164

UNIDADE 4. Energia, patrimônio e cidadania

Imagem: Fotografia. Em primeiro plano há rochas com vegetação e entre elas há cachoeiras pequenas. Ao fundo, cachoeiras grandes com árvores nas laterais. No centro há um arco-íris colorido. Fim da imagem.

LEGENDA: Salto de Sete Quedas, que era um dos maiores conjuntos de cachoeiras do mundo, no município de Guaíra, no estado do Paraná, em 1982. FIM DA LEGENDA.

165

Boxe complementar:

Primeiros contatos

1. Descreva os elementos da paisagem retratados na fotografia.

2. Em 1982, o governo brasileiro determinou a inundação de Sete Quedas para a construção da barragem da usina hidrelétrica de Itaipu. Qual é a sua opinião sobre a decisão tomada pelo governo?

Fim do complemento.

166

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

Quais são as formas de produção de energia elétrica e como elas podem impactar o patrimônio cultural e natural da humanidade?

CAPÍTULO 13. A produção de energia elétrica

Você já percebeu que vários aparelhos que as pessoas utilizam no dia a dia funcionam à base de energia elétrica? Observe o esquema que representa como a energia elétrica é fornecida para as moradias.

1. GERAÇÃO. A maior parte da energia é produzida em hidrelétricas distantes dos centros de consumo, o que exige longas linhas de transmissão e dificulta o acesso à energia em regiões remotas .

2. TRANSFORMAÇÃO. A energia é transformada [...] para percorrer distâncias extensas. Isso resulta em perdas que reduzem a qualidade da energia.

Imagem: Ilustração.  1. GERAÇÃO. A maior parte da energia é produzida em hidrelétricas distantes dos centros de consumo, o que exige longas linhas de transmissão e dificulta o acesso à energia em regiões remotas.  Ilustração. Uma usina com torres grandes e altas.  2. TRANSFORMAÇÃO. A energia é transformada [...] para percorrer distâncias extensas. Isso resulta em perdas que reduzem a qualidade da energia.  Ilustração. À esquerda, um gerador gigante com árvores em volta. À direita, torres de energia conectadas por cabos.  Fim da imagem.

3. TRANSMISSÃO. As distâncias dos cabos aumentam o risco de imprevistos, causam perdas [de energia] e podem tornar a rede instável em algumas regiões. [...]

4. TRANSFORMADORES. A energia ganha o formato ideal de consumo. Para residências, ela sofrerá uma redução em sua tensão. [...]

5. DISTRIBUIÇÃO. É quando a energia chega aos locais de consumo. [...]

Imagem: 3. TRANSMISSÃO. As distâncias dos cabos aumentam o risco de imprevistos, causam perdas [de energia] e podem tornar a rede instável em algumas regiões. [...]  Ilustração. No centro, o gerador gigante. À direita, uma torre de energia e à esquerda, postes. Todos estão conectados por cabos.  4. TRANSFORMADORES. A energia ganha o formato ideal de consumo. Para residências, ela sofrerá uma redução em sua tensão. [...]  Ilustração. Uma fábrica com chaminés altas.  5. DISTRIBUIÇÃO. É quando a energia chega aos locais de consumo. [...]  Ilustração. Uma cidade com casas, prédios e árvores.  Fim da imagem.

Fonte: 7 perguntas para entender o caminho da energia no Brasil. Exame, ago. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fsY. Acesso em: 7 abr. 2021.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

1. De acordo com a representação, a maior parte da energia elétrica é produzida próxima ou longe das áreas consumidoras?

2. De que maneira a energia elétrica é transportada das áreas de produção até as áreas de consumo?

167

A energia elétrica é utilizada para o funcionamento de diferentes equipamentos que as pessoas usam no dia a dia. Nas atividades econômicas, como na agricultura, na indústria, no comércio e na prestação de serviços, máquinas e equipamentos movidos à eletricidade também são utilizados.

A energia elétrica pode ser obtida a partir da transformação de vários elementos da natureza.

As fontes de energia que dependem de recursos naturais que se renovam continuamente, como a água dos rios, a força dos ventos e a luz do Sol, são chamadas de fontes de energia renováveis.

As fontes de energia que dependem de recursos naturais que possuem processo de formação muito lento, podendo se esgotar se o ritmo de consumo continuar intenso pelas pessoas, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, são chamadas fontes de energia não renováveis.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um lago ao lado de uma barragem. Ao redor há vegetação e árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Usina hidrelétrica no município de Tibagi, no estado do Paraná, em 2020. A água dos rios é uma fonte de energia renovável. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um lago grande com extração em volta. Ao fundo, morros e vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de carvão no município de Candiota, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. O carvão mineral é uma fonte de energia não renovável. FIM DA LEGENDA.

3. O que são fontes de energia renováveis? Cite exemplos.

4. O que são fontes de energia não renováveis? Cite exemplos.

168

Fontes de energia renováveis

A energia hidráulica é obtida a partir do movimento da água dos rios, principalmente nas usinas hidrelétricas.

Para a geração de energia em uma usina hidrelétrica, o curso natural de um rio é interrompido por meio da construção de uma barragem, que represa a água e forma um reservatório. Após passar por um duto, as águas movimentam as pás de diversas turbinas, que alimentam um gerador, produzindo energia.

No Brasil, a maior parte da energia elétrica utilizada nas residências e para as atividades econômicas provém de usinas hidrelétricas.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um reservatório ao lado de uma barragem e abaixo desta há um duto, por onde a água passa. Em seguida há uma casa de força com um gerador no meio. Abaixo dele há turbinas, por onde a água segue (fluxo de água). À direita, um rio e ao fundo, torres de energia conectadas por cabos (Linhas de transmissão de energia). Fim da imagem.

Fonte: ANEEL. Atlas da energia elétrica do Brasil. 3ª ed. Brasília: Aneel, 2008. p. 50.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

1. Qual recurso natural é utilizado para a produção de energia nas usinas hidrelétricas?

2. Na construção de uma usina hidrelétrica, o curso de um rio é alterado? Explique.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

3. Procure informações em livros ou na internet sobre uma usina hidrelétrica brasileira e escreva um texto que contenha as seguintes informações:

• nome da usina hidrelétrica;

• onde está localizada;

• como a energia produzida chega a diferentes locais.

169

As usinas hidrelétricas e seus impactos ambientais

As usinas hidrelétricas fazem uso de uma fonte de energia renovável, mas a construção de barragens provoca alterações no ambiente. Para a água do rio ser represada, seu curso é alterado e, geralmente, extensas áreas são alagadas, afetando o ambiente natural e as pessoas que vivem no local. Por outro lado, a água armazenada nos reservatórios costuma ser usada para o abastecimento doméstico e para a irrigação de plantações nas áreas próximas.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio grande com água azul. No centro há uma ponte e nas laterais, estradas, árvores e algumas construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da usina hidrelétrica de Itaipu, no município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, em 2019. Para a construção dessa usina, o Rio Paraná foi desviado e uma extensa área foi alagada, submergindo o conjunto de cachoeiras Salto de Sete Quedas. FIM DA LEGENDA.

4. Identifique duas vantagens da produção de energia pelas usinas hidrelétricas.

5. Identifique duas desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica.

Boxe complementar:

Você sabia?

A usina hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores do mundo e começou a produzir energia em 1984. Na construção dessa usina, trabalharam cerca de 40 mil pessoas.

Essa usina é binacional, pois pertence ao Brasil e ao Paraguai. No entanto, a maior parte da energia produzida em Itaipu é consumida no Brasil.

Fim do complemento.

170

Energia eólica

A energia eólica é a energia gerada a partir da força do vento, uma fonte de energia renovável.

A produção de energia eólica não polui o ambiente e é muito eficiente, mas exige um alto investimento, pois a instalação das torres e das hélices que produzem a energia tem um custo muito elevado. Além disso, a produção de energia eólica só é possível em locais onde venta muito.

No Brasil, a instalação de usinas eólicas vem crescendo nos últimos anos, mas a capacidade de produção ainda é pouco explorada no país.

Imagem: Fotografia. Duas torres altas com hélices na ponta. Ao fundo, nuvens brancas no céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Torres para a produção de energia eólica no município de Caetité, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

6. Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: número de usinas eólicas e capacidade de produção de energia (2020).  Número de usinas eólicas:  Até 1: SE, MG, RJ, SP, PR.  De 2 a 15: PB.  De 16 a 35: MA, AL, SC.  De 36 a 65: PI, CE.  Mais de 95: RS.  De 66 a 95: RN, BA.  Capacidade de produção em quilowatts (kW):  Menos de 2.500 kW: MG, SP, PR.  De 2.501 a 34.500 kW: SE, RJ.  De 34.501 a 800.360 kW: MA, PB, SC.  De 800.361 a 2.188.840 kW: PI, PE, RS.  Mais de 2.188.841 Kw: CE, RN, BA.  Sem dados: AC, RO, AM, RR, AP, PA, MT, MS, TO, GO, DF, AL, ES. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 470 km.  Fim da imagem.

Fonte: ANEEL. Sistema de informações de geração da ANEEL. Capacidade de geração do Brasil. Matriz por fonte e combustível final. Disponível em: http://fdnc.io/ft2. Acesso em: 7 abr. 2021.

• De acordo com o mapa, quais unidades da federação apresentavam mais usinas eólicas em 2020?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

7. Quais são as vantagens e as desvantagens da produção de energia eólica?

171

Energia solar

Os raios solares podem ser aproveitados para a produção de energia elétrica, sendo uma fonte de energia renovável e limpa, pois não libera gases poluentes.

No Brasil, existem algumas usinas de produção de energia solar. No entanto, esse tipo de energia é mais comum em residências, indústrias e empresas, onde são instalados painéis solares.

As desvantagens da energia solar são o alto custo inicial dessa tecnologia e as formas de seu armazenamento, que ainda são pouco eficientes.

Imagem: Fotografia. Painéis pretos e inclinados sobre terreno plano.  Fim da imagem.

LEGENDA: Painéis de captação de energia solar no município de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

8. Leia e interprete os gráficos.

Brasil: porcentagem de sistemas de captação de energia solar e potência instalada por setor de consumo (2018)

Imagem: Gráficos em setores. Brasil: porcentagem de sistemas de captação de energia solar e potência instalada por setor de consumo (2018).  - Porcentagem de sistemas de captação de energia solar:  Residencial: 77%;  Comercial e serviços: 16%;  Agropecuário: 3,3%;  Industrial: 2,4%;  Outros: 1,3%.  - Potência instalada:  Residencial: 38,7%;  Comercial e serviços: 43,3%;  Agropecuário: 5,6%;  Industrial: 8,3%;  Outros: 4,1%.   Fim da imagem.

