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UNIDADE 2. Cidade e memória
LEGENDA: Rua no Largo do Pelourinho, no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Primeiros contatos
1. Como são as construções e o calçamento do local retratado na fotografia?
2. No município em que vocês vivem, existem construções e calçamento semelhantes a esses?
3. Quais fatores podem contribuir para a transformação de uma cidade?
Fim do complemento.
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DESAFIO À VISTA!
Capítulos 5 e 6
Quais são as mudanças relacionadas ao crescimento das cidades e aos seus marcos de memória?
CAPÍTULO 5. Crescimento das cidades brasileiras
A maioria das cidades brasileiras se originou da concentração de pessoas em pequenos povoados. Com o passar do tempo, alguns desses povoados atraíram mais pessoas e tiveram um crescimento desordenado.
As cidades que se formam sem um planejamento são chamadas de cidades espontâneas. Elas geralmente apresentam ruas com traçado irregular.
Existem cidades, porém, que foram criadas seguindo um planejamento. Esse planejamento inclui um plano urbanístico, ou seja, um projeto que indica como as ruas serão traçadas e onde serão construídas as moradias, as indústrias, os estabelecimentos comerciais, as praças, os parques e outros espaços públicos. Essas cidades são chamadas de cidades planejadas e, nelas, as ruas têm, geralmente, um traçado regular.
Teresina, Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Palmas são alguns exemplos de cidades brasileiras planejadas.
LEGENDA: Vista de parte não planejada da cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista de parte da cidade planejada de Boa Vista, no estado de Roraima, em 2019. FIM DA LEGENDA.
• De acordo com as características de cada tipo de cidade apresentada no texto, você diria que a cidade do município onde você vive é espontânea ou planejada?
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A cidade de Brasília
Brasília é uma cidade planejada e foi construída para ser a capital do Brasil. O arquiteto e urbanista Lúcio Costa fez o projeto da cidade, que ficou conhecido como Plano Piloto de Brasília. O paisagista Burle Marx elaborou o projeto das áreas verdes do Plano Piloto, e o arquiteto Oscar Niemeyer projetou vários edifícios. A cidade foi inaugurada em 1960.
Brasília: Plano Piloto
Fonte: Jacques Charlier (org.). Atlas du 21 ᵉ siècle 2013. Paris: Nathan, 2011. p. 156.
1. Quem foi o criador do projeto urbanístico de Brasília?
2. Observando o mapa do Plano Piloto, que elementos evidenciam que Brasília foi uma cidade planejada?
3. Que tipos de construção predominam nas chamadas Asa Sul e Asa Norte de Brasília?
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A cidade de Brasília foi projetada para abrigar em torno de 600 mil habitantes, mas sua população atual supera 3 milhões de habitantes.
Um grande número de pessoas, vindas de diferentes regiões do Brasil, migrou para Brasília durante sua construção. Muitos trabalhadores foram morar em alojamentos que, com o passar do tempo, formaram alguns núcleos urbanos. Com a chegada de mais migrantes, esses núcleos se expandiram ao redor do Plano Piloto, e outros se formaram. Taguatinga, Ceilândia e Samambaia são alguns desses núcleos urbanos, chamados hoje em dia de Regiões Administrativas e conhecidos também pelo nome de Cidades-Satélites.
4. Observe e compare as fotografias.
LEGENDA: Vista aérea de parte da Asa Norte em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista aérea de parte de Ceilândia, Região Administrativa do Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.
• A comparação entre a paisagem das áreas localizadas dentro do Plano Piloto e a das Cidades-Satélites revela diferenças entre áreas urbanas planejadas e áreas urbanas não planejadas. Quais diferenças podem ser observadas entre as paisagens retratadas nas fotografias de partes de Brasília e de Ceilândia?
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Cartografando
Como você estudou, o urbanista Lúcio Costa projetou a cidade de Brasília.
As imagens a seguir são de algumas etapas do projeto que ele elaborou para essa cidade.
LEGENDA: Croquis feitos por Lúcio Costa em 1957 para a base do Plano Piloto de Brasília. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Reprodução do projeto do Plano Piloto de Brasília feito por Lúcio Costa em 1957. FIM DA LEGENDA.
• Agora é a sua vez de criar e representar o projeto de uma cidade planejada. Para isso, siga as orientações a seguir.
a) Reflita sobre os elementos que podem favorecer a qualidade de vida das pessoas, como os tipos de construção, os equipamentos públicos importantes, as formas de circulação mais adequadas, a presença de áreas verdes, entre outros. Faça uma lista desses elementos no caderno.
b) Em uma folha à parte, faça o desenho desse projeto incluindo esses elementos. Utilize lápis preto, lápis de cor, canetas coloridas e régua.
c) Ao final, lembre-se de criar uma legenda. Bom trabalho!
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Crescimento da população nas cidades brasileiras
No Brasil, nas últimas décadas, tem ocorrido um significativo deslocamento da população que vive no espaço rural para o espaço urbano. Esse processo é conhecido como êxodo rural.
Ao longo dos anos, a população urbana no Brasil tem aumentado e a população rural tem diminuído.
1. Leia e interprete os gráficos.
Brasil: distribuição da população urbana e rural (1980-2010)
Fonte: IBGE. Sinopse do censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.
Brasil e regiões: população que vive em área urbana (2015)
Fonte: População urbana e rural. IBGE educa jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/ jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html . Acesso em: 24 mar. 2021.
a) De acordo com o primeiro gráfico, o que ocorreu na distribuição da população urbana e rural no Brasil entre 1980 e 2010?
b) De acordo com o levantamento do IBGE realizado em 2015, em qual região brasileira a porcentagem de população que residia em cidades era maior? E em qual era menor?
2. Quais são as possíveis consequências da chegada de um grande número de pessoas, em um curto período de tempo, para residir em uma cidade?
• Compartilhem as reflexões do grupo com os demais colegas.
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Como representado nos gráficos da página anterior, a população urbana brasileira cresceu muito nas últimas décadas.
3. Quando solicitado, leia o texto em voz alta e realize as atividades na sequência.
O desenvolvimento da atividade industrial e a oferta de empregos na construção civil, no comércio e no setor de serviços, além de outros fatores, favoreceram o aumento da população urbana. Muitos moradores do campo passaram a se deslocar dos espaços rurais para as cidades, atraídos pela maior oferta de emprego em algumas cidades e devido a algumas dificuldades no campo, como:
• baixos salários e pouca garantia de trabalho;
• pouco acesso a serviços de saúde e educação;
• substituição do trabalho manual por máquinas, como tratores e colheitadeiras.
Esses fatores provocaram o êxodo rural, ou seja, a migração de um grande número de pessoas do campo para a cidade.
LEGENDA: Trator sendo utilizado em horta orgânica no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Colheitadeiras em plantação de soja no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
a) No Brasil, em quais atividades econômicas a oferta de emprego contribuiu para a migração de pessoas do campo para a cidade?
b) Quais condições predominantes em várias localidades rurais do Brasil não favoreceram a permanência da população no campo?
c) Considerando as principais causas do êxodo rural no Brasil, que medidas poderiam ser tomadas para que os moradores rurais permanecessem no campo?
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Cartografando
Algumas cidades brasileiras cresceram muito nas últimas décadas, apresentando comércio, serviços e indústrias diversificados. Atualmente, no Brasil, existem vários municípios com mais de 1 milhão de habitantes cujos moradores vivem em sua maioria nas cidades.
