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1º ANO Esportes
TEMA 1. No mundo dos esportes
Tabela: equivalente textual a seguir.
Prepare-se para as aulas |
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Objetivos |
Diferenciar o esporte de outras práticas corporais. Conhecer a diversidade das modalidades esportivas. Perceber que há uma grande variedade de modalidades esportivas, praticadas em diferentes espaços físicos por meio da utilização de materiais diversos. Entender que pode haver representação individual ou coletiva de clubes (equipes) e países. Experimentar e vivenciar o futebol em campo reduzido. Visualizar, por meio de imagens, modalidades esportivas paralímpicas. |
Habilidades da BNCC |
EF12EF05 e EF12EF06 |
Número de aulas |
10 |
Materiais |
Revistas, jornais, tesoura com pontas arredondadas, cola branca escolar atóxica, cartolina, bolas, cones e giz (ou corda). |
Sequência de atividades |
Peça aos alunos que, por meio de imagens, identifiquem características de distintas modalidades esportivas. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”. |
Sensibilização |
Concluídas as atividades anteriores (em sua totalidade ou as selecionadas), realize as propostas da seção “Construção de valores”. |
Avaliação |
Observe o compartilhamento de informações a respeito do tema abordado por meio do registro em desenho e oralidade. |
Para começar
Para que os alunos entendam a diversidade no esporte, aproveite esse contato inicial para questioná-los sobre as modalidades esportivas que conhecem, os diferentes locais em que elas podem ser praticadas, como quadras, campos, piscinas; os tipos de materiais utilizados, como bolas, discos, tacos, patins, raquetes; e se a prática da modalidade é individual ou coletiva, entre outras particularidades.
Leve para a aula fotografias relacionadas com várias modalidades esportivas (veja sugestões a seguir). Peça aos alunos que as observem e, em seguida, proponha alguns questionamentos: “Quais dos esportes mostrados nas fotografias vocês conhecem?”, “Eles são praticados em que locais (espaços físicos)?”, “Que materiais são utilizados pelos atletas?”, “Quais esportes têm apenas uma pessoa na equipe e quais têm mais pessoas?”, “Os jogadores utilizam alguma proteção para não se machucar?”.
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Ao finalizar essa introdução, comente com os alunos sobre os esportes mostrados nas fotografias que eles desconhecem: informe-os sobre os locais em que são praticados, os materiais usados, se são esportes individuais ou coletivos e se exigem equipamentos de proteção.
LEGENDA: Beisebol. Jogo no estádio PayPay Dome em Fukuoka, Japão, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Polo aquático. Brasil e Cuba em partida dos Jogos Pan-americanos de Lima, Peru, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Boxe. Francesas disputam título dos pesos-leves em Nantes, França, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Voleibol de quadra. Brasil e Estados Unidos, nos Jogos Pan-americanos de Lima, Peru, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Natação. A brasileira Natalia Almeida competindo nos 400 metros na Copa de Natação de Flandres, Bélgica, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Futsal. Amistoso entre Portugal e Brasil, Lisboa, 2019. FIM DA LEGENDA.
