114

UNIDADE 3. Atividades econômicas, comunicação e tecnologia

Imagem: Ilustração. Na parte superior há caminhões sobre uma rua. Atrás há uma casa, árvores, morros, uma cacheira e antenas grandes. Na parte inferior há um trem passando por trilhos e abaixo, carros em uma ponte. Atrás há casas, prédios, estabelecimentos e árvores. Fotografia A. Um trator amarelo sobre uma plantação extensa de soja.  Fotografia B. Vista aérea de duas estradas asfaltadas. Ao lado há indústrias grandes com árvores em volta. Fotografia C. Um homem com equipamento preto atrás do corpo está em pé e mexendo em uma parte externa de carro. Ao fundo, máquinas, pessoas e mais carros. Fotografia D. Várias pessoas andando na calçada. Ao lado há lojas, árvores e postes. Fim da imagem.

115

Boxe complementar:

Primeiros contatos

1. Nas fotografias, que atividades estão sendo realizadas pelas pessoas?

2. Como a tecnologia está sendo utilizada nas atividades de trabalho retratadas?

3. O que mais você sabe sobre atividades econômicas, comunicação e tecnologia?

Fim do complemento.

116

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Como as tecnologias interferem no mundo do trabalho?

CAPÍTULO 9. A tecnologia nas atividades econômicas

A agricultura e a pecuária são algumas das principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil e ocorrem em grande parte do território brasileiro.

Podemos conhecer as características da agropecuária por meio da identificação dos agrossistemas, também conhecidos como sistemas agrários. O agrossistema corresponde à forma como a agropecuária é realizada em cada propriedade rural e pode ser classificado de diversas maneiras.

De acordo com as formas de utilização da terra , podemos classificar os agrossistemas em agropecuária extensiva e agropecuária intensiva.

Agropecuária extensiva É praticada em grandes extensões de terra, nas quais a vegetação natural é retirada e o solo sofre grande desgaste. Na pecuária, por exemplo, os animais são criados soltos e alimentam-se geralmente de pastagens.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de vários bois brancos sobre um campo verde.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pecuária extensiva no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Agropecuária intensiva

Há intenso aproveitamento das terras e, para isso, inúmeras técnicas de aumento da produtividade são utilizadas. Na pecuária, por exemplo, os animais são criados confinados, ou seja, em espaços cercados.

Imagem: Fotografia. Vários bois brancos dentro de uma cerca. Ao lado há estruturas com telhado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pecuária intensiva no município de Santana do Araguaia, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

117

Em relação ao objetivo da produção, podemos classificar os agrossistemas em agropecuária de subsistência e agropecuária comercial.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Agropecuária de subsistência

O objetivo principal dos trabalhadores é obter bens necessários à própria sobrevivência, e a venda de produtos só é realizada quando existem sobras na produção. Geralmente, nesse sistema a mão de obra é familiar e há pouco uso de máquinas.

Imagem: Fotografia. Três pessoas estão agachadas em uma horta.   Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultura de subsistência no município de Santa Maria de Jetibá, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Agropecuária comercial

Nesse sistema, a produção agrícola e a criação animal atendem muitas vezes ao mercado consumidor brasileiro, mas com frequência os produtos são vendidos para outros países. Na agropecuária comercial, ocorre maior uso de máquinas e equipamentos que substituem a mão de obra.

Imagem: Fotografia. Um trator verde sobre uma plantação extensa.   Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultura comercial no município de Santo Antônio do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

2. Indique a principal diferença entre a agropecuária extensiva e a agropecuária intensiva.

3. Indique a principal diferença entre a agropecuária de subsistência e a agropecuária comercial.

118

De acordo com os tipos de tecnologia, os agrossistemas podem ser classificados em tradicionais, modernos ou alternativos.

Agrossistema tradicional

Faz pouco uso de máquinas e de tecnologia na produção, com maior utilização de mão de obra, muitas vezes, a familiar.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de algumas pessoas em uma plantação grande.   Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de cebolinha no município de Coari, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Agrossistema moderno

Caracteriza-se pelo menor emprego de mão de obra e pelo maior uso de máquinas e tecnologia. Nesse agrossistema, é comum o uso de fertilizantes e defensivos agrícolas para controlar doenças e pragas nas plantações.

Imagem: Fotografia. Irrigadores jorrando água em uma plantação.   Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de morangos na Região Administrativa de Brazlândia, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Agrossistema alternativo

Caracteriza-se pelo uso de técnicas que não prejudicam o ambiente e a saúde das pessoas e dos animais. São utilizadas substâncias naturais ou de origem orgânica, como a pastagem natural para os animais e o adubo orgânico nas plantações.

Imagem: Fotografia. Horta pequena.   Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação orgânica no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

4. Indique a principal diferença entre o agrossistema tradicional e o agrossistema moderno.

5. Qual é a principal diferença entre o agrossistema alternativo e os agrossistemas tradicional e moderno?

119

Cartografando

Os alimentos orgânicos são um exemplo de produto dos agrossistemas alternativos.

Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: principais produtos orgânicos por unidade da federação (2016).  AC: hortaliças, cupuaçu e açúcar.  RO: palmito e café.  AM: castanha-do-brasil e guaraná.  RR: hortaliças, frutas e grãos.  AP: castanha-do-brasil e açaí.  PA: castanha-do-brasil, dendê, açaí e cacau.  MT: carne bovina e castanha-do-brasil.  MS: carne bovina, café, hortaliças e mel.  TO: flores.  MA: hortaliças, frutas e babaçu.  PI: mel e grãos.  CE: hortaliças, caju e castanha de caju, frutas e mel.  RN: caju e castanha de caju, hortaliças e frutas.  PB: hortaliças, frutas, grãos e algodão.  PE: café, hortaliças e frutas.  AL: hortaliças, açúcar e frutas.  SE: hortaliças e frutas.  BA: cacau, dendê, frutas e coco.  GO: hortaliças, açúcar, laticínios e grãos.  DF: café, frutas, laticínios e hortaliças.  MG: café, grãos, hortaliças e laticínios.  ES: café, hortaliças e frutas.  RJ: hortaliças, laticínios, frutas e palmito.  SP: hortaliças, açúcar, frutas, laticínios e aves e ovos.  PR: hortaliças, grãos, frutas, erva-mate e aves e ovos.  SC: grãos, frutas, erva-mate e mel.  RS: grãos, erva-mate, frutas, mel, aves e ovos e uva.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 380 km.  Fim da imagem.

Fonte: Brasil Orgânico estima negócios de R$ 3 bi em 2016. Diário Verde. Disponível em: https://diarioverde.com.br/brasil-organico-movimentou-r-3-bi-em-2016/ . Acesso em: 10 fev. 2021.

1. Indique dois produtos que você consome no dia a dia, que podem ser orgânicos, e as unidades da federação onde eles são produzidos.

2. Na unidade da federação onde você vive, quais produtos agrícolas do agrossistema alternativo se destacam?

120

Novas tecnologias na agricultura

Nos últimos anos, a agricultura brasileira vem passando por mudanças decorrentes da introdução de novas tecnologias. Algumas dessas mudanças são causadas pelo uso de vários tipos de máquina nas diversas etapas da produção agrícola, substituindo a mão de obra de muitos trabalhadores.

Observe, por exemplo, as etapas e as máquinas que podem ser utilizadas na produção de café.

1. Preparo do solo

Os tratores auxiliam a remover a vegetação e puxam outras máquinas que abrem sulcos no solo, preparando-o para o plantio.

2. Plantio

Algumas máquinas dispersam sementes no solo ou colocam as mudas das plantas de forma espaçada no terreno.

3. Adubação e prevenção de pragas

Aviões e outras máquinas distribuem adubos e fertilizantes pela plantação. O mesmo é feito com defensivos agrícolas, utilizados para combater alguns tipos de praga.

4. Colheita

Algumas máquinas fazem a colheita dos produtos, diminuindo o tempo gasto nessa etapa da produção agrícola.

5. Transporte

Diversos tipos de veículo realizam o transporte da produção.

Imagem: Esquema.  No centro há uma xícara de café e ao redor há plantas de café. 1. Preparo do solo - Os tratores auxiliam a remover a vegetação e puxam outras máquinas que abrem sulcos no solo, preparando-o para o plantio.  Ilustração. Um trator arando uma plantação. Ao lado, árvores.  2. Plantio - Algumas máquinas dispersam sementes no solo ou colocam as mudas das plantas de forma espaçada no terreno.  Ilustração. Um trator colocando sementes sobre a plantação.  3. Adubação e prevenção de pragas - Aviões e outras máquinas distribuem adubos e fertilizantes pela plantação. O mesmo é feito com defensivos agrícolas, utilizados para combater alguns tipos de praga.  Ilustração. Um avião sobrevoando a plantação com várias árvores.  4. Colheita - Algumas máquinas fazem a colheita dos produtos, diminuindo o tempo gasto nessa etapa da produção agrícola.  Ilustração. Uma colhedeira sobre a plantação.  5. Transporte - Diversos tipos de veículo realizam o transporte da produção.   Ilustração. Um caminhão parado lado de silos. Na frente há uma estrada asfaltada.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. Em quais etapas da produção agrícola o uso de máquinas pode ocorrer?

