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Sumário

INTRODUÇÃO, p. 5

ANO

DANÇAS, p. 13

TEMA 1 As brincadeiras cantadas: movimentos e sons, p. 13

Para começar, p. 13

Análise e Compreensão – As brincadeiras cantadas, p. 14

Experimentação e Fruição, p. 14

Corre cutia; Variação de Corre cutia; Fui morar numa casinha; Vamos recriar essa brincadeira?; Fui no Itororó; Laranja baiana

Construção de valores – Todos podem dançar?, p. 19

TEMA 2 A importância do ritmo e as brincadeiras cantadas, p. 20

Para começar, p 20

Análise e Compreensão – Ritmo: conceito e importância, p. 20

Experimentação e Fruição, p. 21

Borboletinha; Experimentar vários ritmos; Para dançar; Apresentação para os colegas; O jipe da Frida

Construção de valores – Deficiência visual; Deficiência física; Deficiência intelectual, p. 26

Avaliação e Registro, p. 28

GINÁSTICAS, p. 29

TEMA 1 Ginástica geral: deslocamentos e equilíbrios, p. 29

Para começar, p. 29

Análise e Compreensão – O que é a ginástica geral?; Os elementos básicos da ginástica, p. 30

Experimentação e Fruição, p. 31

Coelho na toca; Pega-pega (com comandos); Pega-pega avião; Pega-pega vela; Imitação de animais

Construção de valores – Brincadeira do espelho; Brincadeira do espelho sentado, p. 34

Avaliação e Registro, p. 35

TEMA 2 Ginástica geral: rolamentos e roda, p. 36

Para começar, p. 36

Análise e Compreensão – As acrobacias; Segurança, p. 36

Experimentação e Fruição, p. 38

Rolamentos; Roda; Construção de obstáculos

Avaliação e Registro, p. 42

ESPORTES, p. 43

TEMA 1 No mundo dos esportes, p. 43

Para começar, p. 43

Análise e Compreensão – O esporte e sua diversidade, p. 46

Experimentação e Fruição, p. 47

Recorte e colagem de figuras; Jogo de futebol reduzido

Construção de valores, p. 48

Avaliação e Registro, p. 49

TEMA 2 Esportes de precisão, p. 50

Para começar, p 50

Análise e Compreensão – O jogo de bolic he, p. 52

Experimentação e Fruição, p. 53

Derruba garrafas; Derruba garrafas com organização dos alunos

Construção de valores – Derruba garrafas sentado, p. 54

Avaliação e Registro, p. 54

BRINCADEIRAS E JOGOS, p. 56

TEMA As brincadeiras e os jogos da cultura popular, p. 56

Para começar, p. 56

Análise e Compreensão – As brincadeiras e os jogos da cultura popular, p. 57

Experimentação e Fruição, p. 58

Pesquisa com familiares; Jogos de perseguir; Batata quente; Telefone sem fio; Corda; Amarelinha

Construção de valores – Batata quente com os olhos vendados; Pega-pega corrente, p. 65

Avaliação e Registro, p. 66

Ficha de pesquisa – As brincadeiras e os jogos de sua infância, p. 67

4

2ᴼ ANO

DANÇAS, p. 68

TEMA 1 Danças em diferentes formações, p. 68

Para começar, p. 68

Análise e Compreensão – As formas na dança, p. 69

Experimentação e Fruição, p. 70

Agrupar para dançar; Dançar em roda: “Hoje é domingo”; Brincar com a canoa; Construção de coreografias

Construção de valores – T odos podem dançar as cantigas de roda?, p. 74

Avaliação e Registro, p. 75

TEMA 2 Danças circulares, p. 76

Para começar, p. 76

Análise e Compreensão – As danças circulares sagradas, p. 76

Experimentação e Fruição, p. 77

Da abóbora faz melão; Bola de meia, bola de gude

Avaliação e Registro, p. 80

GINÁSTICAS, p. 82

TEMA 1 Ginástica geral: os saltos e os giros, p. 82

Os saltos

Para começar, p. 82

Análise e Compreensão – Ginástica geral ou ginástica para todos?; Os elementos básicos da ginástica; Posições básicas dos saltos, p. 83

