96

2° ANO Esportes

TEMA 1. Esportes assistidos ou praticados pelos familiares

Tabela: equivalente textual a seguir.

Prepare-se para as aulas

Objetivos

Identificar quais esportes são mais praticados ou assistidos.

Experimentar modalidades esportivas de forma adaptada.

Consultar familiares sobre esportes para pessoas com deficiências.

Habilidades da BNCC

EF12EF05 e EF12EF06

Número de aulas

12

Materiais

Lápis, papel, canetas hidrocor, folha de cartolina, bolas e cones.

Sequência de atividades

Pergunte aos alunos que movimentos podem ser identificados na imagem apresentada e em que modalidades esportivas são executados. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”.

Sensibilização

Concluídas as atividades anteriores (em sua totalidade ou as selecionadas), realize as propostas da seção “Construção de valores”.

Avaliação

Verifique a aprendizagem por meio da realização de uma pesquisa com auxílio dos familiares.

Para começar

Antes de iniciar o trabalho com esse tema, em uma aula anterior, peça aos alunos que perguntem aos seus familiares a quais esportes eles gostam de assistir e quais gostam de praticar. Dependendo da fase de alfabetização dos alunos, a informação deve ser registrada por escrito pelos familiares.

Tire cópias da imagem da página seguinte e use-a para perguntar aos alunos quais movimentos podem ser identificados e, em seguida, em quais modalidades esportivas eles são executados. Nesse momento, o propósito é levar os alunos a refletir sobre possíveis movimentos que podemos executar e a relacioná-los com determinadas modalidades esportivas.

Após essa primeira análise da imagem, pergunte aos alunos se conhecem outros tipos de movimento presentes nos esportes e peça que os descrevam. Por fim, pergunte a eles qual é o objeto esportivo presente na imagem (no caso, a bola) e ajude-os a refletir se os esportes precisam sempre ser praticados com uma bola. Conduza a reflexão no sentido de perceberem que há esportes praticados com outros materiais, como peteca, arco e flecha, fita ou arco (ginástica rítmica), dardo, bicicleta, prancha, skate etc., e esportes que não exigem materiais, como natação, corridas, judô, salto em distância, caratê etc.

97

Aproveite também para questionar os alunos quais os espaços físicos utilizados para a prática das modalidades esportivas, fazendo-os entender que, dependendo do esporte, este poderá ser realizado na grama, na quadra, no meio líquido, no tatame, entre outras possibilidades.

Imagem: Ilustração. Uma quadra de futebol com crianças uniformizadas fazendo diversas sequências, como: 1. Um menino uniformizado levando a bola com os pés ao redor de um pneu. 2. Outra criança uniformizada, chutando a bola na direção de um pneu em pé. 3. Uma criança com a bola no pé chutando para cima. 4. Uma criança levando uma bola em zig-zag em volta dos pneus. 5. uma criança jogando a bola na direção do gol com as mãos. 6.Uma criança, quicando a bola com a mão e chutando em linha reta.  Fim da imagem.

Análise e Compreensão

Mas só futebol?

Se fizermos uma pesquisa com adultos a respeito de quais esportes gostam de praticar e/ou assistir, provavelmente o futebol apareça em destaque. É verdade que essa preferência pode ser explicada pelo interesse da sociedade brasileira, uma vez que essa modalidade está enraizada em nossa cultura. As mídias, principalmente os canais de televisão abertos, alimentam esse interesse, pois grande parte de sua programação esportiva está focada na transmissão de jogos de futebol e na exibição de programas sobre esse esporte. Os canais de televisão pagos oferecem na sua programação uma maior diversidade de modalidades esportivas. Entretanto, pelo fato de apresentar custos para o telespectador, apenas uma parcela da população apresenta condições de acesso a esses canais por assinatura.

Será que se a população tivesse contato mais frequente com outras modalidades esportivas, se houvesse mais divulgação e locais apropriados para a sua prática, não poderia ocorrer um maior interesse por elas? Um exemplo dessa possibilidade é o que aconteceu com o voleibol de quadra. Até os anos 1980, a modalidade não despertava muito o interesse da população. No entanto, desde então a divulgação desse esporte realizada por algumas redes de televisão e os investimentos feitos por empresas privadas, somados aos resultados expressivos alcançados pelas seleções feminina e masculina em competições internacionais, proporcionaram uma disseminação dessa modalidade esportiva, tanto para crianças na iniciação ao esporte quanto para jovens almejando o profissionalismo. Houve também um aumento considerável em número de espectadores (público em ginásios) e telespectadores (público de televisão), bem como maior procura pela prática dessa modalidade em locais próprios para atividades de lazer.

