174

UNIDADE 4. Migração e diversidade cultural

Imagem: Fotografia. No centro, pessoa com fantasia em formato de boi preto. Atrás, várias pessoas com fantasias coloridas estão dançando. Ao fundo, uma multidão em uma arquibancada. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação do grupo de Boi Bumbá Caprichoso, durante o Festival de Folclore de Parintins, no município de Parintins, no estado do Amazonas, em 2019. O Boi Bumbá é uma manifestação cultural com influências das culturas indígenas, europeias e africanas. FIM DA LEGENDA.

175

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. O Boi Bumbá é resultado da contribuição de quais culturas?
  1. Na localidade onde você vive, há danças de influências indígenas, europeias ou africanas? Se sim, quais?

Fim do complemento.

176

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

Como as formas de organização territorial e cultural dos indígenas e dos afrodescendentes mudaram ao longo do tempo?

CAPÍTULO 13. Indígenas, europeus e africanos

Cada povo tem formas próprias de organizar o território em que vive. Os povos indígenas que viviam há cerca de quinhentos anos no atual território brasileiro utilizavam elementos naturais para delimitar seus territórios.

Territórios indígenas

Os índios abriam suas roças, seus caminhos de caça e as trilhas para visitar outras aldeias. Quando o solo ou a caça se esgotavam, abriam caminhos em outras direções; mas conservavam de alguma forma os lugares das antigas moradas e os cemitérios em que enterravam seus mortos [...] que assinalavam a área de ocupação de cada grupo.

Fronteiras naturais, como serras, rios etc., demarcavam os territórios, que também iam sendo conquistados e disputados com povos vizinhos.

FONTE: Virgínia Valadão. Terra e território. Em: Ministério da Educação. Índios do Brasil 2. Brasília: MEC/SEED/SEF, 2001. p. 82-83.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

1. Faça um desenho representando os elementos naturais que costumavam demarcar os limites dos territórios indígenas há cerca de quinhentos anos.

Imagem: Fotografia. Urnas sujas de terra e dentro de um buraco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Urnas funerárias em cemitério indígena na Amazônia, datadas de cerca de 500 anos. FIM DA LEGENDA.

177

Alguns povos indígenas, como os tupinambás, que viviam no litoral do atual Brasil, construíam fortificações ao redor de suas aldeias, como a representada no livro de Hans Staden, Viagem ao Brasil, publicado pela primeira vez em 1557.

Imagem: Gravura em preto e branco. No centro há quatro ocas extensas formando um quadrado. Em volta há uma cerca redonda de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura representando uma aldeia tupinambá, publicada no livro Viagem ao Brasil, de Hans Staden, de 1557. FIM DA LEGENDA.

2. Como os indígenas tupinambás protegiam suas aldeias?

3. Em suas aldeias, os tupinambás tinham suas próprias formas de liderança. Leia o texto.

A liderança

O chefe de cada aldeia indígena [...] trabalhava como os outros [...] do seu grupo, e seu poder de liderança era exercido durante as reuniões, nos períodos de guerra ou em situações de calamidade .

FONTE: Maria Cristina Mineiro Scatamacchia. Encontro de culturas. São Paulo: Atual, 1994. p. 20.

178

Indígenas e portugueses

A partir de 1500, alguns territórios ocupados pelos indígenas foram conquistados pelos portugueses, que vieram em busca de produtos que poderiam ser comercializados na Europa.

Nessa época, os portugueses e outros europeus estavam viajando a diversos continentes em busca de especiarias – principalmente canela, cravo, pimenta, gengibre e noz-moscada –, utilizadas para temperar e conservar os alimentos, sobretudo as carnes, que estragavam facilmente.

Em 1500, o rei de Portugal organizou uma expedição comandada por Pedro Álvares Cabral, cuja rota está representada no mapa.

Imagem: Mapa. Rota de Pedro Álvares Cabral (1500).  Rota de Cabral: partiu de Lisboa, passou por Cabo Verde, Porto Seguro, Melinde e chegou em Calicute. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 1.310 km. No canto superior esquerdo, mapa-múndi com destaque para a região descrita.  Fim da imagem.

Fonte: José Jobson de Andrade Arruda. Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 2002. p. 19.

179

Explorar fonte histórica escrita

A viagem de Cabral foi registrada pelo escrivão Pero Vaz de Caminha em uma carta enviada ao rei de Portugal. Nessa carta, ele apresenta a primeira visão que os portugueses tiveram dos indígenas.

Primeira visão sobre os indígenas

[...] Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito [...].

Andam nus, sem nenhuma cobertura. [...]

Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, confeitos, fartéis, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada daquilo; e, se alguma coisa provaram, logo a lançaram fora. [...]

FONTE: A Carta de Pero Vaz de Caminha. Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: http://fdnc.io/fs8. Acesso em: 20 dez. 2020.

  1. Os portugueses estranharam os indígenas? Explique.

    2. Imagine que você foi um dos indígenas que presenciou a chegada dos portugueses em 1500. Elabore uma produção escrita em forma de carta ao líder da sua aldeia contando como foi esse encontro, refletindo sobre as questões a seguir.

    • Você teria estranhado a vestimenta dos europeus?
    • Que tipo de alimento você poderia ter oferecido aos europeus?
    • Como você se sentiria com a chegada de um povo novo às suas terras?
Imagem: Fotografia. Praia com água em tons de verde. Em volta há vegetação e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do litoral no município de Porto Seguro, no estado da Bahia, em 2018. Porto Seguro foi o local onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez no Brasil, em 1500. FIM DA LEGENDA.

180

Indígenas fugindo da dominação

Alguns povos indígenas que viviam no litoral do atual Brasil enfrentaram os portugueses que invadiram suas terras a partir dos anos 1500. Outros povos fugiram para o interior para escapar da dominação portuguesa.

Um padre registrou o relato de tupinambás que, em 1580, teriam fugido do interior do território que hoje corresponde ao estado de Pernambuco. Os indígenas se deslocaram por muitos anos até se estabelecerem no território do atual estado do Maranhão.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Migração tupinambá, 1580

Faziam pequenas viagens por dia por causa dos mais fracos da sua comitiva. Durante a viagem, os membros desta grande comitiva alimentavam-se somente de raízes que extraíam da terra, de frutos de árvores, de peixes que apanhavam, de pássaros e de outras espécies de animais que agarravam, com farinha, que traziam, e onde lhes faltou esta, aí ficaram para plantar mandioca, e se demoraram até que pudessem fabricar farinha .

FONTE: Claude D’Abbeville. História da missão dos padres capuchinhos na Ilha do Maranhão e circunvizinhanças. São Paulo: Siciliano, 2002. p. 93

Imagem: Gravura em preto e branco. Na parte inferior, uma cerca de madeira em volta de ocas. No centro há homens indígenas carregando toras de madeira nas costas e mulheres indígenas com bebês pendurados nas costas e agachadas em uma plantação. Ao lado, um homem está ajoelhado na frente de uma cruz e com as mãos unidas na frente do corpo. Na parte superior, árvores e o sol no céu. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de gravura que representa os tupinambás colhendo mandioca, publicada no livro Viagem ao Brasil, de Hans Staden, de 1557. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Gravura em preto e branco. Homens indígenas segurando arcos e flechas em um rio com peixes grandes. Ao fundo, árvores e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura que representa os tupinambás pescando, publicada no livro Viagem ao Brasil, de Hans Staden, de 1557. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire informações do texto para elaborar uma produção escrita em forma de história em quadrinhos com diálogos e imagens que representem a migração dos tupinambás em 1580.

