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4º ANO – Ginásticas

TEMA 1 – Ginástica geral e grandes aparelhos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Prepare-se para as aulas

Objetivos

Conhecer e experimentar, de forma individual e coletiva, as possibilidades adaptadas ou não de movimentos com grandes aparelhos da ginástica ou de outras expressões artísticas.

Executar combinações dos elementos básicos da ginástica utilizando os grandes aparelhos.

Idealizar de forma coletiva, por meio de desenhos e maquetes, um grande aparelho para ginástica geral.

Vivenciar apoio invertido com os olhos fechados e sensibilizar para a deficiência visual.

Habilidades da BNCC

EF35EF07 e EF35EF08

Número de aulas

8

Materiais

Trave de equilíbrio, banco sueco, cordas, giz e colchões (ou colchonetes).

Sequência de atividades

Pergunte aos alunos se conhecem os aparelhos apresentados nas imagens. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”.

Sensibilização

Após as atividades anteriores, realize as propostas da seção “Construção de valores”.

Avaliação

Acompanhe a idealização e a construção da maquete de um grande aparelho pelos alunos e a apresentação em forma de seminário com os elementos básicos da ginástica possíveis com ele.

Para começar

Reúna os alunos em uma roda ou em grupos. Providencie uma imagem para cada aluno ou grupo, utilizando as que seguem ou similares.

Imagem: Fotografia. Dois homens usando camisa e calça, seguram um pau sobre os ombros. Em cima do pau, uma mulher com um elástico em volta dos braços. No fundo, diversas luzes. Fim da imagem.

LEGENDA: Barras russas. Apresentação durante o Festival Mundial do Cirque de Demain e Cirque Phenix, Paris, França, 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com um collant prata, ela segura com as mãos um arco que está no ar. Sua perna esquerda está estendida e a direita está flexionada com os dedos dos pés encostados no arco. Sua coluna está inclinada para trás.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lira circense. Performance de acrobacia aérea em Tianjin, China, 2020. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia. Um homem com roupas brancas, segurando com as mãos e os pés um círculo gigante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Roda ginástica. Apresentação de ginástica em Wetzlar, Alemanha, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, três mulheres segurando em uma escada, apenas com a mão esquerda e os pés. À direita, Três homens dentro de um círculo gigante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Roda. Grupo de Dança Deborah Colker, no espetáculo Rota, 1997. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois meninos saltando sobre um trampolim. Ao lado, um homem com camisa branca e short olha na direção deles com as mãos para trás.   Fim da imagem.

LEGENDA: Trampolins. Treinamento de atletas em Moscou, Rússia, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de ponta cabeça, com as pernas presas em um trapézio, segurando os braços de uma pessoa que balança. Abaixo, uma rede de proteção.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trapézio. Apresentação do Grande Circo Bardum, Coacalco, México, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com collant, com as mãos sobre uma barra. Na frente, outra barra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paralelas assimétricas. Apresentação durante o Campeonato Europeu de Ginástica, Romênia, 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com collant com as mãos próximo a uma barra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Barra fixa. O brasileiro Arthur Mariano durante o Campeonato de Ginástica Artística, Stuttgart, Alemanha, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com collant, sobre uma trave. Ela está com as mãos e o tórax na trave e as pernas estendidas para cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Trave de equilíbrio. A brasileira Flavia Saraiva apresentando-se no Gymgala, Antuérpia, Bélgica, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com collant com a mão em duas argolas e o corpo suspenso no ar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Argolas. O brasileiro Arthur Zanetti durante os Jogos Pan-americanos de Lima, Peru, 2019. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Alguns aparelhos tradicionais da ginástica artística. FIM DA LEGENDA.

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Peça que observem os aparelhos apresentados nas imagens e pergunte: “Vocês conhecem algum desses aparelhos?”, “Já viram alguma apresentação com esses aparelhos?”. Caso tenha alguma resposta afirmativa, pergunte onde assistiram, se sabem os nomes desses aparelhos e se conhecem os nomes das práticas corporais mostradas nas imagens.

Realize um rodízio das imagens entre os grupos ou alunos e refaça os questionamentos.