Experimentação e Fruição, p. 84

Saltar como os animais; Saltos grupado, carpado e estendido; Saltar juntos

Construção de valores – Saltar juntos e separados, p. 85

Os giros

Para começar, p. 86

Análise e Compreensão – Os elementos básicos da ginástica, p. 87

Experimentação e Fruição, p. 87

Noite e dia; Giro no círculo; Giro em duplas

Avaliação e Registro, p. 89

TEMA 2 Ginástica geral: a parada de cabeça e a parada de mãos, p. 90

Para começar, p. 90

Análise e Compreensão – Os apoios invertidos, p. 90

Experimentação e Fruição, p. 91

Rolamentos e roda; Pega-pega avestruz; O mundo de cabeça para baixo; Apoio na parede; Caminho acrobático

Construção de valores – Parada de cabeça com os olhos vendados, p. 95

Avaliação e Registro, p. 95

ESPORTES, p. 96

TEMA 1 Esportes assistidos ou praticados pelos familiares, p. 96

Para começar, p. 96

Análise e Compreensão – Mas só futebol?, p. 97

Experimentação e Fruição, p. 98

Pesquisa com os familiares; Vivenciar um esporte; Vivenciar o esporte escolhido

Construção de valores, p. 100

Avaliação e Registro, p. 100

TEMA 2 Esportes de marca, p. 101

Para começar, p. 101

Análise e Compreensão – Um pouco da trajetória histórica do atletismo, p. 103

Experimentação e Fruição, p. 103

Análise de fotografias; Jogos de correr; Jogos de saltar; Jogos de arremessar (lançar)

Construção de valores – J ogos de lançar para pessoas com deficiência, p. 108

Avaliação e Registro, p. 110

BRINCADEIRAS E JOGOS, p. 112

TEMA As brincadeiras e os jogos do contexto regional, p. 112

Para começar, p. 112

Análise e Compreensão – A importância das brincadeiras e dos jogos na cultura infantil, p. 112

Experimentação e Fruição, p. 113

Pesquisa sobre os jogos do contexto regional; O mestre mandou; Dança das cadeiras; Dança das cadeiras cooperativa; Elástico; Cinco Marias

Avaliação e Registro, p. 118

BIBLIOGRAFIA COMENTADA, p. 119

5

Introdução

A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 foi atribuída à Educação Física a condição de componente curricular obrigatório da Educação Básica (BRASIL, 1996) 1 . Ao desempenhar o papel de disciplina na escola, passou a assumir, como função primária, a integração dos alunos na esfera da cultura corporal de movimento, instrumentalizando-os para usufruir desses saberes de maneira contextualizada e autônoma (BRASIL, 1997) 2 . O conceito de cultura corporal de movimento denota o conjunto de práticas corporais que foram produzidas e transformadas com o desenvolvimento da humanidade. Entre essas práticas, é possível destacar os jogos e as brincadeiras, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e as práticas corporais de aventura.

Nesse processo de integração, além do aprendizado por meio das vivências, os alunos precisam refletir sobre como essas práticas se relacionam socialmente, quais são seus impactos e transformações históricas, as interferências da mídia, os valores envolvidos, as questões políticas e culturais, entre outras. A nossa expectativa é de que a aprendizagem das práticas corporais seja realizada considerando uma visão integral de corpo e de mundo, pois não é possível isolar tais saberes do contexto em que eles estão inseridos.

Portanto, a Educação Física na escola deve proporcionar, por meio das práticas corporais, a igualdade de oportunidades, a reflexão crítica, a inclusão, o respeito às diferenças étnicas, o conhecimento histórico, bem como saberes articulados com a promoção de diferentes significados relacionados com essas práticas, em especial os ligados à saúde e ao lazer. A perspectiva cultural propõe que os conteúdos sejam diversificados e que os alunos sejam autônomos para refletir sobre eles a partir dos conhecimentos compartilhados e construídos nas aulas. Esperamos que, ao concluir a Educação Básica, os alunos tenham acumulado conhecimento significativo sobre danças, jogos e brincadeiras, lutas, esportes, ginásticas e práticas corporais de aventura de modo crítico e ativo, e não como meros reprodutores de movimentos e técnicas.