1. Leia e interprete o mapa.
Brasil: municípios com mais de 1 milhão de habitantes (2019)
Fonte: IBGE divulga as estimativas da população dos municípios para 2019. Agência IBGE notícias, 28 ago. 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25278-ibge-divulga-as-estimativas-da-populacao-dos-municipios-para-2019 . Acesso em: 24 mar. 2021.
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a) Qual é o título do mapa?
b) Em 2019, quais eram os três municípios mais populosos do Brasil?
c) Quais eram os totais da população desses municípios?
d) Em 2019, quais eram os três municípios brasileiros que possuíam mais de 1 milhão de habitantes e que não correspondem a capitais de estado? Em quais unidades federativas eles se localizam?
e) O município onde você vive está representado no mapa? Se sim, qual era a população que ele apresentava em 2019? Em caso negativo, explique por que ele não foi representado no mapa.
2. Leia e interprete o gráfico.
Brasil: municípios com mais de 500 mil habitantes, exceto capitais (2019)
Fonte: IBGE divulga as estimativas da população dos municípios para 2019. Agência IBGE notícias, 28 ago. 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25278-ibge-divulga-as-estimativas-da-populacao-dos-municipios-para-2019 . Acesso em: 24 mar. 2021.
a) Dê o nome dos três municípios brasileiros, exceto capitais, que tinham mais população em 2019.
b) Em sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens da vida em uma cidade populosa?
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As cidades: suas funções e a hierarquia urbana
Há cidades em que uma atividade humana se destaca em relação às demais, fazendo com que tenham uma função urbana predominante.
1. Observe as fotografias e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Cidade político-administrativa
Brasília é uma cidade com função política e administrativa predominante, já que abriga a sede do governo federal.
LEGENDA: Edifício do Congresso Nacional em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Cidade portuária
A cidade de Paranaguá cresceu por causa da presença de um porto marítimo, onde navios carregam e descarregam mercadorias de várias regiões do Brasil.
LEGENDA: Vista do porto da cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
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Cidade religiosa
Aparecida é uma cidade com função predominantemente religiosa devido à importância de um santuário nela localizado, que recebe milhares de visitantes anualmente.
LEGENDA: Vista da basílica da cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Cidade industrial
Em Camaçari, uma grande quantidade de indústrias foi instalada nas últimas décadas. Hoje em dia, Camaçari tem função predominantemente industrial.
LEGENDA: Indústrias petroquímicas no município de Camaçari, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Cidade turística
O centro histórico da cidade de Tiradentes é constituído por construções e vários outros elementos do período colonial, atraindo um grande número de turistas.
LEGENDA: Vista do centro histórico da cidade de Tiradentes, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
2. Escolha duas cidades retratadas nas fotografias e identifique sua função urbana predominante.
3. A cidade do município onde você vive tem uma função urbana predominante? Caso tenha, escreva suas principais características.
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Hierarquia urbana
Quando uma cidade cresce e se urbaniza, as atividades que nela acontecem diversificam-se e, assim, desenvolvem-se mais atividades comerciais, financeiras e educacionais, entre outras.
Em áreas muito urbanizadas, pode surgir uma metrópole. Uma metrópole é uma grande cidade que concentra atividades diversificadas e exerce forte influência sobre as atividades desenvolvidas nas cidades ao redor.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando as metrópoles crescem, aumenta a área de influência que elas exercem sobre as demais cidades. Algumas cidades tornam-se, então, subordinadas a outras, compondo uma hierarquia urbana. Leia abaixo os principais tipos de cidade que compõem a hierarquia urbana no Brasil de acordo com o IBGE.
FONTE: Elaborado com base em: IBGE. Regiões de influência das cidades 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101728_folder.pdf . Acesso em: 25 mar. 2021.
1. A hierarquia urbana está relacionada com a população das cidades ou com a área de influência das cidades?
2. De acordo com o IBGE, existem três tipos principais de metrópoles. Quais são eles?
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Cartografando
1. Leia e interprete o mapa.
Fonte: IBGE. Regiões de influência das cidades 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. p. 12. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101728.pdf . Acesso em: 24 mar. 2021.
a) Dê um exemplo de grande metrópole nacional.
b) Dê um exemplo de metrópole nacional.
c) Dê um exemplo de metrópole.
d) Dê um exemplo de capital regional.
2. Alguém que vive com você costuma se deslocar para outra cidade para trabalhar, fazer compras ou obter a prestação de algum tipo de serviço, como atendimento médico?
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CAPÍTULO 6. Cidade e marcos de memória
No capítulo anterior, você estudou a origem e alguns fatores que interferem no processo de crescimento das cidades brasileiras, refletindo sobre as funções e a hierarquia entre as áreas urbanas no Brasil.
Agora você vai ampliar o estudo sobre as cidades, conhecendo alguns dos seus marcos de memória e refletindo sobre seus significados para os diversos grupos sociais.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Monumentos e memória
Monumentos são criados mundo afora para preservar memórias e marcar acontecimentos. As histórias que eles contam vão desde as civilizações antigas, a exemplo das pirâmides do Egito, até as contemporâneas, como o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Em Campo Grande [no Mato Grosso do Sul], além de indicar aspectos históricos, as construções revelam a cultura, a tradição e a identidade do povo campo-grandense – formadas pelos povos originários do Brasil, os indígenas, e os imigrantes paraguaios, bolivianos, japoneses, sírio-libaneses e europeus.
Arquiteta da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Cláudia la Picirelli de Arruda explica, em linhas gerais, que os monumentos são construídos para “homenagear pessoas importantes e fatos extraordinários. Cria-se monumentos para guardar lembranças. Eles têm referência simbólica e importância histórica em nossa sociedade. E fazem a relação entre espaço e tempo”, ensina.
FONTE: Bruno Chaves. Criados para preservar a história da cidade, monumentos revelam identidade de Campo Grande. Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, 26 ago. 2019. Disponível em: https://www.turismo.ms.gov.br/criados-para-preservar-a-historia-da-cidade-monumentos-revelam-identidade-de-campo-grande/ . Acesso em: 2 fev. 2021.
2. Localize e retire do texto informações para responder às questões.
a) Segundo o texto, para que são criados os monumentos?
b) Que elementos de Campo Grande os monumentos revelam?
c) Quais são os povos que participaram da formação de Campo Grande?
d) Segundo Cláudia Arruda, qual é a importância dos monumentos?
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Explorar fonte histórica material
Observe e interprete a fotografia, que retrata um dos monumentos de Campo Grande, município localizado no estado do Mato Grosso do Sul.
LEGENDA: Cavaleiro Guaicuru, monumento de Anor Mendes localizado no município de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
1. Que grupo social formador de Campo Grande foi representado no monumento retratado na fotografia?
2. Em sua opinião, que materiais foram utilizados pelo artista?
Para ampliar suas ideias, leia o texto e responda às questões.
Monumento do Cavaleiro Guaicuru
A estátua é uma obra de ferro, resina e pó de mármore, de quatro metros de altura, esculpida pelo artista Anor Mendes, em homenagem aos índios guerreiros da etnia guaicuru.
FONTE: Monumento do Cavaleiro Guaicuru é declarado patrimônio histórico do Estado. JD1 Notícias, 12 set. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fsQ. Acesso em: 2 fev. 2021.
3. As informações do texto confirmaram suas hipóteses? Explique.
4. Com a leitura do texto, suas hipóteses foram ampliadas? Se sim, de que maneira?
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Quem escolhe os monumentos?
