobre ela. Depois, elabore um desenho para representar suas ideias.
A natureza não pode ser vista apenas como uma fonte de recurso para as pessoas. Os recursos naturais devem ser preservados para a manutenção da vida na Terra.
- Apresente seu texto e seu desenho para a classe. Converse com os colegas sobre suas ideias.
136
Boxe complementar:
Investigue
O petróleo é um recurso natural não renovável e é a matéria-prima da gasolina e do óleo diesel, combustíveis muito utilizados hoje em dia. Conheça, a seguir, o caminho do petróleo até chegar aos postos de combustíveis.
- Agora é sua vez! Existem outros produtos fabricados a partir do petróleo. Pesquise dois desses produtos e escreva um texto sobre cada um deles, destacando suas etapas de fabricação e seus usos pelas pessoas.
- Em classe, apresente suas descobertas para os colegas e o professor.
Fim do complemento.
137
Cartografando
Leia e interprete o mapa.
Fonte: IBGE Mapas. Recursos minerais. Disponível em: http://fdnc.io/frQ. Acesso em: 27 abr. 2021.
- De acordo com o mapa, na unidade da federação onde você vive, ocorre a extração de recursos minerais e energéticos? Se sim, de quais?
- Em quais unidades federativas do Brasil o petróleo é explorado?
- Elabore uma atividade de leitura e interpretação do mapa para um colega e responda à atividade que ele elaborou.
138
Consumo consciente
Você já observou quantos produtos consome em seu dia a dia? Vamos refletir sobre formas de consumo?
1. Quando solicitado, leia o poema em voz alta.
Consumo consciente
Seguem algumas dicas
Do consumo consciente
Pense antes de comprar
Sem temer o diferente
Que impacto o produto
Gera no meio ambiente?
Sempre tenha preferência
Por produtos mais duráveis
Sempre que possível evite
Os produtos descartáveis
Valorize e divulgue
As empresas responsáveis
Sempre evite os produtos
Com excesso de embalagem
Mesmo sendo lixo limpo
Com possível reciclagem
O melhor é nem comprar
Pra mudar, basta coragem
[...]
FONTE: César Obeid. Aquecimento global não dá rima com legal. São Paulo: Moderna, 2008. p. 34-35.
2. De acordo com o poema, como é possível consumir com responsabilidade? Comentem as atitudes citadas no texto.
3. Considerando seus hábitos de consumo e as atitudes sugeridas no texto, proponha uma mudança em um hábito de consumo seu ou das pessoas que moram com você.
139
4. Leiam as frases.
- Expliquem qual é a relação entre as frases e o consumo consciente.
- Na opinião de vocês, por que é importante ser um consumidor consciente?
- Agora, criem e escrevam em uma folha à parte frases semelhantes de incentivo ao consumo responsável para ser divulgadas em sua escola. Com a ajuda do professor, vocês poderão criar uma campanha com esse tema. Para isso, reflitam sobre quais meios de comunicação podem ser utilizados para a divulgação dessas frases pelas pessoas que fazem parte da comunidade escolar.
140
O transporte de mercadorias e de pessoas
Diversos meios de transporte podem ser utilizados para o transporte de mercadorias e de pessoas. Esses meios circulam em diferentes tipos de via, como rodovias, ferrovias e hidrovias.
No Brasil, os principais tipos de transporte de mercadorias são o rodoviário, o ferroviário e o aquaviário.
1. Leia e interprete a representação.
Fonte: CNT. Boletim estatístico da Confederação Nacional do Transporte, fev. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/eJT. Acesso em: 27 abr. 2021.
- De acordo com a representação, qual é o tipo de transporte de mercadorias mais utilizado no Brasil?
- Considerando esse tipo de transporte, o que é necessário para que as entregas de mercadorias sejam feitas de forma segura?
- No lugar onde você vive, pela sua observação, quais são os tipos de transporte mais utilizados para a entrega de mercadorias?
141
Como a maior parte do transporte de mercadorias no Brasil é feita por meio de rodovias, é muito importante que elas estejam em bom estado de conservação. Assim, os produtos podem ser entregues de maneira rápida e segura.
2. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Seis em cada dez rodovias do país apresentam algum tipo de problema, aponta CNT
Há algum tipo de problema em 59% de toda a malha rodoviária pavimentada do Brasil. Esses trechos têm classificação regular, ruim ou péssima, segundo aponta a Pesquisa CNT de Rodovias 2019 [...], divulgada [...] pela Confederação Nacional de Transportes.
O estudo avalia toda a malha federal pavimentada e os principais trechos estaduais, também pavimentados. [...]
Em relação ao pavimento, 52,4% da extensão avaliada apresentava problemas. [...]
No que diz respeito à sinalização, 48,1% é considerada regular, ruim ou péssima. [...]
Na avaliação da geometria da via, que considera o tipo e o perfil da rodovia, a presença de faixa adicional, de curvas perigosas e de acostamento, constatou-se que 76,3% da malha é deficitária . [...]
FONTE: Beatriz Roscoe. Seis em cada dez rodovias do país apresentam algum tipo de problema, aponta CNT. Poder 360, 22 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/frS. Acesso em: 27 abr. 2020.
LEGENDA: Caminhões na rodovia BR-364, no município de Itapuã do Oeste, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
3. Registre as palavras da notícia cujo significado você desconhecia.
4. De acordo com a notícia, a maioria das rodovias brasileiras estava bem conservada em 2019?
5. Quais foram os principais problemas identificados nas rodovias brasileiras?
142
Produtos: de onde vêm, para onde vão
- Observe a representação e leia os textos.
Fonte: Anne-Sophie Baumann. De onde as coisas vêm? São Paulo: Moderna, 2001.
143
- Qual foi o principal ingrediente utilizado pelo padeiro para fazer o pão?
- O principal ingrediente utilizado foi retirado diretamente da natureza?
- A produção desse ingrediente está relacionada a qual atividade econômica do setor primário?
- Qual atividade econômica do setor secundário está relacionada à produção desse ingrediente?
- Em quais estabelecimentos do setor terciário o pão costuma ser comercializado?
- O produto plantado pelo agricultor poderá ser utilizado para a fabricação de outros alimentos? Se sim, de quais?
- Você costuma consumir alimentos feitos com farinha de trigo? Se sim, quais?
144
Cartografando
Observe a planta cartográfica de um trecho do bairro de Vila Mariana, localizado na cidade de São Paulo. Nessa planta cartográfica, os pontos marcados em verde correspondem aos locais onde a farinha de trigo deve ser entregue.
Fonte: Geosite da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Disponível em: http://fdnc.io/d8n. Acesso em: 27 abr. 2021.
145
- Para explicar a
rota
de entrega da farinha escolhida pelo motorista do caminhão, substitua cada
_____,
indicados nas frases a seguir, por uma direção cardeal ou colateral. Para isso, oriente-se pela rosa dos ventos.
- Seguindo pela avenida Onze de Junho na direção _____, o motorista deve fazer a primeira entrega.
- Depois, deve continuar pela direção _____ para fazer a segunda entrega.
- Ao chegar à rua Coronel Lisboa, o motorista deve ir na direção _____ por três quarteirões para realizar a terceira entrega.
- Agora, deve seguir na direção _____ por quatro quarteirões para realizar a quarta entrega.
- Depois, deve seguir um quarteirão na direção _____ para realizar a quinta entrega.
- Deve, então, seguir em direção _____ por pouco mais de dois quarteirões para realizar a sexta entrega.
- Na sequência, deve seguir na direção _____ por dois quarteirões para realizar a sétima entrega.
- Para realizar a oitava entrega, o motorista deve seguir na direção _____.
- Agora, deve seguir na direção _____ por dois quarteirões para realizar a nona entrega.
- E, por fim, deve realizar a última entrega seguindo um quarteirão na direção _____.
- Retome a planta cartográfica. Orientando-se novamente pela rosa dos ventos, responda às atividades, indicando as direções cardeais ou colaterais.
- Em relação ao ponto 3, em qual direção está o museu A?
