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O QUE EU JÁ SEI?
Avaliação diagnóstica
Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar seus conhecimentos em História e Geografia? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Observe a fotografia que retrata parte do espaço rural e do espaço urbano de um município brasileiro.
LEGENDA: Vista de parte do município de Santo Antônio do Amparo, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Cite dois elementos da paisagem que podem ser identificados no espaço urbano do município retratado.
- Cite dois elementos da paisagem que podem ser identificados no espaço rural do município retratado.
- Dê um exemplo de trabalhador que costuma exercer sua função no espaço urbano dos municípios e escreva a qual tipo de atividade econômica seu trabalho está relacionado.
- Dê um exemplo de trabalhador que costuma exercer sua função no espaço rural dos municípios e escreva a qual tipo de atividade econômica seu trabalho está relacionado.
- Leia a frase.
Diversos povos contribuíram para a formação da população e da cultura brasileiras.
- Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta citando dois exemplos.
- Sabendo que nos rios os seres humanos podem obter água para beber, para irrigar plantações e para se deslocar por meio da navegação, elabore hipóteses sobre o motivo de alguns povos antigos viverem próximo dos rios.
9
- Reflita sobre o calendário que você utiliza em seu cotidiano e responda.
- Esse calendário tem quantos meses?
- Quais são os nomes desses meses?
- Leia e interprete o mapa.
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 156.
- De acordo com a legenda, qual é a capital do Brasil? Como ela foi representada no mapa?
- Quais são os nomes das capitais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás?
- Tomando como referência Brasília, em que direção cardeal está Cuiabá?
- Existem vários documentos utilizados para estudar o modo de vida das pessoas. Tais documentos são chamados de fontes históricas e podem ser classificados em: escritos, visuais, orais ou materiais. Identifique nas imagens um exemplo de fonte histórica escrita, oral, material e visual.
LEGENDA: Pintura de Benedito Calixto, de 1822. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ferro a brasa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carta escrita em 1910. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças entrevistando idosa. FIM DA LEGENDA.
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UNIDADE 1. Povos e culturas
LEGENDA: Fotomontagem representando a diversidade de pessoas existentes no mundo. FIM DA LEGENDA.
11
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- As imagens retratam exemplos de diversidade em um conjunto de pessoas? Explique.
- No seu lugar de viver, você observa diversidade entre as pessoas? Explique.
Fim do complemento.
12
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 1 e 2
Como os primeiros povos se formaram e como a população mundial e brasileira se mostra atualmente?
CAPÍTULO 1. A formação dos povos
Ao longo da história, muitos povos buscaram se fixar em locais em que tivessem acesso a elementos naturais importantes para a própria sobrevivência, como madeira e água. Por isso, muitos dos primeiros povos se instalaram às margens dos rios.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Um elemento fundamental
[...] os rios tiveram um papel essencial para o estabelecimento dos primeiros povoados.
Os mares, as baías e os rios facilitaram e facilitam até os dias atuais o transporte de bens e pessoas, como também, no caso dos rios de água doce, o abastecimento de água e a fertilidade do solo para as plantações.
De itinerantes que eram os povos antigos, tornaram-se fixos em determinadas áreas onde pudessem sobreviver por longo tempo, onde existisse água potável e áreas férteis para plantar.
FONTE: Guadalupe Vivekananda Fabry. A importância dos rios na História. Folha do Litoral, 8 dez. 2018. Disponível em: https://folhadolitoral.com.br/instituto-historico-e-geografico-de-paranagua/a-import-ncia-dos-rios-na-hist-ria . Acesso em: 25 jan. 2021.
2. Localize e retire informações do texto para responder às questões.
- Que elemento natural teve papel essencial na formação dos primeiros povoados?
- De acordo com o texto, que atividades humanas são facilitadas pela proximidade em relação aos rios?
3. Retome, no glossário, o significado da palavra itinerante. Crie uma frase que inclua essa palavra.
13
Os egípcios foram um dos povos antigos que se fixaram, há cerca de 6 mil anos, às margens de um rio, o Rio Nilo, no continente africano. Uma vez por ano, esse rio transbordava e inundava as terras próximas. Quando as águas baixavam, essas terras ficavam úmidas e férteis, ideais para o cultivo agrícola.
O Rio Nilo estava presente no cotidiano dos antigos egípcios de diversas formas.
Shaduf
Os antigos egípcios criaram um sistema de transporte de água chamado shaduf, que incluía uma série de canais construídos em diversas alturas para levar a água até locais distantes do rio, aumentando a área agrícola.
Navegação
Os antigos egípcios estão entre os primeiros povos a construir barcos diferenciados para cada tipo de uso. Os barcos usados para o lazer, como o representado na ilustração, eram muito diferentes daqueles construídos para as guerras.
4. Agora, você vai escrever um texto em formato narrativo. Imagine que você era um egípcio antigo, que utilizava em seu trabalho o shaduf ou os barcos. Conte uma situação cotidiana envolvendo esses artefatos e a relação deles com o Rio Nilo.
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Dos nomos à unificação
Após se fixarem em torno do Rio Nilo, os egípcios antigos criaram diversas formas de organizar um governo, como representado no esquema a seguir.
1. Quando solicitado, leia um dos textos em voz alta.
2. Por que os líderes dos nomos entraram em conflito?
3. Como se deu a unificação do Egito?
4. Reconte para um adulto da sua convivência as mudanças ocorridas na organização do governo no Egito antigo.
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O faraó egípcio concentrava grande poder. Ele comandava os administradores públicos, chefiava o exército e era o líder máximo da religião egípcia.
Por isso, muitos pesquisadores consideram que a nova forma de organização política criada pelos antigos egípcios deu origem ao Estado.
O Estado Antigo era uma forma de organização política e administrativa, composta de pessoas que tinham a função de controlar determinado território com o apoio de forças militares.
LEGENDA: Relevo representando o faraó Ramsés II (à esquerda) em frente ao deus Amon (sentado) e à deusa Mut (à direita). FIM DA LEGENDA.
5. O faraó tinha muito ou pouco poder? Explique.
6. O que era o Estado Antigo?
Boxe complementar:
Você sabia?
Como você viu, alguns pesquisadores consideram que a forma de governo criada pelos antigos egípcios deu origem ao Estado.
Porém, outros estudiosos consideram que o governo egípcio tinha alguns elementos do Estado, mas não os principais. A organização por um conjunto de leis, por exemplo, só veio a fazer parte do Estado muito tempo depois, nos países da Europa.
Fim do complemento.
16
A importância da religião
A religião tinha uma grande importância na vida dos egípcios antigos. Para eles, os deuses eram responsáveis pela criação do mundo e por tudo o que acontecia de bom ou de mau em sua vida cotidiana.
Os deuses geralmente eram relacionados a elementos da natureza ou a aspectos da vida dos egípcios, como as colheitas, a fecundidade, a família, a morte e outros.
1. Quando solicitado, leia o texto sobre um dos deuses egípcios.
Rá-Atum
Era considerado o deus Sol, responsável pela criação do mundo, pela claridade e pela iluminação.
LEGENDA: Rá-Atum representado em urna funerária de cerca de 3 mil anos. FIM DA LEGENDA.
Set
Era o deus do caos, considerado o responsável pelas guerras e pela escuridão.
LEGENDA: Set em reconstituição gráfica de 2016. FIM DA LEGENDA.
Osíris
Esse deus teria sido o primeiro faraó, governante máximo do Egito. Após sua morte, tornou-se o deus supremo e o juiz do mundo dos mortos.
LEGENDA: Osíris representado em relevo de cerca de 3.300 anos, presente no Vale dos Reis. FIM DA LEGENDA.
Ísis
Era considerada a protetora dos egípcios. Suas lágrimas, derramadas pela morte do irmão Osíris, teriam dado origem ao Rio Nilo.