181

Explorar fonte histórica visual

Imagens como gravuras, pinturas e ilustrações permitem conhecer o modo de vida de povos que viveram em outros tempos.

Observe as gravuras reproduzidas abaixo.

Imagem: Gravura A. Dois indígenas com adereços no rosto. Um deles está pelado e o outro com penas na cabeça e nas costas. Ao fundo, plantas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura que representa dois chefes tupinambás, publicada no livro Viagem ao Brasil, de Hans Staden, de 1557. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Gravura B. Dois homens brancos com armaduras e roupas coloridas estão segurando armas sobre os ombros. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de gravura de Theodore de Bry, de 1594, que representa soldados europeus na América em 1492. FIM DA LEGENDA.

  1. Que grupo social foi representado na gravura A? E na gravura B?
  1. Nas gravuras, os personagens representados usavam o mesmo tipo de arma?
  1. As duas gravuras foram elaboradas no século XVI, que vai de 1501 a 1600. Sobre isso, leia o texto.

    Simultaneidade

    [...] a simultaneidade temporal, que permite ao/a aluno/a perceber que existem coisas que acontecem ao mesmo tempo [...].

    FONTE: Maria Aparecida Bergamaschi. O tempo histórico nas primeiras séries do Ensino Fundamental. 23ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://fdnc.io/fsb. Acesso em: 10 mar. 2021.

    1. As duas gravuras foram feitas no mesmo século. Isso pode ser considerado um tipo de simultaneidade?
    1. Você incorporou ao seu vocabulário a palavra simultaneidade. Agora, escreva uma frase usando essa palavra e comente-a com os colegas.

182

Da África para o Brasil

Há cerca de quinhentos anos, viviam no continente africano diversos povos, que possuíam diferentes modos de vida, como os descritos a seguir.

1. Quando solicitado, leia um dos textos em voz alta.

Reinos do Gana, do Mali e de Songhai

Esses reinos eram favorecidos por terem acesso e controle dos bens mais valorizados no norte do continente: o ouro e o sal. [...]

Imagem: Fotografia. No centro, construção com formato de pirâmide e nas paredes há estacas. Atrás há construções de tijolos e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Mesquita de Timbuctu, no atual Mali, na África, em 2016. A mesquita foi fundada em 989, na época do Reino do Mali, e mais tarde ali também funcionou uma universidade. FIM DA LEGENDA.

Reino do Congo

Nesse reino, moravam povos que viviam da atividade agrícola e também comercializavam diversos produtos com grupos de outras regiões. [...]

Reino do Zimbábue

Entre os séculos XIII e XV, extraía-se de lá ouro, cobre e ferro, que cruzavam o Oceano Índico para serem comercializados.

FONTE: Mônica Lima. Reinos da África. Ciência Hoje das Crianças, 6 dez. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fsc. Acesso em: 10 mar. 2021.

2. Relacione as informações dos textos para responder às questões.

  1. Qual dos povos citados praticava a agricultura?
  1. Quais povos realizavam o comércio?

183

Migração forçada

O modo de vida de alguns povos africanos foi muito alterado após a chegada dos portugueses à África, o que ocorreu há cerca de 500 anos. Inicialmente, os portugueses buscavam comercializar produtos como ouro e marfim. Mais tarde, eles intensificaram a busca por seres humanos para escravizar no continente africano.

Os africanos resistiram à escravização por meio de revoltas e fugas. Porém, milhões deles foram levados à força para outros locais, entre os quais, o Brasil, e realizaram, assim, uma migração forçada.

Imagem: Mapa. Migração forçada de africanos escravizados há 400 anos.  Ponto de partida: São Jorge da Mina (África). Ponto de chegada: Salvador (Brasil).  Ponto de partida: Lagos (África). Ponto de chegada: Salvador (Brasil). Ponto de partida: São Paulo de Luanda (África). Ponto de chegada: Recife e Rio de Janeiro (Brasil). Ponto de partida: Benguela (África). Ponto de chegada: Rio de Janeiro (Brasil). Ponto de partida: Moçambique (África). Ponto de chegada: Rio de Janeiro (Brasil).  No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 1.1680 km. No canto superior esquerdo, mapa-múndi com destaque para a região descrita.  Fim da imagem.

Fonte: José Jobson de Andrade Arruda. Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 2007. p. 38.

3. Copie o modelo do quadro abaixo e complete-o com informações sobre as migrações forçadas dos africanos escravizados.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Local de saída na África

Local de chegada no Brasil

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

4. Com a ajuda de um adulto, escolha um dos locais de saída dos africanos escravizados e investigue em jornais, livros ou na internet informações sobre esse local atualmente. Procure descobrir o país a que pertence, as principais atividades econômicas desenvolvidas nele e o tipo de governo vigente.

184

Influências culturais indígenas e africanas

A cultura dos povos indígenas está presente em diversos aspectos do modo de vida atual dos brasileiros.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Influências indígenas

A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e derivados (farinha de mandioca e polvilho, por exemplo). [...] As frutas, como cupuaçu, graviola, açaí, caju e buriti, eram muito consumidas por esses povos. [...]

Muitas palavras de origem indígena, principalmente derivadas do tupi-guarani, fazem parte do nosso vocabulário cotidiano. Várias delas são ligadas a alimentos, plantas e animais, como abacaxi, mandioca, tatu [...].

Objetos desenvolvidos por povos indígenas são muito comuns no dia a dia da população de várias cidades brasileiras. As redes, canoas, jangadas, armadilhas de caça e pesca e instrumentos musicais são alguns deles. O artesanato e o uso de utensílios feitos de barro e palha, como vassouras e vasilhas, também são muito utilizados. [...]

Os índios [...] criaram um método de plantio e colheita ainda muito utilizado por pequenos agricultores. Eles também usavam as posições dos astros no céu para orientar os calendários agrícolas, sabendo qual o momento certo de plantar cada alimento.

FONTE: Letícia Yasbek. A influência dos índios na cultura brasileira. Revista Recreio, 25 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fse. Acesso em: 10 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Cupuaçu, fruto arredondado e marrom. Na frente há duas metades cortadas e o interior é branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Cupuaçu, fruto típico da Amazônia, usado para fabricar doces, sorvetes e sucos. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire do texto informações sobre dois exemplos de influências indígenas presentes nos seguintes aspectos da cultura brasileira atual.

  1. Culinária.
  1. Língua.
  1. Objetos.
  1. Saberes.

185

Boxe complementar:

Investigue

Você vai pesquisar informações sobre as populações indígenas brasileiras do passado e do presente e sobre alguns elementos da cultura desses povos no lugar onde vivem. A pesquisa será dividida em três partes.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Parte 1

Com a ajuda de um adulto, pesquise em livros, revistas ou na internet os seguintes dados sobre a população indígena brasileira.

  1. Quantos indígenas viviam, aproximadamente, onde hoje é o território brasileiro antes da chegada dos colonizadores portugueses.
  1. Quantos indígenas, aproximadamente, vivem hoje no Brasil.

    Converse com os colegas e o professor sobre as razões para a mudança no número dessa população ao longo desse período.

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

    Parte 2

    Com a ajuda de um adulto, pesquise em livros, revistas ou na internet exemplos dos seguintes aspectos.

  1. Hábitos comuns entre a população brasileira que sejam uma contribuição das culturas indígenas e que podem ser observados no lugar onde você vive.
  1. Objetos de origem indígena que costumam ser utilizados por uma pessoa ou por um grupo de pessoas no lugar onde você vive.