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

2. De acordo com o que vocês estudaram até agora, quais consequências sociais e ambientais o aumento do número de máquinas e o maior uso de tecnologia no campo podem ter?

121

3. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

Tecnologia na agricultura: maior sustentabilidade na produção agrícola

O uso de tecnologia na agricultura nunca foi tão intenso no campo. Contamos com produtos e equipamentos que auxiliam na produção de alimentos e fibras, desde o momento do plantio até a colheita. [...]

A revolução tecnológica no campo começou com o GPS (sistema de posicionamento global, ou global positioning system, em inglês) e evoluiu até chegar a aplicativos que monitoram plantações remotamente, via smartphone, computadores ou tablets com acesso à internet. Além disso, sensores espalhados pela propriedade também são capazes de gerar um grande volume de dados que podem ser analisados e utilizados para melhorar os processos.

O mais recente salto tecnológico do setor agrícola foi a introdução de drones em diversos processos. O uso destas pequenas aeronaves não tripuladas permite monitoramento aéreo em tempo real dos processos de colheita e sensoriamento remoto mais acessível quando comparado ao realizado por satélites.

Da pré à pós-produção, as ferramentas tecnológicas podem contribuir para que se produza mais no mesmo espaço e abrem caminho para combatermos desperdícios de água, fertilizantes e defensivos. Além disso, o produtor conectado otimiza seu tempo no gerenciamento da produção.

FONTE: Agricultura digital: do GPS a aplicativos beneficiando produtores e consumidores. Mais Soja, 18 jan. 2020. Disponível em: https://maissoja.com.br/agricultura-digital-do-gps-a-aplicativos-beneficiando-produtores-e-consumidores/ . Acesso em: 10 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Um drone sobrevoando uma plantação. Fim da imagem.

LEGENDA: Drone sobrevoa plantação de cana-de-açúcar no município de Taquaritinga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

a) A notícia apresenta diversas novas tecnologias utilizadas na agricultura. Quais são elas?

b) De acordo com a notícia, que benefícios ambientais as novas ferramentas tecnológicas podem proporcionar?

122

Cartografando

Leia e interprete os gráficos.

A) Brasil: número de máquinas agrícolas (2017)

Imagem: Gráfico A de colunas. Brasil: número de máquinas agrícolas (2017). No eixo vertical, o número de máquinas agrícolas e o eixo horizontal, as máquinas.  Tratores: 1.229.907;  Semeadeiras/plantadeiras: 357.793;  Adubadeiras e/ou distribuidoras de calcário: 253.206;  Colheitadeiras: 172.199.   Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Censo Agro 2017: resultados definitivos. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. p. 73.

B) Brasil: uso de adubo agrícola (2017)

Imagem: Gráfico B em setores. Brasil: uso de adubo agrícola (2017).  Adubação química: 20%;  Adubação orgânica: 12%;  Adubação química e orgânica: 11%;  Não utiliza adubação: 57%.   Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Censo Agro 2017: resultados preliminares. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/templates/censo_agro/resultadosagro/estabelecimentos.html . Acesso em: 10 fev. 2021.

1. De acordo com o gráfico A, que tipos de máquina existiam em maior número na agricultura brasileira no ano da pesquisa?

2. No Brasil, como era a maior parte dos solos destinados à agricultura em relação à adubação em 2017?

3. De acordo com o gráfico B, qual foi a porcentagem de produtores rurais que utilizou adubos químicos em suas plantações?

4. Indique uma vantagem e uma desvantagem do uso de adubos químicos.

123

Novas tecnologias na pecuária

No Brasil, a pecuária intensiva é a que mais utiliza novas tecnologias na criação de animais. Ela é encontrada principalmente nas regiões Sudeste e Sul e destina-se, sobretudo, à produção de leite e de carne.

Na pecuária extensiva, o uso de tecnologia é menor, e nesse agrossistema produz-se sobretudo carne. Ela é encontrada predominantemente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

Conheça as principais tecnologias utilizadas hoje em dia na atividade de criação animal.

Tecnologias desenvolvidas para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da carne e do leite que será consumido pelas pessoas.

Utilização de programas e aplicativos para monitorar a alimentação, o peso e a vacinação dos animais.

Utilização de técnicas de melhoria da qualidade das pastagens e das rações, favorecendo o desenvolvimento dos animais.

Uso de drones para monitorar os animais no campo.

Seleção de raças para a criação e procriação de animais mais resistentes a doenças.

Imagem: Fotografia. Várias vacas enfileiradas e comendo grãos, que estão atrás de uma grade. Ao redor, informações:  - Tecnologias desenvolvidas para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da carne e do leite que será consumido pelas pessoas.  - Utilização de programas e aplicativos para monitorar a alimentação, o peso e a vacinação dos animais.  - Utilização de técnicas de melhoria da qualidade das pastagens e das rações, favorecendo o desenvolvimento dos animais.  - Uso de drones para monitorar os animais no campo.  - Seleção de raças para a criação e procriação de animais mais resistentes a doenças.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gado leiteiro se alimenta de ração no município de Campo Alegre, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

1. Verifiquem se compreenderam as palavras do texto e, se necessário, consultem um dicionário. Em seguida, pesquisem em jornais, revistas ou na internet informações sobre o uso de tecnologia na pecuária desenvolvida na região ou na unidade da federação onde vocês vivem.

2. Criem um cartaz utilizando elementos gráfico-visuais (fotografias, desenhos, diagramas) e textos curtos para apresentar as informações. Se preferirem, a apresentação também pode ser feita com recursos digitais.

Fim do complemento.

124

Cartografando

O uso de tecnologias no campo também tem auxiliado o monitoramento de práticas de conservação ambiental e de controle da atividade agropecuária. As fotografias aéreas, feitas por aviões ou drones, podem ser utilizadas nesse controle.

Observe a fotografia aérea e a planta cartográfica.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um município com ruas, casas, árvores e muita vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fotografia aérea de parte do município de Biritiba Mirim, no estado de São Paulo, em 2007. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Mapa. Vista de cima de um município. Na parte inferior, à esquerda, Área densamente urbanizada, pequena Área cultivada e algumas Florestas espalhadas. No centro, uma Rodovia, que se bifurca, um Rio e em seguida, um Rio canalizado com uma ponte. Na parte superior, Área em processo de urbanização, Vias principais. À direita, muitas Florestas. À esquerda e na parte inferior, Campos, pastagens e Mata secundária. No canto inferior direito, Represa, açude. No canto superior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 330 km.  Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Moderno atlas geográfico. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2016. p. 8.

LEGENDA: Planta de parte do município de Biritiba Mirim, no estado de São Paulo, elaborada com base na fotografia aérea de 2007. FIM DA LEGENDA.

1. Cite três elementos da paisagem que aparecem na fotografia aérea e que foram representados na planta cartográfica.

2. Como as áreas de cultivo e as pastagens foram representadas na planta cartográfica? E as áreas de floresta?

125

As imagens de satélite também podem ser utilizadas no monitoramento da expansão da atividade agropecuária e da preservação das áreas de vegetação natural.

Observe as imagens de satélite.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um município com áreas verdes e marrons. No centro há poucas construções.   Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite do município de Sinop, no estado de Mato Grosso, em 2000. A principal atividade econômica de Sinop é o cultivo de soja. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um município com áreas verdes e marrons. No centro há muitas construções.   Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite do município de Sinop, no estado de Mato Grosso, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. O que a comparação entre essas imagens de satélite revela sobre a expansão da agropecuária e a preservação da vegetação nesse município?

126

A indústria

No setor industrial, no que se refere ao desenvolvimento tecnológico, as indústrias podem ser classificadas em tradicional, moderna ou de tecnologia de ponta.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Indústria tradicional

Emprega grande número de trabalhadores. Utiliza máquinas pesadas e grande quantidade de matéria-prima. No Brasil, há muitas indústrias tradicionais.

Imagem: Fotografia. Interior de uma indústria com várias plataformas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de indústria metalúrgica no município de Marabá, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Indústria moderna

Com recursos tecnológicos e nível de automação maior que o das indústrias tradicionais, necessita de mão de obra qualificada.

Imagem: Fotografia. Uma máquina com um rolo gigante dentro de um galpão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de indústria de papel no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Indústria de tecnologia de ponta

Exige altos investimentos em pesquisa e inovação. A mão de obra é altamente qualificada.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas embaixo de um avião verde e dentro de um galpão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de indústria brasileira de aviões, Embraer, no município de São José dos Campos, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Localize e retire informações dos textos e compare os três tipos de indústria citados com relação ao tipo de mão de obra utilizada e às tecnologias empregadas.

127

Novas tecnologias na indústria

As indústrias são responsáveis pela produção de diferentes mercadorias. Elas começaram a ser instaladas no Brasil em 1850, e, a partir desse período, vários polos industriais foram criados no país.

Nos últimos anos, algumas indústrias brasileiras começaram a incorporar novas tecnologias em seu processo de produção.

Empresas brasileiras se adaptam à indústria 4.0

[...] 2018 será um ano de importante avanço de projetos para o país [...].

A expectativa é que, em dez anos, 15% das indústrias atuem no conceito da indústria 4.0, que se dá principalmente pela digitalização e robotização. [...]

Esse porcentual já é realidade na Alemanha, na Coreia do Sul, nos EUA e em Israel, e cresce anualmente. [...]

