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Sumário

INTRODUÇÃO, p. 7

3º ANO

DANÇAS, p. 16

TEMA 1. Danças indígenas, p. 16

Para começar, p. 16

Análise e Compreensão – As danças indígenas, p. 17

Experimentação e Fruição, p. 18

Dança do bate-pau; Dança Matipu

Avaliação e Registro, p. 22

TEMA 2. As danças populares do Brasil: a catira, p. 23

Para começar, p. 23

Análise e Compreensão – Catira: por dentro da batida da viola, p. 23

Experimentação e Fruição, p. 24

Mobilização inicial; Aprendizagem dos passos; Variação; Criação de coreografia

Construção de valores – Deficiência física; Deficiência auditiva; Deficiência visual, p. 27

Avaliação e Registro, p. 28

GINÁSTICAS, p. 29

TEMA 1. Ginástica geral: rodante e ponte, p. 29

Para começar, p. 29

Circuito das acrobacias, p. 29

Análise e Compreensão – O rodante e a ponte, p. 30

Experimentação e Fruição, p. 31

Passagem pela ponte; Rodante no bambolê

Avaliação e Registro, p. 33

TEMA 2. Ginástica geral e pequenos aparelhos, p. 34

Para começar, p. 34

Análise e Compreensão – Manipulação de aparelhos, p. 34

Experimentação e Fruição, p. 36

Estátua; A fita; Movimentos da fita; As maças; Coreografias com pequenos aparelhos

Construção de valores – Mesmos movimentos, sensações diferentes, p. 40

Avaliação e Registro, p. 40

ESPORTES, p. 41

TEMA 1. Diferença entre jogo e esporte, p. 41

Para começar, p. 41

Análise e Compreensão – Jogo e esporte como conteúdos da Educação Física escolar; Transformação do jogo em esporte, p. 42

Experimentação e Fruição, p. 44

Basquetebol: do jogo ao esporte; Surgimento de jogos e esportes

Construção de valores – Basquetebol para cadeirantes, p. 45

Avaliação e Registro, p. 46

TEMA 2. Esportes de invasão, p. 47

Para começar, p. 47

Análise e Compreensão – Elementos dos esportes de invasão, p. 48

Experimentação e Fruição, p. 48

Minijogos de futebol; Minijogos de handebol

Construção de valores – Jogos de futebol para meninas e meninos, p. 51

Avaliação e Registro, p. 52

BRINCADEIRAS E JOGOS, p. 53

TEMA 1 Brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira, p. 53

Para começar, p. 53

Análise e Compreensão – A queimada; O pique-bandeira, p. 54

Experimentação e Fruição, p. 55

Pula-sela; Queimada; Queimada abelha-rainha; Queimada meteoro; Queimada russa; Pique-bandeira; Pique-bandeira fut; Peteca; Escravos de Jó

Construção de valores – Queimada inclusiva, p. 60

Avaliação e Registro, p. 61

TEMA 2. Jogos cooperativos, p. 62

Para começar, p. 62

4

Análise e Compreensão – Os jogos cooperativos, p. 63

Experimentação e Fruição, p. 64

Agrupando; Travessia do rio; Paraquedas

Construção de valores – Passando o bambolê, p. 67

Avaliação e Registro, p. 67

LUTAS, p. 68

TEMA 1. O que são lutas?, p. 68

Para começar, p. 68

Análise e Compreensão – O conceito de luta; As saudações nas lutas, p. 70

Experimentação e Fruição, p. 71

Desenhando uma luta; Estátua de lutas; Variação da estátua de lutas; A saudação; Teatro de lutas; Luta com a bolha de sabão; Luta de dedos; Imite o mestre

Construção de valores – As mulheres nas lutas, p. 76

Avaliação e Registro, p. 76

TEMA 2. Huka-huka: luta indígena, p. 77

Para começar, p. 77

Análise e Compreensão – A luta huka-huka e o Kwarup, p. 77

Experimentação e Fruição, p. 79

Pega-pega cola; Rouba rabinho; Luta do toque atrás da perna; Luta huka-huka

Avaliação e Registro, p. 81

4º ANO

DANÇAS, p. 82

TEMA 1. As quadrilhas juninas, p. 82

Para começar, p. 82

Análise e Compreensão – A festa junina; A quadrilha, p. 83

Experimentação e Fruição, p. 84

Quadrilha; Recriar a quadrilha

Construção de valores – Quadrilha das cadeiras, p. 87

Avaliação e Registro, p. 88

TEMA 2. Festival de danças populares, p. 89

Para começar, p. 89

Análise e Compreensão – Festival de danças populares; Carimbó; Pau de fitas, p. 89