LEGENDA: Ísis representada em relevo de cerca de 2.300 anos, presente no templo de Philae. FIM DA LEGENDA.
2. Dos deuses citados acima, qual chamou mais a sua atenção? Por quê?
3. A religião era importante na vida dos egípcios? Explique.
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Explorar fonte histórica visual
Nas construções do Egito antigo, sobretudo nos templos religiosos, havia inúmeras representações dos deuses egípcios. Observe uma representação do deus Hapi, que simbolizava o Rio Nilo.
LEGENDA: Representação do deus Hapi de cerca de 3.300 anos, presente no Templo de Ramsés II. FIM DA LEGENDA.
- Na representação, o que o deus Hapi carrega nas mãos?
- Agora, leia um texto escrito pela historiadora Maura Regina Petruski sobre o deus Hapi.
A cabeça era adornada por plantas aquáticas, e nas mãos segurava uma bandeja com vários tipos de alimentos, entre os quais peixes, patos, espigas, frutas, incluindo alguns ramos de flores.
[...] esse deus era bastante popular entre os egípcios, e quando as cheias se aproximavam ele era ainda mais reverenciado, temporada em que os moradores espalhavam estátuas da divindade nas vilas e cidades [...].
FONTE: Maura Regina Petruski. Um rio... Nilo, um deus... Hapi, uma deusa... Anuket e um festival. Revista Mundo Antigo, Niterói, UFF, ano V, v. 5, n. 11, p. 28, dez. 2016.
- As informações do texto confirmaram suas hipóteses? Explique.
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Os chineses antigos
No continente asiático, também se desenvolveram diversos povos, como os antigos chineses.
Um dos locais de concentração dos primeiros chineses, há cerca de 5 mil anos, foi o entorno do Rio Amarelo. A fixação dos primeiros chineses nas áreas próximas ao Rio Amarelo tinha como motivo a facilidade para a obtenção de água para o consumo e para a agricultura.
Assim como entre os demais povos antigos, a religião tinha um importante papel para os chineses. Eles cultuavam deuses domésticos que protegiam cada cômodo da casa e também deuses que representavam os elementos da natureza, como terra, ar, fogo e água.
Observe a imagem a seguir e, depois, leia a legenda.
LEGENDA: Túmulo encontrado no sítio arqueológico de Shandong, na China, datado de 5 mil anos. FIM DA LEGENDA.
1. O que se pode observar no túmulo encontrado?
2. Que informações sobre os chineses antigos podemos obter observando o material encontrado nesse sítio arqueológico?
19
Boxe complementar:
Investigue
Você aprendeu que alguns povos antigos se fixaram em torno de rios. No Brasil, os rios também tiveram muita importância na história das pessoas.
LEGENDA: Vista do Rio Tibagi, no município de Jataizinho, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Converse com um adulto e peça ajuda para investigar um rio da unidade da federação em que você vive que teve importância na história dos moradores. Obtenha e registre as informações solicitadas a seguir.
- Nome do rio.
- Municípios que atravessa.
- Ocorrência da atividade de pesca nesse rio atualmente e em outros tempos.
- Uso do rio para o transporte de pessoas e mercadorias, atualmente e em outros tempos.
- Uso da água do rio para o abastecimento da população.
- Uso da água do rio para a irrigação.
- Importância do rio na história das localidades que ele atravessa.
Fim do complemento.
20
CAPÍTULO 2. Dinâmica populacional
Você conheceu dois povos que se fixaram em áreas dos continentes africano e asiático há milhares de anos. E atualmente, como a população mundial está distribuída?
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Em 2020, a população do planeta Terra estava próxima de 7,7 bilhões de pessoas, e as projeções feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU) indicavam que a população mundial chegaria a 8,5 bilhões até 2030.
População absoluta é o nome dado ao número total de habitantes de um país ou de uma região. Para conhecer essa informação, os governos dos países realizam uma pesquisa que registra o número e as características de sua população. Essa pesquisa chama-se censo ou recenseamento demográfico. Quando um país tem uma elevada população absoluta, dizemos que ele é populoso.
2. Leia e interprete o mapa.
Fonte: UNFPA. Situação da população mundial 2020. Brasília: UNFPA, 2020. p. 142-146.
- Em 2020, quais eram os cinco países que apresentavam uma população absoluta superior à brasileira?
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Ao longo da história, o total da população mundial vem mudando.
3. Leia e interprete o gráfico.
Mundo: crescimento da população (1950-2050)
Fonte: ONU. Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais. Divisão de População. Perspectivas da população mundial 2019. Nova York: ONU, 2019. v II, p. 5.
- Qual era a população mundial em 1950?
- Considerando, no gráfico, o ano de 1950, quanto tempo depois a quantidade da população mundial triplicou?
- De acordo com as projeções indicadas no gráfico, qual será a população mundial em 2050?
4. Em sua opinião, quais são as possíveis consequências do rápido crescimento da população mundial? Após uma conversa com seus colegas sobre esta pergunta, escreva um texto explicando sua opinião sobre o crescimento atual da população mundial.
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5. Agora, leia o texto.
População mundial deve ter mais de 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos
A população mundial deve aumentar em 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, afirma um relatório das Nações Unidas […]. O total de habitantes do planeta deve passar dos atuais 7,7 bilhões para 9,7 bilhões em 2050.
A pesquisa […] afirma que a população mundial pode atingir o seu pico no final do século, com perto de 11 bilhões de pessoas.
[...] Entre 2019 e 2050, nove países representarão mais da metade do crescimento projetado da população mundial: Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Indonésia, Egito e Estados Unidos.
Por volta de 2027, a Índia deve superar a China como o país mais populoso do mundo.
FONTE: ONU. População mundial deve ter mais 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos. ONU News: 17 jun. 2019. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/06/1676601 . Acesso em: 28 jan. 2021.
LEGENDA: Rua na cidade de Varanasi, na Índia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o assunto tratado no texto?
- De acordo com o texto, quando a população mundial pode atingir seu pico, com cerca de 11 bilhões de pessoas?
- Qual será o país com a maior população em 2027?
23
O IBGE e o estudo da população brasileira
No Brasil, o censo demográfico é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O censo demográfico revela informações como o número de habitantes nas áreas rurais e urbanas do país, o nível de escolaridade de crianças, jovens e adultos, as condições econômicas das famílias, entre outras.
Além do censo demográfico, o IBGE realiza diversas outras pesquisas importantes, que orientam os governantes no planejamento de ações em favor da qualidade de vida das pessoas.
1. Leia e interprete os gráficos.
- Brasil: distribuição da população de homens e de mulheres (2019)
- Brasil: distribuição da população, segundo cor ou raça (2019)
FONTE: Fontes dos gráficos: IBGEeduca. População. Quantidade de homens e mulheres. Disponível em: http://fdnc.io/fsH. Cor ou raça. Disponível em: http://fdnc.io/ebQ. Acessos em: 28 jan. 2021.
- Quais informações sobre a população brasileira levantadas pelo IBGE foram representadas nos gráficos?
- De acordo com o gráfico A, em 2019 qual era a porcentagem de mulheres no Brasil? E a de homens?
- De acordo com o gráfico B, nesse mesmo ano qual era a porcentagem de brancos no Brasil? E a de pardos?
- A que conclusões podemos chegar sobre a população brasileira com base nos dados representados nos gráficos?
24
A estrutura etária da população
Outro aspecto levantado pelo IBGE é a estrutura etária da população, que se refere à distribuição por idade da população de uma unidade da federação, uma região ou um país.
É importante conhecer a estrutura etária de uma população, pois as necessidades das pessoas em cada faixa etária são diferentes. Crianças e jovens, por exemplo, necessitam de diversos serviços relacionados à educação. As pessoas adultas precisam de políticas que facilitem a obtenção de emprego. Os idosos, por sua vez, necessitam de serviços de saúde especializados e de aposentadoria .
