3
Sumário
INTRODUÇÃO, p. 5
1º ANO
DANÇAS, p. 13
TEMA 1 As brincadeiras cantadas: movimentos e sons, p. 13
Para começar, p. 13
Análise e Compreensão – As brincadeiras cantadas, p. 14
Experimentação e Fruição, p. 14
Corre cutia; Variação de Corre cutia; Fui morar numa casinha; Vamos recriar essa brincadeira?; Fui no Itororó; Laranja baiana
Construção de valores – Todos podem dançar?, p. 19
TEMA 2 A importância do ritmo e as brincadeiras cantadas, p. 20
Para começar, p 20
Análise e Compreensão – Ritmo: conceito e importância, p. 20
Experimentação e Fruição, p. 21
Borboletinha; Experimentar vários ritmos; Para dançar; Apresentação para os colegas; O jipe da Frida
Construção de valores – Deficiência visual; Deficiência física; Deficiência intelectual, p. 26
Avaliação e Registro, p. 28
GINÁSTICAS, p. 29
TEMA 1 Ginástica geral: deslocamentos e equilíbrios, p. 29
Para começar, p. 29
Análise e Compreensão – O que é a ginástica geral?; Os elementos básicos da ginástica, p. 30
Experimentação e Fruição, p. 31
Coelho na toca; Pega-pega (com comandos); Pega-pega avião; Pega-pega vela; Imitação de animais
Construção de valores – Brincadeira do espelho; Brincadeira do espelho sentado, p. 34
Avaliação e Registro, p. 35
TEMA 2 Ginástica geral: rolamentos e roda, p. 36
Para começar, p. 36
Análise e Compreensão – As acrobacias; Segurança, p. 36
Experimentação e Fruição, p. 38
Rolamentos; Roda; Construção de obstáculos
Avaliação e Registro, p. 42
ESPORTES, p. 43
TEMA 1 No mundo dos esportes, p. 43
Para começar, p. 43
Análise e Compreensão – O esporte e sua diversidade, p. 46
Experimentação e Fruição, p. 47
Recorte e colagem de figuras; Jogo de futebol reduzido
Construção de valores, p. 48
Avaliação e Registro, p. 49
TEMA 2 Esportes de precisão, p. 50
Para começar, p 50
Análise e Compreensão – O jogo de bolic he, p. 52
Experimentação e Fruição, p. 53
Derruba garrafas; Derruba garrafas com organização dos alunos
Construção de valores – Derruba garrafas sentado, p. 54
Avaliação e Registro, p. 54
BRINCADEIRAS E JOGOS, p. 56
TEMA As brincadeiras e os jogos da cultura popular, p. 56
Para começar, p. 56
Análise e Compreensão – As brincadeiras e os jogos da cultura popular, p. 57
Experimentação e Fruição, p. 58
Pesquisa com familiares; Jogos de perseguir; Batata quente; Telefone sem fio; Corda; Amarelinha
Construção de valores – Batata quente com os olhos vendados; Pega-pega corrente, p. 65
Avaliação e Registro, p. 66
Ficha de pesquisa – As brincadeiras e os jogos de sua infância, p. 67
4
2ᴼ ANO
DANÇAS, p. 68
TEMA 1 Danças em diferentes formações, p. 68
Para começar, p. 68
Análise e Compreensão – As formas na dança, p. 69
Experimentação e Fruição, p. 70
Agrupar para dançar; Dançar em roda: “Hoje é domingo”; Brincar com a canoa; Construção de coreografias
Construção de valores – T odos podem dançar as cantigas de roda?, p. 74
Avaliação e Registro, p. 75
TEMA 2 Danças circulares, p. 76
Para começar, p. 76
Análise e Compreensão – As danças circulares sagradas, p. 76
Experimentação e Fruição, p. 77
Da abóbora faz melão; Bola de meia, bola de gude
Avaliação e Registro, p. 80
GINÁSTICAS, p. 82
TEMA 1 Ginástica geral: os saltos e os giros, p. 82
Os saltos
Para começar, p. 82
Análise e Compreensão – Ginástica geral ou ginástica para todos?; Os elementos básicos da ginástica; Posições básicas dos saltos, p. 83
Experimentação e Fruição, p. 84
Saltar como os animais; Saltos grupado, carpado e estendido; Saltar juntos
Construção de valores – Saltar juntos e separados, p. 85
Os giros
Para começar, p. 86
Análise e Compreensão – Os elementos básicos da ginástica, p. 87
Experimentação e Fruição, p. 87
Noite e dia; Giro no círculo; Giro em duplas