Experimentação e Fruição, p. 91

Carimbó; Pau de fitas; Festival

Construção de valores – Inclusão de alunos com deficiência nas coreografias, p. 94

Avaliação e Registro, p. 95

GINÁSTICAS, p. 96

TEMA 1. Ginástica geral e grandes aparelhos, p. 96

Para começar, p. 96

Análise e Compreensão – Os grandes aparelhos, p. 98

Experimentação e Fruição, p. 99

Cada macaco no seu galho (barra fixa e barras paralelas); Meu mestre mandou (trave de equilíbrio); Troca de lugares (solo); Pula-sela

Construção de valores – De cabeça para baixo no escuro, p. 102

Avaliação e Registro, p. 102

TEMA 2. Ginástica geral e figuras acrobáticas, p. 103

Para começar, p. 103

Análise e Compreensão – As pirâmides humanas ou figuras acrobáticas, p. 103

Experimentação e Fruição, p. 104

Equilíbrios individuais; Desafio dos apoios; Construção das figuras; Grupos

Construção de valores – Figuras acrobáticas diferentes, p. 107

Avaliação e Registro, p. 108

ESPORTES, p. 109

TEMA 1. Esporte não tem gênero!, p. 109

Para começar, p. 109

Análise e Compreensão – Esportes específicos do sexo feminino e do sexo masculino, p. 109

Experimentação e Fruição, p. 111

Movimentos da ginástica rítmica com a bola e o arco; Jogos de lutas

Construção de valores – Lutas e ginástica rítmica com os olhos vendados, p. 112

Avaliação e Registro, p. 113

TEMA 2. Esportes de campo e taco, p. 114

Para começar, p. 114

Análise e Compreensão – O beisebol e o softbol, p. 115

Experimentação e Fruição, p. 117

Jogo de taco (bets); Jogo de base quatro

5

Construção de valores – Criar jogos de campo e taco, p. 119

Avaliação e Registro, p. 120

BRINCADEIRAS E JOGOS, p. 121

TEMA 1. Brincadeiras e jogos populares da cultura popular do mundo, p. 121

Para começar, p. 121

Análise e Compreensão – As pinturas, as brincadeiras e os jogos populares do mundo, p. 122

Experimentação e Fruição, p. 122

As pinturas e os jogos; Cabra-cega

Construção de valores – Daruma-san ga koronda, p. 125

Avaliação e Registro, p. 125

TEMA 2. Os espaços de brincadeiras e jogos, p. 126

Para começar, p. 126

Análise e Compreensão – Os espaços atuais de lazer, p. 126

Experimentação e Fruição, p. 127

Os espaços e os jogos; Gincana

Avaliação e Registro, p. 128

LUTAS, p. 129

TEMA 1. A base (guarda) do lutador: equilíbrio e desequilíbrio, p. 129

Para começar, p. 129

Análise e Compreensão – A base do lutador – equilibrar e desequilibrar, p. 130

Experimentação e Fruição, p. 130

Luta do saci; Luta do equilíbrio; Lutar ajoelhado; Lutar agachado; Empurra-empurra; Empurrar com as costas; Puxa-puxa; Puxa-puxa triplo; Dono da arena; Fortaleza

Construção de valores – Interagindo com as diferenças; Simular uma deficiência, p. 136

Avaliação e Registro, p. 136

TEMA 2. Laamb: luta africana, p. 137

Para começar, p. 137

Análise e Compreensão – Laamb: uma luta senegalesa, p. 138

Experimentação e Fruição, p. 139

As mãos no laamb; Agarre no laamb; Combate laamb

Construção de valores – Laamb solidário, p. 140

Avaliação e Registro, p. 141

5ᴼ ANO

DANÇAS, p. 142

TEMA 1. No passo do hip-hop, p. 142

Para começar, p. 142

Análise e Compreensão – Danças do mundo: a cultura do hip-hop; A dança de rua; Estilos de dança de rua, p. 143

Experimentação e Fruição, p. 146

Passo básico; Variações; Locking ; Popping ; Breaking ; Batalha de dança de rua

Construção de valores – Freestyle adaptado, p. 150

Avaliação e Registro, p. 151

TEMA 2. Maculelê, p. 152

Para começar, p. 152

Análise e Compreensão – Maculelê, p. 152

Experimentação e Fruição, p. 153

Maculelê

Construção de valores – Maculelê adaptado, p. 155

Avaliação e Registro, p. 155

GINÁSTICAS, p. 156

TEMA 1. Ginástica geral e classificação da ginástica, p. 156

Para começar, p. 156

Análise e Compreensão – A classificação da ginástica; Ginástica para demonstração; Ginástica para a saúde; Ginástica para competição, p. 156