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LEGENDA: Rúgbi. Partida entre Itália e França, disputada a portas fechadas por conta da pandemia de Covid-19, Roma, 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Badminton. Japonesas e alemãs durante partida de duplas no Danisa Denmark Open Badminton, Odense, Dinamarca, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Nado artístico. Equipe do Cazaquistão durante o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, Gwangju, Coreia do Sul, 2019. FIM DA LEGENDA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Modalidade |
Local |
Equipamento |
Individual ou coletivo |
Segurança |
Beisebol |
Campo |
Bola apropriada, taco, luvas e uniforme |
Coletivo |
Capacete |
Polo aquático |
Piscina |
Bola apropriada, gorro e sunga (ou maiô) |
Coletivo |
Gorro |
Boxe |
Ringue |
Luvas, uniforme e sapatilhas |
Individual |
Protetor bucal e de cabeça * |
Voleibol de quadra |
Quadra |
Bola apropriada, uniforme e tênis |
Coletivo |
Joelheiras e tornozeleiras |
Futsal |
Quadra |
Bola apropriada, uniforme e tênis |
Coletivo |
Joelheiras e cotoveleiras (goleiro), tornozeleiras e caneleiras (todos) |
Natação |
Piscina |
Touca e óculos de natação e sunga (ou maiô) |
Coletivo ou individual |
Não tem |
Badminton |
Quadra |
Bola apropriada (peteca), raquete, uniforme e tênis |
Dupla ou individual |
Não tem |
Rúgbi |
Campo |
Bola apropriada, uniforme e chuteira |
Coletivo |
Tornozeleiras, ombreiras e protetor bucal |
Nado artístico |
Piscina |
Touca de natação, maiô e clipe de nariz |
Coletivo |
Não tem |
Nota de rodapé: * Nos Jogos Olímpicos 2016, o uso do protetor de cabeça deixou de ser obrigatório no boxe masculino. Fim da nota.
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Análise e Compreensão
O esporte e sua diversidade
O esporte caracteriza-se por ser orientado pela comparação de determinado desempenho entre indivíduos ou grupos e é regido por um conjunto de regras institucionalizadas por organizações, como associações, federações e confederações desportivas, as quais são responsáveis pela definição das normas de disputa e promoção do desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição.
Por tratar-se de uma primeira aproximação conceitual dos alunos com o tema esporte, é importante demarcar de forma simplificada o que distingue o esporte das demais práticas corporais. Para tanto, uma abordagem que costuma ser bem-sucedida consiste em afirmar que, enquanto o esporte possui regras idênticas no mundo todo, outras atividades como as brincadeiras podem ser modificadas e praticadas de diferentes maneiras em cada localidade.
Essa prática corporal é tão valorizada pela sociedade a ponto de autores especializados em pedagogia do esporte a considerarem um fenômeno sociocultural.
Os alunos têm acesso ao esporte de diferentes maneiras: pela vivência da própria atividade esportiva; pela observação de outros indivíduos praticando determinadas modalidades em espaços públicos e/ou privados; por meio dos diversos canais de comunicação, como jornais impressos, televisão, internet; ou por influência de amigos. Entretanto, grande parte deles conhece um número reduzido de modalidades esportivas – geralmente as que estão em maior evidência na sociedade na qual o aluno está inserido. Essa maior evidência se deve a fatores históricos e culturais somados à maior divulgação que as modalidades mais populares recebem da mídia, principalmente a televisiva.
A prática regular de determinados esportes está relacionada com as condições climáticas de um país ou região, como é o caso de algumas modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos de Inverno (biatlo, bobsled, combinado nórdico, esqui alpino, esqui cross-country, esqui estilo livre, luge, salto de esqui, skeleton, snowboard). Mesmo não havendo essa dependência do clima, muitas modalidades não são praticadas nas escolas por serem pouco conhecidas dos alunos e até mesmo dos professores.
Cabe ressaltar aqui que, embora você não seja obrigado a dominar todas as modalidades nem a incentivar a prática de um número exagerado nas aulas de Educação Física, é importante que os alunos conheçam essa diversidade. Algumas modalidades têm potencial para serem vivenciadas na escola e outras não, mas podem ser apresentadas a eles por meio de fotografias, vídeos e textos explicativos sobre regras, por exemplo.
Possibilitar que os alunos conheçam e, na medida do possível, vivenciem um amplo espectro de modalidades esportivas permite que eles reconheçam a pluralidade de práticas corporais que se enquadram no universo das práticas esportivas, fomentando sua apreciação crítica desse fenômeno. Ao mesmo tempo, essa prática pedagógica favorece a inclusão dos alunos, na medida em que a identificação e a experimentação de diferentes lógicas ou dinâmicas de esportes, como o futebol, o badminton, o boxe, o nado artístico e a natação, demandam diferentes habilidades e competências para serem praticados.
