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5º ANO – Ginásticas

TEMA 1 – Ginástica geral e classificação da ginástica

Tabela: equivalente textual a seguir.

Prepare-se para as aulas

Objetivos

Conhecer uma proposta de classificação da ginástica conforme suas intencionalidades.

Vivenciar e experimentar as ginásticas de condicionamento físico e conscientização corporal.

Habilidades da BNCC

EF35EF07 e EF35EF08

Número de aulas

8

Materiais

Pesos pequenos e leves (ou garrafas de plástico, tipo PET), areia, elástico resistente, medicinebol (ou bola de basquete) e colchonetes.

Sequência de atividades

Pergunte aos alunos que tipos de ginástica eles conhecem. Anote os resultados no quadro e guarde-os para discussão ao final deste tema. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”.

Avaliação

Analise, discuta o quadro inicial e apresente as correções de acordo com a classificação da ginástica.

Para começar

Forme uma roda e converse com os alunos sobre os tipos de ginástica que eles conhecem. Escreva na lousa o que eles mencionarem. Depois, faça um quadro com estas informações:

Tabela: equivalente textual a seguir.

TIPOS DE GINÁSTICA

Ginástica para demonstração

Ginástica para a saúde

Ginástica para competição

Peça aos alunos que indiquem a coluna do quadro em que deve entrar cada ginástica mencionada por eles. Nesse primeiro momento, não interfira nas respostas deles, deixando-os fazer a classificação com base nas próprias experiências.

Anote os resultados do quadro e guarde-os para realizar a discussão ao final deste tema.

Análise e Compreensão

De acordo com Gallardo (2008) 1 , o professor de Educação Física deve iniciar o ensino da ginástica geral com as experiências dos elementos corporais que constituem os mais diversos tipos de ginástica.

Nota de rodapé: 1. GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. A Educação Física escolar e a ginástica geral em sentido pedagógico. In: GAIO, R.; GÓIS, A. A. F.; BATISTA, J. C. F. (org.). A ginástica em questão: corpo e movimento. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2018. Fim da nota.

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Essas ginásticas podem ser competitivas ou ter foco na condição física. Na ginástica geral, porém, o objetivo não está no rigor esportivo nem no desempenho físico, e sim na ressignificação desses elementos corporais para uma prática lúdica, expressiva e artística, que represente uma cultura.

1. A classificação da ginástica

A classificação da ginástica facilita o processo de ensino-aprendizagem, pois, ao conhecer, vivenciar e contemplar os principais elementos que a caracterizam, amplia-se a possibilidade de diferenciar tanto as ginásticas entre si quanto as outras manifestações da cultura corporal de movimento.

A seguir, apresentamos uma proposta de classificação das ginásticas.

Imagem: Esquema. Organograma: Ginástica. 1.Demonstração: Ginástica para todos (ginástica geral). 2. Saúde: Condicionamento físico; Conscientização corporal.  3. Competição: Artística; Rítmica; Aeróbica esportiva; Acrobática; Trampolim. Unidade temática: Esportes. Classificadas como esportes técnico–combinatórios.  Fim da imagem.

Fonte: elaborado pela autora.

2. Ginástica para demonstração

Nessa categoria, temos a ginástica para todos, aqui chamada ginástica geral, de acordo com as habilidades da BNCC. É a única modalidade não competitiva da Federação Internacional de Ginástica (FIG), tendo como objetivo ampliar a prática da ginástica por meio dos elementos básicos das ginásticas e das atividades expressivas e artísticas.

3. Ginástica para a saúde

O objetivo dessa prática é promover a saúde nas perspectivas da aquisição, manutenção, reabilitação e prevenção. Essa categoria pode ser dividida em dois grupos:

  1. Ginástica de condicionamento físico
  1. Ginástica de conscientização corporal

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4. Ginástica para competição

As ginásticas competitivas, muito apreciadas por sua elegância e beleza, são, de acordo com a BNCC, conteúdo da unidade temática Esportes e classificadas como esportes técnico-combinatórios. A ginástica geral, porém, se utiliza dos seus movimentos sem foco na padronização esportiva.