Esse exemplo nos permite fazer o seguinte questionamento: grande parte da população brasileira se interessa apenas pelo futebol ou essa preferência decorre da falta de oportunidade de conhecer outros esportes? Em 2014, um canal aberto de televisão transmitiu os Jogos Olímpicos de Inverno daquele ano, sendo notórias a curiosidade e a vontade dos alunos de aprender sobre algumas das modalidades disputadas, como o curling. Essa reação nos dá pistas de que o contato maior com várias modalidades esportivas aumenta a possibilidade de despertar o interesse de crianças, jovens e adultos em praticar uma (ou algumas) delas.

98

Experimentação e Fruição

1. Pesquisa com os familiares

Objetivo: Pesquisar com familiares os esportes praticados e/ou assistidos por eles.

Materiais: lápis, papel e canetas hidrocor

Procedimentos

Peça aos alunos que perguntem aos seus familiares ou responsáveis sobre os esportes que eles gostam de assistir ou praticar. Oriente-os a apresentar as respostas por escrito ou desenhadas. Monte uma tabela na lousa com as respostas de modo que todos possam visualizá-las. Para as modalidades esportivas repetidas, faça uma marcação (um traço, por exemplo) para quantificar os resultados.

Ao final do levantamento das respostas, solicite aos alunos que o ajudem a somar o número de vezes que cada modalidade foi citada.

Veja, a seguir, uma sugestão de como pode ser organizada essa tabela.

Tabela: equivalente textual a seguir.

QUE ESPORTES VOCÊ GOSTA DE ASSISTIR OU DE PRATICAR?

Modalidade esportiva

Praticada

Assistida na TV

Citações

Total

Futebol

Sim

Sim

IIIIIIII

Voleibol

Não

Sim

IIII

Sinuca

Sim

Não

I

Discussão

Utilize os resultados da pesquisa para debater com os alunos: “Na opinião de vocês, em nossa tabela há poucas ou muitas modalidades esportivas? Por quê?”, “Qual esporte foi o mais citado?”, “Por que alguns esportes muito praticados não aparecem nas respostas?” (esportes mais populares do mundo: futebol, críquete, basquete, hóquei de campo, tênis de quadra, voleibol, beisebol), “Quais dos esportes da tabela nós podemos praticar? Em que local?”, “Quais deles podemos apenas assistir? Por quê?”.

Ao término dessa discussão, peça aos alunos que apontaram em sua pesquisa as modalidades menos citadas na tabela que expliquem o que conhecem delas.

2. Vivenciar um esporte

Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Experimentar uma modalidade esportiva de forma adaptada (handebol).

Materiais: bolas, cones, folha de cartolina e canetas hidrocor

Procedimentos

Copie a tabela da pesquisa feita com familiares em uma cartolina e apresente-a a outra turma de 2º ano da mesma unidade escolar. Compare com os alunos os resultados obtidos nas duas turmas.

99

Em seguida, selecione um esporte que conste somente na tabela da primeira turma e propicie uma vivência adaptada dele para a classe que não fez registro dessa modalidade (caso não apareça nenhuma modalidade diferente entre uma turma e outra, faça uma vivência adaptada da modalidade que recebeu o menor número de apontamentos).

É provável que o handebol apareça pouco nas respostas dos alunos (ou nem seja citado). Se essa situação ocorrer, forme grupos com quatro integrantes em cada um deles, divida o espaço físico em várias miniquadras e use os cones para demarcar as traves. Informe aos alunos as regras básicas desse jogo adaptado (sem dizer a eles o nome).

  1. Um dos objetivos de quem pratica o handebol é tentar fazer gols na equipe adversária. Para isso, a bola deve ser arremessada com as mãos na direção do gol. Outro objetivo é evitar que o oponente faça gols na sua equipe.
  1. Quando o aluno estiver com a bola nas mãos, ela não pode ser retirada dele.
  1. Quem estiver com a bola também não pode se deslocar com os membros inferiores (apenas executar um passo para facilitar o equilíbrio na execução do passe ou do arremesso).
  1. Cada equipe precisa ter um goleiro (os alunos devem realizar um revezamento dessa função).