- A biblioteca está em qual direção em relação ao ponto 6?
- O monumento B está em qual direção em relação ao ponto 4?
- O museu C está em qual direção em relação ao ponto 5?
- Em relação ao ponto 7, em que direção está o monumento A?
- O museu B está em qual direção em relação ao ponto 2?
146
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou que as pessoas criaram diversas rotas comerciais ao longo da história e que, no Brasil, a produção, o comércio e o transporte de mercadorias envolvem diferentes etapas. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Há cerca de dez mil anos, um pastor que tivesse mais ovelhas do que o necessário poderia trocar parte dessas ovelhas com um agricultor que tivesse colhido mais trigo do que o necessário.
- Qual é o nome desse tipo de troca de mercadorias?
- As mercadorias precisavam ter os mesmos valores para que houvesse a troca? Explique.
- Cite dois problemas que começaram a surgir entre os produtores com a troca de mercadorias.
- Selecione dois povos que utilizavam produtos como moeda. Depois,
elabore
e preencha um quadro com informações sobre eles. Organize seu quadro como mostrado abaixo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipo de produto
Povo que o utilizou como moeda
- Por que, ao longo do tempo, as pessoas passaram a utilizar objetos de metal como moeda?
- Como as mercadorias eram transportadas nas rotas transaarianas?
- Você estudou que, além da circulação de mercadorias, a Rota da Seda permitiu várias trocas culturais entre os povos. Liste três tipos de trocas culturais realizadas.
147
- Escolha um produto que você utiliza no dia a dia.
- Escreva qual é esse produto e se ele foi retirado diretamente da natureza ou se foi transformado pelas pessoas.
- Escreva se esse produto passou por alguma transformação na indústria.
- Identifique um tipo de transporte que costuma ser utilizado para levar esse produto até os locais de consumo.
- Identifique um tipo de estabelecimento onde esse produto é vendido.
- Explique como esse produto é utilizado pelas pessoas.
- Proponha uma ação sustentável que poderia ser realizada no descarte final desse produto ou de sua embalagem.
- Elabore um desenho representando as etapas de produção, transporte e consumo do produto que você escolheu. Crie textos curtos para acompanhar cada etapa.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Identifico recursos naturais usados na produção de alguns produtos? |
b) Reconheço que o ciclo de produção de uma mercadoria envolve várias atividades de trabalho? |
c) Identifico diferentes tipos de transporte usados no deslocamento de mercadorias? |
d) Proponho ações relacionadas ao consumo consciente? |
e) Explico o que é escambo? |
f) Identifico diversos produtos utilizados como moeda em outros tempos por diferentes povos? |
g) Listo as rotas comerciais criadas pelos povos antigos? |
148
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 11 e 12
Qual é a importância dos meios de comunicação na vida das pessoas no campo e na cidade em diferentes tempos?
CAPÍTULO 11. Mudanças nos meios de comunicação
Diversos pesquisadores têm formulado hipóteses sobre o surgimento da linguagem humana.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Primeiros seres humanos
Supõe-se que a primeira linguagem humana tenha sido mais gestual do que oral. A fala, como os gritos de outros primatas, devia tão somente acompanhar os gestos. [...]
Com a linguagem [oral] humana, os comportamentos aprendidos individualmente puderam ser transmitidos aos outros indivíduos e às gerações sucessivas. A par disso, cresceu enormemente a malha de informações comuns ao grupo, multiplicando suas possibilidades de sobrevivência.
FONTE: Como, quando e por que o ser humano passou a falar? Revista Superinteressante, 31 dez. 1988. Disponível em: http://fdnc.io/frT. Acesso em: 15 mar. 2021.
2. Localize e retire informações do texto para responder às questões.
- Qual foi a primeira forma de linguagem humana?
- Qual foi a importância da linguagem oral humana?
Boxe complementar:
Você sabia?
Alguns pesquisadores acreditam que a linguagem oral foi criada há cerca de 50 mil anos. Outros, porém, acreditam que essa linguagem pode ter sido criada há 500 mil anos pelos neandertais, antepassados dos seres humanos que viveram na Europa e na Ásia. Seus vestígios mostram que o corpo dos neandertais estava adaptado para respirar e emitir sons.
