3
Sumário
INTRODUÇÃO, p. 7
3º ANO
DANÇAS, p. 16
TEMA 1. Danças indígenas, p. 16
Para começar, p. 16
Análise e Compreensão – As danças indígenas, p. 17
Experimentação e Fruição, p. 18
Dança do bate-pau; Dança Matipu
Avaliação e Registro, p. 22
TEMA 2. As danças populares do Brasil: a catira, p. 23
Para começar, p. 23
Análise e Compreensão – Catira: por dentro da batida da viola, p. 23
Experimentação e Fruição, p. 24
Mobilização inicial; Aprendizagem dos passos; Variação; Criação de coreografia
Construção de valores – Deficiência física; Deficiência auditiva; Deficiência visual, p. 27
Avaliação e Registro, p. 28
GINÁSTICAS, p. 29
TEMA 1. Ginástica geral: rodante e ponte, p. 29
Para começar, p. 29
Circuito das acrobacias, p. 29
Análise e Compreensão – O rodante e a ponte, p. 30
Experimentação e Fruição, p. 31
Passagem pela ponte; Rodante no bambolê
Avaliação e Registro, p. 33
TEMA 2. Ginástica geral e pequenos aparelhos, p. 34
Para começar, p. 34
Análise e Compreensão – Manipulação de aparelhos, p. 34
Experimentação e Fruição, p. 36
Estátua; A fita; Movimentos da fita; As maças; Coreografias com pequenos aparelhos
Construção de valores – Mesmos movimentos, sensações diferentes, p. 40
Avaliação e Registro, p. 40
ESPORTES, p. 41
TEMA 1. Diferença entre jogo e esporte, p. 41
Para começar, p. 41
Análise e Compreensão – Jogo e esporte como conteúdos da Educação Física escolar; Transformação do jogo em esporte, p. 42
Experimentação e Fruição, p. 44
Basquetebol: do jogo ao esporte; Surgimento de jogos e esportes
Construção de valores – Basquetebol para cadeirantes, p. 45
Avaliação e Registro, p. 46
TEMA 2. Esportes de invasão, p. 47
Para começar, p. 47
Análise e Compreensão – Elementos dos esportes de invasão, p. 48
Experimentação e Fruição, p. 48
Minijogos de futebol; Minijogos de handebol
Construção de valores – Jogos de futebol para meninas e meninos, p. 51
Avaliação e Registro, p. 52
BRINCADEIRAS E JOGOS, p. 53
TEMA 1 Brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira, p. 53
Para começar, p. 53
Análise e Compreensão – A queimada; O pique-bandeira, p. 54
Experimentação e Fruição, p. 55
Pula-sela; Queimada; Queimada abelha-rainha; Queimada meteoro; Queimada russa; Pique-bandeira; Pique-bandeira fut; Peteca; Escravos de Jó
Construção de valores – Queimada inclusiva, p. 60
Avaliação e Registro, p. 61
TEMA 2. Jogos cooperativos, p. 62
Para começar, p. 62
4
Análise e Compreensão – Os jogos cooperativos, p. 63
Experimentação e Fruição, p. 64
Agrupando; Travessia do rio; Paraquedas
Construção de valores – Passando o bambolê, p. 67
Avaliação e Registro, p. 67
LUTAS, p. 68
TEMA 1. O que são lutas?, p. 68
Para começar, p. 68
Análise e Compreensão – O conceito de luta; As saudações nas lutas, p. 70
Experimentação e Fruição, p. 71
Desenhando uma luta; Estátua de lutas; Variação da estátua de lutas; A saudação; Teatro de lutas; Luta com a bolha de sabão; Luta de dedos; Imite o mestre
Construção de valores – As mulheres nas lutas, p. 76
Avaliação e Registro, p. 76
TEMA 2. Huka-huka: luta indígena, p. 77
Para começar, p. 77
Análise e Compreensão – A luta huka-huka e o Kwarup, p. 77
Experimentação e Fruição, p. 79
Pega-pega cola; Rouba rabinho; Luta do toque atrás da perna; Luta huka-huka
Avaliação e Registro, p. 81
4º ANO
DANÇAS, p. 82
TEMA 1. As quadrilhas juninas, p. 82
Para começar, p. 82
Análise e Compreensão – A festa junina; A quadrilha, p. 83
Experimentação e Fruição, p. 84
Quadrilha; Recriar a quadrilha
Construção de valores – Quadrilha das cadeiras, p. 87
Avaliação e Registro, p. 88
TEMA 2. Festival de danças populares, p. 89
Para começar, p. 89
Análise e Compreensão – Festival de danças populares; Carimbó; Pau de fitas, p. 89
Experimentação e Fruição, p. 91
Carimbó; Pau de fitas; Festival
Construção de valores – Inclusão de alunos com deficiência nas coreografias, p. 94
Avaliação e Registro, p. 95
GINÁSTICAS, p. 96
TEMA 1. Ginástica geral e grandes aparelhos, p. 96
Para começar, p. 96
Análise e Compreensão – Os grandes aparelhos, p. 98
Experimentação e Fruição, p. 99
Cada macaco no seu galho (barra fixa e barras paralelas); Meu mestre mandou (trave de equilíbrio); Troca de lugares (solo); Pula-sela
Construção de valores – De cabeça para baixo no escuro, p. 102
Avaliação e Registro, p. 102