2. Leia e interprete o gráfico.
Brasil e regiões: distribuição etária da população (2019)
Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua : características gerais dos domicílios e dos moradores. 2019. p. 8. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101707_informativo.pdf . Acesso em: 28 jan. 2021.
- De acordo com o gráfico, na população brasileira, qual era o grupo etário em maior porcentagem? E qual representava a menor porcentagem?
- Na região em que você vive, quais eram os grupos etários que apresentavam a maior e a
menor
porcentagem da população em 2019?
3. Considerando o lugar em que você mora, que medidas poderiam ser tomadas pelos governantes para melhorar as condições de vida das pessoas da sua faixa etária?
25
O crescimento da população do Brasil
A população de um país cresce quando:
- o número de nascimentos é maior que o número de mortes, levando ao que chamamos de crescimento natural ;
- o
número
de pessoas que
entram
no país é maior que o
número
de pessoas que saem, gerando um fenômeno denominado saldo migratório positivo.
Apesar de a população brasileira continuar crescendo nos últimos anos, o ritmo de crescimento tem diminuído.
1. Leia e interprete o gráfico.
Brasil: crescimento da população (1890-2020)
FONTE: Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. p. 68-69; BRASIL. Diário Oficial da União, 27 ago. 2020, ed. 165, seção 1, p. 71. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-pr-254-de-25-de-agosto-de-2020-274382852 . Acesso em: 10 fev. 2021.
- De acordo com o gráfico, qual era a população brasileira em 1890?
- Quanto a população brasileira cresceu entre 2000 e 2010?
- Qual era a população do Brasil em 2020?
2. Pesquisem no site do IBGE a população estimada do Brasil em tempo real. Lembrem-se de anotar a data e o horário de acesso. Depois, comparem as suas anotações com as dos outros colegas.
26
A expectativa de vida no Brasil
Uma importante mudança ocorrida nos últimos anos com relação à população brasileira foi o crescimento do número de adultos e de idosos. Essa mudança se relaciona com o aumento do tempo médio de vida das pessoas, que é chamado de expectativa de vida ao nascer.
3. Leia o texto e interprete o gráfico.
Expectativa de vida do brasileiro ao nascer foi de 76,6 anos em 2019, diz IBGE
A expectativa de vida ao nascer dos brasileiros era de 76,6 anos em 2019, de acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) […].
Essa estimativa vem crescendo desde 1940. Naquele ano, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de apenas 45,5 anos, ou seja, os brasileiros hoje vivem, em média, 31,1 anos a mais do que em meados do século passado.
[...]
Entre os estados, a maior expectativa de vida foi registrada em Santa Catarina (79,9 anos) – 3,3 anos acima da média nacional de 76,6 anos. […]
No outro extremo, da população com menor expectativa de vida está o Maranhão, com 71,4 anos, seguido pelo Piauí, com 71,6 anos, e Rondônia, com 71,9 anos.
FONTE: Expectativa de vida do brasileiro ao nascer foi de 76,6 anos em 2019, diz IBGE. G1, 26 nov. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2020/11/26/expectativa-de-vida-do-brasileiro-ao-nascer-foi-de-766-anos-em-2019-diz-ibge.ghtml . Acesso em: 28 jan. 2021.
Brasil: expectativa de vida (1940-2019)
- De acordo com o texto e o gráfico, qual era a expectativa de vida do brasileiro em 2019?
- Qual era a unidade da federação brasileira com a maior expectativa de vida? E a menor?
- Em sua opinião, quais fatores podem ter contribuído para o aumento da expectativa de vida da população brasileira?
4. Por que é importante que os governos invistam na melhoria de serviços de saúde e em campanhas de hábitos de vida saudável?
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Migrações no Brasil
Você estudou alguns fenômenos que explicam diversas mudanças ocorridas na população brasileira. Agora, vai conhecer outro fenômeno importante: a migração.
Migração é o deslocamento de pessoas de um lugar para outro. Quando o deslocamento de pessoas ocorre dentro de um mesmo país, é chamado de migração interna ou nacional. Quando as pessoas se mudam de um país para outro, ocorre a migração externa ou internacional.
Migração interna no Brasil
As migrações internas e externas podem interferir no crescimento da população (quando entram muitos migrantes) ou na diminuição dela (quando saem muitos migrantes).
Para o estudo das migrações, é possível investigar a naturalidade das pessoas. A naturalidade se refere ao local de nascimento de uma pessoa, ou seja, o município e a unidade da federação em que ela nasceu. Com base nisso, a população pode ser dividida em naturais e não naturais.
Naturais: pessoas que vivem no mesmo município ou unidade da federação em que nasceram.
Não naturais: pessoas que vivem em um município ou unidade da federação diferente daquela em que nasceram.
1. No estudo das populações, qual é o significado de naturalidade? Escreva um pequeno texto e apresente para os colegas e o professor.
2. Em relação à naturalidade das pessoas, como podemos dividir a população?
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Cartografando
O mapa abaixo representa a proporção de habitantes naturais e não naturais em cada unidade da federação brasileira.
Brasil: população natural e não natural por unidade da federação (2015)
Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2015: síntese de indicadores. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- Cite as duas unidades da federação em que a quantidade de pessoas naturais era muito maior do que a de não naturais.
- Em quais unidades da federação a proporção da população não natural era maior?
- Em 2015, qual era a proporção da população natural e não natural na unidade da federação em que você vive?
- Você faz parte da população natural ou da população não natural da unidade da federação em que você mora?
- Na opinião de vocês, quais são os motivos que podem levar as pessoas a migrar?
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Por que as pessoas migram?
A migração de uma população está relacionada principalmente à qualidade de vida no lugar de nascimento. Grande parte das pessoas que migram procura por melhores condições de vida, como emprego e melhores serviços de saúde e de educação.
No Brasil, a desigualdade de condições de vida entre as localidades tem sido uma das principais causas dos fluxos migratórios. Há regiões do país, por exemplo, em que os serviços de saúde e de educação são de melhor qualidade do que em outras.
3. Leia e interprete o esquema.
Fonte: Antonio de Ponte Jardim e Leila Regina Ervatti. Migração interna na primeira década do século XXI: subsídios para projeções. In: Mudança demográfica no Brasil no início do século XXI : subsídios para as projeções da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. p. 106.
- De acordo com o esquema, em qual região brasileira havia maior número de pessoas que vieram de outras regiões?
- De qual região brasileira havia saído maior
número
de pessoas para morar em outras regiões?
4. Que fatores contribuem para que as pessoas migrem para outras localidades?
30
Migração externa no Brasil
No Brasil atual, existe um grande número de migrantes externos, também chamados de imigrantes. Esses migrantes externos vieram por distintas razões e trouxeram diferentes hábitos culturais, contribuindo para a diversidade da população brasileira.
5. Leia a tabela.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Brasil: número de migrantes externos por país de nascimento (2018) |
|
---|---|
País de nascimento |
Número de migrantes externos |
Venezuela |
32.104 |
Haiti |
14.154 |
Colômbia |
9.447 |
Bolívia |
7.813 |
Uruguai |
5.532 |
Argentina |
4.696 |
China |
4.180 |
Peru |
2.931 |
Estados Unidos |
2.499 |
Portugal |
1.205 |
Fonte: Leonardo Cavalcanti, Tadeu de Oliveira e Marília de Macedo (org.). Imigração e refúgio no Brasil: relatório anual 2019. Brasília: Observatório das Migrações Internacionais, 2019. p. 82.
- De acordo com a tabela, cite os três países com o maior número de migrantes externos residentes no Brasil em 2018.