    Compartilhe suas descobertas com os colegas e o professor.

    Imagem: Fotografia. Cestos feito de palha e dois chocalhos de madeira. Fim da imagem.

    LEGENDA: Ilustração representando objetos de artesanato de povos indígenas. FIM DA LEGENDA.

    CRÉDITO: ORLY WANDERS

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    Parte 3

    Em uma folha avulsa, represente, por meio de um desenho, um hábito ou um objeto de origem indígena comum no lugar onde você vive.

    Escreva uma legenda para o desenho e não se esqueça de escrever seu nome na folha.

    Ao final, o professor vai organizar uma exposição da produção dos alunos.

Fim do complemento.

186

Diversos aspectos do modo de vida dos brasileiros também são influenciados pela cultura dos africanos e de seus descendentes.

Influências culturais africanas

Além do samba, que é o estilo brasileiro mais famoso no mundo, outros ritmos [e danças] também vieram da [...] África: Maracatu, [...] Moçambique. Além disso, muitos instrumentos musicais [...].

Imagem: Fotografia. Instrumento com dois cocos colados em um bastão. Ao lado há outro bastão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Agogô de casca de coco seco. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Instrumento semelhante a um tambor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cuíca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Atabaque grande e marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Atabaque. FIM DA LEGENDA.

O agogô, o atabaque e a cuíca, utilizados nos ritmos musicais brasileiros, são instrumentos de origem africana.

Ingredientes como o leite de coco, a pimenta malagueta [...] e o azeite de dendê não eram conhecidos nem usados no Brasil [...].

A capoeira, uma mistura de dança e luta, foi criada pelos [africanos escravizados] como uma estratégia de defesa. [...]

A maior parte das palavras que enriqueceram o vocabulário brasileiro vem do quimbundo, língua do povo banto. [...]

FONTE: Adriana Franzin. Você sabe qual é a importância da cultura negra para a história do Brasil? Portal EBC, 19 nov. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/fsg. Acesso em: 20 dez. 2020.

Imagem: Fotografia. Garrafas com líquido em tons de vermelho dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: Azeite de dendê, tempero de origem africana. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas dançando capoeira. Atrás há pessoas tocando instrumentos musicais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de capoeira no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas pimentas vermelhas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pimenta malagueta. FIM DA LEGENDA.

187

Boxe complementar:

Investigue

Agora, você vai saber mais sobre as influências culturais africanas presentes na cultura brasileira.

Observe as fotografias de alguns pratos de origem africana feitos no Brasil.

Imagem: Fotografia. Massa frita com recheio sobre um prato.  Fim da imagem.

LEGENDA: Acarajé. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Caldo marrom com folhas picadas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caruru. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Caldo branco com milho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mungunzá. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Caldo marrom com camarão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vatapá. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. O professor dividirá a turma em grupos. Cada grupo pesquisará em livros, enciclopédias ou na internet informações sobre um desses pratos e registrará no caderno as informações a seguir.
    1. Nome do prato e país de origem.
    1. Ingredientes e modo de fazer.

      Observação: IMPORTANTE: toda receita só deve ser feita com o auxílio de adultos, pois envolve perigo no uso de fogão e objetos cortantes. Fim da observação.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E na localidade onde você vive, há influências culturais africanas e de afrodescendentes na culinária, na música, em danças ou em outro aspecto? Se sim, em quais?

Fim do complemento.

188

CAPÍTULO 14. Territórios dos povos indígenas e comunidades quilombolas

Na atualidade, muitos descendentes de indígenas e africanos mantêm hábitos e tradições culturais herdados de seus antepassados.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Os povos indígenas que vivem no Brasil atual mantêm uma forte ligação com o território onde se encontram, e a sobrevivência deles depende, geralmente, da sua permanência em seus territórios.

No Brasil, em diversos municípios, existem as chamadas Terras Indígenas. As Terras Indígenas são territórios legalmente demarcados pelo governo federal, que tem a obrigação de protegê-las. Por lei, a demarcação de Terras Indígenas deve:

Imagem: Fotografia. Vista aérea de ocas formando um círculo sobre terreno plano. Em volta há muitas árvores e ao lado, uma estrada de terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte da Terra Indígena Aiha, do povo kalapalo, no município de Querência, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

189

Cartografando

O governo brasileiro e algumas instituições não governamentais desenvolvem ações para monitorar a situação das Terras Indígenas no Brasil. Uma dessas ações é o mapeamento dos territórios demarcados pelo governo federal.

Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: Terras Indígenas (2018). Grande concentração de Terras Indígenas na região Norte. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 410 km. Fim da imagem.

Fonte: Instituto Socioambiental. Terras Indígenas no Brasil – março 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fsk. Acesso em: 27 maio 2021.

  1. O que o mapa representa?
  1. Em quais unidades da federação existiam mais Terras Indígenas em 2018?
  1. No Brasil, a maior parte das Terras Indígenas estava localizada em áreas próximas ou distantes do litoral? Por que você acha que isso acontece?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você sabe se no lugar onde você vive há populações indígenas? Em caso afirmativo, conte aos colegas o que você sabe sobre esses povos.

190

Os desafios enfrentados nas Terras Indígenas

Os povos indígenas que têm suas terras demarcadas enfrentam, muitas vezes, a invasão de seus territórios por parte de populações não indígenas. Essas invasões ilegais são praticadas, geralmente, por empresas ou proprietários de terras com o objetivo de obter mais terras para a retirada de madeira e de minérios e para a prática da agricultura ou da pecuária. A intensa ocupação do entorno das Terras Indígenas também dificulta a manutenção dos modos de vida indígenas.

1. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia A. Vista aérea de terreno plano com poças d´água grandes e em volta há várias árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração ilegal de minério em Terra Indígena do povo munduruku, no município de Jacareacanga, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista aérea de uma floresta com o centro desmatado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desmatamento em Terra Indígena do povo uru-eu-wau-wau, no município de Jaru, no estado de Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

191

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Observe a representação feita por uma criança que vive na Terra Indígena 7 de Setembro, no estado de Rondônia. Nessa representação, a criança desenhou as atividades que ocorrem no entorno da Terra Indígena e que provocam impactos ambientais.

Imagem: Desenho. Na parte superior há uma oca ao lado de uma floresta e uma plantação. À direita há fogo e à esquerda, um caminhão com toras de madeira. Ao fundo, uma usina vazando água em direção a floresta. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação dos impactos ambientais no entorno da Terra Indígena 7 de Setembro, desenho de Luiz Weymilawa Suruí, 2013. FIM DA LEGENDA.

  1. De acordo com a representação, quais atividades têm ocorrido no entorno da Terra Indígena 7 de Setembro?
  1. Por que essas atividades podem causar impactos ambientais e comprometer os hábitos culturais do povo indígena que ali vive?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    3. Por que é importante que o governo e a sociedade fiscalizem as atividades que ocorrem no entorno das Terras Indígenas?

192

As comunidades quilombolas e seus territórios

Atualmente, existem mais de três mil comunidades remanescentes de quilombos no Brasil. Elas são chamadas de comunidades quilombolas e são formadas, principalmente, por afrodescendentes que mantêm forte relação com seus ancestrais e com os territórios tradicionalmente ocupados por eles.