Utilizamos a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) 3 como documento orientador desta coleção, tendo como referência os objetivos de aprendizagem preconizados para o componente curricular Educação Física. A BNCC é um documento curricular de âmbito nacional cujo objetivo é determinar os conhecimentos essenciais a que os alunos devem ter acesso e se apropriar durante todo o período da Educação Básica nos diversos componentes curriculares. É a primeira vez na história que temos um documento que propõe uma organização curricular nacional para a Educação Física, o que representa um avanço para a área à medida que favorece mais a compreensão do que devemos ensinar em cada momento do percurso formativo, viabilizando a formulação de expectativas de aprendizagem ao longo dos diferentes ciclos da Educação Básica.

Nota de rodapé: 1. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB . 9394/1996. Disponível em: http://fdnc.io/fL. Acesso em: 5 maio 2021. Fim da nota.

Nota de rodapé: 2. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Educação Física. Brasília, 1997. Disponível em: http://fdnc.io/5wx . Acesso em: 29 abr. 2021. Fim da nota.

Nota de rodapé: 3. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. 595 p. Fim da nota.

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Ademais, podemos ter uma diminuição do abismo que separa as aulas de Educação Física em todo o país, garantindo aos alunos e à comunidade um conhecimento maior sobre o papel desse componente na escola.

A Educação Física está inserida na área de Linguagens, pois as práticas corporais presentes na cultura corporal de movimento se apresentam como textos culturais, permitindo produção, reprodução, leitura e interpretação. Os gestos constituem a linguagem corporal que possuímos e transformamos nos seios culturais. Eles são responsáveis por expressar desejos, emoções, sentimentos e pela emissão e tradução de mensagens diversas.

Nessa perspectiva, durante o processo pedagógico, os movimentos humanos não são abordados de forma isolada ou desconectada, mas considerados com base nas contextualizações vinculadas às questões socioculturais que permeiam o dia a dia dos alunos. Consideramos também as mensagens e possibilidades de interpretação que podem ser desenvolvidas a partir dos códigos e signos que são estabelecidos com a comunidade, a fim de atuar na ampliação do vocabulário corporal dos alunos por meio das danças, práticas corporais de aventura, jogos e brincadeiras, lutas, esportes e ginásticas.

Nesta coleção, buscamos contemplar as competências gerais da BNCC, as competências específicas da área de Linguagens e as específicas de Educação Física. Desta forma, tomamos como principal atribuição o direito de os alunos terem acesso às práticas corporais criadas, reproduzidas e transformadas pelo ser humano ao longo de sua história. Temos o intuito de propiciar uma formação crítica, criativa e participativa dos alunos, possibilitando a eles que utilizem as práticas corporais, reflitam, questionem e debatam sobre elas durante as aulas de Educação Física e que possam transferir tais procedimentos para além dos limites da escola. Também temos o propósito de oferecer a eles um conhecimento diversificado de cada uma das práticas corporais, interpretando e recriando valores atribuídos a elas e aos indivíduos que delas participam, discutindo preconceitos e posicionamentos discriminatórios.

Para tanto, apresentamos uma coleção em dois volumes, o primeiro dirigido para e 2º anos e o segundo para o 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A elaboração desta obra ocorreu de forma colaborativa a fim de auxiliá-lo na tematização dos conteúdos da cultura corporal de movimento de maneira integral e dialógica. Salientamos que livros didáticos são ferramentas relevantes para o trabalho docente, pois orientam o planejamento educacional e oferecem um suporte significativo na organização dos saberes, sobretudo para o componente curricular Educação Física, que não possui tradição nesse campo. Contudo, vale ponderar que não pretendemos determinar ou limitar sua atuação, uma vez que, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, você deve gerenciar a formação dos alunos e utilizar os materiais disponíveis para fazer as adequações necessárias ao seu contexto escolar.