- De qual continente veio a maior parte dos migrantes externos que residiam no Brasil naquele ano?
31
Migrantes externos que não deixam seus países de origem por vontade própria recebem o nome de refugiados. Trata-se de pessoas que saem de seu país de origem devido a conflitos de naturezas diversas. Há pessoas que também solicitam refúgio em outros países em razão da ocorrência de alguns fenômenos naturais, como terremotos, alagamentos e secas prolongadas.
Diversos migrantes externos que têm chegado ao Brasil conseguem obter melhor qualidade de vida em relação à que tinham em seus países de origem. No entanto, as dificuldades e os desafios são muitos, como aprender um novo idioma, conseguir emprego e se adaptar a uma nova cultura.
6. Quando solicitado, relate o que você compreendeu sobre os refugiados.
7. Os refugiados se deslocam de seus países por vontade própria? Explique.
8. Quais são os desafios enfrentados pelos refugiados e migrantes externos ao vir para o Brasil? Converse com os colegas sobre isso.
Boxe complementar:
Entreviste
- Na companhia de um adulto de sua convivência, entreviste uma pessoa que tenha nascido em outro país e que tenha migrado para o Brasil. Siga o roteiro, registrando as respostas no caderno. Se possível, crie outras perguntas para fazer ao seu entrevistado.
- Qual é seu país de origem?
- Quais foram os motivos de você ter migrado?
- Cite um hábito e um costume comum em seu país de origem.
- Quais foram os principais desafios que enfrentou ao chegar ao Brasil?
- Você gostaria de voltar a morar no país onde nasceu? Por quê?
- Cite uma informação que você conhecia sobre o Brasil antes de migrar.
- Apresente o resultado de sua entrevista aos colegas.
Fim do complemento.
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 1 e 2
Avaliação de processo de aprendizagem
Você conheceu o modo de vida dos povos egípcios e chineses antigos e estudou algumas características da população mundial e brasileira atual. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- O Brasil é considerado um país populoso.
- Considerando essa informação, podemos dizer que o número da população absoluta do país é alto ou baixo?
- Dê três exemplos de outros países populosos do mundo na atualidade.
- Leia o depoimento de alguns migrantes que, atualmente, vivem na cidade de São Paulo.
Migração e diversidade
[...] São muitas histórias que formam a população de São Paulo:
“Sou Ana Maria da Silva Adão, moro em São Paulo, nasci em Minas Gerais e sou neta de indígena.”
“Meu nome é Yenny Marlene Rodrigues Cruz, eu nasci no Peru, em Tacna. Eu cresci na Bolívia e agora estou morando no Brasil.”
“Meus quatro avós são poloneses, por coincidência ou não, eles vieram na década de 1930.”
O que essas pessoas têm em comum é a riqueza de histórias. [...]
FONTE: Filipe Gonçalves. Pesquisa da USP revela que moradores de SP têm DNA de 25 povos do mundo, a maior diversidade do país. G1, 25 jan. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/01/25/pesquisa-da-usp-revela-que-moradores-de-sp-tem-dna-de-25-povos-do-mundo-a-maior-diversidade-do-pais.ghtml . Acesso em: 9 abr. 2021.
- O que os depoimentos apresentados têm em comum?
- Quais dificuldades um migrante externo pode ter ao chegar ao novo destino?
- Cite dois aspectos que levaram alguns povos antigos a se estabelecerem perto de rios.
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- Analise as imagens de plantações de alimentos que também ocorriam ao norte e ao sul de um rio importante para os chineses antigos.
LEGENDA: Acima, cultivo de arroz, e, abaixo, cultivo de trigo na China. Fotos de 2020 e 2018. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as atividades agrícolas representadas pelas imagens?
- Qual era o nome do rio importante para os chineses antigos?
- Explique com suas palavras por que a religião era importante para o povo egípcio e para o povo chinês antigo.
- Sobre o Estado, responda às perguntas a seguir.
- O que é?
- Onde e como ele teria surgido?
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens
a) Identifico o que é um país populoso e as razões do crescimento da população de um país?
b) Identifico motivos para a existência de fluxos migratórios e as consequências que esses fluxos podem ter em uma localidade?
c) Sei interpretar gráficos e mapas relacionados a características e à composição da população brasileira?
d) Identifico a importância dos rios para alguns povos antigos?
e) Descrevo as mudanças na organização política do Egito antigo, relacionando-a com o surgimento do Estado?
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DESAFIO À VISTA!
Capítulos 3 e 4
Como podemos perceber a diversidade cultural dos diferentes povos?
CAPÍTULO 3. Diversidade cultural
O Brasil é um país com grande extensão territorial e diversidade cultural. Isso significa que em nosso país há muitos grupos étnico-culturais com diversas características, hábitos alimentares, línguas e formas de falar próprias.
A diversidade cultural brasileira é marcada pela influência de vários povos, principalmente de indígenas, africanos, europeus e asiáticos.
Essa diversidade pode ser constatada na multiplicidade de festas, danças e outras manifestações culturais que ocorrem no Brasil e nas diferentes características que cada uma dessas festas pode apresentar em cada localidade.
1. Observe a pintura.
LEGENDA: Carnaval, pintura de Fulvio Pennacchi, de 1982. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a festa representada na pintura?
- Essa festa é realizada da mesma maneira em todo o território brasileiro?
- Descreva como é essa festa no lugar em que você vive, apontando as semelhanças e as diferenças entre ela e a representação feita pelo artista. Quando o professor solicitar, leia seu texto para ele e para os colegas.
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Leia agora um diálogo sobre diversidade cultural entre uma menina chamada Maria Eduarda e sua tia.
Diferentes culturas
— Bom dia, tia. Então vamos falar sobre as diferentes culturas? Tem cada coisa esquisita nesse mundo, né? Morar no gelo como os esquimós [que se autodenominam inuítes] não deve ser fácil. Neve por todos os lados, tudo branco, gelo, gelo e mais gelo. Só de pensar me dá frio. [...] Você disse que os esquimós têm várias palavras para a neve; como assim?
— Calma, garota! Uma coisa de cada vez. Primeiro quero que me diga o que entende por cultura.
— Pelo que entendi na escola, cultura é o modo de cada povo viver – cada povo tem seus hábitos, suas crenças, seus costumes. É isso?
[...]
— Vamos voltar às suas perguntas. Você perguntou sobre as várias palavras que os esquimós usam para neve. Preciso esclarecer uma coisa: cada povo classifica a realidade de acordo com a percepção da mesma, ou seja, certamente a percepção da realidade dos esquimós está relacionada com esse mundo de gelo onde vivem, que é bem diferente do viver em um país ensolarado como o nosso. Os esquimós têm várias palavras para designar a neve de acordo com o estado dela: fofa, densa, abundante entre outras. [...]
— Temos então que olhar para elas [as culturas] com a lente da cultura delas, certo? E vamos mudando as lentes conforme olhamos as culturas dos povos, assim não vamos achar nada estranho, apenas diferente.
FONTE: Regina Ramos. Diálogos com Maria Eduarda: filosofia para jovens. 1ª ed. Santos/São Paulo: Agbook, 2014. p. 155, 156, 161 e 162.
2. Para vocês, o que significa afirmar que devemos mudar as lentes à medida que olhamos a cultura dos povos?
- Quando solicitado, apresentem suas conclusões para os colegas.
LEGENDA: Vista de paisagem no Alasca coberta pela neve, no norte do continente americano, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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Em cada localidade do Brasil, podemos encontrar manifestações culturais diferentes, como festas, danças e alimentos típicos. Conheça algumas manifestações culturais brasileiras no texto a seguir.
3. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Pluralidade cultural
O nosso país é exemplo
Da grande diversidade
Por sua rica cultura
Sinal de brasilidade
Com todas as diferenças
Mostra a sua pluralidade.