Obviamente, sobretudo em se tratando de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, essas práticas esportivas precisam ser adaptadas na forma de jogos simplificados que representem esses esportes.
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Nesse sentido, é importante esclarecer para os alunos que essa prática é uma adaptação/representação daquele determinado esporte para torná-lo acessível a crianças e não o esporte em si.
Embora muitos alunos manifestem interesse por esportes coletivos com bola, como futebol, voleibol, basquetebol e handebol, é significativo o número dos que não têm experiências de sucesso e afinidade com esses esportes. Por isso, conhecer modalidades esportivas com outras lógicas, como atletismo, badminton ou golfe, pode proporcionar a eles experiências mais positivas e exitosas, além de oferecer maior possibilidade de inclusão.
Experimentação e Fruição
1. Recorte e colagem de figuras
Objetivo: Diferenciar as práticas corporais que são consideradas esporte das que não são.
Materiais: revistas, jornais, tesoura com pontas arredondadas, cola branca escolar atóxica e cartolina
Procedimentos
Organize os alunos em grupos e entregue-lhes revistas e jornais. Peça a eles que localizem e recortem fotografias de modalidades esportivas. Em seguida, entregue uma cartolina a cada grupo para que colem nelas as fotografias selecionadas. Antes dessa colagem, é importante que você verifique se as escolhas de cada grupo representam modalidades esportivas, pois os alunos dessa faixa etária podem ter dificuldade na identificação.
Discussão
Retome as questões abordadas em “Para começar”, reforçando estes aspectos: materiais utilizados em determinada prática esportiva, local em que o esporte é praticado, conhecimento prévio da modalidade.
Converse com os alunos sobre as fotografias escolhidas. Durante a conversa, retome algumas questões feitas no início da aula e acrescente outras, como: “Qual é o nome dessa modalidade?”, “O que o time (ou a pessoa que representa um time) precisa fazer para vencer?”, “Vocês já assistiram a esse esporte na televisão? E em outro local?”.
É importante explicar que as fotografias que não foram coladas não se referiam a modalidades esportivas, podendo algumas delas representar outra forma de atividade física.
2. Jogo de futebol reduzido
Objetivo: Experimentar o futebol em espaço reduzido.
Materiais: bolas, cones e giz ou corda
Procedimentos
Forme grupos pequenos (de três a quatro alunos). Cada grupo representa uma equipe. Use giz ou corda para dividir o espaço físico em minicampos (ou miniquadras). Os cones podem ser utilizados como as traves do gol.
Durante a realização da atividade, promova um rodízio nos minicampos, de modo que cada grupo jogue com o maior número possível de equipes adversárias.
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Embora a proposta seja a vivência do futebol reduzido, se você considerar que será mais produtivo vivenciar outra modalidade esportiva preferida pelos alunos, faça as adaptações necessárias.
Discussão
Faça algumas perguntas aos alunos: “O que devo fazer para vencer, por exemplo, um jogo de futebol?”, “O que devo fazer para não perder a partida?”, “Quais movimentos são executados sem contato com a bola?”, “Quais são realizados com a bola?”.
Explique que tanto os objetivos que precisam ser alcançados na tentativa de vencer uma partida quanto os movimentos realizados durante a atividade fazem parte da modalidade esportiva futebol. Essa é uma excelente oportunidade para realizar o esclarecimento sobre a adaptação da prática esportiva para torná-la acessível a crianças.
Construção de valores
Questione os alunos se eles conhecem esportes para pessoas com algum tipo de deficiência. Explore as respostas dadas para abordar o tema “inclusão”.
Leve para a aula fotografias, semelhantes às mostradas a seguir, para debater com eles o direito de todas as pessoas terem acesso à prática esportiva.