FONTE: Cleide Silva. Para garantir competitividade, empresas brasileiras se adaptam à indústria 4.0. O Estado de S. Paulo, ano 139, n. 45380, 15 jan. 2018. Economia, p. B1.

Imagem: Linha do tempo.  1784 - Indústria 1.0. Mecanização da produção com o uso da máquina a vapor.  Ilustração de uma máquina. Abaixo, engrenagens.  1870 - Indústria 2.0. Produção em série, a partir do uso de eletricidade e do emprego de muitos trabalhadores.  Ilustração de uma pessoa ao lado de caixas sobre uma esteira. Ao lado há caixas empilhadas. Na parte inferior, caixas sobre uma esteira.  1969 - Indústria 3.0. Revolução digital, com a incorporação de robôs e a automação nas fábricas.  Ilustração. Um braço mecânico ao lado de uma caixa sobre uma esteira. Na parte inferior, um chip.  HOJE - Indústria 4.0. Informatização e integração de diversas tecnologias nas fábricas, diminuindo o uso de mão de obra.  Ilustração. Um notebook, um tablet e um braço mecânico ao lado de uma esteira. Na parte inferior, um notebook aberto.   Fim da imagem.

Fonte: Luis de Oliveira Nascimento e Jorge Muniz Junior. Indústria 4.0: transformação e desafios para o cenário brasileiro. Unespciência, fev. 2018. Disponível em: http://unespciencia.com.br/2018/02/01/industria-93/ . Acesso em: 11 fev. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Esclareça as dúvidas de vocabulário que podem ter surgido na leitura da notícia e dos textos da imagem. Em seguida, conversem sobre as características e o tipo de mão de obra empregada em cada tipo de indústria.

a) Indústria 2.0.

b) Indústria 3.0.

c) Indústria 4.0.

128

O comércio e a prestação de serviços

Atualmente, no Brasil, a maioria das pessoas se dedica ao comércio e à prestação de serviços. Nas grandes cidades, essas atividades econômicas têm oferecido muitas oportunidades de trabalho para a população.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

O comércio

O comércio é a atividade econômica relacionada à venda e à compra de produtos. Pode ser considerado comércio interno, quando praticado dentro de um mesmo país, ou comércio externo, quando realizado entre países.

A atividade comercial pode ainda ser classificada em comércio varejista e comércio atacadista.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma senhora em um supermercado. Ao lado dela há frutas e legumes sobre mesas. Ao redor há várias prateleiras com produtos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Estabelecimento comercial varejista no município de Canarana, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Comércio varejista: atividade de venda de produtos diretamente para os consumidores em lojas, mercados e outros estabelecimentos.

Comércio atacadista: atividade de venda de grande quantidade de produtos aos estabelecimentos do comércio varejista.

Imagem: Fotografia. Uma mão esquerda segurando um cartão de crédito e uma mão direita sobre um teclado de notebook. Na tela, imagens de sapatos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa fazendo compra pela internet em Madri, na Espanha, em 2020. Hoje em dia, a tecnologia permite que o consumidor acesse informações sobre produtos ou efetue compras em qualquer lugar em que estiver. FIM DA LEGENDA.

Novas tecnologias no comércio

O uso da internet e de aplicativos tem facilitado tanto a compra de produtos como a comparação de preços. Em diversas localidades, as vendas pela internet de eletrônicos, eletrodomésticos, mobiliário, roupas, alimentos e outros itens têm superado as vendas nos estabelecimentos comerciais.

129

A prestação de serviços

A prestação de serviços é a atividade de realização de um serviço por um profissional às pessoas. Enfermeiros, professores, dentistas, mecânicos, cabeleireiros e muitos outros são exemplos de prestadores de serviços, pois são profissionais pagos pelo seu trabalho, e não por um produto que vendem.

Novas tecnologias na prestação de serviços

As ferramentas de comunicação via internet vêm ampliando e facilitando o contato entre os profissionais que prestam serviços às pessoas. Por exemplo: um médico hoje pode realizar consultas e receber exames pelo celular ou pelo computador. No entanto, a informatização também tem provocado desemprego no setor de serviços.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa na frente de um caixa eletrônico. Ao lado há mais caixas eletrônicos. Fim da imagem.

LEGENDA: Caixas eletrônicos em agência bancária no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. Atualmente, várias agências bancárias reduziram o número de funcionários, pois muitos clientes fazem transações bancárias pela internet ou por meio de caixas eletrônicos. FIM DA LEGENDA.

2. Que tipo de comércio ocorre quando uma mercadoria produzida no Brasil é vendida dentro do próprio país?

3. Que tipo de comércio ocorre quando uma mercadoria produzida no Brasil é vendida para outro país?

4. Identifique exemplos de comércio varejista e de prestadores de serviço no lugar onde você vive.

5. No Brasil, a maior parte da população que trabalha se dedica a quais atividades econômicas?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

6. Localize e retire informações dos textos para dar exemplos de consequências positivas e negativas do uso de novas tecnologias nas atividades de comércio e de prestação de serviços.

130

CAPÍTULO 10. Mudanças do trabalho: diversas fontes históricas

Você conheceu algumas influências da tecnologia na agricultura, na indústria, no comércio e na prestação de serviços na atualidade. Agora, vai explorar fontes históricas que permitem identificar mudanças na tecnologia que impactaram o mundo do trabalho.

O trabalho dos antigos artesãos, por exemplo, pode ser estudado por meio de gravuras produzidas em outros tempos, como estas de 1425.

Imagem: Gravura A. Um senhor calvo com barba e bigode grisalhos e manto está sentado e costurando uma roupa azul. Ao seu lado há uma mesa com objetos em cima e atrás, roupas penduradas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Gravuras de 1425 representando artesãos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Gravura B. O senhor está em pé e segurando uma placa de madeira sobre uma mesa. Ao lado há móveis de madeira.  Fim da imagem.

1. Qual gravura representa um artesão utilizando madeira e serrote e qual representa um artesão utilizando tecido e tesoura?

2. A partir da identificação desses materiais, responda: qual dos artesãos representados era marceneiro e qual era alfaiate?

131

O trabalho dos artesãos e de muitos outros trabalhadores sofreu um grande impacto com as transformações tecnológicas iniciadas na Inglaterra no final do século XVIII e espalhadas pelos outros países nos séculos seguintes.

Essas mudanças estavam ligadas ao desenvolvimento de máquinas complexas, como o tear mecânico, que permitia o aumento da produção e a redução do número de trabalhadores.

Além disso, nessa época foram criadas as primeiras fábricas ou indústrias, grandes galpões onde as máquinas eram instaladas e onde era possível reunir centenas de trabalhadores.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Duas mulheres atrás de máquinas grandes com tecidos pendurados em um galpão. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres trabalhando em teares mecânicos de fábrica de tecidos em Paris, na França, em 1932. FIM DA LEGENDA.

3. Localize e retire do texto informações sobre as mudanças ocorridas na Inglaterra no século XVIII. Organize essas informações de acordo com os itens a seguir.

a) Tipo de máquina.

b) Consequência do uso dessas máquinas.

c) Local de trabalho.

d) O que esse local de trabalho permitia.

132

Trabalhadores

No Brasil, as mudanças tecnológicas geradas pela industrialização se intensificaram nos séculos XIX e XX, influenciando a vida dos trabalhadores, especialmente no que se refere às jornadas de trabalho, como explicado no texto.

Brasil: mudanças nas jornadas

Os operários eram submetidos a jornadas de 10 a 12 horas, muitas vezes acrescidas de horas extras. [...]

Em 4 de maio [de 1932], o presidente [Getúlio Vargas] baixou o decreto 21.364, que instituiu a jornada de oito horas diárias e 48 horas semanais na indústria. [...]

A Constituição de 1988 estabeleceu um novo patamar para a jornada de trabalho, ao determinar que “a duração do trabalho normal não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais [...]”.

FONTE: Jornada de trabalho de 8 horas na indústria completa 75 anos. Senado Notícias, 3 maio 2007. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2007/05/03/jornada-de-trabalho-de-8-horas-na-industria-completa-75-anos . Acesso em: 11 fev. 2021.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Na parte inferior, uma mulher está sentada e manuseando uma máquina de tear. Atrás dela, duas mulheres estão em pé atrás de máquinas extensas com rolos de linha. Ao lado, uma mulher está em pé e observando. Ao fundo, mais máquinas em um galpão. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres trabalhando em tecelagem no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto da década de 1920. FIM DA LEGENDA.

1. Localize e retire informações do texto sobre a jornada de trabalho dos brasileiros. Para organizar as informações, elabore e preencha no caderno um quadro como mostrado abaixo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Antes de 1932

Após 1932

Após 1988

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Nessa leitura, você ampliou seu vocabulário? Conte ao professor e aos colegas o que significam para você as palavras submetidos e acrescidas.

133

Explorar fonte histórica oral

Para estudar as formas de organização do trabalho em diferentes tempos, os historiadores podem utilizar entrevistas e depoimentos de trabalhadores.

Leia um trecho do depoimento do senhor Amadeu Bovi, que nasceu em 1906 e começou a trabalhar quando era criança. Nessa época, o trabalho infantil era permitido a partir dos 12 anos, mas muitas crianças, como Amadeu, trabalhavam aos 8 ou 9 anos. Atualmente, as leis brasileiras proíbem o trabalho de crianças e jovens menores de 16 anos, exceto como aprendizes a partir dos 14 anos.