Fonte: Absolar. Geração distribuída solar fotovoltaica: benefícios líquidos ao Brasil, p. 12. Disponível em: https://www.aneel.gov.br/documents/656877/16832773/4+-+ABSOLAR+GD+Solar+Fotovoltaica.pdf/f0d41ea4-4bba-8cf8-fb02-b864dc83c293 . Acesso em: 7 abr. 2021.

a) De acordo com um dos gráficos, qual era o setor com maior porcentagem de sistemas de captação de energia solar?

b) Qual era a potência instalada correspondente a esse setor?

9. Cite as vantagens e as desvantagens da utilização da energia solar.

10. Você já viu em seu lugar de viver ou em outra localidade um painel de captação de energia solar? Se sim, onde esse painel estava instalado?

172

Biomassa

Os materiais de origem orgânica, como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, restos de alimentos, entre outros, podem ser queimados para a geração de energia. Esses materiais também são conhecidos como biomassa.

No Brasil, o bagaço de cana é a biomassa mais utilizada para a geração de energia, já que há grande quantidade desse material nas usinas de açúcar e de álcool.

Imagem: Fotografia. Bagaços de cana-de-açúcar amontoados. Fim da imagem.

LEGENDA: Bagaço de cana-de-açúcar, material de origem orgânica, utilizado para a geração de energia. FIM DA LEGENDA.

Produção de energia por biomassa

Imagem: Ilustração. Bagaços de cana empilhados ao lado de um forno aceso. (1. O bagaço de cana abastece o forno responsável pelo aquecimento da caldeira). Acima do forno há uma caldeira com água em ebulição e o vapor vai para cima e segue em direção a uma válvula na parte superior (2. A água em ebulição produz grande quantidade de vapor, que é conduzido por uma tubulação até a turbina). O vapor segue pela válvula em direção a uma tubulação, que está conectada a uma caixa com uma turbina dentro (3. A turbina é movimentada pelo vapor sob pressão, fazendo com que o gerador produza energia). O vapor gira a turbina e segue em direção a outra tubulação. Na parte inferior da turbina há um gerador conectado a dois cabos (4. A eletricidade deve abastecer diretamente a rede elétrica, pois não pode ser armazenada). Fim da imagem.

Fonte: ANEEL. Atlas da energia elétrica do Brasil. 3ª ed. Brasília: Aneel, 2008. p. 64.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção para fins didáticos. Fim da observação.

11. Cite três materiais de origem orgânica que podem ser aproveitados para a geração de energia.

12. Escreva um texto com o título Biomassa e produção de energia descrevendo o processo de produção de energia por meio da biomassa.

173

Boxe complementar:

Você sabia?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Leia o texto a seguir para um adulto de sua convivência.

Do lixo à produção de energia

Do lixo à… produção de energia! A China está construindo a maior usina de bioenergia do mundo, que funcionará a partir do lixo! A cidade de Shenzhen, localizada no sul do país, receberá a usina que será capaz de processar até cinco mil toneladas de resíduos por dia. [...]

A usina deverá processar um terço do lixo produzido pelos moradores de Shenzhen, em apenas um dia. [...]

[...] O prédio tem formato circular e terá [...] painéis fotovoltaicos, gerando energia limpa através da luz do Sol. O terreno será cercado por árvores e a planta poderá ser acessada e visitada pelos moradores da cidade por meio de um parque.

A China é o um dos maiores produtores de lixo do mundo e, com a construção da usina, pretende retardar a produção de resíduos, que aumenta cerca de 7% a cada ano.

FONTE: Evelyn Nogueira. China construirá a maior usina que transforma lixo em energia. Casa Abril, 17 fev. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/ft3. Acesso em: 7 abr. 2021.

Imagem: Ilustração. Construção grande e circular com duas torres altas na lateral. Ao redor há muitas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Projeto da usina de Shenzhen, na China, publicado em 2017. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

174

Fontes de energias não renováveis

Como vimos, as fontes de energia não renováveis dependem de recursos naturais que possuem um processo de formação muito lento, podendo se esgotar.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

O petróleo, o gás natural e o carvão mineral são as fontes de energia mais utilizadas no mundo, apesar de suas reservas estarem se esgotando. Quando queimados, esses recursos naturais liberam poluentes no ar e uma grande quantidade de calor, que pode produzir energia.

As usinas que produzem energia por meio da queima dos recursos naturais são chamadas de usinas termelétricas.

Embora possam utilizar biomassa, a maior parte das usinas termelétricas brasileiras gera energia a partir de fontes não renováveis, como petróleo e seus derivados, gás natural e carvão mineral. No Brasil, essas usinas costumam fornecer energia principalmente para as indústrias, ou suprir a demanda de energia nas residências em épocas de poucas chuvas.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma usina com várias torres altas. Ao redor há árvores e ao fundo, morros cobertos de vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Usina termelétrica a gás natural no município de Ibirité, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma plataforma com uma torre alta no mar. Ao fundo, uma cidade com casas, prédios e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de petróleo na Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Comente as informações que você acabou de aprender sobre as fontes de energia não renováveis.

175

Cartografando

Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: usinas termelétricas que utilizam fontes de energia não renováveis (2018). Fontes de energia não renováveis:  Carvão mineral: pouca concentração na região Sul.  Óleos combustível e diesel: grande concentração nas regiões Sudeste e Sul e menor concentração nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.  Gás natural e outros gases: grande concentração na região Sudeste. Pouca concentração nas regiões Norte, Nordeste e Sul. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 320 km.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 139.

1. De acordo com o mapa, em qual região brasileira há maior concentração de usinas termelétricas que utilizam fontes de energia não renováveis?

2. Cite uma unidade da federação que utiliza as três fontes não renováveis de energia em suas termelétricas.

3. Na unidade da federação onde você vive, quais são as fontes de energia não renováveis utilizadas nas usinas termelétricas?

176

Energia nuclear

A energia nuclear possui alta eficiência energética e pode ser gerada a partir de um recurso natural chamado urânio. No Brasil, há duas usinas nucleares em funcionamento: Angra I e Angra II, e uma usina em construção: Angra III. Todas elas estão localizadas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma usina ao lado do mar. Ao fundo, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina nuclear em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

3. Leia o texto.

A energia obtida a partir do urânio

Para gerar eletricidade, a usina nuclear trabalha com um tipo especial de urânio, elemento químico que tem seu núcleo dividido naturalmente em vários pedaços. A cada divisão, ocorre liberação de energia em forma de calor e uma grande quantidade de água é aquecida. Ao se transformar em vapor, a água gira uma turbina que alimenta um gerador de eletricidade.

Uma pequena pastilha de urânio é capaz de gerar eletricidade suficiente para alimentar uma cidade inteira [...]. Apesar dessa vantagem, a energia nuclear deixa muita gente com medo, pois o uso inadequado dela pode emitir raios perigosos no ambiente, gerando doenças graves [...].

Geralmente, as usinas nucleares são construídas para que a radiação não escape dali, mantendo a população segura. As paredes, por exemplo, são muito grossas e de concreto. Porém, caso a proteção que envolve a usina falhe e aconteça uma explosão, a radiação escapa para o ambiente ao seu redor.

FONTE: Mariana Rocha. Urânio cheio de energia. Ciência Hoje das Crianças, 29 mar. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/ft5. Acesso em: 7 abr. 2021.

• Indique uma vantagem e uma desvantagem da produção de energia nuclear.

177

Cartografando

Leia e interprete o mapa.

Imagem: Mapa. Brasil: principais reservas de urânio (2020).  Área de reserva de urânio: AM, PA, TO, GO, CE, PB, MG, PR.  Área de exploração de urânio: BA.  Área de reserva de urânio esgotada: MG. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala de 0 a 390 km.  Fim da imagem.

Fonte: INB. Onde podemos encontrar recursos de urânio no Brasil? Disponível em: http://fdnc.io/ft6. Acesso em: 7 abr. 2021.

1. De acordo com o mapa, em quais unidades da federação existem reservas de urânio?

2. Em qual unidade da federação se localiza a única área de exploração de urânio no Brasil?

3. Em qual unidade da federação a reserva de urânio existente estava esgotada?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. O que podemos concluir sobre o fato de essa reserva estar esgotada?

178

Economia de energia e cidadania

Economizar energia é importante, pois sua produção é cara e, muitas vezes, afeta o ambiente natural.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

1. Leia para um adulto de sua convivência dicas de economia de energia que podem ser aplicadas no cotidiano de sua moradia.

Como economizar energia elétrica

Imagem: Ilustração. Um ar-condicionado soltando ar.   Fim da imagem.

Ao usar ar-condicionado, mantenha portas e janelas fechadas.

Imagem: Ilustração. Um rolo de tinta sobre uma parede.   Fim da imagem.

Pinte as paredes com cores claras, pois refletem melhor a luz.

Imagem: Ilustração. Um chuveiro ligado.   Fim da imagem.

No chuveiro elétrico, coloque a chave seletora na posição verão.

Imagem: Ilustração. Um controle na frente de uma televisão.   Fim da imagem.

Evite o hábito de dormir com a televisão ligada. Programe-a.

Imagem: Ilustração. Um dedo indicador sobre um interruptor.   Fim da imagem.

Ao sair do ambiente, sempre apague as luzes.

Imagem: Ilustração. Um monitor ao lado de uma CPU.   Fim da imagem.

Nas pausas mais prolongadas, desligue o computador.

Imagem: Ilustração. Uma lâmpada.  Fim da imagem.

Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas (LF C).

Imagem: Ilustração. Roupas dobradas e empilhadas.   Fim da imagem.

Acumule uma boa quantidade de roupas e passe tudo de uma vez.

Imagem: Ilustração. Uma geladeira.   Fim da imagem.

Guarde ou retire produtos da geladeira de uma só vez.

Imagem: Ilustração. Comida dentro de uma bandeja e soltando fumaça.  Fim da imagem.

Alimentos quentes não devem ser guardados no refrigerador.

Fonte: Enel. Dicas de consumo e economia. Disponível em: https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/Para_Voce/Dicas_e_Orientacoes.html# . Acesso em: 15 fev. 2021.

2. Considerando os hábitos e a rotina das pessoas que moram com você, que dicas de economia de energia mencionadas podem ser úteis?

3. Em uma ou mais folhas avulsas, elabore um ou mais cartazes para explicar a importância e formas de economia de energia em sua moradia. Você pode planejar cartazes com desenhos e frases para serem colocados em cada cômodo em que houver maior consumo de eletricidade.

179

Cartografando

Leia e interprete os gráficos.

A) Brasil: geração de energia elétrica por fonte de energia (junho de 2020)

Imagem: Gráfico A em setores. Brasil: geração de energia elétrica por fonte de energia (junho de 2020).  Hidráulica: 63,2%;  Térmica: 24,9%;  Eólica: 9%;  Solar: 1,7%;  Nuclear: 1,2%.   Fim da imagem.