Ao final, explique que todos esses aparelhos podem ser utilizados nas composições coreográficas da ginástica geral, mas que alguns deles têm custo muito alto e necessitam de instalações apropriadas com protocolos de segurança e, por isso, não são encontrados em muitos lugares e escolas. É possível, porém, experimentar algumas sensações proporcionadas por eles durante as aulas, fazendo adaptações no espaço e nas estruturas físicas disponíveis.

Análise e Compreensão

Os grandes aparelhos

Desde o princípio, o homem defrontou-se com muitos desafios para sobreviver. Algumas práticas corporais do dia a dia, como escalar árvores e montanhas e equilibrar-se em troncos na água, foram se transformando ao longo do tempo.

Essas práticas corporais foram sendo apropriadas por diversas culturas, que, com o avanço das tecnologias, construíram aparelhos com diferentes materiais que facilitaram a vida cotidiana, o que criou novos significados dentro das sociedades.

Práticas corporais observadas em antigas civilizações deram origem aos grandes aparelhos de ginástica que conhecemos hoje. Na Grécia, os atletas saltavam por sobre touros e cavalos em apresentações públicas. Na China, artistas circenses se apresentavam em números de acrobacia e corda bamba. Os métodos ginásticos europeus e suas grandes construções de obstáculos entre escadas e cordas buscavam, com sua prática, um corpo forte e saudável. Há outros tantos exemplos na história.

A ginástica geral permite o uso de quaisquer tipos de implementos, com medidas oficiais ou não, e enfatiza a importância do desenvolvimento da criatividade na utilização desses aparelhos durante as construções coreográficas.

Os grandes aparelhos tradicionais da ginástica são os que fazem parte do conjunto de regras das ginásticas esportivas, como a trave de equilíbrio, a barra fixa, o solo, o salto, as paralelas, o cavalo com alças, o trampolim acrobático. São considerados ainda os aparelhos auxiliares da aprendizagem, como o minitrampolim.

Muitas expressões artísticas também se utilizam de grandes aparelhos, muitos até bastante conhecidos, como o trapézio, a corda bamba e a lira do circo.

Na escola, é possível adaptar espaços e as estruturas físicas disponíveis para a prática da ginástica geral com a utilização de grandes aparelhos, que podem ter como base os aparelhos tradicionais da ginástica ou até mesmo ser construídos pelos alunos.

Uma pequena mureta possibilita o equilíbrio semelhante ao da trave ou da corda bamba; em uma barra de playground podem ser feitos movimentos da barra fixa, das paralelas e do trapézio; o plinto (caixa de madeira em formato piramidal) substitui a mesa do salto, entre outras possibilidades.

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Importante: Fique atento para que as adaptações não coloquem em risco a integridade física dos alunos. No caso de uma mureta, certifique-se de que ela seja segura, não esteja alta demais, suporte bem o peso dos alunos e de que possam ser colocados colchonetes ao redor dela.

Experimentação e Fruição

Organize antecipadamente os materiais que serão utilizados na aula. Sabemos que, em muitos casos, as escolas não têm os aparelhos tradicionais da ginástica. Contudo, outros objetos podem ser usados para a iniciação da aprendizagem.

1. Cada macaco no seu galho (barra fixa e barras paralelas)

Objetivo: Praticar as possibilidades de movimentos em suspensão.

Material/Espaço: barras de playground, área com árvores

Imagem: Fotografia. Um menino usando camiseta verde e calça jeans. Ele está segurando uma barra com a cabeça para baixo e as pernas estendidas para cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Barras paralelas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina segurando com as duas mãos em uma árvore com os joelhos flexionados e os pés no ar. Fim da imagem.

LEGENDA: Galho de árvore usado como barra fixa. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Procedimentos

Organize uma brincadeira de pega-pega diferente para os alunos. Antes de começá-la, identifique onde eles podem ficar pendurados em segurança, como galhos baixos de árvores, brinquedos localizados ao ar livre que lembram barras fixas e paralelas, entre outras possibilidades.

Escolha um aluno para ser o pegador. Os outros devem ficar reunidos distantes alguns metros dele.