Experimentação e Fruição, p. 158

Ginástica de condicionamento físico; Ginástica de conscientização corporal

Avaliação e Registro, p. 160

TEMA 2. Ginástica geral e Gymnaestrada, p. 161

Para começar, p. 161

Análise e Compreensão – A Gymnaestrada, p. 161

Experimentação e Fruição, p. 162

Construindo a Gymnaestrada na escola

Construção de valores – Coreografia para todos, p. 163

Avaliação e Registro, p. 163

ESPORTES, p. 164

TEMA 1. Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro, p. 164

Para começar, p. 164

Análise e Compreensão – Para conhecer o voleibol, p. 166

6

Experimentação e Fruição, p. 166

Voleibol com bola grande de plástico

Construção de valores – Voleibol paralímpico, p. 168

Avaliação e Registro, p. 168

TEMA 2. Classificação dos esportes, p. 169

Para começar, p. 169

Análise e Compreensão – Modelo de classificação dos esportes, p. 170

Experimentação e Fruição, p. 171

Classificação dos esportes

Avaliação e Registro, p. 174

BRINCADEIRAS E JOGOS, p. 175

TEMA 1. Jogos africanos e indígenas, p. 175

Para começar, p. 175

Análise e Compreensão – A influência dos africanos no Brasil; Os jogos indígenas; Brincadeiras e jogos africanos e indígenas, p. 176

Experimentação e Fruição, p. 177

My God (Meu Deus); Terra-mar; Amarelinha africana (teca-teca); Ketinho mitselü ; Kolidihô

Construção de valores – Heiné kuputisü, p. 180

Avaliação e Registro, p. 181

TEMA 2. Jogos digitais, p. 182

Para começar, p. 182

Análise e Compreensão – Os jogos digitais ; Benefícios, limites e malefícios dos jogos digitais, p. 183

Experimentação e Fruição, p. 184

Quadribol; Campo minado

Avaliação e Registro, p. 186

LUTAS, p. 187

TEMA 1. Variações dos elementos das lutas, p. 187

Para começar, p. 187

Análise e Compreensão – Transformação dos jogos de lutas, p. 188

Experimentação e Fruição, p. 188

Disputa pela bola; Luta do saci variada; Disputa sobre o banco; Cabo de guerra; Fuga do círculo; Sobra um; A caça e o caçador; Conquista do país

Construção de valores – Luta e deficiência visual, p. 192

Avaliação e Registro, p. 192

TEMA 2. A origem das lutas, p. 193

Para começar, p. 193

Análise e Compreensão – Um olhar histórico sobre as lutas; As lutas nas cavernas, p. 193

Experimentação e Fruição, p. 195

Dramatização da origem da luta; Os homens das cavernas; Batalha romana

Construção de valores – A discriminação nas lutas é algo antigo, p. 197

Avaliação e Registro, p. 197

BIBLIOGRAFIA COMENTADA, p. 198

7

Introdução

A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 foi atribuída à Educação Física a condição de componente curricular obrigatório da Educação Básica (BRASIL, 1996) 1 . Ao desempenhar o papel de disciplina na escola, passou a assumir, como função primária, a integração dos alunos na esfera da cultura corporal de movimento, instrumentalizando-os para usufruir desses saberes de maneira contextualizada e autônoma (BRASIL, 1997) 2 . O conceito de cultura corporal de movimento denota o conjunto de práticas corporais que foram produzidas e transformadas com o desenvolvimento da humanidade. Entre essas práticas, é possível destacar os jogos e as brincadeiras, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e as práticas corporais de aventura.

Nesse processo de integração, além do aprendizado por meio das vivências, os alunos precisam refletir sobre como essas práticas se relacionam socialmente, quais são seus impactos e transformações históricas, as interferências da mídia, os valores envolvidos, as questões políticas e culturais, entre outras. A nossa expectativa é de que a aprendizagem das práticas corporais seja realizada considerando uma visão integral de corpo e de mundo, pois não é possível isolar tais saberes do contexto em que eles estão inseridos.

Portanto, a Educação Física na escola deve proporcionar, por meio das práticas corporais, a igualdade de oportunidades, a reflexão crítica, a inclusão, o respeito às diferenças étnicas, o conhecimento histórico, bem como saberes articulados com a promoção de diferentes significados relacionados com essas práticas, em especial os ligados à saúde e ao lazer. A perspectiva cultural propõe que os conteúdos sejam diversificados e que os alunos sejam autônomos para refletir sobre eles a partir dos conhecimentos compartilhados e construídos nas aulas. Esperamos que, ao concluir a Educação Básica, os alunos tenham acumulado conhecimento significativo sobre danças, jogos e brincadeiras, lutas, esportes, ginásticas e práticas corporais de aventura de modo crítico e ativo, e não como meros reprodutores de movimentos e técnicas.