LEGENDA: Voleibol sentado para atletas com deficiência física. Warrior Games (Jogos do Guerreiro), Flórida, Estados Unidos, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Goalball para atletas com deficiência visual. Alemanha e Espanha no Campeonato Europeu de Goalball. Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Alemanha, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Basquetebol praticado por cadeirantes. Seleção nacional do Japão durante cerimônia de abertura da Ariake Arena, Tóquio, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Futebol de cinco para atletas com deficiência visual. Nizhny Novgorod, Rússia, 2018. FIM DA LEGENDA.
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LEGENDA: Natação para atletas com deficiência física. Atleta australiano durante o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, Londres, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Esgrima em cadeira de rodas. Campeonato russo, Moscou, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Atletismo para atletas com deficiência física. Prova dos 100 metros durante a Diamond League, Bruxelas, Bélgica, 2019. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Para saber mais
- SOUSA, M. de. Manual de esportes do Cascão – Coleção de manuais da Turma da Mônica. São Paulo: Globo, 2003.
Esse livro, indicado para você e os alunos, traz informações sobre futebol, basquete, vôlei, automobilismo, esportes aquáticos, entre outras modalidades.
Fim do complemento.
Avaliação e Registro
Peça aos alunos que desenhem e pintem seu esporte preferido e, depois, contem à turma o que sabem sobre esse esporte, bem como sua experiência com ele. O propósito desta atividade, mediada por você, é levá-los a refletir sobre determinado esporte, possibilitando uma troca maior de informações e experiências.
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TEMA 2. Esportes de precisão
Tabela: equivalente textual a seguir.
Prepare-se para as aulas |
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Objetivos |
Identificar modalidades esportivas nas quais o principal objetivo é ter boa precisão no movimento para acertar um alvo ou determinados objetos (arco e flecha, tiro ao alvo, boliche, entre outras). Denominar esportes cujo objetivo é fazer com que um objeto do jogo se aproxime o máximo possível de outro objeto ou alvo (bocha, curling) ou realizar o menor número possível de tacadas para fazer uma bola pequena e maciça entrar em uma sequência de buracos (golfe). Experimentar e vivenciar movimentos de lançamento com os membros superiores. Vivenciar jogo com mobilidade reduzida para compreender o direito à inclusão. |
Habilidades da BNCC |
EF12EF05 e EF12EF06 Nesta unidade temática, serão abordados apenas os esportes de precisão. Os esportes de marca serão trabalhados no 2º ano. |
Número de aulas |
10 |
Materiais |
Bolas de borracha atóxica, garrafas PET, cadeiras, colchonetes e fitas. |
Sequência de atividades |
Construa com os alunos os conceitos de pontaria ou mira. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”. |
Sensibilização |
Concluídas as atividades anteriores (em sua totalidade ou as selecionadas), realize as propostas da seção “Construção de valores”. |
Avaliação |
Verifique a aprendizagem por meio da pintura de figuras. |
Para começar
Primeiro, explique aos alunos que, em determinados esportes, o mais importante não é ter habilidade com a bola, força, velocidade ou formar um time entrosado, mas a precisão, que também pode ser chamada de pontaria ou mira. Há esportes, como o basquetebol, o voleibol ou o futebol, em que a pontaria também é necessária, porém não se caracteriza como o foco dessas modalidades. Em esportes como o futebol, a precisão ou pontaria é apenas uma entre muitas exigências para se obter sucesso, enquanto nos esportes de precisão essa passa a ser a principal.
Leve para a aula fotografias semelhantes às sugeridas a seguir para construir com os alunos conceitos referentes ao significado de pontaria ou mira.
LEGENDA: Arco e flecha. Atleta colombiana em prova dos Jogos Pan-americanos de Lima, Peru, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tiro ao alvo. Atleta americana durante os Jogos Pan-americanos de Lima, Peru, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Boliche. Bola atingindo os pinos. FIM DA LEGENDA.