Terra dos muitos sotaques
Cores e manifestações
E com as várias etnias
Preservando as tradições
As diferenças existem
Entre as várias regiões.
Nordestino fala oxente
Que é próprio da região
O mineiro fala uai...
Com muita satisfação
O gaúcho já fala tchê
E numa forte expressão.
[...]
O Brasil é um grande palco
De bela apresentação
Do frevo, samba e forró
Carnaval e folião
Ciranda e coco de roda
Xote, xaxado e baião.
[...]
Tem a festa do divino
Que é muito popular
Tem a folia de reis
Maracatu pra dançar
Além da bela catira
E o belo boi-bumbá.
A nossa cultura é rica
Pois tem forte tradição
Na música e na poesia
E também na religião
Carnaval e futebol
É verdadeira paixão.
[...]
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Famosas festas juninas
É uma grande tradição
No nordeste brasileiro
É a maior animação
Fogueira e milho assado
Quadrilha, forró e quentão.
[...]
Esse é o país da alegria
É cheio de sonoridade
Tem ritmo de todo jeito
Forte musicalidade
Sendo um misto de beleza
É sua própria identidade.
Terra dos vários sabores
Com culinária aprovada
Pamonha e acarajé
Pé de moleque, feijoada
Baião de dois, tapioca
Carne de sol, galinhada.
Tem pato no tucupi
E também no tacacá
Tem churrasco com fartura
E o gostoso mungunzá
O chimarrão lá no sul
E na Bahia o vatapá.
[...]
Esse é um breve relato
Da nossa pluralidade
O Brasil é um país
Que tem sua identidade
Mostra em todos os ritmos
A sua originalidade.
FONTE: Juarês Alencar Pereira. Pluralidade cultural. Disponível em: https://juaresdocordel.blogspot.com/2014/04/pluralidade-cultural.html . Acesso em: 28 jan. 2021.
4. Quais manifestações culturais citadas no texto podem ser observadas no seu lugar de viver?
5. No seu lugar de viver, existem manifestações culturais que não foram citadas no texto? Se sim, quais são elas?
6. Comente com os colegas e o professor o que você aprendeu, após a realização dessas atividades, sobre pluralidade cultural.
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Festas e danças populares no Brasil
- Em qualquer lugar do nosso país, as festas e as danças populares são resultado da influência de diferentes povos, sejam indígenas, africanos, europeus, ou mesmo de migrantes vindos de outras regiões do Brasil. Que tal conhecer algumas festas e danças populares?
FONTE: Representação esquemática, fora de proporção e escala, para fins didáticos.
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1. Você já ouviu falar dessas festas e danças populares?
2. Alguma delas é realizada no lugar onde você vive? Se sim, qual?
3. Pesquisem outras informações sobre as festas e as danças populares representadas e produzam um texto coletivo sobre elas.
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Brasil: país de contrastes
Vimos que o Brasil é um país populoso e que possui grande diversidade cultural.
No entanto, há pessoas em nosso país que têm melhores condições de vida que outras, tendo mais acesso a moradias dignas, a oportunidades de trabalho e a serviços de saúde e de educação, por exemplo.
A desigualdade social em um país ou uma região pode ser constatada de muitas maneiras. Um dos fatores que a revelam é a diferença no acesso a um bom serviço de educação, que pode ser verificado pela porcentagem de pessoas alfabetizadas na população.
1. Leia e interprete o mapa.
Brasil: taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais de idade (2019)
Fonte: IBGE. Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, por sexo e grupo de idade. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua anual. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/7113 . Acesso em: 28 jan. 2020.
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- Quais eram as unidades da federação que apresentavam as maiores taxas de analfabetismo no Brasil em 2019?
- Quais eram as unidades da federação que apresentavam as menores taxas de analfabetismo em 2019?
- Em 2019, qual era a taxa de analfabetismo na unidade da federação em que você vive?
2. De acordo com o mapa, é possível afirmar que há igualdade de acesso à educação no Brasil? Explique.
3. Leia e interprete o gráfico.
Brasil: escolaridade média da população de 18 a 29 anos por localidade (2017)
Fonte: Priscila Cruz e Luciano Monteiro (org.). Anuário brasileiro da educação básica 2019. 8ª ed. São Paulo: Todos pela Educação/Moderna, 2019. p. 77.
- De acordo com o gráfico, qual era a escolaridade média da população de 18 a 29 anos que vivia em espaços urbanos no Brasil? E em espaços rurais?
- Em sua opinião, qual pode ser a causa dessa diferença na escolaridade entre os espaços urbano e rural?
4. Reflitam sobre a desigualdade no acesso à educação no Brasil e elaborem, escrevendo um texto, duas propostas para a redução dessa desigualdade.
- Quando solicitado, apresentem suas propostas para os colegas.
5. A alfabetização é um direito de todos os cidadãos brasileiros.
- Expliquem por que é importante que o direito de saber ler e escrever seja garantido a todos. Compartilhem suas ideias com os colegas.
- Quando solicitado, apresentem suas propostas para os colegas.
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A desigualdade de rendimento salarial
A maioria das pessoas trabalha e recebe um salário mensal que contribui para o pagamento das suas despesas. Esse salário pode variar em razão do local em que a pessoa trabalha e do tipo de atividade que ela realiza.
De acordo com a legislação brasileira, um trabalhador com registro em carteira não pode receber menos que um salário mínimo. No entanto, muitas pessoas realizam trabalhos informais, isto é, que não são registrados por lei, perdendo uma série de direitos, como o recebimento de salário mínimo, de férias, entre outros.
Além da diferença no acesso aos direitos trabalhistas, há outros fatores que interferem no rendimento de cada trabalhador.
LEGENDA: Carteira de trabalho emitida pelo governo federal e necessária para que uma pessoa possa ser registrada por seu empregador. FIM DA LEGENDA.
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil: rendimento médio mensal de homens e mulheres (2019)
Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua : rendimento de todas as fontes. 2019. p. 1. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101709_informativo.pdf . Acesso em: 28 jan. 2021.
- De acordo com o gráfico, qual era o rendimento médio mensal dos residentes no Brasil em 2019?
- Qual era a diferença de rendimento médio mensal entre homens e mulheres?
- Em sua opinião, por que existe essa diferença no rendimento médio mensal entre homens e mulheres? Você concorda com essa situação?
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No Brasil e em muitos países, é possível observar diferenças entre o rendimento médio dos homens e das mulheres.
7. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Participação das mulheres no mercado de trabalho
Apesar de terem conquistado mais espaço, as mulheres ainda têm menos espaço no mercado de trabalho e possuem uma participação maior no serviço familiar não remunerado na comparação com os homens.
É o que apontam dados divulgados [...] pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A pesquisa mostra ainda que, entre as mulheres, a taxa de desemprego é maior. [...]
Os dados da OIT indicam que, proporcionalmente, há mais mulheres com dificuldade de encontrar trabalho do que homens – e essa tendência vem piorando. [...]
FONTE: Karina Trevizan. Participação das mulheres no mercado de trabalho segue menor que a dos homens, diz OIT. G1, 7 mar. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/participacao-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho-segue-menor-que-a-dos-homens-diz-oit.ghtml . Acesso em: 28 jan. 2021.
LEGENDA: Mulheres trabalhando em uma fábrica de computadores no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.
8. Segundo a notícia, qual é a situação das mulheres no mercado de trabalho?
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Cartografando
Leia e interprete o mapa.
Brasil: rendimento médio de homens e mulheres (2020)
Fonte: IBGE. Rendimento médio nominal, habitualmente recebido por mês e efetivamente recebido no mês de referência, do trabalho principal e de todos os trabalhos, por sexo. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua trimestral. Disponível em: http://fdnc.io/fsP. Acesso em: 28 jan. 2021.