TEMA 2. Ginástica geral e figuras acrobáticas, p. 103
Para começar, p. 103
Análise e Compreensão – As pirâmides humanas ou figuras acrobáticas, p. 103
Experimentação e Fruição, p. 104
Equilíbrios individuais; Desafio dos apoios; Construção das figuras; Grupos
Construção de valores – Figuras acrobáticas diferentes, p. 107
Avaliação e Registro, p. 108
ESPORTES, p. 109
TEMA 1. Esporte não tem gênero!, p. 109
Para começar, p. 109
Análise e Compreensão – Esportes específicos do sexo feminino e do sexo masculino, p. 109
Experimentação e Fruição, p. 111
Movimentos da ginástica rítmica com a bola e o arco; Jogos de lutas
Construção de valores – Lutas e ginástica rítmica com os olhos vendados, p. 112
Avaliação e Registro, p. 113
TEMA 2. Esportes de campo e taco, p. 114
Para começar, p. 114
Análise e Compreensão – O beisebol e o softbol, p. 115
Experimentação e Fruição, p. 117
Jogo de taco (bets); Jogo de base quatro
5
Construção de valores – Criar jogos de campo e taco, p. 119
Avaliação e Registro, p. 120
BRINCADEIRAS E JOGOS, p. 121
TEMA 1. Brincadeiras e jogos populares da cultura popular do mundo, p. 121
Para começar, p. 121
Análise e Compreensão – As pinturas, as brincadeiras e os jogos populares do mundo, p. 122
Experimentação e Fruição, p. 122
As pinturas e os jogos; Cabra-cega
Construção de valores – Daruma-san ga koronda, p. 125
Avaliação e Registro, p. 125
TEMA 2. Os espaços de brincadeiras e jogos, p. 126
Para começar, p. 126
Análise e Compreensão – Os espaços atuais de lazer, p. 126
Experimentação e Fruição, p. 127
Os espaços e os jogos; Gincana
Avaliação e Registro, p. 128
LUTAS, p. 129
TEMA 1. A base (guarda) do lutador: equilíbrio e desequilíbrio, p. 129
Para começar, p. 129
Análise e Compreensão – A base do lutador – equilibrar e desequilibrar, p. 130
Experimentação e Fruição, p. 130
Luta do saci; Luta do equilíbrio; Lutar ajoelhado; Lutar agachado; Empurra-empurra; Empurrar com as costas; Puxa-puxa; Puxa-puxa triplo; Dono da arena; Fortaleza
Construção de valores – Interagindo com as diferenças; Simular uma deficiência, p. 136
Avaliação e Registro, p. 136
TEMA 2. Laamb: luta africana, p. 137
Para começar, p. 137
Análise e Compreensão – Laamb: uma luta senegalesa, p. 138
Experimentação e Fruição, p. 139
As mãos no laamb; Agarre no laamb; Combate laamb
Construção de valores – Laamb solidário, p. 140
Avaliação e Registro, p. 141
5ᴼ ANO
DANÇAS, p. 142
TEMA 1. No passo do hip-hop, p. 142
Para começar, p. 142
Análise e Compreensão – Danças do mundo: a cultura do hip-hop; A dança de rua; Estilos de dança de rua, p. 143
Experimentação e Fruição, p. 146
Passo básico; Variações; Locking ; Popping ; Breaking ; Batalha de dança de rua
Construção de valores – Freestyle adaptado, p. 150
Avaliação e Registro, p. 151
TEMA 2. Maculelê, p. 152
Para começar, p. 152
Análise e Compreensão – Maculelê, p. 152
Experimentação e Fruição, p. 153
Maculelê
Construção de valores – Maculelê adaptado, p. 155
Avaliação e Registro, p. 155
GINÁSTICAS, p. 156
TEMA 1. Ginástica geral e classificação da ginástica, p. 156
Para começar, p. 156
Análise e Compreensão – A classificação da ginástica; Ginástica para demonstração; Ginástica para a saúde; Ginástica para competição, p. 156
Experimentação e Fruição, p. 158
Ginástica de condicionamento físico; Ginástica de conscientização corporal
Avaliação e Registro, p. 160
TEMA 2. Ginástica geral e Gymnaestrada, p. 161
Para começar, p. 161
Análise e Compreensão – A Gymnaestrada, p. 161
Experimentação e Fruição, p. 162
Construindo a Gymnaestrada na escola
Construção de valores – Coreografia para todos, p. 163
Avaliação e Registro, p. 163
ESPORTES, p. 164
TEMA 1. Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro, p. 164
Para começar, p. 164
Análise e Compreensão – Para conhecer o voleibol, p. 166
6
Experimentação e Fruição, p. 166
Voleibol com bola grande de plástico
Construção de valores – Voleibol paralímpico, p. 168
Avaliação e Registro, p. 168
TEMA 2. Classificação dos esportes, p. 169
Para começar, p. 169
Análise e Compreensão – Modelo de classificação dos esportes, p. 170
Experimentação e Fruição, p. 171
Classificação dos esportes
Avaliação e Registro, p. 174
BRINCADEIRAS E JOGOS, p. 175
TEMA 1. Jogos africanos e indígenas, p. 175
Para começar, p. 175