Utilizamos a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) 3 como documento orientador desta coleção, tendo como referência os objetivos de aprendizagem preconizados para o componente curricular Educação Física. A BNCC é um documento curricular de âmbito nacional cujo objetivo é determinar os conhecimentos essenciais a que os alunos devem ter acesso e se apropriar durante todo o período da Educação Básica nos diversos componentes curriculares. É a primeira vez na história que temos um documento que propõe uma organização curricular nacional para a Educação Física, o que representa um avanço para a área à medida que favorece mais a compreensão do que devemos ensinar em cada momento do percurso formativo, viabilizando a formulação de expectativas de aprendizagem ao longo dos diferentes ciclos da Educação Básica.

Nota de rodapé: 1. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://fdnc.io/fL. Acesso em: 5 maio 2021. Fim da nota.

Nota de rodapé: 2. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Educação Física. Brasília, 1997. Disponível em: http://fdnc.io/5wx. Acesso em: 29 abr. 2021. Fim da nota.

Nota de rodapé: 3. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. 595 p. Fim da nota.

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Ademais, podemos ter uma diminuição do abismo que separa as aulas de Educação Física em todo o país, garantindo aos alunos e à comunidade um conhecimento maior sobre o papel desse componente na escola.

A Educação Física está inserida na área de Linguagens, pois as práticas corporais presentes na cultura corporal de movimento se apresentam como textos culturais, permitindo produção, reprodução, leitura e interpretação. Os gestos constituem a linguagem corporal que possuímos e transformamos nos seios culturais, eles são responsáveis por expressar desejos, emoções, sentimentos e pela emissão e tradução de mensagens diversas.

Nessa perspectiva, durante o processo pedagógico, os movimentos humanos não são abordados de forma isolada ou desconectada, mas considerados com base nas contextualizações vinculadas às questões socioculturais que permeiam o dia a dia dos alunos. Consideramos também as mensagens e possibilidades de interpretação que podem ser desenvolvidas a partir dos códigos e signos que são estabelecidos com a comunidade, a fim de atuar na ampliação do vocabulário corporal dos alunos por meio das danças, práticas corporais de aventura, jogos e brincadeiras, lutas, esportes e ginásticas.

Nesta coleção, buscamos contemplar as competências gerais da BNCC, as competências específicas da área de Linguagens e as específicas de Educação Física. Desta forma, tomamos como principal atribuição o direito de os alunos terem acesso às práticas corporais criadas, reproduzidas e transformadas pelo ser humano ao longo de sua história. Temos o intuito de propiciar uma formação crítica, criativa e participativa dos alunos, possibilitando a eles que utilizem as práticas corporais, reflitam, questionem e debatam sobre elas durante as aulas de Educação Física e que possam transferir tais procedimentos para além dos limites da escola. Também temos o propósito de oferecer a eles um conhecimento diversificado de cada uma das práticas corporais, interpretando e recriando valores atribuídos a elas e aos indivíduos que delas participam, discutindo preconceitos e posicionamentos discriminatórios.

Para tanto, apresentamos uma coleção em dois volumes, o primeiro dirigido para e 2ᵒ anos e o segundo para o 3ᵒ, 4ᵒ e 5ᵒ anos do Ensino Fundamental. A elaboração desta obra ocorreu de forma colaborativa a fim de auxiliá-lo na tematização dos conteúdos da cultura corporal de movimento de maneira integral e dialógica. Salientamos que livros didáticos são ferramentas relevantes para o trabalho docente, pois orientam o planejamento educacional e oferecem um suporte significativo na organização dos saberes, sobretudo para o componente curricular Educação Física, que não possui tradição nesse campo. Contudo, vale ponderar que não pretendemos determinar ou limitar sua atuação, uma vez que, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, você deve gerenciar a formação dos alunos e utilizar os materiais disponíveis para fazer as adequações necessárias ao seu contexto escolar.

9

Investidos dessa perspectiva que assume os objetos de ensino da Educação Física como conhecimentos ou produções corporais para além de gestos e técnicas motoras, decidimos empregar a BNCC como fundamento teórico para a organização desta coleção, pontuando que temos quatro práticas corporais no primeiro volume (1º e 2ᵒ anos): danças, ginásticas, esportes e brincadeiras e jogos, e, no segundo volume (3ᵒ, 4ᵒ e 5ᵒ anos), além dessas, acrescentamos as lutas, de forma que todas foram apresentadas no documento como saberes essenciais da Educação Física e, em particular, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As práticas corporais de aventura, apesar de serem reconhecidas como um conteúdo relevante da área, não foram propostas para os anos iniciais do Ensino Fundamental pela BNCC e, por isso, não foram incluídas nesta coleção.