    No final da atividade, explique aos alunos que a vivência desse jogo adaptado facilita a aprendizagem de um esporte chamado handebol.

    Discussão

    Aproveite a vivência do handebol adaptado para conhecer a experiência dos alunos com esse esporte. Procure fazer esse levantamento por meio de perguntas: “Vocês já conheciam esse esporte ou ouviram falar dele?”, (se a resposta for “sim”) “Onde ouviram (televisão, internet, clube etc.)?”, (se for não) “Qual é o motivo de não o conhecerem?”, “Alguém aqui já o havia praticado?”, (se sim) “Quando? Em que local?”, “Na sua opinião, por que os seus familiares não citaram esse esporte (ou por que poucos familiares o indicaram)?”, “Em sua opinião, eles assistiriam a jogos de handebol ou praticariam esse esporte se conhecessem mais as suas regras ou se tivessem um espaço adequado para jogar? Eles gostariam desse jogo? Por quê?”.

    3. Vivenciar o esporte escolhido

    Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

    Objetivo: Experimentar uma modalidade esportiva.

    Procedimentos

    Reúna os alunos e, por meio de votação, peça a eles que escolham um dos esportes citados na tabela da atividade 1 para a sua turma praticar. Organize-os em grupos para a vivência do esporte escolhido.

    Discussão

    No fechamento do tema, aproveite para reforçar com os alunos a discussão sobre os motivos que levam seus familiares a optarem por determinados esportes em detrimento de outros. Estimule-os a refletir a respeito de uma possível preferência pelo futebol, que pode ser explicada pela transmissão cultural da nossa sociedade, mas também pela atenção que a mídia, especialmente a televisiva, destina a esse esporte. Explique a eles que os seus familiares, bem como outras pessoas, incluindo os próprios alunos, poderiam se interessar por outras modalidades se tivessem a possibilidade de ter um maior contato com elas.

100

Construção de valores

Para incentivar nova consulta às famílias, peça aos alunos que perguntem aos seus familiares se eles conhecem modalidades esportivas destinadas às pessoas com deficiência. Eles devem fazer uma pesquisa semelhante à realizada na atividade 1.

Use as informações fornecidas pelos alunos para conversar com eles sobre inclusão, ressaltando a importância da prática de esportes pelas pessoas com deficiência.

Após os alunos apresentarem os resultados da pesquisa com os familiares, converse com eles sobre o fato de modalidades esportivas sofrerem adaptações para a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Inicialmente cabe fazer com os alunos um levantamento sobre os tipos de deficiência que eles conhecem. Em seguida, quais deficiências podem ser identificadas nos esportes pesquisados por eles. Para finalizar, converse com os alunos sobre a adequação de modalidades esportivas para determinados tipos de deficiência, podendo ser utilizados alguns exemplos:

Boxe complementar:

Para saber mais

  • Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em: http://fdnc.io/fds. Acesso em: 8 fev. 2021.

    Esse site apresenta as modalidades esportivas pertencentes aos Jogos Paralímpicos, bem como informações a respeito delas.

  • FUJITA, L. Qual é o esporte mais praticado no Brasil? Revista Mundo Estranho. Editora Abril, 19 ago. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fdt. Acesso em: 8 fev. 2021.

    Esse site apresenta uma relação dos dez esportes mais praticados no Brasil, comparando-os com a quantidade de praticantes em âmbito mundial.

Fim do complemento.

Avaliação e Registro

Peça aos alunos que selecionem ao menos um esporte que ainda não conheciam e, em casa, com a ajuda dos familiares ou por meio de outra fonte (consulta na internet, por exemplo), procurem informações sobre ele para expor aos colegas.

101

TEMA 2. Esportes de marca

Tabela: equivalente textual a seguir.

Prepare-se para as aulas

Objetivos

Identificar os elementos comuns das modalidades esportivas de marca.

Experimentar movimentos de corrida, salto e arremesso (lançamento) do atletismo.

Compreender a importância da inclusão de pessoas com deficiência física ou visual em diferentes provas do atletismo.