Análise e Compreensão – A influência dos africanos no Brasil; Os jogos indígenas; Brincadeiras e jogos africanos e indígenas, p. 176
Experimentação e Fruição, p. 177
My God (Meu Deus); Terra-mar; Amarelinha africana (teca-teca); Ketinho mitselü ; Kolidihô
Construção de valores – Heiné kuputisü, p. 180
Avaliação e Registro, p. 181
TEMA 2. Jogos digitais, p. 182
Para começar, p. 182
Análise e Compreensão – Os jogos digitais ; Benefícios, limites e malefícios dos jogos digitais, p. 183
Experimentação e Fruição, p. 184
Quadribol; Campo minado
Avaliação e Registro, p. 186
LUTAS, p. 187
TEMA 1. Variações dos elementos das lutas, p. 187
Para começar, p. 187
Análise e Compreensão – Transformação dos jogos de lutas, p. 188
Experimentação e Fruição, p. 188
Disputa pela bola; Luta do saci variada; Disputa sobre o banco; Cabo de guerra; Fuga do círculo; Sobra um; A caça e o caçador; Conquista do país
Construção de valores – Luta e deficiência visual, p. 192
Avaliação e Registro, p. 192
TEMA 2. A origem das lutas, p. 193
Para começar, p. 193
Análise e Compreensão – Um olhar histórico sobre as lutas; As lutas nas cavernas, p. 193
Experimentação e Fruição, p. 195
Dramatização da origem da luta; Os homens das cavernas; Batalha romana
Construção de valores – A discriminação nas lutas é algo antigo, p. 197
Avaliação e Registro, p. 197
BIBLIOGRAFIA COMENTADA, p. 198
7
Introdução
A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 foi atribuída à Educação Física a condição de componente curricular obrigatório da Educação Básica (BRASIL, 1996) 1 . Ao desempenhar o papel de disciplina na escola, passou a assumir, como função primária, a integração dos alunos na esfera da cultura corporal de movimento, instrumentalizando-os para usufruir desses saberes de maneira contextualizada e autônoma (BRASIL, 1997) 2 . O conceito de cultura corporal de movimento denota o conjunto de práticas corporais que foram produzidas e transformadas com o desenvolvimento da humanidade. Entre essas práticas, é possível destacar os jogos e as brincadeiras, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e as práticas corporais de aventura.
Nesse processo de integração, além do aprendizado por meio das vivências, os alunos precisam refletir sobre como essas práticas se relacionam socialmente, quais são seus impactos e transformações históricas, as interferências da mídia, os valores envolvidos, as questões políticas e culturais, entre outras. A nossa expectativa é de que a aprendizagem das práticas corporais seja realizada considerando uma visão integral de corpo e de mundo, pois não é possível isolar tais saberes do contexto em que eles estão inseridos.
Portanto, a Educação Física na escola deve proporcionar, por meio das práticas corporais, a igualdade de oportunidades, a reflexão crítica, a inclusão, o respeito às diferenças étnicas, o conhecimento histórico, bem como saberes articulados com a promoção de diferentes significados relacionados com essas práticas, em especial os ligados à saúde e ao lazer. A perspectiva cultural propõe que os conteúdos sejam diversificados e que os alunos sejam autônomos para refletir sobre eles a partir dos conhecimentos compartilhados e construídos nas aulas. Esperamos que, ao concluir a Educação Básica, os alunos tenham acumulado conhecimento significativo sobre danças, jogos e brincadeiras, lutas, esportes, ginásticas e práticas corporais de aventura de modo crítico e ativo, e não como meros reprodutores de movimentos e técnicas.
Utilizamos a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) 3 como documento orientador desta coleção, tendo como referência os objetivos de aprendizagem preconizados para o componente curricular Educação Física. A BNCC é um documento curricular de âmbito nacional cujo objetivo é determinar os conhecimentos essenciais a que os alunos devem ter acesso e se apropriar durante todo o período da Educação Básica nos diversos componentes curriculares. É a primeira vez na história que temos um documento que propõe uma organização curricular nacional para a Educação Física, o que representa um avanço para a área à medida que favorece mais a compreensão do que devemos ensinar em cada momento do percurso formativo, viabilizando a formulação de expectativas de aprendizagem ao longo dos diferentes ciclos da Educação Básica.