Adotamos os mesmos critérios da BNCC para seleção e organização das práticas corporais (identificadas como Unidades Temáticas) e das suas manifestações (elencadas como Objetos de Conhecimento). Para danças, lutas e brincadeiras e jogos, aplicamos os princípios relacionados à ocorrência social dessas práticas, ou seja, partimos do contexto particular (práticas da comunidade) e o ampliamos para o universal (escalas nacional e mundial) 4 . As ginásticas foram tratadas segundo sua diversidade e características (nos anos iniciais do Ensino Fundamental a ênfase recaiu sobre a ginástica geral). Os esportes foram delineados de acordo com um modelo de classificação (lógica interna das modalidades). Procuramos, ao longo das unidades temáticas, atender aos objetivos de aprendizagem propostos para cada objeto de conhecimento, delineado ano a ano, sugerindo estratégias metodológicas, atividades práticas, textos de apoio (presentes na seção “Análise e Compreensão”), leituras complementares (sugeridas no boxe “Para saber mais”), sugestões de avaliação e reflexões para que você possa avaliar e colocar em prática de acordo com a realidade de seus alunos.

No início de cada tema do livro apresentamos um roteiro de aula, estruturado a partir das atividades propostas, com o intuito de orientar seu trabalho. Esse roteiro inclui sete seções (objetivos, habilidades da BNCC, número de aulas, materiais, sequência de atividades, sensibilização e avaliação) e foi organizado para turmas com duas aulas semanais de Educação Física. Entendemos que essa é a realidade de boa parte das escolas brasileiras, mas não de todas. Por isso, você tem total autonomia para adequar os roteiros à sua realidade e contexto, realizando todas as atividades propostas ou selecionando as que considerar mais oportunas ao seu tempo e aos seus alunos.

Buscamos explorar ainda as dimensões do conhecimento, que tratam dos significados e das representações que atravessam as práticas corporais e ampliam as possibilidades de aprendizagem por meio de um processo formativo integral e contextualizado. Segundo a BNCC, as dimensões abordadas nas aulas de Educação Física são: experimentação, fruição, análise, compreensão, construção de valores, uso e apropriação, reflexão sobre a ação e protagonismo comunitário.

A experimentação refere-se às vivências com as práticas corporais, isto é, aos conhecimentos alcançados por meio das experiências ativas. Já a fruição diz respeito ao desfrutar dos saberes atrelados a essas experiências. Dessa maneira, optamos por abordar essas duas dimensões de maneira unificada no decorrer das atividades propostas, destacando o potencial que elas têm no tratamento dessas duas vertentes.

Nota de rodapé: 4. Conforme a organização da BNCC para e 2º anos, as práticas corporais abordaram o contexto comunitário e regional. Para 3º ao 5º ano, as práticas corporais abordaram o contexto nacional e mundial, além de matriz indígena e africana; as lutas ficaram concentradas no contexto comunitário e regional e matriz indígena e africana. Fim da nota.

10

As dimensões de análise e compreensão estão associadas aos saberes conceituais, de forma que a primeira está diretamente ligada ao processo de entendimento das características intrínsecas (lógica interna) das práticas corporais, e a segunda, à interpretação dessas práticas e seus desdobramentos no contexto sociocultural (lógica externa). Aprofundamos essas dimensões principalmente por meio de textos informativos que tematizam a cultura corporal de movimento de forma crítica e que lhe possibilitam aprofundar os saberes relacionados aos esportes, às lutas, às danças, às ginásticas e às brincadeiras e jogos.

A construção de valores refere-se às discussões que viabilizam a aprendizagem de valores considerando a formação de um cidadão crítico e ativo a partir das práticas corporais. Para esse fim, desenvolvemos uma seção para contemplar essa dimensão, pois o tratamento de valores e atitudes parece ser uma dificuldade recorrente enfrentada pelos professores de Educação Física. Nossa intenção é lhe proporcionar um trabalho planejado com valores que esteja relacionado às práticas corporais e que não se dê apenas por meio de ações esporádicas.

As dimensões de uso e apropriação, reflexão sobre a ação e o protagonismo comunitário são tematizadas de forma transversal no decorrer da coleção, ou seja, em diversos momentos você poderá identificá-las em atividades, textos e orientações, sem que haja seções específicas para elas. A dimensão uso e apropriação está associada à experiência prática; no entanto, ela exalta a autonomia que os alunos precisam ter para usufruir das práticas corporais para além do espaço de aula. Já a reflexão sobre a ação vincula-se ao processo reflexivo intencional oriundo da observação das vivências corporais, enquanto o protagonismo comunitário tangencia a atuação dos alunos na comunidade por meio da disseminação e apropriação das práticas corporais. As dimensões do conhecimento delineadas pela BNCC foram priorizadas nas atividades propostas, a fim de atribuir significados concretos e possibilidades didáticas às orientações curriculares preconizadas no documento.