Depoimento do senhor Amadeu Bovi

Nas férias da escola, eu ia levar almoço pro meu mano e ficava apreciando a turma que trabalhava, as máquinas de estampar placas de automóveis, carroças, bicicletas. Gostei muito e pedi para aprender. Nesse mês de férias aprendi e me convidaram para trabalhar nesse setor [...].

Nessa seção, fazíamos placas de metal, de bronze, datadores , carimbos; a maior parte dos trabalhos era feita à mão. A gente fazia um desenho na placa (por exemplo: DR. FULANO DE TAL), depois cortávamos o metal de acordo com o desenho, preparávamos o metal [...].

Nesse tempo, às sete e meia da manhã era a entrada; às onze e meia o almoço; ao meio-dia e meia a volta e às cinco horas a saída. Quem não respeitava o horário tinha que enfrentar uma multa. Havia muito extraordinário, horas em que a gente trabalhava depois que tinha terminado as horas do dia. Trabalhávamos até meia-noite.

FONTE: Ecléa Bosi. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 133-135.

1. Qual é o nome do depoente? Em que ano ele nasceu?

2. O que era fabricado na indústria onde ele trabalhava?

3. A maior parte do trabalho era feita por máquinas ou à mão?

4. Quantas horas o senhor Amadeu trabalhava no dia do extraordinário?

5. Você considera essa quantidade de horas trabalhadas por dia adequada para as pessoas? Por quê?

134

A automação

Nas últimas décadas, o mundo do trabalho foi impactado pelo processo de automação, em que determinadas atividades são executadas automaticamente por meio de dispositivos mecânicos e eletrônicos, como os descritos no texto.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Automação na produção de automóveis

As fábricas de automóveis foram as primeiras a empregar robôs de forma intensiva nas linhas de produção. Isso foi em meados dos anos [19]70.

Por isso, quando se fala em robôs na indústria hoje em dia, logo vêm à mente aqueles enormes braços usados para transportar, encaixar e soldar peças com movimentos sincronizados .

Atualmente, porém, as tarefas desempenhadas pelos robôs na indústria automobilística vão muito além das ligadas à produção. Agora, os robôs participam também do desenvolvimento dos novos modelos, dirigindo protótipos em avaliações de campo e realizando testes de qualidade dos mais diversos tipos.

FONTE: Paulo Campo Grande. Robôs assumem lugar de engenheiros e aceleram desenvolvimento de um carro. Revista Quatro Rodas, 16 abr. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fsT. Acesso em: 11 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Duas pernas mecânicas apoiados em um banco de carro e sobre pedais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Robô de pedais utilizado em testes de freio e controle de velocidade de automóveis. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire informações do texto para responder às questões.

a) Quais foram as primeiras fábricas a usar robôs? Quando isso ocorreu?

b) Quais eram as atividades feitas tradicionalmente pelos robôs e quais são as novas atividades desempenhadas por eles?

135

A questão da automação foi aprofundada pelo desenvolvimento dos estudos sobre a Inteligência Artificial (IA), como descrito no texto.

Inteligência artificial

São várias as definições de IA [inteligência artificial]. Uma delas a descreve como a atividade dedicada a tornar as máquinas inteligentes [...]. Uma descrição mais simples seria: é uma área multidisciplinar cujo objetivo é automatizar atividades que requerem inteligência humana. [...]

[São exemplos de IA] a automação de processos, que são operados por “robôs” na indústria; sistemas inteligentes analisam imagens para reconhecer padrões e auxiliar os médicos na tomada de decisão de diagnósticos; os assistentes pessoais [...] que interagem com o usuário de smartphones ; os jogos digitais que aprendem o comportamento do jogador; os veículos autônomos e muitas outras tecnologias que fazem parte de nosso dia a dia.

FONTE: Charles Prado. A era da inteligência artificial. Revista Ciência Hoje, 24 dez. 2019. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/a-era-da-inteligencia-artificial/ . Acesso em: 11 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Duas mãos segurando um controle de videogame. Ao fundo, uma televisão com um campo de futebol na tela. Fim da imagem.

LEGENDA: Jogos digitais que aprendem o comportamento do jogador são um exemplo de inteligência artificial. FIM DA LEGENDA.

3. Segundo o texto, o que é inteligência artificial (IA)?

4. Liste os exemplos de inteligência artificial citados no texto.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

5. Leia o texto em voz alta para um adulto da sua convivência.

136

Explorar fonte histórica visual

Os desenhos, os livros, os filmes de ficção e os quadrinhos exploram há muito tempo o tema do desenvolvimento tecnológico e a presença intensa das máquinas e dos robôs em nosso cotidiano.

Quando solicitado, leia em voz alta um dos quadrinhos.

Imagem: Tirinha composta por dois quadros. Apresenta vários robôs.  Quadro um: APÓS A INEVITÁVEL GUERRA, AS MÁQUINAS DOMINARAM OS HUMANOS E SE APOSSARAM DO PLANETA. Vários robôs estão com os braços levantados e sobre uma montanha de corpos humanos. Um dos robôs fala: É TUDO NOSSO! Ao fundo, silhueta de prédios.  Quadro dois: MAS DESISTIRAM PORQUE NÃO CONSEGUIAM USAR O TOUCHSCREEN. Dois robôs estão segurando celulares e batendo nas telas: TEC TEC TEC TEC. Um deles diz: ANDA, MEXE! E o outro fala: ESPERA, ACHO QUE CONSEGUI! Atrás deste, um robô está com a mão em seu ombro e fala: ESQUECE, CARA. Ao fundo, um robô está de costas e cabisbaixo. Acima dele há um balão de fala com símbolos dentro.   Fim da imagem.

LEGENDA: A revolução das máquinas, charge de Raphael Salimena, de 2015. FIM DA LEGENDA.

Palavra em destaque na imagem: touchscreen

1. No primeiro quadrinho, o que aconteceu com os seres humanos?

2. Que situação engraçada foi criada no segundo quadrinho?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Você considera que as situações criadas e representadas no primeiro e no segundo quadrinhos poderiam ocorrer? Por quê?

4. Elabore quadrinhos sobre o uso da tecnologia pelas pessoas nos dias de hoje. Siga as orientações a seguir.

a) Selecione que elementos da tecnologia você vai representar.

b) Defina o local e o tempo que se passa a história.

c) Escolha as personagens da história.

d) Faça um rascunho e mostre-o ao professor.

e) Finalize os quadrinhos no caderno ou em meios digitais.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

5. Mostre seus quadrinhos ao colega e veja os dele. Há alguma semelhança? Se sim, qual?

137

Automação: diferentes opiniões

O processo acelerado de automação e suas consequências para os trabalhadores geram intensos debates, como os expressos nos textos a seguir.

6. Quando solicitado, leia um dos textos em voz alta.

Texto 1

Celso Placeres [diretor de uma montadora de automóveis] ressalta as vantagens da robotização, como flexibilidade para fazer diferentes modelos em uma mesma linha sem riscos de troca de peças, garantia de qualidade e eficiência. O robô, por exemplo, “avisa” se há algum defeito no ponto de solda. O que opera na armação identifica se alguma medida da carroceria está fora da tolerância.

Placeres lembra que o avanço tecnológico não ocorre só com a robotização, mas também com um processo contínuo de digitalização. Um sistema simples, criado na própria fábrica, acende uma luz vermelha de alerta se o trabalhador colocar a mão na caixa errada para pegar peças indicadas pelo sistema digital para o carro que passa na linha [de montagem].

FONTE: Cleide Silva. Indústria instala 1,5 mil robôs por ano. O Estado de S. Paulo, 14 ago. 2017. Economia, B4.

Texto 2

É preocupante que a marcha da automação, ligada à tecnologia digital, venha a causar o deslocamento de muitas fábricas e escritórios e, ao fim, provocar desemprego em massa. [...]

No varejo, 53% das atividades são automatizáveis. Elas incluem gerenciamento de estoques, embalagem de objetos, manutenção do registro de vendas, contabilidade e coleta de informações de clientes e produtos. [...] poderiam ser substituídos os gestores médios, vendedores, repórteres, jornalistas e locutores, contadores e médicos.

FONTE: Martin Khor. A nova onda de automação e suas consequências. Outras Palavras, 17 mar. 2017. Disponível em: https://outraspalavras.net/sem-categoria/os-robos-estao-chegando-seu-emprego-vai-sumir/ . Acesso em: 11 fev. 2021.

7. Interprete e relacione as ideias e as informações dos textos 1 e 2, identificando e registrando o que se pede.

a) Argumentos favoráveis à robotização e à automação.

b) Argumentos contrários à robotização e à automação.

8. Elabore um texto explicando o processo de automação e sua influência no trabalho e no cotidiano. Apresente argumentos favoráveis e contrários a esse processo e, ao final, exponha sua opinião pessoal sobre o assunto.

138

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Você conheceu algumas tecnologias utilizadas na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços e estudou diferentes opiniões sobre as consequências da automação na vida dos trabalhadores. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

1. Dê um exemplo de uma nova tecnologia relacionada a cada uma das atividades econômicas a seguir.

agricultura

pecuária

indústria

comércio

serviços

2. Selecione um dos usos de tecnologia relatados abaixo e explique sua importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a preservação do ambiente.