7

Investidos dessa perspectiva que assume os objetos de ensino da Educação Física como conhecimentos ou produções corporais para além de gestos e técnicas motoras, decidimos empregar a BNCC como fundamento teórico para a organização desta coleção, pontuando que temos quatro práticas corporais no primeiro volume (1º e 2º anos): danças, ginásticas, esportes e brincadeiras e jogos, e, no segundo volume (3º, 4º e 5º anos), além dessas, acrescentamos as lutas, de forma que todas foram apresentadas no documento como saberes essenciais da Educação Física e, em particular, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As práticas corporais de aventura, apesar de serem reconhecidas como um conteúdo relevante da área, não foram propostas para os anos iniciais do Ensino Fundamental pela BNCC e, por isso, não foram incluídas nesta coleção.

Adotamos os mesmos critérios da BNCC para seleção e organização das práticas corporais (identificadas como Unidades Temáticas) e das suas manifestações (elencadas como Objetos de Conhecimento). Para danças, lutas e brincadeiras e jogos, aplicamos os princípios relacionados à ocorrência social dessas práticas, ou seja, partimos do contexto particular (práticas da comunidade) e o ampliamos para o universal (escalas nacional e mundial) 4 . As ginásticas foram tratadas segundo sua diversidade e características (nos anos iniciais do Ensino Fundamental a ênfase recaiu sobre a ginástica geral). Os esportes foram delineados de acordo com um modelo de classificação (lógica interna das modalidades). Procuramos, ao longo das unidades temáticas, atender aos objetivos de aprendizagem propostos para cada objeto de conhecimento, delineado ano a ano, sugerindo estratégias metodológicas, atividades práticas, textos de apoio (presentes na seção “Análise e Compreensão”), leituras complementares (sugeridas no boxe “Para saber mais”), sugestões de avaliação e reflexões para que você possa avaliar e colocar em prática de acordo com a realidade de seus alunos.

No início de cada tema do livro, apresentamos um roteiro de aula, estruturado a partir das atividades propostas, com o intuito de orientar seu trabalho. Esse roteiro inclui sete seções (objetivos, habilidades da BNCC, número de aulas, materiais, sequência de atividades, sensibilização e avaliação) e foi organizado para turmas com duas aulas semanais de Educação Física. Entendemos que essa é a realidade de boa parte das escolas brasileiras, mas não de todas. Por isso, você tem total autonomia para adequar os roteiros à sua realidade e contexto, realizando todas as atividades propostas ou selecionando as que considerar mais oportunas ao seu tempo e aos seus alunos.

Buscamos explorar ainda as dimensões do conhecimento, que tratam dos significados e das representações que atravessam as práticas corporais e ampliam as possibilidades de aprendizagem por meio de um processo formativo integral e contextualizado. Segundo a BNCC, as dimensões abordadas nas aulas de Educação Física são: experimentação, fruição, análise, compreensão, construção de valores, uso e apropriação, reflexão sobre a ação e protagonismo comunitário.

A experimentação refere-se às vivências com as práticas corporais, isto é, aos conhecimentos alcançados por meio das experiências ativas. Já a fruição diz respeito ao desfrutar dos saberes atrelados a essas experiências. Dessa maneira, optamos por abordar essas duas dimensões de maneira unificada no decorrer das atividades propostas, destacando o potencial que elas têm no tratamento dessas duas vertentes.

Nota de rodapé: 4. Conforme a organização da BNCC para e 2º anos, as práticas corporais abordaram o contexto comunitário e regional. Para 3º ao 5º ano, as práticas corporais abordaram o contexto nacional e mundial, além de matriz indígena e africana; as lutas ficaram concentradas no contexto comunitário e regional e matriz indígena e africana. Fim da nota.