Ao longo do século XX, os monumentos em homenagem aos personagens considerados heróis pelos governantes da época predominaram nas cidades brasileiras.
Contudo, nos últimos anos, diversos grupos sociais denunciaram a exclusão de grande parte da população brasileira desses marcos de memória.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Excluídas
Campinas [no estado de São Paulo] é a segunda cidade do Brasil com o maior número de monumentos por habitante, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ), mas apenas dois deles homenageiam figuras femininas.
Um levantamento do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural do município (Condepac c) aponta que são cerca de 150 estátuas [...].
A pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp, Maria Silvia Duarte, [...] explicou que a não valorização das mulheres em monumentos faz parte de uma visão conservadora que privilegia a presença de figuras masculinas em postos de poder. [...]
FONTE: Cecília Polycarpo. Monumentos de Campinas ignoram personagens femininas. ACidadeON, 18 ago. 2019. Disponível em: https://www.acidadeon.com/campinas/docon/especial/NOT,0,0,1441292,monumentos-de-campinas-ignoram-personagens-femininas.aspx. Acesso em: 2 fev. 2021.
2. Localize e retire do texto informações para responder às questões.
a) Qual é a cidade a que o texto se refere e a que estado ela pertence?
b) Qual é o total de monumentos (estátuas e marcos) existentes nessa cidade?
c) Em quantos desses monumentos as mulheres estão representadas?
d) Segundo a pesquisadora Maria Silvia Duarte, qual é o motivo da não valorização das mulheres nos monumentos?
Boxe complementar:
Você sabia?
Na cidade de São Paulo, de um total de 140 estátuas, apenas 8 representam mulheres. Em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, em um total de 53 monumentos, não há nenhum representando mulheres.
Fim do complemento.
79
Outro grupo pouco homenageado em muitas cidades brasileiras foi citado em reportagem de 2018 sobre a cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.
Monumentos de BH que homenageiam a cultura negra ainda são minoria
[...] três monumentos são os únicos de Belo Horizonte que resgatam e prestam homenagem à cultura afro-brasileira.
Um inventário, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, mapeou cerca de 150 monumentos, bustos e esculturas da capital. Entre eles, muitos italianos, espanhóis, portugueses e militares. Segundo Nila Rodrigues Barbosa, historiadora e pesquisadora de patrimônio cultural, esse apagamento de negros e negras da história está relacionado com o racismo [...].
FONTE: Larissa Costa. Monumentos de BH que homenageiam a cultura negra ainda são minoria. Brasil de Fato Minas Gerais, 4 jul. 2018. Disponível em: https://www.brasildefatomg.com.br/2018/07/04/monumentos-de-bh-que-homenageiam-a-cultura-negra-ainda-sao-minoria. Acesso em: 2 fev. 2021.
LEGENDA: Vista do município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
3. Que cultura era pouco representada nos monumentos de Belo Horizonte, em 2018?
4. Segundo a entrevistada, esse apagamento dos negros e negras da história da cidade está relacionado a quê?
5. Com a ajuda de um adulto de sua convivência, investigue se no município onde você mora há muitos monumentos em homenagem às mulheres e aos afro-brasileiros. Conte aos colegas as suas descobertas.
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Memória indígena
Os indígenas, habitantes originários do território brasileiro e presentes atualmente em todas as regiões brasileiras, também foram pouco contemplados com monumentos nas cidades do país.
Contudo, eles aparecem com frequência em outros marcos da memória, como em nomes de ruas e de bairros de cidades. Guaratiba, Andaraí, Camorim e Maracanã, por exemplo, são palavras de origem indígena e nomes de bairros da cidade do Rio de Janeiro.
1. Quando solicitado, leia um dos textos sobre a origem de cada um desses nomes.
Guaratiba
Guaratiba tem origem na língua indígena tupi, por meio da união dos termos agwa’rá (guará) e tyba (ajuntamento), ou seja, ajuntamento de guarás, um tipo de ave.
LEGENDA: Guará, pintura de Albert Eckhout, produzida em 1640. FIM DA LEGENDA.
Andaraí
O nome vem da expressão indígena Andirá-y Açu, que significa Rio Grande dos Morcegos, nome que os indígenas davam ao atual Rio Joana.
LEGENDA: Rio Joana, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Camorim
Derivado de camury, que na língua indígena tupi significa “mata com muitos mosquitos”.
LEGENDA: Mata do Camorim, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Maracanã
Vem do tupi maraka’nã, nome dado a uma ave semelhante ao papagaio.
LEGENDA: Periquitão-maracanã. FIM DA LEGENDA.
2. Qual é a origem do nome desses bairros do Rio de Janeiro?
3. Reconte para um adulto de sua convivência a história da origem de algumas ruas ou bairros do Rio de Janeiro.
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O território que atualmente corresponde ao município do Rio de Janeiro era habitado originalmente por indígenas. O nome de muitos bairros do município são marcos de memória que remetem à presença dos indígenas na história da cidade, como ocorre com o bairro de Paquetá.
4. Quando solicitado, leia o texto silenciosamente.
Paquetá
O nome Paquetá significa muitas pacas na língua indígena nheengatu. Esta era a língua falada pelos índios tupis na Baía de Guanabara por ocasião da chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro. Há referências da existência de pacas em grande quantidade na ilha de acordo com o relato dos navegadores da época, confirmando o acerto do nome.
Paquetá foi ocupada pelos índios tamoios até o final do século XV. [...] Sua vegetação original era parte da Mata Atlântica, bastante reduzida nos dias de hoje.
FONTE: Ilha de Paquetá. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 30 jan. 2010. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/riotur/exibeconteudo?id=157598 . Acesso em: 2 fev. 2021.
5. Localize e retire informações do texto para responder às questões.
a) Qual é a origem do nome Paquetá?
b) Que povo habitava a ilha de Paquetá no século XV?
6. Observe a fotografia de um marco de memória de Paquetá e responda às questões.
LEGENDA: Monumento em homenagem ao líder tamoio Guaixara na ilha de Paquetá, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
a) A que grupo social se refere esse marco de memória?
b) Por que monumentos como esse são importantes?
Boxe complementar:
Você sabia?
Guaixara liderou os tamoios na aliança com os franceses, que disputavam com os portugueses o controle das terras que, mais tarde, constituiriam o Rio de Janeiro.
Fim do complemento.
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Boxe complementar:
Investigue
1. Com a ajuda de um adulto, investigue sobre a memória de povos indígenas que habitam ou habitaram a unidade da federação em que você vive. Pesquise em livros, enciclopédias, jornais, revistas ou na internet informações para responder no caderno às seguintes questões:
a) Que povos indígenas habitavam a unidade da federação em que você vive há cerca de quinhentos anos e que povos indígenas a habitam atualmente?
b) Sobre as aldeias indígenas atuais, procure descobrir: localização, quantidade aproximada de moradores, atividades econômicas e tipos de moradias.
c) Na cidade ou unidade da federação em que você vive há monumentos que homenageiam indígenas? Se sim, quais e onde estão localizados?
d) Há museus especializados no estudo dos povos indígenas ou que possuem setores sobre esses povos?
e) Há bairros, ruas, avenidas ou praças com nomes de origem indígena? Se sim, quais?
2. Elabore um texto com as informações obtidas na pesquisa. Dê um título a ele.
LEGENDA: O Museu do Índio, fundado em 1953, se tornou uma importante instituição de pesquisa sobre culturas indígenas. Ele está localizado na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
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Memória negra
Nos últimos anos, algumas cidades construíram monumentos relacionados à memória da cultura negra, como o citado no texto abaixo.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Monumento Zumbi
O monumento Zumbi, representante da resistência negra contra a escravidão no Brasil, tem 2,20 metros de altura e pesa 300 quilos. Localizado na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, a escultura é assinada pela artista plástica Márcia Magno.
Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares, foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.
FONTE: Monumento Zumbi dos Palmares. Prefeitura Municipal de Salvador. Disponível em: http://pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/index.php/59-onde-visitar/monumentos-largos-pracas/1410-monumento-zumbi-dos-palmares . Acesso em: 2 fev. 2021.
LEGENDA: Monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares no município de Salvador, no estado da Bahia. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
2. Localize e retire informações do texto para elaborar e preencher no caderno a ficha a seguir.
• Local onde está o monumento.
• Pessoa homenageada.
• Importância dessa pessoa para a história do Brasil.
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Marcos da MEMÓRIA NEGRA no Rio de Janeiro
LEGENDA: Ao fundo, representações de instrumentos musicais usados no samba. FIM DA LEGENDA.
A presença dos africanos e de seus descendentes é marcante em muitos municípios brasileiros, como o Rio de Janeiro, com destaque para a chamada Pequena África, uma região que abrange a zona portuária e os bairros da Saúde, da Gamboa e do Santo Cristo.
Conheça agora um pouco da história dos locais destacados nos boxes.
1. Quando o professor solicitar, leia em voz alta um dos trechos do texto.
Comunidade Pedra do Sal
Uma das mais antigas comunidades afrodescendentes da cidade do Rio de Janeiro. Os pesquisadores acreditam que o samba, ritmo musical possivelmente criado pelos afrodescendentes no Brasil, tenha nascido nesse local.
LEGENDA: Roda de samba na comunidade Pedra do Sal, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.
Largo João da Baiana
O largo recebeu esse nome em homenagem ao músico João da Baiana (1887-1974), que, segundo alguns pesquisadores, introduziu no samba o pandeiro, instrumento musical de percussão.
LEGENDA: João da Baiana (no pandeiro) se apresenta ao lado de Pixinguinha (no saxofone), Donga (prato) e outros no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto da década de 1950. FIM DA LEGENDA.
Fonte: Simone Vassallo. A “Pequena África” no Rio de Janeiro. Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste. Disponível em: http://observatoriodopatrimonio.com.br/site/index.php/itens-de-patrimonio/pequena-africa . Acesso em: 31 dez. 2020.
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Casa do Maranhão
Casa de cultura criada pela comunidade de afrodescendentes maranhenses que foram viver no Rio de Janeiro. A casa organiza festas e reuniões tradicionais culturais maranhenses.
LEGENDA: Casa do Maranhão, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.
Docas André Rebouças
As docas, espaço abrigado do Porto do Rio de Janeiro para guardar embarcações e carregar e descarregar mercadorias, receberam esse nome em homenagem ao engenheiro André Rebouças (1838-1898). Ele lutou pela libertação dos escravizados e foi um dos criadores da Sociedade Brasileira contra a Escravidão, em 1880.
LEGENDA: Retrato de André Rebouças, pintura de Rodolfo Bernardelli, 1877. FIM DA LEGENDA.
Cais do Valongo
Cais localizado na zona portuária do Rio de Janeiro por onde, segundo alguns historiadores, teriam chegado entre 500 mil e 700 mil africanos escravizados ao Brasil entre 1774 e 1831.
LEGENDA: Desembarque, gravura de Johann Moritz Rugendas, 1835. A gravura representa a chegada de africanos escravizados ao Cais do Valongo. FIM DA LEGENDA.
2. Os locais destacados nos quadros podem ser considerados marcos de memória? Explique.
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Marcos da memória dos imigrantes
As cidades podem ter marcos da memória relacionados aos grupos de imigrantes que vieram para o Brasil, como no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, no Paraná.
1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Imigração italiana
Festejar com alegria [...] a construção de Santa Felicidade, bairro criado em 1878 por famílias europeias, vindas da região do Vêneto, norte da Itália. [...]
Serão três dias de festejos com muita comida italiana, músicas típicas, apresentações de danças folclóricas [...].
A dupla frango e polenta, tradicional na gastronomia do bairro italiano, marcará presença, mas também haverá outras iguarias preparadas seguindo as receitas dos nonos e das nonas : lambari frito, pão com bife, queijos, salames [...]. Para quem prefere os doces, as opções também serão fartas com cucas, caçarolas italianas, tortas e doces preparados no capricho. [...]
A herança da imigração italiana em Santa Felicidade está na arquitetura [...] visível nos casarões preservados; na gastronomia, com restaurantes típicos [...]; na venda de artesanato e, é claro, na maneira de falar dos moradores.
FONTE: Três dias de festa para comemorar os 141 anos da imigração italiana. Prefeitura Municipal de Curitiba, 18 nov. 2019. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/tres-dias-de-festa-para-comemorar-os-141-anos-da-imigracao-italiana/53741. Acesso em: 2 fev. 2021.
2. Observe as fotografias de alguns alimentos e responda à questão a seguir.
LEGENDA: Frango com polenta. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Strudel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caçarola italiana. FIM DA LEGENDA.
• Qual dos alimentos retratados nessas fotografias não é um marco da memória italiana no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba?
3. Além da gastronomia, quais são os outros marcos da memória italiana no bairro de Santa Felicidade?
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Os portugueses também tiveram forte presença nas cidades brasileiras ao longo do tempo. Nessas cidades, eles criaram associações que reuniam elementos da cultura e da história das suas regiões de origem em Portugal. Por isso, tais associações ficaram conhecidas como casas regionais.
Casas regionais portuguesas
As casas regionais, instituições de caráter local, ligadas às tradições e costumes das regiões de onde seus fundadores advêm, são criadas para estabelecer o elo de memória com a tradição e os costumes da terra natal constituindo verdadeiros lugares de memória [...].
Nas casas regionais, os imigrantes e seus descendentes procuravam manter os costumes e tradições de suas terras natais através de celebrações festivas [...].
FONTE: Antônio Henrique Seixas de Oliveira. Associações e casas regionais portuguesas na cidade do Rio de Janeiro – lugares de memória. 3 ᵒ Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Salvador, n. 3, v. 6, out. 2014. p. 51, 62.
LEGENDA: Sede atual da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. A Casa dos Poveiros foi criada em 1930 por imigrantes vindos da região portuguesa de Póvoa de Varzim. FIM DA LEGENDA.
4. Para ampliar seu vocabulário, retire do glossário e registre o significado do termo memória.
5. As casas regionais portuguesas são uma forma de manter a memória?
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 5 e 6
Avaliação de processo de aprendizagem
Você estudou o crescimento das cidades brasileiras, suas principais funções e hierarquias, e os grupos sociais que participaram de sua história. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
1. Observe as fotografias da cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, em 1970 e 2015.
LEGENDA: Vista aérea do município de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, em 1975. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista aérea do município de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, em 2015. FIM DA LEGENDA.
• Quais mudanças na paisagem da cidade de Cuiabá podem ser observadas?
2. Pesquisem informações sobre o município em que vocês vivem para responder às perguntas a seguir. Consultem jornais, livros ou a internet e registrem suas descobertas.
a) Nome do município.
b) A cidade do município originou-se de maneira espontânea ou planejada?
c) A cidade apresenta uma função urbana principal? Se sim, qual?
d) A cidade costuma atrair pessoas que vivem em outros municípios? Se sim, para realizar quais atividades?
e) Quais grupos sociais viveram no seu município em diferentes tempos: indígenas, africanos e afrodescendentes, europeus, asiáticos, latino-americanos e/ou migrantes de outras unidades federativas do Brasil?