Fim do complemento.
149
Aedos e griôs
Em diversos povos antigos e atuais, há pessoas que transmitem oralmente conhecimentos e informações para a comunidade. Conheça dois exemplos.
1. Quando solicitado, leia um dos textos em voz alta.
Aedos
Aedo era o nome dado aos artistas gregos antigos que compunham e cantavam histórias para diversas plateias há cerca de 2.800 anos.
LEGENDA: Forminx, instrumento utilizado pelos aedos para contar histórias há 2.800 anos. FIM DA LEGENDA.
Griôs
Em vários países africanos, há centenas de anos, griô era o nome dado a pessoas sábias responsáveis por transmitir oralmente a história e os conhecimentos de seus antepassados.
LEGENDA: Gravura que representa um griô do Mali, publicada no livro O mundo é cidades e pessoas (tradução dos autores), de cerca de 1890. FIM DA LEGENDA.
2. Interprete e relacione as informações do texto sobre os aedos para responder às perguntas.
- Onde eles viveram?
- Em que época eles viveram?
- O que eles compunham e a quem apresentavam?
3. Agora, responda às questões sobre os griôs.
- Onde eles viviam?
- Em que época?
- O que faziam?
4. Cite uma semelhança e uma diferença entre os aedos e os griôs.
150
Dos copistas à tipografia
Além da transmissão oral, os conhecimentos e as informações também podem ser transmitidos por meio da escrita.
Há cerca de mil anos, na Europa, a produção escrita era realizada manualmente pelos copistas. Eles costumavam usar penas de ganso e tinta para produzir registros chamados de manuscritos.
LEGENDA: Gravura do ano mil que representa monges copistas europeus. FIM DA LEGENDA.
A produção de manuscritos era longa e demorada, e, por isso, havia uma pequena quantidade de livros. Esses livros eram destinados apenas a uma pequena parcela da sociedade.
Em 1447, o inventor alemão Johannes Gutenberg desenvolveu uma forma de produção de documentos escritos chamada tipografia ou imprensa. A invenção da imprensa permitiu maior rapidez na produção de livros, que aumentaram muito em quantidade.
151
Da Acta Diurna ao jornal digital
A Acta Diurna, desenvolvida pelos governantes romanos há cerca de 2 mil anos, é um dos registros escritos mais antigos utilizados para transmitir notícias. Trata-se de um conjunto de grandes placas brancas, geralmente expostas em locais públicos, que apresentavam informações sociais e políticas, como no detalhe destacado na fotografia a seguir.
LEGENDA: Detalhe de Acta Diurna gravada em pedra há cerca de 2 mil anos e conservada no Museu da Civilização Romana, na Itália. FIM DA LEGENDA.
1. Qual era a função do documento Acta Diurna?
2. Em que material esse documento foi registrado?
3. Há quanto tempo esse documento foi elaborado?
4. Onde ele está conservado?
5. O professor vai organizar uma conversa coletiva sobre a questão: é importante conservar esse tipo de documento? Por quê?
6. Você e os colegas vão produzir folhas escritas semelhantes às Actas Diurnas. Para isso, sigam as orientações a seguir.
- Pensem em algo que tenha acontecido ou que ocorra em sua localidade (uma comemoração, um problema do dia a dia, entre outras).
- Escrevam sobre esse tema e deem um título para essa notícia.
- Reproduzam o texto em uma folha avulsa grande.
- Escolham um local adequado para afixar a folha. Por que vocês escolheram esse local?
152
Explorar fonte histórica escrita
Com a invenção da imprensa, as informações escritas passaram a ser divulgadas em grande escala. Os jornais, porém, só se tornaram o principal meio de transmissão de notícias há cerca de 200 anos, como no caso do jornal Gazeta do Rio de Janeiro.
LEGENDA: Primeira página do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, publicado em Londres, em 10 de setembro de 1808. FIM DA LEGENDA.