Habilidades da BNCC

EF12EF05 e EF12EF06

Nesta unidade temática, serão abordados apenas os esportes de marca. Os esportes de precisão foram trabalhados no 1 º ano.

Número de aulas

12

Materiais

Cones, cordas curtas e compridas, bastões (ou cabos de vassoura cortados ou tubos de rolo de papel-toalha), bolas de borracha, arcos, cones, cabos de vassouras inteiros, giz e cadeira.

Sequência de atividades

Peça aos alunos que observem a figura da pista de atletismo e pergunte que tipos de movimento podemos nela realizar. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”.

Sensibilização

Concluídas as atividades anteriores (em sua totalidade ou as selecionadas), realize as propostas da seção “Construção de valores”.

Avaliação

Verifique se os alunos assimilaram os conteúdos trabalhados a partir da utilização de perguntas e análise de figuras.

Para começar

Reúna os alunos para conversar sobre algumas modalidades que fazem parte da categoria esportes de marca. Você pode citar como exemplos:

102

Imagem: Ilustração. Um campo de atletismo em formato oval, composto por uma pista vermelha com linhas brancas, sendo: Na parte superior direita da pista, indicação: Partida dos 1.500 metros rasos. Na parte inferior direita, uma linha horizontal indicando: Partida dos 200 metros rasos e 5.000 metros rasos. Outra linha na horizontal indicando: Partida dos 3.000 metros com obstáculos. Na parte superior esquerda, linha curva indicando: Partida dos 400 metros rasos, 400 metros com barreiras, 800 metros rasos, 10.000 metros rasos, revezamento 4×100 metros rasos e revezamento 4×400 metros rasos. Linha reta, indicando: Linha de chegada. Na parte inferior, duas linhas retas paralelas indicando: Partida dos 100 metros rasos e 100 metros com barreiras e Partida dos 110 metros com barreiras. No centro, campo verde com diversos formatos geométricos, sendo: Na parte superior direita, duas linhas paralelas cada uma com um retângulo amarelo, indicando: Salto em distância e Salto triplo. Ao lado, um círculo indicando: Lançamento do martelo e do disco. Ao lado, um retângulo indicando: Lançamento do dardo. À esquerda, um retângulo com um quadrado azul com uma vara, indicando: Salto com vara. Na parte inferior à esquerda, um círculo indicando: Arremesso do peso. Ao lado, um quadrado azul, indicando: Vala (3.000 metros com obstáculos). À esquerda, um quadrado azul-escuro com uma vara no meio, indicando: Salto em altura. Fim da imagem.

CÓPIA AUTORIZADA.

103

Análise e Compreensão

Um pouco da trajetória histórica do atletismo

Ao abordar o atletismo, temos inicialmente que considerar a sua dimensão histórica, pois se trata de uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo. Há relatos envolvendo competições de corridas, saltos, arremessos e lançamentos desde os Jogos da Antiguidade, realizados na Grécia.

Algumas provas estão relacionadas a grandes batalhas que ocorreram na Grécia Antiga, como a maratona. Em 490 a.C., o soldado de nome Pheidippides foi incumbido de percorrer a pé o trajeto da cidade de Maratona até Atenas, capital da Grécia. A missão dele era informar a vitória dos gregos em batalha com os persas. Conforme os relatos, após cumprir sua missão, o soldado faleceu abruptamente. Esse episódio inspirou a criação da prova da maratona, presente nos Jogos Olímpicos da Era Moderna já desde sua primeira edição, em 1896, na qual essa modalidade esportiva foi realizada com seu percurso total equivalente a 40.000 metros (MATTHIESEN, 2007) 1 .

No transcorrer dos anos, o atletismo sofreu diversas alterações nas características de suas provas, seja em relação aos movimentos executados e nas técnicas empregadas, seja nas mudanças do regulamento.

Pode-se também destacar que, na história dos Jogos Olímpicos, houve edições em que o atletismo ocorria de forma combinada com a ginástica, como em Paris, no ano de 1900, apresentando as seguintes provas: argolas, barras paralelas, barra fixa, salto em extensão, salto em altura e salto com vara (PUBLIO, 2002) 2 .

Em edições posteriores, tanto a ginástica quanto o atletismo se consolidaram como modalidades esportivas independentes.

Experimentação e Fruição

Análise de fotografias

Objetivo: Compreender a organização da modalidade em grupos: corridas, saltos e arremessos (lançamentos).