Avaliação e Registro, p. 89
TEMA 2 Ginástica geral: a parada de cabeça e a parada de mãos, p. 90
Para começar, p. 90
Análise e Compreensão – Os apoios invertidos, p. 90
Experimentação e Fruição, p. 91
Rolamentos e roda; Pega-pega avestruz; O mundo de cabeça para baixo; Apoio na parede; Caminho acrobático
Construção de valores – Parada de cabeça com os olhos vendados, p. 95
Avaliação e Registro, p. 95
ESPORTES, p. 96
TEMA 1 Esportes assistidos ou praticados pelos familiares, p. 96
Para começar, p. 96
Análise e Compreensão – Mas só futebol?, p. 97
Experimentação e Fruição, p. 98
Pesquisa com os familiares; Vivenciar um esporte; Vivenciar o esporte escolhido
Construção de valores, p. 100
Avaliação e Registro, p. 100
TEMA 2 Esportes de marca, p. 101
Para começar, p. 101
Análise e Compreensão – Um pouco da trajetória histórica do atletismo, p. 103
Experimentação e Fruição, p. 103
Análise de fotografias; Jogos de correr; Jogos de saltar; Jogos de arremessar (lançar)
Construção de valores – J ogos de lançar para pessoas com deficiência, p. 108
Avaliação e Registro, p. 110
BRINCADEIRAS E JOGOS, p. 112
TEMA As brincadeiras e os jogos do contexto regional, p. 112
Para começar, p. 112
Análise e Compreensão – A importância das brincadeiras e dos jogos na cultura infantil, p. 112
Experimentação e Fruição, p. 113
Pesquisa sobre os jogos do contexto regional; O mestre mandou; Dança das cadeiras; Dança das cadeiras cooperativa; Elástico; Cinco Marias
Avaliação e Registro, p. 118
BIBLIOGRAFIA COMENTADA, p. 119
5
Introdução
A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 foi atribuída à Educação Física a condição de componente curricular obrigatório da Educação Básica (BRASIL, 1996) 1 . Ao desempenhar o papel de disciplina na escola, passou a assumir, como função primária, a integração dos alunos na esfera da cultura corporal de movimento, instrumentalizando-os para usufruir desses saberes de maneira contextualizada e autônoma (BRASIL, 1997) 2 . O conceito de cultura corporal de movimento denota o conjunto de práticas corporais que foram produzidas e transformadas com o desenvolvimento da humanidade. Entre essas práticas, é possível destacar os jogos e as brincadeiras, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e as práticas corporais de aventura.
Nesse processo de integração, além do aprendizado por meio das vivências, os alunos precisam refletir sobre como essas práticas se relacionam socialmente, quais são seus impactos e transformações históricas, as interferências da mídia, os valores envolvidos, as questões políticas e culturais, entre outras. A nossa expectativa é de que a aprendizagem das práticas corporais seja realizada considerando uma visão integral de corpo e de mundo, pois não é possível isolar tais saberes do contexto em que eles estão inseridos.
Portanto, a Educação Física na escola deve proporcionar, por meio das práticas corporais, a igualdade de oportunidades, a reflexão crítica, a inclusão, o respeito às diferenças étnicas, o conhecimento histórico, bem como saberes articulados com a promoção de diferentes significados relacionados com essas práticas, em especial os ligados à saúde e ao lazer. A perspectiva cultural propõe que os conteúdos sejam diversificados e que os alunos sejam autônomos para refletir sobre eles a partir dos conhecimentos compartilhados e construídos nas aulas. Esperamos que, ao concluir a Educação Básica, os alunos tenham acumulado conhecimento significativo sobre danças, jogos e brincadeiras, lutas, esportes, ginásticas e práticas corporais de aventura de modo crítico e ativo, e não como meros reprodutores de movimentos e técnicas.