- Sobre a primeira página do jornal reproduzido acima, registre as informações solicitadas a seguir.
- Nome do jornal, local, dia da semana e data completa de sua publicação.
- O jornal era colorido ou em preto e branco?
- As notícias divulgadas nessa página referiam-se ao Brasil ou a outros países?
153
Há duzentos anos, os jornais eram impressos apenas em preto e branco e com poucas ilustrações.
Atualmente, a maioria dos jornais é feita em várias cores e traz diversos tipos de imagem, como fotografias, gráficos e ilustrações.
Além da versão impressa, hoje os jornais também podem ser lidos em computadores, smartphones e tablets. Existem também sites de notícias que não têm versões impressas e podem ser acessados apenas pela internet.
LEGENDA: Revistas e jornais em diversos formatos. FIM DA LEGENDA.
- Classifique as características dos jornais como “há duzentos anos” ou “atualmente”.
- Apenas em papel.
- Em papel e em formato digital.
- Várias cores.
- Apenas em preto e branco.
- Poucas imagens.
- Muitas imagens.
- Você costuma ler jornal? Se sim, em formato de papel ou digital?
154
O rádio
A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 1922. Nas décadas de 1930 e 1940, o rádio passou a ser um dos principais meios de comunicação no país. Por meio dos programas de rádio, os ouvintes tinham acesso a radionovelas, notícias, entre outros.
A letra da canção a seguir trata da presença do rádio na vida dos brasileiros.
1. Quando solicitado, leia em voz alta um trecho da letra de canção.
Cantoras do rádio
Nós somos as cantoras do rádio
Levamos a vida a cantar
De noite embalamos teu sono
De manhã nós vamos te acordar
Nós somos as cantoras do rádio
Nossas canções cruzando o espaço azul
Vão reunindo num grande abraço
Corações de Norte a Sul.
FONTE: Alberto Ribeiro, João de Barro e Lamartine Babo. Cantoras do rádio. Interpretado por Carmen Miranda e Aurora Miranda no filme Alô Carnaval. Direção: Adhemar Gonzaga. Odeon, Brasil, 1936.
2. Localize e retire da letra da canção dois trechos que mostram a presença do rádio na vida dos brasileiros na década de 1930.
Boxe complementar:
Você sabia?
Em junho de 1900, o brasileiro Roberto Landell de Moura, que vivia no interior de São Paulo, testou com sucesso aparelhos que transmitiam sons sem fio, por meio das ondas de rádio. Por isso, alguns pesquisadores o consideram como o inventor do rádio.
Contudo, na maioria dos países se considera o italiano Guglielmo Marconi o inventor do rádio.
Fim do complemento.
155
Nas décadas de 1940 e 1950, as emissoras de rádio transmitiam diferentes tipos de programa, entre os quais se destacavam os citados abaixo.
3. O professor dividirá a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por criar um programa de rádio. Sigam os passos abaixo.
- Definam o tipo de programa.
- Façam um rascunho do que será narrado.
- Deem um nome ao programa.
- Produzam efeitos sonoros para ser usados.
- No dia combinado, apresentem os programas para os colegas.
4. O rádio continua sendo utilizado por muitos brasileiros. Você ou as pessoas com quem você convive costumam ouvir rádio? Se sim, que tipos de programa?
5. Com a ajuda do professor, vocês vão organizar um levantamento sobre as principais emissoras de rádio que podem ser sintonizadas na localidade em que vocês vivem. Depois, o professor dividirá a turma em grupos.
- Cada grupo ficará responsável por uma emissora e deverá registrar o nome da emissora, o tipo de frequência em que atua (AM ou FM), o dial (número) em que transmitem, o tipo de música que mais tocam e os programas mais ouvidos.
- No dia combinado, os grupos deverão utilizar cartazes ou meios digitais para expor as suas descobertas para os colegas.