Podemos utilizar como base para a aprendizagem dos elementos básicos das ginásticas algumas das ginásticas esportivas regidas pela FIG.

  1. Ginástica artística – utiliza grandes aparelhos: solo, mesa para salto, trave, paralelas assimétricas, barra fixa, cavalo com alças, argolas e paralelas simétricas.
  1. Ginástica rítmica – utiliza-se da manipulação de pequenos aparelhos: arco, bola, fita, corda e maças.
  1. Ginástica aeróbica esportiva – são realizadas coreografias utilizando os exercícios físicos localizados, como abdominais, flexões e saltos.
  1. Ginástica acrobática – são realizadas coreografias intercalando elementos corporais da ginástica e a construção de figuras acrobáticas.
  1. Ginástica de trampolim – utiliza-se de um aparelho chamado trampolim acrobático, que oferece grande impulsão para a realização de uma sequência de acrobacias.

    Podemos perceber que a ginástica geral vai muito além da aprendizagem dos movimentos tradicionais das ginásticas de competição, pois perpassa todo e qualquer movimento relacionado a qualquer tipo de ginástica e ainda estimula a criatividade quando permite a expressão lúdica, artística e expressiva de suas práticas.

    Experimentação e Fruição

    1. Ginástica de condicionamento físico

    PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

    Objetivos: Compreender a ginástica para a saúde. Conhecer e experimentar a ginástica localizada.

    Materiais: pesos pequenos e leves ou garrafas de plástico pequenas (tipo PET) com pouca areia dentro, elástico resistente (“tripa de mico” 2 ), medicinebol 3 (ou bola de basquete) e colchonetes

    Procedimentos

    Organize o seguinte circuito para os alunos, destinando 30 segundos para a realização de cada etapa. Para as etapas 2 a 5, serão necessários colchonetes.

  1. Eles devem colocar um dos pés no meio do elástico (ou da tripa de mico) para flexionar e estender os braços (figura 1).

    Importante: Disponibilize elásticos resistentes para os alunos a fim de que não arrebentem durante a realização desse exercício e os machuquem.

Imagem: Ilustração. Figura 1. Exercícios para as costas, os ombros e os braços. Uma menina negra com cabelos presos, usando uma regata laranja e short azul. Ela está com a perna esquerda para frente, pisando com um pé em um elástico que está preso em dois triângulos. Ela segura com as mãos os triângulos com os cotovelos flexionados para trás.  Fim da imagem.

LEGENDA: Figura 1. Exercícios para as costas, os ombros e os braços. FIM DA LEGENDA.

Nota de rodapé: 2. Um tipo de borracha resistente. Fim da nota.

Nota de rodapé: 3. Bola pesada, geralmente revestida de couro, usada para aprimorar o condicionamento físico. Fim da nota.

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  1. Na sequência, peça-lhes que fiquem na posição de decúbito dorsal com as pernas flexionadas e as mãos apoiadas na nuca para fazer abdominais. Eles precisam deitar e levantar a cabeça e o tronco sem tirar os pés do chão (figura 2).
  1. Depois, em quadrupedia, oriente-os a levantar e a abaixar a perna direita com o joelho esquerdo flexionado. Passados 30 segundos, conduza a mudança para a flexão do joelho direito e o levantamento da perna esquerda (figura 3).
  1. Em decúbito dorsal e com as pernas flexionadas, os alunos devem deitar sobre um colchonete segurando um medicinebol na altura do peito, estender os braços e retorná–los à posição inicial (figura 4).
  1. Peça-lhes que fiquem outra vez em decúbito dorsal com as pernas flexionadas e segurem um peso (ou uma garrafa de plástico com areia) em cada mão. Eles devem levantar e abaixar os pesos com os braços estendidos para os lados (figura 5).
Imagem: Ilustração. Figura 2. Abdominais. Um menino com camiseta azul, short e tênis. Ele está com as costas apoiadas em um colchonete, os pés apoiados no chão, com as mãos atrás da cabeça, fazendo uma flexão da cervical.  Fim da imagem.