Procedimentos

Leve para a aula cópias de três fotografias, cada uma delas referente a um tipo de movimento predominante no atletismo: corrida, salto e lançamento (arremesso). Use como referência as imagens da página seguinte.

Aproveite para destacar que, nas corridas, há vários atletas participando de uma prova ao mesmo tempo, cada um deles representando uma equipe, um clube ou um país, mas também podem disputar equipes de revezamento com quatro integrantes. Já nos saltos e arremessos (lançamentos), cada atleta realiza o seu movimento sozinho, sendo registrada a distância ou a altura atingida, para então haver uma comparação desses resultados entre todos os competidores de cada prova.

Nota de rodapé: 1. MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Fim da nota.

Nota de rodapé: 2. PUBLIO, N. S. Evolução histórica da ginástica olímpica. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2002. Fim da nota.

104

Imagem: Fotografia. Seis mulheres em uma pista de corrida olhando para trás com o braço esticado. Atrás, outras mulheres correndo segurando um bastão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Revezamento 4 × 400 metros rasos. Campeonato Mundial de Atletismo, Doha, Catar, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem negro, usando uniforme verde, com o tronco em formato em forma de arco sobre uma vara.  Fim da imagem.

LEGENDA: Salto em altura. O brasileiro Fernando Carvalho durante os Jogos Pan-americanos de Lima, Peru, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelos loiros e presos, usando uniforme verde e amarelo. Ela está de perfil segurando um dardo (objeto em forma de lança). Fim da imagem.

LEGENDA: Lançamento do dardo. A australiana Kelsey-Lee Barber durante o Campeonato Mundial de Atletismo, Doha, Catar, 2019. FIM DA LEGENDA.

105

Mostre as fotografias aos alunos identificando para eles as modalidades esportivas retratadas: revezamento 4 × 400 metros rasos (corrida), salto em altura (salto) e lançamento do dardo (lançamento).

Explique a eles que, no esporte denominado atletismo, homens e mulheres correm, saltam e arremessam (lançam). O objetivo de quem corre é chegar em primeiro lugar, ou seja, percorrer determinada distância mais depressa que os concorrentes. As corridas podem ser realizadas em retas (distância curta) e em retas e curvas (distâncias média e grande). Dependendo da prova, os atletas precisam também passar por obstáculos. Nos saltos, os objetivos são dois, dependendo da prova: saltar o mais longe possível para ganhar a competição ou saltar mais alto que os oponentes. Nas provas de arremessos, o objetivo é lançar um objeto o mais distante possível do local destinado ao lançamento (peso, dardo, disco e martelo).

2. Jogos de correr

Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Experimentar movimentos de corrida em retas e curvas, com e sem obstáculos.

Materiais: cones, cordas pequenas (curtas), bastões (cabos de vassoura cortados ou tubos de rolo de papel-toalha), bolas de borracha e arcos

Procedimentos

Explique aos alunos que, neste primeiro momento, serão realizadas atividades relacionadas a corridas.

  1. Organize a turma em três ou mais equipes e realize uma estafeta (jogo em que os integrantes da mesma equipe se revezam durante o percurso), na qual cada aluno terá de percorrer determinado trajeto, contornar um objeto (cone, arco, bola), retornar ao ponto de partida e bater na palma da mão do seu colega para que seja a vez dele de executar os mesmos procedimentos.
  1. Peça aos alunos que realizem novamente a atividade anterior. Porém, em vez de bater na palma da mão do colega, eles têm de lhe entregar um bastão, o qual deve ser transportado durante o percurso da atividade. Caso você não disponha de bastões na escola, substitua-os por pedaços de cabo de vassoura cortados, tubos de rolos de papel-toalha, entre outras opções.
  1. Em outro momento, defina uma linha reta para a corrida e coloque no trajeto pequenos obstáculos que devem ser transpostos pelos alunos. Você pode criar um obstáculo utilizando dois cones e uma corda pequena colocada no topo deles, ligando um ao outro.
  1. Para concluir as corridas, defina um trajeto com retas e curvas para os alunos percorrerem transpondo obstáculos tanto nas retas quanto nas curvas. Utilize os mesmos obstáculos da atividade anterior.