8

Introdução

As dimensões de análise e compreensão estão associadas aos saberes conceituais, de forma que a primeira está diretamente ligada ao processo de entendimento das características intrínsecas (lógica interna) das práticas corporais, e a segunda, à interpretação dessas práticas e seus desdobramentos no contexto sociocultural (lógica externa). Aprofundamos essas dimensões principalmente por meio de textos informativos que tematizam a cultura corporal de movimento de forma crítica e que lhe possibilitam aprofundar os saberes relacionados aos esportes, às lutas, às danças, às ginásticas e às brincadeiras e jogos.

A construção de valores refere-se às discussões que viabilizam a aprendizagem de valores considerando a formação de um cidadão crítico e ativo a partir das práticas corporais. Para esse fim, desenvolvemos uma seção para contemplar essa dimensão, pois o tratamento de valores e atitudes parece ser uma dificuldade recorrente enfrentada pelos professores de Educação Física. Nossa intenção é lhe proporcionar um trabalho planejado com valores que esteja relacionado às práticas corporais e que não se dê apenas por meio de ações esporádicas.

As dimensões de uso e apropriação, reflexão sobre a ação e o protagonismo comunitário são tematizadas de forma transversal no decorrer da coleção, ou seja, em diversos momentos você poderá identificá-las em atividades, textos e orientações, sem que haja seções específicas para elas. A dimensão uso e apropriação está associada à experiência prática; no entanto, ela exalta a autonomia que os alunos precisam ter para usufruir das práticas corporais para além do espaço de aula. Já a reflexão sobre a ação vincula-se ao processo reflexivo intencional oriundo da observação das vivências corporais, enquanto o protagonismo comunitário tangencia a atuação dos alunos na comunidade por meio da disseminação e apropriação das práticas corporais. As dimensões do conhecimento delineadas pela BNCC foram priorizadas nas atividades propostas, a fim de atribuir significados concretos e possibilidades didáticas às orientações curriculares preconizadas no documento.

Respeitando as características e as necessidades dos alunos do e do 2º ano, propomos ao longo dos temas desafios pedagógicos consistentes com as potencialidades desse grupo. De um ano para o outro, os alunos podem avançar nos saberes das práticas corporais, compreendendo de maneira específica os conceitos, os valores e as vivências relacionados a danças, jogos e brincadeiras, esportes e ginásticas. Progressivamente, trouxemos para o universo de experiências dos alunos elementos iniciais de cada uma das práticas corporais, propiciando as condições favoráveis para que compreendam os objetivos da Educação Física para além do fazer.

No que diz respeito à avaliação, elaboramos uma seção específica (“Avaliação e Registro”) para o acompanhamento da evolução dos alunos dentro das práticas corporais propostas, na perspectiva de avaliação formativa e não apenas no final do transcurso, oferecendo suporte pedagógico a todos os atores sociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: alunos, professores e comunidade.

9

A avaliação formativa pressupõe um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para verificar de forma individual, profunda e contínua o percurso formativo de cada aluno. É uma perspectiva viável, a ser utilizada durante todo o processo de ensino e aprendizagem, que se contrapõe ao modelo tradicional de avaliação e proporciona aos alunos o papel de protagonistas no desenvolvimento de suas aprendizagens.

Da forma como a avaliação está prevista na obra, pode promover a recuperação integral do aluno com defasagem ou dificuldade de aprendizagem, por meio da retomada dos conteúdos propostos e o estabelecimento de novas relações com o conhecimento, à medida que os anos de ensino avançam.

Em que pesem os desafios inerentes à Educação Física, seja por aspectos culturais, seja pela dificuldade em estabelecer ferramentas avaliativas eficientes, procuramos diversificar as estratégias e viabilizar espaço para você adaptar as propostas ao seu contexto e experimentar os variados recursos disponíveis para todas as práticas corporais.