Utilizamos a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) 3 como documento orientador desta coleção, tendo como referência os objetivos de aprendizagem preconizados para o componente curricular Educação Física. A BNCC é um documento curricular de âmbito nacional cujo objetivo é determinar os conhecimentos essenciais a que os alunos devem ter acesso e se apropriar durante todo o período da Educação Básica nos diversos componentes curriculares. É a primeira vez na história que temos um documento que propõe uma organização curricular nacional para a Educação Física, o que representa um avanço para a área à medida que favorece mais a compreensão do que devemos ensinar em cada momento do percurso formativo, viabilizando a formulação de expectativas de aprendizagem ao longo dos diferentes ciclos da Educação Básica.
Nota de rodapé: 1. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB . 9394/1996. Disponível em: http://fdnc.io/fL. Acesso em: 5 maio 2021. Fim da nota.
Nota de rodapé: 2. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Educação Física. Brasília, 1997. Disponível em: http://fdnc.io/5wx . Acesso em: 29 abr. 2021. Fim da nota.
Nota de rodapé: 3. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. 595 p. Fim da nota.
6
Ademais, podemos ter uma diminuição do abismo que separa as aulas de Educação Física em todo o país, garantindo aos alunos e à comunidade um conhecimento maior sobre o papel desse componente na escola.
A Educação Física está inserida na área de Linguagens, pois as práticas corporais presentes na cultura corporal de movimento se apresentam como textos culturais, permitindo produção, reprodução, leitura e interpretação. Os gestos constituem a linguagem corporal que possuímos e transformamos nos seios culturais. Eles são responsáveis por expressar desejos, emoções, sentimentos e pela emissão e tradução de mensagens diversas.
Nessa perspectiva, durante o processo pedagógico, os movimentos humanos não são abordados de forma isolada ou desconectada, mas considerados com base nas contextualizações vinculadas às questões socioculturais que permeiam o dia a dia dos alunos. Consideramos também as mensagens e possibilidades de interpretação que podem ser desenvolvidas a partir dos códigos e signos que são estabelecidos com a comunidade, a fim de atuar na ampliação do vocabulário corporal dos alunos por meio das danças, práticas corporais de aventura, jogos e brincadeiras, lutas, esportes e ginásticas.
Nesta coleção, buscamos contemplar as competências gerais da BNCC, as competências específicas da área de Linguagens e as específicas de Educação Física. Desta forma, tomamos como principal atribuição o direito de os alunos terem acesso às práticas corporais criadas, reproduzidas e transformadas pelo ser humano ao longo de sua história. Temos o intuito de propiciar uma formação crítica, criativa e participativa dos alunos, possibilitando a eles que utilizem as práticas corporais, reflitam, questionem e debatam sobre elas durante as aulas de Educação Física e que possam transferir tais procedimentos para além dos limites da escola. Também temos o propósito de oferecer a eles um conhecimento diversificado de cada uma das práticas corporais, interpretando e recriando valores atribuídos a elas e aos indivíduos que delas participam, discutindo preconceitos e posicionamentos discriminatórios.
Para tanto, apresentamos uma coleção em dois volumes, o primeiro dirigido para 1º e 2º anos e o segundo para o 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A elaboração desta obra ocorreu de forma colaborativa a fim de auxiliá-lo na tematização dos conteúdos da cultura corporal de movimento de maneira integral e dialógica. Salientamos que livros didáticos são ferramentas relevantes para o trabalho docente, pois orientam o planejamento educacional e oferecem um suporte significativo na organização dos saberes, sobretudo para o componente curricular Educação Física, que não possui tradição nesse campo. Contudo, vale ponderar que não pretendemos determinar ou limitar sua atuação, uma vez que, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, você deve gerenciar a formação dos alunos e utilizar os materiais disponíveis para fazer as adequações necessárias ao seu contexto escolar.