Quando o pegador gritar “Cada macaco no seu galho!”, todos precisam correr em busca de um galho de árvore ou de um objeto em que possam se pendurar. Quem for alcançado e tocado antes de ficar pendurado passa a ser o pegador da vez.

Importante: Atente para que os galhos de árvore, as barras e outros objetos que possam ser utilizados na atividade não coloquem em risco a integridade física dos alunos. Verifique, por exemplo, se os galhos escolhidos são firmes o suficiente para suportar o peso deles. Não use as barras no caso de haver ferrugem nelas.

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2. Meu mestre mandou (trave de equilíbrio)

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Praticar alguns movimentos em cima do aparelho trave ou de trave adaptada.

Material: trave de equilíbrio (aparelho oficial), banco sueco, cordas ou giz

Procedimentos

Imagem: Fotografia. Um banquinho de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Banco sueco. FIM DA LEGENDA.

Oriente os alunos a ficar próximos do aparelho (banco sueco, corda ou desenho de giz feito no chão). Explique que, nessa brincadeira, eles devem seguir as ordens de um mestre e que você será o primeiro a dar os comandos.

Depois de dizer “Meu mestre mandou”, os alunos perguntam: “Fazer o quê?”. Em seguida, dê o comando. Veja algumas sugestões: subir no aparelho e andar sobre ele para a frente, para trás e de lado; andar na ponta dos pés; realizar um avião; sentar-se e levantar-se sem o apoio das mãos; deitar-se com as costas apoiadas no aparelho e, depois, com a barriga para baixo.

Em seguida, escolha outro aluno para ser o mestre e dar novos comandos. Encerre a atividade depois de todos terem vivenciado a condição de mestre.

Importante: Verifique se a trave de equilíbrio se encontra em condições adequadas de uso, bem como se o banco sueco não está com os pés desnivelados, o que pode colocar em risco a integridade física dos alunos.

3. Troca de lugares (solo)

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Aprimorar os rolamentos para a frente e para trás.

Material: colchões ou colchonetes

Procedimentos

Espalhe vários colchonetes ou colchões pelo espaço de aula de forma aleatória e distantes uns dos outros. Cada aluno deve escolher o seu.

A primeira mudança de colchonetes ocorre quando um aluno, previamente escolhido por você, diz o nome de um colega e troca de lugar com ele. Durante essa troca, os demais alunos realizam um rolamento para a frente. Quem foi chamado escolhe outro colega e troca de lugar com ele, enquanto os demais realizam um rolamento para trás.

A atividade segue até que todos tenham trocado de lugar.

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4. Pula-sela

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Vivenciar um salto sobre um obstáculo com apoio das mãos.

Procedimentos

Essa brincadeira é realizada em duplas. Enquanto um aluno se curva para a frente, coloca as mãos nos joelhos e fica de lado para quem vai saltar, o outro apoia as mãos nas costas do colega e realiza uma impulsão seguida de salto com afastamento das pernas para as laterais do corpo.

Imagem: Esquema. Ilustração de um menino com camisa amarela e short vermelho e um menino com camisa roxa e short azul, exemplificando o Pula-sela em 4 movimentos: no primeiro momento, o menino de camiseta amarela está com as mãos apoiadas nas costas do outro menino que está inclinado para frente com as mãos no joelho. Em seguida, o menino de camiseta amarela está com as mãos apoiadas nas costas do outro menino, pulando-o com as pernas abertas. Depois, o menino de camiseta amarela está no ar, com as pernas e braços esticados. Por fim, o menino de camiseta amarela estpa com os pés no chão e os joelho flexionados. Fim da imagem.

LEGENDA: Pula-sela. FIM DA LEGENDA.

Solicite aos alunos usados como apoio que encostem o queixo no peito. Isso evita que a perna do companheiro que salta bata em sua cabeça. Se considerar conveniente, peça a eles que coloquem os joelhos e as mãos no chão, diminuindo a altura do salto.

Caso tenha um plinto, utilize-o para a realização desse salto.