Cada comunidade quilombola tem uma identidade própria e procura preservar seu modo de vida e suas características culturais.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

A comunidade quilombola de Capoeiras mantém forte suas raízes e tradições

Capoeiras é considerada a maior comunidade quilombola do estado [do Rio Grande do Norte] e está localizada na área rural de Macaíba, a 65 km de Natal. Atualmente, conta com 350 famílias em seu território. […]

A memória da comunidade é compartilhada, de maneira geral, a partir da oralidade , que vai sendo repassada de geração em geração. Os relatos dos moradores nos conta que a comunidade de Capoeiras foi formada ainda no século XIX por negros libertos oriundos da Serra do Martins, Vale do Açu, Ferreiro Torto e Engenho de Cunhaú. Antes da colonização, o território era ocupado por índios tupi. […]

Atualmente, seus habitantes vivem da agricultura de subsistência, da comercialização da mandioca e da fabricação de tijolos. [...] A comunidade também se orgulha de uma antiga tradição, a dança do pau-furado, um folguedo, onde só participam os homens da comunidade, e mistura o coco de roda com o jogo de capoeira. Somente nos anos de 1990 que a comunidade passou a se mobilizar para reivindicar o reconhecimento que ali era um remanescente de quilombo.

FONTE: Maior comunidade quilombola do RN, Capoeiras mantém forte suas raízes e tradições. Brasil de Fato, 27 nov. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fso.

Imagem: Fotografia. Casas ao lado de uma estrada de terra. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Comunidade Quilombola de Capoeiras, no município de Macaíba, no estado do Rio Grande do Norte, em 2020. FIM DA LEGENDA.

193

  1. De acordo com o texto, quantas famílias vivem na comunidade quilombola de Capoeiras?
  1. Elas vivem no espaço urbano ou rural do município de Macaíba, localizado no estado do Rio Grande do Norte?
  1. Como os moradores de Capoeiras costumam compartilhar as histórias da comunidade e suas memórias?
  1. Quem foram os primeiros moradores de Capoeiras?
  1. Quais são as principais fontes de sustento da comunidade quilombola de Capoeiras?
  1. Identifique uma manifestação cultural dessa comunidade quilombola.

Boxe complementar:

Você sabia?

Conquistando direitos

Existem comunidades quilombolas em quase todas as unidades federativas do Brasil, mas apenas uma pequena parcela dessas comunidades tem a posse coletiva do território garantida por lei.

Nos dias de hoje, é intensa a luta dessas comunidades pelo seu reconhecimento e pela conquista da posse das terras às quais têm direito. A proteção de seus territórios é vista como algo fundamental para a preservação de sua cultura.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de poucas casas sobre um terreno verde. Em volta há muitas árvores e uma estrada de terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Comunidade Quilombola Mutuca, no município de Nossa Senhora do Livramento, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

194

As comunidades quilombolas certificadas

No Brasil, por lei, as comunidades quilombolas têm direito à posse coletiva das terras que ocupam. O reconhecimento e a certificação dessas terras são realizados pela Fundação Palmares, que é um órgão do governo federal. Quando esse órgão certifica uma comunidade quilombola, as pessoas que lá vivem obtêm legalmente a posse coletiva de suas terras, nela podendo morar, plantar e desenvolver suas próprias atividades econômicas e culturais.

2. Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: número de comunidades quilombolas certificadas (2020).  De 0 a 150: AC, AM, RR, RO, AP, MT, TO, PI, CE, RN, PB, AL, SE, ES, RJ, DF, GO, MS, SP, PR, SC, RS.  De 151 a 300: PA, PE.  De 301 a 500: MG.  Mais de 500: MA, BA.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 360 km.  Fim da imagem.

Fonte: Palmares Fundação Cultural. Certificação quilombola . Disponível em: http://fdnc.io/3YS. Acesso em: 28 dez. 2020.

  1. O que são comunidades quilombolas certificadas?
  1. De acordo com o mapa, quais eram as duas unidades da federação com o maior número de comunidades quilombolas certificadas em 2020?
  1. Cite duas unidades da federação com os menores números de comunidades quilombolas em 2020.

195

Boxe complementar:

Investigue

  1. Para conhecer melhor os territórios dos povos indígenas e dos povos quilombolas da região ou unidade da federação onde você mora, a classe será dividida em dois grupos.

    Grupo 1: encarregado de investigar informações sobre a história, as atividades que desenvolvem e os desafios enfrentados por um povo que habite uma Terra Indígena na região ou unidade da federação onde vocês vivem.

    Grupo 2: encarregado de investigar informações sobre a história, as atividades desenvolvidas e os desafios de uma comunidade quilombola existente na região ou unidade da federação onde vocês estão.

    Imagem: Fotografia. Vasos marrons com arabescos claros. Fim da imagem.

    LEGENDA: Representação de objetos de cerâmica marajoara. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Cada grupo vai pesquisar informações em livros, revistas ou na internet sobre o seu tema. Caso forem utilizar a internet, consultem os sites das instituições indicadas abaixo.
    • Fundação Nacional do Índio.
    • Povos Indígenas do Brasil Mirim – Instituto Socioambiental.
    • Fundação Cultural Palmares.
    • Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira.
    1. Os grupos vão compartilhar suas descobertas para a classe produzir um texto coletivo. Criem um título para o texto que inclua o nome da Terra Indígena ou da comunidade quilombola estudada.

Fim do complemento.

196

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre algumas formas de organização territorial e cultural de indígenas e africanos há cerca de quinhentos anos e atualmente. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Observe as fotografias de alimentos incorporados aos hábitos alimentares dos brasileiros em decorrência da influência das culturas indígena e africana. Depois, copie e preencha a ficha a seguir sobre cada alimento.
Imagem: Fotografia A. Pimentas vermelhas empilhadas. Fim da imagem.

Fotografia A

Imagem: Fotografia B. Mandiocas empilhadas.  Fim da imagem.
  1. Fotografia B

2. Sobre os povos indígenas tupinambás que habitavam o Brasil há cerca de quinhentos anos, explique os aspectos a seguir.

  1. Suas formas de demarcação de territórios.
  1. Como os tupinambás protegiam suas aldeias.
  1. Como eram as formas de liderança nas aldeias.

    3. Sobre a migração forçada há cerca de quatrocentos anos, responda.

  1. De que continente as pessoas saíam?
  1. A que continente essas pessoas chegavam?
  1. Quais foram os motivos dessa migração forçada?
  1. Que formas de resistência eles utilizavam?

197

4. Leia os textos.

[...] Para os índios, a terra é um bem coletivo, destinada a produzir a satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade. Todos têm o direito de utilizar os recursos do meio ambiente, através da caça, pesca, coleta e agricultura. Nesse sentido, a propriedade privada não cabe na concepção indígena de terra e território. [...]

FONTE: Museu do Índio – Funai. Território indígena. Disponível em: http://fdnc.io/fsu. Acesso em: 29 abr. 2021.

Comunidades quilombolas são grupos com trajetória histórica própria, cuja origem se refere a diferentes situações [...]. Em todos os casos, o território é a base da reprodução física, social, econômica e cultural da coletividade.

FONTE: Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Disponível em: http://fdnc.io/fst. Acesso em: 29 abr. 2021.

198

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Quais foram os principais movimentos migratórios que ocorreram no Brasil em diferentes tempos e as influências culturais dos migrantes na cultura brasileira?

CAPÍTULO 15. Migrações no Brasil entre 1880 e 1940

Em diferentes tempos, pessoas de outros países migraram para o Brasil. Entre 1880 e 1940, por exemplo, essas migrações foram intensas, como os dados do gráfico informam.