    Discussão

    Forme um círculo com os alunos para retomar alguns pontos abordados no início da aula e introduzir outras informações. Conduza a conversa com algumas perguntas e, sempre que possível, aproveite as respostas para fazer novos questionamentos: “Qual é o nome do esporte que nós praticamos na aula?”, “Quais são os três principais movimentos feitos por quem pratica uma das provas do atletismo?”, “Desses movimentos, qual deles nós realizamos na aula?”, “As corridas que fizemos foram iguais ou diferentes umas das outras? O que mudou?”.

106

No encerramento da discussão, leve os alunos a refletir sobre o que eles precisam fazer para serem bem-sucedidos nas provas de corrida do atletismo.

3. Jogos de saltar

Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Experimentar movimentos de saltos no plano vertical e horizontal.

Material: cordas compridas

Procedimentos

Explique aos alunos que o principal objetivo dessa atividade é realizar saltos. É importante deixar claro também que esses saltos podem ser precedidos de uma corrida, a qual apenas os auxilia a uma melhor execução do movimento de saltar, não sendo, contudo, o propósito principal da atividade.

  1. Inicie a aula com a brincadeira “Metrinho”, conhecida por boa parte dos alunos. Coloque no chão duas cordas paralelas a uma distância pequena entre elas. Em seguida, peça aos alunos que corram na direção da primeira corda, saltem-na e tentem colocar os pés no chão após a segunda corda. A distância entre as cordas pode ser aumentada gradativamente, mas com o cuidado de não haver desmotivação ou exclusão devido ao espaçamento entre elas. Essa atividade deve ser realizada preferencialmente em um gramado, o qual amortece o impacto dos membros inferiores com o solo. Outra possibilidade para reduzir esse impacto na queda é a diminuição do percurso da corrida.
  1. Em outro momento da atividade, disponha as cordas no formato da letra “V” e solicite aos alunos que realizem o salto dentro das possibilidades individuais, aumentando eles mesmos a distância do salto. O aumento ou a manutenção dessa distância deve ocorrer de acordo com a autoavaliação de cada aluno. Nessa faixa etária, é interessante enriquecer a atividade com aspectos lúdicos. Por exemplo: peça aos alunos que imaginem as cordas como as margens de um rio no qual há uma família de jacarés faminta e, por isso, eles terão de saltar sem ter contato com o solo entre as cordas. Se possível, desenhe no chão a figura de um jacaré (esse desenho também pode ser feito pelos alunos).
  1. Para a caracterização do salto no plano vertical, utilize a brincadeira de bater corda. Organize os alunos em pequenos grupos para que não haja uma espera exagerada durante a participação deles na atividade. Em um primeiro momento, mostre-lhes a movimentação da corda em forma de pêndulo e, em seguida, complete a rotação dela. Incentive-os a explorar essa brincadeira, bem como desenvolvê-la com cantigas conhecidas deles.
  1. Em outro momento, proponha o salto sobre uma corda disposta na posição diagonal, com uma de suas extremidades mais baixa que a outra, propiciando aos alunos a escolha da altura mais adequada ao seu desafio.

107

Discussão

Nessa faixa etária é fundamental resgatar o que já foi desenvolvido com os alunos, bem como as questões que lhes foram feitas. Use essa estratégia para reforçar os conceitos abordados com eles e incluir novas informações. As perguntas sugeridas a seguir podem ajudá-lo a promover o debate com os alunos: “Qual é o nome do esporte que praticamos?”, “Qual é o seu principal movimento?”, “Que outro movimento também precisamos realizar?”, “Quais são as diferenças nos tipos de salto que fizemos?”.

No fechamento da discussão, procure saber com os alunos o que eles precisam fazer para serem bem-sucedidos nas provas de saltos do atletismo.

4. Jogos de arremessar (lançar)

Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Experimentar movimentos de arremessos (lançamentos).

Materiais: cones, cordas compridas, bolas de borracha, arcos e giz

Procedimentos

Explique aos alunos que nesse momento as atividades são de arremessos e lançamentos. Informe a eles que, assim como na corrida e nos saltos, no atletismo também há diferentes movimentos que envolvem esse grupo de provas.