Fonte: Idec. Usinas termoelétricas e crise do setor elétrico brasileiro pela covid-19. Rio de Janeiro: ICS/Idec, 2020. p. 4.

1. De acordo com o gráfico A, qual foi a principal fonte de energia utilizada no Brasil em junho de 2020?

2. Qual foi a fonte de energia menos utilizada no Brasil no mesmo período?

B) Brasil: participação das fontes de energia nas usinas termelétricas (junho de 2020)

Imagem: Gráfico B em setores. Brasil: participação das fontes de energia nas usinas termelétricas (junho de 2020).  Gás natural: 53,4%;  Petróleo: 33,8%;  Carvão mineral: 12,3%;  Outros: 0,5%.   Fim da imagem.

Fonte: Idec. Usinas termoelétricas e crise do setor elétrico brasileiro pela covid-19. Rio de Janeiro: ICS/IDEC, 2020. p. 5.

3. De acordo com o gráfico B, qual foi a principal fonte de energia utilizada nas usinas termelétricas no Brasil em junho de 2020?

4. Essa fonte de energia é renovável ou não renovável?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

5. Em sua opinião, qual fonte de energia poderia ser mais aproveitada no Brasil? Por quê?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

6. Que fontes de energia são as mais adequadas à realidade do seu lugar de viver?

180

CAPÍTULO 14. Patrimônio material e imaterial da humanidade

No século XX, em diferentes países, inclusive no Brasil, as pessoas buscaram preservar determinados elementos naturais ou criações humanas considerados importantes para a sociedade e que foram chamados de patrimônios locais ou nacionais.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) organizou a Convenção para a Proteção ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural. Esse documento definiu patrimônio mundial como um elemento natural ou criado pelas pessoas que tenha importância para toda a humanidade.

Até os dias atuais, a Unesco mantém o principal critério para a definição de um patrimônio mundial, como citado no texto.

Patrimônio mundial

Entre [...] itens exigidos para que um lugar seja eleito patrimônio mundial, há um pré-requisito básico, conforme o site da Unesco: “Os locais precisam ter um valor universal excepcional”. [...]

“Um Patrimônio Mundial deve ter valor extraordinário e universal para a humanidade, não apenas para um único país” [disse Maria Böhmer, ministra alemã responsável pelas relações culturais da Alemanha].

FONTE: Jan Bruck. Entenda como é escolhido um patrimônio mundial. Deutsche Welle Brasil, 29 jun. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/ft7. Acesso em: 22 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Um jardim com plantas em formato de cone e flores coloridas. Atrás há uma construção extensa com três andares e paredes amarelo-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Palácio e do Parque de Versalhes, localizados na França, declarados Patrimônio da Humanidade em 1979 devido às suas construções, que representam o período da monarquia na França. FIM DA LEGENDA.

1. Que bens podem ser classificados como patrimônio mundial?

181

A Convenção para a Proteção ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural, de 1972, definiu dois tipos principais de patrimônio mundial: o cultural e o natural.

Saiba mais sobre alguns elementos que podem compor o patrimônio cultural mundial.

Patrimônio cultural mundial

[...] – os monumentos: obras arquitetônicas, de escultura ou pinturas monumentais, elementos ou estruturas de caráter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos, que tenham um Valor Universal Excepcional desde o ponto de vista da história, da arte ou da ciência;

[...] – os conjuntos: grupos de construções, isoladas ou reunidas, cuja arquitetura, unidade e integração à paisagem tenham um Valor Universal Excepcional desde o ponto de vista da história, da arte ou da ciência [...].

FONTE: Patrimônio mundial: fundamentos para seu reconhecimento – a convenção sobre proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, de 1972: para saber o essencial. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Brasília: Iphan, 2008. p. 11. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Cartilha_do_patrimonio_mundial.pdf . Acesso em: 10 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um monumento em uma rotatória. Em volta há carros e ônibus. Atrás, uma construção grande com três andares, paredes bege, telhado verde e colunas altas no segundo andar. Ao fundo, casas e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Centro histórico de São Petersburgo, na Rússia, declarado patrimônio mundial pela Unesco por apresentar construções do período da monarquia russa. FIM DA LEGENDA.

2. Localize no texto e cite três tipos de criação humana que podem ser classificados como patrimônio cultural mundial.

182

Patrimônio natural mundial

Ainda em 1972, a Unesco listou os elementos que poderiam fazer parte do patrimônio natural mundial, como descrito no texto.

Patrimônio natural mundial

Tratam-se de locais representativos ou excepcionais.

– Certas formações físicas e biológicas: florestas, geleiras, ilhas, cavernas, montanhas etc.;

– Hábitat de espécies animais e vegetais em perigo de extinção : recifes de coral, florestas tropicais, manguezais etc.;

– Locais ou zonas estritamente delimitadas, como parques nacionais.

FONTE: Patrimônio mundial. Projeto Escolas Associadas (PE A) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Disponível em: http://www.peaunesco-sp.com.br/encontros/nacional_2010/4_patrimonio_mundial/falamedopatrimonio.pdf . Acesso em: 16 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um lago com água azul. À esquerda há morros com vegetação e à direita, montanhas cobertas de neve. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do Parque Nacional Banff, localizado no Canadá, inscrito na lista do patrimônio natural mundial em 1984. FIM DA LEGENDA.

1. Esse parque foi classificado como patrimônio mundial de que tipo? Por quê?

2. Leia o significado da palavra extinção no glossário e escreva uma frase utilizando-a.

183

Explorar fonte histórica escrita

Quando solicitado, leia em voz alta uma notícia sobre as Ilhas Galápagos, no Equador, que são consideradas patrimônio natural mundial.

Um problema...

O vazamento de 2.270 litros de diesel ocorrido neste domingo na Ilha de San Cristóbal não afetou nenhuma espécie da fauna única do arquipélago de Galápagos, afirmou o governo do Equador nesta segunda-feira [...].

O local é habitado por leões-marinhos, tartarugas, aves e répteis, como iguanas, mas “nenhuma espécie foi afetada nesse incidente, tampouco nas áreas turísticas [...]”. [...]

“Durante a noite, a área poluída foi quase toda limpa. Esta manhã temos apenas um pequeno vazamento de óleo, que esperamos eliminar nas próximas horas”, declarou o ministro do Meio Ambiente do Equador [Raúl Ledesma].

FONTE: Nenhuma espécie foi afetada por vazamento em Galápagos, afirma governo do Equador. Revista IstoÉ , 23 dez. 2019. Disponível em: https://istoe.com.br/nenhuma-especie-foi-afetada-por-vazamento-em-galapagos-afirma-governo-do-equador/ . Acesso em: 16 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um lago com água azul e no meio há uma porção de terra com grama verde. Ao fundo, morros marrons. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista das Ilhas Galápagos, no Equador, inscritas na lista do patrimônio natural mundial em 1978. FIM DA LEGENDA.

1. Localize e retire informações do texto para responder às perguntas.

a) Qual foi o problema descrito na notícia?

b) Esse problema afetou a fauna do arquipélago de Galápagos?

c) Que animais habitam as Ilhas Galápagos?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

2. Reconte para um adulto de sua convivência o acontecimento informado na notícia.

184

Patrimônio cultural imaterial mundial

Nas últimas décadas, intensificou-se o debate sobre patrimônio. Por isso, em 2003, a Unesco incluiu uma nova categoria de patrimônio aos que haviam sido criados anteriormente: o patrimônio cultural imaterial mundial.

Patrimônio cultural imaterial

O patrimônio cultural imaterial consiste nas práticas, expressões, conhecimentos e habilidades que comunidades, grupos e, por vezes, indivíduos reconhecem como parte de seu patrimônio cultural. [...] normalmente é expresso em uma das seguintes formas: tradições orais; artes performáticas; práticas sociais, rituais e eventos festivos; conhecimentos e práticas relacionadas à natureza e ao universo; habilidades artesanais tradicionais.

FONTE: UNESCO. Gestão do patrimônio mundial natural. Brasília: Unesco Brasil/Iphan, 2016. p. 20-21. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/clc_gestao_patrimonio_mundial_natural_port.pdf . Acesso em: 16 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Crianças sentadas e na frente delas há uma cortina vermelha. No meio há um tecido branco com figuras coloridas, luz e sombras. Fim da imagem.

LEGENDA: Karagoz, teatro de sombras com fantoches, expressão artística tradicional na Turquia considerada patrimônio cultural imaterial mundial, em 2018. FIM DA LEGENDA.

1. Localize e retire do texto os elementos que podem ser classificados como patrimônio cultural imaterial.

185

Um dos exemplos de patrimônio cultural imaterial mundial é uma forma de canção popular transmitida de geração em geração no Alentejo, uma região do sul de Portugal.

2. Quando solicitado, leia um trecho da letra da canção em voz alta.

Se fores ao Alentejo

O mar deixou o Alentejo

Donde trouxe canções de oiro

Mas volta a matar saudades

Nas ondas do trigo loiro [...]


Sobe o Sol e abrasa a terra

A fecundar as espigas

À sombra das azinheiras

Na dolência das cantigas [...]

Por lonjuras e planuras

Oh solidão, solidão

Eu quero paz no trabalho

Pra poder ganhar o pão

FONTE: Se fores ao Alentejo. Composição popular. Em: Confidências à guitarra. Lisboa: Philips, 1991, CD.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um castelo grande e ao redor há várias casas, ruas e árvores. Ao fundo, morros e vegetação. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do Castelo de Vide na região do Alentejo, em Portugal, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

3. Com a orientação do professor, vocês vão criar uma melodia para essa letra de canção. Depois, a turma será dividida em três grupos, e cada grupo vai cantar um dos versos seguindo a melodia combinada coletivamente. Boa apresentação!

186

Patrimônio mundial no Brasil

O governo brasileiro assinou a Convenção para Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural em 1977. Nos anos seguintes, o Brasil teve diversos bens declarados patrimônio mundial da humanidade.

Observe na linha do tempo as datas em que cada bem brasileiro foi declarado patrimônio mundial, de acordo com a legenda.

Imagem: Ilustração. Quadrado verde.   Fim da imagem.

Patrimônio natural mundial

Imagem: Ilustração. Quadrado amarelo.   Fim da imagem.

Patrimônio cultural mundial

Imagem: Ilustração. Quadrado azul.   Fim da imagem.

Patrimônio cultural imaterial mundial

Imagem: Linha do tempo com textos e imagens.  1980: Pintura. Construção grande com dois andares e uma coluna alta no meio. No topo da coluna há um sino. Ao redor há casas e ao fundo, morros.  LEGENDA: Patrimônio cultural mundial - Centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais. FIM DA LEGENDA.  1981;  1982: Pintura. Várias casas ao lado a lado com paredes coloridas.  LEGENDA: Patrimônio cultural mundial - Centro histórico de Olinda, em Pernambuco. FIM DA LEGENDA.  1983: Patrimônio cultural mundial - Ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.  1984;  1985: Patrimônio cultural mundial - Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais.  Patrimônio cultural mundial - Centro histórico de Salvador, na Bahia.  1986: Pintura. Cachoeiras com árvores e plantas nas margens.  LEGENDA: Patrimônio natural mundial - Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. FIM DA LEGENDA. 1987: Patrimônio cultural mundial - Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal.  1988; 1989; 1990;   Fim da imagem.