LEGENDA: Figura 2. Abdominais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Figura 3. Exercícios para os glúteos e as pernas. Uma menina com camiseta rosa e short roxo. Ela está com as mãos e o joelho esquerdo apoiados no chão, com a perna direita flexionada com a sola do pé apontada para cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Figura 3. Exercícios para os glúteos e as pernas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Figura 4. Flexão e extensão dos braços. Um menino negro com camiseta e short verde, ele está com as costas e os pés apoiados no colchete, com cotovelos flexionados e as mãos segurando uma bola para cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Figura 4. Flexão e extensão dos braços. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Figura 5. Exercícios para os braços. Uma menina com camiseta e short azul. Ela está deitada com as costas e os pés apoiados no colchete, os braços abertos na lateral do corpo, segurando com as mãos duas garrafinhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Figura 5. Exercícios para os braços. FIM DA LEGENDA.

2. Ginástica de conscientização corporal

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivos: Compreender a ginástica para a saúde. Conhecer e experimentar a ioga.

Procedimentos

Organize os alunos em grupos e distribua cópias (se possível, ampliadas e coloridas) da figura da página seguinte, que mostra uma sequência de dez movimentos da ioga.

Apresente os exercícios aos grupos, os quais devem se posicionar em uma estação (macaco, girafa etc.) para realizar as repetições durante 30 segundos. Depois desse tempo, eles trocam de estação, o que precisa ser feito até que todas elas sejam realizadas.

Solicite a eles que pratiquem a sequência e memorizem os movimentos.

Depois de determinado tempo, realize uma apresentação dos grupos.

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Imagem: Ilustração.  Uma menina, sentada com a coluna reta, com os joelhos flexionados e as pernas entrelaçadas, a mão direita dobrada na altura do peito e o cotovelo esquerdo flexionado com a palma da mão apontada para cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Macaco. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino com a perna esquerda flexionada com o braço esquerdo apoiado sobre a perna, o corpo inclinado lateralmente para a esquerda, com os braços estendidos na altura da cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Girafa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino de perfil com a perna direita flexionada, o pé direito apoiado no chão, os cotovelos para trás e o braço flexionado na lateral do corpo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Flamingo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino com as mãos e os pés apoiados no chão e o quadril apontado para cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cachorro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina com as mãos e os joelhos apoiados no chão e a coluna flexionada fazendo um arco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gato. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino com as mãos e os joelhos apoiados no chão com a coluna em reversão com a cabeça para cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vaca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino com as mãos, quadril e pernas apoiados no chão, a cabeça e a coluna alongadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cobra. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina sentada sobre os joelhos, com o quadril apoiado nos pés e as mãos sobre a coxa, coluna e cabeça reta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Leão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina sentada, com os joelhos flexionados, com a sola dos pés se tocando, e as mãos juntas na frente do corpo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Borboleta. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino sentado, com a coluna reta, com os joelhos dobrados com a sola dos pés se tocando e a palma das mãos apoiadas no chão na lateral do corpo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tartaruga. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Sequência de movimentos da ioga. FIM DA LEGENDA.

Discussão

Converse com os alunos sobre as ginásticas realizadas por eles e as possibilidades de fazê-las no dia a dia.

Tendo como referência o objetivo das ginásticas voltadas para a saúde e suas vivências, questione-os sobre a importância de sua prática regular para a melhoria (ou manutenção) da qualidade de vida e a importância de identificar e observar criticamente a influência das mídias nos padrões de beleza e estética corporal.

Procure saber deles a respeito das facilidades ou dificuldades no acesso a essas práticas, considerando que muitas pessoas não têm condições financeiras de frequentar academias de ginástica. Questione-os, também, a respeito das práticas consumistas que envolvem esse setor.

Boxe complementar:

Para saber mais

  1. DARIDO, S. C. (org.). Educação Física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011.

    O livro aborda o desenvolvimento do conteúdo da ginástica nas aulas de Educação Física.

Fim do complemento.