Respeitando as características e as necessidades dos alunos do 3º ao 5º ano, propomos ao longo dos temas desafios pedagógicos consistentes com as potencialidades desse grupo. De um ano para o outro, os alunos podem avançar nos saberes das práticas corporais, compreendendo de maneira específica os conceitos, os valores e as vivências relacionados a danças, jogos e brincadeiras, esportes, ginásticas e lutas. Progressivamente, trouxemos para o universo de experiências dos alunos elementos iniciais de cada uma das práticas corporais, propiciando as condições favoráveis para que compreendam os objetivos da Educação Física para além do fazer.

No que diz respeito à avaliação, elaboramos uma seção específica (“Avaliação e Registro”) para o acompanhamento da evolução dos alunos dentro das práticas corporais propostas, na perspectiva de avaliação formativa e não apenas no final do transcurso, oferecendo suporte pedagógico a todos os atores sociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: alunos, professores e comunidade.

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A avaliação formativa pressupõe um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para verificar de forma individual, profunda e contínua o percurso formativo de cada aluno. É uma perspectiva viável, a ser utilizada durante todo o processo de ensino e aprendizagem, que se contrapõe ao modelo tradicional de avaliação e proporciona aos alunos o papel de protagonistas no desenvolvimento de suas aprendizagens.

Da forma como a avaliação está prevista na obra, pode promover a recuperação integral do aluno com defasagem ou dificuldade de aprendizagem, por meio da retomada dos conteúdos propostos e o estabelecimento de novas relações com o conhecimento, à medida que os anos de ensino avançam.

Em que pesem os desafios inerentes à Educação Física, seja por aspectos culturais, seja pela dificuldade em estabelecer ferramentas avaliativas eficientes, procuramos diversificar as estratégias e viabilizar espaço para você adaptar as propostas ao seu contexto e experimentar os variados recursos disponíveis para todas as práticas corporais.

Buscamos também respeitar as características de cada faixa etária propondo atividades orais, com registro escrito e com desenhos, além de modelos que exploram jogos, pesquisas e reflexões para além dos espaços tradicionais de aula, contemplando a família e a comunidade. Nosso objetivo é estimular a autonomia dos alunos no percurso educacional. Consideramos nas atividades avaliativas não apenas os saberes práticos, mas as dimensões que os atravessam, como os valores, o reconhecimento histórico-cultural, os princípios sociais, entre outros, prezando por uma formação inclusiva, democrática e integral. Destacamos que registros, fichas de observação, portfólios, vídeos e fotografias são instrumentos que podem contribuir para o acompanhamento do progresso dos alunos e enriquecer ainda mais as possibilidades de avaliação.

Por fim, salientamos que, diante de uma visão de educação que compreende a escola como um espaço social ativo, esta coleção pode colaborar no desenvolvimento da Educação Física de maneira crítica, ampliando as possibilidades formativas e educacionais e auxiliando seu trabalho. Esperamos que esta coleção aproxime as orientações da BNCC do espaço da sala de aula ao considerar a diversidade cultural do nosso país e garantir os direitos dos alunos de vivenciar, discutir e se apropriar das práticas corporais.

Bom trabalho!

Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA, composto pela ilustração de um balão de fala amarelo com o nome do ícone dentro. Fim da imagem.

Certifique-se sempre de que o espaço destinado às práticas corporais sugeridas neste livro esteja em conformidade com as normas de segurança. Oriente os alunos a manter em todas as atividades atitudes de respeito e companheirismo para que não haja nenhuma espécie de discriminação.

12

Introdução

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cronograma anual – 3º ano

Semana

Atividades

Conteúdos

Páginas

1

Danças tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

As danças indígenas

16 a 18

2

Experimentação e Fruição

Dança do bate-pau

18 a 20

3

Experimentação e Fruição

Dança Matipu

20 e 21

4

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Danças

22

5

Danças tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Danças populares do Brasil: a catira

23 e 24

6

Experimentação e Fruição

Mobilização inicial, Aprendizagem dos passos, Variação, Criação de coreografia

24 a 27

7

Construção de valores

Vivência da catira com simulação de deficiências física, auditiva e visual

27 e 28

8

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Danças

28

9

Ginásticas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Ginástica geral: rodante e ponte, Circuito das acrobacias

29 a 31

10

Experimentação e Fruição

Passagem pela ponte

31 e 32

11

Experimentação e Fruição

Rodante no bambolê

32 e 33

12

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Ginásticas

33

13

Ginásticas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Ginástica geral e pequenos aparelhos, Manipulação de aparelhos