Nota de rodapé: 1. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://fdnc.io/fL. Acesso em: 5 maio 2021. Fim da nota.
Nota de rodapé: 2. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Educação Física. Brasília, 1997. Disponível em: http://fdnc.io/5wx. Acesso em: 29 abr. 2021. Fim da nota.
Nota de rodapé: 3. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. 595 p. Fim da nota.
8
Ademais, podemos ter uma diminuição do abismo que separa as aulas de Educação Física em todo o país, garantindo aos alunos e à comunidade um conhecimento maior sobre o papel desse componente na escola.
A Educação Física está inserida na área de Linguagens, pois as práticas corporais presentes na cultura corporal de movimento se apresentam como textos culturais, permitindo produção, reprodução, leitura e interpretação. Os gestos constituem a linguagem corporal que possuímos e transformamos nos seios culturais, eles são responsáveis por expressar desejos, emoções, sentimentos e pela emissão e tradução de mensagens diversas.
Nessa perspectiva, durante o processo pedagógico, os movimentos humanos não são abordados de forma isolada ou desconectada, mas considerados com base nas contextualizações vinculadas às questões socioculturais que permeiam o dia a dia dos alunos. Consideramos também as mensagens e possibilidades de interpretação que podem ser desenvolvidas a partir dos códigos e signos que são estabelecidos com a comunidade, a fim de atuar na ampliação do vocabulário corporal dos alunos por meio das danças, práticas corporais de aventura, jogos e brincadeiras, lutas, esportes e ginásticas.
Nesta coleção, buscamos contemplar as competências gerais da BNCC, as competências específicas da área de Linguagens e as específicas de Educação Física. Desta forma, tomamos como principal atribuição o direito de os alunos terem acesso às práticas corporais criadas, reproduzidas e transformadas pelo ser humano ao longo de sua história. Temos o intuito de propiciar uma formação crítica, criativa e participativa dos alunos, possibilitando a eles que utilizem as práticas corporais, reflitam, questionem e debatam sobre elas durante as aulas de Educação Física e que possam transferir tais procedimentos para além dos limites da escola. Também temos o propósito de oferecer a eles um conhecimento diversificado de cada uma das práticas corporais, interpretando e recriando valores atribuídos a elas e aos indivíduos que delas participam, discutindo preconceitos e posicionamentos discriminatórios.
Para tanto, apresentamos uma coleção em dois volumes, o primeiro dirigido para 1º e 2ᵒ anos e o segundo para o 3ᵒ, 4ᵒ e 5ᵒ anos do Ensino Fundamental. A elaboração desta obra ocorreu de forma colaborativa a fim de auxiliá-lo na tematização dos conteúdos da cultura corporal de movimento de maneira integral e dialógica. Salientamos que livros didáticos são ferramentas relevantes para o trabalho docente, pois orientam o planejamento educacional e oferecem um suporte significativo na organização dos saberes, sobretudo para o componente curricular Educação Física, que não possui tradição nesse campo. Contudo, vale ponderar que não pretendemos determinar ou limitar sua atuação, uma vez que, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, você deve gerenciar a formação dos alunos e utilizar os materiais disponíveis para fazer as adequações necessárias ao seu contexto escolar.
9
Investidos dessa perspectiva que assume os objetos de ensino da Educação Física como conhecimentos ou produções corporais para além de gestos e técnicas motoras, decidimos empregar a BNCC como fundamento teórico para a organização desta coleção, pontuando que temos quatro práticas corporais no primeiro volume (1º e 2ᵒ anos): danças, ginásticas, esportes e brincadeiras e jogos, e, no segundo volume (3ᵒ, 4ᵒ e 5ᵒ anos), além dessas, acrescentamos as lutas, de forma que todas foram apresentadas no documento como saberes essenciais da Educação Física e, em particular, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As práticas corporais de aventura, apesar de serem reconhecidas como um conteúdo relevante da área, não foram propostas para os anos iniciais do Ensino Fundamental pela BNCC e, por isso, não foram incluídas nesta coleção.
Adotamos os mesmos critérios da BNCC para seleção e organização das práticas corporais (identificadas como Unidades Temáticas) e das suas manifestações (elencadas como Objetos de Conhecimento). Para danças, lutas e brincadeiras e jogos, aplicamos os princípios relacionados à ocorrência social dessas práticas, ou seja, partimos do contexto particular (práticas da comunidade) e o ampliamos para o universal (escalas nacional e mundial) 4 . As ginásticas foram tratadas segundo sua diversidade e características (nos anos iniciais do Ensino Fundamental a ênfase recaiu sobre a ginástica geral). Os esportes foram delineados de acordo com um modelo de classificação (lógica interna das modalidades). Procuramos, ao longo das unidades temáticas, atender aos objetivos de aprendizagem propostos para cada objeto de conhecimento, delineado ano a ano, sugerindo estratégias metodológicas, atividades práticas, textos de apoio (presentes na seção “Análise e Compreensão”), leituras complementares (sugeridas no boxe “Para saber mais”), sugestões de avaliação e reflexões para que você possa avaliar e colocar em prática de acordo com a realidade de seus alunos.