Imagem: Gráfico de colunas. Brasil: países de origem dos imigrantes (1880-1940). No eixo vertical, o número de pessoas e no eixo horizontal, o país de origem. Os dados são aproximados.  Espanha: 580.000.  Japão: 200.000.  Itália: 1.400.000.  Alemanha: 170.000.  Portugal: 1.200.000.  Polônia: 50.000.   Rússia: 110.000.  Fim da imagem.

Fonte: Nicolau Sevcenko (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3, p. 233.

199

Explorar fonte histórica escrita

Algumas pessoas que migraram para o Brasil entre 1880 e 1940 registraram suas viagens por escrito.

Quando solicitado, leia em voz alta o relato escrito pelo italiano Luigi Toniazzo.

O navio

Como estávamos amontoados naquele navio, meu Deus, quando embarcaram outros passageiros! Naquele bendito vapor , éramos mais de 2.500 pessoas ocupando a terceira classe , apertados como sardinhas em latas.

FONTE: Zuleika Alvim. Imigrantes: a vida privada dos pobres do campo. Em: Nicolau Sevcenko (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3, p. 240.

Imagem: Cartaz. Na parte superior, a informação: LA VELOCE. Na parte inferior, ilustração de um navio com duas chaminés expelindo fumaça preta. Ao fundo, uma estrela vermelha.  Fim da imagem.

LEGENDA: La Veloce, detalhe de cartaz de propaganda de 1906. La Veloce era uma empresa italiana que transportava imigrantes para o Brasil. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto as seguintes informações sobre o relato escrito.
  1. Nome do autor do relato.
  1. País de origem.
  1. Meio de transporte utilizado.
  1. A viagem foi confortável? Explique.
Imagem: Ilustração. Folha pautada. Fim da imagem.
  1. Observe o cartaz de propaganda da empresa que fazia o transporte dos imigrantes italianos para o Brasil. Pelo cartaz, é possível saber que a viagem dos imigrantes seria como a descrita por Luigi Toniazzo? Explique.

200

Tempo, tempo...

Entre 1830 e 1880, o governo brasileiro organizou a vinda de imigrantes – principalmente italianos e alemães – para ocupar e povoar áreas específicas do Brasil, principalmente na porção sul do território.

Já no período entre 1880 e 1940, ocorreu uma diversificação na imigração para o Brasil. Os imigrantes, vindos de diferentes procedências, deixavam seus locais de origem por vários motivos: más condições de vida, guerras, conflitos ou perseguições políticas e religiosas no lugar onde viviam.

Imagem: Pintura. No centro, mulheres, crianças e idosos estão sentados e com malas em volta. As mulheres e meninas estão com panos na cabeça e vestido, os homens e meninos com chapéu e terno. Ao fundo, homens estão andando e segurando cadeiras e há várias pessoas formando uma fila ao lado de um navio. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de A triste partida dos imigrantes, pintura de Achille Beltrame, 1901. FIM DA LEGENDA.

Os imigrantes que vieram para o Brasil nesse período foram atraídos pela possibilidade de obter terras ou de conseguir trabalho nas fazendas de café e nas indústrias que começaram a se desenvolver principalmente em áreas que, hoje, pertencem às regiões Sul e Sudeste do país.

  1. Entre os períodos de 1830 a 1880 e de 1880 a 1940, as características da imigração para o Brasil mudaram? Cite um exemplo.

201

Os imigrantes usavam diferentes meios de locomoção, desde a saída de seus locais de origem até a chegada às áreas onde iriam se fixar, geralmente localizadas no interior do Brasil. Observe os meios de transporte que eles podiam utilizar.

Imagem: Fotografia A em preto e branco. Pessoas andando em um porto, ao lado de um navio atracado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desembarque de imigrantes vindos do Japão no porto do município de Santos, no estado de São Paulo, em 1930. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B em preto e branco. Várias pessoas dentro de um trem.  Fim da imagem.

LEGENDA: Embarque, em Santos, de colonos japoneses com destino às fazendas de café no interior do estado de São Paulo, nos anos 1930. FIM DA LEGENDA.

2. Copie o modelo do quadro abaixo no caderno e complete-o com informações sobre as duas fotografias.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Fotografia

Local de saída

Meio de transporte

Local de chegada

202

Entre 1830 e 1880, o governo brasileiro organizou a vinda de imigrantes para ocupar e povoar áreas específicas, principalmente em locais que hoje fazem parte da Região Sul do Brasil.

Já a partir dos anos 1880, o foco principal da imigração passou a ser as fazendas de café, localizadas, sobretudo, no interior do estado de São Paulo.

Nas fazendas de café

Assim, mesmo vivendo em uma sociedade tão diversa, aos imigrantes não ocorria trabalhar a terra de uma forma que não envolvesse os membros da família. Todos cumpriam tarefas de acordo com a sua força física e as suas habilidades. Homens e mulheres labutavam no cafezal e aproveitavam para plantar milho e feijão entre as fileiras [de café]. Crianças e velhos cuidavam das hortas vizinhas à casa e dos animais, e exerciam tarefas menos pesadas [...].

FONTE: Zuleika Alvim. A vida privada dos pobres do campo. Em: Nicolau Sevcenko (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3, p. 254.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Vista aérea de várias pessoas em uma plantação. Fim da imagem.

LEGENDA: Imigrantes italianos trabalhando na colheita de café em fazenda no interior do estado de São Paulo. Foto de 1930. FIM DA LEGENDA.

1. Segundo o texto, como era a divisão de trabalho das famílias imigrantes nas fazendas de café em relação aos:

  1. trabalhos feitos pelos homens e pelas mulheres?
  1. trabalhos feitos pelas crianças e pelos idosos?

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

    2. Reconte para um adulto de sua convivência como era o trabalho dos imigrantes nas fazendas de café.

203

Explorar fonte histórica escrita

O modo de vida dos imigrantes pode ser estudado por meio de diferentes documentos, como passaportes, objetos e cartas.

Leia o trecho de uma carta escrita em 1884 pelo imigrante italiano Paulo Rossato ao seu pai, que estava se preparando para vir da Itália para o Brasil.

Objetos da viagem

Para a família, tragam os seguintes objetos: todo o material de cozinha; o caldeirão de lavar roupa, o panelão, [...] [onde se fazia a polenta], a máquina de fazer macarrão, os lampiões [...].

E, depois, partam, mas tratem de partir alegres, cantando, pois não convém que vocês partam chorando. [...] Aqui vocês encontrarão amigos e alegria à vontade, temos comida à fartura para vocês e, dentro de dois anos, também bebida.

FONTE: Zuleika Alvim. A vida privada dos pobres do campo. Em: Nicolau Sevcenko (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3, p. 247-248.

Imagem: Fotografia. Objetos de madeira: um cabo, uma tábua, uma colher grande. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Objetos de madeira: um balde. Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: Tábua de polenta e balde de madeira, objetos trazidos por imigrantes italianos para o Brasil no início do século XX. Os elementos não foram retratados em proporção entre si. FIM DA LEGENDA.

  1. Liste os objetos citados na carta e a função de cada um.
  1. O autor da carta transmite para os familiares uma visão positiva ou negativa da vida no Brasil?

204

CAPÍTULO 16. Migrações externas e internas no Brasil em tempos recentes

Nos últimos anos, continuaram entrando no Brasil imigrantes vindos de diferentes países, como se pode ver pelas informações representadas no gráfico.