34 a 36

14

Experimentação e Fruição

Estátua, Construção e elaboração da fita, Movimentos da fita

36 a 38

15

Experimentação e Fruição

As maças, Coreografias com pequenos aparelhos

38 e 39

16

Construção de valores

Mesmos movimentos, sensações diferentes

40

17

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Ginásticas

40

18

Esportes tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Diferença entre jogo e esporte

41 a 44

19

Experimentação e Fruição

Basquetebol: do jogo ao esporte, Surgimento de jogos e esportes

44 e 45

20

Construção de valores

Basquetebol para cadeirantes

45 e 46

21

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Esportes

46

22

Esportes tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Esportes de invasão

47 e 48

23

Experimentação e Fruição

Minijogos de futebol, Minijogos de handebol

48 a 51

24

Construção de valores

Jogos de futebol para meninas e meninos

51 e 52

25

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Esportes

52

26

Brincadeiras e Jogos tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Brincadeiras de jogos da cultura popular brasileira

53 a 55

27

Experimentação e Fruição

Pula-sela, Queimada e variações

55 a 57

28

Experimentação e Fruição

Pique-bandeira, Pique-bandeira fut, Peteca, Escravos de Jó

57 a 60

29

Construção de valores e Avaliação e Registro

Queimada inclusiva, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Brincadeiras e Jogos

60 e 61

30

Brincadeiras e Jogos tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Jogos cooperativos

62 a 64

31

Experimentação e Fruição

Agrupando, Travessia do rio, Paraquedas

64 a 67

32

Construção de valores e Avaliação e Registro

Passando o bambolê, Retomada das aprendizagens do tema 2 de Brincadeiras e Jogos

67

33

Lutas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Conceito de luta

68 a 71

34

Experimentação e Fruição

Desenhando uma luta, Estátua de lutas e variação, A saudação

71 a 73

35

Experimentação e Fruição

Teatro de lutas, Luta com a bolha de sabão, Luta de dedos, Imite o mestre

73 a 75

36

Construção de valores e Avaliação e Registro

As mulheres nas lutas, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Lutas

76

37

Lutas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

A luta indígena huka-huka

77 a 79

38

Experimentação e Fruição

Pega-pega cola, Rouba rabinho

79

39

Experimentação e Fruição

Luta do toque atrás da perna, Luta huka-huka

80 e 81

40

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Lutas

81

13

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cronograma anual – 4º ano

Semana

Atividades

Conteúdos

Páginas

1

Danças tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

As quadrilhas juninas

82 a 84

2

Experimentação e Fruição

Quadrilha

84 a 87

3

Experimentação e Fruição

Recriar a quadrilha

87

4

Construção de valores e Avaliação e Registro

Quadrilha das cadeiras, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Danças

87 e 88

5

Danças tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Festival de danças populares

89 a 91

6

Experimentação e Fruição

Carimbó, Pau de fitas

91 a 94

7

Experimentação e Fruição

Festival

94

8

Construção de valores e Avaliação e Registro

Inclusão de alunos com deficiência, Retomada das aprendizagens do tema 2 de Danças

94 e 95

9

Ginásticas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Ginástica geral e grandes aparelhos

96 a 99

10

Experimentação e Fruição

Cada macaco no seu galho, Meu mestre mandou

99 e 100

11

Experimentação e Fruição

Troca de lugares, Pula-sela

100 e 101

12

Construção de valores e Avaliação e Registro

De cabeça para baixo no escuro, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Ginásticas

102

13

Ginásticas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Ginástica geral e figuras acrobáticas

103 e 104

14

Experimentação e Fruição

Equilíbrios individuais, Desafio dos apoios

104 e 105

15

Experimentação e Fruição

Construção das figuras, Grupos

105 a 107

16

Construção de valores e Avaliação e Registro

Figuras acrobáticas diferentes, Retomada das aprendizagens do tema 2 de Ginásticas

107 e 108

17

Esportes tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Esporte e gênero

109 a 111

18

Experimentação e Fruição

Movimentos da ginástica rítmica com bola e arco, Jogos de lutas

111 e 112

19

Construção de valores

Lutas e ginástica rítmica com os olhos vendados

112 e 113

20

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Esportes

113

21

Esportes tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Esportes de campo e taco

114 a 117

22

Experimentação e Fruição

Jogo de taco, Jogo de base quatro

117 a 119

23

Construção de valores

Criar jogos de campo e taco

119

24

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Esportes

120

25

Brincadeiras e Jogos tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Brincadeiras e Jogos populares do mundo

121 e 122

26

Experimentação e Fruição

As pinturas e os jogos, Cabra Cega

122 a 124

27

Construção de valores

Daruma-san ga koronda

125

28

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Brincadeiras e Jogos

125

29

Brincadeiras e Jogos tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Os espaços de brincadeiras e Jogos