No início de cada tema do livro apresentamos um roteiro de aula, estruturado a partir das atividades propostas, com o intuito de orientar seu trabalho. Esse roteiro inclui sete seções (objetivos, habilidades da BNCC, número de aulas, materiais, sequência de atividades, sensibilização e avaliação) e foi organizado para turmas com duas aulas semanais de Educação Física. Entendemos que essa é a realidade de boa parte das escolas brasileiras, mas não de todas. Por isso, você tem total autonomia para adequar os roteiros à sua realidade e contexto, realizando todas as atividades propostas ou selecionando as que considerar mais oportunas ao seu tempo e aos seus alunos.
Buscamos explorar ainda as dimensões do conhecimento, que tratam dos significados e das representações que atravessam as práticas corporais e ampliam as possibilidades de aprendizagem por meio de um processo formativo integral e contextualizado. Segundo a BNCC, as dimensões abordadas nas aulas de Educação Física são: experimentação, fruição, análise, compreensão, construção de valores, uso e apropriação, reflexão sobre a ação e protagonismo comunitário.
A experimentação refere-se às vivências com as práticas corporais, isto é, aos conhecimentos alcançados por meio das experiências ativas. Já a fruição diz respeito ao desfrutar dos saberes atrelados a essas experiências. Dessa maneira, optamos por abordar essas duas dimensões de maneira unificada no decorrer das atividades propostas, destacando o potencial que elas têm no tratamento dessas duas vertentes.
Nota de rodapé: 4. Conforme a organização da BNCC para 1º e 2º anos, as práticas corporais abordaram o contexto comunitário e regional. Para 3º ao 5º ano, as práticas corporais abordaram o contexto nacional e mundial, além de matriz indígena e africana; as lutas ficaram concentradas no contexto comunitário e regional e matriz indígena e africana. Fim da nota.
10
As dimensões de análise e compreensão estão associadas aos saberes conceituais, de forma que a primeira está diretamente ligada ao processo de entendimento das características intrínsecas (lógica interna) das práticas corporais, e a segunda, à interpretação dessas práticas e seus desdobramentos no contexto sociocultural (lógica externa). Aprofundamos essas dimensões principalmente por meio de textos informativos que tematizam a cultura corporal de movimento de forma crítica e que lhe possibilitam aprofundar os saberes relacionados aos esportes, às lutas, às danças, às ginásticas e às brincadeiras e jogos.
A construção de valores refere-se às discussões que viabilizam a aprendizagem de valores considerando a formação de um cidadão crítico e ativo a partir das práticas corporais. Para esse fim, desenvolvemos uma seção para contemplar essa dimensão, pois o tratamento de valores e atitudes parece ser uma dificuldade recorrente enfrentada pelos professores de Educação Física. Nossa intenção é lhe proporcionar um trabalho planejado com valores que esteja relacionado às práticas corporais e que não se dê apenas por meio de ações esporádicas.
As dimensões de uso e apropriação, reflexão sobre a ação e o protagonismo comunitário são tematizadas de forma transversal no decorrer da coleção, ou seja, em diversos momentos você poderá identificá-las em atividades, textos e orientações, sem que haja seções específicas para elas. A dimensão uso e apropriação está associada à experiência prática; no entanto, ela exalta a autonomia que os alunos precisam ter para usufruir das práticas corporais para além do espaço de aula. Já a reflexão sobre a ação vincula-se ao processo reflexivo intencional oriundo da observação das vivências corporais, enquanto o protagonismo comunitário tangencia a atuação dos alunos na comunidade por meio da disseminação e apropriação das práticas corporais. As dimensões do conhecimento delineadas pela BNCC foram priorizadas nas atividades propostas, a fim de atribuir significados concretos e possibilidades didáticas às orientações curriculares preconizadas no documento.
Respeitando as características e as necessidades dos alunos do 3º ao 5º ano, propomos ao longo dos temas desafios pedagógicos consistentes com as potencialidades desse grupo. De um ano para o outro, os alunos podem avançar nos saberes das práticas corporais, compreendendo de maneira específica os conceitos, os valores e as vivências relacionados a danças, jogos e brincadeiras, esportes, ginásticas e lutas. Progressivamente, trouxemos para o universo de experiências dos alunos elementos iniciais de cada uma das práticas corporais, propiciando as condições favoráveis para que compreendam os objetivos da Educação Física para além do fazer.