Imagem: Gráfico de colunas. Brasil: número de imigrantes por país de origem (2019). No eixo vertical, o número de imigrantes e no eixo horizontal, o país de origem.  Venezuela: 70.653;  Haiti: 15.679;  Colômbia: 5.419;  Bolívia: 4.661;  Uruguai: 3.109;  Paraguai: 2.029;  Peru: 1.817;  China: 1.318;  Argentina: 981;  Senegal: 291.   Fim da imagem.

Fonte: Resumo executivo: relatório anual 2020. OBMigra, 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fsw. Acesso em: 28 dez. 2020.

1. Em 2019, a maior parte dos imigrantes que ingressou no Brasil veio de qual país?

2. Escreva o nome dos países representados no gráfico e o continente a que pertencem: América, Ásia ou Europa.

3. Compare os países de origem dos imigrantes que ingressaram no Brasil em 2019 com os dos imigrantes que vieram para o país entre 1880 e 1940 (na página 198). Os países de origem dos imigrantes são os mesmos? Explique.

205

Nos últimos anos, também houve um grande número de brasileiros que migraram para outros países. Geralmente, esses migrantes mudam de país à procura de novas oportunidades de trabalho e de formação educacional.

Dá-se o nome de emigrante à pessoa que sai de seu país de origem para viver em outro.

4. Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Mundo: número de brasileiros residentes em outros países (2019). Mapa-múndi com setas coloridas partindo do Brasil para outros países e com os números de residentes:  ESTADOS UNIDOS: 459.876;  ARGENTINA: 49.647;  PARAGUAI: 75.626;  REINO UNIDO: 47.487;  ALEMANHA: 59.082;  FRANÇA: 63.208;  CHINA: 78.301;  JAPÃO: 189.735;  PORTUGAL: 136.526.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 2.080 km.  Fim da imagem.

Fontes: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2019. p. 8-9; ONU. International migrant stock by destination and origin 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fsx. Acesso em: 28 dez. 2020.

  1. Qual é o título desse mapa?
  1. Explique com suas palavras a diferença entre os termos: imigrante e emigrante.
  1. Quais foram os três países que receberam maior número de brasileiros em 2019?
  1. Quais foram os dois países da Europa que mais receberam imigrantes brasileiros?
  1. Qual país que faz fronteira com o Brasil recebeu mais imigrantes brasileiros?
  1. Você conhece pessoas que foram morar em outros países? Se sim, para quais países elas migraram e por quê?

206

Imigrantes: influências culturais

Muitas tradições culturais encontradas hoje em dia em diferentes localidades do Brasil originaram-se de costumes e hábitos trazidos por pessoas que vieram de outros países.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Brasil: diversidade cultural

Uma das características mais marcantes da sociedade brasileira é o fato de ela ser resultado da mistura dos povos e das culturas que para cá vieram, por vontade própria ou à força. [...]

A presença de italianos, japoneses, alemães, espanhóis, açorianos , entre muitos outros povos, é mais ou menos evidente, dependendo do lugar do país, pois [...] eles chegaram a determinadas regiões para onde a imigração foi estimulada. Assim, os italianos, japoneses e sírios, em São Paulo, os alemães, italianos e açorianos, nas regiões do sul, e muitos outros que em momentos diversos vieram para o Brasil em busca de vida melhor, usaram seus conhecimentos anteriores e reproduziram sua sensibilidade nos novos ambientes em que passaram a viver, ajudando a construir a sociedade que somos hoje.

FONTE: Marina de Mello e Souza. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006. p. 128.

Imagem: Fotografia. No centro, um carro em uma rua asfaltada. Nas laterais há pessoas andando na calçada, lojas e poste orientais. Ao fundo, árvores e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Bairro da Liberdade, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. Nesse bairro, as contribuições de imigrantes japoneses são evidentes na paisagem, na linguagem, nos costumes dos moradores, na alimentação e nos produtos comercializados. FIM DA LEGENDA.

207

  1. De acordo com o texto, cite uma característica marcante da sociedade brasileira.
  1. Cite dois exemplos de povos que vieram para o Brasil em diferentes momentos da história.
  1. Qual foi o principal motivo que ocasionou a vinda de pessoas de outros países para o Brasil?

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    2. Reúnam-se em grupos para realizar as seguintes atividades.

  1. Escolham um país de origem de imigrantes que vieram residir no município ou na unidade da federação onde vocês vivem. Com base na consulta em livros ou na internet, registrem elementos culturais que esses imigrantes trouxeram consigo e que foram importantes para a formação da sociedade e da cultura brasileiras ou do seu lugar de viver.
  1. Agora, vocês vão pensar sobre as expectativas e as preocupações dos imigrantes quando eles decidem se mudar para outro país. Sigam as etapas.

    Etapa 1

    Pensem em palavras que podem explicar as expectativas e as preocupações de um imigrante antes de ele mudar de país. Escrevam cada palavra em uma tira de papel.

    Etapa 2

    Providenciem uma pequena mala ou uma caixa de sapatos. No segundo caso, pintem a caixa para ela ficar parecida com uma mala de viagem.

    Etapa 3

    Coloquem dentro da mala as tiras de papel elaboradas pelo grupo.

    Etapa 4

    Troquem as malas entre os grupos. Cada grupo vai abrir e ler em voz alta as palavras que foram escritas por outro grupo.

    Etapa 5

    Façam uma roda de conversa com todos os alunos da classe e reflitam sobre as principais expectativas e preocupações dos imigrantes antes de mudarem de país.

Imagem: Ilustração. Uma mala aberta e dentro há várias fitas coloridas. Ao lado há canetas coloridas e atrás, uma mala azul fechada. Fim da imagem.

208

Influências na alimentação

Os imigrantes que vieram para o Brasil influenciaram diversos aspectos da cultura brasileira: festas, tradições, formas de morar e hábitos alimentares.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Influência italiana na alimentação

Os pratos italianos – as massas em particular – levaram algumas décadas para serem socializados até transformar-se em itens triviais dos menus das casas de família de qualquer etnia e dos restaurantes. É bem verdade que, nos primeiros anos do século , as vendas de São Paulo ofereciam ingredientes da cozinha italiana, “montanhas de caixas de tomate siciliano e de massas napolitanas”, como observou, em 1907, Gina Lombroso Ferrero. Na mesma época, hospedado em um hotel da cidade, o jornalista português Sousa Pinto notava: “ao jantar, servem-nos minestra e risoto. [...]

O caso mais conhecido é o da macarronada domingueira da mamma , reunindo a família.

FONTE: Boris Fausto. Imigração: cortes e continuidades. Em: Lilia Moritz Schwarcz (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 4, p. 55 e 58.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de uma pizza com tomate, manjericão e queijo. Fim da imagem.

LEGENDA: A pizza é outro alimento trazido para o Brasil pelos imigrantes italianos. FIM DA LEGENDA.

2. Você compreendeu o significado das palavras do glossário? Procure esclarecer suas dúvidas com o professor e os colegas.

3. Segundo o texto, que alimentos trazidos pelos imigrantes italianos foram incorporados aos hábitos alimentares dos brasileiros?

209

4. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Quais alimentos foram trazidos ao Brasil pelos japoneses?

Pensou em um festival de sushis e sashimis? Pense maior. No total, os japoneses trouxeram mais de 50 tipos de alimentos ao Brasil. Os primeiros provavelmente foram as variedades de caqui doce e a tangerina poncã, que chegaram nos anos 20. Mas foi a partir da década de 1930 que a maioria dos novos gêneros aportou por aqui. [...]