Imagem: Esquema. Ilustração de uma menina com cabelos presos, usando blusa rosa e calça azul, exemplificando o Salto com apoio do plinto realizado em 5 movimentos: 1. A menina com joelhos flexionados e braços estendidos para cima em cima de um plinto. 2. Ela apoia as mãos sobre o plinto com a coluna reta e as pernas estendidas. 3. Ela está com as mãos apoiadas, com as pernas estendidas para frente. 4. Ela está com a perna estendida na direção do chão e as mãos próximas ao corpo. 5. Ela está em pé, com os pés no chão, joelhos flexionados e braços estendidos para frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Salto com apoio do plinto. FIM DA LEGENDA.

Para a segurança dos alunos, segure o braço de quem salta. Esse procedimento evita que eles avancem os ombros e caiam de frente para o chão.

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Construção de valores

De cabeça para baixo no escuro

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivos: Vivenciar um apoio invertido com os olhos fechados. Sensibilizar para a deficiência visual.

Material: parede sem obstáculos

Procedimentos

Oriente os alunos a ficar de costas para uma parede e a fechar os olhos.

Em seguida, peça-lhes que apoiem as mãos no chão e encostem os pés na parede. Eles devem tentar elevá-los (sempre em contato com a parede) até formar um ângulo de 90 graus entre as pernas e o tronco.

Discussão

Procure saber as dificuldades sentidas pelos alunos em vivenciar essa atividade com os olhos fechados: “A falta de visão dificultou o equilíbrio de vocês?”, “Essa limitação impediu que vocês se divertissem? Por quê?”.

Assim como em outras atividades, ajude-os a perceber que as deficiências físicas podem ser superadas de diversas formas: com força de vontade, por meio de adaptações de atividades ou aparelhos, entre outras possibilidades. Ressalte a importância da inclusão e o direito de todos a ter uma vida saudável em sociedade.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos presos, usando camiseta verde e short, exemplificando o movimento de olhos fechados. Ela está com as mãos no chão, os olhos fechados e as pernas estendidas na direção da parede, com o tronco em noventa graus.  Fim da imagem.

LEGENDA: De olhos fechados, com as mãos no chão e os pés na parede. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Para saber mais

  1. NUNOMURA, M. (org.). Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2016.
  1. Os autores apresentam movimentos básicos de ginástica, conceitos e indicadores para a segurança, bem como aspectos técnicos básicos para sua iniciação.
  1. PAOLIELO, E. (org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2016.
  1. livro apresenta os conceitos da ginástica geral relacionados à formação profissional e às questões pedagógicas.

Fim do complemento.

Avaliação e Registro

Organize os alunos em grupos, peça que discutam a respeito do conteúdo da aula e, depois, inventem um novo grande aparelho para a ginástica geral, desenhando-o em uma folha em branco. Coloque critérios para essa invenção, como: “De qual material será feito esse aparelho?”, “Que elementos corporais poderão ser realizados nesse aparelho?”, “Quantas pessoas poderão utilizar esse aparelho ao mesmo tempo?”.

Em seguida, os alunos podem construir, utilizando materiais recicláveis (garrafas de plástico, pedaços de madeira, caixas de papelão, espuma, entre outros), um protótipo do aparelho idealizado e apresentá-lo em forma de seminário à turma ou em uma exposição no ambiente escolar. Avalie a participação coletiva na elaboração da atividade e a compreensão dos objetivos do tema.

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TEMA 2 – Ginástica geral e figuras acrobáticas

Tabela: equivalente textual a seguir.

Prepare-se para as aulas

Objetivos

Conhecer e experimentar as figuras acrobáticas de forma coletiva.

Planejar e utilizar estratégias para executar as figuras acrobáticas de forma coletiva, adotando procedimentos de segurança.

Realizar figura acrobática com limitações físicas.

Habilidades da BNCC

EF35EF07 e EF35EF08

Número de aulas

8

Materiais

Bambolês (ou giz ou pedaços de pau), colchonetes e vendas para os olhos.

Sequência de atividades

Incentive um debate a respeito das figuras acrobáticas. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”.

Sensibilização

Após as atividades anteriores, realize as propostas da seção “Construção de valores”.