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3. Segundo os pesquisadores, quais são os motivos da pequena presença de monumentos dos grupos sociais a seguir?
a) Mulheres.
b) Afro-brasileiros.
4. Registre dois marcos da memória dos imigrantes italianos e dois marcos dos imigrantes portugueses.
5. Observe a fotografia.
LEGENDA: Monumento em homenagem a Zumbi, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.
a) Quem está sendo homenageado no monumento retratado na fotografia?
b) A que grupo social ele pertence?
c) Cite dois locais de memória desse grupo social na cidade do Rio de Janeiro.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Diferencio características de cidades espontâneas e cidades planejadas? |
b) Percebo transformações na paisagem causadas pelo crescimento urbano? |
c) Reconheço diferentes funções e hierarquias urbanas? |
d) Identifico a importância dos monumentos para a sociedade? |
e) Compreendo por que alguns grupos sociais são excluídos ou pouco representados nos marcos de memória? |
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DESAFIO À VISTA!
Capítulos 7 e 8
Quais impactos ambientais podem ser identificados nas cidades e quais fontes históricas permitem estudá-los?
CAPÍTULO 7. Cidades e ambiente
Você já estudou que, no século XX, as cidades brasileiras cresceram muito, aumentando, portanto, a necessidade de hospitais, escolas, postos de saúde, estabelecimentos comerciais, espaços de lazer e diversos outros serviços importantes para a população.
O acesso aos serviços de fornecimento de água tratada e coleta de esgoto, bem como aos serviços de transporte e iluminação, por exemplo, também precisou ser ampliado.
1. Observe a fotografia.
LEGENDA: Vista da cidade de Recife, no estado de Pernambuco, por volta de 1910. FIM DA LEGENDA.
• O que você observa na paisagem de parte da cidade de Recife retratada nesta fotografia?
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2. Observe a fotografia.
LEGENDA: Vista da cidade de Recife, no estado de Pernambuco, em 2013. FIM DA LEGENDA.
• O que você observa na paisagem da mesma parte de Recife retratada nesta fotografia?
3. Na comparação dessas fotografias, quais elementos da paisagem indicam que a cidade de Recife cresceu entre 1910 e 2013? Explique.
4. O que geralmente ocorre quando uma cidade passa por um processo de crescimento?
5. O que a concentração de um grande número de habitantes em uma cidade costuma trazer como consequência para o ambiente?
6. Converse com um colega sobre os problemas ambientais que podem existir no lugar onde vocês vivem. Em seguida, escrevam um texto para relatar o que vocês concluíram. Não se esqueçam de criar um título para o texto.
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O saneamento básico
Saneamento básico é o conjunto de serviços fornecidos à população para melhoria das condições de higiene, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esses serviços consistem na coleta do lixo, no abastecimento de água, no tratamento do esgoto e na limpeza das ruas e de outros espaços públicos.
O saneamento básico é de extrema importância, mas, no Brasil, nem todas as pessoas têm acesso a esses serviços.
Cuidados com o lixo
Um dos serviços essenciais do saneamento básico é a coleta e o destino adequado dos resíduos sólidos. Os resíduos sólidos são os materiais descartados resultantes das atividades humanas. Esses resíduos podem ser residenciais, comerciais ou industriais.
No Brasil, os resíduos sólidos coletados podem ser depositados em aterros sanitários, aterros controlados ou lixões.
1. Leia e interprete o gráfico.
Brasil: destino final dos resíduos sólidos coletados (2018)
Fonte: Abrelpe. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019 . São Paulo: Abrelpe, 2019. p. 16.
a) De acordo com o gráfico, qual era o principal destino dos resíduos sólidos coletados no Brasil?
b) Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos proibiu que os municípios descartassem os resíduos sólidos em lixões. De acordo com o gráfico, essa legislação foi cumprida em 2018? Explique.
2. Escreva um texto relatando as consequências do despejo de resíduos sólidos em lixões para o ambiente e a saúde das pessoas.
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Grande parte dos resíduos sólidos pode ser reaproveitada ou encaminhada para a reciclagem por meio da coleta seletiva. No Brasil, aproximadamente 73% dos municípios possuem algum tipo de iniciativa de coleta seletiva, geralmente concentrada em sua área urbana.
3. Leia e interprete os gráficos.
Brasil e regiões: municípios com iniciativa de coleta seletiva (2019)
Fonte: Abrelpe. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019 . São Paulo: Abrelpe, 2019. p. 15.
a) De acordo com os gráficos, qual era a porcentagem de municípios que apresentavam iniciativas de coleta seletiva no Brasil em 2019?
b) De acordo com os gráficos, quais foram as duas regiões brasileiras com menor porcentagem de municípios com iniciativas de coleta seletiva?
4. No lugar onde você vive existe coleta seletiva? Se sim, como ela é realizada?
5. Por que os serviços de coleta seletiva e de descarte de resíduos sólidos em locais adequados são importantes?
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6. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Lixo eletrônico, o que é e como se livrar dele
Todos os dias novos aparelhos são lançados no mercado. Videogames, celulares, televisões, tudo de última geração.
Mas você já se perguntou o que é feito com os equipamentos antigos? E mais, como eles são jogados fora?
Os aparelhos tecnológicos jogados fora são chamados de lixo eletrônico. Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), cerca de 40 milhões de toneladas desse tipo de lixo são gerados por ano no mundo. Muita coisa, né?
O problema é que todo esse material (monitores, telefones, baterias, TVs, câmeras fotográficas etc.) contém substâncias químicas que podem causar um “problemão” para o meio ambiente.
Acontece que, quando descartado de forma incorreta, as substâncias, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio etc., presentes nos equipamentos podem contaminar os solos e a água.
Mas tem mais! Além de contaminar o meio ambiente, o lixo eletrônico pode provocar doenças graves, principalmente para quem lida com ele todos os dias.
O que fazer com os eletrônicos?
Para que tudo isso não aconteça é preciso descartar os eletrônicos em locais apropriados. Diversas empresas e cooperativas, inclusive, estão atuando nessa área. Procure uma na sua cidade. Já os celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular.
Você pode ainda praticar uma boa ação. Trocou de aparelho, mas o antigo ainda está em boa condição? Que tal doar para alguma entidade social que atua na área de inclusão digital ?
FONTE: Tuany Alves. Lixo eletrônico, o que é e como se livrar dele. Minas faz Ciência, 24 out. 2019 . Disponível em: https://minasfazciencia.com.br/infantil/2019/10/24/lixo-eletronico/ . Acesso em: 2 abr. 2021.
a) Procure esclarecer suas dúvidas sobre o vocabulário do texto.
b) De acordo com o texto, por que é importante descartar corretamente o lixo eletrônico?
c) Para não prejudicar o ambiente, que destino as pessoas devem dar ao lixo eletrônico?
7. Pesquise em jornais ou na internet se no município onde você vive são realizadas ações de inclusão digital. Compartilhe as informações obtidas com os colegas.
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O tratamento da água e do esgoto
O abastecimento de água tratada é um dos serviços ligados ao saneamento básico.
No Brasil, a captação da água é realizada, principalmente, a partir dos rios, represas artificiais e depósitos subterrâneos .
Algumas situações vêm comprometendo a qualidade e a captação da água em diversas localidades brasileiras. Veja alguns exemplos.