A

A instalação de filtros nas fábricas reduz a emissão de poluentes na atmosfera.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma fábrica com várias chaminés. Ao lado há ruas e árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Fábrica com filtro nas chaminés no município de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

B

O sistema de gotejamento para a irrigação das plantações permite uma redução na quantidade de água utilizada.

Imagem: Fotografia. Mudas em uma plantação. Ao lado há canos pequenos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Irrigação por gotejamento no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

139

3. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia A. Vários braços mecânicos enfileirados.   Fim da imagem.

LEGENDA: Robô em linha de produção de uma fábrica em Taicang, na China, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Uma colhedeira em uma plantação jogando a colheita em um trator.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita mecanizada de cana-de-açúcar no município de Pederneiras, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

a) Estas imagens podem ser classificadas como fontes históricas orais ou visuais?

b) Qual dessas fotografias retrata a automação na agricultura? E qual retrata a automação na indústria?

4. Relacione cada jornada de trabalho ao período em que ela esteve vigente no Brasil.

10 a 12 horas diárias

8 horas diárias e 44 horas semanais

8 horas diárias e 48 horas semanais

a) Antes de 1932.

b) Entre 1932 e 1988.

c) Após 1988.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Reconheço exemplos de aplicação de novas tecnologias em diferentes atividades econômicas?

b) Reconheço ações sustentáveis associadas às diferentes atividades econômicas realizadas no campo e na cidade?

c) Explico a presença da automação nas empresas e no cotidiano das pessoas nos dias de hoje?

d) Identifico quais eram as jornadas de trabalho em outros tempos?

140

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Quais mudanças ocorreram nas formas de comunicação e de transporte ao longo do tempo?

CAPÍTULO 11. As diferentes linguagens

Ao longo da história, os seres humanos desenvolveram diferentes linguagens para se comunicar. Essas linguagens podem ser classificadas em dois tipos principais: linguagens verbais e linguagens não verbais.

1. Quando solicitado, leia o texto sobre uma das linguagens em voz alta.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Linguagens verbais

Utilizam palavras para a comunicação.

Linguagem oral

Linguagem escrita

Diálogos, músicas, cantigas, depoimentos, entre outros.

Livros, jornais, textos da internet, nomes de locais públicos e particulares, entre outros.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Linguagens não verbais

Não utilizam palavras para a comunicação.

Linguagem visual

Linguagem corporal

Pinturas, fotografias, caricaturas, entre outros.

Gestos, expressões faciais, danças, entre outros.

No dia a dia, essas linguagens podem aparecer interligadas em uma mesma mensagem, como no caso de um cartaz que inclui fotografia (linguagem visual) e texto escrito (linguagem escrita). Nessas situações, são chamadas de linguagens mistas.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Cite um exemplo de linguagem escrita e um exemplo de linguagem oral.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. Explique o que são linguagens mistas.

141

4. Identifique o tipo de linguagem (oral, visual, escrita, corporal ou mista) retratado em cada imagem.

Imagem: Fotografia A. Duas placas azuis com as informações: Rua Artur Bernardes e Rua Tiradentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Placa de rua no município de Bandeirantes, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Pessoas com roupas coloridas estão segurando guarda-chuvas coloridos e pequenos e dançando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Fotos de pessoas sobre uma mesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fotografias sobre uma mesa de trabalho. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Cartaz D. Na parte superior, o texto: CRIANÇA NÃO DEVE TRABALHAR. INFÂNCIA É PRA SONHAR. Na parte inferior, uma menina está sorrindo e segurando vários balões com formato de objetos. Atrás dela há uma praça com postes de um banco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz da campanha de conscientização contra o trabalho infantil promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia E. Vitória, mulher com cabelo encaracolado e comprido e roupa preta está com a mão sobre um microfone e cantando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação da cantora Vitória no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

142

Alfabetos

Para facilitar a comunicação por meio da linguagem, diversos povos antigos criaram alfabetos, sistemas de escrita compostos por símbolos que representam sons, como os descritos no texto a seguir.

1. Quando solicitado, leia o texto sobre um dos alfabetos em voz alta.

Alfabeto fenício

Eram 22 signos, ou letras, que permitiam a elaboração da representação fonética de qualquer palavra, o que tornava a comunicação mais prática. Seus símbolos formavam letras e palavras que eram lidas da direita para a esquerda. Séculos depois, o alfabeto fenício se tornou o principal modelo de escrita para as civilizações [...] como [as de] gregos e romanos. [...]

Imagem: Ilustração em preto e branco. Símbolos ao lado de letras. Fim da imagem.

LEGENDA: Alfabeto fenício. FIM DA LEGENDA.

Alfabeto grego

Os gregos acrescentaram sons da sua língua ao alfabeto fenício e adotaram um sistema com 24 letras, entre vogais e consoantes. Eles também mudaram a direção da escrita, agora da esquerda para a direita.

143

Esse alfabeto foi fundamental para o mundo moderno e seu sistema ainda é aplicado nas comunidades gregas pelo mundo. [...]

Imagem: Ilustração. Letras ao lado de letras gregas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Alfabeto grego. FIM DA LEGENDA.

Alfabeto latino

O alfabeto latino deriva do alfabeto grego. Criado pelos romanos, esse sistema acompanhou a expansão do Império Romano [...], o que o tornou a base de todos os alfabetos da Europa Ocidental.

Atualmente, o alfabeto latino tem 26 letras, mas, como diversas nações o adotaram para escrever sua própria língua, fizeram algumas adaptações de acordo com a fonética. O idioma alemão, por exemplo, passou a usar o trema (ü). Já o português e o francês acrescentaram a cedilha (ç) e o til (~).

FONTE: Alessandra Mello. Fenício, Grego e Latino: conheça a origem de três dos principais alfabetos. Universidade Católica de Brasília. Disponível em: https://ead.catolica.edu.br/blog/fenicio-grego-latino-principais-alfabetos . Acesso em: 11 fev. 2021.

2. Interprete e relacione os textos sobre alfabetos e identifique aquele que possuía 22, 24 e 26 letras.

3. Qual alfabeto era escrito da direita para a esquerda e qual era escrito da esquerda para a direita?

4. O alfabeto que utilizamos no Brasil tem quantas letras? Ele é escrito da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita?

144

Os povos e as linguagens

Além de realizar pinturas em diversas superfícies – rochas, madeiras, tecidos, entre outras –, alguns povos também realizam pinturas nos próprios corpos, chamadas de pinturas corporais.

Imagem: Fotografia. Homem indígena com pinturas pretas e vermelhas no corpo. Ao fundo, uma oca.   Fim da imagem.

LEGENDA: Homem com pintura corporal no Parque Indígena do Xingu, no município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino indígena com pinturas pretas no corpo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criança com pintura corporal no Parque Indígena do Xingu, no município de Canarana, no estado do Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

1. Que materiais você imagina terem sido utilizados para a realização das pinturas corporais representadas nas imagens?

2. Quais são os possíveis significados dessas pinturas?

145

3. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Pinturas indígenas apresentam a identidade de cada povo

Esses povos carregam no rosto a identidade. A pintura corporal tem tanto sentido para os indígenas que expressa o que o indivíduo representa no grupo e até o estado civil. A pintura mais comum que define os traços é feita de urucum e jenipapo.

“Pegamos o jenipapo e ralamos. Com o caldo que se forma fazemos as pinturas. Já com o urucum a gente tira os caroços e vai fazendo uma pasta que dá esse vermelho”, explica o indígena Mangagá Pataxó. [...]

As pinturas são diferentes para cada ocasião, como comemorações ou rituais sagrados. Existem também desenhos que demonstram sentimentos, desde os mais felizes até os de revolta e indignação pelos diversos problemas enfrentados pelos povos. A pintura de onça no rosto simboliza indígenas guerreiros e também amor e paz. “Geralmente a gente usa porque é nossa cultura”, diz Uinatam Pataxó. [...]

Dependendo do tamanho do desenho e da quantidade de tinta, a pintura pode ficar no corpo por até quatro dias. Cada povo tem sua própria pintura, elas nunca são iguais. Segundo o cacique da etnia kuikuro, Yacalu Kuikuro, é como se fosse a roupa dos indígenas. “Vem de muitos anos. A pintura é roupa para gente.”

FONTE: Pinturas indígenas apresentam a identidade de cada etnia nos JMPI. G1 TO, 29 out. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/3pH. Acesso em: 11 fev. 2021.

a) As informações da reportagem confirmaram suas hipóteses sobre os materiais utilizados nas pinturas corporais indígenas? Explique.

b) Suas hipóteses sobre o significado das pinturas corporais indígenas foram confirmadas ou não? Explique.

c) Explique o que você entende pela frase: “Vem de muitos anos. A pintura é roupa para gente”.

d) Até quantos dias a pintura corporal indígena pode permanecer no corpo?

e) Que sentimentos essas pinturas corporais podem expressar?

f) Qual é o material mais utilizado para a obtenção da cor vermelha?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

4. Com a ajuda de um adulto, pesquise em livros ou na internet informações sobre os dois povos indígenas citados no texto: pataxós e kuikuros. Procure descobrir: unidades da federação onde vivem, número aproximado de integrantes, atividades que fazem para sobreviver, festas e comemorações, e tipos de pintura corporal. No dia combinado, conte aos colegas as suas descobertas.