Muitos imigrantes traziam mudas junto com suas bagagens nos navios. Foi o caso do morango e até mesmo de um tipo de fruta insuspeita: a uva-itália, que apesar de ser italiana, como o nome entrega, [apareceu] no Brasil por mãos japonesas, na década de 1940.

FONTE: Natália Suzuki. Quais alimentos foram trazidos ao Brasil pelos japoneses? Revista Superinteressante, n. 246, p. 42, dez. 2007.

5. Identifique nas fotografias abaixo os alimentos que foram trazidos para o Brasil pelos japoneses e escreva seus nomes no caderno.

Imagem: Fotografia. Um prato com macarrão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Macarronada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sushis sobre uma bandeja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sushi. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sashimis dentro de um recipiente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sashimi. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pizza com manjericão, azeitona e queijo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pizza. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três morangos vermelhos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Morango. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Brócolis verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Brócolis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma tangerina.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tangerina. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Bife empanado sobre um prato.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bife à milanesa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cincos caquis.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caqui doce. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três berinjelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Berinjela. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três pimentões verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: Pimentão. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos não foram retratados em proporção entre si. Fim da observação.

210

Brasil: migrações internas

É possível que um familiar ou conhecido seu tenha saído de uma unidade federativa para fixar residência em outra unidade federativa do Brasil. As pessoas que se mudam de uma localidade para outra dentro de um país realizam o que chamamos de movimento migratório ou migração interna.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

  1. Os principais locais de origem e de destino das migrações internas no Brasil mudaram de 1960 até os dias atuais.
Imagem: Linha do tempo com imagens e textos em volta.  1960:  - Região Nordeste: As dificuldades de encontrar trabalho estavam entre as razões para a migração. Os migrantes nordestinos partiam preferencialmente para as regiões Sudeste e Norte, à procura de trabalho na indústria, na agricultura ou na mineração.  - Região Sul: Agricultores sulinos foram atraídos por novas áreas de cultivo na Região Centro-Oeste.  Fotografia em preto e branco de pessoas segurando malas em uma plataforma.  LEGENDA: Chegada de migrantes nordestinos ao município de São Paulo, no estado de São Paulo, cerca de 1960. FIM DA LEGENDA.   Ilustração. Uma mulher e um homem estão andando e segurando malas. Ao lado, uma enxada.  1970:  - Região Nordeste: Os migrantes nordestinos continuaram a liderar a migração para a Região Sudeste, principalmente para as grandes cidades. Eles estavam à procura de trabalho nas indústrias e na construção civil.  Fotografia em sépia de homens com capacete de proteção em uma construção ao lado de um morro.  LEGENDA: Construção da Rodovia dos Imigrantes, no estado de São Paulo, em 1974. FIM DA LEGENDA. Ilustração de um carrinho de mão. Abaixo, um cone de trânsito, um martelo e um capacete de proteção.  1980:  - Regiões Sul e Sudeste: Os migrantes dessas regiões se deslocavam em direção a novas áreas agrícolas e de pecuária das regiões Centro-Oeste e Norte. Fotografia. Dois homens montados em burros. Atrás deles há vários bois.  LEGENDA: Criação de gado no município de Miranda, no estado de Mato Grosso do Sul, em 1985. FIM DA LEGENDA.  Ilustração de um boi marrom.  1990; 2000;  2010:  - Região Sudeste: A partir de 1980, um grande número de migrantes que moravam na Região Sudeste, por exemplo, começou a retornar à Região Nordeste devido ao desenvolvimento da atividade industrial, de comércio e de turismo nessa região.  Fotografia. Dois homens estão ao lado de uma máquina. Atrás deles há tapetes empilhados.  LEGENDA: Indústria de tapetes de sisal no município de Valente, no estado da Bahia, em 2010. FIM DA LEGENDA.  Ilustração. Um homem com capacete de proteção, camiseta e macacão está segurando um pincel e um balde.  - A partir de 2010, a migração de retorno, isto é, de migrantes que voltam ao seu local de origem, diminuiu, segundo o IBGE, com um novo aumento a partir de 2020.  Fim da imagem.

211

  1. De quais regiões partia o maior número de migrantes entre os anos 1960 e 1970?
  1. No período de 1970 a 1980, indique as principais regiões de saída de migrantes.
  1. Nesse mesmo período, indique as principais regiões de chegada de migrantes.

    2. Quais atividades econômicas atraíram fluxos de migrantes para a região

  1. Sudeste?
  1. Norte?
  1. Centro-Oeste?

    3. O que significa migração de retorno? Cite um exemplo.

212

Cartografando

Nos últimos anos, os movimentos migratórios internos apresentaram características diferentes das que predominaram entre 1960 e 1980.

Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: fluxos migratórios (2010). Mapa do Brasil com as regiões destacadas com cores diferentes e setas representando os migrantes (mil pessoas). As setas grandes representam um fluxo maior de migrantes e as setas menores, um fluxo menor de migrantes.  Os menores fluxos são das regiões Norte e Nordeste para a região Centro-Oeste; e da região Centro-Oeste para as regiões Sudeste e Sul.  Os maiores fluxos são das regiões Nordeste para a região Sudeste; e da região Sudeste para a região Nordeste.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 400 km.  Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2019. p. 129.

1. De acordo com o mapa, as setas mais largas representam um maior ou um menor fluxo de pessoas?

2. Em 2010, para qual região se dirigiu a maior parte dos migrantes que saiu da Região Nordeste?

3. De acordo com o mapa, qual outro grande fluxo de migrantes se destaca?

4. Na unidade da federação onde você vive, em 2010 predominava a entrada de migrantes, a saída de migrantes ou não houve grande movimento migratório?

213

Trabalho de campo

Você e seus colegas vão realizar um estudo sobre migrações internas e tradições culturais no bairro da escola. Para isso, sigam as etapas.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Etapa 1

O professor vai dividir a classe em grupos. Acompanhado dos responsáveis, cada grupo vai conversar com uma pessoa que tenha sido migrante e que more ou trabalhe no bairro da escola para obter as informações solicitadas a seguir. Anotem as respostas da entrevista no caderno.

  1. Nome do entrevistado.
  1. Nome da unidade da federação de onde a pessoa migrou.
  1. Há quanto tempo migrou.
  1. Meio de transporte utilizado.
  1. Motivos pelos quais essa pessoa migrou.
  1. Se a pessoa sente falta do local de origem.
  1. As tradições culturais do local de origem dessa pessoa.

    Imagem: Ilustração. Na parte superior, uma mão está segurando um microfone.  Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    Etapa 2

    Escolham uma das tradições culturais mencionadas pelo migrante com quem o grupo conversou e identifiquem se está relacionada a um dos aspectos a seguir.

  1. Hábito de alimentação.
  1. Jogo ou brincadeira.
  1. Atividade de lazer.
  1. Estilo de música.
  1. Técnica de trabalho.
  1. Data ou festividade importante.
  1. Técnica de uma atividade manual.
  1. Outro aspecto.

    Procurem informações em livros, revistas ou na internet sobre a origem dessa tradição cultural. Verifiquem se essa tradição é praticada em outras localidades do Brasil e escrevam um texto coletivo explicando suas descobertas.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    Etapa 3

    Cada grupo vai apresentar suas produções para os outros grupos e para o professor.

Imagem: Ilustração. Na parte inferior há bandeiras coloridas, notas musicais, instrumentos musicais, brigadeiros, objetos e comidas. Fim da imagem.