O despejo de esgoto não tratado nos rios e nas represas polui a água.
LEGENDA: Despejo de esgoto no Rio Camarajipe, na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
O acúmulo de lixo nos cursos dos rios também causa poluição da água.
LEGENDA: Lixo acumulado no Rio Tietê, no município de Salto, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
O uso excessivo de agrotóxicos nas plantações contamina o solo e os rios e pode atingir as águas subterrâneas.
LEGENDA: Aplicação de agrotóxico em plantação no município de Ribeirão Branco, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
8. No lugar onde você vive, ocorre alguma das situações retratadas nas fotografias? Explique.
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O despejo de esgoto, o acúmulo de lixo e os agrotóxicos poluem a água dos rios.
A água descartada após o uso em residências, indústrias e estabelecimentos comerciais, por exemplo, é chamada de esgoto. Nas cidades, há muita produção de esgoto.
Todo o esgoto deve ser coletado e tratado antes de a água ser devolvida aos rios. O tratamento do esgoto tem como objetivo principal a redução da carga poluidora, bem como a remoção do material sólido, devolvendo para o ambiente uma água de melhor qualidade.
Observe a representação do processo de captação e tratamento da água e do esgoto.
Tratamento da água e do esgoto
Fonte: elaborado com base em Sanepar. Projeto sustentabilidade: da escola ao rio. Curitiba: Sanepar, 2014. p. 11.
Observação: Representação esquemática sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.
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9. Quais foram os exemplos citados de ações humanas que podem comprometer a água dos rios?
10. Qual é o objetivo do tratamento da água?
11. Qual é o principal objetivo do tratamento do esgoto?
12. Como o tratamento da água e do esgoto se relaciona com a preservação do ambiente e com a qualidade de vida das pessoas? Explique.
13. Leia e interprete o gráfico.
Brasil: porcentagem de esgoto tratado por região (2018)
Fonte: Trata Brasil. Esgoto. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/esgoto . Acesso em: 2 abr. 2021.
a) De acordo com o gráfico, em qual região brasileira a porcentagem de tratamento de esgoto era maior em 2018?
b) Em qual região a porcentagem de tratamento de esgoto era menor?
c) Na região onde você vive, qual era a porcentagem de esgoto tratado em 2018?
d) Considerando a porcentagem de tratamento de esgoto nas regiões brasileiras, como você classificaria a qualidade desse serviço no Brasil?
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Cartografando
O acesso ao abastecimento de água e à coleta e tratamento de esgoto é um direito das pessoas, pois garante a saúde e a qualidade de vida da população. No entanto, esses serviços não são oferecidos a todos.
Leia e interprete os gráficos.
A) Brasil: formas de abastecimento de água nos domicílios (2019)
B) Brasil: frequência de abastecimento de água nos domicílios (2019)
FONTE: Fontes: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua anual. Domicílios e moradores, por fonte principal de abastecimento de água. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6731 ; Domicílios e moradores com rede geral de distribuição de água, como principal forma de abastecimento, por disponibilidade da rede geral. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6732 . Acessos em: 24 mar. 2021.
1. De acordo com o gráfico A, qual era a principal forma de abastecimento de água nos domicílios brasileiros?
2. Segundo o gráfico B, a cada 100 brasileiros, quantos tinham acesso diário a água em 2019?
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Agora conheça algumas informações sobre a coleta de esgoto no Brasil.
Leia e interprete o mapa e o gráfico.
Brasil: tipo de esgotamento sanitário nos domicílios (2019)
FONTE: Fonte do mapa e do gráfico: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua anual. Domicílios e moradores com banheiro, sanitário ou buraco para dejeções, por tipo de esgotamento sanitário. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/7192 . Acesso em: 24 mar. 2021.
3. De acordo com o mapa, em qual região brasileira o acesso à rede de esgoto era maior em 2019?
4. Na região onde você vive, qual era a porcentagem de domicílios com acesso a uma rede de coleta de esgoto?
5. De acordo com o gráfico, a cada 100 domicílios, quantos estavam ligados a uma rede de coleta de esgoto?
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1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Quais são os riscos da falta de saneamento básico?
Abastecimento de água, rede de esgotos, medidas educativas, controle de animais e de insetos, prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida, coleta de lixo. Tudo isso faz parte do saneamento básico, um conjunto de medidas que têm como objetivo preservar ou modificar as condições do meio ambiente para prevenir doenças e promover a saúde.
As consequências da falta de saneamento básico são graves. Ingerir água contaminada, por exemplo, pode causar doenças [...].
Outra consequência da falta de saneamento básico é o impacto no meio ambiente. Despejar esgotos não tratados pode poluir o solo, lençóis freáticos e reservas de água, levando à morte de animais e reduzindo a quantidade de água potável disponível. Os prejuízos podem se estender para a agricultura, comércio, indústria, turismo e outros setores da economia.
Por todas essas razões, o saneamento básico é um dos maiores desafios do mundo hoje. O que está em jogo são os bens mais valiosos do planeta: a saúde das pessoas, a conservação do meio ambiente e o funcionamento da economia mundial.
FONTE: Quais são os riscos da falta de saneamento básico? Dinâmica Ambiental, 2 jul. 2015. Disponível em: https://www.dinamicambiental.com.br/blog/meio-ambiente/sao-riscos-falta-saneamento-basico/ . Acesso em: 24 mar. 2021.
LEGENDA: Rua sem saneamento básico no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.
a) Você compreendeu o significado das palavras do glossário? Comente com o professor e os colegas.
b) De acordo com a notícia, quais serviços e ações fazem parte do saneamento básico?
c) Quais impactos podem ser provocados pela falta de saneamento básico?
2. No lugar onde você vive, o saneamento básico atende às necessidades das pessoas? Justifique sua resposta com exemplos.
101
Poluição dos mares e dos oceanos
Além da poluição de rios, lagos, represas e águas subterrâneas, outro problema ambiental comum em muitas cidades na atualidade é a poluição dos mares e oceanos. Muitas pessoas que vivem em cidades litorâneas são afetadas pela chamada maré negra, nome dado à mancha de óleo decorrente do derramamento de petróleo no mar. O derramamento de petróleo é causado pelo rompimento de oleodutos, por naufrágios, quebra de navios petroleiros ou por vazamentos ocorridos durante a exploração desse recurso natural em alto-mar.
A maré negra causa a poluição das águas e a morte de seres vivos marinhos e terrestres. Seu impacto ambiental pode durar muitos anos.
A maré negra
[...] O petróleo vaza e se espalha no mar. [...]
[...] As aves marinhas deixam de reter o ar nas penas e morrem afogadas ao mergulhar.
[...] Substâncias tóxicas do óleo acumulam-se nos tecidos de peixes, tartarugas e mamíferos.
[...] Os costões rochosos, revestidos de óleo, perdem boa parte da sua fauna.
[...] O manguezal pode nunca mais voltar ao normal. Como as raízes do mangue não são subterrâneas, as plantas morrem asfixiadas.
FONTE: Claudio Angelo. Os mares também morrem. Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: https://super.abril.com.br/ideias/os-mares-tambem-morrem/ . Acesso em: 24 mar. 2021.
LEGENDA: Manchas de óleo em praia no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
1. De acordo com a reportagem, cite duas consequências da chamada maré negra para o ambiente marinho.
2. Em uma folha avulsa, escreva um texto sobre como as pessoas podem ser afetadas por uma maré negra.
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Boxe complementar:
Você sabia?