7
Investidos dessa perspectiva que assume os objetos de ensino da Educação Física como conhecimentos ou produções corporais para além de gestos e técnicas motoras, decidimos empregar a BNCC como fundamento teórico para a organização desta coleção, pontuando que temos quatro práticas corporais no primeiro volume (1º e 2º anos): danças, ginásticas, esportes e brincadeiras e jogos, e, no segundo volume (3º, 4º e 5º anos), além dessas, acrescentamos as lutas, de forma que todas foram apresentadas no documento como saberes essenciais da Educação Física e, em particular, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As práticas corporais de aventura, apesar de serem reconhecidas como um conteúdo relevante da área, não foram propostas para os anos iniciais do Ensino Fundamental pela BNCC e, por isso, não foram incluídas nesta coleção.
Adotamos os mesmos critérios da BNCC para seleção e organização das práticas corporais (identificadas como Unidades Temáticas) e das suas manifestações (elencadas como Objetos de Conhecimento). Para danças, lutas e brincadeiras e jogos, aplicamos os princípios relacionados à ocorrência social dessas práticas, ou seja, partimos do contexto particular (práticas da comunidade) e o ampliamos para o universal (escalas nacional e mundial) 4 . As ginásticas foram tratadas segundo sua diversidade e características (nos anos iniciais do Ensino Fundamental a ênfase recaiu sobre a ginástica geral). Os esportes foram delineados de acordo com um modelo de classificação (lógica interna das modalidades). Procuramos, ao longo das unidades temáticas, atender aos objetivos de aprendizagem propostos para cada objeto de conhecimento, delineado ano a ano, sugerindo estratégias metodológicas, atividades práticas, textos de apoio (presentes na seção “Análise e Compreensão”), leituras complementares (sugeridas no boxe “Para saber mais”), sugestões de avaliação e reflexões para que você possa avaliar e colocar em prática de acordo com a realidade de seus alunos.
No início de cada tema do livro, apresentamos um roteiro de aula, estruturado a partir das atividades propostas, com o intuito de orientar seu trabalho. Esse roteiro inclui sete seções (objetivos, habilidades da BNCC, número de aulas, materiais, sequência de atividades, sensibilização e avaliação) e foi organizado para turmas com duas aulas semanais de Educação Física. Entendemos que essa é a realidade de boa parte das escolas brasileiras, mas não de todas. Por isso, você tem total autonomia para adequar os roteiros à sua realidade e contexto, realizando todas as atividades propostas ou selecionando as que considerar mais oportunas ao seu tempo e aos seus alunos.
Buscamos explorar ainda as dimensões do conhecimento, que tratam dos significados e das representações que atravessam as práticas corporais e ampliam as possibilidades de aprendizagem por meio de um processo formativo integral e contextualizado. Segundo a BNCC, as dimensões abordadas nas aulas de Educação Física são: experimentação, fruição, análise, compreensão, construção de valores, uso e apropriação, reflexão sobre a ação e protagonismo comunitário.
A experimentação refere-se às vivências com as práticas corporais, isto é, aos conhecimentos alcançados por meio das experiências ativas. Já a fruição diz respeito ao desfrutar dos saberes atrelados a essas experiências. Dessa maneira, optamos por abordar essas duas dimensões de maneira unificada no decorrer das atividades propostas, destacando o potencial que elas têm no tratamento dessas duas vertentes.
Nota de rodapé: 4. Conforme a organização da BNCC para 1º e 2º anos, as práticas corporais abordaram o contexto comunitário e regional. Para 3º ao 5º ano, as práticas corporais abordaram o contexto nacional e mundial, além de matriz indígena e africana; as lutas ficaram concentradas no contexto comunitário e regional e matriz indígena e africana. Fim da nota.
8
Introdução
As dimensões de análise e compreensão estão associadas aos saberes conceituais, de forma que a primeira está diretamente ligada ao processo de entendimento das características intrínsecas (lógica interna) das práticas corporais, e a segunda, à interpretação dessas práticas e seus desdobramentos no contexto sociocultural (lógica externa). Aprofundamos essas dimensões principalmente por meio de textos informativos que tematizam a cultura corporal de movimento de forma crítica e que lhe possibilitam aprofundar os saberes relacionados aos esportes, às lutas, às danças, às ginásticas e às brincadeiras e jogos.