Avaliação

Acompanhe a criação, a execução e a apresentação de novas figuras acrobáticas pelos alunos e oriente-os a determinar as funções dos ginastas em cada desenho.

Para começar

Em roda, converse com os alunos a respeito das figuras acrobáticas. Mostre a eles um vídeo curto ou imagens da ginástica acrobática (esportiva) ou de pirâmides humanas apresentadas em circos. Incentive o debate por meio de perguntas: “Na opinião de vocês, deve ser fácil ou difícil fazer essas figuras acrobáticas? Por quê?”, “Vocês já assistiram à prática dessas figuras em algum lugar? Onde?”.

Sugestão de vídeo: Torneio de torre humana que chega à altura de um prédio de cinco andares (Espanha). Disponível em: http://fdnc.io/dLC. Acesso em: 22 fev. 2021.

Análise e Compreensão

As pirâmides humanas ou figuras acrobáticas

As acrobacias são praticadas desde a Antiguidade e sua origem está intimamente relacionada aos espetáculos circenses. Os antigos acrobatas realizavam pirâmides humanas, equilíbrios em traves de madeira, cordas bambas etc. (BORTOLETO, 2008) * .

A acrobacia coletiva ou pirâmides humanas, termo mais usado no circo, popularizou-se a partir do século XVIII com o surgimento do circo moderno. Porém, quando suas práticas foram institucionalizadas como esporte, no final do século XIX e início do século XX, tornou-se parte do conteúdo da ginástica. As figuras acrobáticas (termo utilizado na competição de ginástica acrobática) passaram a ser consideradas conteúdo no contexto escolar.

As figuras acrobáticas ou pirâmides humanas exigem muito o uso da força e do equilíbrio, mas têm grande destaque o desenvolvimento da confiança, o trabalho em grupo e a criatividade, porque todo o processo de construção não pode ser realizado sozinho. Os mais fortes formam a base da figura, os mais leves elevam-se do solo com mais facilidade e se apoiam nos colegas da base. Assim, é possível estimular a percepção dos limites individuais e a sua colaboração na construção coletiva.

Nota de rodapé: * BORTOLETO, M. A. C. (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí: Fontoura, 2008. Fim da nota.

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Na ginástica geral não há padronização das figuras acrobáticas como nas ginásticas esportivas, apesar do uso de técnicas dos movimentos na sua aprendizagem. Tem-se mais liberdade para criar novas possibilidades, independentemente do número de participantes, tempo de apresentação, vestimentas etc.

Experimentação e Fruição

1. Equilíbrios individuais

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Vivenciar os equilíbrios individualmente.

Material: bambolês, giz ou pedaço de pau

Procedimentos

Disponha os bambolês na área destinada à atividade a uma distância de aproximadamente 2 metros uns dos outros. Caso não os tenha na escola, use o giz para desenhá-los no piso ou um pedaço de pau para demarcá-los na terra.

Oriente os alunos a correr em volta dos bambolês de forma livre até ouvirem o seu comando, quando devem realizar uma tarefa dentro deles.

Sugestões de comando: ficar dentro do círculo com o apoio de um pé só; com os dois pés; com uma mão e um pé; ajoelhado; sentado sem apoiar os pés no chão, entre outras possibilidades que podem ser indicadas pelos próprios alunos.

Após essa vivência, converse com os alunos sobre a acrobacia coletiva, que tem como base da sua prática a execução de “figuras”, ou seja, a construção de equilíbrios em duplas, trios e quartetos.

Segurança

Proponha as atividades em um local em que o solo amorteça quedas, como grama, areia e tatames de EVA. Recomendamos o uso de colchonetes ou colchões.

Oriente os alunos no cuidado com os colegas, uma vez que as atividades propostas neste tema requerem apoios de uns nos outros. Peça-lhes que tenham cuidado com a força empregada, pois, em alguns momentos, eles vão segurar os colegas e, em outros, vão se apoiar neles.

É fundamental que haja uma postura responsável em relação à integridade física de todos para evitar acidentes.

2. Desafio dos apoios

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivos: Realizar figuras com o número de apoios predeterminados. Solucionar desafios coletivamente.