126 e 127

30

Experimentação e Fruição

Os espaços e os jogos

127

31

Experimentação e Fruição

Gincana

127 e 128

32

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Brincadeiras e Jogos

128

33

Lutas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

A base do lutador – equilibrar e desequilibrar

129 e 130

34

Experimentação e Fruição

Luta do Saci, Luta do equilíbrio, ajoelhado e agachado, Empurra-empurra

130 a 133

35

Experimentação e Fruição

Empurrar com as costas, Puxa-puxa, Puxa-puxa triplo, Dono da arena, Fortaleza

133 a 135

36

Construção de valores e Avaliação e Registro

Interagindo com as diferenças, Simular uma deficiência, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Lutas

136

37

Lutas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Laamb – luta africana

137 a 139

38

Experimentação e Fruição

As mãos no laamb, Agarre e combate no laamb

139 e 140

39

Construção de valores

Laamb solidário

140 e 141

40

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Lutas

141

14

Introdução

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cronograma anual – 5º ano

Semana

Atividades

Conteúdos

Páginas

1

Danças tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Danças do mundo - a cultura do hip-hop

142 a 145

2

Experimentação e Fruição

Passo básico, Variações, Locking, Popping, Breaking

146 a 149

3

Experimentação e Fruição

Batalha de dança de rua

150

4

Construção de valores e Avaliação e Registro

Freestyle adaptado, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Danças

150 e 151

5

Danças tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Maculelê – dança de origem afro-brasileira

152 e 153

6

Experimentação e Fruição

Maculelê

153 a 155

7

Construção de valores

Maculelê adaptado

155

8

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Danças

155

9

Ginásticas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Ginástica geral e classificação da ginástica

156 a 158

10

Experimentação e Fruição

Ginástica de condicionamento físico

158 e 159

11

Experimentação e Fruição

Ginástica de conscientização corporal

159 e 160

12

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Ginásticas

160

13

Ginásticas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Ginástica geral e Gymnaestrada

161 e 162

14

Experimentação e Fruição

Construindo a Gymnaestrada na escola

162 e 163

15

Construção de valores

Coreografia para todos

163

16

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Ginásticas

163

17

Esportes tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Esportes de rede/parede

164 a 166

18

Experimentação e Fruição

Voleibol com bola grande de plástico

166 e 167

19

Construção de valores

Voleibol paralímpico

168

20

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Esportes

168

21

Esportes tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Modelo de classificação dos esportes

169 a 171

22

Experimentação e Fruição

Classificação dos esportes olímpicos

171 a 174

23

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Esportes

174

24

Brincadeiras e Jogos tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Jogos africanos e indígenas

175 a 177

25

Experimentação e Fruição

My God, Terra Mar, Amarelinha africana

177 e 178

26

Experimentação e Fruição

Ketinho mitsetü, Kolidihô

179 e 180

27

Construção de valores

Heiné kuputisü

180 e 181

28

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 1 de Brincadeiras e Jogos

181

29

Brincadeiras e Jogos tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

Jogos digitais, benefícios, limites e malefícios

182 a 184

30

Experimentação e Fruição

Quadribol

184 e 185

31

Experimentação e Fruição

Campo minado

185 e 186

32

Avaliação e Registro

Retomada das aprendizagens do tema 2 de Brincadeiras e Jogos

186

33

Lutas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão

Variações dos elementos das lutas

187 e 188

34

Experimentação e Fruição

Disputa pela bola, Luta do saci variada, Disputa sobre o banco, Cabo de guerra

188 a 190

35

Experimentação e Fruição

Fuga do círculo, Sobra um, A caça e o caçador, Conquista do país

190 a 192

36

Construção de valores e Avaliação e Registro

Luta e deficiência visual, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Lutas

192

37

Lutas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão

A origem das lutas

193 a 195

38

Experimentação e Fruição

Dramatização da origem da luta

195 e 196

39

Experimentação e Fruição

Os homens das cavernas, Batalha romana

196 e 197

40

Construção de valores e Avaliação e Registro

A discriminação nas lutas, Retomada das aprendizagens do tema 2 de Lutas

197

15

Tabela: equivalente textual a seguir.

Unidades temáticas

Habilidades

Objetos de conhecimento

Brincadeiras e jogos

(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

(EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

Brincadeiras e jogos do Brasil e do mundo; Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

Esportes

(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

(EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).

Esportes de invasão; Esportes de campo e taco; Esportes de rede/parede

Ginásticas

(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.

(EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.

Ginástica geral

Danças

(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

(EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

(EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.

(EF35EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.

Danças do Brasil e do mundo; Danças de matriz indígena e africana

Lutas

(EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.

(EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

(EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.

Lutas do contexto comunitário e regional; Lutas de matriz indígena e africana