Leia o texto em voz alta para um adulto de sua convivência e ouça sua opinião.
ONU lança campanha contra poluição dos oceanos provocada por consumo de plástico
Por ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. É como se, a cada minuto, a carga de um caminhão de lixo cheio de plástico fosse despejada no mar. As maiores fontes desse lixo marinho são os plásticos descartáveis. [...]
Para reverter esse cenário, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou a campanha #MaresLimpos, uma iniciativa global para cobrar do poder público e do setor privado medidas concretas contra a poluição das águas. O organismo internacional quer que compromissos sejam acordados e implementados até 2022. [...]
Cerca de 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos é plástico. Algumas estimativas apontam que, se não for diminuído o ritmo com que se descartam itens como garrafas plásticas, sacolas e copos depois de um único uso, até 2050, os oceanos terão mais plásticos que peixes e 99% das aves marinhas terão ingerido o material.
FONTE: ONU lança campanha contra poluição dos oceanos provocada por consumo de plástico. Nações Unidas Brasil, 24 fev. 2017. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/75842-onu-lanca-campanha-contra-poluicao-dos-oceanos-provocada-por-consumo-de-plastico . Acesso em: 24 mar. 2021.
LEGENDA: Acúmulo de lixo na Baía de Guanabara, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
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A poluição dos mares e dos oceanos também está relacionada ao descarte inadequado de plástico.
A maior parte dos resíduos plásticos encontrados nos mares e oceanos é descartada pelas pessoas. Microplásticos também podem chegar às águas oceânicas pelas redes de esgoto e pela perda de pellets plásticos transportados em navios em alto-mar.
O mapa a seguir representa informações sobre alguns países geradores de resíduos plásticos mal geridos, isto é, que chegam de modo inadequado aos oceanos.
LEGENDA: Os pellets são fragmentos de resinas plásticas usados pela indústria para produzir diferentes tipos de plástico. FIM DA LEGENDA.
Países selecionados: quantidade de resíduos plásticos mal geridos (2010)
Fonte: Alexandre Turra e outros. Lixo nos mares : do entendimento à solução. São Paulo: IOA/USP, 2020.
3. Qual é a origem da maioria dos resíduos plásticos encontrados nos mares e oceanos?
4. De acordo com o mapa, quais eram os cinco países que mais geravam resíduos plásticos que chegavam de modo inadequado aos oceanos em 2010?
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CAPÍTULO 8. Ambientes e fontes históricas
Você estudou que os moradores das cidades brasileiras atuais enfrentam diversos problemas ambientais. Agora você vai explorar diferentes fontes históricas que podem ser utilizadas para o estudo desses problemas.
Algumas fontes históricas materiais, como construções e objetos, indicam como as pessoas lidavam com os dejetos domésticos em outros tempos.
Há cerca de 300 anos, as pessoas costumavam utilizar penicos como o retratado na fotografia para coletar os dejetos, que depois eram jogados nas ruas ou diretamente nos rios e no mar por pessoas escravizadas.
LEGENDA: Penico de estanho, de cerca de 1780. FIM DA LEGENDA.
Apenas nas casas das pessoas com melhores condições financeiras havia latrinas, como a retratada na fotografia abaixo.
LEGENDA: Latrinas em antiga residência do século XVIII, atual Casa dos Contos, na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.
1. As latrinas retratadas na fotografia são semelhantes aos vasos sanitários da maioria das moradias na atualidade? Explique.
105
Há cerca de 150 anos, na maioria das cidades brasileiras, o esgoto era despejado nas ruas, nos rios e no mar. Poucas cidades iniciaram nessa época a construção de redes de coleta de esgoto, mas elas eram restritas ao centro das cidades, e os moradores dos bairros mais afastados continuaram sem acesso à rede de coleta de esgoto.
Os cartuns, como o reproduzido abaixo, são um tipo de desenho humorístico que pode ser utilizado como fonte histórica visual.
2. Observe e interprete o cartum.
LEGENDA: Cartum representando pessoas tomando banho de mar no Rio de Janeiro, em 1874. FIM DA LEGENDA.
a) Que tipo de roupa as pessoas representadas no cartum estão utilizando para tomar banho de mar?
b) Levando em conta o destino do esgoto na maioria das cidades brasileiras nessa época, que tipos de problema as pessoas representadas poderiam sofrer?
3. O professor vai dividir a turma em grupos para investigar doenças que podem ser transmitidas por dejetos humanos jogados diretamente na água dos rios e dos mares. No dia combinado, produzam cartazes, cartuns ou utilizem meios digitais para comunicar as informações coletadas aos colegas.
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Mudou ou não mudou?
Há cerca de 100 anos, redes de esgoto passaram a ser construídas em algumas cidades brasileiras. Porém, a maioria dos brasileiros vivia em localidades nas quais os dejetos continuavam sendo despejados diretamente nas ruas, nos rios e no mar, o que facilitava a transmissão de doenças.
LEGENDA: Rua sem rede de esgoto na cidade de Salvador, no estado da Bahia, no final do século XIX. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rua sem rede de esgoto na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1912. FIM DA LEGENDA.
• Há cerca de 100 anos, qual era o destino dos dejetos domésticos na maioria das localidades do Brasil? O que isso causava?
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Explorar fonte histórica oral
Depoimentos de pessoas, como os dos moradores do município de Japeri, no estado do Rio de Janeiro, podem ser utilizados como fontes históricas orais para o estudo dos problemas ambientais.
Moradores do município de Japeri
Catlein Santos, estudante e moradora de Japeri, onde não existe tratamento de esgoto, lembra que na época da mãe dela o Rio Douro não era cheio de lixo. Atualmente, o esgoto produzido nas casas dos moradores é lançado diretamente no leito do rio.
“Minha mãe falava que esse rio aqui não tinha esgoto e não tinha esse negócio de garrafa jogada e poluição que tem agora”, lembrou Catlein.
Hercules Trigoli, também morador de Japeri, conta como funciona o sistema de esgoto local.
“O rio é repleto de canos que descem direto das casas. Você aperta a descarga e vai para o rio”, contou Trigoli.
FONTE: Chico Regueira e Raoni Alves. Nove cidades da Região Metropolitana do RJ não têm nenhum tratamento de esgoto. G1, 16 jul. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/07/16/nove-cidades-da-regiao-metropolitana-do-rj-nao-tem-nenhum-tratamento-de-esgoto.ghtml . Acesso em: 2 fev. 2021.
LEGENDA: Rio Sarandi, no município de Japeri, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. Apesar de atravessar o mesmo município que o Rio Douro, não apresenta lixo no trecho fotografado. FIM DA LEGENDA.
1. Segundo Catlein Santos, como era o Rio Douro na época em que a mãe dela era jovem? E atualmente?
2. Como funciona o sistema de esgoto em Japeri na atualidade, segundo o morador Hercules Trigoli?
108
Diferentes pontos de vista
Um dos problemas ambientais enfrentados pelos moradores das cidades é a poluição do ar devido, entre outros fatores, aos gases poluentes expelidos pelos escapamentos de veículos coletivos e individuais.
Para diminuir a poluição do ar, o Código de Trânsito Brasileiro (CT B), aprovado pelo Congresso Nacional em 1997 e que continua vigente no Brasil atual, determina algumas medidas destacadas abaixo.
Código de Trânsito Brasileiro
Artigo 104. Os veículos em circulação terão suas condições de segurança, de controle de emissão de gases poluentes e de ruído avaliadas mediante inspeção, que será obrigatória [...].