Procedimentos

Oriente os alunos a realizar as figuras acrobáticas solicitadas por você, as quais devem contar com apoios no chão. Por exemplo: em duplas, a figura só pode ter dois pés no chão, um de cada aluno, como mostrado na figura abaixo.

Imagem: Ilustração. Figura em que dois pés estão no chão, um de cada aluno da dupla. Um menino usando camiseta azul e short vermelho. Ele está de perfil com as pernas afastadas, com o pé direito apoiado no chão com joelhos flexionados, perna esquerda estendida para trás, com o pé no ar, e braços estendidos para frente com a palma das mãos sobre as costas de uma menina com cabelos cacheados. Ela está usando, blusa rosa e short verde, com os braços estendidos para cima e na diagonal, a perna direita flexionada e a perna esquerda estendida. Fim da imagem.

LEGENDA: Figura em que dois pés estão no chão, um de cada aluno da dupla. FIM DA LEGENDA.

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Proponha variações para os apoios, os quais podem ser feitos com outras partes do corpo (joelhos, cotovelos), com os alunos organizados em duplas, trios e quartetos.

As figuras formadas não são predeterminadas, mas decorrentes das soluções encontradas pelos alunos para os apoios no chão.

3. Construção das figuras

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivos: Conhecer as figuras acrobáticas. Experimentar as figuras acrobáticas realizadas em duplas, trios e quartetos.

Procedimentos

Leve para a aula cópias (preferencialmente ampliadas e coloridas) das imagens a seguir, que mostram diferentes figuras acrobáticas que podem ser realizadas em duplas, trios e quartetos.

Imagem: Esquema de figuras acrobáticas formadas por duplas. Composta por crianças com roupas coloridas em cinco posições, sendo. 1. Um menino com os joelhos no chão e as mãos no chão. Acima, outro menino apoiando os joelhos no quadril dele e as mãos sobre os ombros deles.  Fim da imagem.
Imagem: 2. Uma menina com os joelhos no chão e as mãos no chão. Acima, outra menina, apoiando os pés sobre o quadril e as costas dela, com os braços estendidos para cima.  Fim da imagem.
Imagem: 3. um menino com os joelhos e mãos no chão. Acima, uma menina com os pés apoiados no quadril dele, com os braços estendidos para frente.  Fim da imagem.
Imagem: 4.Um menino com as mãos e os joelhos no chão. Acima, uma menina com o joelho esquerdo apoiado no quadril do menino e a mão direita apoiada no ombro. A perna direita está estendida para trás e a mão esquerda estendida para frente.  Fim da imagem.
Imagem: 5. Um menino com o pé direito apoiado no chão, com os joelhos flexionados, o joelho esquerdo no chão, os braços estendidos na lateral do corpo na altura dos ombros. Ao lado, uma menina com as mãos no chão e as pernas estendidas no ar, com os pés apoiados no ombro do menino.  Fim da imagem.