146

Linguagem, comunicação e tecnologia

Para facilitar a comunicação, os seres humanos utilizaram, ao longo do tempo, diversos recursos tecnológicos.

Tecnologias da comunicação

O conceito de TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação] é utilizado para [...] ferramentas computacionais e meios telecomunicativos como: rádio, televisão, vídeo e internet, facilitando a difusão das informações [...].

Já as TDICs [Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação] englobam, ainda, uma tecnologia mais avançada: a digital. Por meio desta é possível processar qualquer informação, o que provocou mudanças radicais na vida das pessoas, principalmente no que se refere a comunicação instantânea e busca por informações [...].

FONTE: Diógenes Gewehr. Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDI C) na escola e em ambientes não escolares. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Centro Universitário Univates, 2016. p. 25.

Imagem: Fotografia. Um menino com camisa azul está sentado e com as mãos no teclado de um notebook. Fim da imagem.

LEGENDA: Criança utilizando o computador em sua casa no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

1. Liste os meios de comunicação citados no texto.

2. Segundo o texto, que tipo de mudança a tecnologia digital causou na vida das pessoas?

147

Uma língua específica

Alguns grupos sociais utilizam em sua comunicação cotidiana palavras originárias das línguas faladas por seus antepassados.

Os moradores da comunidade quilombola Cafundó, no estado de São Paulo, por exemplo, têm uma língua própria, que é utilizada em algumas situações.

A cupópia

É a cupópia, língua de raiz africana derivada do quimbundo (ou kimbundo), idioma falado principalmente em Angola, o mais precioso tesouro cafundoense. A língua secreta era a arma dos escravos [no Brasil] para manter seus planos de fuga incompreensíveis aos ouvidos dos capangas de fazendeiros escravocratas.

[...] a cupópia corre sério risco de desaparecer. O desinteresse dos mais jovens com as tradições da comunidade é o principal fator que eleva o risco de extinção do idioma [...].

FONTE: Sheila Vieira. Comunidade de ex-escravos resiste para sobreviver. Portal Geledés, 11 abr. 2016. Disponível em: https://www.geledes.org.br/comunidade-de-ex-escravos-resiste-para-sobreviver/ . Acesso em: 11 fev. 2021.

• Localize e retire do texto informações para responder às questões.

a) Qual é a origem da língua cupópia? Como ela era usada pelos escravizados no Brasil?

b) Por que essa língua corre o risco de desaparecer?

Boxe complementar:

Você sabia?

As comunidades quilombolas são compostas principalmente de afro-brasileiros que têm ligação com a terra onde vivem, com os costumes e com as tradições de seus antepassados africanos.

Imagem: Fotografia. Uma senhora está sentada com as mãos sobre as pernas. Ao seu lado, um senhor está em pé e com a mão sobre o ombro dela. Eles estão dentro de uma casa simples. Fim da imagem.

LEGENDA: Moradores da comunidade quilombola Kalunga do Vão do Moleque, no município de Cavalcante, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

148

CAPÍTULO 12. Mudanças nos meios de comunicação e de transporte

Ao longo da história, as pessoas criaram diferentes linguagens que, ampliadas pelos recursos tecnológicos, influenciaram as formas de comunicação.

Os meios de comunicação permitem que as pessoas se comuniquem umas com as outras estando em diferentes localidades. Ao longo do tempo, vários meios de comunicação foram criados e aperfeiçoados, possibilitando que as informações fossem transmitidas mais rapidamente.

1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Carta

As cartas são consideradas um dos meios de comunicação mais antigos. Com o registro escrito, as pessoas podem transmitir diferentes tipos de informação.

Imagem: Fotografia. Um envelope ao lado de uma carta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Carta. FIM DA LEGENDA.

Livro

Os livros foram criados com a intenção de transmitir conhecimentos. Ao longo do tempo, vários povos foram aperfeiçoando os métodos de impressão dos livros.

Imagem: Fotografia. Um livro aberto com páginas amareladas. Dentro há textos e ilustrações em preto e branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Livro de culinária de 1940. FIM DA LEGENDA.

Telégrafo

O telégrafo foi inventado no século XIX para realizar a comunicação a distância. O aparelho transmitia mensagens por meio de códigos.

Imagem: Fotografia. Um telégrafo dourado com base de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Telégrafo de 1870. FIM DA LEGENDA.

Jornal e revista

Os jornais e as revistas são produzidos para transmitirem notícias, histórias ou opiniões aos leitores. Eles podem ser impressos ou eletrônicos.

Imagem: Fotografia. Vários jornais empilhados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jornais impressos no século XXI. FIM DA LEGENDA.

Rádio

Criado no século XIX, o rádio permitiu a transmissão de sons, o que possibilitou às pessoas ouvirem notícias e músicas.

Imagem: Fotografia. Um rádio verde com uma antena.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aparelho de rádio do século XX. FIM DA LEGENDA.

Telefone

O telefone foi criado no final do século XIX para permitir a transmissão da voz humana a distância. Durante muitos anos, os aparelhos de telefone eram apenas fixos, ou seja, a transmissão dos sons era feita por aparelhos ligados a fios.

Imagem: Fotografia. Um telefone vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aparelho de telefone comum nos anos 2000. FIM DA LEGENDA.

149

Televisão

A televisão é um meio de comunicação criado no início do século XX e transmite som e imagem ao mesmo tempo. As primeiras imagens televisivas eram transmitidas somente em preto e branco.

Imagem: Fotografia. Uma televisão plana, fina e grande.   Fim da imagem.

LEGENDA: Aparelho de televisão do século XX. FIM DA LEGENDA.

Telefone celular

O telefone celular foi desenvolvido na década de 1970 para permitir a comunicação por voz por meio de aparelhos móveis.

Imagem: Fotografia. Um telefone grande e grosso.  Fim da imagem.

LEGENDA: Telefone celular da década de 1980. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um laptop aberto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Laptop. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um monitor grande e fino.   Fim da imagem.

LEGENDA: Computador de mesa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um smartphone pequeno e fino.   Fim da imagem.

LEGENDA: Smartphone. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um tablet grande e fino.   Fim da imagem.

LEGENDA: Tablet. FIM DA LEGENDA.

Internet

A internet foi desenvolvida a partir de 1970 e favoreceu a comunicação entre as pessoas em tempo real por meio de mensagens escritas, de voz ou de vídeo, correio eletrônico, redes sociais e sites. Vários meios de comunicação (como rádio, televisão, jornais e revistas) podem ser acessados pela internet. O acesso pode ser feito por meio de aparelhos como computadores, laptops , tablets e smartphones.

2. Localize e retire informações do texto para indicar dois meios de comunicação que ocorrem por meio da:

a) escrita.

b) oralidade.

c) imagem em movimento.

3. Quais são os meios de comunicação que você mais utiliza em seu dia a dia? Com que finalidade? Compartilhe sua resposta com os colegas.

150

Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

1. Converse com um adulto de sua convivência e relate suas descobertas sobre os meios de comunicação. Em seguida, entreviste essa pessoa, seguindo o roteiro abaixo.

Imagem: Fotografia. Uma televisão de tubo grande e de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aparelho de televisão da década de 1960. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um rádio de madeira e arqueado.   Fim da imagem.

LEGENDA: Rádio dos anos 1920. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um celular fino e retangular.   Fim da imagem.

LEGENDA: Telefone celular atual. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um computador com tela de tubo sobre uma CPU grande. Na frente há um teclado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Computador da década de 1990. FIM DA LEGENDA.

Registre em seu caderno.

a) Você conhecia essas informações sobre os meios de comunicação?

b) Quantos dias por semana você assiste à televisão?

c) Quantos dias por semana você ouve rádio?

d) Quantos dias por semana você lê jornal?

e) Você costuma acessar a internet? Se sim, por meio de qual aparelho?

f) Quantos dias por semana você acessa a internet?

g) Que meio de comunicação você mais gosta de utilizar para se informar?

Imagem: Ilustração. Folha pautada com o texto:  a) Você conhecia essas informações sobre os meios de comunicação?  b) Quantos dias por semana você assiste à televisão?  c) Quantos dias por semana você ouve rádio?  d) Quantos dias por semana você lê jornal?  e) Você costuma acessar a internet? Se sim, por meio de qual aparelho?  f) Quantos dias por semana você acessa a internet?  g) Que meio de comunicação você mais gosta de utilizar para se informar?  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Apresente as respostas de sua entrevista para os colegas.

Fim do complemento.

151

4. Leia e interprete os gráficos.

Brasil: porcentagem de domicílios com aparelho de televisão (2018)

Imagem: Gráfico de colunas. Brasil: porcentagem de domicílios com aparelho de televisão (2018). No eixo vertical, a porcentagem e no eixo horizontal, a área.  Área urbana: 97,1%; Área rural: 92%.  Fim da imagem.

Brasil: porcentagem de domicílios com microcomputador (2018)

Imagem: Gráfico de colunas. Brasil: porcentagem de domicílios com microcomputador (2018). No eixo vertical, a porcentagem e no eixo horizontal, a área.  Área urbana: 46%; Área rural: 14,3%.  Fim da imagem.