Buscamos também respeitar as características de cada faixa etária propondo atividades orais, com registro escrito e com desenhos, além de modelos que exploram jogos, pesquisas e reflexões para além dos espaços tradicionais de aula, contemplando a família e a comunidade. Nosso objetivo é estimular a autonomia dos alunos no percurso educacional. Consideramos nas atividades avaliativas não apenas os saberes práticos, mas as dimensões que os atravessam, como os valores, o reconhecimento histórico-cultural, os princípios sociais, entre outros, prezando por uma formação inclusiva, democrática e integral. Destacamos que registros, fichas de observação, portfólios, vídeos e fotografias são instrumentos que podem contribuir para o acompanhamento do progresso dos alunos e enriquecer ainda mais as possibilidades de avaliação.

Por fim, salientamos que, diante de uma visão de educação que compreende a escola como um espaço social ativo, esta coleção pode colaborar no desenvolvimento da Educação Física de maneira crítica, ampliando as possibilidades formativas e educacionais e auxiliando seu trabalho. Esperamos que esta coleção aproxime as orientações da BNCC do espaço da sala de aula ao considerar a diversidade cultural do nosso país e garantir os direitos dos alunos de vivenciar, discutir e se apropriar das práticas corporais.

Bom trabalho!

Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA, composto pela ilustração de um balão de fala amarelo com o nome do ícone dentro. Fim da imagem.

Certifique-se sempre de que o espaço destinado às práticas corporais sugeridas neste livro esteja em conformidade com as normas de segurança. Oriente os alunos a manter em todas as atividades atitudes de respeito e companheirismo para que não haja nenhuma espécie de discriminação.

10

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cronograma anual – ano

Semana

Atividades

Conteúdos

Páginas

1

Danças tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

As brincadeiras cantadas, aferição dos conhecimentos sobre o tema

13 e 14

2

Experimentação e Fruição

Corre cutia e variação

14 e 15

3

Experimentação e Fruição

Fui morar numa casinha e recriação

16 e 17

4

Experimentação e Fruição

Fui no Itororó, Laranja baiana

17 e 18

5

Construção de valores

Todos podem dançar?

19

6

Danças tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Ritmo: conceito e importância

20 e 21

7

Experimentação e Fruição

Borboletinha, Experimentar vários ritmos

21 a 23

8

Experimentação e Fruição

Para dançar

23 e 24

9

Experimentação e Fruição

Apresentação para os colegas

24

10

Experimentação e Fruição

O jipe da Frida

24 a 26

11

Construção de valores

Deficiência visual, física e intelectual

26 a 28

12

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens dos temas 1 e 2 de Danças

28

13

Ginásticas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

A ginástica geral e os elementos básicos deslocamentos e equilíbrios

29 a 31

14

Experimentação e Fruição

Coelho na toca, Pega-pega (com comandos)

31 e 32

15

Experimentação e Fruição

Pega-pega avião, Pega-pega vela, Imitação de animais

32 e 33

16

Construção de valores

Brincadeira do espelho, Brincadeira do espelho sentado

34 e 35

17

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Ginásticas

35

18

Ginásticas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

A ginástica geral e o elemento básico da acrobacia

36 e 37

19

Experimentação e Fruição

Rolamentos

38 a 40

20

Experimentação e Fruição

Roda

40 a 42

21

Experimentação e Fruição

Construção de obstáculos

42

22

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Ginásticas

42

23

Esportes tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

O esporte e sua diversidade

43 a 47

24

Experimentação e Fruição

Recorte e colagem de figuras

47

25

Experimentação e Fruição

Jogo de futebol reduzido

47 e 48

26

Construção de valores

Esporte e atletas com deficiência física

48 e 49

27

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Esportes

49

28

Esportes tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Esportes de precisão

50 a 52

29

Experimentação e Fruição

Derruba garrafas

53

30

Experimentação e Fruição

Derruba garrafas com organização dos alunos

53

31

Construção de valores

Derruba garrafas sentado

54

32

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Esportes

54 e 55

33

Brincadeiras e Jogos: Para começar, Análise e Compreensão

As brincadeiras e os jogos da cultura popular

56 e 57

34

Experimentação e Fruição

Pesquisa com familiares

58

35

Experimentação e Fruição

Jogos de perseguir

58 a 60

36

Experimentação e Fruição

Jogos de perseguir (cont.), Batata quente

60 e 61

37

Experimentação e Fruição

Telefone sem fio, Corda

61 a 63

38

Experimentação e Fruição

Amarelinha

63 a 65

39

Construção de valores

Batata quente com olhos vendados, Pega-pega corrente

65 e 66

40

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema de Brincadeiras e Jogos

66 e 67

11

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cronograma anual – 2º ano

Semana

Atividades

Conteúdos

Páginas

1

Danças tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Danças em diferentes formações