LEGENDA: Figuras acrobáticas formadas por duplas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Esquema. Figuras acrobáticas formadas por trios. Composta por crianças com roupas coloridas em 4 figuras. 1. Dois meninos com as mãos e os joelhos no chão, um do lado do outro. Em cima, uma menina apoiando os joelhos e as mãos nas costas deles.  Fim da imagem.
Imagem: 2. Dois meninos com as mãos e os joelhos no chão, um do lado do outro. Em cima, uma menina apoiando os pés nas costas deles.  Fim da imagem.
Imagem:  3. Dois meninos com as mãos e os joelhos no chão, um com a cabeça para o lado esquerdo e o outro com a cabeça para o lado direito. Em cima, uma menina com as pernas apoiando nas costas do menino que está à esquerda e as mãos sobre o quadril do menino que está à direita.   Fim da imagem.
Imagem: 4. Dois meninos com as mãos e os pés apoiando no chão com o corpo no ar em uma prancha. Em cima, uma menina com os pés apoiando nas costas deles com os braços erguidos para cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Figuras acrobáticas formadas por trios. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Esquema. Figuras acrobáticas formadas por quartetos. Composto por crianças com roupas coloridas em 4 figuras. 1. Um menino e uma menina com as mãos e os joelhos no chão, com o menino voltado para esquerda e a menina voltada para direita. Acima, uma menina com os joelhos sobre as costas do menino e as mãos no quadril da menina. Acima, uma menina com os pés apoiados nas costas da outra menina, e os braços estendidos para cima.  Fim da imagem.
Imagem:  
2. Um menino e uma menina com as mãos e joelhos no chão um do lado do outro. Acima, uma menina apoiando as mãos e os joelhos nas costas deles. Em cima, outra menina com os pés apoiados no quadril da menina e os braços estendidos na lateral do corpo na altura do ombro.  
 Fim da imagem.
Imagem: 3. À esquerda, um menino com o antebraço apoiado no chão, as pernas estendidas para trás no ar sobre o ombro de uma menina que está com as mãos e os pés apoiados no chão. Acima, uma menina com as mãos apoiadas no quadril da menina e as pernas apoiadas no ombro de outra menina que está em pé.  Fim da imagem.
Imagem: 4. Um menino com as mãos e os pés no chão com o corpo voltado para cima. Ao lado, uma menina apoia as mãos nos joelhos dele, e está com as pernas estendidas com o pé apoiando no ombro de outra menina que está em pé. Ao lado. A menina de pé segura as pernas de outra menina que está de ponta cabeça. Fim da imagem.

LEGENDA: Figuras acrobáticas formadas por quartetos. FIM DA LEGENDA.

4. Grupos

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivos: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução das figuras acrobáticas.

Procedimentos

Solicite aos alunos que formem grupos com mais de quatro participantes (preferencialmente, com seis integrantes) e realizem figuras acrobáticas. Se considerar oportuno, faça cópias das figuras a seguir para serem distribuídas na aula.

Imagem: Esquema. Figuras acrobáticas formadas por sextetos. Composta por crianças com roupas coloridas em duas figuras. 1. À esquerda, uma menina em pé segurando as pernas de uma menina de cabelos presos. A menina de cabelos presos está com as mãos apoiadas sobre as costas de um menino de óculos. Ele está com as mãos e os joelhos apoiados no chão. Ao lado, um menino também com as mãos e os joelhos apoiados no chão. Acima, uma menina com as mãos apoiadas nas costas dele, e as pernas estendidas. Ao lado um menino em pé segurando as pernas da menina.  Fim da imagem.
Imagem: 2. À esquerda, uma menina em pé. Ao lado, uma menina de perfil, com a perna apoiada sobre os ombros da menina em pé e as mãos apoiadas no ombro de um menino de óculos que está de joelho com os braços estendidos para frente. Ao lado, uma menina também com os joelhos no chão, com as mãos estendidas para frente apoiando nos braços do menino de óculos. Acima, um menino com as mãos apoiadas no ombro da menina e as pernas estendidas e apoiadas no ombro de um menino que está de pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: Figuras acrobáticas formadas por sextetos. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Esquema. Figuras acrobáticas formadas por sextetos. Composto por seis crianças com roupas coloridas em duas figuras. 1. À esquerda, um menino com os joelhos no chão com as mãos sobre a cintura de um menino de pé que está com os braços estendidos para frente. Acima, uma menina está com a perna direita apoiada no ombro do menino que está ajoelhado, a perna esquerda estendida para trás e as mãos apoiadas sobre o ombro do menino que está em pé. Ao lado do menino que está em pé, um menino de óculos. Ele está em pé e com os braços estendidos para frente entrelaçados ao braço do menino à esquerda. Ao lado, uma menina com os joelhos no chão, com as mãos na cintura do menino de óculos. Acima, uma menina com cabelos cacheados com a perna esquerda sobre o ombro da menina de joelhos, a perna direita estendida para trás e as mãos apoiando o ombro do menino de óculos.  Fim da imagem.
Imagem: 2. À esquerda, um menino negro em pé com a mão direita estendida para a diagonal e a mão esquerda sobre as costas no menino de óculos. Ele está com os joelhos flexionados, apoiando a mão nos joelhos e o tronco inclinado. Ao lado, um menino com a mão e os joelhos no chão. Acima, uma menina negra com o pé esquerdo sobre o ombro direito do menino negro, o pé direito sobre as costas do menino de óculos. Ao lado, uma menina de cabelos crespos com a perna esquerda flexionada, com o pé apoiado sobre as costas do menino de óculos, a perna direita apoiada sobre as costas do menino com as mãos e os joelhos no chão. Ao lado, uma menina de maria-chiquinha com a perna flexionada e o pé apoiado sobre as costas do menino com as mãos e joelhos no chão, a perna direita esticada com o pé apoiado no chão e os braços em diagonal.  Fim da imagem.