156
A televisão
No Brasil, as primeiras transmissões de televisão começaram em 1950. Nessa época, porém, poucos brasileiros tinham condições econômicas de comprar um aparelho televisor.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Os televizinhos
Não somente na estreia, mas por um bom período de tempo, as pessoas se reuniam coletivamente em torno dos poucos aparelhos de televisão [...]. Primeiro foram as concentrações em locais públicos e depois o fenômeno que ficou conhecido como “televizinho”, que consistia em reunir várias famílias de um mesmo bairro ou de uma mesma rua, no final da tarde e à noite, para assistir à televisão.
FONTE: José Carlos de Oliveira Torves. TVE-RS: governos × conselho deliberativo. Um estudo das operações ideológicas no comando da emissora. 2006, 155 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2006. p. 24-25.
LEGENDA: Família assistindo à televisão no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1950. FIM DA LEGENDA.
2. Segundo o texto, o que era o televizinho?
3. De acordo com o que você aprendeu, por que essa forma de assistir à televisão foi muito utilizada na década de 1950?
157
As mudanças no acesso dos brasileiros aos aparelhos de televisão podem ser representadas em um gráfico como o seguinte.
Fonte: Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad). Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
4. De acordo com o gráfico, o acesso dos brasileiros aos televisores mudou entre 1950 e 2018? Explique.
5. A televisão está presente no seu dia a dia? Sobre essa presença, responda às questões abaixo.
- Em que período(s) do dia você costuma ver televisão?
- A que tipos de programa você costuma assistir?
6. Conte aos colegas como é a presença da televisão no seu dia a dia.
7. Converse com um adulto de sua convivência e faça as seguintes perguntas a ele.
- Qual é seu nome e sua idade?
- Em que horário você assiste à televisão?
- A que tipos de programa você costuma assistir?
- Conte para os colegas as suas descobertas.
158
A Internet no cotidiano de crianças e adolescentes
O uso da internet no Brasil é pesquisado por diversos órgãos, como o Comitê Gestor da Internet, por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Informação, responsável pelos dados a seguir.
Fonte: Crianças e adolescentes conectados ajudam os pais a usar a internet, revela TIC Kids Online Brasil. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 23 jun. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/frY. Acesso em: 15 mar. 2021.
159
1. Que elementos da pesquisa indicam aspectos no uso da internet por crianças e adolescentes que precisam ser melhorados? Explique.
2. E você, como acessa a internet? Você costuma ficar conectado por muito tempo?
160
CAPÍTULO 12. Comunicação e formas de relação entre o espaço rural e o urbano
Os meios de transporte e de comunicação permitem a interligação entre diversos espaços geográficos. Entre o campo e a cidade, por exemplo, esses meios possibilitam a troca de produtos e de serviços, como os de saúde e de educação, entre outros.
Os meios de transporte e de comunicação auxiliam no desenvolvimento e na interligação das atividades realizadas no espaço rural e no espaço urbano.
1. Observe a representação.
FONTE: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos.
161
- Liste os meios de transporte e de comunicação representados na imagem.
- Se no espaço representado na imagem um morador do campo fosse adquirir um produto na cidade, que meio de transporte ele poderia utilizar?
- Se essa pessoa precisasse adquirir o produto sem sair de casa, como ela poderia fazer?
2. Qual é a importância dos meios de transporte e de comunicação?
3. O que os meios de transporte e de comunicação permitem que ocorra entre o campo e a cidade?
4. Quais são os meios de transporte e de comunicação que você mais observa no lugar onde você vive?
5. Entre os meios de comunicação representados a seguir, escreva o nome daquele que você mais utiliza em seu dia a dia.
FONTE: Os objetos estão representados sem escala e proporção entre si.
6. Entre os meios de transporte representados a seguir, escreva o nome daquele que você mais utiliza em seu dia a dia.
FONTE: Os objetos estão representados sem escala e proporção entre si.
7. Apresente as respostas das atividades 5 e 6 para o professor registrá-las na lousa.
162
Cartografando
Leia e interprete os gráficos.
FONTE: Os dados dos gráficos são fictícios, com finalidade didática.
- O que os gráficos representam?
- Quais foram os meios de comunicação e de transporte mais utilizados pelos alunos?