Avaliação e Registro

Use folha de cartolina ou de papel pardo (ou a lousa) para reproduzir o quadro feito pelos alunos, em “Para começar”, com a classificação dos tipos de ginástica. Mostre a eles as respostas e peça-lhes que façam as correções necessárias.

Finalizada a análise do quadro, converse com eles sobre as categorias da ginástica e seus objetivos. É importante que percebam as diferenças entre as categorias e identifiquem as características comuns aos vários tipos de ginástica.

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TEMA 2 – Ginástica geral e Gymnaestrada

Tabela: equivalente textual a seguir.

Prepare-se para as aulas

Objetivos

Experimentar e fruir de forma coletiva combinações de diferentes elementos da ginástica geral.

Planejar e elaborar apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo potencialidades e limites do corpo e adotando procedimentos de segurança

Conhecer a Gymnaestrada por meio da realização de um festival de ginástica geral na escola.

Reconhecer a importância da inclusão de todos.

Habilidades da BNCC

EF35EF07 e EF35EF08

Número de aulas

8

Materiais

Vendas para os olhos, cadeiras e pedaços de tecido ou fitas.

Sequência de atividades

Exiba para os alunos alguns vídeos sobre ginástica geral e converse com eles sobre o tema. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”.

Sensibilização

Após as atividades anteriores, realize as propostas da seção “Construção de valores”.

Avaliação

Realize uma exposição com os registros fotográficos produzidos pelos alunos durante a montagem e a apresentação das coreografias elaboradas. Por meio de um seminário, peça que discorram sobre os momentos retratados nas imagens.

Para começar

Reúna os alunos para a exibição de alguns vídeos sobre ginástica geral, que podem ser encontrados em sites de busca da internet. Sugerimos como palavras-chave para a busca: Grupo Ginástico Unicamp (GGU); Gymnaestrada ; Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Depois da exibição, converse com eles sobre a ginástica geral, uma prática corporal que não tem caráter competitivo e que valoriza o prazer em sua execução.

Análise e Compreensão

A Gymnaestrada

Em 1953, na cidade de Roterdã, na Holanda, a FIG organizou o primeiro festival internacional de ginástica sem finalidade competitiva: a Gymnaestrada, palavra formada por “ Gymna ” (que significa “ginástica”) e “ strada ” (que significa “rua”, “palco”). Inspirado nas Lingíadas (primeiros festivais internacionais de ginástica), foi um evento com características de uma ginástica voltada para o espetáculo (AYOUB, 2003) 4 .

Em razão do sucesso do festival e dos questionamentos dos países filiados à FIG sobre a necessidade de ampliar a prática da ginástica além das expressões competitivas, a Gymnaestrada passou a integrar o programa oficial da entidade, sendo realizada a cada quatro anos.

As apresentações dessa modalidade são feitas em grupos compostos de mais de dez ginastas e de grandes grupos (com mais de 300 pessoas), que manifestam suas culturas nessas exibições.

A iniciativa de promover festivais fora do ambiente competitivo colaborou para a quebra do paradigma da prática da ginástica relacionada ao esporte de alto rendimento (competição), que é praticado por poucos atletas, ampliando a possibilidade de uma ginástica acessível a qualquer pessoa que a queira praticar.

Nota de rodapé: 4. AYOUB, E. A ginástica geral e a Educação Física escolar. Campinas: Unicamp, 2003. Fim da nota.

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Segundo a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a ginástica geral tem como objetivos massificar a prática de atividades com os fundamentos das ginásticas, contribuir para o bem-estar físico e emocional de seus praticantes, promover intercâmbios socioculturais e valorizar o trabalho coletivo.

Experimentação e Fruição

Construindo a Gymnaestrada na escola

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivos: Planejar e elaborar uma coreografia de ginástica geral para apresentar aos colegas ou em um festival da escola.

Procedimentos

Oriente os alunos a pesquisar um tema. Se o escolhido for Direitos Humanos, por exemplo, ajude-os a selecionar ideias que remetam a ele, como igualdade entre homens e mulheres, direito à liberdade de expressão, direito a uma nacionalidade etc.