  1. Organize a turma em cinco ou seis fileiras. Depois, demarque o chão com uma corda ou faça uma linha com o giz. Peça ao primeiro aluno de cada coluna que execute o lançamento de uma bola de borracha pequena o mais longe possível. Ele deve fazer uma pequena corrida e arremessá-la para a frente, antes de alcançar a corda (ou a linha feita com giz). Oriente cada aluno a pegar a bola que lançou e a entregá-la ao próximo colega do seu grupo.
  1. Para a realização dessa outra atividade, coloque um arco no chão ou faça um círculo com o giz. Peça aos alunos que fiquem dentro desse espaço e lancem a bola para a frente sem que haja corrida (todos os movimentos para o arremesso devem ser realizados dentro do arco ou do círculo).
  1. O procedimento dessa atividade é parecido com o da anterior. A diferença é que os alunos precisam ficar de costas para a direção em que a bola deve ser arremessada. Solicite a eles a execução de meio giro com o corpo e o lançamento da bola (todos os movimentos para o arremesso têm de ser efetuados dentro do arco ou do círculo).

    Discussão

    É importante esclarecer aos alunos que, no atletismo, há diferentes tipos de arremesso (lançamento): os que são feitos com a ajuda de deslocamentos para a frente (corridas) e aqueles que requerem giros.

    Incentive a participação dos alunos nesse debate por meio de algumas perguntas estratégicas: “Qual foi o principal movimento realizado nessas três últimas atividades?”, “Explique os diferentes tipos de lançamento”, “Qual deles foi o mais fácil de ser realizado? E o mais difícil? Por quê?”.

    Para concluir a conversa, incentive os alunos a refletir sobre o que eles precisam fazer para serem bem-sucedidos nas provas de arremessos (lançamentos) do atletismo.

108

Construção de valores

Jogos de lançar para pessoas com deficiência

Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Mostrar aos alunos a importância da inclusão de pessoas com deficiência física ou visual em diferentes provas do atletismo.

Materiais: cabo de vassoura e cadeira

Leve para a aula cópias das fotografias sugeridas a seguir ou imprima imagens semelhantes pesquisadas na internet. Peça aos alunos que observem as várias provas do atletismo para pessoas que têm algum tipo de deficiência. Incentive-os a fazer comentários ou perguntas sobre elas.

Após a observação das imagens, proponha uma experiência de arremesso. Peça a um aluno que se sente em uma cadeira e faça os movimentos necessários para o lançamento de um “dardo” (cabo de vassoura ou outro material).

Organize a turma de forma que todos se posicionem atrás e distantes da cadeira de onde será realizado o arremesso para que ninguém corra o risco de ser atingido pelo “dardo” ou por um movimento brusco. Em seguida, explique que, além dos Jogos Olímpicos, há os Jogos Paralímpicos, os quais reproduzem algumas provas do atletismo e de outros esportes, com regulamentos e adaptações específicos para a participação de atletas com deficiência.

Antes de encerrar essa atividade, certifique-se de que todos os alunos tenham executado os movimentos necessários para o lançamento simulado do dardo sentados na cadeira, bem como tenham expressado suas opiniões sobre as fotografias que observaram.

Imagem: Fotografia. Homens com uniformes e próteses nas pernas em uma pista de corrida. Fim da imagem.

LEGENDA: Corrida para atletas amputados nos membros inferiores. Grande Prêmio Müller, Birmingham, Inglaterra, 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com uniforme e colete ao lado de uma mulher de uniforme e uma venda nos olhos. Eles estão correndo em uma pista de corrida.  Fim da imagem.

LEGENDA: Corrida para atletas com deficiência visual. Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 2019. FIM DA LEGENDA.

109

Imagem: Fotografia. Um homem com uniforme, sentado sobre um banco, segurando um dardo com a mão esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lançamento do dardo para atletas com deficiência nos membros inferiores. Aliaksandr Tryputs, de Belarus, compete no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelos loiros, presos em um rabo de cavalo, usando prótese na perna esquerda. Ela está saltando sobre um campo de areia. Fim da imagem.

LEGENDA: Salto em distância para atletas amputados nos membros inferiores. A holandesa Marlene van Gansewinkel durante o Campeonato Europeu de Atletismo Paralímpico, Berlim, Alemanha, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher robusta com cabelos trançados, sentada em um banco com cinto. Segurando com a mão esquerda um peso redondo e prateado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Arremesso do peso para atletas com deficiência nos membros inferiores. A britânica Vanessa Wallace no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem usando uniforme, sem a perna esquerda com o tronco em formato de arco sobre uma vara. Fim da imagem.