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LEGENDA: Cróquete. Brighton, Reino Unido, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Curling. Suécia e Suíça na final do Campeonato Mundial de Curling, Silkeborg, Dinamarca, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Golfe. Atleta italiano durante o Saudi International, King Abdullah Economic City, Arábia Saudita, 2021. FIM DA LEGENDA.
Aproveite esse momento de observação das fotografias para fazer perguntas aos alunos, motivando a participação deles no debate.
Proponha estas situações:
- “Quando uma pessoa lhe dá o conselho: ‘Se mirar naquela direção, você não vai errar!’, o que ela quer dizer?” (Espera-se que os alunos mencionem a importância da concentração e da precisão para obter um bom resultado na tarefa proposta.);
- “Se o conselho for: ‘Você precisa melhorar a pontaria, senão não vai acertar nunca!’, o que isso significa?” (Espera-se que apontem a necessidade de melhor concentração e precisão para o desenvolvimento da atividade.).
Incentive os alunos a levantar hipóteses: “O que vocês entendem por mira ou pontaria?”; “Quem pratica futebol, basquete ou vôlei precisa ter boa mira ou pontaria? Por quê?”; “Quais modalidades esportivas vocês acham que exigem de seus praticantes o aperfeiçoamento da pontaria? Vamos tentar nos lembrar de alguns desses esportes?”.
Pode ser que algum aluno se lembre de uma atividade que não seja modalidade esportiva, como arremessos de uma argola em caixas de fósforos ou de bolas na boca de um boneco que representa um palhaço. De fato, é preciso ter boa pontaria para acertar a boca do boneco, mas aproveite essas respostas para introduzir elementos do conceito de esporte. Faça essa introdução de forma bem simplificada, ou seja, comente que nem todas as práticas corporais podem ser consideradas esporte, pois, para que isso ocorra, é necessário normatizar as suas regras e a modalidade pertencer a uma instituição, como federação ou confederação desportiva.
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Análise e Compreensão
O jogo de boliche
O jogo de boliche de brinquedo (figura 1) ou mesmo a utilização de garrafas PET e bolas de borracha é uma forma interessante de trabalhar de maneira adaptada o boliche no ambiente escolar como esporte de precisão. Mas é importante compreender que esse esporte (figuras 2 e 3) possui regras e normatizações como qualquer outra modalidade esportiva. Os pinos do boliche são colocados de pé em uma disposição triangular (figura 4) e devem ser derrubados pela bola lançada pelo jogador.
Essas bolas possuem cavidades (figura 5) para que o jogador encaixe seus dedos nelas e execute o lançamento. É um esporte que exige bastante precisão, pois o objetivo é derrubar o maior número de pinos com o menor número de lançamentos.
As bolas pesam entre 2,72 kg e 7,25 kg (de crianças a adultos). Cada um dos dez pinos que o jogador tenta derrubar em cada lançamento mede aproximadamente 50 cm de altura e pesa cerca de 1,5 kg. A distância entre o jogador e os pinos é de 18,20 m.
Não há consenso sobre a origem desse esporte. Uma das versões correntes relata que um arqueólogo inglês encontrou, na década de 1930, uma tumba de 3200 a.C. de uma criança egípcia com pinos e bolas que poderiam ser de um jogo, talvez até um tipo de boliche da Antiguidade. Outra versão menciona um jogo na Polinésia chamado de ula maika como a origem do boliche. Segundo historiadores, trata-se de um dos mais antigos esportes do mundo de bolas arremessadas.
LEGENDA: Figura 1. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Figura 2. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Figura 3. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Figura 4. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Figura 5. FIM DA LEGENDA.
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Experimentação e Fruição
1. Derruba garrafas
Objetivo: Executar o movimento de lançamento da bola visando acertar os alvos determinados.
Materiais: bolas de borracha atóxica e garrafas PET
Procedimentos
Proporcione aos alunos diversas atividades de acertar o alvo (garrafas PET) com bolas de borracha. Introduza variações nessa brincadeira: mudanças na distância dos jogadores em relação ao alvo; mudanças na disposição das garrafas (que podem ser colocadas mais próximas ou mais afastadas umas das outras); mudanças na forma de lançamento, que pode ser feito com as mãos e os pés de diferentes maneiras.