- Quais são os meios de comunicação e de transporte mais utilizados pelos alunos de sua sala de aula?
163
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Projeto-piloto leva internet a quem vive no campo
Santa Catarina investe R$ 5,5 milhões para levar internet ao meio rural. Já em fase final, o Projeto-piloto em Comunidades Rurais Digitais atende onze municípios com a instalação de antenas repetidoras de sinal de internet e telefonia móvel. Em Bocaina do Sul, na serra catarinense, o sistema já está funcionando e transformando a vida dos agricultores de oito comunidades rurais. [...]
O sinal de internet e telefonia permite que os cidadãos tenham acesso a inúmeros serviços, como: comércio eletrônico, ensino a distância, turismo rural, entre outros. Além da oportunidade de inclusão digital e de inclusão social para as comunidades rurais. [...]
FONTE: Projeto-piloto do governo do Estado leva internet ao meio rural catarinense. Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, 18 abr. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fs1. Acesso em: 27 abr. 2021.
LEGENDA: Torres e antenas de telefonia em área rural do município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Registre as palavras da notícia cujo significado você desconhecia.
- De acordo com a notícia, quais tecnologias de comunicação foram instaladas em alguns espaços rurais do estado de Santa Catarina?
- Como o acesso a esses meios de comunicação tem favorecido os produtores rurais dos municípios?
- Quantos municípios do estado tinham sido beneficiados com essa nova infraestrutura ligada aos serviços de comunicação?
164
Cartografando
Observe e interprete a planta cartográfica que representa parte do espaço urbano e do espaço rural de um município.
- A mãe de Elisa costuma comprar o jornal na banca de jornal. A banca se encontra em qual direção em relação à moradia de Elisa?
- O pai de Elisa trabalha no hospital. O hospital está localizado em qual direção em relação à moradia de Elisa?
165
- Em sua moradia, André realiza pesquisas para a escola pela internet. A escola se localiza em qual direção em relação à moradia de André?
- O pai de André utiliza o telefone celular para se comunicar com os compradores dos produtos de seu sítio. A antena de telefonia celular está localizada em qual direção da casa de André?
166
A integração entre o espaço urbano e o espaço rural
O município é composto de um espaço urbano, chamado cidade, e de um espaço rural, denominado campo.
Algumas atividades realizadas no espaço urbano têm relação com as atividades praticadas no espaço rural e vice-versa.
Grande parte do que é produzido no espaço rural é consumido no espaço urbano.
No espaço urbano, vendem-se inúmeros produtos que são utilizados no espaço rural.
Assim, pode-se dizer que o espaço urbano e o espaço rural se complementam.
1. Explique a relação existente entre o espaço rural e o espaço urbano em cada um dos exemplos apresentados.
167
2. Observe as fotografias.
LEGENDA: Vista de plantação de soja no município de Vilhena, no estado de Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Interior do mercado municipal de Curitiba, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comércio no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Escolha uma fotografia de espaço urbano e outra de espaço rural e explique a relação que existe entre o que elas retratam.
- De acordo com a atividade anterior, explique por que podemos afirmar que existe uma interdependência entre o espaço rural e o espaço urbano dos municípios.
168
Do campo para a cidade, da cidade para o campo
Um livro é resultado do trabalho de diferentes pessoas, como autores, editores, ilustradores e outros profissionais. A confecção de um livro é feita, geralmente, em indústrias localizadas no espaço urbano.
Os livros são feitos de papel. Você sabe de onde vem o papel? Para descobrir, observe as imagens na sequência indicada e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.
169
Como você observou, a matéria-prima do papel é obtida no campo e depois encaminhada às indústrias. Os livros são vendidos em estabelecimentos localizados nas cidades e podem ser utilizados pelos moradores do espaço urbano e do espaço rural.
1. A matéria-prima do papel é obtida a partir do cultivo de árvores, como o eucalipto. Esse cultivo geralmente ocorre no espaço urbano ou no espaço rural?
2. As gráficas que produzem os livros se localizam geralmente em qual espaço?
3. Os livros são vendidos em livrarias e em outros estabelecimentos comerciais. Onde geralmente se localizam as livrarias e os demais estabelecimentos comerciais?