68 a 70

2

Experimentação e Fruição

Agrupar para dançar, Dançar em roda: “Hoje é domingo”

70 a 72

3

Experimentação e Fruição

Brincar com a canoa, Construção de coreografias

72 a 74

4

Construção de valores

Todos podem dançar as cantigas de roda?

74

5

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Danças

75

6

Danças tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Danças circulares

76 e 77

7

Experimentação e Fruição

Da abóbora faz melão

77 e 78

8

Experimentação e Fruição

Bola de meia, bola de gude

78 a 80

9

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Danças

80 e 81

10

Ginásticas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Ginástica geral e os elementos básicos dos saltos

82 a 84

11

Experimentação e Fruição

Saltar como os animais, Saltos grupado, carpado e estendido, Saltar juntos

84 e 85

12

Construção de valores

Saltar juntos e separados

85 e 86

13

Para começar, Análise e Compreensão

Ginástica geral e os elementos básicos dos giros

86 e 87

14

Experimentação e Fruição

Noite e dia, Giro no círculo, Giro em duplas

87 a 89

15

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Ginásticas

89

16

Ginásticas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Ginástica geral: parada de cabeça e parada de mãos

90 e 91

17

Experimentação e Fruição

Rolamentos e roda

91 e 92

18

Experimentação e Fruição

Pega-pega avestruz, O mundo de cabeça para baixo

92 e 93

19

Experimentação e Fruição

Apoio na parede

93 e 94

20

Experimentação e Fruição

Caminho acrobático

94

21

Construção de valores

Parada de cabeça com os olhos vendados

95

22

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Ginásticas

95

23

Esportes tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Esportes assistidos ou praticados pelos familiares

96 e 97

24

Experimentação e Fruição

Pesquisa com os familiares

98

25

Experimentação e Fruição

Vivenciar um esporte

98 e 99

26

Experimentação e Fruição

Vivenciar o esporte escolhido

99

27

Construção de valores

Modalidades esportivas para pessoas com diferentes tipos de deficiências

100

28

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Esportes

100

29

Esportes tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Esportes de marca

101 a 103

30

Experimentação e Fruição

Análise de fotografias, Jogos de correr

103 a 106

31

Experimentação e Fruição

Jogos de saltar

106 e 107

32

Experimentação e Fruição

Jogos de arremessar (lançar)

107

33

Construção de valores

Jogos de lançar para pessoas com deficiência

108 a 110

34

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Esportes

110 e 111

35

Brincadeiras e Jogos: Para começar, Análise e Compreensão

As brincadeiras e os jogos do contexto regional

112 e 113

36

Experimentação e Fruição

Pesquisa sobre jogos no contexto regional

113 e 114

37

Experimentação e Fruição

O mestre mandou, Dança das cadeiras

114 e 115

38

Experimentação e Fruição

Dança das cadeiras cooperativa, Elástico

115 a 117

39

Experimentação e Fruição

Cinco Marias

117 e 118

40

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema de Brincadeiras e jogos

118

12

Tabela: equivalente textual a seguir.

Unidades temáticas

Habilidades

Objetos de conhecimento

Brincadeiras e jogos

(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

(EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

Esportes

(EF12EF05) Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.

(EF12EF06) Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.

Esportes de marca e de precisão

Ginásticas

(EF12EF07) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.

(EF12EF08) Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.

(EF12EF09) Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

(EF12EF10) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais.

Ginástica geral

Danças

(EF12EF11) Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

(EF12EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.

Danças do contexto comunitário e regional