A construção de valores refere-se às discussões que viabilizam a aprendizagem de valores considerando a formação de um cidadão crítico e ativo a partir das práticas corporais. Para esse fim, desenvolvemos uma seção para contemplar essa dimensão, pois o tratamento de valores e atitudes parece ser uma dificuldade recorrente enfrentada pelos professores de Educação Física. Nossa intenção é lhe proporcionar um trabalho planejado com valores que esteja relacionado às práticas corporais e que não se dê apenas por meio de ações esporádicas.
As dimensões de uso e apropriação, reflexão sobre a ação e o protagonismo comunitário são tematizadas de forma transversal no decorrer da coleção, ou seja, em diversos momentos você poderá identificá-las em atividades, textos e orientações, sem que haja seções específicas para elas. A dimensão uso e apropriação está associada à experiência prática; no entanto, ela exalta a autonomia que os alunos precisam ter para usufruir das práticas corporais para além do espaço de aula. Já a reflexão sobre a ação vincula-se ao processo reflexivo intencional oriundo da observação das vivências corporais, enquanto o protagonismo comunitário tangencia a atuação dos alunos na comunidade por meio da disseminação e apropriação das práticas corporais. As dimensões do conhecimento delineadas pela BNCC foram priorizadas nas atividades propostas, a fim de atribuir significados concretos e possibilidades didáticas às orientações curriculares preconizadas no documento.
Respeitando as características e as necessidades dos alunos do 1º e do 2º ano, propomos ao longo dos temas desafios pedagógicos consistentes com as potencialidades desse grupo. De um ano para o outro, os alunos podem avançar nos saberes das práticas corporais, compreendendo de maneira específica os conceitos, os valores e as vivências relacionados a danças, jogos e brincadeiras, esportes e ginásticas. Progressivamente, trouxemos para o universo de experiências dos alunos elementos iniciais de cada uma das práticas corporais, propiciando as condições favoráveis para que compreendam os objetivos da Educação Física para além do fazer.
No que diz respeito à avaliação, elaboramos uma seção específica (“Avaliação e Registro”) para o acompanhamento da evolução dos alunos dentro das práticas corporais propostas, na perspectiva de avaliação formativa e não apenas no final do transcurso, oferecendo suporte pedagógico a todos os atores sociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: alunos, professores e comunidade.
9
A avaliação formativa pressupõe um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para verificar de forma individual, profunda e contínua o percurso formativo de cada aluno. É uma perspectiva viável, a ser utilizada durante todo o processo de ensino e aprendizagem, que se contrapõe ao modelo tradicional de avaliação e proporciona aos alunos o papel de protagonistas no desenvolvimento de suas aprendizagens.
Da forma como a avaliação está prevista na obra, pode promover a recuperação integral do aluno com defasagem ou dificuldade de aprendizagem, por meio da retomada dos conteúdos propostos e o estabelecimento de novas relações com o conhecimento, à medida que os anos de ensino avançam.
Em que pesem os desafios inerentes à Educação Física, seja por aspectos culturais, seja pela dificuldade em estabelecer ferramentas avaliativas eficientes, procuramos diversificar as estratégias e viabilizar espaço para você adaptar as propostas ao seu contexto e experimentar os variados recursos disponíveis para todas as práticas corporais.
Buscamos também respeitar as características de cada faixa etária propondo atividades orais, com registro escrito e com desenhos, além de modelos que exploram jogos, pesquisas e reflexões para além dos espaços tradicionais de aula, contemplando a família e a comunidade. Nosso objetivo é estimular a autonomia dos alunos no percurso educacional. Consideramos nas atividades avaliativas não apenas os saberes práticos, mas as dimensões que os atravessam, como os valores, o reconhecimento histórico-cultural, os princípios sociais, entre outros, prezando por uma formação inclusiva, democrática e integral. Destacamos que registros, fichas de observação, portfólios, vídeos e fotografias são instrumentos que podem contribuir para o acompanhamento do progresso dos alunos e enriquecer ainda mais as possibilidades de avaliação.
Por fim, salientamos que, diante de uma visão de educação que compreende a escola como um espaço social ativo, esta coleção pode colaborar no desenvolvimento da Educação Física de maneira crítica, ampliando as possibilidades formativas e educacionais e auxiliando seu trabalho. Esperamos que esta coleção aproxime as orientações da BNCC do espaço da sala de aula ao considerar a diversidade cultural do nosso país e garantir os direitos dos alunos de vivenciar, discutir e se apropriar das práticas corporais.