No que diz respeito à avaliação, elaboramos uma seção específica (“Avaliação e Registro”) para o acompanhamento da evolução dos alunos dentro das práticas corporais propostas, na perspectiva de avaliação formativa e não apenas no final do transcurso, oferecendo suporte pedagógico a todos os atores sociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: alunos, professores e comunidade.
11
A avaliação formativa pressupõe um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para verificar de forma individual, profunda e contínua o percurso formativo de cada aluno. É uma perspectiva viável, a ser utilizada durante todo o processo de ensino e aprendizagem, que se contrapõe ao modelo tradicional de avaliação e proporciona aos alunos o papel de protagonistas no desenvolvimento de suas aprendizagens.
Da forma como a avaliação está prevista na obra, pode promover a recuperação integral do aluno com defasagem ou dificuldade de aprendizagem, por meio da retomada dos conteúdos propostos e o estabelecimento de novas relações com o conhecimento, à medida que os anos de ensino avançam.
Em que pesem os desafios inerentes à Educação Física, seja por aspectos culturais, seja pela dificuldade em estabelecer ferramentas avaliativas eficientes, procuramos diversificar as estratégias e viabilizar espaço para você adaptar as propostas ao seu contexto e experimentar os variados recursos disponíveis para todas as práticas corporais.
Buscamos também respeitar as características de cada faixa etária propondo atividades orais, com registro escrito e com desenhos, além de modelos que exploram jogos, pesquisas e reflexões para além dos espaços tradicionais de aula, contemplando a família e a comunidade. Nosso objetivo é estimular a autonomia dos alunos no percurso educacional. Consideramos nas atividades avaliativas não apenas os saberes práticos, mas as dimensões que os atravessam, como os valores, o reconhecimento histórico-cultural, os princípios sociais, entre outros, prezando por uma formação inclusiva, democrática e integral. Destacamos que registros, fichas de observação, portfólios, vídeos e fotografias são instrumentos que podem contribuir para o acompanhamento do progresso dos alunos e enriquecer ainda mais as possibilidades de avaliação.
Por fim, salientamos que, diante de uma visão de educação que compreende a escola como um espaço social ativo, esta coleção pode colaborar no desenvolvimento da Educação Física de maneira crítica, ampliando as possibilidades formativas e educacionais e auxiliando seu trabalho. Esperamos que esta coleção aproxime as orientações da BNCC do espaço da sala de aula ao considerar a diversidade cultural do nosso país e garantir os direitos dos alunos de vivenciar, discutir e se apropriar das práticas corporais.
Bom trabalho!
Certifique-se sempre de que o espaço destinado às práticas corporais sugeridas neste livro esteja em conformidade com as normas de segurança. Oriente os alunos a manter em todas as atividades atitudes de respeito e companheirismo para que não haja nenhuma espécie de discriminação.
12
Introdução
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cronograma anual – 3º ano |
|||
Semana |
Atividades |
Conteúdos |
Páginas |
1 |
Danças tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
As danças indígenas |
16 a 18 |
2 |
Experimentação e Fruição |
Dança do bate-pau |
18 a 20 |
3 |
Experimentação e Fruição |
Dança Matipu |
20 e 21 |
4 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Danças |
22 |
5 |
Danças tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Danças populares do Brasil: a catira |
23 e 24 |
6 |
Experimentação e Fruição |
Mobilização inicial, Aprendizagem dos passos, Variação, Criação de coreografia |
24 a 27 |
7 |
Construção de valores |
Vivência da catira com simulação de deficiências física, auditiva e visual |
27 e 28 |
8 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Danças |
28 |
9 |
Ginásticas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Ginástica geral: rodante e ponte, Circuito das acrobacias |
29 a 31 |
10 |
Experimentação e Fruição |
Passagem pela ponte |
31 e 32 |
11 |
Experimentação e Fruição |
Rodante no bambolê |
32 e 33 |
12 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Ginásticas |
33 |
13 |
Ginásticas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Ginástica geral e pequenos aparelhos, Manipulação de aparelhos |
34 a 36 |
14 |
Experimentação e Fruição |
Estátua, Construção e elaboração da fita, Movimentos da fita |
36 a 38 |
15 |
Experimentação e Fruição |
As maças, Coreografias com pequenos aparelhos |
38 e 39 |
16 |
Construção de valores |
Mesmos movimentos, sensações diferentes |
40 |
17 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Ginásticas |
40 |
18 |
Esportes tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Diferença entre jogo e esporte |
41 a 44 |
19 |
Experimentação e Fruição |
Basquetebol: do jogo ao esporte, Surgimento de jogos e esportes |
44 e 45 |
20 |
Construção de valores |
Basquetebol para cadeirantes |
45 e 46 |
21 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Esportes |
46 |
22 |
Esportes tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Esportes de invasão |
47 e 48 |
23 |
Experimentação e Fruição |
Minijogos de futebol, Minijogos de handebol |
48 a 51 |
24 |
Construção de valores |
Jogos de futebol para meninas e meninos |
51 e 52 |
25 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Esportes |