- Qual é o título do mapa?
- O que o mapa representa com relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil?
- De acordo com o mapa, o rendimento médio salarial de homens e de mulheres variava em 2020 entre as unidades da federação? Dê um exemplo.
- Compare a média de rendimentos de homens e de mulheres na unidade da federação em que você vive.
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Outro aspecto que revela a desigualdade social no Brasil é o rendimento mensal por domicílio.
Leia e interprete o mapa.
Brasil: rendimento mensal domiciliar por pessoa (2019)
Fonte: IBGE. IBGE divulga o rendimento domiciliar per capita 2019. Agência IBGE Notícias, 28 fev. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/26956-ibge-divulga-o-rendimento-domiciliar-per-capita-2019 . Acesso em: 28 jan. 2021.
- O que o mapa representa com relação à desigualdade social no Brasil? Dê um exemplo para justificar sua resposta. Quando solicitado, apresente-a para os colegas.
- Localize no mapa a unidade da federação em que você vive. Nela, em 2019 qual era o rendimento mensal por pessoa nos domicílios?
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Ações que transformam
Em diversos países do mundo, muitas pessoas enfrentam situações difíceis e algumas delas se mobilizam para transformar a realidade.
Conheça a história de duas meninas que mudaram a realidade de muitas crianças no lugar em que viviam.
1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Thandiwe Chama
Aos 8 anos de idade Thandiwe Chama viu sua escola [localizada na Zâmbia, país do continente africano] ser fechada em consequência da falta de professores. Thandiwe não aceitou a situação e liderou um grupo de 60 crianças em uma caminhada para encontrar outra escola. O resultado foi que todas as crianças foram levadas para a Escola Cecup Jack. Até hoje, Thandiwe continua lutando pelo direito à educação para todas as crianças. [...]
LEGENDA: Thandiwe Chama com o troféu do Prêmio Internacional da Paz das Crianças, que recebeu em 2007. Na fotografia, Thandiwe está em frente à sua casa em um bairro na cidade de Lusaka, capital da Zâmbia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Thandiwe Chama continuou sua luta em favor da educação e, em 2015, participou do Fórum Econômico e Social da Juventude, organizado pela Organização das Nações Unidas na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. FIM DA LEGENDA.
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Isadora Faber
Isadora Faber é uma menina brasileira de 16 anos que criou a página “Diário de Classe” [...], quando tinha apenas 13 anos. Por meio da página, Isadora começou a denunciar os problemas de sua escola, em Florianópolis: fios soltos e desencapados, portas quebradas, ventiladores que não funcionavam, entre outros. […] a iniciativa acabou inspirando a criação de outros diários de classes pelo Brasil. Hoje, Isadora lidera movimentos em prol da qualidade da educação pública no Brasil.
FONTE: PLAN INTERNATIONAL BRASIL. Conheça dez mulheres que estão transformando o mundo. Plan International, 26 set. 2016. Disponível em: https://plan.org.br/conheca-10-mulheres-que-estao-transformando-o-mundo/ . Acesso em: 10 nov. 2020.
LEGENDA: Isadora Faber no dia em que fez uma palestra na 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2013. FIM DA LEGENDA.
2. Qual situação levou Thandiwe Chama a se mobilizar?
3. Qual situação levou Isadora Faber a se mobilizar?
4. Que mudanças as ações de Thandiwe e de Isadora proporcionaram?
5. Proponham, escrevendo um texto para ser entregue ao professor, uma ação que vocês poderiam realizar para transformar a realidade de outras crianças no seu lugar de viver. Compartilhem suas conclusões com os demais colegas.
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CAPÍTULO 4. Registro do tempo e diversidade cultural
Você estudou alguns aspectos da diversidade cultural existente no Brasil. Agora, você vai explorar outro aspecto relacionado à diversidade cultural existente entre povos do mundo inteiro: as diferentes formas de registro do tempo dos povos antigos e atuais.
1. Leia e interprete a tirinha.
LEGENDA: Armandinho, tirinha de Alexandre Beck, de 2015. FIM DA LEGENDA.
2. Localize e retire as informações da tirinha para responder às questões.
- A pessoa responsável por Armandinho marcou o tempo e organizou as atividades dele de acordo com os meses, as horas ou os anos?
- Em sua opinião, qual é o significado do último quadrinho dessa tirinha?
3. Crie uma tirinha incluindo uma situação engraçada com você e outras pessoas com quem você convive.
4. Mostre sua tirinha ao colega e veja a dele.
- Vocês trataram de alguma atividade semelhante? Se sim, qual?
- Vocês representaram alguma atividade realizada no mesmo horário? Se sim, qual?
Boxe complementar:
Você sabia?
A tira, ou tirinha, é definida como uma pequena sucessão de quadrinhos, em geral três a cinco, dispostos normalmente em formato horizontal. As tirinhas costumam incluir uma situação cômica para fazer uma crítica a determinadas situações do cotidiano.
Fim do complemento.
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No cotidiano, o tempo de um dia costuma ser dividido em vinte e quatro horas.
Contudo, a organização do tempo de um dia era diferente em outros povos e em outros tempos. Alguns não utilizavam horas; outros utilizavam horas, mas de forma diferente da nossa.
Leia o texto sobre os romanos antigos, que há cerca de 2.500 anos viveram no território que atualmente corresponde à Itália.
As horas do dia e da noite entre os romanos antigos
Os romanos consideravam que o dia e a noite tinham, no seu conjunto, 24 horas, correspondendo cada um destes períodos a 12 horas [...]. O dia dividia-se, portanto, em 12 horas, sendo a sexta hora sempre o meio-dia e a primeira às seis da manhã. [...] A primeira hora romana coincidia com o nascer do sol e a duodécima deveria coincidir com o pôr do sol [...].
A noite abrangia as restantes 12 horas, divididas em 4 vigílias, contando cada uma três horas [...].
FONTE: Maria do Rosário Laureano Santos. Os contornos do tempo: calendários na Roma Antiga. Cultura: Revista de História e Teoria das Ideias, v. 23, p. 119-129, 2006. Disponível em: https://journals.openedition.org/cultura/1358 . Acesso em: 3 fev. 2021.
5. Observe as imagens e identifique qual representa cada hora: a primeira, a sexta e a duodécima.
LEGENDA: Fim do dia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Amanhecer. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Meio do dia. FIM DA LEGENDA.
6. Os romanos antigos dividiam as horas da noite da mesma forma que nossa sociedade? Explique.
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Calendários dos chineses antigos
Além de criar formas de marcar o tempo de um dia, alguns povos também criaram formas de marcar a passagem de um ano.
Vários desses povos dividiram o ano em meses e registraram em um calendário as mudanças ocorridas na natureza e as atividades humanas que costumavam realizar em cada mês.
Um dos calendários mais antigos de que se tem notícia foi criado pelos chineses há cerca de 4.600 anos.
1. Leia e interprete o quadro.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Número do mês |
Períodos |
---|---|
1 |
Chuvas de primavera |
Despertar dos insetos |
|
2 |
Continuação da primavera |
Brilho e limpidez |
|
3 |
Chuva do painço |
Início do verão |
|
4 |
Formação do painço |
Painço em espiga |
|
5 |
Continuação do verão |
Calor moderado |
|
6 |
Grande calor |
Início do outono |
|
7 |
Fim do calor |
Orvalho branco |
|
8 |
Continuação do outono |
Orvalho frio |
|
9 |
Primeira geada |
Início do inverno |
|
10 |
Neve leve |
Neve pesada |
|
11 |
Continuação do inverno |
Frio moderado |
|
12 |
Grande frio |
Início da primavera |
Fonte: Richard Wester. Feng shui para iniciantes. São Paulo: Universo dos Livros, 2009. p. 95.