Bom trabalho!
Certifique-se sempre de que o espaço destinado às práticas corporais sugeridas neste livro esteja em conformidade com as normas de segurança. Oriente os alunos a manter em todas as atividades atitudes de respeito e companheirismo para que não haja nenhuma espécie de discriminação.
10
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cronograma anual – 1º ano |
|||
---|---|---|---|
Semana |
Atividades |
Conteúdos |
Páginas |
1 |
Danças tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
As brincadeiras cantadas, aferição dos conhecimentos sobre o tema |
13 e 14 |
2 |
Experimentação e Fruição |
Corre cutia e variação |
14 e 15 |
3 |
Experimentação e Fruição |
Fui morar numa casinha e recriação |
16 e 17 |
4 |
Experimentação e Fruição |
Fui no Itororó, Laranja baiana |
17 e 18 |
5 |
Construção de valores |
Todos podem dançar? |
19 |
6 |
Danças tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Ritmo: conceito e importância |
20 e 21 |
7 |
Experimentação e Fruição |
Borboletinha, Experimentar vários ritmos |
21 a 23 |
8 |
Experimentação e Fruição |
Para dançar |
23 e 24 |
9 |
Experimentação e Fruição |
Apresentação para os colegas |
24 |
10 |
Experimentação e Fruição |
O jipe da Frida |
24 a 26 |
11 |
Construção de valores |
Deficiência visual, física e intelectual |
26 a 28 |
12 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens dos temas 1 e 2 de Danças |
28 |
13 |
Ginásticas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
A ginástica geral e os elementos básicos deslocamentos e equilíbrios |
29 a 31 |
14 |
Experimentação e Fruição |
Coelho na toca, Pega-pega (com comandos) |
31 e 32 |
15 |
Experimentação e Fruição |
Pega-pega avião, Pega-pega vela, Imitação de animais |
32 e 33 |
16 |
Construção de valores |
Brincadeira do espelho, Brincadeira do espelho sentado |
34 e 35 |
17 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Ginásticas |
35 |
18 |
Ginásticas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
A ginástica geral e o elemento básico da acrobacia |
36 e 37 |
19 |
Experimentação e Fruição |
Rolamentos |
38 a 40 |
20 |
Experimentação e Fruição |
Roda |
40 a 42 |
21 |
Experimentação e Fruição |
Construção de obstáculos |
42 |
22 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Ginásticas |
42 |
23 |
Esportes tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
O esporte e sua diversidade |
43 a 47 |
24 |
Experimentação e Fruição |
Recorte e colagem de figuras |
47 |
25 |
Experimentação e Fruição |
Jogo de futebol reduzido |
47 e 48 |
26 |
Construção de valores |
Esporte e atletas com deficiência física |
48 e 49 |
27 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Esportes |
49 |
28 |
Esportes tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Esportes de precisão |
50 a 52 |
29 |
Experimentação e Fruição |
Derruba garrafas |
53 |
30 |
Experimentação e Fruição |
Derruba garrafas com organização dos alunos |
53 |
31 |
Construção de valores |
Derruba garrafas sentado |
54 |
32 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Esportes |
54 e 55 |
33 |
Brincadeiras e Jogos: Para começar, Análise e Compreensão |
As brincadeiras e os jogos da cultura popular |
56 e 57 |
34 |
Experimentação e Fruição |
Pesquisa com familiares |
58 |
35 |
Experimentação e Fruição |
Jogos de perseguir |
58 a 60 |
36 |
Experimentação e Fruição |
Jogos de perseguir (cont.), Batata quente |
60 e 61 |
37 |
Experimentação e Fruição |
Telefone sem fio, Corda |
61 a 63 |
38 |
Experimentação e Fruição |
Amarelinha |
63 a 65 |
39 |
Construção de valores |
Batata quente com olhos vendados, Pega-pega corrente |
65 e 66 |
40 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema de Brincadeiras e Jogos |
66 e 67 |
11
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cronograma anual – 2º ano |
|||
---|---|---|---|
Semana |
Atividades |
Conteúdos |
Páginas |
1 |
Danças tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Danças em diferentes formações |
68 a 70 |
2 |
Experimentação e Fruição |
Agrupar para dançar, Dançar em roda: “Hoje é domingo” |
70 a 72 |
3 |
Experimentação e Fruição |
Brincar com a canoa, Construção de coreografias |
72 a 74 |
4 |
Construção de valores |