187

Imagem: 1991: Pintura. Rochas marrons com um buraco no meio. Ao redor há muitas árvores.  LEGENDA: Patrimônio cultural mundial - Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí. FIM DA LEGENDA. 1992; 1993; 1994; 1995; 1996;  1997: Pintura. Casas lado a lado com três andares, paredes brancas com detalhes azuis.  LEGENDA: Patrimônio cultural mundial - Centro histórico de São Luís, no Maranhão. FIM DA LEGENDA. 1998;  1999: Pintura. Pessoas na praia e atrás há muitas árvores.  LEGENDA: Patrimônio natural mundial - Costa do Descobrimento: reservas da Mata Atlântica na Bahia e no Espírito Santo. FIM DA LEGENDA.  1999: Patrimônio cultural mundial - Centro histórico de Diamantina, em Minas Gerais. Patrimônio natural mundial - Mata Atlântica: reservas do Sudeste, em São Paulo e no Paraná.  2000.   Fim da imagem.

1. Entre 1980 e 1999, qual tipo de patrimônio mundial foi mais reconhecido no Brasil?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

2. O professor dividirá a turma em cinco grupos. Cada grupo deverá pesquisar informações sobre um dos centros históricos brasileiros considerados patrimônio cultural mundial entre 1980 e 1999.

• Investiguem em livros ou na internet os motivos pelos quais o centro histórico pesquisado pelo seu grupo foi considerado patrimônio cultural mundial.

188

Imagem: Linha do tempo com textos e imagens.  2000: Patrimônio natural mundial - Complexo de áreas protegidas do Pantanal, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.  Patrimônio natural mundial - Complexo de áreas protegidas da Amazônia Central, no Amazonas.  2001: Pintura. Uma cachoeira com muitas árvores em volta.  LEGENDA: Patrimônio natural mundial - Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas, em Goiás. FIM DA LEGENDA.  Pintura. Duas ilhas no meio do mar.  LEGENDA: Patrimônio natural mundial - Ilhas atlânticas brasileiras: reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas. FIM DA LEGENDA.  Pintura. Casas lado a lado coloridas e uma rua de pedras.  LEGENDA: Patrimônio cultural mundial - Centro histórico da cidade de Goiás, em Goiás. FIM DA LEGENDA.  2002; 2003; 2004; 2005; 2006; 2007;  2008: Pintura. Mulheres com vestido branco e azul dançando. Ao redor, homens com roupas verdes e amarelas tocando instrumentos.  LEGENDA: Patrimônio cultural imaterial mundial - Samba de roda do Recôncavo Baiano. FIM DA LEGENDA.  Patrimônio cultural imaterial mundial - Expressões orais e gráficas do povo indígena wajãpi, no Brasil (Amapá e Pará) e na Guiana Francesa.  2009;  2010: Pintura. Uma cruz dourada na frente de uma construção grande com dois andares, paredes brancas, detalhes dourados e telhado laranja.  LEGENDA: Patrimônio cultural mundial - Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. FIM DA LEGENDA.   Fim da imagem.

189

Imagem: 2011;  2012: Pintura. Um menino com roupa colorida está pulando com as pernas abertas e segurando um guarda-chuva pequeno e colorido.  LEGENDA: Patrimônio cultural imaterial mundial - Frevo: arte do espetáculo do carnaval de Recife, em Pernambuco. FIM DA LEGENDA.   Patrimônio cultural imaterial mundial - Yaokwa, ritual do povo indígena enawene nawe, no Mato Grosso.  Patrimônio cultural mundial - Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar.  2013: Patrimônio cultural imaterial mundial – Círio de Nazaré, na cidade de Belém, no Pará.  2014: Pintura. Dois jovens lutando capoeira. Atrás há pessoas batendo palmas.  LEGENDA: Patrimônio cultural imaterial mundial - Roda de capoeira. FIM DA LEGENDA.   2015;  2016: Pintura. Muro ondulado e em tons de azul. Na frente há um lago e em volta, vegetação.  LEGENDA: Patrimônio cultural mundial - Conjunto moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. FIM DA LEGENDA.  2017: Patrimônio cultural mundial - Sítio arqueológico Cais do Valongo, no Rio de Janeiro.  2018;  2019: Patrimônio cultural mundial – Complexo Cultural do Bumba Meu Boi, no Maranhão.  Patrimônio natural mundial - Paraty e Ilha Grande, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.  2020.   Fim da imagem.

3. Selecione um dos bens da linha do tempo e investigue por que ele foi declarado patrimônio mundial.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

4. Leia em voz alta, para um adulto de sua convivência, os nomes dos bens apresentados na linha do tempo.

190

Tempo, tempo...

Os bens que fazem parte do patrimônio mundial podem passar por mudanças ao longo do tempo, como é o caso do centro histórico da cidade de São Luís, no estado do Maranhão. Em 1997, a Unesco reconheceu o centro histórico de São Luís como patrimônio cultural mundial devido aos elementos descritos no primeiro texto.

Quando solicitado, leia um dos textos a seguir.

Em 1997...

O centro histórico de São Luís – cidade fundada pelos franceses e ocupada pelos holandeses antes do domínio português – data do final do século XVII e preservou completamente o planejamento original, com ruas organizadas de maneira retangular. [...] um número excepcional de edifícios históricos foi conservado, [o que faz desse conjunto arquitetônico] um extraordinário exemplo de uma cidade colonial das nações ibéricas .

FONTE: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – Brasil. Patrimônio mundial no Brasil. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/ world-heritage-brazil . Acesso em: 16 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma rua estreita e nas laterais há construções com dois andares e sacadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Construções em rua no centro histórico de São Luís, no estado do Maranhão. Foto de 1997. FIM DA LEGENDA.

1. Por que, em 1997, a Unesco concedeu o título de patrimônio cultural mundial ao centro histórico de São Luís do Maranhão?

191

Em 2020...

Cerca de 150 casarões do centro histórico de São Luís correm o risco de desabar, de acordo com a Defesa Civil do Maranhão. [...]

Por se tratar de imóveis que possuem características únicas, como azulejos coloniais trazidos pelos portugueses e pedras de cantaria que moldam portas e janelas, a restauração pode custar milhões de reais. Mas muitas dessas peças estão malconservadas. [...]

Alguns casarões que foram abandonados pelos donos foram desapropriados e estão sendo recuperados, em uma parceria feita pelo governo federal e a prefeitura de São Luís. As edificações devem ser usadas como moradia popular.

FONTE: Alex Barbosa. Mais de 150 casarões do centro histórico de São Luís correm risco de desabar, diz Defesa Civil. G1, fev. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/ft9. Acesso em: 16 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Casas com paredes descascando e uma rua estreita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casarões malconservados no centro histórico de São Luís, no estado do Maranhão, em 2020. FIM DA LEGENDA.

2. Interprete e relacione as informações dos textos para responder às questões.

a) O que mudou entre 1997 e 2020 no centro histórico da cidade de São Luís no Maranhão?

b) Que medida foi tomada pela prefeitura da cidade e pelo Governo Federal para que alguns casarões fossem preservados?

192

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Você aprendeu algumas formas de produção de energia elétrica e os impactos que essa produção pode causar no ambiente natural e refletiu sobre a preservação do patrimônio cultural e natural. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

1. Relacione as palavras do quadro a seguir aos textos correspondentes.

Imagem: Quadro com as seguintes palavras: Energia eólica; Energia hidráulica; Energia nuclear; Biomassa; 	Energia solar; Petróleo. Fim da imagem.

a) Materiais de origem orgânica que podem ser queimados em usinas termelétricas para a produção de energia.

b) Energia obtida por meio do urânio e que possui alta eficiência energética. Seu uso inadequado pode causar a liberação de raios nocivos ao ambiente.

c) Energia obtida por meio das águas dos rios. Sua produção pode causar o alagamento de extensas áreas.

d) Quando queimado, esse recurso natural libera poluentes no ar e grande quantidade de calor, sendo a fonte de energia mais utilizada no mundo.

e) Energia obtida por meio do vento, que não polui o ambiente e vem sendo pouco explorada no Brasil.

f) Energia obtida por meio da instalação de painéis que captam os raios solares.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

2. Você e seu colega devem pensar em uma proposta para diminuir o consumo de energia na escola onde estudam. Escrevam um texto explicando qual seria essa proposta e como ela poderia ser realizada.

193

3. Observe as fotografias de dois locais declarados patrimônio mundial.

Imagem: Fotografia. Castelo grande com uma torre no meio. Ao redor há árvores e ao fundo, morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Castelo de Kronborg, na Dinamarca, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cachoeiras em um lago verde. Ao redor há árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lago Plitvice, na Croácia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

a) Qual desses locais corresponde a um patrimônio natural mundial? Como você chegou a essa conclusão?

b) Qual desses locais corresponde a um patrimônio cultural mundial? Como você chegou a essa conclusão?

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Identifico as vantagens e as desvantagens das diferentes formas de produção de energia?

b) Conheço práticas de economia e de consumo consciente de energia elétrica e reconheço a importância delas?

c) Identifico o que é patrimônio cultural mundial e quais são as suas características?

d) Reconheço os exemplos de patrimônio natural mundial?

e) Diferencio as características do patrimônio cultural mundial e do patrimônio cultural imaterial mundial?

f) Ordeno temporalmente os bens do patrimônio mundial no Brasil?

194

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Quais mudanças ocorreram nos direitos e nas formas de as pessoas exercerem a cidadania ao longo do tempo?

CAPÍTULO 15. Cidadania e direitos

A ideia de cidadania começou a ser desenvolvida pelos povos antigos. Na Grécia, por exemplo, cada cidade tinha um modelo específico de organizar a participação de seus cidadãos, como no caso da cidade de Atenas, há cerca de 2.800 anos.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Quem era cidadão

[...] não podemos esquecer que a noção de cidadania ateniense era extremamente limitada se comparada aos dias de hoje. As mulheres, por exemplo, eram normalmente excluídas dos debates políticos, assim como escravos, estrangeiros e indivíduos não abastados . De tal modo, o cidadão ateniense era necessariamente do sexo masculino, livre e detentor de propriedades, o que afastava a maioria da população da política [...].