Brasil: utilização da internet no domicílio (2018)

Imagem: Gráfico de colunas. Brasil: utilização da internet no domicílio (2018). No eixo vertical, a porcentagem e no eixo horizontal, a área.  Área urbana: 83,8%; Área rural: 49,2%.  Fim da imagem.

Brasil: acesso à internet por microcomputador (2018)

Imagem: Gráfico de colunas. Brasil: acesso à internet por microcomputador (2018). No eixo vertical, a porcentagem e no eixo horizontal, a área.  Área urbana: 50,5%; Área rural: 22,5%.  Fim da imagem.

Brasil: acesso à internet por celular (2018)

Imagem: Gráfico de colunas. Brasil: acesso à internet por celular (2018). No eixo vertical, a porcentagem e no eixo horizontal, a área.  Área urbana: 99,4%; Área rural: 99,2%.  Fim da imagem.

Brasil: acesso à internet por televisão (2018)

Imagem: Gráfico de colunas. Brasil: acesso à internet por televisão (2018). No eixo vertical, a porcentagem e no eixo horizontal, a área.  Área urbana: 14,1%; Área rural: 4,9%.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua 2018. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fsV. Acesso em: 10 fev. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

a) Onde é possível verificar mais domicílios com televisão e computador: na cidade ou no campo?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

b) De acordo com os gráficos, na maioria dos domicílios brasileiros, por qual dispositivo a internet costumava ser mais acessada?

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A internet e as mudanças na comunicação

As tecnologias de informação e comunicação são o conjunto de recursos tecnológicos que permitem a comunicação pela internet por meio de computadores, smartphones, tablets, entre outros. Pela internet, as pessoas podem obter informações, em tempo real, em veículos de imprensa, por exemplo. A internet também possibilita que as pessoas conversem entre si, ouçam música e assistam a vídeos. Esses recursos tecnológicos são cada vez mais importantes na sociedade atual, mas eles são geralmente caros e as pessoas precisam saber utilizá-los.

Atualmente, há muitas pessoas que não estão incluídas no chamado “universo digital”. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020, três bilhões de pessoas ainda não tinham acesso à internet.

Para que haja maior igualdade no acesso às tecnologias de informação e comunicação, governos de muitos países desenvolvem políticas de inclusão digital. O acesso a essas tecnologias é importante para que as pessoas possam realizar diversas atividades, tais como se informar, participar do mercado de trabalho e comunicar-se com outras pessoas.

Imagem: Fotografia. Crianças sentadas em carteiras escolares e segurando tablets. Na frente delas há livros abertos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças em sala de aula utilizam tablets para acessar a internet na Sérvia, na Europa, em 2018. FIM DA LEGENDA.

1. O que as pessoas podem fazer pela internet?

2. Toda a população mundial está inserida no chamado “universo digital”? Explique.

3. Por que políticas de inclusão digital são importantes? Justifique sua resposta, localizando a informação no texto.

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Cartografando

Os jornais impressos ou disponíveis na internet são uma importante fonte de informação.

Leia e interprete o mapa e os gráficos.

Imagem: Mapa. Brasil: municípios com pelo menos um jornal ou site de notícia (2017).  Norte: AC, RO, AM, RR, PA, AP, TO.  Nordeste: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA.  Centro-Oeste: MT, MS, GO, DF.  Sudeste: MG, ES, RJ, SP.  Sul: PR, SC, RS. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 550 km.  Fim da imagem.

FONTE: Fonte do mapa e dos gráficos: ATLAS da notícia. Projor/Observatório da Imprensa, 2017. p. 9 e 25. Disponível em: http://fdnc.io/fsW. Acesso em: 10 fev. 2021.

Unidades da federação com mais jornais e sites de notícia (2017)

Imagem: Gráfico de colunas. Unidades da federação com mais jornais e sites de notícia (2017). No eixo vertical, os Veículos por 100 mil habitantes e no eixo horizontal, os estados. Os dados são aproximados.  SC: 8,9.  DF: 7,9.  RS: 5,8.  MS: 4,9.  RO: 4,5.   Fim da imagem.

Unidades da federação com menos jornais e sites de notícia (2017)

Imagem: Gráfico de colunas. Unidades da federação com menos jornais e sites de notícia (2017). No eixo vertical, os Veículos por 100 mil habitantes e no eixo horizontal, os estados. Os dados são aproximados.  AL: 0,3.  CE: 0,3.  PA: 0,2. MA: 0,1.  PE: 0,1.  Fim da imagem.

1. De acordo com o mapa, é possível afirmar que quase todos os municípios brasileiros tinham jornal ou site de notícia em 2017?

2. Quais eram as três unidades da federação com mais jornais e sites de notícia em 2017?

3. Quais meios de comunicação as pessoas que moram com você costumam utilizar para se informar?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. Você já ouviu falar em fake news? Trata-se de uma expressão em língua inglesa que significa notícia falsa transmitida como se fosse verdadeira. Nas redes sociais, tem sido comum esse tipo de notícia. Qual é o grande prejuízo que uma notícia falsa pode causar? Conversem sobre a importância da consulta a veículos de imprensa confiáveis.

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Mudanças nos meios de transporte

A vida das pessoas e as atividades econômicas mudaram muito ao longo dos últimos anos em razão da maior rapidez possibilitada pelos meios de transporte.

Os meios de transporte mais utilizados nos dias de hoje são mais velozes do que aqueles comuns em tempos atrás. Além disso, há meios de transporte hoje em dia com maior capacidade de transporte de pessoas e de produtos.

1. Leia as informações do quadro.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Mudança na velocidade dos meios de transporte (1500 – dias atuais)

Período

Velocidade média (quilômetros por hora)

Meio de transporte

1500-1840

16 km/h

Carruagem

Barco a vela

Ilustração. Uma carruagem.

Ilustração. Um barco a vela.

1850-1930

57 a 100 km/h

Barco a vapor

Locomotiva

Ilustração. Um barco a vapor.

Ilustração. Uma locomotiva.

1950

460 a 640 km/h

Avião a propulsão

Ilustração. Um avião pequeno.

1960 até os dias atuais

800 a 1.100 km/h

Avião a jato

Ilustração. Um avião grande.

Fonte: David Harvey. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2011. p. 220.

• Considerando a velocidade de deslocamento dos meios de transporte ao longo do tempo, o que é possível dizer que ocorreu? Justifique sua resposta com informações retiradas do texto e do quadro.

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2. Observe o esquema. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Tipos de meio de transporte

Terrestre

Meio de transporte que se desloca por terra e pode ser classificado em ferroviário e rodoviário. Exemplos: carro, caminhão, ônibus, motocicleta, trem, metrô, entre outros.

Imagem: Ilustração. Um ônibus amarelo.   Fim da imagem.

Aéreo

Meio de transporte que se desloca pelo ar. Exemplos: avião, helicóptero, balão, dirigível, planador, entre outros.

Imagem: Ilustração. Um avião branco.   Fim da imagem.

Aquaviário

Meio de transporte que se desloca pela água, como rios, lagos, mares e oceanos. É classificado em marítimo e fluvial. Exemplos: navio, barco, caravela, balsa, submarino, entre outros.

Imagem: Ilustração. Um navio grande.   Fim da imagem.

Fonte: KERDNA Produção Editorial. Meios de transporte. Disponível em: http://fdnc.io/fsX. Acesso em: 16 abr. 2021.

• Dê dois exemplos de meios de transporte terrestres, aéreos e aquaviários.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. No lugar onde você vive, quais são os meios de transporte mais utilizados para o deslocamento de pessoas?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. E quais são os meios mais utilizados para o transporte de mercadorias?

156

O transporte terrestre

Entre os meios de transporte terrestres, o ferroviário e o rodoviário são os mais utilizados para o transporte de mercadorias.

O transporte ferroviário se mostra vantajoso principalmente para o deslocamento de cargas pesadas e a longas distâncias. Apesar disso, as ferrovias exigem alto investimento para sua construção e seguem um caminho definido pelos trilhos, apresentando falta de flexibilidade.

No Brasil, existem atualmente poucos quilômetros de ferrovias construídas e utilizadas para o transporte de carga.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um trem sobre trilhos e nas laterais há morros com vegetação.   Fim da imagem.

LEGENDA: Transporte de carga em trem no município de Taquaritinga, no estado de São Paulo, em 2020. Os trens são meios de transporte muito eficientes no transporte de carga pesada, como produtos agrícolas e minérios. FIM DA LEGENDA.

O transporte rodoviário é o mais utilizado para o transporte de mercadorias no Brasil. É um tipo de transporte no qual a entrega de produtos pode ser feita diretamente de um local para o outro. Entretanto, os veículos utilizam, geralmente, fontes de energia que emitem gases poluentes no ar.

Atualmente, várias rodovias brasileiras estão em mau estado de conservação, ocasionando muitos acidentes e perda de mercadorias.

Imagem: Fotografia. Caminhões e carros em uma estada asfaltada. Ao fundo, morros e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caminhões transportando carga em rodovia no município de Careaçu, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

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Em algumas cidades brasileiras, o transporte ferroviário é utilizado no deslocamento de pessoas em trens e metropolitanos, também conhecidos como metrôs. Porém, nas cidades, o transporte mais utilizado pelas pessoas é o rodoviário, principalmente ônibus e automóveis, provocando, com frequência, grandes congestionamentos.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de muitas pessoas aglomeradas na plataforma ao lado de um trem.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plataforma de estação de trem no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de vários carros parados em uma avenida.  Fim da imagem.