Todos podem dançar as cantigas de roda? |
74 |
5 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Danças |
75 |
6 |
Danças tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Danças circulares |
76 e 77 |
7 |
Experimentação e Fruição |
Da abóbora faz melão |
77 e 78 |
8 |
Experimentação e Fruição |
Bola de meia, bola de gude |
78 a 80 |
9 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Danças |
80 e 81 |
10 |
Ginásticas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Ginástica geral e os elementos básicos dos saltos |
82 a 84 |
11 |
Experimentação e Fruição |
Saltar como os animais, Saltos grupado, carpado e estendido, Saltar juntos |
84 e 85 |
12 |
Construção de valores |
Saltar juntos e separados |
85 e 86 |
13 |
Para começar, Análise e Compreensão |
Ginástica geral e os elementos básicos dos giros |
86 e 87 |
14 |
Experimentação e Fruição |
Noite e dia, Giro no círculo, Giro em duplas |
87 a 89 |
15 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Ginásticas |
89 |
16 |
Ginásticas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Ginástica geral: parada de cabeça e parada de mãos |
90 e 91 |
17 |
Experimentação e Fruição |
Rolamentos e roda |
91 e 92 |
18 |
Experimentação e Fruição |
Pega-pega avestruz, O mundo de cabeça para baixo |
92 e 93 |
19 |
Experimentação e Fruição |
Apoio na parede |
93 e 94 |
20 |
Experimentação e Fruição |
Caminho acrobático |
94 |
21 |
Construção de valores |
Parada de cabeça com os olhos vendados |
95 |
22 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Ginásticas |
95 |
23 |
Esportes tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Esportes assistidos ou praticados pelos familiares |
96 e 97 |
24 |
Experimentação e Fruição |
Pesquisa com os familiares |
98 |
25 |
Experimentação e Fruição |
Vivenciar um esporte |
98 e 99 |
26 |
Experimentação e Fruição |
Vivenciar o esporte escolhido |
99 |
27 |
Construção de valores |
Modalidades esportivas para pessoas com diferentes tipos de deficiências |
100 |
28 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Esportes |
100 |
29 |
Esportes tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Esportes de marca |
101 a 103 |
30 |
Experimentação e Fruição |
Análise de fotografias, Jogos de correr |
103 a 106 |
31 |
Experimentação e Fruição |
Jogos de saltar |
106 e 107 |
32 |
Experimentação e Fruição |
Jogos de arremessar (lançar) |
107 |
33 |
Construção de valores |
Jogos de lançar para pessoas com deficiência |
108 a 110 |
34 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Esportes |
110 e 111 |
35 |
Brincadeiras e Jogos: Para começar, Análise e Compreensão |
As brincadeiras e os jogos do contexto regional |
112 e 113 |
36 |
Experimentação e Fruição |
Pesquisa sobre jogos no contexto regional |
113 e 114 |
37 |
Experimentação e Fruição |
O mestre mandou, Dança das cadeiras |
114 e 115 |
38 |
Experimentação e Fruição |
Dança das cadeiras cooperativa, Elástico |
115 a 117 |
39 |
Experimentação e Fruição |
Cinco Marias |
117 e 118 |
40 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema de Brincadeiras e jogos |
118 |
12
Tabela: equivalente textual a seguir.
Unidades temáticas |
Habilidades |
Objetos de conhecimento |
Brincadeiras e jogos |
(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas. (EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem. (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas. (EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade. |
Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional |
Esportes |
(EF12EF05) Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes. (EF12EF06) Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes. |
Esportes de marca e de precisão |
Ginásticas |
(EF12EF07) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. (EF12EF08) Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral. (EF12EF09) Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal. (EF12EF10) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais. |
Ginástica geral |
Danças |
(EF12EF11) Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal. (EF12EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas. |
Danças do contexto comunitário e regional |