FONTE: Leandro Augusto Martins Junior. Cidadania e democracia na Antiguidade. Educação Globo. Disponível em: http://educacao.globo.com/historia/assunto/antiguidade-e-mundo-medieval/cidadania-e-democracia-na-antiguidade.html. Acesso em: 16 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Vaso preto com desenhos amarelos de pessoas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vaso grego de cerca de 530 a.C. no qual foram representadas mulheres trabalhando na tecelagem da lã. As mulheres não podiam participar da política. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire do texto informações para explicar por que, segundo o texto, o sistema de cidadania ateniense excluía a maioria da população.

195

Em diferentes tempos e lugares, as pessoas lutaram para conquistar direitos. Um desses momentos foi a Revolução Francesa, que permitiu a elaboração, em 1789, da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

A importância desse documento nos dias de hoje é ter sido a primeira declaração de direitos e fonte de inspiração para outras que vieram posteriormente [...].

O professor [da Universidade de São Paulo Bruno Konder Comparato] chama a atenção sobre os direitos sociais, não mencionados explicitamente no texto do documento. “Ela se concentra mais nos direitos civis, que garantem a liberdade individual [...] e nos direitos políticos, relativos à igualdade de participação política [...].”

FONTE: Renata Costa. Como surgiu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão? Revista Nova Escola, 7 mar. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/320/como-surgiu-a-declaracao-dos-direitos-do-homem-e-do-cidadao . Acesso em: 16 fev. 2021.

Imagem: Ilustração. Duas mulheres estão no topo de uma coluna com textos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, pintura de Jean-Jacques François, de 1789. Na pintura foram reproduzidos os 17 artigos que compunham a Declaração. FIM DA LEGENDA.

3. Explique a importância da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

4. Segundo o entrevistado, em que tipos de direitos a Declaração se concentrou?

Boxe complementar:

Você sabia?

As mulheres participaram da Revolução Francesa, mas não puderam participar da elaboração, em 1789, da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, nem obtiveram direitos de participação na política, que continuaram restritos aos homens.

Como protesto, em 1791, Olympe de Gouges, escritora e ativista francesa, escreveu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, documento no qual ela reivindicava igualdade de direitos entre mulheres e homens.

Fim do complemento.

196

Conquistas do século XX

Ao longo do século XX, ocorreram diversos momentos de conquista de direitos de cidadania, por meio da elaboração de documentos internacionais, como os apresentados na linha do tempo a seguir.

1. Quando solicitado, leia um dos textos a seguir em voz alta.

1948

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Imagem: Linha do tempo.  1948 – Declaração Universal dos Direitos Humanos.  Fotografia em preto e branco. Várias pessoas sentadas atrás de uma mesa curvada. Na frente há mais pessoas sentadas em mesas enfileiradas e observando.  LEGENDA: Reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Paris, na França, em 1948. FIM DA LEGENDA.   Fim da imagem.

LEGENDA: Reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Paris, na França, em 1948. FIM DA LEGENDA.

1969

Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial

Imagem: 1969 - Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.  Fotografia em preto e branco. Uma multidão em uma rua e segurando cartazes.  LEGENDA: Manifestação contra a discriminação racial em Nova York, nos Estados Unidos, em 1970. FIM DA LEGENDA.   Fim da imagem.

LEGENDA: Manifestação contra a discriminação racial em Nova York, nos Estados Unidos, em 1970. FIM DA LEGENDA.

1979

Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres

Imagem: 1979 - Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres.  Fotografia em preto e branco. Várias mulheres em uma rua, segurando faixas e cartazes.  LEGENDA: Manifestação contra a discriminação de mulheres em Paris, na França, em 1979. FIM DA LEGENDA.   Fim da imagem.

LEGENDA: Manifestação contra a discriminação de mulheres em Paris, na França, em 1979. FIM DA LEGENDA.

1989

Convenção sobre os Direitos da Criança

Imagem: 1989 - Convenção sobre os Direitos da Criança.  Fotografia. Crianças brincando em um parque com árvores em volta. Ao fundo, prédios.  LEGENDA: Crianças brincando no município de Vitória, no estado do Espírito Santo, em 2019. O direito ao lazer foi um dos direitos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança. FIM DA LEGENDA.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando no município de Vitória, no estado do Espírito Santo, em 2019. O direito ao lazer foi um dos direitos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

2. O professor organizará a turma em grupos. Cada grupo deverá criar uma apresentação em formato de telejornal sobre um dos documentos citados acima. Para preparar essa apresentação, os alunos deverão coletar informações sobre o documento e definir as estratégias e os recursos que serão utilizados.

197

Explorar fonte histórica escrita

A Convenção sobre os Direitos da Criança, de 1989, foi assinada por diversos países, chamados nesse documento de Estados partes.

Leia um dos artigos dessa convenção.

Artigo 31

1. Os Estados partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística.

2. Os Estados partes devem respeitar e promover o direito da criança de participar plenamente da vida cultural e artística e devem estimular a oferta de oportunidades adequadas de atividades culturais, artísticas, recreativa e de lazer, em condições de igualdade.

FONTE: Convenção sobre os Direitos da Criança. Unicef . Disponível em: http://fdnc.io/fta. Acesso em: 16 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma menina está pulando e ao seu lado, quatro meninas estão sentadas no chão e observando. Ao fundo, uma casa e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando de amarelinha no município de Santaluz, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

1. A imagem acima retrata um dos direitos das crianças citado no artigo 31? Se sim, qual?

2. O que os países que assinaram o documento se comprometeram a fazer para garantir que esse direito e os demais fossem cumpridos?

198

Cidadania e direitos no Brasil

No Brasil, também ocorreram diversas lutas por cidadania ao longo do tempo. Uma dessas lutas foi pela mudança no sistema de votação durante os anos 1920.

Nessa época, o voto era aberto, isto é, o eleitor deveria declarar publicamente o candidato escolhido. Desse modo, os eleitores sofriam pressão dos detentores de poder e, muitas vezes, eram obrigados a votar nos candidatos indicados por esses poderosos.

Esse tipo de voto era chamado popularmente de “voto de cabresto” em referência a uma correia que era colocada na cabeça dos animais e utilizada para controlá-los.

Observe uma charge sobre esse tipo de voto.

Imagem: Charge. Na parte superior, a informação: AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES... “DE CABRESTO”. À esquerda, uma mulher com chapéu e sapatos amarelos e vestido marrom está com a mão direita virada para cima. Na barra do vestido, a palavra: SOBERANIA. Ao seu lado há uma urna sobre uma caixa. À direita, um homem com chapéu e terno cinza, calça amarela e sapatos marrons está segurando as rédeas de um burro. No terno dele, a palavra: POLÍTICO. O burro tem cabeça de animal e corpo de humano com terno amarelo. No braço, a palavra: ELEITOR.  Fim da imagem.

LEGENDA: Charge de Storni publicada na revista Careta, em 1927. FIM DA LEGENDA.

1. Descreva como o eleitor e a relação dele com o político foram representados nessa charge.

2. De que maneira essa charge representa o “voto de cabresto”?

199

Além da mudança no sistema de votação, nas décadas de 1920 e 1930 os brasileiros lutaram para conquistar outros direitos. Um dos pontos altos dessa luta foi a reunião, em 1933, da Assembleia Constituinte, responsável por elaborar a Constituição, lei máxima do país, que foi promulgada no ano seguinte.

Constituição de 1934

O voto passou a ser secreto [...]. A idade mínima para ser eleitor passou a ser 18 anos.

Nessa Constituição os trabalhadores conseguiram que fosse aprovada a lei das oito horas de trabalho por dia, do descanso semanal pago, do direito à assistência médica, à educação e às férias anuais.

FONTE: Liliana Iacocca e Michele Iacocca. Entre nesse livro: a Constituição para crianças. São Paulo: Ática, 2003. p. 22.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Vários homens com terno. Alguns estão sentados e outros em pé. Na frente deles há uma mesa extensa com papéis em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Deputados de Minas Gerais pertencentes à Assembleia Constituinte reunidos no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 1934. FIM DA LEGENDA.

3. O que mudou no sistema de voto com a Constituição de 1934?

4. Liste os direitos conquistados pelos trabalhadores com a Constituição de 1934.

5. Selecione um desses direitos e explique por que ele foi uma conquista importante.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

6. Leia o texto em voz alta para um adulto de sua convivência.

200

A luta pelo voto feminino

A Constituição brasileira de 1891 determinava o direito de voto a todo cidadão maior de 21 anos. Nesse sentido, aparentemente as mulheres também poderiam votar.

Contudo, o direito de voto feminino precisava de leis complementares que o regulamentassem, mas todos os projetos apresentados entre 1891 e 1932 foram rejeitados pelos deputados e, na prática, as mulheres não tiveram reconhecido seu direito de votar nesse período.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Quem lutava pelo voto feminino?

Esse primeiro grupo que se levanta são jornalistas e professoras [...]. Elas educavam os meninos que podiam votar quando chegavam à vida adulta, mas elas próprias não podiam votar. Muitas também eram advogadas, do grupo da médica Bertha Lutz. Era um movimento heterogêneo de mulheres que se sentiam excluídas da participação política. Elas até tinham escolaridade, mas ao não ter direitos políticos, não podiam se candidatar a cargos públicos e não tinham voz no processo legislativo [...].

FONTE: Juliana Dal Piva. Há 90 anos, uma mulher se alistava para votar pela primeira vez. O Globo, 8 mar. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/ftd. Acesso em: 19 maio 2021.

Imagem: Fotografia em preto e branco. À esquerda, homens com ternos e mulheres com vestidos estão sentados atrás de uma mesa grande. À direita, mais pessoas sentadas estão observando. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres em congresso discutindo o direito ao voto feminino no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1922. FIM DA LEGENDA.

2. Localize e retire do texto informações para realizar o que se pede.

a) Liste as profissões das mulheres citadas no texto.

b) No início do século XX, as mulheres possuíam os mesmos direitos políticos que os homens? Explique.

201

A luta das mulheres pelo voto promoveu mudanças no sistema de votação no Brasil. Observe a seguir algumas dessas mudanças.

1932

Direito ao voto apenas para as mulheres casadas que tivessem permissão dos maridos, e as solteiras ou viúvas que tivessem renda própria.

1934

Direito ao voto a todas as mulheres, mas o voto feminino não era obrigatório como era para os homens.

1965

O voto feminino passou a ser obrigatório, tal como o masculino.

Boxe complementar:

Investigue

Pesquise em livros, jornais, revistas ou na internet informações sobre a participação das mulheres na política na localidade onde você vive no Brasil. Procure responder aos questionamentos a seguir.

a) Em seu estado, o cargo de governador já foi ocupado por mulheres? Se sim, quantas vezes? Quem eram elas?

b) Em seu município, o cargo de prefeito já foi ocupado por mulheres? Quantas vezes e como elas se chamavam?

c) Quantas mulheres são senadoras ou deputadas federais no Brasil atual?

d) Quantas mulheres são deputadas estaduais ou vereadoras?

e) No Brasil, as mulheres exercem a mesma participação na política que os homens? Explique.

f) Que medidas poderiam ser tomadas para que as mulheres tenham a mesma participação na política que os homens?