LEGENDA: Salto em altura para atletas amputados nos membros inferiores. Lukasz Mamczara, da Polônia, durante o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 2019. FIM DA LEGENDA.

110

Boxe complementar:

A origem de algumas provas de atletismo é cercada de curiosidades.

A pedra era utilizada para o arremesso do peso. De pedra, também se fazia o disco para as competições de lançamento do disco.

  • Nas provas de salto em distância, os atletas saltavam com pesos nas mãos porque se acreditava que o sobrepeso melhorava o seu desempenho.
  • O salto em altura era realizado com a técnica da tesoura, e o atleta caía em uma caixa de areia. A técnica evoluiu para os movimentos rolo ventral e costas (fosbury flop) e o colchão foi introduzido para maior segurança dos competidores (MATTHIESEN, 2007) ³ .

    Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos cacheados, presos em rabo de cavalo, usando regata branca, short vermelho e tênis. Ela está com a perna esquerda sobre uma vara e a perna direita com o joelho flexionado, com o tronco e as mãos inclinados para frente.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Salto em altura com a técnica da tesoura. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos pretos, usando camiseta branca e short azul. Ele está com o tronco em forma de arco por cima de uma vara com o peito voltado para cima. Abaixo, um colchão.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Salto em altura feito de costas. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Para saber mais

  • MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Fontoura, 2005.

    O material aborda provas de corridas, saltos e arremessos (lançamentos) do atletismo no ambiente escolar.

  • MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

    A obra apresenta orientações didático-pedagógicas e sugestões de pesquisas complementares para o ensino do atletismo.

Fim do complemento.

Avaliação e Registro

  1. Para reforçar a assimilação do conteúdo, faça algumas perguntas sobre as atividades realizadas pelos alunos: “Qual é o nome do esporte que praticamos?”, “Quais são os três principais tipos de movimento feitos nesse esporte?”, “Explique as diferenças entre as corridas no atletismo”, “Quais tipos de salto podemos executar?”, “Como são os lançamentos?”.
  1. Utilize na avaliação cópias de fotografias de outras modalidades esportivas (como as sugeridas na página seguinte) cujo objetivo é fazer um percurso no menor tempo possível, em diferentes ambientes e podendo utilizar objetos. Estabeleça a relação entre essas modalidades e as corridas do atletismo.
  1. Procure trabalhar a ideia de que, como os objetivos são os mesmos, tanto o atletismo quanto o remo, a natação, o ciclismo (pista), a canoagem (slalom) e o hipismo (saltos) pertencem à mesma “família de esportes”, caracterizados como esportes de marca.

Nota de rodapé: 3 Op. cit . Fim da nota.

111

  1. Aproveite para resgatar a categoria de esporte abordada no ano anterior (precisão), indicando diferenças entre os esportes de marca e os de precisão.
  1. Incentive os alunos a refletir sobre a importância de espaços amplos e arborizados para uma prática mais saudável de atividades esportivas, como o atletismo.
Imagem: Fotografia. Duas mulheres em um barco, segurando remos com as mãos. Fim da imagem.

LEGENDA: Remo. Sofia Meakin, da Suíça, durante o Campeonato Europeu de Remo, Poznan, Polônia, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários homens usando calção, saltando de costas na direção da piscina dividida por raias. Fim da imagem.

LEGENDA: Natação. Campeonato Mundial de Natação, Gwangju, Coreia do Sul, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homens usando uniforme e capacetes sobre bicicletas em uma pista.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ciclismo (pista). Campeonato Mundial de Ciclismo, Berlim, Alemanha, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem e uma mulher usando roupa branca e capacete em um bote segurando remos sobre a água. Fim da imagem.

LEGENDA: Canoagem (slalom). Os alemães Marie Gottowik e Jeffrey Piontek durante treinamento para o Campeonato Mundial de Canoagem, La Seu d’Urgell, Espanha, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com casaco preto, calça branca, capacete e botas. Ela está montada em um cavalo que salta um obstáculo branco e vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Hipismo (saltos). Emily Aitkin, dos Estados Unidos, no Festival Equestre de Inverno, Flórida, Estados Unidos, 2021. FIM DA LEGENDA.