Instigue-os, em seguida, a pesquisar a respeito da Gymnaestrada em sites de busca na internet e, se possível, assistir a algumas coreografias. O Brasil participou de várias edições desse evento, apresentando aspectos de nossa cultura.

Com o resultado da pesquisa, os alunos deverão construir uma coreografia de ginástica geral com base nos temas escolhidos, buscando utilizar a linguagem da expressão corporal e das técnicas dos movimentos da ginástica.

Organize os alunos em grupos (com qualquer número de participantes), que deverão seguir este roteiro:

  1. Escolher uma música que tenha no máximo dois minutos de duração e um material inusitado, como garrafas e canecas de plástico, lençóis, almofadas etc.
  1. Escolher uma vestimenta que combine com o material escolhido e com a música.
  1. Elaborar uma coreografia que utilize os elementos básicos das ginásticas. Se necessário, faça uma revisão dos conteúdos dos anos anteriores.

    Reserve algumas aulas para que os grupos criem, construam e pratiquem a coreografia.

    Em momento oportuno, defina com os alunos o dia da apresentação e qual será o público: apenas os colegas de classe ou a comunidade escolar?

    Participe da elaboração das coreografias sempre que julgar necessário. Incentive os alunos a reconhecer as potencialidades e os limites do seu corpo na execução dos movimentos escolhidos.

    Essas coreografias poderão ser utilizadas para estimular a reflexão e a discussão dos temas abordados.

    Discussão

    Depois das apresentações, converse com os alunos sobre as vivências deles. Incentive o debate por meio de perguntas: “Todos os integrantes do grupo participaram ativamente das exibições?”, “Como foi a construção coletiva das coreografias?”, “Vocês aprenderam movimentos novos? Quais?”, “Vocês tiveram dificuldades na execução de alguns movimentos? Por quê?”, “Como foi participar de uma apresentação com outros grupos sem haver competição?”.

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Explique que a ginástica geral deve ser uma prática realizada por prazer, fundamentada nos movimentos dos mais variados tipos de ginástica, sem preocupação com resultados comparativos e competitivos e que valorize a cultura de seus praticantes.

Construção de valores

Coreografia para todos

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivos: Reconhecer a importância da inclusão de todos. Planejar e utilizar estratégias coletivamente para solucionar os desafios apresentados.

Materiais: vendas para os olhos, cadeiras e pedaços de tecido ou fitas (para prender braços e mãos)

Procedimentos

Peça aos alunos que formem os mesmos grupos da atividade anterior e pratiquem novamente suas respectivas coreografias. Depois, estabeleça algumas limitações a quatro integrantes de cada grupo: um deles deve ser vendado; outro precisa permanecer sentado em uma cadeira, como se fosse um cadeirante; um terceiro tem de ficar com um dos braços preso nas costas e o quarto precisa estar com as mãos amarradas.

O desafio de cada grupo é reorganizar as coreografias de modo que todos participem delas, considerando as necessidades especiais desses alunos.

Discussão

Converse com a turma sobre a importância da inclusão. Explique que o acesso e a participação de todos são fundamentais tanto na escola quanto na sociedade e que, muitas vezes, os obstáculos são vencidos por meio do diálogo, da convivência e da construção coletiva.

Boxe complementar:

Para saber mais

  1. AYOUB, E. A ginástica geral e a Educação Física escolar. Campinas: Unicamp, 2003.

    A autora apresenta o contexto histórico da ginástica geral e encaminhamentos para uma prática pedagógica contextualizada.

  1. Dia a dia educação. Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Disponível em: http://fdnc.io/dM1. Acesso em: 28 fev. 2021.

    Essa página fornece entrevistas, práticas pedagógicas e sugestões de atividades.

Fim do complemento.

Avaliação e Registro

Oriente os alunos durante a montagem e nas apresentações finais das coreografias a realizarem registros fotográficos. É importante fotografar as várias fases do processo da construção das coreografias. Os grupos deverão escolher uma sequência de fotos que melhor expresse o seu trabalho.

Realize uma exposição com as fotografias e solicite aos grupos que apresentem em forma de seminário os momentos retratados nas imagens.