Discussão
Depois dessa vivência, procure problematizar com os alunos as dificuldades e facilidades proporcionadas pelas variações de distância, disposição dos alvos e tipos de lançamento.
Vale a pena ressaltar também que é importante a torcida de todos os companheiros, valorizando a participação dos colegas e o respeito a cada um deles. Os “erros” não devem ser penalizados, pois nem todos possuem a mesma precisão (mira, pontaria) nos lançamentos. Explique que o erro faz parte da atividade, não devendo ser encarado como um fator desmotivador ou inibidor.
2. Derruba garrafas com organização dos alunos
Objetivos: Executar o movimento de lançamento da bola visando acertar os alvos determinados. Criar novas possibilidades de organização da atividade.
Materiais: bolas de borracha atóxica e garrafas PET
Procedimentos
Organize a turma em pequenos grupos e, em seguida, proponha aos alunos que decidam a disposição das garrafas. Durante o jogo, eles devem pensar em disposições que facilitem e que dificultem a derrubada delas. Incentive-os a estabelecer as próprias regras, como a distância entre o jogador e o alvo, a forma de lançamento e o número de tentativas.
Discussão
Mostre novamente aos alunos as fotografias levadas para a aula, relacionadas à abertura do tema 2, bem como retome as questões propostas na seção “Para começar” (páginas 50 e 51). Essa é uma estratégia que pode ser usada para reforçar o conceito de que o mais importante para obter vitórias no boliche e em outros esportes de precisão é ter boa mira, pontaria.
O processo de exploração e construção das regras também é um ótimo tema para reflexão, pois possibilita aos alunos a percepção de que todos devem seguir os mesmos parâmetros para que o jogo se desenvolva de forma justa e desafiadora.
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Construção de valores
Derruba garrafas sentado
Objetivos: Vivenciar o jogo com mobilidade reduzida. Sensibilizar para a questão da deficiência física e direito à inclusão.
Materiais: bolas de borracha atóxica, garrafas PET, cadeiras, fitas para imobilizar as pernas e colchonetes
Procedimentos
Questione os alunos: “Será que pessoas com deficiência física podem jogar boliche?”. Realize a atividade “derruba garrafas” com os alunos sentados em uma cadeira com as pernas presas por uma fita, por exemplo (o propósito é simular o movimento a ser executado por um cadeirante). Coloque colchonetes no entorno da cadeira para amenizar o impacto de possíveis quedas.
LEGENDA: 8ª edição dos Jogos Paralímpicos da Associação de Nações do Sudeste Asiático, Cingapura, 2015. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Para saber mais
- Confederação Brasileira de Boliche (CBBOL). Disponível em:
http://fdnc.io/fdn. Acesso em: 29
jan.
2021.
A página fornece informações importantes relacionadas com essa modalidade esportiva.
Fim do complemento.
Avaliação e Registro
Leve para a aula cópias das figuras sugeridas a seguir (algumas delas são de esportes de precisão; outras, não). Peça aos alunos que pintem somente as figuras que se referem aos esportes de precisão (golfe, arco e flecha, boliche, bocha para cadeirantes e sinuca). Depois verifique os registros feitos por eles.
Se considerar oportuno, estimule-os a levar essa avaliação para casa, mostrá-la aos seus familiares e lhes explicar a razão de algumas figuras não estarem pintadas.
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NOME:
TURMA:
DATA:
- Pinte as figuras que representam esportes de precisão.
LEGENDA: VOLEIBOL. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: GOLFE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ARCO E FLECHA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BOLICHE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SINUCA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FUTEBOL DE CAMPO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESGRIMA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BOXE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TÊNIS DE CAMPO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CICLISMO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BOCHA PARA CADEIRANTES. FIM DA LEGENDA.