Imagem: Ilustração. Folha pautada com o texto:  a) Em seu estado, o cargo de governador já foi ocupado por mulheres? Se sim, quantas vezes? Quem eram elas?  b) Em seu município, o cargo de prefeito já foi ocupado por mulheres? Quantas vezes e como elas se chamavam?  c) Quantas mulheres são senadoras ou deputadas federais no Brasil atual?  d) Quantas mulheres são deputadas estaduais ou vereadoras?  e) No Brasil, as mulheres exercem a mesma participação na política que os homens? Explique.  f) Que medidas poderiam ser tomadas para que as mulheres tenham a mesma participação na política que os homens?  Fim da imagem.

Fim do complemento.

202

CAPÍTULO 16. Cidadania e participação social

Você estudou algumas mudanças na ideia de cidadania e de direitos ao longo do tempo. Atualmente, o que significa cidadania? A cidadania é algo que diz respeito a todos nós, cidadãos. Ser cidadão significa fazer parte de uma sociedade e participar, juntamente com outras pessoas, de ações em favor de algo que beneficie a todos. Nesse sentido, todo cidadão possui direitos e deveres.

Educação, moradia, saúde, segurança, lazer, alimentação e transporte são exemplos de direitos que toda a população tem e que os governantes do país devem garantir.

Mas todas as pessoas que moram no Brasil também têm obrigações: cumprir e respeitar as leis, preservar o ambiente e proteger o patrimônio são alguns exemplos de deveres. Nesse sentido, falar de cidadania exige que pensemos em direitos e em deveres conjuntamente.

1. Leia a tirinha.

Imagem: Tirinha composta por três quadros. Apresenta Armandinho, menino com cabelo azul-escuro, camiseta branca e bermuda azul. Um adulto representado da cintura para baixo com camiseta lilás, calça azul e sapatos roxos. E um sapo pequeno e verde.  Quadro um: Armandinho e o sapo olham para cima. Ao fundo, o adulto fala: CIDADÃO É AQUELE QUE POSSUI DIREITOS E DEVERES DENTRO DE UMA SOCIEDADE!  Quadro dois: Armandinho olha para cima e comenta: ENTÃO CIDADÃO É UMA PESSOA... Ao lado, o sapo sorri. Na frente deles, o adulto pergunta: SIM! O QUE ACHOU QUE FOSSE?  Quadro três: Armandinho olha para frente com os olhos arregalados e responde: UMA CIDADE GRANDE... Ao lado, o sapo sorri e na frente deles, as pernas do adulto.  Fim da imagem.

a) Segundo a tirinha, o que é um cidadão?

b) Armandinho, personagem da tirinha, não sabia o que era um cidadão. O que ele achava que fosse? Por quê?

c) Indique um direito e um dever que, em sua opinião, todo cidadão deve ter.

d) Você sabia que as crianças também têm direitos e deveres? Brincar é um direito das crianças e cumprir as orientações dos pais é um dever. Cite outros direitos e deveres das crianças.

203

A Constituição brasileira

Vários direitos e deveres dos cidadãos brasileiros são definidos pela Constituição Federal. Uma parte desse documento se refere a um conjunto de leis que definem os princípios e as formas de funcionamento do governo do país. Todos os governantes devem exercer seu trabalho levando em consideração a Constituição Federal.

Esse importante documento foi promulgado no dia 5 de outubro de 1988 e contou com a participação de diferentes representantes da sociedade.

Consta na Constituição que o sistema de governo brasileiro é composto de Três Poderes que se relacionam entre si.

Imagem: Fotografia. Capa de livro com um brasão e a informação: CONSTITUIÇÃO. Na parte inferior, parte da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

LEGENDA: Capa da Constituição Federal de 1988. FIM DA LEGENDA.

Os Três Poderes

Executivo

O que faz?

Dirige e administra o governo. Toma decisões sobre economia, investimentos, construção e conservação de escolas, hospitais, estradas etc.

Quem exerce?

O Presidente da República, os governadores de estado e os prefeitos dos municípios.

Legislativo

O que faz?

Revê leis já existentes ou elabora novas leis em nome da população.

Quem exerce?

Nacionalmente, senadores e deputados federais. Nos estados, os deputados estaduais e, no Distrito Federal, os deputados distritais. Nos municípios, os vereadores.

Judiciário

O que faz?

Aplica as leis, decidindo conflitos dos cidadãos entre si e entre os cidadãos e o Estado. Aplica multas ou penalidades, se necessário.

Quem exerce?

Os juízes nas diversas instâncias e âmbitos da Justiça.

2. Em qual documento estão registrados os princípios e as formas de funcionamento do governo brasileiro?

3. Quais são os Três Poderes que compõem o sistema de governo no Brasil?

4. Qual é a função de cada um dos Três Poderes?

204

Além de definir as normas de funcionamento do governo, a Constituição Federal incluiu em seu texto diversos direitos e deveres dos cidadãos que vivem no Brasil.

5. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

A Constituição Cidadã

– Por que a Constituição recebeu o apelido de Constituição Cidadã?, perguntei.

– Ora, Henrique, porque ela priorizou os direitos do cidadão, tais como os direitos civis, políticos e sociais!, respondeu Danilo.

– Nossa! Que bacana! E o que mais?

Foi Júlia quem me respondeu:

– Os direitos civis nos asseguram o direito à liberdade. Por meio deles, somos livres para escolhermos os rumos que queremos dar a nossa vida. Podemos, por exemplo, escolher a profissão, a religião [...].

Danilo continuou:

– A Constituição nos garante o direito à igualdade, promovendo o bem de todos sem preconceitos [...].

Júlia completou:

– Sabe, Henrique, por força da Constituição, ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se não houver uma previsão legal para isso [...].

E então Danilo, entusiasmado, interrompeu:

– Já os direitos sociais são aqueles direitos garantidos e mantidos pelo Estado ao cidadão, como o direito à educação, à saúde, ao trabalho, à moradia, ao lazer, à segurança, à assistência e à previdência social .

Júlia quis continuar:

– E, claro, há também nossos direitos políticos de votar e ser votado, protestar e associar-se a partidos. Enfim, temos o direito de participar ativamente da vida política de nosso país, Henrique.

FONTE: Madu Macedo. Constituição em miúdos. Brasília: Senado Federal, 2015. p. 21-22. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/514442/001045274_constituicao_em_miudos.pdf?sequence=8 . Acesso em: 7 abr. 2021.

a) Que novas palavras e expressões você aprendeu com a leitura desse texto?

b) Por que a Constituição Federal ficou conhecida como Constituição Cidadã?

c) De acordo com o texto, dê um exemplo de cada tipo de direito incluído na Constituição Federal.

205

Ações do governo e participação dos cidadãos

Como vimos, os governantes são responsáveis por realizar ações visando garantir os direitos que estão previstos na Constituição Federal. Mas os cidadãos também podem participar ativamente da vida política do país, da unidade federativa e do município onde vivem.

1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Projeto de moradores transforma praças em San Martin, no Recife

Uma experiência no bairro de San Martin […] mostrou que o esforço coletivo pode ser motor de mudança social e urbanística. Moradores do Conjunto Residencial Jardim do Forte e das vilas ao redor comemoraram com festa um ano do projeto que transformou a convivência e a paisagem das três praças por trás do prédio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

O que antes era espaço para lixo, entulho […] vai ganhando outra cara. As praças têm sido revitalizadas pelos residentes e pela Prefeitura do Recife, com reforma, arborização, atividades físicas, lúdicas e educativas. De repente, pessoas que não se viam há décadas ou nem sequer se conheciam passaram a se encontrar semanalmente no novo lugar […].

Tudo começou quando, incomodados com a violência e o abandono do espaço público, um grupo tomou medidas diretas para mudar o entorno. […]

Os moradores mapearam os problemas a curto, médio e longo prazo e buscaram o governo municipal. [...]

FONTE: Maria Ligia. Projeto de moradores transforma praças em San Martin, no Recife. Jornal do Commercio, out. 2019. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2019/10/01/projeto-de-moradores-transforma-pracas-em-san-martin-no-recife-389467.php . Acesso em: 7 abr. 2021.

Imagem: Fotografia. Crianças brincando em uma praça. Em volta há adultos e cachorros. Ao fundo, árvores e postes acesos. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça no bairro de San Martin após a revitalização, no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

a) Por que os moradores do bairro de San Martin, no munícipio do Recife, realizaram uma festa em 2019?

b) Qual órgão governamental ajudou os moradores a revitalizar as praças?

c) Esse órgão se relaciona ao Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

d) O que mais chamou a sua atenção nessa iniciativa dos moradores em favor de novas áreas de lazer?

206

2. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

No dia 21 de setembro de 2019, moradores do município de Vitória e do entorno se juntaram com funcionários públicos e de empresas privadas e recolheram uma grande quantidade de resíduos que tinham sido descartados nas praias.

Com o material recolhido, foi feito um grande mosaico representando um marlim-azul de 79 metros.

Após a ação, os resíduos sólidos utilizados para a montagem do mosaico foram encaminhados para a reciclagem ou descartados corretamente.

Nesse mesmo dia, voluntários em diversas outras partes do mundo uniram esforços para a limpeza dos oceanos em uma ação conhecida como Dia Mundial da Limpeza.

Imagem: Fotografia. Vista de cima da areia da praia. No centro há um contorno de peixe-espada e dentro há vários sacos de lixo cheios, pretos e azuis. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Mosaico de marlim-azul montado na Praia de Camburi, no município de Vitória, no estado do Espírito Santo, em 21 de setembro de 2019. FIM DA LEGENDA.

a) Qual iniciativa em favor da preservação ambiental ocorreu no município de Vitória e em seu entorno, no estado de Espírito Santo, em 2019?

b) Quem participou dessa iniciativa?

c) No seu lugar de viver, você já presenciou ou ouviu falar de ações dos cidadãos em parceria com governantes para a preservação do ambiente e da qualidade de vida das pessoas? Se sim, conte sua experiência. Em caso negativo, proponha uma ação que beneficiaria seu lugar de viver.

207

Além de os cidadãos poderem realizar iniciativas junto a órgãos do Executivo, também podem acompanhar ações do Poder Legislativo.

Qualquer pessoa pode, por exemplo, propor uma nova lei com base em um projeto chamado Lei de Iniciativa Popular. Para uma nova lei proposta ser aprovada, é necessário apresentar um documento de apoio com a assinatura de uma grande quantidade de pessoas.

Os cidadãos podem também participar da esfera do Poder Legislativo opinando de forma favorável ou não à implementação de projetos de lei. Esse instrumento se chama Consulta Pública.