LEGENDA: Congestionamento em avenida do município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

5. Dê exemplos de meios de locomoção utilizados no transporte ferroviário e rodoviário.

6. Leia as frases.

Frase em azul: Indicado para o transporte de mercadorias a médias e curtas distâncias.

Frase em azul: Possibilita a entrega direta de mercadorias de um local para outro.

Frase em azul: Geralmente, é movido por fontes de energia que emitem gases poluentes.

Frase em amarelo: Indicado para o transporte de mercadorias a longas distâncias.

Frase em amarelo: Precisa estar interligado com outros tipos de transporte, pois não apresenta flexibilidade nos caminhos a serem percorridos.

Frase em amarelo: É indicado para o transporte de cargas pesadas.

a) As frases destacadas em amarelo referem-se a que tipo de transporte terrestre?

b) E as que estão destacadas em azul?

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O transporte aquaviário

O transporte aquaviário caracteriza-se pelo uso de rios, lagos, mares e oceanos como vias de navegação e é realizado por embarcações de tamanhos e tipos diversos.

Atualmente, grande parte do deslocamento de mercadorias entre os países do mundo e entre as cidades litorâneas é realizado por mares e oceanos, ou seja, pelo transporte marítimo.

Imagem: Fotografia. Vários contêineres empilhados em um navio grande no mar. Ao fundo, construções e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Navio cargueiro no porto de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Hoje em dia, existem embarcações com capacidade para o transporte de grande quantidade de cargas armazenadas em contêineres. Os contêineres são grandes caixas metálicas que podem ser retiradas dos navios e colocadas diretamente em outros meios de transporte, como caminhões e trens. Essa facilidade torna o transporte mais rápido.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de milhares de contêineres empilhados. Ao fundo, vários carros estacionados.   Fim da imagem.

LEGENDA: Contêineres no porto de Santos, no município do Guarujá, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

No transporte marítimo de mercadorias, as embarcações percorrem, geralmente, longas distâncias. Durante esses deslocamentos podem ocorrer vazamentos de óleo pelas embarcações, o que causa grandes prejuízos ao ambiente.

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O transporte fluvial, realizado em rios, é indicado para o deslocamento de mercadorias por ter baixo custo de manutenção e ser pouco poluente. O uso de rios como via de transporte, porém, tem a desvantagem de, na maioria das vezes, não poder ser feito por grandes embarcações, diminuindo a quantidade de carga que pode ser transportada.

O transporte aquaviário também pode ser utilizado para o deslocamento de pessoas. O acesso a inúmeras localidades do Brasil, sobretudo na região Norte, só se realiza por rios.

No mundo todo, também é comum o uso de embarcações para o turismo.

Imagem: Fotografia. No centro, uma eclusa, rio com paredes nas laterais. Ao fundo, um navio embaixo de uma ponte.  Fim da imagem.

LEGENDA: Eclusa no município de Buritama, no estado de São Paulo, em 2019. Em algumas hidrovias brasileiras existem eclusas, pequenos canais construídos em rios onde há desníveis no curso d’água, para possibilitar a subida ou a descida de embarcações. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um navio cruzeiro gigante parado em um porto. Ao lado há milhares de contêineres empilhados. Ao fundo, uma cidade e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Navio de turismo atracado no porto de Itajaí, no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

7. Por quais vias o transporte aquaviário é realizado?

8. Qual é a vantagem do transporte de mercadorias por navios?

9. Qual é a desvantagem do transporte de mercadorias por navios?

10. Por que, em muitas localidades do Brasil, as pessoas dependem do transporte fluvial?

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O transporte aéreo

O transporte aéreo é um tipo de transporte veloz indicado para médias e, principalmente, longas distâncias.

Hoje em dia, o transporte aéreo costuma ser utilizado sobretudo para o deslocamento de passageiros. No entanto, ainda que as passagens de avião tenham se tornado mais baratas nos últimos anos, o transporte aéreo ainda tem um custo muito elevado para a maioria das pessoas.

O alto preço dos combustíveis e da manutenção das aeronaves faz com que o transporte aéreo não seja muito utilizado para o deslocamento de mercadorias. Os aviões de carga, então, costumam transportar cargas leves, com pouco volume ou compostas de materiais mais frágeis, que precisam ser entregues rapidamente.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas ao lado de caixas grandes empilhadas. Do outro lado há um avião grande parado com a porta aberta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Carga é retirada de avião na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de pessoas formando uma fila ao lado de um avião com a porta aberta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas embarcam em avião nas Ilhas Canárias, na Espanha, em 2019. FIM DA LEGENDA.

11. O transporte aéreo costuma ser utilizado nos deslocamentos a curtas, médias ou longas distâncias?

12. Por que o transporte aéreo não é muito utilizado para o deslocamento de mercadorias?

13. Quais são as vantagens do uso do transporte aéreo?

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Cartografando

Leia e interprete os gráficos.

A) Brasil: distribuição dos passageiros embarcados em voos nacionais por região (2019)

Imagem: Gráfico A em setores. Brasil: distribuição dos passageiros embarcados em voos nacionais por região (2019).  Sudeste: 49,9%;  Nordeste: 18,8%;  Sul: 13,2%;  Centro-Oeste: 12,6%;  Norte: 5,5%.   Fim da imagem.

Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil (Ana c). Anuário do transporte aéreo 2019. Brasília: Anac, 2020. p. 48.

Brasil: número de voos nacionais (2015-2019)

Imagem: Gráfico B de colunas. Brasil: número de voos nacionais (2015-2019). No eixo vertical, os Milhares de voos e no eixo horizontal, os anos.  2015: 935.675 voos;  2016: 828.889 voos;  2017: 805.473 voos;  2018: 816.026 voos;  2019: 804.915 voos.  Fim da imagem.

Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil (Ana c). Anuário do transporte aéreo 2019. Brasília: Anac, 2020. p. 16.

1. De acordo com o gráfico A, em qual região do Brasil houve maior movimentação de passageiros em voos nacionais?

2. Qual foi a segunda região do Brasil com o maior número de passageiros embarcados em voos nacionais?

3. De acordo com o gráfico B, o que se observa quanto ao número de voos realizados entre 2015 e 2019 no Brasil?

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Você aprendeu sobre a importância das diferentes linguagens e das tecnologias nas mudanças ocorridas na comunicação e no transporte ao longo do tempo. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

1. Escolha um dos tipos de transporte indicados a seguir e escreva um texto explicando mudanças relacionadas a ele que ocorreram ao longo do tempo.

terrestre

aéreo

aquaviário

2. Escreva uma vantagem e uma desvantagem do deslocamento de mercadorias por cada tipo de transporte.

a) Rodoviário.

b) Marítimo.

c) Ferroviário.

d) Fluvial.

e) Aéreo.

3. Agora, leia e interprete a tirinha.

BICHINHOS DE JARDIM

CLARA GOMES.

Imagem: Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta uma joaninha vermelha com antenas brancas.  Quadro um: A joaninha está dentro de um monitor. Ela sorri e fala: MESES DE INTERNET GRÁTIS...  Quadro dois: A joaninha está com óculos escuros e dentro de uma televisão. Ela diz: MAIS HORAS DE FILMES NA TV...  Quadro três: A joaninha está com óculos de grau e na tela de um celular. Ela fala: MINUTOS SOBRANDO NO CELULAR...  Quadro quatro: A joaninha está dentro de uma ampulheta. Ela diz: E NEM UM MÍSERO SEGUNDO A MAIS NO MEU DIA...  Fim da imagem.

• Considerando a transformação dos meios de comunicação ao longo do tempo, qual é o sentido da última fala da personagem da tirinha? Elabore um texto explicando sua interpretação.

4. Atualmente, vários meios de comunicação podem ser acessados pela internet. Dê exemplos de dois deles.

5. Dê um exemplo de cada tipo de linguagem utilizado como forma de comunicação pelos seres humanos.

a) Oral.

b) Escrita.

c) Visual.

d) Mista.

e) Corporal.

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6. Observe a imagem.

Imagem: Cartaz. Na parte superior, a informação: É HORA DE VACINAR. No centro, ilustração de duas crianças com roupas de super-herói. Na parte inferior, a informação: DE 6 A 31 DE AGOSTO.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz de campanha de vacinação da prefeitura do município de Conceição do Mato Dentro, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

a) Essa imagem pode ser classificada como um exemplo de linguagem oral, escrita, visual, corporal ou mista? Explique.

b) No cartaz, qual é a principal mensagem escrita?

c) Que imagens são usadas no cartaz e como elas complementam a mensagem escrita?

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Diferencio os tipos de transporte terrestre, aquaviário e aéreo, indicando mudanças neles ocorridas ao longo do tempo?

b) Comparo as principais vantagens e desvantagens do transporte rodoviário, ferroviário, marítimo, fluvial e aéreo em relação ao transporte de mercadorias e de pessoas?

c) Identifico características de diversos meios de comunicação?

d) Reconheço mudanças que a internet trouxe às formas de comunicação?

e) Identifico as linguagens utilizadas pelos seres humanos como forma de comunicação?

f) Seleciono diferentes linguagens para expressar e comunicar ideias?