52 |
26 |
Brincadeiras e Jogos tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Brincadeiras de jogos da cultura popular brasileira |
53 a 55 |
27 |
Experimentação e Fruição |
Pula-sela, Queimada e variações |
55 a 57 |
28 |
Experimentação e Fruição |
Pique-bandeira, Pique-bandeira fut, Peteca, Escravos de Jó |
57 a 60 |
29 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
Queimada inclusiva, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Brincadeiras e Jogos |
60 e 61 |
30 |
Brincadeiras e Jogos tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Jogos cooperativos |
62 a 64 |
31 |
Experimentação e Fruição |
Agrupando, Travessia do rio, Paraquedas |
64 a 67 |
32 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
Passando o bambolê, Retomada das aprendizagens do tema 2 de Brincadeiras e Jogos |
67 |
33 |
Lutas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Conceito de luta |
68 a 71 |
34 |
Experimentação e Fruição |
Desenhando uma luta, Estátua de lutas e variação, A saudação |
71 a 73 |
35 |
Experimentação e Fruição |
Teatro de lutas, Luta com a bolha de sabão, Luta de dedos, Imite o mestre |
73 a 75 |
36 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
As mulheres nas lutas, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Lutas |
76 |
37 |
Lutas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
A luta indígena huka-huka |
77 a 79 |
38 |
Experimentação e Fruição |
Pega-pega cola, Rouba rabinho |
79 |
39 |
Experimentação e Fruição |
Luta do toque atrás da perna, Luta huka-huka |
80 e 81 |
40 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Lutas |
81 |
13
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cronograma anual – 4º ano |
|||
Semana |
Atividades |
Conteúdos |
Páginas |
1 |
Danças tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
As quadrilhas juninas |
82 a 84 |
2 |
Experimentação e Fruição |
Quadrilha |
84 a 87 |
3 |
Experimentação e Fruição |
Recriar a quadrilha |
87 |
4 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
Quadrilha das cadeiras, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Danças |
87 e 88 |
5 |
Danças tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Festival de danças populares |
89 a 91 |
6 |
Experimentação e Fruição |
Carimbó, Pau de fitas |
91 a 94 |
7 |
Experimentação e Fruição |
Festival |
94 |
8 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
Inclusão de alunos com deficiência, Retomada das aprendizagens do tema 2 de Danças |
94 e 95 |
9 |
Ginásticas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Ginástica geral e grandes aparelhos |
96 a 99 |
10 |
Experimentação e Fruição |
Cada macaco no seu galho, Meu mestre mandou |
99 e 100 |
11 |
Experimentação e Fruição |
Troca de lugares, Pula-sela |
100 e 101 |
12 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
De cabeça para baixo no escuro, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Ginásticas |
102 |
13 |
Ginásticas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Ginástica geral e figuras acrobáticas |
103 e 104 |
14 |
Experimentação e Fruição |
Equilíbrios individuais, Desafio dos apoios |
104 e 105 |
15 |
Experimentação e Fruição |
Construção das figuras, Grupos |
105 a 107 |
16 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
Figuras acrobáticas diferentes, Retomada das aprendizagens do tema 2 de Ginásticas |
107 e 108 |
17 |
Esportes tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Esporte e gênero |
109 a 111 |
18 |
Experimentação e Fruição |
Movimentos da ginástica rítmica com bola e arco, Jogos de lutas |
111 e 112 |
19 |
Construção de valores |
Lutas e ginástica rítmica com os olhos vendados |
112 e 113 |
20 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Esportes |
113 |
21 |
Esportes tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Esportes de campo e taco |
114 a 117 |
22 |
Experimentação e Fruição |
Jogo de taco, Jogo de base quatro |
117 a 119 |
23 |
Construção de valores |
Criar jogos de campo e taco |
119 |
24 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Esportes |
120 |
25 |
Brincadeiras e Jogos tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Brincadeiras e Jogos populares do mundo |
121 e 122 |
26 |
Experimentação e Fruição |
As pinturas e os jogos, Cabra Cega |
122 a 124 |
27 |
Construção de valores |
Daruma-san ga koronda |
125 |
28 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Brincadeiras e Jogos |
125 |
29 |
Brincadeiras e Jogos tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Os espaços de brincadeiras e Jogos |
126 e 127 |
30 |
Experimentação e Fruição |
Os espaços e os jogos |
127 |
31 |
Experimentação e Fruição |
Gincana |
127 e 128 |
32 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Brincadeiras e Jogos |
128 |
33 |
Lutas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
A base do lutador – equilibrar e desequilibrar |
129 e 130 |
34 |
Experimentação e Fruição |
Luta do Saci, Luta do equilíbrio, ajoelhado e agachado, Empurra-empurra |
130 a 133 |
35 |
Experimentação e Fruição |
Empurrar com as costas, Puxa-puxa, Puxa-puxa triplo, Dono da arena, Fortaleza |
133 a 135 |
36 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
Interagindo com as diferenças, Simular uma deficiência, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Lutas |
136 |
37 |
Lutas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Laamb – luta africana |
137 a 139 |
38 |