Muitas ações vêm ocorrendo em várias partes do Brasil para aproximar os cidadãos e o Poder Legislativo.

3. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

Crianças aprendem papel do Legislativo com atividades recreativas

Um projeto de apresentação do Poder Legislativo a crianças dos 8 aos 11 anos foi lançado […] na Escola Legislativa da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Intitulado “Conhecendo o Parlamento Kids ”, o programa faz parte de um cronograma de ações da Câmara voltadas à divulgação da atividade legislativa a adultos, jovens e crianças.

O diretor da Escola Legislativa da Câmara Municipal de Aracaju, Vander Costa, explica que o intuito do projeto é atrair as crianças para o entendimento da atividade, cujo papel na sociedade costuma não ser apresentado nos seus primeiros anos de vida. [...]

Imagem: Ilustração. Uma professora está segurando um lápis e apontando para as palavras “PODER LEGISLATIVO” na lousa. Na frente dela, vários jovens a observam sentados. Fim da imagem.

FONTE: Daniel Rezende. Crianças aprendem papel do Legislativo com atividades recreativas. Infonet, 4 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/ftf. Acesso em: 7 abr. 2021.

• De acordo com a notícia, que projeto foi realizado pela Câmara Municipal de Aracaju, no estado de Sergipe?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. Em sua opinião, é importante os cidadãos conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo e terem a possibilidade de propor novas leis? Explique.

208

O direito à cidade

Segundo a Constituição Federal, toda cidade deve ser um lugar em que as pessoas tenham qualidade de vida e dignidade como cidadãos. A garantia do direito à cidade prevê ainda, por exemplo, que:

• todos os moradores possam usufruir da estrutura e dos espaços públicos da cidade, com igualdade de utilização;

• o crescimento urbano não deve comprometer o ambiente;

• todos os moradores têm o direito de participar das decisões sobre os planos e os projetos implantados nas cidades.

1. Observe a fotografia.

Imagem: Fotografia. Vários automóveis enfileirados em uma avenida.  Fim da imagem.

LEGENDA: Congestionamento no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

a) Que situação a fotografia retrata?

b) Na situação retratada, o direito à cidade está sendo respeitado? Por quê?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

c) Converse com um adulto de sua convivência se esse tipo de situação costuma ocorrer no lugar onde vocês vivem. Registre os comentários que vocês fizeram e depois, em sala, apresente suas conclusões para os colegas.

209

A mobilidade urbana

Quando falamos em direito à cidade, o tema da mobilidade urbana representa um desafio. Principalmente nas grandes cidades brasileiras, a locomoção das pessoas tem estado comprometida.

Muitas vezes, as pessoas gastam muito tempo para percorrer seu trajeto diário por causa dos congestionamentos.

Outro problema é a carência de transporte público em diversos bairros e o preço das passagens. Com isso, é grande o número de pessoas que não consegue transitar pela cidade e, assim, utilizar seus espaços, serviços e infraestrutura.

2. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

O desafio em duas rodas

[...] A frota de veículos que circulam hoje no país ultrapassa 43 milhões, o que é um número muito alto, que traz prejuízos ao trânsito, ao meio ambiente, à mobilidade urbana, à circulação de pedestres, devido à quantidade de carros estacionados em todo e qualquer ponto das cidades, ao esgotamento das vagas para estacionamento, entre outros. Nesse cenário, uma velha conhecida de todos nós, a bicicleta, surge como uma forte aliada da população.

A bicicleta não polui, não congestiona o trânsito, é um meio de transporte econômico, fácil de estacionar e que ainda contribui para uma vida mais saudável, auxiliando no condicionamento físico, na diminuição de doenças cardíacas, na queima de gorduras e muito mais. Aí nos perguntamos: mas, se é tão bom, por que poucos usam? A resposta é simples, porque falta uma questão fundamental: o poder público criar mecanismos que viabilizem e incentivem o deslocamento usando a bicicleta.

FONTE: Júnior Bozzella. O desafio das duas rodas. A Tribuna, 23 set. 2019. Disponível em: https://www.atribuna.com.br/opiniao/juniorbozzella/o-desafio-das-duas-rodas-1.68539 . Acesso em: 7 abr. 2021.

Imagem: Ilustração. Uma bicicleta vermelha. Fim da imagem.

a) Segundo o texto, de que forma o número excessivo de veículos prejudica a população das cidades?

b) Por que a bicicleta pode ser considerada uma aliada da população nas cidades?

c) Por que poucas pessoas usam bicicletas nas cidades brasileiras?

210

Cartografando

Algumas cidades brasileiras apresentam uma infraestrutura para o deslocamento mais seguro das pessoas em bicicletas. Leia e interprete o gráfico.

Capitais brasileiras: extensão de vias adequadas ao trânsito de bicicletas (2020)

Imagem: Gráfico em barras. Capitais brasileiras: extensão de vias adequadas ao trânsito de bicicletas (2020). No eixo vertical, as capitais e no eixo horizontal, a extensão das vias (em quilômetros).  São Paulo: 572;  Brasília: 554;  Rio de Janeiro: 460;  Fortaleza: 347;  Curitiba: 209;  Salvador: 200;  Florianópolis: 144;  Belém: 107;  Recife: 100;  João Pessoa: 90;  Campo Grande: 90;  Belo Horizonte: 90;  Goiânia: 80;  Rio Branco: 74;  Aracaju: 70;  Porto Alegre: 54;  Palmas: 46;  Maceió: 42;  Cuiabá: 40;  Boa Vista: 40;  Vitória: 38;  Porto Velho: 21;  Natal: 19;  São Luís: 18;  Teresina: 15;  Macapá: 10;  Manaus: 7. Na parte superior, ilustração de um homem com capacete de proteção andando de bicicleta.   Fim da imagem.

Fonte: Boletim de logística: o Brasil e a mobilidade urbana. Brasília: Empresa de Planejamento e Logística S. A. e Observatório Nacional de Transporte e Logística, 2021. p. 12.

1. De acordo com o gráfico, quais capitais brasileiras possuíam mais de 100 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em 2020?

2. Quais capitais possuíam entre 70 e 100 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas de acordo com o gráfico?

3. Entre as capitais brasileiras, qual apresentava a menor quilometragem de ciclofaixas e ciclovias?

4. Há ciclovias e ciclofaixas no município em que você vive? Por que elas são importantes?

211

3. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

Campanha tenta conscientizar motoristas sobre cuidados no trânsito

A sexta edição da Campanha Maio Amarelo tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. […] O assunto escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

O movimento é internacional e pretende ser um estímulo a todos os condutores – de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros – a optarem por um trânsito mais seguro […]. O laço amarelo é o símbolo do movimento. […]

Tanto no Brasil como em outros países, diversas cidades aderiram ao Maio Amarelo, propondo atividades que despertem a conscientização da sociedade por mais paz no trânsito.

FONTE: Ludmilla Souza. Campanha tenta conscientizar motoristas sobre cuidados no trânsito. Agência Brasil, 4 maio 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fti. Acesso em: 7 abr. 2021.

Imagem: Cartaz. À esquerda, um símbolo amarelo e a informação: “NÓS SOMOS O TRÂNSITO” sobre fundo branco. À direita, a informação: TRÂNSITO É FEITO DE GENTE. E GENTE MERECE RESPEITO. #NÓSSOMOSOTRÂNSITO sobre fundo preto. Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz da campanha Maio Amarelo de 2018. FIM DA LEGENDA.

a) De acordo com a notícia, qual foi o objetivo da sexta edição da campanha Maio Amarelo?

b) Em sua opinião, o tema da campanha de 2019 “No trânsito, o sentido é a vida” foi adequado? Explique.

c) Por que é necessária a criação de campanhas para a melhoria das condições de vida na cidade?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

d) Como você interpreta as frases do cartaz de divulgação da campanha Maio Amarelo de 2018?

212

Trabalho de campo

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

1. Com os alunos organizados em grupos, o professor vai orientar uma atividade pelos arredores da escola para que todos possam observar:

• o movimento de pessoas nas calçadas;

• o movimento de veículos nas ruas;

• a existência ou não de ciclofaixas e ciclovias.

2. Depois da observação, cada grupo poderá sugerir a colocação de uma placa de sinalização para melhorar a locomoção ou a segurança dos pedestres ou dos ciclistas nos arredores da escola.

Observem alguns exemplos de placas a seguir e, com base nelas, elaborem uma proposta.

Imagem: Ilustração. Várias placas de trânsito e textos:  - Sinalização vertical de regulamentação:  Placa circular com borda vermelha. Dentro, silhueta de uma bicicleta e acima há uma faixa diagonal vermelha.  Placa circular com borda vermelha. Dentro, silhueta de uma bicicleta.  Placa circular com borda vermelha. Dentro, silhueta de uma pessoa e acima há uma faixa diagonal vermelha. Placa circular com borda vermelha. Dentro, silhueta de uma pessoa andando de bicicleta e ao lado, uma pessoa caminhando.  Placa circular com borda vermelha. Dentro, silhueta de uma pessoa e ao lado, uma seta apontada para ela.  Placa circular com borda vermelha. Dentro, silhueta de uma pessoa andando de bicicleta e ao lado, uma seta apontada para ela. Placa circular com borda vermelha. Dentro, silhueta de uma pessoa puxando um carro de mão e acima há uma faixa diagonal vermelha. - Sinalização vertical de advertência:  Placa com formato de losango amarelo. No centro, silhueta de uma pessoa andando de bicicleta.  Placa com formato de losango amarelo. No centro, silhueta de um adulto e uma criança andando sobre a faixa de pedestres.  Placa com formato de losango amarelo. No centro, silhueta de uma pessoa andando de bicicleta e uma pessoa caminhando.  Placa com formato de losango amarelo. No centro, silhueta de uma pessoa chutando uma bola.  Placa retangular amarela. À esquerda, silhueta de uma pessoa e à direita, a informação: PEDESTRE: VEÍCULOS NOS DOIS SENTIDOS.  - Sinalização vertical de indicação:  - Placas de orientação de destino:  Placa retangular. Na parte superior, fundo verde com a informação: CONSOLAÇÃO – PINHEIROS. Ao lado, uma seta na diagonal. Na parte inferior, fundo azul com a informação: R. TAVARES. Ao lado, uma seta na diagonal.  Placa retangular verde. Na parte superior, a informação: PENÁPOLIS. E na parte inferior, o texto: A 500m.  Placa retangular verde. À esquerda, seta diagonal e à direita, o texto: PERUS – CAIEIRAS – RETORNO. - Placas educativas:  Placa retangular branca com borda preta. À esquerda, silhueta de uma pessoa andando sobre a faixa de pedestres. À direita, a informação: PEDESTRE: ATRAVESSE NA FAIXA. Placa retangular branca com borda preta. À esquerda, silhueta de uma pessoa subindo escadas. À direita, a informação: PEDESTRE: USE A PASSARELA.  Placa. À esquerda, quadrado azul com a silhueta de um cadeirante. À direita, retângulo branco com borda preta e a informação: UTILIZE A PASSAGEM PROTEGIDA.  - Placas de serviços auxiliares:  Placa retangular. À esquerda, fundo branco com a silhueta de uma pessoa. À direita, fundo azul com a informação: EMBARQUE DE TÁXI. Ao lado, uma seta para a direita.  Placa retangular azul com borda branca. À esquerda, seta para a esquerda e a informação: FAIXA DE TRAVESSIA. À direita, silhueta de um cadeirante sobre a faixa de pedestres.  Placa retangular azul com borda branca. À esquerda, seta para a esquerda e a informação: TRAVESSIA DE PEDESTRES. À direita, fundo branco com a silhueta de uma pessoa andando e segurando em um corrimão. - Placas de atrativos turísticos:  Placa retangular marrom com pictogramas e as informações: VÉU DE NOIVA – GRUTA AZUL. Em seguida, seta apontando para baixo.  Placa retangular marrom com pictogramas e as informações: PRAIA DAS OSTRAS – 2 KM; JAPARA PEQUENA – 6 KM; CUMURUXATIBA – 10 KM.  Fim da imagem.