214

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre os diversos povos que migraram para o Brasil em diferentes tempos e acabaram influenciando a cultura brasileira. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Responda às questões sobre os imigrantes que vieram para o Brasil entre 1880 e 1940.
    1. De quais países vieram mais imigrantes? Cite os três principais.
    1. Quais foram os principais motivos da saída desses imigrantes de seus países de origem?
  1. Cite dois documentos que podem ser utilizados para caracterizar o modo de vida dos imigrantes que vieram para o Brasil.
  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Bandeja com sushis.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sushi. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Prato com macarrão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Macarronada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Prato com polenta e molho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Polenta. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Prato com esfirras abertas. Fim da imagem.

LEGENDA: Esfirra. FIM DA LEGENDA.

215

5. Retome as informações do infográfico das páginas 210 e 211 e, com base nelas, escreva um texto sobre a experiência de vida de um migrante interno. Você pode criar uma história ou um diálogo sobre uma das situações a seguir.

Situação A – Um migrante interno chega a uma localidade distante de sua terra natal.

Imagem: Ilustração. Um ônibus vermelho e um ônibus amarelo. Fim da imagem.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Identifico características do processo de chegada de imigrantes para o Brasil entre 1880 e 1940?

b) Reconheço os meios de transporte utilizados pelos imigrantes desde a saída de seu país de origem até o local de fixação no Brasil?

c) Diferencio migrações externas e migrações internas?

d) Identifico informações sobre migrações externas e internas no Brasil em outros tempos e atualmente?

e) Identifico influências culturais dos migrantes externos e internos no lugar onde vivo?

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O QUE EU APRENDI

Avaliação de resultado

Vamos avaliar algumas aprendizagens do 4º ano. Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 1, 2, 3 e 4. Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Os mapas possuem elementos importantes para a sua leitura e interpretação. Observe este mapa.
Imagem: Mapa. Região Nordeste: vegetação.  Floresta Amazônica: MA.  Mata Atlântica/Mata Tropical: MA, PI, BA, SE, AL, PE, PB.  Cerrado: MA, PI, BA.  Caatinga: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA.  Vegetação litorânea: MA, CE, SE, BA.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 300 km. No canto superior direito, mapa com destaque para a região descrita.  Fim da imagem.

Fonte: elaborado com base em Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p.121.

  1. Este mapa é um mapa político, físico ou temático?
  1. Qual é o título desse mapa?
  1. A escala desse mapa é gráfica ou numérica?
  1. O que a legenda desse mapa representa?
  1. Com base na rosa dos ventos, determine as direções cardeais nas quais o estado da Paraíba se encontra em relação ao estado do Rio Grande do Norte e ao Distrito Federal.
  1. Identifique uma atividade econômica que costuma ser realizada no campo e outra que costuma ser realizada na cidade. A qual setor da economia cada uma delas está relacionada?
  1. Em que material e de que forma era gravada a escrita do povo sumério?
  1. Elabore um texto explicando a importância da escrita para os seres humanos.
  1. Explique a relação da iluminação das ruas há duzentos anos com a frase: “Acordava-se com o sol e dormia-se quando ele se punha”.

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Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 5, 6, 7 e 8. Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. A organização político-administrativa do Brasil é exercida por três poderes. Quais são eles?
  1. Observe a fotografia e responda às perguntas.
    1. Que forma de relevo está retratada na fotografia?
    1. O rio retratado é de planalto ou de planície?
    1. Os rios podem ser aproveitados de diversas maneiras pelas pessoas. Escreva sobre os usos que as pessoas podem fazer de um rio.

      Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma ponte sobre um rio. Em volta há vegetação e árvores. Fim da imagem.

      LEGENDA: Vista do Rio Negro no município de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. Cite duas ações das pessoas que têm favorecido a devastação das formações vegetais brasileiras.
  1. Sobre a criação da agricultura pelos seres humanos, responda às perguntas.
    1. Os diversos grupos humanos criaram a agricultura ao mesmo tempo? Explique.
    1. A criação da agricultura foi importante para a humanidade? Por quê?
  1. Copie na ordem correta as frases a seguir, sobre as etapas que levaram à criação da agricultura.
    • Aos poucos, eles conseguiram controlar o processo de plantio e de colheita de determinada planta.
    • Assim, desenvolveram a agricultura.
    • Alguns grupos humanos observaram que a semente que caía no chão brotava e dela nascia uma planta.
    • Começaram a selecionar algumas plantas coletadas, buscando reproduzi-las.

      11. Cite dois impactos ambientais decorrentes da agricultura e da pecuária.

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Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 9, 10, 11 e 12. Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Os recursos naturais são classificados em renováveis e não renováveis.
    1. Qual é a diferença entre esses dois tipos de recurso?
    1. Dê um exemplo de cada tipo de recurso natural.
    1. Cite um produto industrializado que pode ser feito a partir de cada exemplo que você deu.
  1. Cite duas ações relacionadas ao consumo consciente que podem contribuir para a preservação dos recursos naturais e para a qualidade de vida das pessoas.
  1. O espaço rural e o espaço urbano se complementam. Cite um exemplo para explicar essa afirmativa.
  1. Cite um meio de transporte e um meio de comunicação que podem ser usados para intensificar a relação entre campo e cidade.
  1. Explique o que era o escambo praticado há dez mil anos e cite um exemplo.
  1. Que povos antigos usavam cada produto abaixo como moeda?

sal

cacau

zimbos

  1. Qual era o principal tipo de rota que os fenícios realizavam: terrestre, marítima ou fluvial?
  1. Registre duas características na forma da produção escrita de livros e documentos:
    1. antes da invenção da tipografia.
    1. depois da tipografia.
  1. Qual era o principal meio de comunicação nos anos 1940 e 1950? Quais programas eram apresentados?

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Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 13, 14, 15 e 16. Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Os povos indígenas influenciaram e seguem influenciando a cultura do povo brasileiro. Cite dois exemplos de palavras ou de alimentos de origem indígena que são comuns na cultura brasileira.
  1. A demarcação das Terras Indígenas e o reconhecimento dos territórios das comunidades quilombolas ajudam a garantir a sobrevivência cultural e física desses povos. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.
  1. Descreva uma tradição cultural atual no Brasil que tenha tido origem a partir da vinda de imigrantes e que pode ser encontrada em seu lugar de viver.
  1. Nos últimos anos, a migração interna vem diminuindo no Brasil, mas está ganhando destaque o fenômeno conhecido como migração de retorno. O que é migração de retorno e por que ela tem ocorrido?
  1. Explique como os indígenas demarcavam seus territórios há cerca de quinhentos anos.
  1. Que povo contribuiu com cada influência cultural citada abaixo na sociedade brasileira?

mandioca

rede de dormir

afoxé

sashimi

macarronada

  1. Leia o texto.

    [...] Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazônicas e até em algumas capitais brasileiras. Isso acontece principalmente porque, para os povos indígenas, os espaços em que se mora, planta, caça ou caminha vão além das fronteiras criadas pelo homem branco. E porque ninguém deixa de ser índio por estar em uma região considerada urbana, fora das fronteiras definidas para suas terras.

    FONTE: Onde estão. Povos indígenas do Brasil Mirim. Instituto Socioambiental. Disponível em: http://fdnc.io/fsA. Acesso em: 25 jun. 2021.

    • Segundo o texto, os povos indígenas respeitam as fronteiras criadas pelos não indígenas? Por quê?