Parágrafo 5º. Será aplicada a medida administrativa de retenção aos veículos reprovados na inspeção de segurança e na de emissão de gases poluentes e ruído.
FONTE: Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm. Acesso em: 2 fev. 2021.
LEGENDA: Trânsito intenso de veículos na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
1. Que medida o Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, determinou para controlar a emissão de gases poluentes pelos veículos?
2. De acordo com esse Código, o que ocorre com os veículos reprovados?
Anos depois, em 2016, uma lei liberou alguns tipos de veículos da inspeção veicular ambiental por um determinado prazo, mas não alterou o artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro.
Em 2017, foi publicada uma regulamentação do artigo 104, mas, no ano seguinte, a regulamentação foi suspensa. Dessa forma, a lei que determina a obrigatoriedade da inspeção veicular continua em vigor, mas ela não é posta em prática por falta de regulamentação.
As dificuldades na aplicação da inspeção veicular prevista na lei refletem a polêmica existente na sociedade brasileira sobre o assunto, como podemos perceber nas opiniões reproduzidas na página seguinte.
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3. Quando solicitado, leia um dos textos em voz alta.
Texto 1
Do ponto de vista ambiental, sou favorável à inspeção veicular ambiental. Várias metrópoles do mundo adotaram essa medida para tentar controlar a emissão de gases poluentes e tiveram ótimos resultados. [...]
A concepção geral é ótima e importante. Deve continuar. Mas o procedimento está errado. Acredito que também seria interessante considerar o tipo de combustível que cada automóvel consome. A poluição gerada pelos veículos realmente é um dos principais problemas para a saúde de quem mora nas grandes cidades. [...]
Texto 2
Sou contra a inspeção veicular porque ela é feita nos carros mais novos, que já têm muita tecnologia. Penso que o desenvolvimento tecnológico e as normas de fabricação já garantem uma melhora nas emissões. Os modelos mais velhos, que são os que mais poluem, ficam fora dessa obrigatoriedade.
A fiscalização deveria ser restrita a carros fabricados há muitos anos. [...]
Não achei que a qualidade do ar melhorou após a medida e reparo que as pessoas continuam sofrendo por causa da poluição.
FONTE: Revista Carro Hoje, ano 1, n. 19, p. 5, 2012.
4. Interprete e relacione as ideias e as informações dos dois textos para responder às questões.
a) Qual texto apresenta argumentos favoráveis à inspeção veicular? Cite dois argumentos utilizados para defender esse ponto de vista.
b) Qual texto apresenta argumentos contrários à inspeção veicular? Cite dois argumentos utilizados para defender essa opinião.
5. Seu professor vai dividir a classe em dois grupos para a realização de um debate sobre a inspeção veicular como medida de diminuição da poluição do ar nas cidades.
Grupo 1
Favorável à inspeção veicular
Grupo 2
Contrário à inspeção veicular
6. Escreva um texto sobre o assunto estudado. Inclua: um título, uma introdução explicando o que é a inspeção veicular, os argumentos favoráveis e contrários e uma conclusão com sua opinião.
110
Tempo, tempo...
Os moradores de algumas cidades brasileiras vivenciaram intensamente o problema da poluição do ar. Conheça na linha do tempo a história da cidade de Cubatão, no estado de São Paulo.
1955
A instalação de uma refinaria de petróleo atraiu muitas indústrias para Cubatão.
LEGENDA: Refinaria Presidente Bernardes, no município de Cubatão, no estado de São Paulo. Foto de 1957. FIM DA LEGENDA.
1950
1960
1970
1975
O grande número de indústrias que formavam o polo industrial de Cubatão causava intensa poluição do ar, o que prejudicava a vegetação, os animais silvestres e a saúde dos moradores locais, que desenvolviam problemas respiratórios.
1980
1980
Cubatão foi declarada a cidade mais poluída do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).
LEGENDA: Vista da Vila Parisi, no município de Cubatão, no estado de São Paulo. Foto de 1982. FIM DA LEGENDA.
1982
A condição de poluição do ar em Cubatão era tão grave que a cidade passou a ser conhecida como “Vale da Morte”.
LEGENDA: Emissão de poluentes no ar por indústrias no município de Cubatão, no estado de São Paulo. Foto de 1984. FIM DA LEGENDA.
111
1990
1990
A comunidade, o governo e as indústrias se uniram para reduzir a poluição do ar por meio de medidas como a instalação de filtros nas chaminés das fábricas.
1992
A cidade reduziu em cerca de 90% a poluição do ar e recebeu da ONU o título de Cidade Símbolo da Recuperação Ambiental.
LEGENDA: Cartaz da campanha Cubatão +20: Cidade Símbolo Mundial de Recuperação Ambiental, de 1992. FIM DA LEGENDA.
2000
2010
2014
A Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou que a condição da poluição do ar em Cubatão estava próxima dos limites aceitáveis.
LEGENDA: Vista do município de Cubatão, no estado de São Paulo. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
2020
1. O recebimento do título de Cidade Símbolo da Recuperação Ambiental foi antes ou depois de Cubatão ser declarada a cidade mais poluída do mundo?
2. Ocorreram mudanças na situação da poluição em Cubatão entre 1980 e 1990? Se sim, quais?
112
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 7 e 8
Avaliação de processo de aprendizagem
Você estudou alguns problemas enfrentados por moradores das cidades brasileiras e as fontes históricas utilizadas para estudá-los. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
1. Observe a fotografia.
LEGENDA: Esgoto a céu aberto no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
a) Essa fotografia representa uma fonte histórica escrita, oral, material, iconográfica ou visual?
b) Explique a importância dessa fonte histórica para o estudo dos problemas ambientais.
2. Cite um argumento favorável e um argumento contrário à inspeção veicular.
3. Sobre as formas de coleta e destino dos dejetos domésticos, responda às perguntas.
a) Quais utensílios eram utilizados na coleta de dejetos domésticos há cerca de 300 anos?
b) Qual era o principal destino do esgoto domiciliar há cerca de 300 anos?
c) Qual é o principal destino do esgoto domiciliar atualmente?
113
4. Vocês estudaram a importância do saneamento básico para o ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. Agora, você e seus colegas vão investigar a situação do saneamento básico na escola onde vocês estudam e no seu entorno. Para isso, respondam às seguintes perguntas.
a) Há abastecimento constante de água adequada para o consumo na escola ou ocorre falta dela em alguns períodos?
b) Há banheiros em quantidade suficiente para todos os alunos? Os banheiros são abastecidos com água tratada?
c) Há coleta de esgoto ligada à rede geral de tratamento?
d) Há lixeiras para a coleta de lixo reciclável? Elas estão bem localizadas e em quantidade suficiente?
e) O lixo produzido na escola é recolhido com regularidade? Há lixo despejado na rua da escola?
f) Nos arredores da escola, há algum rio ou córrego poluído pelo despejo de esgoto ou resíduos sólidos?
g) Qual ação poderia ser realizada para a melhoria do saneamento básico na escola ou em seu entorno?
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
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a) Reconheço a importância das fontes históricas visuais para o registro dos problemas ambientais? |
b) Compreendo as formas de coleta e tratamento de esgoto em diferentes tempos? |
c) Reconheço problemas socioambientais causados pelas atividades econômicas e pelo crescimento urbano? |
d) Identifico que os serviços ligados ao saneamento básico interferem na qualidade ambiental? |
e) Indico problemas ambientais que existem no entorno da escola, propondo soluções para minimizá-los? |