FONTE: Relatório Campanha Sinalize. São Paulo: Mobilize Brasil, 2015. p. 8. Disponível em: https://www.mobilize.org.br/midias/pesquisas/relatorio-sinalize-2014.pdf . Acesso em: 7 abr. 2021.

3. Ao final, por meio de um texto escrito, apresentem a proposta do grupo para os colegas e o professor. Se possível, encaminhem a proposta ao órgão responsável por regulamentar o trânsito no município onde vocês vivem.

213

Conservação de ruas e calçadas

A mobilidade urbana, além da falta de segurança e de sinalização de trânsito, também pode ser prejudicada pela má conservação de ruas e calçadas.

O cuidado com as calçadas é muito importante para assegurar o direito à cidade. Calçadas muito estreitas, malconservadas ou com obstáculos colocam em risco a segurança dos pedestres.

Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia A. Uma calçada com um buraco no meio. Ao lado, uma mulher caminha com um cachorro. Ao fundo, carros e árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Calçada esburacada em rua do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Um homem cadeirante está andando sobre a calçada irregular de pedras. Ao fundo, carros e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Calçada irregular em rua do município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2021. FIM DA LEGENDA.

4. A calçada retratada na fotografia A oferece segurança ao pedestre? Por quê?

5. A calçada retratada na fotografia B prejudica, sobretudo, a mobilidade de quais pessoas?

214

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas últimas aulas, você aprendeu sobre mudanças na ideia de cidadania e nos direitos das pessoas ao longo do tempo e algumas situações relacionadas ao direito à cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

1. Leiam o texto.

Atitudes cidadãs

• Não desperdice comida, água, energia [...]. Saiba economizar e partilhar o que você tem.

• Trabalhe junto com seus pais e amigos para combater a violência e a pobreza.

• Só jogue lixo no lixo! Rua não é lixeira.

• Conheça os sinais de trânsito e respeite-os quando for brincar na rua ou atravessar a faixa de pedestre.

• Respeite e conserve os lugares públicos. [...] Alguns bens proporcionam comodidade e lazer a todos e devem ser preservados.

• Participe, com interesse, de campanhas e atividades da sua cidade que ajudem pessoas carentes [...].

• Mantenha uma postura amigável, respeitosa e gentil com os mais velhos, vizinhos, em família e na escola. Isso facilita a convivência. [...]

• Conheça e respeite as principais regras, normas e leis da sua cidade estado e país.

• Mantenha-se bem informado sobre o que acontece por aqui e repasse seus ensinamentos aos parentes e colegas.

FONTE: Criança Cidadã. Plenarinho, 6 jan. 2017. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/01/crianca-cidada/ . Acesso em: 20 abr. 2021.

a) Com base na leitura do texto, indiquem uma atitude cidadã que vocês consideram que seja praticada com frequência no lugar onde vocês vivem.

b) Indiquem uma atitude cidadã que deveria ser mais praticada no lugar onde vocês vivem. Justifiquem sua resposta.

c) Que atitude cidadã está relacionada com o direito à cidade? Justifiquem sua resposta.

215

2. Sobre o sistema de votação na década de 1930, responda às atividades.

a) O que era o voto de cabresto?

b) Qual é a importância do voto secreto?

3. Observe as imagens.

Imagem: Fotografia A. Várias pessoas sentadas em cadeiras de plástico e formando uma roda.   Fim da imagem.

LEGENDA: Reunião de associação de quilombolas no município de Inhangapi, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vários homens com ternos estão sentados em cadeiras enfileiras e na frente deles há mais homens sentados atrás de uma mesa grande.   Fim da imagem.

LEGENDA: Reunião de vereadores na Câmara do município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

• De acordo com nossos estudos, quais dessas fotografias retratam uma ação política? Por quê?

4. Copie as frases a seguir colocando-as em ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente.

• Direito de voto a todas as mulheres, mas sem voto obrigatório.

• O voto feminino passou a ser obrigatório, assim como o masculino.

• Direito de voto apenas para mulheres casadas, mediante a autorização do marido, e para as solteiras e viúvas que tivessem renda própria.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “sim”, “em parte” ou “não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Reconheço que a cidadania envolve ações que favorecem a coletividade e que podem ser realizadas pelas pessoas com o poder público?

b) Identifico o exercício da política no cotidiano das pessoas?

c) Descrevo algumas etapas da conquista do voto feminino no Brasil?

d) Identifico as conquistas dos trabalhadores na Constituição de 1934?

216

O QUE EU APRENDI

Avaliação de resultado

Vamos avaliar algumas aprendizagens do 5ᵒ ano. Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 1, 2, 3 e 4. Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

1. O Brasil é um país populoso? Justifique a sua resposta.

2. Indique uma mudança que vem ocorrendo nos últimos anos em relação à população idosa no Brasil.

3. Quando estudamos a população de uma localidade, é importante obter dados sobre a população de migrantes e de imigrantes.

a) Por que é comum a existência de movimentos migratórios?

b) Quais dificuldades os migrantes e os imigrantes podem enfrentar quando chegam a uma nova localidade? Dê um exemplo.

4. Por que podemos dizer que a cultura brasileira é plural?

5. Explique a importância do Rio Nilo para os egípcios em relação a cada aspecto.

a) Para a agricultura.

b) Para o acesso à água.

c) Para a navegação.

6. A religião tinha muita ou pouca importância na vida dos egípcios e dos chineses antigos? Explique.

7. Cite uma característica da forma de marcar o tempo de cada povo.

a) Romanos antigos.

b) Chineses antigos.

8. Leia a frase.

A característica principal dos calendários dos indígenas waiãpis e suyás é a ligação das atividades humanas com as mudanças na natureza.

• Essa frase é correta? Cite um exemplo para justificar sua resposta.

217

Nessa etapa, retomaremos as temáticas dos capítulos 5, 6, 7 e 8. Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

9. Leia o texto e responda à questão.

Monumentos

Os monumentos são marcos que compõem a cidade e a identidade de seus cidadãos, nos fazendo lembrar da nossa história e de uma memória coletiva.

FONTE: Taubaté homenageia liderança indígena com monumento ao índio Piquerobi. Portal R3, 3 maio 2019. Disponível em: https://www.portalr3.com.br/2019/05/taubate-homenageia-lideranca-indigena-com-monumento-ao-indio-piquerobi/ . Acesso em: 21 abr. 2021.

• O que são os monumentos e qual é a sua importância?

10. Cite um marco de memória relacionado à cultura:

a) indígena.

b) africana.

c) italiana.

d) portuguesa.

11. Cite dois grupos sociais que são pouco representados nos monumentos brasileiros.

12. Qual é a importância do saneamento básico? Utilize as expressões a seguir para escrever sua resposta.

higiene

coleta de lixo

tratamento de esgoto

abastecimento de água

doenças

poluição do solo

poluição da água

13. Nas cidades brasileiras, há cerca de trezentos anos, havia redes de esgoto? Explique onde as pessoas jogavam os dejetos.

218

Nessa etapa, vamos retomar as temáticas dos capítulos 9, 10, 11 e 12. Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

14. Cite o exemplo de uma nova tecnologia que vem sendo utilizada na agricultura, na pecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Depois, explique uma vantagem e uma desvantagem do uso dessa tecnologia para as pessoas ou para o ambiente. Se preferir, elabore um quadro para organizar as informações de acordo com o modelo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Atividade econômica

Exemplo de tecnologia

Vantagem

Desvantagem

_____

_____

_____

_____

15. Liste duas mudanças ocorridas na Inglaterra no século XVIII que impactaram o mundo do trabalho.

16. Relacione cada frase a seguir sobre as jornadas de trabalho ao período correspondente.

antes de 1932

entre 1932 e 1988

após 1988

a) 8 horas diárias e 44 horas semanais.

b) 10 a 12 horas de trabalho diário.

c) 8 horas diárias e 48 horas semanais.

17. Escreva três exemplos da presença da automação no cotidiano das pessoas nos dias de hoje.

18. Identifique dois materiais utilizados pelos povos indígenas na pintura corporal.

19. A que tipo de linguagem corresponde:

a) a dança?

b) a fotografia?

c) o canto?

d) o texto jornalístico?

e) o cartaz?

20. Dê um exemplo de meio de transporte terrestre, aquaviário ou aéreo e explique uma mudança ocorrida nesse meio de transporte ao longo do tempo.

21. Dê dois exemplos de meios de comunicação que podem ser acessados por meio da internet.

219

Nessa etapa, vamos retomar as temáticas dos capítulos 13, 14, 15 e 16. Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

22. Escolha um dos tipos de energia a seguir e explique uma vantagem e uma desvantagem de sua produção e uso.

solar

eólica

hidráulica

nuclear

termelétrica

23. Estudamos algumas formas de uso consciente de energia elétrica. Por que ações de conscientização das pessoas sobre a economia de energia são importantes?

24. Considere a seguinte situação: moradores residem em um bairro onde há uma praça que está malcuidada, com bancos e brinquedos quebrados, vegetação alta e lixo no chão. Proponha uma ação cidadã, envolvendo órgãos públicos ou outras instituições, que esses moradores poderiam promover para melhorar as condições dessa praça.

25. Classifique cada bem abaixo em patrimônio cultural, natural ou imaterial.

cachoeiras

receitas

músicas

florestas

casas

igrejas

estátuas

danças

lagos

26. Sobre a Constituição de 1934, explique a importância de cada conquista a seguir.

a) Voto secreto.

b) Direitos trabalhistas.

27. Identifique duas formas de participação política pelas pessoas.

28. Explique o que era o voto aberto e quais eram as suas consequências.

29. O que significa ser cidadão?