4. Onde moram as pessoas que leem os livros?
170
População rural e população urbana no Brasil
No Brasil, você sabe quantas pessoas vivem no campo e quantas pessoas vivem em cidades?
- Leia a tabela sobre a distribuição da população brasileira entre 1960 e 2015.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Brasil: população urbana, rural e total (1960-2015)
Ano
População urbana
População rural
População total
1960
32.004.817
38.987.526
70.992.343
1970
52.904.744
41.603.839
94.508.583
1980
82.013.375
39.137.198
121.150.573
1991
110.875.826
36.041.633
146.917.459
2000
137.755.550
31.835.143
169.590.693
2010
160.925.792
29.830.007
190.755.799
2015
173.566.000
31.294.000
204.860.000
FONTE: Fontes: IBGE. Sinopse do censo demográfico de 2010. Disponível em: http://fdnc.io/3Nf. IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2015. Quadro 1.1. Disponível em: http://fdnc.io/fs5. Acessos em: 27 abr. 2021.
- No Brasil, em 1960, havia mais pessoas morando no espaço rural ou no espaço urbano?
- Em que ano a população urbana se tornou maior que a população rural no Brasil?
- O que ocorreu com a população rural brasileira entre 1970 e 2015?
171
Boxe complementar:
Você sabia?
A migração de um grande número de habitantes do espaço rural para o espaço urbano é chamada êxodo rural. Veja alguns dos principais motivos do êxodo rural que ocorreu no Brasil nas últimas décadas.
- O uso de máquinas no campo, como semeadeiras e colheitadeiras, fez com que o trabalho manual fosse reduzido, aumentando o desemprego rural.
- Grandes e médios proprietários de terras compraram pequenas propriedades, contribuindo para que famílias saíssem do campo e fossem viver em cidades.
Em diversos casos, os moradores do campo se mudam para as cidades com pouco dinheiro, na busca de melhores condições de vida, como trabalhos mais bem remunerados e maior acesso aos serviços de saúde e educação. Muitas vezes, porém, a melhora não acontece, fazendo com que essas pessoas vivam em condições precárias.
LEGENDA: Pequena propriedade rural no município de Santa Maria de Jetibá, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Semeadeira em área rural no município de Cambé, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
172
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou algumas mudanças nos meios de comunicação ao longo do tempo e percebeu a importância deles e de outros elementos na integração entre o campo e a cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Copie e complete o quadro com as frases que se
referem
a cada grupo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Griôs
Aedos
- Viveram na África.
- Viveram há 2.800 anos.
- Viveram na Grécia.
- Desde centenas de anos até atualmente.
- Compunham cantigas e as executavam coletivamente.
- Transmitiam os conhecimentos oralmente.
- Sobre as Actas Diurnas, responda às questões.
- Quais informações elas apresentavam?
- Onde elas eram expostas?
- Por que foi importante a preservação desse tipo de documento?
- Sobre a produção de livros, classifique as informações abaixo em antes ou depois da invenção da tipografia.
Maior quantidade de livros.
Pequena quantidade de livros.
Produção longa e demorada.
Maior rapidez na produção de livros.
173
- Identifique a relação que as fotografias representam entre o espaço do campo e o espaço da cidade.
- A produção mostrada na fotografia A costuma acontecer no campo ou na cidade?
- O produto fabricado na fotografia A está sendo utilizado na fotografia B por um trabalhador no campo ou na cidade?
- Considerando a circulação de pessoas e de mercadorias, crie um texto sobre diferentes formas de integração entre os espaços rurais e urbanos.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens
a) Reconheço que o espaço urbano e o espaço rural são interligados?
b) Reconheço diferentes meios de comunicação e de transporte utilizados na integração entre o espaço rural e o espaço urbano?
c) Identifico algumas formas de expressão pela linguagem oral?
d) Comparo a produção de livros antes e depois da invenção da tipografia?
e) Reconheço a presença do rádio e da televisão na vida dos brasileiros em diferentes tempos?