LEGENDA: Figuras acrobáticas formadas por sextetos. FIM DA LEGENDA.

Construção de valores

Figuras acrobáticas diferentes

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Realizar uma figura acrobática (em duplas, trios ou quartetos) com limitações físicas.

Materiais: colchonetes e vendas para os olhos

Procedimentos

Organize a classe em duplas, entregue uma venda a um dos alunos de cada dupla e ajude-o a colocá-la nos olhos. Em seguida, peça ao aluno sem venda que realize com o colega uma figura acrobática.

Repita esse procedimento em trios de modo que um dos integrantes fique vendado e o outro com um braço preso por dentro da camiseta.

Quando formarem quartetos, oriente dois alunos a ficar vendados e um terceiro a colocar o braço por dentro da camiseta.

Discussão

Ao término dessa atividade, converse com os alunos sobre a experiência de ter de lidar com limitações físicas para realizar as figuras acrobáticas. Procure saber as dificuldades que sentiram para cumprir a tarefa e as estratégias adotadas para explicar a figura acrobática aos alunos vendados e ajude-os a pensar em figuras que poderiam ser realizadas por quem só pudesse usar um dos braços.

É provável que, apesar das dificuldades, os alunos considerem a atividade divertida e desafiadora, bem como percebam que limitações físicas não constituem um obstáculo a quem deseja se divertir.

Para finalizar, ressalte a importância de pensar em soluções para a inclusão de todos na realização de uma figura acrobática, bem como na integração de pessoas com qualquer deficiência em todos os segmentos da vida em sociedade.

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Boxe complementar:

Para saber mais

  1. DARIDO, S. C.; MOREIRA JÚNIOR, O. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007.
  1. Os autores relatam possibilidades de práticas da ginástica na escola por meio de imagens, discussões e textos.
  1. GALLARDO, J. S. P.; AZEVEDO, L. H. R. Fundamentos básicos da ginástica acrobática competitiva. Campinas: Autores Associados, 2007.

    A obra é destinada a professores de Educação Física que possuem interesse no desenvolvimento da ginástica acrobática tanto como meio educacional quanto competitivo.

Fim do complemento.

Avaliação e Registro

Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Leve para a aula cópias (preferencialmente ampliadas) da figura a seguir. Diga aos alunos que cada ginasta desempenha uma função na figura acrobática.

Imagem: Esquema. Funções: base, intermediário e volante. Base: Um menino usando camiseta azul e short. Ele está com os pés apoiados no chão com os joelhos flexionados e braços estendidos para frente segurando uma menina de cabelos presos. Ela está com os pés apoiados sobre a coxa do menino, com a mão esquerda estendida para cima, e a mão direita estendida para baixo. Ao lado texto: Intermediário. Acima, uma menina com cabelos cacheados com a perna direita sobre o ombro do menino, a perna esquerda estendida para trás, a mão esquerda estendida na lateral do corpo e mão esquerda estendida para baixo, segurando o punho da menina de cabelos presos. Ao lado, o texto: Volante  Fim da imagem.

LEGENDA: Funções: base, intermediário e volante. FIM DA LEGENDA.

Depois, solicite aos alunos que desenhem novas figuras acrobáticas e oriente-os a determinar as funções dos ginastas em cada desenho. Explique a eles que mais de um ginasta pode desempenhar a mesma função. Em um quinteto, por exemplo, a figura pode ter dois volantes e três bases.

Organize um dia para a apresentação das figuras acrobáticas desenhadas pelos alunos.