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2. Localize e retire do quadro informações que permitem identificar o número dos meses em que, de acordo com os chineses, ocorria:
- calor moderado;
- grande calor;
- fim do calor.
3. Por que os chineses tinham interesse em saber o mês em que acontecia a formação do painço?
4. Os antigos chineses organizavam os anos em ciclos de doze anos. Esses ciclos são utilizados por eles até os dias de hoje para marcar os eventos culturais do país. Observe a imagem que representa os doze anos de um ciclo do calendário chinês atual.
Fonte: Alana Sousa. A lenda por trás dos doze animais do zodíaco chinês. Aventuras na História, 29 mar. 2019. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-lenda-por-tras-dos-doze-animais-do-zodiaco-chines.phtml . Acesso em: 3 fev. 2021.
- Identifique no calendário o ano em que você nasceu. Esse ano corresponde a que animal do calendário chinês?
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Diversos povos, diversos calendários
Alguns povos selecionaram um acontecimento da própria história considerado importante para marcar o início da contagem do tempo e produzir seus calendários. Conheça alguns exemplos a seguir.
1. Quando solicitado, leia um dos textos em voz alta.
Hebreus
Os hebreus, que se originaram na Ásia por volta de 3.800 anos atrás, elaboraram um calendário que tem início no momento em que teria ocorrido a criação do mundo por Deus, de acordo com sua crença.
Romanos
Os romanos, que viveram na Europa por volta de 2.700 anos atrás, produziram um calendário que tem início no ano em que teria ocorrido a fundação da cidade de Roma.
LEGENDA: Ruínas de construções romanas do século VII a.C. FIM DA LEGENDA.
Islâmicos
Parte dos árabes que viveram na Ásia por volta de 1.400 anos atrás criaram uma religião chamada islamismo. Eles elaboraram um calendário que tem início no momento da saída de Maomé, o fundador da religião islâmica, no ano de 622, da cidade de Meca rumo à cidade de Medina, ambas na Península Arábica .
LEGENDA: Mesquita de Quba, construída em 622 na cidade de Medina, na Arábia Saudita. FIM DA LEGENDA.
Cristãos
Os cristãos, seguidores do cristianismo, produziram um calendário que se inicia no ano em que Jesus Cristo teria nascido. Esse calendário é um dos mais utilizados no mundo atual.
2. Reconte para um adulto de sua convivência a forma de iniciar a contagem do tempo de um dos povos antigos.
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Tempo, tempo...
- Elabore em seu
caderno
um quadro com informações sobre os diversos povos e seus calendários. Organize o quadro da seguinte maneira.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nome do povo
Evento que marca o início do calendário
- Leia o texto e, depois, responda às questões.
A linha do tempo
A linha do tempo [...] serve para localizar os inúmeros fatos históricos no tempo, para avaliar a duração de cada um deles e também para situá-los uns em relação aos outros. Fica mais fácil perceber, por exemplo, que os fatos históricos não se sucedem apenas uns após os outros no tempo, eles também ocorrem simultaneamente, isto é, ao mesmo tempo.
FONTE: Maria Inez Turazzi e Carmen Teresa Gabriel. Tempo e história. São Paulo: Moderna, 2000. p. 61.
- Liste as três funções de uma linha do tempo.
- O que significa a palavra simultaneamente? Dê um exemplo de fatos da sua vida que ocorreram simultaneamente a outros.
- Copie em seu caderno a linha do tempo abaixo.
- Identifique no texto da página anterior a época aproximada de surgimento da religião islâmica, dos povos hebreus e dos povos romanos.
- Indique por setas cada época da linha do tempo e escreva o nome do povo que surgiu no respectivo período.
4. Os romanos surgiram antes ou depois dos hebreus?
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Do calendário juliano ao calendário gregoriano
Em Roma, no ano de 45 a.C., foi desenvolvido um calendário que recebeu o nome de juliano em homenagem a Júlio César, que governava a cidade na época. Esse calendário – que possuía 12 meses e um total de 355 dias – foi escrito em língua latina e os nomes da maioria dos meses, como Januarius, Februarius e Maius, deram origem aos nomes dos nossos meses atuais.
Outro governante romano, Otávio Augusto, promoveu algumas alterações no calendário juliano, como a quantidade de dias de cada mês. Em sua homenagem, o nome do sexto mês do calendário foi alterado de Sextilis para Augustus.
Em 1582, o papa Gregório XIII aperfeiçoou o calendário juliano. Esse novo calendário foi chamado de gregoriano em sua homenagem e é um dos mais utilizados no mundo atual, inclusive no Brasil.
- Leia e interprete o calendário.
LEGENDA: Calendário de 2023, seguindo o modelo gregoriano de meses e dias. FIM DA LEGENDA.
- Compare o número de meses e a quantidade total de dias dos calendários juliano e gregoriano, identificando uma semelhança e uma diferença.
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Explorar fonte histórica visual
No mundo, alguns povos dividiram o ano em meses e relacionaram cada mês a uma característica natural ou a uma atividade humana.
- Observe e interprete a imagem.
LEGENDA: Calendário publicado no livro O rústico, de Pietro de Crescenzi, cerca de 1460. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com a imagem, relacione as atividades a seguir aos meses em que elas ocorriam.
- Semear a terra.
- Corte dos cereais com foice.
- Tosquia de ovelhas.
- Limpeza do terreno para o plantio.
- Quais hipóteses podemos formular sobre o modo de vida do povo que produziu essa imagem?
- Qual é a importância dessa fonte histórica para o estudo do povo que a produziu?
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Calendários maias
Os povos que viveram no continente americano em diferentes tempos também criaram calendários.
Alguns povos que viveram há milhares de anos no atual território do México, como os olmecas e os zapotecas, criaram os primeiros calendários de que se tem notícia na América.
Esses calendários foram aperfeiçoados pelos maias, que viveram há cerca de 3 mil anos.
1. Interprete e relacione os dois textos para responder à questão.
Calendário 1
Nesse calendário, havia 13 partes de 20 dias, formando um total de 260 dias.
Calendário 2
Era composto de 18 partes de 20 dias, totalizando 360 dias. E, no final do ano, eram acrescentados cinco dias.
LEGENDA: Construção maia para observação dos astros, conhecimento utilizado na elaboração de calendários, construído em 906 no atual território do México. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Cite uma diferença entre os dois calendários maias.
2. Que tipo de conhecimento os maias utilizavam na elaboração de calendários?
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Calendários africanos
Os povos africanos também produziram diversos tipos de calendário. Os antigos egípcios, por exemplo, dividiam o ano em 37 partes, 36 com 10 dias cada um e uma parte com cinco dias.
Já os iorubás, que vivem nos atuais Nigéria, Benin, Togo e Serra Leoa, têm um calendário com 91 partes de 4 dias.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Calendário etíope
A Etiópia é um país no extremo leste africano, localizado na região conhecida como Chifre Africano. A nação também tem um calendário próprio, que começa no dia 11 de setembro do calendário gregoriano. O calendário etíope [...] tem doze meses de 30 dias e um mês com apenas seis dias. Outra curiosidade é que a primeira hora do dia, de acordo com o horário etíope, é o nascer do sol.
FONTE: Lucas Alencar. Oito tipos de calendários usados pelo mundo. Revista Galileu, 12 jan. 2016. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html . Acesso em: 31 jan. 2021.
LEGENDA: Vista de Adis Abeba, capital da Etiópia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
2. Localize e retire do texto informações para responder às questões.
- Quantos meses tem o calendário etíope e quantos dias há em cada mês?
- A primeira hora do dia dos etíopes é a mesma que a nossa? Explique.
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Calendários dos indígenas brasileiros
Cada povo indígena criou seu próprio calendário, incluindo elementos naturais e atividades humanas, como o calendário do povo waiãpi, que vive nos estados brasileiros do Amapá e do Pará e também na Guiana Francesa.