Experimentação e Fruição |
As mãos no laamb, Agarre e combate no laamb |
139 e 140 |
39 |
Construção de valores |
Laamb solidário |
140 e 141 |
40 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Lutas |
141 |
14
Introdução
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cronograma anual – 5º ano |
|||
Semana |
Atividades |
Conteúdos |
Páginas |
1 |
Danças tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Danças do mundo - a cultura do hip-hop |
142 a 145 |
2 |
Experimentação e Fruição |
Passo básico, Variações, Locking, Popping, Breaking |
146 a 149 |
3 |
Experimentação e Fruição |
Batalha de dança de rua |
150 |
4 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
Freestyle adaptado, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Danças |
150 e 151 |
5 |
Danças tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Maculelê – dança de origem afro-brasileira |
152 e 153 |
6 |
Experimentação e Fruição |
Maculelê |
153 a 155 |
7 |
Construção de valores |
Maculelê adaptado |
155 |
8 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Danças |
155 |
9 |
Ginásticas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Ginástica geral e classificação da ginástica |
156 a 158 |
10 |
Experimentação e Fruição |
Ginástica de condicionamento físico |
158 e 159 |
11 |
Experimentação e Fruição |
Ginástica de conscientização corporal |
159 e 160 |
12 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Ginásticas |
160 |
13 |
Ginásticas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Ginástica geral e Gymnaestrada |
161 e 162 |
14 |
Experimentação e Fruição |
Construindo a Gymnaestrada na escola |
162 e 163 |
15 |
Construção de valores |
Coreografia para todos |
163 |
16 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Ginásticas |
163 |
17 |
Esportes tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Esportes de rede/parede |
164 a 166 |
18 |
Experimentação e Fruição |
Voleibol com bola grande de plástico |
166 e 167 |
19 |
Construção de valores |
Voleibol paralímpico |
168 |
20 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Esportes |
168 |
21 |
Esportes tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Modelo de classificação dos esportes |
169 a 171 |
22 |
Experimentação e Fruição |
Classificação dos esportes olímpicos |
171 a 174 |
23 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Esportes |
174 |
24 |
Brincadeiras e Jogos tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Jogos africanos e indígenas |
175 a 177 |
25 |
Experimentação e Fruição |
My God, Terra Mar, Amarelinha africana |
177 e 178 |
26 |
Experimentação e Fruição |
Ketinho mitsetü, Kolidihô |
179 e 180 |
27 |
Construção de valores |
Heiné kuputisü |
180 e 181 |
28 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 1 de Brincadeiras e Jogos |
181 |
29 |
Brincadeiras e Jogos tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
Jogos digitais, benefícios, limites e malefícios |
182 a 184 |
30 |
Experimentação e Fruição |
Quadribol |
184 e 185 |
31 |
Experimentação e Fruição |
Campo minado |
185 e 186 |
32 |
Avaliação e Registro |
Retomada das aprendizagens do tema 2 de Brincadeiras e Jogos |
186 |
33 |
Lutas tema 1: Para começar, Análise e Compreensão |
Variações dos elementos das lutas |
187 e 188 |
34 |
Experimentação e Fruição |
Disputa pela bola, Luta do saci variada, Disputa sobre o banco, Cabo de guerra |
188 a 190 |
35 |
Experimentação e Fruição |
Fuga do círculo, Sobra um, A caça e o caçador, Conquista do país |
190 a 192 |
36 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
Luta e deficiência visual, Retomada das aprendizagens do tema 1 de Lutas |
192 |
37 |
Lutas tema 2: Para começar, Análise e Compreensão |
A origem das lutas |
193 a 195 |
38 |
Experimentação e Fruição |
Dramatização da origem da luta |
195 e 196 |
39 |
Experimentação e Fruição |
Os homens das cavernas, Batalha romana |
196 e 197 |
40 |
Construção de valores e Avaliação e Registro |
A discriminação nas lutas, Retomada das aprendizagens do tema 2 de Lutas |
197 |
15
Tabela: equivalente textual a seguir.
Unidades temáticas |
Habilidades |
Objetos de conhecimento |
Brincadeiras e jogos |
(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural. (EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana. (EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas. (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. |
Brincadeiras e jogos do Brasil e do mundo; Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana |
Esportes |
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. (EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer). |
Esportes de invasão; Esportes de campo e taco; Esportes de rede/parede |
Ginásticas |
(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. (EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança. |
Ginástica geral |
Danças |
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem. (EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana. (EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana. (EF35EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las. |
Danças do Brasil e do mundo; Danças de matriz indígena e africana |
Lutas |
(EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana. (EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança. (EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais. |
Lutas do contexto comunitário e regional; Lutas de matriz indígena e africana |