Calendário waiãpi
O calendário [dos waiãpis] é redondo e só com palavras, com nomes de animais e de frutas marcando o tempo [...].
Marcamos o tempo do verão como o tempo que é bom para pescar e para andar no mato. [...]
Nós só marcamos na cabeça, ou sabemos pelo rio. Quando o rio abaixa é porque está começando o verão.
[Os waiãpis] sabem também quando está acabando o verão. Quando a tarde está acabando aparecem nuvens. Então cai chuva e fica frio.
FONTE: Tapenaiky, Makaratu e Parará. Calendário Waiãpi. Livro do artesanato waiãpi. Centro de Trabalho Indigenista. Brasília: MEC/SEF, 1999. p. 14-15.
LEGENDA: Calendário waiãpi, desenho publicado no Livro do artesanato waiãpi. Brasília: MEC/SEF, 1999. p. 15. FIM DA LEGENDA.
1. Que fenômeno natural indica o início do verão para o povo waiãpi?
2. Que mudança na natureza indica o fim do verão para esse povo indígena?
3. Quais atividades o povo indígena waiãpi costuma fazer no verão?
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Os suyás, que vivem no estado do Mato Grosso, também têm seus próprios calendários.
4. Quando solicitado, leia o texto relativo a um dos meses em voz alta.
Calendário suyá
Janeiro [...] As plantas crescidas na roça ficam no ponto de colher, como o milho, que as mulheres colhem para fazer cozido, mingau, beiju torrado ou assado. É o mês que chove muito.
Fevereiro, mês que tem muita chuva ainda. Mês que dá mais mosquito. [...]
Março, os homens começam a preparar as foices e machados para dar início à roçada.
Abril, as orquídeas estão em flores. Os rios começam baixar e a chuva já começa a parar.
Maio, as praias estão bem grandes, tem muitas gaivotas e os peixes são fáceis de serem pescados.
Junho, tem muita arara comendo os cocos, que nesse mês dá muito.
Julho, [...] mês de brincar nas praias e de comer muito ovo de tracajá .
Agosto é mês de plantar a roça. […]
Setembro, plantio da mandioca.
Outubro, época de pequi.
Novembro, mês que as plantas já estão brotando.
Dezembro, mês que dá muita melancia.
FONTE: Thiayu Suyá. Calendário Suyá. Geografia indígena: Parque Indígena do Xingu/Instituto Socioambiental. Brasília: MEC/SEF/DPEF, 1988. p. 57.
5. Com base no texto, faça desenhos representando os acontecimentos que costumam ocorrer na vida dos suyás nos meses destacados abaixo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
- Meses destacados: Janeiro; Junho; Dezembro.
6. E você, que atividades costuma fazer em cada mês do ano?
- Escolha três meses do ano.
- Registre os nomes desses meses em folhas de papel branco.
- Faça desenhos representando atividades que você realiza em cada mês.
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
Avaliação de processo de aprendizagem
Você aprendeu sobre a diversidade cultural, com destaque para as diferentes formas de contagem do tempo. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Para conhecer melhor algumas informações sobre as manifestações culturais do lugar em que vocês vivem, a turma será organizada em grupos. Sigam as orientações a seguir.
- Cada grupo vai trabalhar com um tema escolhido pelo professor. O tema de cada grupo será um dos indicados a seguir.
- Pesquisem em livros, jornais ou na internet informações sobre as manifestações culturais no lugar em que vocês vivem.
- Anotem as principais informações pesquisadas e escolham fotografias, ilustrações e vídeos que as representem.
- Organizem uma apresentação do material produzido utilizando cartazes com textos e imagens. Se preferirem, a apresentação também pode ser feita com recursos digitais.
- No Brasil e em diversos países do mundo, muitas pessoas enfrentam situações de desigualdade. Algumas dessas pessoas se mobilizam para transformar a realidade do lugar onde vivem. Escreva um texto sobre uma ação que poderia ser realizada para transformar a realidade de pessoas no seu lugar de viver.
- Leia as frases abaixo e copie aquelas que identificam as formas de marcação do tempo pelos romanos antigos.
- A hora sexta marcava o meio-dia.
- A hora sexta marcava o início do dia.
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- A hora prima ou primeira hora marcava o fim do dia.
- A hora prima ou primeira hora marcava o início do dia.
- A hora duodécima marcava o fim do dia, ou seja, o pôr do sol.
- Identifique uma forma de marcação do tempo do povo chinês, relacionada:
- ao registro dos meses.
- ao ciclo dos anos.
- Elabore um quadro seguindo o
modelo
abaixo para informar os fatos utilizados pelos povos antigos – cristãos, hebreus, romanos e islâmicos – para marcar o início da contagem do tempo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Povo
Fato
- Compare o calendário do povo indígena suyá com o calendário gregoriano, identificando:
- uma semelhança.
- uma diferença.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens
a) Reconheço que no Brasil e em meu lugar de viver existem diferentes manifestações culturais?
b) Reconheço que no Brasil e em outros países existem desigualdades sociais entre os habitantes?
c) Identifico as formas de marcação da passagem do tempo dos romanos e dos chineses antigos?
d) Listo os fatos utilizados pelos povos antigos para marcar o início da contagem do tempo?
e) Identifico e retiro informações dos calendários indígenas estudados?
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
Avaliação de processo de aprendizagem
Você aprendeu sobre a diversidade cultural, com destaque para as diferentes formas de contagem do tempo. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Para conhecer melhor algumas informações sobre as manifestações culturais do lugar em que vocês vivem, a turma será organizada em grupos. Sigam as orientações a seguir.
- Cada grupo vai trabalhar com um tema escolhido pelo professor. O tema de cada grupo será um dos indicados a seguir.
- Pesquisem em livros, jornais ou na internet informações sobre as manifestações culturais no lugar em que vocês vivem.
- Anotem as principais informações pesquisadas e escolham fotografias, ilustrações e vídeos que as representem.
- Organizem uma apresentação do material produzido utilizando cartazes com textos e imagens. Se preferirem, a apresentação também pode ser feita com recursos digitais.
- No Brasil e em diversos países do mundo, muitas pessoas enfrentam situações de desigualdade. Algumas dessas pessoas se mobilizam para transformar a realidade do lugar onde vivem. Escreva um texto sobre uma ação que poderia ser realizada para transformar a realidade de pessoas no seu lugar de viver.
- Leia as frases abaixo e copie aquelas que identificam as formas de marcação do tempo pelos romanos antigos.
- A hora sexta marcava o meio-dia.
- A hora sexta marcava o início do dia.
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- A hora prima ou primeira hora marcava o fim do dia.
- A hora prima ou primeira hora marcava o início do dia.
- A hora duodécima marcava o fim do dia, ou seja, o pôr do sol.
- Identifique uma forma de marcação do tempo do povo chinês, relacionada:
- ao registro dos meses.
- ao ciclo dos anos.
- Elabore um quadro seguindo o
modelo
abaixo para informar os fatos utilizados pelos povos antigos – cristãos, hebreus, romanos e islâmicos – para marcar o início da contagem do tempo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Povo
Fato
- Compare o calendário do povo indígena suyá com o calendário gregoriano, identificando:
- uma semelhança.
- uma diferença.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens
a) Reconheço que no Brasil e em meu lugar de viver existem diferentes manifestações culturais?
b) Reconheço que no Brasil e em outros países existem desigualdades sociais entre os habitantes?
c) Identifico as formas de marcação da passagem do tempo dos romanos e dos chineses antigos?
d) Listo os fatos utilizados pelos povos antigos para marcar o início da contagem do tempo?
e) Identifico e retiro informações dos calendários indígenas estudados?